Bão....olha ainda sou iniciante em longas viagens e estou me informando sobre o assunto. E esse vídeo foi muito esclarecedor e atípico. Pois vê vários vídeos e nenhum, nenhum mesmo abordou fatos e situações ao levar gasolina em galões como vc abordou. Muito bom. Seguirei seguramente seus conselhos. Valeu. Grande abraço.
Valeu Paulão... Sempre olhando teus vídeos! Minha preparação já acabou, sábado estou partindo rumo a San Pedro de Atacama depois de um ano de planejamento. Tuas dicas foram muito importantes e vou seguir muitas delas. Grande abraço e continue com os vídeos!
Ola Francisco! Tbm estive ai em Foz nos dias 07,08 e 09 de outubro mas so peguei chuva e tempestade, me diga como foi sua viagem em territorio argentino e chileno? pegou chuva tbm?
Muito bom o vídeo Paulão. Ontem estava falando sobre o bidon de gasolina. Se possível fale sobre modelos de bidon Paulão. Obrigado Deus abençoe abraços!!!!
Paulão, tenho visto todos os seus vídeos. Sou amigo do Marco Bastos de BH que foi de Burgman, eu moro em Florianópolis e viajo para o Chile com frequência de 1 vez por mês por trabalhar na aviação. Tenho uma Nmax e convidei o Marco para ir comigo até Santiago. Ele topou. Minha nmax tem tanque de 6,6 litros e faz 40 km/l na cidade e uma média de 30 km/l na estrada. Comprei um galão de 5 litros que o Marco me indicou. Tenho dois medos, andar com o galão a mostra ( não sei se a policia perturba por isso) e a outra coisa é ficar sem gasolina no meio do caminho. O Marco falou que é tranquilo. E pelo que tenho visto, só alguns trechos entre Uspallata e Los Andes que eu precisaria usar o galão, pois tenho uma autonomia tranquila de 220 km. Pensamos em sair daqui de Floripa em dezembro, que seria a melhor época, porém eu não consigo as folgas dos voos de pelo menos 10 dias pra ir e voltar, então sugeri o Marco de irmos dia 12 de maio 2019, porém já é uma época que faz muito frio pra atravessar de Mendoza a Santiago. Vc já passou por lá nessa época?
Nao, nunca passei nessa epoca. Esse Paso fecha com alguma frequencia, as nevascas ali nao sao tao raras assim. Mas como eh todo asfaltado e tem um grande movimento, eh bem tranquilo. O que vc tera que tomar muito cuidado, sempre, e em qquer epoca, eh nas curvas fechadas, principalmente nos Caracoles, com gelo e ate mesmo oleo. Como ali eh bem bonito, vale a pena ir devagar e parar p/ tirar fotos. Se tiver perigoso, a propria gendarmeria fecha e o que acontecera eh vc dormir uns dias a mais em algum lugar ate abrir. Abraco
BOA NOITE MEU AMIGO MAIS UM ÓTIMO VÍDEO, ESTOU AQUI TERMINANDO O MOTOR DA TORNADO. RESOLVI COLOCAR UM CABEÇOTE PREPARADO E DEMOROU A CHEGAR MAIS HOJE ACHO QUE VAI KKKK. ASSIM QUE ESTIVER PRONTO TE MANDO AS FOTOS E UM VÍDEO. ABRAÇO BROTHER.
Espera ter sido útil? Nesse vídeo você deu uma dica importantíssima! Quantos acidentes assim já aconteceram? Quantos você vai evitar? Dicas fundamentais. Já vi mais de um frentista se recusar a abastecer a moto até que o motociclista desembarcasse. Um banho de gasolina nunca é bom. Além do risco de incêndio, há o risco do contato do combustível com "pontos sensíveis" da anatomia. O ponto de autoignição da gasolina é 257° C, uma temperatura muito inferior à temperatura do sistema de exaustão das motos, que pode passar dos 500° C assim que sai do motor, e chega a 200° C na ponteira. Nunca soube de nenhum caso de autoignição de combustível por contato com o sistema de exaustão, mas o risco existe. Numa viagem longa, é importante que seja feita uma boa preparação, ou seja, tentar evitar os improvisos. Reservatórios extras de combustíveis devem ter um mínimo de qualidade, como você bem disse. Outro vídeo sensacional, caro Paulão. Seus vídeos sempre me estimulam a fazer pesquisas, o que gosto muito. Obrigado.
Alguns postos na Argentina tb não abastecem se o motociclista estiver na moto. Na verdade isso devia ser via de regra aqui tb. Obrigado Paulo, por sua sempre oportuna participação. Grande abraço amigo.
Há uma regra que muita gente não segue, mas deveria. É a regra do bom senso. É sempre uma satisfação e uma honra poder participar de alguma forma de seus vídeos. Forte abraço, caro amigo Paulão.
Boa tarde Paulo, td bem? Agradeço pelo compartilhamento dos seus vídeos pois ajudam bastante quem nunca fez uma viagem desse porte. Sou novato em motociclismo (piloto a 8 anos, comecei depois de velho...kkk). Essa será minha primeira viagem atravessando fronteira e gostaria de perguntar sobre a documentação necessária para uma viagem até o Atacama no Chile. Vamos eu e minha esposa e gostaria de saber se os seguros Carta Verde e Soapex são individuais ou se ele serve para os dois. Obrigado pela atenção
Esses seguros são para o veículo e seus ocupantes. Mas se quer fazer individual e com uma melhor cobertura, contrate seguros confiáveis de boas empresas, de preferência aqui no Brasil.
Tudo é planejamento e pesquisa.Eu por exemplo quero fazer a BR 319 com minha esposa,já pesquisei e sei que vai ter um trecho de Quase 500km sem postos de combustível então ja estou preparando as garrafas Petcovich kkkkk.Desculpe,a vantagem da Garrafa Pet é que quando voce passa pelo trecho critico pode joga-las fora e se livrar de volume,já aqueles galões caros temos que carregar a viagem toda.Abrax.
kkkkkk. cada caso é um caso. Legal seu passeio. A 319 está nos meus planos tb. Vamos trocar experiências amigo. Boa trip e obrigado por participar. Abração
Ola Paulão! MInha viagem ao Atacama deu merda ou melhor dizendo só deu tempestade ai em Foz, tive que voltar cara, mas valeu a experiencia rodei 6500 km aqui no Brasil mesmo mas ano que vem espero q tudo certo. Video muito bom e obrigado pela atenção cara. Seu trabalho é valioso, parabens!
