@@webgpu Olá, acredito que seja pelo fato do ator não ter mais contrato com a globo, contrato que teve duração de 44 anos, dai a relação dele na tumbnail do vídeo "Seu emprego está seguro?".
Já assisti algumas palestras sobre Indústria 4.0. Mas nunca vi um conteúdo tão explicado em tão pouco tempo. Você deveria estar dando aulas em universidades. Seu conteúdo é muito melhor do que de muitos professores por aí.
Uma coisa é um vídeo ilustrativo e atraente visando mais audiência. Outra coisa totalmente diferente é você trabalhar este mesmo assunto por 8 ou 10 horas semanais por 6 meses ou como se diz 1 semestre letivo. É aí que se precisa ser professor!
Aproveito o momento desempregado pra aprender sobre tecnologia, vai que tu fica na hora certa no momento certo muito bem posicionado no bum do momento.
Eu também, estou mudando de ramo, pois não duro mais do que 3 anos em um emprego. Cansei de ficar trabalhando por 1, 2 anos, ficar desempregado e ficar mais um ano procurando emprego novamente e amargando nas negativas e vácuos das entrevistas de emprego XD
Sou ferramenteiro aposentado porém vivenciei a transformação da indústria do fim dos anos 70 até hoje e como sempre fui um fã do série jornada nas estrelas e Star Wars sempre tive uma visão futurista e percebia que o futuro seria do computador e me aprofundei em cursos e livros sobre eletromecânica e computação e no transcorrer dos anos colegas meus que se preocupavam mais na sexta feira e tomar cerveja eu estava me preparando e todos meus colegas que não se prepararam ou ficaram desempregados por incapacidade profissional ou partiram para outro ramo. Hoje aprender novas tecnologias não é questão de idade e sim de aperfeiçoamento profissional.
Bom, sou produtor rural e comerciante, então contanto que o ser humano não encontre um meio de sobreviver sem comer, devo ficar bem, pelo menos por enquanto.
Em um cenário futurista, sua propriedade somente robôs atuando, logistica de entrega automatizada e o principal sem intermediadores para venda de seus produtos, ou seja fazendo entrega para cada cliente e vc recebendo em criptomoeda. Para vc perder a sua propriedade só se tivermos governo socialista totalitário rsrs
@@raphaelpereira1340 esse que é meu medo sou faxineiro que ganha menos de 2 mil reais, comprei um terreno pra construir casinhas de aluguel. imagina o dia que o PSOL chegar no poder? dizem que tem raiva do capitalismo que escraviza o pobre. porem quando pobre melhora a vida ,chamam de pobre de direita e torcem pra ele ficar miserável igual esta acontecendo com pequenos comerciantes
Se antecipar é garantia de sucesso. Isso serve para produtor rural. Soube que já tem lugares no Brasil que a produção rural é feita com ajuda do 5G, mesmo ainda não tendo sido implantado oficialmente no país. Veja o RUclips, os brasileiros que começaram a mais de dez anos, época que fazer upload levava horas, hoje são milionários.
"aprender inglês pra ganhar em dólar..." kkkkkk Eu sou professor de inglês há mais de 10 anos, formado e pós graduado em TI e nunca ganhei 1 dólar sequer, aliás, nunca ganhei mais que 5k de salário na minha vida. Hoje sou servidor público porque depender de iniciativa privada pra aumentar o meu sálário é melhor esperar deitado. Iniciativa privada pra mim hoje não passa de freelance. Quer ganhar em dólar? vire youtuber, tome banho de nutela em uma banheira e pronto, não precisa aprender inglês pra isso não.
Essa nova revolução vai além da indústria e irá impactar as relações sociais. A pandemia acelerou esse processo. Eu creio que essa nova revolução vai esvaziar ainda mais as pessoas da humanidade nata que temos, fazendo com que nos tornemos terminais de uma grande rede de informações interligada. Imagino que isso adoecerá ainda mais as pessoas. Ouso dizer que um jovem da década de 70 foi muito mais feliz do que eu no anos 2000 e muitos outros jovens dessa década.
Sim. Tecnologia como tv, telemovel, aviões ate podia ser boa, mas agora está se a criar um mundo excessivamente tecnologico e robotizado, desumanizado, isolado, sem contactos sociais genuinos, sem alma, sem rua. Eu cresci nos anos 80/90 e não trocava aquela alegria e naturalidade por nada do futuro que está a comecar e vem por aí.
O meu graças a Deus está seguro,mesmo eu não tendo completado a 4 série do primário. meu trabalho é artesanal também , no meu caso que sou um artesão no que faço!op. de ESCAVADEIRAS HIDRÁULICAS ! Adoro o que faço,não e trabalho... É um roby!e pra quem é caprichoso e muito produtivo como eu,ainda rende de 4 a 7mil por mês.🙌 e hoje graças a Deus tem mercado até para mulheres que se interessam na função👍
Parabéns pelo conteúdo. Meu tema do TCC foi justamente a Indústria 4.0, você desenvolveu o assunto de uma forma fantástica. Eu tinha muita vontade que fazer um canal falando sobre temas que você aborda. Contudo, tu faz de uma forma tão bacana que eu prefiro aproveitar o seu canal e estudar.
Também sou Engenheiro de Produção e tenho estudado a fundo tecnologias da indústria 4.0. Inclusive canais como o seu me inspiram a criar um canal em futuro próximo. Parabéns pelo conteúdo.
Olá Tales, sou formado em Direito e trabalho com Engenharia de Segurança. Independente da formação é preciso ter interesse, hoje as formas de ensino são muito acessíveis e a aquisição de conhecimento ficaram mais rápidas e muito mais baratas, vide o seu canal. Forte abraço
Sou do serviço social e gosto muito do seu canal, quero ser mais conectada com a atualidade, o mundo do trabalho, e como o empreendedorismo está conectado na nossa vida, quero me mostrar mais receptiva para lidar com essas mudanças, o Brasil parece um país do passado, então estudo mandarim para entender melhor a inovação e o mundo do trabalho da China. Muitas Assistentes sociais já são de idade, e demonizam o novo mundo do trabalho, mas (um dos) nosso(s) trabalho(s) no serviço social é mediar essas relações, e mostrar que novas oportunidades irão surgir. Seu conteúdo é único e muito embasado, meus parabéns!
Esse é um tema que me fascina e me preocupa ao mesmo tempo. Acho que muita coisa boa pode sair dessa revolução. Porém, tem que se levar em consideração os possíveis impactos negativos. As tecnologias da atualidade são avançadas o suficiente para reduzir significativamente a carga horária de muitos trabalhadores, no entanto, tem havido uma concorrência e sobrecarga de trabalho absurda. A vida pessoal e o trabalho estão cada vez mais conectadas. Se essa revolução não levar em consideração o bem-estar dos trabalhadores pode sim ser devastadora para a maioria da população. Inclusive, superestimando a capacidade individual de adaptação e responsabilizando o indivíduo por se reinventar profissionalmente quantas vezes forem necessárias; ignorando o fato de que na vida de uma pessoa há muitas outras camadas que vai além do trabalho.
Canal excelente! Conteúdo de texto e imagens muito rico e bem construído! Parabéns! Sou eng. de Automação. Atuo de forma técnica em várias empresas do ramo industrial. Desenvolvo também hardware e firmware personalizados para clientes. Até para um profissional como eu, há uma certa angustia em não conseguir acompanhar tamanha revolução tecnológica e de possibilidades.... Vi em algum lugar uma frase que me marcou: "Somos uma sociedade cada vez mais tecnológica na qual as pessoas não se interessam em saber como as coisas funcionam". Isso é grave. Se não ocorrer a quebra deste paradigma, teremos tempos difíceis.
Sou corretor de imóveis. Na última década, criaram várias ferramentas para acabar com o meu trabalho. Porém, as máquinas criadas para me substituir são desenvolvidas por pessoas que não tem experiência em tirar dúvidas de clientes, e as respostas automáticas ainda são insuficientes para responder questões pessoais de cada indivíduo. Até quando eu não sei, mas o que está garantindo meu trabalho é usar as deficiências das máquinas a meu favor.
O seu trabalho tem que acabar mesmo, corretor não produz nada, não serve pra nada, e só tira dinheiro do vendedor e do comprador, em plena era da internet só gente idiota procura corretora de imóveis
@@fernando4885 Milhares de pessoas fazem mensalmente negócios com imobiliárias adquirindo ou vendendo imóveis com valores na casa dos milhões de reais. Diretores de Banco, médicos, advogados, Engenheiros, empresários bem sucedidos. Uma pessoa dessas é idiota? Dos que eu tive a oportunidade de atender, não me pareciam. Elas apenas pagam comissão para um prestador de serviço que sabe fazer isso melhor do que elas.
Concordo, se alguém tiver sugestão de outros poderíamos elencar aqui, dessa forma estaríamos movimentando a aba comentário e ao mesmo tempo difundindo bons conteúdos
Uma das grandes questões é a velocidade de adaptabilidade e aprendizado. O ser humano não tem a capacidade de aprendizado tão veloz, pelo menos a imensa maioria. Se a revolução industrial acelerar de modo que ultrapasse a habilidade de renovação humana, aí está o problema. Uma máquina, ou software, aprende uma nova função em questão de segundos (após algumas horas de programação). Já uma pessoa para mudar de profissão, adquirir novas habilidades requer no mínimo meses (sendo bem otimista), sem falar nas questões pessoais como saúde física e mental, necessidade fisiológicas, necessidade ao laser, convívio social (os dois últimos ligado aos dois primeiros pontos citados). O ser humano envelhece, o vigor físico não é o mesmo, e após anos de aprendizado e estudo em uma área, para migrar para outra não será tão simples como atualizar um aplicativo.
Comentário perfeito! A problemática não afeta somente os analfabetos, mas tb as pessoas capacitadas, até mesmo pq existe a limitação física do ser humano.
@@leandro99 A desculpa vai ser sempre a falta de profissionais qualificados, eles nunca vão admitir que o mercado de trabalho não vai aguentar absolver a todos. Exemplo ? Atualmente o acesso ao curso superior ficou muito mais acessível para todos como a Fatec que é gratuita, resultado ? Um número cada vez maior de pessoas com diploma na mão e pronta para trabalhar... Muitos entram em depressão, se sentem incapacitados, o que as vezes não é verdade, pois sabemos de muitos (inclusive na própria família nossa) que tem capacidade para atuar na área em que se formou mas não consegue emprego.
@@thiagofogaca5158 excelente colocação! Na verdade essa conversa das empresas de falta de mão de obra qualificada já existe no Brasil faz muito tempo. O q acontece é q o grande empresário brasileiro sempre quer dar um jeito de tirar vantagem da situação.Ex: em meados de 1995 a 2000 teve um crescimento exponencial das telecomunicações por causa das privatizações, então eu via em noticiários que faltava mão de obra qualificada, então uma grande leva de estudantes partiu para a engenharia de telecomunicações ou eletrônica com ênfase em telecomunicações. Quando chegou em meados de 2005 saturou o mercado e o salário caiu exponencialmente com o aumento da oferta. O q percebo no Brasil é q as profissões são cíclicas e há um trabalho da mídia junto com empresários para criar tendências de acordo com as necessidades do mercado para pagar menos. Em suma, a intenção realmente é saturar o mercado. Veja que agora estamos vendo acontecer o mesmo com as carreiras de TI. Agora os empresários fazem a festa pq o país está em recessão e tem uma oferta muito grande de pessoas dispostas a trabalhar por preço de banana. Um amigo me mostrou uma vaga de estágio para TI q pedia conhecimento de sênior, ou seja, queriam um sênior para trabalhar como estagiário. Lamentável! Na verdade esse mundo é uma grande matrix e temos q entender os ciclos dos mercados para tomar decisão, investir no inglês e não ficar restrito somente a uma cidade ou país.
