O Futuro dos Programadores Jr.

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 13 янв 2025

Комментарии • 893

  • @UnDzBr
    @UnDzBr Год назад +920

    Em 2021, com 39 anos entrei como estágiario de desenvolvimento de software em uma empresa, em fevereiro desse ano( 2023) fui desligado, ao procurar vagas como junior o numero de candidatos esta muito alto, mandei uns 100 curriculos, até que apenas uma empresa me chamou pra fazer entrevista numa vaga de trainee, consegui passar na entrevista, passei na dinamica, agora vou passar por um treinamento pra ver se sou aprovado na empresa, enfim, espero que eu consiga, Boa sorte a todos

  • @well3991
    @well3991 Год назад +539

    Consegui estagio como programador faltando 5 meses pra acabar meu tecnólogo, nesse estágio consegui aprender muitas coisas, mas mesmo assim não foi suficiente, fui demitido do estágio, ganhava quase nada, e tinha que levar almoço e pagar a passagem ainda. Depois da demissão, fiquei um ano trabalhando em empregos temporários que não tinha nada a ver com a área que escolhi, mas nesse período não parava de enviar currículo e sempre me atualizar, foi quando fui fazer entrevista para Jr em uma empresa e lá estava um antigo colega de classe da faculdade, cumprimentei ele e fui pra entrevista, ai quando fui contratado, descobri por ele que ele me deu uma ajudinha pra entrar, até então estou na área faz uns 7/8 anos.

    • @mateusfonseca988
      @mateusfonseca988 Год назад +1

      opa, até onde eu sei tecnólogo não precisa de estágio, sendo assim a empresa pode te contratar como um ? Valeu.

    • @leo2039
      @leo2039 Год назад +14

      @@mateusfonseca988 Boa trade, sim tecnólogo não é obrigatório , mas você pode realizar estagio optativo durante o curso normalmente.

    • @TutoVerso
      @TutoVerso Год назад +5

      O qi ajudou mas sua competência também. Parabéns! Comecei ads agora e tô tentando um estágio. Tá difícil

    • @SuuuuuperM3ga
      @SuuuuuperM3ga Год назад +6

      Network é super importante, n existe essa de QI. Eu faço faculdade ainda na área, e trabalho num cargo mt nada a ver com oq estudo, mas eu jamais indicaria algm ruim pra emporesa q eu trabalho, a gnt gosta de indicar pessoas capazes pra que essa pessoa não queime nosso filme também. Network é tudo

    • @vilsonrodriguesjunior8669
      @vilsonrodriguesjunior8669 Год назад +1

      @@mateusfonseca988 depende da instituição, na minha por exemplo sem 200h de estagio obrigatório não consegue o diploma.

  • @paulo__vieira
    @paulo__vieira Год назад +144

    Era porteiro, até que um dia decidi que tinha que fazer algo em que pudesse ter uma carreira. Comecei em 2018 estudando, como a maioria, lógica, depois a tríade do front-end. Em 2020 resolvi começar a faculdade, foi quando tive uma disciplina de orientação a objetos e resolvi me dedicar a aprender aquilo de verdade, fiz muitos cursos de Java, comecei a estudar Spring, e nisso mais cursos, projetos, livros e tentando, até que em 2022 surgiu a oportunidade de estágio em uma empresa global, nem acreditei que saíria da portaria, e em fevereiro desse ano fui efetivado como Junior. É isso, estudem bastante e não parem, é difícil, mas uma hora chega.

    • @codigofontetv
      @codigofontetv  Год назад +13

      Que história incrível Junior! Parabéns e sucesso. Vamos incluir seu comentário no próximo Compilado (nosso podcast).

    • @paulo__vieira
      @paulo__vieira Год назад +4

      @@codigofontetv muito obrigado! Fiquem à vontade! 😁

    • @TheR31Y
      @TheR31Y Год назад +6

      Que inspiração amigo. Fiz o curso de Vigilantes, mas a única vaga que consegui foi de porteiro. Estou estudando html há 2 semanas, por indicação de um amigo que é da área. Sinceramente, não sei se vai dar certo... ainda mais com o chat gpt aí. Provavelmente, vai demorar uns 8 meses para eu aprender o básico e é capaz de nesse tempo a versão 5.0 do chat gpt estar sendo lançada. Não sei como será o futuro para os iniciantes... mas vou tentar fazer a minha parte. Estudar e confiar.

    • @neyssg
      @neyssg 15 дней назад +2

      Também estou na área de portaria, e assim como você decidi estudar para sair da área, seu relato foi inspirador, obrigado por compartilhar sua experiência!!!

    • @paulo__vieira
      @paulo__vieira 15 дней назад +1

      @@neyssg Só acreditar no processo.

  • @kaualandi
    @kaualandi Год назад +43

    Demorei três anos até conseguir o meu primeiro emprego como Junior e, na verdade, hoje eu vejo que se tivesse entrado antes, teria sido pior.
    Esse tempo desempregado me deu a liberdade de estudar e aperfeiçoar muito a minha lógica.
    Hoje, depois de nove meses empregado, sou frequentemente considerado pleno na minha empresa (mesmo recebendo salário de júnior SKKSKSKS).
    Pessoas com mais tempo de mercado pedem minha ajuda em questões de lógica ou problemas que consigo resolver graças à minha carga de estudos.

  • @maykonsousa84
    @maykonsousa84 Год назад +50

    Eu decidi ingressar na carreira de desenvolvimento quando estava desempregado e para otimizar o processo eu primeiro pesquisei todas as vagas e listei o que elas pediam de conhecimento, depois classifiquei quais eram os conhecimentos mais pedidos e em seguida, com a ajuda da comunidade listei aqueles com uma menor curva de aprendizado. Ai foi bunda na cadeira, e aplicar conhecimento adquirido na prática. Fiz sites pra comercios locais do meu bairro, alguns até de graça e isso foi incrementando o meu portifólio. Com isso, mesmo sem formação acadêmica e experiências anteriores. com 9 meses de estudo conquistei a minha primeira vaga JR, depois fui pra uma outra empresa com salario 3x maior e hoje, pouco mais de 2 anos depois atuo como front-end pleno em uma grande empresa com um ótimo salário. A minha dica é foco no planejamento, e parar de mimimi. A vaga JR pede conhecimento que você não tem? Vai lá e aprende!

    • @WawaBr
      @WawaBr Год назад +3

      Você fez algum tecnólogo?

    • @TheR31Y
      @TheR31Y Год назад +3

      Bem inteligente essa estratégia. Estou estudando html como um test drive pra ver se entro na área.. acho que vou usar essa estratégia pra tentar me acelerar

    • @universocelestiall
      @universocelestiall Год назад +1

      tapa na cara assim? kkkkk essa é a verdade que muitos se doem. Já anotei esta estratégia, que inclusive gostei muito, estou para iniciar na carreira, e por enquanto estou pesquisando e terminando o ensino médio. E parabéns pelos seus resultados. Sucesso

    • @maykonsousa84
      @maykonsousa84 Год назад

      @@WawaBr Não fiz faculdade. E sendo bem sincero, principalmente os tecnologos não entregam nada do que vc precisa no mercado

  • @egitofilho8108
    @egitofilho8108 Год назад +215

    Eu sou um farmacêutico com 10 anos de formação que decidiu mudar de carreira para seguir meu interesse na área de programação, com foco em programação mobile. No ano passado, em 2022, dediquei-me a aprender o máximo possível sobre o desenvolvimento para Android e iOS. Durante minhas férias, encontrei a oportunidade perfeita: um emprego em uma health tech que estava trabalhando em um projeto Android. Eu apliquei meu currículo para a vaga e fui contratado, e agora estou trabalhando há um ano nessa empresa como parte do squad Android.
    Se eu puder dar uma dica é : tente adequar o seu curriculo a vaga que mais se encaixa no seu momento.

