Meu pai tem uma memória absurda, sabe mais CPF decorado que o Serasa😂😂😂. Descobri na fase adulta e confesso que traz muita coisa ruim. Exemplos *Nunca usei perfumes *Dormi muitos anos no chão por causa da hipersensibilidade ao calor. *Odeio festas e locais barulhentos. *Sempre sentei no fim da sala de aula por causa do barulho de giz no quadro, arrepia até o pensamento. *Muita dificuldade pra dormir, a cabeça não para um segundo (quem tem isso deveria vir com um botão de liga desliga). *Não consigo usar alguns tecidos, tem caso que dá até ânsia de vômitos. *Odeio injustiça ao ponto de me gerar muita tristeza e ansiedade. *Dificuldade nos relacionamentos, ninguém se interessa por física, astronomia, filosofia, programação, leitura, história e etc ao mesmo tempo. * hiperfoco de esquecer o resto do mundo, trabalhar 15hs sem levantar pra comer ou ir ao banheiro. *Doença autoimune, vitiligo no meu caso. *Me sinto um ser de outro planeta, literalmente. Isso é só uma palhinha😂😂😂
Vim assistir esse vídeo pois meu neto, apenas um bebê de 1 mês, já apresenta comportamentos iguais aos meus filhos, e acima da média. Com 3 semanas já rolou para ficar de lado. E com 1 mês ao identificar o rosto da mãe entre outras pessoas, a encara e sorri para ela. Já estou procurando soluções para que ele seja feliz.
fui diagnosticado com AH aos 29.. Não é mto legal não, viu kkkkkk Aprendi inglês e espanhol sozinho, desisti de todas as formações universitárias que tentei por pegar asco do mercado de trabalho destas areas antes mesmo de me formar, trabalhei vários anos como motoboy, graças à Deus antes de existirem os apps, senão nem vivo acho q eu tava.. depois do diagnóstico à uns 2 anos atrás virei programador, já estava estudando sobre isso há um tempo, mas com a sabedoria do diagnóstico, tive mais confiança de me jogar nas minhas próprias brisas, mas até os 30 foi muito angustiante..
Moro nos Estados Unidos e os meus filhos estudam em Escola Pública e aqui desde os 7 anos fazem testes de rastreio para "Gifted kids" e o meu filho este ano foi "diagnosticado" como sendo "gifted" (percentil 99% nos testes) . Ele é Autista e tem TDAH, considerado um aluno de dupla excepção e é acompanhado para todas estas características/patologias. Ajuda muito o facto da escola deles ser Montessoriana (nos EUA, existem escolas públicas Montessorianas até ao final do High School), nestas escolas os alunos têm um acompanhamento personalizado, avançam nas matérias ao ritmo que eles conseguem e são desenvolvidas as suas capacidades naturais - o meu filho, por exemplo, estuda matérias de matemática do 8 ano, ás vezes até mais, mas ele está somente no 3ano. Ele também estudam programação e Robótica, mas o desenvolvimento emocional n acompanha o desenvolvimento académico, ele é bem imaturo, o ADHD dele faz com que fique constantemente aborrecido com os assuntos e matérias que n são do seu interesse, está mais atrasado na escrita porque tem preguiça de escrever, tem hipersensibilidades sensoriais (Autismo), e uma verborragia constante sobre os assuntos que são do seu interesse (monotemático) etc...Cada criança é única! tentamos dar as melhores ferramentas e acompanhamento dentro das nossas possibilidades. Outra vantagem enorme na escola montessoriana é que as crianças n estudam para fazer provas e esquecer no dia seguinte (n existem provas), elas aprendem para a vida.
Nossa, que legal! Aqui no Brasil escolas Montessorianas são extremamente caras. E a identificação de altas habilidades dentro das escolas praticamente não existem. Obrigada por compartilhar a realidade de vocês.