Paula o boa noite. Já tive moto de media/alta CC e sempre gostei muito. Vi que nesse vídeo você falou rapidamente da XRE. Estou pensando em comprar uma. O que você poderia me dizer dessa moto? Ela Boa para viagens locais?
Eu já fiz viagens longas com ela e nunca tive problema. Eu sou suspeito p/ falar, gosto muito dela. Tem um vídeo que falo da minha viagem com ela. Dá uma olhada. Abraço
Fiz 1900 km do Esp Santo ate foz em 29 horas direto, ate SP foi uma maravilha uns 800 km depois peguei chuva de SP a Foz, foi uma boa aventura porem na chuva segurei sem perceber as manoplas com muita força e fiquei com dormencia nas mãos no dia seguinte, dormencia tal que tirou força da minha mão esquerda e demorou mais de semana para voltar ao normal. Talvez esse probleminha que tive entre outros tbm possa ser materia de algum video seu afinal como muitos eu tbm sou iniciante no MOTO VIAGEM ADVENTURE kkk. Vê ai e fica a dica de video.
Sai do Esp Santo na sexta feira 06/10 as 17:16 hs e cheguei em Foz no sabado 07/10 por volta das 23:00 hs, so parei pra jantar em Pirapetinga, cafe da manha em Araçariguama, almoço em Sertanopolis fora os 7 abastecimentos/20 pedagios que foram muitos. Dormi no Hotel Laurence na virada do sabado p/ domingo e no domingo fui p o Iguaçueco Hostel q ao parar de chover la pelas 14hs me preparei e fui as Cataratas das 15 hs ate as 18:30 hs e la percebi q minha mão esquerda ficou muito dormente a ponto de perder a força ao apertar algo como iria entrar na Arg na segunda de manha pensei q iria melhorar ate la mas não melhorou e a chuva so aumentou p piorar a situação então dormi no hostel o domingo e a segunda feira e perquisei a previsão mas so dava chuva e temporal nela na terça de manha vi q iria ficar muito dificil ir a Arg/Cl pois so tinha 20 dias de ferias, então sai na terça as 9 hs devolta sai debaixo de muita chuva e raios e com a mão dormente mas funcionado um pouco eu amarrei minha esponja de tomar banho como antivibração e funcionou muito bem tbm evitei pegar na manopla. Nesse dia segui ate Sertanopolis e dormi la, fiz outros passeos e ta td certo agora.
Caraca ... vc viajou a noite toda? Será que não forçou muito tempo sem preparo? Qdo eu saio em longas trips, o primeiro dia não é tão fácil assim. Se vc não forçar o corpo devagarinho, pode se complicar mesmo. Só depois do 3º ou 4º dia que sair cedo e rodar já fica normal e rotineiro. Realmente choveu demais nesses dias por aqui. Muito mesmo. Mas sabe o que eu acho bom qdo dá errado? Que o roteiro ainda está aberto. Grande abraço e relaxa, é assim mesmo. Abração
O corpo ficou numa boa a questão foi a mão esquerda msm que na chuva apertei mais do que o normal e não percebi. Ando de moto ha oito anos, ando todos os dias e ja tinha sentido dormencia na mão esquerda mas em pequena escala. Mas valeu muito apena conheci varias cidades e rodovias, fiquei triste quando minha viagem/ferias chegou ao fim pois foram 20 dias viajando, vi muitas belezas naturais (Angra dos reis, Capitolio /canions/cachoeiras, Furnas, Ouro preto, Pico da Bandeira entre outros). Abraço Paulão.
Esquece brother. Tudo que fiz p/ telefonia não deu certo, inclusive comprar um chip na Argentina. Se vc vai em lugares habitados até que vc tem sinal, mas na região da cordilheira, sem chance. As comunicações só se davam via whatsapp, qdo encontrávamos um local com wi-fi. A não ser que vc tenha um telefone por satélite, é claro. Mas vou te falar uma coisa. Sempre dava certo. Pelo menos 1 vez ao dia tínhamos comunicação. As vezes mais, pois algumas conveniências tem wi-fi. Combine com o pessoal como proceder no caso de desencontro, onde parar, onde esperar (tipo: 1ª posto de combustível - 1ª trevo - 1ª lugar onde tiver wi-fi ....) e se comuniquem pelo grupo de whats. Qto mais vcs organizarem essas "exceções", menos chance de dar errado tem. Boa época p/ ir p/ lá (se bem que não sei ainda onde é o "lá" kkk). Qquer dúvida só perguntar. Abraço
Vou ao Atacama. Já fiz várias viagens Logas pelo Brasil, mas esta será a primeira saindo do Brasil. Já vi vários videos, dicas e confesso que sou meio neurótico em relação a segurança até pq sempre viajo sozinho ( Nõa tenho muito culhões pra suportar outra pessoa comigo por mais de dois dias na estrada). Tó checando e rechecando tudo pra não esquecer nada. Uma coisa que tenho pensado é sobra aquela bolsas de tanque, mas acho aqui um trambolho que pra nós que somos mais fofinhos acho acaba incomodando nossa fofura. alé do que é mais uma coisa pra nos preocuparmos pois toda vez que tem que abastecer tem que irar a bolsa ou qdo entra em algum lugar tb tem que tirar a bolsa.
Brother, eu usei essa bolsa de tanque em muitas viagens e quebra um galhão. Na XRE nunca usei, até pq eu viajo só nela. Na GS eu só "puxava" um pouquinho p/ baixo e abastecia normalmente. O lance dela que acho ótimo é poder tirar toda vez que sair da moto, ai é mais segurança p/ seus documentos, por exemplo. A máquina fotográfica fica sempre a mão também. É questão de costume. Qdo vc for, te passo os nomes de uns amigos que tenho naquela região que poderão te dar uma mão no caso de um bo. Grande abraço
Aqui em Brasília tenho dificuldade em encontrar Mapas Rodoviários, várias livrarias tradicionais aqui fecharam, havia uma especializada em mapas, mas tb fechou. Eu tb gosto do mapa de papel, perdi o meu qdo fui esse ano qdo fui a serra do rio do rastro. Teve problemas com a altitude?
