Na maioria dos sinistros, os condutores inabilitados assumem a culpa mesmo não tendo concorrido para o resultado. Conhecimento é tudo, que pena que nem todos têm e/ou não buscam! Ótimo vídeo!
Aconteceu comigo. Entrei hoje com meu advogado para que o causador do acidente repare os danos da minha moto. Me lasquei inteiro, tomei 16 pontos e minha moto tem orçamento de 11mil para arrumar. O cara disse que não ia arrumar nada por conta da habilitação. O cara cruzou minha preferencial e me acertou. Informação é tudo, estava quase pagando o conserto e seguindo minha vida. Sei que vai demorar, mas não vou deixar isso para lá, não é pq não sou habilitado que dá o direito do outro fazer cagada e não ser responsabilizado. Vou tirar minha habilitação e fazer seguro.
Год назад+2
Pois é, existem precedentes inclusive. Vou deixar o link de outros dois vídeos nossos sobre o tema, talvez possa ajudar: ruclips.net/video/MY8wF73j070/видео.html ruclips.net/video/yKPbNFKnZ_k/видео.html
Excelente explanação, concordo em minhas instruções sempre falo sobre isso, tenho a mesma opinião de que em um sinistro de trânsito do tipo colisão traseira nem sempre que colide na traseira é o culpado.
2 года назад+1
Valeu meu amigo Rômulo. Grande abraço!! Em tempo, vídeo sobre a "batida na traseira": ruclips.net/video/IOdNwDHv8aU/видео.html
Não concordo pois ele perante a lei não podia estar na direção de um veículo pois não estava instruído com cursos de direção defensiva e estava contra lei
8 месяцев назад
Concordo com você, ele sequer deveria estar ali, mas se ele está, então deve haver uma solução legal para isso, que nesse caso é a infração prevista no inciso I do art. 162 do CTB, que é de natureza gravíssima, multa de R$ 880,41 e a retenção do veículo até a apresentação de um condutor regularmente habilitado. No entanto, o fato dele não ser habilitado não o faz presumidamente responsável por um eventual sinistro de trânsito. Acompanhe meu raciocínio... Eu possuo habilitação e avancei o sinal vermelho do semáforo, desrespeitei essa importante regra de circulação no trânsito, fazendo com que meu veículo colidisse com outro, que era conduzido por uma pessoa que não tem habilitação. Sendo assim, te pergunto: Quem foi o responsável pelo ocorrido? A resposta parece óbvia não é? Claro que fui eu! Sendo assim, ele deve ser autuado por dirigir sem possuir habilitação no dispositivo legal que mencionei acima e eu devo pagar o prejuízo que causei ao colidir com o veículo dele. Cada um responderá na medida da sua culpabilidade. Espero ter ajudado com a questão e se precisar, estamos por aqui. Abraço!!
São entendimentos como esse que contribuem para muitos inabilitado dirigir. O fato de não ser habilitado é um indicativo de que o cidadão não tem conhecimento das leis de trânsito e habilidade para conduzir um veículo evitando uma colisão. Ele não sabe o que é Direção defensiva
4 месяца назад+1
Concordo com você, ele sequer deveria estar ali, mas se ele está, então deve haver uma solução legal para isso, que nesse caso é a infração prevista no inciso I do art. 162 do CTB, que é de natureza gravíssima, multa de R$ 880,41 e a retenção do veículo até a apresentação de um condutor regularmente habilitado. No entanto, o fato dele não ser habilitado não o faz presumidamente responsável por um eventual sinistro de trânsito. Uma coisa é a infração que ele está cometendo e outra coisa totalmente distinta é alguém ter colidido no veículo dele. Acompanhe meu raciocínio... Eu possuo habilitação e avancei o sinal vermelho do semáforo, desrespeitei essa importante regra de circulação no trânsito, fazendo com que meu veículo colidsisse com outro, que era conduzido por uma pessoa que não tem habilitação. Sendo assim, te pergunto: Quem foi o responsável pelo ocorrido? A resposta parece óbvia não é? Claro que fui eu! Sendo assim, ele deve ser autuado por dirigir sem possuir habilitação no dispositivo legal que mencionei acima e eu devo pagar o prejuízo que causei ao colidir com o veículo dele (ou de qualquer outra pessoa). Cada um responderá na medida da sua culpabilidade. Espero ter ajudado com a questão e se precisar, estamos por aqui. Abraço!!
Eu entendo seu raciocínio e concordo com ele. A questão q tentei levantar é a seguinte. Se a penalidade para dirigir sem habilitação fosse 3 anos de cadeia será que teríamos tantos motoristas inabilitado?
Oi Carlos, ainda assim cada um será responsabilizado na medida de sua culpabilidade. O condutor sob influência de álcool será autuado por esse motivo, pode até ser que tenha havido crime de trânsito e é preciso verificar se essa condição dele contribuiu de algum modo para o ocorrido a fim de se atribuir a responsabilidade cível.
Fiz uma ultrapassagem em uma faixa continua e o outro condutor também fez fazendo com que eu batesse na traseira dele quem é responsável?
2 года назад+1
Cássio, pelo seu relato, me parece que ambos contribuíram para o ocorrido. Em situações assim, não havendo acordo entre as partes, deve ser ajuizada ação, apresentadas as provas existentes e o juiz vai atribuir a responsabilidade a cada um (se for esse o entendimento dele) na medida da sua culpabilidade.
Ola bom dia. Sofri um acidente de moto , a moto esta em meu nome ,mas nao possua habilitação para moto , apenas para carro. Consigo dar entrada no seguro DPVAT.?
Discordo porque se ou outro nao e habilitado não deveria estar naquele local naquela hora . Principalmente se for em um cruzamento não sinalizado
Год назад
Verdade Reinaldo, ele nem deveria estar na direção do veículo, mas estava. Por essa razão é que ele deve ser autuado por dirigir sem possuir habilitação, mas aquele que for o responsável pela colisão é que deve pagar pelo prejuízo, cada um responderá na medida da sua culpabilidade.
Meu esposo colocou um carro no meu nome. Esse carro é usado pelos funcionários para trabalhar na praia. Sendo que alguns que dirigem não tem habilitação. Gostaria de saber se em caso de acidente sou eu quem respondo, ou qualquer outra complicação que possa haver. Agradeço muito se puderem me responder porque isso tá me tirando o sono. Obrigada 🙏🙏
10 месяцев назад+1
Oi Roseana, vou deixar abaixo o link de um vídeo que explica essa situação. ruclips.net/video/IHLL0BNLoSI/видео.html
Olá, bom dia. Infelizmente me envolvi em um acidente. Existiam 2 quebra molas em frente a uma escola, eu vinha atrás de um carro e decidi ultrapassá-lo assim que o carro e eu passamos do primeiro quebra molas, essa condutora virou à esquerda quando eu já estava ultrapassando ela ao lado do carro, me derrubando, sofri várias escoriações e um prejuízo de Mil reais no reparo da moto. Infelizmente sou inabilitado (em processo ainda) e tive que arcar com o conserto do meu veículo pois infelizmente mesmo não tendo habilitação ainda é meu único meio de transporte para o trabalho. A pessoa que me derrubou sabe que está errada, pois no local havia uma área de espera à direita para aguardar antes de fazer a conversão à esquerda, disse que pagaria absolutamente tudo que gastei por conta própria, mas exige que eu lhe envie foto da minha CNH, caso contrário ela não vai acertar com nada. E agora, vale a pena entrar com algum processo contra ela? A moto está no nome de outra pessoa que infelizmente também não possui CNH, aí fica a questão se vale a pena pagar por essas multas (eu inabilitado, e o outro por ter emprestado a moto pra mim sem eu ter CNH), e tentar recuperar algo com uma ação contra a pessoa. Muitos julgam quem trafega sem CNH, mas é o segundo prejuízo de Mil reais que levo em menos de 6 meses, quem junta seu dinheiro com toda dificuldade pra tentar conseguir andar certo, e leva prejuízo de outra pessoa sabe do que eu tô falando.
2 года назад+1
Se você não foi autuado no momento do ocorrido, então não pode mais ser. Até porque o agente precisa constatar o cometimento da infração. Se não houver acordo entre as partes, você pode juntar as provas e ajuizar ação cobrando o prejuízo da pessoa que de fato causou.
Ola estava no sinal amarelo como eu vir que não ia dá tempo de passa eu parei bruscamente resultado bateram na traseira do meu carro pois não estava respeitando a distância quem está errado eu ou ele? Eu não sou habilitado e o carro esta financiado no nome de outra pessoa. Esse ocorrido já faz um mês ainda pode dá algum problema pra mim?
@@vynniciusborges8541 mano, a culpa é de quem bateu atrás, justamente por que o que parece ele não respeitou a distância de segurança, e você fez o certo ao frear pro semáforo. O que pega é você não ter habilitação, pra você não pode dar nada se não deu polícia no local. Porém se deu polícia e um BO foi aberto, pode ter certeza que vai chegar uma multa de condutor sem habilitação, porém a multa vai para o nome da pessoa que o carro está financiado!
