Parabéns Miguel. É de pessoas com toda essa garra e criatividade que aprecio, porque assim também o sou, e muitos mais criativos com atitude houvesse para evolução de um país e de um mundo melhor.👍
Isto não é só coisa de jovens; um grande HOMEM, já falecido, na sua empresa, sempre valorizou as ideias e empreendorismo: independentemente "do canudo" como ele bem dizia! E bem haja a este Miguel, que sabe como se faz o negócio, que os produtos se vendem agindo!!! Chega de doutores sentados e de formalismos!
Este rapaz é um exemplo. Mandar bitaites no youtube e mesmo entre amigos é fácil mas falar assim, expressar as suas ideias desta forma e com este público não é nada fácil.
Se houvessem mais individuos como este nas empresas e no governo tinhamos uma economia maior que os chineses! Atitude, dinamismo, confiança! É disso que a malta precisa! Deixem de se preocupar em acabar um curso com um 17 ou um 18. Preocupem-se antes em ser practicos, em ser dinamicos. Mostrem atitude! Apresentem-se com confiança e determinação. Sejam criativos. Façam crer ao empregador que a empresa sem voces poderia ser boa, mas não era a mesma coisa. Vendam-se!
Fantástico!!! Hehehe, claro como água! Favas contadas... não? Não há palavras, este rapaz tem uma energia e um drive, que até punha um varredor (técnico de limpezas) a vender frigoríficos a esquimós e sem instruções. Gostei!
"O grave disto tudo, aquilo que representa verdadeiramente uma ‘tragédia social’, é a interiorização, a aceitação e a resignação da vida indigna e precária por parte de quem é explorado. E essa é a parte trágica que escapa a quem apreciou este triste - mas bem real - episódio."
Penso que mais do que tirar uma licenciatura é preciso criar projectos e ideias inovadoras para o mercado, não é de facto a licenciatura em Marketing ou gestao comercial que vai ajudar na compra e venda de produtos, mas sim o conhecimento do produto e do cliente. Muitos licenciados mandam currículos para imensas empresas à espera de uma oportunidade quando desconhecem o produto que irão vender, o tipo de cliente. A comunicação entre o empresário experiente e o jovem criativo é o mais importante!
@marcofernandes21 só tenho a discordar contigo. Eu quando não era licenciado tive sempre trabalho, desde os 13 aos 23, e há muito trabalho para não licenciados! Enquanto não era licenciado fiz sempre o part-time e também vendi projectos da área da licenciatura que estava a tirar. Agora estou a terminar mestrado e estou a trabalhar na área, tenho 24 ano e vou fazer 25....
Boa noite, Sr. Belmiro, Venho por este meio propor a seguinte situação: Eu, capacitado como sou e dada a minha expriencia, vou propor a minha contratação, o conceito será faze-lo poupar em mao de obra custos e eliminação de concorrencia, sendo eu a fazer este trabalho, no qual tenho bastantes 'truques na manga' comprovados, poupará nos salários de pelos menos 3 dos seu gestores que tem para esta área, ou em comparação 252 empregados de salário minimo e precarios que tem,
Grande verdade, nesta altura do campeonato e necessário mais iniciativa e mais criatividade na criação de oportunidades que possam gerar empregos e que tornem rentáveis ao máximo as licenciaturas, e também que haja um processo de evolução ao entrar-se no mercado. Há uma má organização no país em termos de aplicação da vocação de cada um de nós, e como ele diz muito bem deve haver diálogo e criação de ideias de modo a direccionar cada pessoa para a sua vocação e assim, haver maior rendimento.
Goste-se ou não do que o homem diz, o facto é que ele tem razão. Toda a gente quer um emprego porreiro, fazer pouco, ganhar muito, se possível na empresa do paizinho. O facto é que se não tivessem quem vos sustenta, tinham mesmo que ir vergar a mola, procurar trabalho (e não o emprego do paizinho) e arranjar alternativas para o vosso futuro. Ter um curso é uma ferramenta, não é um fim, nem tampouco vos dá o "dureito" a ter em emprego melhor que os demais. Façam-se à vida!
"ninguém me ensinou a vender o meu produto (...) eu nem sei o que é o meu produto!" Esta é a consequência MAIOR de um sistema de cursos feito "em túnel": obrigam a decidir aos 17 que curso e em que universidade, limitando o teu campo de aprendizagem logo à partida, onde a alteração, por mais pequena que seja, "sai caro" (perdem-se anos...) Grande parte dos universitários entra para o curso e não só não entende onde está nem para onde vai... vai para o mercado de trabalho, e perdeu o destino...
Este jovem tem razão num ponto: por vezes as pessoas são passivas. Mas tudo isto é um exagero. Areia para os olhos!! Vejam a sua empresa!! Vejam os videos no you tube. "so you think you can pitch". Grande riqueza produz!! Jovens a fazerem figuras tristes. É bárbabo!! Ao que isto chegou. Espertalhões destes...