Carlos, eu nunca ... nunca .. viajo sem mapa físico. Já tive problemas com o gps e graças aos mapas eu não tive maiores problemas. Uma vez quebrei a tela (touch) e algumas vezes ele "resetava" depois de uns 5 segundos devido ao forte calor. Se quiser posso ver p/ vc algum da Argentina. Me chame no email paulao.ice@hotmail.com . Quanto a altitude, tenho ânsias e dores de cabeça, sempre mais fortes que a maioria dos companheiros. Sofro bastante com o "soroche". Interessante que é só qdo eu estou fora da moto. Pilotando não sinto nada. Agora se eu descer da moto e começar a caminhar, mesmo que pouco, sei se estamos acima de 3500 metros ou não. Abração brother
Parabens pelo video Paulão. Uma duvida, estou planejando ir ao Atacama este ano e gostaria de saber se o consumo muda muito com altitude. Tenho uma BMW R1200RT mas pensando em pegar uma moto menor para a aventura. Abrcos.
Leonardo, a diferença de consumo na GS1200 foi desprezível, até pq vc anda com gasolina mais pura do que aqui. Agora qdo fui com a XRE300 a diferença foi maior, pq o motorzinho sofreu mais com a altitude e vc tem que reduzir marcha e enrolar o cabo um pouco mais. Uma pergunta, pq quer uma moto menor? Essa RT vai de boa lá. Abraço
Paulão Ice é que pra pegar as estradas de terra pra ver as atrações la em SAn Pedro de Atacama vai judiar demais dela além dela ser bem pesada. Obrigado pela resposta.
@@leonardosetani5205, até te entendo, mas estradas não são ruins, tem gente que vai até de custon. Mas faz da sua maneira p/ conhecer, depois vc muda, se for o caso. Abraço
Boa noite, duas dúvidas, uma seguinte vc disse q tem um trajeto longo sem postos combustíveis, ou não tem opção e somente esse trajeto, ou seja corre o risco de pane seca, dependendo do consumo??? A outra e na cordilheira quando tá frio e pista com gelo tem alguma dica além de andar devagar??? Tenho muita vontade de ir numa viagem dessa???
Jose Marcio, é bem assim: quando vc vai aos lugares comuns, nas estradas asfaltadas, dificilmente vc vai precisar de combustível extra. O que acontece é que a Cordilheira dos Andes tem vários caminhos para atravessá-la. Alguns são muito isolados e com pouquíssimo movimento. O Paso de Sico, esse que falo no vídeo, não tem posto, vc terá em San Pedro de Atacama e depois em San Antonio de los Cobres (350 km), ai vc tem que levar, até pq pode pegar um deslizamento e terá que voltar até achar apoio. Mas no de Jama vc não percorre 180 km sem posto, logo não precisa levar galão, entende? A necessidade vai depender do caminho que vc escolher. Como falei, a maioria das viagens eu não levo. Quanto a outra pergunta, eu resumiria assim: o Frio não tem problema, só vc se proteger mais, agora Gelo é problema. Muitas vezes até o Paso fecha. A dica que eu te daria qdo tiver gelo na pista é bem simples: "não vá", nós não temos experiência nisso e o socorro, no caso de algum bo, pode ser muito demorado. Abraço
Meu amigo, os remédios que uso são os que eu estou acostumado a usar aqui mesmo para dor de cabeça e náusea. Geralmente a Cafiaspirina é muito indicada. Mas sempre é bom vc consultar seu médico. Abraço
Em estando no Peru, o melhor remédio para o "soroche - mal de altitude" é comprar folhas de coca para mascar. Nas "vendas" ao parar tomar chá de coca, balinhas de coca e qtais. Super funciona e quando fomos, fomos em viagem de ônibus pelo Peru. Enjoy!
Bom dia. Amigo, peço desculpas mas no começo vc fala que nao leva, depois vc diz que " se nao tem posto tem que levar"...logico.!!Isso depende da sua autonomia! Se ""nao tem posto"" em mais de 200 km..poxa, obvio que merece levar! A minha nao tem tanta autonomia e ( por exemplo) de Tacuarembo bo Uruguai ate Paysandu ( Uru) sao 230 km ! Nem pensei 2 vezes e levei. Imagine 300 km?? Nao é levar a toa, é levar quando realmente vai precisar. Fica muito " apertado" !. Mas é isso ai, precisa alertar a todos sobre esse problema. Boa semana e boas estradas.
Sim amigo, eu não levo a grande maioria das vezes, pois é muito perigoso e nas estradas normais não precisa. Como disse, encha somente onde vc vai precisar e encha somente antes do trecho perigoso. Abraços e obrigado por participar.
O importante eh analisar todos os riscos e tomar a atitude que evite sempre os maiores problemas. Sempre pensar na seguranca em primeiro lugar.. Abraco
Paulão, sobre troca de oleo. Estou indo para o Ushuaia, e estou em duvida sobre levar ou nao Oleo para troca, oleo da minha moto é 10w30, da transalp. O filtro eu vou levar de qualqher forma pra nao correr o risco de nao achar. Exitem locais para troca que possuam essa especificacao?