Nao sou habilitado. Estava a poucos metros da minha casa ja quase chegando , quando veio um motoqueiro que estava destraido olhando para trás e bateu de frente comigo . Nao se machucou, e por eu nao ter habilitação preferi ficar com o prejuizo do meu carro e comprei todas as peças da moto dele que danificou. O mesmo colocou a moto em uma oficina, eu comprei todas as peças por fora e entreguei ao mesmo e hoje ele me exige que pague a montagem me ameacando dizendo que tem a placa do carro e que vai a policia. Tenho todas as notas de tudo que comprei ! Nao foi chamado policia, nao teve registro de nada, ate por ser no próprio bairro. Gostaria de saber se existe alguma forma que eu venha a ser prejudicado mesmo após ja ter passado o ocorrido e ter comprado todas as peças da moto? Desde ja agradeço!
Год назад
Ele precisaria reunir provas suficientes de que você foi o responsável pelo ocorrido e judicializar a questão. Se ele não puder fazer isso, então não tem como te responsabilizar.
Dia 31 meu esposo sofreu um acidente. Uma mulher bateu na traseira da carretinha dele. Ele estava de moto. Por graça de Deus nao morreu. A mulher não quer pagar pelos danos cometidos contra ele. Falou q daria só 300 reais q é oq custaria o conserto de sua carretinha, oq nao está correto, pois só para fazê-la custou 1.200. Ainda q ela deveria pagar pelos danos q cometeu a ele. Q ficou ruim, machucou a coluna, e ficou sem trabalhar ate agora. Esta se recuperando ainda. Agora vem a questão. Ele nao tem habilitação para moto, e a moto dele nao tem nenhum documento. Queria saber urgente oq podemos fazer? Se vale a pena ou não. Me ajuda por favor alguém.
Год назад
Se não há um acordo amigável entre as partes, então vocês devem juntar o máximo de provas que tiverem, demonstrando que ela foi a responsável, então procurem o Juizado Especial Cível da sua cidade para judicializar a questão.
Bateram na minha moto mais não tenho carteira e a moto está no nome da minha esposa , oque acontece ?
Год назад
Como explicamos no vídeo, em casos assim a pessoa responsável pelo ocorrido tem o dever de reparar o prejuízo material que causou. O que se espera é que isso ocorra de forma amigável entre as partes, inclusive é recomendável que se busque um acordo. Não havendo, então a parte que se sentir prejudicada deve juntar provas e levar o caso à justiça para que se obrigue a outra parte a pagar o prejuízo.
Não ter carteira não quer dizer que vc está errado em tudo .é certo que pra uma parte da lei vc estaria errado e pra isso vc vai ser multado mo rigor da lei e oo causador do acidente e habilitado tudo certinho paga tmb os danos causados noo rigor da lei .
16 дней назад
Oi Daniel, é exatamente isso que explico no vídeo.
Fui fazer uma conversao em um lugar onde pode fazer a conversao, veio um moto em alta velocidade, apareceu de tras de outro carro e bateu na minha lateral.. o motoqueiro nao tem cnh e fugiram com a moto do lugar.. quem esta errado?
Год назад
Victor, pelo seu relato, se a manobra foi realizada em local permitido e com a sinalização correta, então ele deu causa ao ocorrido.
No meu caso eu estava pilotando a moto a 40 km na pista quase deserta e do nada um cara aparentemente drogado em outra moto 🛵 atravessa minha preferência em auta velocidade causando o acidente e detalhe os próprios vizinhos dizem q ele faz entrega de drogas,rouba a própria mãe idosa e a trata mau e até agora só eu estou sendo investigado, pois eu estava sem habilitação e havia ingerido um pouco de álcool.. estou consciente do erro que cometi,mas não fui eu quem causou o acidente acho injusto só eu sofrer as consequências. Ja gastei muito por isso e o outro condutor ainda queria q eu pagasse para retirar a moto emprestada q ele conduzia e também foi apreendida. Oque eu quero saber si realmente isso é justo?
7 месяцев назад
Antonio, fiz esse vídeo (link abaixo) recentemente sobre o tema e nele eu abordo detalhadamente várias questões que envolvem o sinistro de trânsito e seus desdobramentos. Dá uma conferida, acredito que será útil. ruclips.net/video/lmG116rhhbo/видео.html
Uma dúvida.. Minha CNH vence mês 08 deste ano , mas pretendo classificar . Minha dúvida é em caso de classificação a data de vencimento continua a mesma ou mudaria pra uma nova data ? tendo em vista que a cnh será classificada .
2 года назад+1
Rodolfo, a mudança de categoria também vai renovar sua CNH.
Eu concordo em partes , mas acho q a pessoa q não habilitada não pode nem estar em um veiculo
7 месяцев назад
Oi Gilvan, concordo com você, ele sequer deveria estar ali, mas ele está, então deve haver uma solução legal para isso, que nesse caso é a infração prevista no inciso I do art. 162 do CTB, que é de natureza gravíssima, multa de R$ 880,41 e a retenção do veículo até a apresentação de um condutor regularmente habilitado. No entanto, o fato dele não ser habilitado não o faz presumidamente responsável por um eventual sinistro de trânsito. Acompanhe meu raciocínio... Eu possuo habilitação e avancei o sinal vermelho do semáforo, desrespeitei essa importante regra de circulação no trânsito, fazendo com que meu veículo colidisse com outro, que era conduzido por uma pessoa que não tem habilitação. Sendo assim, te pergunto: Quem foi o responsável pelo ocorrido? A resposta parece óbvia não é? Claro que fui eu! Sendo assim, ele deve ser autuado por dirigir sem possuir habilitação no dispositivo legal que mencionei acima e eu devo pagar o prejuízo que causei ao colidir com o veículo dele. Cada um responderá na medida da sua culpabilidade. Espero ter ajudado com a questão e se precisar, estamos por aqui. Abraço!!
Bom dia..no meu caso eu batir em um motoqueiro ao tirar de outro veiculo.....no caso eu desviei de um carro e joguei p outra mao da via e nao vir o motoqueiro e coledir com ele,mas o motoqueiro nao tinha habilitação....eu me respondabilizo com tudo é?
6 месяцев назад
Oi Luiz, vídeo atualizado com várias explicações a respeito do tema: ruclips.net/video/lmG116rhhbo/видео.html Nosso serviço de consultoria personalizada: www.saladetransito.com/consultoria
Tenho uma pergunta: Se no momento do acidente não tinha um fiscal para constatar a infração administrava, o condutor que estava sem CNH pode ser responsabilizado posteriormente ? O Condutor que avançou o sinal vermelho pode ajuizar uma ação contra o inabilitado também ?
2 года назад
Gabriel, é o que explicamos no vídeo. O fato de não ter habilitação não necessariamente é o fator determinante para o ocorrido e apesar de ser infração, se não foi constatada naquele momento pelo agente e lavrado o respectivo auto de infração, não pode ser feito depois.
Dr. N tenho CNH,fui vira a rua e veio um rapaz por trás e bateu em mim 3 dias se passou ele quer que eu pague o dano dele , Eu serei multado 3 dias? depois??
8 месяцев назад+1
Oi Anderson, se não houve autuação no dia do fato, não pode mais. Quanto à responsabilidade, vale a explicação do vídeo.
Alguém me tira uma dúvida , o carro me fechou e eu bate a trás não sou habilitada mais eu não tava errada pq ele virou sem dar a seta , já passou dois meses do ocorrido agora ele veio pedir dinheiro e falou que se eu não der ele vai na justiça, mais agora já passou dois meses e no dia do acidente eu falei para ele chamar a polícia e ele não quis ,não sei se ele estava alcoolizado ou sei lá mais eu falei pode ir na justiça . Será que eu vou te que pagar ?
4 месяца назад
Vídeo mais recente em que abordamos diversos cenários sobre esse tema: ruclips.net/video/lmG116rhhbo/видео.html
Por que que os motoristas que tem carteira de habilitação são os que mais causam acidente
4 месяца назад
Oi Mateus, porque proporcionalmente são a maioria. Isso não significa dizer que o inabilitado é um melhor condutor, não tem nenhum estudo ou estatística que prove isso. A única certeza, até porque é um fato, é que o inabilitado, por previsão expressa na lei, não pode estar na direção de um veículo automotor na via pública, porque existem consequências legais.
Hoje eu sofri um acidente... Não sou abilitado! Ia dirigindo uma motocicleta com duas pessoas atrás, depois um cara no carro nos atropelou fazendo nós pegar a contra mão e caindo. Ele tava alcoolizado e tbm não tem carteira. Como fica isso? Pq ele queria que eu pagasse o meu prejuízo e ele pagava o dele. Fomos para a delegacia, o PM disse pra eu acertar o prejuízo com ele, pq se eu levasse o caso pra frente, talvez pegasse pra mim pq não tava abilitado.
