"Se quer algo do seu jeito, faça você mesmo." Já diziam os mais antigos. Armas deviam ser feitas pelas próprias indústrias do país. "Seu credor é seu senhor." Só é livre quem cria. Quem compra ou, imita, é escravo de quem fabrica.
Eu rio muito quando leio os gados escrevendo "Somos o jardim de influencia americana" kkkkkkk o gado ficou bastante sofisticado!! Jardim de influencia no meu tempo era quintal mesmo, pasto.... colonia!
Isso se aplica a quase tudo, menos as armas de fogo no Brasil, hoje por não ter nenhuma outra fábrica de armas internacional nós somos reféns da Taurus, e já não bastando o instituto do desarmamento ainda tem a única empresa privada fabricante de armas que vende armas com defeito.
Marcelo faça um video sobre a "GUERRA DA LAGOSTA", quando os EUA parou de vender armas pra gente no meio de um possivel confronto com a frança!! deixou-nos na mão!! os EUA nos fudeu e o gado aplaude!!
Por isso que, quanto menos dependermos de outras nações para nos armar, melhor! Daí a importância do Grippen, e de um necessário ressurgimento da indústria bélica nacional!
A preocupação vem das alianças que essa pode fazer. é como uma Rainha no tabuleiro de xadrez, para fazer ferente é necessário um ataque conjunto, esse é o ponto de sucesso dos EUA, pela coerência, outra preocupação é a Liderança ter essa postura. Outra é estar Atento a exemplo dos Turcos. e Entender que nem sempre a lados seguramente firmados, exceto dentro de suas fronteiras, e assim ainda urgem traidores. Comum na representação politica.
Concordo plenamente, mas para desenvolvermos nossa tecnologia " em casa" precisamos de dinheiro, muito dinheiro! Mas para isso dependemos do nosso congresso Nacional (Maia, Alcolumbre e líderes partidários principalmente) aprovar um aumento substancial de verbas para a defesa. Nossas universidades federais devem colaborar e muito ( visto que universidades americanas, chinesas e russas são muito colaborativas com seus países). Nossas universidades federais têm de nos ajudar e sem mandar tecnologia pro exterior ( exemplo a UFRJ que deu dr honoris causa ao Xi Ji Ping, ajudar a desenvolver tecnologias militares para as forças armadas brasileiras). E sem contar, as empresas brasileiras envolvidas têm de estar 100% comprometidas com o Brasil, e a empresa no mínimo têm que ser grande, pois o desenvolvimento é extremamente custoso, e se o governo não comprar ela pode falir. Exemplo: a Engesa desenvolveu o tanque Osório pro EB, o presidente Sarney brecou, a Arábia Saudita desconfiou e se recusou a comprar também. Resultado o desenvolvimento da tecnologia ficou nas costas da empresa e sem ela vender o tanque em menos de 1 década faliu...
@@cristianogurzilo761 Espero que esse comentário seja irônico. Porque o Bolsonaro só demonstrou ser mais um político qualquer da fauna política brasileira. E não vai ser lambendo os EUA que o Brasil vai dar o seu grito de soberania.
Eu rio muito quando leio os gados escrevendo "Somos o jardim de influencia americana" kkkkkkk o gado ficou bastante sofisticado!! Jardim de influencia no meu tempo era quintal mesmo, pasto.... colonia!
@@edilsonmartins6653 sim pora, mas eu quero que meu país seja um império tb não a putinha de um império em outro continente. A América pros americanos e a América do Sul pro Brasil, é pedir muito?
@@skywalker7417 Se impossível não existe, comece a bater seus braços como uma ave para ver se vc voa... Ou melhor, pule do 10° andar de um prédio para ver se vc voa como o superman... 😂😂😂
o difícil é produzir... imagina a burocracia para abrir uma fábrica para contruir produtos bélicos (armas, munições...)? Junte tudo isso a insegurança jurídica e logo você irá desistir....
@@benparvar Ela não está falando de um particular atuando no setor bélico, mas sim instituições públicas junto o poder privado produzindo armamentos internamente.
É isso mesmo. Estamos atrasados em tecnologia uns 100 anos, pelo menos. A Embraer não é uma fabricante, como muitos dizem. É na verdade uma montadora de peças importadas.
Pode colocar a culpa nos políticos mulambos desse país que não estão interessados e. Desenvolver o país tecnologicamente e sim mante lo atrasado o maior tempo possível para poderem roubar isso é fato .
-"Quando você compra um carro, a propriedade é sua"- sqn. O carro é do governo, você só está pagando aluguel dele. Dúvida? deixa de pagar o IPVA etc pra ver oq acontece com a sua "propriedade" ç.ç
A Russia nem tanto, pois um grande parte da tecnologia dos russos vem da URSS e com isso forão feitas armas com tecnologia de paises que fasião parte desse "país" gigantesco na época. O maior país comtribuidor com essas tecnologia foi a Ucrania.
O Brasil está investindo em tecnologia, acabamos de comprar 800 milhões em urnas eletrônicas de tecnologia avançada sem ter que pedir autorização para ninguém, é muita tecnologia, é tecnologia pra CRLH!
@@fernandopasini6350 exatamente, é oq eu disse. Roubar jamais. Todos somos capazes de desenvolver e produzir coisas fantásticas. Ainda mais um país rico como o Brasil. O caça sueco, no final, foi a melhor escolha. Abraço
*MARCELO, por favor,* eu gostaria de saber: *O Gripen NG substitui o AMX-A1* (modernizado) *com vantagens em **_tudo_** ?* *Compensaria financeiramente* p/ a FAB *investir na modernização de nossos + ou - 38 AMX ?* --- Nem que seja para vendê-los depois, já modernizados; *Ou seria melhor nem mexer mais* nos 38 AMX, *e vender logo também* os nossos 3 AMX-A1 ? Por favor, *faça uma comparação* entre os 2 *no quesito "Ataque ao Solo" !* Por uma ou duas vezes você já disse que os AMX eram muito _"mal aproveitados"_ pela FAB. *Como* você entende que eles *poderiam ser melhor aproveitados ?*
Precisamos pois nosso país não desenvolve sua própria tecnologia para coisas quase essenciais... Dom Pedro II deve estar se revirando no túmulo vendo o que a sua nação de tornou.
ele mesmo foi culpado disso, poderíamos ter sido uma potência industrial e o que fizeram... fuderam com os empresários.. como o Barão de Mauá... a culpa de nosso país ser assim é culpa dessa administração patrimonialista que ainda insiste a infectar nossa área pública.
Cara primeiro, Dom Pedro II tava nem aí pro exército a única coisa que ele tinha era uma marinha foda é tinha menos de 18 mil soldados, Segundo o Brasil não tem inimigos e não precisa se desenvolver tanto, Nenhum país da América do Sul é uma ameaça para o Brasil, é não podemos não ter um exército muito bom para atacar mas dificilmente alguém conseguiria invadir o Brasil.
@@rafaelvalimfernandes Estávamos a caminho do industrialismo , porém os latifundiários , que eram a favor da escravidão deram um golpe no imperador , acabando com os planos de industrialização.
1. Se quem comprou concordou com o contrato do vendedor, 2. Se vendeu mais barato porque já conta com a modernização. 3. Então é justo, 4. Errado é quem não concorda e comprou assim mesmo.
@@Max62535 mas o seu País é de terceiro mundo, ter forças armadas modernas, não quer dizer que o País e a população é moderna, nem a forma de se viver muito menos a educação e a Saúde.
@@SuperHeroINTJ os políticos desde gerações fizeram descaso com a educação, justamente pra esse momento, pra esses campanhas se elegerem a cada 4 anos é fazer o povo de otario
Mas as potências estrangeiras não querem ninguém competindo com elas, por isso elas financiam os políticos de países subdesenvolvidos, para que por meio de políticas interventoras, estes sejam sempre dependentes e subdesenvolvidos.
