Silêncio No Bexiga Geraldo Filme

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 19 сен 2024

Комментарии • 24

  • @meucavacomeusambacavandoli9701
    @meucavacomeusambacavandoli9701 3 месяца назад

    Hoje em dia Tenho a Honra de Tocar Cuíca em um Barzinho na Rua São Vicente, sim Na São Vicente , ao Lado da Antiga Quadra da Vai-Vai 😃
    Conjunto Negro Luxo 😃
    Paz e Luz à Todos os Bambas do Samba Paulistano 🕯️🌹☮️❤️🕊️

  • @lissilva2449
    @lissilva2449 3 года назад +22

    Hj minha mãezinha faria 79 anos ,ela amava essa música, ela comentava cada estrofe dessa música, muita saudade 😔,estou ouvindo com lágrimas.

  • @SurfLeleco
    @SurfLeleco Месяц назад

    Apôs..
    Que canção linda e de dor. Realidade de nossa gente,
    Os negros fizeram esse pais inteiro.
    Nao?
    Ô na minha opinião. Salve Teodoro Sampaio.
    Salve Zumbi, Salve Geraldo Filme e Itamar Assumpção. Salve Maestro Moacir Santo e os Irmaos Rebolças. Salve Joao Do Vale e Pinxinguinha. Saravá Mãe Clementina, saravá. Saravá Bixiga, salve Elza Soares e Pelé. Salve Vini Jr. E salve Paulo Moura. Salve Zezé Mota e Josué de Castro, salve Gilberro Gil e Milton Nascimento. Sarará pra toda Africa. As varias africas que aqui se ajuntaram e aqui se formara uma nova africa. Africa Brasileira. Filha de Oxalá, de.Yemanja e cada orixá.
    Axé babá assè

  • @SuperJujar
    @SuperJujar 2 года назад +8

    Adoniran Barbosa (João Rubinato), Geraldo Filme (nome artístico de Geraldo Filme de Souza (São Paulo, 1927 - São Paulo, 5 de janeiro de 1995), Plínio Marcos (escritor, teatrólogo, contestador, agitador cultural) e muitos outros artistas, instrumentistas, escreveram a história do Samba paulistano, cujas origens no Samba Paulista não renegaram as origens do Samba do Recôncavo Baiano, do Candomblé, e do Samba personalíssimo carioca, influenciador do Samba em todas as suas expressões.
    (*) Geraldo Filme, nome artístico de Geraldo Filme de Souza (São Paulo, 1927 - São Paulo, 5 de janeiro de 1995), foi um compositor, cantor e militante negro. Também foi conhecido como "Seu Geraldo", "Geraldão da Barra Funda", "Tio Gê" (apelido dado pelas crianças), "Corvão" e na infância de "Negrinho das Marmitas".
    Geraldo Filme era filho de Sebastião, natural de Ouro Preto, e Augusta Geralda, nascida em São João da Boa Vista. Ambos contemporâneos aos últimos anos do sistema escravista. Segundo seu registro oficial, Geraldo Filme nasceu em São João da Boa Vista, no interior paulista, no ano de 1928. Contudo, segundo ele próprio afirmou no programa Ensaio da TV Cultura, ele teria nascido na capital paulista em 1927. São João da Boa Vista, foi o local onde ele foi registrado e batizado, por ser a terra natal de seus pais e familiares de ambos os lados. Na época era bastante comum, pelo menos entre as famílias negras, batizar e registrar os filhos na terra de origem da família como se a criança também fosse nativa daquela terra. Segundo ele a festa de seu batizado durou mais de um dia. O pai tocava violino, mas foi com a avó que conheceu os cantos de escravos que influenciaram sua formação musical.
    Sua mãe tinha uma pensão nos Campos Elísios e ficou conhecida como "Negra da Pensão". Ela fazia marmitas que o menino Geraldo entregava em toda a região, ficando conhecido como "Negrinho da Marmita". Antes de ser dona de pensão, a mãe de Geraldo Filme foi empregada doméstica de uma abastada família paulistana. Nessa época ela teve a oportunidade acompanhar essa família em uma viagem a Londres. Depois de observar os movimentos sindicais em Londres ela teve a ideia de fundar o sindicato das empregadas domésticas, classe trabalhista, que em São Paulo era formado praticamente apenas por mulheres negras. Esse sindicato deu origem ao grêmio recreativo que deu origem ao cordão carnavalesco que futuramente iria se transformar na Escola de Samba Paulistano da Glória.
    O cantor e compositor Zeca da Casa Verde foi grande amigo de infância de Geraldo Filme. Devido a forte amizade entre suas respectivas mães, Geraldo e Zeca, que tinham a mesma idade, praticamente, foram amigos "de berço" ao ponto de se identificarem como primos. Na Barra Funda, bairro vizinho, o pequeno Geraldo Filme e Zeca, seu primo de consideração, passavam um bom tempo nas rodas de samba e tiririca (capoeira) que os carregadores e engraxates improvisavam, no Largo da Banana. Nessa época o samba, assim como muitas das manifestações culturais da população negra, eram proibidas. De modo que muitas vezes a roda era interrompida com a chegada da polícia.
    Aos 10 anos, após ouvir o pai dizendo que em São Paulo não se fazia samba de qualidade como no Rio de Janeiro, Geraldo Filme compôs seu primeiro samba "Eu Vou Mostrar" com o intuito de provar ao pai que em São Paulo havia samba de qualidade.
    (...)
    Geraldo tem o nome ligado à história do Carnaval paulista. Respeitado e querido por todas as escolas, marcou presença na Unidos do Peruche, para quem compôs sambas-enredo, mas é lembrado principalmente por sua ligação com a Vai-Vai. O samba "Vai no Bexiga pra Ver" tornou-se um hino da escola, e "Silêncio no Bexiga" homenageia “Pato Nágua”, um célebre diretor de bateria da Vai-Vai, exímio capoeirista das antigas rodas de tiririca e chefe da torcida organizada do Corinthians. “Pato Nágua” havia sido assassinado, na cidade de Suzano-SP. Com o samba-enredo “"Solano Trindade, Moleque de Recife" levou a escola ao título de campeã. (...)
    (Pesquisa / colaboração Juares de Marcos Jardim - Santo André / São Paulo-SP)