Ele tem a mesma ideia do que paises de primeiro mundo teem. Nao vejo qual e o mal do sotaque, da maneira como expoe as coisas... aqui e so um bando de politicamente corretos que nunca sairam da sua zona de conforto para ir a luta com ideias e vontade de ganhar dinheiro honesto. Meu bando de tonhos, basta irem ao reino unido e falar com os empresarios que as oportunidades comecam a surgir consoante o que a pessoa tem para oferecer. Falo por experiencia propria porque vim para o reino unido sem nada e ja tou a trabalhar como programador na empresa citrix e consegui este trabalho sem licenciatura alguma em programacao. Simplesmente me esforcei para ser bom em programacao, publiquei o meu trabalho nas redes sociais e quando dei por mim tinha propostas para entrevistas em diversas empresas. Pena que o povo portugues continue a pensar e a viver como se vivia e pensava na epoca medieval. Triste!
..sou licenciada e tive que levantar o rabo da cadeira e ir pedir emprego..e na hora da entrevista o meu diploma valeu zero..enfim, é o pais que temos!
@voninhaalmeida eu quando fui trabalhar aos 14 anos fui sozinho a bater de porta em porta até arranjar um nao tinha sofá nem licenciatura mas principalmente nao tinha pais que sustentassem a boa vida de alguns ;)
@djvasser Se esse patrão que começou a trabalhar os 15ou16 anos teve inteligência e empenho para criar uma empresa que gera emprego e valor para o pais, tem muito mais valor e inteligência do que muitos que andaram 4ou5 anos numa faculdade começaram a trabalhar aos 27 e que a única coisa que entendem bem é de cervejolas, queimas, comas alcoólicos, discotecas a todos os dias da semana e pouco mais.
caso não concorde com esta proposta irei propor-me ao sr. Jerónimo Azevedo e provavelmente irei andar a sondar a Sonae a actuar da forma que lhe dei em proposta podendo o seu império cair por terra, e vontade de trabalhar não me falta. Anteciocamente aguardo resposta, Júnior
@ForgottenContender O Miguel não é Marketeer. Na realidade o empreendedorismo é para quem trabalha muito. E para ser empreendedor não precisas de criar uma empresa. Podes ser empreendedor sendo funcionário de uma empresa. Já sei que há empresários medíocres, mas também há bons. Só tens que te juntar aos bons! Não digas que não há. Eu trabalho numa empresa pequena onde as ideias são valorizadas...
@elsucati o segredo está em dar a ideia inicial e depois se eles gostarem contratam e o jovem desenvolve.. claro que depende do tipo de empresa e do tipo de ideias..
"nunca esteve olhos nos olhos com um empresário" Esta é uma GRANDE frase ... a verdade é que o "meio académico" que devia estar braço-dado com as empresas NÃO ESTÁ! Os profes estão mais interessados em investigação e fazer o seu trab. laboratório do que preparar os alunos... Porque não são todos os cursos como os de enfermagem: um semestre de aulas, outro de estágio? Porque é que as empresas não se abrem para receber pré-licenciados para lhes darem a oportunidade de "pôr as mãos na massa"?
Gostaria, se fosse possível, de saber a resposta do "quadro de convidados" a esta intervenção indiscutivelmente memorável...obrigado! Há aqui muito boas lições para estudar, apreender e, sobretudo, APRENDER! Tanto do lado dos empregadores como dos potenciais empregados, mas especialmente do meio académico fechado em si próprio, desfazado da realidade... Achei bastante interessante ver/ouvir esta intervenção pragmática, mais vocacionada para a SOLUÇÃO do que lamuria do problema!
@voninhaalmeida Concordo quando diz "quem fala muito também erra muito". Mas o que o Miguel disse é necessário ouvi-lo... Muitos de nós (eu incluído, com muita vergonha minha) pertencem à categoria dos que "ficam no sofá e mandam currículos pela net". É preciso acabar com essa mentalidade, e outras semelhantes.
Não querem estabelecer equipas, nem querem criar valores, querem "trabalho" concluído... e nem se apercebem que a aprendizagem só é realmente aproveitada quando REaproveitada! Curiosamente, fora dos grandes centros, sabem dar mais valor ao capital humano...
@danielcanas7 o problema é que a engenharia é que ainda vai suportando com o país e gera riqueza para pagar subsídios a quem não se esforça para ter uma profissão que lhe suba à cabeça, tone :)
Os Jovens que se esforçam para estudar deviam ter acesso a empresas que se esforçam para os recrutar. Este Vendedor, tem ideias boas no sentido da proactividade agora cenas tristes para mendigar empregos...convido as pessoas a verem os pitch e estarem de acordo com este Vendedor, dar graxa aos Egos dos empresarios n cria valor apenas cria mais utopias.
