SEU PAI PODE TE FAZER MAL

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 4 авг 2024
  • КиноКино

Комментарии • 134

  • @UCkXHgFpkcVb0tDgkavoy3cw
    @UCkXHgFpkcVb0tDgkavoy3cw 5 лет назад +136

    sendo filha de uma mãe narcisista e de um pai, no entanto, capaz de respeitar completamente o meu espaço, fico feliz de ver esse tipo de conteúdo, que tira a máscara dos pais perfeitos.
    foram inúmeras as vezes que tentei explicar quem é minha mãe e ouvi coisas do tipo "mas mãe é mãe, né". só quem passa por isso costuma entender.

    • @floremanu
      @floremanu  5 лет назад +4

      Nay G sim...

    • @cristinaprado9273
      @cristinaprado9273 4 года назад +7

      sim, importannte discutir que pais não são perfeitos. eu sou filha de um pai narcisista perverso e uma mãe oculta. muitas marcas, fobia social, tAG, sindrome do panico, bullying na escola.

    • @adrianamsacramento
      @adrianamsacramento 4 года назад +19

      Essa ideia de que temos que amar os pais, não importa como eles sejam, só contribui para proteger quem é abusivo das consequências do que fazem.

    • @izabelanunesamorim4061
      @izabelanunesamorim4061 3 года назад +3

      Muito delicado, entendo. Eu só consegui impor limites e me afastar depois de anos de terapia.

    • @nayaramello9
      @nayaramello9 3 года назад +9

      O narcisismo infelizmente é uma patologia que parece incurável. A pessoa nunca poderá ser tratada porque ela mesma não enxerga o problema que tem, pois pra ela o problema está sempre nos outros. É muito difícil.

  • @psicologaelisangelarufino7696
    @psicologaelisangelarufino7696 5 лет назад +62

    Pois é, nos casos de relação conflituosa penso que é interessante manter uma distância segura, proporcional a afinidade que se tem.

  • @eduardapachecomartins
    @eduardapachecomartins 5 лет назад +46

    idealizamos tudo! bizarro pensar que não aceitamos o que é real, nem nos outros e nem em nós...

  • @rafaelagomes4155
    @rafaelagomes4155 3 года назад +52

    Pra mim, 70% das pessoas que têm filhos não deveriam ter.

    • @ninamonteiro8212
      @ninamonteiro8212 3 года назад +2

      Exatamente

    • @lusouzacruz4974
      @lusouzacruz4974 3 года назад

      Verdade! Eu tb sou filha de mãe e pai narcisistas... No meu canal eu abordo esse tema. Se vc puder me dar uma força lá, eu agradeço! 🥰

    • @lusouzacruz4974
      @lusouzacruz4974 3 года назад

      @@ninamonteiro8212 Eu tb sou filha de mãe e pai narcisistas... No meu canal eu abordo esse tema. Se vc puder me dar uma força lá, eu agradeço! 🥰

    • @miriamshimba1132
      @miriamshimba1132 3 года назад

      @@ninamonteiro8212 i

    • @TheWolffness
      @TheWolffness 3 года назад +1

      95% das estatísticas são inventadas, inclusive, essa.

  • @carlosvieira3063
    @carlosvieira3063 4 года назад +24

    A família é o berço de todas as neuroses . Não é a toa q Freud escolheu os elementos familiares p o cenário de quase todas as suas teory

  • @dayannasalomao1057
    @dayannasalomao1057 5 лет назад +65

    Resumão de psicanálise! parabéns pelo conteúdo e pelo desejo de transmissão. Tornou o vídeo muito acessível ! Precisamos falar sobre esses tabus !!!

  • @ederjufa
    @ederjufa 3 года назад +3

    Eu tinha 13 anos qdo precisei trocar de escola no 8º ano. Fui para uma escola pública bem longe da minha casa. Me colocaram numa sala em que a maioria eram alunos repetentes, com 15 anos pra cima, que fumavam e faziam outras coisas. Professores desmotivados que faltavam com frequência. Eu, tardiamente, ainda saindo da infância. Sofri muito bullying nesse ano todo. Era a chacota para tudo. Foi horrível. Tinha até pesadelos e sem ninguém para me ajudar ou me observar. Além do desgaste de pegar ônibus lotado para ir e voltar da escola. Óbvio que passando por tanta coisa desagradável o meu rendimento iria cair. No final do ano fiquei de recuperação em matemática - logo eu que sempre tinha tirado notas altas a vida toda. Pela primeira vez minha mãe foi na escola e, ao invés de procurar saber o que estava acontecendo e o pq meu rendimento caiu, ela me deu sermão junto com as professoras. Não contente, qdo meu pai chegou do trabalho, ela contou para ele que eu tinha ficado de recuperação. Irritado com isso, na mesma hora ele tirou o cinto da calça e me bateu muito na frente das pessoas que moravam na minha rua. Além de me xingar muito. Foi humilhante. Não era para eles sentarem comigo e me ajudarem a superar isso ou talvez tentar entender o que estava acontecendo? Não apenas por isso mas eu cresci acreditando que eu sempre era o errado em tudo e que a culpa era sempre minha. Infelizmente carrego resquícios disso até hoje.

