Como Ensinar a Jogar Boardgames
HTML-код
- Опубликовано: 8 фев 2025
- Apóie o Fazendo Nerdice!
apoia.se/fazen...
Siga-me nas redes sociais!
Twitter: @Fazendo_Nerdice
Instagram: fazendo_nerdice
Se quiser me enviar um presente, mande pra:
Caixa Postal 81409 CEP 04273-970
Arte de thumbnail feitas por: letsongakemi
SENSACIONAL!!! ISSO NÃO FOI UM VÍDEO, ISSO FOI UMA AULA. IMENSAMENTE AGRADECIDO! TUDO FOI DEVIDAMENTE COMPREENDIDO E ANOTADO. NA VERDADE O JACK FICARIA ORGULHOSO AO VER QUE MAIS UM COMPANHEIRO DE HOBBY, CUMPRIU O TRABALHO COM GRANDE SUCESSO E PROPRIEDADE NO ASSUNTO. THANKS BRO!
Só pra constar: vídeo upado com o suor do 4G!
Quando tu vier em Belo Horizonte e ir no Fantasy Bar e Jogos vai conhecer a galera que resolveu encarar isso de ensinar jogos da maneira mais rápida e eficiente possível, é basicamente o plot do negócio deles.
ele ta em bh
Último lugar onde imaginei ser o meu mano Jason
A funtasy é fenomenal
Carai conta mais
Como se fosse o único lugar do mundo com essa proposta XD
Ludus em São Paulo faz isso há anos e anos. Encounter também, enfim...
Elba, dá uma olhada no canal do Rafael Studart - De Quem é a Vez?
Acho que ele teve uma sacada muito boa no que se trata da gravação de partidas de boardgame, talvez te ajude.
Eu trabalhei como explicador de jogos por um tempo e concordo em absolutamente tudo q vc falou, fazendo somente uma adição (que poderia ficar ali entre a regra 2 e a 3): NUNCA, NUNCA, NUNCA MESMO diga que alguma coisa é "fácil" ou "simples" do jogo. Eu sempre evito esses adjetivos em minhas explicações pra justamente não trazer frustração e/ou impedir alguém de fazer perguntas e entender o jogo.
nossa, essa é boa, mesmo!
Elba é bom mesmo. Vídeo sobre boardgame, e uma senhora aula sobre didática, sobre oratória e gestão de grupos. Ah as camadas dos vídeos do Elba sempre são de explodir a cabeça!
Ia falar isso, o Elba ta falando de boardgame ou ensinando pedagogia? A resposta é: sim.
@@tendinietzscheMTG é surreal! E nessa ainda de abordar com temáticas já de interesse dos jogadores, total método Paulo Freire. Bravíssimo!!!
Hasbro: vc estão jogando errado.
Comunidade: vcs produzem o jogo, a gente cuida das regras. Kkkkkkk
Eu precisava desse vídeo a 1 ano atrás, e acho que para todos os iniciantes no hobby ele vai ser incrível, parabéns mesmo Elba!!
Elba faz como antes indicas jogos, comecei nesse robe e comprei Pandemic e carcassone depois de ver seus vídeos do mesmo, Hoje já tenho uma coleção legal mas foi com seus vídeos que comecei a dar mais valor a essa área. Obrigado😁
Excelente vídeo! 😉 Bora jogar qualquer dia desses. Mandou muito bem.
Adoraria! Me manda uma mensagem no Twitter ou no email que tá na aba Sobre aqui no canal que marcamos!
O encontro de milhões dois mitos na área
@@FazendoNerdice Continue APOIANDO o CANAL para deixar nosso AMIGO MAIS RICO
Sempre que eu jogo The Resistance com jogadores novos, eu faço uma rodada do ritual com as cartas abertas pra garantir que todo mundo entendeu como funciona. Assim tem bem menos chance de dar errado durante o jogo de verdade, já que nesse jogo se alguém sabe mais ou menos do que deveria e só se descobre depois, isso num geral acaba estragando muito a experiencia.
uma parada que aprendi trabalhando na área de vendas: PASSE CONFIANÇA NO QUE VC FALA, POR MAIS QUE ESTEJA ERRADO, AINDA ASSIM É MELHOR DO QUE FALAR O CERTO PASSANDO UMA IMPRESSÃO DE INSEGURANÇA PRO CLIENTE!!!
