Parabéns Professor Paulo, eu também sou professor, e essa sua resolução foi a mais coerente na minha humilde opinião, sem mudar a característica da função exponencial. tem colegas que já querem calcular com o expoente (t) em horas, então, complica o entendimento para o aluno
Eu fiz assim, se temos um total 3000°C e que diminui 30°C a cada 0,5 hora, se fizermos uma comparação de 100 hora e quanto diminuiu nesse período, como temos 2 diminuições a cada 1 hora, logo temos 50 diminuições de 30°, multiplicando 50 por 30 daria 1500° diminuídos, se colocarmos mais 100 horas daria os 3000 certinho mas como queremos o tempo aproximado para que diminua 2970°, simplesmente somei 100 + 100 e subtrai 0.5, ficando 199,5 horas para diminuir 2970°(como 100 horas equivale a 50 diminuições, 200 horas equivale a 100 diminuições e subtraindo 0.5 horas das 200 horas é o mesmo que subtrair 1 das 100 diminuições, logo ficaria 99 e 99*30 é 2970) e o aproximado disso é 200, logo alternativa D. E suas video aulas ajudam demais, muito obrigado.
É verdade, Maurício. Essa dica de mat. fin. é muito prática! Sempre falo para meus alunos fazerem assim. Mas fique tranquilo, era uma questão relativamente difícil! Estarei na torcida por vc, meu amigo! Abs.
Caro, Helder. Mande abraço em todos aí! É um prazer e uma honra ter vc por aqui. ENEM é a sigla de Exame Nacional do Ensino Médio. É basicamente uma prova que seleciona os jovens para ingressar nas faculdades do país. Um vestibular nacional. Forte abraço!
Professor, em uma questão como essa, como você percebe que aplicando tais propriedades em determinado elemento, chegará em uma equação que utilizará os dados?
A ideia realmente é utilizar as propriedades, ainda que despretensiosamente, para ir simplificando. Em algum momento surge a oportunidade de utilizar os dados fornecidos. Em alguns casos é preciso dar uma "forçadinha" para aparecer a expressão que vc precisa pra usar os dados.
Quando dobrada uma vez, uma folha de papel de espessura 0,08 mm fica com a espessura de 0,16 mm. Quando dobrada duas vezes, a espessura será de 0,32 mm, e assim sucessivamente. Se fisicamente fosse possível continuar ilimitadamente esse processo de dobrar a folha, o menor número de dobras necessárias para atingir a altura de um arranha céu de 200 metros seria igual a Dado: adote log 2 = 0,3 A fórmula do montante também se aplicaria aqui?
Prof que questão linda ! quando vi a fórmula do montante tremi na base kkkk, mas depois ficou suave. Eu só não entendi, professor, porque que o senhor multiplicou por 30 o 400 para depois dividir pelo 60. Eu teria errado, poid dividiria direto o 400 por 60 para achar o tempo em horas...
Professor fiquei com uma dúvida de interpretação no final, porque os 400 x 30min dividido por 60min, no caso teoricamente esse tempo 400 eu interpretaria de que forma rs?
é pq vc descobriu que pra temperatura chegar em 30°C, 30 minutos se passaram 400 vezes, então você vai fazer 30x400 pra descobrir a quantidade de minutos totais e depois dividir por 60 pra passar de minutos pra horas
Professor no caso então...se eu resolver a equação T(t) = 3000(0,99)^t ... para eu obter os 30°C eu teria q substituir o t por 400 ou por 200? Eh q fiz na calculadora científica e ambos resultados, tanto com 200 como com 400 ficam muito longe de 30°C q eh o esperado.
Montante nos juros compostos é capital mais os juros.. se não quiser falar capital mais juros... é só dizer montante 😁. Mas tem que ficar atenta.... porque terá exercícios que serão usados capital mais juros... outros apenas o montante... espero ter entendido essa bagunça que escrevi aí.... M = C+J ou vice versa.
Ótima aula, mas estou com uma dúvida, professor! Por que ainda foi necessário multiplicar os 400 por 30 minutos? Imaginei que a resposta já sairia em minutos e só teria que transformar para horas!
Olá, Gabriella. Repare que o enunciado diz que a temperatura cai 1% a cada 30 min ou meia hora. É como se a unidade de tempo fosse então de meia hora. Se acharmos um valor x=10, por exemplo, quer dizer que achamos 10 meias horas. e claro, 10 meias horas valem 5 horas inteiras. O valor achado foi de 400 meias horas, sendo que 400 meias horas valem 200 horas inteiras, concorda? (No vídeo eu acabei jogando pra unidade de minutos, por isso multipliquei por 30 e depois converti pra horas... apenas outra forma de pensar...) Espero ter ajudado. Abs.
