Que pena q não dar para curtir mais de uma vez! hahahaha sensacional, como o nosso amigo disse no vídeo, senti as escamas cair da minha visão agora! obg!
Esta de acordo com Herber Carlos de Campos. E uma pergunta: Onde esteve Jesus nos tres dias entre a morte e a ressurreicao? Levando em conta Joao 20.17.
Que Jesus é o “inspirador” de toda a Palavra bem como dos profetas, juízes, Reis, sacerdotes é ponto pacífico há MUITO tempo! João já ratifica isso no primeiro versículo do seu evangelho. Jesus é o logos, a Palavra que sai da boca de Deus. Em Apocalipse João ainda vai acrescentar o trecho q sai da própria boca de Jesus: “eu sou o alfa e ômega, princípio e o fim”. Todo o projeto de Deus passa por Ele. E o próprio Jesus vai falar aos religiosos da época em seu ministério: “vocês estão examinando as Escrituras procurando vida e são elas que testificam de mim”. Ele está presente em toda a Bíblia. E de forma direta mesmo. Isso já é bem consolidado até.
meus irmãos eu sempre pensei assim, na verdade eu sempre aprendi assim na igreja onde eu congrego, os irmãos do Movimento dos irmãos de Plymond e de Bristol pensam dessa forma .
As fontes que tenho situam o credo apostólico antes do quarto século. Gostaria que se disponibilizasse as fontes que fundamentam a alteração posterior (século 7 como afirmado no vídeo) uma vez que o credo de Atanásio também afirma a descida de Cristo ao Inferno.
Um homem é um espírito. Se o espírito não está em Cristo, então ele está morto. Deus, que é pai e também é espírito, ama seus filhos e quer que todos vivam. Por isto Deus perdoa e é paciente, dá a seus filhos diversas chances de aprenderem e tornarem-se homens novos, nascidos do espírito, não mais da água (matéria) apenas.
Achei essa ideia de Cristo ter pregado através de Noé meio forçada. Posso estar errado, mas me pareceu uma volta muito grande pra se chegar nessa interpretação.
18:56 - Se Satanás agiu no Éden, como se pode dizer que não havia espírito imundo no tempo de Noé. Se não havia naquele tempo, então eles só poderiam ser uma criação de Deus, posterior à criação do mundo. Algo que não faz sentido, visto que o homem foi a criação final do sexto dia
Sobre Efésios 4:8 e 9, na minha opinião, corrobora com a tese de que Jesus desceu sim e pregou aos espíritos em prisão. O que seria “às partes mais baixas da terra” ? Não vejo razão pra ser sepultura. Paulo faz um contraste. Ora, o homem que subiu às partes mais altas, a saber, o paraíso, tem esse poder porque é o mesmo que desceu às partes mais baixas, a saber, o Hades, Inferno, Sheol ou sei lá qual seja o nome. Paulo, porém, conhecedor da cultura helenística vigente e da influência Greco-romano e suas mitologias, toma o cuidado de não atribuir nome a esse lugar que ele refere como às partes mais baixas da terra. Mas está bem claro que ele se refere aquilo que é o oposto ao “paraíso”.
Em João 5:28-29 Aqui diz; que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz. É nos túmulos e não nos céu e nem no inferno que ouvirão. E eles sairá dos túmulos. Os que tiverem feito o bem para a vida eterna e os que tiverem feito o mal para a o juízo que é a morte eterna, e ninguém dos ímpios vai ficar queimado no inferno eternamente. Porque se Deus foce assim ele não seria um Deus de amor. Pois seria um Deus que gosta de ver as pessoas sofrere. E o próprio salmista diz que nós somos só pó e os ímpios serão queimados e voltaram ser pó com foram formado do pó da terra 🌎 e não avera mais lembrança deles. Imagine se fosse real este tal inferno que é simbólico e se seu filho estivesse lá sofrendo e você vendo ele sofrer, você iria ser feliz? Ou seu pai ou sua mãe ou seus irmãos ou irmãs? Isso seria uma coisa oriveu para pessoas boas mais para as pessoas ruins isso seria divertido e isso não seria amor 💘 mais seria ódio. E para você também saber, Maria, e Pedro e os demais apóstolos estão descançando no pó da terra 🌎 até Jesus voltar, eles não estão nem no Céus e nem nesse inferno que não existe.
A verso 18 termina com "vivificado PELO Espirito" e o 19 começa com "No QUAL também foi" Não estaria fazendo referencia apenas ao Espirito Santo e não a Jesus Cristo? O Espírito Santo não seria o único responsável à época a convencer àqueles que se perderam no dilúvio? Há alguma referencia que possa nos ajudar a entender se houve à época um chamamento ao arrependimento a todos que se perderam no dilúvio? Escuto muitos falarem que Noé pregou, mas não encontro nada sobre isso nas passagens. Não há nenhuma menção que Noé pregou ou que pelo menos tentou convencer a Deus, assim como fez Abraão no que se diz respeito a Sodoma e Gomorra. O que me leva a acreditar que se houve alguma pregação isso foi entre Espíritos, fora de nossa capacidade de entendimento.
eu não vejo dificuldade alguma de entender que Jesus, na figura de um Rei que está proclamando a chegada do seu reino o faça na Terra e debaixo da Terra, uma vez que está anunciando para toda a existência que Ele é o Rei! É tudo dEle! Qual o propósito dos espíritos malignos saberem disso? Apenas saber que Cristo venceu! 🤷🏻♂️
Eu ia comentar mas reparei que tem 3 anos isso. Com certeza vcs repensaram e perceberam que não faz sentido nenhum o que vcs falaram. Pelo menos a parte da conclusão.