Se estiver errado, vc pede desculpas e consegue contornar a situação, agr se vc fala o correto SEM CONFIANÇA, o cliente não vai acreditar em vc...
Parabéns pelo tópico e principalmente pela forma adotada para explicar o tema..espero que venha mais sobre boardgames..afinal além de divertir tem vários benefícios..
Primeiramente meus parabéns pelo vídeo Elba
Gosto muito dos seus vídeos de boardgame , pois foi por causa deles que eu me interessei pela área... principalmente por causa do vídeo "Top 10 Jogos de Tabuleiro de Entrada" , naquele vídeo acabei me interessando por Stone age ( porque amo jogos civilization e Age of empires ... ) , e por causa de buscar mais conteúdo sobre aquele boardgame , me fez conhecer outros tão incríveis quanto.
Novamente agradeço Elba pelos vídeos!
Continue APOIANDO o CANAL para deixar nosso AMIGO MAIS RICO !!!
Tenho um primo e sempre q vou na casa dele tem um jogo novo e ele é mestre em ensinar, tem muita paciência e sempre sabe muito sobre o jogo.
Sou professor de idiomas e esse vídeo é estranhamente muito bom para professores iniciantes para entender como ensinar e como deixar suas matérias mais interessantes
Com relação a jogadores iniciantes e formação de grupos, após quase dez anos no hobby hoje afirmo com tranquilidade: é muito menos trabalhoso e mais frutífero buscar novas amizades com gente que já tem o mesmo nível de interesse que você do que tentar evangelizar seus amigos a ficarem malucos por board game. É claro que isso não se aplica a todas as localidades, mas pelo menos em grandes capitais é muito viável.
Baita aula introdutória de didática, Elba. Curti bastante. Pessoal da licenciatura se identificou muito. Eu, pelo menos, me identifiquei.
eu constantemente pensando "e se eu mandasse esse video pros meus professores da faculdade"
Uma outra dica. Se você vai jogar um jogo competitivo pela primeira vez com quem nunca jogou, não jogue para ganhar, jogue para dar show. Faça jogadas ousadas, diferentes e divertidas, mesmo que vá te deixar para trás, para os outros jogadores verem o que é possível de ser feito.
Muito bom seu ponto! Inclusive, isso quase me afastou de jogar Magic, pois eu estava inserido em grupo onde, quando eu ia aprender junto com um amigo, outros dois amigos que estavam "ensinando", acabavam querendo competir entre eles - através da nossa partida - e a experiência ficou algo complexo e chato. Era para ser uma partida divertida, aprender o básico do game e acabou se tornando algo complexo que me fez evitar jogar Magic sem ser online.
Se você está ensinando um jogo competitivo e você ganha a partida, você perdeu a partida.
Gosto de ser o cara que compra os jogos, aprende e ensina as regras.
Costumo fazer da forma que vc sugeriu Elba, leio o manual, jogo algumas etapas sozinho fazendo o papel dos demais jogadores e com exceção dos party games, prefiro depois da explicação das regras jogar uma volta na mesa pra galera entender e tirar dúvidas da teoria na prática.
Sugerir quanto tempo leva a explicação das regras tbm é importante e mais ainda adequar os jogos com o perfil dos jogadores.
Reler o manual depois da(s) primeira(s) partidas tbm ajuda muito a jogar certo nas próximas.
Perfeito o vídeo de hj, parabéns.
De quebra: Um excelente vídeo sobre oratória e como o Elba organiza seus tópicos e fala hehe
Que vídeo bom Elba! Deu pra entender pq alguns jogos simplesmente não é compatíveis com alguns círculos de amigos meus, valeu!
Que tema! Pausei o video no inicio pois achei o tema interessante, e, enquanto o Elba conversa sobre o fato da dificuldade de juntar amigos e tentar fazê-los jogar, me lembro que sempre tive essa dificuldade até com videogames, por este motivo que sempre dei ênfase em adquirir coisas com uma experiência single-player. Afinal, é muito mais fácil você chamar um amigo para, sei lá, jogar umas partidas de x jogo de luta (me recuso a jogar futebol) enquanto conversam do que tentar zerar um jogo longo com história, mecânicas, ...
Enfim, apenas compartilhando um pouco de minha experiência.
seus vídeos são feras manoo, o tempo voa assistindo.
