MINHAS OBSERVAÇÕES APÓS A ANÁLISE DO LOG DE VOO: Não encontrei nada muito diferente do esperado frente ao que podemos ver no vídeo. Assim, me parece que as principais causas para as dificuldades no retorno foram: 1) Consumo excessivo de bateria causado por um voo de 8000m com movimento ascendente (subindo) por 90% dele. 2) Muitas falhas de comunicação entre rádio-controle e drone: a comunicação do percurso de volta foi muito pior do que o da ida - por três vezes esteve no nível crítico (vermelho, uma barra apenas), causando várias desacelerações seguidas de acelerações, que evidentemente geram maior consumo de bateria. 3) Vento mais forte do que na ida e em direção desfavorável: o drone enfrentou alguns ventos de maior impacto do que os antevistos na ida talvez por ter voado muito alto por boa parte do retorno. Assim, em momento algum ele conseguiu superar a velocidade de ida, que foi de 50km/h na média. 4) Minha decisão inicial de deixar o drone retornar no modo de RTH automático: tivesse eu mantido o controle dele desde o retorno, muito provavelmente teria chegado ao ponto de origem com cerca de 10% de bateria mesmo considerando todas as dificuldades encontradas a frente. O quanto os itens 1 e 2 foram causados por uma atualização de firmware ainda com necessidade de ajustes é uma questão super importante. Importante destacar que o drone havia sido calibrado recentemente - bússola e IMU.
Matheus que tensão.. imagino você.... aconteceu o imponderável.. pane na aeronave com.as atualizações... felizmente deu certo..
Год назад
Robson, acho que esse foi o voo mais nervoso da minha vida. Já sofri uma queda e estive próximo de muitas outras, mas esse voo mexeu demais comigo por estar em um ambiente com pessoas. Até hoje não está claro o que aconteceu, mas eu agradeço por ter terminado tudo bem. Obrigado pela força! Abração
@ isso Matheus, por ter pessoas foi mais tenso..a atitude do Drone de subir sozinho foi muito estranho. Gosto de ver os Long Ranges e vou aprendendo. Estou voando há 6 meses e desde o início faço voos também por instrumento e não só vendo o drone, mas nunca fui tão longe. No máximo 2,5 km. Estou inscrito e tenho.gostado de seus voos.. ótimo.dia. 👍
Год назад
Beleza Robson! Acho que você está fazendo certo, avançando com calma, ganhando experiência. Long Ranges ensinam muito a gente porque esse é um tipo de voo em que a gente tem que cuidar de tudo, nada pode dar errado. Que legal que meus vídeos te ajudam! Se quiser trocar uma ideia, chama aí! Ou no Instagram @aventuras.aereas
Como faço esse cálculo que vc falou, de Velocidade, distância, etc...?
2 года назад
Fala Jeffson! Vou tentar explicar aqui a conta que eu faço no voo, rapidinho: Eu uso a fórmula Distância = Tempo x Velocidade. Converto tudo em km e horas e uso os dados do aplicativo. Por exemplo, quando eu estava com 50% de bateria (momento 3:15 do vídeo), eu tinha ainda 6,2km pela frente, voava a 43km/h e ainda tinha 9min 35seg (mais ou menos 0,16h) até a bateria acabar. Aplicando Tempo e Velocidade na fórmula, eu tinha que o meu alcance (Distância) em km era de D = 42km/h x 0,16h, que dá 6,7km, ou seja se eu conseguisse manter aquela velocidade e aquele consumo de bateria, eu voaria mais 6,7km. Mas isso era bem apertado, porque eu precisava voar 6,2!!! Por isso fiquei apreensivo e puxei para o manual, situação em que poderia voar mais rápido, mas isso não aconteceu. Sugestão para fazer esse cálculo: na dúvida, coloca o drone no RTH automático, puxa a calculadora do celular e multiplica o tempo até a bateria zerar (em h) pela velocidade projetada do drone (em km/h). Se o resultado for bem maior que a distância que você tem de fazer até o ponto de decolagem, dá para encarar. Se for um pouco maior, igual ou menor, procura um lugar para pousar com segurança e desiste de trazer ele de volta até você. Ajudei? Se não, me passar seu contato que a gente fala no WhatsApp. Abraço!
@ meio complicado de fazer na hora no calor do momento
2 года назад
@@readdead4856 verdade, mas com o tempo você converte o tempo mais rapidamente e faz rápido na calculadora do celular enquanto volta em RTH Auto. Sem falar que, com o tempo, você começa a fazer esses cálculos de cabeça.
Tu é sangue frio pra resolver este b.o. eu tô suando só de assistir...parabéns pelo sucesso da missão...não faço ideia do que houve mas vou prestar atenção no ganho de altura se ocorre no meu...
2 года назад
Cara, eu estava bem tenso, mas consegui ao menos manter a calma para fazer o básico e trazer o bichinho de volta. Sobre a atualização do firmware, acho que talvez nesses primeiros dias ele traga "problemas diferentes para drones diferentes em situações diferentes." Acho legal voar bem atento. Abraço e obrigado pela parceria!
me impressionou o fato de que voce conseguiu nao voar diretamente sobre nenhuma pessoa mesmo com essa chegada dificil. parabens pelo cuidado e pela habilidade. vi 2x o fim do video pra falar disso.
2 года назад
Tairone, obrigado por observar isso. Eu também vi o vídeo várias vezes e fiquei satisfeito por, numa situação difícil, eu ter conseguido voar com segurança em relação às pessoas. Claro que algumas pessoas poder ter se incomodado e lamento por isso, mas fiz o meu melhor e acho que não fui mal. Abraço e muito obrigado pela observação!
Vídeo extremamente útil! Obrigado! Não sou especialista, mas chutaria que o vento tocou na direção em que você estava voando na ida e na volta ficou forte demais. Podem ser muitas variáveis, mas pelos comentários que vi aqui no vídeo, o drone estava intacto e sua experiência na pilotagem é boa.
2 года назад
Alô você! Que bom que o vídeo foi útil. Eu concordo, a mudança no perfil vento foi um dos elementos que complicou o retorno, mas acho que a subida dele causou um gasto extra de bateria e as travadas que ele deu (por falta de sinal ou sei lá o que) prejudicaram ainda mais. Abraço e obrigado!!!
Bom vídeo para aprendizado. Teve uma situação que considerei bem grave no final do voo (a partir de 9:48). Enquanto forçava o drone a não fazer o pouso de emergência por falta de energia por cima das pessoas na praia você abriu o menu do app durante o procedimento e quase acertou um grupo que estava no caminho, porque o equipamento estava muito baixo (dá para perceber que ele perdeu muita altitude durante esse tempo). Poderia ter causado um acidente bem sério. Era melhor ter pousado ele e ter ido atrás com auxílio do GPS.
2 года назад+1
É verdade, cara, foi um momento bem difícil e que, olhando no retrovisor, poderia ter feito algumas coisas de outra forma. Ainda bem que não aconteceu nada de mais grave e o aprendizado ficou. Agradeço pela crítica educada e construtiva. Abraço!
Eu sei bem o que é isso amigo. Mavic2pro não foi por atualização e não sei dizer o porquê mais perdi totalmente sinal de rádio e imagem, fiquei as cegas, peguei o carro fui até a direção dele ele gravou eu passando feito louco por ele. Fiquei uns 20 minutos procurando onde ele perdeu sinal, desisti voltei para casa com coração apertado e lá estava ele pairando sobre o telhado do vizinho com apenas alguns minutos de bateria, a felicidade foi tanta que os voos seguintes foram todos com contato visual até ganhar confiança novamente. Mas a sua situação me fez sofrer junto. Vlw pelo video
2 года назад
Grande Valdir! Cara, eu também sofri lendo o seu relato, e olha que ele foi breve! Mas achei impressionante o fato de ele ter pairado por esse tempo todo e ainda ter bateria. Eu sou como você, não fico esperando, dou um jeito de fazer alguma coisa. Às vezes pode parecer exagero, mas prefiro correr atrás assim como você é do que ficar esperando as coisas se resolverem por conta própria. Abração, valeu a parceria!
TODO MUNDO COMENTOU SE IMPRESSIONOU SE APAVOROU MAIS NINGUEM DISSE QUE FOI UM VIDEO LINDO NA IDA E INCRIVEL!! PARABENS E OBRIGADO POR COMPARTILHAR ESSA AVENTURA AREA.
2 года назад
Seu comentário me fez assistir o vídeo de novo. É verdade! Lembro de ter corrido muito para pegar esse pôr-do-sol.
Vídeo mt top, eu vôo no máximo a 6km, para ter uma redundância, mas seu vídeo serve de lição para muitos. Att
2 года назад+1
Fala Rafael! Tem dias que realmente não dá nem para chegar nos 6km. Eu sou um cara persistente (para não dizer teimoso) e na manhã do domingo passado eu acordei cedo (pra pegar a praia vazia) e tentei repetir esse voo para fazer 8,5km, mas não teve jeito, tive que desistir a 6,3km com 65% de bateria. É do jogo!!! Abraço e bons voos.
Mais um vídeo cheio de emoção e aprendizado. MAIS UM! Parabéns pelo canal, excelente, esse eu indico fácil. 🤜🤛
2 года назад
Fábio, agradeço sua mensagem! Fazer esses vídeos tem tomado muitas e muitas horas, então mensagens como a sua me incentivam a continuar produzindo. Obrigado de verdade!
Quando faço long range, costumo voltar abaixo de 50 de altura onde o vento causa menos resistência ao drone e sempre deu certo, inclusive nos sustos na volta quando achei que a bateria não daria para voltar. E acontece muito do vento aumentar durante o voo e na volta consumir mais bateria ou mesmo com o vento na mesma velocidade da ida, ele estar contra o drone na volta, estar gravando também come mais bateria, nos long range sempre voou com todos os sensores desligados e procuro sempre ir e voltar próximo da areia caso de algum problema e precise de um pouso de emergência como aconteceu com você.
Pensei a mesma coisa, mas pelo que eu entendi ele não podia voar mais baixo porque o sinal estava muito fraco
2 года назад
Oi Felix! Eu gostaria de ter voado mais baixo, mas o sinal ficaria muito mais fraco dada a distância que o drone estava do rádio-controle. Sobre câmera e sensores ativados, dei mole! Eu também costumo fazer isso, inclusive coloquei essa questão no vídeo que fala de "dicas para não fazer besteira em long range", mas como a prática sempre é mais complexa que a a teoria, eu ignorei as minhas próprias dicas. Mudando de assunto, muito boa a sua prática de voltar sobre a areia. Dá muito mais segurança e alternativas caso as coisas não aconteçam como a gente esperava. Abraço e bons voos por aí!
