O senhor dos anéis não é só uma obra prima é um marco do gênero fantasia que poucos filmes conseguiram alcançar não é toa a trilogia mais premiada da história do cinema.
7:05 O melhor foi o Pitch do Peter Jackson para a trilha sonora do Condado: "Eu quero uma musica que me faça ter saudades de um lugar que eu nunca fui" Ai o Howard Shore fez aquela obra prima ❤
Cara, é isso!! Dá saudades de uma infância bucólica, de um tempo que nem existiu. É uma paz, parece que estou em uma grama úmida sob o sol, em uma manhã de primavera, uma sensação de quem acordou totalmente disposto depois de passar uma semana gripado. É impossível de explicar completamente, mas é por aí, o barulho das árvores com o vento, a grama e o capim verde nas colinas e morros, um bolo de fubá e um caldo de cana com limão enquanto olha pro angu sendo feito num fogão à lenha abaixo de uma parreira de chuchu num chão de terra 🥲 que trilha fantástica. As cenas no condado são de uma paz, um dia ainda vou cortar e colar todas as cenas do condados em um vídeo só. Pegando cenas do Hobbit e Senhor dos Anéis, até da versão estendida, se tiver cenas a mais do Condado. 🌳🌷🏞️🌿🍃
Sam não é o real herói da história... O que acontece com Frodo não é só a missão terrível de carregar o um anel, mas o fato de que aquilo o faz o abdicar de sua vida em prol dos demais . Ninguém seria o mesmo depois daquilo tudo, mas, ai que tá ... Todos poderiam recomeçar e retornar, menos Frodo... Ele não teria para onde voltar tampouco como recomeçar... Foi ferido de morte e sua alma se partiu... Era questão de tempo até que o um anel o tomasse... Então, quando falam qu e o Sam era o real herói da história me incomodo... Isso é injusto com a figura do sacrifício... Sim... Temos as três figuras do herói na história o que a faz tão plena: temos o Rei (Aragorn), o profeta (Gamdalf) e também temos a faceta talvez mais injusta de todas, mas é a que realmente diferencia um herói dos demais... Que é a do sacrifício ... e é aqui que entra o Frodo.... Sam representa a amizade, um anjo, uma alegoria que nos diz que nunca estaremos sozinhos... Mas, o fato é que não coube a ele perder sua vida... O verdadeiro amor é aquele que nos faz dar ainda que não recebamos nada em troca, que nos permite perder tudo para que o bem maior ganhe... E esse foi Frodo.. Não o Sam
Sempre questiono quem diz “o Frodo não faz nada, quem fez tudo foi o Sam”. Muitas ações físicas podem ter sido sim o Sam, mas só o fato do Frodo ter segurado tanto o anel já o torna o herói. E quem diz ao contrário não entendeu uma parte do filme.
Tolkien foi genial criando um objeto tão poderoso e com tamanha capacidade de corromper seu portador que não poderia ser carregado pelos mais fortes, sábios e poderosos guerreiros ou líderes, tornando o risco da jornada para sua destruição aceitável apenas nas "mãos" de uma criatura simples e pacata. Imagino que seja a melhor premissa narrativa já criada, não só no gênero da fantasia.
Só uma correção ao que Erik fala no vídeo. O Um Anel não foi o primeiro anel de poder a ser criado em foi feito por Celebrimbor. Sauron o forjou secretamente na Montanha da Perdição para que dominasse os outros anéis. Ele foi o último a ser feito. Celebrimbor participou da forja dos outros anéis dos elfos, homens e anãos. Tanto que quando os elfos perceberam as intenções de Sauron de domina-los retiraram os anéis deles e esconderam. Há um capítulo no livro O Silmarillion que trata disso.
Caraca bicho, bem lembrado! Até como disse, fui pela memória mesmo. Sabia que ia dar uma vacilada em alguma coisa! hahaha! - Tinha até esquecido, pq embora ame Tolkien, ele é muito prolixo e excessivamente detalhista, sempre passa algo batido! E pra mim principalmente quando se trata do Silmarillion que é a obra dele que eu menos curto, e da qual acabo menos lembrando em detalhes, até por ser uma leitura bastante cansativa. :) - Abraçoooo!!!
Sobre a questão das águias (“Por que não chamá-las para ajudar a sociedade a chegar lá?”) 19:33: Segundo a minha interpretação do Silmarillion, percebo que os Valar, após diversas atuações diretas contra Melkor (nas primeiras eras, como a Guerra da Ira) notaram que esse tipo de conflito destruía significativamente a própria criação deles (no caso, a Terra Média). Diante disso, eles decidiram atuar de forma menos direta, de forma que o poder deles influenciaria menos no destino dos povos e naquilo que já havia sido criado. A prova disso (que revela que eles não eram negligentes) foi o envio dos 5 magos para auxiliar os povos da terra média. Eles eram Maiar (como o próprio Sauron e o Balrog), mas com poderes reduzidos por sua encarnação em idosos. As águias também são uma forma de atuação indireta dos Valar, especificamente de Manwë, o rei deles. Então apesar de as águias serem vistas como uma grande ajuda, elas são na verdade muito pouco em relação ao que os Valar realmente poderiam fazer pela terra média, pois representam sua atuação de forma indireta, o que, como dito, foi uma escolha deles, mas ainda sim eram uma força que fazia frente a Sauron. E respondendo à pergunta de forma direta: as águias são dos Valar. E assim como eles não queriam que os magos, enviados por eles, usassem seu poder em plenitude, não queriam que as águias resolvessem a situação sozinhas, mas sim os próprios povos envolvidos, apenas com uns “empurrõezinhos” dos Valar aqui e ali.
Se eu não me engano no capítulo do conselho de elrond algum personagem fala que usar as águias para chegar até mordor chamaria muita atenção do inimigo e dos espiões dele, pois teriam várias águias gigantes voando no céu indo até a montanha da perdição kkkkkk. O plano da sociedade era ser a mais discreta possível, tentando evitar chamar a atenção do sauron. Mas eu li o primeiro livro faz tempo, então posso estar errado
Elas falam nos livros, e ficamaos sabendo pelas palavras do Rei das Águias que elas que não podem adentrar nos domínios dos inimigos, explícitamente. É uma informação que está na história desde o Hobbit, quando Bilbo pergunta ao Rei das Águias se elas não poderiam levá-los a Erebor. Provavelmente tem a ver com o fato delas serem um "aspecto" de Manwë e possuírem uma magia oposta a de Morgoth, como você falou.
Creio que pelo fato das águias serem criaturas muito poderosas, as mesmas também poderiam ser corrompidas pelo anel e assim como o outro rapaz disse, eles precisavam ser discretos e com as águias rolaria tudo menos furtividade
O senhor dos anéis :as duas torres, é meu filme favorito de todos os tempos... Sempre me emociono com o discurso do Sam no final... "Ao quê estamos no agarrando, Sam?"... "Que existe algo bom nesse mundo, senhor Frodo, e que vale a pena lutar por isso".... Meus olhos já ficam como dois rios.
André, que Deus te abençoe e Sr. Belotti, que satisfação viu! Essa é a obra pela qual meu coração nutre um grande carinho. Estou ansiosa pela crítica do filme seguinte.
A cada ano que passa e em cada oportunidade que tenho para refletir sobre essa trilogia, mais qualidades eu enxergo. Mesmo aquilo que poderia ser considerado datado é praticamente ignorado quando você percebe o nível de suspensão de descrença que esses filmes conseguem promover. É, de verdade, uma jornada para outra realidade durante algumas horas. Obrigado, Peter Jackson, por agraciar a minha geração com um marco que, com toda certeza, fez muita gente se apaixonar por fantasia e amar o cinema.
Eu tinha 12 anos quando estreou no dia 26 de dezembro de 2001 (lembro pq é meu aniversário) e foi a primeira, e talvez mais genuína, grande emoção que eu sei numa sala de cinema. Fui profundamente impactado nao pelo universo da fantasia em si (claro que teve contribuição) mas pelo poder do audiovisual. esse filme é uma grande ópera, a musica e as ações épicas sao altamente imersivas e sedutoras, o mistério é acachapante. Eu só senti coisa parecida muito tempo depois quando tive a oportunidade de ver 2001: uma odisséia no espaço numa sala de cinema restaurado em 4k com um som incrível. é a sensação de ter sido transportado pra uma ópera misteriosa.
Não podiam "arriscar" levar o Um Anel nas águias porque o Sauron tinha muitos espiões: "Pássaros, animais" (tá no filme); inclusive os "Crebain da Terra Parda" (aparecem no filme); sem falar nos "Nazgûl Voadores" aparecem a partir das Duas Torres. Então eles seriam burros arriscando entregar o Um Anel em alguma dessa circunstâncias. Além disso, as Águias aparecem no "Retorno do Rei" e têm que lutar contra os Nazgûl Voadores; depois, quando as Águias vão salvar o Frodo e o Sam em Mordor, os Nazgûl voadores já não existiam, nem as feras voadoras obedeciam mais o Sauron (que já não existia como ser consciente no Mundo). Uma coisa é o Gandalf voando sem o Um Anel em uma águia, outra é ele arriscar fazer isso com o Um Anel (por exemplo). Quanto ao alcance do poder do Sauron, isso de ele sentir a presença do Anel quando alguém usa é invenção do Peter Jackson. Os Nazgûl conseguem farejar sem precisar disso, e o Sauron também precisa estar perto para sentir a presença dele (senão, ele próprio sairia pela terra média procurando o anel após o Bilbo começar a usá-lo. Aliás, Sauron tem forma física no livro, mas alquebrada pelas guerras, enquanto os filmes falam o contrário. O Um Anel iria ajudar ele a recompor sua forma grandiosa outra vez). Por sinal, no livro, o Sam usa o Um Anel nos limites de Mordor na passagem da Laracna, e não acontece de os Nazgûl ou Sauron irem até lá. Quanto ao poder do Um Anel é simples: a principal função do Um Anel é influenciar aquilo que ele toca com seu poder, tornando maligno (o mal é a essência do Sauron e de seu antigo mestre, Morgoth). Além disso, para o Um Anel funcionar direito, Sauron colocou parte de seu poder no artefato, fazendo com que quem o usasse tivesse esse poder em mãos, mas de acordo com a capacidade de cada indivíduo. Sméagol era um merda e continuou um merda como Gollum, mas corrompido. Galadriel seria corrompida, mas teria o poder do Um Anel, acrescentando ao seu poder que já era grande, mas agora corrompida. Ou seja, se quiser esse poder, vai ter que vir para o "lado sombrio da força". A explicação sobre a criação dos anéis: Os elfos fizeram os anéis para aumentar a beleza e a pureza. O que Sauron fez foi se mostrar prestativo ajudando com seu poder na feitura dos anéis, enquanto aprendia a fazê-los; assim, dez anos após os três primeiros terem sido terminados, o próprio Sauron fez o Um Anel em segredo na terra de Mordor; a ideia era usar o Um Anel para influenciar os outros anéis e, assim, Sauron controlar quem os usava. Seu maior desejo era controlar os elfos, que logo perceberam a armadilha e não deixaram Sauron tocar nos anéis com o UM. Assim, Sauron foi para a guerra e tomou 16 outros anéis que tinham feito pelos elfos já sem ajuda do Sauron; então, tocou esses anéis com o Um e entregou 9 para os homens, que foram corrompidos; 7 ele entregou para os anões, que não podem ser controlados, e a missão falhou. Os 3 anéis dos elfos foram feitos com a ajuda de Sauron, mas ele nunca os tocou com o poder do UM. Apesar disso, perderam o poder por causa do vínculo com o poder do Sauron no início de tudo.