No primeiro momento, realmente diminui 1%, fica 2970; mas o segundo resfriamento já é 1% de 2970, e não mais de 3000, aí seria 2970-29,7.... e vc teria que fazer manualmente até chegar no 30. Se você ter, sei lá, 2 horas e meia só pra fazer ela, aí tu pode fzr desse jeito ksksksksk
Olá, Tames. Vamos lá: O log de a na base b eu vou identificar como logb (a) =, ok? quando a base é 10 não precisa escrever, logo, log de 100 na base 10 a gente escreve simplesmente log 100, mas podemos escrever, claro, log10 (100) na nossa notação. Para responder log10 (100) vc deve se perguntar a qual expoente a base 10 deve ser elevada para resultar em 100. como 10 elevado a 2 dá 100, a resposta é log10 (100) = 2. veja outros exemplos: log2 (8) = ? Pense em quanto devemos elevar a base 2 para dar 8, como 2³=2.2.2 = 8, a resposta é log2 (8) = 3. log7 (49) = ? 7 elevado a quanto dá 49? 7 elevado a 2, logo log7 (49) = 2 Se tiver um tempinho, assiste esse meu vídeo que vai facilitar: ruclips.net/video/m-N5aAiaM2Y/видео.html Forte abraço!
Pois é, Anthony. Foi uma pegadinha maldosa. Eu não sou a favor de pegadinhas como essa. Era uma questão difícil, que seria importante acertar e as vezes, por um descuido, a pessoa marca a opção errada, mesmo tendo feito a questão toda! daí alguém no chute leva a pontuação. Enfim, coisas de ENEM. Sucesso, meu amigo! Forte abraço!
O Enem já sabe os resultados dos cálculos e por isso colocam aqueles valores encontrados que ainda não são a resposta nas alternativas. Que sacanagem. Eu tbm errei.
kkk razoavelmente elevado foi osso, só para lembrar a fórmula do montante já ia passar um tempão junto com a dedução do problema
kkk...
vdd!
Tmj, amigo! Forte abraço!
Ajudando até hoje professor
Eu vendo essas equações e tendp certeza que eu nunca teria esse raciocínio todo na prova, principalmente em usar a fórmula de matemática financeira
Parabéns Professor Paulo, eu também sou professor, e essa sua resolução foi a mais coerente na minha humilde opinião, sem mudar a característica da função exponencial. tem colegas que já querem calcular com o expoente (t) em horas, então, complica o entendimento para o aluno
Maneira linda de resolver esse exercício... parabéns mestre Paulo
Imagina fazer tudo isso e marcar 400, forte motivo para suicidar !!! Ótima resolução obg professores.
Que bom que gostou, amigo!
Tmj! Abs!
😂😂😂😂😂😂😂 verdade
O Enem não tá nem aí pros estudantes
@@natiennylima2427 é vdd kk.
Eu fiz assim, se temos um total 3000°C e que diminui 30°C a cada 0,5 hora, se fizermos uma comparação de 100 hora e quanto diminuiu nesse período, como temos 2 diminuições a cada 1 hora, logo temos 50 diminuições de 30°, multiplicando 50 por 30 daria 1500° diminuídos, se colocarmos mais 100 horas daria os 3000 certinho mas como queremos o tempo aproximado para que diminua 2970°, simplesmente somei 100 + 100 e subtrai 0.5, ficando 199,5 horas para diminuir 2970°(como 100 horas equivale a 50 diminuições, 200 horas equivale a 100 diminuições e subtraindo 0.5 horas das 200 horas é o mesmo que subtrair 1 das 100 diminuições, logo ficaria 99 e 99*30 é 2970) e o aproximado disso é 200, logo alternativa D.
E suas video aulas ajudam demais, muito obrigado.
O nível de raciocínio lógico do professor é ÉPICO, kkk !
Obrigado pela excelente resolução, professor.
excelente resolução, prof!! assim log até parece fácil kkkkk muito obrigada
Muito bom. Excelente iniciativa.
Jorge Luiz Meinicke da Silva Meinicke Valeu, meu amigo! Forte abraço!
Agora ficou fácil, mas na hora eu buguei total!
Muito útil essa dica de matemática financeira.