Год назад
É o que explicamos no vídeo, cada um deve ser responsabilizado na medida da sua culpabilidade. É possível discutir o ocorrido judicialmente, basta juntar as provas e procurar o Juizado Especial Cível na sua cidade. Quanto a uma eventual autuação posterior, saiba que não é possível, o agente deveria ter feito autuação no momento do ocorrido. Já em relação à sua situação no momento do fato, é algo que cabe ao juiz decidir uma eventual responsabilização.
Moço, não sou habilitada minha moto tá toda certa, estou parada na rua moto ligada ceta tbm, esperando minha vez de passar pq aqui no interior cidade pequena não tem sinalização de trânsito farol essas coisas, e um cara de carro alcoolizado bateu na traseira da minha moto me derruba, e falou pra outros q se eu quiser botar na justiça eu poderia botar pq eu estou errada por pilotar sem CNH, nesse caso o que eu deveria fazer? Eu estou errada claro, mas ele tbm está.( detalhe, eu estava saindo do trabalho de tênis, calça, casaco e capacete.)
Год назад+2
Oi Joyce, é justamente a situação que citamos no vídeo. Cada um deve ser responsabilizado na medida da sua culpabilidade. Você deveria ter sido autuada por dirigir sem possuir habilitação (se não foi na hora, também não será mais) e a pessoa que provocou o sinistro deve reparar o dano que causou. Se não houver um acordo amigável entre as partes, então junte provas e ajuíze ação cobrando o prejuízo. Vou deixar abaixo o link de outro vídeo nosso sobre esse mesmo tema: ruclips.net/video/yKPbNFKnZ_k/видео.html
Eu sofri um acidente ontem mas não tenho CNH e o ocasionandor do acidente vinha na contra mão eu não fiquei la por que a o serviço de pronto atendimento SAMU me levou eu fiquei com a fratura expostas
Год назад
Manoel, considerando seu relato, houve o crime de lesão corporal culposa e você pode ir até a delegacia e manifestar o interesse de que haja processo criminal para responsabilização da pessoa que provocou o sinistro, bem como juntar provas do ocorrido e pedir indenização no juízo cível.
Aconteceu o mesmo que vc falou , o cara invadiu minha preferencial. Eu estava trabalhando fazendo entrega ele bateu em me e quebrou meu femur , oque pode acontecer
10 месяцев назад
Oi Henrique, você pode demandar judicialmente contra ele em busca de reparação do prejuízo sofrido e também responsabilizá-lo criminalmente.
Cara um carro bateu em mim de lateral eu não tenho CNH e me derrubou e ainda fugiu do local fui atuado pela falta de CNH mais ele ainda quer que eu pague o prejuízo dele o que eu posso fazer ? Eu tenho vídeo e tudo do acidente inclusive minha moto e nova zero km e ele me deixou um prejuízo de 3k
Год назад
Procure o Juizado Especial Cível da sua cidade, apresente as provas e o restante é com a justiça.
Hoje eu estava a radial leste e estava na faixa da direita porque eu ia sair no próximo acesso Porém na esquina havia uma faixa de pedestre e uma mulher atravessando na faixa .... eu já. Vinha com a setaigada sinalizando que eu iria entrar a direita e reduzir e parei o veículo para o pedestres fazer a travessia em segurança .. Aí veio um cara da uber com 2 passageiras e bateu na traseira do meu veículo.. eu fiquei .pouco assustado por não ter cnh E ele ficou me culpando dizendo que eu não poderia ter parado naquele local..... porém se tem uma faixa de pedestre e tem pessoas atravessando é meu dever parar e proteger o pedestre né ... Agora ele está querendo que eu pegue o prejuízo dele Se for o caso eu vou assumir a medida administrativa e vamos pra justiça.... por min eu deixaria escada um assume o seu prejuízo
Год назад
Vinicius, é o que explicamos no vídeo, cada um responderá na medida da sua culpabilidade. Pelo seu relato, o outro condutor deu causa ao ocorrido. No seu caso, se um agente tivesse chegado naquele momento, então caberia autuação por dirigir sem possuir habilitação.
Uma coisa é estar com a CNH vencida e outra é não ser habilitado. O que estás a dizer é que mesmo a pessoa não possuindo habilitação (não ter CNH) pode sofrer apenas a aplicação de multa administrativa? (No caso do mesmo não ser o culpado pelo sinistro)?
Год назад+1
Oi Mila, é exatamente isso. A lógica, legalmente falando, é que cada um deve ser responsabilizado na medida da sua culpabilidade. Imagine uma pessoa sem habilitação que sofre uma colisão em seu veículo pelo veículo de outro condutor regularmente habilitado que avançou o sinal vermelho. O condutor sem habilitação deve ser autuado por esse motivo, mas quem deve pagar o prejuízo é aquela pessoa que causou efetivamente o dano. Caso tenha interesse, vou deixar abaixo o link de outro vídeo nosso em que trazemos a explicação mais detalhada: ruclips.net/video/yKPbNFKnZ_k/видео.html
@ É razoável no que tange a responsabilidade! Mas não concordo que a pessoa sem CNH (o que não possui CNH) leve apenas uma multa administrativa! No que concerne a prática da direção sem o devido registro (CNH) o mesmo deveria responder tanto na esfera cível como criminal! Ainda que o mesmo não exerça atividade remunerada na direção de veículo, no momento em que estamos dirigindo temos uma série de responsabilidades ao volante, não apenas na direção mas com os pedestres! Agradeço ao seu vídeo! Esclarecedor!
Год назад+1
@@milalima6856 poderá responder criminalmente também, desde que a conduta tenha gerado perigo de dano, como prevê o tipo penal do art. 309 do CTB. Coincidentemente gravei ontem um vídeo explicando quando esse crime ocorre, deve ser compartilhado aqui no canal nos próximos dias.
AMIGO MINHA CNH ESTA VENCIDA HA 6 ANOS, NAO RENOVEI POIS ESTAVA SEM CARRO E TBM NAO DIRIGIA MAIS. POREM QUERO COMPRAR UM CARRO E MINHA MULHER QUE TEM CNH VAI DIRIGIR, EU NAO VOU DIRIGIR, ELA CONSEGUE FAZER SEGURO NO NOME DELA PARA O CARRO AJA VISTA O CARRO ESTA NO MEU NOME?? OBRIGADO AMIGO
O não habilitado tem que rever se vale ou não apenas negociar ou chamar a polícia. Afinal se for dividir o prejuízo o não habilitado ainda vai pagar multa por esta conduzindo um veículo sem habilitação!
Um colega meu não é Habilitado e sofreu um sinistro de trânsito! O caso foi o seguinte: Ele vinha trafegando na sua moto e na sua via preferencial, e do nada, vem um condutor habilitado e bate o carro nele.
Год назад+2
Rômulo, é o que explicamos no vídeo, cada um deve ser responsabilizado na medida da sua culpabilidade. Pelo seu relato, seu amigo deveria ser autuado por dirigir sem habilitação, caso um agente chegasse ao local, e a pessoa que provocou o sinistro tem o dever de reparar o dano causado, ou seja, pagar pelo prejuízo.
Sem a CNH , documentos vencidos, sem placa, sem capacete. A lei deveria cobrar na justiça os custos hospitalar e jogar 15 anos na cadeia esse cidadão que teve a intenção de matar e de morrer!! Se vc é advogado, ta dando margem para muitos filhos e filhas continuarem morrendo e matando.
7 месяцев назад
Nielsen, estou explicando o que prevê a lei a respeito do tema, sem fazer juízo de valor, sem opinar, apenas explicando. Abraço!!
B noite eu não concordo por que rodo em dias com veículo e documentação ai a outra parte ando todo errado cem CNH e tudo mais. E se essa moda pega como é que fica
Год назад
Oi Edson, não é moda, é o que está previsto na lei. Faça a seguinte reflexão: O sujeito não possui habilitação, mas transita com o veículo em condições normais e em velocidade compatível com a segurança. De repente, você ou eu, desrespeita o sinal vermelho do semáforo e colide com o veículo dele. Ele é o responsável pelo ocorrido? Em situações assim, cada um deve ser responsabilizado na medida da sua culpabilidade, ou seja, ele DEVE ser autuado por dirigir sem possuir habilitação (multa de R$ 880,41) e a pessoa que colidiu com o veículo dele DEVE pagar pelo prejuízo que causou ao desrespeitar o sinal vermelho do semáforo e provocar a colisão. Abraço amigo!!
Muitos de nós dirige muito bem porém perderam a CNH com essa leis de multa, igual o meu vendi uma moto o cara encheu de multa e perdi a CNH a culpa nem é minha porém as lei não ajuda e o cara com má índole deixo tudo na minha CNH agora esperar acabar essa casacão q alias quem trabalha com carro o dia todo não tem como multa de qualquer coisa até vc parar no trânsito toma
6 месяцев назад
Nesse caso, infelizmente a culpa foi sua. A lei exige que você deve fazer a transferência de propriedade ou, pelo menos, comunicar a venda ao Detran, justamente para não ser responsabilizado. Quando essa providência administrativa não é feita, existem consequências, como essa. É uma pena, mas é o que está na lei.
