''Quer aprender física numa BOA? Só com o BOAro.'' hahaha, valeu mestre, graças aos seus videos, estou aprendendo muitas coisas que nem cheguei a ver no ensino médio.
Tenho uma dúvida no minuto 22:10 . O que ocorre é que: por o movimento do barco ser perpendicular, como mostrado no exemplo, o barco sofreria um acréscimo na velocidade devido a velocidade da correnteza, o que resultaria em uma velocidade do barco com relação a margem de 5m/s (como visto na própria alternativa C da questão em análise). Portanto, com a aceleração do barco com relação a margem em movimento perpendicular assumindo a velocidade 5 m/s, quando dividido pela distância que o barco percorrerá, resultará em 20 segundos e não 25 segundos como foi dado na resposta da alternativa(tendo em vista que o menor tempo possível estará sujeito a velocidade da correnteza sim já que se o ângulo for menor que 90° aumentará o tempo). Se o professor puder sanar minha dúvida ficarei grato, caso eu tenha errado meu raciocínio. Dês de já, parabéns pelo trabalho, sou muito fã!
Eu também fiquei com essa dúvida e fiz os cálculos usando esse mesmo valor para a velocidade. No entanto, depois de pensar um pouco, eu meio que entendi. O que acontece é que não devemos utilizar a velocidade de 5 m/s, uma vez que essa velocidade representa uma situação para uma referencial na margem do rio (o barco não possui, verdadeiramente, essa velocidade). Além disso, foi dito que a distância de uma margem a outra é igual a 100 m, o que representa uma medida perpendicular, então não seria certo usar 5 para o valor da velocidade. Ainda sim, o barco não descreve uma trajetória perpendicular, então a distância real a ser percorrida também não seria 100 m. Dessa forma, eu acredito que usando a distância real pela velocidade em relação a margem (5 m/s) o resultado ainda seria 25 s. Bom, pelo menos foi o que eu entendi.
@@breno_0646 não mano, nesse caso a velocidade da água não importa, só importa a componente vertical, que no caso é a velocidade do barco. a questão perguntou em quanto tempo ele chegaria no outro lado e só isso.
@@MugenAllas mas o menor tempo não seria ele indo na diagonal se aproveitando da correnteza, resultando em um tempo de 20 segundos? Pq: Vb/m²= Vb/a² + Va/m Vb/m² = 4² + 3² Vb/m² = 16 + 9 Vb/m² = 25 Vb/m + 5m/s S = So + vt 100 = 0 + 5t t = 20
pra entender essa matéria tem q saber vetor muito bem. ano passado vi esse video e lembro que fiz muita confusão, esse ano estudei muito bem vetor antes de entrar nessa matéria e quando fui rever esse video achei muito simples. se tiver uma base boa me vetores vc tira essas materias de letra
Ótima explicação, Professor! O movimento na mesma direção quando o barco está contra a correnteza, o Vba/a= Vba-Vam é porque o barco está na direção contrária a trajetória e a correnteza está em direção a trajetória, por isso os sinais são diferentes e subtrai os valores da velocidade?
Porque essa é a velocidade do barco na diagonal, ele percorre uma distância maior p compensar essa velocidade a mais. Então é muito mais fácil utilizar a velocidade do barco em relação a água (4m/s) e a distância entre uma margem e a outra (100m) que calcular a distância percorrida na diagonal p dividir pela velocidade resultante (5m/s). Mas nos dois casos o tempo final será o mesmo.
@@ladguin3322 Sim, como o Boaro disse. Independente da velocidade da correnteza, o barco nessa posição (perpendicular à correnteza) sempre resultará no menor tempo possível de travessia. Assim como o Rodrigo disse também, é mais fácil calcular o tempo pela distância de 100m pela velocidade do barco em relação à agua do que ter que descobrir a distância percorrida na diagonal pela resultante dos deslocamentos e dividir pela velocidade resultante. No fim as 2 formas resultarão no tempo mínimo de travessia.