    • @codigofontetv
      @codigofontetv  Год назад +19

      Excelente sua dica e parabéns pela sua trajetória.

    • @lotusazul2682
      @lotusazul2682 Год назад +2

      Verdade, já vir gente no LinkedIn marcando trucentas empresas para dizer que estar aberta a emprego, aí vai do lado da imprensa, ela vai mesmo contratar alguém assim, qual seria o diferencial dela com os outros participantes que também estão fazendo o mesmo!?

    • @tatyplummer
      @tatyplummer Год назад

      História incrível de vida! Parabéns cara!

    • @valmirdasilvasilva7287
      @valmirdasilvasilva7287 Год назад

      boa.....vc tem alguma formação na área de TI ?

    • @MPHaddock
      @MPHaddock Год назад +1

      Tenho bem menos tempo de formação em farmácia que o colega mas já notei que não tem emprego na área. Estou transicionando para a área de tecnologia tbm.

  • @willian9701
    @willian9701 Год назад +6

    Minha primeira oportunidade como desenvolvedor foi no C6 Bank, onde fiquei por 2 anos como estagiário e em dezembro de 2022 fui efetivado a Dev Front end Jr, onde eu era um dos responsáveis pelo site institucional do banco. Mas infelizmente ao fazer 3 meses como efetivado fui atingido pelo layoff que a empresa teve e estou na busca por uma nova oportunidade. Confesso que apesar de ter trabalhado como Dev Jr por um período está difícil achar uma nova oportunidade.

  • @math-s
    @math-s Год назад +95

    Eu trabalhava como atendente de telemarketing e motorista de uber.
    Era bem difícil financeiramente.
    Foi difícil entrar no mercado. Consegui um estágio. Arrisquei tudo. Depois de dois meses fui contratado como júnior, ganhando R$ 3000.
    Dei o meu melhor. Foi o período com melhor curva de aprendizado para mim.

    • @Leard_
      @Leard_ Год назад

      que daora mano, e vc continua trabalhando como dev?

    • @math-s
      @math-s Год назад +9

      @@Leard_ Sim. Atualmente sou Dev Backend e trabalho remoto :)

    • @Leard_
      @Leard_ Год назад +3

      @@math-s caraca mano que daora!!, parabéns pela dedicação

    • @iguwave4174
      @iguwave4174 Год назад

      @@math-s estudou por onde mano, indica algum curso?

    • @math-s
      @math-s Год назад +8

      @@iguwave4174 o único curso que fiz foi um na udemy de R$39.90 que não terminei nem 30%
      Não recomendo curso nenhum. Se você maratonar o canal do Fabio Akita vai ser um bom começo (eu fiz isso múltiplas vezes).
      No meu caso eu estudo melhor sozinho e uso vídeos/tutoriais para assuntos bem pontuais, geralmente teóricos.
      Só fui começar a ler livros depois que entrei no mercado.

  • @LatonyAguiar
    @LatonyAguiar Год назад +22

    Terminei a faculdade de sistemas da informação em 2021, porem não trabalhava na área de T.I, ate um amigo da faculdade me convidar para colocar currículo na empresa que ele trabalhava, fui chamado para a entrevista e deu tudo certo, fiz a transição de carreira e consegui meu primeiro emprego na área, hoje ainda trabalho na mesma empresa, é uma multinacional Chilena, trabalho home office com um salario excelente fora os benefícios, e olha que sou júnior, nessa área quanto mais experiencia o salario sobe automaticamente, estou muito feliz, porem quando não é trabalhando é estudando igual um abençoado kkk, hoje trabalho com criação e treinamento de modelos de I.A voltados para detecção de objetos em imagens e vídeos, gratidão. Estudem, ao contrario doque muitos vendedores de cursos falam não é fácil, mais qualquer pessoa que se dedique consegue, a final é pura logica com o tempo você pega a manha, não desanimem foquem em estudar e se aperfeiçoar, essa é a área para tirar o pé da lama kkkk. E podem acreditar, a diferença de um Junior para um sênior é que o sênior sabe oque perguntar pro google.

    • @maiara9939
      @maiara9939 Год назад

      Faculdade de sistemas vale a pena pra quem quer se especificar na área de engenharia de software?

    • @so-na-brisa3709
      @so-na-brisa3709 Год назад +1

      Parabéns meu amigo e na sua empresa como vc vê que eles tratam o pessoal que está entra Jr

    • @Moraidos
      @Moraidos Год назад +1

      Tá explicado então, é mais fácil por recomendação

  • @wesleymauriciodeandrade6412
    @wesleymauriciodeandrade6412 Год назад +10

    eu comecei em janeiro a estudar programação, tenho 29 anos e estou migrando para a área que sempre sonhei, me inscrevi em mais de 100 vagas, umas 50 nem me respondeu e outras 50 me disseram não, até que depois de muito buscar consegui minha primeira vaga de estágio em desenvolvimento, detalhe.. eu nem tenho muito conhecimento ainda, então não desista, tira essa síndrome de vira-lata da sua vida e corre atrás da vaga que você almeja

  • @mateusmarques6625
    @mateusmarques6625 Год назад +193

    Entrei em ti no início da pandemia. Comecei em uma startup como estagiário da área comercial. Queria ser dev mas me promoveram pra product owner. Depois de muito encher o saco do rh me colocaram de jr mesmo sem nenhum estágio na área de desenvolvimento.
    No início fiquei desesperado achando que não ia dar conta porém estudei como nunca dotnet e angular e consegui entregar as demandas.
    Depois de 1 ano nessa empresa como dev mudei pra outra. Hoje faz uns 4 meses que virei pleno em uma outra empresa.
    Olho pra traz e agradeço muito a oportunidade que me deram e por eu ter sido chato pq sabia oq queria..
    Se vc quer ser programador você precisa se dedicar e não parar de tentar. Uma hora vai!

    • @rawsantos9638
      @rawsantos9638 Год назад +3

      Um ponto importânte ai foi a persistência, você fez o certo ai, em qualquer área deve ser chato mesmo e persistir porquê se não não consegue

    • @igorsousa2232
      @igorsousa2232 Год назад

      isso td, presencial ou remoto?

    • @felipesimao3341
      @felipesimao3341 Год назад +11

      To na luta em que área começar , estou rodando de aplicativo pra pagar o financiamento do veiculo e o tempo que me sobra vou começar estudar programação...sou casado tenho 1 filho e ta difícil já cheguei muitas vezes a chorar no canto pois trabalho muito e não to tendo tempo pra nada alem de pagar despesas , sem perspectiva nenhuma... mais se Deus quiser vai da tudo certo não vou desistir e vou da a volta por cima !!!