@@maisqueautismo Quando morávamos na Califórnia (San Francisco, Sunnyvale e Irvine) n encontrámos escolas Montessori públicas, então pagávamos em torno de 2000 US$ por criança p/mês. Com o tempo fomos descobrindo alguns distritos escolares com Charter Schools Montessori (ou seja, públicas), mudámos para o Colorado e eles estudam em Boulder, por aqui há muitas Montessori públicas (os meus 3 filhos sempre estudaram em escolas Montessori desde o preschool) - recentemente vim a descobrir que na zona de San Diego, CA tb existem várias destas escolas públicas. Os meus 2 filhos mais velhos (10 e 8) são neurodivergentes com diversas comorbidades (o mais novo entrou recentemente para a escola, suspeitamos que também seja, mas ainda n foi avaliado) mas considero que eles são crianças bastante felizes no ambiente escolar e dou total crédito à escola Montessoriana e aos seus incrivelmente dedicados e atentos professores por isso.
Eu adoraria me conectar com vc! Moramos na Georgia, meu filho vai fazer 5 anos e depois de ver/ouvir podcast sobre AHSD estou desconfiada que meu filho se enquadra nesse perfil! Aqui nos EUA o equivalente a AHSD seria o "gifted kid"? Cognitivamente meu filho e anos luz da turma do pré K mas ainda imaturo pra seguir adiante!
Fiz uma avaliação neuropsicológica a poucos meses, para 'fechar' meu 'auto-diagnóstico' de tdah. Mas senti que o psiquiatra ficou desconfortável com esse auto-diagnóstico e a avaliação seria para 'tirar essa dúvida' (aifnal, onde moro, todos os médicos que passei me medicavam como se eu fosse bipolar, mesmo que isso nunca resolvesse minhas queixas!) A avaliação apontou um QI de 137 e confirmou o tdah. Mas quando questionei o que significava esse QI, a psicóloga se esquivou de me dar respostas claras e o psiquiatra (que são da mesma clínica) me falou de forma absurdamente superficial sobre do que se tratava. Como o laudo da avaliação não usava o termo 'superdotação', eu pedi um que atestasse isso, mas ele disse que por não se tratar de nenhum transtorno, não haveria nenhum documento a ser emitido. Fiquei frustrada, com sensação de que houve um grande desleixo em todo o processo. Tenho 42 anos e, possivelmente, um atestado desse não tenha relevância prática nenhuma, mas ainda assim acredito que esse 'fato' deveria estar expresso e validado por eles em algum lugar. Poderia me tirar essa dúvida sobre essa 'documentação', se ela tem/deve/pode existir?
Oi. Realmente não existe um CID para superdotação, visto que realmente não é um transtorno ou doença. Mas o profissional pode emitir um laudo dizendo que você possui altas habilidades/superdotação. Ele pode ajudar para questões de faculdade ou adaptações no trabalho.
Gente, vocês me descreveram e aos meus dois filhos. Todas as habilidades em 3 pessoas. Eu nasci com um gps no cérebro. Minha filha tem a inteligência verbal e interpessoal. Mas não se acha nos caminhos. Meu filho o raciocínio lógico. Eu e a minha filha, temos que decorar as respostas desses testes😂 Todos top 5 academicamente sem estudar. Minha filha mentia para os colegas que tinha estudado por vergonha da nota alta na prova. Empatia exarcebada nos 3. O que foi ruim na vida: encontrar amigos. Para mim foi a partir da faculdade, onde encontrei iguais. Escola para todos nós foi um sacrifício, ou perda de tempo. Acho que a solução seria escolas especiais, ou classes específicas. Menos acadêmico, mais hand on. Aprender fazendo. Estou certa?