Mais um vídeo ótimo do canal, didático e explicativo, acho que o nível de produção de vídeos já atingiu um excelente nível, poderia compor a grade de qualquer canal de TV. Parabéns 👏🏼👍🏼🇧🇷
...parabéns por este video...é exatamente o que você falou...os EUA erraram feio no episódio do Irã...o que fez com que outros países(digamos mais confiáveis) não pudessem comprar também este caça(F-14) e até hoje por exemplo o F-22 não foi vendido ou oferecido a ninguém(mesmo países "confiaveis" a eles como Japão ou Inglaterra não poderiam comprar)...espero que o Brasil também faça isto pois temos o nosso ASTROS como exemplo de algo sofisticado que não pode ser copiado pelo comprador....e no caso nosso do Gripen foi a melhor compra ...mesmo sendo mais cara ois agora podemos fazer ele quase todo...e há logicamente componentes que não...ou por custar muito para desenvolver ou por não valer a pena gastar neste desenvolvimento ois a escala de produção e possiveis vendas não cobriria o custo de desenvolvimento...por isto neste caso sou contra o Brasil fabricar um tanque de guerra...não há escala de produção que possa compensar e para exportar...o mercado de hoje está saturado de fabricantes muito antigos e tradicionais...se a ENGESA não tivesse falido...ela que tinha "nome" no mercado externo poderia hoje estar produzindo além dos blindados de qualidade...também um tanque que teria mercado....porém começar do "ZERO" mesmo que a industria daqui seja uma filial da fabricante alemã, para mim acho dificil este projeto...a não ser que os alemães não pensem mais em produzir tanques de batalha em sua fabrica em grande escala na Alemanha....pois não sei o que virá depois do Leopard 2 A7.
Precisamos de permissão por questões estratégicas. Porque além de sermos lacaios, não desenvolvermos tecnologias e não somos os donos de tal tecnologia.
@Jonathan Hartung E a falta de incentivo do governo federal vem da falta de conflitos externos. O maior risco a soberania nacional no momento é o narcotráfico, milícias e corrupção policial e política.
@@gozolino e o problema do narcotráfico, milícias, corrupção... tá tudo ligado ao povo! Que não tira a bunda da cadeira pra fazer nada! Acha que é só votar no presidente e pronto tá resolvido todos seus problemas! Brasileiro não sabe reivindicar, exigir, brigar por melhorias... O pior ainda está por vir, toda a maquina do Estado tá aparelhada por esquerdistas, o povo sabe disso mas não faz nada! Brasil é um país que seu povo tem a genética de escravo raiz!
@Jonathan Hartung não é questão de se envolver em guerras amigo, é questão de defesa, essa desculpa de não se envolver em guerras é mais pura desculpa de peidão, a Itália não se envolve em guerras e possui um arsenal melhor que o arsenal brasileiro, compare o governo brasileiro com o italiano
@@kaloyantodorov9063 " Iú é sei, Iú é sei" kkkkkkkkk lembra? Acho que aquele vídeo responde quaisquer indagações feitas sobre o atual governo e todos os governantes que tivemos e continuamos tendo.
E só vc olha o perfil e nacionalidade da maioria dos políticos de alta patente, tipo Rodrigo Maia ele não é brasileiro, você acha que ele está preocupado em arma o país ? Não só o Rodrigo maia como vários. Se vc for bilionário e quiser fábrica um caça no Brasil ou armas bélicas para servi o próprio Brasil, os políticos vão barra a licença da sua empresa impedindo de se quer fábrica um parafuso pra algum caça.
Tem tudo? Menos o primordial tecnologia! Temos mais de 10 montadoras de veículos multinacionais e nenhum brazuca por que será? Sem contar os caminhões e ônibus, Aliás Amaral Gurgel até tentou mas carro feito com vibra d vidro motor da VW e os a diesel motor MWM , o que tem de 100% nacional???
Boa tarde, bom vídeo. Uma dúvida, pode um país, a exemplo do nosso, adquirir um caça e a partir dessa plataforma desenvolver novos caças, com base na tecnologia aprendida com o país que o vendeu? Vi em outro vídeo aqui, que a China fez algo parecido com um avião de ataque russo e foi muito criticada. Alguém aí, se puder responder essa, agradeço 😉👍
Sim, O Japão cresceu militarmente, mas se por ventura acontecer alguma coisa, e os EUA não gostarem disso, e decidirem cortar todo o auxílio em questão de peças, misseis e etc, eles vão ficar sem nada praticamente, pq quase td lá é provindo dos EUA
@@Luiz-bd1yl o japao e a contra são extremamente autônomos na sua área militar, ambos fabricam caças, tanques e até foguetes por conta própria o sabichão...
Tá na cara que vc não prestou atenção no vídeo, não se trata de estar de "4" para os EUA ou para qualquer outro país, se trata de não permitir que uma tecnologia militar avançada caia em mãos erradas, como o Marcelo disse no vídeo, os EUA aprenderam isso da pior maneira possível, e só mais uma coisa, se vc for esquerdista, lembre-se que durante 30 anos o Brasil foi governado pelos seus políticos e sempre mantiveram o Brasil arrastejando diante de outros potências, vcs, que hoje criticam o Bolsonaro por ele ser "capacho" dos EUA, se esquecem que de 1988 até 2018, nossos governantes foram capachos da Rússia e da China
Otima explicaçao sobre compra de equipamentos militares. Nunca havia aprendido algo assim sobre compra de equipamentos militares. Mais uma vez parabens pelo otimo video.
ta sem emprego pq vc vive num dos países mais difíceis de empreender do mundo! ainda mais agora com essa porra de pandemia espalhada pela China e seu partido comunista.
Agora que o Gripen passou a ser fabricado aqui, mais de 500 empregos foram gerados só em SP, imagina se a industria bélica brasileira fosse mais forte? Quantos empregos já não teriam sido criados?! Crise? Que crise os USA passa tendo a maior industria aeroespacial e bélica do mundo?! Chega de ter medo do militarismo, de ter horror ao militarismo e a ciência, chega de esquerda, ta na hora da direita ficar um pouco no poder também, é saudável pra uma democracia, se você não sabe, na teoria a esquerda luta pelo povo e a direita luta pela industria/comercio, foram 16 anos de lutas pelo povo, é bom? Sim, foi muito bom, mas o que gera emprego e renda não e a luta pelo povo e sim pelas industrias, o salario minimo ainda não ta bom, mas já e alguma coisa, muito melhor que a China! Você acha que as empresas dos USA em sua maioria estão nos USA ou estão na China? Estão na China é claro! Mas porque? Porque a China escraviza o próprio povo, do que adianta ter tanto emprego pagando 1 dólar por 2 horas de trabalho?! Sendo assim, o que sustenta os USA, é justamente a industria bélica e aeroespacial, já que as gigantes tecnológicas mantem suas industrias em países que escravizam o povo! Porque sera que não temos uma industria fabricando Iphone aqui?! Porque ja temos um bom salario minimo! Então chega de esquerda, vamos olhar um pouco mais pra economia!
@@clpa5848 Isso que você disse não faz sentido. Nenhum país do mundo se sustenta com base na indústria bélica, já que a mesma gera apenas empregos artificiais e não tem capacidade de sustentar uma economia igual uma indústria civil forte tem, o foco do Brasil é se recuperar da crise, algo que é impossível usando a indústria bélica. O Brasil tem mais de 5 milhões de desempregados e apenas a indústria civil consegue empregar essas pessoas.
Nada haver! O Irã era um grande aliado dos EUA, e também era muito voltado pro ocidente, se distanciando cada vez mais do islamismo. Os árabes ao ver isso tomaram o poder no país e acabaram com a "Ocidentalização" daquele lugar, e por fim também encerraram as amizades com EUA e países aliados.
O Irã na época do Xá era um país ditatorial, subordinado aos EUA, corrupto, com o povo vivendo mal, a revolução islâmica foi uma tentativa desperada de reverter tudo isso, porém para o povo ficou na mesma.
Eu respeito a opinião e visão de todos aqui. mas, não me venha dizer que o irã 🇮🇷 e seu regime são bons, não. não são ! Eles perseguem e matam cristãos, lésbicas, homossexuais. e o pior; tem como promazia a destruição e aniquilação de 🇮🇱 israel de Deus. coisa que nunca irá acontecer. com ou sem influência do EUA, isso não é respeito em lugar nenhum. e influência ruin não deve ser seguida.
Porque os americanos nunca quiseram que o Brasil fosse auto-suficiente em vários tipos de armamentos, sem falar nos foguetes. Quando vazou os documentos do Wikileaks lá relata conversa do embaixador Sobel com Washington a respeito disso.
Na verdade nem são só os subdesenvolvidos, são todos aqueles que só abaixam a cabeça quando os EUA fala alguma coisa, ou seja, países desenvolvidos como o Japão, Austrália, muitos Países europeus e etc, não podem dar um suspiro sem a permissão dos EUA
@@Luiz-bd1yl Também espero cara, sinceramente como nação somos um fracasso, somos divididos, a divisão faz um reino sumir, isso é bíblico, devemos nos unir mais independente de ideologia e fazer o Brasil avançar, somos grandes demais pra passar por essas humilhações.