    • @lucasemanoel21
      @lucasemanoel21 Год назад

      entrou em mim nada laele

    • @juniopereira5393
      @juniopereira5393 Год назад

      Alguem sabe me dizer se a faculdade de gestão da informação é boa pra programação? e se as empresas aceitam? (obs: não confunda com gestão da tecnologia da informação)

  • @wweto1
    @wweto1 Год назад +15

    Em 2022, com 30 anos de idade, migrando de auxiliar de produção, estava no início do aprendizado, recém terminado o curso básico do Guanabara no RUclips de Javascript, um amigo pleno em java me indicou pra fazer um curso de Angular que a empresa dele (que hj eu trabalho) fornece. Foram mais de 50 pessoas, misturado pessoas de Portugal e Brasil. Na entrega do projeto final restaram umas 6 pessoas (que sobreviveram) e dentre essas pessoas eu fui o único indicado a vaga, fazem 6 meses que atuo com front em Angular, realmente não é fácil antes, muito menos depois que conseguir a vaga, somando 1 ano e meio, todos os dias estudando e trabalhando muito, sinto que vai levar muitos anos ainda pra dominar minha área (quem dirá várias), mas nada é impossível.

  • @aureliosoares4746
    @aureliosoares4746 Год назад +5

    Aos 36 anos decidi mudar de carreira. Em 2022 consegui minha chance de virar dev.
    Estudei front-end e a vaga pedia, além do combo padrão (HTML, CSS, JavaScript), PHP e MySQL. Fiz o teste, não usei tudo que pediram (em vez de um banco de dados, trouxe as informações de um JSON), mas resolvi o desafio. Esse ponto é chave: entregue o que pediram. O famoso "feito é melhor que perfeito".
    Hoje aos 37, quase 38, estou consolidado na empresa. Não temos uma divisão muito clara entre Júnior, Pleno e Sênior, mas estou muito melhor do que quando comecei. Me sinto confortável para trabalhar com PHP e adoro a linguagem.
    Aprendi (e aprendo) fazendo o que nunca fiz. O mais importante para o sucesso de um dev na minha opinião, é a metacognição (saber aprender), saber pesquisar, se comunicar e ser colaborativo.
    Um abraço e obrigado pelo excelente conteúdo.

  • @raphaelandrade555
    @raphaelandrade555 Год назад +263

    Galera, pra quem tem receio de inteligência artificial: Minha amiga pediu que eu fizesse uma landing page para ela, só que ela queria que ficasse hospedado fora do site que ela já tinha. Então, perguntei aonde ela queria hosperdar. Na cabeça dela, fazia super sentido uma página sem hospedagem nenhuma. Agora, eu te pergunto: Você realmente acha que uma I.A. vai substituir pessoas tão fácil assim? KKKKKKKKKKKKK

    • @TheAlexkidx
      @TheAlexkidx Год назад +24

      Ela queria hospedar no drive

    • @arthurmaciel9893
      @arthurmaciel9893 Год назад +23

      Localhost ué kkkkkkkk

    • @matheusferro5717
      @matheusferro5717 Год назад +14

      Quem tem receio é geralmente a galera igual sua amiga, que é exatamente essa galera que a IA vai substituir hehehe

    • @HMatheusSLima
      @HMatheusSLima Год назад +20

      Acabar com a profissão, não. Mas meu medo é de reduzir drasticamente as vagas.

    • @viniciustrindade6675
      @viniciustrindade6675 Год назад +49

      nao vai substituir, só vai eliminar 90% dos devs. Do mesmo jeito q antes uma fabrica de carro tinha 5 mil trabalhadores e hj tem 600

  • @ImVittorSA
    @ImVittorSA Год назад +20

    So quero dizer que todos os relatos e todas as experiências sendo compartilhadas nos comentários está me dando um up em seguir em frente e espero que todos que também estão entrando nisso consigam oque almejam

    • @f0ryu343
      @f0ryu343 Год назад

      depois de 9 meses terem passado des de que tu fez esse comentário, como anda a vida?

  • @gabielnfsmw
    @gabielnfsmw Год назад +67

    Gostaria de motiva-los com um resumo da minha historia. Atuei 6 anos na area t.i. como analista de suporte indo de jr à sr. mesmo sem ter faculdade, ou tecnólogo. Na virada de 2021/22 resolvi tomar jeito mergulhar na area de Dev. e advinha? 6 meses depois tive uma oportunidade de migração interna, porém eu tinha que estar disposto a alem de cumprir minhas demandas como analista de suporte, estudar todas as noites e finais de semana para que em toda reunião semanal eu pudesse apresentar um progresso significativo. em 01/2023 consegui terminar meu treinamento de js, ts, angular e ionic e iniciar na area. Meus proximos passos agora são alem de me aprofundar para dominar o que aprendi é fazer ao menos um tecnólogo e aprender dotnet e sql e inglês. A meta é ganhar em dolar ou euro daqui alguns anos. E quem sabe um dia ensinar para aqueles que desejam ingressar na area!

    • @juniopereira5393
      @juniopereira5393 Год назад +1

      Alguem sabe me dizer se a faculdade de gestão da informação é boa pra programação? e se as empresas aceitam? (obs: não confunda com gestão da tecnologia da informação)

    • @f0ryu343
      @f0ryu343 Год назад

      e ai amigão, já se passaram 10 meses desse teu comentário, como anda tua carreira?

  • @Kevinz0r69
    @Kevinz0r69 Год назад +33

    muita gente migrando pra IT, eu estou fazendo o contrário, pulando fora do barco, formei CC, trabalhei 3 anos como ios dev e percebi que não é uma vida para mim, boa sorte pros que ficam!

    • @ltxlinux357
      @ltxlinux357 Год назад +2

      kkkkk eu tbm tô quase pulando fora, me formei em sistemas e estou no momento de decidir se pulo fora ou não

    • @jeffersonfaria3444
      @jeffersonfaria3444 Год назад +2

      ​@@ltxlinux357por quê?

    • @ltxlinux357
      @ltxlinux357 Год назад +4

      ​@@jeffersonfaria3444 tenho a sensação de que viver apagando fogo não é pra mim, não sou bombeiro kkkk

    • @rawsantos9638
      @rawsantos9638 Год назад +7

      @@ltxlinux357 mas infelizmente em qualquer área você vai ter que resolver problemas querendo ou não kkkkkkkkkk, eu mesmo sou formado e marketing, migrei para T.I ano passado tentando sair justamente desse problema, já vi que não tem para onde correr kkkkkkk

    • @ltxlinux357
      @ltxlinux357 Год назад +13

      ​@@rawsantos9638 na outras áreas sempre apagam o fogo com água, em ti vc apaga um fogo agora com água, daqui 1 mês tem apagar com terra

  • @raulnot58
    @raulnot58 Год назад +41

    Entre erros e acertos, eu mesmo demorei 8 anos pra conseguir ingressar na área de TI. Diversas vezes desanimei e perdi o foco. Nunca tive apoio de ninguém, mas sempre nutri essa vontade dentro de mim. Hoje trabalho há 2 anos numa multinacional líder de mercado. Me sinto realizado! O recado é: não desista. Bunda na cadeira e estudo. Uma hora a chance chega pode ter certeza!!

    • @mutv70
      @mutv70 Год назад

      Dedicação foco, as vezes nos separamos com situações complicadas, que passa um monte de coisa na nossa cabeça, o importante que dentre essas coisas que passa a única coisa que vc n deve fazer é desistir, pq aquela sensação é passageiro, mas o conhecimento e o resultado é permanente.

