POLEMICAXX: VERDADES SOBRE A FACULDADE DE ENGENHARIA

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 11 сен 2024
  • Apoio: wrkits.com.br/
    ===================================================
    CURSOS EXCLUSIVOS WR KITS:
    UTILIZE O CUPOM DE DESCONTO RTCWR NO MOMENTO DA COMPRA E
    GANHE 50% DE DESCONTO, ALÉM DE CONCORRER AO SORTEIO DE
    UM OSCILOSCÓPIO ROHDE&SCHWARZ NOVO!
    PROMOÇÃO DE BLACK FRIDAY VÁLIDA ATÉ 12/12/2019
    Curso LT Spice Intermediário
    go.hotmart.com...
    Curso LT Spice Básico
    go.hotmart.com...
    Monte o Seu Laboratório Profissional de Eletrônica
    go.hotmart.com...
    Arduino para Iniciantes
    go.hotmart.com...
    Treinamento em Osciloscópio Digital
    go.hotmart.com...
    Proteus Simulação de Circuitos e Criação de Lay-Outs
    go.hotmart.com...
    Leitura e Interpretação de Datasheets
    go.hotmart.com...
    ===================================================
    Loja WR Kits: wrkits.com.br/
    Fanpage: / wrkits
    Twitter/Instagram: @WagnerRambo
    Contribua com a WR Kits em uma das plataformas:
    / wrkits
    apoia.se/wrkits
    www.padrim.com...
    ===================================================
    Se inscreva também nos nossos outros Canais:
    Wagner Rambo - Canal Pessoal
    / wagnerrambo
    Eng. Wagner Rambo - Bastidores WR Kits e Dicas de Engenharia!
    / engwagnerrambo
    WR Bits - Eletrônica Digital e Processadores
    / wrbits
    Somente Leitura - Dicas de Livros e Comentários Diversos
    / somenteleitura
    Engenheiro Fitness - Musculação, Dieta, Treino e Informação
    / engenheirofitness
    ===================================================
    Descrição do vídeo:
    Mais um Somente Leitura atendendo pedidos! A galera quer saber, precisamos ter diploma para trabalhar como engenheiros? WR Kits Somente Leitura.
    ===================================================
    Confira todas as nossas playlists e
    programação atualizada do canal :
    wrkits.com.br/...
    ===================================================

Комментарии • 266

  • @rfraiol
    @rfraiol 4 года назад +166

    Me formei em eletrônica no Instituto Militar de Engenharia - IME há muitos anos atrás. Na época os laboratórios eram um dos melhores da América do Sul. Aproveitei muito pra aprender a mexer com vários instrumentos de medição de ponta. Isso me ajudou muito a enfrentar o mercado de trabalho bem competitivo. Os conhecimentos de cálculo, física, programação me deram mais velocidade de raciocínio e hoje em dia encaro qualquer tecnologia nova com muita facilidade. Porém o mais importante de tudo não é só a faculdade que vc se formou, mas sim o seu empenho em sempre estar estudando e se atualizando nas diversas matérias que vc mais gosta. Nada cai do céu. A gente tem que esforçar muito sempre. Parabéns por abordar esse tema!

    • @claudineijulio481
      @claudineijulio481 4 года назад +4

      @@structure289 Acho que não existe profissão ruim, e sim alguém que está na profissão errada

  • @jardim4tube
    @jardim4tube 4 года назад +86

    Pois é mestre Wagner. É muito bom abordar esse assunto. Eu sou autodidata em eletrônica, sou de uma família de técnicos. No entanto eu já projetei muitos produtos comerciais e industriais que estão funcionando por aí perfeitamente. Um engenheiro que não me conhecia chegou a elogiar um dos meus projetos dizendo que eu era um engenheiro competente. Mas eu estudo muito, muito mesmo. Desde os 9 anos de idade. Hoje tenho 47. Eu não quis fazer a faculdade porque gosto mais de aprender sozinho. O segredo é gostar muito de eletrônica, saber que qualquer coisa é possível fazer e estudar bastante. Se cada dia aprendermos uma coisa nova, em um ano teremos aprendido 365. É assim que eu realizo meus projetos.

    • @silvanotec007
      @silvanotec007 4 года назад +3

      Mina tragetoria e parecida com manha ( 46 anos ), sempre estudando e aprendendo coisas novas, hoje tenho um provedor de internet e uma faculdade não me faz falta, ABS.

    • @welbertesilva2226
      @welbertesilva2226 4 года назад +1

      Poxa.. deu até um "caramba, uma versão da minha pessoa, porém, mais avançado" 😅. O ponto maior é a "autodidatia".., legal legal, euzim 😁; gosto muito de aprender assim, meio q sozinho, não sei, mas, a impressão é q, é meio do tipo "qndo vc vai pra uma guerra apenas com um 38 e fica mais forte a cada passo dado, vc fica acima da média sempre". Mas, enfim, eu tenho algumas visões hj q quero colocar em prática e, fazer cursos vai ter q entrar nesses parâmetros, pois irá envolver terceiros.! Pq digo isso? Quero mudar um pouco a forma de eu ver estas coisas, aprendizado sozinho, etc, pq as vezes sinto q eu deveria estar propiciando suporte a pessoas querem esta vida.., não sei sinto q é oq eu deveria fazer, até pq, nosso país esta muito devagar; e tbm q tem muita gente q quer e não tem por onde.

    • @jardim4tube
      @jardim4tube 4 года назад +5

      @@neto5078 Você diz isso com um tom de deboche e desconfiança. Quando fiz esse comentário foi com uma intenção construtiva e encorajadora para mostrar que é possível sim ser um engenheiro sem ter se ambientado em uma universidade. É claro que isso não é uma recomendação. Eu tenho meus motivos por não ter feito uma faculdade e não tem nada a ver com incapacidade técnica ou pessoal. Eu não tenho nenhum projeto "brilhante" como você mencionou, tenho projetos que funcionam bem. Eu poderia sim mostrar a você algumas dezenas deles com prazer e humildade mas eu não vou perder meu tempo com uma pessoa como você. Prefiro mostrar o que posso fazer aos meus clientes que confiam no meu trabalho e sustentam a minha empresa pois vivo dos meus projetos e os meus clientes também ganham dinheiro com eles. O conteúdo desse canal é excelente e é uma pena que você está aqui apenas para fazer comentários inúteis e não para ajudar as pessoas com conhecimento como faz o Engenheiro Wagner.

    • @hiago_moura
      @hiago_moura 3 года назад

      @@jardim4tube E conseguiu Marcos, foi construtivo e encorajador! Obrigado!

    •  3 года назад

      @@jardim4tube infelizmente não é possível ser um engenheiro sem ter ambientado uma faculdade ou universidade.
      Você pode sim ter o conhecimento profundo sobre algo que se ensine dentro da engenharia, mas o que te torna engenheiro é a formação, infelizmente.
      Se você não possui um diploma de bacharel em Engenharia, você não tem como ser engenheiro, você não tem esse reconhecimento perante o MEC, portanto, você não pode ocupar cargos de engenheiro (no sentido de que você não tem como ser engenheiro na carteira de trabalho (júnior, senior ou pleno), você não pode prestar concursos voltados para engenheiros, você não pode assinar documentos técnicos que somente engenheiros podem assinar, enfim, várias coisas.
      Quando alguém da preferência para contratação de um Engenheiro, especialmente de instituições federais ou institutos como o ITA e o IME, o contratante não está buscando uma pessoa simplesmente formada, ou em outras palavras, que concluiu uma graduação, mas sim toda uma história de vida baseada em desafios acadêmicos que não são vencidos sem dificuldade.
      De maneira resumida, respeito bastante a sua história e jamais julgaria sua competência e experiência, no entanto, não é correto se afirmar engenheiro sem ter vivido o ambiente acadêmico de um curso de engenharia, principalmente a elétrica e correlatas.
      Você pode ser tão bom quanto um ótimo engenheiro, saber mais do que ele e ter mais experiência que ele, mas sem diploma, você não é engenheiro perante a lei por mais que se diga que seja.

