magno costa, obrigado. Continue participando. Envie sugestões de vídeos aulas, continue prestigiando o canal, compartilhe e não deixe de dá uma olhada nos nossos livros indicados na descrição do vídeo.
Alain Neves, Parabéns! A proposta é esta: simplicidade e bom desempenho. Continue prestigiando o canal, compartilhe e não deixe de dá uma olhada nos nossos livros indicados na descrição do vídeo.
Professor muito Obrigado pela aula, eu tenho duas caixas de 2 vias da Master passiva 75RMS/8 ohms modelo EV 50 para pequenos ambientes(mas só uso em casa) e após sua explicação e verificar outros vídeos específicos sobre potência do cabeçote x alto falantes e drives, coloquei uma corneta da Orion 120W / 8 ohms e apliquei sua montagem eletrônica, ficou perfeito, limpo sem o som estridente do twitter, modifiquei apenas os capacitores fiz testes com sua montagem com diversos capacitores, mais senti que som ficou melhor com 33UF na corneta e 4,7UF no Twitter, no mais segui a risca seu projeto. Agora tenho uma caixa de 3 vias..kk Muito Obrigado....
Alexandre Pirolo, que bom você gostar do projeto que é muito simples e de boa qualidade. E também ter conseguido montar um sistema de som bem equilibrado. Parabéns!
Olá, você que curte o Canal Technoart! Precisamos atingir a meta de 100.000 inscritos para justificar manter o canal funcionando GRATUITAMENTE, pois é preciso disponibilizar tempo para responder dúvidas, enviar esquemas simples e cheios de dicas fáceis de montagem! Para manter o canal funcionando vocês precisam apenas fazer três coisas muito simples: 1- Inscrever-se no Canal, 2- Compartilhar com seus amigos que curtem som e querem TER O PRAZER DE MONTAR seus próprios amplificadores, equalizadores, MIX, caixas acústicas, divisores de frequência, entre outros dispositivos de som. Nosso maior prazer é receber mensagens dizendo que funcionou muito bem e pedem mais dicas. Nossas dicas incluem também a segurança com eletricidade. 3- E não esquecer de deixar seu LIKE. SIMPLES ASSIM!
TECHNOART me tira uma dúvida, tenho uma caixa trio, grave uso um Pioneer de 10 com 350rms 4ohms, twiter de 80rms 4 ohms, e um mid range de 8 ohms de 150 rms, em um módulo ts 400x4, mas sinto uma perda nisso, o que posso fazer pra melhorar ?
Lucas, qual tipo de perda, potência ou qualidade sonora? Seja qual for a perda a qual você se refere pode haver muitos motivos, principalmente conexões invertidas dos cabos e principalmente das caixas acústicas que provocam inversão de fase, caixas acústicas de má qualidade feitas em fundo de quintal, fonte de alimentação inadequada, conexões oxidadas, aterramento deficiente, excesso de graves e agudos que provocam saturação e super aquecimento do amplificador e do conjunto eletromecânico dos alto falantes...Fica difícil saber sem estar perto do equipamento e fazer os devidos testes. Aconselho procurar uma boa loja de instalação e reparo de som.
TECHNOART mas nessas especificações que citei, dos auto falantes, ela é pra tocar legal neh ? Pois são falantes de qualidade e são acima dos rms que ela fornece, somente o midi range que é de 8ohms
Olá Sr. Albérico, ótimo vídeo, está de parabéns,sempre respondendo às perguntas no vídeo e atencioso com as pessoas,isso é dificil ver em outros canais do RUclips,que você tenha milhões de inscritos.
@papilondailha948, obrigado. Continue prestigiando o canal, compartilhe e conheça nossos livros indicados na descrição do vídeo, que estão disponíveis na Amazon.
Banda GoGa Show, na prática funciona, mas esses alto-falantes citados não foram projetados para as funções descritas no vídeo. Para a correta reprodução dos médios, o alto-falante correto é o mid range. Para os graves + médios graves o alto-falante correto é o woofer, pois o sub woofer não é projetado para reprodução dos médios graves. O sub só deve ser usado quando se tem caixas com woofer pequeno, o qual não reproduz os graves abaixo de 100 HZ, chamado popularmente de pancadão, e tecnicamente de infrassons. O sub também é usado quando em sonorização profissional as caixas com woofer ficam suspensas em pedestal ou parede, alguns metros acima do solo. Quanto mais a caixa acústica ficar longe do chão, menos graves. Em som automotivo tem quem use o sub para reforçar os graves.
OBSERVAÇÕES PARA MELHOR DESEMPENHO E SEGURANÇA: 1- Os alto-falantes devem ter potência superior a do amplificador, pelo menos 1,5 vezes maior. Essa sobra de potência dos alto-falantes reduz o risco de queima, devido aos picos longos de sinal sonoro que super aquecem a bobina, principalmente do médio e do tweeter. 2- Só é admissível usar amplificador com potência maior que os alto-falantes quando se usa processador de som, que entre várias funções de regulagem do som, apresenta também o LIMITER para limitar (reduzir automaticamente) os picos sonoros. 3- Os capacitores C2 e C3 são eletrolíticos (polarizados). Eles devem ser ligados de modo que o negativo de um capacitor seja ligado ao negativo do outro capacitor para despolarizar. A despolarização evita queimar o capacitor e distorções do som.
TECHNOART Oi amigo Eu vou montar um som de 4 boca subwoofer de 1300 wrs cada de 4 ohms bubina dupla. Quero usar corneta de titanium. Mas de quantos wts eu tenho que comprar essa drive de corneta? Lembrando são duas torres cada uma com duas subwoofer e corneta
100 por 1, a potência de qualquer alto falante depende da potência REAL do amplificador. Como o som será dividido em três faixas de frequência pelo divisor, divida a potência do amplificador por três. Então 1/3 será a potência aproximada de cada alto-falante x 1,5, ou seja, 50% a mais de folga de potência para os alto-falantes. Outra coisa importante, como expliquei em detalhes no vídeo, se usar só sub vai cortar os médios graves, onde ficam os sons de bateria, percussão, slaps e rifes de contra baixo, entre outros sons de instrumentos dessa faixa sonora. E se ligar tantos alto-falantes sem calcular corretamente as impedâncias, vai queimar seu amplificador. RESUMINDO: se você pretende ter um equipamento de áudio de qualidade, capaz de reproduzir todos os sons com realismo, sem distorção e sem queimar os transistores de saída, substitua o sub pelo woofer, de preferência o de cone seco, aquele que não tem amortecedor nas bordas, também chamado suspensão acústica, porque as batidas rápidas de bateria e slaps de contra baixo ficam mais realistas. Alerto também que o filtro mostrado no vídeo foi calculado para apenas três alto-falantes: 1 woofer. um midi range ou corneta e um tweeter, para colocar mais alto-falantes assista esse vídeo: ruclips.net/video/H7tsXzblX2A/видео.html
Danilo, em paralelo você teria que ligar também os positivos, ou seja, negativo com negativo e positivo com positivo, e a corrente se dividiria por dois capacitores. Na ligação mostrada no vídeo, que é em série, a corrente só pode passar por um caminho através dos dois capacitores. O ideal seria usar um capacitor sem polaridade, também conhecido por bipolar, mas caso não encontre, a ligação em série negativo com negativo também resolve. Esse procedimento evita queimar os capacitores e distorções do som.
Nielson Silva, depende do amplificador que você vai usar. Se seu amplificador tiver uma potência de, por exemplo, 100 W RMS, você deverá ligar alto-falantes cuja soma das potências seja 1,5 vezes a potência do amplificador como margem de segurança. Nesse caso teremos: 100W RMS x 1,5 = 150WRMS. Caso você use três alto-falantes como mostrado no vídeo, a potência do amplificador será dividida por três, 50W para cada. Se a saída de seu amplificador for para 8 Ohms, os alto-falantes deverão ter também 8 Ohms. Se ligar vários alto-falantes a mesma saída do amplificador é obrigatório usar um divisor de frequências. Sem o divisor não haverá correto casamento de impedâncias e poderá queimar o amplificador.
Boa noite a todos. Montei o circuito num par de csixas da sony ss-b4950. Usei fios de 2.5m internamente e na ligacao para o aparelho de.som . Relato qei gostei do resultado do filtro .nao encontrei o casca de ovo . Usei manta de acrilico (acrilex) do mais caro. Muito obrigado professor por comaprtilhar seu conhecimento . Muito bom resultado :)
Marcio Lima, parabéns pelo bom resultado que você obteve. Na realidade qualquer absorvente acústico funciona bem. A ideia é reduzir as vibrações internas da caixa acústica que provocam distorções dos graves. Quem curte música que tem um contra baixo bem tocado, vai poder ouvir as notas do contra baixo com mais nitidez, mesmo em baixo volume de som. Quando a caixa não usa um material absorvente acústico, as notas do contra baixo soam emboladas, sem definição. O grave embolado também embola os outros instrumentos e os vocais. Esse é o projeto mais simples que existe para quem não pode pagar por uma excelente caixa acústica profissional.
@@TECHNOART realmente o som ficou muito bom . O woofer foi o que mais me surpeendeu . Nao tenho a referencia da ciaxa original mas depoos da reforma dos falantes ( eram 6ohms e hj foram refeotas como 8ohms ) revestimento das caixas e montagem do esquema fornecido ficou muito bom. Nao esperava muito ppr ser uma caixa low end da sony da decada de 90 . Muito obrigado mesmo :)
parabéns pelo canal, conteúdo e explicação, me permita fazer uma pergunta: como faço para ligar 2 woofers e um Drive numa mesma caixa com um divisor de frequências passivo? obrigado
@wallaceborgez, a ligação é simples. Geralmente, o driver é fabricado para 8 Ohms, então temos duas possibilidades: 1- Se você tiver dois woofers de 8 Ohms cada, basta ligar os dois em paralelo, combinando (+) com (+) e (-) com (-). O resultado da ligação em paralelo de dois woofers de 8 Ohms = 4 Ohms ou 8/2 = 4. O driver também será ligado em paralelo com os woofers. No entanto, a impedância NÃO será 8/3 =2,66 Ohms, porque o driver é isolado pelo capacitor de filtro, fazendo todo o conjunto funcionar com a impedância associada dos woofers = 4 Ohms. A maioria dos amplificadores trabalha com impedância mínima de 4 Ohms. O capacitor de filtro do driver deve ser ligado conforme as instruções do fabricante do driver, geralmente ligado ao positivo do driver, e o outro fio do capacitor vai para o positivo do amplificador, onde também são ligados os positivos (+) em paralelo dos woofers. 2- Suponha que ao invés de 8 Ohms, você tenha dois woofers de 4 Ohms. Se ligar em paralelo terá 4/2 = 2 Ohms. Somente alguns amplificadores suportam trabalhar com impedância mínima de 2 Ohms sem queimar. Então, a melhor solução é ligar os dois woofers de 4 Ohms em série para obter 4 + 4 = 8 Ohms. Para ligar em série, o positivo de um woofer é ligado ao negativo do outro woofer, enquanto o positivo e negativo que sobram são ligados ao amplificador, combinando (+) positivo e (-) negativo do amplificador. O Driver será ligado em paralelo combinando o (+) do driver com o (+) do amplificador e o (-) do driver com o negativo (-) do amplificador. Ligue o capacitor de filtro do driver conforme instruções do fabricante do driver. Devido à isolação feita pelo capacitor de filtro ligado ao positivo do driver, o conjunto woofers em série e driver em paralelo funcionará em 8 Ohms. O vídeo mostrado no link abaixo ruclips.net/video/JkhLHQxkG7I/видео.html ajudará a entender como ligar alto-falantes em série, paralelo e serie/paralelo.
@@TECHNOART muito obrigado pela resposta detalhada, fiquei realmente feliz em ver que a preocupação em nos fazer entender é muito importante; Parabéns novamente...
MELHOR VIDEO SOBRE O ASSUNTO, POR FAVOR ME TIRE UMA DUVIDA, SE EU QUISER COLOCAR UM SUBWOOFER NESSE MESMO PROJETO PARA REPRODUZIR AS FREQUENCIAS MAIS BAIXAS, POR EXEMPLO DE 20 A 60HZ COMO FAÇO O FILTRO PARA O SUBWOOFER, QUAL CAPACITOR USAR? NAO ACHEI NENHUM VIDEO EXPLICANDO SOBRE COMO FAZER O CORTE NAS BAIXAS FREQUENCIAS, SE TIVER COMO ENSINAR FICO MUITO AGRADECIDO, ATT. FERREIRA DE GOIANIA-GO
@ferreiradiretoria, obrigado. Se você usar um bom woofer, com tamanho igual ou maior que 12 polegadas, não é preciso subwoofer. O sub woofer deve ser usado quando se utiliza woofer pequeno, menor que 12 polegadas, ou quando a caixa de som ficar muito acima do chão, em um pedestal ou fixada na parede, porque nesses casos, quanto mais afastada do chão, menos graves serão produzidos. Além disso, substituir o woofer pelo subwoofer haverá perda dos médios graves importantes para reproduzir com clareza a voz, e vários instrumentos de sopro e percussão. O link abaixo mostra a diferença entre o woofer e subwoofer. ruclips.net/video/7fIN2wX3Fnk/видео.html Este outro link mostra como montar um filtro de graves ruclips.net/video/zFNCezjOXWc/видео.html Continue prestigiando o canal, compartilhe e conheça nossos livros indicados na descrição do vídeo, que estão disponíveis na Amazon.
Se você se refere a amplificador, pode usar qualquer amplificador de boa qualidade com saída máxima de 100 W por canal, se a caixa acústica for montada em 8 Ohms, ou 200 W por canal, caso a caixa seja montada em 4 Ohms.
Eu tenho um amplificador com duas saídas ,cada saída é de 100wats , eu conectando esse sistema seu que é com uma entrada será que não força o amplificador ou tenho que fazer mais um sistema desse seu para outra saída do amplificador,antes de tudo fico muito grato pelo contato agradeço mesmo tua ajuda ta de parabéns
Delta Delta, seu amplificador é STEREO, tem duas saídas (direito e esquerdo). Para seu amplificador funcionar corretamente, você precisa usar duas caixas acústicas exatamente iguais, uma caixa em cada saída (canal). Se seu amplificador fosse mono (um canal) bastaria ligar uma única caixa acústica. É preciso também verificar no manual do amplificador qual a impedância de saída, porque as caixas devem trabalhar com a mesma impedância (4 ou 8 Ohms). Alguns tipos de amplificadores podem trabalhar com outros valores de impedâncias. O link abaixo mostra um vídeo sobre a diferença entre som STEREO e MONO e como fazer as ligações. ruclips.net/video/5v-2CY_km_I/видео.html
Luiz Fernando, para a potência de seu amplificador você pode usar 2 caixas acústicas full range (faixa completa) passivas (sem amplificação) com woofer de 4 polegadas, ou usar um pouco maior. A caixa subwoofer deverá ser passiva com subwoofer no máximo de 8 polegadas ou menor. A potência das caixas atende às necessidades do seu amplificador. A impedância das caixas deve ser a mesma do amplificador. A caixa subwoofer deverá ser ligada à saída de sub do amplificador. Se comprar caixas full range mais baratas, talvez seja preciso substituir os tweeters originais por um tweeter piezoelétrico, porque os originais, geralmente, apresentam baixo rendimento nos agudos. A ligação do tweeter piezoelétrico deverá ser feita conforme o esquema mostrado pelo fabricante do tweeter. Geralmente o fabricante recomenda ligar um resistor em série com o capacitor. Pode utilizar o mesmo capacitor que já vem com o tweeter original das caixas full range. Sem o resistor o som vai ficar muito estridente e desagradável. O conjunto resistor capacitor em série deve ser ligado ao positivo do tweeter piezoelétrico.
Caro instrutor. Muito bem apresentado didaticamente, não deixa margem para dúvidas. Entretanto, gostaria de saber se é possível utilizar o mesmo esquema de valores para alto falantes de 6 ohms?
Jonas Koehler, sim, desde que os alto-falantes sejam iguais (todos para 6 Ohms e mesmo fabricante) para bom casamento das características elétricas e impedâncias.
Glaucio Marinho, conforme mostrado no vídeo e na descrição, não deve substituir o woofer pelo subwoofer porque o sub não reproduz os médios graves. Nessa faixa de som há muitos harmônicos de diversos instrumentos que não serão ouvidos com nitidez se usar o sub. O sub é usado nos seguintes casos: 1- Quando o woofer é pequeno e não reproduz com nitidez os sons graves abaixo de 120 hZ (contra baixo, bumbo de bateria, graves de piano, graves de orgão, graves de teclado de 7 oitavas, etc.). 2- Geralmente som para uso profissional costuma posicionar as caixas acústicas alguns metros acima do chão. Dessa forma ocorre o enfraquecimento dos graves abaixo de 120Hz. Mesmo que se use caixas acústicas com woofers grandes, entre 12 a 15 polegadas, a distância grande em relação ao chão produz grandes perdas nos graves. Então, o subwoofer compensa a perda de graves das caixas acústicas que ficam longe do chão. Para maior rendimento do subwoofer, obrigatoriamente deve ficar apoiado no chão ou o mais próximo possível do chão.
@giovaniksomer, obrigado. O ideal é usar o sistema de três vias para o maior desempenho sonoro, para ouvir a voz e todos os instrumentos com maior realismo. No entanto, você pode usar um sistema mais simples composto por um woofer cone seco (sem o amortecedor nas bordas do alto-falante) e um tweeter com o capacitor de filtro. O woofer cone seco favorece a voz, instrumentos de sopro e cordas e as batidas da bateria.
@@TECHNOART Certo, funcionaria também com um driver ti no lugar do tweeter? Estou fazendo caixas de retorno para palco com woofer cone seco. Muito obrigado por se importar em ajudar 🙏
@airtonamadeo2592, o capacitor é o mesmo. Para obter a melhor qualidade dos médios use os resistores, porque devido ao drive fenólico ter alta sensibilidade nos médios (grita muito), os resistores suavizam o excesso de médios, tornando os médios menos estridentes e mais realistas. Cuidado para não inverter as polaridades das três vias, ligue (+) com (+) e (-) com (-), caso contrário distorce o som e pode reduzir os graves. Observe atentamente no vídeo como ligar os capacitores para correto funcionamento do drive.
@airtonamadeo2592, a forma mais simples para dimensionar uma caixa acústica, incluindo o duto, é utilizando uma tabela simples que permite boa qualidade de som que agrada à maioria das pessoas. A tabela simplifica a montagem porque não precisa usar os cálculos complexos utilizados para dimensionar as caixas de som profissionais de alto custo, voltadas para músicos profissionais que precisam ouvir os mínimos detalhes de cada nota musical. A tabela simplificada produz bons resultados e pode ser vista no link abaixo, que mostra um vídeo onde explica todos dos detalhes e dicas de como usar a tabela e montar facilmente uma caixa dutada. ruclips.net/video/C9FUL9N4LbY/видео.html
@GenilsonJesus-l7q, obrigado! Continue prestigiando o canal, compartilhe e conheça nossos livros indicados na descrição do vídeo, que estão disponíveis na Amazon.
Parabéns pelo maravilhoso vídeo adorei. Tenho uma dúvida, herdei cxs marca Módulos de três vias com divisor de frequência, regulagem de médio e agudo. Tive que descartar as CXs bichadas, estou montando CXs reaproveitando madeira reciclada, seria preciso colocar capacitor no woofer de 8 polegadas original que não tinha?
@antoniokassabian9284, obrigado! O woofer não precisa de capacitor porque ele tem um cone pesado, o qual não consegue vibrar com velocidade suficiente para reproduzir frequências mais altas, como os médios e agudos. Sendo assim, o woofer vai reproduzir melhor os graves. Os capacitores nas vias de médios e agudos devem ser usados para evitar chegarem graves nessas vias. Se isso acontecer, os graves danificam o dispositivo vibratório leve que não suporta o peso dos graves. Os resistores nas vias de médios e agudos servem para evitarem som estridente e desagradável. Aconselho refazer as novas caixas usando o divisor de frequência original, tendo o cuidado de ligar corretamente, caso contrário poderá apresentar som distorcido ou queimar a saída de potência do amplificador. Use também as mesmas medidas das caixas antigas, para obter melhor rendimento acústico. Não esqueça de forrar internamente as caixas para evitar vibrações e distorções do som.
Vídeo aula incrível, tenho um projeto de som para o meu quarto que contém super tweeter, driver de 1 polegada, woofer 6x9 e subwoofer, porém só uso capacitor na tweeter, tenho crossover ativo Stetsom STX64 e faço os cortes de cada alto falante, subwoofer com corte em 50Hz até 180Hz meu médio está com cortes de 200Hz até 750Hz, meu driver e tweeter de 550Hz até 20KHz porque estão ligados juntos por causa da impedância do módulo amplificador e porque não tenho mais canais disponíveis para usar-los individualmente
Obrigado. CarloS SounD, com o cross over ativo não há necessidade de capacitor no tweeter. Cuidado com o casamento de impedâncias para não forçar as potências. Veja no link abaixo como fazer casamento de impedâncias: ruclips.net/video/JkhLHQxkG7I/видео.html Continue participando. Envie sugestões de vídeos aulas.
Bom dia ótimo vídeo resolveu pra mim sem complicações. Mas no meu caso, tenho ligado como no exemplo do vídeo. Woofer, mid range e tweeter, todos 8ohms. Só gostaria de saber qual será a impedância final da caixa? Desde já muito obrigado.
Luis Patino, quando se usa o filtro (divisor de frequência), os três alto-falantes funcionam como se fossem um único alto-falante operando em 8 Ohms. Sem o filtro, o mid e o tweeter seriam forçados a reproduzirem graves, causando danos aos mesmos. Sem o filtro forçaria e queimaria o amplificador, porque a impedância final seria: 8 / 3 = 2,66 Ohms, muito baixa para a maioria dos amplificadores que trabalham com impedância mínima de 4 Ohms. Uma impedância muito abaixo da mínima recomendada pelo fabricante, sobrecarrega (força) os transistores de potência do amplificador, resultando em super aquecimento e queima.