Eu sigo o Meus 2 centavos há muitos anos, desde a epoca que fazia faculdade. Por um tempo o canal parou de aparecer na minha timeline, mas a correria era tanta que eu acabei não percebendo, mas com certeza eu percebi quando voltou a aparecer e muito melhor do que antes! E to achando o maximo o Erik estar aparecendo no video também, muitos anos atrás eu ja acompanhava o canal dele, e cheguei até a comer na casa dele com a minha familia num projeto que ele tinha aqui em curitiba! Meus parabéns Tiago e Erik pelo trabalho de vcs sempre, sou uma fã que observa calada, mas adoro tudo que vcs postam. Entretenimento sempre de qualidade com ótimas pitadas de informação! Beijões!
Tiago, assisti essa crítica com lágrimas nos olhos, pois esse é meu filme favorito da vida! Assisti a trilogia no cinema e me marcou demais, especialmente A Sociedade do Anel, pois na época eu vi o trailer na TV e fui assistir no cinema com meus irmãos(eu tinha 12 anos), só que eu não sabia que era uma história baseada em um livro famoso, e nem o que esperar...por isso o choque foi tão grande ao ver aquele mundo na telona. Hoje em dia é difícil ter essa sensação com novos filmes, até porque vamos ficando mais velhos, e etc. (apesar que assistir Duna 2 no cinema foi muito bom)
Uma das poucas críticas q eu tenho a esse filme é a forma como Boromir é adaptado, principalmente a versão normal, Boromir pode ter sucumbido ao anel, porém o filme explora pouco o fato dele ser um ser humano incrível, um ótimo filho, irmão, e comandante. Pra quem leu os livros sabe o quanto o Boromir era foda
7:05 Essa trilha do condado...!! Dá saudades de uma infância bucólica, de um tempo que nem existiu. É uma paz, parece que estou em uma grama úmida sob o sol, em uma manhã de primavera, uma sensação de quem acordou totalmente disposto depois de passar uma semana gripado. É impossível de explicar completamente, mas é por aí, o barulho das árvores com o vento, a grama e o capim verde nas colinas e morros, um bolo de fubá e um caldo de cana com limão enquanto olha pro angu sendo feito num fogão à lenha abaixo de uma parreira de chuchu num chão de terra 🥲 que trilha fantástica. As cenas no condado são de uma paz, um dia ainda vou cortar e colar todas as cenas do condados em um vídeo só. Pegando cenas do Hobbit e Senhor dos Anéis, até da versão estendida, se tiver cenas a mais do Condado. 🌳🌷🏞️🌿🍃
O Anel do poder, é um fragmento do poder de Sauron, nas cartas do professor Tolkien, fica claro que os poderes são "gastos", por isso não vemos magos poderosos como Gandalf e Saruman usando magias elementais, mesmo sendo capazes disso. Ao separar um fragmento de seu poder no anel, Sauron poderia ser derrotado e retornar enquanto o anel permanecesse existindo. E não, o anel não torna o portador invisível, e sim transporta o usuário para uma espécie de dimensão paralela, onde os espíritos e os espectros do anel transitam. Já sobre as Águias, é que o anel corrompe os fortes mais facilmente, inclusive os que estão próximos, como aconteceu com Boromir. A águia que resgata Gandalf na torre de Ortank o fez em retribuição a um favor, pois o próprio já havia a salvado no passado. Deve ser ressaltado que as águias são seres pensantes, independentes, com vontade própria e que teriam que ser convencidas a participar da missão secreta praticamente suicida junto a sociedade do anel.
@@dsnascimento vc está correto sobre as águias obedecerem somente a Manwe, e a não intervenção na Terra Média. Porém na minha visão elas poderiam ajudar por vontade própria, justamente por serem seres sencientes. Porém elas poderiam ser facilmente vistas pelo olho de Sauron e serem perseguidas pelos espectros do anel, sem contar que ao mobilizar as águias, não haveria motivos para um pequeno Hobbit se arriscar até a terra de Mordor. (Essa parte é uma interpretação minha).
As águias ajudaram como puderam e muito. Se elas tivessem medo de missões suicidas, elas não teriam ido pra porrada na batalha do Morannon. Ali, praticamente todo mundo tinha ctz que ia morrer. Elas voam, mas n tinham ctz de vitória sobre os Nazgul e com certeza n achavam que iam dar conta sozinha dos exércitos do Sauron. Eles não usaram as águias pq todo mundo sabia q n ia dar certo. O Sauron (e o Saruman) iria saber imediatamente q eles tavam a caminho e o que eles iam fazer e podia mandar os Nazgul interceptar eles muito antes de chegarem a Mordor. Toda a missão dependia de segredo ou n ia dar certo. O PJ bem que poderia ter colocado alguém dando essa ideia no Conselho do Elrond e o Gandalf falando pq n ia dar certo, já que o Tolkien n fez isso expressamente.
O sucesso da missão de destruir o anel, estava no carater secreto que ela tinha. Sauron não imaginava que o objetivo era destruir o anel, ou que alguém poderia resistir ao um anel. Durante toda a obra, é visto que eles buscam esconder de saurom que o anel estava a caminho de Mordor para ser destruído. Muitas outras formas mais eficazes que as águias poderiam ter sido utilizada, até mesmo a intervenção dos valar ou do proprio Eru, como fez em Númenor. Sem entender o carater cristão da obra, algumas coisas não ficam tão óbvias.
17:35 Fun fact, esta foi a primeira cena que eles filmaram, provavelmente o Orlando Broom estava perdido ainda 😅 Mas o Frodo mandou muito bem na cena 👏👏👏
A explicação sobre o poder dO Um Anel é exatamente essa, Erik, de forma resumida: *o anel tinha poder de controlar/manipular todos os outros portadores dos demais aneis, espalhados por diferentes raças, de tal forma que exerceria uma influência em toda Terra-Média* - e para quem objetivava o mal - portar o Um Anel o faria cometer as mais terríveis atrocidades. Uma figura por exemplo como Saruman, já Maiar, corrompido por sua ganância e estudos, de posse do anel - exerceria uma autoridade na Terra-Média notoriamente opressiva e maligna. Isso porque Saruman explicitamente corrompeu-se, imaginemos este poder nas mãos de um Gandalf desvirtuado - qual o próprio Tolkien já nos elucidou sobre. Seria uma tragédia.
20:13 Poxa, mas tem uma cena deles tendo q decidir por qual caminho ir e cortando várias opções pq o saruman tava impedindo eles, n é difícil, portanto, deduzir que o gandalf decidiu n chamar os pássaro pq sabia q o saruman iria atacar eles no ar ou coisa assim.
Esse filme é maravilhoso, essa obra está no meu top 3 dos meus filmes da minha vida. Eu estava esperando o Thiago comentar sobre a frase do Gandalf para o Frodo, sensacional, ela me faz chorar. Adoro todas as críticas deste canal, consegue me emocionar tanto quanto os filmes. Parabéns, sucesso!
Nossa - a cena da personagem da Liv Tyler levantando os cavalos de água é a melhor de toda a trilogia e uma das cenas mais emocionantes da minha vida - que espetáculo!!!!
Sobre o poder do Anel, ele aumenta os poderes pessoais de seu possuidor, lhe dá poder sobre criaturas como orques, etc, o possuidor poderia levantar exércitos totalmente subservientes. Ele deixa o possuidor invisível, e pode controlar a mente de quem estiver usando os outros anéis.
E um anel para todos governar entao? tipo ele da poder de controle de exércitos e mentes? além disso ele tem o poder de controlar os outros portadores de aneis? Roubado eeeem. Agora a parte de ficar invisivel nao tem muito haver eu nunca entendi isso. E sobre ele corromper é porque foi o Sauron que criou( nao diretamente) ? Eu fico nessa dúvidas também. E sobre potencializar ele aumenta o poder dos magos tambem?
@@Rafaelfreitas1508 o lance é que o Sauron oferece os Aneis para os lideres dos homens, anões e elfos, e forja o Um Anel em segredo para controlar os outros. Só que os elfos acabam fazendo seus próprios anéis e os anões conseguem "vencer" a vontade de Sauron, os homens decaem, e por isso os nove reis viram os Espectros do Anel
Ótimo vídeo! Sobre as Águias, são um povo independente e sapiente, além de serem suscetíveis à corrupção do Anel. Usando as águias, caso elas quisessem ir até Mordor deliberadamente, eles entregariam a missão. Sobre Mordor em si, tem exércitos de orques, os Nazgûl, a presença de Sauron... Não é uma missão tão fácil.
Os pássaros também são controlados por uma divindade Maue se não me engano. No Silmariliun explica, e essas entidades nem sempre se envolvem nas disputas, pois há um destino que elfos e humanos tem que cumprir. Kkk é uma viagem dessas que explica essa questão
Thiago, vc me surpreende sempre!!! Essa trilogia é minha obra cinematográfica favorita, eu já assisti inúmeras vezes e, ainda assim, hoje vc me deu um outro olhar sobre vários elementos!!! Parabéns pelo trabalho.
