Boa noite professor, gostaria que vc falasse um pouco mais sobre o que Freud chamava de "o estranho", "o infamiliar", que inclusive é tema de um dos livros da nova coleção da Autêntica que separa as obras de Freud por tema, esse em questão que tem posfácio seu! Parabéns pelo canal e por todo seu trabalho que acompanho e admiro mto!
Olá professor! Agradeço pela dedicação ao canal rs tem ajudado muito nos estudos da psicanálise. Poderia falar um pouco sobre a relação transferêncial na psicose? Obrigada!
Sensacional professor! Meu artigo está justamente baseado nesse tema. Entretanto, gostaria de saber mais em relação ao laço social com a perversão. Se puder dar continuidade nesse vídeo para a extensão no laço social (relação da perversão/laço social), ficaria muito satisfeito e feliz. Muito obrigado! Forte abraço!
@@brenowinchester Lebrun quele filosofo frances da USP que causou um escandalo entre os filosofos e outros humanistas da USP quando de uma feita levou um crioulo com quem transava para uma festa que ocorria na casa de um deles. Me disseram que os filosofos incluindo minha mestra ficaram chocados quando Lebrun entrou na casa com o crioulo ao lado.Isso ocorreu no final da decada 1980.
Caro professor Dunker, obrigado pelas excelentes aulas em vídeo. Gostaria que o senhor abordasse o tema da perversão narcísica e suas implicações nas diversas formas de relacionamentos abusivos. Abraço!
Sempre muito esclarecedor. E também nos proporciona a oportunidade para compreendermos um pouco mais nossa própria realidade, ou seja, nossas relações familiares mais traumáticas. E expandindo ao redor.
Solidária as solicitações a extensão do tema, gostaria de sugerir um vídeo que explorasse o tema da pedofilia e incestualidade com considerações atuais sobre "Uma criança é espancada", a relação fusional com a mãe e a problemática do luto. Como se dá o Estádio do Espelho nestes casos? Agradeço pelos vídeos! São muito esclarecedores!
Conheço um adolescente que foi diagnosticado como perverso narcisista. A relação com com os pais é uma tragédia familiar. De que maneira a clínica pode acompanhar casos assim tão dramáticos? Por favor fale sobre isso. Moro na França e aqui o que vejo é um discurso de que o que se deve fazer diante destas pessoas é o afastamento, mas como fazer isso com um adolescente? Simplesmente não é uma opção.
Maravilhoso. Parabéns por usar esse novo meio de comunicação como um espaço também, de transmissão. Gostaria, professor, que o senhor falasse sobre a sintomatologia do diagnóstico de Asperger e se haveria alguma relação entre ele e a Psicose, considerando a relação mais "denotativa" com a linguagem. Obrigada.
Rodrigo Antas os livros de Helene Deutsch Psychoanalysis of the Sexual Function of Woman e Psychology of Woman, a Psychoanalytic interpretation que podem ser lidos, baixados em PDF no internet archives, sao dois bons livros para voce comecar estudar o assunto.
Rodrigo Antas, no Brasil temos uma grande pesquisadora no tema: Ligia Furtado de Mendonça. Há cerca de um ano, ela transformou a tese em livro intitulado "Há mulheres na perversão?" pela Editora Luziê.
Professor, seus vídeos tem iluminado minha quarentena. Sou graduanda em Psicologia e o EAD não está funcionamento pra mim e, na dificuldade de aprender algo formalmente, tenho aproveitado para ler um pouco, ver seus vídeos e deixar minha mente vagar bastante pela Psicanálise. Não sei se vou chegar a algum lugar mas o passeio é maravilhoso! abraços!
kkkkkkkkkkkkkkkkkk é engraçado que o fetichismo do Marx não tem relação nenhuma com a perversão do Freud. Mas é realmente sempre interessante lembrar do conceito de "fetichismo de mercadoria".
@@lazaroalbergaria1520 Entendo que tenha relação sim, pois somente em uma sociedade neurótica é possivel normalizar e inverter valores na relação sujeito-objeto.
@@lazaroalbergaria1520 em parte tem sim. Afinal o que é fetiche da mercadoria se não a redução das próprias necessidades à um elemento específico do valor?
Acho que agora a minha última got*ícula* de esperança acerca de Michael Jackson pós "Leaving Neverland"........acabou de evaporar. :/ Obrigado pelo vídeo, professor.