  • @carolinacunha2483
    @carolinacunha2483 5 лет назад +36

    Achei essa reflexão incrível e necessária!! Minha relação com minha mãe é uma disputa da filha que ela gostaria que eu fosse (desde bebê, dormindo a noite toda) e da mãe que eu precisei, pra me acolher dos abusos que ela me causava. Busquei ajuda com terapia e constelação familiar, só que na constelação a mãe é endeusada e o filho deve ignorar qualquer abuso pq a mãe "deu a vida". O que eu não concordo. Como vc disse, pra ser mãe é preciso transar, gerir e parir, sendo que ng sabe as circunstâncias desse processo. Essa tabu precisa ser discutido, a maternidade é romantizada demais. Obrigada por abrir esse espaço.🙏

    • @simonesena4287
      @simonesena4287 2 года назад +3

      cuidado, muito cuidado com a cosntelacao familiar, eles justificam varios tipos de abusos, e no final a pessoa ainda acba se sentindo mais confusa e culpada de uma situacao que ela nunca teve controle. Tudo baseado na base da culpa.

    • @nataliasiqueiracampos4125
      @nataliasiqueiracampos4125 2 года назад

      Constelação familiar é picaretagem, saiam disso!

  • @ravenaalcantara_
    @ravenaalcantara_ 5 лет назад +18

    Nossa... isso está muito dentro do que estava pensando por esses dias, também, mas não sobre esses pais fora da curva, psicopatas e talz mas dentro da questão de “matar os pais” internamente e, obviamente, simbólica e metaforicamente, não por um julgamento dos pais mas na intensão não de tentar se construir como indivíduo, mesmo, em relação a segurança, escolhas, individualidades, quebra de expectativas (mútuas) ... (Estou com uma imensa dificuldade em relação a isso.)
    Mas acho importante lembrarmos: pais também são seres humanos, portanto, também imperfeitos e individuais. Como diz na letra de Pais e Filhos da
    Legião Urbana "São crianças como você."
    Acho que devemos buscar nos tornar mais independentes, sim, porém ter empatia com nossos pais, pois também estão no processo.

  • @miriantavares9365
    @miriantavares9365 5 лет назад +50

    Irmãos também... Uma parte da minha família não aceitou minha separação... achando que fiz loucura por não querer ficar mais num casamento pq não existia mais amor.
    Fui julgada e até agredida com palavras... optei por distanciar, não tenho mais minha mãe para me acolher nesse momento e aonde eu esperava conforto veio críticas severas... busquei amor em outro canto.

    • @floremanu
      @floremanu  5 лет назад +4

      Mirian Tavares sim... obrigado por ter escrito

    • @lusouzacruz4974
      @lusouzacruz4974 3 года назад

      Força pra vc, querida! Sei bem como é essa dor. Lamento muito por vc! Em meu perfil posto sobre esse tema e tb tenho um canal no youtube... Sou estudante de psicanálise e estou só começando nessa jornada, mas faço todo possível pra validar a dor dos filhos de lares disfuncionais... Te desejo um excelente 2021, que seja o ano da virada, deixemos esse passado para trás e "bora" para uma vida nova! Um fortíssimo abraço!🙌 🥰🦋😘

  • @heurisonnery4385
    @heurisonnery4385 4 года назад +4

    Foi numa sessão de psicoterapia que eu descobri o quanto minha mãe me manipulava e me fazia mal... Sei que ela não agia assim por maldade , todavia , romper com esse ciclo foi necessário. Nós continuamos amigos e eu aprendi a lhe dar com esse limite

  • @jaciborba55
    @jaciborba55 5 лет назад +49

    Obrigada pela resposta Manu. Me trouxe outras perspectivas pra ampliar meu pensamento sobre o assunto. Acho maravilhosa a existência do canal, os diálogos por aqui são sempre muito ricos!

    • @floremanu
      @floremanu  5 лет назад +4

      jaci borba eu que agradeço

  • @pedagogiaparatodos
    @pedagogiaparatodos 3 года назад +2

    Na infância é tudo muito triste,ter pais tóxicos e até perversos,pois a Criança não sabe se defender e processar os maustrato, porém,na fase a adulta já sabemos nós defender....

  • @waldemirribeirocarmo3688
    @waldemirribeirocarmo3688 5 лет назад +37

    Interessante vc tocar nesse assunto, ontem vi o filme Rocketman que conta a vida do cantor Elton John que gira em torno da difícil relação com os pais principalmente com o pai e como a falta de afeto levou o artista as drogas. Lindo filme.
    Pessoalmente tive a sorte de ter uma boa relação com meus pais e tento ter a mesma "sorte" com meu filho, é difícil não jogar nossas expectativas e frustrações no filhos mas vamos tentando.
    Bom dia!

    • @floremanu
      @floremanu  5 лет назад +4

      Waldemir Ribeiro Carmo bom dia também

  • @brendalarissa2014
    @brendalarissa2014 2 года назад +2

    E na infância que tudo começa, cada trauma, personalidade e danos.
    E muito difícil aceitar isso, mas e a verdade.