Com frequência se lida com quantidades físicas que têm tanto propriedades numéricas quanto direcionais. Quantidades dessa natureza são chamadas vetoriais. Um barco que cruza as correntezas de um rio com velocidade de 4,0 m/s em relação à água, chega à outra margem a 60,0m do ponto diretamente perpendicular ao rio, no sentido da correnteza. Considerando-se que o rio tem uma largura de 100,0m, conclui-se que a velocidade da correnteza do rio, em m/s, é igual a: ( COMO RESOLVO COM BASE NESSE VÍDEO?)
Prof.Boaro, na letra b do exercício ( Qual é o menor tempo de travessia do rio? ) Utilizando a velocidade resultante, que é de 5m/s, o barquinho leva 20s para atravessar o rio. Na resolução da questão o Professor utilizou apenas a velocidade do barquinho, 4m/s, resultando em um tempo de travessia de 25 s.... Fiquei com certa dúvida! Ótima aula valeu!!!
Fiquei com essa dúvida também, mas vi ele falando que os dois movimentos são independentes, não entendi muito bem, achei que era pra usar o vetor V resultante.
Agora eu já sanei essa dúvida... Estudando o Lançamento Uniforme acontece algo análogo a isso o todo tempo. Por exemplo a aceleração da gravidade em nada altera a velocidade do movimento horizontal. No caso do barquinho atravessando o rio até a outra margem, a correnteza seria como a gravidade no lançamento, ela não altera a velocidade do barquinho em direção a margem oposta, desde que estes vetores sejam perpendiculares ( velocidade do barco X velocidade da água ). Por isso o tempo mais curto de travessia é dado com o barquinho apontado em linha reta com relação a margem oposta.
+Rafael Takachi sim sim, eu fiz essa analogia no mesmo momento que não entendi, mas ainda assim fiquei com dúvidas, porque tipo, em vetores ele explica que não faz sentido fazer a soma entre vetores de natureza diferentes, e no caso do lançamento horizontal, a natureza entre eles é diferente, enquanto um tem ACELERAÇÃO constante na vertical, o outro tem VELOCIDADE constante na horizontal, sendo assim, não faria sentido associar os dois movimentos (velocidade e aceleração)... Porém, não é o que ocorre no vídeo. Os dois vetores sobre o barco são vetores aceleração (têm a mesma natureza), então o mais lógico, pra mim, seria fazer a Fr entre as duas forças (meu professor de física disse que isso é o correto, também).
os 4m/s são em linha reta, perpendiculares à margem, que eh a velocidade do barco, os 5m/s é o vetor resultante do movimento na diagonal, como o exercício pedia apenas o menor tempo de travessia, tu não usas o vetor resultante, pois, como havia dito antes ele está na diagonal, e mesmo tendo uma maior velocidade também precisa percorrer um espaço maior, ou seja, eh muito mais simples você usar a velocidade 4m/s em linha reta(que já eh dado o valor pelo próprio exercício) do que ter que achar o espaço percorrido pelo barco na diagonal e depois divir pelo vetor da velocidade resultante(5m/s) Obs: o tempo é um só para a análise do movimento nesse tipo de exercício(Princípio da Simultaneidade de Galileu).
Mas a velocidade da correnteza não iria interferir DE QUALQUER FORMA na velocidade do barco, independente da situação apenas de travessia?? Fiquei sem compreender!
Professor no exemplo que o senhor passou, uma dúvida...o item "b" acaba pedindo o menor de tempo de travessia logo o barco deveria ir em uma posição de inclinação....Com isso acabei fazendo pitagoras em V b/m ² = V b/a² + V a/m² com o dados forma um triângulo pitagórico já batido (3,4,5)...beleza achei a V b/m² = 5 m/s agora faço fórmula padrão de Vm = DeltaS / DeltaT 5 = 100 / DeltaT -> DeltaT = 100 / 5 -> DeltaT = 20 segundos
mano. Caso tivesse como dar mais de um like eu ficava a tarde inteira clicando !