@@leandro99 Nas vagas para TI eles pedem conhecimento e experiência de anos de mercado, pedem várias tecnologias novas, e a maioria dos candidatos vão mentir, pois não cumprem todos os requisitos e vão tentar aprender depois. Ainda tem muita vaga, mas um outro número igualmente grande de empregos e vagas irão desaparecer. As universidades, os políticos (estes por incapacidade), a sociedade como um todo parece estar pouco atenta a isso.
Show de bola Irmão. Consegui emprego muito bom nos piores momentos da crise da pandemia. O que me ajudou a entrar no mercado, foi meus estudos e sempre estando em atualização e sintonia com as mudanças do mercado de trabalho, eu vejo além dos horizontes. Satisfação ver seus vídeos, Deus te abençoe.
Mais um vídeo Top! Concordo plenamente com você em dizer que a profissão do futuro será o ADAPTADOR (Pessoa que se adapta com facilidade às mudanças). Acho que chegou o fim da época em que nós tinhamos um único currículo que contava toda a sua experiência profissional numa área só! Agora, teremos de ter um currículo ou perfil para cada área.
Incrivel como nesta sociedade, ao inves de a medida do trabalho ficar mais eficiente as pessoas trabalharem menos, elas acabam tendo que trabalhar mais
Realmente, quando a produtividade é baixa, tem que se trabalhar muito para conseguir se equiparar aos concorrentes mais produtivos... E o pior, tem que trabalhar mais e ganhar muito menos, pois para se equiparar com os preços dos produtos concorrentes provindos de indústrias mais produtivas, o trabalhador perde nas duas pontas, baixo salário e muitas horas de trabalho.
@@leokados porém um sistema onde só se tem pobre trabalhando não se sustenta, afinal alguém tem que comprar o produto final, então o trabalhador terá que ter poder de compra pela lei mais básica do mercado, mais oferta do que demanda = menor preço, logo mesmo "ganhando menos" terá condição de viver com dignidade, como aconteceu com a China, que hoje já não possui mão de obra barata como já foi um dia.
Trabalho excelente!! Roteiro super bem produzido e edição impecável. Parabéns pelo trabalho, sei o quanto é trabalhoso fazer uma obra prima como essa. Secesso 👏
O Yuval Harari frisou, em seu último livro, que em um futuro próximo os trabalhadores terão que reciclar e mudar de profissão constantemente, pois as profissões que foram criadas terão vida muito curta, de no máximo uma década. Esse ritmo alucinante de mudanças vai gerar muito estresse e muitos não vão conseguir acompanhar.
É né, mas com as empresas achando velha uma pessoa de 35 anos de idade para contratar, e aí como que fica quem chega nessa idade e for obrigada a mudar e começar do zero?
A revolução 4.0 me preocupa. Eu trabalho na indústria metalúrgica, e ultimamente eu tenho olhado a fábrica em que trabalho de um modo muito mais crítico. Lá eu vejo inúmeras deficiências estruturais e tecnológicas e uma mentalidade, tanto por parte do corpo admistrativo tanto do operariado, que nos coloca na lanterna de um desenvolvimento considerado básico. Tudo isso apesar de um investimento expressivo para uma ampliação considerada extraordinária daquela fábrica. Mas o que se ve por lá, são problemas antigos sendo postergados, novos problemas sendo criados, produtividade aquém do esperado, dívidas com o BNDES e fornecedores, problemas nos processos fabris, reuniões que mais parecem rinhas de galo entre os "chefes" de setor, colaboradores mal treinados, maquinário velho e remendado, atrasos nas entregas e muito dinheiro sendo desperdiçado. Entre outras coisas. Eu também me auto avalio e não acho que sou o exemplo de colaborador bem treinado, com capacidades que me levariam para mais longe. Afinal, se fosse assim eu ja estaria empregado em uma profissão muito melhor. Portanto o meu temor é que eu nao consiga me conhecer melhor e me capacitar para enfrentar um mercado de trabalho ainda mais turbulento e competitivo, nesse país que não fomenta o nosso desenvolvimento. Em suma, eu temo a minha inabilidade de ser capaz.
já não chegou a hora de dar tchau pra essa empresa?...explorar outros horizontes..? se atualiza ..hoje em dia , tudo que o apresentador falou está na palma da mão... dá muito trabalho, mas parte pra outra empresa cara...a sua , se não mudar a mentalidade , pode quebrar e ai , será mais difícil arrumar uma nova colocação.. comigo sempre foi mais fácil correr atrás de algo muito melhor, estando trabalhando... Boa sorte
Faz um curso técnico, um tecnologo, ou uma graduação na área que sua empresa precise, vai ter muito retorno no futuro, temos muito tempo a frente, lembre-se que sua experiência de trabalho é importante!! Só pessoas na sua área conhecem esses problemas, não é um conhecimento a ser descartado
@@cristaoon-line5351 caramba, você fala como se fosse fácil assim mudar de empresa etomar tal tipo de decisão. Se toca cara, o mundo não é um desenho da disney.
Olá, parabéns pelo trabalho. Sou estudante de Ciências Econômicas na UFAL, e esta indústria é bastante discutida na disciplina de Econ. Industrial. Confesso que é assustador esta triste realidade de desemprego futuro, principalmente nesta utopia que vivemos em alcançar o pleno emprego. A cada evolução da indústria, temos que associar o obsoleto daquilo o qual aprendemos, com a nova tecnologia. É certo que nem tudo é reaproveitado, naquilo que podemos citar como conhecimento técnico, mas daquilo o que aprendemos aproveitamos a Técnica de solucionar problemas emergenciais. Mas infelizmente, esta realidade de desemprego mundial, é certeza com a indústria 4.0.
Em um mundo "interligado" esqueça a internet e lembre-se de coisas básicas, TODOS ainda terão necessidades básicas e desejos por individualidade, portanto, alimentação, abrigo, saúde e vaidade ainda serão necessidades humanas, sendo a liberdade o maior dos luxos nos dias que virão, livre-se de necessidades desnecessárias.
Isso significa que você está preparado e tranquilo, mas infelizmente tem vários trabalhos hoje onde a pessoa perde o emprego por substituição da tecnologia, então como você disse, precisamos se adaptar senão ficamos para trás.
Gratidao ! Medite 1 PEDRO 4:7 DIZ E JA ESTA PROXIMO O FIM DE TODAS AS COISAS;PORTANTO SEDE SOBRIOS E VIGIAI EM ORACAO. MAS SOBRETUDO ,TENDE ARDENTE AMOR UNS PARA COM OS OUTROS;PORQUE O AMOR COBRIRA A MULTIDAO DE PECADOS. PARABENS TALLES PELO EXCELENTE TRABALHO QUE VEM NOS ALERTANDO. SHALOM ADONAI A TODOS!
Trabalho com desenvolvimento em hardware há 25 anos. O maior problema é a falta de mão de obra qualificada... É um problema seríssimo!!! A grande maioria são usuários aficcionados em tecnologia, muitos profissionais bom em programação de alto nível. Mas a falta de interação com o hardware é um grande problema. Muitos vem do setor de informática para a fábrica do chão... Raramente do chão da fabrica para a informática. Resultado:...milhares de jovens diplomados experts em C++,Java, rede, em tudo quanto sistema informatico .. Mas não fazem ideia do que é uma rede trifásica ... Isso o mínimo p comentar. O setor do Agro brasileiro sofre com a falta de profissionais qualificados. No Brasil a indústria 4.0 está perdendo, porque tem essa lacuna.. Enquanto no Japão, todo desenvolvedor entende o básico de tudo e entende a conectividade entre os sistemas.. No Brasil o cara é mega-blaster pica das galáxias em programação.. Mas nao faz ideia de como trocar um chuveiro ...hehe .. Então falta profissionais .. Os que aparecem , na teoria é uma coisa... Na prática é completamente outra
Mano, a Peugeot se instalou no Brasil em 1998 ( fábrica) e comerçou a produzir em 2001, contratou muitas pessoas da região para trabalhar na planta mais devido ao número alto absenteísmo ela resolveu automatizar várias áreas nisso o número de desempregados aumentou rsrsrsr Tipo o que vem acontecendo com os cobradores de ônibus que estão sendo substituídos pelas catracas eletrônicas, as pessoas dos guichês dos bancos pelos caixas eletrônicos, muitos supermercados estão reduzindo o número de funcionários. Acredito que existe um mascaramento por parte da grande mídia é até mesmo a conivência do governo para não alarmar a população, pois muitas pessoas que estão desempregadas acabam retornando para casa dos pais ou parentes próximos. Há de convir que quando a indústria deu um salto na produção e o mercado ficou saturado de pessoas o sistema arranjou logo uma guerra 1914 a 1918 exterminando milhões e milhões de pessoas. Infelizmente toda ação tem uma reação, a indústria 4.0 aumentará a curva do desemprego formal isso é fato, mais a pergunta a ser respondida é; O que o sistema ( governo) fará com o analfabeto funcional ????
@@amanesuzuhabr2025 estou fazendo um trabalho da faculdade que é exatamente sobre a indústria 4.0 e seus respectivos pilares; 1- Big data 2-Computação em nuvem 3-Robôs autônomos 4-Simulação em ambiente virtual 5-Realidade aumentada 6-Sistema cyber fisíco 7-Internet indústrial das coisas 8-Cyber Segurança 9- Manufatura adtiva A que mais me assusta é a n° 3 , fico pensando nos filmes " O exterminador do futuro" na skynet e em Matrix !!!!!! Será a realidade imitando a ficção ?????
ta certinho cara, daki pra frente é epidemia e fome pra matar as pessoas e depois a 3 guerra mundial pra limpar o mundo e começar o mundo novo. essa semana a noite morreu um morador de rua(um senhor) aki no bairro deitado no chao frio,acordou morto kkk. nunca vi isso em bairos afastados dos centros
As vezes me preocupa outras vezes não, como você disse é só adaptar se, há muitas possibilidades na revolução 4.0. Parabéns pelo conteúdo, já estou fazendo meu curso de inglês. Um abraço!
Ele já falou sobre isso em outro vídeo só não lembro qual, oq basicamente ele disse q as pessoas vão ao cinema pela experiência q lhe proporciona, tanto q o lucro dos cinemas não vem da venda de bilhetes pra assistir
As mudanças estão cada vez mais dinâmicas e da mesma forma deverá ser a nossa disposição e capacidade pra se adaptar. Os tempos são outros. São reflexões como estas que nos impulsiona ao despertar para o futuro. Parabens pela abordagem.