Ivan, td bem? Então, esse óleo indicado pela Honda creio que seja mineral e vc vai achar sem problema. Eu não sei qual óleo vc usa, eu uso o Motul 5100, com Tecnologia Ester. Até achei na Argentina, mas não é em todos os lugares. Qdo vou sozinho, sem garupa, costumo levar óleo p/ 1 troca, qdo vou com garupa não levo. Todas as vezes que encontrei, foi em lojas de auto peças. Acho muito prudente vc levar o filtro. eu tb o faço. O óleo já começo a procurar pelo menos uns 2 dias antes de dar a quilometragem para trocar. Agora o 10W30 com certeza vc vai encontrar lá, mas é importante vc anotar a especificação correta do óleo. No caso da Transalp, é 10W30 API SJ ou superior (SL ; SM ..) segundo norma americana e JASO MA segundo norma japonesa. A especificação 10W30 é muito ampla quanto ao tipo de óleo. UM ÓLEO COM ESSA FLUIDEZ PARA CARRO NÃO SERVE PARA SUA MOTO. A maioria das motos tem a embreagem de discos múltiplos em banho de óleo e por isso o óleo tem que ser específico para moto. Preste atenção nisso. Quanto a trocar, eu mesmo troco óleo e filtro de minhas motos, por isso nunca usei nenhum serviço de terceiros para isso, mas vc consegue sim uma oficina para fazer essa troca. Não é nada tão específico assim. Abraço
Falaí Paulão!! Tanque extra pra xre 300, acho que tu não vais aprovar, mas após esse vídeo fiz alguns melhoramentos e a prova de funcionalidade foi uma viagem, sólo, que fiz da Praia de Cidreira à São José do Norte aquí no RGSUL, pela beira da praia, em outubro de 2016, foram 385km sem abastecimento, sobrou 1LT no tanque, a viagem foi dura, primeiro fora de estrada pesado que fiz com ela, o único problema que tive foi com o suporte do GPS . Dá uma olhada!!! ruclips.net/video/HxNnTzd4Hws/видео.html
Caraca véio .... pq eu não vou aprovar? Achei show, até pq vc fez com capricho. A ideia é ótima. Só queria saber mais sobre isso. A minha tem um porta-treco e vi que a sua tb, mas não dá p/ usar os 2 ao mesmo tempo né? Vc fez com tubo de pvc normal, de esgoto? Deve ficar show se fizer de metal mesmo né? A bombinha que vc usou foi qual? Aquela de injetar gasolina nos carros a álcool? Cara, parabéns ... 400 km de autonomia é show. É o que eu preciso p/ ser feliz (mais feliz) kkkk . Abraço e aguardo
Então, temos 2 opções, porta-treco ou tanque ( 3,5L), a fixação é a mesma, foi confeccionado com um tubo de 100mm para esgoto, a bomba é essa mesmo, de injetar gasolina nos carros a álcool, a gasolina entra pelo suspiro interno do tanque, coloquei um "T" logo abaixo do tanque e uma válvula de gás ( abertura e fechamento rapido) pra não dar retorno, piscou a reserva, ligo a bomba, abro a válvula, a gasolina flui para dentro do tanque principal, quando ela começa a cavitar, faço o inverso, na parte elétrica tem um rele e um fusível 10A , basicamente é isso. Os problemas são, no caso de uma queda e a legalidade, já rodei bastante pelas cidades ( Canoas, POA, Gravataí ) , até agora ninguém se encarnou, vez em quando me perguntam no trânsito, "porque esse escapamento é fechado" KKKKK!!! Bah!! de ferro ficaria padrão!! Duvidas... é só perguntar, abraço!!!!!!
A gasolina não ataca o PVC nem a cola, foi o primeiro teste que fiz , deixei uma semana com 1L de gasolina, vez em quando dava uma chacoalhada, não alterou em nada!
Se está falando dos vídeos das minhas viagem, aqui não vai ver. Desde o começo disse isso. Não to aqui p/ mostrar a minha viagem, to aqui p/ mostrar "como faço" nas minhas viagens, p/ passar a minha experiência p/ quem tiver vontade de ir com mais informação do que eu fui a primeira vez. P/ ir com mais segurança do que eu fui a primeira vez. Para ter mais chance de aproveitar melhor cada lugar. Creio que isso eu consiga atingir mais facilmente com os bla bla blas do que com uma imagem de uma go-pro fixa no meu capacete por kms seguindo uma estrada na cordilheira. A ideia não é eu fazer isso, a ideia é vc fazer isso. Abraço
Bão....olha ainda sou iniciante em longas viagens e estou me informando sobre o assunto. E esse vídeo foi muito esclarecedor e atípico. Pois vê vários vídeos e nenhum, nenhum mesmo abordou fatos e situações ao levar gasolina em galões como vc abordou. Muito bom. Seguirei seguramente seus conselhos. Valeu. Grande abraço.
Valeu amigo. Obrigado. Abraço
Dicas bacanas e de muito bom senso... valeu Paulão!
Obrigado. Abraço amigo
Muito obrigado Paulão, simples e didático.
Vlw
ouvir dicas de quem entende do assunto e' sem dúvida extremamente importante.
Valeu brother, obrigado. Abraço
Show! Pequenos detalhes que fazem uma grande diferença.... e ninguém ensina!
Valeu. Abraço
Valeu Paulão... Sempre olhando teus vídeos! Minha preparação já acabou, sábado estou partindo rumo a San Pedro de Atacama depois de um ano de planejamento. Tuas dicas foram muito importantes e vou seguir muitas delas. Grande abraço e continue com os vídeos!
Legal brother, vai ser uma viagem mágica. Se passar por Foz, dá um alô, quem sabe nos encontramos. Abraço e boa trip.
Ola Francisco! Tbm estive ai em Foz nos dias 07,08 e 09 de outubro mas so peguei chuva e tempestade, me diga como foi sua viagem em territorio argentino e chileno? pegou chuva tbm?
Ótimas dicas meu irmão. Parabéns e obrigado.
Eu que agradeço. Abraço
Valeu Paulão. Observei sobre abastecimento. 7:36s. Abraços. Parabéns pelos vídeos vejo todos!!!!!!
Valeu. Abraço
obg pelas dicas amigo, vou fazer essa viagem ano de 2021
Vai gostar
Excelente dica!!! Valeu
Valeu amigo, abraço
E ai Paulão! Valeu as dicas!
São sempre úteis :D
Forte abraço meu amigo
Bora pra estrada!
Obrigado amigo. Abração e bora
Ótimas dicas! Tudo tem que ser pensado no planejamento da viagem. Abraço!
Valeu brother
Perfeitos seus comentários e os avisos pra quem entende de segurança.