  • @victorpersike3807
    @victorpersike3807 Год назад +32

    Eu trabalhei 9 anos dando aula de Física e um pouco antes da Pandemia eu abrir uma empresa de atividades maker. Quando entrou a Pandemia eu não tinha mais clientes e ai fiquei desempregado, e comecei me dedicar 100% a programação, consegui uma vaga como estagiário e ai fui melhorando meu código e comecei a investir em cursos e assistir muito mais o canal de vocês.
    Agora sei que quero ser arquiteto de solução, e já aprendi a estudar tecnologia para chegar onde quero.
    Ah! Só para constar que entrei no mercado de tecnologia aos 36 anos.

  • @Adrianorazzor
    @Adrianorazzor Год назад +57

    Eu entrei na empresa onde trabalho hoje como suporte/atenção ao cliente. Após um ano trabalhando nessa posição, surgiu uma vaga para dev Java.
    Disse ao meu chefe que queria a vaga e ele concordou imediatamente, porque eu já tinha um amplo conhecimento do sistema e assim o processo seria mais rápido.
    Passei três meses estudando intensamente, incluindo fins de semana, feriados e até mesmo madrugadas. Em poucos meses, fui promovido de estagiário para júnior e, recentemente, ganhei meu primeiro aumento de salário - tudo isso sem ter faculdade.
    Se você está com dificuldades para entrar no mercado, talvez começar como suporte ou em outra posição similar na empresa seja uma boa opção, pois você pode ganhar a confiança dos seus líderes e ter a chance de progredir na carreira.

    • @rawsantos9638
      @rawsantos9638 Год назад +3

      Concerteza e ser valorizado pelo conhecimento que adiquiriu, e seu chefe fez certo, pois para ele os custos fora treinamento foram resolvidos porquê você mesmo buscou por fora

    • @Adrianorazzor
      @Adrianorazzor Год назад +9

      Ele me passou uma lista com todos os cursos que eu deveria estudar, inclusive o acesso à plataforma (Alura, hehe). Mesmo depois de ter estudado muito, na hora de trabalhar em um sistema real, foi muito difícil. Mas, com muita persistência (acho que essa é a palavra chave), aos poucos, com ajuda e paciência dos meus colegas, eu fui conseguindo avançar cada dia mais. Hoje, a satisfação de conseguir fazer as coisas e entender o que estou fazendo não tem explicação. To muito feliz fazendo o que faço.

    • @1222guilherme
      @1222guilherme Год назад +3

      Infelizmente nem sempre é assim.
      Estava há 3 anos na empresa, e tinha 2 anos como suporte de T.I, abriram 2 vagas para desenvolvedor C#, eu estudava C# e POO, HTML, CSS E JS, na época eu tinha Curso Técnico (Desenvolvimento de Sistemas) concluido e estava fazendo Graduação (Sistemas para Internet) na area de Dev, na época a T.I era dividida em 2 (Manutenção de Computadores e Desenvolvimento de Sistemas mas ambos era geridas pelo mesmo chefe) esse meu chefe preferiu contratar 2 devs aleatórios, só porque estudavam na mesma instituição que ele havia se formado, sendo que eu estava na empresa há 3 anos, conhecia o sistema muito bem, conhecia a gerencia etc...

    • @bakihanma6321
      @bakihanma6321 Год назад

      ​@@1222guilherme eu ganhei uma vaga pra tec desenvolvimento de sistemas e estou com medo de perder tempo nele pois vai acabar em 2025😢

  • @Cristian7Bitencourt
    @Cristian7Bitencourt Год назад +7

    Eu estudei 3 anos antes de iniciar na área, entrei ganhando pouco mais que um salário mínimo, sem exigências e hoje estou colhendo os frutos, então uma dica que eu dou é estude muito e não exija nada no início, pois a sua evolução só depende de você.

  • @fernandofonteles2366
    @fernandofonteles2366 Год назад +14

    Não importa a vaga ser justa ou não. No momento tem mais de 1000 candidaturas por vaga e as empresas tem a liberdade de escolher alguém qualificado mesmo quando a vaga pede muito mais que um junior supostamente possa oferecer.

  • @acarolzinhaaa
    @acarolzinhaaa Год назад +4

    Eu comecei em 2018 como a estagiária do café kkk sério, eu limpava as mesas, tirava o lixo, passava café e ainda atendia cliente, negociava solução, mexia com wordpress e php, aprendi a usar o básico do photoshop, mexi até com ionic. Não era fácil kkkk mas me agregou muita coisa, sai do meu primeiro estágio sabendo lidar com diferentes cenários. No primeiro emprego como junior (depois de muitos nãos) eu trabalha com sustentação com vtex e eu só sabia mesmo html e css, era uma suadeira, mas eu entregava as paradas. E não tinha salário grande não kkk o primeiro eu ganhava 500 reais e trabalhava praticamente de segunda a segunda pra conseguir dar conta (zero romantização, mas as vezes rola dessas).
    Mas depois passei por Avanade, Pagseguro, Ifood. O começo pode não ser um conto de fadas, nossa área é muito cansativa e monótona dependendo das responsabilidades que você pega e da flexibilidade das empresas, mas se você gosta de programar vale o esforço. em qualquer outra área você teria que se esforçar também

  • @mayconalvesdealmeida3747
    @mayconalvesdealmeida3747 Год назад +6

    Faço parte do time que mudou de carreira depois dos 30 ( no meu caso 33 ) . Larguei 13 anos de carreira na área da indústria, onde era Líder e tinha ótimo salário pra quem jamais pensou em ter faculdade no currículo.
    Comecei a fazer faculdade de jogos digitais, já que meu desejo sempre foi ser programador, mas não consegui nada dentro de 1 ano e meio.
    Acredito que a fama de "faculdade de jogos" meio que não ajudava, mas enfim tive que usar o melhor artifício pra conseguir um emprego, o "QI" -> QUEM INDICA!! . Encontrei um sobrinho de um amigo do meu pai que trabalhava com tecnologia ( esse rolo mesmo ).
    Que se compadeceu da minha história e levou meu currículo.
    Tenho certeza que fui contratado mais pelo caráter do que pelo conhecimento, afinal a história era inspiradora.
    Enfim, resumindo em datas, entrei na faculdade em 2018, e consegui ser contratado no fim de 2019, nessa empresa que mencionei.
    Entrei como trainee recebendo 30% do que recebia na indústria. Atualmente em 2023, continuo na mesma empresa mas com o cargo de Programador Sênior I, que deve ser equivalente a programador pleno em outras empresas.
    Algo que eu acredito que ajuda muito é portfólio, ter diversos projetos simples nas principais ferramentas que estão em alta, ajuda bastante. Além do mais, com o GPT está bem mais rápido desenvolver.
    E por fim, o "Quem Indica" ainda funciona e no meu caso foi crucial.
    Boa sorte a todos.

