Excelente vídeo! Antes de conhecer a Tenda eu era agnóstico. O que me levou de vez ao ateísmo foi o fato do trabalho do senhor ser focado na bíblia. Esse livro fez parte da minha vida desde que eu me lembro, então ver alguém desconstruir os seus mitos de maneira tão técnica e didática fez minha crença se esfarelar. Hoje eu percebo que pra deixar de vez o ´´fantasma`` de deus, precisava de algo que fosse direto ao ponto, ´´combater fogo com fogo`` eu diria, eliminar a crença na bíblia (ou melhor, no que me ensinaram que ela era) usando da própria bíblia. Por isso a Tenda foi essencial pra mim, agradeço ao senhor pelo seu esforço e dedicação. 😊❤
Boa Noite meu proletário professor, bel e todos da tenda! Like 02 Itabuna-ba 06/12/24. Peregrinal com aparência de reagindo a peregrino, sempre uma excelente explicação!
Cada vez que escuto o senhor, eu aprendo mais um pouco. Devido ao conhecimento que o senhor traz em cada vídeo, tenho desconstruído minhas crenças. Estou tentando ser uma esponja para conseguir absorver tudo isso.
Ao ouvir relatos como esse, ainda me surpreendo com o poder que a religião tem (ou dá aos poderosos) de controlar a vida das pessoas, causando-lhes aflições indizíveis. Por muito menos, eu virei ateu. Aliás, sou um felizardo, pois minha família nunca foi muito religiosa (católicos não-praticantes, uma expressão que é, ao mesmo tempo, uma piada e uma desculpa em si mesma). Minha desconversão se deu de maneira puramente cognitiva, sem nenhum sofrimento causado por religião.
Todo dia eu assistido/ouço os vídeos da tenda e hoje caí nesse aqui por acidente, nem imagina minha alegria! 😂😂😂 Mais uma vez só tenho a agradecer, talvez eu seja deísta mesmo, não sei, vou descobrir. Tenho tanta coisa nova pra viver e me preocupar que a única coisa que quero hoje é distância de igreja. Já assisti ao better call saul, professor! Muito bom, o termo que o senhor procurou é "spin off". Um abraço!
Ainda sobra muitos problemas depois de nos desvencilharmos da tal crença religiosa que nos deixa suas raizes infernais: A identificação do nosso EU de agora, as cobranças dos demais, amigos e familiares. As interrogações serão perturbadoras e inconvenientes, porém temos que dar satisfação do nosso rótulo do que somos e em que acreditamos. Que inferno o que a crença religiosa faz com a mente das pessoas, até depois da crença, o inferno das cobranças continuam. " Precisamos de um rótulo".😢
Basta ser um ateu praticante. Não seja militante, ou seja, não tente tornar alguém ateu. Eu vivo numa boa com religiosos pq não debato, apenas quando eles tentam me obrigar a faver algo q p eles é 'sagrado'. Abraços.
@paulinomarcos1807 sim , eu ainda estou no Campo dos questionamentos sobre esta questão da crença religiosa, evito falar de religião para as pessoas , não sou militante, só quando alguém vem encher o saco com essas ideias, aí sim eu exponho o meu ponto de vista. Futebol, crença religiosa e política, são 3 assuntos que geralmente dá muita briga e até mesmo mortes de pessoas. Sou quieto no meu canto. Concordo com você. Um abraço!
Eu mesmo fico calado, não dou atenção para nenhuma ideia religiosa no cotidiano, firme e forte no materialismo por entender. Podem odiar-me devem entender que crença é pessoal, muita manipulação, e danos cerebrais por falta de conhecimento eu presenciei, e presencio.
Olá prof° boa noite às 19:50h 06/12/24 (SEX)! Muitíssimo interessante a leitura e análise do comentário do reagindo ao peregrino com as devidas implicações. Sucesso, saúde, vida longa para todos!
"Better Call Saul" é uma série derivada de "Breaking Bad" que conta a trajetória do advogado picareta Saul Goodman de antes até depois de "Breaking Bad". As duas séries são obras-primas.