Tenho uma dúvida! Se Ele morreu como homem e ressuscitou somente ao terceiro dia, onde esteve no período entre sua morte e ressurreição? Porque se Ele morreu como homem e era o lugar onde os homens iam após a morte... Eu sempre entendi que era realmente no Ades que Ele estava. Se alguém puder me ajudar hehe... gosto muito de ouvir o podcast e aprendo muito com vocês!
@@gcsbossNão faz sentido, isso torna a ressurreição inútil de certa forma, pois Cristo ressuscitou pra vencer a morte, é como se sua ressurreição fosse apenas um detalhe
@@lukinhasdss Essa minha resposta está meio esquisita, mas no caso "vencer a morte" é sinônimo de Ressuscitar. E não é só um detalhe. É muito importante!
Os pais da igreja estavam certos... eles estavam mais proximos a interpretacao historia do texto... judas e pedro (ate paulo) sao extremamente influenciados pelo livro de enoque... isso é extranho? Sim, mas é assim que eles pensavam.... agora é possivel reler e entortar o texto para caber na nossa otica de leitura hj... mas isso é interpretacao sistematica e nao interpretacao historica.
Acho complicado contrariar o credo e os pais da igreja. Até pq as escrituras dizem que Ele em tudo foi semelhante a nós, conforme nos fala a carta aos Hebreus, e sabendo que o sacrifício de Cristo só está completo com sua ressurreição, assim como nós que iríamos para o Hades, Jesus também deveria ir, só que por ser Deus Ele vai com glória anunciar sua vitória sob a morte e nos levar ao encontro de Deus pai, diretamente aos céus.
A questão não é essa, a questaõ é dizer que ele pregou aos espíritos como pessoas que morreram e estavam lá no mundo dos mortos, o que ele pregou ? será que alguém se converteu lá ? então é complicada essa ideia, vejo que é muito mais plausível o que foi apresentado no vídeo
@@Juh-pereirabarboza Pregar pode ser tranquilamente ser interpretado como anunciar a vitória a aqueles que não confiaram na promessa e aos que confiaram, quanto a isto não existe problema.
@@israelfelix1350 isso no entendimento bíblico ou no seu entendimento ?precisamos ver o que a bíblia diz, geralmente quando não diz o que eu digo vira especulação, mas então vc acredita que ele pregou aos espíritos que segundo a tradição estariam em um estado intermediário ?
Não estou entendendo nada na igreja católica o credo diz que Jesus desceu a mansão dos mortos e o culto luterano no credo diz que Jesus desceu ao inferno não entendo nada mais qual está certo ou errado então ?
Ele levou cativo o CATIVEIRO. Ele tomou as chaves do INFERNO e da morte. Óbvio que o Hades não é segundo nosso entendimento. A Terra abre a sua boca. Exemplos, Sangue de Abel, os revoltosos de Corá (Desceram vivos). O mundo inferior é outra dimensão.
Só faltou conhecimento do nosso próprio idioma. Se pegarmos o contexto do capítulo vamos perceber que Pedro (talvez seguindo a linha de Paulo) estabelece um raciocínio lógico bem primário. Ele vai conectando uma sentença à outra através de partículas bem simples. Daí vemos “semelhantemente”, “mas”, “porque”, “como”, “igualmente”. Se percebe que cada sentença se refere imediatamente à sentença anterior. É um raciocínio quase infantilizado. Obviamente ele tinha por objetivo alcançar o maior número de pessoas. Não por coincidência sua carta é universal. Além de não ter fronteiras geográficas, também não tem fronteiras de conhecimento prévio, cultura ou sabedoria. É uma carta para atingir desde uma criança até o mais idoso dos adultos. No versículo em questão Pedro usa o pronome relativo “no qual”. Esse pronome relativo faz referência ao Espírito (que é a última palavra do versículo anterior). Ou seja, Jesus foi NO Espírito pregar aos espíritos em prisão. E o versículo seguinte usa outro pronome relativo que é “nos quais”, obviamente se referindo aos espíritos em prisão. Em seguida vemos uma analogia à água quando Pedro utiliza “que também”. Ele faz uma citação da água que matou aquela geração perversa e “ironicamente” é o meio pelo qual o crente admite seus pecados e assume uma nova forma de vida. E por último mas não menos importante e corroborando com o mesmo raciocínio, Pedro utiliza o pronome relativo “o qual”. Imediatamente antes a esse pronome vemos o nome Jesus Cristo. Desta forma Pedro está falando que Jesus está a destra do Pai. Enfim, o pronome relativo sempre busca a referência imediatamente anterior ao seu emprego. Então, Jesus pregou SIM aos espíritos em prisão enquanto estava morto. Pregou NO Espírito, ou através dele, digo do Espírito que o fez renascer. A dúvida que ainda permanece é: onde foi isso?