Hoje sou feliz com as pessoas que me cercam. Passei em um concurso público, e trabalho com gente mais inteligente do que eu. Que delícia. Meu círculo de amigos são as amigas da faculdade, e os amigos que conheci nos 20 anos de empresa. Até gosto de gente normal, para sair e me divertir. Mas não dá para ter uma relação de verdade. O papo cansa, sempre igual. Não têm curiosidade para aprender mais. Ou atacar os problemas por diversos ângulos. Gente inteligente de verdade não tem religião, nem partido político. Espiritualidade sim. Muitos dos meus amigos exploram fenômenos estranhos. Eu inclusive. No meu caso ovnis. Eles gostam de aparecer para a gente😂
Aceleração é complicado . Emocionalmente deveríamos ficar com os colegas da mesma idade. Atrasei minha filha para ser feliz. Foi a mais feliz na escola de nós 3. Deu certo. Quer ser detestada por colegas e sofrer bullying? Seja as mais nova, fofinha, e inteligente na sala de aula. E pior: admirada pelos professores. Eu descobri a solução no ensino médio: distribuía cola nas provas…
Meu problema em casa é que o pequeno na creche já sabe conteúdo matemático da 3ª série, assim como outros conteúdos. Desde os 3 anos tenho que enviar material para a escola, pois ele não queria mais ir, e falava que na escola ele não tinha nada pra fazer. Aos 4 anos tinha que ser levado para ajudar as professoras na turma de 6 anos, para ler livros para os outros. Além disso ele amava, prq conhecia crianças e fazia amigos nessas turmas mais velhas tbm. Hoje existe perspectiva dele não fazer a 1ª série, e como não existe prova nessa fase, será mesmo o laudo e mais a experiência prática da escola com ele, de conteúdo e emocional.
Eu fui “expulsa” do jardim de infância para o pré. E não me aceitaram no primeiro ano. Fui direto para o segundo. Era a mais bagunceira, pois para mim escola era para se divertir com os amigos. Nos anos 60 acelerar era normal. Fui faladeira na aula até a faculdade. Porque as aulas eram muito chatas. Mudem as escolas!!! Que as crianças fora da média tenham escolas fora da média.
... bom dia para todos... bom dia dra, olha com mil perdões mas a sra já percebeu obviamente o "time" jogado no lixo 🚯 até agora correto???... já reparou aí se o carro está com o freio de mão ✋ puxado???...se não está o cabo do acelerador pode estar rompido...ou talvez a marcha que deveria estar na sétima... está na terceira...ok???!!!???...
Se todo mundo é super dotado, ninguém é. Todas as pessoas tem habilidade em alguma área da vida. Principalmente porque habilidade pode ser adquirida. Vejo a busca de um mercado que vem forçando bastante diagnóstico.
Não é todo mundo que é superdotado, acho que você não entendeu as explicações. Os superdotados sofrem muito com preocupações que outras crianças não tem, inclusive problemas existenciais. Habilidades podem ser desenvolvidas sim mas as pessoas superdotadas já tem facilidade, já são acima da média pra algo ou pra muitas áreas, o que muita gente chama de talento, além da hipersensibilidade sensorial e sobrecarga cognitiva. O mundo tem 8 bilhões de pessoas, uma população de superdotados equivalente à população do Brasil que é cerca de 513 milhões tá bem longe de ser "todo mundo".
Meu pai tem uma memória absurda, sabe mais CPF decorado que o Serasa😂😂😂.
Descobri na fase adulta e confesso que traz muita coisa ruim.
Exemplos
*Nunca usei perfumes
*Dormi muitos anos no chão por causa da hipersensibilidade ao calor.
*Odeio festas e locais barulhentos.
*Sempre sentei no fim da sala de aula por causa do barulho de giz no quadro, arrepia até o pensamento.
*Muita dificuldade pra dormir, a cabeça não para um segundo (quem tem isso deveria vir com um botão de liga desliga).
*Não consigo usar alguns tecidos, tem caso que dá até ânsia de vômitos.
*Odeio injustiça ao ponto de me gerar muita tristeza e ansiedade.
*Dificuldade nos relacionamentos, ninguém se interessa por física, astronomia, filosofia, programação, leitura, história e etc ao mesmo tempo.
* hiperfoco de esquecer o resto do mundo, trabalhar 15hs sem levantar pra comer ou ir ao banheiro.
*Doença autoimune, vitiligo no meu caso.
*Me sinto um ser de outro planeta, literalmente.