Maravilhado, terminei de assistir Breaking Bad e já, em seguida, emendei assistindo El Camino. Fui assistir então o Better Call Saul. Porém, achando que ia ser na mesma pegada e dinâmica dos citados acima, acabei me frustrando nos primeiros episódios. Mas depois que entendi a pretensão da série, e assistindo até o final, concluí que Better Call Saul é ainda melhor que Breaking Bad.
Esse vídeo me leva a refletir se sou realmente ateu ou se sou, de fato, agnóstico (provavelmente) ou deísta. Para mim nada muda, na prática, mas me sinto melhor situado na Existência e no Universo.
Contribuindo para a discussão proposta pelo nobre peregrino, compartilho que já vivenciei diversas experiências religiosas, desde uma família kardecista até o presbiterianismo. Contudo, sempre mantive uma postura cética. Fui levado por circunstâncias culturais, familiares e relacionamentos, mas, na essência, sempre fui um “ateu no armário”, até me assumir definitivamente durante a faculdade. Enquanto transitava por essas experiências religiosas, travava um conflito interno para preservar algum nível de coerência entre fé e ceticismo, esforçando-me por conciliar os ensinamentos da catequese com a realidade material. Na juventude, desenvolvi o seguinte raciocínio: Não há nada além da materialidade. Contudo, como seres biologicamente limitados, os humanos podem ser incapazes de perceber aquilo que ultrapassa sua capacidade intelectual. Portanto, se existir algum deus ou entidade semelhante, este estaria além desses limites. Seria como uma formiga tentando compreender a fórmula de Bhaskara ou um golfinho interpretando a dialética. Refletindo nesse sentido, concluí que, mesmo supondo a existência de um deus incompreensível, qual seria a diferença prática, considerando sua impossibilidade de apreensão? Essa constatação foi libertadora. Parei de tentar entender. Hoje reconheço que essa visão era limitada. Embora ainda prefira não me debruçar sobre questões relacionadas ao que existe além da vida, considero o ateísmo a postura mais coerente e honesta para conduzir a existência. Qualquer elaboração sobre a “metafísica” se torna irrelevante nesse contexto, ainda que seja inegável o impacto profundo das religiões na dinâmica da sociedade. Presumo que, para o peregrino, assim como foi para mim, esse pensamento represente uma etapa, um degrau. Ele já é, em essência, ateu, mas está em um processo de negociação interna, tentando construir uma explicação que acomode a necessidade de um criador inculcada pela catequese e, ao mesmo tempo, sustentando seu ceticismo. É uma jornada, e acredito que ele chegará lá.
@@brunolino5259 Obrigado pelo comentário! A minha vida inteira de igreja foi parte numa presbiteriana, parte em uma Batista dessas calvinistas que acreditam que deus predestina uns pro paraíso e outros pro inferno. Um hospício!
Primeiro 🤩🤩🤩Dentre os muitos cristianismos pós diáspora que se desenvolveram no entorno do grande mar ainda na suposta era apostólica havia uma organização terrestre e visível de pai maior e seus catecúmenos locais? As cartas que saíram de Tiago em Jerusalém para reafirmar politicamente alguns preceitos comportamentais eternos para a comunidade destinatária eram de alguma forma um corpo governante central e tangível amado e respeitado pelo seu auditório ou pela parcela da família na fé de seus dias? Já consideramos na tenda que eles eram facções que emitiam textos e tradições para anular o outro grupo num fenômeno que hoje chamamos de defesa apologética e pouco molho meu pirão primeiro💰 a organização social da época nos dá indícios de uma hierarquia mesmo que minima de um emissor de cartas central passar seu documento entre as comunidades para a leitura e atualização pública? Na minha antiga congregação nós tínhamos os peregrinos itinerantes que rondavam as 120 mil comunidades, o tal servo de circuito a serviço do baixo clero local que por sua vez reporta ao conselho da central mundial soberana sobre todos os povos debaixo do sol ( Mateus 24,45)
Não. Essas carta são locais, respondem a comunidades mínimas. Não é centralizado. É plural. Não há organização unificada. Prova-o Ireneu e sua briga contra os "hereges" - cristãos, de fato. A hierarquização começa bem tarde no século primeiro, mas é local, não apostólica, não episcopal. Depois, vai se complexificando, mas sempre em analogia ao que são hoje as denominações evangélicas. Achei os termos de seu comentário todos marcados pelos TJ...