Cliquei em um vídeo sobre boardgames, e ganhei também uma aula sobre boa práticas em relações interpessoais, win win
Excelente vídeo! Eu sou a pessoa que possui os jogos e explica, e ao longo dos anos fui desenvolvendo técnicas de explicação, muita coisa bate com o que disse, por exemplo, eu tenho mesas com players que já jogam jogos complexos que a explicação é diferente de pessoas que tem pouca experiência. Precisei desenvolver um "fluxo" que faz sentido na cabeça das pessoas, e para isso primeiro vejo algum vídeo de regras, depois leio o manual, depois crio um passo a passo da ordem que vou explicar
muitooo bom kra... eu e um amigo promovemos jogatinas na minha loja nos fim de semana aqui na cidade, isso vai me ajudar muuuuito vlw mesmo elba
Eu vou me lembrar desse video não só para jogos de tabuleiro, mas para ensinar outras coisas também.
Vídeo incrível, as dicas funcionam muito bem com outras coisas, como rpgs de mesa.
Muito obrigado Elba, já cometi muito esse erro de aprender a jogar junto com o pessoal. Agora compreendo que o erro foi meu daquele bom jogo não ser mais requisitado.
Excelente dicas! 😁
Sobre a parte de não consultar o manual durante a explicação, eu posso dizer que concordo e sempre evito, mas esquecer é inevitável. As vezes você não teve todo o tempo para se preparar ou as vezes só esqueceu mesmo. Nesses casos, eu recomendo deixar as consultas para o final da explicação sempre que possível. Por exemplo, você não lembra a conversão de dinheiro para pontos que ocorre no final da partida, você pode dizer "dinheiro vale pontos de vítória no final, não lembro se é 3 para 1 ou 5 para 1, no final da explicação eu confirmo. Agora...".
Troca "jogo" por "sua dissertação/tese" e Elba acabou de te preparar pra comunicar sua pesquisa melhor que boa parte dos orientadores por ai! Na real, troca "jogo" por qualquer outra coisa e você vai ser um educador bem melhor de modo geral, hahahahaha
Muito bom Elba! Adoraria ver mais conteúdo de Boardgames no Canal
O que mais me impressiona é conseguir encontrar mais 3 adultos que topam se encontrar pra jogar uma noite de jogos
Opa! Blz?
Ali por volta dos 24min vc fala sobre chamar os jogadores por seus nomes... Eu 'mestro' RPG de mesa e realmente da um efeito diferente. Como eu narro online para pessoas da comunidade do rpg eu sempre procuro perguntar o nome ja na primeira interação com a pessoa. (As vezes eu tbm chamo pelo nome dos personagens, como é um jogo de interpretação, tbm acho q ajuda ela a se atentar em quem ela é naquele momento pelo menos).
Esse lance ai do 'jogar um turno valendo nada' também achei super interessante e da pra aplicar numa sessão zero de rpg tbm (Se o mestre e o grupo tiver de acordo claro). Do tipo, não cobrar slots ou mana, e no final dessa sessão zero restaurar todo o PV caso tenha perdido. Vou aplicar isso em minha próxima mesa. Acredito que isso ajude a jogadores novos se arriscarem mais e testar mais as mecânicas do sistema.
Mais ou menos em 27:30 sobre quando duas pessoas sabem sobre as regras e ambas tentam explicar, é bem como você disse "é meio merda" kkkk pior sensação do mundo. Mas tem que manter o respeito e tentar contornar a situação sem sem rude, fazer o que...
Essa dica de nomear o player que sabe as regras como comissário é muuuito incrível, sem palavras. As vezes passo por situações onde um jogador faz uma pergunta pro mestre, que sou eu, e outro player se atravessa a responder kkkk. Vou tentar aplicar essa estratégia do comissário para ver se resolve.
Enfim, vídeo excelente e continua super atualizado e informativo! Abraço.
Acho que isso acabou sendo uma aula de oratória kkk, ótimo vídeo!
Eu tô vendo esse vídeo e sentindo um ar de aula sobre como falar em público e ensinar outras pessoas, deu pra aprender coisas muito boas
Não pô, nada disso. Aqui no Fazendo Nerdice somos diretos e objetivos. Se o vídeo é sobre ensinar boardgame, ele só serve pra ensinar boardgame e quem não se interessa por boardgames nunca tirará proveito dele.
