Sou fotógrafo hobbysta. Nunca filmei com a minha câmera, sequer tenho a curiosidade. Já me perguntei o por quê de não haver câmera digital com fotografia apenas. Agora compreendi. Obrigado, professor!
Eu uso minha câmera pra fotografia em 99% das vezes. Mas não me arriscaria jamais a comprar uma que não fosse híbrida. Obrigado por mais um excelente conteúdo, Armando!
Pois é, o equipamento híbrido é mais completo e não sabemos se no dia de amanhã vamos querer uma função que hoje não usamos, então é melhor ter o recurso na mão caso venha a querer ou precisar, se não tem que comprar outra câmera.
Ótimo vídeo mestre! Não sou fotógrafo e muito menos cineasta, sou entusiasta da fotografia, agora, gosto de viajar e a câmera híbrida parece ser perfeita, posso fotografar e filmar as viagens. É um ótimo negócio as câmeras hibridas.
12:39 - vale o adendo de que, apesar de serem marcas de luxo, a Hasselblad foi adquirida pela DJI em 2015, e entrou para o guarda chuva do fabricante chinês. A Leica, por sua vez, continua sendo a Leica, pertecendo ao mesmo grupo desde 2007.
So uso a minha para fotografia, raramente filmei algo com ela, mas mesmo assim não compraria um camera sem função de video, porque no dia que eu quiser usar tenho a opção, do contrário teria que trocar o equipamento, então prefiro a híbrida, mesmo que use 99% como fotografia
Achei as cores ótimas, mas (isso não é uma crítica) uma coisa que tem me incomodado um pouquinho nos últimos vídeos é a "respiração de foco". Voltei alguns vídeos e quando fala sobre Canon (e a filmagem está diferente) ou no vídeo da lente 14-28mm (que vc fala que gravou com a 24-105 na S5II) isso não acontece.
Tem câmeras que possuem o recurso de remover o respiro de lente na gravação, caso da R8 que tem esse recurso, e se não me engano das Lumix, não é o caso da X-S20 até onde consegui saber. Para gravar com aberturas maiores eu deveria me mover menos pois mesmo que a câmera compense, se eu me mover muito, como costumo fazer, aí o plano de foco desloca mesmo. Os vídeos gravados com a 24-105 na S5II estão em f/4 e isso por si só reduz bastante a pulsação do foco ao aumentar a profundidade de campo.
A Df é visualmente interessante mesmo, e faz fotos incríveis pois ela tem um excelente sensor dentro dela, mas é bem raro avistar uma dessas pelo mundo pois vendeu bem pouco. Hoje a Zf, que é híbrida, vende incrivelmente mais e ainda tem um visual incrível.
Adorei a cor do vídeo. Esse lance das simulações de filme é bem legal nas FUJIs. Me acostumei tanto, que usava isso na pós também. Agora "sofro" com as cores da Sony a7III, embora seja uma baita câmera rs!
A Sony faz belas câmeras mas a ciência de cores dela dá um trabalho extra mesmo na pós, pelo menos para quem tá acostumado com Canon ou com Fuji, a Sony é até mais neutra nas cores, mas a gente sempre tem que trabalhar mais para deixar com um visual mais legal, eu pelo menos sempre tive essa impressão toda vez que peguei uma Sony.
A lentidão da Kodak em se adaptar é algo que vimos em outra proporção acontecendo com a Nikon, que tomou enormes prejuízos pela teimosia e que só não foi pro buraco pois a marca tem outras áreas de atuação (equipamentos médicos) e o grupo da qual ela pertence é dono de um enorme banco no Japão, isso segurou a Nikon viva, do contrário teria o mesmo fim da Kodak. Mercado de tecnologia, quem não se adapta fica para trás rápido.
Eu também praticamente não uso vídeo da minha câmera. Gosto do desafio de fotografar. Simplesmente ignoro praticamente esse recurso e quem gosta e curte tá tudo bem também. Quando quero um videozinho do que está acontecendo no momento faço um time lapse
Armando to tentando uma dica sua tem tempo rs.. Queria uma dica ou duas de uma camera full frame.. no caso foco total seria estúdio, ensaio corporativo etc. Poderia me indicar por favor? Parabens novamente.