Não precisamos de ARMAS, precisamos de educação, civilidade, menos robalheira, menos corrupção, menos privilégios para militares come e dorme, menos burocracia, mais igualdade social, e etc. etc
existem varios níveis de atualização nos diferentes contratos , o nivel de atualização que o Chile tem de seus f16 só tem 3 paises , para uma modernização de nível mas alto precisa de autorização , os f16 do Chile são diferentes e mais avançados de outros países perdendo apenas para Israel/ por isso é bem simplista o comentário dado neste video.
@@patriotabrasileiro7074 Não precisa ser imposto 0, mas também não precisa ser quase um estupro. Onde já se viu ter que pagar quase R$ 40 mil por ano para manter um Cayenne na garagem?!
@@alexedelweiss3267 Por isso defendo a inversão da piramide tributaria, precisamos onerar menos consumo e produção e realocoar em patrimônio, os EUA possuem um modelo tributario como esse que defendo a decadas, vem funcionando por lá!
@@omarechaldeferro acredito que parcerias estratégicas como a que fizemos com os suecos são mto melhores, imagina oq um parceria com uma Índia ou Japão não nós ajudaria? Tanto China qto EUA são péssimos parceiros estratégicos, mas existe potencial em outros países
Mas na hora de comprar um tênis, vc prefere aquele do Aliexpress do que o Olympikus que custa 3 vezes mais do que o xing ling, né! Deixe de ser hipócrita!!!
@@juniorortiz8602 Você nem me conhece mano, e só pra ter uma ideia, os últimos calçados que comprei foram dois Ride no site Kanui, não fale do que não sabe mano.
Eu rio muito quando leio os gados escrevendo "Somos o jardim de influencia americana" kkkkkkk o gado ficou bastante sofisticado!! Jardim de influencia no meu tempo era quintal mesmo, pasto.... colonia!
Marcelo faça um video sobre a "GUERRA DA LAGOSTA", quando os EUA parou de vender armas pra gente no meio de um possivel confronto com a frança!! deixou-nos na mão!! os EUA nos fudeu e o gado aplaude!!
@@IgrwOw tá chato isso aí hein... Já é a vez n° 524 que vc pede pra ele falar da guerra da lagosta, pq vc não pesquisa no Google véi! Kra chato da powha!
@@iorym1lgr4u87 SIM, É VERDADE. É ALTA TECNOLOGIA, MAS TENHO CERTEZA DE QUE TEMOS CAPACIDADE TÉCNICA E INDUSTRIAL PARA ISSO. O PROBLEMA SÃO OS INTERESSES POR DETRÁS, COM CERTEZA TEM MUITA GENTE QUE NÃO QUER QUE O BRASIL SE TORNE INDEPENDENTE 100%
Então tem que investir em pesquisa e desenvolvimento, incluindo em universidades publicas, que possuem estrutura para pesquisa mas não recebem incentivo cientifico, pelo contrario, o governo já cortou as verbas de pesquisa para quase todas as instituições publicas, incluindo as militares! Desenvolvimento não da em arvore, é um processo longo e caro!
No caso se a Suecia quiser vender o Gripen para outro país também vai precisar pedir permissão ao Brasil? ja que alguns dispositivos que estão na aeronave foram desenvolvidos aqui no Brasil como o Wide Display desenvolvido pela AEL Sistemas, nesse caso precisariam pedir "autorização" para o Brasil?
O grippen é o começo de uma nova era, pois foi uma venda casada ....a Suécia topou repassar a tecnologia , para o Brasil produzir e vender este caça 🇧🇷
ja faz 2 anos que fico pedindo isso, por favor fazzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz um vídeo sobre os seals ......................................................................................................................................................................................................................................................................................... quero chamar a sua atenção Marcelo............
Os chilenos ainda ficam bravo conosco quando falamos q os F39 Gripen brasileiro são de longe melhores do q os F16 deles com toda as modernização possível q eles farão!!
@@cripto-investimentos isso não quer dizer nada ja q os F35 nunca foram testado antes em batalhas no entanto existe inúmeros país adquirindo, para isso existe simuladores e autos estudos para saber oq a aeronave é capaz ou não.
@@rafaelms9960 Negativo, nenhum s 300 foi destruído na Síria. Não confunda os sistemas pantsir operados pela Síria com s 300, são sistemas totalmente diferentes.
A Índia já gastou pelo menos 3x o dinheiro que o Brasil pagou pelo Gripen pra desenvolver um motor de caça e mesmo assim depois de mais de uma década ainda não tem um motor confiável, pra quem acha que o Brasil que quase não conseguiu pagar os Gripens deveria desenvolver agora um caça do zero, quando a gente terminasse de projetar o nosso caça não restaria nem pó dos F5 kkkkk
Na questão de fabricação nacional podemos fabricar quantos quisermos por exemplo 1,500 caças ? ou a licença de fabricação limita a quantidade que podemos fabricar ?
Relacionar só o Comunismo a fome é um erro crasso, uma vez que isso não é exclusividade desse regime ocorrendo também no capitalismo. Sem contar que sanções econômicas imposta por países capitalistas em países socialistas podem agravar a situação.
Não, até porque aeronaves com capacidade vtol são caras. E a Marinha não vai investir nesse meio, já que a prioridade atual são os submarinos e fragatas.
Marcelo, se por um acaso algum país que não seja a Suécia vier a fabricar o gripen Ng tera que ter a autorização do Brazil para fabricar o display do cockpit desenvolvido aqui?
E se outro país tiver msm tecnologia do estado unido o Brasil pode sem precisa dos Estados unido se vende o jato sendo que outro país tem msm rada do estado unido exemplo ou precisa permissão msm assim ?
Pra quem se antecipou. O caça tem componentes/peças que pertence a empresas de outros países. Então para vender o equipando precisa da permissão dos países de origem das peças que compõe a aeronave. "Gripen".
Eu que sou leigo no assunto nesta questão de vendas de caças, e como funciona essa autorização pra pedir permissão para modernizar os caças militares para os países vendedores, e se o país vendedor, terá acesso tecnológico do caça do país comprador. É estranho que tenha que pedir permissão para o país vendedor, porque talvez pode acontecer que um país comprador, é claro que nem todos, porque nem todos os países tem tecnologia nacional inovadora pra modernizar os caças de combate do país comprador, Mas pode acontecer de um país comprador ter desenvolvido uma tecnologia nacional inovadora mais avançada que o país vendedor na questão eletrônica, e aviônica do caça de combate. A pergunta é, será que o país vendedor terá acesso a tecnologia eletrônica, e aviônica do país comprador, e por isso, o país vendedor quer que o país comprador peça permissão a eles pra modernização eletrônica, e aviônica do caça do país vendedor, ou até pra fazer inspeção com os engenheiros aeronáuticos do país vendedor sobre a tecnologia eletrônica, e aviônica dos engenheiros aeronáuticos do país comprador. Os EUA não são nada bobos nesta questão, e se eles poderem copiar a tecnologia do país comprador, não seria nada impossível.
A empresa q compra a licença de produção paga um valor estipulado em contrato por cada aeronave produzida, mas no caso da Sierra Nevada não é produção por licença de fabricação, e sim uma join venture.
1:15 Na verdade hoje em dia isso não é mais verdade em muitas outras áreas. É considerado ilegal reparar muitos equipamentos hoje em dia, dois casos que deram o que falar foram alguns equipamentos da Apple, cartuchos de impressão e tratores. E nem é preciso falar em guerra, basta ver a situação dos EUA com a Alemanha e a relação com o gasoduto russo. Dependendo de como as coisas escalarem o governo dos EUA poderia proibir as empresas americanas de prestarem serviços (image o país sem google, sem atualização de celular, etc).
"Se quer algo do seu jeito, faça você mesmo." Já diziam os mais antigos. Armas deviam ser feitas pelas próprias indústrias do país. "Seu credor é seu senhor." Só é livre quem cria. Quem compra ou, imita, é escravo de quem fabrica.
Essa frase não se Aplica no Brasil controlado pelo STF e Político Corrupto
Eu rio muito quando leio os gados escrevendo "Somos o jardim de influencia americana" kkkkkkk o gado ficou bastante sofisticado!! Jardim de influencia no meu tempo era quintal mesmo, pasto.... colonia!