Os motivos de não usar as águias é porque os espectros do anel os Nazgul (principalmente o rei bruxo) voam naqueles bichos que parece um dragão e ficam vigiando Mordor e também tem o fato de que o anel poderia corromper até mesmo as águias
@@tiagobelotti Tanto Sauron quanto Saruman têm toda a atenção focada em pegar o anel. Se usaram as águias mesmo que por pouco tempo eles serão vistos e sua localização e direção serão conhecidas durante toda a viagem (o saruman tem aqueles pássaros que são espiões ficam o tempo vigiando e dando informações pra ele). Você pode apostar que Sauron e Saruman dedicarão todos os recursos disponíveis para capturá-lo. As águias teriam sido recebidas imediatamente por pelo menos vários Nazgul montados em feras que teriam sido avisadas com antecedência de sua chegada. O Anel e seu portador poderiam facilmente ter caído nas mãos do inimigo durante a batalha. Por isso que a jornada até Mordor deveria ser feita em sigilo.
@@tiagobelottiAlém disso, as águias seriam suscetíveis ao poder do anel tanto quanto qualquer outra pessoa na Terra Média. Confiar o anel a uma criatura que é capaz de cobrir grandes distâncias rapidamente, evitando a maioria dos ataques terrestres, é bom se ela puder resistir, mas muito ruim se não puder. Tolkien mais ou menos deu a entender que Frodo estava destinado a ser o Portador do Anel e que ninguém mais poderia realmente carregar o fardo além dele. Foi literalmente declarado e implícito várias vezes por Gandalf e outros que a discrição da localização do Anel é de extrema importância. Colocar seu suporte em uma águia é basicamente acender um farol que diz "Aqui está! Venha buscá-lo!" Sauron não tinha ideia de onde estava o anel. É por isso que ele foi pego completamente desprevenido quando detectou Frodo colocando-o dentro da Montanha da Perdição.
@@tiagobelotti A missão dependeria de furtividade. Voar com uma grande águia sobre as montanhas e entrar em Mordor não é furtividade. Eles provavelmente teriam sido notados antes mesmo de chegarem perto de Mordor, seja por espiões de Saruman ou Sauron, que também incluíam pássaros. Isso também significa que Sauron teria percebido imediatamente que eles pretendiam destruir o anel, caso contrário ele não contemplou isso até o fim. Eles não poderiam voar sem oposição. Nazgul montando Fell Beasts seria uma ameaça e teria potencial para retomar o ringue. Arqueiros e outros soldados de Mordor também seriam um problema devido ao próximo ponto. Eles não podiam simplesmente jogá-lo na caldeira. Teve que ser levado para Cracks of Doom, onde foi forjado. Isso significa que alguém teve que voar e desmontar e levá-lo até o solo, só que agora com as forças de Mordor em alerta total. Neste ponto, o próprio Sauron poderia tê-los confrontado ali para reivindicá-lo. As águias não são apenas animais à disposição de Gandalf. Eles são semelhantes aos Maiar e não estão lá para resolver todos os problemas da Terra Média. Provavelmente nunca teriam concordado em carregar o anel ou seu portador. Sim, eles carregaram Bilbo e o anel durante a busca por Erebor, mas na época eles não sabiam disso.
O meu filme favorito de todos os tempos. Fui pro cinema sem saber nadica de nada da existência desse universo, o que foi melhor, já que a surpresa foi enorme. Eu não perdoo o Oscar por não ter dado o tanto de premiações que esse filme merecia (fizeram um mea culpa depois com O Retorno do Rei).
19:38: Das águias: nos livros, elas são capazes de se comunicar com os humanos e ficamos sabendo pelo Rei das Águias que elas não podem sobrevoar pelos domínios do inimigo, como em Mordor, nem em Kazad Dûm (devido à presença do Balhog), nem em Erebor, a Montanha Solitária (devido a presença do Smaug), pois a magia do inimigo é oposta à magia delas. No final, elas chegam à Mordor para salvar o Frodo, mas perceba que elas o fazem apenas depois que Sauron cai (mesma coisa em relação ao Smaug na Montanha Solitária). Portanto, ainda que possa ser chamado de facilitação narrativa, não há furo de roteiro em relação às águias nos livros. Quanto ao filme, sim, dá para dizer que há furo pois essa informação deveria estar inclusa no roteiro, independente da explicação existir nos livros, já que a maioria das pessoas não teve contato com o material original.
A musica que toca no condado,citada em aproximados 7 minutos vídeo ,TBM toca no filme da vida de Thiago Belotti: CORAÇÃO VALENTE. É A MESMA MÚSICA. Confere lá.
Esses filmes foram um divisor de águas na minha vida. Já vi várias vezes as versões de cinema e as versões extendidas, já li os livros da trilogia e as outras obras do autor (O Hobbit e O Silmarillion, dentre outros) e são minhas obras favoritas. Ele abriu muitas portas para que eu me interessasse mais ainda por cultura pop, além de obras mais "cabeças". Sempre faço questão de curtir qualquer vídeo falando sobre essa assunto. Parabéns, Thiago 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Amei o vídeo, não acredito que você falou sobre senhor dos anéis minha saga favorita de livros e filmes. Em relação ao poder do um anel, excelente explicação que o cara dá no final do vídeo, e você mesmo já responde anteriormente. O poder do um anel é aumentar as capacidades já existentes do usuário, temos a impressão que o golkum não fica mais poderoso, mas sim ele fica, tem sua vida estendida ( muito estendida) porém ele se torna oque conhecemos , pois o anel o corrompe assim como faria com qualquer outro, mas por ele ser um hobbit resistiu por muito mais tempo até chegar naquele estado, temos a explicação do poder do anel na fala da Galadriel tb, ela disse para o frodo tudo que ela poderia se tornar utilizando ele, já que ela por si só é extremamente poderosa , e teria todas as suas qualidades buffadas , mas que com o tempo iria se corromper tb, por isso ela o nega. Excelente vídeo , ansiosos para o próximo
Quando saí do cinema, fui à livraria comprar o livro (com Gandalf, o cinzento na capa) porque fiquei na vontade de conhecer o resto da história até chegarem os próximos filmes.
Segundo explicações que já vi em alguns canais, o Pode do Um Anel está ligado ao controle e à dominação, especificamente sobre os outros anéis de poder e, por consequência, sobre seus portadores. Aqui estão alguns aspectos chave do poder do Um Anel: Dominação e Controle: O Um Anel permite a Sauron controlar os outros Anéis de Poder (os Nove anéis dos Homens, os Sete anéis dos Anões, e os Três anéis dos Elfos) e, assim, os seus portadores. É um símbolo de seu desejo de dominar toda a Terra Média. Aumentar o Poder de Sauron: Quando Sauron está em posse do Anel, ele se torna muito mais poderoso, quase invencível. O Anel contém uma parte significativa do poder e da essência de Sauron, o que o torna vital para sua força total. Invisibilidade: Para qualquer mortal que use o Anel, ele concede invisibilidade. No entanto, isso não é um mero truque, mas sim um deslocamento para o mundo dos espectros, onde Sauron e os Nazgûl (os espectros do anel) têm mais influência. Corrupção: O Anel tem um poder corruptor imenso. Ele influencia os pensamentos e desejos de quem o possui, inclinando-os ao mal e à ganância. Quanto mais tempo alguém possui o Anel, mais forte é essa influência. Imortalidade Aparente: Enquanto um mortal possui o Anel, ele pode prolongar sua vida por períodos muito além do natural, como visto com Gollum e Bilbo. No entanto, isso vem ao custo da sanidade e da saúde mental. Esses poderes tornam o Um Anel um objeto de imenso valor e perigo, sendo central para a trama de "O Senhor dos Anéis". A missão principal dos protagonistas é destruir o Anel, lançando-o nas chamas da Montanha da Perdição, onde foi forjado, para acabar com a ameaça de Sauron de uma vez por todas.
Eu sou tão viciado na trilogia que pelo menos uma vez por semana eu revejo algum. O filme é tão rico que ainda hoje, quando assisto, é possível perceber novos detalhes ou compreender melhor a história.
Legolas faz essa cara aos 18:05 porque ele esta confuso pensando na possibilidade do Gandalf ter morrido ou qualquer outra coisa, quando na verdade ele é um Maiar, um ser não mortal. Muito bom seus videos brother. Big fan here. Rachei com o Balrog do Street Fighter passando na tela 😆
Caramba, eu também assisto a essa trilogia uma vez por ano Inclusive, assisti pela primeira vez este ano, há poucos dias, A Sociedade do Anel. Emocionante! Muito legal ver essa crítica desse canal que é muito bom
O que pouca gente sabe, é que o SENHOR DOS ANÉIS é claramente inspirado na ópera épica "O Anel de Nibelungo" do famoso compositor alemão Richard Wagner.
14:02 percebe-se que o roteiro preservou a musicalidade da escrita dos livros. Todo ano eu assisto novamente e percebo algo diferente. Obrigada a quem patrocinou a crítica!
Tiago, as águias são seres dos Valar (deuses da Terra-Média), especificamente do líder deles (Manwe). Após a queda de Morgoth, na primeira era, os Valar decidiram não intervir diretamente nos conflitos dos mortais/elfos. Apenas ajudaram em momentos pontuais e no envio dos 5 magos (nos filmes vemos apenas o Gandalf e o Saruman).
😅😅 mano a uns três dias atrás comecei a rever essa trilogia em bluray edição definitiva estendida aqui usando meu home theater novo. Parece até que combinamos😂😂. Por coincidência o seu canal solta uma crítica definitiva desses filme😂. Estou me divertindo revendo essa trilogia novamente. Já revi "Sociedade do Anel" e "As Duas Torres", agora vou finalizar nesse final de semana com "O Retorno do Rei". Essa edição em bluray tem muitos créditos bacanas, com cenas extras apresentados nos documentários. Parabéns para o canal, sacada muito boa de fazer essas críticas definitiva para a franquia O Senhor dos Anéis. Aguardo agora a crítica do segundo, As Duas Torres. Abraços.
@tiagobelotti no livro fica mais explícito que as aves espiãs estão por toda parte, e um dos pontos nevrálgicos em toda a saga é de que Sauron precisava acreditar que o anel e seu portador estavam indo para Minas Tirith, essa era a unica chance deles. A partir do momento em que o portador do anel fosse descoberto fora dessa rota, a intenção de destruir o anel seria revelada e se tornaria impossivel de entrar em Mordor e de não ter o anel tomado.