@@TECHNOART Legal, esclarecimento de muita importância. Resolveu muito pra mim esse esquema de filtro. E a impedância final de 8ohms é a que quero usar para ligar duas caixas em paralelo para uma impedância final de 4ohms e assim extrair do amplificador maior aproveitamento. Muito obrigado.
boa tarde , muito obrigado por compartilhar seu conhecimento. tenho um par de caixas sony ss-b4950 , 6 ohms e 40 w rms, de fabrica ela vem com um tweeter de papel de 2" , um midrange de 4" e um woofer de 8". médios utilizam capacitores iguais de 4,7uf 50v e o woofer 3,5 uf 50v (todos eletroliticos bipolar , provavelemtne todos sao ainda originais siemens) e no tweeter um resitor de 10 ohms pra cada um (marrom , preto, preto e dourado, me parece marrom já que o material dele é vermelho). vi um relato de um rapaz que fez a seguinte sequencia : trocou tudo por capacitores de arranque de motor de 2uf de polipropileno e o do médio por um de 10uf + 6uf , tambem de motor de arranque de motor de polipropileno. pretendo revestir a caixa por dentro com espuma casca de ovo ( vou verificar onde adiquirir esse material aqui no rj, muita gente tem usado outros materiais nessa caixa ) . queria comprar uma placa pronta de filtro de 3 vias mas nao sei qual seria mais adequada a essa caixa . pretendo trocar os cabos por cabos de maior capacidade e instalacao de sistema de borne. olhando a internet me deparei com seu video, gostaria encarecidamente de pedir uma opinião do que fazer pra nao piorar a caixa em vez de melhorar. seu circuito preve caixas de 4 e 8 ohms , a minha e de 6 ohms. caso seja melhor uma placa qual seria as especificacoes que eu devo verificar pra compra ? abandono tudo isso e uso seu circuito? precisa de alguma adaptacao pra minha caixa? ate o presente momento manterei todos os falanetes e tweeters originais, todos eles serão reformados por um profissional de confiança que tem experiencia e conhecimento de anos no ramo de reforma de falantes. mais uma vez obrigado e desculpe pelo texto enorme
Marcio Lima, as caixas acústicas são projetadas para trabalhar em sintonia com o amplificador. Então vamos a algumas considerações: 1- se o som das caixas acústicas não estão lhe agradando, ou estão com defeito, você pode construir um par de caixas acústicas e usar o divisor sugerido no vídeo, mas a impedância deverá ser 6 Ohms. 2- capacitores de motor de arraque não são projetados para trabalhar com frequências altas de sons médios e agudos. Os capacitores ideais são de poliéster ou eletrolíticos despolarizados, como indicado no vídeo e na descrição. 4- a espuma caixa de ovo reduz as ressonâncias (vibrações) internas da caixa de som, e torna o som mais agradável. 5- Se pretende manter as caixas originais, aconselho procurar um técnico eletrônico de confiança para testar os alto-falantes, o divisor de frequência e fazer os devidos reparos. Não é aconselhável fazer modificações no circuito das caixas
@@TECHNOART muito obrigado pela pronta resposta. todos os falantes estão com um tecnico para recuperação dos mesmos. a ideia de capacitores de motor de arrnaque já estão descartados ( obrigado mais uma vez ) . vou verificar disponibilidade da espuma aqui do rj pra ser aplicada. infelizmente o que estao ligados nas caixas (ligação original sony )sony ss-b4950 , 6 ohms e 40 w rms, de fabrica ela vem com um tweeter de papel de 2" , um midrange de 4" e um woofer de 8". médios utilizam capacitores iguais de 4,7uf 50v e o woofer 3,5 uf 50v (todos eletroliticos bipolar , originais siemens) e no tweeter um resitor de 10 ohms pra cada um (marrom , preto, preto e dourado, me parece marrom já que o material dele é vermelho) todos eles ligados diretos nos falantes em sistema "aranha". vou ver depois do covid 19 ( lojas fechadas nesse momento) pra comprar os componentes do seu video e testar nas caixas. mais uam vez obrigado pela sua atenção por me explicar.
parabéns pelo vídeo. Por favor: tenho um twiter 100w rms, corneta de 100w rms e falante de 150 w rms. Quais capacitores e divisores instalar para um amplificador de 150w rms por canal? obrigado
Rogerio, para uma potência máxima de 150W por canal, você pode usar o esquema de conexões com os capacitores indicados no vídeo. Observe as ligações dos capacitores do médio (corneta), os quais são do tipo eletrolíticos (polarizados), no entanto, para evitar distorções do som, conforme mostra o esquema no vídeo, devem funcionar despolarizados interligando os negativos.
Emerson Souza, se você tiver um bom amplificador MONO que tem uma única saída de som, esta caixa acústica com o divisor de frequência servirá perfeitamente. Se seu amplificador for STEREO com duas saídas (direita e esquerda) será preciso ligar duas dessas caixas acústicas, uma em cada canal, ou saída. Se você não tiver o amplificador, e quiser um bom sistema de som econômico para seu piano digital, este link ruclips.net/video/fHHbp_cPbpc/видео.html mostra como amplificar uma caixa acústica de forma simples, sem muitas ligações, para funcionar em MONO.
Comecei a estudar eletrônica a umas semanas , e estou muito animado para construiu algumas caixas de som passivas, de uns 300W, sou missionário e moro em Cabo Verde na África Ocidental. Ficaria grato de aprender mais com vocês, e também se você puder me orientar quanto a circuitos para um projeto desse nível , tipo qual alto falante usar, dimensões de caixa , gostei muito do conteúdo do canal.
Sileno, obrigado. Envie seu e-mail para eu lhe enviar farto material sobre o assunto e dicas de montagem. Bem vindo ao maravilhoso mundo do som e da eletrônica!
Quero muito sim receber esse conteúdo com dicas de solda e circuitos, estou realmente ansioso para aprender mais com a TechnoArt. Deus vos abençoe grandemente.
Sensacional trabalho. Woofer para caixa torre de home cinema é um erro mesmo estando dentro da faixa de frequencia desejada, já que está muito difícil encontrar subwoofer? Não sei porque toda torre que encontra das grandes marcas os falantes são emborrachados.
@cimgesso8441, para obter perfeito equilíbrio de áudio, seria preciso um alto investimento. No entanto, as caixas acústicas mais simples (esqueça as mais baratas) podem fornecer ótima qualidade de som. As melhores caixas acústicas, independente da sofisticação do projeto, são aquelas que apresentam construção robusta. Se você bater com o punho fechado sobre uma caixa acústica e ela fizer um som parecido ao de uma pedra, significa ser bem construída. Se ao contrário, o som parecer ao de um barril vazio, é de péssima construção, vai gerar muitos ruídos prejudicando a qualidade sonora.
@jessejss1, a potência máxima é igual a 400W em 4 Ohms. Em 8 Ohms, a potência máxima será 200W. É aconselhável usar a metade desta potência (50%) ou metade do giro do controle de volume do amplificador, porque é mais do que suficiente para sonorizar com folga um pequeno salão com 50 a 100 pessoas ou mais, além de não super aquecer o amplificador e evitar queima de componentes. Se necessário, poderá aumentar o volume até atingir nível maior, desde que o som continue limpo, sem embolar.
Olá muito boa suas explicações quero montar uma caixa com um grave de 12 bobina dupla de 1400 wt quais as potências da corneta e Twitter pois quero montar já com o som embutido na caixa quero tirar o máximo de potência e qualidade dela vlw Abraço
Edvaldo, conforme explicado no video, não use sub woofer, use woofer para não cortar os sons médios graves tão ricos em harmônicos importantes para reproduzir com qualidade os sons de bateria, congas, slaps de contra baixo, entre outros instumentos incluindo a voz. O sub só deve ser usado quando já houver um woofer para reprodução correta dos médios graves. Se usar um woofer de 12 polegadas em uma caixa acústica de alto SPL (alto rendimento acústico) e em ambiente fechado não precisa de sub. Você pode usar qualquer amplificador profissional até 500 W RMS porque dá e sobra para sonorizar pequenos e médios ambientes. Pode usar Woolfer, mid range e tweeter para 250 WRMS cada, pois a soma total das potências será maior do que 1, 5 vezes a potência do amplificador de modo a proteger os alto falantes contra picos de som, capazes de queimar facilmente a bobina de um alto falante menos potente. Comprar alto-falantes muito potentes é jogar dinheiro fora, porque eles só vão reproduzir o que receberem do amplificador. A impedância de cada alto-falante deve se igual a do amplificador. Não ligue os alto falantes sem o divisor de frequência. O divisor pode ser o sugerido no vídeo ou compre pronto conforme a potência e impedância do amplificador. A falta do divisor pode queimar a saída do amplificador. Compre a caixa acústica pronta sem alto-falantes e com as aberturas conforme o tamanho dos alto-falantes. Forre a caixa internamente com espuma absorvente de ruídos tipo casca de ovo para reduzir distorções harmônicas. Siga exatamente as instruções do vídeo e terá uma ótima caixa acústica.
Parabéns pelo seu ótimo video! Gostaria de saber se tem como testar se a caixa ou divisor de frequencia está em curto, plugando o multímetro na entrada da caixa. Pergunto porque quando ligo a caixa no mixer, ele dá sinal de pico e desliga o som das saídas dos monitores, e só permanece o som das saídas PA. Agradeço pela atenção.
@Nelsonfmarques, obrigado. Com relação a sua pergunta, inicialmente precisamos analisar as seguintes situações: 1- A sua caixa monitora é passiva ou ativa? 2- Esse seu mixer tem saída de monitor amplificada (baixa impedância), ou funciona apenas como pré-amplificador (saída em alta impedância)? A depender de suas respostas podemos chegar as seguintes conclusões: 1- Use um multímetro na escala de continuidade para verificar se não há algum cabo em curto, ligação errada ou invertida. 2- Se sua caixa monitora for passiva e a saída do mixer for alta impedância (não amplificada), esse poderia ser o motivo, porque se você ligar uma saída de alta impedância em uma entrada de baixa impedância, haverá sobre carga com indicação de pico, e o sistema de proteção desliga o mixer. 3- Se seu mixer tiver saída amplificada (baixa impedância) e sua caixa monitora for passiva, também tiver a entrada em baixa impedância, a caixa pode estar em curto, ou você pode estar usando uma caixa monitora com impedância menor que a recomendada pelo fabricante do mixer. Se não houver problema de impedância baixa, verifique se poderia haver curto na caixa. Desligue a caixa e aplique as pontas de prova do multímetro chaveado para medir continuidade na entrada da caixa. Se o multímetro apitar, a caixa está em curto-circuito. 4- Se sua caixa for ativa (amplificada) a entrada é em alta impedância. Neste caso, pode haver curto na entrada causado por cabo em curto, por exemplo, ou o circuito de entrada em curto, levando a uma condição de sobre carga na entrada. 5- Se não for encontrado nada errado até aqui, podem haver outras causas. É aconselhável levar o equipamento a uma assistência autorizada.
carlos mendes, obrigado. Este é o objetivo deste canal, passar informações técnicas sobre som para os iniciantes, abordando o que realmente interessa para o correto funcionamento de forma objetiva e segura. Continue prestigiando o canal e compartilhe com os amigos.
@fernandob5191, os resistores em série com os capacitores de filtro evitam o excesso de médios e agudos. Dessa forma, os resistores ajudam a equalizar o som, proporcionando um som mais agradável. Além disso, o excesso de sons médios e agudos também pode queimar facilmente o médio e o tweeter.
@ entendi, fiquei em dúvida pois estou aprendendo agora… vi em outros vídeos o pessoal falando que usar resistor perde potência do alto-falante, protege para não queimar porém acaba perdendo potência e não tem o rendimento esperado do alto falante, agora referente ao uso de capacitor não vi ninguém falar nada contra, só vi recomendações boas, então minha dúvida é essa mesmo… mas agradeço pelo vídeo, me ajudou bastante e agradeço também por me responder… sucesso🙌🏾
Amigo, estou com um projeto aqui bem simplório que resolvi montar, sem experiência técnica. Alguma noção teórica apenas. Comprei um divisor de frequências chinês (genérico), 3 vias e com umas "aparentes" opções de ajustes em nos cortes através de chaves seletoras. Na minha região não tem mão de obra especializada pra montar um dimensionado para tal, então resolvi dar o tiro no escuro. Todos são 8ohms. O projeto é o seguinte: caixa tipo Bookshelf com 1 tweeter selenium modelo T-60. 1 mini cornetinha selenium modelo T-100. 1 falante bravox 8 polegadas antigo modificado para trabalhar graves secos, médio agudos, etc. Modelo do crossover genérico: WEAH 3509a 350W CROSSOVER , Desses falantes, o único que tem especificação técnica é a cornetinha selenium que diz o seguinte na embalagem: Resposta de Frequência: 8.000 a 21.000hz. Crossover recomendado: 3.500hz Meu objetivo é aumentar, clarear, detalhar as médias e altas frequências. Se as fotos dos falantes ajudarem em alguma coisa eu envio, no messenger por exemplo. Como o crossover só tem 3 vias e eu tenho 3 falantes no caso para cada caixa, não quero graves nesse projeto. O canal BASS do crossover ficaria inativo, sobrando o MIDIANT e o TREBLE apenas. Aí surgiram os problemas, ligar a cornetinha e o tweeter em série ou paralelo não dá porque embora sejam na mesma impedância operam em frequências um pouco diferentes imagino e a impedância cai ou sobe né. Me corrija onde estiver falando bobeira. Qualquer luz que puder jogar, eu agradeço desde já!
@evandroaparecido714, se você pretende ligar apenas o médio e agudo, irá funcionar, desde que você observe os seguintes cuidados: 1) Não inverter as polaridades indicadas no divisor, que são as mesmas na corneta e no tweeter. Ligue (+) com (+) e (-) com (-). 2) A entrada (IN) que vai para a saída do amplificador também segue o mesmo padrão de polaridade. 3) Corneta e tweeter devem ter impedância de 8 Ohms, a mesma do divisor e também do amplificador. 4) As ligações no divisor devem ser bem soldadas para evitar mau contato. O link abaixo mostra como soldar corretamente. ruclips.net/video/Tj735ds7Svk/видео.html 5) Não ligue mais de uma via por saída do divisor, para não queimar o amplificador.
Bom dia! Essa parte de ligar mais de um falante na mesma via, ja vi que deu B.O aqui pra mim, pois queria ligar os 2 agudos..rsrs A impedância ia subir pra 16ohms. Vou ter que alterar o projeto.
@evandroaparecido714, aumentar a impedância não causaria nenhum dano, apenas reduziria a potência. O problema seria ligar em paralelo, porque poderia reduzir a impedância, fazendo-a cair abaixo da mínima recomendada pelo fabricante do amplificador, pois causaria a queima. Continue prestigiando o canal, compartilhe e conheça nossos livros indicados na descrição do vídeo, que estão disponíveis na Amazon.
Boa tarde amigão, ótima configuração dos componentes, deu para aprender mais um pouco com essa vídeo aula, agira como eu poderia ter o tutorial de montagens dos componentes, no caso você teria?
@robertoferreirasimoes7561, obrigado, continue prestigiando o canal, compartilhe e não deixe de dá uma olhada nos nossos livros indicados na descrição do vídeo.
Henrique Ricke, pode montar. As caixas acústicas que apresentam o estilo torre são muito bonitas, principalmente se tiver acabamento de madeira envernizada. Dê preferência ao compensado naval para proporcionar som mais bonito. Não esqueça de Forrar a caixa internamente com espuma caixa de ovo, conforme orientações do vídeo, para evitar vibrações e outros ruídos desagradáveis. Não use duto porque a sintonia do woofer pode ser difícil de obter sem instrumentos apropriados. Cuidado para não inverter as polaridades porque causa redução dos graves. Depois de montada envie um vídeo e comente como ficou o som.
@@TECHNOART Boa Tarde..! Ok...! Me Ajude a esta Montagem.... Quero Montar uma Caixa Torre + ou - 1 metro de Altura, com um Woofer de 10" + Mini ranger + 1 twitter todos de 8 Ohms da JBL Devido o Meu Receiver da Pioneer é de 185W 60hz com a Impedância de 8 Ohms , Quanto as Potências tenho que Ver. Tá Certo Assim...? Obrigado..! Att.!
Henrique Ricke, se seu receiver trabalha com 8 Ohms, os alto-falantes também devem trabalhar em 8 Ohms. Com relação à potência dos alto-falantes, cada um pode trabalhar com 100 W, o que dará uma boa margem de segurança sem exageros (desperdícios). Cuidado com as ligações e soldas. Soldas mal feitas causam problemas de funcionamento. O link abaixo mostra como soldar corretamente. ruclips.net/video/Tj735ds7Svk/видео.html
Maffeshop Vendas, caso você esteja se referindo a alto-falante para graves, tipo bobina dupla, sim, pode ligar. Esses alto-falantes são geralmente encontrados na forma de subwoofers, que reproduzem sons mais graves em relação ao Woofer, principalmente se for ligado um filtro para subwoofer. A indicação 4 + 4 significa que é possível ligar as duas bobinas de duas formas: 1- As duas bobinas em paralelo resultará 4/4 = 2 Ohms. 2- As duas bobinas em série resultará 4+4 = 8 Ohms. O driver de 8 Ohms pode ser ligado em paralelo com este alto-falante bobina dupla, configurado em 2 Ohms, desde que sejam observados os seguintes cuidados: 1- A saída do amplificador suporte trabalhar com impedância de 2 Ohms do alto-falante de graves. 2- O driver use o capacitor de filtro indicado pelo fabricante. Este capacitor deve ser ligado ao positivo do driver. O capacitor também evita descasamento de impedância. Outra observação: devido o subwoofer não ser projetado para reproduzir com eficiência os médios graves, você poderá notar que alguns sons de determinados instrumentos estão faltando, e a voz do vocalista vai ficar parecendo sair de dentro de uma lata. A solução é ligar em paralelo mais um alto-falante chamado mid bass, para preencher o buraco sonoro, e assim, o som vai ficar mais natural. O mid bass deve usar um capacitor despolarizado (bipolar) de 470 uF x 100V ligado ao seu positivo. Cuidado para não inverter as polaridades. Combine (+) com (+) e (-) com (-), caso contrário o som perde graves.
Boa explicação,porém tenho uma dúvida,montei uma caixa com 4 subwofer de 350 RMS 12 polegadas 4 ohms Pioneer,um em cada parte da caixa,porém nunca usei capacitores em alto falante ou subwofer,há mesmo a necessidade do seu uso,pois apenas nos tweeters foi usado,a caixa e selada e o som está perfeito,porém tive que colocar os subwofer 2 a 2 em série em cada canal já que meu amplificador e até 4 ohms,se for pra melhorar qual o capacitor adequado pra esse subwofer.meu amplificador e um cygnus Ac 500 100 RMS.
ROBERTO GARCIA, o tweeter para funcionar corretamente com os sons agudos e não queimar devido a receber sons graves, precisa obrigatoriamente do capacitor de filtro. Não é preciso usar no woofer. No entanto, há um problema com seu sistema. Como foi explicado no vídeo, em um sistema simples de filtro de som denominado 1ª ordem, não se deve substituir o woofer pelo sub woofer, porque se perde a faixa médio grave que não é reproduzida adequadamente pelo subwoofer. A voz será a mais prejudicada porque ficará meio abafada dificultando entender o que se fala ou canta. Muitos instrumentos também trabalham na faixa dos sons médios graves, e sem eles o som perderá muitos detalhes. O vídeo no link abaixo mostra o que acontece principalmente se usar um filtro para o subwoofer. ruclips.net/video/7fIN2wX3Fnk/видео.html Se for possível substitua os subwoofer por woofer. E se puder adicionar um mid range (faixa de médios) como explicado no vídeo, seu sistema de som reproduzirá toda a faixa sonora ouvida pelo ser humano e soará mais nítido e mais bonito.
Jose Saraiva, a espuma caixa de ovo serve como amortecedor das fortes vibrações sonoras causadas pelo alto-falante de graves dentro da caixa de som. Essas vibrações dentro da caixa de som prejudicam o funcionamento do alto-falante de graves. Quanto mais macio é o material absorvente mais absorverá vibrações sonoras. Sendo assim, o isopor não vai ter o mesmo desempenho porque é duro em relação à espuma.
Boa noite, Gostaria muito do esquema completo deste divisor de freqüência, Falei com VC outro dia sobre um amplificador de sucata, fiz o danado funcionar, quero montar um som top com ele e este divisor irá muito me ajudar, Desde já agradeço, Graça e paz.
@ricardobarroso7539, um divisor do tipo utilizado em sistemas de som de alta qualidade (hi-Fi), é muito complexo porque é exigido realismo sonoro, reproduz o som de cada instrumento em mínimos detalhes. Esses sistemas são os preferidos dos músicos de alto nível, que estão dispostos a pagar bem mais caro. O divisor proposto no vídeo é simples, mas, apresenta boa equalização do som, que satisfaz a maioria das pessoas as quais curtem música só por diversão, não estão procurando ouvir os mínimos detalhes sonoros de cada instrumento.
@cimgesso8441, basta saber a potência máxima do amplificador, porque as três vias: woofer, corneta e tweeter só podem reproduzir a potência máxima do amplificador, a qual é dividida entre as três vias. Exemplo: se o amplificador fornece 100 W, o divisor deverá suportar a mesma potência ou maior. O ideal é o divisor suportar mais potência, para haver uma sobra de potência, e assim, o divisor não trabalhar forçado.
@@TECHNOART muito obrigado. Meu receiver suporta 185watts por canal, vou usar 2 falantes de 8" e um tweeter em cada torre nos canais frontais, se os 2 falantes e tweeter somarem 200 ou 220w tem problema? Se o divisor suportar uns 400 tem problema?
@cimgesso8441, o ideal é a potência dos falantes, tweeters e do divisor serem maiores que a do amplificador, porque a sobra de potência reduz a possibilidade de danos, devido a picos muito fortes de sinal vindos do amplificador. Só é admissível utilizar potência do amplificador maior, quando o sistema de som é dotado de circuito limitador (limiter).
@@TECHNOART muito bem. Sensacional. imaginei que potencia maior na caixa iria danificar o canal do receiver. Então o correto é divisor sob encomenda para que possa escolher em que região atuar os dois falantes certo? Serão dois de 8" mais tweeter. Pensei um no médio e outro no médio grave e não os dois na mesma região isso na caixa central, L e R do home. Já tenho um sub HRS12 sanfire de 1000w rms muito bom ele atua de 30-100hz
@cimgesso8441, para obter máxima qualidade, a melhor solução seria usar um processador de áudio. E para obter máxima precisão dos cortes seria preciso também um software especializado e microfone profissional. Mesmo que utilize o processador, ligue um capacitor ao tweeter conforme instruções do fabricante. Esse capacitor protegerá o tweeter contra picos de médias e baixas frequências, que poderão danificar a estrutura eletro acústica do tweeter. O mesmo se usar driver (corneta) para médios e voz.