Isso se aplica a quase tudo, menos as armas de fogo no Brasil, hoje por não ter nenhuma outra fábrica de armas internacional nós somos reféns da Taurus, e já não bastando o instituto do desarmamento ainda tem a única empresa privada fabricante de armas que vende armas com defeito.
Marcelo faça um video sobre a "GUERRA DA LAGOSTA", quando os EUA parou de vender armas pra gente no meio de um possivel confronto com a frança!! deixou-nos na mão!! os EUA nos fudeu e o gado aplaude!!
É como diz aquele velho ditado: "se vc ver um tigre fumando, veja tbm a capa do perfil do RUclips dele..."
Por isso que, quanto menos dependermos de outras nações para nos armar, melhor! Daí a importância do Grippen, e de um necessário ressurgimento da indústria bélica nacional!
Concordo
@Carlos Silva sim. Concordo.
Ser independente com o bozoasno capacho do Trump é difícil 🍊🤡👈
@@jonaw2008 e com o 9 dedos piorou!
Lembre-se da Argentina na guerra das Malvinas=embargos de misseis exocet!!
É triste ver que o Brasil tem todo o potencial pra ser uma potencia industrial bélica e msm assim não cresce..
O Brasil era grande potência, deixou de ser combo fim do império do Brasil.
Não temos inimigos, é a desculpa
Sempre a mesma conversa fds
O industrial bélica esta crescendo sim.
@@edilsonmartins6653
e vdd amigo
Excelente Mestre!
É por isso que a China é tão temida pelos EUA!
Brasil é bom ter relações boas com EUA mas não pode ser dependente!
botar medo nos EUA não é tão dificil. até o irã bota medo. uma nação 3 mil anos atrasada kk
EUA não tem medo da CHINA, o TRUMP vai até de frauda encontrar o presidente chines! kkk
uma palavra errada do trump e a economia americana vai para o espaço.
@@IgrwOw quanta bobagem proferida em meia hora....
A preocupação vem das alianças que essa pode fazer. é como uma Rainha no tabuleiro de xadrez, para fazer ferente é necessário um ataque conjunto, esse é o ponto de sucesso dos EUA, pela coerência, outra preocupação é a Liderança ter essa postura. Outra é estar Atento a exemplo dos Turcos. e Entender que nem sempre a lados seguramente firmados, exceto dentro de suas fronteiras, e assim ainda urgem traidores. Comum na representação politica.
Triste!!! Um país como o Brasil precisar de "permissão" pra esse tipo de coisa. Dom Pedro II, José Bonifácio e Dr Enéas se revirando no TÚMULO.
@@balacobaco9317 Mais triste ainda. Usar tecnologia que não é nossa para o armamento bélico. O Brasil é um Gigante cercado de anões.
Concordo plenamente, mas para desenvolvermos nossa tecnologia " em casa" precisamos de dinheiro, muito dinheiro!
Mas para isso dependemos do nosso congresso Nacional (Maia, Alcolumbre e líderes partidários principalmente) aprovar um aumento substancial de verbas para a defesa.
Nossas universidades federais devem colaborar e muito ( visto que universidades americanas, chinesas e russas são muito colaborativas com seus países).
Nossas universidades federais têm de nos ajudar e sem mandar tecnologia pro exterior ( exemplo a UFRJ que deu dr honoris causa ao Xi Ji Ping, ajudar a desenvolver tecnologias militares para as forças armadas brasileiras).
E sem contar, as empresas brasileiras envolvidas têm de estar 100% comprometidas com o Brasil, e a empresa no mínimo têm que ser grande, pois o desenvolvimento é extremamente custoso, e se o governo não comprar ela pode falir.
Exemplo: a Engesa desenvolveu o tanque Osório pro EB, o presidente Sarney brecou, a Arábia Saudita desconfiou e se recusou a comprar também. Resultado o desenvolvimento da tecnologia ficou nas costas da empresa e sem ela vender o tanque em menos de 1 década faliu...
Mas agora com Bolsonaro isso "vai acabar" tal kei? E se o E. I. ou China virem pra cima da gente, Jesus "vai vir salvar" a gente. Fica tranquilo.
Todos países precisam de permissão a outros
@@cristianogurzilo761 Espero que esse comentário seja irônico. Porque o Bolsonaro só demonstrou ser mais um político qualquer da fauna política brasileira. E não vai ser lambendo os EUA que o Brasil vai dar o seu grito de soberania.
É a dependência miserável
Eu rio muito quando leio os gados escrevendo "Somos o jardim de influencia americana" kkkkkkk o gado ficou bastante sofisticado!! Jardim de influencia no meu tempo era quintal mesmo, pasto.... colonia!
@@edilsonmartins6653 Isso é vdd, impérios se moldam de acordo com o tempo, mas sempre existiram
Galera passa nesse vídeo e falem o que vcs acham.ruclips.net/video/7FnIGvk3Py4/видео.html
@@edilsonmartins6653 sim pora, mas eu quero que meu país seja um império tb não a putinha de um império em outro continente. A América pros americanos e a América do Sul pro Brasil, é pedir muito?
@@skywalker7417 Se impossível não existe, comece a bater seus braços como uma ave para ver se vc voa... Ou melhor, pule do 10° andar de um prédio para ver se vc voa como o superman... 😂😂😂
Parabéns pelo excelente trabalho realizado.
Obrigado
Por causa de dois motivos anti ético:
1° controle
2° propriedade intelectual.
Sei bem o que e isso.tenho 3 patentes e nenhum apoio.
lvcido
@@anacletoinventor5146 Tentou buscar apoio?
Oque o Brasil precisa de verdade é de fabricar tudo o que precisa aqui mesmo, e não buscar lá fora...
Ja começou a fazer isso. Mas alguns BR só critica. É o caso do IA2 e MTC.
@@Witalo18 ñ duvido
o difícil é produzir... imagina a burocracia para abrir uma fábrica para contruir produtos bélicos (armas, munições...)? Junte tudo isso a insegurança jurídica e logo você irá desistir....
@@benparvar Ela não está falando de um particular atuando no setor bélico, mas sim instituições públicas junto o poder privado produzindo armamentos internamente.
E vai pagar o triplo do preço ou mais para o produto fabricado aquí... Melhor não!
Resumo: O Brasil compra tecnologia à anos e não consegue fabricar um motor turbo hélice, que piada!
É isso mesmo. Estamos atrasados em tecnologia uns 100 anos, pelo menos. A Embraer não é uma fabricante, como muitos dizem. É na verdade uma montadora de peças importadas.
Pode colocar a culpa nos políticos mulambos desse país que não estão interessados e. Desenvolver o país tecnologicamente e sim mante lo atrasado o maior tempo possível para poderem roubar isso é fato .
@@marcosduarte1830 importante foi os estádios pra copa ✌️
Pra que desenvolver, se compra de fora e mais barato?
@@leandrosouza8451 um dos legados !!
-"Quando você compra um carro, a propriedade é sua"- sqn. O carro é do governo, você só está pagando aluguel dele. Dúvida? deixa de pagar o IPVA etc pra ver oq acontece com a sua "propriedade" ç.ç
Coisa de país comunista
Foi isso q pensei na hora q ele disse isso kk, triste
Como faz esse risco aee?
@@canalhd7398 - só fazer o texto assim - só que sem o espaço no traço
@@brenol2177 -é isso mesmo-
Então é melhor fabricar tudo que precisamos no Brasil mesmo, do mesmo jeito q a china faz.
A China usa engenharia reversa, algumas podem dar problemas, melhor construir do zero.
Os dois estão certo
Mas com o bozoasno capacho do Trump fica difícil
@@jonaw2008 por ?
@@jonaw2008 ????
Os únicos países independentes na área militar são EUA e a Rússia
China?
A Russia nem tanto, pois um grande parte da tecnologia dos russos vem da URSS e com isso forão feitas armas com tecnologia de paises que fasião parte desse "país" gigantesco na época. O maior país comtribuidor com essas tecnologia foi a Ucrania.
@@youtoba3312 usa muitos equipamentos russos
@@21Ladson o que importa é que a Rússia não precisa pedir licença pra ninguém na hora de fabricar ou vender equipamentos.
@@youtoba3312 China ainda não pode ser considerada 100% independente pq ainda tem muitos equipamentos da Russia e ainda clara mente copiados.