Sem saber o quanto pretende investir é complicado indicar algo, mas o que posso te dizer é, todas as full frames atuais no mercado são excelentes e dariam conta do que você mencionou, Canon, Panasonic, Sony e Nikon possuem full frames, todas essas marcas possuem excelentes lentes para retratos e todas elas são completamente capazes de atender trabalho de estúdio, aí vai com sua disponibilidade financeira mesmo. De modelos de entrada como Lumix S9 e Canon EOS R8 até topos de linha como Canon EOS R5, Nikon Z8 e Sony A7RV, todas são capazes, pense mais nas lentes e menos no corpo de câmera, qualquer full frame faz o trabalho que você mencionou, então pense mais nas lentes e nas luzes.
Armando, veja se estou certo. Mais 2 ítens que a foto se beneficia do vídeo, a quantidade de fotos no buffer quando você está fazendo uma rajada em vida selvagem ou em esportes, é a taxa de transferência de gravação deste buffer para o cartão de memória. Abraço!
Não sei bem se o buffer tem relação, pois me parece que vídeo vai captando, processando e gravando sem acumular no buffer, mas velocidade de processamento e taxa de transferência seguramente possuem influência da área de vídeo. Gravando vídeo em algumas câmeras, após pararmos uma gravação ela leva uns segundos fechando o arquivo então talvez exista também uma transferência de dados usando a memória, só não tenho certeza.
a sony esta triste na fotografia, seu auge foram os sensores da a9, a7RIII e a7III. eu sou 96% fotografia e a7III é uma camera a frente de seu tempo, de 2018 e que só agora canon e nikon esta chegando na sua capacidade. a Rainha do ISO até hoje, e a7RIII não fica muito atrás. o valor da a7III usada esta muito em conta e ela fica atras na parte de video com seus somente 4k 30 fps 8 bit e 120 frames em 1080p. uma camera que em 2018 só esta sendo batida pela R3 e ZF. vou sempre de a7III enquanto existir, até a sony lançar algo com o mesmo ISO e alcance dinamico, em vez de só tacar nitidez no sensor, ignorando o ruido como fez com a7R4, a74, A1 e demais lançamentos.
O pessoal sempre querendo simplificar sem fazer o calculo direito, tirar um ou outro modo de uma câmera não siginifica quase nada no preço porque os materiais utilizados seriam praticamente os mesmos, processador etc... a mesma coisa fazem com outras coisas como roupa pro exemplo, porque os calçados e roupas infantis são o mesmo preço as vzs até mais caro que as adultas? simples a mão de obra é a mesma, máquinas de produção as mesmas, mesma enegia as câmera não seria diferente.
Pois é, desenvolvimento e maquinário custam fortunas. Tem muitas horas a mais de engenharia de software para fazer câmeras com softwares diferentes se forem dedicados só a foto, só a vídeo e híbridos. Teria dois trabalhos de marketing e comunicação para modelos diferentes etc. Não é o mesmo custo não e se for mudar um único centavo no lucro de algo o fabricante já não vai fazer. E capaz que ficasse mais caro no final das contas se fosse separar em modelos específicos.
Valer ou não a pena depende de cada momento, eu já comprei, minha câmera anterior, a EOS R7, eu havia comprado na loja oficial da Canon (tem vídeo aqui no canal de quando comprei) por que naquele momento foi um bom negócio. A diferença é ter dois anos de garantia comprando lá, então em uso pesado de um equipamento, que podemos acabar precisando da garantia, pode ser útil sim, quem tem um uso mais leve, que o equipamento dificilmente vai dar problema, aí talvez não valha a pena.
@ArmandoVernagliaJunior Diferença de preço está em 700,00, por 2 anos de garantia, acho que vou na oficial mesmo, e ainda parcela em 10 x iguais. Obrigado pelo retorno!