Bem maneiro. Eu pesquisei isso por que minha caixa de som amplificada só tem apenas um tweeter e um woofer e sinto uma grande falta de um medio seco. abraço
Robson Batista, minha sugestão é a seguinte, se sua caixa tiver uma saída para ligar outra caixa de som, use um driver fenólico que é ótimo para reproduzir voz e médios. Use o capacitor recomendado no vídeo ou o recomendado pelo fabricante. Para o médio não ficar muito forte use o resistor recomendado no vídeo. A corneta do driver fenólico pode ser fixada em cima da caixa amplificada com dois suportes de alumínio para prateleira. Fixe também o capacitor e o resistor em conector tipo sindal para não ficarem pendurados. Parafuse também o conector sindal. Não inverta as polaidades, ligue (+) com (+) e (-) com (-). Caso seu som não tenha saídas sobrando, a outra solução é ligar em paralelo com o alto-falante de graves. No entanto, vai ter que abrir a caixa. Caso tenha dificuldade para fazer a adaptação, é recomendável procurar um técnico para lhe orientar. Os capacitores são eletrolíticos e devem ser ligados de modo que os negativos sejam soldados, conforme mostra o vídeo. Os capacitores e o resistor podem ser comprados em loja de material eletrônico.
Robson, você disse que sua caixa amplificada tem uma saída para ligar outra caixa de som, então fica mais fácil fazer as ligações sugeridas anteriormente. A caixa amplificada vai ficar com mais presença (mais médios), e vai aumentar a qualidade da voz. Se o médio ficar muito forte, use o resistor indicado no vídeo.
Muito bom o vídeo! Bem claro. Eu gostaria construir 2 caixas de som para minha toca de discos Rega 1 e Denon 60w amplificador. Você pode me indicar um lugar onde eu posso comprar os componentes? Eu conheço Souza Customs mas tem outros?
James Travers, os melhores lugares são as lojas especializadas em material eletrônico. São muitas lojas, pesquise os melhores preços. O link abaixo mostra como construir uma boa caixa acústica de forma simples. ruclips.net/video/C9FUL9N4LbY/видео.html O outro link abaixo mostra como soldar corretamente os alto-falantes para melhor desempenho do som. ruclips.net/video/Tj735ds7Svk/видео.html
o filtro tem que ser colocado sempre no terminal positivo? e gostaria de saber também se posso colocar na extensão do fio que vai para o twitter ou só tem de ser soldado no próprio? por que as vezes onde fica localizado o tweeter domo de ceda no projeto que tenho aqui fica difício soldar no próprio tweeter.
Cleber Passos, a ligação do filtro ao positivo dos três alto-falantes garante evitar inversões de fase do sinal enviado pelo amplificador. A inversão de fase provoca movimentos em sentidos diferentes nos cones dos alto falantes ou elemento vibrante. O resultado são distorções e ruídos. O negativo deve ficar livre para servir apenas como retorno de sinal, chamado tecnicamente de GND ou terra. Você pode ligar uma extensão desde que haja bom contato elétrico e mantenha a polaridade sem inversão.
Perfeito. Tinha dúvidas quanto aos valores dos capacitores e resistências. Outra dúvida é a escolha dos falantes e tweeter. Disseste que a "soma das potências RMS dos alto-falantes: woofer, midi e tweeter deve ser 1,5 vezes maior do que a potência RMS por canal do amplificador"; por essa conta eu não cheguei a valores razoáveis. Pode me ajudar? Meu Receiver é um CCE SR-4000 que, segundo propagandas de época, é de 90 watts RMS/8 ohms e vinha acompanhado de caixas de 45 watts RMS/ 8 ohms, com 3 falantes (igual seu esquema); Penso que isso quer dizer que meu Receiver tem duas saídas de 45 watts RMS/8 ohms. É isso? O que sugere de potência para cada falante? Obrigado e parabéns pela didática.
Augusthus Barbosa, segundo suas informações o fabricante dividiu as potências sem nenhuma reserva. O ideal seria o fabricante disponibilizar caixas acústicas mais potentes para proteger as mesmas contra picos de sinal. Os falantes que queimam mais facilmente devido aos picos são os de médios e agudos.
Augusthus Barbosa, se as caixas acústicas originais estiverem funcionando, não há necessidade de nenhuma modificação. Mudar os alto-falantes não vai melhorar, ao contrário pode piorar porque o sistema de som é projetado para trabalhar como um conjunto harmônico. Mas, caso queira montar um novo par de caixas acústicas com o divisor sugerido no vídeo, basta seguir as instruções incluindo as dicas de montagem na descrição do vídeo. Com relação as marcas de alto-falantes, evite marcas desconhecidas.
Muito bom seus vídeos, queria tirar uma dúvida, eu tenho um mini system lg cm9740, ele tem 1 woofer de 15 polegadas para os graves, 2 falantes de 6 polegadas e 1 corneta para os médios e agudos em cada caixa, mas os graves dele é muito forte, ai som fica muito abafado, eu posso almentar esses medios e agudos, colocando um sub de 8, um Tweeter, e uma corneta, para a saída ficar com 8 ohms, e desativaria esses medios que ja vem no som?
eu rock, basta simplesmente desativar o bass blast ou explosão de graves. Verifique também: 1- O BASS / TREBLE que Ajusta o nível de som na definição USER EQ 2- E o LG EQ que seleciona diferentes equalizações de som Esses controles afetam os graves, e se forem mal ajustados podem apresentar graves excessivos
@@TECHNOARTobrigado por responder , já fiz tudo isso, mas o grave é muito superior, os agudos e os médios não acompanham a potência do grave, mesmo tirando todo o bass, os agudos continuam fracos, por isso eu queria trocar.
eu rock, se os ajustes de equalização não resolveram, experimente usar outras caixas acústicas ao invés das originais. Não esqueça de usar caixas com mesma impedância, para três vias e que estejam funcionando perfeitamente. Se o problema continuar, provavelmente o micro processador de equalização está com defeito, porque qualquer equipamento de som quando se reduz a zero o nível de graves, só serão ouvidos médios e agudos. É impossível se ouvir os graves. Então, só a assistência técnica para resolver.
Ricardo Lage, o alto-falante de graves não precisa de capacitor porque ele só consegue reproduzir graves e médios graves. Se quiser um reforço de graves, veja neste vídeo ruclips.net/video/zFNCezjOXWc/видео.html como montar um filtro simples para reforço de graves.
Boa noite, seria possível construir uma caixa com woofer e depois colocar um sobwoofer na parte de baixo com o cone voltando para cima? Já que ele devido a sua suspensão trabalha melhor e dura mais dessa forma. Sendo assim faria a caixa e no final colocaria, na mesma caixa uma parte isolada para ele.
Mauro Prando, se acrescentar um alto-falante a mais (subwoofer) vai provocar descasamento de impedância com sobre carga, e poderá danificar o amplificador. Se você gosta do grave mais encorpado e precise reforçar o grave, assista ao vídeo abaixo que mostra como fazer de forma muito mais simples.
Paulo Roberto, você pode trocar o tweeter original por um piezoelétrico que possui maior rendimento, mas mantenha o capacitor original. O problema talvez seja o novo tweeter não caber no espaço do original.
jasoli, você poderia tentar reduzir o capacitor de filtro de agudos para 2, 2 uF. Mas o som poderá distorcer, porque uma fração de médios altos seriam perdidos. Quem toca um instrumento ou curte música instrumental perceberia a queda de qualidade na faixa média alta. Outra solução seria usar um equalizador. Cuidado, excesso de agudos superaquece o tweeter levando a queima.
excelente video, parabens!! mas tenho uma duvida. meu mid ranger é novik que grita demais, esses capacitores serão suficientes para o corte da frequencia? e depois os mesmos serão ligados em série ou em paralelo? grato amigo pela ajuda!
Airton Amadeo, o mid é ligado em paralelo com o woofer e tweeter. As´polaridades dos três alto-falantes devem combinar (+) com (+) e (-) com (-). Os resistores evitam som estridente no mid e no tweeter, tornando o som mais suave na faixa dos médios e agudos. As impedâncias devem ser iguais para os três alto-falantes. Caso não seja possível ter a mesma impedância, o divisor faz o devido equilíbrio evitando que fique menor que a mínima do amplificador. Não use woofer ou subwoofer com impedância menor que a mínima permitida pelo amplificador. Faça a montagem conforme as instruções mostradas no vídeo e na descrição.
@@TECHNOART meu camarada muito obrigado pelo retorno, mas a minha dúvida maior é se os capacitores do esquema estão em paralelo ou em série. Grande abraço!!!
Airton Amadeo, os capacitores e resistores são ligados em série com o mid e com o tweeter. Para você distinguir se uma ligação é série ou paralelo basta observar o seguinte: 1- Em série - só existe um caminho de ligação. 2- Em paralelo haverão dois ou mais caminhos de ligações. Veja que no positivo do tweeter tem um capacitor e ligado antes nesse capacitor tem o resistor. Se fosse o contrário também funcionaria sem problemas. O mesmo para o mid range. Veja que o sinal elétrico do som sai do positivo do amplificador entra no resistor, depois passa pelo capacitor e chega no positivo do tweeter. Isso é uma ligação série. O mesmo acontece com o mid. Agora observe que o conjunto em série tweeter, resistor e capacitor está em paralelo com o conjunto em série resistor, capacitor e mid, porque os dois conjuntos se encontram no mesmo ponto de saída positiva do amplificador. Neste ponto existem dois caminhos, um caminho para o tweeter e um caminho para o mid. O mesmo acontece com os negativos do tweeter e mid que se encontram no negativo do amplificador. Isso significa que os dois conjuntos estão em paralelo.
Bom Dia! Parabéns pelo canal! Pretendo comprar uma potência de 600 RMS. A mesma trabalha em 4 ohms sendo 300 RMS por canal. Neste vídeo você fala que tem que se der tudo em 4 ohms. 01 - Sub wofer de 12" 350 RMS 4 ohms 01 - Wofer de 12" de 150 RMS 8 ohms 01 - Twitter de 100 RMS 8 ohms Obs: O médio de 8 ohms será ligado em série com uma corneta de 8 ohms, o que daria 4 ohms. A dúvida é. Daria certo está ligação? Lembrando que para início usarei uma potência de 600 RMS. Agradeço a atenção!
ORBITA-TI, em relação as suas perguntas temos que observar o seguinte: 1- Se você pretende ligar o woofer como médio grave, deverá ligar um capacitor de 470uF bipolar por 100V no positivo do woofer. 2- Se você quiser ligar a corneta, não pode ser em série, tem que ser em paralelo com um capacitor, conforme indicado no vídeo. Se não usar o capacitor queima a corneta. 3- Ligar 8 Ohms com 8 Ohms em série resulta 16 Ohms, ou 8+8=16. Para obter 4 Ohms é preciso ligar em paralelo ou 8 Ohms/2 = 4 Ohms. Cuidado para não fazer ligações que resultem em impedância menor que a mínima admitida pelo amplificador, porque super aquece o amplificador causando sua queima.
Conhecer&Compartilhar, o projeto foi calculado para somente 3 alto-falantes: um woofer, um mid (médio) e um tweeter. No seu caso aconselho usar somente o woofer com o tweeter e o crossover que acompanha esse woofer e o tweeter. Ligar mais alto-falantes do que o recomendado poderá descasar a impedância e causar super aquecimento dos transistores de saída do amplificador, resultando em queima do amplificador.
ola gostei do video . gostaria de saber p´ra que servem os resistores e capacitores e se eles filtram pegando uma gama de potencia se esta potencia e igual para tosdos falantes por exemplo um cone de 10 pol pega 60 watts o cone de um mid ranger de 4 pol pegaria 25 watts por pegar uma frequencia de som mais agudo e usar um cone 2 vezes e meia menor que o de 10 pol é isso? e se a saida é de 60 watts ela daria 60 watts para o de 10 e 25 watts para o de 4 pol , é por causa dos capacitores que nao deixam passar a frequencia por igual e se vai os mesmos 60 watts para as duas saidas e uma pega menos por causa dos capacitores? grato pela resposta é dificil até pra perguntar, gostaria se possivel que me mandasse o esquema. obrigado.
roberto rogerio dos santos, já enviei o esquema. Com relação as suas perguntas: os resistores reduzem os picos de sinal para melhor equalização nas faixas de médios e agudos. Excesso de médios e agudos produzem distorções desagradáveis no som e pode queimar o tweeter. O capacitor menor filtra as altas frequências dos sons agudos para o tweeter, o capacitor maior filtra os médios para o midi range. Dessa forma, os médios graves e graves seguem para o woofer, porque não podem passar para o midi e nem para o tweeter devido aos filtros resistivo capacitivo. O woofer, midi e tweeter têm que ter a mesma impedância, caso contrário desequilibra a divisão do som e pode causar distorções, e até sobre carga com excesso de aquecimento dos transistores de potência do amplificador. A potência do amplificador é dividida igualmente pelos três alto-falantes, ou seja, woofer, midi range e tweeter. Não tente fazer nada além do que foi explicado no vídeo, por exemplo: misturar impedâncias, colocar mais alto-falantes, porque poderá queimar seu amplificador.
Marcos Viera, quando se usa um divisor de frequências pronto, não precisa acrescentar mais nenhum componente. Basta seguir as orientações do fabricante do divisor.
Olá Alberico. Gostei do seu video e já ganho minha ajuda. Porém me explica uma 2 coisas: 1) Posso usar esses parâmetros dos componentes do seu vídeo no meu projeto de caixa residencial 3 vias (woofer novik de 15" e 150W, como médio usarei um falante eastech C5576D de 60W, e os tweeters serão os pioneer E52AP39-64F, todos em 8 ohms)??? 2) O woofer não precisa de bobina não ??? Desde já grato pela sua ajuda e sucesso no canal. Parabéns Albérico!!
Jota Haveefe, pode usar, desde que você observe as recomendações técnicas mínimas mostradas no vídeo: 1- as impedâncias dos três alto-falantes: woofer, mid e tweeter devem ser iguais 2- O woofer pode funcionar sem filtro, mas o mid e o tweeter não, porque o mid e o tweeter queimariam se não usar o filtro. Esse filtro é chamado filtro de 1ª ordem, é o mais simples. Os resistores servem para evitar excessos de médios e agudos (som estridente). 3- A caixa acústica existe por causa do woofer. Use caixa acústica conforme o tamanho do woofer. O ideal seria sintonizar a caixa conforme o modelo do woofer, mas sintonizar a caixa acústica corretamente conforme o woofer usado é complicado para quem não dispõe de equipamentos caros de laboratório acústico. A solução mais simples é usar caixa acústica conforme o tamanho do alto-falante e usar a manta acústica sugerida no vídeo, para amortecer as ressonâncias internas que prejudicam os graves, e asssim, obter um som mais agradável. 4- Obedeça as polaridades, + com+ e - com -. A inversão de polaridade prejudica os graves.
@@TECHNOART Blz Albérico! Mas me diz só mais uma coisa, o médio que vou usar não é um mid mesmo nem driver, é um falante que saiu imagino eu, de uma caixa desses mini systems. É um fonezinho de 5 polegadas e com suspensão, da marca Eastech e que na carcaça diz que é de 8 ohms e de 30 a 60w. Eu posso usar ele como médio, obviamente com filtro e resistor, ou preciso colocar outro? Desde já obrigado pela rapidez em responder.
Kermit Frosch, esse alto-falante que você quer usar como médio não recomendo, porque devido a ter suspensão demonstra ter sido projetado para ser woofer. O woofer tem o fundo aberto que pode produzir ondas sonoras indesejáveis dentro da caixa e causar interferência nos graves produzidos pelo woofer. Use um mid de verdade porque foi projetado para a faixa de só dos médios.
Toca Rauuul!!!, o link abaixo mostra como ligar um woofer e um tweeter. Não troque o woofer pelo subwoofer, porque o sub não reproduz os médios graves e o som vai ficar abafado prejudicando os vocais. ruclips.net/video/HJeKbxKWkjQ/видео.html
Vital Machado, você pode usar, no entanto, os melhores resultados acústicos são obtidos com a espuma caixa de ovo, porque ela amortece (absorve) melhor os impactos e vibrações no interior da caixa de som. As vibrações internas criam ruídos que prejudicam a qualidade dos graves (grave embolado). As melhores caixas de som com bom amortecimento acústico reproduzem graves bem definidos, são aquelas que ao batermos com a mão fechada, o som parece ser de algo sólido, como se fosse uma pedra. Se fizer ruído de algo oco, semelhante a um barril, a caixa não está bem amortecida, irá prejudicar a qualidade dos graves.
Thiago, obrigado. Compartilhe com seus amigos. É um sistema bem simples que qualquer um pode montar, desde que siga as instruções para funcionar corretamente.
Caro instrutor. Gostei desse esquema de tres vias. Tenho uma mini placa amplificadora com dois canais de saida sendo 24 volts 50 watts 4 ohms de saida pra cada canal. Sendo que funciona no maximo dessa potencia em 4 ohms de impedância minima. Quero usar um canal pra ligar um woofer e um tweeter em uma caixa de som de 52 x 32 x32 cm. O sr pode me indicar um esquema de ligação talvez em paralelo, mostrando a potencia, impedancia e provável capacitor e resistencia no tweeter. Todos ligados pra aproveitar os 50 watts do amplificador. Tenho dúvidas quanto a potencia do auto falante e do Tweeter a ser usados. Aceito outra sugestão. Muito obrigado.
jose de jesus weffort ferreira, se seu amplificador tem dois canais não faz sentido usar um único canal. Se você está pensando acrescentar mais uma caixa no mesmo canal não recomendo porque se a impedância reduzir abaixo do mínimo permitido pelo fabricante pode queimar seu amplificador. Para funcionar corretamente você precisa de duas caixas acústicas, uma em cada canal. O esquema da montagem dos alto-falantes nas caixas é o indicado no vídeo. A soma das potências dos alto falantes woofer, midi e tweeter deve ficar em torno de no máximo 500 W, e o amplificador deve trabalhar com potência máxima em torno de 50% menor, entre 250 a 300W para ter folga de potência e não aquecer exageradamente. Envie seu e-mail para receber o esquema com todas as dicas de montagem.
Olá bom dia vc podia me ajuda eu comprei uma plaquinha amprificada de 3 saída 2 saída e de 50w e uma de 100w pro sub eu posso colocar em uma saida de 50w um tweeter de 75wrms na segunda saída de 50w um Mid-Range de 75wrms e na saída de 100w um woofer de 130wrms
Lucas JL, se você ligar um alto falante independente em cada saída, usando uma só caixa acústica, vai prejudicar o efeito stereo. O efeito stereo permite saber a posição do som do instrumento musical se é tocado do lado direito ou esquerdo. Em filme serve para saber se o som vem da direita ou esquerda. sistemas mais sofisticados permite ouvir sons que vêm por trás a direita ou esquerda. Cada saída deve ter uma caixa acústica. No seu caso não precisa de médio, porque pode usar caixas acústicas pequenas, e o sub compensa os graves fracos das caixas pequenas.
Ótimo vídeo. Estou com a intenção de construir uma caixa com 3 vias, mas tenho dúvida em como calcular a impedancia final da caixa para o casamento com a impedancia do meu amplificador que trabalha entre 4 e 8 Ohms. Pretendo utilizar um crossover comprado pronto da China (link abaixo). A questão é que a placa do crossover recebe a potencia do amplificador e depois divide a frequencia entre graves, médios e agudos, destinando cada frequencia a um alto falante. Como essa ligação dos alto falantes se dá dentro da placa de crossover? De forma serial ou paralela? Se for paralela, mesmo utilizando um alto falante para grave com 8 Ohms, um de médio com 8 Ohms e um tweeter de 8 Ohms, no fim a impedância seria de apenas cerca de 2,6 ohms, muito baixa para o meu amplificador que trabalha entre 4 e 8 Ohms. Se a ligação se der em série, mesmo que eu ligue uma caixa de grave com 4 ohms, uma de médio com 4 ohms e um tweeter com 4 ohms, no fim eu teria uma caixa com 12ohms de resistência. Algo de errado não está certo, como dizem rsrs Enfim, se alguém puder me ajudar agradecia muito. pt.aliexpress.com/item/1005001419688837.html?spm=a2g0o.detail.1000014.4.7a4072e3QRkPTJ&gps-id=pcDetailBottomMoreOtherSeller&scm=1007.40000.317745.0&scm_id=1007.40000.317745.0&scm-url=1007.40000.317745.0&pvid=1c294918-5d79-4b91-93dd-dee3d7511ebe&_t=gps-id:pcDetailBottomMoreOtherSeller,scm-url:1007.40000.317745.0,pvid:1c294918-5d79-4b91-93dd-dee3d7511ebe,tpp_buckets:668%232846%238115%23851&pdp_ext_f=%7B%22sku_id%22%3A%2212000016029465721%22%2C%22sceneId%22%3A%2230050%22%7D&pdp_npi=2%40dis%21BRL%21204.51%21151.35%21%21%21%21%21%402103222616728011674753883e347e%2112000016029465721%21rec
@secreto087, explicando de uma forma simplificada, o divisor faz o amplificador trabalhar como se as três vias fosse uma só via, ou um único alto-falante, sem o perigo de descasamento de impedância. O divisor deverá ser 4 Ohms se o amplificador for 4 Ohms, ou o divisor para 8 Ohms se o amplificador for 8 Ohms. Errado seria ligar divisor de 4 Ohms em amplificador de 8 Ohms, ou vice-versa. Geralmente, a maioria dos amplificadores trabalha com as duas impedâncias e os divisores também. Para ter certeza, é preciso ler o manual de instruções do amplificador e do divisor, o qual também mostra como fazer as ligações. Se o divisor não acompanhar as instruções, verifique o seguinte na placa: deve haver uma indicação de IN (entrada) do sinal que vem de um dos canais do amplificador. Atenção para as polaridades (+) e (-) entre amplificador e divisor, as quais não devem ser invertidas. Sempre combinar (+) com (+) e (-) com (-). Cada saída do divisor para ligar em cada via da caixa de som é identificada por: LOW (graves), MID (médios) e HI (agudos). Para evitar distorção do som, observe também as polaridades de cada via no divisor.
@@TECHNOART Muito obrigado pela ajuda. Por sua explicação e pelas minhas pesquisas entendi que por trabalharem em diferente frequencias basta combinar alto falantes de grave, médio e agudo de 4 ohms (por exemplo) que a impedancia do conjunto para o amplificador será tambe´m de 4 ohms. Ligação em paralelo ou em série que altera a impedância da associação ocorre somente quando se liga mais de um alto falante que trabalha na mesma frequenia do crossover... A placa de Crossover que comprei trabalha com 4 ou 8 ohms e ela também vem com as indicações de onde ligar os cabos para cada frequencia. Ao escolher os alto falantes de "grave" "médio" e "agudo" tomei o cuidado para que todos tivessem o mesmo grau de eficiencia (cerca de 91db) e que superassem com facilidade o corte de frequencia imposto pelo crossover para haver uma boa sobreposição do áudio entre os diferentes alto falantes a fim de não formar vales. No mais agora é definir o formato do caixa respeitando a litragem e sintonia adequada do duto. Mais uma vez muito obrigado pela ajuda :)
Bom dia, vou soldar o capacitor e o resistor conforme seu video e precebi que o resistor vem após o capacitor, faz alguma diferença já que a maioria instala ele antes dos cspacitores?......obrigado.