É verdade, Maurício. Essa dica de mat. fin. é muito prática! Sempre falo para meus alunos fazerem assim. Mas fique tranquilo, era uma questão relativamente difícil! Estarei na torcida por vc, meu amigo! Abs.
CENTRO DE ENSINO MARIA DO SOCORRO COELHO CABRAL
ALUNA:Girlene Arruda Moreira
Série:1°Ano
Turma:A
Turno:Vespertino
Paulo, vc pode trazer mais questões nesse perfil interpretativo e de funções, por favor?
Suas explicações são excelentes! obrigada prof
essa foi difícil, tive que pensar bem
Leandro da costa Silva /1 ano B vespertino
Parabéns professor pela explicação
Sou Moçambicano prof e gostaria de saber oque e isso de ENEM?
Caro, Helder. Mande abraço em todos aí! É um prazer e uma honra ter vc por aqui.
ENEM é a sigla de Exame Nacional do Ensino Médio.
É basicamente uma prova que seleciona os jovens para ingressar nas faculdades do país. Um vestibular nacional.
Forte abraço!
Obrigado pela explicaçao
Dizem que são 3 minutos para cada questão. Como vão fazer todos esses cálculos em 3 minutos?
economiza tempo nas mais faceis, assim sobra mais tempo pras difíceis.
É prática!
Não faz kkkkk
Não faz.
Resolve as mais fáceis e larga as mais difíceis
Caramba!!!!! Ótima explicação 👏👏👏👏👏👏👏
Professor, em uma questão como essa, como você percebe que aplicando tais propriedades em determinado elemento, chegará em uma equação que utilizará os dados?
A ideia realmente é utilizar as propriedades, ainda que despretensiosamente, para ir simplificando. Em algum momento surge a oportunidade de utilizar os dados fornecidos. Em alguns casos é preciso dar uma "forçadinha" para aparecer a expressão que vc precisa pra usar os dados.
Muito boa essas aulas
Excelente Aula
Quando dobrada uma vez, uma folha de papel de espessura 0,08 mm fica com a espessura de 0,16 mm. Quando dobrada duas vezes, a espessura será de 0,32 mm, e assim sucessivamente. Se fisicamente fosse possível continuar ilimitadamente esse processo de dobrar a folha, o menor número de dobras necessárias para atingir a altura de um arranha céu de 200 metros seria igual a
Dado: adote log 2 = 0,3
A fórmula do montante também se aplicaria aqui?
Acho que ficaria Espessura (mm) = 0,08.2^n .Onde "n" é o número de dobras
Muito bom!!!!!!!!
Valeu, Rodrigo! Tmj! Abs!
C.E.M.S.C.C
ADERSON MURIELTON DA SILVA ARAÚJO
1 ANO Á VESPERTINO
Legall professor!!!
Muito boa a explicação
Muito obrigado, Carmen!
Abs!
Aulas ótimas
Como fazer tudo isso em 3 min???
Prof que questão linda ! quando vi a fórmula do montante tremi na base kkkk, mas depois ficou suave. Eu só não entendi, professor, porque que o senhor multiplicou por 30 o 400 para depois dividir pelo 60. Eu teria errado, poid dividiria direto o 400 por 60 para achar o tempo em horas...
Com mestre fica fácil!
Valeu, Marcelo!
Tmj!
Forte abraço, meu camarada!
Olá professor você consegue resolver essa expressão logarítmica? "2,20/3,0 = 1,11 - 0,28 ln [(t 3.6481/3 / 34/3) / (500/3²)]"
Professor fiquei com uma dúvida de interpretação no final, porque os 400 x 30min dividido por 60min, no caso teoricamente esse tempo 400 eu interpretaria de que forma rs?
é pq vc descobriu que pra temperatura chegar em 30°C, 30 minutos se passaram 400 vezes, então você vai fazer 30x400 pra descobrir a quantidade de minutos totais e depois dividir por 60 pra passar de minutos pra horas
Do canal equaciona e canal soluciona¿ O canal soluciona ainda não conheço
Eu fiz
3000- (30t)/2=30
Deu 198,bem próximo de 200
@Murilo Santos essa fórmula é daonde pfvr??
Professor no caso então...se eu resolver a equação T(t) = 3000(0,99)^t ... para eu obter os 30°C eu teria q substituir o t por 400 ou por 200?
Eh q fiz na calculadora científica e ambos resultados, tanto com 200 como com 400 ficam muito longe de 30°C q eh o esperado.
Ué, eu só vi montante sendo capital mais o juros.
E juros sendo capital vezes a taxa vezes o tempo.