Isso é só uma palhinha😂😂😂
caramba, me identifico com quase tudo isso
Vim assistir esse vídeo pois meu neto, apenas um bebê de 1 mês, já apresenta comportamentos iguais aos meus filhos, e acima da média. Com 3 semanas já rolou para ficar de lado. E com 1 mês ao identificar o rosto da mãe entre outras pessoas, a encara e sorri para ela. Já estou procurando soluções para que ele seja feliz.
fui diagnosticado com AH aos 29.. Não é mto legal não, viu kkkkkk
Aprendi inglês e espanhol sozinho, desisti de todas as formações universitárias que tentei por pegar asco do mercado de trabalho destas areas antes mesmo de me formar, trabalhei vários anos como motoboy, graças à Deus antes de existirem os apps, senão nem vivo acho q eu tava.. depois do diagnóstico à uns 2 anos atrás virei programador, já estava estudando sobre isso há um tempo, mas com a sabedoria do diagnóstico, tive mais confiança de me jogar nas minhas próprias brisas, mas até os 30 foi muito angustiante..
Opa. Acho que tô na mesma linha. Descobri há 8 meses a condição, aos 26 anos, e estou no caminho.
Na série do spotify (netflix) disseram que os neurodiversos estão super presentes na área da tecnologia
@@maisqueautismo conheço vários
Moro nos Estados Unidos e os meus filhos estudam em Escola Pública e aqui desde os 7 anos fazem testes de rastreio para "Gifted kids" e o meu filho este ano foi "diagnosticado" como sendo "gifted" (percentil 99% nos testes) . Ele é Autista e tem TDAH, considerado um aluno de dupla excepção e é acompanhado para todas estas características/patologias. Ajuda muito o facto da escola deles ser Montessoriana (nos EUA, existem escolas públicas Montessorianas até ao final do High School), nestas escolas os alunos têm um acompanhamento personalizado, avançam nas matérias ao ritmo que eles conseguem e são desenvolvidas as suas capacidades naturais - o meu filho, por exemplo, estuda matérias de matemática do 8 ano, ás vezes até mais, mas ele está somente no 3ano. Ele também estudam programação e Robótica, mas o desenvolvimento emocional n acompanha o desenvolvimento académico, ele é bem imaturo, o ADHD dele faz com que fique constantemente aborrecido com os assuntos e matérias que n são do seu interesse, está mais atrasado na escrita porque tem preguiça de escrever, tem hipersensibilidades sensoriais (Autismo), e uma verborragia constante sobre os assuntos que são do seu interesse (monotemático) etc...Cada criança é única! tentamos dar as melhores ferramentas e acompanhamento dentro das nossas possibilidades. Outra vantagem enorme na escola montessoriana é que as crianças n estudam para fazer provas e esquecer no dia seguinte (n existem provas), elas aprendem para a vida.
Nossa, que legal! Aqui no Brasil escolas Montessorianas são extremamente caras. E a identificação de altas habilidades dentro das escolas praticamente não existem. Obrigada por compartilhar a realidade de vocês.
@@maisqueautismo Quando morávamos na Califórnia (San Francisco, Sunnyvale e Irvine) n encontrámos escolas Montessori públicas, então pagávamos em torno de 2000 US$ por criança p/mês. Com o tempo fomos descobrindo alguns distritos escolares com Charter Schools Montessori (ou seja, públicas), mudámos para o Colorado e eles estudam em Boulder, por aqui há muitas Montessori públicas (os meus 3 filhos sempre estudaram em escolas Montessori desde o preschool) - recentemente vim a descobrir que na zona de San Diego, CA tb existem várias destas escolas públicas. Os meus 2 filhos mais velhos (10 e 8) são neurodivergentes com diversas comorbidades (o mais novo entrou recentemente para a escola, suspeitamos que também seja, mas ainda n foi avaliado) mas considero que eles são crianças bastante felizes no ambiente escolar e dou total crédito à escola Montessoriana e aos seus incrivelmente dedicados e atentos professores por isso.
Eu adoraria me conectar com vc! Moramos na Georgia, meu filho vai fazer 5 anos e depois de ver/ouvir podcast sobre AHSD estou desconfiada que meu filho se enquadra nesse perfil! Aqui nos EUA o equivalente a AHSD seria o "gifted kid"?