  • @gigachad7915
    @gigachad7915 Год назад +2

    Meu emprego como programador JR teve dois momentos, a primeira foi em 1994 onde comecei a trabalhar em um pequena empresa como desenvolvedor de game educativo e na época a demanda por profissionais de T.I não era tão grande como hoje e portanto o salário também não era e então resolvi sair do Brasil depois de 2 anos nesta empresa para fazer um "pé de meia" legal e retornei para a profissão depois de 4 anos fora e quem me acolheu, profissionalmente, novamente, foi uma pequena empresa de consultoria. Nas duas situações, encontrei oportunidades em empresas menores e a experiência foi fantástica porque adquiri muita experiência técnica e muita experiência sobre postura profissional como por exemplo pró-atividade, comunicação com gestores, postura diante um erro cometido por mim entre outras coisas que vão além do conhecimento técnico

  • @maikonfarias1071
    @maikonfarias1071 Год назад +71

    Migrei de carreira aos 42 anos. Certamente não foi fácil, mas valeu a pena. Estou numa empresa ganhando experiência e entendendo como é uma aplicação real. Como vcs falaram, a questão é ter paciência, persistência e foco.

    • @sheleihp
      @sheleihp Год назад +5

      Amei ler seu comentário! Tenho 40 e estou estudando p Front End...o mercado de trabalho é bem preconceituoso. Mas vamos seguindo em frente!

    • @igorlinhu
      @igorlinhu Год назад +1

      Por onde vc começou e qual foi sua estratégia ?

    • @maikonfarias1071
      @maikonfarias1071 Год назад +4

      @@igorlinhu Eu comecei errado kkk, estudando pra fullstack. Não conseguia nada. Mas aí cai em si e foquei no backend. Eu estava quase desistindo, porém umas pessoas me ajudaram a reformular meu currículo, meu LinkedIn e até me preparar pra entrevista. Depois disso fui no LinkedIn e mandei muitos currículos naquele formato de candidatura simplificada. Em 15 dias estava contratado na empresa que estou. Hj vejo que não se pode pular etapas, tem que se entender a base, que não adianta estudar de tudo(Back e front ao mesmo tempo), só o backend tem uma esfera gigande de coisas a se aprender.

    • @cdadoug
      @cdadoug Год назад +2

      Estou na mesma situação aos 37. Graças a Deus consegui uma vaga. Sucesso a todos.

    • @igorlinhu
      @igorlinhu Год назад

      @@maikonfarias1071 eu tô finalizando POO de Java e MySQL e queria um estágio ,no caso seria Back-end ,certo ?

  • @jonnyvv
    @jonnyvv Год назад +5

    A minha primeirissma foi só sufoco, aprendi a fazer um crud em C# pra passar na prova e aprendi no dia a dia.
    Mas na empresa atual entrei como júnior há 2 anos. Notei que na epoca que comecei a fazer entrevistas para evoulir, existiam muitos requisitos dispensáveis, que apesar de estar na vaga, nunca perguntavam sobre, e outros se repetiam muito, como SOLID e Testes Unitários por exemplo, e foi onde conheci o canal e comecei ter conhecimentos da área que não fazia idéia que existiam.
    E sobre se doar, quando a empresa valoriza, cada esforço a mais é recompensado, no meu caso me dediquei ao máximo a não só aprender mas demonstrar colocando todo o meu conhecimento, debatendo com embasamento as vantagens de se ter um codigo bem escrito, utilizando as tecnologias corretas. Nesse tempo, apesar de ser até rapido, consegui virar sênior, e me sinto motivado ainda mais para estudar e evoluir para que eu possa entregar mais e continuar o crescimento na carreira.

  • @thaisabreu7839
    @thaisabreu7839 Год назад +4

    eu comecei a estágiar, minha pretensão era apenas entrar na empresa, então eu aplicava para muitas vagas de estágio e junior, e deixava claro que eu queria a vaga mesmo que começasse apenas como estágio. E me dedicando no segundo estágio em 3 meses virei junior. No segundo trabalho já consegui começar como junior e em um ano eu estava pleno. Atuo como pleno hoje!

  • @dominandoI.A
    @dominandoI.A Год назад +67

    é tudo questão de se adaptar. Quanto mais se automatiza coisas repetidas, maior produtividade e o tempo será gasto de forma mais eficiente. Se a pessoa já tá quase desistindo por surgir essas novas tecnologias e pelo mercado ter subido o nível, é porque programação não é a área certa pra pessoa

    • @codigofontetv
      @codigofontetv  Год назад +11

      Exatamente, muito bem pontuado.

    • @carlosartur8628
      @carlosartur8628 Год назад +15

      Maior produtividade e menos emprego, além de menores salários. E que fique claro, não está subindo o nível, está baixando, qualquer um faz um site com a ajuda da IA.

    • @filipeferreiracemim
      @filipeferreiracemim Год назад +11

      Mas tem algumas outras questões, maior produtividade, também significa que se uma empresa contratava 10 devs agora ela só vai precisar de 1 e essa pessoa nem precisa ter tanto conhecimento assim, então pode receber menos, até porque com menos vagas para dev, significa que a concorrencia aumenta e quando isso acontece os salários diminuem.

    • @alexandrenunes8570
      @alexandrenunes8570 Год назад +3

      O gargalo não tá só na produtividade em tecnologia. Existe gargalo em vários outros pontos, como a construção de uma marca no mercado, por exemplo. A quantidade de demandas não aumenta proporcionalmente com a produtividade (não que dizer que só pq vc produz mais, que vai ter mais coisa para produzir). Acho que um pouco de negação acreditar que uma disrupção na produtividade não vai causar uma diminuição na demanda por profissionais. Por fim, os avanços em IA não resumem a coisas repetidas. Na realidade, grande parte do rebuliço é justamente por não se trata somente disso

    • @nordkis4834
      @nordkis4834 Год назад +7

      @@carlosartur8628 qualquer um nao faz um site com IA, vc precisa de conhecimentos básicos e se quiser fazer um site seguro terá que ter conhecimento avançado.
      segundo que menos empregos é uma falácia, a IA baratea muito o surgimento de novas pequenas e medias empresas, já que os custos estão baixos...

  • @thaynararodrigues7688
    @thaynararodrigues7688 Год назад +25

    Entrei como estagiária, tinha bastante projetos no github de várias linguagens(não foquei em uma linguagem especifica), foquei bastante no aprendizado de algoritmos e estruturas de dados e tambem da" sopa de letrinhas" do TI ( o que cada sigla dela representava dentro dos códigos). No dia da entrevista fui uma das pessoas que mais falou sobre projetos e conhecimentos técnicos(ainda que conhecendo bem pouco a parte comercial pois eu não tinha ainda experiência na area) consegui mostrar que aprendi muito por conta própria, por documentação, video aulas e todo conteúdo gratuito que temos disponivel na internet, eram muitas horas de estudo além da própria faculdade eu aprofundava os conteúdos e treinava quando tinha um tempo entre trabalho(que não era na area de TI) e falculdade ... E sim, eu dormia bem pouco rsrs.

    • @ruanbr8853
      @ruanbr8853 Год назад

      Nossa! Dormia quantas horas ?

    • @PedroPaulo-dq9ht
      @PedroPaulo-dq9ht Год назад +3

      eu to literalmente vivendo sua vida kkkkkkkkk tenho 23 anos e parece que nunca to estudando suficiente

    • @thaynararodrigues7688
      @thaynararodrigues7688 Год назад +1

      @@ruanbr8853 umas 4 horas por dia kkkkk

    • @abelhazum
      @abelhazum 10 месяцев назад

      e como está hoje? valeu a pena se dedicar tanto?