SOBRE AS ÁGUIAS: no universo, elas são criaturas mágicas (no mesmo ranking do Gandolf, por exemplo) e tem vontade própria. Ou seja, não podem ser convocadas. Elas decidem salvar o Gandolf e também decidem intervir no momento que acham correto.
Rever a trilogia do anel todos os anos é de fato um prazer pra todos que amam cinema. Fico em choque quando leio no Twitter alguém dizer que dormiu assistindo,tipo: O QUE? 😮
A música tema de Rohan é maravilhosa Aragorn meu personagem favorito, Viggo Mortensen o melhor da série. A parte que ele luta contra os 9 Nazgul pra proteger os Hobbits foi pra conquistar a todos. Das mulheres a minha favorita é a Miranda Otto como Eowyn, mas isso é coisa pra outro filme né, neste filme aí a Cate Blanchett está espetacular. Sobre o anel ele só pode ser dominado pelo Sauron, ele colocou a sua vida e alma neste anel, enquanto o anel “viver” Sauron não morre, nas mãos dos outros o anel só leva destruição de si mesmo, voltando ao Sauron, o um anel lhe daria novamente forma física
Sobre as águias, como o filme é a jornada do herói, todos tinham que fazer por si. Na vida ninguém vive ou resolve os problemas por vc . Vc tem que vencer o seu próprio anel de Sauron. Cada um é o seu próprio Frodo e em algum momento da vida terá que levar o anel para a montanha da perdição e destrui-lo. O próprio Tolkien lutou em uma guerra e não teve facilidades, ele teve que fazer por ele. Ele e cada soldado que esteve com ele. Agora O poder do anel é a malícia de levar o portador a ou qualquer um a ir para a escuridão e se autodestruir. Corromper a pessoa, até que não haja mais um traço de bondade nela . E se Sauron conseguisse isso coom Gandalf, Aragorn, Sam , a Galadriel, etc... o mundo seria o próprio inferno. Esse anel é perigoso por isso. Porque todo mundo tem ego e não sabe lidar com ele. Onde os 7 pecados capitais e as paixões agem sobre os homens. Nós somos cada um desses personagens na nossa vida. E todos os dia nos temos que derrotar o um anel . Ameiii a sua crítica. Ja estou esperando as outras 😍😍😍😍
Pra quem gosta de apontar um detalhezinho que remete a outra obra (meme do DiCaprio): No prólogo de A Sociedade, o Peter Jackson mandou um "Kubrick Stare" na cena do Isildur na Montanha da Perdição, no momento em que ele sucumbe ao poder do Um Anel, algo como um alerta máximo de enlouquecimento e perigo, da mesma forma como Kubrick usou esse close em filmes como Full Metal Jacket, The Shinning e Clockwork Orange. Em O Retorno do Rei, o mesmo take é feito com Frodo, na mesma circunstância.
Obrigado ao patrocinador da critica, esse filme é perfeito. Assisti no cinema e na cena da morte do Boromir a sala foi a loucura 👊🏿👊🏿 jamais esquecerei aquela sensação.
A minha pergunta sempre foi sobre quando o anel decide abandonar o Gollum e no filme é mostrado o anel rolando pelas pedras, tipo. O anel saiu pulando, voou, criou um campo magnético? E se ele pode fazer isso, por que não fez noutras oportunidades, saca?
Nos livros, o anel se adapta ao dedo, aumentando ou diminuindo (Bilbo e Frodo usam ele numa corrente por conta dele ter várias vezes "escorregado" de seus dedos) Gollum o perde depois de uma luta com um orque que ele mata para comer nos túneis. A ideia do anel era ser encontrado por um orque das montanhas, dominar sua mente e faze-lo o levar até Sauron. (Gollum era muito obstinado e possessivo, e não cedia a vontade do anel de sair das montanhas, Gollum só sai depois para procurar o anel) Só que acontece algo que nem o anel esperava, um hobbit passar por ali e o encontrar antes de algum orque. E para desalento do anel, Bilbo ainda era mais difícil de dominar que Gollum. "... Foi o evento mais estranho em toda a história do Anel até agora: a chegada de Bilbo bem naquela hora, pondo a mão sobre ele, às cegas, no escuro...quando o mestre do anel estava desperto outra vez, emitindo seu sombrio pensamento de Trevamata, o anel abandonou Gollum. Para ser apanhado pela pessoa mais improvável que se possa imaginar: Bilbo do Condado! Por trás disso havia outra coisa em ação, além de qualquer intenção do artífice do Anel. Não posso expressá-lo mais simplesmente senão dizendo que Bilbo estava destinado a encontrar o Anel, e não por seu artífice. E nesse caso também você estava destinado a tê-lo. E esse pode ser um pensamento encorajador.” Gandalf - capítulo 2 a Sombra do Passado.
Tiago, sobre o poder do anel, até tem explicação nos textos extras, mas tanto pro livro quanto pro filme o que importa é que o Sauron retorna poderoso se tomar o anel e o anel corrompe quem o porta.
Meu deus do céu obrigado a quem patrocinou essa crítica! Sinto que zerei a Internet agora 😍
3 месяца назад
Qual a opinião de vcs a cerca de alterações de coisas que não tem no livro? Por exemplo Arwen quando vem buscar o Frodo para levar a Valfenda. Sabemos bem que não foi ela...
Para quem é fã de Senhor dos Anéis ou HP e adora os livros, tenho uma recomendação ótima, O SENHOR DO TEMPO E O PASSATO DA MORTE, é da editora Viseu e tem na Amazon. Nossa muito bom mesmo o livro, pra quem curte muito HP e sempre está com aquela sensação do gostinho de quero mais é poxa já acabou, pega esse livro que vai valer a leitura. Achei que vale muito a pena.
Adoro o jeito que o Peter Jackson faz os cortes do filme indo de uma cena calma para uma cena mais pesada de uma maneira fluída e vice-versa, essas cenas crescem na tela e viram algo assustador, mas a cena se desenrola de maneira natural e a musica contribui muito pra isso. Sensacional.
Uma das cenas que dá arrepio é quando o Legolas diz pro Boromir você lhe deve obediência, e aí todos que não sabiam ficam com aquela sensação de estarem diante do rei. No cinema foi foda
Essa trilogia sem sobra de duvida é patrimônio universal da cultura. E algo q transcende as eras. Assiste recentemente com minha filha de 10 nos pela primeira vez dela e ela simplesmente amou.
Eru Iluvatar abençõe quem patrocinou essa crítica!
Com certeza!❤
Leitor de Silmarilion detectado. Que bom saber que existem muitas pessoas leitoras do legendário.
@@alessandrogomes1574 obra prima, não tem jeito kkkkk
Namarië
O senhor dos anéis não é só uma obra prima é um marco do gênero fantasia que poucos filmes conseguiram alcançar não é toa a trilogia mais premiada da história do cinema.
Senhor dos Anéis está para o gênero Fantasia assim como o Poderoso Chefão está para o gênero Cr1me/Máfia
7:05 O melhor foi o Pitch do Peter Jackson para a trilha sonora do Condado: "Eu quero uma musica que me faça ter saudades de um lugar que eu nunca fui"
Ai o Howard Shore fez aquela obra prima ❤
legal mas faltou blind guardian na trilha
@@Mattwarszawa Não, não faltou não, eu gosto de BG mas não fez falta alguma, a trilha sonora basta...
@@Mattwarszawafaltou não, essa trilha sonora é uma obra de arte.
Cara, é isso!! Dá saudades de uma infância bucólica, de um tempo que nem existiu. É uma paz, parece que estou em uma grama úmida sob o sol, em uma manhã de primavera, uma sensação de quem acordou totalmente disposto depois de passar uma semana gripado. É impossível de explicar completamente, mas é por aí, o barulho das árvores com o vento, a grama e o capim verde nas colinas e morros, um bolo de fubá e um caldo de cana com limão enquanto olha pro angu sendo feito num fogão à lenha abaixo de uma parreira de chuchu num chão de terra 🥲 que trilha fantástica. As cenas no condado são de uma paz, um dia ainda vou cortar e colar todas as cenas do condados em um vídeo só. Pegando cenas do Hobbit e Senhor dos Anéis, até da versão estendida, se tiver cenas a mais do Condado. 🌳🌷🏞️🌿🍃
13:12 O melhor é: A wizard is never late, nor is he early, he arrives precisely when he means to.
Uso até hoje 😅
Siiiiiiiim!
Sempre uso isso quando me atraso. Kkkkkk
@@Bixigataboca eu também kkkkkk
Em Rivendell: "I'm sorry, I.... was delayed."
Eu chegando no trabalho
Como pode eu me emocionar assistindo uma crítica? Isso só pode acontecer quando o filme é perfeito
Sam não é o real herói da história... O que acontece com Frodo não é só a missão terrível de carregar o um anel, mas o fato de que aquilo o faz o abdicar de sua vida em prol dos demais . Ninguém seria o mesmo depois daquilo tudo, mas, ai que tá ... Todos poderiam recomeçar e retornar, menos Frodo... Ele não teria para onde voltar tampouco como recomeçar... Foi ferido de morte e sua alma se partiu... Era questão de tempo até que o um anel o tomasse... Então, quando falam qu e o Sam era o real herói da história me incomodo... Isso é injusto com a figura do sacrifício... Sim... Temos as três figuras do herói na história o que a faz tão plena: temos o Rei (Aragorn), o profeta (Gamdalf) e também temos a faceta talvez mais injusta de todas, mas é a que realmente diferencia um herói dos demais... Que é a do sacrifício ... e é aqui que entra o Frodo.... Sam representa a amizade, um anjo, uma alegoria que nos diz que nunca estaremos sozinhos... Mas, o fato é que não coube a ele perder sua vida... O verdadeiro amor é aquele que nos faz dar ainda que não recebamos nada em troca, que nos permite perder tudo para que o bem maior ganhe... E esse foi Frodo.. Não o Sam
❤ Laura, também concordo com você. Me deixou sem palavras! Felicidades!
Querida, estou aqui às lágrimas. Obrigado por essa emocionante análise!!!
Sempre questiono quem diz “o Frodo não faz nada, quem fez tudo foi o Sam”. Muitas ações físicas podem ter sido sim o Sam, mas só o fato do Frodo ter segurado tanto o anel já o torna o herói. E quem diz ao contrário não entendeu uma parte do filme.