Porque vc viu a fórmula dos juros simples, a que ele explicou é dos juros compostos.
Montante nos juros compostos é capital mais os juros.. se não quiser falar capital mais juros... é só dizer montante 😁. Mas tem que ficar atenta.... porque terá exercícios que serão usados capital mais juros... outros apenas o montante... espero ter entendido essa bagunça que escrevi aí.... M = C+J ou vice versa.
Paulo, a questão foi resolvida pela fórmula de juros, mas não teria um forma mais fácil de resolver?
mais fácil não sei, mas da pra fazer por P.G
Lá pelos 7 minutos eu desisti. haha
Domingo vou é chutar e azar!
Colegas, por que a base é 10?
Sempre que não aparacer a base no log, a base é 10.
valeu!
Ótima aula, mas estou com uma dúvida, professor! Por que ainda foi necessário multiplicar os 400 por 30 minutos? Imaginei que a resposta já sairia em minutos e só teria que transformar para horas!
Olá, Gabriella. Repare que o enunciado diz que a temperatura cai 1% a cada 30 min ou meia hora. É como se a unidade de tempo fosse então de meia hora. Se acharmos um valor x=10, por exemplo, quer dizer que achamos 10 meias horas. e claro, 10 meias horas valem 5 horas inteiras.
O valor achado foi de 400 meias horas, sendo que 400 meias horas valem 200 horas inteiras, concorda?
(No vídeo eu acabei jogando pra unidade de minutos, por isso multipliquei por 30 e depois converti pra horas... apenas outra forma de pensar...)
Espero ter ajudado. Abs.
Meu Deus , essa foi difícil
MESTRE EU FIZ A QUESTÃO USANDO PG E O MEU RESULTADO FINAL DEU 200,5º ESTARIA CORRETO?
Gostaria de saber tb
razoavelmente elevado kk
👏👏👏
Valeu, Kaique! Forte abraço!
É possível fazer esta questão por P.A?
Não, pois não há uma constância no valor...
Se desse pra fazer por PA seria incrivel ksksksksks
No primeiro momento, realmente diminui 1%, fica 2970; mas o segundo resfriamento já é 1% de 2970, e não mais de 3000, aí seria 2970-29,7.... e vc teria que fazer manualmente até chegar no 30. Se você ter, sei lá, 2 horas e meia só pra fazer ela, aí tu pode fzr desse jeito ksksksksk
da pra fazer por P.G
professor não entendi por que log de 100 na base 10 é 2?
Olá, Tames.
Vamos lá:
O log de a na base b eu vou identificar como logb (a) =, ok?
quando a base é 10 não precisa escrever, logo, log de 100 na base 10 a gente escreve simplesmente log 100, mas podemos escrever, claro, log10 (100) na nossa notação.
Para responder log10 (100) vc deve se perguntar a qual expoente a base 10 deve ser elevada para resultar em 100. como 10 elevado a 2 dá 100, a resposta é log10 (100) = 2.
veja outros exemplos:
log2 (8) = ?
Pense em quanto devemos elevar a base 2 para dar 8, como 2³=2.2.2 = 8, a resposta é log2 (8) = 3.
log7 (49) = ?
7 elevado a quanto dá 49? 7 elevado a 2, logo log7 (49) = 2
Se tiver um tempinho, assiste esse meu vídeo que vai facilitar:
ruclips.net/video/m-N5aAiaM2Y/видео.html
Forte abraço!
Agora sim, entendi. Obrigado professor.
Valeu! Tmj! Abs.
Tá amarrado
Perdi a questão poq eu esqueci que era de meia em meia hora e botei 400 👎👎
Pois é, Anthony. Foi uma pegadinha maldosa. Eu não sou a favor de pegadinhas como essa. Era uma questão difícil, que seria importante acertar e as vezes, por um descuido, a pessoa marca a opção errada, mesmo tendo feito a questão toda! daí alguém no chute leva a pontuação. Enfim, coisas de ENEM. Sucesso, meu amigo! Forte abraço!
Fazer oque né rs, pior q na hora a pessoa já está cansada e ainda botar uma pegadinha dessa é pra quebrar, mas tranquilo kkk, abração Prof!
KKK... Com certeza! kkk Faz parte! Abs! Tmj!
O Enem já sabe os resultados dos cálculos e por isso colocam aqueles valores encontrados que ainda não são a resposta nas alternativas. Que sacanagem. Eu tbm errei.
e eu achando q acertei a questão sem saber log 😕😐
Acontece, meu amigo! Forte abraço!
Muito bom!!!