  • @VitorZonho
    @VitorZonho Год назад +12

    não sei se meu comentário ajuda em algo, mas qdo comecei, meu primeiro cargo de programador (meados de 2010) já foi nível Pleno, eu era analista de suporte técnico mas fazia sites por fora a muitos anos, então fui muito bem recomendado, mesmo quando entrei na área de infra tb foi recomendação, por ter sido aluno do curso técnico e um professor recomendou, se eu for falar por mim, o segredo pra entrar na área é ser ou se fazer ser conhecido como alguém que entende e resolve problemas da área que deseja ingressar, de preferencia já ter colaborado ou resolvido o problema de algumas pessoas, pois vc será a primeira pessoa que eles vão recomendar ou chamar pra trabalhar. E uma vez na empresa e no cargo desejado, para subir na carreira vc vai ter q ser realmente visto por seus superiores, não adianta ser gênio e invisível, quando vc encontrar com o CEO no elevador se apresente como o fulano que resolveu o problema X que economizou $$$$$ para a empresa. Será só sucesso!

  • @alexandrecarvalhorodrigues2269
    @alexandrecarvalhorodrigues2269 Год назад +1

    O que ocorre muito , e que sai muita noticia de muitas vagas em tecnologia , e nao se fala no nivel de exigencia para essas vagas , acaba dando uma impressao de que e facil , e nao tem nada de facil nessa area , e muita dedicacao , por muito tempo !

  • @alessandronevesdossantos2325
    @alessandronevesdossantos2325 Год назад +16

    Sinceramente, para mim isso grande parte é culpa de empresas como Alura, Full Cycle e sem falar na kenzye, venderam um sonho completamente alucinógino para a galera, fez muita gente largar faculdade para fazer curso deles em ganhar 6k

    • @maciel6301
      @maciel6301 Год назад +3

      O problema não está na "Alura". O mais grave a meu vê são aqueles que ensinam 100% a fazer uso de construtor de site com promessas de salários acima de R$ 10.000,00. Ou seja, construtor de sites são para coisas muito simples. Enquanto, não existir um conselho de classe dentro da TI que regularmente a profissão, sempre será um problema.

    • @thiagoelav633
      @thiagoelav633 Год назад +1

      @@maciel6301 cruzes, sai estado,

  • @IsraelRabelo-jq8gw
    @IsraelRabelo-jq8gw Год назад +3

    Em 2021 com 40 anos pensei em mudar de carreira, trabalho a muito tempo em uma empresa e nessa estava na área de suporte, chegando até a gerencia.
    Fiz uma faculdade, quero deixar claro que foi por opção pois usei mais para me guiar do que aprender e tive a oportunidade nessa empresa de uma vaga para desenvolvedor, o meu salario reduziu mais pensei no futuro.
    Tive contatos com alguns projetos, em Java principalmente e ainda está sendo muito difícil hoje estou tocando a parte de front de uma aplicação em HTML, JS, CSS que é checkout de auto atendimento.
    Olhando as vagas hoje vejo que o mercado está saturado isso sem sombra de duvidas, mais acho que devemos ter diferencial hoje me considero Jr. mais tenho conhecimento em banco de dados, linguagem Java, redes, isso ajuda.
    Eu acho né!

  • @mutv70
    @mutv70 Год назад +2

    Pessoal, eu sei que os relatos nos comentários desse vídeo pode desanimar muito, a minha dica é, não leve os relatos de pessoas como regra, não significa que vai acontecer com você o mesmo que aconteceu com as outras pessoas, use de aviso, algo que vc esteja preparado.
    Aproveite o caminho, a estrada, não foque no destino, aproveite enquanto vc estiver aprendendo, nenhum conhecimento é atoa, tem coisas que vc aprende com programação que pode levar pra vida inteira.
    Sei que falar para não desanimar é o mesmo que falar para uma pessoa machucada parar de sentir dor, mas a minha dica é, fique atento, jamais tome decisões com base no que vc sente, isso tudo é temporário, mas o conhecimento é pra sempre.

  • @drikadev
    @drikadev 9 месяцев назад

    Oi gente tudo bom? Tenho 44 anos, era recepcionista e sou dev Jr de front-end há 06 meses. Iniciei a migração de carreira em Jan/2022. Fiz muitas conexões no Linkedin e consegui minha primeira oportunidade graças a uma pessoa que me indicou. Eu consegui essa indicação pq qd me aplicava as vagas eu mandava mensagens pro anunciante da vaga falando algo pelo qual me identifiquei com a vaga e pq eu era a pessoa certa pra ocupar a posição! E daí uma dessas pessoas passou a me acompanhar no linkedin e 06 meses depois desse contato, ele me indicou pra uma oportunidade de uma empresa que ele tinha contato. Foi um anjo esse QI! Super indico fazer conexões enquanto vai estudando. Claro, tem que ir publicando no Linkedin, mostrando o que está estudando/aprendendo, compartilhando posts, fazendo comentários, curtindo. É isso aí, espero ter ajudado.

  • @schielke88
    @schielke88 Год назад +42

    Comecei minha primeira oportunidade como suporte em TI em um hospital da minha cidade. quase faltando 8 meses p me formar resolvir largar de mão tudo que eu estava fazendo inclusive o estágio e me dediquei absurdamente para aprender o básico para quem quer entra na área (conceitos, html, css e js todos vanilla), almoçava na fente do computador e acordava com o café na frente do computador. Fui para uma entrevista em menos de 2 meses levei um projetinho pequeno todo horrivel kkkk cheio de gambiarras no css (coisa feia mesmoo), porém eu acabei ficando, como isso? pq fui o único que apesar de n saber muito naquela época eu acabei levando alguma coisa p apresentar. minha dica é estude, mas faça! mesmo que seu projeto ou prototipo esteja extremamente horrivel, mas faça e assim vai melhorando. comecei como front hj sou back e front, porém na empresa atual que estou pego somente na parte do back (que bom né, "menos trabalho" que um full stack e ganhando bem). comecei ganhando 300 reais e em 6 anos subiu para 11.000 fora meus ganhos em projetos por fora! então n desistam meus caros! apenas tentem trilhar o caminho mais simples e n tentar abraçar o mundo com as pernas pq se vc fizer isso vai acabar se perdendo no caminho e ter um resultado negativo, sei q resultados negativos vão aparecer, mas nunca desista!

    • @ltxlinux357
      @ltxlinux357 Год назад

      Conta mais sobre sua experiencia trocando o front pelo back? qual linguagem vc usa no back?

    • @andressasilva6727
      @andressasilva6727 Год назад

      Obrigada, eu larguei meu emprego pra estudar mas estou tão desmotivada q n tenho ânimo

    • @schielke88
      @schielke88 Год назад +2

      @@ltxlinux357 eu já tinha tentado estudar back, senti dificuldade, quando misturou back e front aí q ferrou tudo mesmo. Então foi q eu resolvi focar somente em front, html, css e depois de um tempo js..... Depois de estudar bastante eu sabia olhar p um arquivo e diferenciar o que era de front e back. Por q antes por incrível que pareça eu n sabia diferenciar o q era back e front no mesmo arquivo. Com o tempo foi surgindo algumas oportunidades de fazer alterações bem básicas no backend (básico mesmo) , e por último comecei a estudar SQL... As tecnologias q eu trabalho hj é laravel (PHP), Java script, algumas coisas em Java, css, vue e SQL. Claro q tem outras coisas, mas esses são do meu dia a dia.