Uaii, vai entender o brasil. O cara não têm habilitação, e se envolve em acidente. E ainda sai ganha. O cara já estar errado por está dirigindo
Год назад+1
Oi Genilson, concordo com você, ele sequer deveria estar ali, mas se ele está, então deve haver uma solução legal para isso, que nesse caso é a infração prevista no inciso I do art. 162 do CTB, que é de natureza gravíssima, multa de R$ 880,41 e a retenção do veículo até a apresentação de um condutor regularmente habilitado. No entanto, o fato dele não ser habilitado não o faz presumidamente responsável por um eventual sinistro de trânsito. Acompanhe meu raciocínio... Eu possuo habilitação e avancei o sinal vermelho do semáforo, desrespeitei essa importante regra de circulação no trânsito, fazendo com que meu veículo colidsisse com outro, que era conduzido por uma pessoa que não tem habilitação. Sendo assim, te pergunto: Quem foi o responsável pelo ocorrido? A resposta parece óbvia não é? Claro que fui eu! Sendo assim, ele deve ser autuado por dirigir sem possuir habilitação no dispositivo legal que mencionei acima e eu devo pagar o prejuízo que causei ao colidir com o veículo dele. Cada um responderá na medida da sua culpabilidade. Espero ter ajudado com a questão e se precisar, estamos por aqui. Abraço!!
Quem não tem habilitação não pode dirigir. Se ocorrer qualquer casualidade ele tem culpa e arca com sua responsabilidade. Quem é habilitado ou tem a sua habilitação vencida se for o causador do acidente paga se não for o causador tem que receber pois o fato de ter vencido sua habilitação não o desqualifica em erro dos outros ao contrário de quem não tem habilitação.
2 года назад
Renan, você tem total razão quando diz que aquela pessoa que não tem habilitação não deveria sequer dirigir. No entanto, imagine a situação: um condutor sem habilitação (deve ser autuado se for flagrado pelo agente) está transitando e outro condutor habilitado avança o sinal vermelho do semáforo e colide com o veículo dele. Ora, quem causou o sinistro? Essa é a lógica, cada um responde na medida da sua culpabilidade. Abraço!!
@ Mas se ele não tem habilitação ou a mesma está vencida, não deveria nem estar dirigindo, portanto, aquele veículo talvez nem estaria ali e não haveria acidente. Assumiu uma culpa assim que decidiu dirigir um veículo. Correto?
2 года назад
@@SoldierBroll86 de fato ele nem deveria estar na direção do veículo, mas se estiver, isso não o torna presumidamente o culpado por qualquer eventual acidente. Considere a seguinte situação hipotética: Um condutor regularmente habilitado, avança o sinal vermelho do semáforo (não deveria ter feito isso) e colide com o veículo de uma pessoa que não possui habilitação, mas conduzia o veículo em velocidade compatível com a segurança enquanto avançava normalmente o sinal verde. Ora, como culpar o condutor inabilitado por essa situação? Se assim fosse, teríamos o direito de colidir com o nosso veículo contra o veículo de um condutor inabilitado e jamais seríamos responsabilizados, o que não faz o menor sentido, juridicamente falando. Por isso o correto é dizer que cada um responderá na medida da sua culpabilidade, ou seja, o condutor sem habilitação será autuado por esse motivo, enquanto o outro condutor, que hipoteticamente deu causa ao ocorrido, tem o dever de reparar o prejuízo causado. Nesse vídeo, nós falamos sobre o tema: ruclips.net/video/yKPbNFKnZ_k/видео.html
Uma vergonha as Leis de trânsito no país.. Para alguém habilitado é vergonhoso....primeiro que ninguém cumpri porque nao são para o trânsito e sim para ganhar dinheiro.. Segundo ..você habiltado ou não habilitado tem acesso a veículos.. Ja viajei a fora do país tenho autonomia e exemplo a falar da questão.. Canadá exemplo de poucas leis e muita ação.. Brazil vergonha ..
Na questão financeira os envolvidos do acidente são 2 carro 1 é simples o outro é mais caro como fica a situação da batida o motorista do carro mais simples vai paga a batida pro resto da vida o meu vê cada um pague a sua batida e pronto
9 месяцев назад
Israel, uma pessoa que tem um veículo "mais caro" e que não foi o culpado pelo ocorrido não pode simplesmente ter que arcar com o custo, pelo contrário, se foi a outra pessoa que deu o prejuízo, então tem que reparar esse prejuízo.
Dirigir sem CNH não é correto, concordo, será porque maioria das pessoas que tem CNH, acha que e acham e acreditam que sabe dirigir,eu conheço várias pessoas que não tem CNH e dirigir melhor doque um abilitado
Год назад
Mailson, isso é bem relativo. De toda forma, a habilitação acaba sendo uma exigência legal.
Acho q tem culpa sim não era para estar no momento dirigindo no local no meu ver,no meu caso q bati tenho culpa mas o cara q emprestou o carro e o cara q dirigia com agilização vencida tem parte Tbm minha opinião e uma coisa a lei é outra
2 года назад
Lindones, concordo com você com relação ao fato de que ele sequer deveria estar ali, mas se levarmos em consideração esse argumento, você não deveria ter feito a manobra. Por essa razão, é que a lei determina que cada um deve ser responsabilizado na medida da sua culpabilidade, ou seja, quem está com habilitação irregular deve ser punido por isso e quem causou prejuízo a outro deve pagar por ele. Se você tiver interesse, vou deixar abaixo o link de outro vídeo nosso em que nós abordamos com mais detalhes essa questão: ruclips.net/video/yKPbNFKnZ_k/видео.html
O condutor que dirige sem habilitação está errado e deve ser punido com uma autuação por dirigir sem habilitação (multa de R$ 880,41). Mas se outro condutor, ainda que habilitado, avançar o sinal vermelho e bater no veículo do condutor que não tem habilitação, a responsabilidade é do condutor inabilitado? Quem avançou o sinal e bateu em outro veículo? É até uma questão de lógica. Por isso que a resposta para essa situação é que CADA UM DEVE SER RESPONSABILIZADO NA MEDIDA DA SUA CULPABILIDADE. Abraço Allan!!
@ Isso é como a lei é redigida, ou interpretada pelo STJ. Não é por que a interpretação do STJ ou a lei é assim que isso não deixa de ser uma piada de mau gosto. Abs
A aqueles que discordam do video e acham que o não habilitado deveria automaticamente ser o culpado, façam a seguinte reflexao: Se eu construir uma casa sem alvará da prefeitura, o fato desta construção ser irregular dará o direito de alguém destrui-la e simplesmente alegar que essa casa nao deveria existir e que não precisa reparar o dano?
Na maioria dos sinistros, os condutores inabilitados assumem a culpa mesmo não tendo concorrido para o resultado.
Conhecimento é tudo, que pena que nem todos têm e/ou não buscam!
Ótimo vídeo!
Valeu Luis, grande abraço!!
Aconteceu comigo. Entrei hoje com meu advogado para que o causador do acidente repare os danos da minha moto. Me lasquei inteiro, tomei 16 pontos e minha moto tem orçamento de 11mil para arrumar. O cara disse que não ia arrumar nada por conta da habilitação. O cara cruzou minha preferencial e me acertou. Informação é tudo, estava quase pagando o conserto e seguindo minha vida. Sei que vai demorar, mas não vou deixar isso para lá, não é pq não sou habilitado que dá o direito do outro fazer cagada e não ser responsabilizado. Vou tirar minha habilitação e fazer seguro.
Pois é, existem precedentes inclusive. Vou deixar o link de outros dois vídeos nossos sobre o tema, talvez possa ajudar:
ruclips.net/video/MY8wF73j070/видео.html
ruclips.net/video/yKPbNFKnZ_k/видео.html
Sem habilitação você não tinha nem que tá na rua.
Pessoas assim tem que ser presa mesmo
@@bethmadeixas568 tem gente que sem habilitação ainda dirigir melhor que pessoas que tem
Nossa habilitação 😂 kkk. Ele iria fazer com outro habilitado. Não muda nada. @@bethmadeixas568
Excelente explanação, concordo em minhas instruções sempre falo sobre isso, tenho a mesma opinião de que em um sinistro de trânsito do tipo colisão traseira nem sempre que colide na traseira é o culpado.
Valeu meu amigo Rômulo. Grande abraço!!
Em tempo, vídeo sobre a "batida na traseira":
ruclips.net/video/IOdNwDHv8aU/видео.html
Isso mesmo mestre! Uma coisa que sempre falo nas minhas aulas. Obrigado pelo vídeo!
Valeu Jalves. Abraço!!
Muito boa explicação e essa jurisprudência!