Fiz um long assim no Rio Amazonas e meu rth tava em 70 metros só que nessa ida mudou a área geo e eu n sabia que estava na área geo de 60 metros o drone estava 4km pra frente no rio, ai qnd eu acionava o rth não funcionava no visor só aparecia área geo mas não dava pra ler td, e eu tentando até que decidi voltar na mão mesmo, no rio não tem onda alta ai eu voava baixo mesmo, qnd voltei abri o mapa pra ver, o ponto onde eu estava ainda era área do cone de pouso e decolagem de um aeroporto Militar, meu medo era um peixe pular mas eu tava a 3 metros da água 😂
2 года назад+1
Que louco o seu relato, consigo imaginar a sua aflição. Quanto mais voos faço, mais me convenço que algumas situações não esperadas ou não explicáveis podem ocorrer. Importante é termos calma, conhecimento e jogo de cintura para conseguir contornar a situação. Que bom que deu certo no seu caso!!! Um abraço
Caraca mano, eu aqui já fiquei tenso... imagina vc aí... ainda bem que conseguiu recuperar ele. abç!
2 года назад+1
Fala Janderson! Cara, acredita que eu já vi várias vezes e fico tenso em todas elas? Acho que me vem a memória exatamente o que eu estava sentindo no momento do voo. Mas terminou bem, por sorte! Abraço, obrigado por acompanhar!
Só em assistir meu coração acelerou pra caramba kkkkk
2 года назад
Fala Cristovam! Cara, eu não gosto nem de pensar nessa chegada, já me dá um frio na barriga! Mas eu sou persistente e no domingo de manhã tentei de novo o mesmo percurso, mas dessa vez o vento não deixou. Abraço!
Meu amigo, você quer matar nós do coração? Vídeo show mesmo, pura adrenalina... Kkkk
2 года назад
Foi um dia bem difícil, fico nervoso toda vez que assisto esse vídeo e lembro do que senti na hora do voo. Incrível que algumas coisas que aconteceram nesse voo não tem explicação até hoje. Tinha tudo para ter sido um voo tranquilo dentro dos limites do equipamento, mas acabou não sendo. Que bom que foi possível voltar. Valeu!
Caraca! Que aflição que fiquei aqui kkkk, não dá acreditar que ainda conseguiu salvar o Drone. Parabéns
2 года назад
Fala Claudinei!!! Pois é... as durante o voo, as vezes eu ficava otimista e achava que o drone voltaria tranquilo e as vezes eu me apavorava e ficava me xingando por ter feito uma coisa dessas. Acabou dando algo intermediário, mas sem maiores consequências. Um pouco por sorte, um pouco por ter sabido lidar com a situação. Obrigado por assistir!
Caramba, minha inciativa seria tentar pousar em cima de um postinho onde só os guarda-vidas tem acesso. Não?
2 года назад+1
Cara, sentado na frente do computador com o ar condicionado ligado, penso da mesma forma que você! Na hora, contudo, a tensão me impediu de ver que isso era o melhor a se fazer. Em alguns momentos eu achei que o drone não chegaria ao ponto de partida, mas na maior parte do tempo eu acreditei que ele chegaria. Outra coisa que não lembrei na hora é que, depois da bateria zerar e o relógio indicar mais 00:00 de tempo de voo, ainda há bateria escondida já vi um cara voar 600m em quase 2min depois de zerar tudo no drone dele. Enfim, poderia ter sido uma chegada mais tranquila - principalmente se eu não tivesse feito o desvio para voar sobre terra firme, mas agradeço que deu tudo certo. Valeu!
E vc deu muita sorte meu amigo já aconteceu comigo tbem mas não foi no mar consegui trazer de volta com muita sorte tbem .e voando em mar adento e muito arriscado e não dá pra fazer nada e complicado ki bom que vc conseguiu trazer ele de volta.abraco
Год назад
Fala Celio! Um pouco de sorte, um pouco de calma, um pouco de inteligência, um pouco de experiência. Deu tudo certo!!!
Você está falando do aquecimento da bateria? Se for, não tem necessidade, a temperatura ambiente era bem razoável para o uso da bateria. Se for do equipamento como um todo, eu não costumo fazer. Tenho um vídeo que fala sobre os cuidados a ser ter antes de um voo longo, e não falo desse tipo de aquecimento porque não acho que ele tenha utilidade. Abraço!
Geralmente os drones mantém a altura programada no retorno automático , é o primeiro que vejo fazer isso
Год назад
Na verdade ele subiu sozinho aos poucos não durante o RTH, mas quando eu o conduzia no manual. Mas algo aconteceu e ele passou a subir sem eu dar o comando no stick esquerdo.
Sabe me dizer como faço para determinar o nível critico de bateria para ele retornar?
2 года назад
Oi Alexandre! O aplicativo avisa, assim como avisou nesse voo cerca de 1 km antes de eu fazer a volta. Geralmente ele é bem prudente e permite que a gente retorne com uma boa folga de bateria. Abraço!
Muito bom ver essas situações! Meu 2s chegou hoje e ainda tô aprendendo. Curiosidade: esses voos long range n dão treta com fiscalização?
2 года назад+1
Fala Vitor! Minha opinião é que a legislação brasileira, no que diz respeito ao voo de drones, é um tanto restritiva e não acompanha o potencial e segurança dos equipamentos de hoje em dia. Mas concordo que há excessos, e penso que me excedi Temos sempre de ter muito planejamento e muito cuidado. Tenho dois vídeos específicos sobre segurança de voo e abordo esse tema em todos os vídeos porque gosto e me importo com o tema. Fico contente com um comentário como o seu, pois você claramente vai aproveitar a experiência que tive e voar melhor. Um abraço e conta comigo no que eu puder ajudar!
Caracas meu amigo...que aterrorizante. Parabéns pelo controle emocional e não deixou se abalar,porque eu já tinha jogado o controle e caído no choro...😀😀😀
2 года назад
Almir, lembro que foi um momento bem difícil mesmo. Não foi nada fácil de me controlar e tomar boas decisões, mas acho que consegui acertar mais do que errar. Tem uma coisa que a gente nunca considera é que, depois que a bateria zera e o relógio zera também, ainda temos um bom tempo até o drone desligar. Já vi um vídeo com um Mini 2 que voou por 2min zerado total e acabou pousando em segurança. Obrigado pela solidariedade! Abração e te espero nos próximos vídeos.
Na hora vc nem pensou em desligar os sensores de obstáculos e para de gravar para economizar bateria, más graças a Deus deu tudo certo pra vc
Месяц назад+1
É verdade, não tinha me dado conta de que tinha voado com os sensores ligados, realmente teria economizado um pouco de bateria. Mesmo assim, está claro de que algumas coisas estranhas aconteceram nesse voo, coisas que o fabricante até agora não respondeu. Mas tudo certo, esse drone sobreviveu, assim como a bateria, e continua aprontando muito até hoje. Abraço!
Saudações meu amigo! Seus vídeos são excelentes, pois nos fornecem experiência de pilotagem. Tenho um mini 2 e estou adquirindo bastante consciência de voo contigo. Parabéns!!
Год назад+1
Fala rapaz! Muito contente com o seu comentário. Na verdade eu criei este canal pensando justamente em compartilhar minhas experiências (boas e ruins!) para que outros possam tiver proveito delas e pilotar demais. Agradeço demais! Um abração.
Mais um inscrito vc é muito corajoso, 👏👏👏 ainda bem que vc conseguiu pegar ele há tempo!! sucessos
2 года назад
Fala Motoka!!! Não sou tão valente assim não, foram riscos calculados. Como tudo (tudo mesmo) que poderia dar errado deu errado, aconteceu esse desespero. Mas deu tudo certo no final! Abraço.
Achei estranho ele subir sozinho, sem vc tocar nos sticks
Год назад
Estranho, concordo, mas realmente aconteceu. Analisei o log de voo inteiro incluindo o movimento dos sticks: o esquerdo não foi acionado para cima nessa fase do voo.
Tenho acompanhado suas aventuras e estou aprendendo muito. Obrigado pelos vídeos. Já me escrevi. Muito sucesso nos seus vôos
Год назад+1
Que legal, James! Quando alguém diz que o canal está facilitando o aprendizado, eu fico muito contente. Agradeço e vou me esforçar para merecer sua inscrição. Abraço.
Salve salve, tudo na paz? Pelo que analisei, o principal fato aí do gasto excessivo de bateria foi oq você disse, você voou contra o vento na volta. O sobe e desce dele, é bem provável que seja por conta do APAS ativado e o horário que você voou, meio penumbra, entao o APAS estava desviando para cima 😭, vai saber oq ele ele estava estava detectando, essa condição de luz é um veneno para os sensores. Mas por sorte e habilidade sua, o drone está intacto. Forte abraço.
2 года назад+1
Fala Brito! Cara, cada vez que eu assisto o vídeo ou o log do voo eu vejo a coisa de uma forma diferente. É provável que o que aconteceu tenha várias causas diferentes, dentre elas algumas que você indicou. Eu mandei o log para a DJI, aguardo o retorno deles. Obrigado pela torcida! Acho que foi sorte e um pouco de experiência que me salvaram. Abração!
Nossa !!! Que sufoco. Parabéns pela tranquilidade pra trazer o drone de volta.
2 года назад
Tranquilidade? Onde? Onde? Hahahaha meu amigo, eu estava num stress que você não imagina! Minha sorte é que consegui cuidar das coisas mais importantes e assim salvar o bichinho. Abraço!
A bateria, com certeza vc não perdeu, já aconteceu comigo, LR top, parabéns amigo 🤜🤛❤️
2 года назад
É verdade! Ela sobreviveu para viver outras aventuras. Como seu persistente, tentei fazer o mesmo voo com ela no domingo pela manhã, mas as condições não estavam boas e fiz o retorno a 6300m ainda com 64% de bateria.
Tive uma experiência não igual a sua, numa faixa de praia do mar com o mini2, e meu drone teve interferência, creio devido a água do mar, meu drone está indo em direção ao contrária para onde está mandando, a sorte que eu estava uns 600 metros, e conseguir controlar. Amigo seu vídeo foi terrível, vi seu drone cair no mar, você foi fantástico de controlar até o último minuto. Seu vídeo serve de experiência para os longe ranger
Год назад+1
Ahahaha te confesso que também imaginei mil coisas, mas no meio da tensão tive sorte (e um pouco de mérito também) para trazer o bichinho de volta. Lendo o que você escreveu e considerando experiências recentes, me convenço que esses drones são muito confiáveis, porém as vezes se comportam de maneira inexplicavelmente não esperada. Temos de estar preparados.