O Brasil está investindo em tecnologia, acabamos de comprar 800 milhões em urnas eletrônicas de tecnologia avançada sem ter que pedir autorização para ninguém, é muita tecnologia, é tecnologia pra CRLH!
É muita tecnologia de ponta ne meu parceiro kkkkkkkkkkkkk e la no curralzinho eleitoral votar no fazendeiro kkkkkkkkkkkkkkkkk
KKKKKKKKk
BRASIL não é para amadores...🇧🇷🤣😂🤣
Sacarmos kkkkkk ótimo 👍👍👍😂😂😂🤣🤣🤣.
Kkkkkkkkkkk
A preocupação maior é a engenharia reversa, e sempre será.
Roubar é errado, mas quando se trata de conhecimento e tecnologia aí tem q roubar mesmo kkk
@@jonaw2008 kkk, mas se um é capaz, também nos somos.... Valew
BRASIL MAIS INDEPENDENTE QUE NUNCA COMO A NOVA FABRICA DO GRIPEN NG 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️🙄♥️♥️♥️♥️♥️
@@motorheadbanger7720 pra que vamos roubar a Suécia se podemos produzir legalmente agora KKKKKK
@@fernandopasini6350 exatamente, é oq eu disse. Roubar jamais. Todos somos capazes de desenvolver e produzir coisas fantásticas. Ainda mais um país rico como o Brasil. O caça sueco, no final, foi a melhor escolha. Abraço
"quando você compra um carro, você pode fazer oque quiser"
Menos no Brasil
Compra não aluga, pagamos um aluguel por ano. Se não pagar o governo toma de volta
Triste :(
@@JuniorCNunes imposto é roubo
@@JuniorCNunes concordo
o pior que nem direito de destruir o carro nos não temos se fizer vamos presos
*MARCELO, por favor,* eu gostaria de saber: *O Gripen NG substitui o AMX-A1* (modernizado) *com vantagens em **_tudo_** ?* *Compensaria financeiramente* p/ a FAB *investir na modernização de nossos + ou - 38 AMX ?* --- Nem que seja para vendê-los depois, já modernizados; *Ou seria melhor nem mexer mais* nos 38 AMX, *e vender logo também* os nossos 3 AMX-A1 ?
Por favor, *faça uma comparação* entre os 2 *no quesito "Ataque ao Solo" !*
Por uma ou duas vezes você já disse que os AMX eram muito _"mal aproveitados"_ pela FAB. *Como* você entende que eles *poderiam ser melhor aproveitados ?*
Porque precisamos de hoje no mundo militar para nos atualizar.
Simplesmente por ser o melhor canal no assunto
Esse sem dúvidas é o melhor canal militar do YT,excelente vídeo,belíssima explicação me sinto honrado em ser seu seguidor 🇧🇷
Parabéns pelo video.
Quem tem conhecimento tem poder!
Cheguei antes do Cliff Burton e o Ricardo Takazu só pra avisar que eles vão vir chorar no vídeo.
Cliff Burton vindo em 3,2,1
Só esperando pra dar risada do Cliff.
Você é igual ex namorado corno né? Sempre pensando na amada...
@@maquiavel628 kkkkkk os cara cria até feike disso
Vocês têm que parar de dar ibope pra esses caras!
Marcelo,
Eu espero que o próximo passo do Brasil seja esse de desenvolvimento militar, o seu próprio caça.
Tomara!
Acredito que a maioria dos brasileiros não tem está informação, afinal conhecimento e informação vc não perde, parabéns.
Caracas que aula👏👏👏 sensacional a didática deste vídeo, dá pra expor em um datashow de qualquer seminário militar
Precisamos pois nosso país não desenvolve sua própria tecnologia para coisas quase essenciais...
Dom Pedro II deve estar se revirando no túmulo vendo o que a sua nação de tornou.
ele mesmo foi culpado disso, poderíamos ter sido uma potência industrial e o que fizeram... fuderam com os empresários.. como o Barão de Mauá... a culpa de nosso país ser assim é culpa dessa administração patrimonialista que ainda insiste a infectar nossa área pública.
@@rafaelvalimfernandes o próprio Brasil tentou se desenvolver e se industrializar mas nenhuma vez deu certo
@@rafaelvalimfernandes Graças a elite agrária que na república velha sugava o país.
Cara primeiro, Dom Pedro II tava nem aí pro exército a única coisa que ele tinha era uma marinha foda é tinha menos de 18 mil soldados, Segundo o Brasil não tem inimigos e não precisa se desenvolver tanto, Nenhum país da América do Sul é uma ameaça para o Brasil, é não podemos não ter um exército muito bom para atacar mas dificilmente alguém conseguiria invadir o Brasil.
@@rafaelvalimfernandes Estávamos a caminho do industrialismo , porém os latifundiários , que eram a favor da escravidão deram um golpe no imperador , acabando com os planos de industrialização.
1. Se quem comprou concordou com o contrato do vendedor,
2. Se vendeu mais barato porque já conta com a modernização.
3. Então é justo,
4. Errado é quem não concorda e comprou assim mesmo.
5. Quem não compra e não tem autorização para fabricar é acusado pela população de desarmamentista e sucateamento das forças armadas.
Tem q fazer igual a China, fazer engenharia reversa (copiar)
@@jonaw2008 no se puede , si crees en el estado de derecho y de propiedad por qué cuando les copien a ustedes no será divertido
@@Max62535 mas o seu País é de terceiro mundo, ter forças armadas modernas, não quer dizer que o País e a população é moderna, nem a forma de se viver muito menos a educação e a Saúde.
Se n fosse esses demonios politicos teriamos a capacidade de criar tudo nosso ,100 porcento nosso
@@SuperHeroINTJ os políticos desde gerações fizeram descaso com a educação, justamente pra esse momento, pra esses campanhas se elegerem a cada 4 anos é fazer o povo de otario
Exatamente isso, Rafael!
Mas as potências estrangeiras não querem ninguém competindo com elas, por isso elas financiam os políticos de países subdesenvolvidos, para que por meio de políticas interventoras, estes sejam sempre dependentes e subdesenvolvidos.
Minério é o que não falta,
A Amazônia é um dos principal centro de observações do mundo dos países de primeiro mundo.
Mais um vídeo ótimo do canal, didático e explicativo, acho que o nível de produção de vídeos já atingiu um excelente nível, poderia compor a grade de qualquer canal de TV. Parabéns 👏🏼👍🏼🇧🇷
...parabéns por este video...é exatamente o que você falou...os EUA erraram feio no episódio do Irã...o que fez com que outros países(digamos mais confiáveis) não pudessem comprar também este caça(F-14) e até hoje por exemplo o F-22 não foi vendido ou oferecido a ninguém(mesmo países "confiaveis" a eles como Japão ou Inglaterra não poderiam comprar)...espero que o Brasil também faça isto pois temos o nosso ASTROS como exemplo de algo sofisticado que não pode ser copiado pelo comprador....e no caso nosso do Gripen foi a melhor compra ...mesmo sendo mais cara ois agora podemos fazer ele quase todo...e há logicamente componentes que não...ou por custar muito para desenvolver ou por não valer a pena gastar neste desenvolvimento ois a escala de produção e possiveis vendas não cobriria o custo de desenvolvimento...por isto neste caso sou contra o Brasil fabricar um tanque de guerra...não há escala de produção que possa compensar e para exportar...o mercado de hoje está saturado de fabricantes muito antigos e tradicionais...se a ENGESA não tivesse falido...ela que tinha "nome" no mercado externo poderia hoje estar produzindo além dos blindados de qualidade...também um tanque que teria mercado....porém começar do "ZERO" mesmo que a industria daqui seja uma filial da fabricante alemã, para mim acho dificil este projeto...a não ser que os alemães não pensem mais em produzir tanques de batalha em sua fabrica em grande escala na Alemanha....pois não sei o que virá depois do Leopard 2 A7.
Precisamos de permissão por questões estratégicas.
Porque além de sermos lacaios, não desenvolvermos tecnologias e não somos os donos de tal tecnologia.
@Jonathan Hartung E a falta de incentivo do governo federal vem da falta de conflitos externos.
O maior risco a soberania nacional no momento é o narcotráfico, milícias e corrupção policial e política.
@@gozolino e o problema do narcotráfico, milícias, corrupção... tá tudo ligado ao povo! Que não tira a bunda da cadeira pra fazer nada! Acha que é só votar no presidente e pronto tá resolvido todos seus problemas!