@@FazendoNerdice é absurdamente difícil de definir o que é sarcasmo ou não na internet mds skjddjjssjsjjs
Valeu pelas dicas cara tô aplicando nas reuniões da empresa onde trabalho e já recebi vários comentários positivos
Elbinha, Seu lindo! Eu estou tentando introduzir essa cultura de board games na minha família e amigos! E esse vídeo caiu como uma luva!!
Você teria alguma lista de jogos bons justamente para começar a evangelizar um ciclo social?
Abraços
Tenho, tem um top 10 jogos de entrada aqui no canal!
@@FazendoNerdice Perfeito! Vou ver, obrigado!
Fale mais sobre board games sim que irei curtir mto ! Ótimo vídeo!
Como desenvolvedor de jogos de tabuleiro, acrescento que além de todas essas dicas serem super válidas, vão além de só explicar as regras pros camaradas. Todos os manuais que escrevi até hoje levei tudo isso aí em consideração e me ajuda MUITO! Além disso, eu sou do time que explica o objetivo logo depois daquela introdução do "o que vc é, o q vc faz e pq é divertido". Norteio sempre a explicação da "parte mais chata" das mecânicas pensando no que movimento x ou y vai ajudar o jogador a chegar naquele objetivo que eu expliquei lá desde o começo.
(Achei engraçado que vários dos jogos citados, quando apareciam as caixas, apareciam a caixa da expansão e não do jogo em si hahahahahaha)
No mais, seria ÓTEMO ver mais conteúdo de BG aqui
Você está dizendo que quando você está explicando as regras você explica macetes de como jogar bem?
Isso é indicado para todos os jogos? Ou haveria jogos onde é melhor manter a surpresa, permitindo que os jogadores descubram a lógica (malícia) do jogo durante a partida?
Isso pode parecer estranho. Mas penso que se as regras forem simples e se os jogadores entenderam muito bem o objetivo do jogo (a narrativa) e suas mecânicas, eles podem descobrir como articulá-las durante o jogo, sem receber dicas previamente.
Talvez esse meu raciocínio esteja muito condicionado pela minha experiência quase exclusiva com jogos abstratos. 😄
@@hudsonmoraes1261 Não necessariamente malícias ou macetes, mas jogos mais complexos, com sistemas intricados de pontos, possuem ações que podem parecer contra-intuitivas sem um contexto, então nesses momentos eu solto um "por que você iria querer fazer isso? Porque isso ajuda a te dar vantagem dessa forma". Funciona bem também como uma ponte quando há um sistema de ações interligados, então você pode explicar todo esse sistema de uma vez só. A parte das malícias da estratégia eu prefiro deixar as pessoas descobrirem pq (pelo menos na minha opinião) não tem nada mais chato que, durante a jogatina, fique alguém criticando as jogadas dos outros dizendo "ah, eu teria feito melhor" ou "pq vc n faz assim?" Deixar os jogadores livres para tomarem suas decisões (e se sentirem responsáveis pelas vitórias ou aprenderem com as derrotas) é parte essencial da diversão da jogatina
Entendi.
Uma sugestão talvez difícil, top 3 de jogos de tabuleiros de acordo com o número de jogadores.
Os 3 melhores pra 3 pessoas.
Os 3 melhores pra 4.
Os 3 melhores pra 5 ou mais.
Que as vezes até tenho vontade de jogar, mas não tenho tanta gente disposta pra jogar junto.
Excelente vídeo. Já cometi todos esses erros e arruinei a jogatina de jogos que eu gosto pra caramba kkkkkkkkkkkkkkkk muito broxante ter que puxar o manual no meio da partida pra tirar uma dúvida
Quem nunca?
Queria jogar uma partida de qualquer jogo médio pra alto em complexidade com esse cara e ver se ele faz tudo isso, porque diz que não precisa decorar o manual, mas também não pode esquecer do que leu, não pode consultar e ele mesmo travou em um momento do vídeo e teve que mudar o exemplo.
Minha técnica favorita pra ensinar é dizer o objetivo e botar pra jogar, ir ensinando enquanto joga poupa tempo e é mais fácil pq aprender fazendo não tem "erro" sempre funciona.
Depende muito do jogo, né? Jogos mais complexos e/ou com múltiplas variáveis secretas não dá pra fazer assim!