  • @thaisdeodato
    @thaisdeodato 5 лет назад +35

    Obrigada por esse conteúdo!
    Tenho 27 anos e só há cerca de um ano consegui entender isso.
    É muito doido! hahah
    Eu, pelo menos, fui criada para respeitar, não questionar e não enfrentar meus pais. E hoje vejo como isso de fez ter crenças limitantes, e várias amarras, que agora aos poucos estou conseguindo vencer, estabelecer os meus limites e colocar na mesa as minhas vontades. Mas ainda é muito difícil, porque ir contra as pessoas a quem mais confiamos, e que acreditamos que são as pessoas que tem a razão, dá uma sensação de insegurança muito forte.
    É preciso aprender a confiar em si mesma. E bancar as consequências.
    Era isso, queria compartilhar em pouco do que estou vivendo.
    Abraços!

    • @lusouzacruz4974
      @lusouzacruz4974 3 года назад

      Verdade! Eu tb sou filha de mãe e pai narcisistas... No meu canal eu abordo esse tema. Se vc puder me dar uma força lá, eu agradeço! 🥰

  • @edum.6353
    @edum.6353 3 года назад +4

    Excelente! Concordo em gênero, número e grau. Pais podem fazer mal aos filhos sim e vice-versa. A gente cresce ouvindo uma frase "honrai pai e mãe" e tomamos como aforismo, o que nos impede de questionar. Existem MONSTROS, olha Alexandre Nardoni aí, por exemplo. Honre seus pais se eles te honram também.

  • @vidaaurora5194
    @vidaaurora5194 3 года назад +2

    É tarde da noite, e meu pai me tratou mal o dia inteiro. Odeio quando ele simplesmente me trata com toda a indiferença do mundo. Eu pergunto se já se alimentou, se está bem, não diz nada, como se a minha preocupação não valesse de nada, como se eu fosse um tanto faz. E há dias que quando eu posso acrescentar em algo em sua vida, age normalmente. O acho uma pessoa desequilibrada, faço terapia semanalmente, entendo que ele coloque milhões de expectativas sobre mim e sobre minha profissão, sou atleta, ele sempre quis ter a carreira mas não a fez, coloca sobre mim tudo. Tudo. Gosto do que faço, sou ótima no que faço, mas parece que meu esforço não vale. Havia mais de semanas que eu não tirava um dia de folga, ontem 31/10 eu descansei com sua autorização. Passou o dia me olhando torto por causa disso. Não entendo.

  • @ThaisRompendoAmarras
    @ThaisRompendoAmarras 3 года назад +4

    Obs: fiquei olhando os comentários e refletindo como nós carregamos tanto dos nossos pais, e verbalizamos, mas não compreendemos isso. Auto-análise sempre.

  • @marlimiotta4376
    @marlimiotta4376 2 месяца назад

    Este tema realmente é muito importante, tanto para pais quanto para filhos.Sou mãe de três e sinto que esses conflitos se dão por varios fatores
    incluindo o geracional.Enquanto os pais inconscientemente replicam as crenças e tabús (equivocados) das gerações passadas, os filhos nos impõem crenças e tabús modernizados
    igualmente equivocads e não raro perversos e castradores.
    Além disso é a primeira vez na história humana que os jovens são os detentores do "conhecimento" (tecnologico), essa inversão de papeis complicou e alterou fortemente o valor
    da experiência de vida dos pais, de suas ideologias, e da função de transmití-las aos seus filhos.Por outro lado, o mundo mudou, o que se prezava há 50 anos atrás,
    hoje não vale mais nada, e muita coisa não vale mesmo... tá complicado...

  • @FabiolaChristovao
    @FabiolaChristovao 5 лет назад +19

    Vc conduziu o assunto brilhantemente. Parabéns!

  • @1999kkk
    @1999kkk 5 лет назад +35

    Bom dia e obrigada!
    Eu tive/tenho uma mãe tóxica( com ausência da figura paterna), e tinha em mim essa questão de mãe ser um Ser sagrado e inquestionável, além disso demorou uma vida para que eu pudesse tomar consciência de que ela era/é assim e que isso estava/está me fazendo mal.
    Hoje sou mãe, mãe de meninos e gera -los e cria -los de maneira que eles sejam apenas eles, onde essa construção é uma responsabilidade minha( não única, porém máxima) ficou totalmente relacionada ao que passei, e dessa vez eu tive consciência do que Não fazer com eles, Claro que tenho uma certa vantagem por esta vivendo em uma época de "liberdade de questionamentos e expressões"(...) mas eu costumo falar pra eles que estamos aprendendo juntos, q eu não sei tudo( pq às x eles acham q eu sei) e que isso vai ser bom e q outras vezes nem tanto.....
    Como filha tenho sequelas, e como mãe tento o máximo não repassa las.
    Obrigada Flor e Manu . Adoro vcs.