Por isso é bom fechar eventos com equipe completa assim pessoal combina o que pode ou não fazer, pior coisa é equipes que não se conversam tendo que "competir" num evento.
E os preços da Pentax comparando com mirrorless "equipqrqdas" os preços não são muito diferentes. Lançaram um PENTAX K3 III Monochrome que custa 2000,00 €
Pois é, como eles não conseguem ter uma escala de produção grande, e como se posicionam propositalmente como marca de nicho, o preço sobe. A Pentax é, até onde eu saiba, uma empresa financeiramente saudável, mas não temos como saber quanto tempo dura essa situação com eles seguindo com uma prática de preços não exatamente incentivadora do consumo dos produtos deles.
É o que expliquei no vídeo, não é assim que funciona. Retirar funções não vai baratear a câmera, onde a empresa gasta uma fortuna é em desenvolvimento das tecnologias, esse dinheiro vai ser gasto para uma câmera ou para duas e o fabricante vai precisar desse investimento de volta através das vendas, então não vai baratear se o equipamento for só para uma função, a Nikon quando lançou a Df ela não era mais barata que outros modelos, as Pentax não são mais baratas que mirrorless híbridas etc. Não funciona dessa forma.
Sou fotógrafo hobbysta. Nunca filmei com a minha câmera, sequer tenho a curiosidade. Já me perguntei o por quê de não haver câmera digital com fotografia apenas. Agora compreendi. Obrigado, professor!
Que bom que o vídeo fez sentido, obrigado 😊
Eu uso minha câmera pra fotografia em 99% das vezes. Mas não me arriscaria jamais a comprar uma que não fosse híbrida.
Obrigado por mais um excelente conteúdo, Armando!
Pois é, o equipamento híbrido é mais completo e não sabemos se no dia de amanhã vamos querer uma função que hoje não usamos, então é melhor ter o recurso na mão caso venha a querer ou precisar, se não tem que comprar outra câmera.
Só você, Armando, para trazer um assunto tão interessante. Valeu!
Obrigado. 😊👍
Ótimo vídeo mestre! Não sou fotógrafo e muito menos cineasta, sou entusiasta da fotografia, agora, gosto de viajar e a câmera híbrida parece ser perfeita, posso fotografar e filmar as viagens. É um ótimo negócio as câmeras hibridas.
Concordo, comprar uma só e levar as duas funções é mais prático e econômico.
12:39 - vale o adendo de que, apesar de serem marcas de luxo, a Hasselblad foi adquirida pela DJI em 2015, e entrou para o guarda chuva do fabricante chinês. A Leica, por sua vez, continua sendo a Leica, pertecendo ao mesmo grupo desde 2007.
Verdade meu caro, boa observação.
So uso a minha para fotografia, raramente filmei algo com ela, mas mesmo assim não compraria um camera sem função de video, porque no dia que eu quiser usar tenho a opção, do contrário teria que trocar o equipamento, então prefiro a híbrida, mesmo que use 99% como fotografia
Ótimo ponto, é melhor ter a função mesmo que não use, para se um dia quiser usar ela estar lá.
Valeu!
Muito obrigado 😊☕👍
Poxa, eu fotografo com tanto amor... Os fabricantes poderiam ser "mais coração" na hora de colocar o preço em seus produtos! 💔
Coração e lucros nem sempre andam juntos, infelizmente.
Achei as cores ótimas, mas (isso não é uma crítica) uma coisa que tem me incomodado um pouquinho nos últimos vídeos é a "respiração de foco". Voltei alguns vídeos e quando fala sobre Canon (e a filmagem está diferente) ou no vídeo da lente 14-28mm (que vc fala que gravou com a 24-105 na S5II) isso não acontece.
Tem câmeras que possuem o recurso de remover o respiro de lente na gravação, caso da R8 que tem esse recurso, e se não me engano das Lumix, não é o caso da X-S20 até onde consegui saber. Para gravar com aberturas maiores eu deveria me mover menos pois mesmo que a câmera compense, se eu me mover muito, como costumo fazer, aí o plano de foco desloca mesmo. Os vídeos gravados com a 24-105 na S5II estão em f/4 e isso por si só reduz bastante a pulsação do foco ao aumentar a profundidade de campo.