  • @brunoandre13
    @brunoandre13 4 года назад +9

    Sou técnico em eletrônica e esse ano formei técnico em automação ambos pelo Senai MG , amo eletrônica e tecnologia desde pequeno , montava projetos da saber eletrônica com revistas dos anos 80 com meu pai que tbm é técnico . Meu sonho é fazer engenharia elétrica ou eletrônica ... Mas é tudo muito complicado , estava no maior pique pra isso mais novo depois que fiz eletrônica só que aí tive um câncer raro no osso maxilar , perdi quase 6 anos fazendo tratamentos , perdi céu da boca. 11 dentes e tive a face desfigurada, fiquei me alimentando com sonda pelo nariz no CTI aí perdi cabelo , fiz várias cirurgias na face, nos dois rins pq fiquei com cálculos pelos residuos das medicações , tive que reconstruir a face, colocar implantes dentários , próteses de palato e reaprender a falar do zero ... Bom , pra resumir fiquei curado do câncer , hj não tem mais risco de voltar , recuperei todas as minhas funções físicas , só tomo medicação diárias a base de morfina para dor crônica que fiquei no maxilar como sequela de tudo mas eu já lidei com isso tudo e dei a volta por cima nesses sentidos, voltei a trabalhar mas agora com a crise estou em casa novamente aproveitando pra estudar eletrônica e ganhar um dinheiro de maneira autônoma como técnico . Mas meu grande sonho continua sendo fazer a engenharia , só que fico pensando se já não estou velho pra isso com 33 pra 34 anos , tenho horas que me animo mas outras me dá uma frustração pq perdi muito tempo parado e tendo que recomeçar a vida a partir dos 31 anos como foi comigo é foda , perdi tudo com gastos de tratamento , graças a Deus me recuperei das dividas e consegui fazer o técnico em automação pq eu estava trabalhando no Senai como assistente administrativo pq tive que pegar o que deu pq estive fora muitos anos do mercado e não conseguia emprego como técnico eletrônica e as pessoas tinham preconceito pelo fato de eu ter tido câncer , as empresas tinham medo da doença voltar ou algo assim , sorte que consegui me enquadrar como pcd por causa da sequela do tumor e aí entrei no Senai e ganhei uma bolsa , só que aí a crise veio . Tenho sonho enorme de conseguir fazer engenharia e ter alguma assistência ou viver de eletrônica , trabalhando com isso mas fico meio perdido e as vezes desanimado pela idade , hj tô fazendo bicos pra pagar contar e comprar analgésicos e aqui em bh a coisa tá feia pra todo mundo , aliás , no Brasil a situação está difícil para todo mundo , não sou excessão , fico ainda muito grato pela vida pq vi tanta gente em situações pior na oncologia e eu estou completamente curado, vejo gente reclamando da vida e fico indignado, hj sou feliz com o sol da manhã batendo no rosto , podendo sentir o gosto da comida que fiquei sem sentir por muito tempo , por poder falar , namorar , passear ...etc então meio que bola pra frente, aqui no wrkits posso ver conteúdos gratuitos e aproveitar o tempo que estou em casa e tomara que melhore a situação do país e que quem sabe eu ainda consiga realizar meu sonho de viver de eletrônica e conseguir pagar um curso de Engenharia , só espero que não demore tanto senão vou ser um vovo , já tô sentindo assim quando vejo gnt da minha idade formado e com carreira construída kkkkk abraço e muito obrigado por fornecer esse conteúdo que é um alento para mim

    • @canalwrkits
      @canalwrkits  4 года назад +3

      Olá Bruno! Incrível seu depoimento meu amigo, você é um verdadeiro guerreiro, exemplo para todos nós aqui. Siga firme estudando conosco aqui no canal, no nosso amplo conteúdo disponível, colocando em prática sempre que possível. Se tem sonho de cursar Engenharia, lute por ele, com certeza é uma luta muito mais branda do que as que já teve. Você é bastante jovem ainda e sempre digo que nunca é tarde para entrar em um curso universitário. Lhe desejo muita saúde e sucesso, um excelente 2020 para você meu amigo. Abraços!

  • @Bobsien
    @Bobsien 4 года назад +20

    É importante deixar delineado que a pessoa necessita saber até onde quer ir e no que o curso superior se encaixa. Um curso superior de engenharia é modelado muito mais para formar um "cientista" do que um técnico. Por isso temos disciplinas de humanas e metodologia no curso. O grande problema é que o modelo da maioria de nossas universidades no Brasil fazem com que estas disciplinas sejam avulsas e não conversem, e cabe ao estudante fazer a "ponte" entre elas, como por exemplo, entender o real motivo da metodologia científica e o método científico como sendo aplicado na curva de desenvolvimento de produtos e projetos, bem como, na descoberta de novos conhecimentos.
    Ainda, destaca-se a importância regimental, que não é só no Brasil. Somente um engenheiro pode ser responsável por um produto, equipe ou desenvolvimento. Na época do Apple 2, as coisas eram feitas mais "a bangu", hoje em dia, mesmo nos EUA, existem exigências quanto a certificações de segurança (principalmente) e garantias quanto ao corpo de engenharia. Nos EUA, vc precisa fazer provas para receber o título semelhante a OAB. No Canadá, depois de formado, vc passa por um "estágio" de um ano, sendo supervisionado por um engenheiro, e somente depois, presta uma prova em 3 etapas para receber o título e poder trabalhar efetivamente como engenheiro. E estas provas, avaliam desde a parte técnica até a parte metodológica...
    No Brasil, é muito comum projetos serem desenvolvidos "a toque de caixa", de qualquer jeito, sem documentação pertinente, sem metodologia... Infelizmente, isso vem muito de encontro com a forma como o brasileiro em geral enxerga o estudo, os métodos, e as regras (como sendo entraves), e por isso, que produtos brasileiros tem grande dificuldade para entrar no mercado Norte-Americano e Europeu (e as vezes até para passar em certificações)...
    Então, como o Wagner diz, tão importante quanto escolher a faculdade, é vc se centrar na prática, mas também, estudar metodologia e não pular etapas de aprendizado e desenvolvimento! Forte abraço ao amigo Wagner Rambo, e vamo-que-vamo nessa missão de disseminar conhecimento!

  • @cesiocesio1378
    @cesiocesio1378 4 года назад +44

    Eu gosto de eletrônica e elétrica, mas preferi fazer um curso técnico em redes de computadores. Eu me destaquei no curso quando defendi a rede da minha escola de um ataque, foi só o primeiro passo e hoje estou estudando inglês e segurança da informação. Obs (eu estou no 2° ano do ensino médio, tenho 16 anos). Já decidi meu futuro, muitos familiares meus sempre quiseram que fosse médico, nunca gostei de BIOLOGIA então isso não deixava de ser um sonho longe. Até porque sempre me dei muito bem com computadores, comecei a criar programas com 8 anos de idade, não tenho diploma em programação aprendi sozinho a já resolvi muitos problemas de familiares e amigos. Então vou continuar estudando e seguindo meu VERDADEIRO SONHO. (lembre-se "NUNCA vá pela corda dos outros, porque ela pode romper-se e você vai cair").

  • @miltonderezende7906
    @miltonderezende7906 2 года назад +2

    SOU ENGENHEIRO ELETRICISTA PELA UNIFEI DE ITAGUBÁ. TENHO 88 ANOS E SOU APOSENTADO. VIVO MONTANDO COISAS E LEVANDO UNS CHOQUES DE VEZ EM QUANDO. MINHA ULTIMA MONTAGEM FOI UMA FONTE QUE VOCE PUBLICOU COM 2 LM'S. FICOU JOIA. PARABENS PELAS COLOCAÇÕES QUE VOCE FAZ.

  • @janderab5362
    @janderab5362 3 года назад +3

    Trabalhei por 17 anos desenvolvendo projetos analógicos e digitais complexo, com formação de técnico em eletrônica, tive muito sucesso, ao 40 anos de idade realizei meu sonho me formando engenheiro em uma das melhores faculdades do País, foi bem fácil o curso, já que eu já tinha a disciplina de estudos. O mais difícil de voltar ao mercado de trabalho é enfrentar o preconceito dos recrutadores que desconfiam de um recém formado de 40 anos. Em suma, não consegui emprego desde 2015, as empresas que não me quiseram como colaborador agora devem me enfrentar como concorrente, já que fui forçado a empreender.

  • @smstiao-tecnologia
    @smstiao-tecnologia 4 года назад +8

    Eu mesmo amo eletrônica desde os 12 anos de idade e hoje tenho 58 anos e sou autodidata na área, minha formação acadêmica é Gestão das Tecnologias da Informação e sou muito feliz somente por entender um pouco de eletrônica e afins da área!

  • @harleycorreia3199
    @harleycorreia3199 4 года назад +25

    acho que pra nao se arrepender vc tem que fazer aquilo que brilhe seus olhos . algo que voce goste muito ai voce nem para pra pensar em diploma vc se joga na atividade.....

  • @kungufupela
    @kungufupela 4 года назад +7

    Excelente. Intente formarme como electrónico más no lo logré. En el camino me decidí por los sistemas pero la electrónica me sigue enamorando aún hoy como hobby. Saludos desde Argentina WR!