E sobre o "Jesus tomou as chaves da morte e do inferno da mão do diabo?" Vocês nem comentaram essa passagem (Ap 1.18), pois a capa do BTCast é sobre isso, mostra Jesus com a chave nas mãos. Por ventura fizeram "propaganda enganosa"? rs
É uma figura de linguagem. Significa que Jesus tirou das mãos do Diabo a maior arma dele, ou seja, a morte. Porque agora que somos salvos, não precisamos temer nem a morte e nem o inferno, graças ao sacrifício de Jesus. 🙏🏽♥️🤗
ORA, DEUS NÃO É DEUS DOS MORTOS, MAS DOS VIVOS; PORQUE TODOS VIVEM PARA ELE. QUANTO A IMORTALIDADE DA ALMA E SEU ESTADO CONSCIENTE APÓS A MORTE, TRÊS PASSAGENS CONFIRMAM ISTO: 1ª)- O DIÁLOGO APÓS A MORTE DE LÁZARO, O RICO E ABRÃO EM LUCAS 16,19SS 2ª)- PEDRO FALANDO SOBRE A DESCIDA DE CRISTO E SUA PREGAÇÃO NA MANSÃO DOS MORTOS EM I PEDRO 3:19-20 . 3ª)- MOISÉS E ELIAS APARECEM A CRISTO NA TRANSFIGURAÇÃO: MT 17.2-3 SINTO MUITO AMADOS PROTESTANTES, MAS CONTRA FATOS NÃO EXISTEM ARGUMENTOS CONTRÁRIOS. SÓ CEGO PARA NÃO QUERER VER ESTA REALIDADE.
A ALMA DE CRISTO, APÓS A SEPARAÇÃO DO CORPO E ANTES DA RESSURREIÇÃO, DESCEU A UM LUGAR NAS PARTES INTERIORES DA TERRA, CHAMADO DE MANSÃO DOS MORTOS OU INFERNO (OBSERVE AQUI QUE A PALAVRA INFERNO NESTE TEXTO NÃO SE REFERE AO INFERNUM DANATORIUM, OU SEJA, O LUGAR PARA ONDE VÃO AS ALMAS CONDENADAS À MORTE ETERNA - MAIS DETALHES AQUI) , MAS TAL E QUAL CHAMADO NO CREDO DOS APÓSTOLOS - ÀS VEZES CHAMADO SEIO DE ABRAÃO, ÀS VEZES LIMBUS PATRUM [LIMBO DOS PADRES], UM LUGAR ONDE FORAM DETIDAS TODAS AS ALMAS DOS PATRIARCAS, PROFETAS E JUSTOS, COMO SE FOSSE NA PRISÃO) E PREGOU A ESTES ESPÍRITOS NESTA PRISÃO, OU SEJA, TROUXE A BOA NOVA QUE AQUELE QUE ERA O SEU REDENTOR SERIA AGORA O SEU LIBERTADOR, E QUE EM SUA ASCENSÃO GLORIOSA ELES ENTRARIAM COM ELE NO CÉU, ONDE ANTES DO NOSSO REDENTOR, JESUS CRISTO, NÃO PODIAM ENTRAR. POIS DE ACORDO COM A PROMESSA DE DEUS, NO LIVRO DO GÊNESIS, ELE A ABRIRIA AS PORTAS DO CÉU. ENTRE ESTES “PRISIONEIROS” NA MANSÃO DOS MORTOS, HAVIAM MUITOS QUE ANTERIORMENTE, NO TEMPO DE NOÉ, TINHAM SIDO INCRÉDULOS, QUE NÃO LEVARAM O O AVISO DE SUA PREPARAÇÃO E CONSTRUÇÃO DA ARCA, ENTRETANTO, PODE-SE RAZOAVELMENTE PRESUMIR QUE MUITOS DELES TENHAM SE ARREPENDIDO DE SEUS PECADOS QUANDO VIRAM O PERIGO SE APROXIMAR, E ASSIM, ANTES QUE ELES PERECERAM PELAS ÁGUAS DO DILÚVIO, MORRERAM PELO MENOS DESCULPADOS DA CONDENAÇÃO ETERNA, PORQUE, APESAR DE SEREM PECADORES, ADORARAM O VERDADEIRO DEUS, POIS NÓS NÃO SE ENCONTRARAM QUAISQUER PROVAS DA IDOLATRIA ANTES DO DILÚVIO. À ESTES, ENTÃO, E À TODAS AS ALMAS DOS JUSTOS, CRISTO DESCEU PARA LIBERTAR DO CATIVEIRO, DE SUA PRISÃO, E LEVÁ-LOS EM SUA ASCENSÃO TRIUNFAL COM ELE AO CÉU. ENTRE OS PROTESTANTES, A IGREJA ANGLICANA, POR EXEMPLO, NÃO PODE QUESTIONAR ESTA EXPOSIÇÃO, QUE PARECE TOTALMENTE EM CONFORMIDADE COM O TERCEIRO DE SEUS 39 ARTIGOS, QUE ATUALMENTE CONSTA ASSIM: “COMO CRISTO MORREU POR NÓS, E FOI SEPULTADO, ASSIM TAMBÉM É PARA SER ACREDITADO QUE ELE DESCEU AO INFERNO. “É, PORTANTO, EXPRESSO NOS ARTIGOS SOB A RAINHA ELIZABETH, NO ANO DE 1562, E NOS ARTIGOS EMITIDOS DEZ ANOS ANTES, NO ANO DE 1552, NO QUARTO ANO DO REI EDUARDO VI, AS PALAVRAS FORAM: “QUE O CORPO DE CRISTO ESTAVA NO TÚMULO ATÉ A SUA RESSURREIÇÃO, MAS O ESPÍRITO QUE ELE ENTREGOU FOI COM OS ESPÍRITOS QUE FORAM DETIDOS NA PRISÃO, OU NO INFERNO, E PREGOU A ELES, COMO O A PASSAGEM EM SÃO PEDRO TESTIFICA. “ DR. PEARSON SOBRE O QUINTO ARTIGO DO CREDO, ESCREVE ASSIM: “NÃO HÁ NADA EM QUE OS PADRES CONCORDAM MAIS, DO QUE A UMA DESCIDA REAL E LOCAL DA ALMA DE CRISTO PARA AS REGIÕES INFERNAIS, PARA A MORADA DE AS ALMAS
O CREDO ENSINA QUE “JESUS DESCEU À MANSÃO DOS MORTOS”. ISSO SIGNIFICA QUE, DE FATO, ELE MORREU E QUE, POR SUA MORTE POR NÓS, VENCEU A MORTE E O DIABO, O DOMINADOR DA MORTE (HB 2,14). SÃO JOÃO DISSE QUE ELE VEIO A NÓS PARA “DESTRUIR AS OBRAS DO DEMÔNIO” (1 JO 3,8). “ELE FOI ELIMINADO DA TERRA DOS VIVOS” (IS 53,8). “MINHA CARNE REPOUSARÁ NA ESPERANÇA, PORQUE NÃO ABANDONARÁS MINHA ALMA NO HADES NEM PERMITIRÁS QUE TEU SANTO VEJA A CORRUPÇÃO” (AT 2,26-27).