Eu tbm gosto mais de Better Call Saul que breaking bad. Seria legal um dia uma live especial onde o professor fala dos filmes, séries e jogos que gosta. Sei que não tem a ver com o propósito do canal, mas acho que um conteúdo desse esporadicamente é de muito interesse dos seguidores
E quando vc não acredita mais em nada disso mas tem que fingir pra manter a "paz" vai que exista sei lá é tudo de uma complexidade mas não tenho certeza de mas nada,nao faz mais sentido nehum pra mim ,
Sinto pena de ver que algumas pessoas, mesmo se distanciando das religiões, ainda não conseguem se desapegar das crenças. Ter uma sociedade que enfia misticismo em tudo desde a infância causa um padrão de pensamento do qual muitos não conseguem se libertar. Você vê o esforço, mas, para alguns, parece ser um bloqueio psicológico irreversível, muitas vezes.
Plagiando um autor desconhecido: " concertista a verdade é verdade vos libertará ". Até hoje eu tento entender o que ou qual foi o objetivo de terem colocado esta frase na boca de Jesus... seria um simulacro, um mea culpa ou algum tipo de brincadeira de mau gosto ?. Boa noite a todos, forte abraço Dr. Osvaldo.
Mestre tira uma dúvida, para ser deísta tem como acreditar na bíblia? Porque os escritores da bíblia a escreveram com o intuito de " mudar", pensamentos, implantar reino, enfim, o pensamento que temos da bíblia é manipular. Surgiu agora essa dúvida. Sou ateu.
Excelente vídeo! Antes de conhecer a Tenda eu era agnóstico. O que me levou de vez ao ateísmo foi o fato do trabalho do senhor ser focado na bíblia. Esse livro fez parte da minha vida desde que eu me lembro, então ver alguém desconstruir os seus mitos de maneira tão técnica e didática fez minha crença se esfarelar. Hoje eu percebo que pra deixar de vez o ´´fantasma`` de deus, precisava de algo que fosse direto ao ponto, ´´combater fogo com fogo`` eu diria, eliminar a crença na bíblia (ou melhor, no que me ensinaram que ela era) usando da própria bíblia. Por isso a Tenda foi essencial pra mim, agradeço ao senhor pelo seu esforço e dedicação. 😊❤
Bom ler isso.
Obrigado.
"nihil", "zero" 😂
Aceitando ou não, vc é o Morin da baixada! ❤ Um grande professor, um verdadeiro intelectual da classe trabalhadora!
Tá doido...
☕🤭
Boa Noite meu proletário professor, bel e todos da tenda! Like 02 Itabuna-ba 06/12/24. Peregrinal com aparência de reagindo a peregrino, sempre uma excelente explicação!
Boa noite.
Obrigado.
Respeito muito esse canal. Tamo junto!
Obrigado.
Bom dia professor..
Obrigado.
Cada vez que escuto o senhor, eu aprendo mais um pouco. Devido ao conhecimento que o senhor traz em cada vídeo, tenho desconstruído minhas crenças. Estou tentando ser uma esponja para conseguir absorver tudo isso.
Boa noite.
Obrigado.
Boa noite Professor, obrigada
Bom dia.
Obrigado.
Me tornei apoiador do projeto, hoje!
Muito obrigado...
Bom dia de Maracanaú-CE.
Bom dia.
Obrigado.
Isso sim é uma aula. Obrigado peregrino por proporcionar essa aula. Obrigado professor.
Por nada.
Obrigado.
Bom dia professor e a todos os peregrinos
Bom dia.
Obrigado.
Bom dia. Otimo sabado a todos.
✋
Boa noite.
Obrigado.
Professor Oswaldo gosto muito de sua sinceridade.
Obrigado.
A pá de cal na minha crença também foi jogada nessa live.
Sério?
Espero que esteja bem...
Ao ouvir relatos como esse, ainda me surpreendo com o poder que a religião tem (ou dá aos poderosos) de controlar a vida das pessoas, causando-lhes aflições indizíveis. Por muito menos, eu virei ateu. Aliás, sou um felizardo, pois minha família nunca foi muito religiosa (católicos não-praticantes, uma expressão que é, ao mesmo tempo, uma piada e uma desculpa em si mesma). Minha desconversão se deu de maneira puramente cognitiva, sem nenhum sofrimento causado por religião.