Vc voou do final de santos ate quase a praia grande e isso e um feito incrivel parabens! Quando falei viagem e porque foram 3 cidades entao da para dizer assim rrsrsrsrs. Por do sol muito bonito na ida e foi uma pena que fechou na volta mas acho que nem vc e quase ngm que esta vendo esse video olhou p alguma coisa q nao o medidor da distancia ate o local de pouso. Valeu mano like 86 e meu mesmo que vc nao tenha pedido mas mereceu!
2 года назад
Obrigado, Fernandes. Realmente eu nem tinha me ligado que o voo de volta ficou cinza, nem parecia o mesmo lugar que teve um por-do-sol lindo minutos antes. Foco total no retorno!!! Abraço e obrigado pela parceria.
Você estava filmando o vôo todo porque na volta não parou de filmar para economizar a bateria
2 года назад
Oi Ed! Eu não estava filmando, o que aparece no vídeo é a gravação da tela. O que eu poderia ter feito para economizar bateria era desligar o sensores de obstáculos, mas esqueci.
@ a sua gravação de tela aparece que está filmando em 4k veja novamente
2 года назад+1
@@edcarlos1968 Você tem razão, coloquei para filmar e nem me dei conta! Nem tirei o cartão de lá ainda. Obrigado pela observação! Não mudaria o jogo, mas concordo com você que, nessas horas, tudo ajuda.
@ é que na hora do nervosismo a gente acaba esquecendo de muita coisa 👍
2 года назад
@@edcarlos1968 Eu te confesso que tenho um problema de concentração com barulho. No momento da decolagem, eu queria ser rápido para pegar o pôr do sol, mas em volta de mim tinha algumas crianças correndo e gritando. Acho que nesse momento, na força do hábito, ativei a filmagem do drone 😑
Caraca, que cagaço!!! Parabéns pela persistência..... vi em outro canal uma coisa parecida com o seu caso, e o dono do drone procurou uma barraca de praia e pousou no teto dela pra não correr o risco de encontrarem o drone e levarem embora!!!
2 года назад+1
Estranho, achei que tivesse respondido o seu comentário, mas vamos de novo: meu medo de fazer isso é que alguma pessoa vai subir lá e pegar o drone. Pode ser que ela devolva, pode ser que não. Minha outra preocupação é o fato de que, pousando assim, a bateria vai funcionar até se esgotar completamente e aí dificilmente vai dar para voar com ela de novo. Escolhas, não tem jeito.
Eu aprendendo sobre drones e caio aki. Não sei se fico triste (pelos riscos de voar) ou feliz (por ver qtem como dar certo msm qdo dá errado. Bora estudar mais! Seguido
2 года назад
Pode ficar feliz, porque quase sempre dá para contornar os problemas quando a gente faz as coisas direito e mantém (um mínimo) de calma para tomar as decisões mais importantes. Um abraço.
muito sorte, poderia ter dado uma rachada de vento e fazer ele pousar em qualquer lugar, ia ser muito pior, eu teria pousado perto da grama, por garantia, eu nunca tinha visto ele quase zera a bateria e ainda ficar no ar, deu muito sorte mesmo, e que bom que no final deu tudo certo e ainda pousar na mão, voo hardcore
2 года назад+1
Fala Francisco! Pois é muita sorte por um lado, mas muito azar por outro quando consideramos o conjunto de eventos inesperados ou não explicados que aconteceram durante o retorno. Não quis pousar no jardim ou na areia por haver muita gente, me pareceu um tanto inseguro na hora, mas agora com calma penso que talvez fosse a melhor alternativa mesmo, concordo com você. Sobre ele seguir voando com a bateria zerada, vi vídeo de um Mini 2 que voou 2min depois da bateria zerar completamente. Não sei se o mesmo ocorreria comigo, mas pelo menos 1min acredito que eu teria. Abração!
@ é nunca cheguei nem próximo de 15% no meu, por garantia, e medo também de dar algum acidente com o equipamento prefiro prevenir, long nem faço no máximo uns 2km, uso mais para trabalho mesmo não sou tão hardcore kk, vi alguns vídeos para manter a vida da bateria é nunca chegar a 0%, se é verdadeiro não sei, mais por via das dúvidas eu faço, 👍🏼👍🏼
2 года назад+2
@@franciscoftf Sei que tenho um perfil que tolera mais risco, mas concordo com você, tudo tem limite e eu o ultrapassei nesse voo. PS: minha bateria sobreviveu!!!
Agora, q video sensacional hein, sangue frio total e te digo, graças à videos como o seu consegui dominar algumas experiências "amargas" cm essa sua, parabéns por ter recuperado ele!
2 года назад
Fala Celso! Sangue-frio? Nada!!! Estava fervendo!!! É verdade, eu aprendo muito com as experiências de outros e justamente por isso gosto de compartilhar as minhas derrotas por aqui. Todo mundo cresce. Abração!
A partir de 15 porcento ou 10 porcento ele pousa para nao estragar a bateria cabe tomar conta disso tambem se ele estiver longe ele pousa co programação autonoma ....
Baralho minha barriga doeu aqui. Fiquei pensando como iria fazer se tivesse de pousar na praia. QUE SUFOCO. Comprei um Mini 2 recente e gosto de fazer longe range mas ainda não tive oportunidade. Mas sempre dá aquele frio na barriga.
2 года назад
Fala Gilberto! É um aprendizado e a coragem vem junto com a experiência. A medida em que você voa, você vai aprendendo coisas e superando problemas, e isso vai dar confiança para você ir mais longe. Abraço, obrigado por assistir!
Porque voce fala em FALHA se o drone pousou tranquilo no final?
2 года назад+1
Antunes, me refiro como "falha" porque era para o drone ter voltado sem maiores problemas. Pode parecer muito 16km, mas essa distância é plenamente segura com esse drone quando se toma alguns cuidados e observa o contexto. Ele deu toda essa preocupação e ainda pousou 200m antes do local de decolagem. Então eu entendo que o drone falhou, sim, nesse voo, mas que foi possível contornar os problemas e minimizar as consequências. Abraço e obrigado pela pergunta, é bom podermos discutir isso.
amigo, explica um pouco melhor essa fórmula que você utiliza por gentileza?
2 года назад
Opa! Eu dei uma explicada em outro comentário, teve uma outra pessoa que perguntou, mas vou reproduzir aqui e você me diz se ficou bem explicado:
2 года назад
Eu uso a fórmula Distância = Tempo x Velocidade. Converto tudo em km e horas e uso os dados do aplicativo. Por exemplo, quando eu estava com 50% de bateria (momento 3:15 do vídeo), eu tinha ainda 6,2km pela frente, voava a 43km/h e ainda tinha 9min 35seg (mais ou menos 0,16h) até a bateria acabar. Aplicando Tempo e Velocidade na fórmula, eu tinha que o meu alcance (Distância) em km era de D = 42km/h x 0,16h, que dá 6,7km, ou seja se eu conseguisse manter aquela velocidade e aquele consumo de bateria, eu voaria mais 6,7km. Mas isso era bem apertado, porque eu precisava voar 6,2!!! Por isso fiquei apreensivo e puxei para o manual, situação em que poderia voar mais rápido, mas isso não aconteceu. Sugestão para fazer esse cálculo: na dúvida, coloca o drone no RTH automático, puxa a calculadora do celular e multiplica o tempo até a bateria zerar (em h) pela velocidade projetada do drone (em km/h). Se o resultado for bem maior que a distância que você tem de fazer até o ponto de decolagem, dá para encarar. Se for um pouco maior, igual ou menor, procura um lugar para pousar com segurança e desiste de trazer ele de volta até você.
2 года назад
Exemplo: O drone tem 4km até o ponto de partida, voa a 45km/h e tem 8min de bateria. O cálculo: 45 x (8/60) = 6 Ou seja, ele consegue fazer 6km se mantiver essa velocidade e esse consumo de bateria. Por que fiz a conta 8/60? Para transformar os 8min em h, que dá 0,133 horas.
Oi Roberto, os sensores estavam ativados. Acho que eles param de funcionar automaticamente quando o equipamento entra em pouso forçado, mas pode ver que até aí eles estão funcionando normalmente.
Passei esse mesmo sufoco em Santo Antônio do Pinhal, tenho a mesma máquina que a sua, meu aparelho voou exatamente 38 segundos com a bateria zerada percorrendo uma distância de 121 metros. A máquina é quase perfeita, porém cometi o mesmo erro que vc, não contei com o vento contra no retorno e forcei a aeronave além do recomendado. Ele pediu para voltar, volte, a aeronave ja previu o vento contra, agora referente a ele subir, deve ser calibragens.
2 года назад
Fala Henrique! Pois é, peguei um pouco de vento contra, mas essa subida fez a velocidade diminuir e o consumo de bateria aumentar. Aí ficou difícil. As calibragens estavam em dia, fiz todas elas depois da atualização do firmware. Sobre voar com a bateria zerada, vi um vídeo de um cara no exterior que voou uns 500m com a bateria zerada. Acho que tem uma reserva técnica forte depois do 0%, mas não quero explorar esse recurso. Abração, vamos trocar experiências!
o que eu acho e que aconteceu igual geralmente acontece com avioes do nada vem uma massa de ar que empurra tudo que esta em uma certa altitide para cima igual que acontece com os avioes quem concorda?
2 года назад+1
Erick, sinceramente, não tenho conhecimento para acatar nem refutar sua tese, mas o que você falou me parece bastante possível, sim. Obrigado pela contribuição.
Eu tenho um mini 3 pro, comigo já aconteceu do indicador de bateria tá em 68% e de repente cair para 19% e depois voltar para 45%. Não pra confirmar muito nesse indicador pois a informação pode te levar a um erro.
2 года назад
Oi Wilson! Cara, eu sei que as medições não são perfeitas, mas o seu indicador baixar rápido e depois subir é, além de estranho, perigoso… Você já pensou em acionar a garantia? Ou enviar o log de voo para o fabricante?