Obrigade e abraço amigo
Parabéns pelos vídeos Paulăo, săo muitos orientativos, peguei muitas dicas com você grande abraço!
Abraço
Paulão, seus comentários são muito uteis. Obg por compartilhar. Abs
Abraço e obrigado
Excelente 👍🏻
Valeu brother. Abraço
Show Paulão !
Valeu amigo
Concordo integralmente. Essa coisa de levar gasolina, é somente se for extremamente necessário.
Bem isso. Abraço
Muito bom o vídeo Paulão.
Ontem estava falando sobre o bidon de gasolina.
Se possível fale sobre modelos de bidon Paulão.
Obrigado Deus abençoe abraços!!!!
Valeu brother, obrigado pela sugestão. Vou pensar com carinho. Abraço
Paulão, tenho visto todos os seus vídeos.
Sou amigo do Marco Bastos de BH que foi de Burgman, eu moro em Florianópolis e viajo para o Chile com frequência de 1 vez por mês por trabalhar na aviação. Tenho uma Nmax e convidei o Marco para ir comigo até Santiago. Ele topou. Minha nmax tem tanque de 6,6 litros e faz 40 km/l na cidade e uma média de 30 km/l na estrada.
Comprei um galão de 5 litros que o Marco me indicou. Tenho dois medos, andar com o galão a mostra ( não sei se a policia perturba por isso) e a outra coisa é ficar sem gasolina no meio do caminho. O Marco falou que é tranquilo. E pelo que tenho visto, só alguns trechos entre Uspallata e Los Andes que eu precisaria usar o galão, pois tenho uma autonomia tranquila de 220 km.
Pensamos em sair daqui de Floripa em dezembro, que seria a melhor época, porém eu não consigo as folgas dos voos de pelo menos 10 dias pra ir e voltar, então sugeri o Marco de irmos dia 12 de maio 2019, porém já é uma época que faz muito frio pra atravessar de Mendoza a Santiago. Vc já passou por lá nessa época?
Nao, nunca passei nessa epoca. Esse Paso fecha com alguma frequencia, as nevascas ali nao sao tao raras assim. Mas como eh todo asfaltado e tem um grande movimento, eh bem tranquilo. O que vc tera que tomar muito cuidado, sempre, e em qquer epoca, eh nas curvas fechadas, principalmente nos Caracoles, com gelo e ate mesmo oleo. Como ali eh bem bonito, vale a pena ir devagar e parar p/ tirar fotos. Se tiver perigoso, a propria gendarmeria fecha e o que acontecera eh vc dormir uns dias a mais em algum lugar ate abrir. Abraco
@@paulaoice9214 obrigado. Vou seguir as dicas. Abraço
BOA NOITE MEU AMIGO
MAIS UM ÓTIMO VÍDEO, ESTOU AQUI TERMINANDO O MOTOR DA TORNADO.
RESOLVI COLOCAR UM CABEÇOTE PREPARADO E DEMOROU A CHEGAR MAIS HOJE ACHO QUE VAI KKKK.
ASSIM QUE ESTIVER PRONTO TE MANDO AS FOTOS E UM VÍDEO.
ABRAÇO BROTHER.
Manda sim que estou curioso. Abraço
Valeu pela dica Combatente
Espera ter sido útil? Nesse vídeo você deu uma dica importantíssima! Quantos acidentes assim já aconteceram? Quantos você vai evitar? Dicas fundamentais.
Já vi mais de um frentista se recusar a abastecer a moto até que o motociclista desembarcasse. Um banho de gasolina nunca é bom. Além do risco de incêndio, há o risco do contato do combustível com "pontos sensíveis" da anatomia.
O ponto de autoignição da gasolina é 257° C, uma temperatura muito inferior à temperatura do sistema de exaustão das motos, que pode passar dos 500° C assim que sai do motor, e chega a 200° C na ponteira. Nunca soube de nenhum caso de autoignição de combustível por contato com o sistema de exaustão, mas o risco existe.
Numa viagem longa, é importante que seja feita uma boa preparação, ou seja, tentar evitar os improvisos. Reservatórios extras de combustíveis devem ter um mínimo de qualidade, como você bem disse.
Outro vídeo sensacional, caro Paulão.
Seus vídeos sempre me estimulam a fazer pesquisas, o que gosto muito.
Obrigado.
Alguns postos na Argentina tb não abastecem se o motociclista estiver na moto. Na verdade isso devia ser via de regra aqui tb. Obrigado Paulo, por sua sempre oportuna participação. Grande abraço amigo.
Há uma regra que muita gente não segue, mas deveria. É a regra do bom senso.
É sempre uma satisfação e uma honra poder participar de alguma forma de seus vídeos.
Forte abraço, caro amigo Paulão.
Abraço meu querido. É um prazer ter vc aqui.
Muito util seu canal.Obrigado
Valeu Diego, eu que agradeço
Boa tarde Paulo, td bem? Agradeço pelo compartilhamento dos seus vídeos pois ajudam bastante quem nunca fez uma viagem desse porte. Sou novato em motociclismo (piloto a 8 anos, comecei depois de velho...kkk). Essa será minha primeira viagem atravessando fronteira e gostaria de perguntar sobre a documentação necessária para uma viagem até o Atacama no Chile. Vamos eu e minha esposa e gostaria de saber se os seguros Carta Verde e Soapex são individuais ou se ele serve para os dois. Obrigado pela atenção
Esses seguros são para o veículo e seus ocupantes. Mas se quer fazer individual e com uma melhor cobertura, contrate seguros confiáveis de boas empresas, de preferência aqui no Brasil.
@@paulaoice9214 vlw jovem obrigado pela atenção. Abç e bons ventos 👍👍🤜🤜
Muito bomm.... Alguem já teve esse problema na BR319?? entre manaus e porto velho.... ali acho que nao tem combustivel..