@marcofernandes21 Não há trabalho? Eu tenho quase 12 anos de trabalho no corpo... tenho mais anos de trabalho do que pessoas muito mais velhas do que eu. Prática..? Eu não tinha licenciatura e já fazia projectos na área e ninguém me deu prática... Licenciatura de 3 anos é fraca e não há pratica? Eu nem com um ano de licenciatura já conseguia estar no mercado. Não vou estar à espera que as coisas caiam do céu ou que decidam por mim! É preciso mudar!
@wolfcreek20101985 AHAH na minha area isso nao é possivel.. para mostrar o que sei fazer terei que fazer um projecto que demoras horrores a fazer.. seja qual for o tema relacionado lol.. o que quis dizer foi que na altura.. o que serviu foi a humildade e o facto de querer muito trabalhar lol..
á partida o meu 'preço' será um ordenado seu e os seguintes o mesmo equivalente com os aumentos associados ao longo do tempo com a garantia de reforma a discutir ,e sim é um bom negócio pois dispensa 6 gestores mas ainda poupa em 3 visto seu salário ser equivalente a 3 poupa no de 3 gestores,
@arturnobrega99 Nas empresas pelo mundo fora, o primeiro mês de trabalho para TODOS os empregados quando entram é "de fato-macaco, na fábrica" para saberem o que é o processo e o que se faz na empresa... só depois "vestem a gravata"... Mas já vão conscientes do que se passa "lá em baixo", o que se faz e como se faz na empresa. Quanto ao PM, era mais que conhecido o currículo das "empresas" que ele geria: multas reincidentes, processos em tribunal... Votaram nele? então não se queixem!
E ainda sobre o "tirar curso" VS "começar aos 16" há uma questão que parece que não vê ou não quer ver: um curso superior não dá inteligência: só aproveita a que já existe! Se esse mesmo jovem que aos 16 já andava a fazer empresas tivesse feito carreira universitária, obviamente não batia tanta vez com a cabeça, não errava tanto, não desperdiçava o seu talento em "becos sem saída"... Um curso não nos torna mais nem menos profissionais, apenas nos fazem ser MELHORES profissionais! (cont.)
"as empresas compram trabalho" É, para mim, um PROBLEMA, mas é a realidade. as empresas olham para o processo, não para o objectivo. Não procuram "ser" alguma coisa, mas apenas "realizar", "vender"... não há alma, não há objectivo, a não ser o óbvio: lucro. Daí verem as pessoas como "máquina", não muito diferente do princípio do século por Taylor. ainda estamos aí (na mentalidade)
@arturnobrega99 Tem tanto valor um ou o outro... Um porque "bateu punho" desde tenra idade, o outro porque "bateu punho" na universidade para sair de lá mais bem preparado e com outro tipo de capacidades. Toda a forma de conhecimento é válida, desde que seja posta em uso! ...e acho piada às "bocas" das cervejas e das queimas. Ao contrário do que muita gente pensa, as queimas duram UMA SEMANA e são uma festa com o valor duma romaria da terra. O resto do ano é "bater punho" e "partir a cabeça"...
@djvasser É claro que não se pode generalizar e peço desculpa por isso e conheço muita gente que se esforçou bastante para acabar o mais rápido q pode p gastar o menos dinheiro possível aos seus pais. Mas tb conheço quem está a estudar p enfermeiro e psicólogo etc e q xega atrasado ou falta aos jogos no sábado as 16h e 17h porque adormeceu. E vêm com grande lata pedir desculpa pq xegou a casa as 10h da manha. Isto cabe na cabeça de alguem? Com q cabeça é que vai estar n 2f se tem os sonos t troc
@arturnobrega99 Lá está... mas isso não é por terem um curso ou não, é simplesmente incompetência PURA, imaturidade e falta de responsabilidade...não maior que um peixeiro a cortar bifes de atum com o cigarrinho no canto da boca (ver cartazes do turismo da Madeira, verídico!) ou a cervejinha junto da betoneira, etc etc... a falta de brio profissional não tem grau académico...
ya ya vai fazer engenharia sem uma licenciatura... markting das tretas. Depois tem q se fazer o serviço dos outros... Mas prontos nalguns pontos tem razão! E grande talento para discursar sem dúvida.
"você envia uma (...) licenciatura(...) eu não percebo, não sei o que é que é" isso só pode significar que a pessoa que está a ler nem sequer sabe o que é uma licenciatura! Até porque a maioria dos "patrões" nem curso têm... nem secundário! E por isso é que "não percebem"...
@djvasser 16anos andava a fazer empresas? loool aos 16 anos andava era a carregar material, a fazer o q os outros não queriam fazer, e a suar o dia inteiro de trabalho, sabe lá o q é isso, nem todos os papas podem pagar essa vida aos filhos. Mas realmente se temos um primeiro ministro q andou na boa vida e acabou o seu curso aos 36 começando a trabalhar a serio aos 37, realmente não podemos esperar muito. Mas temos pelo menos de começar a respeitar quem trabalha, mesmo sendo roubado diariamente
Este tipo de individuos vivem todos num mundo cor-de rosa. é impossivel adaptar a visão das empresas internacionais como a google, para a realidade portuguesa.