A DESCIDA DE JESUS A MANSÃO DOS MORTOS, APÓS SUA MORTE CORPÓREA. QUANDO JESUS, COM UM GRITO FORTE, RENDEU A SANTÍSSIMA ALMA, VI-A, QUAL FIGURA LUMINOSA, ACOMPANHADA DE MUITOS ANJOS, ENTRE OS QUAIS TAMBÉM GABRIEL, DESCER PELA TERRA A DENTRO, AO PÉ DA CRUZ. VI, PORÉM, QUE A DIVINDADE LHE FICOU UNIDA TANTO À ALMA, COMO TAMBÉM AO CORPO, PREGADO À CRUZ. NÃO SEI EXPLICAR O MODO PORQUE SE PASSOU. VI O LUGAR AONDE SE DIRIGIU A ALMA DE JESUS; ERA DIVIDIDO EM TRÊS PARTES, PARECENDO TRÊS MUNDOS E EU TINHA A SENSAÇÃO DE QUE TINHA A FORMA REDONDA E QUE CADA UM ESTAVA SEPARADO DO OUTRO POR UMA ESFERA. ANTES DE CHEGAR AO LIMBO, HAVIA UM LUGAR CLARO, E POR ASSIM DIZER, MAIS VERDEJANTE E ALEGRE. ERA O LUGAR EM QUE VEJO SEMPRE ENTRAREM AS ALMAS REMIDAS DO PURGATÓRIO, ANTES DE SEREM LEVADAS AO CÉU. O LIMBO, ONDE SE ACHAVAM OS QUE ESPERAVAM A REDENÇÃO, ESTAVA CERCADO DE UMA ESFERA CINZENTA, NEBULOSA E DIVIDIDO EM VÁRIOS CÍRCULOS. NOSSO SALVADOR, CONDUZIDO PELOS ANJOS COMO EM TRIUNFO, ENTROU POR ENTRE DOIS DESSES CÍRCULOS, DOS QUAIS O ESQUERDO ENCERRAVA OS PATRIARCAS ATÉ ABRAÃO E O DIREITO AS ALMAS DE ABRAÃO ATÉ JOÃO BATISTA.
Uau... um dos textos que me deixam em dúvida. Obrigada a todos desse podcast, ouvindo e abrindo os olhos...confesso que vou ouvir outras vezes
Texto delicado + argumentos sólidos * humildade = Boa teologia
Amei!
Vamos nos esforçar.
Que pena q não dar para curtir mais de uma vez! hahahaha sensacional, como o nosso amigo disse no vídeo, senti as escamas cair da minha visão agora! obg!
R.N. Champlim diz que desceu a região dos mortos e pregou aos espíritos humanos.
Otimo debate e argumentos.
Eu ja tinha lido que jesus nao foi ao inferno e agora entendo o porque.
Muito bom, show de bola!!!!
E isso é corroborado em I Pd.1.9-11
Maratonando biboflix 😎🤯
definitivamente vcs quebram uma grande Biscoito de muito pensamentos! Meus Deus minha cabeça está fervendo
Rafael Fernandes Soares bolacha*
kkkkk
Até hoje eu acreditava na tese de que Jesus teria descido ao Hades! Agora questiono essa história! Uau!
Esta de acordo com Herber Carlos de Campos. E uma pergunta: Onde esteve Jesus nos tres dias entre a morte e a ressurreicao? Levando em conta Joao 20.17.
Paraíso. Lucas 23.43
Heber d Campos, Hernandes dias Lopes e Augusto Nicodemus..
Mais ou menos o que fala o comentário de Matthew Henry. Show de bola!
SIm
Ainda bem que eu não estou louco a minha tese está certa obrigado por esse estudo abraço
Que Jesus é o “inspirador” de toda a Palavra bem como dos profetas, juízes, Reis, sacerdotes é ponto pacífico há MUITO tempo! João já ratifica isso no primeiro versículo do seu evangelho. Jesus é o logos, a Palavra que sai da boca de Deus. Em Apocalipse João ainda vai acrescentar o trecho q sai da própria boca de Jesus: “eu sou o alfa e ômega, princípio e o fim”. Todo o projeto de Deus passa por Ele. E o próprio Jesus vai falar aos religiosos da época em seu ministério: “vocês estão examinando as Escrituras procurando vida e são elas que testificam de mim”. Ele está presente em toda a Bíblia. E de forma direta mesmo. Isso já é bem consolidado até.