Eu um simples vendedor/ representante comercial, fui muito impacto sobre a tecnologia, melhorou muito meu trabalho antes viajava para buscar um papel de um desenho CAD depois começou a chegar por email e hj Whatsapp, melhorou com a invenção de ferramentas como CRM e redes sociais. Mas eu sempre fico ligado, continuo sendo um multi canal, desde o presencial, telefone, Whatsapp, emails e redes sociais... e mesmo assim fico com medo de ser substituído não só pela tecnologia mas sim por alguém mais capacitado e tecnológico, não podemos nos acomodar mais galera.
Ótima matéria. Pena que o Brasil está absolutamente fora disso, com seus Engenheiros de Automação, Mecânica e Eletrônica qualificados prontos para trabalhar em tudo isso, mas que simplesmente não conseguem entrar no mercado de trabalho. O Brasil perdeu a Industrialização 3.0, e com as atuais culturas de negócios e custo Brasil, está no caminho de perder a 4.0. Espero sobreviver até a época em que eu possa atuar na área em que estudei, e possa ajudar o mercado de trabalho brasileiro a sair da sucata e gerar empregos de qualidade.
Lembro quando era piá. No início dos anos 80, em uma noite de domingo, assistindo ao Fantástico, depois de Os Trapalhões, houve uma reportagem falando de uma máquina que iria revolucionar o mundo e que quem não soubesse utilizá-la estaria desempregado. Essa máquina era o computador.
Namoral cara, perfeito, todos os professores de história e geografia atualizados vão passar esse vídeo para os alunos, nem tô acreditando, eu cliquei na notificação pensando em revolução industrial
@@jtftthjtftth9048 2°/3° ano do Ensino médio, vc deve saber que esse ano a gente vai fzr 2 anos eu um só, muito chato pq fica corrido e ainda tem Enem no final ano, mas fazer oq? Coronha é uma disgraça
Ótimo vídeo. Já participei de palestras em escolas técnicas sobre a industrial 4.0 e presencie muitas novidades e informações que jamais tinha ouvido falar. Essa experiência mudou minha visão de mundo. E devido a isso, mudei meu foco sobre o método tradicional de ver o mundo. E agora faço cursos, criei sites e páginas ligadas a nova realidade. Valeu!
Excelente material. O problema que existe é a velocidade de evolução e a capacidade de absorver isso pelas pessoas e estudantes mais pobres, porque algumas coisas tem custo. A sociedade precisa repensar o ensino público e pensar fora da caixa. Por exemplo, disciplinas como Data Science, Programação, Adm de Redes etc... poderiam fazer parte do currículo normal em escolas, mas qdo vc vai na escola, nem toda escola tem sala de informatica, qdo tem nao comporta todos os alunos, qdo comporta muitas vezes a escola é vandalizada e furtada... Então existe um abismo muito grande ainda entre existir tecnologia e estar disponível para as pessoas e capacidade de abstração, entendimento, recursos financeiros para aquisição de pacote de sinal, computador minimamente razoavel na configuração etc... Mas a gente sempre espera que melhore....
Foi dessa mesma forma na revolução industrial, muitos foram substituídos pelas máquinas. E com o tempo outras profissões surgiram, outras necessidades, o que não se pode é ficar parado esperando que tudo caia do céu.
Esse vídeo me deixou de "queixo caído". Fantástico! E essa incrível realidade é muito dura em relação aos países subdesenvolvidos e emergentes que não possuem tradição em dar grande atenção para a universalização do ensino público de alta qualidade, em seus níveis principais, caso do Brasil.
Honestamente em algumas décadas acredito que haverá uma divisão humana absurda... Muitos conseguiram acompanhar o desenvolvimento tecnológico sendo por capacidade individual ou mero acesso a evolução da medicina que está evoluindo absurdamente e não será para todos... Como se preparar??? Boa pergunta... Pode ser que continuaremos vivendo nós padrões de hoje e algumas pessoas que evoluírem acompanhando toda está tecnologia estarão em um outro planeta vivendo de forma totalmente diferente, talvez de uma forma que não gostaríamos... Devido ao nível de robotização... Passeando com meus filhos passei por uma casa bem humilde porém me fez lembrar bons tempos de infância... Pobreza porém todos rindo, chingando, se ABRAÇANDO, vivendo!!!!
Parabens cara, na primeira vez que eu vi seu video eu ja fiquei entusiasmado so com o tiitulo, e hoje eu vejo o mundo com outros olhos pelo que voce fala e mostra a realidade dos fatos relevantes, vivo no mundo completamente diferente do que rola de verdade na cidade grande, como fala o povo por aque, e penso em traser esse conhecimento a quem nao tem por aque, porque precisa muito.
Atualmente estou cursando um MBA em liderança e gestão de pessoas 4.0 e o foco dessa especialização é preparar o RH para contratação e treinamento de pessoas para a indústria 4.0
Eu sou funcionária pública da área da educação, e me sinto muito apreenciva com tanta tecnologia e tantas transformações... Eu preferia que não fosse assim, gosto de como as coisas eram antigamente...
O excesso de tecnologia só é pernicioso, negativo, só serve uma elite de interesses sombrios. O culto da tecnologia por vezes não tem ética nem moral. É frio, egoista e desumano. Lá porque podem ter escola pela net, robots professores eyc isso JAMAIS deveria ser permitido, pois cria desemprego e desumaniza o contacto social entre as pessoas e o crescimento saudável das crianças.
Tales, a preocupação pelo desemprego sempre existiu, parelhada a evolução tecnológica. Mas por mais autômata que seja a evolução ela precisará de mercado consumidor pra se perenizar. Assim sendo, naturalmente alguns empregos vão sumindo e novos vão surgindo. A preocução surgirá na falta de humildade em procurar novos caminhos pois eles surgirão. Parabéns pela página. Muito bem formulada e interessante.
O negócio é trabalhar na ponta da linha. Manutenção. Uma hora ou outra as máquinas quebram e os objetos fabricados se desgastam, necessitando manutenção.
Seus vídeos são de uma qualidade impecável, um curta documentário mais bem feito que o outro. Bem, o mercado junto a tecnologia estão mais maleáveis e temos de acompanhar, se adaptar, eu por exemplo, até 2010 odiava mexer com laptop, erroneamente achava que não eram capazes de evoluir a um patamar de substituir um equipamento mais parrudo, como um PC bem montado, hoje não me vejo sem o meu, por razões óbvias, é mais prático, portátil e potente pro que eu necessito. Na Faculdade de Tecnologia aprendi a mexer com rede cabeada pra domicílio e comércio, o que hoje a grande maioria nem usa, pois é tudo sem fio, protocolos que levei uma matéria inteira pra estudar, hoje são unificados a outros e alguns até obsoletos, enfim, a evolução. O próximo passo dessa evolução, agora, tá na palma da nossa mão.
Excelente vídeo! Para mim tecnologias que melhoram as vidas das pessoas é sempre empolgante, porém, a nossa adaptação vai ser dificultada por causa do domínio da língua inglesa.
Dificultada? Inglês é língua de índio (uma língua muito simples), pega 2 horas do seu dia e estuda, em 3 meses vc vai tá entendo +/-, em 1 ano vai consegui fazer quase tudo.
@@nordkis4834 O cara devia ter vergonha de falar que "nossa" adaptação é dificultada por conta do domínio da língua inglesa... Ele já falhou em se adaptar e o único culpado é ele e sua preguiça. Inglês é simplismente a melhor coisa que existe, converso com pessoas de todo o mundo por causa dessa língua. Por exemplo, é muito mais fácil para mim aprender inglês do que alemão, assim como é muito mais fácil para um alemão aprender inglês do que português e é graças ao inglês que se torna um intermediario entre as duas línguas que podemos conversar, pois eu não tenho interesse em aprender alemão, assim como um alemão muito provavelmente não tem interesse em aprender o português.
Só não aprende inglês quem não quer. Disciplina é tudo. Eu aprendi o inglês na adolescência, e depois o alemão. Mas com muitos sacrifícios. Nada na vida se conquista sem sacrifícios !
Rapaz que conteúdo pra lá de bom que esse canal fez, estão de parabéns, da uma aula de Sociologia sobre o Trabalho que não cansa quem assiste, ainda bem que sou inscrito nesse canal, tá dado o Like e vida longa ao ELEMENTAR.
Acho que se o ser humano num belo momento se encher da hiperconectividade e procurar formas mais simples de viver, todo esse hype vai por água baixo. Não podemos esquecer da lei de oferta e demanda. Acho que estamos numa onda de otimismo porque até aqui essas indústrias estão sendo mais eficientes do que suas antecessoras, mas ganhos passados não são garantia de ganhos futuros.
Essa revolução me deixa empolgado, assim como você me formei em Engenharia (civil) e estou me desenvolvendo na área de tecnologia pois está me dando muito mais retorno tanto financeiro quanto crescimento pessoal.
Só que é assim, NÃO adianta criar um OCEANO de DESEMPREGADOS aumentando a PRODUÇÃO por máquinas (robôs) achando que reduzirão CUSTOS e AUMENTARÃO seus LUCROS, pois NÃO deve-se esquecer que quem CONSOME são PESSOAS e se as PESSOAS estiverem SEM DINHEIRO ou DESEMPREGADAS, como irão COMPRAR produtos e/ou serviços ? Chega ser um caso ANTAGÔNICO.
@@McCabecadePorco Você está se esquecendo do fator poupança. Os países ricos poupam muito mais que consomem. Inclusive esse é um dos motivos por serem ricos.
Rapaz, conheci seu canal hoje e ja assisti vários vídeos. É muito top... Pena que um canal como o seu, que um canal pra pessoas que gostam de conhecimento e cultura, não crescem tão rápido. Mas sucesso ai viu. Parabéns.
Tales, faz um vídeo mostrando os motivos pelo qual, não é mais necessário fazer uma faculdade para ganhar um bom salário. Abraço irmão! Sucesso pra ti.
Faculdade tem que ser uma escolha certeira, pq não garante que tu vai conseguir exercer o cargo que tu formou, muita vezes tem que ir embora para um local que não há muita concorrência. Meu irmão formou em fisioterapia, mas mexe com fast food,e ganha muito bem viu.
Não é necessário ter um diploma para ganhar bons salários, porém lembremos que forma-se na faculdade segue sendo muito importante, networking, bolsas para outros países e etc.
Me formei em Sistema de Informação, migrei para o Marketing Digital, amando o curso. Fala muito dos Negócios Digitais, varejo e etc. Enfim, esse material eu estudei na faculdade de Sistema de Informação. Muito top.
O mais fantástico de todas essas revoluções é reconhecer a contínua evolução da própria inteligência humana. Já progredimos das cavernas ao vale do silício, e ninguém segura.
Seria loucura dizer que a modernização trás emprego na mesma relação que tira. Antes do cinema, toda cidade tinha um grupo de artistas que exibiam as histórias nos teatros, isso empregava atores e funcionários do teatro. Com o cinema, apenas um pequeno grupo de atores trabalham em uma história que é contada no mundo todo, a equipe de atores locais perdeu espaço, ficando apenas os funcionários do cinema. Com as plataforma sde streams, perdem os empregos também os funcionários das salas de cinema que tendem a diminuir. Isso é um exemplo bobo, mas imagine nas outras indústrias, cada máquina nova tira milhões de empregos pelo mundo.