Cognitivamente meu filho e anos luz da turma do pré K mas ainda imaturo pra seguir adiante!
Nossa. Eu fiquei chocada com esta entrevistada. Ela é superdotada, também?! Que conversa inteligente! 😱
É sim
Fiz uma avaliação neuropsicológica a poucos meses, para 'fechar' meu 'auto-diagnóstico' de tdah. Mas senti que o psiquiatra ficou desconfortável com esse auto-diagnóstico e a avaliação seria para 'tirar essa dúvida' (aifnal, onde moro, todos os médicos que passei me medicavam como se eu fosse bipolar, mesmo que isso nunca resolvesse minhas queixas!) A avaliação apontou um QI de 137 e confirmou o tdah. Mas quando questionei o que significava esse QI, a psicóloga se esquivou de me dar respostas claras e o psiquiatra (que são da mesma clínica) me falou de forma absurdamente superficial sobre do que se tratava. Como o laudo da avaliação não usava o termo 'superdotação', eu pedi um que atestasse isso, mas ele disse que por não se tratar de nenhum transtorno, não haveria nenhum documento a ser emitido. Fiquei frustrada, com sensação de que houve um grande desleixo em todo o processo. Tenho 42 anos e, possivelmente, um atestado desse não tenha relevância prática nenhuma, mas ainda assim acredito que esse 'fato' deveria estar expresso e validado por eles em algum lugar. Poderia me tirar essa dúvida sobre essa 'documentação', se ela tem/deve/pode existir?
Oi. Realmente não existe um CID para superdotação, visto que realmente não é um transtorno ou doença. Mas o profissional pode emitir um laudo dizendo que você possui altas habilidades/superdotação. Ele pode ajudar para questões de faculdade ou adaptações no trabalho.
Gente, vocês me descreveram e aos meus dois filhos. Todas as habilidades em 3 pessoas. Eu nasci com um gps no cérebro. Minha filha tem a inteligência verbal e interpessoal. Mas não se acha nos caminhos. Meu filho o raciocínio lógico. Eu e a minha filha, temos que decorar as respostas desses testes😂 Todos top 5 academicamente sem estudar. Minha filha mentia para os colegas que tinha estudado por vergonha da nota alta na prova. Empatia exarcebada nos 3. O que foi ruim na vida: encontrar amigos. Para mim foi a partir da faculdade, onde encontrei iguais. Escola para todos nós foi um sacrifício, ou perda de tempo. Acho que a solução seria escolas especiais, ou classes específicas. Menos acadêmico, mais hand on. Aprender fazendo. Estou certa?
O maior problema é encontrar escolas e pessoas capacitadas para acompanhamento.
Ler o ambiente ❤
Hoje sou feliz com as pessoas que me cercam. Passei em um concurso público, e trabalho com gente mais inteligente do que eu. Que delícia. Meu círculo de amigos são as amigas da faculdade, e os amigos que conheci nos 20 anos de empresa. Até gosto de gente normal, para sair e me divertir. Mas não dá para ter uma relação de verdade. O papo cansa, sempre igual. Não têm curiosidade para aprender mais. Ou atacar os problemas por diversos ângulos. Gente inteligente de verdade não tem religião, nem partido político. Espiritualidade sim. Muitos dos meus amigos exploram fenômenos estranhos. Eu inclusive. No meu caso ovnis. Eles gostam de aparecer para a gente😂
Ah, que barato! 😂 Também amo coisas diferentes... Já viu o canal da Tibees sobre 4ª dimensão? É muito incrível! 🙃🤯😂😘
Aceleração é complicado . Emocionalmente deveríamos ficar com os colegas da mesma idade. Atrasei minha filha para ser feliz. Foi a mais feliz na escola de nós 3. Deu certo. Quer ser detestada por colegas e sofrer bullying? Seja as mais nova, fofinha, e inteligente na sala de aula. E pior: admirada pelos professores. Eu descobri a solução no ensino médio: distribuía cola nas provas…
Amei o papo meninas ❤👏🏻👏🏻
Grata por assistir e comentar :-)
Meu problema em casa é que o pequeno na creche já sabe conteúdo matemático da 3ª série, assim como outros conteúdos. Desde os 3 anos tenho que enviar material para a escola, pois ele não queria mais ir, e falava que na escola ele não tinha nada pra fazer. Aos 4 anos tinha que ser levado para ajudar as professoras na turma de 6 anos, para ler livros para os outros. Além disso ele amava, prq conhecia crianças e fazia amigos nessas turmas mais velhas tbm. Hoje existe perspectiva dele não fazer a 1ª série, e como não existe prova nessa fase, será mesmo o laudo e mais a experiência prática da escola com ele, de conteúdo e emocional.