Você é o cara ! Grande professor !!!
É 2021 e ainda te considero o professor perfeito de física
meu mundo caiu!!!! esses vídeos são de 7 anos atrás! meu deus
2022 e aq estou eu ksksks
Pinto
9 anos
Atualização de 2024 mona😊
''Quer aprender física numa BOA? Só com o BOAro.''
hahaha, valeu mestre, graças aos seus videos, estou aprendendo muitas coisas que nem cheguei a ver no ensino médio.
3:15 moonwalk
Kkkkkk
Kkkkkkk
Ensinar mt bem parabens
Muito bom❤🎉
Tenho uma dúvida no minuto 22:10 . O que ocorre é que: por o movimento do barco ser perpendicular, como mostrado no exemplo, o barco sofreria um acréscimo na velocidade devido a velocidade da correnteza, o que resultaria em uma velocidade do barco com relação a margem de 5m/s (como visto na própria alternativa C da questão em análise). Portanto, com a aceleração do barco com relação a margem em movimento perpendicular assumindo a velocidade 5 m/s, quando dividido pela distância que o barco percorrerá, resultará em 20 segundos e não 25 segundos como foi dado na resposta da alternativa(tendo em vista que o menor tempo possível estará sujeito a velocidade da correnteza sim já que se o ângulo for menor que 90° aumentará o tempo). Se o professor puder sanar minha dúvida ficarei grato, caso eu tenha errado meu raciocínio. Dês de já, parabéns pelo trabalho, sou muito fã!
Eu também fiquei com essa dúvida e fiz os cálculos usando esse mesmo valor para a velocidade. No entanto, depois de pensar um pouco, eu meio que entendi. O que acontece é que não devemos utilizar a velocidade de 5 m/s, uma vez que essa velocidade representa uma situação para uma referencial na margem do rio (o barco não possui, verdadeiramente, essa velocidade). Além disso, foi dito que a distância de uma margem a outra é igual a 100 m, o que representa uma medida perpendicular, então não seria certo usar 5 para o valor da velocidade.
Ainda sim, o barco não descreve uma trajetória perpendicular, então a distância real a ser percorrida também não seria 100 m. Dessa forma, eu acredito que usando a distância real pela velocidade em relação a margem (5 m/s) o resultado ainda seria 25 s.
Bom, pelo menos foi o que eu entendi.
@@thiago_9846 Muito obrigado amigo! Deus abençoe
@@AnonimoB01 Por nada. Que Deus abençoe você também.
Em 2022 , tenho prova amanhã. Só foi assistir esse video estou com esperança de passar em física, obrigado professor vc explica muito bem 👍
Amanhã tenho prova tbm, vou ver umas 5 vezes
3:15 rusbé
Fico impressionada em como o Boaro é bom professor.. afff♥️♥️maravisss
Valeu pelo apoio Virginia!! Tmj Sempre #vamopracima
Apesar desse vídeo ser antigo, revê-lo nunca é demais. Explicação incrível! Se pudesse, eu daria mais de um like!
Parabéns mestre .
Irei ser um futuro físico só com as suas aulas .
você me salva sempre!!!! Espero que sem muito bem reconhecido. Trabalho sensacional!!!
O melhor professor de física do Ytb
Curtindo todas as aulas como sempre. Nossa você não deixa de escapar nada jajajaj ensina todos os tópicos da matéria!!! Valeuu Boaro!
Valeu eplo poio de sempre Love!!! abç
Essa questão de barco em uma correnteza, já foi cobrada no enem né? BOARO TU É O CARA!