    • @meucavacomeusambacavandoli9701
      @meucavacomeusambacavandoli9701 3 месяца назад

      Fantástica Observação , Relato, História , Saber , e Trazer Conhecimento para Nós Amantes do Samba .
      Hoje em dia Tenho a Honra de Tocar Cuíca em um Barzinho na Rua São Vicente, sim Na São Vicente , ao Lado da Antiga Quadra da Vai-Vai 😃
      Conjunto Negro Luxo 😃
      Paz e Luz à Todos os Bambas do Samba Paulistano 🕯️🌹☮️❤️🕊️

  • @alexandremarques1147
    @alexandremarques1147 2 года назад +3

    música legítima, samba samba samba 👏👏👏 Geraldo Filme deixou muitas obras para nós!!

  • @laertevicentedasilva-andarilho
    @laertevicentedasilva-andarilho Год назад +2

    MIL CANÇÕES PARA ALEGRAR TODOS OS CORAÇÕES 💕😍💝❤️💞, MIL POESIAS PARA A CURA DO MUNDO, MIL POESIAS PARA SEMEAR O AMOR, ❤️🌹, MIL POESIAS PARA A PAZ 🙏☮️ NO PLANETA, POETIZAR PARA MUDAR

  • @amaurysouza1715
    @amaurysouza1715 8 лет назад +11

    Isso é samba da melhor qualidade !

  • @felipeortis5379
    @felipeortis5379 3 года назад +9

    Silêncio, o Brasil está de luto! atemporal o Geraldo.

  • @fompirbaixadasantista363
    @fompirbaixadasantista363 3 года назад +7

    Salve o samba paulista!!!

  • @Mari-vw1dx
    @Mari-vw1dx 2 года назад +2

    Esse é um dos sambas mais lindos!

  • @heliomartins1647
    @heliomartins1647 Год назад +1

    Nos dos anos 60 ...70....coisas que não voltam mais... SAUDA DES😢

  • @albertosaraiva3830
    @albertosaraiva3830 3 года назад +6

    Viva o Samba Paulista!!

  • @nahh.0108
    @nahh.0108 2 года назад +1

    Essa música diz o q de uns tempos pra cá tenho pensado. Eu fiquei maravilhada com a letra dessa música. Geraldo Gigante! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

  • @carlosalbertoteschguimarae9263
    @carlosalbertoteschguimarae9263 10 месяцев назад

    Rapaziada!
    Isso et um samba de verdade, e isso é um cantor de samba! 👏👏👏👏👏

  • @robertoozelame4243
    @robertoozelame4243 3 года назад +5

    👏🏻👏🏻👏🏻 qualidade do samba paulista

  • @marcosjeofla
    @marcosjeofla Месяц назад

    ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤

  • @veralu2011
    @veralu2011 3 года назад +2

    Lembro bem dele .... se me lemvro bem ele também era ator.

  • @adrianoKNP
    @adrianoKNP 2 года назад +2

    Bravo 👏 👏 👏

    • @danilogomes1155
      @danilogomes1155 2 года назад

      Graças à Deus sou afilhado desse nobre ícone do samba ... que Sdss

  • @joseluizpagliaro4022
    @joseluizpagliaro4022 9 месяцев назад +1

    Nota 1.000!!!

  • @SurfLeleco
    @SurfLeleco Месяц назад

    Salve Pato

  • @joazcampos5726
    @joazcampos5726 Год назад

    😊😅😅😊😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