    • @karinaafranca
      @karinaafranca 5 лет назад +7

      Raquel Bronarah peço licença pra agradecer por compartilhar sua vivência. Também só percebi o tamanho do problema depois dos 30 (e de superar anorexia e alguns vícios) fazendo terapia e já morando em outra cidade. Não tenho rancor, mas ficamos melhor assim, se vendo só de vez em quando. Acho que tenho o mesmo receio que você, de repassar as sequelas... talvez isso contribua para o fato de eu não querer ser mãe. Mas achei muito legal você falar para seus filhos que vocês estão aprendendo juntos. Espero que dê tudo certo pra vocês!! Com certeza vai dar! Um abraço.

    • @samanthaspilla4476
      @samanthaspilla4476 5 лет назад +3

      Raquel, como vc administrou essa questão. Minha mãe é muito tóxica e recentemente tem apresentado surtos de violência.

    • @1999kkk
      @1999kkk 5 лет назад +1

      @@samanthaspilla4476 Caramba! Eu nem sei se posso dizer q administrei... estamos falando da mesma coisa, mas com nossas particularidades.
      Eu não moro mas na casa da minha mãe, isso deu uma diminuída significativa. Eu respeito a.verdade dela, não entro em conflito, não me troco, vms dizer assim...Existem coisas pontuais q sei q não se deve falar, conversar, nem fazer qqr tipo comentário.. isso tbm já evita....eu amo a minha mãe, mas não nego o sujeito, o ser q ela é, entende.
      Quanto a ser agressivos fisicamente, é preciso fazer algo quanto a isso. 🙏🏻

    • @1999kkk
      @1999kkk 5 лет назад +1

      @@karinaafranca Nossa! Obrigada.
      Desejo o msm a vc!!!!
      Ps: Tbm só depois dos 30...eu percebi.

    • @eualinelee
      @eualinelee 3 года назад +3

      @@karinaafranca Obrigada você também por compartilhar a sua vivência.
      Estou com 31 anos e há dois anos moro em outra cidade , e só agora minha ficha está caindo,e estou conseguindo processar td.

  • @biancagottlicher1581
    @biancagottlicher1581 5 лет назад +23

    Relacionamento abusivo entre pais e filhos é uma coisa que me faz refletir muito, até em que ponto deixa de ser "cuidado" pra ser realmente abusivo. Exemplo: minha mãe falando pra eu não sair de saia porque ela é curta e depois falando que se eu sair de saia vão olhar pra mim, que eu vou chamar a atenção, que eu vou ser estuprada. Mas no final ela sempre assume ser ciúme. Em que ponto isso é abusivo e em que ponto é só cuidado?

    • @floremanu
      @floremanu  5 лет назад +7

      sim... vídeo de amanhã...

    • @cristinaprado9273
      @cristinaprado9273 4 года назад +6

      quando são coisas especificas significa que sua mãe pratica alguns abusos "só porque ela pode". quando isso é reiterado, toda hora vc esta sendo invadida, invalidada, destruida, daí pode ser que ela seja uma abusadora com alguma patologia. tipo narcisismo. mas narcisismo não é uma mae que paga no pé, é algo grave que faz vc perder , não desenvolver senso de "eu". vc não é ninguem, não tem gostos, não tem sonhos, não tem prazer. só medo.

  • @renataxavier8121
    @renataxavier8121 3 года назад

    Jaci!!! Otima pergunta!!!

  • @martamolk3936
    @martamolk3936 5 лет назад +1

    Maravilhoso....adorei....super me ajudou 👊👊🤘🤘

  • @saralima4383
    @saralima4383 3 года назад

    Muito bom!! Me ajudou muito!!

  • @nadinicaoncosta9012
    @nadinicaoncosta9012 3 года назад

    Sensacional! gostei muito dos vídeos... descobri hoje e estou maratonando! rs

  • @claudia8elias
    @claudia8elias 5 лет назад +4

    Gente, que texto lindo da Jaci! Demais!

  • @denisechaves6597
    @denisechaves6597 Год назад

    Parabéns! Excelente reflexão!!!

  • @ivnagborges7599
    @ivnagborges7599 5 лет назад +3

    Essa desconstrução das figuras heroicas é valiosa, em um momento posterior. Depois, que é possível de se fazer um luto desse imagem e lugar. Acho que tem tempos lógicos desse processo. Parabéns pelo trabalho.

  • @ulissesribeiro5278
    @ulissesribeiro5278 2 года назад

    Ah Manu, vc voltou com a antiga imagem. Está mais lindo e produtivo do que nunca. Parabéns.

  • @yonahzinha
    @yonahzinha 5 лет назад +4

    Que delicadeza e sensatez ao abordar esse tema!!! Agradecida pela conversa 🌻

  • @victoraugustofs
    @victoraugustofs Год назад

    Esse vídeo me ajudou bastante, obrigado!

  • @cristinaprado9273
    @cristinaprado9273 4 года назад +2

    Quando somos filhos de pais narcisistas as marcas são profundas. Vc é verdadeiramente destruída, se vc faz o que é considerado certo, os pais te atacam, dizem vc esta querendo se mostrar. se vc faz coisa errada eles te ameaçam de morte. vc cresce nesse terror, evitando existir, idealizando a morte desde criança. existem realmente pais que abusam de todas as formas dos filhos, que quando eles crescem já não conseguem se libertar, porque já não tem ideia de quem são e como devem agir.