Ja
Cara na letra B ele desprezo a velocidade da água então ele errou a B, na questão não pede pra desprezar a correnteza
@@breno_0646 não mano, nesse caso a velocidade da água não importa, só importa a componente vertical, que no caso é a velocidade do barco. a questão perguntou em quanto tempo ele chegaria no outro lado e só isso.
@@MugenAllas mas o menor tempo não seria ele indo na diagonal se aproveitando da correnteza, resultando em um tempo de 20 segundos?
Pq:
Vb/m²= Vb/a² + Va/m
Vb/m² = 4² + 3²
Vb/m² = 16 + 9
Vb/m² = 25
Vb/m + 5m/s
S = So + vt
100 = 0 + 5t
t = 20
Ajudou muito porque você usa as notações que eu tenho que usar, mas de forma que faz sentido.
Melhor professor de física, só entendo com vc, obrigado Boaro!
Tava precisando desse vídeo
Quando o Boaro chegou no ponto dois, pensei: "Esse miserável pensou em tudo, vai dar um triângulo pitagórico" kkkkk boa, prof
te amo cara
Boaro, você salva vidas!!
Vc é muito bom, Boaro. Parabéns pela inteligência🤩🤩🤩🤩
Física é com você mesmo Boaro, não tem jeito, você é o melhor!
Rapaz,a sensação de estar aprendendo é bom demais...Obg Deus...obg Boaro...
É isso aí!!!
Amando Todas As Suas Explicações 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Aula muito boa parabéns
Professor que aula boa 👏👏👏👏
pra entender essa matéria tem q saber vetor muito bem. ano passado vi esse video e lembro que fiz muita confusão, esse ano estudei muito bem vetor antes de entrar nessa matéria e quando fui rever esse video achei muito simples. se tiver uma base boa me vetores vc tira essas materias de letra
só ele pra me fazer entender físicaaa
Muito obrigada, assisti diversas aulas sobre o assunto e a sua foi, sem dúvidas, A MELHOR DE TODAS. Só aprendi com você, com a sua explicação!
PARABÉNS! SUAS AULAS SÃO SENSACIONAIS.
Bárbara Cavalcantt São mesmo :D
*Obrigado!*
Valeu, Boaro!!!!!!!!!!!!
Boaro, esse "moonwalk" foi sensacional🤩🤩🤗🤗🤗
Valeu Romeuuuu!!! #tmj
Vc merece um prêmio!👏
Cara, parabéns pela aula, ficou muito boa, gosto muito de você
Obrigado por seu apoio Luiggi!!
Boaro eu te amo vc salva minha vida todos os dias, parabéns por existir
Muito obg pela aula professor
Ótima explicação, Professor! O movimento na mesma direção quando o barco está contra a correnteza, o Vba/a= Vba-Vam é porque o barco está na direção contrária a trajetória e a correnteza está em direção a trajetória, por isso os sinais são diferentes e subtrai os valores da velocidade?
Professor excelente! Muito obrigada. ❤
Valeu pelo apoio Parceiro. Tmj #vamopracima
Segunda vez que vejo. Bem explicativo. Otimo video.
Massa demais! Vlw Prof! Estava com muita dificuldade nesse conteúdo, e o me ajudou a superá-las! Obrigado!!
Sucesso!
Obrigado pela ajuda que o senhor dar para todos nos !!!
professor, obrigada pela grande ajuda, vc está me salvando!! o melhor professor de física do planetaaaa
Achei o prodígio do Michal jackson, mandou aquele em vídeo. Brincadeiras a parte, muito obrigado pela aula professor!
profº por favor resolve a questão 28 (método das projeções de vetores)
Muito bom, Boarooo!
Aulas fantásticas
Um dos melhores canais de Educação
Explica muito bem!!!!! 👏🏾👏🏾👏🏾
professor, você é maravilhoso.
saudações mestre
Sem palavras pra esse professor!!!!! sensacional. Queria que todos fossem incríveis assim
Mais uma aula Sensacional . Obrigada Boaro 👊💪👏
Mano vc é pika na minha escola ninguém sabe física pq os professores são ruim mas vc explicando dá para entender suave
Quem sabe o problema seja você...