Julio Cesar, ligar antes ou depois não altera o resultado final, porque quando se ligam resistências em série incluindo as resistências e reatâncias do capacitor e da bobina do alto falante, todas essas resistências estão em série e a corrente será a mesma em todas. Resumindo: se ligar antes ou depois não altera o resultado final.
Julio Cesar, sobre sua pergunta relacionada a potência de cada alto-falante, se cada um suporta até 300WRMS (REAIS) e você vai ligar em cada canal um woofer, um mid e um tweeter, a soma das potências dos alto falantes sera 900 WRMS. Dessa forma não há problema, porque seus alto-falantes juntos suportam muito mais potência do que seu amplificador pode fornecer, desde que tenham divisor de frequência.
@@TECHNOART se os alto falantes forem mais potente que a saida da potência eu posso queimar o canal?. No meu caso tenho 2 potências recem compradas, uma pra agudos e médios e outra só pros graves. E sempre ouvi falar que queima o canal se o alto falante for mais potente. Apesar de eu ja ser velho estou recomeçando a montar meu som depois de décadas e esqueci o pouco que achava que sabia e por isso eu perturbo vc. Me desculpe amigo por tantas perguntas pois já gastei muito por fazer errado e nunca ter ajuda.....mais uma vez obrigado.
Julio Cesar, de forma alguma. Pode ter certeza que potência só queima por excesso de volume o qual causa super aquecimento, ou casamento errado de impedância. Se usar alto falantes de menor potência do que a potência do amplificador poderá queimar esses alto-falantes. Alto-falantes que suportam mais potência podem resistir a picos instantâneos de sinal amplificados pela potência os quais poderiam queimar os alto-falantes, principalmente quando se usa equalizador. Quem não estiver disposto a ter alto-falantes queimando constantemente, não usa alto-falantes de potência menor do que a potência do amplificador.
José Jaime, pode usar, desde que os alto-falantes (woofer, mid e tweeter) tenham a mesma impedância (todos 4 Ohms ou 8 Ohms). A soma das potências dos alto-falantes deve suportar a potência do módulo amplificador.
eduardo ferreira, a espuma amortece as vibrações e ruídos desagradáveis dentro da caixa. As notas do contrabaixo não ficam emboladas, e também se consegue ouvir com mais clareza os instrumentos de percussão, como bateria, tumbadora e outros.
Bom dia possuo 4 tweeter st450 trio. É melhor usar o capacitor 2,2uf 250v ou 3,3uf 400v qual filtraria melhor.....obrigado abraço. Obs: se um dia comprar um crossover preciso retirar os capacitores instalados?...abraço.
Julio Cesar, 1-Use o capacitor 3,3uF de poliester x 250 V. O capacitor 2,2 uF pode apresentar um corte excessivo entre a passagem do médio mais alto produzido pelo mid, e o agudo mais baixo do tweeter. Assim, poderia causar redução de alguns dBs e distorção nessa faixa de som. 2-Se usar um cross over apropriado para três vias, não será preciso usar os capacitores sugeridos no vídeo.
bom dia tava aqui assistindo seu video aula e gostaria de saber como faço pra aumentar a quantidades de caixa no meu pc. e qual a melhor forma de fazer esse tipo de montagens.
Genivaldo, a única forma segura para ligar muitas caixas acústicas e não queimar o equipamento de som é usando um amplificador 5.1. Eles são projetados para suportar 4 caixas stereo divididas em 2 frontais e 2 traseiras, mais uma caixa central e um sub Subwoofer. As caixas stereo frontais dão a sensação de direção do som, ou seja, se o som está vindo pela esquerda ou direita, e as caixas traseiras produzem o mesmo efeito de direção do som vindo por trás. A caixa central é só para diálogos, quando os atores estão conversando. E o sub é para os sons muito graves que produzem estrondo causado por impactos na sena do filme.
@brasil5756, usar um driver com um woofer de 10 polegadas, o som poderá produzir muito médio, tornando o som desagradável. Um simples tweeter resolve. Se o som ficar muito estridente, você pode usar um resistor conforme mostra este vídeo: ruclips.net/video/HJeKbxKWkjQ/видео.html
Tenho um par de caixas gradiente Master 120 Com um woofer, um medio e um tweeter... Estava pensando em colocar mais um medio. Ficaria melhor ou pior.? Ouço muito rock in roll, jaz, blues.... O que acha.?
Bruno Calixto, as caixas acústicas são projetadas para todos os alto-falantes trabalharem em harmonia. Se colocar mais um médio irá modificar a impedância total do sistema causando distorção da resposta sonora. Como essas caixas são antigas, e se o som estiver abafado (poucos médios e agudos), provavelmente pode haver problemas no médio e no tweeter. O divisor de frequência também pode estar defeituoso. Aconselho procurar um técnico de confiança para testar os alto-falantes e divisores de frequência.
Essas caixas antigas e equipamentos de som antigos (vintage) são muito procurados por colecionadores. Além da excelente qualidade sonora, o designe era um verdadeiro show. Quem tem e conhece, não dá, não empresta e não vende.
@TECHNOART adorei a explicação muito boa, gostaria da sua ajuda estou querendo monta uma caixa de som pequena para meu carto sistema 2.0 com alto-falantes de 6'" deste esquema que voce apresentou para usar no meu guarto, voce sabe me dizer se acho caixas prontas para este sistema que pretendo monta?
Olá amigo. Você tem um esquema de divisor de frequencia para falante e tweeter todos de 6 ohms ?? Tenho alto falante de 8 polegadas e pretendo fazer um par de caixas monitor .
Jose Marcos, a proposta do vídeo é simplificação com baixo custo, porém com bom resultado. Se os alto-falantes que você pretende usar trabalharem TODOS com 6 Ohms, você pode usar esse esquema simplificado que trabalha entre 4 a 8 Ohms, mas todos os alto-falantes terão que ter a mesma impedância. Se misturar impedâncias causará descasamento de impedância que pode provocar distorções e sobre carga dos transistores de saída do amplificador. Não use mais de três alto-falantes por caixa e não esqueça de forrar internamente como explicado no vídeo. Atente também sobre o alerta feito na descrição do vídeo que a montagem não é recomendada para quem não tem experiência com eletrônica.
Olá, gostei muito do vídeo. Esclareceu umas dúvidas que eu tinha, mas apareceram outras dúvidas seguintes em tópicos 1, 2, 3 e 4: 1- Segundo o vídeo. Por que não se deve misturar impendância (ohm) diferentes de alto-falantes (Woofer, Mid-range, tweeter) ? 2 - O amplificador da crown XLS 402, diz assim no manual '''The recommended load impedance shall be 4 to 8 ohms per channel in Stereo'''. A depender a impedância final da caixa de som ( seja 4 a 8 ohms), o amplificador faz o reconhecimento automático dos ohms para operação? P.s.: Porque as caixas não deve ter impedância menor que o amplificador, para não queimar a saída do amplificador. 3 - Para montar uma caixa de som, sabe-se que o amplificador qualquer trabalha a 4ohms. Se deseja utilizar 1 Woofer e 1 tweeter por caixa. O woofer trabalha a 6hms (fixo), já o tweeter pode variar a impedância, seja 4, 6 ou 8 ohms. Qual a melhor configuração de woofer/tweeter mais indicado com ligação série ou paralelo, para operar com um amplificador que opera a 4ohms? P.s.: A caixa de som pode ter uma configuração igual ou maior que 4 ohms de acordo com a impedância do amplificador. 4 - Um crossover(divisor de frequências) de 2 vias para caixa de som, na especificação se diz operar de 4 até 8ohms. Se utiliza woofer e tweeter ambos com 6ohms. Quanto será a impedância final da caixa de som para conectar em um amplificador?
Jobson Silva, as respostas para suas questões são: 1- Segundo o vídeo. Por que não se deve misturar impendância (ohm) diferentes de alto-falantes (Woofer, Mid-range, tweeter) ? Resposta: de forma simplificada, sem entrar na matemática complexa que o caso requer, o que acontece é o seguinte: não se deve misturar impedâncias porque o aplificador vai reconhecer a menor impedância. Se a mesma for inferior ao mínimo recomendado pelo fabricante haverá sobrecarga e queima do amplificador. Se ligar 3 alto-falantes, com a mesma impedância, digamos 8 Ohms, sem o divisor de frequência, o amplificador reconhecerá 8 / 3 = aproximadamente 2 Ohms. Quando se utiliza o divisor, cada alto-falante trabalha na frequência que foi projetado (grave, médio ou agudo), dessa forma o amplificador reconhece como se os 3 alto-falantes fosse um só alto falante de 8 Ohms. Não haverá sobre carga por queda de impedância. 2 - O amplificador da crown XLS 402, diz assim no manual '''The recommended load impedance shall be 4 to 8 ohms per channel in Stereo'''. A depender a impedância final da caixa de som ( seja 4 a 8 ohms), o amplificador faz o reconhecimento automático dos ohms para operação? P.s.: Porque as caixas não deve ter impedância menor que o amplificador, para não queimar a saída do amplificador. Resposta: neste caso o fabricante diz claramente que a menor impedância = 4 Ohms, enquanto a maior = 8 Ohms. Então pode usar qualquer uma. A diferença será que em 4 Ohms a potência será o dobro, e em 8 Ohms será a metade. Nunca deve ser usada impedância menor que a especificada pelo fabricante, pois, conforme explicado na pergunta anterior, menor impedância significa menor resistência do circuito que puxará mais corrente e mais potência, além da máxima permitida pelo projeto do amplificador. Resultado, super aquecimento dos transistores de potência e queima do amplificador. 3 - Para montar uma caixa de som, sabe-se que o amplificador qualquer trabalha a 4ohms. Se deseja utilizar 1 Woofer e 1 tweeter por caixa. O woofer trabalha a 6hms (fixo), já o tweeter pode variar a impedância, seja 4, 6 ou 8 ohms. Qual a melhor configuração de woofer/tweeter mais indicado com ligação série ou paralelo, para operar com um amplificador que opera a 4ohms? P.s.: A caixa de som pode ter uma configuração igual ou maior que 4 ohms de acordo com a impedância do amplificador. Resposta: o ideal é usar impedâncias iguais e nunca menor que a especificada pelo fabricante do amplificador. No entanto, se utilizar alto-falantes com impedâncias diferentes, o divisor vai trabalhar com a menor impedância, exemplo: woofer ou subwoofer com 4 Ohms, driver para médios 8 Ohms e tweeter 8 Ohms, o divisor vai fazer o sistema funcionar como se o woofer ou subwoofer, driver e tweeter fosse um único alto-falante de 4 Ohms, sem forçar o sistema. Sem o divisor a impedância seria = 2 Ohms. Se a impedância mínima do amplificador for 4 Ohms iria forçar o amplificador e os graves danificariam o driver e o tweeter. 4 - Um crossover(divisor de frequências) de 2 vias para caixa de som, na especificação se diz operar de 4 até 8ohms. Se utiliza woofer e tweeter ambos com 6ohms. Quanto será a impedância final da caixa de som para conectar em um amplificador? Resposta: com o divisor será 6 Ohms. Se quiser saber mais sobre sonorização profissional para iniciantes envie seu e-mail.
@@TECHNOART Já recebi o email. Me interessei pelo conteúdo. Pelo que entendi, se poderia ligar todos os dois, subwoofer(10ohm) + tweeter(12ohm) com um divisor de frequência *complexo*. Me responde uma coisa. Se têm um Subwoofer de 8 polegadas (10ohm) 200w e Tweeter de 60w (12ohm). E, para alcançar todas as frequências, fica faltando o midrange. Dessa forma, para se projetar uma caixa de 3 vias, o falante midrange trabalharia com 4ohms, segundo especificação dele. Poderia colocar o mid range com 4ohms junto com os outros falantes já mencionados, conjunto num mesmo divisor de frequências passivo *complexo*? P.s. Ouvi dizer que o amplificador não ''enxerga'' as impedâncias do midrange, nem o tweeter. Somente considera do woofer. É isso mesmo? Obrigado.
Jobson Silva, é muito mais complexo. O que você quer fazer precisaria utilizar instrumentos de laboratório como osciloscópio, gerador de funções, analisador de espectro, sala especial com tratamento acústico, e muito dinheiro para sintonizar corretamente os alto-falantes. Outra coisa, tweeter e mid range também são alto-falantes, porém, projetados para trabalhar em frequências mais altas. Sendo assim, se ligar um woofer, um mid e um tweeter sem divisor, mesmo que todos trabalhem com a mesma impedância, o amplificador funcionaria como se fosse ligado a três alto-falantes em paralelo. Matematicamente falando de forma simplificada, seria Rtotal = 1/R1+1/R2+1/R3+1/Rn. O resultado seria uma impedância menor que 2 Ohms, tendo como consequência a sobrecarga e queima do amplificador.
@murilobarreto2315, em um sistema de som mais simples, o woofer não precisa de divisor porque só consegue reproduzir os sons graves e médios graves. Isso acontece porque o woofer apresenta um sistema vibratório mais pesado. Sendo assim, o médio e o tweeter, por terem um sistema vibratório menor e mais leve, são utilizados para reproduzir as rápidas vibrações dos sons médios altos e agudos. Os capacitores são usados para não passarem graves para o médio e o tweeter, pois os graves poderiam danificar o sistema vibratório mais leve do médio e tweeter.
Ola to com projeto e queria sabe se eu embutir dentro de um pre ampre e manda pra 3 potência uma pra cada frequencia no caso poderia ligar 4 sub de 18 de 800 watts pra poder ter a vias separadas
Kurumin Rodrigues, desculpe, mas sua pergunta está confusa. 1- Você pretende embutir o quê no pré? 2- Se você quer usar uma potência para cada frequência, você tem que ter uma potência só com tweeter para os agudos, uma outra potência com mid range só para médios e mais uma potência com woofer para os graves. Não faz sentido ligar 4 subs. O sub só deve ser usado se você usar caixas acústicas com woofer menor do que 12 polegadas e com baixa eficiência de graves. Se você usar bons woofers de 12 polegadas ou maior em boas caixas acústicas com alto SPL, não precisa de sub. Além disso, se usar somente o sub sem woofer, vai perder os sons médios graves do woofer que são ricos em sons harmônicos de instrumentos de percussão, como por exemplo, bateria, congas, bongôs, entre outros. Cuidado também com a ligação de vários alto-falantes sem calcular a impedância total para não queimar as potências. Se você pretende ter um som profissional vai precisar no mínimo de: Fontes de sinais profissionais, por exemplo, microfones para vocal e instrumentos 1 mesa de som digital para pelo menos 16 canais. Se a mesa de som não for equipada com cross-over na saída, será preciso comprar o cross-over separado, e dessa forma as caixas não precisarão de divisor de frequências. 3 potências, uma para grave, outra para médios e outra para agudos Caixas acústicas profissionais com entradas independentes para graves, médios e agudos. Ou caixas acústicas independentes para agudos, médios e graves. A soma das potências das caixas deverá ser maior do que a potência por canal de cada uma das potências. As impedâncias das caixas acústicas deverão casar corretamente com as impedâncias das potências. Se você não tiver experiência com som profissional procure orientação em loja especializada em som para não fazer ligações erradas que podem queimar as potências e as caixas acústicas.
@daviwillian6545, o divisor de frequência, além de separar os graves, médios e agudos, também evita descasamento de impedância entre vias que trabalham com frequências diferentes. Então, a resposta é SIM. Neste caso, o amplificador reconhece a menor impedância que é a do alto-falante de 4 Ohms. Não tente ligar mais de três vias nesta configuração, porque poderá reduzir a impedância para menos de 4 Ohms e danificar o amplificador.
Bom dia mestre.meu querido o que uso pra uma caixa com falante médio grave de 8 polegadas uma médio de 6 polegadas de papel qual o capacitor uso nele e um tweteer de papel qual capacitores uso neles uma ligação pra ficar show
Orlando Brito, use o divisor de frequência sugerido no vídeo. Para funcionar corretamente é preciso: 1- Impedâncias iguais em todos os alto-falantes. 2- Não inverter as polaridades dos alto-falantes e amplificador. Sempre ligar (+) com (+) e (-) com (-). 3- Capricho na solda para evitar mau contato. Vídeo sobre como soldar: ruclips.net/video/Tj735ds7Svk/видео.html 4- Substitua o tweeter de papel pelo piezoelétrico, porque o de papel tem pouco rendimento nas altas frequências dos sons agudos, e o tweeter piezo não é caro.
Essas referências C1R1 do Tweeter e C2 C3 e R2 do Mid-range, corresponde a referência quando dos capacitores é assim que são chamados? Desculpas a minha falta de conhecimento sou leigo no assunto.
@joseamiltondossantos3286, exatamente, R é referente aos resistores e C aos capacitores. As indicações R1, R2, C1, C2, etc. mostram onde cada um desses componentes deve ser ligado, e assim, evitar ligações erradas. Para quem gosta de som e quer saber mais sobre funcionamento, dicas de montagem e manutenção, indico nossos livros sobre Eletrônica Básica e Sonorização Profissional para Iniciantes, mostrados na descrição do vídeo e disponíveis na Amazon.
Melhor vídeo que já vi até hoje aqui essas informações me ajudaram bastante muito obrigado outor do vídeo abraços 👍🏾✌🏽
magno costa, obrigado. Continue participando. Envie sugestões de vídeos aulas, continue prestigiando o canal, compartilhe e não deixe de dá uma olhada nos nossos livros indicados na descrição do vídeo.
Eu fiz e deu muito certo
Alain Neves, Parabéns! A proposta é esta: simplicidade e bom desempenho. Continue prestigiando o canal, compartilhe e não deixe de dá uma olhada nos nossos livros indicados na descrição do vídeo.
Show de bola está explicação! Já me inscrevi no canal e já deixei o meu like! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Melhor vídeo que ja vi! com explicação de cada elemento bem explicado. Muito bom!
Leandro Smith, obrigado. Continue prestigiando o canal e divulgue para os amigos que gostam de som e eletrônica.
Professor muito Obrigado pela aula, eu tenho duas caixas de 2 vias da Master passiva 75RMS/8 ohms modelo EV 50 para pequenos ambientes(mas só uso em casa) e após sua explicação e verificar outros vídeos específicos sobre potência do cabeçote x alto falantes e drives, coloquei uma corneta da Orion 120W / 8 ohms e apliquei sua montagem eletrônica, ficou perfeito, limpo sem o som estridente do twitter, modifiquei apenas os capacitores fiz testes com sua montagem com diversos capacitores, mais senti que som ficou melhor com 33UF na corneta e 4,7UF no Twitter, no mais segui a risca seu projeto.
Agora tenho uma caixa de 3 vias..kk
Muito Obrigado....
Alexandre Pirolo, que bom você gostar do projeto que é muito simples e de boa qualidade. E também ter conseguido montar um sistema de som bem equilibrado. Parabéns!
Olá, você que curte o Canal Technoart!
Precisamos atingir a meta de 100.000 inscritos para justificar manter o canal funcionando GRATUITAMENTE, pois é preciso disponibilizar tempo para responder dúvidas, enviar esquemas simples e cheios de dicas fáceis de montagem!
Para manter o canal funcionando vocês precisam apenas fazer três coisas muito simples:
1- Inscrever-se no Canal,
2- Compartilhar com seus amigos que curtem som e querem TER O PRAZER DE MONTAR seus próprios amplificadores, equalizadores, MIX, caixas acústicas, divisores de frequência, entre outros dispositivos de som. Nosso maior prazer é receber mensagens dizendo que funcionou muito bem e pedem mais dicas. Nossas dicas incluem também a segurança com eletricidade.
3- E não esquecer de deixar seu LIKE.
SIMPLES ASSIM!
TECHNOART pode me mandar o squema eltoncc_@hotmail.com
Elton Castilho, já enviei o esquema com dicas de montagem.
TECHNOART me tira uma dúvida, tenho uma caixa trio, grave uso um Pioneer de 10 com 350rms 4ohms, twiter de 80rms 4 ohms, e um mid range de 8 ohms de 150 rms, em um módulo ts 400x4, mas sinto uma perda nisso, o que posso fazer pra melhorar ?
Lucas, qual tipo de perda, potência ou qualidade sonora? Seja qual for a perda a qual você se refere pode haver muitos motivos, principalmente conexões invertidas dos cabos e principalmente das caixas acústicas que provocam inversão de fase, caixas acústicas de má qualidade feitas em fundo de quintal, fonte de alimentação inadequada, conexões oxidadas, aterramento deficiente, excesso de graves e agudos que provocam saturação e super aquecimento do amplificador e do conjunto eletromecânico dos alto falantes...Fica difícil saber sem estar perto do equipamento e fazer os devidos testes. Aconselho procurar uma boa loja de instalação e reparo de som.
TECHNOART mas nessas especificações que citei, dos auto falantes, ela é pra tocar legal neh ?
Pois são falantes de qualidade e são acima dos rms que ela fornece, somente o midi range que é de 8ohms
Olá Sr. Albérico, ótimo vídeo, está de parabéns,sempre respondendo às perguntas no vídeo e atencioso com as pessoas,isso é dificil ver em outros canais do RUclips,que você tenha milhões de inscritos.
@papilondailha948, obrigado. Continue prestigiando o canal, compartilhe e conheça nossos livros indicados na descrição do vídeo, que estão disponíveis na Amazon.
Oi amei meu mano se eu fosse fazer com os seguintes falantes para médio um de 6 polegada seco e para subwoofer bass de 8 polegada daria daria certo
Banda GoGa Show, na prática funciona, mas esses alto-falantes citados não foram projetados para as funções descritas no vídeo. Para a correta reprodução dos médios, o alto-falante correto é o mid range. Para os graves + médios graves o alto-falante correto é o woofer, pois o sub woofer não é projetado para reprodução dos médios graves. O sub só deve ser usado quando se tem caixas com woofer pequeno, o qual não reproduz os graves abaixo de 100 HZ, chamado popularmente de pancadão, e tecnicamente de infrassons. O sub também é usado quando em sonorização profissional as caixas com woofer ficam suspensas em pedestal ou parede, alguns metros acima do solo. Quanto mais a caixa acústica ficar longe do chão, menos graves. Em som automotivo tem quem use o sub para reforçar os graves.
Otimo video eu apliquei isso na minha pequena caixa de som e fez muito sucesso deu certo
Alain Neves, que bom, parabéns!
Parabéns, primeira vez que vejo alguém explicando uma configuração segura, e de forma clara.
R C, obrigado. Continue prestigiando e compartilhando o canal.
OBSERVAÇÕES PARA MELHOR DESEMPENHO E SEGURANÇA:
1- Os alto-falantes devem ter potência superior a do amplificador, pelo menos 1,5 vezes maior. Essa sobra de potência dos alto-falantes reduz o risco de queima, devido aos picos longos de sinal sonoro que super aquecem a bobina, principalmente do médio e do tweeter.