  • @amandamendonca559
    @amandamendonca559 5 лет назад +6

    Assunto muito muito importante a ser abordado. Eu tenho uma luta diária em casa com a minha mãe por imposição de respeito, entendo inclusive que preciso tratar isso, algumas situações da nossa vida familiar fizeram com que eu perdesse a admiração por ela, e sozinha, eu nao consigo reverter isso. Volte a falar sobre assunto por aqui, Manu. Agradecrmos

  • @terezinhamilaniafurlancarv2214
    @terezinhamilaniafurlancarv2214 3 года назад +2

    Até quando vamos continuar nos "vestindo" com as roupas de filhinhos que precisam ser reconhecidos como tais?? Já é hora de se desfazer das nossas fantasias e cair na real, se despindo da velha roupagem e assumir de vez a nossa identidade, "vestindo" as roupas da nossa própria consciência.

  • @clarinhabelchior
    @clarinhabelchior 3 года назад +2

    adoro a estética dos livros pretos e brancos...esse lance do consciente e inconsciente. Faz todo sentido!Adorei o video!

  • @rogeriaborges
    @rogeriaborges 5 лет назад +4

    Adorei a forma que você colocou, acho que quando me tornei mãe percebi o quanto era injusto cobrar a maioria das coisas que cobrava da minha mãe... e por outro lado, tenho extrema dificuldade pelo fato de me cobrar demais! Não encano com outros papéis, como esposa, dona de casa, profissional, mas como mãe me cobro excessivamente, sofro muito quando cometo erros e quando faço alguma coisa que acho que não deveria ter feito. Sou perfeccionista só nesse sentido (será possível?) e tenho que trabalhar mais isso...

  • @elisabronzatto300
    @elisabronzatto300 5 лет назад +20

    Muito bom ! Sempre faço essas relações ao rever minha relação com minha família, principalmente minha mãe. Temos muitos problemas, alguns são projeções de uma mãe que eu gostaria e outros são de uma filha que ela gostaria. É difícil compreender esses laços e é lindo descer os pais dos tronos culturais. São pessoas em eterno aprendizado.

    • @lusouzacruz4974
      @lusouzacruz4974 3 года назад

      Verdade! Eu sou filha de mãe e pai narcisistas... No meu canal eu abordo esse tema. Se vc puder me dar uma força lá, eu agradeço! 🥰

  • @adrianomiranda6126
    @adrianomiranda6126 2 года назад

    A cada dia mais e mais,devemos encontar o nosso íntimo, praticar o autoconhecimento.Esse vídeo retrata bem a deficiência de nossos caráteres...bela reflexão..

  • @cacau2163
    @cacau2163 3 года назад

    Aí, aí libertador.
    Sobre líderes tóxicos de família.
    "É duro pensar aquele que pensamos nos proteger e cuidar na verdade nós causam problemas.
    Nos foi ensinado desde sempre que pai e mãe deve estar a cima de tudo , em influência religiosa, pressão social, e ainda podemos incluir a romantização do papel de mãe. E os pais narcisistas? E os pais tóxicos? Psicopatas não tem filhos? E as famílias desestruturadas? Será que essa visão de liderança pura teremos que levar a todo o custo não é justamente o que alimenta esse tipo de comportamento? Reforçamos as máscaras desses líderes para não sermos julgados o condenados pela opinião pública como filhas e filhos ingratos assim seguimos alimentando monstros domésticos para que aos olhos dos vizinhos eles pareçam bonitos e vistosos e nós sigamos obedientes e bons cuidadores. "
    Texto de Jaci Borba

  • @walcaetano
    @walcaetano 2 года назад

    Oiii, que legal , adoreiii me vi em ti, eu sou terapeuta e minha filha está com 18 anos, e essas perguntas muito minha. E como ensino e que aprendo ela tem boas respostas😁 realmente é um grande desafio. O que gostei foi a tua abertura de falar abertamente.

  • @dieicymissara
    @dieicymissara 4 года назад +2

    Gostaria de não criar tanta expectativa para tudo ao meu redor, creio que, infelizmente, penso e julgo demais. Vídeo excelente, conteúdo excelente do canal, poderia vir e curtir esse vídeo todos os dias, e tocando nesse assunto, fico indignada em pessoas visualizarem o vídeo e não marcar como "gostei" (ou não gostei, se for o caso). Enfim, amo os conteúdos e me esclarece muito!

  • @lurian4208
    @lurian4208 5 лет назад

    Associo tanto depois de assistir aos seus vídeos que preciso ir com calma!

  • @simonearandrade2018
    @simonearandrade2018 4 года назад +2

    Apenas agora com 46 anos...aceitei que minha relaçao com minha mãe sempre foi tóxica..ifelizmente essa constataçao.Mas foi libertador pra mim entender isso...Foda...muito foda..Mas quem disse que seria perfeito né!Adorei a reflexão...bj e Obrigada🙏

  • @lidianeguimaraespereira6308
    @lidianeguimaraespereira6308 4 года назад +1

    Sugiro falar mais sobre este tema que é muito interessante

  • @fabiananogueira238
    @fabiananogueira238 3 года назад

    Ótimo vídeo

  • @talitalopeslopes
    @talitalopeslopes 5 лет назад +1

    Necessário!