Sim...e pelo número de comentários de pessoas achando que essa onda vai gerar emprego pra massa, acredito que o Brasil vai sofrer muito no futuro (mais do q já sofre). Outro dia vi um prof de TI falando que criou um programa pra um empresa que fazia o serviço de um controlador de acesso de caminhões de carga. Vários funcionários faziam esse serviço e, depois q a empresa implantou o programa dele, demitiu todo mundo, pq programa era eficiente, digital e ainda evitava fraudes. Agora vem a pergunta: Pra onde esses funcionários foram? Fazer curso de TI que não foi...além disso o programa não gerou nenhum emprego (só o do cara da TI e do cara da manutenção do programa, que pode ser a msma pessoa).
@@priscilal9813 exato, só dá manutenção que é bem menor. Na verdade isso ja ocorre a 3 séculos, pessoas sem emprego por causa da máquina, maior percentual de gente pobre no mundo. Só que isso tudo gera mais lucro, tem mais gente pobre, mas também tem mais dinheiro no mundo, e ter mais dinheiro na mão de poucos, é o suficiente para esses poucos pregarem a ideologia de que está tudo bem com essa ramificação da tecnologia. É isso que aprendemos até na escola. Quando na verdade tem um avanço tecnológico bom e positivo, mas também tem esse lado, que é um avanço sem ética. Enquanto brigam contra a ciência e o estudo de genes, com a bandeira da ética biológica, deixam isso acontecer, mantenedores de familias perdem o emprego para uma máquina que não alimenta ninguém. Como diria o poeta Brazza. "Como pode chamar isso de evolução? Se os predios crescem... Mas o amor não."
Ficar todo o tempo olhando pra uma tela cegante e tentando aprender o framework do momento não é vida. Moral é passar em um concurso público e fazer tarefas burocráticas
Excelente vídeo, parabéns ...continue nos trazendo informações de uns forma prática e objetiva. Já estamos no Brasil atrasados já uma década para a indústria 4.0, mas para os que buscam se atualizar nunca é tarde.
Sobre emprego. Sou dono de empresa (isto eh, não dependo de ninguém pra me mandar embora) desde 2008. Isso eh maravilhoso. Veja um mercado no qual vc pode entregar valor e qualidade.
Só queria um primeiro emprego normal, trabalhar no supermercado, em uma empresa normal com tarefas normais. Mas a sociedade está tentando me obrigar a ser um engenheiro em T.I, um empresário renomado ou um revolucionário em alguma área importante..... Desde quando ficou tão difícil viver?
Arrume um emprego de entregador, empacotador... Qualquer emprego, faça uma graduação qualquer (pode ser dessas de 2 anos) e faça concursos. Fiz faculdade (C. Biológicas) e tinha professora lá com doutorado que não sabia nem ligar o projetor. Resumindo:uma vez concursado você difilmente será demitido.
Excelente material, Tales. Sempre assisto seu conteúdo e aprendo muito. Sou professor e também estou sentindo o impacto da revolução na minha área, por isso criei meu canal e estou fazendo a transição para o digital. Abraço a todos que sempre buscam mais conhecimento. A educação muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo.
Não, a maioria não vai conseguir se adaptar, quem conseguir se adaptar não vai ser absorvido pelo mercado (que está absurdamente exigente) e as IAs vão concentrar ainda mais riqueza nas mãos de pouquíssimos.
Compras pela internet, pagamentos digitais, caixas, postos, comércios auto serviço o mundo não suportará mão de obra simples e exigirá muita capacitação técnica.
É o primeiro vídeo que assisto do seu canal e gostei muito do tema, inclusive pela dica do inglês no final. Quanto a questão do emprego nessa nova era acredito que o desemprego vai aumentar cada vez mais e os novos empregos que vão surgir não serão suficientes para empregar essa galera toda, mesmo porque com a tecnologia é possível fazer bem mais e melhor com cada vez menos pessoas envolvidas. O que cabe é a cada um de nós é desenvolver novas competências, principalmente a de se adaptar e isso significa que talvez você vai aprender coisas que não tem nada a ver com a sua área de formação e trabalhar em outras áreas e tá tudo bem, tá tudo certo, só não vale ficar parado no tempo!
As pessoas só tem q se adaptar. Todo negócio é temporário e emprego tb. Todos esses avanços me deixam empolgadíssimo e sempre me deixaram desde a década de 70. Não me decepcionei até agora.
Eu discordo que cada um emprego que se vai surge outra nova função, falando assim e muito vago pode sim surgir uma nova função mas quantas pessoas essa nova função consegue empregar? Exemplo uma empresa de tornearia antes os tornos eram mecânico operado manualmente cada torno tinha um profissional empregado fazendo peças, hoje o tornos são automático CNC, empresa mandou maioria dos torneiros embora ficou com dois e esses dois são programadores de equipamento. Ou seja sim surgiu uma nova função mas não tem muita capacidade de empregar várias pessoas, com uma grande maioria desempregada quem vai consumir oq será fabricado?
Muito otimistas quem acha que os empregos serão renovados no futuro. Essa revolução industrial é muito diferente das anteriores. Justamente porque ela se caracteriza pela não dependência de pessoas. Antes a evolução nas próprias máquinas criava uma demanda por mais operários, intermediários, administradores etc. Hoje o oposto. As máquinas são cada vez mais auto-suficientes.
Mas não é um sistema sustentável. A única razão de produzirmos tanto é vender. E quem produz é quem compra (a classe trabalhadora). Não digo que o futuro será pior, mas o mundo vai ter que mudar muito, porque sem grandes massas trabalhando e ganhando dinheiro para gastar, não existe capitalismo.
Quarta reforma agrária na Holanda produzida em estufas de vidro organicos e maior exportadora legumes europa e de frutas em poucos anos.🥀🌷🌾🌿☘🍀🍁🍃🍂🐷🐄🐃🐓🐔🐑🐏🐐🍌🍊🍉🍈🍇🥭🍎🍏🌽🌶🥬🥦🧄🧅🥕🥔🍓🍒🍑🍍🍾🍫🍚🥑🍆🌰🌶🧄🍅🥝
Não vale a pena ter filho, se tu quer lucro crie um cavalo e não um filho. Mas... ter um filho é deixar seus valores para as gerações futuras, se tu quer que alguém mantenha os seus valores e preceitos, deixe um filho no mundo.
Os caras não querem ter filhos, mas querem ter esposa que vai destruir eles em um divórcio rs Se não for pra ter filhos, vai casar com uma mulher que ganha menos pra que? Pra ser pai dela?
⏳ Curso de Inglês que eu recomendo: site.canalelementar.com.br/curso-de-ingles?src=yt-industria4
E tu, n tá precisando de nenhum ajudante aí n? Jhahah
thumbnail do antonio fagundes? pq?
@@webgpu Olá, acredito que seja pelo fato do ator não ter mais contrato com a globo, contrato que teve duração de 44 anos, dai a relação dele na tumbnail do vídeo "Seu emprego está seguro?".
@@NunoZimmermann Eu nao assisto TV ha decadas. So youtube mesmo. Obrigado pela informacao : )
Já assisti algumas palestras sobre Indústria 4.0. Mas nunca vi um conteúdo tão explicado em tão pouco tempo. Você deveria estar dando aulas em universidades. Seu conteúdo é muito melhor do que de muitos professores por aí.
Verdade
Taí....porque não professor 4.0 ?
Uma coisa é um vídeo ilustrativo e atraente visando mais audiência. Outra coisa totalmente diferente é você trabalhar este mesmo assunto por 8 ou 10 horas semanais por 6 meses ou como se diz 1 semestre letivo. É aí que se precisa ser professor!
Parabéns Talles,continue melhorando,admiro pessoas como você.
Para quem leu homo Deus e 21 lições para o século 21 não tem nenhuma novidade só um resumão, mais não desmerecendo os vídeos do canal que são ótimos.
Meu emprego deve estar seguro porque estou desempregado. Então ele deve estar seguro sim, longe de mim até não sei quando.
Aproveito o momento desempregado pra aprender sobre tecnologia, vai que tu fica na hora certa no momento certo muito bem posicionado no bum do momento.
Kkkkk boa...
Eu também, estou mudando de ramo, pois não duro mais do que 3 anos em um emprego.
Cansei de ficar trabalhando por 1, 2 anos, ficar desempregado e ficar mais um ano procurando emprego novamente e amargando nas negativas e vácuos das entrevistas de emprego XD
Kkkkkkkkkkkkk morri
@@rsvmrubovic no bum hm kkkkkk
Sou ferramenteiro aposentado porém vivenciei a transformação da indústria do fim dos anos 70 até hoje e como sempre fui um fã do série jornada nas estrelas e Star Wars sempre tive uma visão futurista e percebia que o futuro seria do computador e me aprofundei em cursos e livros sobre eletromecânica e computação e no transcorrer dos anos colegas meus que se preocupavam mais na sexta feira e tomar cerveja eu estava me preparando e todos meus colegas que não se prepararam ou ficaram desempregados por incapacidade profissional ou partiram para outro ramo.
Hoje aprender novas tecnologias não é questão de idade e sim de aperfeiçoamento profissional.
Bom, sou produtor rural e comerciante, então contanto que o ser humano não encontre um meio de sobreviver sem comer, devo ficar bem, pelo menos por enquanto.
Em um cenário futurista, sua propriedade somente robôs atuando, logistica de entrega automatizada e o principal sem intermediadores para venda de seus produtos, ou seja fazendo entrega para cada cliente e vc recebendo em criptomoeda. Para vc perder a sua propriedade só se tivermos governo socialista totalitário rsrs
@@raphaelpereira1340 esse que é meu medo sou faxineiro que ganha menos de 2 mil reais, comprei um terreno pra construir casinhas de aluguel. imagina o dia que o PSOL chegar no poder? dizem que tem raiva do capitalismo que escraviza o pobre. porem quando pobre melhora a vida ,chamam de pobre de direita e torcem pra ele ficar miserável igual esta acontecendo com pequenos comerciantes
@@euumeesmo3751 bala neles, invasão é crime!
O cenário aponta para automação nas lavouras ou produção de comida artificial. Fica de olho nessas duas vertentes.
Se antecipar é garantia de sucesso. Isso serve para produtor rural. Soube que já tem lugares no Brasil que a produção rural é feita com ajuda do 5G, mesmo ainda não tendo sido implantado oficialmente no país. Veja o RUclips, os brasileiros que começaram a mais de dez anos, época que fazer upload levava horas, hoje são milionários.
Estou seguro ,sou cabeleireiro e sempre haverá um cabelo mal tratado ou uma cabeça careca precisando de mim
"aprender inglês pra ganhar em dólar..." kkkkkk Eu sou professor de inglês há mais de 10 anos, formado e pós graduado em TI e nunca ganhei 1 dólar sequer, aliás, nunca ganhei mais que 5k de salário na minha vida. Hoje sou servidor público porque depender de iniciativa privada pra aumentar o meu sálário é melhor esperar deitado. Iniciativa privada pra mim hoje não passa de freelance. Quer ganhar em dólar? vire youtuber, tome banho de nutela em uma banheira e pronto, não precisa aprender inglês pra isso não.