  • @Rafaelguitarplayer
    @Rafaelguitarplayer 4 года назад +6

    Tive um ensino fundamental muito fraco, após reprovar duas vezes na 5ª série e uma na 7ª (matemática), parece que os professores simplesmente me passaram.
    Fui fazer meu técnico em mecatrônica após concluir dois cursos profissionalizantes no senai (mecânica e eletrônica), inspirado pelo meu bom desempenho durante o técnico, resolvi encarar eng. controle e automação. Entrei levando uma tijolada na cara na faculdade, não consegui passar em cálculo 1, a disciplina que compunha limites, derivadas e integrais TODAS no mesmo semestre, me venceu. Apesar de entender todo o desenvolvimento do cálculo, na hora da prova não conseguia obter as respostas certas, pois aquela matemática básica que eu não aprendi direito (frações, baskhara, etc) me impedia de concluir os cálculos do nível superior. Reprovei na cadeira 4 vezes, como ela era pré-requisito para uma série de outras disciplinas, fiquei com metade do curso trancado, pois apesar de passar sempre acima da média em disciplinas como eletrônica digital e etc, o maldito cálculo me impedia de seguir em frente. Fui desmotivando. Eu poderia sim ter voltado estudar matemática básica através da internet e de aulas particulares, mas neste período eu já era um profissional técnico que precisava estar se atualizando, e entre fazer isso ou voltar a estudar o básico, preferi deixar pra lá.
    Dropei a faculdade, mudei para análise e desenvolvimento de sistemas, e digo que foi uma das melhores decisões que tomei.
    Eu realizo diversos projetos pessoais onde lido com programação e eletrônica, além de implementações no meio profissional onde desenvolvo melhorias com PID, por exemplo, na qual aprendi por conta na internet, ao mesmo tempo, vejo engenheiros formados que não tem a mesma capacidade de execução e desenvolvimento de projetos, o que pra mim deixa claro, que ter um diploma de engenharia não te torna habilidoso para executar certas tarefas, se você não correr atrás de aprendê-las por conta.

    • @pedrosniper14
      @pedrosniper14 4 года назад +2

      "uma tijolada" não tem termo melhor para descrever nós que entramos na faculdade com nível de matemática básica fraco.

  • @kovalskigabs
    @kovalskigabs 4 года назад +5

    Estou indo para o terceiro ano de Engenharia Mecatrônica em 2020, comecei a fazer ja sabendo desenvolver circuitos elétricos por causa da suas aulas que foram e continuam sendo essenciais para o meu processo de formação. Descobri que a faculdade acrescentou muito mais do que eu esperava com disciplinas como Calculo, G.A e Ciências dos Materiais, que me deram alicerces matemáticos muito mais fortes para interpretações de problemas práticos na eletrônica. No meu caso em particular, está acrescentando e me desenvolvendo muito!

  • @malukodafaka
    @malukodafaka 4 года назад +13

    Comecei a estudar eletrônica por conta própria aos 13 anos.. fiquei fascinado e comecei a comer livros de circuitos do saber eletrônica do newton c braga, e montava os circuitos por diversão. Em 2011 comecei finalmente a faculdade de engenharia elétrica, aprendi muito alem da engenharia em si... Me formei em 2016 com o meu TCC nota 10, e vendo o mercado de trabalho de mal a pior, resolvi abrir a minha própria empresa com amigos engenheiros, hoje a JLM Engenharia, ja fez muitos projetos profissionais e esta caminhando contra a maré aqui no rio de janeiro, mas estou confiante que a economia esta para mudar.. O que eu posso dizer sobre a profissão, é que a faculdade não te ensina tudo.. ela te ensina a usar ferramentas para voce utilizar na sua carreira profissional, muitos amigos que se formaram em engenharia comigo, não sabem nem usar um multimetro, acho um absurdo, mas o profissional que faz a sua carreira..
    Excelente video Wagner ! Acho que voce falou tudo.. só deixei aqui um pedacinho da minha história ! rs
    Keep posting ! =D

    • @matheusmartins6086
      @matheusmartins6086 4 года назад +2

      Ler historias de pessoas que se formaram em engenharia elétrica sempre me ajudam a ganhar motivação com relação a este curso. Faço engenharia elétrica na UFPI e realmente, quem tem o pensamento que a faculdade tornará vc um engenheiro, pode mudar de ideia o mais rápido possível, quem não buscar conhecimento e aprofundar-se em alguma área estará perdido no mercado profissional

    • @ufo540
      @ufo540 3 года назад

      Verdade

  • @felipecardoso673
    @felipecardoso673 4 года назад +14

    Realmente, eu concordo com o conteúdo do vídeo, pois eu sou aluno do curso de primeiro ciclo de engenharia de computação, e apesar de amar eletrônica, sempre sentir muita dificuldade com a matemática e com a física, justamente porque venho de escola pública e a deficiência vem desde a base, por conta disso tive que correr atrás do prejuízo por conta própria, as dificuldades sempre irão existir, o importante é não desistir, pois quando a gente esta no curso que realmente quer a noite vira dia!

    • @wellingtonferreira5107
      @wellingtonferreira5107 4 года назад

      Parabéns pelo esforço! Eu também estudei em escola pública, mas sempre tive facilidade para matemática, física e química... Claro que o fato de estudar em escola pública pesa muito, mas sua atitude é louvável. O esforço é muito importante, conheço pessoas que eram muito esforçadas e também conquistaram a graduação!!!

  • @GentlemanAndrei
    @GentlemanAndrei 4 года назад +10

    A mente humana é altamente adaptável ao que lhe é imposta, seja por conveniência ou por puro desafio decorrente de intempéries das demandas da vida.
    Resumindo:
    A necessidade faz o sapo pular, assim como, o que me convém, aceito com extrema facilidade.
    Qualquer pessoa pode aprender, dominar qualquer assunto, basta amor por partes de uns e empenho por parte de outros.

    • @lucas99196
      @lucas99196 4 года назад +1

      verdade, chamo isso até de conhecimento por demanda

  • @leandromugnaini
    @leandromugnaini 4 года назад +6

    Sou estudante de engenharia de computação na USP São Carlos. Eu concordo com o professor Wagner que para criar projetos em eletrônica não é necessário uma graduação, basta muita força de vontade. A vantagem da graduação no meu ver, é justamente "forçar" o aluno a estudar disciplinas como cálculo e EDO de forma bastante aprofundada, o que ajuda a entender depois a teoria do que estamos implementando em nossos projetos, não tratando os componentes apenas como caixas pretas. Talvez se tivesse estudando eletrônica de maneira autodidata não tivesse aprendido o que sei hoje. O fato de ter um professor que facilite a passagem de conteúdo para o aluno é bastante importante também, pois reduz bastante o tempo de aprendizado. Enfim, em minha opinião caso a pessoa queira realmente seguir carreira na área, uma graduação é extremamente válida e bem-vinda!!!

  • @eduardotinoco6055
    @eduardotinoco6055 4 года назад +10

    Sobre o que foi dito em 6:46, é similar ao que digo aos meus amigos: faculdade nenhuma te forma engenheiro. A faculdade te ensina a *aprender* engenharia, pois esse é um conhecimento que você deve buscar por conta própria.

    • @Rodrigo_RDA
      @Rodrigo_RDA 4 года назад +3

      Exato! Sem falar que muito do que você aprende na faculdade se torna obsoleto pois as inovações nunca param, o mundo está sempre em transformação. Faculdade é só uma base mínima para você começar a andar com as próprias pernas. E essa base é insuficiente para qualquer área que você escolha trabalhar. Será necessário muito esforço e dedicação da sua parte para de fato estar pronto para desenvolver algo.

  • @celsomedeiros5776
    @celsomedeiros5776 4 года назад

    Sou aluno de eletroeletrônica no IFPE, e o que tenho a dizer as pessoas que estudem muito pois o técnico não é fácil imagina uma engenharia! Mas é um mundo maravilhoso de conhecimento! Exatas é muito top!

  • @ribamar8696
    @ribamar8696 4 года назад +6

    mestre suas palavras abriram minha mente agora sei como traçar o meu caminho.

  • @PB-jo5ir
    @PB-jo5ir 4 года назад +4

    Engenharia elétrica/eletrônica são foda demais! precisam saber que engenharia não é curso qualquer, realmente a pessoa precisa estudar horas, dias e sem parar.