Super like amigo 💝💖Excelente trabalho 👍🏻 Obrigado por compartilhar este vídeo 🙏🏻Sucesso sempre! 💪 Ótima semana 👍🏻 Deus te abençoe 👍🏻👍🏻👍🏻 Grande abraço, TMJ👍🏻👍🏻👍🏻
Realmente talvez não seja seguro para esse equipamento voos tão longos. Você fica sem a margem de erro numa condição dessas e pequenos problemas ficam sem solução.
2 года назад
Oi Mariucci, eu já fiz 17,4km com esse drone e retornei com 18% de bateria. Realmente uma sobreposição de fatores causou esses problemas, mas tanto o drone quanto o piloto tem condições de lidar com essa distância, garanto a você. Abraço!
Fora que longe range e ilegal e pode ser crime e dar um belo BO para o piloto caso colida com outra aeronave ou pessoas em solo.. lamentável a falta de consciência do que está fazendo.
Parte dos problemas não são falta das calibragens não? Abraço e parabens pelo video muito bom e por ter superado o sufoco.
2 года назад
Não foi, Marcelo... eu calibro sempre que atualizo firmware ou software. Pensei muito nisso ao relacionar com o indicador de altura negativo mesmo quando ele estava a 5m, mas acho que não é por aí. A não ser que ele tenha perdido as calibragens por algum motivo! Agora que eu vi, ele pousou a supostamente -7,9 metros. Surreal.
Eu não sei bem se foi a atualização do software ou do firmware Mas estou estranhando um pouco esse novo radar. Às vezes parece que ele não indica coisa com coisa.
Tb acho q vc foi muito guerreiro, nunca vi Air Air 2 ou Air 2S fazerem isso tudo cara. Vc vai pro Guiness Records kkkkkkkk
2 года назад
Fala Beto! Fazem sim, eu já fiz 17,4km com esse bichinho e voltei com 18% de bateria. É questão de tomar alguns cuidados e escolher bem o dia e local. Abraço!
Só tenho que parabenizar a você por compartilhar sua experiência! Graças a Deus deu tudo certo no final! Não sei se teria a calma que vc teve!!
2 года назад+1
Ah obrigado, não precisa agradecer não! É legal dividir a experiência, aprendemos todos juntos. De certa forma, ver um vídeo desses ajuda os outros pilotos a se prepararem para uma situação dessas. Sobre a calma, que calma??? Fiz o que pude, mas acho que consegui acertar mais do que errar e meus erros não foram definitivos, então deu para contornar e colocar o bichinho no chão de novo. Abraço!
Com certeza foi devido a interferência do sinal devido a estar voando num local congestionado de sinais de todos os tipos.
2 года назад
Oi Sílvio! Acho que a interferência aconteceu, sim, mas ela não explica todas as coisas que aconteceram nessa voo. Sem falar que eu costumo voar bastante nessa região e sei que o sinal não é ruim assim.
Que doideira o LR irmão, 8km foi top! Dúvida, seu stick direito, de aceleração, nos LR você mantém ele no máximo pra frente? Fiz uns testes no meu air 2s, em algumas situações me pareceu mais econômico não manter o stick no 100% a frente
2 года назад
Olá meu amigo! Sim, eu coloco o stick todo para a frente, mas sem convicção de que esta é a forma mais econômica/otimizada em relação ao consumo de bateria. Compartilha os resultados do seu teste, por favor!!! Você vai ajudar a mim e a muita gente, com certeza.
Também curto vôos de longa distância, gosto de explorar os limites da máquina, no entanto jamais os farei sobre a água, esse tipo de vôo tem que ser muito bem planejado, em local conhecido e com pontos de pouso de emergência pré definidos e quando possível um assistente acompanhado a aeronave, assim é mais seguro menor risco de perder o equipamento. Sobre a água na minha opinião foi o maior equívoco.... abrçs TMJ.
2 года назад
Oi Tony! Eu conheço bastante a teoria dos voos de longa distância e tenho bastante experiência neles. Inclusive tem vídeos desses voos no meu canal, se você quiser dar uma olhada. Mesmo conhecendo a teoria, nunca foi meu interesse fazer um voo totalmente seguro. Eu vou sobre o mar porque tenho confiança no equipamento e na minha capacidade de resolver problemas, então não considero que seja um equívoco ter decidido voar por ali. Mas é a minha opinião, acho que não tem certo nem errado. Abraço!
Pois é meu amigo, tive um problema parecido com meu Mini 2, que aliás usa o mesmo aplicativo, após uma atualização de firmware. Depois disso eu sempre faço pequenos testes antes de voar longas distâncias. Ainda bem que deu tudo certo no final. Valeu abraço. Good Flights*
2 года назад
Olá Sávio! Pois é, eu tinha que ter usado uma bateria para testar essa atualização. Como tenho dois drones e recentemente foram várias atualizações, acabei negligenciando esse procedimento. Obrigado pela força e bons voos para você também! Um abraço.
@@GILTMAXX Acho que a pergunta não foi pra mim, mas vou responder o que eu costumo fazer logo que troca o firmware: Uso uma bateria inteira voando bem perto de mim vendo seu Drone está se movimentando normalmente, se o sinal está bom, se mudou algo na forma dele se comportar. Se tudo correr bem, mesmo assim eu fico atento nos próximos voos, pois sempre pode ter algo na atualização que precisa mudar. O Sávio tem razão quando diz que eu deveria ter feito esse teste antes de voar para longe!
Mais um grande vídeo meu amigo, esse cheio de tensão e emoção até o final. Abração e que venham outros vídeos incríveis como esse! Você explica com muita calma e didática o que está acontecendo e as suas decisões do momento, o que faz desse vídeo um vídeo ainda melhor. Sucesso!
2 года назад
Oi Pedro! Agradeço seu incentivo, ele é importante para mim. Abração.
Hoje foi o dia dos long range fall kkk Fui com o meu mini 2 a 3,5 km não me atentei que estava a favor do vento. Não tive a mesma sorte sua de pegar ele na mão, pousou forçado a uma distancia de 1.2 km de mim em uma plantação de aveia, com sinal de imagem perdido Achei o drone tudo em ordem bateria zerada, mas ja coloquei para carregar e deu carga cometa 🙏
2 года назад+1
Fala Alex! Essas últimos dias foram difíceis, teve um colega aqui de Santos que também teve problema e fez pouso de emergência no mar, mas onde ele ainda dava pé! É a Bruxa dos Drones que está solta, rapaz... Que bom que você estava sobre a terra e ainda mais sobre uma plantação, pois dá pra entrar lá e reaver o bichinho. O problema de fazer esses voos longos no mar é que eles não dão margem para erro. E olha que eu fiz um vídeo teorizando sobre não fazer long range no mar! (ruclips.net/video/cONyNik11E0/видео.html) A verdade é que eu poderia ter pousado o meu drone na areia ou em cima de um prédio muito antes de passar esse sufoco, mas eu sempre penso que posso estar exagerando e que vai dar tudo certo no final. Me enganei. Que bom que a bateria sobreviveu! A minha também, prejuízo zero. E não esqueci daquele teste que estou te devendo! Preciso achar um bom lugar para fazer esse voo, mas vou fazer.
MINHAS OBSERVAÇÕES APÓS A ANÁLISE DO LOG DE VOO:
Não encontrei nada muito diferente do esperado frente ao que podemos ver no vídeo. Assim, me parece que as principais causas para as dificuldades no retorno foram:
1) Consumo excessivo de bateria causado por um voo de 8000m com movimento ascendente (subindo) por 90% dele.
2) Muitas falhas de comunicação entre rádio-controle e drone: a comunicação do percurso de volta foi muito pior do que o da ida - por três vezes esteve no nível crítico (vermelho, uma barra apenas), causando várias desacelerações seguidas de acelerações, que evidentemente geram maior consumo de bateria.
3) Vento mais forte do que na ida e em direção desfavorável: o drone enfrentou alguns ventos de maior impacto do que os antevistos na ida talvez por ter voado muito alto por boa parte do retorno. Assim, em momento algum ele conseguiu superar a velocidade de ida, que foi de 50km/h na média.
4) Minha decisão inicial de deixar o drone retornar no modo de RTH automático: tivesse eu mantido o controle dele desde o retorno, muito provavelmente teria chegado ao ponto de origem com cerca de 10% de bateria mesmo considerando todas as dificuldades encontradas a frente.
O quanto os itens 1 e 2 foram causados por uma atualização de firmware ainda com necessidade de ajustes é uma questão super importante.
Importante destacar que o drone havia sido calibrado recentemente - bússola e IMU.
Matheus que tensão.. imagino você.... aconteceu o imponderável.. pane na aeronave com.as atualizações... felizmente deu certo..
Robson, acho que esse foi o voo mais nervoso da minha vida. Já sofri uma queda e estive próximo de muitas outras, mas esse voo mexeu demais comigo por estar em um ambiente com pessoas. Até hoje não está claro o que aconteceu, mas eu agradeço por ter terminado tudo bem. Obrigado pela força! Abração
@ isso Matheus, por ter pessoas foi mais tenso..a atitude do Drone de subir sozinho foi muito estranho. Gosto de ver os Long Ranges e vou aprendendo. Estou voando há 6 meses e desde o início faço voos também por instrumento e não só vendo o drone, mas nunca fui tão longe. No máximo 2,5 km. Estou inscrito e tenho.gostado de seus voos.. ótimo.dia. 👍
Beleza Robson! Acho que você está fazendo certo, avançando com calma, ganhando experiência. Long Ranges ensinam muito a gente porque esse é um tipo de voo em que a gente tem que cuidar de tudo, nada pode dar errado. Que legal que meus vídeos te ajudam! Se quiser trocar uma ideia, chama aí! Ou no Instagram @aventuras.aereas
Como faço esse cálculo que vc falou, de Velocidade, distância, etc...?
Fala Jeffson! Vou tentar explicar aqui a conta que eu faço no voo, rapidinho:
Eu uso a fórmula Distância = Tempo x Velocidade. Converto tudo em km e horas e uso os dados do aplicativo.
Por exemplo, quando eu estava com 50% de bateria (momento 3:15 do vídeo), eu tinha ainda 6,2km pela frente, voava a 43km/h e ainda tinha 9min 35seg (mais ou menos 0,16h) até a bateria acabar.
Aplicando Tempo e Velocidade na fórmula, eu tinha que o meu alcance (Distância) em km era de D = 42km/h x 0,16h, que dá 6,7km, ou seja se eu conseguisse manter aquela velocidade e aquele consumo de bateria, eu voaria mais 6,7km. Mas isso era bem apertado, porque eu precisava voar 6,2!!! Por isso fiquei apreensivo e puxei para o manual, situação em que poderia voar mais rápido, mas isso não aconteceu.