Gênio, melhor professor de Física!!! "DIVUlGUEM"
muito bom
Professor, você é o cara ! Abraço bem forte para o Sr.
Aula maravilhosa
Aula Maravilhosa!!!!
muito bommmmm
O melhor professor de física desse youtube!
Melhor professor do Brasil
professor vc gravou video aula sobre movimento circular? de cinematica vetorial? e sobre as aulas de lancamento obliquio ele e ne vacuo?
Pra lembrar é simples. Mesma direção? + com + = + (Soma-se os valores), direção contraria? - com + = - (subtrai-se os valores) ;)
Muito bom!!
Demais suas explicações, muito obrigada professor Boaro!!
3:18 caralho boaro meteu um moonwalk
Uai, se n conseguir correr a 3 m/s pode largar mão 🤣🤣🤣, parabéns pela aula... Me ajudou mt
Tudo pra mim!!! 💚💚💚
Boaro você é meu herói
Aula fantástica!
Melhor canal de fisica
Por que não posso considerar a velocidade do barco sendo a Velocidade do barco em relação as margens = 5m/s? Assim o tempo seria de 20s.
Porque essa é a velocidade do barco na diagonal, ele percorre uma distância maior p compensar essa velocidade a mais. Então é muito mais fácil utilizar a velocidade do barco em relação a água (4m/s) e a distância entre uma margem e a outra (100m) que calcular a distância percorrida na diagonal p dividir pela velocidade resultante (5m/s). Mas nos dois casos o tempo final será o mesmo.
@@Rodrigo-fq7em Nesse caso eu teria que desconsiderar a velocidade de correnteza então?
@@ladguin3322 Sim, como o Boaro disse. Independente da velocidade da correnteza, o barco nessa posição (perpendicular à correnteza) sempre resultará no menor tempo possível de travessia. Assim como o Rodrigo disse também, é mais fácil calcular o tempo pela distância de 100m pela velocidade do barco em relação à agua do que ter que descobrir a distância percorrida na diagonal pela resultante dos deslocamentos e dividir pela velocidade resultante. No fim as 2 formas resultarão no tempo mínimo de travessia.
Com frequência se lida com quantidades físicas que têm tanto
propriedades numéricas quanto direcionais. Quantidades dessa natureza
são chamadas vetoriais.
Um barco que cruza as correntezas de um rio
com velocidade de 4,0 m/s em relação à água, chega à outra margem a
60,0m do ponto diretamente perpendicular ao rio, no sentido da
correnteza.
Considerando-se que o rio tem uma largura de 100,0m, conclui-se que a velocidade da correnteza do rio, em m/s, é igual a:
( COMO RESOLVO COM BASE NESSE VÍDEO?)
Regra de três
Excelente trabalho!!! Me adjudou muito!!
Aprendi, dei like e compartilhei, tá valeeendoooooo....!
Sem defeitos
Aula muito boa Boaro, obrigado!!
muito obrigado me ajudou bastante
Sou seu fã
Prof.Boaro, na letra b do exercício ( Qual é o menor tempo de travessia do rio? ) Utilizando a velocidade resultante, que é de 5m/s, o barquinho leva 20s para atravessar o rio. Na resolução da questão o Professor utilizou apenas a velocidade do barquinho, 4m/s, resultando em um tempo de travessia de 25 s.... Fiquei com certa dúvida! Ótima aula valeu!!!
Fiquei com essa dúvida também, mas vi ele falando que os dois movimentos são independentes, não entendi muito bem, achei que era pra usar o vetor V resultante.