Sabe o que tem a starbucks a ver com a IKEA, com a Amazon, Apple entre outros? O modo de criação... A Starbucks por exemplo era uma mera tasca que vendia cafe la ppr nova iorque e, na sua base, a ideia seria apenas aquilo... Um simples café...
O mal dos jovens licenciados do nosso país é mesmo o que ele diz "tenho uma licenciatura,sou especial.. agora arranjem me trabalho".. e ficam anos a fio a espera que acontecam milagres..era bom que assim fosse, mas o canudo é so um passaporte para o mercado de trabalho, há que usá-lo da melhor forma e ir aos sitios certos, dar a cara e o corpo ao manifesto, nao é ficar em casa a enviar canais de vendas (xD) pela internet, cansa menos mas não da resultado lol.. sou um exemplo...
(...) e esse é que é para mim o mau de tudo: NÃO HÁ POFISSIONAIS! NÃO HÁ BRIO! NÃO HÁ MÉRITO NO TRABALHO! E isto vem desde o servente de pedreiro ao maior engenheiro! Desde o jornalista que dá erros ortográficos escandalosos, ao engenheiro que não acompanha a obra que desenha, ao pedreiro que ignora uma nova forma de trabalhar porque "eu é que sei, sempre fiz assim e a parede nunca caiu"... e depois um dia cai e "olha, tive azar..." Todos esses "azares" saem caro, e as consequências vêem-se!
Pais da europa ocidental com maior desigualdade salarial entre empresários e empregados. pais da europa com empresários menos qualificadose que o são muitas vezes menos que os empregados. E este senhor quer que estes vão trabalhar alegres e ainda cheios de ideias geniais para o patrão encher os bolsos.
Alterem a desigualdade social vergonhosa reinante neste pais feudal e de certeza que os trabalhadores não vão ver o trabalho como algo hostil e o patrão como um inimigo. A má fama que os empresários têm é justa!
O contacto com um empresário muda a vida de uma pessoa? Lol É como encontrar Deus ao virar da esquina! Uma licenciatura não serve para nada? Se os trabalhadores têm de ser tão geniais então para quê serem trabalhadores? Mais vale serem logo empresários. Em vez de apresentar a genial ideia ao empresário mais vale apresentarem-na ao banco e pedir empréstimo para montar negócio. Os empresários em Portugal são pouquíssimo qualificados. Essa é a verdade!!
Parabéns Miguel. É de pessoas com toda essa garra e criatividade que aprecio, porque assim também o sou, e muitos mais criativos com atitude houvesse para evolução de um país e de um mundo melhor.👍
Quem fala assim gaga não o é.
Uma boa lição! Oiça quem duvida e aprenda quem tem vontade. É deste tipo de moral que o país está a precisar. Muito bom!
estava desempregado...segui isto...e estou a trabalhar!!
Eu tive o prazer de ver isto em directo, um exemplo de como deve ser a atitude no trabalho e para com o trabalho!
Miguel, és o maior ! Uma referência para todos nós, jovens e menos jovens. Inspirador de massas. Felicidades. Vais longe !!!
Isto não é só coisa de jovens; um grande HOMEM, já falecido, na sua empresa, sempre valorizou as ideias e empreendorismo: independentemente "do canudo" como ele bem dizia!
E bem haja a este Miguel, que sabe como se faz o negócio, que os produtos se vendem agindo!!!
Chega de doutores sentados e de formalismos!
aqui está a garra de um genuino homem do norte, um homem que fala o que um pais devia de ouvir.
Este rapaz é um exemplo. Mandar bitaites no youtube e mesmo entre amigos é fácil mas falar assim, expressar as suas ideias desta forma e com este público não é nada fácil.
Quem não tem esta visão , simplesmente esta parado no tempo... Parabéns Miguel és uma fonte de inspiração...
muito sucesso;)
Que todos tivéssemos a postura e atitude deste rapaz!!!
Sábias palavras ditas de uma forma simples e genuína.
GOSTEI
Se houvessem mais individuos como este nas empresas e no governo tinhamos uma economia maior que os chineses!
Atitude, dinamismo, confiança!
É disso que a malta precisa! Deixem de se preocupar em acabar um curso com um 17 ou um 18. Preocupem-se antes em ser practicos, em ser dinamicos.
Mostrem atitude! Apresentem-se com confiança e determinação. Sejam criativos.
Façam crer ao empregador que a empresa sem voces poderia ser boa, mas não era a mesma coisa.
Vendam-se!
Esta mensagem deve voltar a ser reconhecida no presente
Ainda há dias partilhei este vídeo no Linkedin :)
Fantástico!!! Hehehe, claro como água!
Favas contadas... não?
Não há palavras, este rapaz tem uma energia e um drive, que até punha um varredor (técnico de limpezas) a vender frigoríficos a esquimós e sem instruções.