As consequências da missão do Frodo msm depois do anel destruído foram grandes
Eu concordo com você mas se o Frodo tivesse ido sozinho ele não tinha chegado nem na metade do caminho
O Retorno do Rei é meu filme preferido de todos os tempos. Ansioso pra ver as críticas da trilogia como um todo.
O meu também. Melhor filme da história do universo. Não tem como superar.
Eu amo todos por igual, mas a Sociedade do Anel tem um lugar especial entre os 3... amo inícios de jornadas.
@@arthursantileone227 apesar do meu favorito ser o retorno do rei, a sociedade do anel tem aquele clima de D&D que é fantástico kkkkkkk
Tolkien foi genial criando um objeto tão poderoso e com tamanha capacidade de corromper seu portador que não poderia ser carregado pelos mais fortes, sábios e poderosos guerreiros ou líderes, tornando o risco da jornada para sua destruição aceitável apenas nas "mãos" de uma criatura simples e pacata.
Imagino que seja a melhor premissa narrativa já criada, não só no gênero da fantasia.
Só uma correção ao que Erik fala no vídeo. O Um Anel não foi o primeiro anel de poder a ser criado em foi feito por Celebrimbor. Sauron o forjou secretamente na Montanha da Perdição para que dominasse os outros anéis. Ele foi o último a ser feito. Celebrimbor participou da forja dos outros anéis dos elfos, homens e anãos. Tanto que quando os elfos perceberam as intenções de Sauron de domina-los retiraram os anéis deles e esconderam. Há um capítulo no livro O Silmarillion que trata disso.
Caraca bicho, bem lembrado! Até como disse, fui pela memória mesmo. Sabia que ia dar uma vacilada em alguma coisa! hahaha! - Tinha até esquecido, pq embora ame Tolkien, ele é muito prolixo e excessivamente detalhista, sempre passa algo batido! E pra mim principalmente quando se trata do Silmarillion que é a obra dele que eu menos curto, e da qual acabo menos lembrando em detalhes, até por ser uma leitura bastante cansativa. :) - Abraçoooo!!!
MEU MOMENTO CHEGOU!
A trilogia me fez amar cinema, uma obra-prima definitiva
15:04 "A Força dele vem na resistência ao anel"
Que frase top 👏👏👏
@@miltonfernandesjacintojuni7493Meteu essa ? 😂😂😂😂😂😂
Sobre a questão das águias (“Por que não chamá-las para ajudar a sociedade a chegar lá?”) 19:33:
Segundo a minha interpretação do Silmarillion, percebo que os Valar, após diversas atuações diretas contra Melkor (nas primeiras eras, como a Guerra da Ira) notaram que esse tipo de conflito destruía significativamente a própria criação deles (no caso, a Terra Média).
Diante disso, eles decidiram atuar de forma menos direta, de forma que o poder deles influenciaria menos no destino dos povos e naquilo que já havia sido criado. A prova disso (que revela que eles não eram negligentes) foi o envio dos 5 magos para auxiliar os povos da terra média. Eles eram Maiar (como o próprio Sauron e o Balrog), mas com poderes reduzidos por sua encarnação em idosos.
As águias também são uma forma de atuação indireta dos Valar, especificamente de Manwë, o rei deles.
Então apesar de as águias serem vistas como uma grande ajuda, elas são na verdade muito pouco em relação ao que os Valar realmente poderiam fazer pela terra média, pois representam sua atuação de forma indireta, o que, como dito, foi uma escolha deles, mas ainda sim eram uma força que fazia frente a Sauron.
E respondendo à pergunta de forma direta: as águias são dos Valar. E assim como eles não queriam que os magos, enviados por eles, usassem seu poder em plenitude, não queriam que as águias resolvessem a situação sozinhas, mas sim os próprios povos envolvidos, apenas com uns “empurrõezinhos” dos Valar aqui e ali.
Se eu não me engano no capítulo do conselho de elrond algum personagem fala que usar as águias para chegar até mordor chamaria muita atenção do inimigo e dos espiões dele, pois teriam várias águias gigantes voando no céu indo até a montanha da perdição kkkkkk. O plano da sociedade era ser a mais discreta possível, tentando evitar chamar a atenção do sauron. Mas eu li o primeiro livro faz tempo, então posso estar errado
Obrigado pela explicação.
Elas falam nos livros, e ficamaos sabendo pelas palavras do Rei das Águias que elas que não podem adentrar nos domínios dos inimigos, explícitamente. É uma informação que está na história desde o Hobbit, quando Bilbo pergunta ao Rei das Águias se elas não poderiam levá-los a Erebor. Provavelmente tem a ver com o fato delas serem um "aspecto" de Manwë e possuírem uma magia oposta a de Morgoth, como você falou.
Queria explicar mas não sabia colocar em palavras. Perfeito!
Creio que pelo fato das águias serem criaturas muito poderosas, as mesmas também poderiam ser corrompidas pelo anel e assim como o outro rapaz disse, eles precisavam ser discretos e com as águias rolaria tudo menos furtividade
O senhor dos anéis :as duas torres, é meu filme favorito de todos os tempos... Sempre me emociono com o discurso do Sam no final... "Ao quê estamos no agarrando, Sam?"... "Que existe algo bom nesse mundo, senhor Frodo, e que vale a pena lutar por isso".... Meus olhos já ficam como dois rios.
André, que Deus te abençoe e Sr. Belotti, que satisfação viu! Essa é a obra pela qual meu coração nutre um grande carinho. Estou ansiosa pela crítica do filme seguinte.
A cada ano que passa e em cada oportunidade que tenho para refletir sobre essa trilogia, mais qualidades eu enxergo. Mesmo aquilo que poderia ser considerado datado é praticamente ignorado quando você percebe o nível de suspensão de descrença que esses filmes conseguem promover. É, de verdade, uma jornada para outra realidade durante algumas horas. Obrigado, Peter Jackson, por agraciar a minha geração com um marco que, com toda certeza, fez muita gente se apaixonar por fantasia e amar o cinema.
Eu tinha 12 anos quando estreou no dia 26 de dezembro de 2001 (lembro pq é meu aniversário) e foi a primeira, e talvez mais genuína, grande emoção que eu sei numa sala de cinema. Fui profundamente impactado nao pelo universo da fantasia em si (claro que teve contribuição) mas pelo poder do audiovisual. esse filme é uma grande ópera, a musica e as ações épicas sao altamente imersivas e sedutoras, o mistério é acachapante. Eu só senti coisa parecida muito tempo depois quando tive a oportunidade de ver 2001: uma odisséia no espaço numa sala de cinema restaurado em 4k com um som incrível. é a sensação de ter sido transportado pra uma ópera misteriosa.
Quase chorei só por você mencionar as cenas.
Que momento das críticas brasileiras !! Aguardando ansiosamente os próximos.
Não podiam "arriscar" levar o Um Anel nas águias porque o Sauron tinha muitos espiões: "Pássaros, animais" (tá no filme); inclusive os "Crebain da Terra Parda" (aparecem no filme); sem falar nos "Nazgûl Voadores" aparecem a partir das Duas Torres. Então eles seriam burros arriscando entregar o Um Anel em alguma dessa circunstâncias. Além disso, as Águias aparecem no "Retorno do Rei" e têm que lutar contra os Nazgûl Voadores; depois, quando as Águias vão salvar o Frodo e o Sam em Mordor, os Nazgûl voadores já não existiam, nem as feras voadoras obedeciam mais o Sauron (que já não existia como ser consciente no Mundo). Uma coisa é o Gandalf voando sem o Um Anel em uma águia, outra é ele arriscar fazer isso com o Um Anel (por exemplo). Quanto ao alcance do poder do Sauron, isso de ele sentir a presença do Anel quando alguém usa é invenção do Peter Jackson. Os Nazgûl conseguem farejar sem precisar disso, e o Sauron também precisa estar perto para sentir a presença dele (senão, ele próprio sairia pela terra média procurando o anel após o Bilbo começar a usá-lo. Aliás, Sauron tem forma física no livro, mas alquebrada pelas guerras, enquanto os filmes falam o contrário. O Um Anel iria ajudar ele a recompor sua forma grandiosa outra vez). Por sinal, no livro, o Sam usa o Um Anel nos limites de Mordor na passagem da Laracna, e não acontece de os Nazgûl ou Sauron irem até lá. Quanto ao poder do Um Anel é simples: a principal função do Um Anel é influenciar aquilo que ele toca com seu poder, tornando maligno (o mal é a essência do Sauron e de seu antigo mestre, Morgoth). Além disso, para o Um Anel funcionar direito, Sauron colocou parte de seu poder no artefato, fazendo com que quem o usasse tivesse esse poder em mãos, mas de acordo com a capacidade de cada indivíduo. Sméagol era um merda e continuou um merda como Gollum, mas corrompido. Galadriel seria corrompida, mas teria o poder do Um Anel, acrescentando ao seu poder que já era grande, mas agora corrompida. Ou seja, se quiser esse poder, vai ter que vir para o "lado sombrio da força". A explicação sobre a criação dos anéis: Os elfos fizeram os anéis para aumentar a beleza e a pureza. O que Sauron fez foi se mostrar prestativo ajudando com seu poder na feitura dos anéis, enquanto aprendia a fazê-los; assim, dez anos após os três primeiros terem sido terminados, o próprio Sauron fez o Um Anel em segredo na terra de Mordor; a ideia era usar o Um Anel para influenciar os outros anéis e, assim, Sauron controlar quem os usava. Seu maior desejo era controlar os elfos, que logo perceberam a armadilha e não deixaram Sauron tocar nos anéis com o UM. Assim, Sauron foi para a guerra e tomou 16 outros anéis que tinham feito pelos elfos já sem ajuda do Sauron; então, tocou esses anéis com o Um e entregou 9 para os homens, que foram corrompidos; 7 ele entregou para os anões, que não podem ser controlados, e a missão falhou. Os 3 anéis dos elfos foram feitos com a ajuda de Sauron, mas ele nunca os tocou com o poder do UM. Apesar disso, perderam o poder por causa do vínculo com o poder do Sauron no início de tudo.
Obrigado!