2- Só é admissível usar amplificador com potência maior que os alto-falantes quando se usa processador de som, que entre várias funções de regulagem do som, apresenta também o LIMITER para limitar (reduzir automaticamente) os picos sonoros.
3- Os capacitores C2 e C3 são eletrolíticos (polarizados). Eles devem ser ligados de modo que o negativo de um capacitor seja ligado ao negativo do outro capacitor para despolarizar. A despolarização evita queimar o capacitor e distorções do som.
TECHNOART
Oi amigo
Eu vou montar um som de 4 boca subwoofer de 1300 wrs cada de 4 ohms bubina dupla.
Quero usar corneta de titanium.
Mas de quantos wts eu tenho que comprar essa drive de corneta?
Lembrando são duas torres cada uma com duas subwoofer e corneta
100 por 1, a potência de qualquer alto falante depende da potência REAL do amplificador. Como o som será dividido em três faixas de frequência pelo divisor, divida a potência do amplificador por três. Então 1/3 será a potência aproximada de cada alto-falante x 1,5, ou seja, 50% a mais de folga de potência para os alto-falantes. Outra coisa importante, como expliquei em detalhes no vídeo, se usar só sub vai cortar os médios graves, onde ficam os sons de bateria, percussão, slaps e rifes de contra baixo, entre outros sons de instrumentos dessa faixa sonora. E se ligar tantos alto-falantes sem calcular corretamente as impedâncias, vai queimar seu amplificador. RESUMINDO: se você pretende ter um equipamento de áudio de qualidade, capaz de reproduzir todos os sons com realismo, sem distorção e sem queimar os transistores de saída, substitua o sub pelo woofer, de preferência o de cone seco, aquele que não tem amortecedor nas bordas, também chamado suspensão acústica, porque as batidas rápidas de bateria e slaps de contra baixo ficam mais realistas. Alerto também que o filtro mostrado no vídeo foi calculado para apenas três alto-falantes: 1 woofer. um midi range ou corneta e um tweeter, para colocar mais alto-falantes assista esse vídeo: ruclips.net/video/H7tsXzblX2A/видео.html
se eu ligar um negativo com o outro negativo nao vou liga-los em paralelo? ao inves de série?
Danilo, em paralelo você teria que ligar também os positivos, ou seja, negativo com negativo e positivo com positivo, e a corrente se dividiria por dois capacitores. Na ligação mostrada no vídeo, que é em série, a corrente só pode passar por um caminho através dos dois capacitores. O ideal seria usar um capacitor sem polaridade, também conhecido por bipolar, mas caso não encontre, a ligação em série negativo com negativo também resolve. Esse procedimento evita queimar os capacitores e distorções do som.
Nielson Silva, depende do amplificador que você vai usar. Se seu amplificador tiver uma potência de, por exemplo, 100 W RMS, você deverá ligar alto-falantes cuja soma das potências seja 1,5 vezes a potência do amplificador como margem de segurança. Nesse caso teremos: 100W RMS x 1,5 = 150WRMS. Caso você use três alto-falantes como mostrado no vídeo, a potência do amplificador será dividida por três, 50W para cada. Se a saída de seu amplificador for para 8 Ohms, os alto-falantes deverão ter também 8 Ohms. Se ligar vários alto-falantes a mesma saída do amplificador é obrigatório usar um divisor de frequências. Sem o divisor não haverá correto casamento de impedâncias e poderá queimar o amplificador.
Boa noite a todos. Montei o circuito num par de csixas da sony ss-b4950. Usei fios de 2.5m internamente e na ligacao para o aparelho de.som . Relato qei gostei do resultado do filtro .nao encontrei o casca de ovo . Usei manta de acrilico (acrilex) do mais caro. Muito obrigado professor por comaprtilhar seu conhecimento . Muito bom resultado :)
Marcio Lima, parabéns pelo bom resultado que você obteve. Na realidade qualquer absorvente acústico funciona bem. A ideia é reduzir as vibrações internas da caixa acústica que provocam distorções dos graves. Quem curte música que tem um contra baixo bem tocado, vai poder ouvir as notas do contra baixo com mais nitidez, mesmo em baixo volume de som. Quando a caixa não usa um material absorvente acústico, as notas do contra baixo soam emboladas, sem definição. O grave embolado também embola os outros instrumentos e os vocais. Esse é o projeto mais simples que existe para quem não pode pagar por uma excelente caixa acústica profissional.
@@TECHNOART realmente o som ficou muito bom . O woofer foi o que mais me surpeendeu . Nao tenho a referencia da ciaxa original mas depoos da reforma dos falantes ( eram 6ohms e hj foram refeotas como 8ohms ) revestimento das caixas e montagem do esquema fornecido ficou muito bom. Nao esperava muito ppr ser uma caixa low end da sony da decada de 90 . Muito obrigado mesmo :)
www.htforum.com/forum/threads/melhoramento-em-caixas-sony.29090/page-2
Marcio Lima, continue enviando os resultados das montagens.
@@TECHNOART tentarei gravar um video . Se ficar bom ppsto aqui
Olá amigo. Parabéns pela objetividade do vídeo.
Teo Nascimento, obrigado. Continue participando. Envie sugestões de vídeos aulas.
parabéns pelo canal, conteúdo e explicação, me permita fazer uma pergunta:
como faço para ligar 2 woofers e um Drive numa mesma caixa com um divisor de frequências passivo? obrigado
@wallaceborgez, a ligação é simples. Geralmente, o driver é fabricado para 8 Ohms, então temos duas possibilidades:
1- Se você tiver dois woofers de 8 Ohms cada, basta ligar os dois em paralelo, combinando (+) com (+) e (-) com (-). O resultado da ligação em paralelo de dois woofers de 8 Ohms = 4 Ohms ou 8/2 = 4. O driver também será ligado em paralelo com os woofers. No entanto, a impedância NÃO será 8/3 =2,66 Ohms, porque o driver é isolado pelo capacitor de filtro, fazendo todo o conjunto funcionar com a impedância associada dos woofers = 4 Ohms. A maioria dos amplificadores trabalha com impedância mínima de 4 Ohms. O capacitor de filtro do driver deve ser ligado conforme as instruções do fabricante do driver, geralmente ligado ao positivo do driver, e o outro fio do capacitor vai para o positivo do amplificador, onde também são ligados os positivos (+) em paralelo dos woofers.
2- Suponha que ao invés de 8 Ohms, você tenha dois woofers de 4 Ohms. Se ligar em paralelo terá 4/2 = 2 Ohms. Somente alguns amplificadores suportam trabalhar com impedância mínima de 2 Ohms sem queimar. Então, a melhor solução é ligar os dois woofers de 4 Ohms em série para obter 4 + 4 = 8 Ohms. Para ligar em série, o positivo de um woofer é ligado ao negativo do outro woofer, enquanto o positivo e negativo que sobram são ligados ao amplificador, combinando (+) positivo e (-) negativo do amplificador. O Driver será ligado em paralelo combinando o (+) do driver com o (+) do amplificador e o (-) do driver com o negativo (-) do amplificador. Ligue o capacitor de filtro do driver conforme instruções do fabricante do driver. Devido à isolação feita pelo capacitor de filtro ligado ao positivo do driver, o conjunto woofers em série e driver em paralelo funcionará em 8 Ohms.
O vídeo mostrado no link abaixo
ruclips.net/video/JkhLHQxkG7I/видео.html
ajudará a entender como ligar alto-falantes em série, paralelo e serie/paralelo.
@@TECHNOART muito obrigado pela resposta detalhada,
fiquei realmente feliz em ver que a preocupação em nos fazer entender é muito importante; Parabéns novamente...
@wallaceborgez, continue prestigiando o canal, compartilhe e não deixe de dá uma olhada nos nossos livros indicados na descrição do vídeo.
MELHOR VIDEO SOBRE O ASSUNTO, POR FAVOR ME TIRE UMA DUVIDA, SE EU QUISER COLOCAR UM SUBWOOFER NESSE MESMO PROJETO PARA REPRODUZIR AS FREQUENCIAS MAIS BAIXAS, POR EXEMPLO DE 20 A 60HZ COMO FAÇO O FILTRO PARA O SUBWOOFER, QUAL CAPACITOR USAR? NAO ACHEI NENHUM VIDEO EXPLICANDO SOBRE COMO FAZER O CORTE NAS BAIXAS FREQUENCIAS, SE TIVER COMO ENSINAR FICO MUITO AGRADECIDO, ATT. FERREIRA DE GOIANIA-GO
@ferreiradiretoria, obrigado. Se você usar um bom woofer, com tamanho igual ou maior que 12 polegadas, não é preciso subwoofer. O sub woofer deve ser usado quando se utiliza woofer pequeno, menor que 12 polegadas, ou quando a caixa de som ficar muito acima do chão, em um pedestal ou fixada na parede, porque nesses casos, quanto mais afastada do chão, menos graves serão produzidos. Além disso, substituir o woofer pelo subwoofer haverá perda dos médios graves importantes para reproduzir com clareza a voz, e vários instrumentos de sopro e percussão.
O link abaixo mostra a diferença entre o woofer e subwoofer.
ruclips.net/video/7fIN2wX3Fnk/видео.html
Este outro link mostra como montar um filtro de graves
ruclips.net/video/zFNCezjOXWc/видео.html
Continue prestigiando o canal, compartilhe e conheça nossos livros indicados na descrição do vídeo, que estão disponíveis na Amazon.
Boa noite, meus parabéns pela explicação chow ,me tira uma dúvida para esse sistema quela aplicador ideal para esse
Se você se refere a amplificador, pode usar qualquer amplificador de boa qualidade com saída máxima de 100 W por canal, se a caixa acústica for montada em 8 Ohms, ou 200 W por canal, caso a caixa seja montada em 4 Ohms.
Eu tenho um amplificador com duas saídas ,cada saída é de 100wats , eu conectando esse sistema seu que é com uma entrada será que não força o amplificador ou tenho que fazer mais um sistema desse seu para outra saída do amplificador,antes de tudo fico muito grato pelo contato agradeço mesmo tua ajuda ta de parabéns
Delta Delta, seu amplificador é STEREO, tem duas saídas (direito e esquerdo). Para seu amplificador funcionar corretamente, você precisa usar duas caixas acústicas exatamente iguais, uma caixa em cada saída (canal). Se seu amplificador fosse mono (um canal) bastaria ligar uma única caixa acústica. É preciso também verificar no manual do amplificador qual a impedância de saída, porque as caixas devem trabalhar com a mesma impedância (4 ou 8 Ohms). Alguns tipos de amplificadores podem trabalhar com outros valores de impedâncias.
O link abaixo mostra um vídeo sobre a diferença entre som STEREO e MONO e como fazer as ligações.
ruclips.net/video/5v-2CY_km_I/видео.html
Tenho um amplificador 2.1 com Bass, sendo 2* 15w + 30w, qual a configuração perfeita de autofantes para o sistema de 03 vias? Excelente vídeo
Luiz Fernando, para a potência de seu amplificador você pode usar 2 caixas acústicas full range (faixa completa) passivas (sem amplificação) com woofer de 4 polegadas, ou usar um pouco maior. A caixa subwoofer deverá ser passiva com subwoofer no máximo de 8 polegadas ou menor. A potência das caixas atende às necessidades do seu amplificador. A impedância das caixas deve ser a mesma do amplificador.
A caixa subwoofer deverá ser ligada à saída de sub do amplificador. Se comprar caixas full range mais baratas, talvez seja preciso substituir os tweeters originais por um tweeter piezoelétrico, porque os originais, geralmente, apresentam baixo rendimento nos agudos. A ligação do tweeter piezoelétrico deverá ser feita conforme o esquema mostrado pelo fabricante do tweeter. Geralmente o fabricante recomenda ligar um resistor em série com o capacitor. Pode utilizar o mesmo capacitor que já vem com o tweeter original das caixas full range. Sem o resistor o som vai ficar muito estridente e desagradável. O conjunto resistor capacitor em série deve ser ligado ao positivo do tweeter piezoelétrico.
Caro instrutor. Muito bem apresentado didaticamente, não deixa margem para dúvidas. Entretanto, gostaria de saber se é possível utilizar o mesmo esquema de valores para alto falantes de 6 ohms?
Jonas Koehler, sim, desde que os alto-falantes sejam iguais (todos para 6 Ohms e mesmo fabricante) para bom casamento das características elétricas e impedâncias.
Gostaria muito que fizesse um vídeo também explicando se devo usar capacitor divisor de frequência etc... Mais parabéns pelo vídeo muito bom excelente
fala tu jogador, o vídeo fala sobre capacitores divisores de frequência para médios e agudos, e seus respectivos tipos e valores.
Seus videoa sao top demais. Posso usar subwoofer no lugar do woofer??
Glaucio Marinho, conforme mostrado no vídeo e na descrição, não deve substituir o woofer pelo subwoofer porque o sub não reproduz os médios graves. Nessa faixa de som há muitos harmônicos de diversos instrumentos que não serão ouvidos com nitidez se usar o sub. O sub é usado nos seguintes casos:
1- Quando o woofer é pequeno e não reproduz com nitidez os sons graves abaixo de 120 hZ (contra baixo, bumbo de bateria, graves de piano, graves de orgão, graves de teclado de 7 oitavas, etc.).
2- Geralmente som para uso profissional costuma posicionar as caixas acústicas alguns metros acima do chão. Dessa forma ocorre o enfraquecimento dos graves abaixo de 120Hz. Mesmo que se use caixas acústicas com woofers grandes, entre 12 a 15 polegadas, a distância grande em relação ao chão produz grandes perdas nos graves. Então, o subwoofer compensa a perda de graves das caixas acústicas que ficam longe do chão. Para maior rendimento do subwoofer, obrigatoriamente deve ficar apoiado no chão ou o mais próximo possível do chão.
Olá amigo, ótima explicação, a minha dúvida, consigo fazer assim para um sistema de duas vias?
@giovaniksomer, obrigado. O ideal é usar o sistema de três vias para o maior desempenho sonoro, para ouvir a voz e todos os instrumentos com maior realismo. No entanto, você pode usar um sistema mais simples composto por um woofer cone seco (sem o amortecedor nas bordas do alto-falante) e um tweeter com o capacitor de filtro. O woofer cone seco favorece a voz, instrumentos de sopro e cordas e as batidas da bateria.
@@TECHNOART Certo, funcionaria também com um driver ti no lugar do tweeter? Estou fazendo caixas de retorno para palco com woofer cone seco. Muito obrigado por se importar em ajudar 🙏
@giovaniksomer, pode usar o driver TI porque responde bem aos médios e agudos, proporcionando maior realismo sonoro.
boa noite professor!! se no lugar do medio eu usar um drive d200 da jbl qual devera ser o valor dos capacitores? desde já grato pela sua ajuda.
@airtonamadeo2592, o capacitor é o mesmo.
Para obter a melhor qualidade dos médios use os resistores, porque devido ao drive fenólico ter alta sensibilidade nos médios (grita muito), os resistores suavizam o excesso de médios, tornando os médios menos estridentes e mais realistas. Cuidado para não inverter as polaridades das três vias, ligue (+) com (+) e (-) com (-), caso contrário distorce o som e pode reduzir os graves. Observe atentamente no vídeo como ligar os capacitores para correto funcionamento do drive.
Muitíssimo obrigado professor pela sua ajuda. Mas tenho uma dúvida com relação ao DUTO, qual seria o diâmetro e o comprimento ideal ?
@airtonamadeo2592, a forma mais simples para dimensionar uma caixa acústica, incluindo o duto, é utilizando uma tabela simples que permite boa qualidade de som que agrada à maioria das pessoas. A tabela simplifica a montagem porque não precisa usar os cálculos complexos utilizados para dimensionar as caixas de som profissionais de alto custo, voltadas para músicos profissionais que precisam ouvir os mínimos detalhes de cada nota musical. A tabela simplificada produz bons resultados e pode ser vista no link abaixo, que mostra um vídeo onde explica todos dos detalhes e dicas de como usar a tabela e montar facilmente uma caixa dutada.
ruclips.net/video/C9FUL9N4LbY/видео.html
Cara parabéns pelo conteúdo! 👏 Top de linha 🚀
@GenilsonJesus-l7q, obrigado! Continue prestigiando o canal, compartilhe e conheça nossos livros indicados na descrição do vídeo, que estão disponíveis na Amazon.
Parabéns pelo maravilhoso vídeo adorei.
Tenho uma dúvida, herdei cxs marca Módulos de três vias com divisor de frequência, regulagem de médio e agudo. Tive que descartar as CXs bichadas, estou montando CXs reaproveitando madeira reciclada, seria preciso colocar capacitor no woofer de 8 polegadas original que não tinha?
@antoniokassabian9284, obrigado!
O woofer não precisa de capacitor porque ele tem um cone pesado, o qual não consegue vibrar com velocidade suficiente para reproduzir frequências mais altas, como os médios e agudos. Sendo assim, o woofer vai reproduzir melhor os graves.
Os capacitores nas vias de médios e agudos devem ser usados para evitar chegarem graves nessas vias. Se isso acontecer, os graves danificam o dispositivo vibratório leve que não suporta o peso dos graves.
Os resistores nas vias de médios e agudos servem para evitarem som estridente e desagradável.
Aconselho refazer as novas caixas usando o divisor de frequência original, tendo o cuidado de ligar corretamente, caso contrário poderá apresentar som distorcido ou queimar a saída de potência do amplificador. Use também as mesmas medidas das caixas antigas, para obter melhor rendimento acústico. Não esqueça de forrar internamente as caixas para evitar vibrações e distorções do som.
@@TECHNOART muitíssimo obrigado pela atenção, ajudou muito, vou seguir sua orientação. Grande abraço irmão.
@antoniokassabian9284, continue prestigiando o canal, compartilhe e conheça nossos livros indicados na descrição do vídeo, disponíveis na Amazon.
Vídeo aula incrível, tenho um projeto de som para o meu quarto que contém super tweeter, driver de 1 polegada, woofer 6x9 e subwoofer, porém só uso capacitor na tweeter, tenho crossover ativo Stetsom STX64 e faço os cortes de cada alto falante, subwoofer com corte em 50Hz até 180Hz meu médio está com cortes de 200Hz até 750Hz, meu driver e tweeter de 550Hz até 20KHz porque estão ligados juntos por causa da impedância do módulo amplificador e porque não tenho mais canais disponíveis para usar-los individualmente
Obrigado. CarloS SounD, com o cross over ativo não há necessidade de capacitor no tweeter. Cuidado com o casamento de impedâncias para não forçar as potências.
Veja no link abaixo como fazer casamento de impedâncias:
ruclips.net/video/JkhLHQxkG7I/видео.html
Continue participando. Envie sugestões de vídeos aulas.
CarloS SounD, o crossover ativo abre mais possibilidades de ajuste do som.
Bom dia ótimo vídeo resolveu pra mim sem complicações. Mas no meu caso, tenho ligado como no exemplo do vídeo. Woofer, mid range e tweeter, todos 8ohms. Só gostaria de saber qual será a impedância final da caixa? Desde já muito obrigado.
Luis Patino, quando se usa o filtro (divisor de frequência), os três alto-falantes funcionam como se fossem um único alto-falante operando em 8 Ohms. Sem o filtro, o mid e o tweeter seriam forçados a reproduzirem graves, causando danos aos mesmos. Sem o filtro forçaria e queimaria o amplificador, porque a impedância final seria: 8 / 3 = 2,66 Ohms, muito baixa para a maioria dos amplificadores que trabalham com impedância mínima de 4 Ohms. Uma impedância muito abaixo da mínima recomendada pelo fabricante, sobrecarrega (força) os transistores de potência do amplificador, resultando em super aquecimento e queima.
@@TECHNOART Legal, esclarecimento de muita importância. Resolveu muito pra mim esse esquema de filtro. E a impedância final de 8ohms é a que quero usar para ligar duas caixas em paralelo para uma impedância final de 4ohms e assim extrair do amplificador maior aproveitamento. Muito obrigado.
boa tarde , muito obrigado por compartilhar seu conhecimento. tenho um par de caixas sony ss-b4950 , 6 ohms e 40 w rms, de fabrica ela vem com um tweeter de papel de 2" , um midrange de 4" e um woofer de 8". médios utilizam capacitores iguais de 4,7uf 50v e o woofer 3,5 uf 50v (todos eletroliticos bipolar , provavelemtne todos sao ainda originais siemens) e no tweeter um resitor de 10 ohms pra cada um (marrom , preto, preto e dourado, me parece marrom já que o material dele é vermelho). vi um relato de um rapaz que fez a seguinte sequencia : trocou tudo por capacitores de arranque de motor de 2uf de polipropileno e o do médio por um de 10uf + 6uf , tambem de motor de arranque de motor de polipropileno. pretendo revestir a caixa por dentro com espuma casca de ovo ( vou verificar onde adiquirir esse material aqui no rj, muita gente tem usado outros materiais nessa caixa ) . queria comprar uma placa pronta de filtro de 3 vias mas nao sei qual seria mais adequada a essa caixa . pretendo trocar os cabos por cabos de maior capacidade e instalacao de sistema de borne. olhando a internet me deparei com seu video, gostaria encarecidamente de pedir uma opinião do que fazer pra nao piorar a caixa em vez de melhorar. seu circuito preve caixas de 4 e 8 ohms , a minha e de 6 ohms. caso seja melhor uma placa qual seria as especificacoes que eu devo verificar pra compra ? abandono tudo isso e uso seu circuito? precisa de alguma adaptacao pra minha caixa? ate o presente momento manterei todos os falanetes e tweeters originais, todos eles serão reformados por um profissional de confiança que tem experiencia e conhecimento de anos no ramo de reforma de falantes. mais uma vez obrigado e desculpe pelo texto enorme
Marcio Lima, as caixas acústicas são projetadas para trabalhar em sintonia com o amplificador. Então vamos a algumas considerações:
1- se o som das caixas acústicas não estão lhe agradando, ou estão com defeito, você pode construir um par de caixas acústicas e usar o divisor sugerido no vídeo, mas a impedância deverá ser 6 Ohms.
2- capacitores de motor de arraque não são projetados para trabalhar com frequências altas de sons médios e agudos. Os capacitores ideais são de poliéster ou eletrolíticos despolarizados, como indicado no vídeo e na descrição.
4- a espuma caixa de ovo reduz as ressonâncias (vibrações) internas da caixa de som, e torna o som mais agradável.