  • @godinhos7797
    @godinhos7797 4 года назад +5

    verdade isso Wagner!! eu digo mais, tem muita gente que faz engenharia por grana, na faculdade que eu to matriculado eu fico triste em dizer isso mais só eu conseguir concluir química geral, calculo 1, álgebra e geometria, simultaneamente, eu fiquei sem jeito quando eu vi que todo mundo gosta muito de festa(nada contra) mais o povo troca demais as coisas.... e as vezes o cara que gosta do curso é tachado de robot, como foi o meu caso

  • @aplicarciencias
    @aplicarciencias 4 года назад +1

    *Aprender a pensar e resolver problemas é o que falta em todos os bons profissionais.* É bem isso que você falou, Wagner. Se o aspirante (seja a engenheiro ou outro perfil) souber pensar e organizar suas ideias, ler o mundo ao seu redor (incluindo o mercado), souber alinhar o que gosto com o que está disposto a sacrificar par achegar onde deseja, ele vai muito mais longe do que um diploma poderia levar sozinho (afinal, é apenas um símbolo de que passou em provas, a prova da vida é um pouco mais hard e sem fórmulas).
    E não apenas vai ver muita coisa de matemática e física em algumas engenharias, vai ver conteúdo bem pesado disso, nada do trivial mesmo das melhores escolas de educação básica. Então se tiver dificuldades, e o tempo será um carrasco, vai sofrer muito por não ter bases nem tempo para aprender. *Em algumas graduações é preciso ter um bom cuidado da saúde física e mental também.*

  • @shinsekaig
    @shinsekaig 3 года назад

    Oh Wagner este vídeo me emociona! Desse lhe contar uma história...
    Hj sou formado e trabalho no Japão com mecatrônica... Mas a história é de meu pai... Meu pai imigrante japonês na época sem formação nem uma a não ser o ensino médio do Japão era muito entusiasta máquina e motores elétricos sempre tentando aprender mais ele resolvia os problema de maneiras simples e eficiente... E certa vez na cidade onde me criei em Belém do para tínhamos uma casa em área rural e por isso tínhamos algumas árvores frutíferas etc... Um bicho que não sei se existe em outras regiões do Brasil chamado mucura kkk uma espécie de gambá parente sei lá kkkk começou a comer as frutas da árvores próximo a nossa casa...
    Um engenheiro recém formado como eu na época tentaria fazer uma armadilha ou colocaria sensores infravermelho para percepção do animal e acionar algum alarme etc...
    Mas meu pai... (Lágrimas)
    Falou que nem tudo se resolve de maneira sofisticada, precisamos observar as condições do problema...
    E simplesmente colocou uma lâmpada com bocal lá em cima da árvore em questão e a mucura por ser um animal de abria noturnos simplesmente não foi mais comer as frutas ( lágrimas!) Resolvido...
    Ele era mais engenheiro doque eu nunca serei ( lágrimas )
    Obrigado Wagner por me recordar de meu pai
    Meus filhos mandaram beijos e abraços parabéns pelo canal

    • @canalwrkits
      @canalwrkits  3 года назад +1

      Que história bacana Tsukasa! Estas lembranças realmente não têm preço e são o que ficam. Muito obrigado, agradeça seus filhos, pra eles também. Tudo de bom para vocês meu amigo!

  • @arcegerardo2001
    @arcegerardo2001 4 года назад +1

    Vale muito!!! eu estou em meu 4 titulo acadêmico. Na faculdade não va aprender tudo o que necessita pero dará para você algo muuuuuito importante um papel que diz: você é engenheiro! Se você é bom o ruim só va a depender de você não acredite que por ir na faculdade você sera un crack! Isso é totalmente errado. Mas o título é a chave para abrir portas! Cruzar essa porta depende de você!

  • @tiagosiltec7331
    @tiagosiltec7331 4 года назад

    Tôu sempre querendo aprender mais e mais. Tenho formação técnica em eletrônica e trabalho na área, mas antes do curso eu já entendia um pouco e depois do curso passei a entender um pouco mais. Sei muito pouco, mas sei que amanhã saberei um pouco mais. Prof. Wagner Rambo vc me ajuda muito. Seu eu tivesse 50% do seu conhecimento, eu já me consideraria um Engenheiro e dispensaria o Diploma rsrsrsrs. Obg! NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS!

  • @gustavofritsche
    @gustavofritsche 2 года назад

    Antes de mais nada, meus parabéns por toda a produção e dedicação ao conteúdo! Estou debulhando os vídeos desde que soube do canal, há algumas semanas.
    Aqui, só faço o adendo a respeito da Lei 5194/66, que normatiza questões relativas ao exercício de atividades entendidas como de engenharia. Quem quiser prestar servicos na área pode ter problemas no âmbito de responsabilidade civil e a nível fiscal (especificamente na caracterização da fatura do serviço prestado) caso não se atente aos aspectos legais, inclusive no que tange à necessidade de responsabilidade técnica.
    Grande abraço a todos e bons estudos!

  • @diegobarcellos9451
    @diegobarcellos9451 3 года назад

    Eu que sei professor, sou técnico em eletrônica formado certinho e há dois anos consegui voltar a estudar, foi muito gratificante... passei os dois primeiros anos de engenharia, 2021 entro no terceiro... e passei por tudo isso, física, química, matemática, calculo... kkkkkkkkkkk esse ano ainda tem matérias pra ver que não são tão técnicas, mas do meio pro fim do terceiro pra frente ai é só alegria... só matéria boa!

  • @eron.amorim
    @eron.amorim 4 года назад +2

    Pra mim, como técnico e engenheiro que sou, a grande diferença entre ter ou não diploma em engenharia está nas produções em larga escala. E nos projetos que envolvem risco de vida, como prédios, pontes, barragens, circuitos de transmissão em alta potência e tal. Para fazer uma ou outra placa eletrônica, dar manutenção e tal, até pode ser que um professional sem graduação "faça", mas de for produção de milhares de peças aí é mais complicado. E ao mesmo tempo, já conheci técnicos com mais de 30~40anos de experiência que dão aula para muitos engenheiros

  • @ajaneiro58
    @ajaneiro58 4 года назад +24

    Atualmente, a engenharia em termos de campo de trabalho está muito restritiva, paga pouco e exige muito. Bons concursos estão bloqueados. Talvez a melhor opção seja engenharia da computação e afins, aqui ou em outro país. Infelizmente é a realidade brasileira.

    • @Pawlenrick1982
      @Pawlenrick1982 4 года назад +3

      Vdd, um colega de faculdade, cara muito inteligente e q manja muito, engenheiro formado, está trabalhando de uber. Geralmente pq pagam pouco, e o Crea não está nem aí pra profissionais da área elétrica. Só defendem interesse de engenharia Civil. Eu me arrependo de ter feito engenharia elétrica, hj se pudesse voltar atrás, teria feito análise e desenvolvimento de sistemas. SOFTWARE é melhor remunerado e nem tem esses chupa sangue do Crea pra tomar seu dinheiro. Minha visão pelo menos.

    • @josiaswattrelos
      @josiaswattrelos 4 года назад +2

      O motivo é claro:
      Para eu contratar um funcionário qualquer pela CLT eu tenho que pagar o dobro em encargos, porém a contratação de um engenheiro pela CLT chega a custar o triplo do salário pago. Explico:
      Para eu te contratar ganhado 20 mil, só de INSS eu tenho que pagar mais de 4 mil (20% de CPP sem teto de contribuição sobre qualquer contração de mão-de-obra, direta ou indireta).
      Isso só o INSS!
      Mas tem FGTS, IRPF, etc.
      Isso explica o motivo de, no Brasil, os salários serem tão baixo e a mão-de-obra extremamente alta: Paga-se um salário para o engenheiro e 2 salários para governos e sindicatos.

    • @josiaswattrelos
      @josiaswattrelos 4 года назад +1

      @@Pawlenrick1982 Pessoal de ADS, para escapar dos encargos trabalhistas, estão virando PJ.
      Quando ameaçaram regulamentar a profissão (forçar a se filiar e contribuir para um sindicato e contratar via CLT dando 2/3 do salário ao governo) houve uma debandada para fora do país.
      Sorte que não aprovaram esse assalto na canetada.

    • @RodrigoOliveira-cc3kc
      @RodrigoOliveira-cc3kc 4 года назад +6

      O problema é a vocação de colônia do Brasil. Precisamos estruturar empresa, ou seja, times de engenheiros e administradores para bater as tecnologias que vêm de fora. Hoje seremos engolidos pelos chineses e americanos em termos de tecnologia. O problema não é pessoal, mas institucional. As escolas de engenharia ensinam técnicas, mas a materialização destas técnicas em produtos e empregos além de não ser ensinada, hoje está na mão de políticos falastrões. O triste resultado é engenheiros vivendo de Uber, a lógica cubana de educação. A atividade econômica para dar rumo a esta turma é que tem que vir primeiro.