A música que toca nos créditos finais desse filme é uma das minhas favoritas, eu me arrepio todinho com a voz de Enya
May It Be
Sim.. da Enya. Inclusive vc já deve ter ouvido várias dela, da uma pesquisada ai depois.
Não acredito q esperei anos para finalmente ver a crítica da melhor triologia de todos os tempos. Obrigado a quem pagou por essa crítica ❤
Eu sigo o Meus 2 centavos há muitos anos, desde a epoca que fazia faculdade. Por um tempo o canal parou de aparecer na minha timeline, mas a correria era tanta que eu acabei não percebendo, mas com certeza eu percebi quando voltou a aparecer e muito melhor do que antes! E to achando o maximo o Erik estar aparecendo no video também, muitos anos atrás eu ja acompanhava o canal dele, e cheguei até a comer na casa dele com a minha familia num projeto que ele tinha aqui em curitiba! Meus parabéns Tiago e Erik pelo trabalho de vcs sempre, sou uma fã que observa calada, mas adoro tudo que vcs postam. Entretenimento sempre de qualidade com ótimas pitadas de informação! Beijões!
Pra mim 'A Sociedade do Anel' é o melhor filme da trilogia. Obrigado, Thiago, por fazer a análise desta maravilhosa trilogia.
Tiago, assisti essa crítica com lágrimas nos olhos, pois esse é meu filme favorito da vida! Assisti a trilogia no cinema e me marcou demais, especialmente A Sociedade do Anel, pois na época eu vi o trailer na TV e fui assistir no cinema com meus irmãos(eu tinha 12 anos), só que eu não sabia que era uma história baseada em um livro famoso, e nem o que esperar...por isso o choque foi tão grande ao ver aquele mundo na telona. Hoje em dia é difícil ter essa sensação com novos filmes, até porque vamos ficando mais velhos, e etc. (apesar que assistir Duna 2 no cinema foi muito bom)
Obrigada, André Gomes!
Uma das poucas críticas q eu tenho a esse filme é a forma como Boromir é adaptado, principalmente a versão normal, Boromir pode ter sucumbido ao anel, porém o filme explora pouco o fato dele ser um ser humano incrível, um ótimo filho, irmão, e comandante. Pra quem leu os livros sabe o quanto o Boromir era foda
7:05 Essa trilha do condado...!! Dá saudades de uma infância bucólica, de um tempo que nem existiu. É uma paz, parece que estou em uma grama úmida sob o sol, em uma manhã de primavera, uma sensação de quem acordou totalmente disposto depois de passar uma semana gripado. É impossível de explicar completamente, mas é por aí, o barulho das árvores com o vento, a grama e o capim verde nas colinas e morros, um bolo de fubá e um caldo de cana com limão enquanto olha pro angu sendo feito num fogão à lenha abaixo de uma parreira de chuchu num chão de terra 🥲 que trilha fantástica. As cenas no condado são de uma paz, um dia ainda vou cortar e colar todas as cenas do condados em um vídeo só. Pegando cenas do Hobbit e Senhor dos Anéis, até da versão estendida, se tiver cenas a mais do Condado. 🌳🌷🏞️🌿🍃
9:25 Poh, "macumba de elfo" eu num tankei não kkkkkkkkkkkkkk. Perfeita a associação
Bom demais!
O Anel do poder, é um fragmento do poder de Sauron, nas cartas do professor Tolkien, fica claro que os poderes são "gastos", por isso não vemos magos poderosos como Gandalf e Saruman usando magias elementais, mesmo sendo capazes disso. Ao separar um fragmento de seu poder no anel, Sauron poderia ser derrotado e retornar enquanto o anel permanecesse existindo. E não, o anel não torna o portador invisível, e sim transporta o usuário para uma espécie de dimensão paralela, onde os espíritos e os espectros do anel transitam. Já sobre as Águias, é que o anel corrompe os fortes mais facilmente, inclusive os que estão próximos, como aconteceu com Boromir. A águia que resgata Gandalf na torre de Ortank o fez em retribuição a um favor, pois o próprio já havia a salvado no passado. Deve ser ressaltado que as águias são seres pensantes, independentes, com vontade própria e que teriam que ser convencidas a participar da missão secreta praticamente suicida junto a sociedade do anel.
@@dsnascimento vc está correto sobre as águias obedecerem somente a Manwe, e a não intervenção na Terra Média. Porém na minha visão elas poderiam ajudar por vontade própria, justamente por serem seres sencientes.
Porém elas poderiam ser facilmente vistas pelo olho de Sauron e serem perseguidas pelos espectros do anel, sem contar que ao mobilizar as águias, não haveria motivos para um pequeno Hobbit se arriscar até a terra de Mordor. (Essa parte é uma interpretação minha).
As águias ajudaram como puderam e muito. Se elas tivessem medo de missões suicidas, elas não teriam ido pra porrada na batalha do Morannon. Ali, praticamente todo mundo tinha ctz que ia morrer. Elas voam, mas n tinham ctz de vitória sobre os Nazgul e com certeza n achavam que iam dar conta sozinha dos exércitos do Sauron. Eles não usaram as águias pq todo mundo sabia q n ia dar certo. O Sauron (e o Saruman) iria saber imediatamente q eles tavam a caminho e o que eles iam fazer e podia mandar os Nazgul interceptar eles muito antes de chegarem a Mordor. Toda a missão dependia de segredo ou n ia dar certo. O PJ bem que poderia ter colocado alguém dando essa ideia no Conselho do Elrond e o Gandalf falando pq n ia dar certo, já que o Tolkien n fez isso expressamente.
O sucesso da missão de destruir o anel, estava no carater secreto que ela tinha. Sauron não imaginava que o objetivo era destruir o anel, ou que alguém poderia resistir ao um anel. Durante toda a obra, é visto que eles buscam esconder de saurom que o anel estava a caminho de Mordor para ser destruído. Muitas outras formas mais eficazes que as águias poderiam ter sido utilizada, até mesmo a intervenção dos valar ou do proprio Eru, como fez em Númenor. Sem entender o carater cristão da obra, algumas coisas não ficam tão óbvias.
17:35 Fun fact, esta foi a primeira cena que eles filmaram, provavelmente o Orlando Broom estava perdido ainda 😅 Mas o Frodo mandou muito bem na cena 👏👏👏
A explicação sobre o poder dO Um Anel é exatamente essa, Erik, de forma resumida: *o anel tinha poder de controlar/manipular todos os outros portadores dos demais aneis, espalhados por diferentes raças, de tal forma que exerceria uma influência em toda Terra-Média* - e para quem objetivava o mal - portar o Um Anel o faria cometer as mais terríveis atrocidades.
Uma figura por exemplo como Saruman, já Maiar, corrompido por sua ganância e estudos, de posse do anel - exerceria uma autoridade na Terra-Média notoriamente opressiva e maligna. Isso porque Saruman explicitamente corrompeu-se, imaginemos este poder nas mãos de um Gandalf desvirtuado - qual o próprio Tolkien já nos elucidou sobre. Seria uma tragédia.
AMEI O ERIK. TRAZ ELE MAIS VEZES THIAGO
Pense numa figura...
Tava buscando esse comentário! hahaha
@@tiagobelotti 😆
André que patrocíniou essa crítica...meu muito obrigado cara.
20:13 Poxa, mas tem uma cena deles tendo q decidir por qual caminho ir e cortando várias opções pq o saruman tava impedindo eles, n é difícil, portanto, deduzir que o gandalf decidiu n chamar os pássaro pq sabia q o saruman iria atacar eles no ar ou coisa assim.
Esse filme é maravilhoso, essa obra está no meu top 3 dos meus filmes da minha vida. Eu estava esperando o Thiago comentar sobre a frase do Gandalf para o Frodo, sensacional, ela me faz chorar. Adoro todas as críticas deste canal, consegue me emocionar tanto quanto os filmes. Parabéns, sucesso!
21:26 Excelente contribuição 👏👏👏👏❤
Caramba Tiago, agora tu me deixou com vontade/obrigação de rever os filmes, vou ter que parar tudo que estou fazendo pra ir assistir
Muito bom o conteúdo como sempre, pessoal.
Um detalhe apenas: o anel de sauron foi o último a ser forjado. Não foi o primeiro.
Nossa - a cena da personagem da Liv Tyler levantando os cavalos de água é a melhor de toda a trilogia e uma das cenas mais emocionantes da minha vida - que espetáculo!!!!
Tolkien disse : " o SdA obviamente é uma obra fundamentalmente religiosa e católica,inconscientemente no início, mas conscientemente na revisão".
Sobre o poder do Anel, ele aumenta os poderes pessoais de seu possuidor, lhe dá poder sobre criaturas como orques, etc, o possuidor poderia levantar exércitos totalmente subservientes. Ele deixa o possuidor invisível, e pode controlar a mente de quem estiver usando os outros anéis.
E um anel para todos governar entao? tipo ele da poder de controle de exércitos e mentes? além disso ele tem o poder de controlar os outros portadores de aneis? Roubado eeeem. Agora a parte de ficar invisivel nao tem muito haver eu nunca entendi isso. E sobre ele corromper é porque foi o Sauron que criou( nao diretamente) ? Eu fico nessa dúvidas também. E sobre potencializar ele aumenta o poder dos magos tambem?
@@Rafaelfreitas1508 o lance é que o Sauron oferece os Aneis para os lideres dos homens, anões e elfos, e forja o Um Anel em segredo para controlar os outros. Só que os elfos acabam fazendo seus próprios anéis e os anões conseguem "vencer" a vontade de Sauron, os homens decaem, e por isso os nove reis viram os Espectros do Anel
@@cristhianschneider4658 entendi esse seria mais ou menos então o plot da série da Amazon?
@@Rafaelfreitas1508 eu não vi a série, mas eu sei que tem a presença do Sauron antes dos anéis, então eu imagino que eles adaptem algo semelhante
@@cristhianschneider4658 eu tô pergunta é que eu vi a série e não entendi quase nada kkkk.
Que maravilha acordar com a notificação da crítica dessa obra! Já são dois anos que não revisito essa trilogia, tá na hora de voltar a eles.
Assistam a trilogia com Versão Estendida!! É perfeita ❤❤
Ótimo vídeo! Sobre as Águias, são um povo independente e sapiente, além de serem suscetíveis à corrupção do Anel. Usando as águias, caso elas quisessem ir até Mordor deliberadamente, eles entregariam a missão. Sobre Mordor em si, tem exércitos de orques, os Nazgûl, a presença de Sauron... Não é uma missão tão fácil.