Gostei!
"O grave disto tudo, aquilo que representa verdadeiramente uma ‘tragédia social’, é a interiorização, a aceitação e a resignação da vida indigna e precária por parte de quem é explorado. E essa é a parte trágica que escapa a quem apreciou este triste - mas bem real - episódio."
Penso que mais do que tirar uma licenciatura é preciso criar projectos e ideias inovadoras para o mercado, não é de facto a licenciatura em Marketing ou gestao comercial que vai ajudar na compra e venda de produtos, mas sim o conhecimento do produto e do cliente. Muitos licenciados mandam currículos para imensas empresas à espera de uma oportunidade quando desconhecem o produto que irão vender, o tipo de cliente. A comunicação entre o empresário experiente e o jovem criativo é o mais importante!
Eu saí da cadeira a correr para alterar o meu Canal de Vendas. Homem brilhante!
E tem vendido, desde aí?
Gostava que alguém me explicasse como é que com tantos génios da gestão este país chegou ao estado em que chegou...
Brain drain, tudo emigrado
@X234B1 eu já não mando curriculums ... em contrapartida são-me apresentados alguns para escolher
Um pitch fortíssimo!
@marcofernandes21 só tenho a discordar contigo. Eu quando não era licenciado tive sempre trabalho, desde os 13 aos 23, e há muito trabalho para não licenciados! Enquanto não era licenciado fiz sempre o part-time e também vendi projectos da área da licenciatura que estava a tirar. Agora estou a terminar mestrado e estou a trabalhar na área, tenho 24 ano e vou fazer 25....
Tens toda a razão. Sem mais comentarios,
Boa noite,
Sr. Belmiro, Venho por este meio propor a seguinte situação:
Eu, capacitado como sou e dada a minha expriencia, vou propor a minha contratação, o conceito será faze-lo poupar em mao de obra custos e eliminação de concorrencia, sendo eu a fazer este trabalho, no qual tenho bastantes 'truques na manga' comprovados, poupará nos salários de pelos menos 3 dos seu gestores que tem para esta área, ou em comparação 252 empregados de salário minimo e precarios que tem,
isto é uma lufada de ar fresco e uma estalada em seco.. avé sr Miguel. Gostei.
Grande verdade, nesta altura do campeonato e necessário mais iniciativa e mais criatividade na criação de oportunidades que possam gerar empregos e que tornem rentáveis ao máximo as licenciaturas, e também que haja um processo de evolução ao entrar-se no mercado. Há uma má organização no país em termos de aplicação da vocação de cada um de nós, e como ele diz muito bem deve haver diálogo e criação de ideias de modo a direccionar cada pessoa para a sua vocação e assim, haver maior rendimento.
Como se chama a gata morena que está atrás do Miguel?
@diogo1989slb já estiveste cara a cara com empresários? qual foi a última conferência/seminário/workshop onde tu foste por iniciativa?
Fantástico, Miguel! Batendo punho e comendo muita broa chegamos lá! A tua ideia é genial!
Eu tenho batido muitas e ainda não cheguei a lado nenhum.
É isso mesmo! Isto cria alguma mais-valia para o país?! Palavras, só palavras!
@MsPypi Tens que arranjar uma maneira de capitalizar o teu curriculum...
6:40 vou começar a tratar os meus profs por tu. Juízes, advogados e psiquiatras.. Vou começar a tratá-los por tu.
"Muita gente acha que tem mais direitos do que deveres."
Não podia estar mais de acordo.
Goste-se ou não do que o homem diz, o facto é que ele tem razão. Toda a gente quer um emprego porreiro, fazer pouco, ganhar muito, se possível na empresa do paizinho. O facto é que se não tivessem quem vos sustenta, tinham mesmo que ir vergar a mola, procurar trabalho (e não o emprego do paizinho) e arranjar alternativas para o vosso futuro. Ter um curso é uma ferramenta, não é um fim, nem tampouco vos dá o "dureito" a ter em emprego melhor que os demais. Façam-se à vida!
@marcofernandes21 a ordem dos texto fica trocada porque coloca os recentes em 1º, mas para bom entendedor meia palavra basta :p
O que é feito deste vendedor de sustos?
"ninguém me ensinou a vender o meu produto (...) eu nem sei o que é o meu produto!"
Esta é a consequência MAIOR de um sistema de cursos feito "em túnel": obrigam a decidir aos 17 que curso e em que universidade, limitando o teu campo de aprendizagem logo à partida, onde a alteração, por mais pequena que seja, "sai caro" (perdem-se anos...) Grande parte dos universitários entra para o curso e não só não entende onde está nem para onde vai... vai para o mercado de trabalho, e perdeu o destino...
Este jovem tem razão num ponto: por vezes as pessoas são passivas. Mas tudo isto é um exagero. Areia para os olhos!! Vejam a sua empresa!! Vejam os videos no you tube. "so you think you can pitch". Grande riqueza produz!! Jovens a fazerem figuras tristes. É bárbabo!! Ao que isto chegou. Espertalhões destes...