5- Se pretende manter as caixas originais, aconselho procurar um técnico eletrônico de confiança para testar os alto-falantes, o divisor de frequência e fazer os devidos reparos. Não é aconselhável fazer modificações no circuito das caixas
@@TECHNOART muito obrigado pela pronta resposta. todos os falantes estão com um tecnico para recuperação dos mesmos. a ideia de capacitores de motor de arrnaque já estão descartados ( obrigado mais uma vez ) . vou verificar disponibilidade da espuma aqui do rj pra ser aplicada. infelizmente o que estao ligados nas caixas (ligação original sony )sony ss-b4950 , 6 ohms e 40 w rms, de fabrica ela vem com um tweeter de papel de 2" , um midrange de 4" e um woofer de 8". médios utilizam capacitores iguais de 4,7uf 50v e o woofer 3,5 uf 50v (todos eletroliticos bipolar , originais siemens) e no tweeter um resitor de 10 ohms pra cada um (marrom , preto, preto e dourado, me parece marrom já que o material dele é vermelho) todos eles ligados diretos nos falantes em sistema "aranha". vou ver depois do covid 19 ( lojas fechadas nesse momento) pra comprar os componentes do seu video e testar nas caixas. mais uam vez obrigado pela sua atenção por me explicar.
parabéns pelo vídeo. Por favor: tenho um twiter 100w rms, corneta de 100w rms e falante de 150 w rms. Quais capacitores e divisores instalar para um amplificador de 150w rms por canal? obrigado
Rogerio, para uma potência máxima de 150W por canal, você pode usar o esquema de conexões com os capacitores indicados no vídeo. Observe as ligações dos capacitores do médio (corneta), os quais são do tipo eletrolíticos (polarizados), no entanto, para evitar distorções do som, conforme mostra o esquema no vídeo, devem funcionar despolarizados interligando os negativos.
Excelente explicação, foi muito útil para mim, a caixa ficou ótima.
Eduardo, que bom que ajudou. Continue prestigiando o Canal e compartilhe com seus amigos.
Eu quero um projeto para um piano digital que não tem falante embutido, esse serve ou que seria mais apropriado ? Desde já parabéns .....
Emerson Souza, se você tiver um bom amplificador MONO que tem uma única saída de som, esta caixa acústica com o divisor de frequência servirá perfeitamente. Se seu amplificador for STEREO com duas saídas (direita e esquerda) será preciso ligar duas dessas caixas acústicas, uma em cada canal, ou saída. Se você não tiver o amplificador, e quiser um bom sistema de som econômico para seu piano digital, este link ruclips.net/video/fHHbp_cPbpc/видео.html mostra como amplificar uma caixa acústica de forma simples, sem muitas ligações, para funcionar em MONO.
Obrigado me ajudou 👏👏👏👏
@edipomoraes1718, obrigado. Continue prestigiando o canal e compartilhe com seus amigos.
Comecei a estudar eletrônica a umas semanas , e estou muito animado para construiu algumas caixas de som passivas, de uns 300W, sou missionário e moro em Cabo Verde na África Ocidental. Ficaria grato de aprender mais com vocês, e também se você puder me orientar quanto a circuitos para um projeto desse nível , tipo qual alto falante usar, dimensões de caixa , gostei muito do conteúdo do canal.
Sileno, obrigado. Envie seu e-mail para eu lhe enviar farto material sobre o assunto e dicas de montagem. Bem vindo ao maravilhoso mundo do som e da eletrônica!
TECHNOART , poxa!! Muito obrigado pela gentileza, meu email é: guerreiro201330@gmail.com
Quero muito sim receber esse conteúdo com dicas de solda e circuitos, estou realmente ansioso para aprender mais com a TechnoArt. Deus vos abençoe grandemente.
Sensacional trabalho. Woofer para caixa torre de home cinema é um erro mesmo estando dentro da faixa de frequencia desejada, já que está muito difícil encontrar subwoofer? Não sei porque toda torre que encontra das grandes marcas os falantes são emborrachados.
@cimgesso8441, para obter perfeito equilíbrio de áudio, seria preciso um alto investimento. No entanto, as caixas acústicas mais simples (esqueça as mais baratas) podem fornecer ótima qualidade de som. As melhores caixas acústicas, independente da sofisticação do projeto, são aquelas que apresentam construção robusta. Se você bater com o punho fechado sobre uma caixa acústica e ela fizer um som parecido ao de uma pedra, significa ser bem construída. Se ao contrário, o som parecer ao de um barril vazio, é de péssima construção, vai gerar muitos ruídos prejudicando a qualidade sonora.
Cara parabéns o melhor vídeo que já vir sobre esse assunto
fala tu jogador, obrigado. Continue prestigiando e compartilhando com os amigos.
otimo video, esses componentes posso usar a que potencia so transdutores. a minima e a maxima.
@jessejss1, a potência máxima é igual a 400W em 4 Ohms. Em 8 Ohms, a potência máxima será 200W. É aconselhável usar a metade desta potência (50%) ou metade do giro do controle de volume do amplificador, porque é mais do que suficiente para sonorizar com folga um pequeno salão com 50 a 100 pessoas ou mais, além de não super aquecer o amplificador e evitar queima de componentes. Se necessário, poderá aumentar o volume até atingir nível maior, desde que o som continue limpo, sem embolar.
Olá muito boa suas explicações quero montar uma caixa com um grave de 12 bobina dupla de 1400 wt quais as potências da corneta e Twitter pois quero montar já com o som embutido na caixa quero tirar o máximo de potência e qualidade dela vlw Abraço
Edvaldo, conforme explicado no video, não use sub woofer, use woofer para não cortar os sons médios graves tão ricos em harmônicos importantes para reproduzir com qualidade os sons de bateria, congas, slaps de contra baixo, entre outros instumentos incluindo a voz. O sub só deve ser usado quando já houver um woofer para reprodução correta dos médios graves. Se usar um woofer de 12 polegadas em uma caixa acústica de alto SPL (alto rendimento acústico) e em ambiente fechado não precisa de sub. Você pode usar qualquer amplificador profissional até 500 W RMS porque dá e sobra para sonorizar pequenos e médios ambientes. Pode usar Woolfer, mid range e tweeter para 250 WRMS cada, pois a soma total das potências será maior do que 1, 5 vezes a potência do amplificador de modo a proteger os alto falantes contra picos de som, capazes de queimar facilmente a bobina de um alto falante menos potente. Comprar alto-falantes muito potentes é jogar dinheiro fora, porque eles só vão reproduzir o que receberem do amplificador. A impedância de cada alto-falante deve se igual a do amplificador. Não ligue os alto falantes sem o divisor de frequência. O divisor pode ser o sugerido no vídeo ou compre pronto conforme a potência e impedância do amplificador. A falta do divisor pode queimar a saída do amplificador. Compre a caixa acústica pronta sem alto-falantes e com as aberturas conforme o tamanho dos alto-falantes. Forre a caixa internamente com espuma absorvente de ruídos tipo casca de ovo para reduzir distorções harmônicas. Siga exatamente as instruções do vídeo e terá uma ótima caixa acústica.
Show. Vou acompanhar todas.
@Thumber1965, continue prestigiando o canal, compartilhe e conheça nossos livros indicados na descrição do vídeo, disponíveis na Amazon.
Parabéns pelo seu ótimo video! Gostaria de saber se tem como testar se a caixa ou divisor de frequencia está em curto, plugando o multímetro na entrada da caixa. Pergunto porque quando ligo a caixa no mixer, ele dá sinal de pico e desliga o som das saídas dos monitores, e só permanece o som das saídas PA. Agradeço pela atenção.
@Nelsonfmarques, obrigado. Com relação a sua pergunta, inicialmente precisamos analisar as seguintes situações:
1- A sua caixa monitora é passiva ou ativa?
2- Esse seu mixer tem saída de monitor amplificada (baixa impedância), ou funciona apenas como pré-amplificador (saída em alta impedância)?
A depender de suas respostas podemos chegar as seguintes conclusões:
1- Use um multímetro na escala de continuidade para verificar se não há algum cabo em curto, ligação errada ou invertida.
2- Se sua caixa monitora for passiva e a saída do mixer for alta impedância (não amplificada), esse poderia ser o motivo, porque se você ligar uma saída de alta impedância em uma entrada de baixa impedância, haverá sobre carga com indicação de pico, e o sistema de proteção desliga o mixer.
3- Se seu mixer tiver saída amplificada (baixa impedância) e sua caixa monitora for passiva, também tiver a entrada em baixa impedância, a caixa pode estar em curto, ou você pode estar usando uma caixa monitora com impedância menor que a recomendada pelo fabricante do mixer. Se não houver problema de impedância baixa, verifique se poderia haver curto na caixa. Desligue a caixa e aplique as pontas de prova do multímetro chaveado para medir continuidade na entrada da caixa. Se o multímetro apitar, a caixa está em curto-circuito.
4- Se sua caixa for ativa (amplificada) a entrada é em alta impedância. Neste caso, pode haver curto na entrada causado por cabo em curto, por exemplo, ou o circuito de entrada em curto, levando a uma condição de sobre carga na entrada.
5- Se não for encontrado nada errado até aqui, podem haver outras causas. É aconselhável levar o equipamento a uma assistência autorizada.
excelente video professor. muito obrigado!!
Airton Amadeo, obrigado. Continue prestigiando o canal, deixe seu like, inscreva-se e compartilhe com seus amigos.
Exelente muito bom parabens tirei duvidas de 20 anos
carlos mendes, obrigado. Este é o objetivo deste canal, passar informações técnicas sobre som para os iniciantes, abordando o que realmente interessa para o correto funcionamento de forma objetiva e segura. Continue prestigiando o canal e compartilhe com os amigos.
Muito top, só fiquei em dúvida sobre os resistores, eles seriam para casar a impedância dos alto falantes automaticamente ?
@fernandob5191, os resistores em série com os capacitores de filtro evitam o excesso de médios e agudos. Dessa forma, os resistores ajudam a equalizar o som, proporcionando um som mais agradável. Além disso, o excesso de sons médios e agudos também pode queimar facilmente o médio e o tweeter.
@ entendi, fiquei em dúvida pois estou aprendendo agora… vi em outros vídeos o pessoal falando que usar resistor perde potência do alto-falante, protege para não queimar porém acaba perdendo potência e não tem o rendimento esperado do alto falante, agora referente ao uso de capacitor não vi ninguém falar nada contra, só vi recomendações boas, então minha dúvida é essa mesmo… mas agradeço pelo vídeo, me ajudou bastante e agradeço também por me responder… sucesso🙌🏾
@fernandob5191, continue prestigiando o canal, compartilhe e conheça nossos livros indicados na descrição do vídeo, disponíveis na Amazon.
Amigo, estou com um projeto aqui bem simplório que resolvi montar, sem experiência técnica.
Alguma noção teórica apenas.
Comprei um divisor de frequências chinês (genérico), 3 vias e com umas "aparentes" opções de ajustes em nos cortes através de chaves seletoras.
Na minha região não tem mão de obra especializada pra montar um dimensionado para tal, então resolvi dar o tiro no escuro.
Todos são 8ohms.
O projeto é o seguinte: caixa tipo Bookshelf com 1 tweeter selenium modelo T-60.
1 mini cornetinha selenium modelo T-100.
1 falante bravox 8 polegadas antigo modificado para trabalhar graves secos, médio agudos, etc.
Modelo do crossover genérico: WEAH 3509a 350W CROSSOVER ,
Desses falantes, o único que tem especificação técnica é a cornetinha selenium que diz o seguinte na embalagem:
Resposta de Frequência: 8.000 a 21.000hz.
Crossover recomendado: 3.500hz
Meu objetivo é aumentar, clarear, detalhar as médias e altas frequências.
Se as fotos dos falantes ajudarem em alguma coisa eu envio, no messenger por exemplo.
Como o crossover só tem 3 vias e eu tenho 3 falantes no caso para cada caixa, não quero graves
nesse projeto. O canal BASS do crossover ficaria inativo, sobrando o MIDIANT e o TREBLE apenas.
Aí surgiram os problemas, ligar a cornetinha e o tweeter em série ou paralelo não dá porque embora sejam
na mesma impedância operam em frequências um pouco diferentes imagino e a impedância cai ou sobe né.
Me corrija onde estiver falando bobeira.
Qualquer luz que puder jogar, eu agradeço desde já!
@evandroaparecido714, se você pretende ligar apenas o médio e agudo, irá funcionar, desde que você observe os seguintes cuidados:
1) Não inverter as polaridades indicadas no divisor, que são as mesmas na corneta e no tweeter. Ligue (+) com (+) e (-) com (-).
2) A entrada (IN) que vai para a saída do amplificador também segue o mesmo padrão de polaridade.
3) Corneta e tweeter devem ter impedância de 8 Ohms, a mesma do divisor e também do amplificador.
4) As ligações no divisor devem ser bem soldadas para evitar mau contato. O link abaixo mostra como soldar corretamente.
ruclips.net/video/Tj735ds7Svk/видео.html
5) Não ligue mais de uma via por saída do divisor, para não queimar o amplificador.
Bom dia!
Essa parte de ligar mais de um falante na mesma via, ja vi que deu B.O aqui pra mim, pois queria ligar os 2 agudos..rsrs
A impedância ia subir pra 16ohms.
Vou ter que alterar o projeto.
@evandroaparecido714, aumentar a impedância não causaria nenhum dano, apenas reduziria a potência. O problema seria ligar em paralelo, porque poderia reduzir a impedância, fazendo-a cair abaixo da mínima recomendada pelo fabricante do amplificador, pois causaria a queima.
Continue prestigiando o canal, compartilhe e conheça nossos livros indicados na descrição do vídeo, que estão disponíveis na Amazon.
Boa tarde amigão, ótima configuração dos componentes, deu para aprender mais um pouco com essa vídeo aula, agira como eu poderia ter o tutorial de montagens dos componentes, no caso você teria?
Flavio Marcelo, envie seu e-mail para receber o esquema com dicas de montagem.
Primeiro vez que vi um vídeo bem espricado
@JoseiltonBezerra-ti1nj, obrigado. Continue prestigiando o canal e compartilhe com seus amigos.
Muito boa explicação 😮😮
@robertoferreirasimoes7561, obrigado, continue prestigiando o canal, compartilhe e não deixe de dá uma olhada nos nossos livros indicados na descrição do vídeo.
Bom Dia Amigo, Professor.... Posso fazer uma Caixa no Estilo Torre..? Deve Ficar Linda Também..! Obg .. abssss.!
Henrique Ricke, pode montar. As caixas acústicas que apresentam o estilo torre são muito bonitas, principalmente se tiver acabamento de madeira envernizada. Dê preferência ao compensado naval para proporcionar som mais bonito. Não esqueça de Forrar a caixa internamente com espuma caixa de ovo, conforme orientações do vídeo, para evitar vibrações e outros ruídos desagradáveis. Não use duto porque a sintonia do woofer pode ser difícil de obter sem instrumentos apropriados. Cuidado para não inverter as polaridades porque causa redução dos graves. Depois de montada envie um vídeo e comente como ficou o som.
@@TECHNOART Boa Tarde..! Ok...! Me Ajude a esta Montagem.... Quero Montar uma Caixa Torre + ou - 1 metro de Altura, com um Woofer de 10" + Mini ranger + 1 twitter todos de 8 Ohms da JBL Devido o Meu Receiver da Pioneer é de 185W 60hz com a Impedância de 8 Ohms , Quanto as Potências tenho que Ver. Tá Certo Assim...? Obrigado..! Att.!
Henrique Ricke, se seu receiver trabalha com 8 Ohms, os alto-falantes também devem trabalhar em 8 Ohms. Com relação à potência dos alto-falantes, cada um pode trabalhar com 100 W, o que dará uma boa margem de segurança sem exageros (desperdícios). Cuidado com as ligações e soldas. Soldas mal feitas causam problemas de funcionamento.
O link abaixo mostra como soldar corretamente.
ruclips.net/video/Tj735ds7Svk/видео.html
@@TECHNOART Muito Obrigado Mestre, Vou me Baseando com a Aula..! 👌
Ótima explicação!! Tenho uma pergunta .... woofer de 2 ohms (4+4) com driver jbl de 8 Ohms tem como ligar ? obs
Maffeshop Vendas, caso você esteja se referindo a alto-falante para graves, tipo bobina dupla, sim, pode ligar. Esses alto-falantes são geralmente encontrados na forma de subwoofers, que reproduzem sons mais graves em relação ao Woofer, principalmente se for ligado um filtro para subwoofer.
A indicação 4 + 4 significa que é possível ligar as duas bobinas de duas formas:
1- As duas bobinas em paralelo resultará 4/4 = 2 Ohms.
2- As duas bobinas em série resultará 4+4 = 8 Ohms.
O driver de 8 Ohms pode ser ligado em paralelo com este alto-falante bobina dupla, configurado em 2 Ohms, desde que sejam observados os seguintes cuidados:
1- A saída do amplificador suporte trabalhar com impedância de 2 Ohms do alto-falante de graves.
2- O driver use o capacitor de filtro indicado pelo fabricante.
Este capacitor deve ser ligado ao positivo do driver. O capacitor também evita descasamento de impedância.
Outra observação: devido o subwoofer não ser projetado para reproduzir com eficiência os médios graves, você poderá notar que alguns sons de determinados instrumentos estão faltando, e a voz do vocalista vai ficar parecendo sair de dentro de uma lata. A solução é ligar em paralelo mais um alto-falante chamado mid bass, para preencher o buraco sonoro, e assim, o som vai ficar mais natural.
O mid bass deve usar um capacitor despolarizado (bipolar) de 470 uF x 100V ligado ao seu positivo.
Cuidado para não inverter as polaridades. Combine (+) com (+) e (-) com (-), caso contrário o som perde graves.
Gostei muito do vídeo e acabo de me inscrever no canal.
@josecorrea338, continue prestigiando o canal, compartilhe e não deixe de dá uma olhada nos nossos livros indicados na descrição do vídeo.
Boa explicação,porém tenho uma dúvida,montei uma caixa com 4 subwofer de 350 RMS 12 polegadas 4 ohms Pioneer,um em cada parte da caixa,porém nunca usei capacitores em alto falante ou subwofer,há mesmo a necessidade do seu uso,pois apenas nos tweeters foi usado,a caixa e selada e o som está perfeito,porém tive que colocar os subwofer 2 a 2 em série em cada canal já que meu amplificador e até 4 ohms,se for pra melhorar qual o capacitor adequado pra esse subwofer.meu amplificador e um cygnus Ac 500 100 RMS.
ROBERTO GARCIA, o tweeter para funcionar corretamente com os sons agudos e não queimar devido a receber sons graves, precisa obrigatoriamente do capacitor de filtro.
Não é preciso usar no woofer.
No entanto, há um problema com seu sistema. Como foi explicado no vídeo, em um sistema simples de filtro de som denominado 1ª ordem, não se deve substituir o woofer pelo sub woofer, porque se perde a faixa médio grave que não é reproduzida adequadamente pelo subwoofer. A voz será a mais prejudicada porque ficará meio abafada dificultando entender o que se fala ou canta. Muitos instrumentos também trabalham na faixa dos sons médios graves, e sem eles o som perderá muitos detalhes.
O vídeo no link abaixo mostra o que acontece principalmente se usar um filtro para o subwoofer.
ruclips.net/video/7fIN2wX3Fnk/видео.html
Se for possível substitua os subwoofer por woofer. E se puder adicionar um mid range (faixa de médios) como explicado no vídeo, seu sistema de som reproduzirá toda a faixa sonora ouvida pelo ser humano e soará mais nítido e mais bonito.
A forração interrna pode ser feita com folhas de isopor, já que são bons isolantes ?
Jose Saraiva, a espuma caixa de ovo serve como amortecedor das fortes vibrações sonoras causadas pelo alto-falante de graves dentro da caixa de som. Essas vibrações dentro da caixa de som prejudicam o funcionamento do alto-falante de graves. Quanto mais macio é o material absorvente mais absorverá vibrações sonoras. Sendo assim, o isopor não vai ter o mesmo desempenho porque é duro em relação à espuma.
Muito obrigado pelo esclarecimento ótimo vídeo
Disponha!
Boa noite,
Gostaria muito do esquema completo deste divisor de freqüência,
Falei com VC outro dia sobre um amplificador de sucata, fiz o danado funcionar, quero montar um som top com ele e este divisor irá muito me ajudar,
Desde já agradeço,
Graça e paz.
LUCIANO PEREIRA DE SANTANA, enviei o esquema.
@@TECHNOART muitíssimo obrigado.
Ótimo vídeo, só fiquei na dúvida, renho um sistema esotech 3.0 da Gradiente e o divisor de frequência é super complexo por que ?
@ricardobarroso7539, um divisor do tipo utilizado em sistemas de som de alta qualidade (hi-Fi), é muito complexo porque é exigido realismo sonoro, reproduz o som de cada instrumento em mínimos detalhes. Esses sistemas são os preferidos dos músicos de alto nível, que estão dispostos a pagar bem mais caro. O divisor proposto no vídeo é simples, mas, apresenta boa equalização do som, que satisfaz a maioria das pessoas as quais curtem música só por diversão, não estão procurando ouvir os mínimos detalhes sonoros de cada instrumento.
Excelente vídeo. Para escolher o divisor correto soma-se a potencia de todos os ítens?
@cimgesso8441, basta saber a potência máxima do amplificador, porque as três vias: woofer, corneta e tweeter só podem reproduzir a potência máxima do amplificador, a qual é dividida entre as três vias. Exemplo: se o amplificador fornece 100 W, o divisor deverá suportar a mesma potência ou maior. O ideal é o divisor suportar mais potência, para haver uma sobra de potência, e assim, o divisor não trabalhar forçado.
@@TECHNOART muito obrigado. Meu receiver suporta 185watts por canal, vou usar 2 falantes de 8" e um tweeter em cada torre nos canais frontais, se os 2 falantes e tweeter somarem 200 ou 220w tem problema? Se o divisor suportar uns 400 tem problema?
@cimgesso8441, o ideal é a potência dos falantes, tweeters e do divisor serem maiores que a do amplificador, porque a sobra de potência reduz a possibilidade de danos, devido a picos muito fortes de sinal vindos do amplificador. Só é admissível utilizar potência do amplificador maior, quando o sistema de som é dotado de circuito limitador (limiter).
@@TECHNOART muito bem. Sensacional. imaginei que potencia maior na caixa iria danificar o canal do receiver. Então o correto é divisor sob encomenda para que possa escolher em que região atuar os dois falantes certo? Serão dois de 8" mais tweeter. Pensei um no médio e outro no médio grave e não os dois na mesma região isso na caixa central, L e R do home. Já tenho um sub HRS12 sanfire de 1000w rms muito bom ele atua de 30-100hz
@cimgesso8441, para obter máxima qualidade, a melhor solução seria usar um processador de áudio. E para obter máxima precisão dos cortes seria preciso também um software especializado e microfone profissional.