Muito bom comentário, Christian, localizando os termos em seus campos e dentro da teoria freudiana as acepções da "perversão" e os outros termos que estão relacionados a ela. Mas vamos continuar falando nisso? Há uma discussão se perversão é ou não uma terceira estrutura, mas fala-se pouco nisso. Gostaria que pudesse comentar um pouco isso, articulando com a abordagem lacaniana que você esbarrou ai em cima, no sentido de que os perversos são aqueles que "sabem o que fazer com o gozo" deles... Acho que é possível relacionar com as outras perguntas de nós no aqueronta sobre a perversão e a política. Há pouco Eliane Brun escreveu um excelente texto comentando como estamos hj tornados reféns de figuras perversas do nosso desgoverno que subvertem a linguagem. Em analogia dela, subvertem tal como dizer que "laranja é mesa", de "que os nazistas eram comunistas", por exemplo. Há algo disso em Lacan para aprofundarmos? Essa questão se faz importante na medida em que, reféns, acabamos por nos perder nas defesas éticas para juízos morais que são feitos desavisadamente. Ela cita, por exemplo, discussão de "goldem shower", na qual ao invés de se falar do absurdo da postagem do então presidente fazer a publicação, ser comentado moralmente a cena (q em consentimento e de modo privado não viriam ao caso).... Eu queria ter tido seus vídeos há 13 anos atrás qdo descobri a psicanálise...rs Hj é bom ver se ando entendendo coerentemente os conceitos e para enviar a amigos explicações em boas sínteses! Então, desde o golpe de 2016, suspeito tbm de que os corruptos tem algo de perversos, afinal, não gozam com as misérias que causam, ou não encarnam a lei acima de qualquer constituição, ou mesmo pq não há nada que os convença de parar o gozo com o dinheiro? Afinal, chegariam à análise? Ou vão continuar cegos como parte da população q se perdem completamente em discursos com versões bizarras aos próprios valores deles? Não precisamos falar sobre perversões com as "mamadeiras de piroca" que fizeram incautos acreditar? Acho q consegui fazer crer a urgência do tema! Abraço!
Assistam aos videos de Sam Vaknin, um psicopata assumido, que trata do tema do ponto de vista teórico, a partir da visão privilegiada dele sobre ele mesmo. Interessantíssimo!!!!
Esclarecedor! Relacionamentos abusivos passam pelo sadismo, perversão e psicopatia, como uma maneira de não enxergar o outro em suas necessidades e fazer sofrer sem culpa? O egoísmo difere disso em que ponto, já que o centro é o eu e o outro não tem espaço? Seria uma questão do fator inibitório e sentir remorso/culpa?
Viu como a pessoa não precisa ser pedofila pra cair no sadismo?? O Dunker deu um exemplo extremo, as vezes dois namorados de mesma idade vivem uma relação sádica...
Depende se a pessoa tem uma auto-estima muito elevada ela pode ser perversa e ter também perversidade pois uma auto-estima em níveis muitos elevados acabam fazendo a pessoa se sentindo um Deus e acima das leis então essa pessoa com essa auto-estima acaba se tornando sem leis e sem caráter pois se considera um Deus e acaba se tornando um egomaníaco(narcisista) e um egoísta patológico, e pessoas com um nível extremo de auto-estima elevada acaba se tornando uma pessoa exageradamente insensível com o senso de moralidade(culpa, remorso e vergonha) e acaba pensando que as regras estão abaixo dele pois ele se considera sobretudo!!!
Podemos falar de perversão na infância? Existe criança perversa/psicopata? Já ouvi algumas discussões a respeito em que alguns psicanalista são categórico ao afirmar que não podemos falar de perversão/psicopatia em crianças. No entanto sempre fico na dúvida.
Psicopatia sim, perversão talvez só com o tempo, pois as pessoas mudam seu modo de ver o mundo, porém psicopata nasce psicopata, diferente de um sociopata que é moldado
Krika e porque depois de agir o dia inteiro ou semana inteira como poderoso muito desses individuos pagam prostitutas ou prostitutos para choverem em suas caras e lhes praticarem outros atos de perversoes. Sugiro que leia Wilhelm Reich, Analise do Carater, Psicologia de Massas do Fascismo, Psicopatologia e Sociologia da Vida Sexual ou uma boa introducao que e a dissertacao de mestrado de Priscila Cristina da Silva WILHELM REICH: UMA LEITURA HERMENEUTICA DO CORPO COMO COGITO " livros01.livrosgratis.com.br/cp059940.pdf
Sede de sangue é um sadismo grave ou moderado e sede de poder pode ser a megalomania(narcisismo) talvez pois o megalomaníaco tem uma auto-estima patologicamente elevada.
Olá professor! Tenho trabalhado com a questão da perversão feminina e esse vídeo me fez pensar nos casos de maus tratos infantis de síndrome de Münschhausen clássico e a variante por procuração (frequentemente cometido por mães), Lasthenia de Ferjol, etc. Me pergunto se não deveríamos pensar a estrutura perversa na mulher a partir do pastout e do gozo Outro, para além da referência fálica, justamente. Outra hipótese seria a possibilidade de uma nova modalidade de sintoma histérico. Será que estou viajando na batatinha? Se tiver a ocasião de falar sobre o assunto, por favor compartilhe conosco sua opinião! Sou estudante de mestrado na universidade de Rennes 2, adoro seus vídeos, sempre muito pontuais e elaborados! Abraços
Muito boa abordagem, como sempre!! Outros bons ditos e escritos em "Sacher-Masoch O frio e cruel" de Deleuze onde detalha bem a questão do masoquismo e sua construção no sujeito!
Oi professor! Estou me formando, e quero seguir carreira psicanalítica graças aos seus vídeos. Gostaria de saber se poderia fazer mestrado com você. (O tema seria humor na psicanálise)
Professor como eu interpreto a construção de sujeito na obra "O retrato de Dorian Gray" de acordo com as teorias de Lacan? É meu tema de TCC, estou precisando de um norteamento.
Professor, os números de feminicidios e violências sexuais aumentaram no primeiro trimestre desse ano, existe alguma relação disso com o papel do homem na atualidade? O que pode estar levando a partirem para o ato? Existiria uma relação com a perversão nesse caso?
Se o Sr. tiver interesse, poderia falar da psicopatia acentuada em regimes totalitários, como no caso do golpe de 64, e o Ustra, por exemplo. Ou abuso de poder.
