Em O Livro dos Espiritos, cap.8 - Emancipação da Alma, Kardec fala sobre as DIVERSAS SITUAÇÕES/CONDIÇÕES em que ocorre o fenômeno da EMANCIPAÇÃO DA ALMA. As referidos são: 1 - O SONO E OS SONHOS. 2 - A TRASMISSÃO OCULTA DO PENSAMENTO. 3 -LETARGIA, CATALEPSIA E MORTES APARENTES. 4 - SONAMBULISMO. 5 - DUPLA VISTA. 6 - EXTASE. 7 - BICORPOREIDADE E TRANSFIGURAÇÃO. Podemos constatar que são varios os fenômenos resultante do processo da Emanciapação da Alma, e que o O Sono e os Sonhos é tão somente um desses fenômenos. Kardec chega a dizer que a Emancipação da Alma que se opera no SONAMBULISMO é mais intensa e completa da que se opera no SONO NATURAL. E que a Emancipação que ocorre no ÊXTASE é ainda mais intensa e precisa do que a que ocorre no Sono Natural e no Sonambulismo. Nos estados de SONO, LETARGIA, CATALEPSIA, SONAMBULISMO e EXTASE verifica-se que o corpo fisico encontra-se em uma condição diferenciada da condição de vigília. E nestas condições o Espirito pode estar emancipado do corpo em diferentres gradações, podendo ou não recordar-se dos fatos ocorridos ao retomar o corpo físico. Em sua segunda obra - Instruções Práticas sobre as Manifestações Espíritas 1858 - , Karedec apresenta as varias definições sobre os diferente fenomenos em q ocorre a EMANCIPAÇÃO DA ALMA: - SONHO - é o Efeito da emancipação da alma durante o sono. Quando os sentidos estão entorpecidos, os laços que unem alma e corpo se afrouxam; - VISTA (SEGUNDA) - Efeito da emancipação da alma, que se manifesta em estado de vigília. - SONILOQUIA - do lat. somnus, o sono e loqui, falar. Estado de emancipação da alma, intermediário entre o sonho e o sonambulismo natural. Os que falam dormindo são soníloquos. - SONAMBULISMO - do lat. somnus, o sono e ambulare, andar, passear. Estado de emancipação da alma mais completo do que no sonho. - ÊXTASE - do. gr. ekstasis, transbordamento do Espírito, do verbo existemi, ferir a admiração. Paroxismo (culminancia) da emancipação da alma durante a vida corpórea, de onde resulta a suspensão momentânea das faculdades perceptivas e sensitivas dos órgãos.
Há 3 teorias que concorrem para a explicação dos sonhos. A "Teoria Psicológica", a "Teoria Fisiológica" e a A TEORIA ESPÍRITA DOS SONHOS q veremos a seguir: Os sonhos são as LEMBRANÇAS das *atividades que o espírito realizou durante o SONO. O Sonho é um dos efeitos da Emancipação da Alma. Quando dormimos o corpo repousa, mas o espírito continua ativo e atuante (Livro dos Espíritos 401 e 402). Tais *atividades são, basicamente, de 2 natureza: 1 - Atividades q oocorrem no campo mental. Tambem chamada de SONHO CEREBRAL. 2 - Atividades de INTERCAMBIO ou de relações com o meio -, também chamadas de Desdobramento; Viagem Astral; Projeção do duplo etéreo ou da consciência... As atividades "MENTAIS" (SONHO CEREBRAL) são as ações do tipo: Criações Mentais (ideoplastias); Imaginações; Fantasias; preocupações; Desejos; Lembranças de coisas do dia a dia; fragmentos de lembranças de existências passadas e atual ; imagens associadas a estímulos orgânicos(internos), estímulos externos e estímulos provocados pelo processo de “saída” e “entrada” do espírito no corpo físico; sugestões; hipnoses e Conteúdos que afloram do inconsciente para o consciente... As atividades de "INTERCAMBIO, “popularmente conhecida por DESDOBRAMENTO, PROJEÇÃO, SAIDA DO CORPO..etc. são aquelas em que o espírito passa a manter relações com outros