Valeu Carlos!!
Não concordo pois ele perante a lei não podia estar na direção de um veículo pois não estava instruído com cursos de direção defensiva e estava contra lei
Concordo com você, ele sequer deveria estar ali, mas se ele está, então deve haver uma solução legal para isso, que nesse caso é a infração prevista no inciso I do art. 162 do CTB, que é de natureza gravíssima, multa de R$ 880,41 e a retenção do veículo até a apresentação de um condutor regularmente habilitado.
No entanto, o fato dele não ser habilitado não o faz presumidamente responsável por um eventual sinistro de trânsito. Acompanhe meu raciocínio...
Eu possuo habilitação e avancei o sinal vermelho do semáforo, desrespeitei essa importante regra de circulação no trânsito, fazendo com que meu veículo colidisse com outro, que era conduzido por uma pessoa que não tem habilitação. Sendo assim, te pergunto: Quem foi o responsável pelo ocorrido? A resposta parece óbvia não é? Claro que fui eu!
Sendo assim, ele deve ser autuado por dirigir sem possuir habilitação no dispositivo legal que mencionei acima e eu devo pagar o prejuízo que causei ao colidir com o veículo dele. Cada um responderá na medida da sua culpabilidade.
Espero ter ajudado com a questão e se precisar, estamos por aqui. Abraço!!
Boa noite a todos! Otimo vídeo! Muito bem esclarecidos para pessoas como eu que tinha essa duvida em mente. Perfeito!👍🏿👍🏿👊🏿
Valeu Paulo, grande abraço!!
Excelente Gleydson! 👏🏻👏🏻👏🏻
Valeu meu amigo!!
Bagagem de sabedoria
Obrigado Glauciete!!
Excelente vídeo!
Parabéns pelo vídeo
Valeu Rian!!
concordo com vc professor, obrigada pelo vídeo🙏
Obrigado Geisielle!!
Canal super sobe agradecer pelo o vídeo.
Obrigado!!
Qual é a decisão? Número do processo etc
Na descrição do vídeo.
Boa explicação,qual a diferença de uma multa Municipal para uma multa estadual ou federal ?
Jace, isso tem a ver com competência do órgão de trânsito. Nesse vídeo nós explicamos:
ruclips.net/video/jS0An8RrBMw/видео.html
O que devo fazer
São entendimentos como esse que contribuem para muitos inabilitado dirigir.
O fato de não ser habilitado é um indicativo de que o cidadão não tem conhecimento das leis de trânsito e habilidade para conduzir um veículo evitando uma colisão. Ele não sabe o que é Direção defensiva
Concordo com você, ele sequer deveria estar ali, mas se ele está, então deve haver uma solução legal para isso, que nesse caso é a infração prevista no inciso I do art. 162 do CTB, que é de natureza gravíssima, multa de R$ 880,41 e a retenção do veículo até a apresentação de um condutor regularmente habilitado.
No entanto, o fato dele não ser habilitado não o faz presumidamente responsável por um eventual sinistro de trânsito. Uma coisa é a infração que ele está cometendo e outra coisa totalmente distinta é alguém ter colidido no veículo dele. Acompanhe meu raciocínio...
Eu possuo habilitação e avancei o sinal vermelho do semáforo, desrespeitei essa importante regra de circulação no trânsito, fazendo com que meu veículo colidsisse com outro, que era conduzido por uma pessoa que não tem habilitação. Sendo assim, te pergunto: Quem foi o responsável pelo ocorrido? A resposta parece óbvia não é? Claro que fui eu!
Sendo assim, ele deve ser autuado por dirigir sem possuir habilitação no dispositivo legal que mencionei acima e eu devo pagar o prejuízo que causei ao colidir com o veículo dele (ou de qualquer outra pessoa). Cada um responderá na medida da sua culpabilidade.
Espero ter ajudado com a questão e se precisar, estamos por aqui. Abraço!!
Eu entendo seu raciocínio e concordo com ele. A questão q tentei levantar é a seguinte.
Se a penalidade para dirigir sem habilitação fosse 3 anos de cadeia será que teríamos tantos motoristas inabilitado?
Como faz para falar com você por favor
Oi Alyce, aqui tem os contatos:
www.saladetransito.com/
Se substituirmos o inabilitado por embriagado?
Oi Carlos, ainda assim cada um será responsabilizado na medida de sua culpabilidade. O condutor sob influência de álcool será autuado por esse motivo, pode até ser que tenha havido crime de trânsito e é preciso verificar se essa condição dele contribuiu de algum modo para o ocorrido a fim de se atribuir a responsabilidade cível.
Fiz uma ultrapassagem em uma faixa continua e o outro condutor também fez fazendo com que eu batesse na traseira dele quem é responsável?
Cássio, pelo seu relato, me parece que ambos contribuíram para o ocorrido. Em situações assim, não havendo acordo entre as partes, deve ser ajuizada ação, apresentadas as provas existentes e o juiz vai atribuir a responsabilidade a cada um (se for esse o entendimento dele) na medida da sua culpabilidade.
Você dá aula particular? Para prova teórica do Detran?
Oi Bruno, não faço aulas particulares, mas te recomendo as aulas do amigo e professor Ronaldo Cardoso (canal LegTransito).
Ola bom dia. Sofri um acidente de moto , a moto esta em meu nome ,mas nao possua habilitação para moto , apenas para carro. Consigo dar entrada no seguro DPVAT.?
Sim.
Discordo porque se ou outro nao e habilitado não deveria estar naquele local naquela hora . Principalmente se for em um cruzamento não sinalizado
Verdade Reinaldo, ele nem deveria estar na direção do veículo, mas estava. Por essa razão é que ele deve ser autuado por dirigir sem possuir habilitação, mas aquele que for o responsável pela colisão é que deve pagar pelo prejuízo, cada um responderá na medida da sua culpabilidade.
Mas se a pessoa não tem CNH e ainda provoca o acidente como fica ?
GIlvan, é justamente isso que eu explico no vídeo. Cada um será responsabilizado na medida da sua culpabilidade.
Consigo entrar em contato com você ??
Oi Vittor, em que posso ajudar?
Meu esposo colocou um carro no meu nome. Esse carro é usado pelos funcionários para trabalhar na praia. Sendo que alguns que dirigem não tem habilitação. Gostaria de saber se em caso de acidente sou eu quem respondo, ou qualquer outra complicação que possa haver. Agradeço muito se puderem me responder porque isso tá me tirando o sono. Obrigada 🙏🙏
Oi Roseana, vou deixar abaixo o link de um vídeo que explica essa situação.
ruclips.net/video/IHLL0BNLoSI/видео.html
@ muito obrigada. Vi o vídeo. Vou procurar tirar esse carro do meu nome
Olá, bom dia. Infelizmente me envolvi em um acidente. Existiam 2 quebra molas em frente a uma escola, eu vinha atrás de um carro e decidi ultrapassá-lo assim que o carro e eu passamos do primeiro quebra molas, essa condutora virou à esquerda quando eu já estava ultrapassando ela ao lado do carro, me derrubando, sofri várias escoriações e um prejuízo de Mil reais no reparo da moto. Infelizmente sou inabilitado (em processo ainda) e tive que arcar com o conserto do meu veículo pois infelizmente mesmo não tendo habilitação ainda é meu único meio de transporte para o trabalho. A pessoa que me derrubou sabe que está errada, pois no local havia uma área de espera à direita para aguardar antes de fazer a conversão à esquerda, disse que pagaria absolutamente tudo que gastei por conta própria, mas exige que eu lhe envie foto da minha CNH, caso contrário ela não vai acertar com nada. E agora, vale a pena entrar com algum processo contra ela?
A moto está no nome de outra pessoa que infelizmente também não possui CNH, aí fica a questão se vale a pena pagar por essas multas (eu inabilitado, e o outro por ter emprestado a moto pra mim sem eu ter CNH), e tentar recuperar algo com uma ação contra a pessoa.
Muitos julgam quem trafega sem CNH, mas é o segundo prejuízo de Mil reais que levo em menos de 6 meses, quem junta seu dinheiro com toda dificuldade pra tentar conseguir andar certo, e leva prejuízo de outra pessoa sabe do que eu tô falando.
Se você não foi autuado no momento do ocorrido, então não pode mais ser. Até porque o agente precisa constatar o cometimento da infração.
Se não houver acordo entre as partes, você pode juntar as provas e ajuizar ação cobrando o prejuízo da pessoa que de fato causou.
Ola estava no sinal amarelo como eu vir que não ia dá tempo de passa eu parei bruscamente resultado bateram na traseira do meu carro pois não estava respeitando a distância quem está errado eu ou ele? Eu não sou habilitado e o carro esta financiado no nome de outra pessoa. Esse ocorrido já faz um mês ainda pode dá algum problema pra mim?