  • @matheusvasconcelos743
    @matheusvasconcelos743 4 года назад +2

    Estava nesta palestra em Teresina, mt boa e inspiradora!

  • @stk13ful
    @stk13ful 4 года назад +9

    Tô pensando em fazer tecnólogo em automação ou eletrônica industrial, vc disse mesmo matemática e meu tendão de Aquiles.... Mais tenho que aprender ! Bom vídeo

    • @stk13ful
      @stk13ful 4 года назад +1

      Mais sou técnico eletrônico mais desenvolvo projetinhos pra ganhar um extra no final do mês

    • @JAVAFLIXCORTES
      @JAVAFLIXCORTES 4 года назад +5

      E pra ser técnico em eletrônica, precisa ter curso técnico ? O pessoal das antigas inclusive eu que trabalhava com manutenção e se intitulava "técnico em eletrônica", só tendo feito curso por correspondência e ou revistas, livros etc...

    • @lordlemmy5108
      @lordlemmy5108 4 года назад

      Mas = porém
      Mais = aditivo

  • @Rodrigo_RDA
    @Rodrigo_RDA 4 года назад +1

    Sábias palavras! Eu enxergo assim como você explanou no vídeo. Saí da faculdade de engenharia há 10 anos (cursei os 5 anos mas não tenho diploma) e a frustração dos alunos no final do último semestre é bem grande pois a maioria esperava bem mais do curso, esperava sair um "engenheiro pronto". Para aproveitar mesmo o curso você precisa de muita dedicação, amor pela área escolhida e dedicar bastante tempo. Pois se for ficar somente naquilo que os professores te ensinam, a frustração no final do curso é garantida!

  • @pósguerraXXI
    @pósguerraXXI 3 года назад

    Valeu Wagner...aprendi gostar de eletrônica por sua metodologia...facil de aprender Valeuuu

  • @paulocorreia9373
    @paulocorreia9373 Год назад

    PROFESSOR, video aula excelente, gostei muito da abordagem, não se testa a inteligência por curso superior, mais é preciso ter o CREA.

  • @JoaoSantos-zc6cw
    @JoaoSantos-zc6cw 4 года назад +1

    Boa noite, Wagner! Sou um grande fã do seu canal, e um grande admirador da eletrônica.
    Bom, eu atualmente estou cursando Engenharia Elétrica e escolhi este curso, pois ao meu ver, envolve todas as minhas áreas de interesse, como a Elétrica Residencial, Automação, Eletrônica e Programação. Eu gosto bastante de Eletrônica, porém atualmente sou meio leigo ainda e com isso não consigo uma forma de se obter renda através dela, mas penso em atuar por conta própria na eletrônica graças a você que me inspira bastante e um dia espero ser tão bom quanto você. E sobre o assunto do vídeo, eu acho que a pessoa, não necessariamente precisa gostar de matemática, química ou física, ela apenas precisa saber ao menos o básico que com isso já se é o suficiente para conseguir se manter no curso até o semestre, em que, ela realmente irá ver as matérias voltadas para o seu interesse, e eu mesmo não sou muito bom em matemática, eu não consigo fazer cálculos de cabeça, mas na faculdade eles deixam a todo momento utilizar a calculadora, então se você realmente tem vontade de ser um engenheiro, não precisa ter medo de fazer a faculdade por conta de ter dificuldades em matemática e as demais matérias de exatas, pois eu acho que será até bom para que você realmente aprenda sobre essas matérias, pois você está entrando na faculdade para Aprender, e os professores iram te ajudar com o maior prazer, eu não preciso saber de tudo antes para entrar na faculdade, pois o que você vai precisar para ser um engenheiro, você aprende lá. Então se alguém realmente quer ser engenheiro, mas tem dificuldades em algumas matérias ou não gosta, não se preocupe, faça assim mesmo se você realmente quer ser um engenheiro, e ser chamado de Engenheiro é uma sensação muito satisfatória, pois meus amigos e familiares me chamam de engenheiro, mesmo sendo brincadeira as vezes, é uma satisfação boa que você tem de si mesmo, e pra terminar eu vou deixar essa frase que eu acho bacana que é "Ame o que faz, e nunca mais você irá precisar trabalhar na vida", só não me lembro quem disse está frase.

  • @Vinnyh007
    @Vinnyh007 3 года назад

    Desde criança eu sempre gostei de desmontar brinquedos que tinham qualquer coisa eletrônica, assim como radios, tvs, vhs entre muitos outros.. aos 13 anos, por muita insistência com meus pais, entrei em uma eletrônica para trabalhar como aprendiz, e desde então não parei de querer aprender.. hoje sou programador em linguagem c para microcontroladores e me divirto muito fazendo placas também.. ainda sim quero me formar em engenharia, pois há muitas outras coisas para se aprender.

  • @AndrePaparotto
    @AndrePaparotto 4 года назад

    Esse Wagner Rambo é o cara, sou seu fã e admiro muito sua didática explicativa.
    Parabéns mais uma vez por dedicar seu tempo e compartilhar seu conhecimento conosco.
    Te desejo todo sucesso possível, grande abraço.

  • @mje3055
    @mje3055 3 года назад

    Corretíssimo Mr. Rambo. Meu caso: Servidor público aposentado. Fiz análise de desenvolvimento de sistemas informatizados, pela UNESA. Tinha várias disciplinas ex relação interpessoal, matemática discreta, estatística, língua portuguesa, teoria geral do sistemas I e II, bancos de dados, algoritmo, estrutura de dados e muitas outras. No final do curso vc tem que desenvolver um sistema e pô-lo pra rodar ( se for feito em grupo) Algoritmo e estrutura de dados pôs muito aluno pra correr. Inglês e básico, porque as IDEs são todas em inglês e os melhores livros sobre o assunto estão nesse idioma. Em tempo, sou hobista de eletrônica. Não tenho nada contra autodidatismo. Vide professor Olavo de Carvalho, não se graduou e é um dos maiores e bem sucedidos filósofos da atualidade.

  • @rogerioroldi781
    @rogerioroldi781 4 года назад

    Você tem toda razão Wagner. Eu sou engenheiro eletricista e civil e estou em vias de me aposentar. Sou formado a muitos anos. Resolvi ir pras bandas da eletrônica e descobri que estava bastante enferrujado. Tive que estudar novamente. Daí comprei vários cursos aí do canal. Muito bons.

  • @rafasaradao
    @rafasaradao 3 года назад

    Wagner esse vídeo seu é muito importante. E serve pra todas as áreas. Ele deveria estar na "capa" do canal. Parabéns

  • @rafaelsampaio5793
    @rafaelsampaio5793 4 года назад

    É de extrema importância esse assunto, não imaginava ver um conteúdo assim. Você é mestre meu caro! Particularmente eu ainda não me formei em engenharia, porém eu vivo eletrônica desde 17 anos e você tem uma grande influência do meu aprendizado. Eu tenho muitos amigos que estão se formando em engenharia porém são tipos de pessoas que não se encontraram ainda. Eu sou a pessoa que eles procuram pra fazer projeto de TCC. Mas é claro! Eu tenho muito que aprender com vc e meus colegas. Sinceramente!!! eu não vejo a hora de iniciar engenharia. Talvez seja pouco tarde pra iniciar na faculdade mas eu tenho certeza que vai ser de bom proveito.

  • @marceloari
    @marceloari 3 года назад

    Comecei um curso de Engenharia elétrica EAD, fiz 6 semestres, agora estou trancando a matrícula, não pela engenharia em si, por que gosto muito, mas não estava tendo o retorno que precisava, pelo custo que estava me custando, e pela didática de ensino e falta de suporte. O conhecimento que tenho hoje da área foi esforço e estudo próprio, então pondo na balança decidi parar e estou seguindo para um curso de direito, que achava que não era pra mim mas estou gostando bastante. Então sigo fazendo meus projetos por conta própria, e sempre aprendendo mais e mais.