Olá Christian, meu nome é Felipe Almeida, e atualmente acho que estou passando um período de resistência na minha analise. Faço analise a quase 4 anos e minha analista sempre me falou que eu fiz muita coisa muito rápido, mas atualmente estou me sentindo resistir ao tratamento. Estou tendo sonhos sexuais com ela, sonhos onde eu chamo ela pra sair ou sonhos com coisas que imagino da vida dela etc. Como vc pode ler e quem sabe me ajudar nessa fase do tratamento?
Amo o tema e realizo pesquisas sobre ele. Mas fico muito intrigado sobre o fato de alguns psicanalistas buscarem negar sua existência por alguns motivos bem estranho como escassez de atendimentos, pós-estruturalismo (?) ou o fato de uma valorização exarcebada da neurose e psicose (observação minha). Seria interessante um vídeo sobre isso ou o fetichismo.
Concordo. De certo modo a perversão é eclipsada pela clinica das neuroses e pela psicose. Ha uma visão meio reducionista a meu ver de que o perverso não tem demanda, isso dá uma confusão enorme por que a busca pela análise não depende só da demanda mas também do processo da transferência.
Christian, tudo bem? Fiquei com uma dúvida... você, nos dois videos sobre a perversão, fala que a perversão seria o negativo da neurose... Não vi a citação no original em alemão, mas não seria o contrário o que diz Freud? Isso me chamou a atenção porque, anos atrás, cometi um equívoco tentando afirmar que esse "negativo" poderia ser entendido como o "negativo" da fotografia, que serve como o pano de fundo à imagem revelada. Seria a fantasia inconsciente que jaz no sintoma neurótico. Depois percebi que a frase afirma que a neurose que é o negativo da perversão, no sentido mesmo de nega-la... Será que me equivoquei novamente? Abraços e parabéns pelo trabalho!
gostaria de ouvi-lo comentar o caso de suzano, situando-o dentro de uma série de recentes ataques em massa cometidos por homens brancos em contexto de isolamento social, frustração até misoginia, ultradireitismo, etc... beijos!
Agora o Freud ter desvendado é a homossexualidade é foda mesmo... É uma questão que merece mais atenção realmente, por que não é bem assim. O problema é, por algum motivo o fulano é homossexual, fetichista, sádico.
@@lazaroalbergaria1520 sim sim, desse ponto de vista edípico eu compreendo. Porém, queria compreender com mais profundidade essa percepção da homossexualidade equiparada aos fetiches e afins. Existe uma suposta carta de Freud a uma mãe de um homossexual que foi bastante difundida e ainda há quem traga a noção de que a psicanálise foi pioneira em relação a teoria Queer.
@@raissaalmoedodeassis9446 intuitivamente eu diria que funcionaria de maneira similar aos gêneros e espécies, com a perversão sendo o gênero e a homossexualidade sendo a espécie. Dessa maneira, toda manifestação de homossexualidade seria uma manifestação de perversão, porém existindo diversas outras formas de perversão diferentes da homossexualidade. Como o fetichismo, voyerismo e todos os outros exemplos que o Dunker deu.
Freud porque sera que ele abandonou sua teoria inicial que dizia as traumas fontes de neuroses eram causadas por abusos sexuais de criancas por adultos, por membros adultos da propria familia. Freud depois "descobriu que esses abusos eram produtos de fantasias das criancas. Robert Fliess son of Wilhelm Fliess always rejected Freud revisionism.
Ana Gabriela Saraiva, normalidade? ta pedindo muito, nem Freud era muito normal. No periodo aureo dele, que para mim foi ate 1905 ou 1906, um cheirador de neve, cheio de sentimento de culpa por ter transado com a cunhada, e a coisa vai por ai.
Freud nao usa essa nomenclatura. Quando se fala de norma está se falando da lei. A lei simbólica, o pai, etc. Aquela instância sobre a qual os indivíduos não vai além em nome de uma ordem social. Para Freud todo mundo era neurótico ou psicótico então não existia ninguém normal
Caro prof.Dr.Dunker : 1) poderia nas próximas ocasiões fornecer exemplos de filmes ou de da literatura? Por exemplo "A Vênus de peles" , a obra do autor Masoch (não por acaso quem deu origem ao masoquismo) é uma descrição? 2)Se para Freud havia essa definição de pedofilia como perversão, atualmente poderíamos dizer que é medicamente um sintoma ? A qual esta que pode ou não gerar culpa? (Estou pensando no filme "O lenhador" sobre um pedófilo que busca se controlar...)
Da parte de um criminólogo, acho que seria importante mencionar a imprecisão do conceito de psicopatia, que é um diagnóstico exclusivamente psiquiátrico que funciona muito mais como um rótulo que como uma forma de compreender um quadro clínico. É um diagnóstico feito por análise de comportamento que legitima a existência dos manicômios judiciários e da unidade experimental de saúde de internação de adolescentes. Não é por acaso que a maioria dos diagnosticados como psicopatas sejam pobres e negros, que são entregues às mãos dos discursos psiquiátricos por via do sistema penal. Achei que faltou uma crítica nesse sentido, apesar do conteúdo ser excelente.