Ele tem a mesma ideia do que paises de primeiro mundo teem. Nao vejo qual e o mal do sotaque, da maneira como expoe as coisas... aqui e so um bando de politicamente corretos que nunca sairam da sua zona de conforto para ir a luta com ideias e vontade de ganhar dinheiro honesto. Meu bando de tonhos, basta irem ao reino unido e falar com os empresarios que as oportunidades comecam a surgir consoante o que a pessoa tem para oferecer. Falo por experiencia propria porque vim para o reino unido sem nada e ja tou a trabalhar como programador na empresa citrix e consegui este trabalho sem licenciatura alguma em programacao. Simplesmente me esforcei para ser bom em programacao, publiquei o meu trabalho nas redes sociais e quando dei por mim tinha propostas para entrevistas em diversas empresas. Pena que o povo portugues continue a pensar e a viver como se vivia e pensava na epoca medieval. Triste!
..sou licenciada e tive que levantar o rabo da cadeira e ir pedir emprego..e na hora da entrevista o meu diploma valeu zero..enfim, é o pais que temos!
E tu na net és o Rei, quando passas por ele na rua nem lhe dizes nada. quem te dera a ti ter a letra dele!
Muito bem ! O último minuto então...brilhante'
@voninhaalmeida eu quando fui trabalhar aos 14 anos fui sozinho a bater de porta em porta até arranjar um nao tinha sofá nem licenciatura mas principalmente nao tinha pais que sustentassem a boa vida de alguns ;)
@djvasser Se esse patrão que começou a trabalhar os 15ou16 anos teve inteligência e empenho para criar uma empresa que gera emprego e valor para o pais, tem muito mais valor e inteligência do que muitos que andaram 4ou5 anos numa faculdade começaram a trabalhar aos 27 e que a única coisa que entendem bem é de cervejolas, queimas, comas alcoólicos, discotecas a todos os dias da semana e pouco mais.
caso não concorde com esta proposta irei propor-me ao sr. Jerónimo Azevedo e provavelmente irei andar a sondar a Sonae a actuar da forma que lhe dei em proposta podendo o seu império cair por terra, e vontade de trabalhar não me falta.
Anteciocamente aguardo resposta,
Júnior
Parabéns ao Miguel. Concordo com cada palavra que ele disse. Garra e objectividade
@ForgottenContender O Miguel não é Marketeer. Na realidade o empreendedorismo é para quem trabalha muito. E para ser empreendedor não precisas de criar uma empresa. Podes ser empreendedor sendo funcionário de uma empresa. Já sei que há empresários medíocres, mas também há bons. Só tens que te juntar aos bons! Não digas que não há. Eu trabalho numa empresa pequena onde as ideias são valorizadas...
Eu amo voçê....
@elsucati o segredo está em dar a ideia inicial e depois se eles gostarem contratam e o jovem desenvolve.. claro que depende do tipo de empresa e do tipo de ideias..
"nunca esteve olhos nos olhos com um empresário"
Esta é uma GRANDE frase ... a verdade é que o "meio académico" que devia estar braço-dado com as empresas NÃO ESTÁ! Os profes estão mais interessados em investigação e fazer o seu trab. laboratório do que preparar os alunos... Porque não são todos os cursos como os de enfermagem: um semestre de aulas, outro de estágio? Porque é que as empresas não se abrem para receber pré-licenciados para lhes darem a oportunidade de "pôr as mãos na massa"?
Gostaria, se fosse possível, de saber a resposta do "quadro de convidados" a esta intervenção indiscutivelmente memorável...obrigado!
Há aqui muito boas lições para estudar, apreender e, sobretudo, APRENDER! Tanto do lado dos empregadores como dos potenciais empregados, mas especialmente do meio académico fechado em si próprio, desfazado da realidade...
Achei bastante interessante ver/ouvir esta intervenção pragmática, mais vocacionada para a SOLUÇÃO do que lamuria do problema!
Jesus, encontrei o teu pai. 0.o
Em Portugal toda a gente quer ser doutor
@voninhaalmeida Concordo quando diz "quem fala muito também erra muito". Mas o que o Miguel disse é necessário ouvi-lo... Muitos de nós (eu incluído, com muita vergonha minha) pertencem à categoria dos que "ficam no sofá e mandam currículos pela net". É preciso acabar com essa mentalidade, e outras semelhantes.
Não querem estabelecer equipas, nem querem criar valores, querem "trabalho" concluído... e nem se apercebem que a aprendizagem só é realmente aproveitada quando REaproveitada!
Curiosamente, fora dos grandes centros, sabem dar mais valor ao capital humano...