Sugestão para fazer esse cálculo: na dúvida, coloca o drone no RTH automático, puxa a calculadora do celular e multiplica o tempo até a bateria zerar (em h) pela velocidade projetada do drone (em km/h). Se o resultado for bem maior que a distância que você tem de fazer até o ponto de decolagem, dá para encarar. Se for um pouco maior, igual ou menor, procura um lugar para pousar com segurança e desiste de trazer ele de volta até você.
Ajudei? Se não, me passar seu contato que a gente fala no WhatsApp. Abraço!
@ meio complicado de fazer na hora no calor do momento
@@readdead4856 verdade, mas com o tempo você converte o tempo mais rapidamente e faz rápido na calculadora do celular enquanto volta em RTH Auto. Sem falar que, com o tempo, você começa a fazer esses cálculos de cabeça.
Woohoo,Omg~ whta a interesting , all the best!Aventuras!
Thanks!!!
Tu é sangue frio pra resolver este b.o. eu tô suando só de assistir...parabéns pelo sucesso da missão...não faço ideia do que houve mas vou prestar atenção no ganho de altura se ocorre no meu...
Cara, eu estava bem tenso, mas consegui ao menos manter a calma para fazer o básico e trazer o bichinho de volta. Sobre a atualização do firmware, acho que talvez nesses primeiros dias ele traga "problemas diferentes para drones diferentes em situações diferentes." Acho legal voar bem atento. Abraço e obrigado pela parceria!
me impressionou o fato de que voce conseguiu nao voar diretamente sobre nenhuma pessoa mesmo com essa chegada dificil. parabens pelo cuidado e pela habilidade. vi 2x o fim do video pra falar disso.
Tairone, obrigado por observar isso. Eu também vi o vídeo várias vezes e fiquei satisfeito por, numa situação difícil, eu ter conseguido voar com segurança em relação às pessoas. Claro que algumas pessoas poder ter se incomodado e lamento por isso, mas fiz o meu melhor e acho que não fui mal. Abraço e muito obrigado pela observação!
Concordo pensei nisso também
Vídeo extremamente útil! Obrigado!
Não sou especialista, mas chutaria que o vento tocou na direção em que você estava voando na ida e na volta ficou forte demais. Podem ser muitas variáveis, mas pelos comentários que vi aqui no vídeo, o drone estava intacto e sua experiência na pilotagem é boa.
Alô você! Que bom que o vídeo foi útil.
Eu concordo, a mudança no perfil vento foi um dos elementos que complicou o retorno, mas acho que a subida dele causou um gasto extra de bateria e as travadas que ele deu (por falta de sinal ou sei lá o que) prejudicaram ainda mais.
Abraço e obrigado!!!
Bom vídeo para aprendizado. Teve uma situação que considerei bem grave no final do voo (a partir de 9:48). Enquanto forçava o drone a não fazer o pouso de emergência por falta de energia por cima das pessoas na praia você abriu o menu do app durante o procedimento e quase acertou um grupo que estava no caminho, porque o equipamento estava muito baixo (dá para perceber que ele perdeu muita altitude durante esse tempo). Poderia ter causado um acidente bem sério. Era melhor ter pousado ele e ter ido atrás com auxílio do GPS.
É verdade, cara, foi um momento bem difícil e que, olhando no retrovisor, poderia ter feito algumas coisas de outra forma. Ainda bem que não aconteceu nada de mais grave e o aprendizado ficou. Agradeço pela crítica educada e construtiva. Abraço!
@ Isso aí! Fica o aprendizado pra todos nós. Parabéns pelos conteúdos do canal.
@@CronosRTBR opa que bom que você curtiu os vídeos! Se tiver ideias, manda aí! Abração.
Ah foi sofrido mais foi sensacional! Emoção até o último segundo literalmente!!!😁😄😆
Valeu Thiago!
great video thank you very much for your impressions great greetings from semare on tour
Thanks Semare! It’s good to have you with us.
Cara esse drones da dji tem um ótimo sinal do rádio controle tenho um jjrc x22 e na cidade em média de 1km já tem muito delei
Sim, o sinal estava bom em grande parte do voo. Acho que o programa não tem haver com isso.
Eu sei bem o que é isso amigo.
Mavic2pro não foi por atualização e não sei dizer o porquê mais perdi totalmente sinal de rádio e imagem, fiquei as cegas, peguei o carro fui até a direção dele ele gravou eu passando feito louco por ele. Fiquei uns 20 minutos procurando onde ele perdeu sinal, desisti voltei para casa com coração apertado e lá estava ele pairando sobre o telhado do vizinho com apenas alguns minutos de bateria, a felicidade foi tanta que os voos seguintes foram todos com contato visual até ganhar confiança novamente. Mas a sua situação me fez sofrer junto. Vlw pelo video
Grande Valdir! Cara, eu também sofri lendo o seu relato, e olha que ele foi breve! Mas achei impressionante o fato de ele ter pairado por esse tempo todo e ainda ter bateria. Eu sou como você, não fico esperando, dou um jeito de fazer alguma coisa. Às vezes pode parecer exagero, mas prefiro correr atrás assim como você é do que ficar esperando as coisas se resolverem por conta própria. Abração, valeu a parceria!
TODO MUNDO COMENTOU SE IMPRESSIONOU SE APAVOROU MAIS NINGUEM DISSE QUE FOI UM VIDEO LINDO NA IDA E INCRIVEL!! PARABENS E OBRIGADO POR COMPARTILHAR ESSA AVENTURA AREA.
Seu comentário me fez assistir o vídeo de novo. É verdade! Lembro de ter corrido muito para pegar esse pôr-do-sol.
Vídeo mt top, eu vôo no máximo a 6km, para ter uma redundância, mas seu vídeo serve de lição para muitos. Att
Fala Rafael! Tem dias que realmente não dá nem para chegar nos 6km. Eu sou um cara persistente (para não dizer teimoso) e na manhã do domingo passado eu acordei cedo (pra pegar a praia vazia) e tentei repetir esse voo para fazer 8,5km, mas não teve jeito, tive que desistir a 6,3km com 65% de bateria. É do jogo!!! Abraço e bons voos.
Boa essa ideia de fazer a volta sozinho e só depois puxar o RTH. Vou praticar. Valeu a dica. 👊
Aprendi depois de ver tanto drone perdendo o sinal em long range ao fazer a volta. Valeu!
Valeu!!!✌
Cara! Que tensão. Que bom que conseguiu meu amigo. Também faço vários vôos. Entendo a tensão
Dureza Lucas! Agradeço a empatia
Mais um vídeo cheio de emoção e aprendizado. MAIS UM! Parabéns pelo canal, excelente, esse eu indico fácil. 🤜🤛
Fábio, agradeço sua mensagem! Fazer esses vídeos tem tomado muitas e muitas horas, então mensagens como a sua me incentivam a continuar produzindo. Obrigado de verdade!
Quando faço long range, costumo voltar abaixo de 50 de altura onde o vento causa menos resistência ao drone e sempre deu certo, inclusive nos sustos na volta quando achei que a bateria não daria para voltar. E acontece muito do vento aumentar durante o voo e na volta consumir mais bateria ou mesmo com o vento na mesma velocidade da ida, ele estar contra o drone na volta, estar gravando também come mais bateria, nos long range sempre voou com todos os sensores desligados e procuro sempre ir e voltar próximo da areia caso de algum problema e precise de um pouso de emergência como aconteceu com você.
Pensei a mesma coisa, mas pelo que eu entendi ele não podia voar mais baixo porque o sinal estava muito fraco
Oi Felix! Eu gostaria de ter voado mais baixo, mas o sinal ficaria muito mais fraco dada a distância que o drone estava do rádio-controle. Sobre câmera e sensores ativados, dei mole! Eu também costumo fazer isso, inclusive coloquei essa questão no vídeo que fala de "dicas para não fazer besteira em long range", mas como a prática sempre é mais complexa que a a teoria, eu ignorei as minhas próprias dicas.
Mudando de assunto, muito boa a sua prática de voltar sobre a areia. Dá muito mais segurança e alternativas caso as coisas não aconteçam como a gente esperava.
Abraço e bons voos por aí!
É por aí, Fábio!
Ganhou mais um inscrito, pela coragem do voo e por compartilhar
Fala Gabriel! Ando desconfiado que eu esteja corajoso demais... hahahaha
muito tenso mesmo
Fala Galego! A experiência foi rica, mas não desejo para nenhum colega piloto!!! Abraço
Que bom que deu certo, abraço
Obrigado pela força, Magrão! Abraço
Fiz um long assim no Rio Amazonas e meu rth tava em 70 metros só que nessa ida mudou a área geo e eu n sabia que estava na área geo de 60 metros o drone estava 4km pra frente no rio, ai qnd eu acionava o rth não funcionava no visor só aparecia área geo mas não dava pra ler td, e eu tentando até que decidi voltar na mão mesmo, no rio não tem onda alta ai eu voava baixo mesmo, qnd voltei abri o mapa pra ver, o ponto onde eu estava ainda era área do cone de pouso e decolagem de um aeroporto Militar, meu medo era um peixe pular mas eu tava a 3 metros da água 😂
Que louco o seu relato, consigo imaginar a sua aflição. Quanto mais voos faço, mais me convenço que algumas situações não esperadas ou não explicáveis podem ocorrer. Importante é termos calma, conhecimento e jogo de cintura para conseguir contornar a situação. Que bom que deu certo no seu caso!!! Um abraço
Caraca mano, eu aqui já fiquei tenso... imagina vc aí... ainda bem que conseguiu recuperar ele. abç!
Fala Janderson! Cara, acredita que eu já vi várias vezes e fico tenso em todas elas? Acho que me vem a memória exatamente o que eu estava sentindo no momento do voo. Mas terminou bem, por sorte! Abraço, obrigado por acompanhar!
Só em assistir meu coração acelerou pra caramba kkkkk
Fala Cristovam! Cara, eu não gosto nem de pensar nessa chegada, já me dá um frio na barriga!
Mas eu sou persistente e no domingo de manhã tentei de novo o mesmo percurso, mas dessa vez o vento não deixou.
Abraço!
@ kkk eu tenho um Air 2 e tô pensando de fazer um long Range numa ferrovia aqui pertinho de casa mesmo
Like cravado, aventura total rs
Aventura não prevista! Obrigado pelo apoio de sempre.