É tenho Mathew Henry aqui e concorda quase num todo na reflexão do vosso estudo. Bem esclarecedor e desta forma que creio.
Sim
Amei a benção apostólica no final......
Eu concordo, plenamente com vcs é tb penso assim
meus irmãos eu sempre pensei assim, na verdade eu sempre aprendi assim na igreja onde eu congrego, os irmãos do Movimento dos irmãos de Plymond e de Bristol pensam dessa forma .
Pedro foi muito claro, acontece que algumas pessoas tentar dizer o que ele não disse
Amei o vosso canal, parabéns pela dedicação e pelos argumentos ótimos trazidos aqui.
exatamente
Muito bom!
Ouvindo em 2022 🙏😁
Uaaauu!!! 📖🙌
Valeu a pena cada minuto, descobertas incríveis ......ou críveis kkk
Arte maravilhosa! Mais um podcast hemorrágico!
Top
As fontes que tenho situam o credo apostólico antes do quarto século. Gostaria que se disponibilizasse as fontes que fundamentam a alteração posterior (século 7 como afirmado no vídeo) uma vez que o credo de Atanásio também afirma a descida de Cristo ao Inferno.
Um homem é um espírito.
Se o espírito não está em Cristo, então ele está morto.
Deus, que é pai e também é espírito, ama seus filhos e quer que todos vivam.
Por isto Deus perdoa e é paciente, dá a seus filhos diversas chances de aprenderem e tornarem-se homens novos, nascidos do espírito, não mais da água (matéria) apenas.
Muito bom mano
Achei essa ideia de Cristo ter pregado através de Noé meio forçada. Posso estar errado, mas me pareceu uma volta muito grande pra se chegar nessa interpretação.
Você está correto
Pedro estava citando o livro de Enok
Apocalipse.20.11.O grande trono branco.
Noé NÃO É SÓ UM EXEMPLO, ele foi usado porque é o PRIMEIRO exemplo de pregador/profeta.
18:56 - Se Satanás agiu no Éden, como se pode dizer que não havia espírito imundo no tempo de Noé. Se não havia naquele tempo, então eles só poderiam ser uma criação de Deus, posterior à criação do mundo. Algo que não faz sentido, visto que o homem foi a criação final do sexto dia
Sobre Efésios 4:8 e 9, na minha opinião, corrobora com a tese de que Jesus desceu sim e pregou aos espíritos em prisão. O que seria “às partes mais baixas da terra” ? Não vejo razão pra ser sepultura. Paulo faz um contraste. Ora, o homem que subiu às partes mais altas, a saber, o paraíso, tem esse poder porque é o mesmo que desceu às partes mais baixas, a saber, o Hades, Inferno, Sheol ou sei lá qual seja o nome. Paulo, porém, conhecedor da cultura helenística vigente e da influência Greco-romano e suas mitologias, toma o cuidado de não atribuir nome a esse lugar que ele refere como às partes mais baixas da terra. Mas está bem claro que ele se refere aquilo que é o oposto ao “paraíso”.
eita!!!!!! que BTcast é esse !?!?!?! muito memorável .... Falta exclamação para tanto.... ( Ps. Aqui fala uma Assembleiana , olha o enrosco)
kkkk
Em João 5:28-29 Aqui diz; que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz. É nos túmulos e não nos céu e nem no inferno que ouvirão. E eles sairá dos túmulos. Os que tiverem feito o bem para a vida eterna e os que tiverem feito o mal para a o juízo que é a morte eterna, e ninguém dos ímpios vai ficar queimado no inferno eternamente. Porque se Deus foce assim ele não seria um Deus de amor. Pois seria um Deus que gosta de ver as pessoas sofrere. E o próprio salmista diz que nós somos só pó e os ímpios serão queimados e voltaram ser pó com foram formado do pó da terra 🌎 e não avera mais lembrança deles. Imagine se fosse real este tal inferno que é simbólico e se seu filho estivesse lá sofrendo e você vendo ele sofrer, você iria ser feliz? Ou seu pai ou sua mãe ou seus irmãos ou irmãs? Isso seria uma coisa oriveu para pessoas boas mais para as pessoas ruins isso seria divertido e isso não seria amor 💘 mais seria ódio. E para você também saber, Maria, e Pedro e os demais apóstolos estão descançando no pó da terra 🌎 até Jesus voltar, eles não estão nem no Céus e nem nesse inferno que não existe.
Acompanho o podcast de vocês, gosto muito, sempre informativo. Queria saber se já desenvolveram o aplicativo para baixar e ouvir?
Pode ser ouvido no Spotify
Essa teologia faz sentido, pois realmente não faz sentido cristo ter ido ao inferno. Gistei!
A verso 18 termina com "vivificado PELO Espirito" e o 19 começa com "No QUAL também foi"
Não estaria fazendo referencia apenas ao Espirito Santo e não a Jesus Cristo? O Espírito Santo não seria o único responsável à época a convencer àqueles que se perderam no dilúvio?
Há alguma referencia que possa nos ajudar a entender se houve à época um chamamento ao arrependimento a todos que se perderam no dilúvio?
Escuto muitos falarem que Noé pregou, mas não encontro nada sobre isso nas passagens.
Não há nenhuma menção que Noé pregou ou que pelo menos tentou convencer a Deus, assim como fez Abraão no que se diz respeito a Sodoma e Gomorra.