Brasileiro não sabe reivindicar, exigir, brigar por melhorias... O pior ainda está por vir, toda a maquina do Estado tá aparelhada por esquerdistas, o povo sabe disso mas não faz nada! Brasil é um país que seu povo tem a genética de escravo raiz!
@Jonathan Hartung não é questão de se envolver em guerras amigo, é questão de defesa, essa desculpa de não se envolver em guerras é mais pura desculpa de peidão, a Itália não se envolve em guerras e possui um arsenal melhor que o arsenal brasileiro, compare o governo brasileiro com o italiano
kkkkkkk brasileiro é gado mesmo, pede permissão ainda beija o pé kkkk
_ somos lacaios
_ somos desunidos
_ somos folhas ao vento
_ estamos preparados para oferecer nossas riquezas em troca de garrafas de pinga
Foda-se
Porque somos verdadeiros otarios, para ainda não termos autonomia própria, um país gigantesco desse,depender de outros.
E vai continuar assim mesmo com o bolsonaro...ele esta literalmente lambendo a boa dos EUA
Os Tucanos da Embraer segue os mesmos padroes, pirque a tecnologia e Brasileira
Ainda bem, pq a gente vai precisar deles agora
o Brasil tem uma boa industria bélica, Temos a Helibras, Embraer, Taurus, Iveco, Avibras etc...
@@kaloyantodorov9063 " Iú é sei, Iú é sei" kkkkkkkkk lembra? Acho que aquele vídeo responde quaisquer indagações feitas sobre o atual governo e todos os governantes que tivemos e continuamos tendo.
A culpa, nesse caso é só do Brasil, já que esse é PREGUIÇOSO DEMAIS, pra sequer começar a fazer as próprias armas ou desenvolver a própria indústria !
Culpa do STF e dos corruptos
E só vc olha o perfil e nacionalidade da maioria dos políticos de alta patente, tipo Rodrigo Maia ele não é brasileiro, você acha que ele está preocupado em arma o país ? Não só o Rodrigo maia como vários. Se vc for bilionário e quiser fábrica um caça no Brasil ou armas bélicas para servi o próprio Brasil, os políticos vão barra a licença da sua empresa impedindo de se quer fábrica um parafuso pra algum caça.
@@guindastebrasil2749 Não a culpa é de todos brasileiros! Militares,civis, STF, presidentes, todos tem culpas.
Continua votando na dilmalaria e bozoasno
@@elyems corretores de celular, são um pesadelo !
PARABÉNS muito bem EXPLICADO !!!
Explicação perfeita Marcelo !!!
Torcendo por um futuro promissor do nosso campo bélico!
Já passou da hora do Brasil fazer os próprios caças, somos um país que tem tudo
Se até china depende da Rússia para seus caças voarem imaginem o Brasil
@@joaoluizbastos9315Depende mesmo? Pergunta pra China se eles devem alguma satisfação para fabricar os J11 ?
@@jairoprates4300 amigo esse caça j11 da china os motores dele são russos
Tem tudo? Menos o primordial tecnologia! Temos mais de 10 montadoras de veículos multinacionais e nenhum brazuca por que será? Sem contar os caminhões e ônibus, Aliás Amaral Gurgel até tentou mas carro feito com vibra d vidro motor da VW e os a diesel motor MWM , o que tem de 100% nacional???
Sério muito interessante se o Brasil 🇧🇷 produzirsse sozinho um tanque ou um caça ❤
Muito bom e realmente muito didático, um dos melhores vídeos do canal que já vi. 👍🏻
Boa tarde, bom vídeo.
Uma dúvida, pode um país, a exemplo do nosso, adquirir um caça e a partir dessa plataforma desenvolver novos caças, com base na tecnologia aprendida com o país que o vendeu?
Vi em outro vídeo aqui, que a China fez algo parecido com um avião de ataque russo e foi muito criticada.
Alguém aí, se puder responder essa, agradeço 😉👍
Os EUA jamais deixarao o Brasil ou qq outro pais ser alguma potência aqui na América do Sul, JAMAIS...
@@candidomribeiro porque a Coreia, Singapura e o Japão cresceram então? Pare de colocar a culpa do próprio fracasso nos outros...
@@nicolascorreia1303 Quando vc diz "pq..", provavelmente nem você sabe a resposta. E se tiver uma que não concorde vai fazer birra. Vaza, gado.
@@felipem.goncalves2427 me senti destruído com os seus argumentos, nem vou dormir hoje...
Sim, O Japão cresceu militarmente, mas se por ventura acontecer alguma coisa, e os EUA não gostarem disso, e decidirem cortar todo o auxílio em questão de peças, misseis e etc, eles vão ficar sem nada praticamente, pq quase td lá é provindo dos EUA
@@Luiz-bd1yl o japao e a contra são extremamente autônomos na sua área militar, ambos fabricam caças, tanques e até foguetes por conta própria o sabichão...
Pois somos uma colônia e estamos de 4 para os EUA.
Relaxa que com o Bolsonaro prestando continência pra bandeira americana e comemorando o 4 de Julho isso vai mudar!
Deixa de ser preguiçoso, cara! Assista ao vídeo antes de comentar qualquer coisa
@@gozolino concordo, precisamos de um presidente patriota sendo pouco radical " nacionalista" não esses porcos fracos para governar nossa nação
Tá na cara que vc não prestou atenção no vídeo, não se trata de estar de "4" para os EUA ou para qualquer outro país, se trata de não permitir que uma tecnologia militar avançada caia em mãos erradas, como o Marcelo disse no vídeo, os EUA aprenderam isso da pior maneira possível, e só mais uma coisa, se vc for esquerdista, lembre-se que durante 30 anos o Brasil foi governado pelos seus políticos e sempre mantiveram o Brasil arrastejando diante de outros potências, vcs, que hoje criticam o Bolsonaro por ele ser "capacho" dos EUA, se esquecem que de 1988 até 2018, nossos governantes foram capachos da Rússia e da China
Você que está de 4!
Fale por você leigo
Se o Brasil adotasse uma economia de livre mercado teriamos muitas empresas surgindo para competir com as americanas
Isso que eu falo o Brasil seria uma potência Econômica
@Marcus Vinícius mas também pode surgir mas e empresas Br
@Marcus Vinícius então deixa o Governo fudendo tudo
Otima explicaçao sobre compra de equipamentos militares. Nunca havia aprendido algo assim sobre compra de equipamentos militares. Mais uma vez parabens pelo otimo video.
Embraer em 2003 teve a venda do AMX-T para a Venezuela , proibida pelos eua !
Isso me faz lembrar do projeto de foguete pra levar satélite da base de Alcântara se não me engano, até hoje e só lembrança...
Tá difícil concentrar em militarismo sem emprego é cheio de contas pra pagar
O militarismo gera empregos diretos e indiretos! Vide USA!
ta sem emprego pq vc vive num dos países mais difíceis de empreender do mundo! ainda mais agora com essa porra de pandemia espalhada pela China e seu partido comunista.
Agora que o Gripen passou a ser fabricado aqui, mais de 500 empregos foram gerados só em SP, imagina se a industria bélica brasileira fosse mais forte? Quantos empregos já não teriam sido criados?! Crise? Que crise os USA passa tendo a maior industria aeroespacial e bélica do mundo?! Chega de ter medo do militarismo, de ter horror ao militarismo e a ciência, chega de esquerda, ta na hora da direita ficar um pouco no poder também, é saudável pra uma democracia, se você não sabe, na teoria a esquerda luta pelo povo e a direita luta pela industria/comercio, foram 16 anos de lutas pelo povo, é bom? Sim, foi muito bom, mas o que gera emprego e renda não e a luta pelo povo e sim pelas industrias, o salario minimo ainda não ta bom, mas já e alguma coisa, muito melhor que a China! Você acha que as empresas dos USA em sua maioria estão nos USA ou estão na China? Estão na China é claro! Mas porque? Porque a China escraviza o próprio povo, do que adianta ter tanto emprego pagando 1 dólar por 2 horas de trabalho?! Sendo assim, o que sustenta os USA, é justamente a industria bélica e aeroespacial, já que as gigantes tecnológicas mantem suas industrias em países que escravizam o povo! Porque sera que não temos uma industria fabricando Iphone aqui?! Porque ja temos um bom salario minimo! Então chega de esquerda, vamos olhar um pouco mais pra economia!
ruclips.net/video/ALRum-1w8Jo/видео.html
@@clpa5848
Isso que você disse não faz sentido.