@@vynniciusborges8541 mano, a culpa é de quem bateu atrás, justamente por que o que parece ele não respeitou a distância de segurança, e você fez o certo ao frear pro semáforo. O que pega é você não ter habilitação, pra você não pode dar nada se não deu polícia no local. Porém se deu polícia e um BO foi aberto, pode ter certeza que vai chegar uma multa de condutor sem habilitação, porém a multa vai para o nome da pessoa que o carro está financiado!
Não deu polícia no local mano isso já faz um mês e até agora o cara fica me cobrando pra mim arruma o carro dele
@@vynniciusborges8541 Corta as comunicações, o cara vai fazer o que? Se não sabe onde tu mora nem nada..
Nao sou habilitado. Estava a poucos metros da minha casa ja quase chegando , quando veio um motoqueiro que estava destraido olhando para trás e bateu de frente comigo . Nao se machucou, e por eu nao ter habilitação preferi ficar com o prejuizo do meu carro e comprei todas as peças da moto dele que danificou. O mesmo colocou a moto em uma oficina, eu comprei todas as peças por fora e entreguei ao mesmo e hoje ele me exige que pague a montagem me ameacando dizendo que tem a placa do carro e que vai a policia. Tenho todas as notas de tudo que comprei ! Nao foi chamado policia, nao teve registro de nada, ate por ser no próprio bairro. Gostaria de saber se existe alguma forma que eu venha a ser prejudicado mesmo após ja ter passado o ocorrido e ter comprado todas as peças da moto?
Desde ja agradeço!
Ele precisaria reunir provas suficientes de que você foi o responsável pelo ocorrido e judicializar a questão. Se ele não puder fazer isso, então não tem como te responsabilizar.
Dia 31 meu esposo sofreu um acidente. Uma mulher bateu na traseira da carretinha dele. Ele estava de moto. Por graça de Deus nao morreu. A mulher não quer pagar pelos danos cometidos contra ele. Falou q daria só 300 reais q é oq custaria o conserto de sua carretinha, oq nao está correto, pois só para fazê-la custou 1.200. Ainda q ela deveria pagar pelos danos q cometeu a ele. Q ficou ruim, machucou a coluna, e ficou sem trabalhar ate agora. Esta se recuperando ainda. Agora vem a questão. Ele nao tem habilitação para moto, e a moto dele nao tem nenhum documento. Queria saber urgente oq podemos fazer? Se vale a pena ou não. Me ajuda por favor alguém.
Se não há um acordo amigável entre as partes, então vocês devem juntar o máximo de provas que tiverem, demonstrando que ela foi a responsável, então procurem o Juizado Especial Cível da sua cidade para judicializar a questão.
@ mais ele pode ser autuado, ou alguma coisa do tipo? Ou ele vai ter q pagar só a multa? Desculpa incomodar, não sabemos oq fazer 😭🙏🏻
@@Justo-ob3et autuação só na hora se o agente constatar. Se não foi feita, não pode mais ser.
@ agradeço muito pela ajuda. Que o senhor te abençoe sempre. 🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Bateram na minha moto mais não tenho carteira e a moto está no nome da minha esposa , oque acontece ?
Como explicamos no vídeo, em casos assim a pessoa responsável pelo ocorrido tem o dever de reparar o prejuízo material que causou. O que se espera é que isso ocorra de forma amigável entre as partes, inclusive é recomendável que se busque um acordo. Não havendo, então a parte que se sentir prejudicada deve juntar provas e levar o caso à justiça para que se obrigue a outra parte a pagar o prejuízo.
Não ter carteira não quer dizer que vc está errado em tudo .é certo que pra uma parte da lei vc estaria errado e pra isso vc vai ser multado mo rigor da lei e oo causador do acidente e habilitado tudo certinho paga tmb os danos causados noo rigor da lei .
Oi Daniel, é exatamente isso que explico no vídeo.
Fui fazer uma conversao em um lugar onde pode fazer a conversao, veio um moto em alta velocidade, apareceu de tras de outro carro e bateu na minha lateral.. o motoqueiro nao tem cnh e fugiram com a moto do lugar.. quem esta errado?
Victor, pelo seu relato, se a manobra foi realizada em local permitido e com a sinalização correta, então ele deu causa ao ocorrido.
No meu caso eu estava pilotando a moto a 40 km na pista quase deserta e do nada um cara aparentemente drogado em outra moto 🛵 atravessa minha preferência em auta velocidade causando o acidente e detalhe os próprios vizinhos dizem q ele faz entrega de drogas,rouba a própria mãe idosa e a trata mau e até agora só eu estou sendo investigado, pois eu estava sem habilitação e havia ingerido um pouco de álcool.. estou consciente do erro que cometi,mas não fui eu quem causou o acidente acho injusto só eu sofrer as consequências.
Ja gastei muito por isso e o outro condutor ainda queria q eu pagasse para retirar a moto emprestada q ele conduzia e também foi apreendida.
Oque eu quero saber si realmente isso é justo?
Antonio, fiz esse vídeo (link abaixo) recentemente sobre o tema e nele eu abordo detalhadamente várias questões que envolvem o sinistro de trânsito e seus desdobramentos. Dá uma conferida, acredito que será útil.
ruclips.net/video/lmG116rhhbo/видео.html
Obrigado pela atenção
Uma dúvida.. Minha CNH vence mês 08 deste ano , mas pretendo classificar . Minha dúvida é em caso de classificação a data de vencimento continua a mesma ou mudaria pra uma nova data ? tendo em vista que a cnh será classificada .
Rodolfo, a mudança de categoria também vai renovar sua CNH.
@ Muito obrigado 🤝🏽
concordo plenamente
Grande Sérgio!!
Eu concordo em partes , mas acho q a pessoa q não habilitada não pode nem estar em um veiculo
Oi Gilvan, concordo com você, ele sequer deveria estar ali, mas ele está, então deve haver uma solução legal para isso, que nesse caso é a infração prevista no inciso I do art. 162 do CTB, que é de natureza gravíssima, multa de R$ 880,41 e a retenção do veículo até a apresentação de um condutor regularmente habilitado.
No entanto, o fato dele não ser habilitado não o faz presumidamente responsável por um eventual sinistro de trânsito. Acompanhe meu raciocínio...
Eu possuo habilitação e avancei o sinal vermelho do semáforo, desrespeitei essa importante regra de circulação no trânsito, fazendo com que meu veículo colidisse com outro, que era conduzido por uma pessoa que não tem habilitação. Sendo assim, te pergunto: Quem foi o responsável pelo ocorrido? A resposta parece óbvia não é? Claro que fui eu!
Sendo assim, ele deve ser autuado por dirigir sem possuir habilitação no dispositivo legal que mencionei acima e eu devo pagar o prejuízo que causei ao colidir com o veículo dele. Cada um responderá na medida da sua culpabilidade.
Espero ter ajudado com a questão e se precisar, estamos por aqui. Abraço!!
Não ter habilitação é diferente de CNH vencida?
Oi Marcelle, são duas infrações distintas. A primeira é uma multa de R$ 880,41 e a segunda de R$ 293,47.
Bom dia..no meu caso eu batir em um motoqueiro ao tirar de outro veiculo.....no caso eu desviei de um carro e joguei p outra mao da via e nao vir o motoqueiro e coledir com ele,mas o motoqueiro nao tinha habilitação....eu me respondabilizo com tudo é?
Oi Luiz, vídeo atualizado com várias explicações a respeito do tema:
ruclips.net/video/lmG116rhhbo/видео.html
Nosso serviço de consultoria personalizada:
www.saladetransito.com/consultoria
Tenho uma pergunta: Se no momento do acidente não tinha um fiscal para constatar a infração administrava, o condutor que estava sem CNH pode ser responsabilizado posteriormente ? O Condutor que avançou o sinal vermelho pode ajuizar uma ação contra o inabilitado também ?
Gabriel, é o que explicamos no vídeo. O fato de não ter habilitação não necessariamente é o fator determinante para o ocorrido e apesar de ser infração, se não foi constatada naquele momento pelo agente e lavrado o respectivo auto de infração, não pode ser feito depois.
Dr. N tenho CNH,fui vira a rua e veio um rapaz por trás e bateu em mim 3 dias se passou ele quer que eu pague o dano dele , Eu serei multado 3 dias? depois??
Oi Anderson, se não houve autuação no dia do fato, não pode mais. Quanto à responsabilidade, vale a explicação do vídeo.
Muito obrigado,eu dei Seta, reduzir,dei início pra vira o cara apareceu do nada em alta velocidade, agora quer eu pague o Prejuízo dele.
Alguém me tira uma dúvida , o carro me fechou e eu bate a trás não sou habilitada mais eu não tava errada pq ele virou sem dar a seta , já passou dois meses do ocorrido agora ele veio pedir dinheiro e falou que se eu não der ele vai na justiça, mais agora já passou dois meses e no dia do acidente eu falei para ele chamar a polícia e ele não quis ,não sei se ele estava alcoolizado ou sei lá mais eu falei pode ir na justiça . Será que eu vou te que pagar ?