Perfeito 👏👏👏
Essa nova revolução vai além da indústria e irá impactar as relações sociais. A pandemia acelerou esse processo. Eu creio que essa nova revolução vai esvaziar ainda mais as pessoas da humanidade nata que temos, fazendo com que nos tornemos terminais de uma grande rede de informações interligada. Imagino que isso adoecerá ainda mais as pessoas. Ouso dizer que um jovem da década de 70 foi muito mais feliz do que eu no anos 2000 e muitos outros jovens dessa década.
Sim. Tecnologia como tv, telemovel, aviões ate podia ser boa, mas agora está se a criar um mundo excessivamente tecnologico e robotizado, desumanizado, isolado, sem contactos sociais genuinos, sem alma, sem rua. Eu cresci nos anos 80/90 e não trocava aquela alegria e naturalidade por nada do futuro que está a comecar e vem por aí.
@@silviabatista184Os filmes e séries sempre romantizam isso, eles estavam apenas fazendo as pessoas gostarem e ansiar por esse futuro
O meu graças a Deus está seguro,mesmo eu não tendo completado a 4 série do primário. meu trabalho é artesanal também , no meu caso que sou um artesão no que faço!op. de ESCAVADEIRAS HIDRÁULICAS ! Adoro o que faço,não e trabalho... É um roby!e pra quem é caprichoso e muito produtivo como eu,ainda rende de 4 a 7mil por mês.🙌 e hoje graças a Deus tem mercado até para mulheres que se interessam na função👍
Parabéns pelo conteúdo. Meu tema do TCC foi justamente a Indústria 4.0, você desenvolveu o assunto de uma forma fantástica. Eu tinha muita vontade que fazer um canal falando sobre temas que você aborda. Contudo, tu faz de uma forma tão bacana que eu prefiro aproveitar o seu canal e estudar.
Também sou Engenheiro de Produção e tenho estudado a fundo tecnologias da indústria 4.0. Inclusive canais como o seu me inspiram a criar um canal em futuro próximo. Parabéns pelo conteúdo.
Olá Tales, sou formado em Direito e trabalho com Engenharia de Segurança. Independente da formação é preciso ter interesse, hoje as formas de ensino são muito acessíveis e a aquisição de conhecimento ficaram mais rápidas e muito mais baratas, vide o seu canal. Forte abraço
Sou do serviço social e gosto muito do seu canal, quero ser mais conectada com a atualidade, o mundo do trabalho, e como o empreendedorismo está conectado na nossa vida, quero me mostrar mais receptiva para lidar com essas mudanças, o Brasil parece um país do passado, então estudo mandarim para entender melhor a inovação e o mundo do trabalho da China. Muitas Assistentes sociais já são de idade, e demonizam o novo mundo do trabalho, mas (um dos) nosso(s) trabalho(s) no serviço social é mediar essas relações, e mostrar que novas oportunidades irão surgir. Seu conteúdo é único e muito embasado, meus parabéns!
Esse é um tema que me fascina e me preocupa ao mesmo tempo. Acho que muita coisa boa pode sair dessa revolução. Porém, tem que se levar em consideração os possíveis impactos negativos.
As tecnologias da atualidade são avançadas o suficiente para reduzir significativamente a carga horária de muitos trabalhadores, no entanto, tem havido uma concorrência e sobrecarga de trabalho absurda. A vida pessoal e o trabalho estão cada vez mais conectadas.
Se essa revolução não levar em consideração o bem-estar dos trabalhadores pode sim ser devastadora para a maioria da população. Inclusive, superestimando a capacidade individual de adaptação e responsabilizando o indivíduo por se reinventar profissionalmente quantas vezes forem necessárias; ignorando o fato de que na vida de uma pessoa há muitas outras camadas que vai além do trabalho.
Canal excelente! Conteúdo de texto e imagens muito rico e bem construído! Parabéns! Sou eng. de Automação. Atuo de forma técnica em várias empresas do ramo industrial. Desenvolvo também hardware e firmware personalizados para clientes. Até para um profissional como eu, há uma certa angustia em não conseguir acompanhar tamanha revolução tecnológica e de possibilidades.... Vi em algum lugar uma frase que me marcou: "Somos uma sociedade cada vez mais tecnológica na qual as pessoas não se interessam em saber como as coisas funcionam". Isso é grave. Se não ocorrer a quebra deste paradigma, teremos tempos difíceis.
Adoro esse canal nmrl,ele fala de uns temas tão interessantes
Incrível: introdução, desenvolvimento e conclusão perfeitos (5 segundos de merchandising). O RUclips deveria ser assim!
Nâo me interessa assistir a este vídeo. Chega de notícias negativas. Já sabemos que o desemprego tenderá a aumentar . Azar das novas gerações!!!
Sou corretor de imóveis. Na última década, criaram várias ferramentas para acabar com o meu trabalho. Porém, as máquinas criadas para me substituir são desenvolvidas por pessoas que não tem experiência em tirar dúvidas de clientes, e as respostas automáticas ainda são insuficientes para responder questões pessoais de cada indivíduo. Até quando eu não sei, mas o que está garantindo meu trabalho é usar as deficiências das máquinas a meu favor.
O seu trabalho tem que acabar mesmo, corretor não produz nada, não serve pra nada, e só tira dinheiro do vendedor e do comprador, em plena era da internet só gente idiota procura corretora de imóveis
@@fernando4885 Milhares de pessoas fazem mensalmente negócios com imobiliárias adquirindo ou vendendo imóveis com valores na casa dos milhões de reais. Diretores de Banco, médicos, advogados, Engenheiros, empresários bem sucedidos. Uma pessoa dessas é idiota? Dos que eu tive a oportunidade de atender, não me pareciam. Elas apenas pagam comissão para um prestador de serviço que sabe fazer isso melhor do que elas.
Um dos melhores canais do RUclips
Concordo, se alguém tiver sugestão de outros poderíamos elencar aqui, dessa forma estaríamos movimentando a aba comentário e ao mesmo tempo difundindo bons conteúdos
Uma das grandes questões é a velocidade de adaptabilidade e aprendizado. O ser humano não tem a capacidade de aprendizado tão veloz, pelo menos a imensa maioria. Se a revolução industrial acelerar de modo que ultrapasse a habilidade de renovação humana, aí está o problema. Uma máquina, ou software, aprende uma nova função em questão de segundos (após algumas horas de programação). Já uma pessoa para mudar de profissão, adquirir novas habilidades requer no mínimo meses (sendo bem otimista), sem falar nas questões pessoais como saúde física e mental, necessidade fisiológicas, necessidade ao laser, convívio social (os dois últimos ligado aos dois primeiros pontos citados). O ser humano envelhece, o vigor físico não é o mesmo, e após anos de aprendizado e estudo em uma área, para migrar para outra não será tão simples como atualizar um aplicativo.
Comentário perfeito! A problemática não afeta somente os analfabetos, mas tb as pessoas capacitadas, até mesmo pq existe a limitação física do ser humano.
Falou tudo !
@@leandro99 A desculpa vai ser sempre a falta de profissionais qualificados, eles nunca vão admitir que o mercado de trabalho não vai aguentar absolver a todos. Exemplo ? Atualmente o acesso ao curso superior ficou muito mais acessível para todos como a Fatec que é gratuita, resultado ? Um número cada vez maior de pessoas com diploma na mão e pronta para trabalhar... Muitos entram em depressão, se sentem incapacitados, o que as vezes não é verdade, pois sabemos de muitos (inclusive na própria família nossa) que tem capacidade para atuar na área em que se formou mas não consegue emprego.
@@thiagofogaca5158 excelente colocação! Na verdade essa conversa das empresas de falta de mão de obra qualificada já existe no Brasil faz muito tempo. O q acontece é q o grande empresário brasileiro sempre quer dar um jeito de tirar vantagem da situação.Ex: em meados de 1995 a 2000 teve um crescimento exponencial das telecomunicações por causa das privatizações, então eu via em noticiários que faltava mão de obra qualificada, então uma grande leva de estudantes partiu para a engenharia de telecomunicações ou eletrônica com ênfase em telecomunicações. Quando chegou em meados de 2005 saturou o mercado e o salário caiu exponencialmente com o aumento da oferta. O q percebo no Brasil é q as profissões são cíclicas e há um trabalho da mídia junto com empresários para criar tendências de acordo com as necessidades do mercado para pagar menos. Em suma, a intenção realmente é saturar o mercado. Veja que agora estamos vendo acontecer o mesmo com as carreiras de TI. Agora os empresários fazem a festa pq o país está em recessão e tem uma oferta muito grande de pessoas dispostas a trabalhar por preço de banana. Um amigo me mostrou uma vaga de estágio para TI q pedia conhecimento de sênior, ou seja, queriam um sênior para trabalhar como estagiário. Lamentável! Na verdade esse mundo é uma grande matrix e temos q entender os ciclos dos mercados para tomar decisão, investir no inglês e não ficar restrito somente a uma cidade ou país.
@@leandro99 Nas vagas para TI eles pedem conhecimento e experiência de anos de mercado, pedem várias tecnologias novas, e a maioria dos candidatos vão mentir, pois não cumprem todos os requisitos e vão tentar aprender depois. Ainda tem muita vaga, mas um outro número igualmente grande de empregos e vagas irão desaparecer. As universidades, os políticos (estes por incapacidade), a sociedade como um todo parece estar pouco atenta a isso.
Show de bola Irmão.
Consegui emprego muito bom nos piores momentos da crise da pandemia.
O que me ajudou a entrar no mercado, foi meus estudos e sempre estando em atualização e sintonia com as mudanças do mercado de trabalho, eu vejo além dos horizontes.
Satisfação ver seus vídeos, Deus te abençoe.
Mais um vídeo Top!
Concordo plenamente com você em dizer que a profissão do futuro será o ADAPTADOR (Pessoa que se adapta com facilidade às mudanças). Acho que chegou o fim da época em que nós tinhamos um único currículo que contava toda a sua experiência profissional numa área só! Agora, teremos de ter um currículo ou perfil para cada área.
Incrivel como nesta sociedade, ao inves de a medida do trabalho ficar mais eficiente as pessoas trabalharem menos, elas acabam tendo que trabalhar mais
Realmente, quando a produtividade é baixa, tem que se trabalhar muito para conseguir se equiparar aos concorrentes mais produtivos... E o pior, tem que trabalhar mais e ganhar muito menos, pois para se equiparar com os preços dos produtos concorrentes provindos de indústrias mais produtivas, o trabalhador perde nas duas pontas, baixo salário e muitas horas de trabalho.
@@leokados porém um sistema onde só se tem pobre trabalhando não se sustenta, afinal alguém tem que comprar o produto final, então o trabalhador terá que ter poder de compra pela lei mais básica do mercado, mais oferta do que demanda = menor preço, logo mesmo "ganhando menos" terá condição de viver com dignidade, como aconteceu com a China, que hoje já não possui mão de obra barata como já foi um dia.
