COMPULSÃO e IMPULSIVIDADE: é possível CONTROLAR?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 сен 2024
  • Comportamentos compulsivos e impulsivos (impulsividade) estão relacionados à distorções no processo normal da nossa mente que envolve tomada de decisões e controle comportamental. Exemplos de atos dessa natureza são: compras exageradas com descontrole financeiro - conhecidas como compras compulsivas; compulsão alimentar; uso compulsivos de jogos, pornografia ou drogas; envolvimento frequente em discussões por falar tudo que pensa de forma automática; exposição a riscos diversos como dirigir um veículo de forma imprudente; destruir objetos ou agressões de forma frequente.
    Os termos compulsão/compulsividade e impulsividade, apesar de muitas vezes serem usados como sinônimos, representam processos diferentes no cérebro envolvendo alterações de circuitos de dopamina, sistemas de recompensa e controle de impulso.
    Não há dúvida que atos compulsivos e atitudes de impulsividade são comuns e podem gerar grandes problemas na vida das pessoas. Mas será que é possível controlar esse problema? Como lidar com isso?
    🧠 Aprenda mais sobre sinais de adoecimento mental: • Sinais e sintomas de t...
    🧠 Dicas para cuidar da sua saúde mental: • 3 dicas para fazer amigos
    ⭐Olá, sou o Dr. Thiago Bezerril, Médico Psiquiatra. Neste canal te ajudo a entender melhor os temas relacionados ao fascinante mundo da Psiquiatria e Saúde Mental.
    ⭐Acompanhe os vídeos do canal se inscrevendo e ativando o sininho das notificações🔔
    ⭐Acompanhe minhas redes sociais:
    / drthiagobezerril_psiqu...
    / thiagobezerril_psiq
    ⭐ Para mais informações sobre o meu trabalho como Psiquiatra, acesse: www.thiagobeze...

Комментарии • 2

  • @thiagobezerril
    @thiagobezerril  Год назад

    Você se considera uma pessoa compulsiva ou impulsiva? Se identifica com algum dos exemplos do vídeo? Compartilha aqui sua experiência

  • @iruaballard7840
    @iruaballard7840 Год назад

    Parabéns pela sua explanação sobre impulsividade e compusividade.