Estar na casa da avó e chamar os primos pra jogar um boardgame .... Aaaaaa anos 90 ❤️
imagina ensinar alguem a jogar warhammer tem um livro de 300 paginas de regras gerais e mais 1 ou 2 livros para cada raça, q são extremamentes importantes pra conseguir começar a jogar, to a 2 anos aprendendo ainda
Fala ae Elba, poderia recomendar bons jogos de mistérios? quero começar nos boardgames e esse assunto que me interessa. ótimo video.
Tem um jogo novo da Galápagos chamado Detective que é MUITO bom, MUITO difícil, e só dá pra jogar uma vez (afinal, uma vez descoberto o mistério, não dá pra "descobrir" de novo) Não confundir com o antigo Detetive, da Estrela! Os Exit, da Devir, são muito legais também, mas esses no processo de descobrir o mistério você rasga e amassa componentes, então são descartáveis. E eu estou esperando que chegue em casa o Sherlock Holmes Consulting Detective pra fazer uma review!
Engraçado foi a analogia de aprender a jogar magic com commander, pois eu aprendi assim e até hoje só jogo commander kkk, é difícil
Somos 2 :)
As duas coisas que tenho sempre em mente quando explico meus jogos é:
1 - Resumir o que eu disse depois de cada seção. Explico as regras detalhadas e depois digo tipo "enfim, vamoa fazer essas ações pra juntar esses recursos e construir as casas", pra sempre relembrar o objetivo daquelas regras.
2 - Não comentar sobre exceções e regras desnecessárias. Ok, se a carta do gato sair enquanto estivermos na fase 3 e o dado tiver saido 2 eu viro essa carta pro lado, mas eu isso não vai fazer diferença pra começarmos a jogar e eu vou poder intervir quando isso acontecer. Então, tento manter só as regras necessárias pra começar a jogar o mais rápido possível. As vezes acontece de eu dizer uma regra no meio do jogo e a pessoa falar "ahhh, vc ta colocando regra no meio", mas prefiro que isso aconteça do que socar muitas regras desnecessárias no começo, o que pode assustar a pessoa.
Tem um jogo que eu tive muitos anos atrás, acho que era scotland yard que no manual ensinava o jogador a apresentar o jogo e as regras para os outros jogadores quase como se em toda partida fosse parte do jogo apresentar o jogo e suas regras. não tenho certeza se era scotland yard.
Eu mudo algumas regras em vários jogos aqui que jogamos até mesmo clássicos, devido a eu achar que seria melhor assim, ou de outro jeito... e aqui pelo menos todo mundo gosta... por exemplo, grand austria, fazemos as rodadas duas vezes pois é muito gostoso, mas acaba rápido.... daí fazemos rounds dobrados.
Anotando as dicas para a próxima sessão aqui em casa 😆
Em todos esses anos nesta indústria vital, essa é primeira vez que o Elba menciona que tem uma sogra!
Rapaz, dependendo do jogo( ainda mais uno, jogo da vida, banco imobiliário) o que é soberano são house rules, além de n parecer um chato, eu sempre peço pra glr explicar como jogam de acordo com o jeito deles, o que aconteceu foi ter de um épico total war no war (hue) e uma partida de uno épica de 5 horas, igualmente d&d, se a glr concorda com as regras da casa, board game é td de bom
O que gosto muito, é ler o manual enquanto acompanho um vídeo de alguém ensinando a jogar o jogo
Exemplo:
Fulano ensina que a peça amarela é pra botar na área azul, daí eu olho o manual e entendo, ok, essa parte do manual fala isso, leio a parte e acompanho depois com o vídeo os detalhes.
Engraçado q nas vezes que eu joguei jogos q eu já conhecia, enquanto meus amigos explicavam as regras e objetivos eu instintivamente assumia o papel de comissário kkkkk sempre achei que fosse o natural de se fazer
Agora o próximo passo é vc fazer um vídeo explicndo (sem entrar muito em mecanica) o que são todos esses board games que vc mencionou. =D
Passei o mesmo problema com o Gloomhaven...joguei 3x e hj nao tenho nenhuma paciencia pra montar tudo, apesar do jogo ser sem duvida um dos melhores que ja joguei. Uma "soluçao" que resolve tanto o problema do setup como a parte financeira (pois eh bem mais barato) eh pegar o Gloomhave: Jaws of the Lion. Eh um stand alone em versao menor e um pouco mais simples, pois acrescenta as mecanicas gradualmente. Custa menos da metade do preco, a caixa eh mto menor e os cenarios sao impressos em paginas de um caderno, nao precisa montar nada. Eu e meu grupo jogamos uns 11 ou 12 cenarios dele ja.