@danielcanas7 o problema é que a engenharia é que ainda vai suportando com o país e gera riqueza para pagar subsídios a quem não se esforça para ter uma profissão que lhe suba à cabeça, tone :)
Os Jovens que se esforçam para estudar deviam ter acesso a empresas que se esforçam para os recrutar. Este Vendedor, tem ideias boas no sentido da proactividade agora cenas tristes para mendigar empregos...convido as pessoas a verem os pitch e estarem de acordo com este Vendedor, dar graxa aos Egos dos empresarios n cria valor apenas cria mais utopias.
FANTÁSTICO
@marcofernandes21 Não há trabalho? Eu tenho quase 12 anos de trabalho no corpo... tenho mais anos de trabalho do que pessoas muito mais velhas do que eu. Prática..? Eu não tinha licenciatura e já fazia projectos na área e ninguém me deu prática... Licenciatura de 3 anos é fraca e não há pratica? Eu nem com um ano de licenciatura já conseguia estar no mercado. Não vou estar à espera que as coisas caiam do céu ou que decidam por mim! É preciso mudar!
@wolfcreek20101985 AHAH na minha area isso nao é possivel.. para mostrar o que sei fazer terei que fazer um projecto que demoras horrores a fazer.. seja qual for o tema relacionado lol.. o que quis dizer foi que na altura.. o que serviu foi a humildade e o facto de querer muito trabalhar lol..
á partida o meu 'preço' será um ordenado seu e os seguintes o mesmo equivalente com os aumentos associados ao longo do tempo com a garantia de reforma a discutir ,e sim é um bom negócio pois dispensa 6 gestores mas ainda poupa em 3 visto seu salário ser equivalente a 3 poupa no de 3 gestores,
Esta jornalista estava com ironia. Não gostei dela . Ela não gosta deste tipo de pensamentos evoluídos. Grande HOMEM ESTE SENHOR
@arturnobrega99 Nas empresas pelo mundo fora, o primeiro mês de trabalho para TODOS os empregados quando entram é "de fato-macaco, na fábrica" para saberem o que é o processo e o que se faz na empresa... só depois "vestem a gravata"... Mas já vão conscientes do que se passa "lá em baixo", o que se faz e como se faz na empresa.
Quanto ao PM, era mais que conhecido o currículo das "empresas" que ele geria: multas reincidentes, processos em tribunal... Votaram nele? então não se queixem!
grande homem.
Empresários
? Em Portugal ? Nao conheço nenhum Sério .....!!!
sou self-taught e posso confirmar... um grau academico já perdeu muito valor
"Autodidata" em inglês!
E ainda sobre o "tirar curso" VS "começar aos 16" há uma questão que parece que não vê ou não quer ver: um curso superior não dá inteligência: só aproveita a que já existe! Se esse mesmo jovem que aos 16 já andava a fazer empresas tivesse feito carreira universitária, obviamente não batia tanta vez com a cabeça, não errava tanto, não desperdiçava o seu talento em "becos sem saída"... Um curso não nos torna mais nem menos profissionais, apenas nos fazem ser MELHORES profissionais! (cont.)
"as empresas compram trabalho"
É, para mim, um PROBLEMA, mas é a realidade. as empresas olham para o processo, não para o objectivo. Não procuram "ser" alguma coisa, mas apenas "realizar", "vender"... não há alma, não há objectivo, a não ser o óbvio: lucro. Daí verem as pessoas como "máquina", não muito diferente do princípio do século por Taylor. ainda estamos aí (na mentalidade)
@arturnobrega99 Tem tanto valor um ou o outro... Um porque "bateu punho" desde tenra idade, o outro porque "bateu punho" na universidade para sair de lá mais bem preparado e com outro tipo de capacidades. Toda a forma de conhecimento é válida, desde que seja posta em uso!
...e acho piada às "bocas" das cervejas e das queimas. Ao contrário do que muita gente pensa, as queimas duram UMA SEMANA e são uma festa com o valor duma romaria da terra. O resto do ano é "bater punho" e "partir a cabeça"...
@djvasser É claro que não se pode generalizar e peço desculpa por isso e conheço muita gente que se esforçou bastante para acabar o mais rápido q pode p gastar o menos dinheiro possível aos seus pais. Mas tb conheço quem está a estudar p enfermeiro e psicólogo etc e q xega atrasado ou falta aos jogos no sábado as 16h e 17h porque adormeceu. E vêm com grande lata pedir desculpa pq xegou a casa as 10h da manha. Isto cabe na cabeça de alguem? Com q cabeça é que vai estar n 2f se tem os sonos t troc
@arturnobrega99 Lá está... mas isso não é por terem um curso ou não, é simplesmente incompetência PURA, imaturidade e falta de responsabilidade...não maior que um peixeiro a cortar bifes de atum com o cigarrinho no canto da boca (ver cartazes do turismo da Madeira, verídico!) ou a cervejinha junto da betoneira, etc etc... a falta de brio profissional não tem grau académico...
ya ya vai fazer engenharia sem uma licenciatura... markting das tretas. Depois tem q se fazer o serviço dos outros... Mas prontos nalguns pontos tem razão! E grande talento para discursar sem dúvida.