Mesmo que utilize o processador, ligue um capacitor ao tweeter conforme instruções do fabricante. Esse capacitor protegerá o tweeter contra picos de médias e baixas frequências, que poderão danificar a estrutura eletro acústica do tweeter. O mesmo se usar driver (corneta) para médios e voz.
Bem maneiro. Eu pesquisei isso por que minha caixa de som amplificada só tem apenas um tweeter e um woofer e sinto uma grande falta de um medio seco. abraço
Robson Batista, minha sugestão é a seguinte, se sua caixa tiver uma saída para ligar outra caixa de som, use um driver fenólico que é ótimo para reproduzir voz e médios. Use o capacitor recomendado no vídeo ou o recomendado pelo fabricante. Para o médio não ficar muito forte use o resistor recomendado no vídeo. A corneta do driver fenólico pode ser fixada em cima da caixa amplificada com dois suportes de alumínio para prateleira. Fixe também o capacitor e o resistor em conector tipo sindal para não ficarem pendurados. Parafuse também o conector sindal. Não inverta as polaidades, ligue (+) com (+) e (-) com (-). Caso seu som não tenha saídas sobrando, a outra solução é ligar em paralelo com o alto-falante de graves. No entanto, vai ter que abrir a caixa. Caso tenha dificuldade para fazer a adaptação, é recomendável procurar um técnico para lhe orientar.
Os capacitores são eletrolíticos e devem ser ligados de modo que os negativos sejam soldados, conforme mostra o vídeo. Os capacitores e o resistor podem ser comprados em loja de material eletrônico.
Sim, a caixa tem apenas uma saída. Obrigado pelos detalhes e sugestões meu amigo ! 😁👍🏻
Robson, você disse que sua caixa amplificada tem uma saída para ligar outra caixa de som, então fica mais fácil fazer as ligações sugeridas anteriormente. A caixa amplificada vai ficar com mais presença (mais médios), e vai aumentar a qualidade da voz. Se o médio ficar muito forte, use o resistor indicado no vídeo.
Muito bom o vídeo! Bem claro. Eu gostaria construir 2 caixas de som para minha toca de discos Rega 1 e Denon 60w amplificador. Você pode me indicar um lugar onde eu posso comprar os componentes? Eu conheço Souza Customs mas tem outros?
James Travers, os melhores lugares são as lojas especializadas em material eletrônico. São muitas lojas, pesquise os melhores preços.
O link abaixo mostra como construir uma boa caixa acústica de forma simples.
ruclips.net/video/C9FUL9N4LbY/видео.html
O outro link abaixo mostra como soldar corretamente os alto-falantes para melhor desempenho do som.
ruclips.net/video/Tj735ds7Svk/видео.html
@@TECHNOART Otimo! obrigado pelo dicas
o filtro tem que ser colocado sempre no terminal positivo? e gostaria de saber também se posso colocar na extensão do fio que vai para o twitter ou só tem de ser soldado no próprio? por que as vezes onde fica localizado o tweeter domo de ceda no projeto que tenho aqui fica difício soldar no próprio tweeter.
Cleber Passos, a ligação do filtro ao positivo dos três alto-falantes garante evitar inversões de fase do sinal enviado pelo amplificador. A inversão de fase provoca movimentos em sentidos diferentes nos cones dos alto falantes ou elemento vibrante. O resultado são distorções e ruídos. O negativo deve ficar livre para servir apenas como retorno de sinal, chamado tecnicamente de GND ou terra. Você pode ligar uma extensão desde que haja bom contato elétrico e mantenha a polaridade sem inversão.
Perfeito. Tinha dúvidas quanto aos valores dos capacitores e resistências. Outra dúvida é a escolha dos falantes e tweeter. Disseste que a "soma das potências RMS dos alto-falantes: woofer, midi e tweeter deve ser 1,5 vezes maior do que a potência RMS por canal do amplificador"; por essa conta eu não cheguei a valores razoáveis. Pode me ajudar? Meu Receiver é um CCE SR-4000 que, segundo propagandas de época, é de 90 watts RMS/8 ohms e vinha acompanhado de caixas de 45 watts RMS/ 8 ohms, com 3 falantes (igual seu esquema); Penso que isso quer dizer que meu Receiver tem duas saídas de 45 watts RMS/8 ohms. É isso? O que sugere de potência para cada falante? Obrigado e parabéns pela didática.
Augusthus Barbosa, segundo suas informações o fabricante dividiu as potências sem nenhuma reserva. O ideal seria o fabricante disponibilizar caixas acústicas mais potentes para proteger as mesmas contra picos de sinal. Os falantes que queimam mais facilmente devido aos picos são os de médios e agudos.
@@TECHNOART , o que pode me recomendar de altofalantes e tweeteres que tenham performances satisfatórias?
Augusthus Barbosa, se as caixas acústicas originais estiverem funcionando, não há necessidade de nenhuma modificação. Mudar os alto-falantes não vai melhorar, ao contrário pode piorar porque o sistema de som é projetado para trabalhar como um conjunto harmônico. Mas, caso queira montar um novo par de caixas acústicas com o divisor sugerido no vídeo, basta seguir as instruções incluindo as dicas de montagem na descrição do vídeo. Com relação as marcas de alto-falantes, evite marcas desconhecidas.
Muito bom seus vídeos, queria tirar uma dúvida, eu tenho um mini system lg cm9740, ele tem 1 woofer de 15 polegadas para os graves, 2 falantes de 6 polegadas e 1 corneta para os médios e agudos em cada caixa, mas os graves dele é muito forte, ai som fica muito abafado, eu posso almentar esses medios e agudos, colocando um sub de 8, um Tweeter, e uma corneta, para a saída ficar com 8 ohms, e desativaria esses medios que ja vem no som?
eu rock, basta simplesmente desativar o bass blast ou explosão de graves.
Verifique também:
1- O BASS / TREBLE que Ajusta o nível de som na definição USER EQ
2- E o LG EQ que seleciona diferentes equalizações de som
Esses controles afetam os graves, e se forem mal ajustados podem apresentar graves excessivos
@@TECHNOARTobrigado por responder , já fiz tudo isso, mas o grave é muito superior, os agudos e os médios não acompanham a potência do grave, mesmo tirando todo o bass, os agudos continuam fracos, por isso eu queria trocar.
eu rock, se os ajustes de equalização não resolveram, experimente usar outras caixas acústicas ao invés das originais. Não esqueça de usar caixas com mesma impedância, para três vias e que estejam funcionando perfeitamente. Se o problema continuar, provavelmente o micro processador de equalização está com defeito, porque qualquer equipamento de som quando se reduz a zero o nível de graves, só serão ouvidos médios e agudos. É impossível se ouvir os graves. Então, só a assistência técnica para resolver.
muito obrigado!!! o sub leva capacitor?
Ricardo Lage, o alto-falante de graves não precisa de capacitor porque ele só consegue reproduzir graves e médios graves.
Se quiser um reforço de graves, veja neste vídeo ruclips.net/video/zFNCezjOXWc/видео.html como montar um filtro simples para reforço de graves.
Boa noite, seria possível construir uma caixa com woofer e depois colocar um sobwoofer na parte de baixo com o cone voltando para cima? Já que ele devido a sua suspensão trabalha melhor e dura mais dessa forma. Sendo assim faria a caixa e no final colocaria, na mesma caixa uma parte isolada para ele.
Mauro Prando, se acrescentar um alto-falante a mais (subwoofer) vai provocar descasamento de impedância com sobre carga, e poderá danificar o amplificador. Se você gosta do grave mais encorpado e precise reforçar o grave, assista ao vídeo abaixo que mostra como fazer de forma muito mais simples.
Perfeito. Melhor só fazendo a montagem.
@user-po6fc6cx5y, continue prestigiando o canal, compartilhe e conheça nossos livros indicados na descrição do vídeo, disponíveis na Amazon.
O mago do som
@andreiaferreirareisandreia6067, obrigado. Continue prestigiando o canal e compartilhe com seus amigos.
Parabéns pelo vídeo tenho uma caixa amblificada quero trocar o thuiter qual me recomenda e q capacitor usar para voz e instrumento musica ao vivo
Paulo Roberto, você pode trocar o tweeter original por um piezoelétrico que possui maior rendimento, mas mantenha o capacitor original. O problema talvez seja o novo tweeter não caber no espaço do original.
Valeu...mas me fala uma coisa,voce que é um expert no assunto...se eu quisesse aumentar o agudo,qual o melhor capacitor para isso? Muito obrigado
jasoli, você poderia tentar reduzir o capacitor de filtro de agudos para 2, 2 uF. Mas o som poderá distorcer, porque uma fração de médios altos seriam perdidos. Quem toca um instrumento ou curte música instrumental perceberia a queda de qualidade na faixa média alta. Outra solução seria usar um equalizador. Cuidado, excesso de agudos superaquece o tweeter levando a queima.
ki bacana eu vou te seguir até eu aprender fazer uma caixa de som ok ? me tornei fã e aluno viu?
Renato Santos, continue prestigiando o canal e compartilhe com seus amigos.
excelente video, parabens!! mas tenho uma duvida. meu mid ranger é novik que grita demais, esses capacitores serão suficientes para o corte da frequencia? e depois os mesmos serão ligados em série ou em paralelo? grato amigo pela ajuda!
Airton Amadeo, o mid é ligado em paralelo com o woofer e tweeter. As´polaridades dos três alto-falantes devem combinar (+) com (+) e (-) com (-). Os resistores evitam som estridente no mid e no tweeter, tornando o som mais suave na faixa dos médios e agudos. As impedâncias devem ser iguais para os três alto-falantes. Caso não seja possível ter a mesma impedância, o divisor faz o devido equilíbrio evitando que fique menor que a mínima do amplificador. Não use woofer ou subwoofer com impedância menor que a mínima permitida pelo amplificador. Faça a montagem conforme as instruções mostradas no vídeo e na descrição.
@@TECHNOART meu camarada muito obrigado pelo retorno, mas a minha dúvida maior é se os capacitores do esquema estão em paralelo ou em série. Grande abraço!!!
Airton Amadeo, os capacitores e resistores são ligados em série com o mid e com o tweeter.
Para você distinguir se uma ligação é série ou paralelo basta observar o seguinte:
1- Em série - só existe um caminho de ligação.
2- Em paralelo haverão dois ou mais caminhos de ligações.
Veja que no positivo do tweeter tem um capacitor e ligado antes nesse capacitor tem o resistor. Se fosse o contrário também funcionaria sem problemas. O mesmo para o mid range.
Veja que o sinal elétrico do som sai do positivo do amplificador entra no resistor, depois passa pelo capacitor e chega no positivo do tweeter. Isso é uma ligação série. O mesmo acontece com o mid.
Agora observe que o conjunto em série tweeter, resistor e capacitor está em paralelo com o conjunto em série resistor, capacitor e mid, porque os dois conjuntos se encontram no mesmo ponto de saída positiva do amplificador. Neste ponto existem dois caminhos, um caminho para o tweeter e um caminho para o mid. O mesmo acontece com os negativos do tweeter e mid que se encontram no negativo do amplificador. Isso significa que os dois conjuntos estão em paralelo.
Bom Dia!
Parabéns pelo canal!
Pretendo comprar uma potência de 600 RMS. A mesma trabalha em 4 ohms sendo 300 RMS por canal.
Neste vídeo você fala que tem que se der tudo em 4 ohms.
01 - Sub wofer de 12" 350 RMS 4 ohms
01 - Wofer de 12" de 150 RMS 8 ohms
01 - Twitter de 100 RMS 8 ohms
Obs: O médio de 8 ohms será ligado em série com uma corneta de 8 ohms, o que daria 4 ohms.
A dúvida é. Daria certo está ligação?
Lembrando que para início usarei uma potência de 600 RMS.
Agradeço a atenção!
ORBITA-TI, em relação as suas perguntas temos que observar o seguinte:
1- Se você pretende ligar o woofer como médio grave, deverá ligar um capacitor de 470uF bipolar por 100V no positivo do woofer.
2- Se você quiser ligar a corneta, não pode ser em série, tem que ser em paralelo com um capacitor, conforme indicado no vídeo. Se não usar o capacitor queima a corneta.
3- Ligar 8 Ohms com 8 Ohms em série resulta 16 Ohms, ou 8+8=16. Para obter 4 Ohms é preciso ligar em paralelo ou 8 Ohms/2 = 4 Ohms. Cuidado para não fazer ligações que resultem em impedância menor que a mínima admitida pelo amplificador, porque super aquece o amplificador causando sua queima.
tenho um MidBass e um tweeter e um crossover para Woofer e tweeter posso usar?
Conhecer&Compartilhar, o projeto foi calculado para somente 3 alto-falantes: um woofer, um mid (médio) e um tweeter. No seu caso aconselho usar somente o woofer com o tweeter e o crossover que acompanha esse woofer e o tweeter. Ligar mais alto-falantes do que o recomendado poderá descasar a impedância e causar super aquecimento dos transistores de saída do amplificador, resultando em queima do amplificador.
ola gostei do video . gostaria de saber p´ra que servem os resistores e capacitores e se eles filtram pegando uma gama de potencia se esta potencia e igual para tosdos falantes por exemplo um cone de 10 pol pega 60 watts o cone de um mid ranger de 4 pol pegaria 25 watts por pegar uma frequencia de som mais agudo e usar um cone 2 vezes e meia menor que o de 10 pol é isso? e se a saida é de 60 watts ela daria 60 watts para o de 10 e 25 watts para o de 4 pol , é por causa dos capacitores que nao deixam passar a frequencia por igual e se vai os mesmos 60 watts para as duas saidas e uma pega menos por causa dos capacitores? grato pela resposta é dificil até pra perguntar, gostaria se possivel que me mandasse o esquema. obrigado.
roberto rogerio dos santos, já enviei o esquema. Com relação as suas perguntas: os resistores reduzem os picos de sinal para melhor equalização nas faixas de médios e agudos. Excesso de médios e agudos produzem distorções desagradáveis no som e pode queimar o tweeter. O capacitor menor filtra as altas frequências dos sons agudos para o tweeter, o capacitor maior filtra os médios para o midi range. Dessa forma, os médios graves e graves seguem para o woofer, porque não podem passar para o midi e nem para o tweeter devido aos filtros resistivo capacitivo. O woofer, midi e tweeter têm que ter a mesma impedância, caso contrário desequilibra a divisão do som e pode causar distorções, e até sobre carga com excesso de aquecimento dos transistores de potência do amplificador. A potência do amplificador é dividida igualmente pelos três alto-falantes, ou seja, woofer, midi range e tweeter. Não tente fazer nada além do que foi explicado no vídeo, por exemplo: misturar impedâncias, colocar mais alto-falantes, porque poderá queimar seu amplificador.
Estou pretendendo fazer duas caixas...pra usar no receiver potente..tipo.cce 5050..6050...ou similar..vou precisar de sua ajuda..um abraço.
Salomão Gomes. Gomes, quais seriam suas dúvidas?
Boa tarde preciso usar o capacitor nas corneta e Twitter usando o Divisor de frequência ?
Marcos Viera, quando se usa um divisor de frequências pronto, não precisa acrescentar mais nenhum componente. Basta seguir as orientações do fabricante do divisor.
Parabéns pela iniciativa.
Vanderlei, obrigado. Compartilhe com os amigos que gostam de som e eletrônica.
Olá Alberico. Gostei do seu video e já ganho minha ajuda.
Porém me explica uma 2 coisas:
1) Posso usar esses parâmetros dos componentes do seu vídeo no meu projeto de caixa residencial 3 vias (woofer novik de 15" e 150W, como médio usarei um falante eastech C5576D de 60W, e os tweeters serão os pioneer E52AP39-64F, todos em 8 ohms)???
2) O woofer não precisa de bobina não ???
Desde já grato pela sua ajuda e sucesso no canal. Parabéns Albérico!!
Jota Haveefe, pode usar, desde que você observe as recomendações técnicas mínimas mostradas no vídeo:
1- as impedâncias dos três alto-falantes: woofer, mid e tweeter devem ser iguais
2- O woofer pode funcionar sem filtro, mas o mid e o tweeter não, porque o mid e o tweeter queimariam se não usar o filtro. Esse filtro é chamado filtro de 1ª ordem, é o mais simples. Os resistores servem para evitar excessos de médios e agudos (som estridente).
3- A caixa acústica existe por causa do woofer. Use caixa acústica conforme o tamanho do woofer. O ideal seria sintonizar a caixa conforme o modelo do woofer, mas sintonizar a caixa acústica corretamente conforme o woofer usado é complicado para quem não dispõe de equipamentos caros de laboratório acústico. A solução mais simples é usar caixa acústica conforme o tamanho do alto-falante e usar a manta acústica sugerida no vídeo, para amortecer as ressonâncias internas que prejudicam os graves, e asssim, obter um som mais agradável.
4- Obedeça as polaridades, + com+ e - com -. A inversão de polaridade prejudica os graves.
@@TECHNOART Blz Albérico! Mas me diz só mais uma coisa, o médio que vou usar não é um mid mesmo nem driver, é um falante que saiu imagino eu, de uma caixa desses mini systems. É um fonezinho de 5 polegadas e com suspensão, da marca Eastech e que na carcaça diz que é de 8 ohms e de 30 a 60w. Eu posso usar ele como médio, obviamente com filtro e resistor, ou preciso colocar outro? Desde já obrigado pela rapidez em responder.
Kermit Frosch, esse alto-falante que você quer usar como médio não recomendo, porque devido a ter suspensão demonstra ter sido projetado para ser woofer. O woofer tem o fundo aberto que pode produzir ondas sonoras indesejáveis dentro da caixa e causar interferência nos graves produzidos pelo woofer. Use um mid de verdade porque foi projetado para a faixa de só dos médios.
Tem alguma vídeo aula desse tipo para caixa duas vias?
Muito legal essa dica.
Toca Rauuul!!!, o link abaixo mostra como ligar um woofer e um tweeter. Não troque o woofer pelo subwoofer, porque o sub não reproduz os médios graves e o som vai ficar abafado prejudicando os vocais.
ruclips.net/video/HJeKbxKWkjQ/видео.html
A aplicação no Tweeter serve também para um Supertweeter?
De já agradeço.
@estevaorocha929, para o super tweeter a configuração é a mesma.
@@TECHNOART Entendi, muito obrigado.🤝
@estevaorocha929, continue prestigiando o canal, compartilhe e conheça nossos livros indicados na descrição do vídeo, disponíveis na Amazon.
Boa tarde , tem algum problema se eu reutilizar espuma de sofa usado nas caixas?
Vital Machado, você pode usar, no entanto, os melhores resultados acústicos são obtidos com a espuma caixa de ovo, porque ela amortece (absorve) melhor os impactos e vibrações no interior da caixa de som. As vibrações internas criam ruídos que prejudicam a qualidade dos graves (grave embolado). As melhores caixas de som com bom amortecimento acústico reproduzem graves bem definidos, são aquelas que ao batermos com a mão fechada, o som parece ser de algo sólido, como se fosse uma pedra. Se fizer ruído de algo oco, semelhante a um barril, a caixa não está bem amortecida, irá prejudicar a qualidade dos graves.
Ótimo vídeo. Parabéns!
Thiago, obrigado. Compartilhe com seus amigos. É um sistema bem simples que qualquer um pode montar, desde que siga as instruções para funcionar corretamente.
Caro instrutor. Gostei desse esquema de tres vias. Tenho uma mini placa amplificadora com dois canais de saida sendo 24 volts 50 watts 4 ohms de saida pra cada canal. Sendo que funciona no maximo dessa potencia em 4 ohms de impedância minima. Quero usar um canal pra ligar um woofer e um tweeter em uma caixa de som de 52 x 32 x32 cm. O sr pode me indicar um esquema de ligação talvez em paralelo, mostrando a potencia, impedancia e provável capacitor e resistencia no tweeter. Todos ligados pra aproveitar os 50 watts do amplificador. Tenho dúvidas quanto a potencia do auto falante e do Tweeter a ser usados. Aceito outra sugestão. Muito obrigado.
jose de jesus weffort ferreira, se seu amplificador tem dois canais não faz sentido usar um único canal. Se você está pensando acrescentar mais uma caixa no mesmo canal não recomendo porque se a impedância reduzir abaixo do mínimo permitido pelo fabricante pode queimar seu amplificador. Para funcionar corretamente você precisa de duas caixas acústicas, uma em cada canal. O esquema da montagem dos alto-falantes nas caixas é o indicado no vídeo. A soma das potências dos alto falantes woofer, midi e tweeter deve ficar em torno de no máximo 500 W, e o amplificador deve trabalhar com potência máxima em torno de 50% menor, entre 250 a 300W para ter folga de potência e não aquecer exageradamente. Envie seu e-mail para receber o esquema com todas as dicas de montagem.
@@TECHNOART jesuswef@hotmail.com
jose de jesus weffort ferreira, enviei o esquema
Olá bom dia vc podia me ajuda eu comprei uma plaquinha amprificada de 3 saída 2 saída e de 50w e uma de 100w pro sub eu posso colocar em uma saida de 50w um tweeter de 75wrms na segunda saída de 50w um Mid-Range de 75wrms e na saída de 100w um woofer de 130wrms
Eu vou precisar fazer divisor de frequência
Lucas JL, se você ligar um alto falante independente em cada saída, usando uma só caixa acústica, vai prejudicar o efeito stereo. O efeito stereo permite saber a posição do som do instrumento musical se é tocado do lado direito ou esquerdo. Em filme serve para saber se o som vem da direita ou esquerda. sistemas mais sofisticados permite ouvir sons que vêm por trás a direita ou esquerda. Cada saída deve ter uma caixa acústica. No seu caso não precisa de médio, porque pode usar caixas acústicas pequenas, e o sub compensa os graves fracos das caixas pequenas.
Lucas JL, se comprar as caixas prontas, não.