O que me leva a acreditar que se houve alguma pregação isso foi entre Espíritos, fora de nossa capacidade de entendimento.
eu não vejo dificuldade alguma de entender que Jesus, na figura de um Rei que está proclamando a chegada do seu reino o faça na Terra e debaixo da Terra, uma vez que está anunciando para toda a existência que Ele é o Rei! É tudo dEle! Qual o propósito dos espíritos malignos saberem disso? Apenas saber que Cristo venceu! 🤷🏻♂️
Eu ia comentar mas reparei que tem 3 anos isso. Com certeza vcs repensaram e perceberam que não faz sentido nenhum o que vcs falaram. Pelo menos a parte da conclusão.
Tenho uma dúvida! Se Ele morreu como homem e ressuscitou somente ao terceiro dia, onde esteve no período entre sua morte e ressurreição? Porque se Ele morreu como homem e era o lugar onde os homens iam após a morte... Eu sempre entendi que era realmente no Ades que Ele estava. Se alguém puder me ajudar hehe... gosto muito de ouvir o podcast e aprendo muito com vocês!
Como todos os homens, permaneceu dormindo, aguardando o dia do juízo. Exceto, que. Opa!! Ressuscitou :D
@@gcsbossNão faz sentido, isso torna a ressurreição inútil de certa forma, pois Cristo ressuscitou pra vencer a morte, é como se sua ressurreição fosse apenas um detalhe
@@lukinhasdss Essa minha resposta está meio esquisita, mas no caso "vencer a morte" é sinônimo de Ressuscitar. E não é só um detalhe. É muito importante!
Os pais da igreja estavam certos... eles estavam mais proximos a interpretacao historia do texto... judas e pedro (ate paulo) sao extremamente influenciados pelo livro de enoque... isso é extranho? Sim, mas é assim que eles pensavam.... agora é possivel reler e entortar o texto para caber na nossa otica de leitura hj... mas isso é interpretacao sistematica e nao interpretacao historica.
Meu Deussssss.... meu cerebro derreteu. Affffffff
Acho complicado contrariar o credo e os pais da igreja. Até pq as escrituras dizem que Ele em tudo foi semelhante a nós, conforme nos fala a carta aos Hebreus, e sabendo que o sacrifício de Cristo só está completo com sua ressurreição, assim como nós que iríamos para o Hades, Jesus também deveria ir, só que por ser Deus Ele vai com glória anunciar sua vitória sob a morte e nos levar ao encontro de Deus pai, diretamente aos céus.
A questão não é essa, a questaõ é dizer que ele pregou aos espíritos como pessoas que morreram e estavam lá no mundo dos mortos, o que ele pregou ? será que alguém se converteu lá ? então é complicada essa ideia, vejo que é muito mais plausível o que foi apresentado no vídeo
@@Juh-pereirabarboza Pregar pode ser tranquilamente ser interpretado como anunciar a vitória a aqueles que não confiaram na promessa e aos que confiaram, quanto a isto não existe problema.
@@israelfelix1350 isso no entendimento bíblico ou no seu entendimento ?precisamos ver o que a bíblia diz, geralmente quando não diz o que eu digo vira especulação, mas então vc acredita que ele pregou aos espíritos que segundo a tradição estariam em um estado intermediário ?
@@Juh-pereirabarbozaSegundo a Tradição do "Descenso Ad Inferus" Jesus foi ao resgate dos justos da antiga aliança
não tinha um lance de saquear 1/3 do inferno algo assim..
O Milho confunde "a priori" com "a princípio".
Nossa, ouvi tanto isso kkkk
Parabéns pela explicação, Jesus não foi ao inferno e não é biblico isso
Não estou entendendo nada na igreja católica o credo diz que Jesus desceu a mansão dos mortos e o culto luterano no credo diz que Jesus desceu ao inferno não entendo nada mais qual está certo ou errado então ?
Nenhum dos dois estão errados
Ele levou cativo o CATIVEIRO. Ele tomou as chaves do INFERNO e da morte. Óbvio que o Hades não é segundo nosso entendimento. A Terra abre a sua boca. Exemplos, Sangue de Abel, os revoltosos de Corá (Desceram vivos). O mundo inferior é outra dimensão.
Esse Jesus aí da ilustração é o Ricardo Ohara.
Isso não edifica em nada.
Só faltou conhecimento do nosso próprio idioma. Se pegarmos o contexto do capítulo vamos perceber que Pedro (talvez seguindo a linha de Paulo) estabelece um raciocínio lógico bem primário. Ele vai conectando uma sentença à outra através de partículas bem simples. Daí vemos “semelhantemente”, “mas”, “porque”, “como”, “igualmente”. Se percebe que cada sentença se refere imediatamente à sentença anterior. É um raciocínio quase infantilizado. Obviamente ele tinha por objetivo alcançar o maior número de pessoas. Não por coincidência sua carta é universal. Além de não ter fronteiras geográficas, também não tem fronteiras de conhecimento prévio, cultura ou sabedoria. É uma carta para atingir desde uma criança até o mais idoso dos adultos. No versículo em questão Pedro usa o pronome relativo “no qual”. Esse pronome relativo faz referência ao Espírito (que é a última palavra do versículo anterior). Ou seja, Jesus foi NO Espírito pregar aos espíritos em prisão. E o versículo seguinte usa outro pronome relativo que é “nos quais”, obviamente se referindo aos espíritos em prisão. Em seguida vemos uma analogia à água quando Pedro utiliza “que também”. Ele faz uma citação da água que matou aquela geração perversa e “ironicamente” é o meio pelo qual o crente admite seus pecados e assume uma nova forma de vida. E por último mas não menos importante e corroborando com o mesmo raciocínio, Pedro utiliza o pronome relativo “o qual”. Imediatamente antes a esse pronome vemos o nome Jesus Cristo. Desta forma Pedro está falando que Jesus está a destra do Pai. Enfim, o pronome relativo sempre busca a referência imediatamente anterior ao seu emprego.