Que loucura! E quase eu perdi o video mais emocionante dos ultimos tempos! Que bom que fechou bem!
Tudo certo, todos vivos. Valeu!
Nossa, muita tensão. Que loucura. Mas é assistindo esses vídeos que aprendo muito. Parabens pelos vídeos. Bons voos pra vc
O objetivo de colocar esses vídeos é justamente esse: compartilhar experiências para ajudar a outros pilotos. Que bom que foi útil! Abração.
Eu sempre aguardo, não atualizo imediatamente qdo sai atualização, espero alguém dar alguma opinião
Acho que o correto é aguardar um pouco, mas não muito. Acho que uma semana é suficiente.
Tenho o Air 2s sempre com 30% de bateria ela já está guardada!
Fala Ramon! Também guardo minhas baterias perto dos 30% pensando na preservação da vida útil dela.
Meu amigo, você quer matar nós do coração?
Vídeo show mesmo, pura adrenalina... Kkkk
Foi um dia bem difícil, fico nervoso toda vez que assisto esse vídeo e lembro do que senti na hora do voo. Incrível que algumas coisas que aconteceram nesse voo não tem explicação até hoje. Tinha tudo para ter sido um voo tranquilo dentro dos limites do equipamento, mas acabou não sendo. Que bom que foi possível voltar. Valeu!
Caraca! Que aflição que fiquei aqui kkkk, não dá acreditar que ainda conseguiu salvar o Drone. Parabéns
Fala Claudinei!!! Pois é... as durante o voo, as vezes eu ficava otimista e achava que o drone voltaria tranquilo e as vezes eu me apavorava e ficava me xingando por ter feito uma coisa dessas. Acabou dando algo intermediário, mas sem maiores consequências. Um pouco por sorte, um pouco por ter sabido lidar com a situação. Obrigado por assistir!
Caramba, minha inciativa seria tentar pousar em cima de um postinho onde só os guarda-vidas tem acesso. Não?
Cara, sentado na frente do computador com o ar condicionado ligado, penso da mesma forma que você! Na hora, contudo, a tensão me impediu de ver que isso era o melhor a se fazer. Em alguns momentos eu achei que o drone não chegaria ao ponto de partida, mas na maior parte do tempo eu acreditei que ele chegaria. Outra coisa que não lembrei na hora é que, depois da bateria zerar e o relógio indicar mais 00:00 de tempo de voo, ainda há bateria escondida já vi um cara voar 600m em quase 2min depois de zerar tudo no drone dele. Enfim, poderia ter sido uma chegada mais tranquila - principalmente se eu não tivesse feito o desvio para voar sobre terra firme, mas agradeço que deu tudo certo. Valeu!
Esse drone é Top
É verdade, esse drone é muito fera. Voa rápido, voa longe, resiste a vento. Guerreiro!
Uffa!! Que bom deu TD certo no final. Posta depois sobre a bateria . Valeu 👍 forte abraço
Tudo certo com a bateria! Recarregou normalmente e já fez mais um voo. Normal.
E vc deu muita sorte meu amigo já aconteceu comigo tbem mas não foi no mar consegui trazer de volta com muita sorte tbem .e voando em mar adento e muito arriscado e não dá pra fazer nada e complicado ki bom que vc conseguiu trazer ele de volta.abraco
Fala Celio! Um pouco de sorte, um pouco de calma, um pouco de inteligência, um pouco de experiência. Deu tudo certo!!!
E o aquecimento no drone ?????
Você está falando do aquecimento da bateria? Se for, não tem necessidade, a temperatura ambiente era bem razoável para o uso da bateria. Se for do equipamento como um todo, eu não costumo fazer. Tenho um vídeo que fala sobre os cuidados a ser ter antes de um voo longo, e não falo desse tipo de aquecimento porque não acho que ele tenha utilidade. Abraço!
Geralmente os drones mantém a altura programada no retorno automático , é o primeiro que vejo fazer isso
Na verdade ele subiu sozinho aos poucos não durante o RTH, mas quando eu o conduzia no manual. Mas algo aconteceu e ele passou a subir sem eu dar o comando no stick esquerdo.
Ufa que adrenalina ainda bem que no final deu tudo certo 🤜🤛
Entre mortos e feridos, todo mundo voltou pra casa 😁
Vixe !!!! Tenso hein ????
Cara estou viciado nos seus videos …
É uma escola …
Top demais !!!
Opaaaa!!! Obrigado pela força. Esse voo foi difícil DEMAIS!!! E muitas coisas seguem sem explicação até hoje.
Sabe me dizer como faço para determinar o nível critico de bateria para ele retornar?
Oi Alexandre! O aplicativo avisa, assim como avisou nesse voo cerca de 1 km antes de eu fazer a volta. Geralmente ele é bem prudente e permite que a gente retorne com uma boa folga de bateria. Abraço!
Muito bom ver essas situações! Meu 2s chegou hoje e ainda tô aprendendo. Curiosidade: esses voos long range n dão treta com fiscalização?
Fala Vitor! Minha opinião é que a legislação brasileira, no que diz respeito ao voo de drones, é um tanto restritiva e não acompanha o potencial e segurança dos equipamentos de hoje em dia. Mas concordo que há excessos, e penso que me excedi Temos sempre de ter muito planejamento e muito cuidado. Tenho dois vídeos específicos sobre segurança de voo e abordo esse tema em todos os vídeos porque gosto e me importo com o tema. Fico contente com um comentário como o seu, pois você claramente vai aproveitar a experiência que tive e voar melhor. Um abraço e conta comigo no que eu puder ajudar!
Caracas meu amigo...que aterrorizante. Parabéns pelo controle emocional e não deixou se abalar,porque eu já tinha jogado o controle e caído no choro...😀😀😀
Almir, lembro que foi um momento bem difícil mesmo. Não foi nada fácil de me controlar e tomar boas decisões, mas acho que consegui acertar mais do que errar. Tem uma coisa que a gente nunca considera é que, depois que a bateria zera e o relógio zera também, ainda temos um bom tempo até o drone desligar. Já vi um vídeo com um Mini 2 que voou por 2min zerado total e acabou pousando em segurança. Obrigado pela solidariedade! Abração e te espero nos próximos vídeos.
Verdadeira Aventura Aérea. Fez jus ao nome do desse canal. Saudações, Arata.
Obrigado Arata! Foi uma aventura não planejada, mas deu para retornar em segurança. Abraço!
Cara já assisti um porre de vídeo seu tô aprendendo muito com seus vídeos
Fala Jonathan! Que bom ler isso!!! Fico contente em ajudar. Segue o canal se quiser ajudar de volta! Abração
Na verdade já vi todos seus vídeos atou na espectativa de vídeo novo
Valeu! Estou com dois em produção, até o final de semana sai um.
Muito bom vídeo 😃 desafio superado 😮
Oi Laurindo. Desafio superado, drone retornado e ninguém machucado! Graças a Deus!!! Obrigado pela força.
Na hora vc nem pensou em desligar os sensores de obstáculos e para de gravar para economizar bateria, más graças a Deus deu tudo certo pra vc
É verdade, não tinha me dado conta de que tinha voado com os sensores ligados, realmente teria economizado um pouco de bateria. Mesmo assim, está claro de que algumas coisas estranhas aconteceram nesse voo, coisas que o fabricante até agora não respondeu. Mas tudo certo, esse drone sobreviveu, assim como a bateria, e continua aprontando muito até hoje. Abraço!
Saudações meu amigo! Seus vídeos são excelentes, pois nos fornecem experiência de pilotagem. Tenho um mini 2 e estou adquirindo bastante consciência de voo contigo. Parabéns!!
Fala rapaz! Muito contente com o seu comentário. Na verdade eu criei este canal pensando justamente em compartilhar minhas experiências (boas e ruins!) para que outros possam tiver proveito delas e pilotar demais. Agradeço demais! Um abração.
E sobre a bateria se ela zerou e não liga mais sei como ajudar
Agradeço, mas deu tudo certo, a bateria aceitou nova carga está funcionando normalmente.
Porra fiquei com coração saindo pela boca pelo low batery, mas graças a Deus deu tudo certo.
Foi difícil, Alan! Deu tudo certo e deixou alguns aprendizados.
Mais um inscrito vc é muito corajoso, 👏👏👏 ainda bem que vc conseguiu pegar ele há tempo!! sucessos
Fala Motoka!!! Não sou tão valente assim não, foram riscos calculados. Como tudo (tudo mesmo) que poderia dar errado deu errado, aconteceu esse desespero. Mas deu tudo certo no final! Abraço.
Achei estranho ele subir sozinho, sem vc tocar nos sticks
Estranho, concordo, mas realmente aconteceu. Analisei o log de voo inteiro incluindo o movimento dos sticks: o esquerdo não foi acionado para cima nessa fase do voo.
Tenho acompanhado suas aventuras e estou aprendendo muito. Obrigado pelos vídeos. Já me escrevi. Muito sucesso nos seus vôos
Que legal, James! Quando alguém diz que o canal está facilitando o aprendizado, eu fico muito contente. Agradeço e vou me esforçar para merecer sua inscrição. Abraço.
Salve salve, tudo na paz?
Pelo que analisei, o principal fato aí do gasto excessivo de bateria foi oq você disse, você voou contra o vento na volta.
O sobe e desce dele, é bem provável que seja por conta do APAS ativado e o horário que você voou, meio penumbra, entao o APAS estava desviando para cima 😭, vai saber oq ele ele estava estava detectando, essa condição de luz é um veneno para os sensores.
Mas por sorte e habilidade sua, o drone está intacto.
Forte abraço.
Fala Brito! Cara, cada vez que eu assisto o vídeo ou o log do voo eu vejo a coisa de uma forma diferente. É provável que o que aconteceu tenha várias causas diferentes, dentre elas algumas que você indicou. Eu mandei o log para a DJI, aguardo o retorno deles.
Obrigado pela torcida! Acho que foi sorte e um pouco de experiência que me salvaram.
Abração!
Bom dia, será q no modo 4K não consome mais rápido a bateria?
A verdade é que eu nem tinha que ter filmado. Deveria ter captado apenas a tela do drone! Não que faria muita diferença, mas ajudaria um pouco.
putz ta maluco
Total, não gosto nem de lembrar
Nossa !!! Que sufoco. Parabéns pela tranquilidade pra trazer o drone de volta.
Tranquilidade? Onde? Onde?
Hahahaha meu amigo, eu estava num stress que você não imagina! Minha sorte é que consegui cuidar das coisas mais importantes e assim salvar o bichinho. Abraço!