  • @maisa35
    @maisa35 5 лет назад +3

    Que vídeo maravilhoso Manu!

  • @juliaungerer9851
    @juliaungerer9851 5 лет назад +12

    Incríveis reflexões! Muitas vezes já me vi me sentindo culpada por questionar minha mãe ou outros membros da minha família.
    Fiquei me perguntando durante o seu vídeo até onde também não é saudável pra uma criança ter um pouco da fantasia que você questionou.
    Beijo!

  • @sfreitasv
    @sfreitasv 3 года назад

    Obrigada!

  • @ThaisRompendoAmarras
    @ThaisRompendoAmarras 3 года назад

    Acabei dialogando sobre isso na análise logo após ver o vídeo, hehe, tudo calhou de cair no mesmo assunto hj: A dificuldade dos limites no meu caso, minha mãe sempre teve dificuldades de estabelecer os contornos, creio que problema da geração do “ eu tenho que dar tudo que não tive”. Acredito que cada pai e mãe se esforça para ser o que pode, e obviamente tem aquelas pessoas com distúrbios sérios, que aí mora um problema a ser analisado. No mais a partir de uma análise pessoal, mantenho uma distância segura de minha mãe pois, por conta dessas dificuldades ela acaba projetando muito dela em mim, e ainda não consegui não sentir o baque das informações dela, então a amo muito, sempre nos falamos, mas moramos em cidades bem distantes e não me sinto confortável de conviver com ela. Talvez tenha ficado um pouco confuso, mas é isso. Um beijo e gracias pelo conteúdo.

  • @OdanMAGRO
    @OdanMAGRO 5 лет назад +6

    Que pergunta... waw... Louco que temos visto inclusive mortes relacionadas a esse tema nos jornais hoje em dia.

  • @mimfalatudo
    @mimfalatudo 4 года назад +7

    EU CHEGUEI NO NÍVEL DA SUA AMIGA TIVE QUE FAZER O CORTE NA RELAÇÃO MATERNA. MÃE NARCISISTA É MUUUUUITO DIFÍCIL CONVIVER.

    • @nayaramello9
      @nayaramello9 3 года назад +2

      Infelizmente é necessário, não porque seja mais fácil, mas porque a pessoa é patologicamente incapaz de fazer uma auto reflexão e tomar sua parcela de responsabilidade nas relações.

    • @lhayrabevilaqua9281
      @lhayrabevilaqua9281 Год назад

      Tb cortei relações mas somos imensamente julgadas pela sociedade

  • @MrPdollzanes
    @MrPdollzanes 4 года назад

    Show!

  • @liviamoreira2113
    @liviamoreira2113 5 лет назад +3

    Obrigada pelos vídeos do canal 😍 o conteúdo é ótimo! Já te considero um amigo 😁

    • @1999kkk
      @1999kkk 5 лет назад

      É esse o sentimento!

  • @edum.6353
    @edum.6353 3 года назад +3

    Vocês pediriam para a Isabela Nardoni honrar o pai dela, o Alexandre Nardoni?!?!?

  • @psicomterapia
    @psicomterapia 3 года назад

    N é fácil se desfazer desses processos mas é muito necessário.

  • @lusouzacruz4974
    @lusouzacruz4974 3 года назад

    Com narcisistas não têm conversa. O jeito é cuidar da nossa vida e se afastar desses perversos...

  • @anaclaraferreira1529
    @anaclaraferreira1529 5 лет назад

    O novo design tá lindo, agora sim, arrasou!

  • @amorim525
    @amorim525 4 года назад

    Puxa achei que ia ouvir outra coisa...criei uma expectativa. Só depois eu vi a data.

  • @mariadocarmomartins5760
    @mariadocarmomartins5760 5 лет назад +1

    Obrigada e até amanhã

  • @themistoclesaragao1763
    @themistoclesaragao1763 4 года назад

    pois é. sou ateu e quando vc fala sobre religião e a critica social a partir disso até concordo.

  • @isabelaguimaraes1591
    @isabelaguimaraes1591 5 лет назад +2

    Ótimo o ponto, seria legal ter a perspectiva da Flor como madrasta também. Sou filha de pais separados desde os dois anos e tive padrastos e madastras a vida toda, como criar uma relação com esse outro ser que está ali? E quando você não o acha “merecedor” de estar cumprindo esse “papel”? (Na minha experiência pessoal, um padrasto complicado com o qual tenho brigas homéricas a 10 anos)

    • @floremanu
      @floremanu  5 лет назад

      Isabela Guimaraes vou propor pra ela

  • @reacao
    @reacao 5 лет назад

    Muito bom, Manu!