  • @eletronicaetelecomunicacoe7821
    @eletronicaetelecomunicacoe7821 4 года назад

    Excelente Wagner, meu sonho era fazer engenharia de telecom, mas devido as circunstâncias creio que não será possível, pois não tem faculdade aqui perto, mas admiro muito você e o Gregory que são pessoas fantásticas na área da eletrônica, tenho meu canal como auto realização pessoal e sempre acompanho teus vídeos, blz👍

  • @orlandosabalianskas7919
    @orlandosabalianskas7919 3 года назад

    Concordo plenamente com o Wagner, não adianta querer cursar algo se vc não tem um real interesse no assunto , a sua vontade de aprender tal matéria eh o que vai te levar pra frente

  • @sergiodiniz3892
    @sergiodiniz3892 2 года назад

    ¨Quando eu comecei , eu comprei livros estrangeiros, e na montagem de um amplificador de audio CI Japonês todas as informações técnicas em Japonês, e em Inglês . Nos anos 70.¨

  • @zandercittadin8328
    @zandercittadin8328 4 года назад +1

    Sou técnico em eletrônica e formação na faculdade de Sistemas de Informação. Trabalho no departamento de pesquisa e desenvolvimento de uma empresa de equipamentos para indústria avícola aqui em SC. Eu sou responsável pelo desenvolvimento de tudo que diz respeito a software na empresa, desde embarcado (em C -> STM32/PIC) até sistemas de supervisão (em Java) além dos nossos aplicativos mobile. Meu colega é formado em Eng Elétrica e é mais voltado para parte de montagem, painéis etc, mas não é tão experiente com eletrônica. Portanto eu acabo desempenhando o papel de engenheiro eletrônico também, pois tenho uma boa experiência com desenhos de PCI e dimensionamento de componentes. Ótimo vídeo, Wagner.

  • @RafaelScience
    @RafaelScience 4 года назад +3

    Sou técnico em Mecatrônica e estou cursando Engenharia Elétrica, é muita matéria inútil na verdade, aprendo mais em casa por conta própria fazendo cursos onlines específicos e assistindo as aulas do WrKits, mas vou terminar a faculdade

  • @GreatHacker1
    @GreatHacker1 2 года назад

    Quando iniciei na universidade de mecatronica a gente criou um grupo de WhatsApp pra conversar sobre matérias do curso. Esse grupo tinha quase 150 pessoas. Hoje esse grupo não tem 70 pessoas. Isso porque são várias engenharias. Como no primeiro semestre só tem cálculos o pessoal tira o corpo fora. Engenharia é pra pessoas muito dedicadas. Se você for uma, vá em frente que terá sucesso.

  • @rmssantos1314
    @rmssantos1314 4 года назад

    Wagner bom. Eu vi um video de outro canal e autor, onde ele relatou sobre um assunto semelhante....
    Estudei em um ótima Faculdade, Professores que faziam aquilo como sua atividade fim, como sempre repito para mim foi
    e é uma Luz. Temos que nos certificar, comprovar, e isto é uma ação. Theodomiro Santiago, mentor de OUTRA instituição, disse que deviriamos nos valer mais por atos do que palavras...

  • @naurovilhena1705
    @naurovilhena1705 4 года назад +1

    O cara quer fazer Engenharia e não sabe ou nao gosta de Matemática e de Física, tá phoda!!!

  • @marcosalves4824
    @marcosalves4824 2 года назад

    Meu muito obrigado, prof. Wagner pelo excelente tema abordado!

  • @PauloRepair
    @PauloRepair 3 года назад

    Comecei na eletrônica aos 10 anos de idade. Sempre fui autodidata e trabalhei em laboratório de reparação dos 15 aos 28 anos, oque me rendeu muita experiência prática e uma boa base teórica. Me orgulho em dizer que realizava meu trabalho com a mesma competência de um engenheiro formado. Meu sonho era cursar engenharia eletrônica, mas a condição financeira da época não permitia. Hoje, embora eu não trabalhe mais no ramo, consegui realizar o sonho e estou no 3º ano de engenharia.

  • @socialistbonner
    @socialistbonner 3 года назад

    Quando eu entrei na universidade (faço física, mas pego matéria nas turmas de engenharias) um professor falou quase isso hehehe. Sintetizando: Que a depender do objetivo do aluno, um curso técnico é muito mais proveitoso e a pessoa irá muito mais longe na profissão.

  • @Fisicasemfimm
    @Fisicasemfimm 4 года назад

    Seus comentários foram muito bons e pertinentes. É exatamente como você disse, se tornar engenheiro (isso também vale para médico, advogado, etc.) não é como um circuito digital, 0 ou 1. É um processo. Quanto mais habilidades adquirimos nesse processo, mais temos possibilidades de nos diferenciar. O conhecimento não vem de graça. Ao longo da minha graduação em física pude perceber muito bem esse processo que não tem fim. É uma contínua busca para tentar obter concepções corretas a respeito de algo. Lembrando que a universidade/faculdade não vai lhe garantir um emprego/renda. Ela pode sim contribuir para lhe ajudar a obter uma boa/má formação de acordo com a sua infraestrutura, corpo docente, etc.

  • @mje3055
    @mje3055 4 года назад +1

    Muito importante examinar a grade curricular. Sou formado em análise de sistemas pela UNESA. Matemática é algoritmo botaram muita gente pra correr. Mais da metade eu diria.

  • @AUDIOWISEAMP
    @AUDIOWISEAMP 4 года назад +17

    Ótima Dica, e pra quem quer uma ajuda, na Kham Academy tem curso de engenharia em portugues gratis e totalmente online

  • @ricardojrtel
    @ricardojrtel 4 года назад

    Conheço excelentes profissionais que nem sequer tem um curso técnico. O que importa é se sentir bem com o que faz e fazer tudo com muito carinho.

  • @alvarosilvaferrari
    @alvarosilvaferrari 4 года назад

    Antes de assistir eu pensei , esse será polêmico. Mas agora eu digo que você foi verdadeiro, muito legal da sua parte esclarecer e ajudar a galera. Tem muita gente que pensa só porque gosta de matemática vai fazer engenharia. Completo engano e outra engenharia é um curso chato, tem que gostar muito pra ir até o fim.

  • @wesleyvospata
    @wesleyvospata 4 года назад

    Eu queria me formar em engenharia eletrônica pois me formei como técnico em eletrônica e tenho muitos equipamentos para estudar e elaborar circuitos eletrônicos, assim como programação de PIC. Por falta de opção me formei em engenheiro da computação e hoje vivo me especializando nas duas áreas. Tenho esperança em utilizar a computação e a eletrônica na área de automação ao invés de páginas web ou aplicações "mobile" ou telas. Também estou seguindo sua página e os cursos da WRKits!!

  • @amarildosilva8192
    @amarildosilva8192 4 года назад

    Boa dica Wagner, sempre abordando assuntos para levantar o moral da galera, isso é importante mesmo na atual transição em que passamos ,pois com o avançar das tecnologias ,os que estiverem a frente de conhecimentos tecnológicos ,tendem a menores dificuldades por esforço merecido., Um lugar ao sol é o desejo de todos,e as oportunidades são para todos, felizes são os que lutam por dias melhores.
    Forte abraço.

  • @adriankeibord2
    @adriankeibord2 4 года назад

    Fiz curso técnico de eletrônica uns 25 anos atrás gosto de consertar as coisas nunca gostei de mexer com projetos, na epoca meu professor era um Engenheiro tinha trabalhado na Usiminas passou um monte de formulas cauculos bem além da grade do curso, sabe quando usei isso no dia dia em manutenção, nunca! Agora se vai desenvolver um circuito tem que dominar as formulas e cauculos, coisa que não e pra mim eu nunca fui bom em matemática ou decorar formulas, mas descobrir defeito e consertar isso tiro de letra. E uma habilidade talento que descobri na infância aforava desmotar tudo e ver com era por dentro.

  • @wesley395
    @wesley395 3 года назад

    Legal eu tinha essa dúvida, pq tipo quero trabalhar nessa área na fabricação de pcb e projetos próprio, mas eu ficava meio em dúvida pq para você fazer produtos de limpeza esses produtos tem que ser analisados por um engenheiro químico para ele ver se e perigoso ou não é depois ele assina para poder vender.
    Na eletronica eu fiquei meio será que tem isso tbm você só pode vender algo se algum engenheiro eletrônico assinar que o produto e seguro

  • @renatomazzei6077
    @renatomazzei6077 4 года назад

    Bom dia!
    Só é Engenheiro quem tem formação como tal.
    Vc pode fazer coisas maravilhosas sem ter formação, mas já que vc tem esta capacidade, vc faria melhor ainda tendo a formação em Engenharia.

  • @denismatos8334
    @denismatos8334 4 года назад

    Infelizmente o conhecimento hoje não tem muito valor para o mercado, o que vale realmente é o status do canudo, aí o mercado lhe dá credibilidade.

  • @eddy.silva32
    @eddy.silva32 4 года назад +1

    Tu é formado na Feevale! Que tri!!! Eu tô no último semestre de engenharia da computação na Universidade La Salle em Canoas e tô surtando. Uma coisa que senti dificuldades foi em eletrônica de bancada. Muita teoria e muita simulação, mas ir pra bamcada mesmo, fui poucas vezes. VÍDEO MUITO LÚCIDO!!! Parabéns Wagner!!!