Tudo é planejamento e pesquisa.Eu por exemplo quero fazer a BR 319 com minha esposa,já pesquisei e sei que vai ter um trecho de Quase 500km sem postos de combustível então ja estou preparando as garrafas Petcovich kkkkk.Desculpe,a vantagem da Garrafa Pet é que quando voce passa pelo trecho critico pode joga-las fora e se livrar de volume,já aqueles galões caros temos que carregar a viagem toda.Abrax.
kkkkkk. cada caso é um caso. Legal seu passeio. A 319 está nos meus planos tb. Vamos trocar experiências amigo. Boa trip e obrigado por participar. Abração
Ola Paulão! MInha viagem ao Atacama deu merda ou melhor dizendo só deu tempestade ai em Foz, tive que voltar cara, mas valeu a experiencia rodei 6500 km aqui no Brasil mesmo mas ano que vem espero q tudo certo. Video muito bom e obrigado pela atenção cara. Seu trabalho é valioso, parabens!
O que aconteceu brother? Ahhhhh ... li no outro comentário ...
Valeu pelas dicas Paulão!!!!
Muito útil, obrigado pelas dicas.
ótimo vídeo sanou minha dúvida quanto as aduanas e o combustível extra.
Que bom, grande abraço
Usem galão com suspiro
Gosto de ver o canal essas dicas me ajuda muito valw Paulão
Muito bom
tks
Saindo do Chile e entrando na Argentina, tive problemas na aduana devido aos galões de combustível.
Em que "Paso Fornterizo" foi isso Pedro? Eu e meus amigos nunca tivemos problema algum a esse respeito.
Pedro, quais problemas vc teve ? Liberaram depois ou vc teve que se desfazer do combustível ?
cade os videos PAULÃO !!!! bora agir um grande abraço
Paula o boa noite. Já tive moto de media/alta CC e sempre gostei muito. Vi que nesse vídeo você falou rapidamente da XRE. Estou pensando em comprar uma. O que você poderia me dizer dessa moto? Ela Boa para viagens locais?
Eu já fiz viagens longas com ela e nunca tive problema. Eu sou suspeito p/ falar, gosto muito dela. Tem um vídeo que falo da minha viagem com ela. Dá uma olhada. Abraço
Fiz 1900 km do Esp Santo ate foz em 29 horas direto, ate SP foi uma maravilha uns 800 km depois peguei chuva de SP a Foz, foi uma boa aventura porem na chuva segurei sem perceber as manoplas com muita força e fiquei com dormencia nas mãos no dia seguinte, dormencia tal que tirou força da minha mão esquerda e demorou mais de semana para voltar ao normal. Talvez esse probleminha que tive entre outros tbm possa ser materia de algum video seu afinal como muitos eu tbm sou iniciante no MOTO VIAGEM ADVENTURE kkk. Vê ai e fica a dica de video.
Me explica esse "29 horas direto" .... Vc ficou aqui em Foz 1 semana esperando a mão voltar ao normal ????
Sai do Esp Santo na sexta feira 06/10 as 17:16 hs e cheguei em Foz no sabado 07/10 por volta das 23:00 hs, so parei pra jantar em Pirapetinga, cafe da manha em Araçariguama, almoço em Sertanopolis fora os 7 abastecimentos/20 pedagios que foram muitos. Dormi no Hotel Laurence na virada do sabado p/ domingo e no domingo fui p o Iguaçueco Hostel q ao parar de chover la pelas 14hs me preparei e fui as Cataratas das 15 hs ate as 18:30 hs e la percebi q minha mão esquerda ficou muito dormente a ponto de perder a força ao apertar algo como iria entrar na Arg na segunda de manha pensei q iria melhorar ate la mas não melhorou e a chuva so aumentou p piorar a situação então dormi no hostel o domingo e a segunda feira e perquisei a previsão mas so dava chuva e temporal nela na terça de manha vi q iria ficar muito dificil ir a Arg/Cl pois so tinha 20 dias de ferias, então sai na terça as 9 hs devolta sai debaixo de muita chuva e raios e com a mão dormente mas funcionado um pouco eu amarrei minha esponja de tomar banho como antivibração e funcionou muito bem tbm evitei pegar na manopla. Nesse dia segui ate Sertanopolis e dormi la, fiz outros passeos e ta td certo agora.
Caraca ... vc viajou a noite toda? Será que não forçou muito tempo sem preparo? Qdo eu saio em longas trips, o primeiro dia não é tão fácil assim. Se vc não forçar o corpo devagarinho, pode se complicar mesmo. Só depois do 3º ou 4º dia que sair cedo e rodar já fica normal e rotineiro. Realmente choveu demais nesses dias por aqui. Muito mesmo. Mas sabe o que eu acho bom qdo dá errado? Que o roteiro ainda está aberto. Grande abraço e relaxa, é assim mesmo. Abração
O corpo ficou numa boa a questão foi a mão esquerda msm que na chuva apertei mais do que o normal e não percebi. Ando de moto ha oito anos, ando todos os dias e ja tinha sentido dormencia na mão esquerda mas em pequena escala. Mas valeu muito apena conheci varias cidades e rodovias, fiquei triste quando minha viagem/ferias chegou ao fim pois foram 20 dias viajando, vi muitas belezas naturais (Angra dos reis, Capitolio /canions/cachoeiras, Furnas, Ouro preto, Pico da Bandeira entre outros). Abraço Paulão.
Abraço amigo e parabéns pela trip e pela força de vontade.
Boas dicas, Valeu
Como vc fez com a parte de telefonia e internet?
Planejamento pra sair de Brasília 26/12/2017.
Esquece brother. Tudo que fiz p/ telefonia não deu certo, inclusive comprar um chip na Argentina. Se vc vai em lugares habitados até que vc tem sinal, mas na região da cordilheira, sem chance. As comunicações só se davam via whatsapp, qdo encontrávamos um local com wi-fi. A não ser que vc tenha um telefone por satélite, é claro. Mas vou te falar uma coisa. Sempre dava certo. Pelo menos 1 vez ao dia tínhamos comunicação. As vezes mais, pois algumas conveniências tem wi-fi. Combine com o pessoal como proceder no caso de desencontro, onde parar, onde esperar (tipo: 1ª posto de combustível - 1ª trevo - 1ª lugar onde tiver wi-fi ....) e se comuniquem pelo grupo de whats. Qto mais vcs organizarem essas "exceções", menos chance de dar errado tem. Boa época p/ ir p/ lá (se bem que não sei ainda onde é o "lá" kkk). Qquer dúvida só perguntar. Abraço
Vou ao Atacama. Já fiz várias viagens Logas pelo Brasil, mas esta será a primeira saindo do Brasil.