Considerando o privilégio social e portanto econômico da posição do analista não constituirá uma desconsideração ética ou uma perversão na ação de analisar os grupos sociais desprivilegiados social e economico? Dados que os sujeitos analisados e patologisados são produtos de culturas exploradas por outras culturas, desigualdades, violências fundantes? Tal qual Mengele analisando os judeus constatar os efeitos ao remover elementos determinantes para o desenvolvimento da vida psíquica?
Qundo a pessoa mata alguem com a justificativa de está salvando uma outra pessoa por amor. ( A pessoa consegue se colocar no lugar do outro, tem empatia), pode ser considerado uma pessoa perversa ou sociopata ??
A perversão tem uma questão de valor da questão na cultura A pedofilia nem sempre e nem em toda sociedade e perversão Vc pode retornar um vídeo especificamente sobre isso? Obrigada
só para ampliar o debate... nem sempre é perversão ou nem sempre se nomeia a perversão q há nisso? pq a meu ver, em qualquer sociedade crianças são física e psicologicamente imaturas para tanto.
Tem uma autoridade...num pais maravilha...distante daqui...deitado eternamente em berço explendido...que tem um traço ordinario de perversão e voyerismo na cultura das midias sociais (Golden Shower).
Professor obrigada pelo seu trabalho incrível! Minha dúvida é se há a reprodução desse lugar- ao se colocar como objeto do outro- isso numa relação disfuncional familiar, essa criança também pode passar a ver o outro como mero objeto? Como quebrar esse ciclo?
Eu trabalho com hipnose terapêutica e tenho obtido bons resultados até pq na prática a pessoa, em nenhum momento, fica inconsciente. Pelo contrário, ao findar da sessão ela lembra exatamente o q viu.....
Pois é, o meu abusador ligou aqui pra casa pra dar felicitações como se nada tivesse acontecido. É incrível como na cabeça de um pedófilo eles não fizeram nada de grave. Demônios
Estou iniciando meus estudos em Psicanálise e umas das razões por eu ter buscado aprender e me formar nessa profissão, foi que um dia eu conheci uma pessoa que tinha fantasias sexuais de estupro com mulheres e essas mulheres eram amigas ou colegas de trabalho. Em alguns momentos, também ficava procurando perfis de mulheres em redes sociais. Quando achava alguma que o interessava também tinha essas mesmas fantasias. Poderia ser um complexo de Édipo, com perversão e psicopatia?
Esse tema faz a cabeça fritar muito.
Boa noite professor, gostaria que vc falasse um pouco mais sobre o que Freud chamava de "o estranho", "o infamiliar", que inclusive é tema de um dos livros da nova coleção da Autêntica que separa as obras de Freud por tema, esse em questão que tem posfácio seu! Parabéns pelo canal e por todo seu trabalho que acompanho e admiro mto!
Um assunto tão complexo vc transforma em algo de fácil compreensão, parabéns.
faz um vídeo sobre a personalidade perversa focada no sentido de decisões extremamente pragmáticas no ámbito dos afetos.
Máximo respeito, obrigado por democratizar a psicanalise Christian!
Obrigado, pela aula, professor Dunker!
Recomendo a leitura de Zygmunt Bauman como ponte para essas reflexões.
Olá professor! Agradeço pela dedicação ao canal rs tem ajudado muito nos estudos da psicanálise. Poderia falar um pouco sobre a relação transferêncial na psicose? Obrigada!
Poderia haver um vídeo sobre o Marquês de Sade e o escrito Kant com Sade porque ali é a complexidade em sua essência.
Ray Draven Recomendo a leitura da obra Sexo e Obsessão, de Manoel Filomeno de Miranda. Nela há referência direta ao marquês.
@@psicodanielson obrigado! 🤘
Sensacional professor! Meu artigo está justamente baseado nesse tema. Entretanto, gostaria de saber mais em relação ao laço social com a perversão. Se puder dar continuidade nesse vídeo para a extensão no laço social (relação da perversão/laço social), ficaria muito satisfeito e feliz. Muito obrigado! Forte abraço!
Já lestes A perversão comum do Lebrun???
Apoio uma extensão desse vídeo.
Super interessante sua questão. Fora da curva. Ótimo trabalho
@@brenowinchester Lebrun quele filosofo frances da USP que causou um escandalo entre os filosofos e outros humanistas da USP quando de uma feita levou um crioulo com quem transava para uma festa que ocorria na casa de um deles. Me disseram que os filosofos incluindo minha mestra ficaram chocados quando Lebrun entrou na casa com o crioulo ao lado.Isso ocorreu no final da decada 1980.
Nossaa como pode ser tão bom em tão pouco tempo ?! ... q genio👏👏👏
Obrigado por discorrer sobre o tema, foi de grande importância e construção de conhecimento
Caro professor Dunker, obrigado pelas excelentes aulas em vídeo.
Gostaria que o senhor abordasse o tema da perversão narcísica e suas implicações nas diversas formas de relacionamentos abusivos. Abraço!
Sempre muito esclarecedor. E também nos proporciona a oportunidade para compreendermos um pouco mais nossa própria realidade, ou seja, nossas relações familiares mais traumáticas. E expandindo ao redor.
Muito bom a explicação
Ótimo conteúdo!!!
Solidária as solicitações a extensão do tema, gostaria de sugerir um vídeo que explorasse o tema da pedofilia e incestualidade com considerações atuais sobre "Uma criança é espancada", a relação fusional com a mãe e a problemática do luto. Como se dá o Estádio do Espelho nestes casos? Agradeço pelos vídeos! São muito esclarecedores!
