CATEDRAL METROPOLITANA DEPOUSO ALEGRE MG. (VOO SALVADOR LUCAS)

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 14 окт 2024
  • A história da Catedral Metropolitana de Pouso Alegre, em Minas Gerais, está ligada à construção da cidade e à criação da Diocese de Pouso Alegre:
    Com a criação do povoado do Mandu, por volta de 1795, surge a necessidade de uma assistência religiosa, buscada inicialmente na freguesia de Sant’Ana do Sapucaí (atual Silvianópolis), pois na época havia poucos padres na região. Em 1802 é aberta aos fiéis as portas da primeira capela dedicada ao Senhor Bom Jesus, sendo levantada pela fé de seus moradores e benzida pelo Padre José de Melo, que por alguns anos permaneceu zelando e animando a fé daquele recente povoado.
    Desde 1805, os moradores do Mandu ou Pouso Alegre vinham solicitando a criação de uma paróquia para assim se desmembrar de Sant’Ana.
    Em 6 de novembro de 1810, o povoado é elevado à categoria de freguesia, tendo como seu primeiro pároco o Padre José Bento Leite Ferreira de Melo.
    A primeira capela foi demolida em fins de 1849, e no ano seguinte têm início as obras da nova Matriz, atrás da antiga, sendo sua construção dirigida pelo Cel. José Garcia Machado.
    A Matriz, concluída em 1857, sofreu modificações para sua elevação à catedral no início do século XX, quando foi criada a diocese de Pouso Alegre.

Комментарии • 2