@@n0b0dy07 Aham... Brasil mandou um abraço nessa aí, China também. Globalização então... já foi kkkk
@@leokados estou falando de país economicamente viável, isso aqui é um lixo, um pesadelo pra qualquer empreendedor
@@n0b0dy07 China?
Trabalho excelente!! Roteiro super bem produzido e edição impecável. Parabéns pelo trabalho, sei o quanto é trabalhoso fazer uma obra prima como essa. Secesso 👏
O Yuval Harari frisou, em seu último livro, que em um futuro próximo os trabalhadores terão que reciclar e mudar de profissão constantemente, pois as profissões que foram criadas terão vida muito curta, de no máximo uma década. Esse ritmo alucinante de mudanças vai gerar muito estresse e muitos não vão conseguir acompanhar.
Qual é o nome desse livro?
já vivo assim desde que mim tornei um homem da sociedade...
É né, mas com as empresas achando velha uma pessoa de 35 anos de idade para contratar, e aí como que fica quem chega nessa idade e for obrigada a mudar e começar do zero?
A revolução 4.0 me preocupa. Eu trabalho na indústria metalúrgica, e ultimamente eu tenho olhado a fábrica em que trabalho de um modo muito mais crítico. Lá eu vejo inúmeras deficiências estruturais e tecnológicas e uma mentalidade, tanto por parte do corpo admistrativo tanto do operariado, que nos coloca na lanterna de um desenvolvimento considerado básico. Tudo isso apesar de um investimento expressivo para uma ampliação considerada extraordinária daquela fábrica. Mas o que se ve por lá, são problemas antigos sendo postergados, novos problemas sendo criados, produtividade aquém do esperado, dívidas com o BNDES e fornecedores, problemas nos processos fabris, reuniões que mais parecem rinhas de galo entre os "chefes" de setor, colaboradores mal treinados, maquinário velho e remendado, atrasos nas entregas e muito dinheiro sendo desperdiçado. Entre outras coisas.
Eu também me auto avalio e não acho que sou o exemplo de colaborador bem treinado, com capacidades que me levariam para mais longe. Afinal, se fosse assim eu ja estaria empregado em uma profissão muito melhor. Portanto o meu temor é que eu nao consiga me conhecer melhor e me capacitar para enfrentar um mercado de trabalho ainda mais turbulento e competitivo, nesse país que não fomenta o nosso desenvolvimento. Em suma, eu temo a minha inabilidade de ser capaz.
já não chegou a hora de dar tchau pra essa empresa?...explorar outros horizontes..? se atualiza ..hoje em dia , tudo que o apresentador falou está na palma da mão... dá muito trabalho, mas parte pra outra empresa cara...a sua , se não mudar a mentalidade , pode quebrar e ai , será mais difícil arrumar uma nova colocação.. comigo sempre foi mais fácil correr atrás de algo muito melhor, estando trabalhando... Boa sorte
@@cristaoon-line5351 ficar desempregado?
Nossa, você realmente é um empregado brasileiro
Faz um curso técnico, um tecnologo, ou uma graduação na área que sua empresa precise, vai ter muito retorno no futuro, temos muito tempo a frente, lembre-se que sua experiência de trabalho é importante!! Só pessoas na sua área conhecem esses problemas, não é um conhecimento a ser descartado
@@cristaoon-line5351 caramba, você fala como se fosse fácil assim mudar de empresa etomar tal tipo de decisão. Se toca cara, o mundo não é um desenho da disney.
Olá, parabéns pelo trabalho. Sou estudante de Ciências Econômicas na UFAL, e esta indústria é bastante discutida na disciplina de Econ. Industrial. Confesso que é assustador esta triste realidade de desemprego futuro, principalmente nesta utopia que vivemos em alcançar o pleno emprego. A cada evolução da indústria, temos que associar o obsoleto daquilo o qual aprendemos, com a nova tecnologia. É certo que nem tudo é reaproveitado, naquilo que podemos citar como conhecimento técnico, mas daquilo o que aprendemos aproveitamos a Técnica de solucionar problemas emergenciais. Mas infelizmente, esta realidade de desemprego mundial, é certeza com a indústria 4.0.
Eu trabalhei em um laboratório óptico na época de 2017 ele automatizou praticamente 60% da produção e vários foram mandados embora inclusive eu
Em um mundo "interligado" esqueça a internet e lembre-se de coisas básicas, TODOS ainda terão necessidades básicas e desejos por individualidade, portanto, alimentação, abrigo, saúde e vaidade ainda serão necessidades humanas, sendo a liberdade o maior dos luxos nos dias que virão, livre-se de necessidades desnecessárias.
Não me preocupa nem um pouco. O mundo está em constante mudança e mais inteligente é aquele q mais depressa se adapta à nova realidade. 🤙🏼🤠🍀😎
Isso significa que você está preparado e tranquilo, mas infelizmente tem vários trabalhos hoje onde a pessoa perde o emprego por substituição da tecnologia, então como você disse, precisamos se adaptar senão ficamos para trás.
Gratidao !
Medite 1 PEDRO 4:7 DIZ
E JA ESTA PROXIMO O FIM DE TODAS AS COISAS;PORTANTO SEDE SOBRIOS E VIGIAI EM ORACAO.
MAS SOBRETUDO ,TENDE ARDENTE AMOR UNS PARA COM OS OUTROS;PORQUE O AMOR COBRIRA A MULTIDAO DE PECADOS. PARABENS TALLES PELO EXCELENTE TRABALHO QUE VEM NOS ALERTANDO.
SHALOM ADONAI A TODOS!
👑 Esse e o melhor canal informativo do RUclips
Fico mais preocupado do que animado com isso aí. A sociedade não tá preparada pra se adaptar tão rapidamente quanto as mudanças que estão vindo
Trabalho com desenvolvimento em hardware há 25 anos. O maior problema é a falta de mão de obra qualificada... É um problema seríssimo!!! A grande maioria são usuários aficcionados em tecnologia, muitos profissionais bom em programação de alto nível. Mas a falta de interação com o hardware é um grande problema. Muitos vem do setor de informática para a fábrica do chão... Raramente do chão da fabrica para a informática. Resultado:...milhares de jovens diplomados experts em C++,Java, rede, em tudo quanto sistema informatico .. Mas não fazem ideia do que é uma rede trifásica ... Isso o mínimo p comentar.
O setor do Agro brasileiro sofre com a falta de profissionais qualificados. No Brasil a indústria 4.0 está perdendo, porque tem essa lacuna.. Enquanto no Japão, todo desenvolvedor entende o básico de tudo e entende a conectividade entre os sistemas.. No Brasil o cara é mega-blaster pica das galáxias em programação.. Mas nao faz ideia de como trocar um chuveiro ...hehe ..
Então falta profissionais .. Os que aparecem , na teoria é uma coisa... Na prática é completamente outra
Como só descobri o meu canal favorito há uma semana? 👏🏻👏🏻👏🏻
Mano, a Peugeot se instalou no Brasil em 1998 ( fábrica) e comerçou a produzir em 2001, contratou muitas pessoas da região para trabalhar na planta mais devido ao número alto absenteísmo ela resolveu automatizar várias áreas nisso o número de desempregados aumentou rsrsrsr
Tipo o que vem acontecendo com os cobradores de ônibus que estão sendo substituídos pelas catracas eletrônicas, as pessoas dos guichês dos bancos pelos caixas eletrônicos, muitos supermercados estão reduzindo o número de funcionários.
Acredito que existe um mascaramento por parte da grande mídia é até mesmo a conivência do governo para não alarmar a população, pois muitas pessoas que estão desempregadas acabam retornando para casa dos pais ou parentes próximos.
Há de convir que quando a indústria deu um salto na produção e o mercado ficou saturado de pessoas o sistema arranjou logo uma guerra 1914 a 1918 exterminando milhões e milhões de pessoas.
Infelizmente toda ação tem uma reação, a indústria 4.0 aumentará a curva do desemprego formal isso é fato, mais a pergunta a ser respondida é; O que o sistema ( governo) fará com o analfabeto funcional ????
Certamente pra mim o vídeo dá uma bela passada de pano pro que realmente está e vai acontecer
voce ja respondeu a pergunta, outra guerra mundial.
@@amanesuzuhabr2025 estou fazendo um trabalho da faculdade que é exatamente sobre a indústria 4.0 e seus respectivos pilares;
1- Big data
2-Computação em nuvem
3-Robôs autônomos
4-Simulação em ambiente virtual
5-Realidade aumentada
6-Sistema cyber fisíco
7-Internet indústrial das coisas
8-Cyber Segurança
9- Manufatura adtiva
A que mais me assusta é a n° 3 , fico pensando nos filmes " O exterminador do futuro" na skynet e em Matrix !!!!!!
Será a realidade imitando a ficção ?????
Guerra pandemia sei la
ta certinho cara, daki pra frente é epidemia e fome pra matar as pessoas e depois a 3 guerra mundial pra limpar o mundo e começar o mundo novo. essa semana a noite morreu um morador de rua(um senhor) aki no bairro deitado no chao frio,acordou morto kkk. nunca vi isso em bairos afastados dos centros
As vezes me preocupa outras vezes não, como você disse é só adaptar se, há muitas possibilidades na revolução 4.0. Parabéns pelo conteúdo, já estou fazendo meu curso de inglês. Um abraço!
Tales você podia falar sobre as salas de cinema, com tantos serviços de streaming como você acha que vai ser daqui pra frente
Ele já falou sobre isso em outro vídeo só não lembro qual, oq basicamente ele disse q as pessoas vão ao cinema pela experiência q lhe proporciona, tanto q o lucro dos cinemas não vem da venda de bilhetes pra assistir
Boa...
As salas de cinema deixaram de existir, pois a interação social será evitada ao máximo, com cada ser humano mano no seu quadrado...😎🤓
Podia fazer um apanhado sobre industrialização sustentável.
Ótimo conteúdo parabéns!
As mudanças estão cada vez mais dinâmicas e da mesma forma deverá ser a nossa disposição e capacidade pra se adaptar. Os tempos são outros. São reflexões como estas que nos impulsiona ao despertar para o futuro. Parabens pela abordagem.
Eu um simples vendedor/ representante comercial, fui muito impacto sobre a tecnologia, melhorou muito meu trabalho antes viajava para buscar um papel de um desenho CAD depois começou a chegar por email e hj Whatsapp, melhorou com a invenção de ferramentas como CRM e redes sociais. Mas eu sempre fico ligado, continuo sendo um multi canal, desde o presencial, telefone, Whatsapp, emails e redes sociais... e mesmo assim fico com medo de ser substituído não só pela tecnologia mas sim por alguém mais capacitado e tecnológico, não podemos nos acomodar mais galera.
Atualmente, só enxergo o lado negativo - controle, falta de privacidade. Excelente video!
Seremos controlados vigiados e sem poder fazer nada
Ótima matéria. Pena que o Brasil está absolutamente fora disso, com seus Engenheiros de Automação, Mecânica e Eletrônica qualificados prontos para trabalhar em tudo isso, mas que simplesmente não conseguem entrar no mercado de trabalho. O Brasil perdeu a Industrialização 3.0, e com as atuais culturas de negócios e custo Brasil, está no caminho de perder a 4.0. Espero sobreviver até a época em que eu possa atuar na área em que estudei, e possa ajudar o mercado de trabalho brasileiro a sair da sucata e gerar empregos de qualidade.