Esse professor é um gênio
Vídeo maravilhoso. Continue sempre com o seu trabalho de divulgação da psicanálise.
Conheço um adolescente que foi diagnosticado como perverso narcisista. A relação com com os pais é uma tragédia familiar. De que maneira a clínica pode acompanhar casos assim tão dramáticos? Por favor fale sobre isso. Moro na França e aqui o que vejo é um discurso de que o que se deve fazer diante destas pessoas é o afastamento, mas como fazer isso com um adolescente? Simplesmente não é uma opção.
Maravilhoso. Parabéns por usar esse novo meio de comunicação como um espaço também, de transmissão. Gostaria, professor, que o senhor falasse sobre a sintomatologia do diagnóstico de Asperger e se haveria alguma relação entre ele e a Psicose, considerando a relação mais "denotativa" com a linguagem. Obrigada.
Dunker, você poderia falar sobre a mulher e perversão?
Rodrigo Antas os livros de Helene Deutsch Psychoanalysis of the Sexual Function of Woman e Psychology of Woman, a Psychoanalytic interpretation que podem ser lidos, baixados em PDF no internet archives, sao dois bons livros para voce comecar estudar o assunto.
Rodrigo Antas, no Brasil temos uma grande pesquisadora no tema: Ligia Furtado de Mendonça. Há cerca de um ano, ela transformou a tese em livro intitulado "Há mulheres na perversão?" pela Editora Luziê.
@@cassiaamara2299 sim ela é minha professora :) hahahha mas queria que o dunker falasse um pouco
Muito obrigado amigo.
Maravilhoso o vídeo professor. Obrigado pelo excelente trabalho
muito bom professor. Grato e Deus abençoe
professor, o sr. é magnífico! Parabéns! E muito obrigada pelo maravilhoso canal!
muito bom!
Muito bom
Professor, seus vídeos tem iluminado minha quarentena. Sou graduanda em Psicologia e o EAD não está funcionamento pra mim e, na dificuldade de aprender algo formalmente, tenho aproveitado para ler um pouco, ver seus vídeos e deixar minha mente vagar bastante pela Psicanálise. Não sei se vou chegar a algum lugar mas o passeio é maravilhoso! abraços!
Não vai chegar a lugar algum. Confie !!!!
Excelente explicação!! Sou estudante de Psicologia e me ajudou muito a executar um trabalho.
Ótimo como sempre, professor
Professor, você poderia falar sobre a amizade na perspectiva psicanalítica? Abraço! Adoro seu canal.
A perversão é o negativo da neurose aquilo que a neurose sublima para se constituir enquanto neurose
Ótimo video
Querido professor, o fetiche é uma questão bem complexa, poderia explorar a questão do fetiche do capital, colocada por Marx. Valeu.
kkkkkkkkkkkkkkkkkk é engraçado que o fetichismo do Marx não tem relação nenhuma com a perversão do Freud. Mas é realmente sempre interessante lembrar do conceito de "fetichismo de mercadoria".
@@lazaroalbergaria1520 Entendo que tenha relação sim, pois somente em uma sociedade neurótica é possivel normalizar e inverter valores na relação sujeito-objeto.
Tem um fetiche que chamo de gore que o indivíduo fica excitado com sanguinolência e psicopata o perverso, acredito que é perversão
@@lazaroalbergaria1520 em parte tem sim. Afinal o que é fetiche da mercadoria se não a redução das próprias necessidades à um elemento específico do valor?
Obrigado pelo vídeo, professor. Que tal, ainda nessa vibe, um vídeo sobre marquês de Sade?
Incrível!
Acho que agora a minha última got*ícula* de esperança acerca de Michael Jackson pós "Leaving Neverland"........acabou de evaporar. :/
Obrigado pelo vídeo, professor.
Muito interessante. Obrigada, professor!
Excelente conteúdo, professor!
Muito bom comentário, Christian, localizando os termos em seus campos e dentro da teoria freudiana as acepções da "perversão" e os outros termos que estão relacionados a ela. Mas vamos continuar falando nisso? Há uma discussão se perversão é ou não uma terceira estrutura, mas fala-se pouco nisso. Gostaria que pudesse comentar um pouco isso, articulando com a abordagem lacaniana que você esbarrou ai em cima, no sentido de que os perversos são aqueles que "sabem o que fazer com o gozo" deles... Acho que é possível relacionar com as outras perguntas de nós no aqueronta sobre a perversão e a política. Há pouco Eliane Brun escreveu um excelente texto comentando como estamos hj tornados reféns de figuras perversas do nosso desgoverno que subvertem a linguagem. Em analogia dela, subvertem tal como dizer que "laranja é mesa", de "que os nazistas eram comunistas", por exemplo. Há algo disso em Lacan para aprofundarmos? Essa questão se faz importante na medida em que, reféns, acabamos por nos perder nas defesas éticas para juízos morais que são feitos desavisadamente. Ela cita, por exemplo, discussão de "goldem shower", na qual ao invés de se falar do absurdo da postagem do então presidente fazer a publicação, ser comentado moralmente a cena (q em consentimento e de modo privado não viriam ao caso).... Eu queria ter tido seus vídeos há 13 anos atrás qdo descobri a psicanálise...rs Hj é bom ver se ando entendendo coerentemente os conceitos e para enviar a amigos explicações em boas sínteses! Então, desde o golpe de 2016, suspeito tbm de que os corruptos tem algo de perversos, afinal, não gozam com as misérias que causam, ou não encarnam a lei acima de qualquer constituição, ou mesmo pq não há nada que os convença de parar o gozo com o dinheiro? Afinal, chegariam à análise? Ou vão continuar cegos como parte da população q se perdem completamente em discursos com versões bizarras aos próprios valores deles? Não precisamos falar sobre perversões com as "mamadeiras de piroca" que fizeram incautos acreditar? Acho q consegui fazer crer a urgência do tema! Abraço!