Os pássaros também são controlados por uma divindade Maue se não me engano. No Silmariliun explica, e essas entidades nem sempre se envolvem nas disputas, pois há um destino que elfos e humanos tem que cumprir. Kkk é uma viagem dessas que explica essa questão
Pra mim, o fato da gente não ter a certeza do que o anel de fato faz é o que deixa a história mais interessante ainda...
Thiago, vc me surpreende sempre!!! Essa trilogia é minha obra cinematográfica favorita, eu já assisti inúmeras vezes e, ainda assim, hoje vc me deu um outro olhar sobre vários elementos!!! Parabéns pelo trabalho.
Os motivos de não usar as águias é porque os espectros do anel os Nazgul (principalmente o rei bruxo) voam naqueles bichos que parece um dragão e ficam vigiando Mordor e também tem o fato de que o anel poderia corromper até mesmo as águias
Pô, mas dava pelo menos pra encurtar a viagem, heim?
@@tiagobelottimas aí é como diz um amigo: aí não teria a história rsrs
@@tiagobelotti Tanto Sauron quanto Saruman têm toda a atenção focada em pegar o anel. Se usaram as águias mesmo que por pouco tempo eles serão vistos e sua localização e direção serão conhecidas durante toda a viagem (o saruman tem aqueles pássaros que são espiões ficam o tempo vigiando e dando informações pra ele). Você pode apostar que Sauron e Saruman dedicarão todos os recursos disponíveis para capturá-lo.
As águias teriam sido recebidas imediatamente por pelo menos vários Nazgul montados em feras que teriam sido avisadas com antecedência de sua chegada. O Anel e seu portador poderiam facilmente ter caído nas mãos do inimigo durante a batalha. Por isso que a jornada até Mordor deveria ser feita em sigilo.
@@tiagobelottiAlém disso, as águias seriam suscetíveis ao poder do anel tanto quanto qualquer outra pessoa na Terra Média. Confiar o anel a uma criatura que é capaz de cobrir grandes distâncias rapidamente, evitando a maioria dos ataques terrestres, é bom se ela puder resistir, mas muito ruim se não puder. Tolkien mais ou menos deu a entender que Frodo estava destinado a ser o Portador do Anel e que ninguém mais poderia realmente carregar o fardo além dele.
Foi literalmente declarado e implícito várias vezes por Gandalf e outros que a discrição da localização do Anel é de extrema importância. Colocar seu suporte em uma águia é basicamente acender um farol que diz "Aqui está! Venha buscá-lo!" Sauron não tinha ideia de onde estava o anel. É por isso que ele foi pego completamente desprevenido quando detectou Frodo colocando-o dentro da Montanha da Perdição.
@@tiagobelotti A missão dependeria de furtividade. Voar com uma grande águia sobre as montanhas e entrar em Mordor não é furtividade. Eles provavelmente teriam sido notados antes mesmo de chegarem perto de Mordor, seja por espiões de Saruman ou Sauron, que também incluíam pássaros. Isso também significa que Sauron teria percebido imediatamente que eles pretendiam destruir o anel, caso contrário ele não contemplou isso até o fim.
Eles não poderiam voar sem oposição. Nazgul montando Fell Beasts seria uma ameaça e teria potencial para retomar o ringue. Arqueiros e outros soldados de Mordor também seriam um problema devido ao próximo ponto.
Eles não podiam simplesmente jogá-lo na caldeira. Teve que ser levado para Cracks of Doom, onde foi forjado. Isso significa que alguém teve que voar e desmontar e levá-lo até o solo, só que agora com as forças de Mordor em alerta total. Neste ponto, o próprio Sauron poderia tê-los confrontado ali para reivindicá-lo.
As águias não são apenas animais à disposição de Gandalf. Eles são semelhantes aos Maiar e não estão lá para resolver todos os problemas da Terra Média. Provavelmente nunca teriam concordado em carregar o anel ou seu portador. Sim, eles carregaram Bilbo e o anel durante a busca por Erebor, mas na época eles não sabiam disso.
O meu filme favorito de todos os tempos. Fui pro cinema sem saber nadica de nada da existência desse universo, o que foi melhor, já que a surpresa foi enorme. Eu não perdoo o Oscar por não ter dado o tanto de premiações que esse filme merecia (fizeram um mea culpa depois com O Retorno do Rei).
19:38: Das águias: nos livros, elas são capazes de se comunicar com os humanos e ficamos sabendo pelo Rei das Águias que elas não podem sobrevoar pelos domínios do inimigo, como em Mordor, nem em Kazad Dûm (devido à presença do Balhog), nem em Erebor, a Montanha Solitária (devido a presença do Smaug), pois a magia do inimigo é oposta à magia delas. No final, elas chegam à Mordor para salvar o Frodo, mas perceba que elas o fazem apenas depois que Sauron cai (mesma coisa em relação ao Smaug na Montanha Solitária). Portanto, ainda que possa ser chamado de facilitação narrativa, não há furo de roteiro em relação às águias nos livros. Quanto ao filme, sim, dá para dizer que há furo pois essa informação deveria estar inclusa no roteiro, independente da explicação existir nos livros, já que a maioria das pessoas não teve contato com o material original.
Obrigada André Gomes por patrocinar esse vídeo!!!!!!!!!!!!!!!
Cara que video sensacional, parabéns pelo trabalho, vc é um profissional incrivel.
Muitas bençâos pra vc.
A musica que toca no condado,citada em aproximados 7 minutos vídeo ,TBM toca no filme da vida de Thiago Belotti: CORAÇÃO VALENTE.
É A MESMA MÚSICA.
Confere lá.
🦅Resposta sobre as Águias não terem levado o Um Anel: ruclips.net/video/fPEW-iV8gqM/видео.htmlsi=OEYS0jjSQWYa3ZHP
Esses filmes foram um divisor de águas na minha vida. Já vi várias vezes as versões de cinema e as versões extendidas, já li os livros da trilogia e as outras obras do autor (O Hobbit e O Silmarillion, dentre outros) e são minhas obras favoritas. Ele abriu muitas portas para que eu me interessasse mais ainda por cultura pop, além de obras mais "cabeças". Sempre faço questão de curtir qualquer vídeo falando sobre essa assunto. Parabéns, Thiago 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Amei o vídeo, não acredito que você falou sobre senhor dos anéis minha saga favorita de livros e filmes. Em relação ao poder do um anel, excelente explicação que o cara dá no final do vídeo, e você mesmo já responde anteriormente. O poder do um anel é aumentar as capacidades já existentes do usuário, temos a impressão que o golkum não fica mais poderoso, mas sim ele fica, tem sua vida estendida ( muito estendida) porém ele se torna oque conhecemos , pois o anel o corrompe assim como faria com qualquer outro, mas por ele ser um hobbit resistiu por muito mais tempo até chegar naquele estado, temos a explicação do poder do anel na fala da Galadriel tb, ela disse para o frodo tudo que ela poderia se tornar utilizando ele, já que ela por si só é extremamente poderosa , e teria todas as suas qualidades buffadas , mas que com o tempo iria se corromper tb, por isso ela o nega. Excelente vídeo , ansiosos para o próximo
De vez em quando revejo a trilogia Senhor dos Anéis e O Hobbit (versões estendidas) também, são atemporais.
Quando saí do cinema, fui à livraria comprar o livro (com Gandalf, o cinzento na capa) porque fiquei na vontade de conhecer o resto da história até chegarem os próximos filmes.
Essa é a coleção especial da trilogia dos livros, capa icônica ✊🏻
Eu tenho a mesma edição.
Fiz a mesma coisa.
Fiz o mesmo
Amo esse canal. Em pleno fim de ano tendo a companhia dos vídeos
Segundo explicações que já vi em alguns canais, o Pode do Um Anel está ligado ao controle e à dominação, especificamente sobre os outros anéis de poder e, por consequência, sobre seus portadores.
Aqui estão alguns aspectos chave do poder do Um Anel:
Dominação e Controle: O Um Anel permite a Sauron controlar os outros Anéis de Poder (os Nove anéis dos Homens, os Sete anéis dos Anões, e os Três anéis dos Elfos) e, assim, os seus portadores. É um símbolo de seu desejo de dominar toda a Terra Média.
Aumentar o Poder de Sauron: Quando Sauron está em posse do Anel, ele se torna muito mais poderoso, quase invencível. O Anel contém uma parte significativa do poder e da essência de Sauron, o que o torna vital para sua força total.
Invisibilidade: Para qualquer mortal que use o Anel, ele concede invisibilidade. No entanto, isso não é um mero truque, mas sim um deslocamento para o mundo dos espectros, onde Sauron e os Nazgûl (os espectros do anel) têm mais influência.
Corrupção: O Anel tem um poder corruptor imenso. Ele influencia os pensamentos e desejos de quem o possui, inclinando-os ao mal e à ganância. Quanto mais tempo alguém possui o Anel, mais forte é essa influência.
Imortalidade Aparente: Enquanto um mortal possui o Anel, ele pode prolongar sua vida por períodos muito além do natural, como visto com Gollum e Bilbo. No entanto, isso vem ao custo da sanidade e da saúde mental.
Esses poderes tornam o Um Anel um objeto de imenso valor e perigo, sendo central para a trama de "O Senhor dos Anéis". A missão principal dos protagonistas é destruir o Anel, lançando-o nas chamas da Montanha da Perdição, onde foi forjado, para acabar com a ameaça de Sauron de uma vez por todas.
Eu sou tão viciado na trilogia que pelo menos uma vez por semana eu revejo algum. O filme é tão rico que ainda hoje, quando assisto, é possível perceber novos detalhes ou compreender melhor a história.
Eu também assisto essa trilogia todos os anos ❤😍 Eu já estava quase pra patronear essas críticas hahahaha obrigado Tiago.
Comecei a assistir o vídeo nesse minuto e ficarei xatiado se a nota não for dez. Te amo, Belotti.
Foi dez❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Legolas faz essa cara aos 18:05 porque ele esta confuso pensando na possibilidade do Gandalf ter morrido ou qualquer outra coisa, quando na verdade ele é um Maiar, um ser não mortal.
Muito bom seus videos brother. Big fan here.