espíritos e com as coisas da dimensão espiritual. Quando conseguem recordar de tais atividades relatam tratar-se de experiencia marcante, emocionante, com imagens intensas, reais, coloridas com diálogos coerentes e em um contexto lógico. Conclusões: Quando alguém diz: “Eu tive um sonho”, na verdade esta dizendo: “Eu me RECORDO, eu me LEMBRO... das atividades que realizei durante o SONO desta noite. Basicamente esta dizendo isso! Geralmente não nos lembramos de tais atividades, especialmente aquelas em que o processo de emancipação da alma permite um afastamento consideravel em relação ao corpo fisico. Não nos lembramos com facilidade pq trata-se de experiencias registradas pelo "cérebro espiritual" e não pelo "cérebro físico". Além do mais, o cérebro fisico não comportaria receber e acumular tantas informações. Por esse motivo, a maioria dos sonhos é composto por uma mistura de vários tipos de imagens e informações que se organizam de forma aleatória, resultando nos sonhos bizarros. Ou seja, a maioria dos sonhos são "SONHO MISTOS": uma lembrança que constitui-se na MISTURA das 2 categoria de atividades relatadas acima. Por isso, somente você é capaz de interpretar os seus sonhos com segurança e precisão, salvo raríssimas exceções. Para melhor compreender e interpretar o seus sonhos primeiro você deverá tentar distinguir a qual categorias ele pertence: ATIVIDADE MENTAL ou DESDOBRAMENTO? “Procurai distinguir bem essas duas espécies de sonho, dentre os que vos lembrais, sem isso caireis em contradições e erros...” Allan Kardec, Livro dos Espíritos - questão 402
Sonhjei q fui ajudar. Pessoas. Em um lugar...qdo. Despertei. Do. Nada. E. Ouvi uma voz dizendo: CHEGAMOS. Seria um. Espiritp. Q. Me troixe? Existe isso?
Eu sempre lembro quando acordo o que ocorreu comigo durante os desdobramentos q convivo, existem experiências q vivi a muito tempo e lembro até hoje
Em O Livro dos Espiritos, cap.8 - Emancipação da Alma, Kardec fala sobre as DIVERSAS SITUAÇÕES/CONDIÇÕES em que ocorre o fenômeno da EMANCIPAÇÃO DA ALMA. As referidos são:
1 - O SONO E OS SONHOS. 2 - A TRASMISSÃO OCULTA DO PENSAMENTO. 3 -LETARGIA, CATALEPSIA E MORTES APARENTES. 4 - SONAMBULISMO. 5 - DUPLA VISTA. 6 - EXTASE. 7 - BICORPOREIDADE E TRANSFIGURAÇÃO.
Podemos constatar que são varios os fenômenos resultante do processo da Emanciapação da Alma, e que o O Sono e os Sonhos é tão somente um desses fenômenos.
Kardec chega a dizer que a Emancipação da Alma que se opera no SONAMBULISMO é mais intensa e completa da que se opera no SONO NATURAL. E que a Emancipação que ocorre no ÊXTASE é ainda mais intensa e precisa do que a que ocorre no Sono Natural e no Sonambulismo.
Nos estados de SONO, LETARGIA, CATALEPSIA, SONAMBULISMO e EXTASE verifica-se que o corpo fisico encontra-se em uma condição diferenciada da condição de vigília. E nestas condições o Espirito pode estar emancipado do corpo em diferentres gradações, podendo ou não recordar-se dos fatos ocorridos ao retomar o corpo físico.
Em sua segunda obra - Instruções Práticas sobre as Manifestações Espíritas 1858 - , Karedec apresenta as varias definições sobre os diferente fenomenos em q ocorre a EMANCIPAÇÃO DA ALMA:
- SONHO - é o Efeito da emancipação da alma durante o sono. Quando os sentidos estão entorpecidos, os laços que unem alma e corpo se afrouxam;
- VISTA (SEGUNDA) - Efeito da emancipação da alma, que se manifesta em estado de vigília.