    • @ltxlinux357
      @ltxlinux357 Год назад

      @@schielke88 vc chegou a aprofundar em design pattern, microsserviços, essas coisas do back? tenho receio do back por causa dessas arquiteturas complicadas

  • @fabianocardoso5267
    @fabianocardoso5267 2 месяца назад

    Eu migrei de infra de TI (mais de 10 anos) para ser desenvolvedor. Estudei durante um ano a stack de Java, comecei como suporte, fazia poucas alterações em códigos. Hoje na mesma empresa, atuo com mobile e java. O valor do salário é baixo mas a experiência adquira é alta. Hoje com 38 anos, muito feliz pois encontrei algo que gosto muito de fazer.

  • @GyamG_
    @GyamG_ Год назад +101

    Dá-lhe historinha.... como me tornei pleno com 2 anos
    No primeiro período da minha faculdade de Ciências da Computação, iniciei um estágio em uma empresa com apenas seis funcionários. Infelizmente, apesar de ser a merda de um estágio, as demandas do cargo eram de um nível júnior ou até mesmo pleno, mesmo com uma remuneração inicial de apenas R$ 300,00 (aceitei por que queria aprender kkkkkk mau sabia eu). A cada três meses quando renovava o contrato o salário aumentava muito pouco e bota pouco, até que após um ano de estágio fui efetivado com um salário de R$ 1200,00 aproximadamente que era o salário mínimo. Quando saí da empresa, o meu salário estava em R$ 1500,00. (fiquei apenas 2 anos la)
    Amem que durante um período lá de poucas semas fiz amizade com um colega que era sênior acabou que ele me treinou e orientou sobre o que estudar para lidar com as demandas doidas que caiam no meu colo. Quando ele se demitiu, (eu tinha quase 1 ano de estagio) fui efetivado e assumi as tarefas dele um sênior como júnior, já que conhecia todas as demandas dele e tinha trabalhado como seu braço direito já que era apenas nos dois no backend . Após a demissão dele, fiquei sozinho no backend ate pedir demissão 1 ano depois e enfrentei problemas para um cacete, mas aprendi muito com essa merda, foi foda trabalhar dessa forma, estudar para conseguir fazer o meu trabalho alem de ter que ir para a faculdade, trabalhando várias vezes até de madrugada e ate mesmo no meio da aula ( salve aos prof's que me deram um help numas tarefas cabulosas kkk ).
    Durante os dois anos em que trabalhei nessa empresa, atuei em diversos projetos praticamente sozinho (principalmente após a saída desse amigo), sendo responsável sozinho pelo backend em cerca de cinco ou seis projetos de diferentes clientes. Quando ia fazer 2 anos lá recebi uma indicação desse meu amigo sênior e consegui uma posição de pleno em uma grande empresa (ganhando 5x o meu salário de lá) , onde atualmente estou, alem disso esse semestre estou no oitavo período da faculdade ansioso pelo meu diploma e por incrível que pareça sou regular nunca reprovei em nenhuma matéria, não sei como fiz esse milagre.
    Essa é a merda que passei e como me tornei pleno com 2 anos de experiência no quinto período da faculdade e com dezenas de crises de ansiedade, bernouts... e por incrível que pareça também nunca tirei ferias nem lá (não conseguia) nem na minha empresa atual ( pois não quero, pegar logo tudo que tenho direito assim que formar e comemorar nessa desgraça)
    quem leu ate aqui.... carai tu é atoa hein.... to zuando valeu! nunca desabafei sobre isso antes.

    • @O_Ceifador
      @O_Ceifador Год назад +6

      Li até o final! Curiosidade bateu forte kkkkk.

    • @daaanLM
      @daaanLM Год назад +4

      boa irmão, dahora demais a história, to nessa luta também sofrendo como Junior agora kkk acho que só se lascando pra chegar lá mesmo, não tem jeito!!

    • @oamazonico8089
      @oamazonico8089 Год назад +5

      Eu li até o fim kkkk

  • @ebjrtux
    @ebjrtux Год назад +1

    Minha trajetória foi a seguinte, me formei como Técnico de Informática com 22 anos. E permaneci como técnico por mais de 10 anos, na época inicio dos anos 2000 era a profissão do futuro, só que com o passar dos anos vi essa profissão desaparecer. Ai por volta dos anos 2015 decidi fazer Análise e Desenvolvimento de Sistemas, foi quando dei uma guinada na minha carreira e sai do suporte técnico de informática para ser um desenvolvedor, confesso que por gostar muito de linux não tive muita dificuldade com analise já que para resolver vários problemas em redes e servidores tínhamos que analisar longos logs e configurações. De cara fui para o Java utilizando o Spring como framework de desenvolvimento. Como não tinha nem computador direito comecei a programar no celular e me preparei para uma vaga de Junior, isso mesmo programando no celular o básico de Java claro. Por incrível que pareça e graças ao mercado aquecido na época consegui minha vaga. Confesso não sabia nada mas sempre corria a trás e era chato ficava na cola dos que eram Seniors e Plenos na época. Hoje tenho minha carreira consolidada como desenvolvedor e já atuei em diversos projetos. Mas não foi fácil e olha nunca imaginei dizer isso, mas hoje a profissão do futuro já não é mais e para um Junior entrar no mercado não está nada fácil. Mas não desistam pelo contrário persistam. Sucesso a todos e parabéns pelo canal Codigo Fonte TV.

  • @clovisdss
    @clovisdss Год назад +7

    Eu acho que vocês bateram no ponto chave.
    Muita gente fazendo propaganda do mercado de TI dizendo que com o mínimo de esforço e você já estaria ganhando 5k pra cima.
    Isso é ridículo, e sempre foi.
    Toda profissão demanda estudo constante, e TI não é diferente.

  • @w3ll_ff
    @w3ll_ff Год назад +4

    Vc entra triste no vídeo e sai motivado com os comentários, sério é mt satisfatório vc ler a história de outras pessoas te apoiando real, que os deuses abençoe todos vcs que estão lutando pra melhorar de vida ❤🥹

  • @gilsonravaiani8241
    @gilsonravaiani8241 Год назад +2

    "Uma falsa facilidade que se vendeu no mercado de tecnologia" Sensacional o comentário, trabalho com tecnologia desde 2004 e nessa mudança eu estava pensando assim. Vi que não é e estava me culpando por não conseguir migrar de área. Achei que o problema era comigo, mas esse comentário falou tudo. Muito obrigado por compartilhar. Sigo firme no propósito.

  • @lemuk9233
    @lemuk9233 Год назад +10

    Galera, isso tudo é de dar medo em nós jrs e iniciantes, mas eu tenho certeza que vamos conseguir trabalhar na área. Não vamos desistir, temos ótimos influenciadores experientes nos dizendo que é possível, como o Gabriel e a Vanessa. Vamo que vamo!! pq só precisamos de uma vaga.

  • @engcre
    @engcre Год назад +1

    De fato, o mercado de trabalho está se tornando mais competitivo e saturado em muitas áreas, incluindo a área de desenvolvimento de software. Isso pode ser visto no grande número de vagas de emprego disponíveis no LinkedIn e em outras plataformas de emprego, com um grande número de candidatos competindo por cada vaga. Nesse contexto, pode ser necessário que os trabalhadores se adaptem a uma nova realidade, na qual o trabalho autônomo e a prestação de serviços pontuais se tornem mais comuns.