É uma espécie de hipnose profunda.
Todo dia eu assistido/ouço os vídeos da tenda e hoje caí nesse aqui por acidente, nem imagina minha alegria! 😂😂😂 Mais uma vez só tenho a agradecer, talvez eu seja deísta mesmo, não sei, vou descobrir. Tenho tanta coisa nova pra viver e me preocupar que a única coisa que quero hoje é distância de igreja. Já assisti ao better call saul, professor! Muito bom, o termo que o senhor procurou é "spin off". Um abraço!
Muito obrigado.
Ainda sobra muitos problemas depois de nos desvencilharmos da tal crença religiosa que nos deixa suas raizes infernais: A identificação do nosso EU de agora, as cobranças dos demais, amigos e familiares. As interrogações serão perturbadoras e inconvenientes, porém temos que dar satisfação do nosso rótulo do que somos e em que acreditamos. Que inferno o que a crença religiosa faz com a mente das pessoas, até depois da crença, o inferno das cobranças continuam. " Precisamos de um rótulo".😢
Basta ser um ateu praticante. Não seja militante, ou seja, não tente tornar alguém ateu. Eu vivo numa boa com religiosos pq não debato, apenas quando eles tentam me obrigar a faver algo q p eles é 'sagrado'. Abraços.
@paulinomarcos1807 sim , eu ainda estou no Campo dos questionamentos sobre esta questão da crença religiosa, evito falar de religião para as pessoas , não sou militante, só quando alguém vem encher o saco com essas ideias, aí sim eu exponho o meu ponto de vista. Futebol, crença religiosa e política, são 3 assuntos que geralmente dá muita briga e até mesmo mortes de pessoas. Sou quieto no meu canto. Concordo com você. Um abraço!
Você só precisa saber quem você é.
E isso, só você pode dizer.
Obrigado pelo vídeo.
Obrigado.
Boa Noite, vamos ao Peregrinal.
Boa noite.
Obrigado.
Ótimo video professor.
Obrigado.
Não sei dizer de genialidade, mas certamente há muita sabedoria nas palavras ditas neste vídeo.
Obrigado.
Blz professor!
Obrigado.
Bom dia!
Obrigado teacher 😂
Por nada.
Obrigado.
Eu mesmo fico calado, não dou atenção para nenhuma ideia religiosa no cotidiano, firme e forte no materialismo por entender. Podem odiar-me devem entender que crença é pessoal, muita manipulação, e danos cerebrais por falta de conhecimento eu presenciei, e presencio.
Indiferença e desprezo.
Excelente comentário.
Obrigado.
Obrigado!
Por nada.
Obrigado.
Ótimo, bom dia.
👋
Bom dia.
Obrigado.
Boa tarde, professor!
Bom dia.
Obrigado.
Olá prof° boa noite às 19:50h 06/12/24 (SEX)! Muitíssimo interessante a leitura e análise do comentário do reagindo ao peregrino com as devidas implicações. Sucesso, saúde, vida longa para todos!
Boa noite.
Obrigado.
"Better Call Saul" é uma série derivada de "Breaking Bad" que conta a trajetória do advogado picareta Saul Goodman de antes até depois de "Breaking Bad". As duas séries são obras-primas.
Maravilhado, terminei de assistir Breaking Bad e já, em seguida, emendei assistindo El Camino.
Fui assistir então o Better Call Saul. Porém, achando que ia ser na mesma pegada e dinâmica dos citados acima, acabei me frustrando nos primeiros episódios.
Mas depois que entendi a pretensão da série, e assistindo até o final, concluí que Better Call Saul é ainda melhor que Breaking Bad.
Eu assisti Better Call Saul 3 vezes.
É sim.
É uma obra-prima em todos os sentidos.
Salve salve Professor!
Salve.
Obrigado.
Excelente video!
Obrigado.
👏👏👏👏👏
Obrigado.
Esse vídeo me leva a refletir se sou realmente ateu ou se sou, de fato, agnóstico (provavelmente) ou deísta. Para mim nada muda, na prática, mas me sinto melhor situado na Existência e no Universo.
Legal...
Obrigado.
Gostei, compreendi o significado de deísmo.
Legal.
Obrigado.