Muito bom!
Ótimo vídeo!😉
Muito bom !!!!
ÓTIMO vídeo, Christian! Bem explicativo, aula muito interessante.
Assistam aos videos de Sam Vaknin, um psicopata assumido, que trata do tema do ponto de vista teórico, a partir da visão privilegiada dele sobre ele mesmo. Interessantíssimo!!!!
Muito bom e didático!! Seu canal nos inspira a sempre estudar mais. Um grande abraço!!!
Esclarecedor! Relacionamentos abusivos passam pelo sadismo, perversão e psicopatia, como uma maneira de não enxergar o outro em suas necessidades e fazer sofrer sem culpa? O egoísmo difere disso em que ponto, já que o centro é o eu e o outro não tem espaço? Seria uma questão do fator inibitório e sentir remorso/culpa?
Viu como a pessoa não precisa ser pedofila pra cair no sadismo?? O Dunker deu um exemplo extremo, as vezes dois namorados de mesma idade vivem uma relação sádica...
Os psicopatas são egoístas contumazes, diferente das pessoas normais que tem empatia e tem amor próprio porém sabendo compartilhar.
Depende se a pessoa tem uma auto-estima muito elevada ela pode ser perversa e ter também perversidade pois uma auto-estima em níveis muitos elevados acabam fazendo a pessoa se sentindo um Deus e acima das leis então essa pessoa com essa auto-estima acaba se tornando sem leis e sem caráter pois se considera um Deus e acaba se tornando um egomaníaco(narcisista) e um egoísta patológico, e pessoas com um nível extremo de auto-estima elevada acaba se tornando uma pessoa exageradamente insensível com o senso de moralidade(culpa, remorso e vergonha) e acaba pensando que as regras estão abaixo dele pois ele se considera sobretudo!!!
Que aula maravilhosa 😍🌻👏🏼👏🏼
Muito bom o vídeo. Excelente.
Muito obrigado! Grande esclarescimento.
Sempre trazendo ótimos conteúdos
Podemos falar de perversão na infância? Existe criança perversa/psicopata? Já ouvi algumas discussões a respeito em que alguns psicanalista são categórico ao afirmar que não podemos falar de perversão/psicopatia em crianças. No entanto sempre fico na dúvida.
Psicopatia sim, perversão talvez só com o tempo, pois as pessoas mudam seu modo de ver o mundo, porém psicopata nasce psicopata, diferente de um sociopata que é moldado
Descreveu minha família
kkkkkkkkkkkkkkk
Sede de poder é psicopatia ou apenas um desvio de caráter?? Porque tem pessoas que, quando se tem um mínimo de poder, age como se fosse um poderoso!
Krika e porque depois de agir o dia inteiro ou semana inteira como poderoso muito desses individuos pagam prostitutas ou prostitutos para choverem em suas caras e lhes praticarem outros atos de perversoes. Sugiro que leia Wilhelm Reich, Analise do Carater, Psicologia de Massas do Fascismo, Psicopatologia e Sociologia da Vida Sexual ou uma boa introducao que e a dissertacao de mestrado de Priscila Cristina da Silva WILHELM REICH: UMA LEITURA HERMENEUTICA DO CORPO COMO COGITO " livros01.livrosgratis.com.br/cp059940.pdf
Sede de sangue é um sadismo grave ou moderado e sede de poder pode ser a megalomania(narcisismo) talvez pois o megalomaníaco tem uma auto-estima patologicamente elevada.
Olá professor! Tenho trabalhado com a questão da perversão feminina e esse vídeo me fez pensar nos casos de maus tratos infantis de síndrome de Münschhausen clássico e a variante por procuração (frequentemente cometido por mães), Lasthenia de Ferjol, etc.
Me pergunto se não deveríamos pensar a estrutura perversa na mulher a partir do pastout e do gozo Outro, para além da referência fálica, justamente. Outra hipótese seria a possibilidade de uma nova modalidade de sintoma histérico. Será que estou viajando na batatinha?
Se tiver a ocasião de falar sobre o assunto, por favor compartilhe conosco sua opinião! Sou estudante de mestrado na universidade de Rennes 2, adoro seus vídeos, sempre muito pontuais e elaborados! Abraços
Muito boa abordagem, como sempre!! Outros bons ditos e escritos em "Sacher-Masoch O frio e cruel" de Deleuze onde detalha bem a questão do masoquismo e sua construção no sujeito!
Professor, fale sobre psicopatias sociais. Existem? Como se estabelecem? Como reverter? Obrigada!
não reverte.
talvez redirecionar, em raros casos
Oi professor! Estou me formando, e quero seguir carreira psicanalítica graças aos seus vídeos. Gostaria de saber se poderia fazer mestrado com você. (O tema seria humor na psicanálise)
Professor Dunker eu adoro as suas magníficas certezas mas o senhor ja participouj de uma roda de samba?