Então, Jesus pregou SIM aos espíritos em prisão enquanto estava morto. Pregou NO Espírito, ou através dele, digo do Espírito que o fez renascer. A dúvida que ainda permanece é: onde foi isso?
mas será que algum espírito se arrependeu ?
E sobre o "Jesus tomou as chaves da morte e do inferno da mão do diabo?" Vocês nem comentaram essa passagem (Ap 1.18), pois a capa do BTCast é sobre isso, mostra Jesus com a chave nas mãos.
Por ventura fizeram "propaganda enganosa"? rs
É uma figura de linguagem. Significa que Jesus tirou das mãos do Diabo a maior arma dele, ou seja, a morte. Porque agora que somos salvos, não precisamos temer nem a morte e nem o inferno, graças ao sacrifício de Jesus. 🙏🏽♥️🤗
TEM ATÉ MÚSICA Ensinando QUE ELE FOI NO INFERNO PRA SALVAR. Mas não existe base bíblica para isso.
@@dartagnansantomariniherrer9412Se você entender "inferno" nesse contexto como condenação dos ímpios, não tem mesmo
não esclarece nada, traz mais confusão do que esclarecimento além de alguns ensinamentos hereges
ORA, DEUS NÃO É DEUS DOS MORTOS, MAS DOS VIVOS; PORQUE TODOS VIVEM PARA ELE. QUANTO A IMORTALIDADE DA ALMA E SEU ESTADO CONSCIENTE APÓS A MORTE, TRÊS PASSAGENS CONFIRMAM ISTO: 1ª)- O DIÁLOGO APÓS A MORTE DE LÁZARO, O RICO E ABRÃO EM LUCAS 16,19SS 2ª)- PEDRO FALANDO SOBRE A DESCIDA DE CRISTO E SUA PREGAÇÃO NA MANSÃO DOS MORTOS EM I PEDRO 3:19-20 . 3ª)- MOISÉS E ELIAS APARECEM A CRISTO NA TRANSFIGURAÇÃO: MT 17.2-3 SINTO MUITO AMADOS PROTESTANTES, MAS CONTRA FATOS NÃO EXISTEM ARGUMENTOS CONTRÁRIOS. SÓ CEGO PARA NÃO QUERER VER ESTA REALIDADE.
A ALMA DE CRISTO, APÓS A SEPARAÇÃO DO CORPO E ANTES DA RESSURREIÇÃO, DESCEU A UM LUGAR NAS PARTES INTERIORES DA TERRA, CHAMADO DE MANSÃO DOS MORTOS OU INFERNO (OBSERVE AQUI QUE A PALAVRA INFERNO NESTE TEXTO NÃO SE REFERE AO INFERNUM DANATORIUM, OU SEJA, O LUGAR PARA ONDE VÃO AS ALMAS CONDENADAS À MORTE ETERNA - MAIS DETALHES AQUI) , MAS TAL E QUAL CHAMADO NO CREDO DOS APÓSTOLOS - ÀS VEZES CHAMADO SEIO DE ABRAÃO, ÀS VEZES LIMBUS PATRUM [LIMBO DOS PADRES], UM LUGAR ONDE FORAM DETIDAS TODAS AS ALMAS DOS PATRIARCAS, PROFETAS E JUSTOS, COMO SE FOSSE NA PRISÃO) E PREGOU A ESTES ESPÍRITOS NESTA PRISÃO, OU SEJA, TROUXE A BOA NOVA QUE AQUELE QUE ERA O SEU REDENTOR SERIA AGORA O SEU LIBERTADOR, E QUE EM SUA ASCENSÃO GLORIOSA ELES ENTRARIAM COM ELE NO CÉU, ONDE ANTES DO NOSSO REDENTOR, JESUS CRISTO, NÃO PODIAM ENTRAR. POIS DE ACORDO COM A PROMESSA DE DEUS, NO LIVRO DO GÊNESIS, ELE A ABRIRIA AS PORTAS DO CÉU. ENTRE ESTES “PRISIONEIROS” NA MANSÃO DOS MORTOS, HAVIAM MUITOS QUE ANTERIORMENTE, NO TEMPO DE NOÉ, TINHAM SIDO INCRÉDULOS, QUE NÃO LEVARAM O O AVISO DE SUA PREPARAÇÃO E CONSTRUÇÃO DA ARCA, ENTRETANTO, PODE-SE RAZOAVELMENTE PRESUMIR QUE MUITOS DELES TENHAM SE ARREPENDIDO DE SEUS PECADOS QUANDO VIRAM O PERIGO SE APROXIMAR, E ASSIM, ANTES QUE ELES PERECERAM PELAS ÁGUAS DO DILÚVIO, MORRERAM PELO MENOS DESCULPADOS DA CONDENAÇÃO ETERNA, PORQUE, APESAR DE SEREM PECADORES, ADORARAM O VERDADEIRO DEUS, POIS NÓS NÃO SE ENCONTRARAM QUAISQUER PROVAS DA IDOLATRIA ANTES DO DILÚVIO. À ESTES, ENTÃO, E À TODAS AS ALMAS DOS JUSTOS, CRISTO DESCEU PARA LIBERTAR DO