Maldito Elba e seu conteúdo de extrema qualidade.
a uns 20anos atras eu lembro de ter ganhado um Uno que veio dos EUA e na epoca não achava aqui no Brasil e a lembrança que eu tenho é que nas regras era permitido +2 em +2 e +4 em +4 mas nao podia misturar 2 e 4, tanto que até hoje eu nem entro nas mesas que jogam valendo isso porque minha lembrança era jogar com as regras ingles originais semanalmente na infancia
mas sei lá se é só delirio coletiivo ou se essas regras existiram mesmo e talvez de pra encontrar na internet hehehheeh
11:24 eu fico surpreso do Elba se quer cogitar a possibilidade, de chamar 4+ pessoas pra "assistir um vídeo de RUclips" como eufemismo pra dar uns amassos em todos ao mesmo tempo kkkk
o polygon tem uma serie de jogos de tabuleiro, deve dar um trabalho pra editar o video, pq eles poe graficos pra facilitar o entendimento da audiencia
Que vídeo sensacional elba parabéns de verdade
Gente, só eu tenho prazer em ler o manual? kkkk sempre gostei e ainda gosto!
Tentativa de adivinhar o nome do Elba número 9: Baltazar.
Berinaldo Astolfo
O nome dele é Victor
Elba, faz um vídeo sobre oratória e comunicação
video aula de 9 min: meee
elba por 2 hrs: tamo focado vai la
Faz mais vídeos sobre Boardgame
video muito bom!
Tá todo mundo se divertindo tomando um goró e batendo papo, o cara vai lá e tira um boardgame da bolsa o que leva a uma explicação chata de uma hora de como jogar, que por sua vez, leva a uma vitória fácil dele por já conhecer melhor as regras e os macetes do jogo. Então vai uma dica extra, garanta que todo mundo que está na mesa quer jogar. Quando quiser jogar com iniciantes, garanta que eles saibam que o rolê é para jogar boardgame, não surpreenda ninguém no meio da noite com uma caixa de The resistance dizendo “vou mostrar uma coisa incrível para vocês...”.
PS: Não seja o chato do boardgame. hahahaha
Quando você falou sobe o amigo tagarela que talvez fique quieto no jogo de estratégia, eu achei engraçado. Pq eu sou o amigo tagarela que fica falando de propósito durante o jogo pra tirar a concentração dos adversários.
Caramba Elba, ótimo vídeo!
Opinião: Se vc precisa fazer o passo 1 inteiro de cabo a rabo pra conseguir gente pra jogar boardgame, ou o hobby é uma merda, ou essas pessoas são bem, bem egoístas.
Você que for jogar boardgame convidado na casa de alguém, se comporta, e perceba que é tanta responsabilidade do dono ensinar quanto é a sua aprender.
Pera, não entendi, tu tá dizendo que se eu preciso aprender o jogo antes de ensiná-lo, esse é um hobby merda? Porque?
@@FazendoNerdice Eu disse de cabo a rabo. Isso inclui ter de vender o jogo depois da pessoa já ter concordado em ir jogar. Ter que apresentar o jogo tipo um vendedor da polyshop.
Eu concordo plenamente na parte de ler as regras. Mas eu acho injusto com o anfitrião ser convidado pra jogar um jogo que o anfitrião comprou, te chamou e vai te receber e a pessoa mandar um "Estou entediado" porque o anfritrião as vezes num sabe explicar regras direito (mesmo conhecendo).
Coleção é coleção, compartilhar é compartilhar. Gostei do vídeo, coleciono sasmerda de boards, rs.
Tinha um canal chamado "jogando offline" que ensinava e mostrava Gameplays de tabuleiro, achava bem interessante, um dos jogadores é o pena, aql q ta trabalhando cm o ibere no manual do mundo kkk
Estou trabalhando com aluguel de jogos de tabuleiro, cidade de 45 mil habitantes, mas está difícil atrair público... isso que de domingo abro a minha casa para jogatina, oferecendo venda de bebidas e porções.... algumas dicas??