Vídeo mais recente em que abordamos diversos cenários sobre esse tema:
ruclips.net/video/lmG116rhhbo/видео.html
Por que que os motoristas que tem carteira de habilitação são os que mais causam acidente
Oi Mateus, porque proporcionalmente são a maioria. Isso não significa dizer que o inabilitado é um melhor condutor, não tem nenhum estudo ou estatística que prove isso. A única certeza, até porque é um fato, é que o inabilitado, por previsão expressa na lei, não pode estar na direção de um veículo automotor na via pública, porque existem consequências legais.
Hoje eu sofri um acidente... Não sou abilitado! Ia dirigindo uma motocicleta com duas pessoas atrás, depois um cara no carro nos atropelou fazendo nós pegar a contra mão e caindo. Ele tava alcoolizado e tbm não tem carteira. Como fica isso? Pq ele queria que eu pagasse o meu prejuízo e ele pagava o dele. Fomos para a delegacia, o PM disse pra eu acertar o prejuízo com ele, pq se eu levasse o caso pra frente, talvez pegasse pra mim pq não tava abilitado.
É o que explicamos no vídeo, cada um deve ser responsabilizado na medida da sua culpabilidade. É possível discutir o ocorrido judicialmente, basta juntar as provas e procurar o Juizado Especial Cível na sua cidade. Quanto a uma eventual autuação posterior, saiba que não é possível, o agente deveria ter feito autuação no momento do ocorrido. Já em relação à sua situação no momento do fato, é algo que cabe ao juiz decidir uma eventual responsabilização.
Pm não sabe de nada, não eh juíz.
Moço, não sou habilitada minha moto tá toda certa, estou parada na rua moto ligada ceta tbm, esperando minha vez de passar pq aqui no interior cidade pequena não tem sinalização de trânsito farol essas coisas, e um cara de carro alcoolizado bateu na traseira da minha moto me derruba, e falou pra outros q se eu quiser botar na justiça eu poderia botar pq eu estou errada por pilotar sem CNH, nesse caso o que eu deveria fazer? Eu estou errada claro, mas ele tbm está.( detalhe, eu estava saindo do trabalho de tênis, calça, casaco e capacete.)
Oi Joyce, é justamente a situação que citamos no vídeo. Cada um deve ser responsabilizado na medida da sua culpabilidade. Você deveria ter sido autuada por dirigir sem possuir habilitação (se não foi na hora, também não será mais) e a pessoa que provocou o sinistro deve reparar o dano que causou. Se não houver um acordo amigável entre as partes, então junte provas e ajuíze ação cobrando o prejuízo. Vou deixar abaixo o link de outro vídeo nosso sobre esse mesmo tema:
ruclips.net/video/yKPbNFKnZ_k/видео.html
Eu sofri um acidente ontem mas não tenho CNH e o ocasionandor do acidente vinha na contra mão eu não fiquei la por que a o serviço de pronto atendimento SAMU me levou eu fiquei com a fratura expostas
Manoel, considerando seu relato, houve o crime de lesão corporal culposa e você pode ir até a delegacia e manifestar o interesse de que haja processo criminal para responsabilização da pessoa que provocou o sinistro, bem como juntar provas do ocorrido e pedir indenização no juízo cível.
Aconteceu o mesmo que vc falou , o cara invadiu minha preferencial. Eu estava trabalhando fazendo entrega ele bateu em me e quebrou meu femur , oque pode acontecer
Oi Henrique, você pode demandar judicialmente contra ele em busca de reparação do prejuízo sofrido e também responsabilizá-lo criminalmente.
Nós interiores tá cheio de condutores sem CNH e ainda provocando acidentes
Infelizmente.
Cara um carro bateu em mim de lateral eu não tenho CNH e me derrubou e ainda fugiu do local fui atuado pela falta de CNH mais ele ainda quer que eu pague o prejuízo dele o que eu posso fazer ? Eu tenho vídeo e tudo do acidente inclusive minha moto e nova zero km e ele me deixou um prejuízo de 3k
Procure o Juizado Especial Cível da sua cidade, apresente as provas e o restante é com a justiça.
Hoje eu estava a radial leste e estava na faixa da direita porque eu ia sair no próximo acesso
Porém na esquina havia uma faixa de pedestre e uma mulher atravessando na faixa .... eu já. Vinha com a setaigada sinalizando que eu iria entrar a direita e reduzir e parei o veículo para o pedestres fazer a travessia em segurança ..
Aí veio um cara da uber com 2 passageiras e bateu na traseira do
meu veículo.. eu fiquei .pouco assustado por não ter cnh
E ele ficou me culpando dizendo que eu não poderia ter parado naquele local..... porém se tem uma faixa de pedestre e tem pessoas atravessando é meu dever parar e proteger o pedestre né ...
Agora ele está querendo que eu pegue o prejuízo dele
Se for o caso eu vou assumir a medida administrativa e vamos pra justiça.... por min eu deixaria escada um assume o seu prejuízo
Vinicius, é o que explicamos no vídeo, cada um responderá na medida da sua culpabilidade. Pelo seu relato, o outro condutor deu causa ao ocorrido. No seu caso, se um agente tivesse chegado naquele momento, então caberia autuação por dirigir sem possuir habilitação.
Uma coisa é estar com a CNH vencida e outra é não ser habilitado.
O que estás a dizer é que mesmo a pessoa não possuindo habilitação (não ter CNH) pode sofrer apenas a aplicação de multa administrativa? (No caso do mesmo não ser o culpado pelo sinistro)?
Oi Mila, é exatamente isso. A lógica, legalmente falando, é que cada um deve ser responsabilizado na medida da sua culpabilidade.
Imagine uma pessoa sem habilitação que sofre uma colisão em seu veículo pelo veículo de outro condutor regularmente habilitado que avançou o sinal vermelho. O condutor sem habilitação deve ser autuado por esse motivo, mas quem deve pagar o prejuízo é aquela pessoa que causou efetivamente o dano.
Caso tenha interesse, vou deixar abaixo o link de outro vídeo nosso em que trazemos a explicação mais detalhada:
ruclips.net/video/yKPbNFKnZ_k/видео.html
@ É razoável no que tange a responsabilidade! Mas não concordo que a pessoa sem CNH (o que não possui CNH) leve apenas uma multa administrativa! No que concerne a prática da direção sem o devido registro (CNH) o mesmo deveria responder tanto na esfera cível como criminal! Ainda que o mesmo não exerça atividade remunerada na direção de veículo, no momento em que estamos dirigindo temos uma série de responsabilidades ao volante, não apenas na direção mas com os pedestres!
Agradeço ao seu vídeo! Esclarecedor!
@@milalima6856 poderá responder criminalmente também, desde que a conduta tenha gerado perigo de dano, como prevê o tipo penal do art. 309 do CTB. Coincidentemente gravei ontem um vídeo explicando quando esse crime ocorre, deve ser compartilhado aqui no canal nos próximos dias.
AMIGO MINHA CNH ESTA VENCIDA HA 6 ANOS, NAO RENOVEI POIS ESTAVA SEM CARRO E TBM NAO DIRIGIA MAIS. POREM QUERO COMPRAR UM CARRO E MINHA MULHER QUE TEM CNH VAI DIRIGIR, EU NAO VOU DIRIGIR, ELA CONSEGUE FAZER SEGURO NO NOME DELA PARA O CARRO AJA VISTA O CARRO ESTA NO MEU NOME??
OBRIGADO AMIGO
Normalmente, sim.
O não habilitado tem que rever se vale ou não apenas negociar ou chamar a polícia. Afinal se for dividir o prejuízo o não habilitado ainda vai pagar multa por esta conduzindo um veículo sem habilitação!
Um colega meu não é Habilitado e sofreu um sinistro de trânsito! O caso foi o seguinte: Ele vinha trafegando na sua moto e na sua via preferencial, e do nada, vem um condutor habilitado e bate o carro nele.
Rômulo, é o que explicamos no vídeo, cada um deve ser responsabilizado na medida da sua culpabilidade. Pelo seu relato, seu amigo deveria ser autuado por dirigir sem habilitação, caso um agente chegasse ao local, e a pessoa que provocou o sinistro tem o dever de reparar o dano causado, ou seja, pagar pelo prejuízo.
@ Obrigado pela resposta!
Sem a CNH , documentos vencidos, sem placa, sem capacete. A lei deveria cobrar na justiça os custos hospitalar e jogar 15 anos na cadeia esse cidadão que teve a intenção de matar e de morrer!! Se vc é advogado, ta dando margem para muitos filhos e filhas continuarem morrendo e matando.
Nielsen, estou explicando o que prevê a lei a respeito do tema, sem fazer juízo de valor, sem opinar, apenas explicando. Abraço!!