Agora eu já sanei essa dúvida... Estudando o Lançamento Uniforme acontece algo análogo a isso o todo tempo. Por exemplo a aceleração da gravidade em nada altera a velocidade do movimento horizontal. No caso do barquinho atravessando o rio até a outra margem, a correnteza seria como a gravidade no lançamento, ela não altera a velocidade do barquinho em direção a margem oposta, desde que estes vetores sejam perpendiculares ( velocidade do barco X velocidade da água ). Por isso o tempo mais curto de travessia é dado com o barquinho apontado em linha reta com relação a margem oposta.
+Rafael Takachi sim sim, eu fiz essa analogia no mesmo momento que não entendi, mas ainda assim fiquei com dúvidas, porque tipo, em vetores ele explica que não faz sentido fazer a soma entre vetores de natureza diferentes, e no caso do lançamento horizontal, a natureza entre eles é diferente, enquanto um tem ACELERAÇÃO constante na vertical, o outro tem VELOCIDADE constante na horizontal, sendo assim, não faria sentido associar os dois movimentos (velocidade e aceleração)... Porém, não é o que ocorre no vídeo. Os dois vetores sobre o barco são vetores aceleração (têm a mesma natureza), então o mais lógico, pra mim, seria fazer a Fr entre as duas forças (meu professor de física disse que isso é o correto, também).
os 4m/s são em linha reta, perpendiculares à margem, que eh a velocidade do barco, os 5m/s é o vetor resultante do movimento na diagonal, como o exercício pedia apenas o menor tempo de travessia, tu não usas o vetor resultante, pois, como havia dito antes ele está na diagonal, e mesmo tendo uma maior velocidade também precisa percorrer um espaço maior, ou seja, eh muito mais simples você usar a velocidade 4m/s em linha reta(que já eh dado o valor pelo próprio exercício) do que ter que achar o espaço percorrido pelo barco na diagonal e depois divir pelo vetor da velocidade resultante(5m/s)
Obs: o tempo é um só para a análise do movimento nesse tipo de exercício(Princípio da Simultaneidade de Galileu).
Mas a velocidade da correnteza não iria interferir DE QUALQUER FORMA na velocidade do barco, independente da situação apenas de travessia?? Fiquei sem compreender!
Aula incrível 👏
Mdssss vc explica mtoo beem me ajudou mto
Excelente didática professor!!!!
Adoro suas aulas, são maravilhosas
❤❤❤❤❤❤❤
Boaro, você tem que começar a da aulas para ensino superior o you tube não tem aulas realmente boas para se aprender, como física geral 1
Não entendi como a correnteza não influencia no tempo de travessia perpendicular do barco, poderia me ajudar? Valeu hahaha
+Camila Lozeckyi os movimentos são independentes!!! Abç
Melhor professor, parabens pela aula!
Grande professor !!!
Muito obrigada mestre Boaro!
Muito obrigado! Abç
professor, estou no primeiro ano do ensino medio, e graças às suas aulas consegui gabaritar duas provas de física! tu és muito bom!!
Obrigada pelo excelente trabalho professor, acredito estar pegando uma base boa da física para a prova da AFA!! Abraços!!
Por que o barco apontado perpendicular a margem do rio na alternativa b é desconsiderando a correnteza se a questão não específica a desconsideração?
Obrigado BOARO!!!!
Professor no exemplo que o senhor passou, uma dúvida...o item "b" acaba pedindo o menor de tempo de travessia logo o barco deveria ir em uma posição de inclinação....Com isso acabei fazendo pitagoras em V b/m ² = V b/a² + V a/m² com o dados forma um triângulo pitagórico já batido (3,4,5)...beleza achei a V b/m² = 5 m/s agora faço fórmula padrão de Vm = DeltaS / DeltaT
5 = 100 / DeltaT -> DeltaT = 100 / 5 -> DeltaT = 20 segundos
Ia comentar isso tbm
marcelo, essa relação é diferente da velocidade relativa do MU né?
na moral melhor professor de física
OBRIGADA!!!