  • @renatosaraivalima
    @renatosaraivalima 3 года назад

    Huashauai assistindo em Jan/21 com "FlangoFlito" bombando aqui no RS. Olha a cabeleira do WR um ano atrás 😄😄🤣🤣

  • @joaolima4290
    @joaolima4290 4 года назад

    Bom dia Wagner eu acredito que em qualquer procissão temos que ter paixão pelo conhecimento da mesma pelo menos eu sou um eletricista a pouco tempo apenas seis anos, tenho micro empresa aberta e mesmo assim vivo pesquisando pois é como você falou a pouco, o conhecimento tem que ser buscado individualmente, parabéns por seu vídeos te sigo sempre aqui no RUclips. Abraços.

  • @limafabioh
    @limafabioh 4 года назад

    Sou formado em técnico em Eletrotécnica, Engenheiro Eletrônico, tenho mestrado em Engenharia Mecânica e te digo que o que aprender e como vai de cada um. Não me acho melhor que ninguém apenas busco o conhecimento, tanto nas universidades, como aqui com vcs no youtube. Garanto a você que, apesar de formado em eletronica, foquei meus estudos na área de sistemas de transmissão de energia e e previsão com redes neurais, não monto certos circuitos como muitos feras aqui que não tem diploma. O conhecimento na universidade se torna bastante teórico e foca no desenvolvimento de novas metodologias (e não na aplicação) e termina afastando as pessoas que preferem uma abordagem mais prática. Adoro eletrônica, astronomia, astrofotografia, fotografia, aeromodelismo, mecânica de automóveis e estou aqui para aprender. Já me disseram que se for chato e complicado, é comigo.

  • @silviabrito4453
    @silviabrito4453 3 года назад +1

    Quanto por alto, se gasta hoje em uma faculdade de engenharia eletrónica ? . Na maioria das vezes , a pessoa gosta dessas disciplinas e ama eletrónica, mais o custo para se formar ér muito alto , ê quase impossível se formar .

  • @danielprogtechprojects3755
    @danielprogtechprojects3755 4 года назад

    Muito bom vídeo Wagner, eu comecei aos meus 8 anos na eletrônica na área de manutenção. Ao longo do tempo desenvolvi vários projetos comerciais , mas não sou formado em engenharia...

    • @leaolima
      @leaolima 4 года назад

      Olá amigo você desenvolveu e pode lançar comermecialmente inclusive patentear não tendo uma graduação?

    • @danielprogtechprojects3755
      @danielprogtechprojects3755 4 года назад

      @@leaolima desenvolvi um produto 3g que inclusive foi homologado na Anatel.... normalmente pra vc ter uma ideia

  • @andrefleao1
    @andrefleao1 4 года назад +1

    Hoje o conhecimento qualquer um corre atrás e aprende mais do que na faculdade, mas se precisar assinar um projeto profissionalmente vai precisar do diploma sim.

  • @hook0000
    @hook0000 4 года назад

    Muito bom. Certeza absoluta de que isso vai ajudar muitos a se decidirem.

  • @bemresolvido8856
    @bemresolvido8856 4 года назад +1

    não mesmo: sou engenheiro eletricista com mestrado e doutorado e garanto que o que tenho eh um monte de papel que não farão meus trabalhos!!! Estude por fora, faca um curso a distância só para ter o papel , já que no Brasil eh isso que ainda vale.

  • @biodark1
    @biodark1 4 года назад

    Valeu, pelos conselhos já tenho 34 anos, mas tenho o sonho de um dia viver de projetos nesta área.

  • @pinkfloydlsd
    @pinkfloydlsd 2 года назад

    Saber o que um engenheiro sabe não precisar, mas para ser engenheiro precisa sim.

  • @matheusmartins6086
    @matheusmartins6086 4 года назад

    Grande palestra aqui em Teresina, gostei muito!!

  • @flaviooriguela1515
    @flaviooriguela1515 4 года назад

    Pura verdade, porém realmente oportunidades são difíceis no país para ser Engenheiro ainda mais quando vc é recém formado, infelizmente se vc não tiver alguém pRa te ajudar num pequeno ponta pé ou já ser de família de Engenheiros fica muito difícil sou bem sincero. Eu Sou um que ainda não tive oportunidade mas contudo continua sempre estudando mais para melhorar mais meus conhecimentos pois isso sim é muito gratificante.

  • @andrefelipe7904
    @andrefelipe7904 2 года назад

    O problema não são as disciplinas, ou as dificuldades que aparecem no curso. O problema quando você se forma e chamam a sua engenharia de hobby.

  • @ronaldonunes6629
    @ronaldonunes6629 4 года назад

    Eu tenho 40 anos, meu pai é técnico em eletrônica e eu comecei a estudar eletrônica com 16 anos, meus primeiros cursos foram aqueles por correspondência, depois fiz alguns cursos presenciais e online. No total eu fiz 22 cursos entre eletrônica, elétrica predial, industrial, comandos elétricos e automação. Hj eu com 40 anos ainda penso em fazer dois cursos técnico, eletrônica e eletrotécnica

  • @cesareni2011
    @cesareni2011 4 года назад

    Quando iniciei na eletronica (1985) o sonho era fazer engenharia eletronica ou similar , precisei trabalhar para me sustentar e o estudo ficou de lado , sou da turma que nao conseguiu o aprendizado academico mas com muita vontade de aprender , enfim fui na pratica mesmo e aprendendo aso poucos creio que é forma mais lenta porem de fixaçao melhor , apos uns 10 anos na eletronica ( nao diretamente , mas dividindo com alguma tarefa que me sustentava , ( Durante o dia era tecnico em eletronica e a noite entregador de pizza pois era o que me dava mais dinheiro na epoca ) e pelo que consegui desenvolver e resolver sozinho dispensei o desejo de formaçao , em 1994 entrei para informatica e alguns anos apos estava bem especializado na area , ja fazia reparos nas placas de computadores que naquela época coisa rarissima de se fazer pois os tecnicos da epoca estavam muito envolvidos na eletronica classica e informatica era uma novidade , assim iniciei os reparos nos simples reguladores lineares das placas 286/386/486 e pentium socket 7 , ate os reguladores chaveados que nasceram no socket 478 alem dos sistemas avançados dos sockets atuais , praticamente a maioria dos defeitos eram em sistemas de alimentacao e em segundo lugar algum chipset que como nao eram comerciais conseguiamos em placas sucatas , em 2011 deixei a CLT para tocar propio negocio e pelo menos para mim a faculdade nao fez falta ,,, belissimo tema ,Muito Obrigado

  • @pedreirodelima
    @pedreirodelima 4 года назад +27

    Vou adicionar mais polêmicaxx:
    "Pra ser engenheiro no Brasil, precisa ter registro no CREA."
    Nem o Eng. de Software está livre do registro mais. 😛

    • @renatsonfreitas276
      @renatsonfreitas276 4 года назад +2

      Bela pergunta

    • @sebastiaocoutinho6110
      @sebastiaocoutinho6110 4 года назад +11

      Sou engenheiro há vários anos e ainda não sei para que serve o CREA.

    • @rsfalacci
      @rsfalacci 4 года назад +11

      @@sebastiaocoutinho6110 serve pra comer dinheiro....só isso

    • @tiagodgy
      @tiagodgy 4 года назад +5

      @@sebastiaocoutinho6110 Não vou dizer que sou a favor de pagar o CREA, mas sou a favor dele existir. Imagina se ninguém regulamentasse a engenharia, qualquer um poderia ser engenheiro sem nunca ter pisado em uma faculdade.

    • @Bobsien
      @Bobsien 4 года назад +7

      No Brasil, nos EUA, no Canadá.... Todos os países possuem regulamentação para esta atividade, pois ela põe vidas em risco.
      A diferença é que por lá, o Engenheiro não paga anuidade, e tem que fazer provas para comprovar conhecimento antes de começar a trabalhar...