"você envia uma (...) licenciatura(...) eu não percebo, não sei o que é que é"
isso só pode significar que a pessoa que está a ler nem sequer sabe o que é uma licenciatura! Até porque a maioria dos "patrões" nem curso têm... nem secundário! E por isso é que "não percebem"...
@Gatotuga2011 tb faz falta... :)
@djvasser 16anos andava a fazer empresas? loool aos 16 anos andava era a carregar material, a fazer o q os outros não queriam fazer, e a suar o dia inteiro de trabalho, sabe lá o q é isso, nem todos os papas podem pagar essa vida aos filhos. Mas realmente se temos um primeiro ministro q andou na boa vida e acabou o seu curso aos 36 começando a trabalhar a serio aos 37, realmente não podemos esperar muito. Mas temos pelo menos de começar a respeitar quem trabalha, mesmo sendo roubado diariamente
É mestre quem é mestre nao quem estuda apenas!
"Esta geração de empresários Draconianos, que fazem mal às pessoas acabou!"
LOL.
Este tipo de individuos vivem todos num mundo cor-de rosa.
é impossivel adaptar a visão das empresas internacionais como a google, para a realidade portuguesa.
Sabe o que tem a starbucks a ver com a IKEA, com a Amazon, Apple entre outros? O modo de criação... A Starbucks por exemplo era uma mera tasca que vendia cafe la ppr nova iorque e, na sua base, a ideia seria apenas aquilo... Um simples café...
Bater palmas a este deslumbrado da vida é um crime!
Outro Colombo......
Qual é o teu "status" ? ....não o "estatuto"
Este gajo é o maior!
@Anubis2323 So true...
O mal dos jovens licenciados do nosso país é mesmo o que ele diz "tenho uma licenciatura,sou especial.. agora arranjem me trabalho".. e ficam anos a fio a espera que acontecam milagres..era bom que assim fosse, mas o canudo é so um passaporte para o mercado de trabalho, há que usá-lo da melhor forma e ir aos sitios certos, dar a cara e o corpo ao manifesto, nao é ficar em casa a enviar canais de vendas (xD) pela internet, cansa menos mas não da resultado lol.. sou um exemplo...
@paesDalmeida e ora aqui está um individuo que manda corriculums sentado á sombra da licenciatura
Concordo plenamente!
Não, as empresas perguntam: Que cunhas tens?
True story!
(...) e esse é que é para mim o mau de tudo: NÃO HÁ POFISSIONAIS! NÃO HÁ BRIO! NÃO HÁ MÉRITO NO TRABALHO! E isto vem desde o servente de pedreiro ao maior engenheiro!
Desde o jornalista que dá erros ortográficos escandalosos, ao engenheiro que não acompanha a obra que desenha, ao pedreiro que ignora uma nova forma de trabalhar porque "eu é que sei, sempre fiz assim e a parede nunca caiu"... e depois um dia cai e "olha, tive azar..."
Todos esses "azares" saem caro, e as consequências vêem-se!
@elsucati Se a tua ideia pode ser "roubada" só por falares nela, digo-te já que não presta! Não vale um estouro...
As pessoas riem-se dele por causa do sotaque. Tristeza.
Com estes gestos, fazia fortuna a vender conjuntos de toalhas em cima de uma camionete.
Eu também não...
Sempre "bati punho"...mas eram outros tempos....
@diogo1989slb concordo
Sinceramente não faz a mínima do mercado de trabalho fora do marketing....
Pais da europa ocidental com maior desigualdade salarial entre empresários e empregados. pais da europa com empresários menos qualificadose que o são muitas vezes menos que os empregados. E este senhor quer que estes vão trabalhar alegres e ainda cheios de ideias geniais para o patrão encher os bolsos.
Enfim,o país dos doutores e da pouquíssima práctica.
que povo mais ignorante, batem palmas a vendedores de porta....la de markting sabe ele
Se tiveres metade da massa testicular que este tipo tem... Medir uma pessoa pela forma de falar e pela forma de vestir? Estas muito longe...
Alterem a desigualdade social vergonhosa reinante neste pais feudal e de certeza que os trabalhadores não vão ver o trabalho como algo hostil e o patrão como um inimigo. A má fama que os empresários têm é justa!
O contacto com um empresário muda a vida de uma pessoa? Lol É como encontrar Deus ao virar da esquina! Uma licenciatura não serve para nada? Se os trabalhadores têm de ser tão geniais então para quê serem trabalhadores? Mais vale serem logo empresários. Em vez de apresentar a genial ideia ao empresário mais vale apresentarem-na ao banco e pedir empréstimo para montar negócio. Os empresários em Portugal são pouquíssimo qualificados. Essa é a verdade!!
Este gajo é grande :D
Pode ter muito valor, mas tem também muita "lábia"...fala muito e quem "fala muito também erra muito"...