CATIVEIRO, DE SUA PRISÃO, E LEVÁ-LOS EM SUA ASCENSÃO TRIUNFAL COM ELE AO CÉU. ENTRE OS PROTESTANTES, A IGREJA ANGLICANA, POR EXEMPLO, NÃO PODE QUESTIONAR ESTA EXPOSIÇÃO, QUE PARECE TOTALMENTE EM CONFORMIDADE COM O TERCEIRO DE SEUS 39 ARTIGOS, QUE ATUALMENTE CONSTA ASSIM: “COMO CRISTO MORREU POR NÓS, E FOI SEPULTADO, ASSIM TAMBÉM É PARA SER ACREDITADO QUE ELE DESCEU AO INFERNO. “É, PORTANTO, EXPRESSO NOS ARTIGOS SOB A RAINHA ELIZABETH, NO ANO DE 1562, E NOS ARTIGOS EMITIDOS DEZ ANOS ANTES, NO ANO DE 1552, NO QUARTO ANO DO REI EDUARDO VI, AS PALAVRAS FORAM: “QUE O CORPO DE CRISTO ESTAVA NO TÚMULO ATÉ A SUA RESSURREIÇÃO, MAS O ESPÍRITO QUE ELE ENTREGOU FOI COM OS ESPÍRITOS QUE FORAM DETIDOS NA PRISÃO, OU NO INFERNO, E PREGOU A ELES, COMO O A PASSAGEM EM SÃO PEDRO TESTIFICA. “ DR. PEARSON SOBRE O QUINTO ARTIGO DO CREDO, ESCREVE ASSIM: “NÃO HÁ NADA EM QUE OS PADRES CONCORDAM MAIS, DO QUE A UMA DESCIDA REAL E LOCAL DA ALMA DE CRISTO PARA AS REGIÕES INFERNAIS, PARA A MORADA DE AS ALMAS
O CREDO ENSINA QUE “JESUS DESCEU À MANSÃO DOS MORTOS”. ISSO SIGNIFICA QUE, DE FATO, ELE MORREU E QUE, POR SUA MORTE POR NÓS, VENCEU A MORTE E O DIABO, O DOMINADOR DA MORTE (HB 2,14). SÃO JOÃO DISSE QUE ELE VEIO A NÓS PARA “DESTRUIR AS OBRAS DO DEMÔNIO” (1 JO 3,8). “ELE FOI ELIMINADO DA TERRA DOS VIVOS” (IS 53,8). “MINHA CARNE REPOUSARÁ NA ESPERANÇA, PORQUE NÃO ABANDONARÁS MINHA ALMA NO HADES NEM PERMITIRÁS QUE TEU SANTO VEJA A CORRUPÇÃO” (AT 2,26-27).
A DESCIDA DE JESUS A MANSÃO DOS MORTOS, APÓS SUA MORTE CORPÓREA. QUANDO JESUS, COM UM GRITO FORTE, RENDEU A SANTÍSSIMA ALMA, VI-A, QUAL FIGURA LUMINOSA, ACOMPANHADA DE MUITOS ANJOS, ENTRE OS QUAIS TAMBÉM GABRIEL, DESCER PELA TERRA A DENTRO, AO PÉ DA CRUZ. VI, PORÉM, QUE A DIVINDADE LHE FICOU UNIDA TANTO À ALMA, COMO TAMBÉM AO CORPO, PREGADO À CRUZ. NÃO SEI EXPLICAR O MODO PORQUE SE PASSOU. VI O LUGAR AONDE SE DIRIGIU A ALMA DE JESUS; ERA DIVIDIDO EM TRÊS PARTES, PARECENDO TRÊS MUNDOS E EU TINHA A SENSAÇÃO DE QUE TINHA A FORMA REDONDA E QUE CADA UM ESTAVA SEPARADO DO OUTRO POR UMA ESFERA. ANTES DE CHEGAR AO LIMBO, HAVIA UM LUGAR CLARO, E POR ASSIM DIZER, MAIS VERDEJANTE E ALEGRE. ERA O LUGAR EM QUE VEJO SEMPRE ENTRAREM AS ALMAS REMIDAS DO PURGATÓRIO, ANTES DE SEREM LEVADAS AO CÉU. O LIMBO, ONDE SE ACHAVAM OS QUE ESPERAVAM A REDENÇÃO, ESTAVA CERCADO DE UMA ESFERA CINZENTA, NEBULOSA E DIVIDIDO EM VÁRIOS CÍRCULOS. NOSSO SALVADOR, CONDUZIDO PELOS ANJOS COMO EM TRIUNFO, ENTROU POR ENTRE DOIS DESSES CÍRCULOS, DOS QUAIS O ESQUERDO ENCERRAVA OS PATRIARCAS ATÉ ABRAÃO E O DIREITO AS ALMAS DE ABRAÃO ATÉ JOÃO BATISTA.
Gente Jesus desceu sim ao inferno resgatou os salvos que estavam separados dos perdidos e expulsou o diabo e tomou as chaves do inferno
Base biblica? Onde diz que ele tomou a chave?
Quem criou o inferno? Então quem tem as chaves está lá em apocalipse 1.18 . Esse é o problema das novelas, a leitura bíblica é insubstituível.
@@eloynunes3739 Hebreus 2:14
Jesus aniquilou aquele que tinha o poder da morte, no caso o Diabo
@@danluzmateriaiseletricos4284Isso está implícito em Hebreus 2:14, Jesus aniquilou o poder do Diabo
Cambadas de Ridículos....
Muito bom!!!