  • @elianlima1
    @elianlima1 4 года назад +2

    No que eu vejo atualmente, é Engenheira da Computação sendo mais procurada

  • @gilbertometzker576
    @gilbertometzker576 3 года назад +1

    Tema polêmico! Só acho que não podemos misturar os termos "ser engenheiro" com "conhecer eletrônica". Inclusive se o camarada (ou a camarada) declina à formação por não saber (ou gostar) de matemática. Ou seja, se não "sabe" matemática, não possui todas as habilidades que um Engenheiro precisa. Acho que a questão é: se o sujeito quer ser Engenheiro(a), então se prepare para aprender um mínimo sobre matemática e outras disciplinas que não apenas Eletrônica. É como falar numa pessoa que domina o mundo das ervas medicinais e por isso começam a dar "receitas" para curas milagrosas. Peço desculpas se estou sendo arrogante, mas se a pessoa não se dá bem em ciências exatas, ele será um "profissional" medíocre em eletrônica. Não é porque o sujeito sabe juntar alguns componentes e fazer uma lâmpada piscar, que ele sabe eletrônica. Ele é apenas um copista de circuito. Desculpem :-(.

  • @ArthurGoelzer
    @ArthurGoelzer 4 года назад

    Educação domiciliar é tudo pra mim, eu não tenho nem o ensino médio completo e basicamente aprendo o que eu quero em casa, com livros e artigos da internet. Minha maior dificuldade foi no cálculo, por exemplo quando precisei aprender integração dupla eu quase pirei.
    Hoje eu trabalho com isso e nunca me arrependi de ter largado a escola pra estudar em casa, quem tem vontade de aprender não precisa depender de professor.

  • @ufo540
    @ufo540 3 года назад +1

    Os Cursos de Bacharelado em Engenharia lhe dar o Título de Engenheiro, mas pra ser tornar um Engenheiro de Fato tem que estudar por conta e se dedicar Bastente todos os Dias. ..

  • @smallbench5110
    @smallbench5110 3 года назад

    JÁ VI PROFESSOR DE FÍSICA DANDO AULA DE ELETRICIDADE PARA ENGENHEIRO ELETRICISTA.....

  • @chopinho
    @chopinho 4 года назад +1

    Entrei no curso porque gostava de fisica e matemática, estou no 7 período e sinceramente as faculdades federais de eng destrói o psicológico de qualquer um... Depois de me matar tanto pra me manter periodizado, eu não vejo a hora de terminar a graduação... Então a minha recomendação é, se você não sonha em ser engenheiro, nem entra!! Eu adoro meu curso mas os professores exigem coisas surreais, o que desmotiva muito.

    • @jross9919
      @jross9919 4 года назад

      E o estágio vc fez aonde ou vai fazer?

  • @abranco4523
    @abranco4523 4 года назад

    Único detalhe aos autodidatas. Uma boa base matemática, em física te levará bem mais longe do que imagina. Eletrônica "básica" vc consegue com mais facilidade, porém em eletrônica AVANÇADA a necessidade de uma ótima base curricular é muito importante.

  • @rafaelbassdias
    @rafaelbassdias 4 года назад +3

    Bom tema!
    Mas precisamos abordar outro aspecto, financeiramente não está valendo apena fazer uma engenharia seja qual for. O mercado de trabalho está saturado e cruelmente exigente. Me formei em engenharia elétrica no ano passado e estou sem expectativa de ingressar no mercado. Empresas hoje usam uma manobra baixa, contratam engenheiros como analistas e pagam salários medios de técnico. So que para ser analista você precisa ter Crea, acaba trabalhando mais que engenheiro, pois acumula funções, e terá responsabilidade de graduado assinando e assumindo riscos como tal.
    Mesmo assim, recomendado fazer uma engenharia, como dissem: você adquiria uma visao mais apurada de mundo. As engrenagem rodam diferente depois que as entende minimamente, e entende-las trás beleza a vida.

    • @fseeletronicos
      @fseeletronicos 4 года назад +2

      Vejo isso na empresa que faço estágio de engenharia elétrica. Isso é a realidade de hoje, infelizmente. Temo em terminar o curso e acabar como eles.

  • @Supertym
    @Supertym 4 года назад

    Perfeita sua definição, é o que eu sinto, trabalho no setor a 10 anos e é exatamente isso.

  • @dirneymeneghetti5606
    @dirneymeneghetti5606 4 года назад

    Eu concordo com vc , porem o que eu acho mais triste principalmente no Brasil é que os engenheiros não são engenheiros de verdade e sim administradores, não desenvolvem nada só ficam na área administrativa e burocrática.
    E o que mais precisamos como país é de novas tecnologia para este país crescer e se desenvolver nossos engenheiros são desperdiçados em escritórios muitas vezes até em bancos.

  • @gnengenharia
    @gnengenharia 4 года назад +5

    wagner, será que vc pode ensinar como calcular integral e derivada no mcu?

    • @kennedymota735
      @kennedymota735 4 года назад +4

      Integral é só utilizar a regra dos trapézios ou Simpson. Derivada é (F(x+1)-F(x))/ tempo do delay

    • @renatsonfreitas276
      @renatsonfreitas276 4 года назад +1

      Amigo não é necessário um MCU, dois amplificadores operacionais devidamente associados, podem fazer os cálculos que você deseja.

    • @kennedymota735
      @kennedymota735 4 года назад +2

      @@renatsonfreitas276 dependendo da taxa de atualização do sensor, do tipo do dado a ser lido e da taxa de leitura que ele precisa, os ampops não vai ter resultados melhores do que mcus. Os ampops vão ter melhores resultados em sinais contínuos, e não discretos.

  • @EngMaluco
    @EngMaluco 4 года назад

    Perfeito, na vida real o diploma nao te leva a nada! Pra ser engenheiro, além da universidade exige esforço do profissional e, deve-se saber que este profissional tem que gostar de estudar.

  • @Alexandre-ex6ez
    @Alexandre-ex6ez 4 года назад +1

    Se pintar metade do rosto de azul, fica igual o William Wallace de Coração Valente

  • @EliasSilva-ff7us
    @EliasSilva-ff7us 4 года назад

    Quero fazer engenharia mecânica mas acompanho esse canal pois tenho eletrônica como hobby

    • @josemauro8335
      @josemauro8335 4 года назад +1

      Você pode fazer mecânica e juntar o útil ao agradável.
      Pode fazer e vai fazer muitos projetos no curso com eletrônica.

  • @marcio914
    @marcio914 4 года назад +1

    Muito boa a sua colocação, parabéns !

  • @lido_rock
    @lido_rock 4 года назад

    Saber fazer com segurança é o importante. Técnico é legal!

  • @heinzsfalsini
    @heinzsfalsini 4 года назад

    Realmente, ninguém sai da Faculdade engenheiro, na verdade a pessoa nasce engenheiro. A Faculdade é um instituto de graduação, ou seja, é um local que irá lhe fornecer documentos que comprovam e lhe permite assumir responsabilidades como engenheiro. A grande diferença é que a Faculdade é um centro de ensino, onde reunem diversos profissionais das mais variadas áreas, o que possibilita diversas oportunidades de networking e aperfeiçoamento. O título de engenheiro lhe permite cobrar mais caro pelo seu serviço e comitantemente dar maior seguranças as pessoas, pois a partir do momento em que vc possui uma credencial vc precisa tomar conta do seu nome. A grande diferença entre um técnico e um engenheiro é que o técnico por melhor que seja sempre será um técnico. Ele não assumir responsabilidades e isso o limita.

  • @procurandopelaverdade4257
    @procurandopelaverdade4257 4 года назад

    Só quero consertar meu aparelho de som Philips e meus dispositivos quando necessário, sem ter q precisar de ninguém desonesto me dando laudos fraudulentos. Sou Analista de Sistemas e qndo precisei de uma assistência técnica para consertar meu aparelho meu obtive laudos fraudulentos ou se negavam consertar por ser Philips. Mas não é tudo eletrônica? Não endendo esse comportamento dos ditos profissionais. Por fim, mesmo sendo leigo em eletrônica, porém com algum conhecimento de manutenção de computadores, identifiquei q não se tratava do que afirmavam, apenas queriam valorizar e onerar o valor do serviço. Assim, desacreditei dos ditos profissionais e resolvi aprender eletrônica por conta própria. Depois de uma oscilando de energia meu aparelho de som continuou ligando e funcionando quase normalmente, apenas o som não saia. Comprei uma placa de áudio original nova e instalei, continuou com o mesmo problema. Percebi q algum componentes da fonte não está fornecendo a energia necessária para a saída do áudio. Aí, está o ponto: preciso estudar mais para entender tudo isso e resolver o problema. E se possível ir muito além. Porém, se restringindo ao meu universo particular de nerd. Seu canal tem sido um dos meios utilizados para eu aprender o q preciso. Obrigado!

  • @yagowporto
    @yagowporto 4 года назад

    Por experiência própria, achava que a faculdade iria me dar toda a bagagem necessária para ser engenheiro e descobri com uma pitada de frustração que a universidade só me deu uma base, um norte. Não que seja ruim, mas não foi oque eu achava que iria ser...