- SONILOQUIA - do lat. somnus, o sono e loqui, falar. Estado de emancipação da alma, intermediário entre o sonho e o sonambulismo natural. Os que falam dormindo são soníloquos.
- SONAMBULISMO - do lat. somnus, o sono e ambulare, andar, passear. Estado de emancipação da alma mais completo do que no sonho.
- ÊXTASE - do. gr. ekstasis, transbordamento do Espírito, do verbo existemi, ferir a admiração. Paroxismo (culminancia) da emancipação da alma durante a vida corpórea, de onde resulta a suspensão momentânea das faculdades perceptivas e sensitivas dos órgãos.
Há 3 teorias que concorrem para a explicação dos sonhos. A "Teoria Psicológica", a "Teoria Fisiológica" e a
A TEORIA ESPÍRITA DOS SONHOS q veremos a seguir:
Os sonhos são as LEMBRANÇAS das *atividades que o espírito realizou durante o SONO. O Sonho é um dos efeitos da Emancipação da Alma. Quando dormimos o corpo repousa, mas o espírito continua ativo e atuante (Livro dos Espíritos 401 e 402). Tais *atividades são, basicamente, de 2 natureza:
1 - Atividades q oocorrem no campo mental. Tambem chamada de SONHO CEREBRAL.
2 - Atividades de INTERCAMBIO ou de relações com o meio -, também chamadas de Desdobramento; Viagem Astral; Projeção do duplo etéreo ou da consciência...
As atividades "MENTAIS" (SONHO CEREBRAL) são as ações do tipo:
Criações Mentais (ideoplastias); Imaginações; Fantasias; preocupações; Desejos; Lembranças de coisas do dia a dia; fragmentos de lembranças de existências passadas e atual ; imagens associadas a estímulos orgânicos(internos), estímulos externos e estímulos provocados pelo processo de “saída” e “entrada” do espírito no corpo físico; sugestões; hipnoses e Conteúdos que afloram do inconsciente para o consciente...
As atividades de "INTERCAMBIO, “popularmente conhecida por DESDOBRAMENTO, PROJEÇÃO, SAIDA DO CORPO..etc. são aquelas em que o espírito passa a manter relações com outros espíritos e com as coisas da dimensão espiritual. Quando conseguem recordar de tais atividades relatam tratar-se de experiencia marcante, emocionante, com imagens intensas, reais, coloridas com diálogos coerentes e em um contexto lógico.
Conclusões:
Quando alguém diz: “Eu tive um sonho”, na verdade esta dizendo: “Eu me RECORDO, eu me LEMBRO... das atividades que realizei durante o SONO desta noite. Basicamente esta dizendo isso!
Geralmente não nos lembramos de tais atividades, especialmente aquelas em que o processo de emancipação da alma permite um afastamento consideravel em relação ao corpo fisico. Não nos lembramos com facilidade pq trata-se de experiencias registradas pelo "cérebro espiritual" e não pelo "cérebro físico". Além do mais, o cérebro fisico não comportaria receber e acumular tantas informações.
Por esse motivo, a maioria dos sonhos é composto por uma mistura de vários tipos de imagens e informações que se organizam de forma aleatória, resultando nos sonhos bizarros. Ou seja, a maioria dos sonhos são "SONHO MISTOS": uma lembrança que constitui-se na MISTURA das 2 categoria de atividades relatadas acima. Por isso, somente você é capaz de interpretar os seus sonhos com segurança e precisão, salvo raríssimas exceções.
Para melhor compreender e interpretar o seus sonhos primeiro você deverá tentar distinguir a qual categorias ele pertence: ATIVIDADE MENTAL ou DESDOBRAMENTO?
“Procurai distinguir bem essas duas espécies de sonho, dentre os que vos lembrais, sem isso caireis em contradições e erros...” Allan Kardec, Livro dos Espíritos - questão 402
Sonhjei q fui ajudar. Pessoas. Em um lugar...qdo. Despertei. Do. Nada. E. Ouvi uma voz dizendo: CHEGAMOS. Seria um. Espiritp. Q. Me troixe? Existe isso?