Já vi vários videos, dicas e confesso que sou meio neurótico em relação a segurança até pq sempre viajo sozinho ( Nõa tenho muito culhões pra suportar outra pessoa comigo por mais de dois dias na estrada).
Tó checando e rechecando tudo pra não esquecer nada.
Uma coisa que tenho pensado é sobra aquela bolsas de tanque, mas acho aqui um trambolho que pra nós que somos mais fofinhos acho acaba incomodando nossa fofura. alé do que é mais uma coisa pra nos preocuparmos pois toda vez que tem que abastecer tem que irar a bolsa ou qdo entra em algum lugar tb tem que tirar a bolsa.
Brother, eu usei essa bolsa de tanque em muitas viagens e quebra um galhão. Na XRE nunca usei, até pq eu viajo só nela. Na GS eu só "puxava" um pouquinho p/ baixo e abastecia normalmente. O lance dela que acho ótimo é poder tirar toda vez que sair da moto, ai é mais segurança p/ seus documentos, por exemplo. A máquina fotográfica fica sempre a mão também. É questão de costume. Qdo vc for, te passo os nomes de uns amigos que tenho naquela região que poderão te dar uma mão no caso de um bo. Grande abraço
Aqui em Brasília tenho dificuldade em encontrar Mapas Rodoviários, várias livrarias tradicionais aqui fecharam, havia uma especializada em mapas, mas tb fechou.
Eu tb gosto do mapa de papel, perdi o meu qdo fui esse ano qdo fui a serra do rio do rastro.
Teve problemas com a altitude?
Carlos, eu nunca ... nunca .. viajo sem mapa físico. Já tive problemas com o gps e graças aos mapas eu não tive maiores problemas. Uma vez quebrei a tela (touch) e algumas vezes ele "resetava" depois de uns 5 segundos devido ao forte calor. Se quiser posso ver p/ vc algum da Argentina. Me chame no email paulao.ice@hotmail.com . Quanto a altitude, tenho ânsias e dores de cabeça, sempre mais fortes que a maioria dos companheiros. Sofro bastante com o "soroche". Interessante que é só qdo eu estou fora da moto. Pilotando não sinto nada. Agora se eu descer da moto e começar a caminhar, mesmo que pouco, sei se estamos acima de 3500 metros ou não. Abração brother
Excelente
Parabens pelo video Paulão. Uma duvida, estou planejando ir ao Atacama este ano e gostaria de saber se o consumo muda muito com altitude. Tenho uma BMW R1200RT mas pensando em pegar uma moto menor para a aventura. Abrcos.
Leonardo, a diferença de consumo na GS1200 foi desprezível, até pq vc anda com gasolina mais pura do que aqui. Agora qdo fui com a XRE300 a diferença foi maior, pq o motorzinho sofreu mais com a altitude e vc tem que reduzir marcha e enrolar o cabo um pouco mais. Uma pergunta, pq quer uma moto menor? Essa RT vai de boa lá. Abraço
Paulão Ice é que pra pegar as estradas de terra pra ver as atrações la em SAn Pedro de Atacama vai judiar demais dela além dela ser bem pesada. Obrigado pela resposta.
@@leonardosetani5205, até te entendo, mas estradas não são ruins, tem gente que vai até de custon. Mas faz da sua maneira p/ conhecer, depois vc muda, se for o caso. Abraço
Boa noite, duas dúvidas, uma seguinte vc disse q tem um trajeto longo sem postos combustíveis, ou não tem opção e somente esse trajeto, ou seja corre o risco de pane seca, dependendo do consumo???
A outra e na cordilheira quando tá frio e pista com gelo tem alguma dica além de andar devagar???
Tenho muita vontade de ir numa viagem dessa???
Jose Marcio, é bem assim: quando vc vai aos lugares comuns, nas estradas asfaltadas, dificilmente vc vai precisar de combustível extra. O que acontece é que a Cordilheira dos Andes tem vários caminhos para atravessá-la. Alguns são muito isolados e com pouquíssimo movimento. O Paso de Sico, esse que falo no vídeo, não tem posto, vc terá em San Pedro de Atacama e depois em San Antonio de los Cobres (350 km), ai vc tem que levar, até pq pode pegar um deslizamento e terá que voltar até achar apoio. Mas no de Jama vc não percorre 180 km sem posto, logo não precisa levar galão, entende? A necessidade vai depender do caminho que vc escolher. Como falei, a maioria das viagens eu não levo.
Quanto a outra pergunta, eu resumiria assim: o Frio não tem problema, só vc se proteger mais, agora Gelo é problema. Muitas vezes até o Paso fecha. A dica que eu te daria qdo tiver gelo na pista é bem simples: "não vá", nós não temos experiência nisso e o socorro, no caso de algum bo, pode ser muito demorado. Abraço
Paulo caso eu venha ter forte dor de cabeça e mal estar nas altas altitudes que remédio de qualidade vc indica? Obrigado.
Meu amigo, os remédios que uso são os que eu estou acostumado a usar aqui mesmo para dor de cabeça e náusea. Geralmente a Cafiaspirina é muito indicada. Mas sempre é bom vc consultar seu médico. Abraço
Em estando no Peru, o melhor remédio para o "soroche - mal de altitude" é comprar folhas de coca para mascar. Nas "vendas" ao parar tomar chá de coca, balinhas de coca e qtais. Super funciona e quando fomos, fomos em viagem de ônibus pelo Peru. Enjoy!
Bom dia. Amigo, peço desculpas mas no começo vc fala que nao leva, depois vc diz que " se nao tem posto tem que levar"...logico.!!Isso depende da sua autonomia! Se ""nao tem posto"" em mais de 200 km..poxa, obvio que merece levar! A minha nao tem tanta autonomia e ( por exemplo) de Tacuarembo bo Uruguai ate Paysandu ( Uru) sao 230 km ! Nem pensei 2 vezes e levei. Imagine 300 km?? Nao é levar a toa, é levar quando realmente vai precisar. Fica muito " apertado" !. Mas é isso ai, precisa alertar a todos sobre esse problema. Boa semana e boas estradas.