Ideia do vídeo : mostrar como ensinar a jogar board games
Conteúdo: Como ser um professor
É basicamente marketing aplicado ao board game no final de semana com os amigos 😁
Se tem um cara que eu gosto de ouvir é esse tal de Elba.
uma vez fui jogar UNO e tinha uma regra de quando jogar uma carta especifica tinha que ficar quieto até o proximo jogar e outyra de bater na mesa apos jogar uma carta, o ultimo a bater na mesa compra e quem falasse antes do tempo tbm kkk não gosto dessas regras massss fui jogar só DESSA VEZ kkk nunca mais joguei com eles dps dessa pq não quiseram jogar do jeito que sei jogasr kkkkk
Concordo q podia ter mais vídeos sobre boardgames KKK
Tem um podcast muito bom sobre boardgames. BoarDidi que é feito pelo Didi Braguinha do MRG, vale a pena conferir
É uma pena que ele parece estar um pouco abandonado, faz tempo que não tem um episódio novo e o conteúdo era muito legal
@@rodrigobertoluci pois é, mas nem parece que ele vai voltar a postar pois vi ele anunciando nos últimos episódios do MRG. Espero que volte pois lá tem muita coisa boa
meu mundo caiu quando eu descobri que se a pessoa nao compra a propriedade ela vai a leilão, deve ser por isso que nunca terminei uma partida de banco imobilliario
Caraaaaaaaaaaaaaio borracha, nápo acredito que nao pode por um +2 em cima do outro, isso fariam muitas amizades deixarem de ser perdidas
faria sentido produzir um vídeo parecido, mas com TCG?
Rapaz... Esse vídeo foi muito bom, mas vendo as dicas eu pensava "caramba, essas dicas aqui não servem só pra ensinar board games, servem pra ensinar praticamente qualquer coisa". Queria que alguns dos meus professores da faculdade pudessem ver esse vídeo, pq tá difícil a coisa...
O Alba tem razão, estou migrando para Jogos de peso Médio para um público de 14-25 anos e é de uma responsabilidade absurda: Muita pesquisa e esclarecimento de regras, para até então ensinar. E tabuleiros carregados de informação dão um espanto nos novatos, Terraforming Mars e Chaparral que o digam. Mas eu consigo engajar a galera ao contar bem o enredo, será que eu daria um bom Dungeon Master? Rsrsrs
Melhor jogo que já joguei na vida: Cthulhu Death May Die. É fantástico. Inclusive tenho vídeos de gameplay no meu canal, estejam convidados para participar! ❤
Será que não rolaria nem a possibilidade de você fazer um review de alguns boardgames sem entrar com muita profundidade nas regras igual o Alan faz? Ele usa uma câmera só e analisa o jogo. Já existem muitos canais de explicacão de jogos de tabuleiro, mas eu gostaria de conhecer seu ponto de vista sobre eles.
Eu não sei quem é o Alan, mas eu pretendo fazer mais review de boardgames sim!
@@FazendoNerdice Vou deixar um link com um dos videos dele. Hoje, ele faz um formato ainda mais sucinto ( na minha opinião sucinto demais atualmente). Mas imagino que um vídeo nesse formato anterior dele, talvez possa ser útil pra você encontrar o seu jeito pra falar do assunto: ruclips.net/video/4bsSDAbABCU/видео.html
Coloque um cara que nunca jogou nada para jogar Mage Knight ou Mombassa, ele nunca mais jogará nada KKK
Fala Elba! Eu e minha mulher estamos querendo alguns jogos para ter em casa e jogar com amigos quando vem aqui... o que vc indica? Não somos do meio de boardgames. Eu sou do mtg mas ela nao
Muito boas as dicas. A ideia do tempo de explicação não me passou pela cabeça. Pior coisa é você explicar e a pessoa achar chato o jogo pelas regras. Consigo aplicar as dicas na explicação de livros difíceis.
Olá, eu gostaria de saber qual é o nome da musica que sempre toca no fim de cada video do Fazendo nerdice, esta que esta tocando quando passa o nome dos apoiadores.
Preciso funcionar como explica foi bom kkkkkk
Muito bom!!!!
Você apenas tranduziu o vídeo do "Sit up City down", poderia ter mencionado antes de iniciar. Mas ficou ótimo mesmo assim. Parabéns.
Outra mitada Elba!
dae tendo 4 pessoas 3 ja jogaram e o 4º nao sabe, dae tem q ter um consenso
Excelente vídeo! XD