Muito bom!
Obrigado.
A vida nesse planeta não é perfeita a perfeição é um valor humano a realidade não é abarcada pela mente humana
E eu fiquei sem saber o que você pretendeu dizer...
Contribuindo para a discussão proposta pelo nobre peregrino, compartilho que já vivenciei diversas experiências religiosas, desde uma família kardecista até o presbiterianismo. Contudo, sempre mantive uma postura cética. Fui levado por circunstâncias culturais, familiares e relacionamentos, mas, na essência, sempre fui um “ateu no armário”, até me assumir definitivamente durante a faculdade.
Enquanto transitava por essas experiências religiosas, travava um conflito interno para preservar algum nível de coerência entre fé e ceticismo, esforçando-me por conciliar os ensinamentos da catequese com a realidade material. Na juventude, desenvolvi o seguinte raciocínio:
Não há nada além da materialidade. Contudo, como seres biologicamente limitados, os humanos podem ser incapazes de perceber aquilo que ultrapassa sua capacidade intelectual. Portanto, se existir algum deus ou entidade semelhante, este estaria além desses limites. Seria como uma formiga tentando compreender a fórmula de Bhaskara ou um golfinho interpretando a dialética. Refletindo nesse sentido, concluí que, mesmo supondo a existência de um deus incompreensível, qual seria a diferença prática, considerando sua impossibilidade de apreensão? Essa constatação foi libertadora. Parei de tentar entender.
Hoje reconheço que essa visão era limitada. Embora ainda prefira não me debruçar sobre questões relacionadas ao que existe além da vida, considero o ateísmo a postura mais coerente e honesta para conduzir a existência. Qualquer elaboração sobre a “metafísica” se torna irrelevante nesse contexto, ainda que seja inegável o impacto profundo das religiões na dinâmica da sociedade.
Presumo que, para o peregrino, assim como foi para mim, esse pensamento represente uma etapa, um degrau. Ele já é, em essência, ateu, mas está em um processo de negociação interna, tentando construir uma explicação que acomode a necessidade de um criador inculcada pela catequese e, ao mesmo tempo, sustentando seu ceticismo. É uma jornada, e acredito que ele chegará lá.
Merece uma reação.
@@brunolino5259 Obrigado pelo comentário! A minha vida inteira de igreja foi parte numa presbiteriana, parte em uma Batista dessas calvinistas que acreditam que deus predestina uns pro paraíso e outros pro inferno. Um hospício!
Muito bom esse peregrinal. O começo de uma caminhada pra chegar ao ateísmo, ou talvez não.
Obrigado.
Primeiro 🤩🤩🤩Dentre os muitos cristianismos pós diáspora que se desenvolveram no entorno do grande mar ainda na suposta era apostólica havia uma organização terrestre e visível de pai maior e seus catecúmenos locais? As cartas que saíram de Tiago em Jerusalém para reafirmar politicamente alguns preceitos comportamentais eternos para a comunidade destinatária eram de alguma forma um corpo governante central e tangível amado e respeitado pelo seu auditório ou pela parcela da família na fé de seus dias? Já consideramos na tenda que eles eram facções que emitiam textos e tradições para anular o outro grupo num fenômeno que hoje chamamos de defesa apologética e pouco molho meu pirão primeiro💰 a organização social da época nos dá indícios de uma hierarquia mesmo que minima de um emissor de cartas central passar seu documento entre as comunidades para a leitura e atualização pública? Na minha antiga congregação nós tínhamos os peregrinos itinerantes que rondavam as 120 mil comunidades, o tal servo de circuito a serviço do baixo clero local que por sua vez reporta ao conselho da central mundial soberana sobre todos os povos debaixo do sol ( Mateus 24,45)
Não.
Essas carta são locais, respondem a comunidades mínimas.
Não é centralizado.
É plural.
Não há organização unificada.
Prova-o Ireneu e sua briga contra os "hereges" - cristãos, de fato.
A hierarquização começa bem tarde no século primeiro, mas é local, não apostólica, não episcopal. Depois, vai se complexificando, mas sempre em analogia ao que são hoje as denominações evangélicas.
Achei os termos de seu comentário todos marcados pelos TJ...
Boa noite.
Excelente vídeo.
Boa noite.
Obrigado.