  • @anapaulino5600
    @anapaulino5600 4 года назад

    Oi ... Estou a dias pensando será que ele n teria feito um vídeo sobre isso... E eis q vendo seu vídeo de hj o RUclips me sugeriu isso. E é vdd as pessoas tem filhos , tornam se pais, mas n os fazem de deuses. Tenho mt problema c minha mãe ela não aceita como eu sou, n moro c ela por anos por isso, vim morar com meu pai em São Paulo. Foi bom pq o conheci afinal ele mora aqui e eu c ela morava em Araraquara interior, ngm e perfeito nem os pais nem os filhos. E o q vc pensa sobre a obrigatoriedade de abdicar da vida p cuidar dos pais no fim da vida? De sair sem culpa qdo tem alguma coisa p fazer, como lidar com este período delicado e difícil? Um bj

  • @juliacarolinni9615
    @juliacarolinni9615 3 года назад

    Pode mesmo :( tô chorando até agr

  • @LucianaRamos-cc3xi
    @LucianaRamos-cc3xi 3 года назад

    Nossa! Esse vídeo veio direto pra mim...Meus pais já faleceram, mas durante a vida deles me causaram muita dor e tristeza . Minha mãe era terrível...Sinceramente, não sei quem era o pior, se era ela ou ele. Mesmo após a morte deles tive rancor e não conseguia liberar o perdão no meu coração. Sentia que isso me fazia mal.Tive que fazer ho'opomopono pra conseguir perdoar. Melhorei muito, mas sigo nesse processo. Não é justo carregar essa mágoa dentro de mim. Já basta o que me fizeram em vida. Obrigada pelo vídeo, Manu.

  • @julianaboaventura8475
    @julianaboaventura8475 3 года назад

    Nem tenho filho mas lendo os comentários eu estou em dúvida se sou a mãe, o pai ou a filha tóxica. 😵🤣

  • @Coluna2
    @Coluna2 5 лет назад

    Qual câmera e mic vc usa? rs

  • @toxicoff8135
    @toxicoff8135 3 года назад

    Irmão meu pai tem total condição de cuidar bem da família.
    Mas ele acorda cedo vai para o bar e chega bêbado em casa todos os dias reclamando de tudo e me chamando de lixo etc...
    Tenho 15 anos e hoje respondi a altura e falei umas verdades pra ele fiz errado?

  • @fabianacostasousa8402
    @fabianacostasousa8402 5 лет назад +2

    Manu, fala sobre esse momento político e uma resiliência estoica no autocuidado

    • @floremanu
      @floremanu  5 лет назад

      uma relação entre esses dois assuntos?

    • @fabianacostasousa8402
      @fabianacostasousa8402 5 лет назад

      Isso, como a perspectiva estoica pode nos dar uma força na ressignificação desses tempos políticos-sociais q vivemos agora

  • @XJAVAX66
    @XJAVAX66 4 года назад

    Relações familiares são complicadas...um assunto pra lá de complexo. E quando tem dinheiro no meio, putz...parece que alguma coisa acontece e as arestas ficam mais acentuadas.

  • @analuciapires649
    @analuciapires649 4 года назад

    Acho que estou com problema

  • @liviaendalecio6197
    @liviaendalecio6197 3 года назад

    É muito difícil entender que sua mãe não é essa divindade, nem da maneira de ser perfeita e nem de que ela pode fazer tudo, tem que ser aceito pq é minha mãe... E entender de que as vezes pra ama-la e ser amada tem que ser a distância, sem a convivência do dia a dia traz uma culpa... A vida, né

  • @analuciapires649
    @analuciapires649 4 года назад +2

    Moço, tô muito mal ! Sei que não importa a ninguém mais é uma forma de desabafo mesmo ! Meu pai é um homem intolerante, que acha que devemos abaixar a cabeça para tudo que ele disser e acatar todas as ordens. Ele se incomoda com mtas coisas, coisas que não tem importância nenhuma, como por exemplo, quando eu era criança ele não deixava eu correr, nem brincar com outras crianças. Então quando eu corria e me machucava eu combria todo o meu corpo usando roupas compridas pra ele não ver, e não brigar com a minha mãe, quando eu ficava doente era a mesma coisa. Minha mãe não podia dizer um A, que era motivo pra briga. Minha mãe é um amor, é a empregada dele. E aceita tudo ele fala, eu cresci em um ambiente onde nada podia fazer, nem um lugar podia e ir e até quando eu era adolescente eu era obrigada a estar presente em todas as brigas, pq se eu falasse algo ou simplesmente saísse do lugar, era visto como mal criação. Hj eu tenho 29 anos, e ainda moro com meus pais, ele ainda continua sendo bem intolerante e agressivo com as palavras, aprendi a fingir que não vejo pra não ter briga, mas as vezes, como ainda agora... Foi inevitável!! Eu só queria conversar, e dizer que não precisava ele ficar nervoso, pq minha mãe acabou esquecendo e abraçou uma parente nossa, e ele está com mto medo do Corona vírus, então eu disse que era pra ele se acalmar, mas isso foi motivo pra ele ser grosso e gritar e com isso fiquei mto nervosa de vdd, pq não é pra tanto né não precisa de auê, esquecer é humano. Todos aqui estamos nós cuidando muito ! E obedecemos todas as regras da OMS, mas não adiantou eu querer falar, já estava irritada com isso, quando vi estávamos gritando, não queria que fosse assim, eu amo meu pai, mas certas coisas me irritam muiito, as vezes não consigo me controlar, peço desculpas pelo meu txt extenso, é que nesse momento me sinto um lixo de ser humano que grita com o próprio pai. Eu o respeito mto, só gritei pq ele gritou e me tratou mto mal, e eu só queria dizer numa boa, ele partiu pra cima para me agredir, mas não tinha necessidade. Sou um lixo.