Cachorro Louco
Parabéns! Brilhante a conversa de vocês.
Grata pelo comentário. Isso é combustível para a gente continuar
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Como é o nome da série que ela.menciona aos 26:05??
Abbott Elementary é o nome da série. É sobre uma escola com pouco recurso dos EUA. Em um dos episódios é sobre superdotação.
Eu fui “expulsa” do jardim de infância para o pré. E não me aceitaram no primeiro ano. Fui direto para o segundo. Era a mais bagunceira, pois para mim escola era para se divertir com os amigos. Nos anos 60 acelerar era normal. Fui faladeira na aula até a faculdade. Porque as aulas eram muito chatas. Mudem as escolas!!! Que as crianças fora da média tenham escolas fora da média.
Você perdeu todo o ponto discussão. Hoje as escolas devem incluir crianças, diferenciar não ajuda, apenas segrega.
20:20 Tipos de inteligência
Grata pela participação :-)
Mais um problema da aceleração: chegar muito cedo no vestibular e decidir a profissão.
32:20 Aham
nao acho que tenho hipersensibilidade sensorial
Vim ver se era papo sobre a industria do entretenimento adulto e no fim sai filosofando
45:00 UAU
Tenho muita dó de quem é.superdotado...😢muito sofrimento se não reconhecem...aff
Para muitos não é fácil mesmo. Logo teremos um episódio sobre os traumas que a superdotação traz para a pessoa superdotada.
38:34 😅
34:35 Bah, sim
aprender fazendo sou eu
... bom dia para todos... bom dia dra, olha com mil perdões mas a sra já percebeu obviamente o "time" jogado no lixo 🚯 até agora correto???... já reparou aí se o carro está com o freio de mão ✋ puxado???...se não está o cabo do acelerador pode estar rompido...ou talvez a marcha que deveria estar na sétima... está na terceira...ok???!!!???...
35:22 Opa
Eu falava aí que saco essa sala tá mto devagar. Rsrs
"Gifted"
Essa "nona" inteligência é o meu caso porque eu me sinto um deus entre os mortais kk
Eu estou assistindo este vídeo porque sou superdotado. Tenho 2 anos e 3 meses de idade, e desde os seis meses já conseguia chorar em oito idiomas!
Se todo mundo é super dotado, ninguém é. Todas as pessoas tem habilidade em alguma área da vida. Principalmente porque habilidade pode ser adquirida. Vejo a busca de um mercado que vem forçando bastante diagnóstico.
Não é todo mundo que é superdotado, acho que você não entendeu as explicações. Os superdotados sofrem muito com preocupações que outras crianças não tem, inclusive problemas existenciais. Habilidades podem ser desenvolvidas sim mas as pessoas superdotadas já tem facilidade, já são acima da média pra algo ou pra muitas áreas, o que muita gente chama de talento, além da hipersensibilidade sensorial e sobrecarga cognitiva. O mundo tem 8 bilhões de pessoas, uma população de superdotados equivalente à população do Brasil que é cerca de 513 milhões tá bem longe de ser "todo mundo".
A apresentadora é muito perdida
Sou tdah e um dos meus primeiros episódios. Acho que nem ligo ppor estar um pouco nervosa. Assiste os recentes para ver como as coisas evoluem!