Eu não sei o que dizer. Mas sei que é assustador e , ao mesmo tempo, empolgante.
Lembro quando era piá. No início dos anos 80, em uma noite de domingo, assistindo ao Fantástico, depois de Os Trapalhões, houve uma reportagem falando de uma máquina que iria revolucionar o mundo e que quem não soubesse utilizá-la estaria desempregado. Essa máquina era o computador.
Vou recomendar pra minha professora e pra minha turma, boa talles(eu acho que é assim que escreve) Namoral, vai render muita view👍👍👍👍👍
Namoral cara, perfeito, todos os professores de história e geografia atualizados vão passar esse vídeo para os alunos, nem tô acreditando, eu cliquei na notificação pensando em revolução industrial
O que vc estuda?
@@jtftthjtftth9048 2°/3° ano do Ensino médio, vc deve saber que esse ano a gente vai fzr 2 anos eu um só, muito chato pq fica corrido e ainda tem Enem no final ano, mas fazer oq? Coronha é uma disgraça
@@yzjulioc Entendi. Achei que fazia tambem algum curso técnico
Ótimo vídeo. Já participei de palestras em escolas técnicas sobre a industrial 4.0 e presencie muitas novidades e informações que jamais tinha ouvido falar. Essa experiência mudou minha visão de mundo. E devido a isso, mudei meu foco sobre o método tradicional de ver o mundo. E agora faço cursos, criei sites e páginas ligadas a nova realidade. Valeu!
Obrigado RUclips por me notificar sobre o melhor conteúdo!
Excelente material. O problema que existe é a velocidade de evolução e a capacidade de absorver isso pelas pessoas e estudantes mais pobres, porque algumas coisas tem custo. A sociedade precisa repensar o ensino público e pensar fora da caixa. Por exemplo, disciplinas como Data Science, Programação, Adm de Redes etc... poderiam fazer parte do currículo normal em escolas, mas qdo vc vai na escola, nem toda escola tem sala de informatica, qdo tem nao comporta todos os alunos, qdo comporta muitas vezes a escola é vandalizada e furtada... Então existe um abismo muito grande ainda entre existir tecnologia e estar disponível para as pessoas e capacidade de abstração, entendimento, recursos financeiros para aquisição de pacote de sinal, computador minimamente razoavel na configuração etc... Mas a gente sempre espera que melhore....
Foi dessa mesma forma na revolução industrial, muitos foram substituídos pelas máquinas. E com o tempo outras profissões surgiram, outras necessidades, o que não se pode é ficar parado esperando que tudo caia do céu.
Por que alguns pesquisadores consideram as alterações nas relações de trabalho atuais uma revolução?
Esse vídeo me deixou de "queixo caído". Fantástico! E essa incrível realidade é muito dura em relação aos países subdesenvolvidos e emergentes que não possuem tradição em dar grande atenção para a universalização do ensino público de alta qualidade, em seus níveis principais, caso do Brasil.
Ensino público e de qualidade... Tá bom, então.
Honestamente em algumas décadas acredito que haverá uma divisão humana absurda... Muitos conseguiram acompanhar o desenvolvimento tecnológico sendo por capacidade individual ou mero acesso a evolução da medicina que está evoluindo absurdamente e não será para todos... Como se preparar??? Boa pergunta... Pode ser que continuaremos vivendo nós padrões de hoje e algumas pessoas que evoluírem acompanhando toda está tecnologia estarão em um outro planeta vivendo de forma totalmente diferente, talvez de uma forma que não gostaríamos... Devido ao nível de robotização... Passeando com meus filhos passei por uma casa bem humilde porém me fez lembrar bons tempos de infância... Pobreza porém todos rindo, chingando, se ABRAÇANDO, vivendo!!!!
Parabens cara, na primeira vez que eu vi seu video eu ja fiquei entusiasmado so com o tiitulo, e hoje eu vejo o mundo com outros olhos pelo que voce fala e mostra a realidade dos fatos relevantes, vivo no mundo completamente diferente do que rola de verdade na cidade grande, como fala o povo por aque, e penso em traser esse conhecimento a quem nao tem por aque, porque precisa muito.
Atualmente estou cursando um MBA em liderança e gestão de pessoas 4.0 e o foco dessa especialização é preparar o RH para contratação e treinamento de pessoas para a indústria 4.0
Parece muito bacana..👏🏻👏🏻👏🏻
Vai fazer gestão de quem? De robô? Huahuashuahsuhau
@@JackNicholson. Alguém precisa montar e manter uma rotina de inspeções e manutenções preventivas nesses robôs!!
@@marcelomorini3904 Sim, serão Engenheiros e não "gestores de rh"
Merda hein
Este vídeo agrega mais VALOR do que muitos cursos pagos. Parabéns pelo conteúdo e obrigado por disponibilizar o seu conhecimento.
A gente tem sempre que evoluir, porque se não fizermos, outros farão e isso vai nos atingir de várias formas.
O seu canal realmente é diferenciado. O texto é muito bom. Parabéns pelo seu trabalho
Eu sou funcionária pública da área da educação, e me sinto muito apreenciva com tanta tecnologia e tantas transformações... Eu preferia que não fosse assim, gosto de como as coisas eram antigamente...
O excesso de tecnologia só é pernicioso, negativo, só serve uma elite de interesses sombrios.
O culto da tecnologia por vezes não tem ética nem moral. É frio, egoista e desumano.
Lá porque podem ter escola pela net, robots professores eyc isso JAMAIS deveria ser permitido, pois cria desemprego e desumaniza o contacto social entre as pessoas e o crescimento saudável das crianças.
Não teríamos aulas a distância nesse período de pandemia, sem a evolução tecnológica.
Tales, a preocupação pelo desemprego sempre existiu, parelhada a evolução tecnológica. Mas por mais autômata que seja a evolução ela precisará de mercado consumidor pra se perenizar. Assim sendo, naturalmente alguns empregos vão sumindo e novos vão surgindo. A preocução surgirá na falta de humildade em procurar novos caminhos pois eles surgirão.
Parabéns pela página. Muito bem formulada e interessante.
O negócio é trabalhar na ponta da linha.
Manutenção.
Uma hora ou outra as máquinas quebram e os objetos fabricados se desgastam, necessitando manutenção.
Vdd concordo com vc, até que um dia elas se consertem sozinhas , mais acho q em futuro mais distante.
@@jonnyellisonmelo8580
Isso se os próprios robôs não forem sendo substituídos, após um número de horas trabalhadas.
@@nunesevangelista é, também tem essa possibilidade.
Seus vídeos são de uma qualidade impecável, um curta documentário mais bem feito que o outro.
Bem, o mercado junto a tecnologia estão mais maleáveis e temos de acompanhar, se adaptar, eu por exemplo, até 2010 odiava mexer com laptop, erroneamente achava que não eram capazes de evoluir a um patamar de substituir um equipamento mais parrudo, como um PC bem montado, hoje não me vejo sem o meu, por razões óbvias, é mais prático, portátil e potente pro que eu necessito. Na Faculdade de Tecnologia aprendi a mexer com rede cabeada pra domicílio e comércio, o que hoje a grande maioria nem usa, pois é tudo sem fio, protocolos que levei uma matéria inteira pra estudar, hoje são unificados a outros e alguns até obsoletos, enfim, a evolução. O próximo passo dessa evolução, agora, tá na palma da nossa mão.
Excelente vídeo!
Para mim tecnologias que melhoram as vidas das pessoas é sempre empolgante, porém, a nossa adaptação vai ser dificultada por causa do domínio da língua inglesa.
Acho que talvez no futuro próximo já vai existir um tipo tradutor universal. Já estão começando usar algo parecido pra dublar filmes e séries.
Dificultada? Inglês é língua de índio (uma língua muito simples), pega 2 horas do seu dia e estuda, em 3 meses vc vai tá entendo +/-, em 1 ano vai consegui fazer quase tudo.
Libras é a língua do futuro...
@@nordkis4834 O cara devia ter vergonha de falar que "nossa" adaptação é dificultada por conta do domínio da língua inglesa... Ele já falhou em se adaptar e o único culpado é ele e sua preguiça.
Inglês é simplismente a melhor coisa que existe, converso com pessoas de todo o mundo por causa dessa língua. Por exemplo, é muito mais fácil para mim aprender inglês do que alemão, assim como é muito mais fácil para um alemão aprender inglês do que português e é graças ao inglês que se torna um intermediario entre as duas línguas que podemos conversar, pois eu não tenho interesse em aprender alemão, assim como um alemão muito provavelmente não tem interesse em aprender o português.
Só não aprende inglês quem não quer. Disciplina é tudo. Eu aprendi o inglês na adolescência, e depois o alemão. Mas com muitos sacrifícios. Nada na vida se conquista sem sacrifícios !
Rapaz que conteúdo pra lá de bom que esse canal fez, estão de parabéns, da uma aula de Sociologia sobre o Trabalho que não cansa quem assiste, ainda bem que sou inscrito nesse canal, tá dado o Like e vida longa ao ELEMENTAR.
Ótimo conteúdo. Sou operador de máquinas. Sobrevivi e presenciei várias demissões e as máquinas substituindo colegas de serviço.
Esse apresentador / produtor do conteúdo é show!! Excelente as informações colocadas!!!!
Acho que se o ser humano num belo momento se encher da hiperconectividade e procurar formas mais simples de viver, todo esse hype vai por água baixo. Não podemos esquecer da lei de oferta e demanda. Acho que estamos numa onda de otimismo porque até aqui essas indústrias estão sendo mais eficientes do que suas antecessoras, mas ganhos passados não são garantia de ganhos futuros.
Estou fazendo MBA em indústria 4.0 porque gosto do assunto, me inscrevi no canal pois vi que tem conteúdo de qualidade,parabéns
Gosto quando vc cita experiências pessoais nos vídeos, da uma puta ênfase no assunto.
Essa revolução me deixa empolgado, assim como você me formei em Engenharia (civil) e estou me desenvolvendo na área de tecnologia pois está me dando muito mais retorno tanto financeiro quanto crescimento pessoal.
Só que é assim, NÃO adianta criar um OCEANO de DESEMPREGADOS aumentando a PRODUÇÃO por máquinas (robôs) achando que reduzirão CUSTOS e AUMENTARÃO seus LUCROS, pois NÃO deve-se esquecer que quem CONSOME são PESSOAS e se as PESSOAS estiverem SEM DINHEIRO ou DESEMPREGADAS, como irão COMPRAR produtos e/ou serviços ? Chega ser um caso ANTAGÔNICO.
Simples. Renda básica universal!
Na pandemia aconteceu isso lembra? Em todos os países começaram a distribuir dinheiro para as pessoas que estavam sem trabalho
Quem consome são as pessoas ricas e os países ricos
O mercado funciona muito bem com 80% da riqueza do mundo na mão de 1% da população mundial
@@McCabecadePorco Você está se esquecendo do fator poupança. Os países ricos poupam muito mais que consomem. Inclusive esse é um dos motivos por serem ricos.