Sim amigo, eu não levo a grande maioria das vezes, pois é muito perigoso e nas estradas normais não precisa. Como disse, encha somente onde vc vai precisar e encha somente antes do trecho perigoso. Abraços e obrigado por participar.
Com certeza foi muiiito útil 👍👍
Aula com PHD é show 👏👏👏
Abraço meu querido
Eu sempre levo por rodar a noite.
O importante eh analisar todos os riscos e tomar a atitude que evite sempre os maiores problemas. Sempre pensar na seguranca em primeiro lugar.. Abraco
Paulão, sobre troca de oleo. Estou indo para o Ushuaia, e estou em duvida sobre levar ou nao Oleo para troca, oleo da minha moto é 10w30, da transalp. O filtro eu vou levar de qualqher forma pra nao correr o risco de nao achar. Exitem locais para troca que possuam essa especificacao?
Ivan, td bem? Então, esse óleo indicado pela Honda creio que seja mineral e vc vai achar sem problema. Eu não sei qual óleo vc usa, eu uso o Motul 5100, com Tecnologia Ester. Até achei na Argentina, mas não é em todos os lugares. Qdo vou sozinho, sem garupa, costumo levar óleo p/ 1 troca, qdo vou com garupa não levo. Todas as vezes que encontrei, foi em lojas de auto peças. Acho muito prudente vc levar o filtro. eu tb o faço. O óleo já começo a procurar pelo menos uns 2 dias antes de dar a quilometragem para trocar. Agora o 10W30 com certeza vc vai encontrar lá, mas é importante vc anotar a especificação correta do óleo. No caso da Transalp, é 10W30 API SJ ou superior (SL ; SM ..) segundo norma americana e JASO MA segundo norma japonesa. A especificação 10W30 é muito ampla quanto ao tipo de óleo. UM ÓLEO COM ESSA FLUIDEZ PARA CARRO NÃO SERVE PARA SUA MOTO. A maioria das motos tem a embreagem de discos múltiplos em banho de óleo e por isso o óleo tem que ser específico para moto. Preste atenção nisso. Quanto a trocar, eu mesmo troco óleo e filtro de minhas motos, por isso nunca usei nenhum serviço de terceiros para isso, mas vc consegue sim uma oficina para fazer essa troca. Não é nada tão específico assim. Abraço
Ótimas dicas Paulo. Moto abraço. Aguardo sua inscrição lá no Canal. Moto abraço.
blz ... tá feito
Tmj irmão. Moto abraço.
Falaí Paulão!! Tanque extra pra xre 300, acho que tu não vais aprovar, mas após esse vídeo fiz alguns melhoramentos e a prova de funcionalidade foi uma viagem, sólo, que fiz da Praia de Cidreira à São José do Norte aquí no RGSUL, pela beira da praia, em outubro de 2016, foram 385km sem abastecimento, sobrou 1LT no tanque, a viagem foi dura, primeiro fora de estrada pesado que fiz com ela, o único problema que tive foi com o suporte do GPS . Dá uma olhada!!! ruclips.net/video/HxNnTzd4Hws/видео.html
Caraca véio .... pq eu não vou aprovar? Achei show, até pq vc fez com capricho. A ideia é ótima. Só queria saber mais sobre isso. A minha tem um porta-treco e vi que a sua tb, mas não dá p/ usar os 2 ao mesmo tempo né? Vc fez com tubo de pvc normal, de esgoto? Deve ficar show se fizer de metal mesmo né? A bombinha que vc usou foi qual? Aquela de injetar gasolina nos carros a álcool? Cara, parabéns ... 400 km de autonomia é show. É o que eu preciso p/ ser feliz (mais feliz) kkkk . Abraço e aguardo
Então, temos 2 opções, porta-treco ou tanque ( 3,5L), a fixação é a mesma, foi confeccionado com um tubo de 100mm para esgoto, a bomba é essa mesmo, de injetar gasolina nos carros a álcool, a gasolina entra pelo suspiro interno do tanque, coloquei um "T" logo abaixo do tanque e uma válvula de gás ( abertura e fechamento rapido) pra não dar retorno, piscou a reserva, ligo a bomba, abro a válvula, a gasolina flui para dentro do tanque principal, quando ela começa a cavitar, faço o inverso, na parte elétrica tem um rele e um fusível 10A , basicamente é isso. Os problemas são, no caso de uma queda e a legalidade, já rodei bastante pelas cidades ( Canoas, POA, Gravataí ) , até agora ninguém se encarnou, vez em quando me perguntam no trânsito, "porque esse escapamento é fechado" KKKKK!!! Bah!! de ferro ficaria padrão!! Duvidas... é só perguntar, abraço!!!!!!
Gostei mesmo. A minha dúvida maior é se a gasolina não reage com o pvc ou a cola ... de resto, muito engenhoso ... gostei mesmo ....
A gasolina não ataca o PVC nem a cola, foi o primeiro teste que fiz , deixei uma semana com 1L de gasolina, vez em quando dava uma chacoalhada, não alterou em nada!
Nooooo...vc deu um nó pra falar um trem tão tranquilo
kkkk ... sou complicado
Só vi bla bla bla e nada de vídeo da viagem
Se está falando dos vídeos das minhas viagem, aqui não vai ver. Desde o começo disse isso. Não to aqui p/ mostrar a minha viagem, to aqui p/ mostrar "como faço" nas minhas viagens, p/ passar a minha experiência p/ quem tiver vontade de ir com mais informação do que eu fui a primeira vez. P/ ir com mais segurança do que eu fui a primeira vez. Para ter mais chance de aproveitar melhor cada lugar. Creio que isso eu consiga atingir mais facilmente com os bla bla blas do que com uma imagem de uma go-pro fixa no meu capacete por kms seguindo uma estrada na cordilheira. A ideia não é eu fazer isso, a ideia é vc fazer isso. Abraço
@@paulaoice9214 lacrou!!!😁