Nenhum país do mundo se sustenta com base na indústria bélica, já que a mesma gera apenas empregos artificiais e não tem capacidade de sustentar uma economia igual uma indústria civil forte tem, o foco do Brasil é se recuperar da crise, algo que é impossível usando a indústria bélica.
O Brasil tem mais de 5 milhões de desempregados e apenas a indústria civil consegue empregar essas pessoas.
🇺🇸 EUA, se lascou nessa com o IRã 🇮🇷. se lascou ! mais aprendeu.
por isso é bom ler as letras miúdas do contrato.
Nada haver! O Irã era um grande aliado dos EUA, e também era muito voltado pro ocidente, se distanciando cada vez mais do islamismo. Os árabes ao ver isso tomaram o poder no país e acabaram com a "Ocidentalização" daquele lugar, e por fim também encerraram as amizades com EUA e países aliados.
Silas Silva sim... filho. isso tudo já sei. mas não se lascou ? aprendeu. mas se lascou. até aquele regime cair, é inimizade pura.
@@aldrimenezes777 e quase caem nessa de novo com os Turcos, felizmente já tomaram o F-35 deles
O Irã na época do Xá era um país ditatorial, subordinado aos EUA, corrupto, com o povo vivendo mal, a revolução islâmica foi uma tentativa desperada de reverter tudo isso, porém para o povo ficou na mesma.
Eu respeito a opinião e visão de todos aqui. mas, não me venha dizer que o irã 🇮🇷 e seu regime são bons, não. não são ! Eles perseguem e matam cristãos, lésbicas, homossexuais. e o pior; tem como promazia a destruição e aniquilação de 🇮🇱 israel de Deus. coisa que nunca irá acontecer. com ou sem influência do EUA, isso não é respeito em lugar nenhum. e influência ruin não deve ser seguida.
Porque os americanos nunca quiseram que o Brasil fosse auto-suficiente em vários tipos de armamentos, sem falar nos foguetes. Quando vazou os documentos do Wikileaks lá relata conversa do embaixador Sobel com Washington a respeito disso.
Muito esclarecedor!!!
Estão achando ruim? Experimenta comprar da frança e da rússia...
Povo tem memória curta mano...Parece que ninguém mais se lembra da grande compra de um certo porta aviões ai...
não esquece de uma banheira flutuante e de uns caças tapa-buraco franceses e de uns certos helicópteros de ataque russos
@@GabrielGuedes-qw2et hehe
BRASIL MAIS INDEPENDENTE QUE NUNCA COMO A NOVA FABRICA DO GRIPEN NG 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️🙄♥️♥️♥️♥️♥️
@@teminternetemmordor7178 o lixo porta avião tá lá no Arsenal da Marinha RJ
Essa permissão tem nome, se chama Países subdesenvolvidos omissos a nações desenvolvidas, Fato.
Mas a Suécia é um País desenvolvida.
Na verdade nem são só os subdesenvolvidos, são todos aqueles que só abaixam a cabeça quando os EUA fala alguma coisa, ou seja, países desenvolvidos como o Japão, Austrália, muitos Países europeus e etc, não podem dar um suspiro sem a permissão dos EUA
@@Luiz-bd1yl Mas a Rússia e a China pode, é isso que eu quero para o Brasil e que todos nós queremos não é?
@@Alex8654 disso não há dúvidas, espero que um dia possamos ver o nosso Brasil sendo soberano novamente
@@Luiz-bd1yl Também espero cara, sinceramente como nação somos um fracasso, somos divididos, a divisão faz um reino sumir, isso é bíblico, devemos nos unir mais independente de ideologia e fazer o Brasil avançar, somos grandes demais pra passar por essas humilhações.
Precisamos construir nossas próprias armas, será que isso nunca vai mudar?
Poiser amigo😔😔
imagina os desvios de dinheiro nessas produções, em hospitais e escolas já acontecem...
Não precisamos de ARMAS, precisamos de educação, civilidade, menos robalheira, menos corrupção, menos privilégios para militares come e dorme, menos burocracia, mais igualdade social, e etc. etc
gosto muito desse canal, a didática é a narração são excelentes.
existem varios níveis de atualização nos diferentes contratos , o nivel de atualização que o Chile tem de seus f16 só tem 3 paises , para uma modernização de nível mas alto precisa de autorização , os f16 do Chile são diferentes e mais avançados de outros países perdendo apenas para Israel/ por isso é bem simplista o comentário dado neste video.
0:55 "Quando você compra um carro, a propriedade desse veículo é sua". Aham, deixa de pagar o IPVA para ver o que acontece com a "sua" propriedade.
É só ir para a Somalia! Lá o imposto é 0! um "paraiso"!
@@patriotabrasileiro7074 Não precisa ser imposto 0, mas também não precisa ser quase um estupro. Onde já se viu ter que pagar quase R$ 40 mil por ano para manter um Cayenne na garagem?!
@@alexedelweiss3267 Por isso defendo a inversão da piramide tributaria, precisamos onerar menos consumo e produção e realocoar em patrimônio, os EUA possuem um modelo tributario como esse que defendo a decadas, vem funcionando por lá!
e aí estão as consequências de ser lacaio de potência estrangeira
@@canalprussiano985 o melhor é ser livre e soberano !
@@omarechaldeferro Se estamos se entregando para os Estados unidos, porque aqui em muitas áreas da região amazônica está cheia de bandeiras chinesas?
@@omarechaldeferro A China está comprando tudo por aqui, as vezes até penso que moro na China
@@omarechaldeferro acredito que parcerias estratégicas como a que fizemos com os suecos são mto melhores, imagina oq um parceria com uma Índia ou Japão não nós ajudaria? Tanto China qto EUA são péssimos parceiros estratégicos, mas existe potencial em outros países
@@canalprussiano985 melhor se capacho de ninguém
Por isso sou a favor da indústria 100% nacional, 'ah mas fica muito caro' não importa, investe em pesquisas, treinamentos, fábricas, o que for.
Mas na hora de comprar um tênis, vc prefere aquele do Aliexpress do que o Olympikus que custa 3 vezes mais do que o xing ling, né!
Deixe de ser hipócrita!!!
@@juniorortiz8602 Você nem me conhece mano, e só pra ter uma ideia, os últimos calçados que comprei foram dois Ride no site Kanui, não fale do que não sabe mano.
@@PunkRB Hahaha! É verdade esse bilete... Rs...
@@juniorortiz8602 Oq um tênis tem haver com um equipamento militar? '-'
@@f.b.i6841 Releia td e se não entender, releia nais umas 10 vezes...
a cada vídeo do canal é uma aula eu boto fé nesse cara parabéns muito bom
Excelentes seus vídeos Marcelo!
Os Estados Unidos devem ser mesmo bem cuidadosos com seus equipamentos.Inscrevam-se no meu canal
Eu rio muito quando leio os gados escrevendo "Somos o jardim de influencia americana" kkkkkkk o gado ficou bastante sofisticado!! Jardim de influencia no meu tempo era quintal mesmo, pasto.... colonia!
Marcelo faça um video sobre a "GUERRA DA LAGOSTA", quando os EUA parou de vender armas pra gente no meio de um possivel confronto com a frança!! deixou-nos na mão!! os EUA nos fudeu e o gado aplaude!!
@@IgrwOw tá chato isso aí hein... Já é a vez n° 524 que vc pede pra ele falar da guerra da lagosta, pq vc não pesquisa no Google véi!
Kra chato da powha!
Brasil tem potencial de ter sua própria indústria de tecnologia militar .
RESUMINDO, JÁ PASSOU DA HORA DE PRODUZIRMOS NOSSOS MOTORES A REAÇÃO E OS RADARES.
Infelizmente não e tao simples...
@@iorym1lgr4u87 SIM, É VERDADE. É ALTA TECNOLOGIA, MAS TENHO CERTEZA DE QUE TEMOS CAPACIDADE TÉCNICA E INDUSTRIAL PARA ISSO. O PROBLEMA SÃO OS INTERESSES POR DETRÁS, COM CERTEZA TEM MUITA GENTE QUE NÃO QUER QUE O BRASIL SE TORNE INDEPENDENTE 100%
A gente não consegue tão cedo com esse estado fodido. Se a gente fosse produzir um radar o custo seria a produção de um um F-35
Então tem que investir em pesquisa e desenvolvimento, incluindo em universidades publicas, que possuem estrutura para pesquisa mas não recebem incentivo cientifico, pelo contrario, o governo já cortou as verbas de pesquisa para quase todas as instituições publicas, incluindo as militares! Desenvolvimento não da em arvore, é um processo longo e caro!
