Bem legal o vídeo. Porém, uma dúvida que me surge nessa análise de concorrência é a fonte dos dados, tendo em vista que na empresa em que eu estiver trabalhando terei os mesmo bem estruturados (ou não) em um banco de dados, enquanto dos concorrentes não serão públicos (dependendo do segmento). Acredito que seria "fácil" fazer um benchmark dos preços, já que é só entrar no site dos concorrentes e ver o preço dos mesmos produtos que a empresa que trabalho também vende. E a satisfação do cliente seria "médio fácil" já que seria coletar dados do big data onde consigo encontrar diversos dados de rede sociais e faria analise de satisfação. Mas o ponto é, além dessas possíveis caminhos que eu levantei, existe alguns outros caminhos? - Lembrando que nunca fiz uma analise assim e quando ouço alguém falar "é só coletar os dados", sempre me questiono: - Quais dados? - Onde estão esses dados? - Como coletar esses dados? - São dados confiáveis? - Esses dados estão disponíveis para mim a qualquer momento?
Depende do mercado. Uma vez eu trabalhava na área de supermercados e já existem empresas que estruturam dados de preços dos supermercados e vendem isso. Se for empresas com preços públicos pode se criar webacraping para capturar e tabular os preços, se quer dados de marketing existem empresas que vendem investimentos em publicidade por setor, tipo de mídia. De graça tem pouca coisa, mas pagando tem quase tudo hoje em dia.
Valeu! Dados de concorrência nem sempre serão fáceis de achar mesmo. Para empresas de capital aberto, é fácil encontrar principalmente dados financeiros, na seção de Relação com investidores. Também é possível encontrar alguns em relatórios de Associações do setor. Existem também empresas que coletam ou estimam esses dados e vendem em relatórios. E se não encontrar em nenhum lugar, uma opção é fazer estimativas com base em dados gerais do mercado ou dos que estiverem disponíveis, para pelo menos ter uma noção do que possa estar acontecendo. Nem sempre teremos todas as informações, mas temos que tomar decisões com base no que estiver disponível.
🚀Curso completo Análise de Negócios na Prática:
edukanegocios.com.br/le-insc-yt/
Bem legal o vídeo. Porém, uma dúvida que me surge nessa análise de concorrência é a fonte dos dados, tendo em vista que na empresa em que eu estiver trabalhando terei os mesmo bem estruturados (ou não) em um banco de dados, enquanto dos concorrentes não serão públicos (dependendo do segmento). Acredito que seria "fácil" fazer um benchmark dos preços, já que é só entrar no site dos concorrentes e ver o preço dos mesmos produtos que a empresa que trabalho também vende. E a satisfação do cliente seria "médio fácil" já que seria coletar dados do big data onde consigo encontrar diversos dados de rede sociais e faria analise de satisfação.
Mas o ponto é, além dessas possíveis caminhos que eu levantei, existe alguns outros caminhos? - Lembrando que nunca fiz uma analise assim e quando ouço alguém falar "é só coletar os dados", sempre me questiono:
- Quais dados?
- Onde estão esses dados?
- Como coletar esses dados?
- São dados confiáveis?
- Esses dados estão disponíveis para mim a qualquer momento?
Depende do mercado. Uma vez eu trabalhava na área de supermercados e já existem empresas que estruturam dados de preços dos supermercados e vendem isso. Se for empresas com preços públicos pode se criar webacraping para capturar e tabular os preços, se quer dados de marketing existem empresas que vendem investimentos em publicidade por setor, tipo de mídia. De graça tem pouca coisa, mas pagando tem quase tudo hoje em dia.
Valeu! Dados de concorrência nem sempre serão fáceis de achar mesmo. Para empresas de capital aberto, é fácil encontrar principalmente dados financeiros, na seção de Relação com investidores. Também é possível encontrar alguns em relatórios de Associações do setor. Existem também empresas que coletam ou estimam esses dados e vendem em relatórios. E se não encontrar em nenhum lugar, uma opção é fazer estimativas com base em dados gerais do mercado ou dos que estiverem disponíveis, para pelo menos ter uma noção do que possa estar acontecendo.
Nem sempre teremos todas as informações, mas temos que tomar decisões com base no que estiver disponível.
Muito bom, Ale! Como sugestão de vídeo, gostaria de ver uma análise de concorrentes dessa na prática!
Parabéns pelo conteúdo!
Valeu, Pedro! Mais alguém gostaria? Comenta aqui.