B noite eu não concordo por que rodo em dias com veículo e documentação ai a outra parte ando todo errado cem CNH e tudo mais. E se essa moda pega como é que fica
Oi Edson, não é moda, é o que está previsto na lei. Faça a seguinte reflexão: O sujeito não possui habilitação, mas transita com o veículo em condições normais e em velocidade compatível com a segurança. De repente, você ou eu, desrespeita o sinal vermelho do semáforo e colide com o veículo dele. Ele é o responsável pelo ocorrido?
Em situações assim, cada um deve ser responsabilizado na medida da sua culpabilidade, ou seja, ele DEVE ser autuado por dirigir sem possuir habilitação (multa de R$ 880,41) e a pessoa que colidiu com o veículo dele DEVE pagar pelo prejuízo que causou ao desrespeitar o sinal vermelho do semáforo e provocar a colisão.
Abraço amigo!!
Aconteceu comigo o cara distraído bateu na traseira do meu carro, o cara falo vc tem CNH vencida cada um cuida do seu 🤬🤬
Vídeo mais recente sobre o tema:
ruclips.net/video/lmG116rhhbo/видео.html
Muitos de nós dirige muito bem porém perderam a CNH com essa leis de multa, igual o meu vendi uma moto o cara encheu de multa e perdi a CNH a culpa nem é minha porém as lei não ajuda e o cara com má índole deixo tudo na minha CNH agora esperar acabar essa casacão q alias quem trabalha com carro o dia todo não tem como multa de qualquer coisa até vc parar no trânsito toma
Nesse caso, infelizmente a culpa foi sua. A lei exige que você deve fazer a transferência de propriedade ou, pelo menos, comunicar a venda ao Detran, justamente para não ser responsabilizado. Quando essa providência administrativa não é feita, existem consequências, como essa. É uma pena, mas é o que está na lei.
Uaii, vai entender o brasil. O cara não têm habilitação, e se envolve em acidente. E ainda sai ganha. O cara já estar errado por está dirigindo
Oi Genilson, concordo com você, ele sequer deveria estar ali, mas se ele está, então deve haver uma solução legal para isso, que nesse caso é a infração prevista no inciso I do art. 162 do CTB, que é de natureza gravíssima, multa de R$ 880,41 e a retenção do veículo até a apresentação de um condutor regularmente habilitado.
No entanto, o fato dele não ser habilitado não o faz presumidamente responsável por um eventual sinistro de trânsito. Acompanhe meu raciocínio...
Eu possuo habilitação e avancei o sinal vermelho do semáforo, desrespeitei essa importante regra de circulação no trânsito, fazendo com que meu veículo colidsisse com outro, que era conduzido por uma pessoa que não tem habilitação. Sendo assim, te pergunto: Quem foi o responsável pelo ocorrido? A resposta parece óbvia não é? Claro que fui eu!
Sendo assim, ele deve ser autuado por dirigir sem possuir habilitação no dispositivo legal que mencionei acima e eu devo pagar o prejuízo que causei ao colidir com o veículo dele. Cada um responderá na medida da sua culpabilidade.
Espero ter ajudado com a questão e se precisar, estamos por aqui. Abraço!!
Muito bem explicado
Não sou abilitado e o cara tava errado e bateu em min oq devo responder posso ser preso
É justamente o que explicamos no vídeo, cada um será responsabilizado por aquilo que provocou, conforme o caso.
Quem não tem habilitação não pode dirigir. Se ocorrer qualquer casualidade ele tem culpa e arca com sua responsabilidade.
Quem é habilitado ou tem a sua habilitação vencida se for o causador do acidente paga se não for o causador tem que receber pois o fato de ter vencido sua habilitação não o desqualifica em erro dos outros ao contrário de quem não tem habilitação.
Renan, você tem total razão quando diz que aquela pessoa que não tem habilitação não deveria sequer dirigir.
No entanto, imagine a situação: um condutor sem habilitação (deve ser autuado se for flagrado pelo agente) está transitando e outro condutor habilitado avança o sinal vermelho do semáforo e colide com o veículo dele. Ora, quem causou o sinistro?
Essa é a lógica, cada um responde na medida da sua culpabilidade.
Abraço!!
@ Mas se ele não tem habilitação ou a mesma está vencida, não deveria nem estar dirigindo, portanto, aquele veículo talvez nem estaria ali e não haveria acidente. Assumiu uma culpa assim que decidiu dirigir um veículo. Correto?
@@SoldierBroll86 de fato ele nem deveria estar na direção do veículo, mas se estiver, isso não o torna presumidamente o culpado por qualquer eventual acidente.
Considere a seguinte situação hipotética: Um condutor regularmente habilitado, avança o sinal vermelho do semáforo (não deveria ter feito isso) e colide com o veículo de uma pessoa que não possui habilitação, mas conduzia o veículo em velocidade compatível com a segurança enquanto avançava normalmente o sinal verde. Ora, como culpar o condutor inabilitado por essa situação?
Se assim fosse, teríamos o direito de colidir com o nosso veículo contra o veículo de um condutor inabilitado e jamais seríamos responsabilizados, o que não faz o menor sentido, juridicamente falando.
Por isso o correto é dizer que cada um responderá na medida da sua culpabilidade, ou seja, o condutor sem habilitação será autuado por esse motivo, enquanto o outro condutor, que hipoteticamente deu causa ao ocorrido, tem o dever de reparar o prejuízo causado.
Nesse vídeo, nós falamos sobre o tema:
ruclips.net/video/yKPbNFKnZ_k/видео.html
Cheguei 😃
Top
Uma vergonha as Leis de trânsito no país..
Para alguém habilitado é vergonhoso....primeiro que ninguém cumpri porque nao são para o trânsito e sim para ganhar dinheiro..
Segundo ..você habiltado ou não habilitado tem acesso a veículos..
Ja viajei a fora do país tenho autonomia e exemplo a falar da questão..
Canadá exemplo de poucas leis e muita ação..
Brazil vergonha ..
Na questão financeira os envolvidos do acidente são 2 carro 1 é simples o outro é mais caro como fica a situação da batida o motorista do carro mais simples vai paga a batida pro resto da vida o meu vê cada um pague a sua batida e pronto
Israel, uma pessoa que tem um veículo "mais caro" e que não foi o culpado pelo ocorrido não pode simplesmente ter que arcar com o custo, pelo contrário, se foi a outra pessoa que deu o prejuízo, então tem que reparar esse prejuízo.
Dirigir sem CNH não é correto, concordo, será porque maioria das pessoas que tem CNH, acha que e acham e acreditam que sabe dirigir,eu conheço várias pessoas que não tem CNH e dirigir melhor doque um abilitado
Mailson, isso é bem relativo. De toda forma, a habilitação acaba sendo uma exigência legal.
achnh eso um papel e qemamda e respeito
Com cordo
Concordo que o motoqueiro não deve ser condenado
E taseto maisi nao.podi bate nocodo comu tacteseno acinabaiha
A minha opinião tem que ser punido os dois cometeu infração
Alexandre, cada um será punido na medida da sua culpabilidade.
Acho q tem culpa sim não era para estar no momento dirigindo no local no meu ver,no meu caso q bati tenho culpa mas o cara q emprestou o carro e o cara q dirigia com agilização vencida tem parte Tbm minha opinião e uma coisa a lei é outra
Lindones, concordo com você com relação ao fato de que ele sequer deveria estar ali, mas se levarmos em consideração esse argumento, você não deveria ter feito a manobra. Por essa razão, é que a lei determina que cada um deve ser responsabilizado na medida da sua culpabilidade, ou seja, quem está com habilitação irregular deve ser punido por isso e quem causou prejuízo a outro deve pagar por ele. Se você tiver interesse, vou deixar abaixo o link de outro vídeo nosso em que nós abordamos com mais detalhes essa questão:
ruclips.net/video/yKPbNFKnZ_k/видео.html
Pelo zap por favor
Oi Alyce, aqui tem os contatos:
www.saladetransito.com/
Hahaha esse país é uma piada mesmo.
O condutor que dirige sem habilitação está errado e deve ser punido com uma autuação por dirigir sem habilitação (multa de R$ 880,41). Mas se outro condutor, ainda que habilitado, avançar o sinal vermelho e bater no veículo do condutor que não tem habilitação, a responsabilidade é do condutor inabilitado? Quem avançou o sinal e bateu em outro veículo? É até uma questão de lógica. Por isso que a resposta para essa situação é que CADA UM DEVE SER RESPONSABILIZADO NA MEDIDA DA SUA CULPABILIDADE. Abraço Allan!!
@ Isso é como a lei é redigida, ou interpretada pelo STJ.
Não é por que a interpretação do STJ ou a lei é assim que isso não deixa de ser uma piada de mau gosto. Abs
A aqueles que discordam do video e acham que o não habilitado deveria automaticamente ser o culpado, façam a seguinte reflexao: Se eu construir uma casa sem alvará da prefeitura, o fato desta construção ser irregular dará o direito de alguém destrui-la e simplesmente alegar que essa casa nao deveria existir e que não precisa reparar o dano?
Comcodo