Uma vez passeando por Buenos Aires eu vi um gringo com uma Nikon Df. Pensa numa câmera linda!
A Df é visualmente interessante mesmo, e faz fotos incríveis pois ela tem um excelente sensor dentro dela, mas é bem raro avistar uma dessas pelo mundo pois vendeu bem pouco. Hoje a Zf, que é híbrida, vende incrivelmente mais e ainda tem um visual incrível.
Adorei a cor do vídeo. Esse lance das simulações de filme é bem legal nas FUJIs. Me acostumei tanto, que usava isso na pós também. Agora "sofro" com as cores da Sony a7III, embora seja uma baita câmera rs!
A Sony faz belas câmeras mas a ciência de cores dela dá um trabalho extra mesmo na pós, pelo menos para quem tá acostumado com Canon ou com Fuji, a Sony é até mais neutra nas cores, mas a gente sempre tem que trabalhar mais para deixar com um visual mais legal, eu pelo menos sempre tive essa impressão toda vez que peguei uma Sony.
Nao é exatamente a mesma situação, mas a Kodak tentou se manter em um nicho no passado e deu no que deu.
A lentidão da Kodak em se adaptar é algo que vimos em outra proporção acontecendo com a Nikon, que tomou enormes prejuízos pela teimosia e que só não foi pro buraco pois a marca tem outras áreas de atuação (equipamentos médicos) e o grupo da qual ela pertence é dono de um enorme banco no Japão, isso segurou a Nikon viva, do contrário teria o mesmo fim da Kodak. Mercado de tecnologia, quem não se adapta fica para trás rápido.
Eu começando na fotografia coma r100 estou satisfeito com a câmera, as pessoas se decepcionado com as câmeras, mas não é a câmera.
Geralmente não é a câmera mesmo, só temos câmeras muito boas hoje.
Eu também praticamente não uso vídeo da minha câmera. Gosto do desafio de fotografar. Simplesmente ignoro praticamente esse recurso e quem gosta e curte tá tudo bem também. Quando quero um videozinho do que está acontecendo no momento faço um time lapse
Exatamente. A gente não precisa usar tudo que a câmera oferece, se usarmos só a parte que mais gostamos, já vale a pena 😊
Armando to tentando uma dica sua tem tempo rs.. Queria uma dica ou duas de uma camera full frame.. no caso foco total seria estúdio, ensaio corporativo etc. Poderia me indicar por favor? Parabens novamente.
Sem saber o quanto pretende investir é complicado indicar algo, mas o que posso te dizer é, todas as full frames atuais no mercado são excelentes e dariam conta do que você mencionou, Canon, Panasonic, Sony e Nikon possuem full frames, todas essas marcas possuem excelentes lentes para retratos e todas elas são completamente capazes de atender trabalho de estúdio, aí vai com sua disponibilidade financeira mesmo. De modelos de entrada como Lumix S9 e Canon EOS R8 até topos de linha como Canon EOS R5, Nikon Z8 e Sony A7RV, todas são capazes, pense mais nas lentes e menos no corpo de câmera, qualquer full frame faz o trabalho que você mencionou, então pense mais nas lentes e nas luzes.
Batuquei "Children of the Grave" o vídeo inteiro sem saber o motivo 😊
Batuque dos bons.
Armando, veja se estou certo. Mais 2 ítens que a foto se beneficia do vídeo, a quantidade de fotos no buffer quando você está fazendo uma rajada em vida selvagem ou em esportes, é a taxa de transferência de gravação deste buffer para o cartão de memória. Abraço!