PROFESSOR TOP
Professor como eu interpreto a construção de sujeito na obra "O retrato de Dorian Gray" de acordo com as teorias de Lacan? É meu tema de TCC, estou precisando de um norteamento.
Professor, os números de feminicidios e violências sexuais aumentaram no primeiro trimestre desse ano, existe alguma relação disso com o papel do homem na atualidade? O que pode estar levando a partirem para o ato? Existiria uma relação com a perversão nesse caso?
Se o Sr. tiver interesse, poderia falar da psicopatia acentuada em regimes totalitários, como no caso do golpe de 64, e o Ustra, por exemplo. Ou abuso de poder.
Olá
Christian, meu nome é Felipe Almeida, e atualmente acho que estou passando um período de resistência na minha analise. Faço analise a quase 4 anos e minha analista sempre me falou que eu fiz muita coisa muito rápido, mas atualmente estou me sentindo resistir ao tratamento. Estou tendo sonhos sexuais com ela, sonhos onde eu chamo ela pra sair ou sonhos com coisas que imagino da vida dela etc. Como vc pode ler e quem sabe me ajudar nessa fase do tratamento?
Tem um bonequinho cavalinho lá atrás. Pra dar uma desanuviada pq o papo é bravo.
O perverso nao tem culpa e ou vergonha e se considera um professor, um facilitador.
Amo o tema e realizo pesquisas sobre ele. Mas fico muito intrigado sobre o fato de alguns psicanalistas buscarem negar sua existência por alguns motivos bem estranho como escassez de atendimentos, pós-estruturalismo (?) ou o fato de uma valorização exarcebada da neurose e psicose (observação minha). Seria interessante um vídeo sobre isso ou o fetichismo.
Qual pesquisa vc estar realizando? Fale mais sobre isso....rs
@@rhoseanes8551 tou pesquisando sobre o Gozo Fálico na obra Justine do Marquês de Sade.
Concordo. De certo modo a perversão é eclipsada pela clinica das neuroses e pela psicose. Ha uma visão meio reducionista a meu ver de que o perverso não tem demanda, isso dá uma confusão enorme por que a busca pela análise não depende só da demanda mas também do processo da transferência.
@@brenowinchester acho que perverso aparece pouco em consultório, já em instituições aparecem mais. Agora quero atualizações do estudo da Justine!
Luciana, terminei o projeto mas n atingiu pontuação pra entrar 😞
Professor fala sobre transexualidade por favor!!! Amo seus vídeos.
Christian, tudo bem? Fiquei com uma dúvida... você, nos dois videos sobre a perversão, fala que a perversão seria o negativo da neurose... Não vi a citação no original em alemão, mas não seria o contrário o que diz Freud? Isso me chamou a atenção porque, anos atrás, cometi um equívoco tentando afirmar que esse "negativo" poderia ser entendido como o "negativo" da fotografia, que serve como o pano de fundo à imagem revelada. Seria a fantasia inconsciente que jaz no sintoma neurótico. Depois percebi que a frase afirma que a neurose que é o negativo da perversão, no sentido mesmo de nega-la... Será que me equivoquei novamente? Abraços e parabéns pelo trabalho!
Os cameramen está ficando mais ousados. Os videos ficam mais dinâmicos.
gostaria de ouvi-lo comentar o caso de suzano, situando-o dentro de uma série de recentes ataques em massa cometidos por homens brancos em contexto de isolamento social, frustração até misoginia, ultradireitismo, etc... beijos!
Fala sobre o relacionamento entre um psicopata e um socialpata
A homossexualidade era caracterizada como perversão dentro da perspectiva freudiana? Você podia falar mais sobre isso?
simmmm por favor
complexo de édipo invertido
Agora o Freud ter desvendado é a homossexualidade é foda mesmo... É uma questão que merece mais atenção realmente, por que não é bem assim. O problema é, por algum motivo o fulano é homossexual, fetichista, sádico.
@@lazaroalbergaria1520 sim sim, desse ponto de vista edípico eu compreendo. Porém, queria compreender com mais profundidade essa percepção da homossexualidade equiparada aos fetiches e afins. Existe uma suposta carta de Freud a uma mãe de um homossexual que foi bastante difundida e ainda há quem traga a noção de que a psicanálise foi pioneira em relação a teoria Queer.
@@raissaalmoedodeassis9446 intuitivamente eu diria que funcionaria de maneira similar aos gêneros e espécies, com a perversão sendo o gênero e a homossexualidade sendo a espécie. Dessa maneira, toda manifestação de homossexualidade seria uma manifestação de perversão, porém existindo diversas outras formas de perversão diferentes da homossexualidade. Como o fetichismo, voyerismo e todos os outros exemplos que o Dunker deu.
Freud porque sera que ele abandonou sua teoria inicial que dizia as traumas fontes de neuroses eram causadas por abusos sexuais de criancas por adultos, por membros adultos da propria familia. Freud depois "descobriu que esses abusos eram produtos de fantasias das criancas. Robert Fliess son of Wilhelm Fliess always rejected Freud revisionism.
Gostaria de entender a "perversão" fora da psicopatia.
O que Freud entende como normalidade?