Ainda tem gente que da parabéns a um pessoa dessa voando.por cima das pessoas com uma bateria zerado acho que ele não entende as lei que tem no drone
Foi tenso !!! Parabéns pelo controle
Ahahaha controle? Onde você viu isso??? Eu fiz o meu melhor e, por sorte, nada de grave aconteceu. Obrigado pela força!
@ foi bem d +
A bateria, com certeza vc não perdeu, já aconteceu comigo, LR top, parabéns amigo 🤜🤛❤️
É verdade! Ela sobreviveu para viver outras aventuras. Como seu persistente, tentei fazer o mesmo voo com ela no domingo pela manhã, mas as condições não estavam boas e fiz o retorno a 6300m ainda com 64% de bateria.
Very good drone flight shots please add me
Thanks! I just subscribed to your channel. Greetings!
Tive uma experiência não igual a sua, numa faixa de praia do mar com o mini2, e meu drone teve interferência, creio devido a água do mar, meu drone está indo em direção ao contrária para onde está mandando, a sorte que eu estava uns 600 metros, e conseguir controlar. Amigo seu vídeo foi terrível, vi seu drone cair no mar, você foi fantástico de controlar até o último minuto. Seu vídeo serve de experiência para os longe ranger
Ahahaha te confesso que também imaginei mil coisas, mas no meio da tensão tive sorte (e um pouco de mérito também) para trazer o bichinho de volta. Lendo o que você escreveu e considerando experiências recentes, me convenço que esses drones são muito confiáveis, porém as vezes se comportam de maneira inexplicavelmente não esperada. Temos de estar preparados.
Vc voou do final de santos ate quase a praia grande e isso e um feito incrivel parabens! Quando falei viagem e porque foram 3 cidades entao da para dizer assim rrsrsrsrs. Por do sol muito bonito na ida e foi uma pena que fechou na volta mas acho que nem vc e quase ngm que esta vendo esse video olhou p alguma coisa q nao o medidor da distancia ate o local de pouso. Valeu mano like 86 e meu mesmo que vc nao tenha pedido mas mereceu!
Obrigado, Fernandes. Realmente eu nem tinha me ligado que o voo de volta ficou cinza, nem parecia o mesmo lugar que teve um por-do-sol lindo minutos antes. Foco total no retorno!!! Abraço e obrigado pela parceria.
Nossa mano esse voo foi loko irmao! Ainda bem q tudo deu certo no fim. tmj
Bateu na trave e entrou!
Passando aqui para deixar um grande like no canal do amigo e me inscrever com esse lindo por do sol
Muito obrigado!!! A beleza do voo foi o por-do-sol e a emoção foi o retorno!!! Obrigado pela força.
Muita sorte mesmo !!
Valeu!
coisa de maluco
Infelizmente, não posso te tirar a razão! Mas de falta de emoção ninguém pode reclamar.
O erro de todos é acionar o retorno automático, o certo é meter o modo Sport e sentar o dedo no acelerador.
Respeito sua opinião mas penso de outra forma. O consumo de bateria seria muito alto no modo Sport e ele não retornaria ao ponto de origem. Abraço.
Você estava filmando o vôo todo porque na volta não parou de filmar para economizar a bateria
Oi Ed! Eu não estava filmando, o que aparece no vídeo é a gravação da tela. O que eu poderia ter feito para economizar bateria era desligar o sensores de obstáculos, mas esqueci.
@ a sua gravação de tela aparece que está filmando em 4k veja novamente
@@edcarlos1968 Você tem razão, coloquei para filmar e nem me dei conta! Nem tirei o cartão de lá ainda. Obrigado pela observação! Não mudaria o jogo, mas concordo com você que, nessas horas, tudo ajuda.
@ é que na hora do nervosismo a gente acaba esquecendo de muita coisa 👍
@@edcarlos1968 Eu te confesso que tenho um problema de concentração com barulho. No momento da decolagem, eu queria ser rápido para pegar o pôr do sol, mas em volta de mim tinha algumas crianças correndo e gritando. Acho que nesse momento, na força do hábito, ativei a filmagem do drone 😑
Caraca, que cagaço!!! Parabéns pela persistência..... vi em outro canal uma coisa parecida com o seu caso, e o dono do drone procurou uma barraca de praia e pousou no teto dela pra não correr o risco de encontrarem o drone e levarem embora!!!
Estranho, achei que tivesse respondido o seu comentário, mas vamos de novo: meu medo de fazer isso é que alguma pessoa vai subir lá e pegar o drone. Pode ser que ela devolva, pode ser que não. Minha outra preocupação é o fato de que, pousando assim, a bateria vai funcionar até se esgotar completamente e aí dificilmente vai dar para voar com ela de novo. Escolhas, não tem jeito.
Eu aprendendo sobre drones e caio aki. Não sei se fico triste (pelos riscos de voar) ou feliz (por ver qtem como dar certo msm qdo dá errado. Bora estudar mais! Seguido
Pode ficar feliz, porque quase sempre dá para contornar os problemas quando a gente faz as coisas direito e mantém (um mínimo) de calma para tomar as decisões mais importantes. Um abraço.
@ obgda!
muito sorte, poderia ter dado uma rachada de vento e fazer ele pousar em qualquer lugar, ia ser muito pior, eu teria pousado perto da grama, por garantia, eu nunca tinha visto ele quase zera a bateria e ainda ficar no ar, deu muito sorte mesmo, e que bom que no final deu tudo certo e ainda pousar na mão, voo hardcore
Fala Francisco! Pois é muita sorte por um lado, mas muito azar por outro quando consideramos o conjunto de eventos inesperados ou não explicados que aconteceram durante o retorno. Não quis pousar no jardim ou na areia por haver muita gente, me pareceu um tanto inseguro na hora, mas agora com calma penso que talvez fosse a melhor alternativa mesmo, concordo com você. Sobre ele seguir voando com a bateria zerada, vi vídeo de um Mini 2 que voou 2min depois da bateria zerar completamente. Não sei se o mesmo ocorreria comigo, mas pelo menos 1min acredito que eu teria. Abração!
@ é nunca cheguei nem próximo de 15% no meu, por garantia, e medo também de dar algum acidente com o equipamento prefiro prevenir, long nem faço no máximo uns 2km, uso mais para trabalho mesmo não sou tão hardcore kk, vi alguns vídeos para manter a vida da bateria é nunca chegar a 0%, se é verdadeiro não sei, mais por via das dúvidas eu faço, 👍🏼👍🏼
@@franciscoftf Sei que tenho um perfil que tolera mais risco, mas concordo com você, tudo tem limite e eu o ultrapassei nesse voo. PS: minha bateria sobreviveu!!!
Quem diria que um voo que começou tão bonito ia terminar de forma tão assustadora?
Verdade, todos esquecemos da ida!
Nossssaaaa....., parecia que eu estava com o controle na mão, como eu fiquei nervosa, que bom que deu certo, ufaaaa.
Foi bem difícil mesmo! Obrigado pelo apoio. A propósito, hoje cedo fiz o mesmo voo agora com o Mavic 3. Coloco no ar até o final do dia!
Cara acompanhando seu canal vejo que vc vive tomando susto
Ahahaha é verdade! Vou te contar em primeira mão: neste exato momento estou editando mais um susto. Devo colocar no RUclips nessa semana.
Que top amigo 8k com Air 2 s parabens
Obrigado! Sofrido demais, mas acabou dando certo no final. Abraço e obrigado pela força.
Agora, q video sensacional hein, sangue frio total e te digo, graças à videos como o seu consegui dominar algumas experiências "amargas" cm essa sua, parabéns por ter recuperado ele!
Fala Celso!
Sangue-frio? Nada!!! Estava fervendo!!!
É verdade, eu aprendo muito com as experiências de outros e justamente por isso gosto de compartilhar as minhas derrotas por aqui. Todo mundo cresce.
Abração!
A partir de 15 porcento ou 10 porcento ele pousa para nao estragar a bateria cabe tomar conta disso tambem se ele estiver longe ele pousa co programação autonoma ....
Verdade, é uma forma de aumentar a segurança
Baralho minha barriga doeu aqui.
Fiquei pensando como iria fazer se tivesse de pousar na praia. QUE SUFOCO.
Comprei um Mini 2 recente e gosto de fazer longe range mas ainda não tive oportunidade.
Mas sempre dá aquele frio na barriga.
Fala Gilberto! É um aprendizado e a coragem vem junto com a experiência. A medida em que você voa, você vai aprendendo coisas e superando problemas, e isso vai dar confiança para você ir mais longe. Abraço, obrigado por assistir!
Porque voce fala em FALHA se o drone pousou tranquilo no final?
Antunes, me refiro como "falha" porque era para o drone ter voltado sem maiores problemas. Pode parecer muito 16km, mas essa distância é plenamente segura com esse drone quando se toma alguns cuidados e observa o contexto. Ele deu toda essa preocupação e ainda pousou 200m antes do local de decolagem. Então eu entendo que o drone falhou, sim, nesse voo, mas que foi possível contornar os problemas e minimizar as consequências. Abraço e obrigado pela pergunta, é bom podermos discutir isso.
amigo, explica um pouco melhor essa fórmula que você utiliza por gentileza?
Opa! Eu dei uma explicada em outro comentário, teve uma outra pessoa que perguntou, mas vou reproduzir aqui e você me diz se ficou bem explicado:
Eu uso a fórmula Distância = Tempo x Velocidade. Converto tudo em km e horas e uso os dados do aplicativo.
Por exemplo, quando eu estava com 50% de bateria (momento 3:15 do vídeo), eu tinha ainda 6,2km pela frente, voava a 43km/h e ainda tinha 9min 35seg (mais ou menos 0,16h) até a bateria acabar.
Aplicando Tempo e Velocidade na fórmula, eu tinha que o meu alcance (Distância) em km era de D = 42km/h x 0,16h, que dá 6,7km, ou seja se eu conseguisse manter aquela velocidade e aquele consumo de bateria, eu voaria mais 6,7km. Mas isso era bem apertado, porque eu precisava voar 6,2!!! Por isso fiquei apreensivo e puxei para o manual, situação em que poderia voar mais rápido, mas isso não aconteceu.
Sugestão para fazer esse cálculo: na dúvida, coloca o drone no RTH automático, puxa a calculadora do celular e multiplica o tempo até a bateria zerar (em h) pela velocidade projetada do drone (em km/h). Se o resultado for bem maior que a distância que você tem de fazer até o ponto de decolagem, dá para encarar. Se for um pouco maior, igual ou menor, procura um lugar para pousar com segurança e desiste de trazer ele de volta até você.