#DemolidorDeInfernos isso que eu chamo de demolidores de infernos rsrsrsrs Bravo professor 👏👏👏
Você não tinha se tornado membro?
@atendadonecromante_exegese sim professor. Esse é meu perfil corporativo!
Boa noite! 😁👍
👋
Boa noite.
Obrigado.
As vezes eu a pessoa não consegue se descontaminar totalmente...
Às vezes, nem começa.
Boa noite professor.
🤚
Boa noite.
Obrigado.
Boa noite
Boa noite.
Obrigado.
Boa noite!
👋
Boa noite.
Obrigado.
Máquina avacalhada, hora tá em 26/10, hora tá 07/10, vai e volta, num tô entendendo essa máquina. Saudações
Ela só anda pra frente, mas vai camboteando de passado em passado...
Eu tbm gosto mais de Better Call Saul que breaking bad. Seria legal um dia uma live especial onde o professor fala dos filmes, séries e jogos que gosta.
Sei que não tem a ver com o propósito do canal, mas acho que um conteúdo desse esporadicamente é de muito interesse dos seguidores
Quem sabe
Se houver interesse...
Obrigado.
Boa noite professor, sinto falta do Momento do Desguru 😀
Sugestão anotada!
Boa noite.
Obrigado.
Saudações Professor.A hipocrisia religiosa é tanta que chega a dar desgosto.Há muita dissociação entre a teoria cantada e a realidade praticada.
Não duvido.
E quando vc não acredita mais em nada disso mas tem que fingir pra manter a "paz" vai que exista sei lá é tudo de uma complexidade mas não tenho certeza de mas nada,nao faz mais sentido nehum pra mim ,
É como não sair do armário.
Esse cara é foda !
Obrigado?
Hank Schrader (Dean Norris) era o cunhado do Walter White, agente do DEA.
Perdi a referência.
Hahahahaha Bel é das minhas
☕🤭
No final derrapou na maionese 😅😅🦾🦾🤷🙆
Normal.
Obrigado.
Sinto pena de ver que algumas pessoas, mesmo se distanciando das religiões, ainda não conseguem se desapegar das crenças. Ter uma sociedade que enfia misticismo em tudo desde a infância causa um padrão de pensamento do qual muitos não conseguem se libertar. Você vê o esforço, mas, para alguns, parece ser um bloqueio psicológico irreversível, muitas vezes.
Não é sempre fácil...
Boa noite.
Obrigado.
Duas ideias numa fala com duplo sentido rsrsrsrsrs
Não sei se entendi.
🕯️🕯️🕯️🖖🖖
Obrigado.
Ok... o número 2951 dos videos está repetido 2 vezes....depois dá uma olhadinha.... abraços
Vou ver, mas acho que já corrigi.
Plagiando um autor desconhecido: " concertista a verdade é verdade vos libertará ". Até hoje eu tento entender o que ou qual foi o objetivo de terem colocado esta frase na boca de Jesus... seria um simulacro, um mea culpa ou algum tipo de brincadeira de mau gosto ?. Boa noite a todos, forte abraço Dr. Osvaldo.
Me soa uma frase gnóstica.
Ou seja, mais uma bobagem gnóstica.
@atendadonecromante_exegese obrigado.
Bom dia professor, me tira uma dúvida, o correto seria Wop bop a loo bop a lop bom bom! ou Uah bap lu bap Lah bein bum! ?
Abração à todos do canal.
Não seria Wop Bop A Loo Bop A Lop Bam Boom?
🖖🖖🖖🖖🖖🖖
Obrigado.
um deísta ...
Ou seja: alguém tão profundamente preso à Ideia que não consegue livrar-se dela, nem quando ela se torna potencialmente INÚTIL.
Obrigado.
Obrigado.
Mestre tira uma dúvida, para ser deísta tem como acreditar na bíblia? Porque os escritores da bíblia a escreveram com o intuito de " mudar", pensamentos, implantar reino, enfim, o pensamento que temos da bíblia é manipular. Surgiu agora essa dúvida. Sou ateu.
Teria que admitir que o deus dele mudou de cara...
Obrigado.
Obrigado.
Boa noite.
Obrigado.
Vai apanhar porque o vídeo durou 26 minutos. Kkkk
Não entendi.