Ótimo vídeo. Estou com a intenção de construir uma caixa com 3 vias, mas tenho dúvida em como calcular a impedancia final da caixa para o casamento com a impedancia do meu amplificador que trabalha entre 4 e 8 Ohms. Pretendo utilizar um crossover comprado pronto da China (link abaixo). A questão é que a placa do crossover recebe a potencia do amplificador e depois divide a frequencia entre graves, médios e agudos, destinando cada frequencia a um alto falante. Como essa ligação dos alto falantes se dá dentro da placa de crossover? De forma serial ou paralela? Se for paralela, mesmo utilizando um alto falante para grave com 8 Ohms, um de médio com 8 Ohms e um tweeter de 8 Ohms, no fim a impedância seria de apenas cerca de 2,6 ohms, muito baixa para o meu amplificador que trabalha entre 4 e 8 Ohms. Se a ligação se der em série, mesmo que eu ligue uma caixa de grave com 4 ohms, uma de médio com 4 ohms e um tweeter com 4 ohms, no fim eu teria uma caixa com 12ohms de resistência. Algo de errado não está certo, como dizem rsrs Enfim, se alguém puder me ajudar agradecia muito.
pt.aliexpress.com/item/1005001419688837.html?spm=a2g0o.detail.1000014.4.7a4072e3QRkPTJ&gps-id=pcDetailBottomMoreOtherSeller&scm=1007.40000.317745.0&scm_id=1007.40000.317745.0&scm-url=1007.40000.317745.0&pvid=1c294918-5d79-4b91-93dd-dee3d7511ebe&_t=gps-id:pcDetailBottomMoreOtherSeller,scm-url:1007.40000.317745.0,pvid:1c294918-5d79-4b91-93dd-dee3d7511ebe,tpp_buckets:668%232846%238115%23851&pdp_ext_f=%7B%22sku_id%22%3A%2212000016029465721%22%2C%22sceneId%22%3A%2230050%22%7D&pdp_npi=2%40dis%21BRL%21204.51%21151.35%21%21%21%21%21%402103222616728011674753883e347e%2112000016029465721%21rec
@secreto087, explicando de uma forma simplificada, o divisor faz o amplificador trabalhar como se as três vias fosse uma só via, ou um único alto-falante, sem o perigo de descasamento de impedância. O divisor deverá ser 4 Ohms se o amplificador for 4 Ohms, ou o divisor para 8 Ohms se o amplificador for 8 Ohms. Errado seria ligar divisor de 4 Ohms em amplificador de 8 Ohms, ou vice-versa.
Geralmente, a maioria dos amplificadores trabalha com as duas impedâncias e os divisores também. Para ter certeza, é preciso ler o manual de instruções do amplificador e do divisor, o qual também mostra como fazer as ligações.
Se o divisor não acompanhar as instruções, verifique o seguinte na placa: deve haver uma indicação de IN (entrada) do sinal que vem de um dos canais do amplificador. Atenção para as polaridades (+) e (-) entre amplificador e divisor, as quais não devem ser invertidas. Sempre combinar (+) com (+) e (-) com (-). Cada saída do divisor para ligar em cada via da caixa de som é identificada por: LOW (graves), MID (médios) e HI (agudos). Para evitar distorção do som, observe também as polaridades de cada via no divisor.
@@TECHNOART Muito obrigado pela ajuda. Por sua explicação e pelas minhas pesquisas entendi que por trabalharem em diferente frequencias basta combinar alto falantes de grave, médio e agudo de 4 ohms (por exemplo) que a impedancia do conjunto para o amplificador será tambe´m de 4 ohms. Ligação em paralelo ou em série que altera a impedância da associação ocorre somente quando se liga mais de um alto falante que trabalha na mesma frequenia do crossover...
A placa de Crossover que comprei trabalha com 4 ou 8 ohms e ela também vem com as indicações de onde ligar os cabos para cada frequencia. Ao escolher os alto falantes de "grave" "médio" e "agudo" tomei o cuidado para que todos tivessem o mesmo grau de eficiencia (cerca de 91db) e que superassem com facilidade o corte de frequencia imposto pelo crossover para haver uma boa sobreposição do áudio entre os diferentes alto falantes a fim de não formar vales.
No mais agora é definir o formato do caixa respeitando a litragem e sintonia adequada do duto. Mais uma vez muito obrigado pela ajuda :)
@secreto087, exatamente, o divisor casa as impedâncias para o correto funcionamento das três vias, desde que as ligações sejam feitas corretamente.
Bom dia, vou soldar o capacitor e o resistor conforme seu video e precebi que o resistor vem após o capacitor, faz alguma diferença já que a maioria instala ele antes dos cspacitores?......obrigado.
Julio Cesar, ligar antes ou depois não altera o resultado final, porque quando se ligam resistências em série incluindo as resistências e reatâncias do capacitor e da bobina do alto falante, todas essas resistências estão em série e a corrente será a mesma em todas.
Resumindo: se ligar antes ou depois não altera o resultado final.
Julio Cesar, sobre sua pergunta relacionada a potência de cada alto-falante, se cada um suporta até 300WRMS (REAIS) e você vai ligar em cada canal um woofer, um mid e um tweeter, a soma das potências dos alto falantes sera 900 WRMS. Dessa forma não há problema, porque seus alto-falantes juntos suportam muito mais potência do que seu amplificador pode fornecer, desde que tenham divisor de frequência.
@@TECHNOART se os alto falantes forem mais potente que a saida da potência eu posso queimar o canal?. No meu caso tenho 2 potências recem compradas, uma pra agudos e médios e outra só pros graves. E sempre ouvi falar que queima o canal se o alto falante for mais potente. Apesar de eu ja ser velho estou recomeçando a montar meu som depois de décadas e esqueci o pouco que achava que sabia e por isso eu perturbo vc. Me desculpe amigo por tantas perguntas pois já gastei muito por fazer errado e nunca ter ajuda.....mais uma vez obrigado.
Julio Cesar, de forma alguma. Pode ter certeza que potência só queima por excesso de volume o qual causa super aquecimento, ou casamento errado de impedância. Se usar alto falantes de menor potência do que a potência do amplificador poderá queimar esses alto-falantes. Alto-falantes que suportam mais potência podem resistir a picos instantâneos de sinal amplificados pela potência os quais poderiam queimar os alto-falantes, principalmente quando se usa equalizador. Quem não estiver disposto a ter alto-falantes queimando constantemente, não usa alto-falantes de potência menor do que a potência do amplificador.
Essa aplicação serve em som automotivo
José Jaime, pode usar, desde que os alto-falantes (woofer, mid e tweeter) tenham a mesma impedância (todos 4 Ohms ou 8 Ohms). A soma das potências dos alto-falantes deve suportar a potência do módulo amplificador.
Bom dia meu amigo! Gostaria de saber sobre caixas ativas e passivas e como montá-las, bem como a diferença dos circuitos. Obrigado
Jorge Pereira, caixa passiva precisa de um amplificador externo para funcionar. As caixas ativas têm seu próprio amplificador embutido na caixa.
Outra pergunta,,.. Essa espulma que se poe fica bom mesmo. reduz ruidos? ou dar mais peso no grave?
eduardo ferreira, a espuma amortece as vibrações e ruídos desagradáveis dentro da caixa. As notas do contrabaixo não ficam emboladas, e também se consegue ouvir com mais clareza os instrumentos de percussão, como bateria, tumbadora e outros.
Bom dia possuo 4 tweeter st450 trio. É melhor usar o capacitor 2,2uf 250v ou 3,3uf 400v qual filtraria melhor.....obrigado abraço. Obs: se um dia comprar um crossover preciso retirar os capacitores instalados?...abraço.
Julio Cesar,
1-Use o capacitor 3,3uF de poliester x 250 V. O capacitor 2,2 uF pode apresentar um corte excessivo entre a passagem do médio mais alto produzido pelo mid, e o agudo mais baixo do tweeter. Assim, poderia causar redução de alguns dBs e distorção nessa faixa de som.
2-Se usar um cross over apropriado para três vias, não será preciso usar os capacitores sugeridos no vídeo.
@@TECHNOART obrigado pela ajuda, e me tornei inscrito no seu canal aguardando mais vídeos.....forte abraço.
Olá Professor! Muito obrigado pela resposta. Vou seguir suas orientações. Um grande abraço
Ok
Show de apresentação, muito claro e objetivo!
Júlio, obrigado. Compartilhe com seus amigos que gostam de som e eletrônica.
bom dia tava aqui assistindo seu video aula e gostaria de saber como faço pra aumentar a quantidades de caixa no meu pc. e qual a melhor forma de fazer esse tipo de montagens.
Genivaldo, a única forma segura para ligar muitas caixas acústicas e não queimar o equipamento de som é usando um amplificador 5.1. Eles são projetados para suportar 4 caixas stereo divididas em 2 frontais e 2 traseiras, mais uma caixa central e um sub Subwoofer. As caixas stereo frontais dão a sensação de direção do som, ou seja, se o som está vindo pela esquerda ou direita, e as caixas traseiras produzem o mesmo efeito de direção do som vindo por trás. A caixa central é só para diálogos, quando os atores estão conversando. E o sub é para os sons muito graves que produzem estrondo causado por impactos na sena do filme.
TECHNOART valeu obrigado pela dica se vc não tivesse passado da forma correta eu ia fazer errado
Queria montar uma cauxa passiva com woefer de 10 pol.200w 8 ohms, qual melhor driver para ela?
@brasil5756, usar um driver com um woofer de 10 polegadas, o som poderá produzir muito médio, tornando o som desagradável.
Um simples tweeter resolve. Se o som ficar muito estridente, você pode usar um resistor conforme mostra este vídeo:
ruclips.net/video/HJeKbxKWkjQ/видео.html
Tenho um par de caixas gradiente Master 120
Com um woofer, um medio e um tweeter...
Estava pensando em colocar mais um medio.
Ficaria melhor ou pior.?
Ouço muito rock in roll, jaz, blues....
O que acha.?
Bruno Calixto, as caixas acústicas são projetadas para todos os alto-falantes trabalharem em harmonia. Se colocar mais um médio irá modificar a impedância total do sistema causando distorção da resposta sonora. Como essas caixas são antigas, e se o som estiver abafado (poucos médios e agudos), provavelmente pode haver problemas no médio e no tweeter. O divisor de frequência também pode estar defeituoso. Aconselho procurar um técnico de confiança para testar os alto-falantes e divisores de frequência.
@@TECHNOART
Obrigado pela atenção e resposta....
Vou mandar dar uma geral nessa área dos falantes e nos divisores de frequência.
Essas caixas antigas e equipamentos de som antigos (vintage) são muito procurados por colecionadores. Além da excelente qualidade sonora, o designe era um verdadeiro show. Quem tem e conhece, não dá, não empresta e não vende.
Valeu...é melhor não arriscar e deixar como vc falou. Brigadão pela atenção.
@TECHNOART adorei a explicação muito boa, gostaria da sua ajuda estou querendo monta uma caixa de som pequena para meu carto sistema 2.0 com alto-falantes de 6'" deste esquema que voce apresentou para usar no meu guarto, voce sabe me dizer se acho caixas prontas para este sistema que pretendo monta?
Davi kardoso, você acha em casas de som auto motivo para kits de alto falantes 6 polegadas, e para duas vias, um woofer e um tweeter.
Olá amigo. Você tem um esquema de divisor de frequencia para falante e tweeter todos de 6 ohms ?? Tenho alto falante de 8 polegadas e pretendo fazer um par de caixas monitor .
Jose Marcos, a proposta do vídeo é simplificação com baixo custo, porém com bom resultado. Se os alto-falantes que você pretende usar trabalharem TODOS com 6 Ohms, você pode usar esse esquema simplificado que trabalha entre 4 a 8 Ohms, mas todos os alto-falantes terão que ter a mesma impedância. Se misturar impedâncias causará descasamento de impedância que pode provocar distorções e sobre carga dos transistores de saída do amplificador. Não use mais de três alto-falantes por caixa e não esqueça de forrar internamente como explicado no vídeo. Atente também sobre o alerta feito na descrição do vídeo que a montagem não é recomendada para quem não tem experiência com eletrônica.
Olá, gostei muito do vídeo. Esclareceu umas dúvidas que eu tinha, mas apareceram outras dúvidas seguintes em tópicos 1, 2, 3 e 4:
1- Segundo o vídeo. Por que não se deve misturar impendância (ohm) diferentes de alto-falantes (Woofer, Mid-range, tweeter) ?
2 - O amplificador da crown XLS 402, diz assim no manual '''The recommended load impedance shall be 4 to 8 ohms per channel in Stereo'''. A depender a impedância final da caixa de som ( seja 4 a 8 ohms), o amplificador faz o reconhecimento automático dos ohms para operação?
P.s.: Porque as caixas não deve ter impedância menor que o amplificador, para não queimar a saída do amplificador.
3 - Para montar uma caixa de som, sabe-se que o amplificador qualquer trabalha a 4ohms. Se deseja utilizar 1 Woofer e 1 tweeter por caixa. O woofer trabalha a 6hms (fixo), já o tweeter pode variar a impedância, seja 4, 6 ou 8 ohms. Qual a melhor configuração de woofer/tweeter mais indicado com ligação série ou paralelo, para operar com um amplificador que opera a 4ohms?
P.s.: A caixa de som pode ter uma configuração igual ou maior que 4 ohms de acordo com a impedância do amplificador.
4 - Um crossover(divisor de frequências) de 2 vias para caixa de som, na especificação se diz operar de 4 até 8ohms. Se utiliza woofer e tweeter ambos com 6ohms. Quanto será a impedância final da caixa de som para conectar em um amplificador?
Jobson Silva, as respostas para suas questões são:
1- Segundo o vídeo. Por que não se deve misturar impendância (ohm) diferentes de alto-falantes (Woofer, Mid-range, tweeter) ?
Resposta: de forma simplificada, sem entrar na matemática complexa que o caso requer, o que acontece é o seguinte: não se deve misturar impedâncias porque o aplificador vai reconhecer a menor impedância. Se a mesma for inferior ao mínimo recomendado pelo fabricante haverá sobrecarga e queima do amplificador. Se ligar 3 alto-falantes, com a mesma impedância, digamos 8 Ohms, sem o divisor de frequência, o amplificador reconhecerá 8 / 3 = aproximadamente 2 Ohms. Quando se utiliza o divisor, cada alto-falante trabalha na frequência que foi projetado (grave, médio ou agudo), dessa forma o amplificador reconhece como se os 3 alto-falantes fosse um só alto falante de 8 Ohms. Não haverá sobre carga por queda de impedância.
2 - O amplificador da crown XLS 402, diz assim no manual '''The recommended load impedance shall be 4 to 8 ohms per channel in Stereo'''. A depender a impedância final da caixa de som ( seja 4 a 8 ohms), o amplificador faz o reconhecimento automático dos ohms para operação?
P.s.: Porque as caixas não deve ter impedância menor que o amplificador, para não queimar a saída do amplificador.
Resposta: neste caso o fabricante diz claramente que a menor impedância = 4 Ohms, enquanto a maior = 8 Ohms. Então pode usar qualquer uma. A diferença será que em 4 Ohms a potência será o dobro, e em 8 Ohms será a metade. Nunca deve ser usada impedância menor que a especificada pelo fabricante, pois, conforme explicado na pergunta anterior, menor impedância significa menor resistência do circuito que puxará mais corrente e mais potência, além da máxima permitida pelo projeto do amplificador. Resultado, super aquecimento dos transistores de potência e queima do amplificador.
3 - Para montar uma caixa de som, sabe-se que o amplificador qualquer trabalha a 4ohms. Se deseja utilizar 1 Woofer e 1 tweeter por caixa. O woofer trabalha a 6hms (fixo), já o tweeter pode variar a impedância, seja 4, 6 ou 8 ohms. Qual a melhor configuração de woofer/tweeter mais indicado com ligação série ou paralelo, para operar com um amplificador que opera a 4ohms?
P.s.: A caixa de som pode ter uma configuração igual ou maior que 4 ohms de acordo com a impedância do amplificador.
Resposta: o ideal é usar impedâncias iguais e nunca menor que a especificada pelo fabricante do amplificador. No entanto, se utilizar alto-falantes com impedâncias diferentes, o divisor vai trabalhar com a menor impedância, exemplo: woofer ou subwoofer com 4 Ohms, driver para médios 8 Ohms e tweeter 8 Ohms, o divisor vai fazer o sistema funcionar como se o woofer ou subwoofer, driver e tweeter fosse um único alto-falante de 4 Ohms, sem forçar o sistema. Sem o divisor a impedância seria = 2 Ohms. Se a impedância mínima do amplificador for 4 Ohms iria forçar o amplificador e os graves danificariam o driver e o tweeter.
4 - Um crossover(divisor de frequências) de 2 vias para caixa de som, na especificação se diz operar de 4 até 8ohms. Se utiliza woofer e tweeter ambos com 6ohms. Quanto será a impedância final da caixa de som para conectar em um amplificador?
Resposta: com o divisor será 6 Ohms.
Se quiser saber mais sobre sonorização profissional para iniciantes envie seu e-mail.
@@TECHNOART Mestre, suas repostas forão muito esclarecedoras. Tenho dúvida sobre outros assuntos relacionados. Meu email é jobson-12@hotmail.com.
Jobson Silva, foi enviado para seu e-mail mais informações sobre o assunto.
@@TECHNOART Já recebi o email. Me interessei pelo conteúdo.
Pelo que entendi, se poderia ligar todos os dois, subwoofer(10ohm) + tweeter(12ohm) com um divisor de frequência *complexo*. Me responde uma coisa. Se têm um Subwoofer de 8 polegadas (10ohm) 200w e Tweeter de 60w (12ohm). E, para alcançar todas as frequências, fica faltando o midrange. Dessa forma, para se projetar uma caixa de 3 vias, o falante midrange trabalharia com 4ohms, segundo especificação dele. Poderia colocar o mid range com 4ohms junto com os outros falantes já mencionados, conjunto num mesmo divisor de frequências passivo *complexo*?
P.s. Ouvi dizer que o amplificador não ''enxerga'' as impedâncias do midrange, nem o tweeter. Somente considera do woofer. É isso mesmo? Obrigado.
Jobson Silva, é muito mais complexo. O que você quer fazer precisaria utilizar instrumentos de laboratório como osciloscópio, gerador de funções, analisador de espectro, sala especial com tratamento acústico, e muito dinheiro para sintonizar corretamente os alto-falantes. Outra coisa, tweeter e mid range também são alto-falantes, porém, projetados para trabalhar em frequências mais altas. Sendo assim, se ligar um woofer, um mid e um tweeter sem divisor, mesmo que todos trabalhem com a mesma impedância, o amplificador funcionaria como se fosse ligado a três alto-falantes em paralelo. Matematicamente falando de forma simplificada, seria Rtotal = 1/R1+1/R2+1/R3+1/Rn. O resultado seria uma impedância menor que 2 Ohms, tendo como consequência a sobrecarga e queima do amplificador.
Me ajudou muito, obrigado
Compartilhe com seus amigos que gostam de som e eletrônica
Gostaria de saber se com esse circuito que você mostrou a caixa passiva já está pronta para ser usada ?
sileno Souza, sim, desde que sejam tomados os cuidados mostrados no vídeo e na descrição do vídeo.
Tenho uma pergunta de quem é leigo no assunto, no caso preciso de um filtro para woofer ou ele pode tocar as frequências mais altas? Desde já agradeço
@murilobarreto2315, em um sistema de som mais simples, o woofer não precisa de divisor porque só consegue reproduzir os sons graves e médios graves. Isso acontece porque o woofer apresenta um sistema vibratório mais pesado. Sendo assim, o médio e o tweeter, por terem um sistema vibratório menor e mais leve, são utilizados para reproduzir as rápidas vibrações dos sons médios altos e agudos. Os capacitores são usados para não passarem graves para o médio e o tweeter, pois os graves poderiam danificar o sistema vibratório mais leve do médio e tweeter.
Ola to com projeto e queria sabe se eu embutir dentro de um pre ampre e manda pra 3 potência uma pra cada frequencia no caso poderia ligar 4 sub de 18 de 800 watts pra poder ter a vias separadas
Kurumin Rodrigues, desculpe, mas sua pergunta está confusa.
1- Você pretende embutir o quê no pré?
2- Se você quer usar uma potência para cada frequência, você tem que ter uma potência só com tweeter para os agudos, uma outra potência com mid range só para médios e mais uma potência com woofer para os graves. Não faz sentido ligar 4 subs. O sub só deve ser usado se você usar caixas acústicas com woofer menor do que 12 polegadas e com baixa eficiência de graves. Se você usar bons woofers de 12 polegadas ou maior em boas caixas acústicas com alto SPL, não precisa de sub. Além disso, se usar somente o sub sem woofer, vai perder os sons médios graves do woofer que são ricos em sons harmônicos de instrumentos de percussão, como por exemplo, bateria, congas, bongôs, entre outros. Cuidado também com a ligação de vários alto-falantes sem calcular a impedância total para não queimar as potências.
Se você pretende ter um som profissional vai precisar no mínimo de:
Fontes de sinais profissionais, por exemplo, microfones para vocal e instrumentos
1 mesa de som digital para pelo menos 16 canais. Se a mesa de som não for equipada com cross-over na saída, será preciso comprar o cross-over separado, e dessa forma as caixas não precisarão de divisor de frequências.
3 potências, uma para grave, outra para médios e outra para agudos
Caixas acústicas profissionais com entradas independentes para graves, médios e agudos. Ou caixas acústicas independentes para agudos, médios e graves. A soma das potências das caixas deverá ser maior do que a potência por canal de cada uma das potências. As impedâncias das caixas acústicas deverão casar corretamente com as impedâncias das potências.
Se você não tiver experiência com som profissional procure orientação em loja especializada em som para não fazer ligações erradas que podem queimar as potências e as caixas acústicas.
Boa tarde é possível coloca um drive de 8ohms e um alto falante de 4ohms no divisor de frequência?
@daviwillian6545, o divisor de frequência, além de separar os graves, médios e agudos, também evita descasamento de impedância entre vias que trabalham com frequências diferentes. Então, a resposta é SIM. Neste caso, o amplificador reconhece a menor impedância que é a do alto-falante de 4 Ohms. Não tente ligar mais de três vias nesta configuração, porque poderá reduzir a impedância para menos de 4 Ohms e danificar o amplificador.
Bom dia mestre.meu querido o que uso pra uma caixa com falante médio grave de 8 polegadas uma médio de 6 polegadas de papel qual o capacitor uso nele e um tweteer de papel qual capacitores uso neles uma ligação pra ficar show
Orlando Brito, use o divisor de frequência sugerido no vídeo.
Para funcionar corretamente é preciso:
1- Impedâncias iguais em todos os alto-falantes.
2- Não inverter as polaridades dos alto-falantes e amplificador.
Sempre ligar (+) com (+) e (-) com (-).
3- Capricho na solda para evitar mau contato.
Vídeo sobre como soldar:
ruclips.net/video/Tj735ds7Svk/видео.html
4- Substitua o tweeter de papel pelo piezoelétrico, porque o de papel tem pouco rendimento nas altas frequências dos sons agudos, e o tweeter piezo não é caro.
Essas referências C1R1 do Tweeter e C2 C3 e R2 do Mid-range, corresponde a referência quando dos capacitores é assim que são chamados? Desculpas a minha falta de conhecimento sou leigo no assunto.
@joseamiltondossantos3286, exatamente, R é referente aos resistores e C aos capacitores. As indicações R1, R2, C1, C2, etc. mostram onde cada um desses componentes deve ser ligado, e assim, evitar ligações erradas.
Para quem gosta de som e quer saber mais sobre funcionamento, dicas de montagem e manutenção, indico nossos livros sobre Eletrônica Básica e Sonorização Profissional para Iniciantes, mostrados na descrição do vídeo e disponíveis na Amazon.