Exemplo:
O drone tem 4km até o ponto de partida, voa a 45km/h e tem 8min de bateria.
O cálculo:
45 x (8/60) = 6
Ou seja, ele consegue fazer 6km se mantiver essa velocidade e esse consumo de bateria.
Por que fiz a conta 8/60? Para transformar os 8min em h, que dá 0,133 horas.
Nervosoooo!!!
Demais, Lu... muito stress, não quero mais isso!
Retorno sem sensor de colisão é um risco
Oi Roberto, os sensores estavam ativados. Acho que eles param de funcionar automaticamente quando o equipamento entra em pouso forçado, mas pode ver que até aí eles estão funcionando normalmente.
Melhor que um filme de ação kkkkkkkkkkk muito top
Valeu Binho! Que bom que você gostou, tem bastante gente criticando.
Passei esse mesmo sufoco em Santo Antônio do Pinhal, tenho a mesma máquina que a sua, meu aparelho voou exatamente 38 segundos com a bateria zerada percorrendo uma distância de 121 metros. A máquina é quase perfeita, porém cometi o mesmo erro que vc, não contei com o vento contra no retorno e forcei a aeronave além do recomendado. Ele pediu para voltar, volte, a aeronave ja previu o vento contra, agora referente a ele subir, deve ser calibragens.
Fala Henrique! Pois é, peguei um pouco de vento contra, mas essa subida fez a velocidade diminuir e o consumo de bateria aumentar. Aí ficou difícil.
As calibragens estavam em dia, fiz todas elas depois da atualização do firmware.
Sobre voar com a bateria zerada, vi um vídeo de um cara no exterior que voou uns 500m com a bateria zerada. Acho que tem uma reserva técnica forte depois do 0%, mas não quero explorar esse recurso. Abração, vamos trocar experiências!
Gostei do vídeo, bem explicativo.
Também gostei do canal.
Ganhou + 1 inscrito.
Obrigado Eduardo! Estou com outro vídeo em edição, espero que você assista e goste também.
o que eu acho e que aconteceu igual geralmente acontece com avioes do nada vem uma massa de ar que empurra tudo que esta em uma certa altitide para cima igual que acontece com os avioes quem concorda?
Erick, sinceramente, não tenho conhecimento para acatar nem refutar sua tese, mas o que você falou me parece bastante possível, sim. Obrigado pela contribuição.
Eu tenho um mini 3 pro, comigo já aconteceu do indicador de bateria tá em 68% e de repente cair para 19% e depois voltar para 45%.
Não pra confirmar muito nesse indicador pois a informação pode te levar a um erro.
Oi Wilson! Cara, eu sei que as medições não são perfeitas, mas o seu indicador baixar rápido e depois subir é, além de estranho, perigoso… Você já pensou em acionar a garantia? Ou enviar o log de voo para o fabricante?
Super like amigo 💝💖Excelente trabalho 👍🏻 Obrigado por compartilhar este vídeo 🙏🏻Sucesso sempre! 💪
Ótima semana 👍🏻 Deus te abençoe 👍🏻👍🏻👍🏻 Grande abraço, TMJ👍🏻👍🏻👍🏻
Muito obrigado! Um abração
Realmente talvez não seja seguro para esse equipamento voos tão longos. Você fica sem a margem de erro numa condição dessas e pequenos problemas ficam sem solução.
Oi Mariucci, eu já fiz 17,4km com esse drone e retornei com 18% de bateria. Realmente uma sobreposição de fatores causou esses problemas, mas tanto o drone quanto o piloto tem condições de lidar com essa distância, garanto a você. Abraço!
@ entendo. Gestão de Riscos. É isso. Saudações.
Fora que longe range e ilegal e pode ser crime e dar um belo BO para o piloto caso colida com outra aeronave ou pessoas em solo.. lamentável a falta de consciência do que está fazendo.
Parte dos problemas não são falta das calibragens não? Abraço e parabens pelo video muito bom e por ter superado o sufoco.
Não foi, Marcelo... eu calibro sempre que atualizo firmware ou software. Pensei muito nisso ao relacionar com o indicador de altura negativo mesmo quando ele estava a 5m, mas acho que não é por aí. A não ser que ele tenha perdido as calibragens por algum motivo! Agora que eu vi, ele pousou a supostamente -7,9 metros. Surreal.
Obrigado pela resposta!
@ obrigado😄
Eu não sei bem se foi a atualização do software ou do firmware Mas estou estranhando um pouco esse novo radar. Às vezes parece que ele não indica coisa com coisa.
Somos dois. Estranhando muito ele.
Tb acho q vc foi muito guerreiro, nunca vi Air Air 2 ou Air 2S fazerem isso tudo cara. Vc vai pro Guiness Records kkkkkkkk
Fala Beto! Fazem sim, eu já fiz 17,4km com esse bichinho e voltei com 18% de bateria. É questão de tomar alguns cuidados e escolher bem o dia e local. Abraço!
eu senti seu medo tambem, por Deus deu tudo certo uffa
Cara, acho que foi o voo mais difícil e tenso que já fiz. Sofrimento até o final.
Caraca man! foi melhor que muito filme de suspense esse vídeo kkkk
Sofrimento real, meu amigo. Nem quero lembrar!
Só tenho que parabenizar a você por compartilhar sua experiência!
Graças a Deus deu tudo certo no final! Não sei se teria a calma que vc teve!!
Ah obrigado, não precisa agradecer não! É legal dividir a experiência, aprendemos todos juntos. De certa forma, ver um vídeo desses ajuda os outros pilotos a se prepararem para uma situação dessas. Sobre a calma, que calma??? Fiz o que pude, mas acho que consegui acertar mais do que errar e meus erros não foram definitivos, então deu para contornar e colocar o bichinho no chão de novo. Abraço!
Com certeza foi devido a interferência do sinal devido a estar voando num local congestionado de sinais de todos os tipos.
Oi Sílvio! Acho que a interferência aconteceu, sim, mas ela não explica todas as coisas que aconteceram nessa voo. Sem falar que eu costumo voar bastante nessa região e sei que o sinal não é ruim assim.
Que doideira o LR irmão, 8km foi top! Dúvida, seu stick direito, de aceleração, nos LR você mantém ele no máximo pra frente? Fiz uns testes no meu air 2s, em algumas situações me pareceu mais econômico não manter o stick no 100% a frente
Olá meu amigo! Sim, eu coloco o stick todo para a frente, mas sem convicção de que esta é a forma mais econômica/otimizada em relação ao consumo de bateria. Compartilha os resultados do seu teste, por favor!!! Você vai ajudar a mim e a muita gente, com certeza.
Também curto vôos de longa distância, gosto de explorar os limites da máquina, no entanto jamais os farei sobre a água, esse tipo de vôo tem que ser muito bem planejado, em local conhecido e com pontos de pouso de emergência pré definidos e quando possível um assistente acompanhado a aeronave, assim é mais seguro menor risco de perder o equipamento. Sobre a água na minha opinião foi o maior equívoco.... abrçs TMJ.
Oi Tony! Eu conheço bastante a teoria dos voos de longa distância e tenho bastante experiência neles. Inclusive tem vídeos desses voos no meu canal, se você quiser dar uma olhada. Mesmo conhecendo a teoria, nunca foi meu interesse fazer um voo totalmente seguro. Eu vou sobre o mar porque tenho confiança no equipamento e na minha capacidade de resolver problemas, então não considero que seja um equívoco ter decidido voar por ali. Mas é a minha opinião, acho que não tem certo nem errado. Abraço!
Pois é meu amigo, tive um problema parecido com meu Mini 2, que aliás usa o mesmo aplicativo, após uma atualização de firmware. Depois disso eu sempre faço pequenos testes antes de voar longas distâncias. Ainda bem que deu tudo certo no final. Valeu abraço. Good Flights*
Olá Sávio! Pois é, eu tinha que ter usado uma bateria para testar essa atualização. Como tenho dois drones e recentemente foram várias atualizações, acabei negligenciando esse procedimento. Obrigado pela força e bons voos para você também! Um abraço.
Que teste você faz?
@@GILTMAXX Acho que a pergunta não foi pra mim, mas vou responder o que eu costumo fazer logo que troca o firmware: Uso uma bateria inteira voando bem perto de mim vendo seu Drone está se movimentando normalmente, se o sinal está bom, se mudou algo na forma dele se comportar. Se tudo correr bem, mesmo assim eu fico atento nos próximos voos, pois sempre pode ter algo na atualização que precisa mudar. O Sávio tem razão quando diz que eu deveria ter feito esse teste antes de voar para longe!
Mais um grande vídeo meu amigo, esse cheio de tensão e emoção até o final. Abração e que venham outros vídeos incríveis como esse! Você explica com muita calma e didática o que está acontecendo e as suas decisões do momento, o que faz desse vídeo um vídeo ainda melhor. Sucesso!
Oi Pedro! Agradeço seu incentivo, ele é importante para mim. Abração.
Hoje foi o dia dos long range fall kkk
Fui com o meu mini 2 a 3,5 km não me atentei que estava a favor do vento.
Não tive a mesma sorte sua de pegar ele na mão, pousou forçado a uma distancia de 1.2 km de mim em uma plantação de aveia, com sinal de imagem perdido
Achei o drone tudo em ordem bateria zerada, mas ja coloquei para carregar e deu carga cometa 🙏
Fala Alex! Essas últimos dias foram difíceis, teve um colega aqui de Santos que também teve problema e fez pouso de emergência no mar, mas onde ele ainda dava pé! É a Bruxa dos Drones que está solta, rapaz...
Que bom que você estava sobre a terra e ainda mais sobre uma plantação, pois dá pra entrar lá e reaver o bichinho. O problema de fazer esses voos longos no mar é que eles não dão margem para erro. E olha que eu fiz um vídeo teorizando sobre não fazer long range no mar! (ruclips.net/video/cONyNik11E0/видео.html)
A verdade é que eu poderia ter pousado o meu drone na areia ou em cima de um prédio muito antes de passar esse sufoco, mas eu sempre penso que posso estar exagerando e que vai dar tudo certo no final. Me enganei.
Que bom que a bateria sobreviveu! A minha também, prejuízo zero.
E não esqueci daquele teste que estou te devendo! Preciso achar um bom lugar para fazer esse voo, mas vou fazer.