Rachei com o Balrog do Street Fighter passando na tela 😆
Caramba, eu também assisto a essa trilogia uma vez por ano
Inclusive, assisti pela primeira vez este ano, há poucos dias, A Sociedade do Anel. Emocionante!
Muito legal ver essa crítica desse canal que é muito bom
Tiago, você continua se superando. Suas críticas são verdadeiras aulas sobre o cinema. Valeu!!!😊
O que pouca gente sabe, é que o SENHOR DOS ANÉIS é claramente inspirado na ópera épica "O Anel de Nibelungo" do famoso compositor alemão Richard Wagner.
Primeiro kkk Inscrito do canal desde 2014, continua com um grau de excelência absurdo. Parabéns Thiago!!
14:02 percebe-se que o roteiro preservou a musicalidade da escrita dos livros. Todo ano eu assisto novamente e percebo algo diferente. Obrigada a quem patrocinou a crítica!
Tem como não dar 10 para todos os 3 filmes? Que, inclusive, o meu preferido é "As duas torres".
Acho que As Duas Torres não ganha 10.
@@samuelaurelio3127provavelmente vai ganhar 11
Não sei se é por eu amar a trilogia mas foi o vídeo do canal que mais adorei ter visto! Dá para notar que foi apresentado com paixão...
Tiago, as águias são seres dos Valar (deuses da Terra-Média), especificamente do líder deles (Manwe). Após a queda de Morgoth, na primeira era, os Valar decidiram não intervir diretamente nos conflitos dos mortais/elfos. Apenas ajudaram em momentos pontuais e no envio dos 5 magos (nos filmes vemos apenas o Gandalf e o Saruman).
😅😅 mano a uns três dias atrás comecei a rever essa trilogia em bluray edição definitiva estendida aqui usando meu home theater novo. Parece até que combinamos😂😂. Por coincidência o seu canal solta uma crítica definitiva desses filme😂. Estou me divertindo revendo essa trilogia novamente. Já revi "Sociedade do Anel" e "As Duas Torres", agora vou finalizar nesse final de semana com "O Retorno do Rei". Essa edição em bluray tem muitos créditos bacanas, com cenas extras apresentados nos documentários. Parabéns para o canal, sacada muito boa de fazer essas críticas definitiva para a franquia O Senhor dos Anéis. Aguardo agora a crítica do segundo, As Duas Torres. Abraços.
@tiagobelotti no livro fica mais explícito que as aves espiãs estão por toda parte, e um dos pontos nevrálgicos em toda a saga é de que Sauron precisava acreditar que o anel e seu portador estavam indo para Minas Tirith, essa era a unica chance deles. A partir do momento em que o portador do anel fosse descoberto fora dessa rota, a intenção de destruir o anel seria revelada e se tornaria impossivel de entrar em Mordor e de não ter o anel tomado.
Adorei a vinheta nova de nota 10!
Nova vinheta para a Nota 10 bem inusitada, mas com o tempo acostuma e quase 60 produções analisadas nesse canal com esse mérito
SOBRE AS ÁGUIAS: no universo, elas são criaturas mágicas (no mesmo ranking do Gandolf, por exemplo) e tem vontade própria. Ou seja, não podem ser convocadas. Elas decidem salvar o Gandolf e também decidem intervir no momento que acham correto.
Exatamente.
Faz um vídeo sobre “A lista de Schindler” ❤
O quanto esperei por esta crítica, não está escrito.
Obg Thiago pela crítica, obg patrocinador , amo esse filme, assistir no cinema e foi grande impacto.
Rever a trilogia do anel todos os anos é de fato um prazer pra todos que amam cinema. Fico em choque quando leio no Twitter alguém dizer que dormiu assistindo,tipo: O QUE? 😮
O pessoal realmente não é fã de filmes longos, ainda que se trate de uma fantasia incrível como Senhor dos Anéis.
A música tema de Rohan é maravilhosa
Aragorn meu personagem favorito, Viggo Mortensen o melhor da série. A parte que ele luta contra os 9 Nazgul pra proteger os Hobbits foi pra conquistar a todos.
Das mulheres a minha favorita é a Miranda Otto como Eowyn, mas isso é coisa pra outro filme né, neste filme aí a Cate Blanchett está espetacular.
Sobre o anel ele só pode ser dominado pelo Sauron, ele colocou a sua vida e alma neste anel, enquanto o anel “viver” Sauron não morre, nas mãos dos outros o anel só leva destruição de si mesmo, voltando ao Sauron, o um anel lhe daria novamente forma física
Sobre as águias, como o filme é a jornada do herói, todos tinham que fazer por si. Na vida ninguém vive ou resolve os problemas por vc . Vc tem que vencer o seu próprio anel de Sauron. Cada um é o seu próprio Frodo e em algum momento da vida terá que levar o anel para a montanha da perdição e destrui-lo. O próprio Tolkien lutou em uma guerra e não teve facilidades, ele teve que fazer por ele. Ele e cada soldado que esteve com ele. Agora O poder do anel é a malícia de levar o portador a ou qualquer um a ir para a escuridão e se autodestruir. Corromper a pessoa, até que não haja mais um traço de bondade nela . E se Sauron conseguisse isso coom Gandalf, Aragorn, Sam , a Galadriel, etc... o mundo seria o próprio inferno. Esse anel é perigoso por isso. Porque todo mundo tem ego e não sabe lidar com ele. Onde os 7 pecados capitais e as paixões agem sobre os homens. Nós somos cada um desses personagens na nossa vida. E todos os dia nos temos que derrotar o um anel . Ameiii a sua crítica. Ja estou esperando as outras 😍😍😍😍
Melhor trilogia de filmes de todos os tempos!
Eu como fã da trilogia, vi meu filho tocar numa orquestra os temas dos filmes, foi surreal 🥰 muitas lágrimas 💦
Excelente review! Me deu vontade de rever essa pérola cinematográfica!
Pra quem gosta de apontar um detalhezinho que remete a outra obra (meme do DiCaprio): No prólogo de A Sociedade, o Peter Jackson mandou um "Kubrick Stare" na cena do Isildur na Montanha da Perdição, no momento em que ele sucumbe ao poder do Um Anel, algo como um alerta máximo de enlouquecimento e perigo, da mesma forma como Kubrick usou esse close em filmes como Full Metal Jacket, The Shinning e Clockwork Orange. Em O Retorno do Rei, o mesmo take é feito com Frodo, na mesma circunstância.
Obrigado ao patrocinador da critica, esse filme é perfeito. Assisti no cinema e na cena da morte do Boromir a sala foi a loucura 👊🏿👊🏿 jamais esquecerei aquela sensação.
A minha pergunta sempre foi sobre quando o anel decide abandonar o Gollum e no filme é mostrado o anel rolando pelas pedras, tipo. O anel saiu pulando, voou, criou um campo magnético?
E se ele pode fazer isso, por que não fez noutras oportunidades, saca?
Nos livros, o anel se adapta ao dedo, aumentando ou diminuindo (Bilbo e Frodo usam ele numa corrente por conta dele ter várias vezes "escorregado" de seus dedos) Gollum o perde depois de uma luta com um orque que ele mata para comer nos túneis. A ideia do anel era ser encontrado por um orque das montanhas, dominar sua mente e faze-lo o levar até Sauron. (Gollum era muito obstinado e possessivo, e não cedia a vontade do anel de sair das montanhas, Gollum só sai depois para procurar o anel) Só que acontece algo que nem o anel esperava, um hobbit passar por ali e o encontrar antes de algum orque. E para desalento do anel, Bilbo ainda era mais difícil de dominar que Gollum. "... Foi o evento mais estranho em toda a história do Anel até agora: a chegada de Bilbo bem naquela hora, pondo a mão sobre ele, às cegas, no escuro...quando o mestre do anel estava desperto outra vez, emitindo seu sombrio pensamento de Trevamata, o anel abandonou Gollum. Para ser apanhado pela pessoa mais improvável que se possa imaginar: Bilbo do Condado! Por trás disso havia outra coisa em ação, além de qualquer
intenção do artífice do Anel. Não posso expressá-lo mais simplesmente senão dizendo que Bilbo estava destinado a encontrar o Anel, e não por seu artífice. E nesse caso também você estava destinado a tê-lo. E esse pode ser um pensamento encorajador.” Gandalf - capítulo 2 a Sombra do Passado.
Tiago, sobre o poder do anel, até tem explicação nos textos extras, mas tanto pro livro quanto pro filme o que importa é que o Sauron retorna poderoso se tomar o anel e o anel corrompe quem o porta.
Meu filme preferido da Trilogia. Cheio de sequências emocionantes, excelentes atuações e construção de mundo. Esse filme me marcou para sempre!❤
Meu deus do céu obrigado a quem patrocinou essa crítica! Sinto que zerei a Internet agora 😍
Qual a opinião de vcs a cerca de alterações de coisas que não tem no livro? Por exemplo Arwen quando vem buscar o Frodo para levar a Valfenda. Sabemos bem que não foi ela...
Para quem é fã de Senhor dos Anéis ou HP e adora os livros, tenho uma recomendação ótima, O SENHOR DO TEMPO E O PASSATO DA MORTE, é da editora Viseu e tem na Amazon. Nossa muito bom mesmo o livro, pra quem curte muito HP e sempre está com aquela sensação do gostinho de quero mais é poxa já acabou, pega esse livro que vai valer a leitura. Achei que vale muito a pena.
Estou pensando no Mel Brooks, no seu melhor nos anos 70, fazendo a paródia dos Senhor dos Anéis... 😂
Maravilha de vídeo, Tiago!
Assisti na pré-estreia aos 15 anos. Nunca vou esquecer a cena do Balrog. Espetacular.
O mundo mudou...
Que começo de filme senhoras e senhores. 👏👏👏
Adoro o jeito que o Peter Jackson faz os cortes do filme indo de uma cena calma para uma cena mais pesada de uma maneira fluída e vice-versa, essas cenas crescem na tela e viram algo assustador, mas a cena se desenrola de maneira natural e a musica contribui muito pra isso. Sensacional.
Uma das cenas que dá arrepio é quando o Legolas diz pro Boromir você lhe deve obediência, e aí todos que não sabiam ficam com aquela sensação de estarem diante do rei. No cinema foi foda
Essa trilogia sem sobra de duvida é patrimônio universal da cultura. E algo q transcende as eras. Assiste recentemente com minha filha de 10 nos pela primeira vez dela e ela simplesmente amou.