Você era o cara em 1800 e não importa quando inventaram a lâmpada "oh no acabou as fábricas de vela 😱😱😱"
Rapaz, conheci seu canal hoje e ja assisti vários vídeos. É muito top... Pena que um canal como o seu, que um canal pra pessoas que gostam de conhecimento e cultura, não crescem tão rápido. Mas sucesso ai viu. Parabéns.
como sou um simples pedreiro, acredito que minha profissão não está tão próximo de acabar..
Canal de altíssimo nível! Continue espalhando o conhecimento Thales (Canal Elementar) 👏🏾👍🏾🙏🏾🥇👊🏾
Tales, faz um vídeo mostrando os motivos pelo qual, não é mais necessário fazer uma faculdade para ganhar um bom salário. Abraço irmão! Sucesso pra ti.
Faculdade tem que ser uma escolha certeira, pq não garante que tu vai conseguir exercer o cargo que tu formou, muita vezes tem que ir embora para um local que não há muita concorrência. Meu irmão formou em fisioterapia, mas mexe com fast food,e ganha muito bem viu.
Não é necessário ter um diploma para ganhar bons salários, porém lembremos que forma-se na faculdade segue sendo muito importante, networking, bolsas para outros países e etc.
Me formei em Sistema de Informação, migrei para o Marketing Digital, amando o curso. Fala muito dos Negócios Digitais, varejo e etc. Enfim, esse material eu estudei na faculdade de Sistema de Informação. Muito top.
Esse cara é fera, conteudo com uma qualidade que vc não encontra em nenhum curso pago.
Parabéns, esse é o melhor canal que assisto hoje. Imparcial, informativo, excelente conteúdo, excelente narrativa e ótima edição. Estão de parabéns.
O mais fantástico de todas essas revoluções é reconhecer a contínua evolução da própria inteligência humana. Já progredimos das cavernas ao vale do silício, e ninguém segura.
E também já regredimos de império do Brasil a Lula Livre e Mamacita
@@andremottahartwig8032 Concordo com você mas tecnologia é uma coisa e sociologia é outra.
Cada vez MELHOR!!! Narrativa e texto direto e descomplicado!!! Parabéns meu nobre!!!
Seria loucura dizer que a modernização trás emprego na mesma relação que tira.
Antes do cinema, toda cidade tinha um grupo de artistas que exibiam as histórias nos teatros, isso empregava atores e funcionários do teatro.
Com o cinema, apenas um pequeno grupo de atores trabalham em uma história que é contada no mundo todo, a equipe de atores locais perdeu espaço, ficando apenas os funcionários do cinema. Com as plataforma sde streams, perdem os empregos também os funcionários das salas de cinema que tendem a diminuir. Isso é um exemplo bobo, mas imagine nas outras indústrias, cada máquina nova tira milhões de empregos pelo mundo.
Sim...e pelo número de comentários de pessoas achando que essa onda vai gerar emprego pra massa, acredito que o Brasil vai sofrer muito no futuro (mais do q já sofre). Outro dia vi um prof de TI falando que criou um programa pra um empresa que fazia o serviço de um controlador de acesso de caminhões de carga. Vários funcionários faziam esse serviço e, depois q a empresa implantou o programa dele, demitiu todo mundo, pq programa era eficiente, digital e ainda evitava fraudes. Agora vem a pergunta: Pra onde esses funcionários foram? Fazer curso de TI que não foi...além disso o programa não gerou nenhum emprego (só o do cara da TI e do cara da manutenção do programa, que pode ser a msma pessoa).
@@priscilal9813 exato, só dá manutenção que é bem menor.
Na verdade isso ja ocorre a 3 séculos, pessoas sem emprego por causa da máquina, maior percentual de gente pobre no mundo.
Só que isso tudo gera mais lucro, tem mais gente pobre, mas também tem mais dinheiro no mundo, e ter mais dinheiro na mão de poucos, é o suficiente para esses poucos pregarem a ideologia de que está tudo bem com essa ramificação da tecnologia. É isso que aprendemos até na escola.
Quando na verdade tem um avanço tecnológico bom e positivo, mas também tem esse lado, que é um avanço sem ética. Enquanto brigam contra a ciência e o estudo de genes, com a bandeira da ética biológica, deixam isso acontecer, mantenedores de familias perdem o emprego para uma máquina que não alimenta ninguém.
Como diria o poeta Brazza.
"Como pode chamar isso de evolução? Se os predios crescem...
Mas o amor não."
Velho...incrivel seu vídeo, capacidade de síntese e concatenar as idéias com profundidade, simplicidade e beleza....muito bom...👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Ficar todo o tempo olhando pra uma tela cegante e tentando aprender o framework do momento não é vida. Moral é passar em um concurso público e fazer tarefas burocráticas
Excelente vídeo, parabéns ...continue nos trazendo informações de uns forma prática e objetiva.
Já estamos no Brasil atrasados já uma década para a indústria 4.0, mas para os que buscam se atualizar nunca é tarde.
Sobre emprego. Sou dono de empresa (isto eh, não dependo de ninguém pra me mandar embora) desde 2008. Isso eh maravilhoso. Veja um mercado no qual vc pode entregar valor e qualidade.
Vc está de parabéns, sua transição foi muito legal.
Só queria um primeiro emprego normal, trabalhar no supermercado, em uma empresa normal com tarefas normais. Mas a sociedade está tentando me obrigar a ser um engenheiro em T.I, um empresário renomado ou um revolucionário em alguma área importante..... Desde quando ficou tão difícil viver?
Como dizemos aqui no nordeste, " a bocada tá quente."
Arrume um emprego de entregador, empacotador... Qualquer emprego, faça uma graduação qualquer (pode ser dessas de 2 anos) e faça concursos. Fiz faculdade (C. Biológicas) e tinha professora lá com doutorado que não sabia nem ligar o projetor. Resumindo:uma vez concursado você difilmente será demitido.
Excelente material, Tales. Sempre assisto seu conteúdo e aprendo muito. Sou professor e também estou sentindo o impacto da revolução na minha área, por isso criei meu canal e estou fazendo a transição para o digital. Abraço a todos que sempre buscam mais conhecimento. A educação muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo.
Não, a maioria não vai conseguir se adaptar, quem conseguir se adaptar não vai ser absorvido pelo mercado (que está absurdamente exigente) e as IAs vão concentrar ainda mais riqueza nas mãos de pouquíssimos.
Eu vejo muitos desempregados.
Se for em outras áreas tvlz, mas na área de t.i ta cheio de vagas! E cada vez mais
Novos empregos irão surgir, relaxa aí mano
Sou da área de TI, vcs são? O mercado é muito competitivo e não absorve todo mundo, assim como qualquer outro.
@@pxpxpxpoa
Programador não será a única profissão do futuro
Mano teu canal é diferente! tu pensa diferente e eu entendo muito! abraço.
O pessoal está meio perdido porque tudo aconteceu muito rápido e forçado graças a pandemia, mas com calma tudo se ajeita!
Isso aí mano
“Pandemia” forçou a nada, quem faz essas palhaçadas são os governos.
teu cu
@@bryanAXL pandemia EXISTE e exige distanciamento social, sim. Quer morrer, morre sozinho.
Não se ajeita não. Vai haver pessoas que nunca mais terão emprego.
Grande Tales, parabéns pelo vídeo. Ótimo conteúdo e explicado de maneira objetiva.
Compras pela internet, pagamentos digitais, caixas, postos, comércios auto serviço o mundo não suportará mão de obra simples e exigirá muita capacitação técnica.
E que não tem essa capacitação e/ou não gosta dessa área está como? Danado, né?
É o primeiro vídeo que assisto do seu canal e gostei muito do tema, inclusive pela dica do inglês no final. Quanto a questão do emprego nessa nova era acredito que o desemprego vai aumentar cada vez mais e os novos empregos que vão surgir não serão suficientes para empregar essa galera toda, mesmo porque com a tecnologia é possível fazer bem mais e melhor com cada vez menos pessoas envolvidas. O que cabe é a cada um de nós é desenvolver novas competências, principalmente a de se adaptar e isso significa que talvez você vai aprender coisas que não tem nada a ver com a sua área de formação e trabalhar em outras áreas e tá tudo bem, tá tudo certo, só não vale ficar parado no tempo!
As pessoas só tem q se adaptar. Todo negócio é temporário e emprego tb. Todos esses avanços me deixam empolgadíssimo e sempre me deixaram desde a década de 70. Não me decepcionei até agora.
Excelente explicação, e inglês e mais do que necessário.
Eu discordo que cada um emprego que se vai surge outra nova função, falando assim e muito vago pode sim surgir uma nova função mas quantas pessoas essa nova função consegue empregar?
Exemplo uma empresa de tornearia antes os tornos eram mecânico operado manualmente cada torno tinha um profissional empregado fazendo peças, hoje o tornos são automático CNC, empresa mandou maioria dos torneiros embora ficou com dois e esses dois são programadores de equipamento.
Ou seja sim surgiu uma nova função mas não tem muita capacidade de empregar várias pessoas, com uma grande maioria desempregada quem vai consumir oq será fabricado?
Maravilha a ID.4.0, Parabens pelo conteudo,
Muito otimistas quem acha que os empregos serão renovados no futuro.
Essa revolução industrial é muito diferente das anteriores. Justamente porque ela se caracteriza pela não dependência de pessoas.
Antes a evolução nas próprias máquinas criava uma demanda por mais operários, intermediários, administradores etc.
Hoje o oposto.
As máquinas são cada vez mais auto-suficientes.
Mas não é um sistema sustentável.
A única razão de produzirmos tanto é vender. E quem produz é quem compra (a classe trabalhadora).
Não digo que o futuro será pior, mas o mundo vai ter que mudar muito, porque sem grandes massas trabalhando e ganhando dinheiro para gastar, não existe capitalismo.
@@Gean...de...Oliveira Faz sentido tb. O cara não vai produzir para deixar lá guardado. Não vale a pena criar "elefante branco"...
Quarta reforma agrária na Holanda produzida em estufas de vidro organicos e maior exportadora legumes europa e de frutas em poucos anos.🥀🌷🌾🌿☘🍀🍁🍃🍂🐷🐄🐃🐓🐔🐑🐏🐐🍌🍊🍉🍈🍇🥭🍎🍏🌽🌶🥬🥦🧄🧅🥕🥔🍓🍒🍑🍍🍾🍫🍚🥑🍆🌰🌶🧄🍅🥝
Meu conselho ê :
Só ter filho na hora certa.
Nunca pate de aprender
E só tenha filho se valer a pena.
Boa sorte para todos.
Não vale a pena ter filho, se tu quer lucro crie um cavalo e não um filho. Mas... ter um filho é deixar seus valores para as gerações futuras, se tu quer que alguém mantenha os seus valores e preceitos, deixe um filho no mundo.
Ninguém tá falando de filho no vídeo
Meu conselho é: Não tenha filhos
Os caras não querem ter filhos, mas querem ter esposa que vai destruir eles em um divórcio rs
Se não for pra ter filhos, vai casar com uma mulher que ganha menos pra que? Pra ser pai dela?
Do jeito que caminha a humanidade, melhor não ter para que o mesmo não sofra pelo o que está por vir, está escrito e se cumprindo.