    • @Pedro-zu4zr
      @Pedro-zu4zr 3 года назад +1

      Você não é um lixo,é um ser humano extremamente necessário,corra atrás do que te faz bem e se afaste da casa de seus pais,chega certo momento que já deu o que tinha que dá,talvez a distância faça com que ocorra mais aproximação entre vocês,e outra coisa você não é o que eles falam de você,todo índividuo é único.abraço e espero que esteja bem.

    • @josih5308
      @josih5308 3 года назад +1

      Minha história é muito parecida com a sua estou impressionada. O motivo que falam do meu pai ser assim, que é exatamente como o seu é, seria devido ter uma infância sofrida, o que para mim não é motivo, pois deveria usar o sofrimento que passou e fazer o bem, quebrar essa convardia familiar mas não adianta eu vou me afastar novamente assim que conseguir um trabalho e aconselho vc fazer o mesmo. A vida é muito curta pra gente viver sofrendo

  • @andreiaferreira456
    @andreiaferreira456 5 лет назад

    Esse vídeo é bastante esclarecedor

  • @carols7824
    @carols7824 2 года назад

  • @marcoshenry6182
    @marcoshenry6182 4 года назад +1

    Estou muito mal. Poriço pesquisei esse assunto, queria saber se tem mais pessoas como eu! Meu pai quer me destruir!

    • @LucianaRamos-cc3xi
      @LucianaRamos-cc3xi 3 года назад +1

      Acredito em vc! Meu pai abandonou a minha mãe grávida, me ignorou como filha. Morreu em 2009. A minha mãe me culpou a vida toda, dizia que eu destruí a vida dela. Por eu ter nascido e pelo meu pai tê-la abandonado devido à gravidez (ela o amava). Ela me criou sozinha, mas com muitos maltratados. Minha mãe tentou me destruir, várias vezes...Mas Deus Javé (ou Jeová) conhece o coração das pessoas e ela teve um câncer de mama fulminante e faleceu 7 meses após o diagnóstico. Até no hospital, na véspera do falecimento dela, ela continuava me destratando e falando as ignorâncias dela pra mim. Chorei muito quando ela morreu, tanto pela dor da perda, quanto pela dor de ter tido a vida terrível que tivemos uma ao lado da outra...Simplesmente não deixou saudade alguma! Hoje eu vivo bem, minha vida é tranquila. Não existe mais aquela mãe tóxica me consumindo diariamente, nem relação abusiva de mãe doentia. Deus me libertou disso e me deu a oportunidade de viver uma vida com tranquilidade. Fiz muito ho'opomopono pra liberar o perdão dentro do meu coração. Hoje entendo os propósitos Dele. O aprendizado que tirei disso é que todo amor acaba, inclusive o amor de uma filha por sua mãe.

  • @devenezaoliveira
    @devenezaoliveira 3 года назад

    Filho pequeno é uma coisa adolescente e outra coisa.

  • @shideki40
    @shideki40 5 лет назад

    bom dia. os pais não são perfeitos, mas a maioria busca proteger seus filhos. meu pai não foi perfeito, mesmo assim, o amo, assim como amo minha mãe, minha melhor amiga.

    • @floremanu
      @floremanu  5 лет назад +1

      Sérgio Hideki sim...

  • @leonardolins1623
    @leonardolins1623 4 года назад

    a estória de branca de neve, fala perfeitamente sobre uma família disfuncional, onde o pai dela queria ser casar com a filha e a mãe com ciúmes e inveja quis mata - lá !

  • @cesarmormile1467
    @cesarmormile1467 3 года назад +2

    Emanuel,gosto dos seus vídeos. PORÉM E NESTE VÍDEO, eu acredito que a ordenação das suas ideias não foram tão boas. Eu também acredito que a transmissão das suas ideias poderia ter sido mais linear e objetiva. Apenas, uma crítica construtiva! Um abraço!

  • @samuelcastro1538
    @samuelcastro1538 2 года назад +1

    Querem filhos perfeitos? Não tenham filhos! Ninguém é obrigado a cumprir os “projetos” dos pais. Chega de fazerem maU aos seus filhos com a desculpa de que querem o melhor para eles.

  • @thealexprime
    @thealexprime 5 лет назад

    vc clica no título do pai e descobre que a sua mãe tb,só faltou colocar foda-se kkkk existem boas literaturas sobre pais abusivos ....

  • @devenezaoliveira
    @devenezaoliveira 3 года назад

    Muitos filhos acham que os pais têm que engolir eles usando drogas e bebendo de montão .Pai que faz cobrança não presta pra eles ,mas se sustentar que é bom e trabalhar nada.