Não sei bem se o buffer tem relação, pois me parece que vídeo vai captando, processando e gravando sem acumular no buffer, mas velocidade de processamento e taxa de transferência seguramente possuem influência da área de vídeo. Gravando vídeo em algumas câmeras, após pararmos uma gravação ela leva uns segundos fechando o arquivo então talvez exista também uma transferência de dados usando a memória, só não tenho certeza.
a sony esta triste na fotografia, seu auge foram os sensores da a9, a7RIII e a7III. eu sou 96% fotografia e a7III é uma camera a frente de seu tempo, de 2018 e que só agora canon e nikon esta chegando na sua capacidade. a Rainha do ISO até hoje, e a7RIII não fica muito atrás. o valor da a7III usada esta muito em conta e ela fica atras na parte de video com seus somente 4k 30 fps 8 bit e 120 frames em 1080p. uma camera que em 2018 só esta sendo batida pela R3 e ZF. vou sempre de a7III enquanto existir, até a sony lançar algo com o mesmo ISO e alcance dinamico, em vez de só tacar nitidez no sensor, ignorando o ruido como fez com a7R4, a74, A1 e demais lançamentos.
O pessoal sempre querendo simplificar sem fazer o calculo direito, tirar um ou outro modo de uma câmera não siginifica quase nada no preço porque os materiais utilizados seriam praticamente os mesmos, processador etc... a mesma coisa fazem com outras coisas como roupa pro exemplo, porque os calçados e roupas infantis são o mesmo preço as vzs até mais caro que as adultas? simples a mão de obra é a mesma, máquinas de produção as mesmas, mesma enegia as câmera não seria diferente.
Pois é, desenvolvimento e maquinário custam fortunas. Tem muitas horas a mais de engenharia de software para fazer câmeras com softwares diferentes se forem dedicados só a foto, só a vídeo e híbridos. Teria dois trabalhos de marketing e comunicação para modelos diferentes etc. Não é o mesmo custo não e se for mudar um único centavo no lucro de algo o fabricante já não vai fazer. E capaz que ficasse mais caro no final das contas se fosse separar em modelos específicos.
Amigo, já comprou Canon na loja oficial, vale a pena, mesmo sendo mais caro?
Valer ou não a pena depende de cada momento, eu já comprei, minha câmera anterior, a EOS R7, eu havia comprado na loja oficial da Canon (tem vídeo aqui no canal de quando comprei) por que naquele momento foi um bom negócio. A diferença é ter dois anos de garantia comprando lá, então em uso pesado de um equipamento, que podemos acabar precisando da garantia, pode ser útil sim, quem tem um uso mais leve, que o equipamento dificilmente vai dar problema, aí talvez não valha a pena.
@ArmandoVernagliaJunior Diferença de preço está em 700,00, por 2 anos de garantia, acho que vou na oficial mesmo, e ainda parcela em 10 x iguais. Obrigado pelo retorno!
Falta inventar flash sem luz, não tem coisa que incomoda mais um cinegrafista que um fotógrafo ao lado batendo fotos com flash.
Por isso é bom fechar eventos com equipe completa assim pessoal combina o que pode ou não fazer, pior coisa é equipes que não se conversam tendo que "competir" num evento.
E os preços da Pentax comparando com mirrorless "equipqrqdas" os preços não são muito diferentes. Lançaram um PENTAX K3 III Monochrome que custa 2000,00 €
Pois é, como eles não conseguem ter uma escala de produção grande, e como se posicionam propositalmente como marca de nicho, o preço sobe. A Pentax é, até onde eu saiba, uma empresa financeiramente saudável, mas não temos como saber quanto tempo dura essa situação com eles seguindo com uma prática de preços não exatamente incentivadora do consumo dos produtos deles.
Uma R5 que custa sei lá uns 23 mil; fabricar uma só com foto que custe 11 ou 12 será que não vai vender??
É o que expliquei no vídeo, não é assim que funciona. Retirar funções não vai baratear a câmera, onde a empresa gasta uma fortuna é em desenvolvimento das tecnologias, esse dinheiro vai ser gasto para uma câmera ou para duas e o fabricante vai precisar desse investimento de volta através das vendas, então não vai baratear se o equipamento for só para uma função, a Nikon quando lançou a Df ela não era mais barata que outros modelos, as Pentax não são mais baratas que mirrorless híbridas etc. Não funciona dessa forma.