Show de bola,matérias super detalhadas parabéns
No caso se a Suecia quiser vender o Gripen para outro país também vai precisar pedir permissão ao Brasil? ja que alguns dispositivos que estão na aeronave foram desenvolvidos aqui no Brasil como o Wide Display desenvolvido pela AEL Sistemas, nesse caso precisariam pedir "autorização" para o Brasil?
Os F-5 Tiger E foram modernizados pela Elbit System sem permissão. Houve protestos dos EUA na época.
posso está enganado mais acho que só eua e rússia produzem 100% dos seus equipamentos, do parafuso a eletrônica.
O grippen é o começo de uma nova era, pois foi uma venda casada ....a Suécia topou repassar a tecnologia , para o Brasil produzir e vender este caça 🇧🇷
ja faz 2 anos que fico pedindo isso, por favor fazzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz um vídeo sobre os seals ......................................................................................................................................................................................................................................................................................... quero chamar a sua atenção Marcelo............
O motor 414 da sabb e general electric por exemplo da Suécia e Estados Unidos... e tem muitos mais equipamentos.?.
Porque todos não tem soberania nacional, esses são colônia simples.
Os chilenos ainda ficam bravo conosco quando falamos q os F39 Gripen brasileiro são de longe melhores do q os F16 deles com toda as modernização possível q eles farão!!
Só tem um grande problema. Não existem teste de papel. Os F 16 tem experiência de combate os Gripens não.
@@cripto-investimentos isso não quer dizer nada ja q os F35 nunca foram testado antes em batalhas no entanto existe inúmeros país adquirindo, para isso existe simuladores e autos estudos para saber oq a aeronave é capaz ou não.
@@rafaelms9960 F35 dá muito problema e é um projeto EXTREMAMENTE caro.
Não foi nem testado em combate e já deu prejuízo.
@@gozolino Israel ja o utilizou seus F35 e acabou com os S300 russo na Síria
@@rafaelms9960 Negativo, nenhum s 300 foi destruído na Síria. Não confunda os sistemas pantsir operados pela Síria com s 300, são sistemas totalmente diferentes.
Brasil virou o quintal dos EUA
Na verdade desde 1889, até nome e bandeira copiaram, virou piada, até os mexicanos tiveram mais vergonha na cara
@@Sweet-Weaponz infelizmente não é só brasil, mais vários outros outros países espelhado pelo globo...
A Índia já gastou pelo menos 3x o dinheiro que o Brasil pagou pelo Gripen pra desenvolver um motor de caça e mesmo assim depois de mais de uma década ainda não tem um motor confiável, pra quem acha que o Brasil que quase não conseguiu pagar os Gripens deveria desenvolver agora um caça do zero, quando a gente terminasse de projetar o nosso caça não restaria nem pó dos F5 kkkkk
Na questão de fabricação nacional podemos fabricar quantos quisermos por exemplo 1,500 caças ? ou a licença de fabricação limita a quantidade que podemos fabricar ?
Nois chega mais rapido que comunista passando fome :D
Isso é ligeiro mesmo kkk
Rararara conumisno piadah rararara 😷😷😷
Relacionar só o Comunismo a fome é um erro crasso, uma vez que isso não é exclusividade desse regime ocorrendo também no capitalismo. Sem contar que sanções econômicas imposta por países capitalistas em países socialistas podem agravar a situação.
Tem muitas pessoas passando fome em países capitalistas da África, América latina, oriente médio e Ásia
@@jonathannto kkkkkkk mano vc é burro ou só tá se fazendo ??
Como já dizia o Dr Enéas , só exalta o comunista , quem vive de capitalismo !
Quem veio pra ver o melhor puxador de saco da China e da Rússia (Cliff) ?
Vim pelo vídeo. Eles que se matem pelos EUA e Rússia e China.
Pelo menos China e Rússia tem soberania de verdade.
Vocês adoram tocar tambor pra doido dançar né?
Se o brasil fosse pelomenos 1% da Rússia
Tu?
Resumido de forma simplória: Aprendamos a produzir nossos próprios motores e reatores para reduzirmos significativamente nossa dependência externa
Aprendo todos os dias com seu canal parabéns!
Bom dia! Um navio doca com capacidade para pouso e decolagem vertical de aeronaves de asa fixa não poderia ser uma opção para o Brasil?
Não, até porque aeronaves com capacidade vtol são caras. E a Marinha não vai investir nesse meio, já que a prioridade atual são os submarinos e fragatas.
Uauuuuu aprendo e muito com esse canal. 🙌🏼 🙌🏼
Marcelo, se por um acaso algum país que não seja a Suécia vier a fabricar o gripen Ng tera que ter a autorização do Brazil para fabricar o display do cockpit desenvolvido aqui?
Sim, até a Suécia teria q pedir.
Uma super aula parabéns gostei 👍🏽
Seu canal é fantástico......
Faça um vídeo para falar sobre em que pé está o desenvolvimento do reator nuclear multipropósito brasileira.
Melhor canal brasileiro de história e geografia militar.
Canal top demais, uma aula de geopolítica!
Vamos deixar o like pra valorizar o trabalho do Marcelo!
Excelente vídeo.
Uma verdadeira aula!
Parabéns pelo seu trabalho!
Excelente vídeo. Explicou muito bem. Esse canal é foda demais. 👏🏾👏🏾👏🏾
E se outro país tiver msm tecnologia do estado unido o Brasil pode sem precisa dos Estados unido se vende o jato sendo que outro país tem msm rada do estado unido exemplo ou precisa permissão msm assim ?
1) há casos de atualização a revelia do contrato?
2) há história de retaliações já aplicadas?
Marcelo o gripen na sua versão padrão pode ser utilizado pela marinha para virginiana naval? mesmo n existindo o tal "gripen naval'
Pra quem se antecipou. O caça tem componentes/peças que pertence a empresas de outros países. Então para vender o equipando precisa da permissão dos países de origem das peças que compõe a aeronave. "Gripen".
Eu que sou leigo no assunto nesta questão de vendas de caças, e como funciona essa autorização pra pedir permissão para modernizar os caças militares para os países vendedores, e se o país vendedor, terá acesso tecnológico do caça do país comprador. É estranho que tenha que pedir permissão para o país vendedor, porque talvez pode acontecer que um país comprador, é claro que nem todos, porque nem todos os países tem tecnologia nacional inovadora pra modernizar os caças de combate do país comprador, Mas pode acontecer de um país comprador ter desenvolvido uma tecnologia nacional inovadora mais avançada que o país vendedor na questão eletrônica, e aviônica do caça de combate. A pergunta é, será que o país vendedor terá acesso a tecnologia eletrônica, e aviônica do país comprador, e por isso, o país vendedor quer que o país comprador peça permissão a eles pra modernização eletrônica, e aviônica do caça do país vendedor, ou até pra fazer inspeção com os engenheiros aeronáuticos do país vendedor sobre a tecnologia eletrônica, e aviônica dos engenheiros aeronáuticos do país comprador. Os EUA não são nada bobos nesta questão, e se eles poderem copiar a tecnologia do país comprador, não seria nada impossível.
Os motores 414 GM e SABB do do gripen tejas e super hornet por exemplo ...
Gostaria q fizesse um vídeo explicando como funcionam esse contratos de licença de fabricação, tipo o do nosso super tucano pela sierra nevada,
A empresa q compra a licença de produção paga um valor estipulado em contrato por cada aeronave produzida, mas no caso da Sierra Nevada não é produção por licença de fabricação, e sim uma join venture.
1:15 Na verdade hoje em dia isso não é mais verdade em muitas outras áreas.
É considerado ilegal reparar muitos equipamentos hoje em dia, dois casos que deram o que falar foram alguns equipamentos da Apple, cartuchos de impressão e tratores.
E nem é preciso falar em guerra, basta ver a situação dos EUA com a Alemanha e a relação com o gasoduto russo. Dependendo de como as coisas escalarem o governo dos EUA poderia proibir as empresas americanas de prestarem serviços (image o país sem google, sem atualização de celular, etc).
Mais um vídeo bem interessante deste canal. Muito bom.
Não podemos fazer a engenheira reversa e produzir nossos próprios componentes?