Ana Gabriela Saraiva, normalidade? ta pedindo muito, nem Freud era muito normal. No periodo aureo dele, que para mim foi ate 1905 ou 1906, um cheirador de neve, cheio de sentimento de culpa por ter transado com a cunhada, e a coisa vai por ai.
Freud nao usa essa nomenclatura. Quando se fala de norma está se falando da lei. A lei simbólica, o pai, etc. Aquela instância sobre a qual os indivíduos não vai além em nome de uma ordem social.
Para Freud todo mundo era neurótico ou psicótico então não existia ninguém normal
Hey Christian! Será que cabe falar um pouco sobre essas ASMR?
Renato Mordred Fazer um ASMR falando sobre ASMR HAHAHAHAHA
Kkkkkk kkkkkkkkkkk
Caro prof.Dr.Dunker : 1) poderia nas próximas ocasiões fornecer exemplos de filmes ou de da literatura? Por exemplo "A Vênus de peles" , a obra do autor Masoch (não por acaso quem deu origem ao masoquismo) é uma descrição? 2)Se para Freud havia essa definição de pedofilia como perversão, atualmente poderíamos dizer que é medicamente um sintoma ? A qual esta que pode ou não gerar culpa? (Estou pensando no filme "O lenhador" sobre um pedófilo que busca se controlar...)
Teoria da sexualidade. ❤️
Interessante.
Da parte de um criminólogo, acho que seria importante mencionar a imprecisão do conceito de psicopatia, que é um diagnóstico exclusivamente psiquiátrico que funciona muito mais como um rótulo que como uma forma de compreender um quadro clínico. É um diagnóstico feito por análise de comportamento que legitima a existência dos manicômios judiciários e da unidade experimental de saúde de internação de adolescentes. Não é por acaso que a maioria dos diagnosticados como psicopatas sejam pobres e negros, que são entregues às mãos dos discursos psiquiátricos por via do sistema penal. Achei que faltou uma crítica nesse sentido, apesar do conteúdo ser excelente.
bruno shx é pq o Dunker é Palmeirense, aí ele moscou.. Mas é isso mesmo, o que mais tem é psicopata preto, preconceito pra caralho
Considerando o privilégio social e portanto econômico da posição do analista não constituirá uma desconsideração ética ou uma perversão na ação de analisar os grupos sociais desprivilegiados social e economico? Dados que os sujeitos analisados e patologisados são produtos de culturas exploradas por outras culturas, desigualdades, violências fundantes? Tal qual Mengele analisando os judeus constatar os efeitos ao remover elementos determinantes para o desenvolvimento da vida psíquica?
Qundo a pessoa mata alguem com a justificativa de está salvando uma outra pessoa por amor. ( A pessoa consegue se colocar no lugar do outro, tem empatia), pode ser considerado uma pessoa perversa ou sociopata ??
Massa
Quem quiser mais clica onde mesmo? Eu não entendi
A perversão tem uma questão de valor da questão na cultura
A pedofilia nem sempre e nem em toda sociedade e perversão
Vc pode retornar um vídeo especificamente sobre isso?
Obrigada
só para ampliar o debate... nem sempre é perversão ou nem sempre se nomeia a perversão q há nisso? pq a meu ver, em qualquer sociedade crianças são física e psicologicamente imaturas para tanto.
Tem uma autoridade...num pais maravilha...distante daqui...deitado eternamente em berço explendido...que tem um traço ordinario de perversão e voyerismo na cultura das midias sociais (Golden Shower).
Estou cançado da introdução do vidéo.
Eu assisto em velocidade duplicada. Pra mim, funciona kkk
Professor obrigada pelo seu trabalho incrível! Minha dúvida é se há a reprodução desse lugar- ao se colocar como objeto do outro- isso numa relação disfuncional familiar, essa criança também pode passar a ver o outro como mero objeto? Como quebrar esse ciclo?
Me ecito com sangue ,fissurado amo d+ !
É verdade que apenas o homem se constitui como perverso?
Hahaha! Sem dizer, acabou falando há uma equipe de perversos no poder em 2019.
9:26
vc é foda! kkkk
Mas não esclareceu sobre o psicopata
OLÁ CHRISTIAN!
PARABÉNS PELO TRABALHO !
GOSTARIA DE SABER SE A HIPNOSE TEM ALGUMA FUNÇÃO CLÍNICA ATUALMENTE.
HIPNOSE É CIÊNCIA OU TRUQUE?
Eu trabalho com hipnose terapêutica e tenho obtido bons resultados até pq na prática a pessoa, em nenhum momento, fica inconsciente. Pelo contrário, ao findar da sessão ela lembra exatamente o q viu.....
Que medo desse vídeo..
Pois é, o meu abusador ligou aqui pra casa pra dar felicitações como se nada tivesse acontecido. É incrível como na cabeça de um pedófilo eles não fizeram nada de grave. Demônios
Eles negam até o final né? ?
@@jaquelinegawlinski4890 negam para si mesmos
Estou iniciando meus estudos em Psicanálise e umas das razões por eu ter buscado aprender e me formar nessa profissão, foi que um dia eu conheci uma pessoa que tinha fantasias sexuais de estupro com mulheres e essas mulheres eram amigas ou colegas de trabalho. Em alguns momentos, também ficava procurando perfis de mulheres em redes sociais. Quando achava alguma que o interessava também tinha essas mesmas fantasias. Poderia ser um complexo de Édipo, com perversão e psicopatia?
Ok