  • @bolinhom12
    @bolinhom12 Год назад +1

    Estudo programacao com foco em Java há 6 meses.
    Trabalhei a vida toda como professor de inglês e comecei do completo zero.
    Começo em abril na minha primeira oportunidade como engenheiro de softwarese 1 com um salário surreal para mim.

  • @eduardoh1607
    @eduardoh1607 Год назад +10

    Comecei trabalhando com desenvolvimento em ASP clássico VBScript e SQL Server 2000, e consegui diante de muita insistência, tive que implorar para trabalhar uma semana e caso não gostassem poderiam me dispensar sem pagar, mas que eles não iriam se arrepender e graças a Deus deu tudo certo, estou na área há 15 anos, hoje atuando como DevOps/SRE.

  • @Paulo-ri8or
    @Paulo-ri8or Год назад +9

    O segredo é empreender galera. A gente como desenvolvedor somos capazes de fazer bastante coisa ( é só parar , planejar e executar) . Depender dessas empresas a gente tá lascado .

  • @bceg3961
    @bceg3961 Год назад +18

    Sou junior e as vezes aparecem outros devs juniors que me deixam besta por não saberem coisas básicas tipo crud, ou como usar ferramentas simples tipo o postman, galera precisa se esforçar de verdade se gosta mesmo da área.
    Descobrir os possíveis bons salários trouxe muito dev preguiçoso, que espera se manter na área e ganhar por tempo e não por aprendizado e aplicação.

    • @gepetovovo2509
      @gepetovovo2509 Год назад

      bom isso ai é a pura verdade, tá cheio de gente ruim no mercado e fora o pessoal do Ctrl+C e V e esses Devs ai que não sabem vem com o rei na barriga falando que sabe tudo, porém na pratica é isso ai mesmo que tu descreveu, por isso tá bem dificil contratar jr e muitas empresas pedem experiência pra exatamente não passar por isso e tempo é dinheiro.

  • @nullpointerexception-my8rs
    @nullpointerexception-my8rs Год назад +39

    O mercado esta saturado sim! E eu digo isso com muita propriedade.
    Apesar de me dedicar incansavelmente nos últimos cinco anos à minha formação na área, ainda não tive a oportunidade de ingressar profissionalmente nela. Mesmo aplicando diariamente em diversas plataformas e me submetendo a várias provas técnicas - algumas das quais eu não estava apto, outras em que tinha grande confiança -, as empresas não oferecem nenhum feedback, nem mesmo uma comunicação sobre a escolha de outro candidato.
    Compreendo que possa haver dúvidas sobre minha capacidade de obter uma vaga após tantas tentativas. Entretanto, posso garantir que tenho habilidades e competências para contribuir significativamente em uma empresa, caso me seja dada a chance. Já ajudei outras pessoas a passarem em provas, e elas conseguiram as oportunidades que buscavam graças à minha colaboração.
    Chego a conclusão de que entrar no mercado é uma questão de vaga aparecer na hora certa "POR SORTE" e não tanto por habilidade, digo exclusivamente para vagas de junior-

    • @herberthipolito9941
      @herberthipolito9941 Год назад +19

      Dos meus amigos q conseguiram entrar no mercado, a maioria foi por indicaçao, infelizmente. Tou tentando concurso publico antes q termine de saturar esse.

    • @Ricardo-xt9iy
      @Ricardo-xt9iy Год назад +3

      vc é azarado é diferente

    • @Ricardo-xt9iy
      @Ricardo-xt9iy Год назад +6

      se tem q procurar uma igreja kkk

    • @nullpointerexception-my8rs
      @nullpointerexception-my8rs Год назад +6

      @@Ricardo-xt9iy kkkkkk vou tomar 1L de agua benta por dia

    • @seveng0th
      @seveng0th Год назад +4

      Diz isso para as 5 recrutadoras me mandando mensagem no linkedin todo dia querendo entrevista kkkk

  • @guilhermepereiradossantos672
    @guilhermepereiradossantos672 Год назад +2

    Bom lugar pra começar é a sptech lá o estágio é garantido foi assim que entrei no mercado e fiz várias conexões da area.

  • @JeehSouusa
    @JeehSouusa Год назад +2

    Tenho 28 anos, trabalho a 10 na área de advocacia, no período de 19/22 iniciei e terminei a faculdade de Engenharia de Computação, consegui terminar mas fiquei totalmente cru na área de programação, pois lá mal aprendemos o básico, desde o início de 2023 venho estudando front end, tenho planos de migrar de carreira no meio deste ano e confesso que tenho muitos receios, medo de não conseguir, pensamentos de desistência durante o estudo, mas acho que tudo isso faz parte de quem está começando, estou persistindo, planejo tentar aplicar para vagas assim que eu terminar o período que combinei de sair da empresa, até lá pretendo criar um portfólio usando as tecnologias que eu estou aprendendo para poder usar devido a falta de experiência e conseguir uma vaga. Boa sorte a todos que estão na caminhada assim como eu.

  • @viniciusmorais840
    @viniciusmorais840 Год назад +2

    Comecei a estudar programação em 2019 e consegui meu primeiro emprego em 2020, o processo até o primeiro emprego durou menos de 12 meses no total. O processo foi o básico: 1) cursos de lógica (grátis e pagos); 2) Cursos de programação web COMPLETO (por completo, entenda cursos que funcionem como trilhas, que façam todo o percurso de um iniciante até o avançado) - leia-se Javascript e frameworks relacionados (cursos grátis e pagos, sim, fiz o curso do guanabara também); 3) Alimentação de github para documentação e portfolio pessoal; 4) Candidatura a MUITAS VAGAS para participar do MÁXIMO de selecões e fazer o MÁXIMO de desafios técnicos possíveis. 5) Estudava NO MÍNIMO 6 horas por dia.

  • @heliobessonirodrigues6632
    @heliobessonirodrigues6632 Год назад +9

    Aprendi a programar na faculdade de Engenharia Elétrica. Eu gostava muito e aprendi muito Java. Meu irmão cursava Ciências da Computação e conseguiu a vaga dele. Uns meses depois ele me indicou lá. Ou seja, meu irmão entrou primeiro e eu entrei pelo QI (quem indica).

  • @antoniooemjr
    @antoniooemjr Год назад +7

    Fui estagiário front end por um ano , procurei novas oportunidades consegui um estágio Full stack em php e em 3 meses fui contratado como junior

  • @eduardosiqueira8974
    @eduardosiqueira8974 Год назад +1

    Em 2019 eu entrei na faculdade de análise e desenvolvimento de sistemas com um conhecimento básico, quase zero para ser realista. No primeiro semestre eu consegui uma vaga para estágio em uma empresa na cidade onde eu moro (Toledo/PR), a empresa tinha esse projeto de ajudar iniciantes na área. Com 5 meses de estágio eu fui promovido para desenvolvedor trainee e com o aumento de cargo, veio o aumento das cobranças e os afazeres foram ficando cada vez mais complexos e um determinado momento eu não consegui dar conta de tudo e acabei por ser demitido. Sem emprego, síndrome de impostor e diversos outros fatores me fizeram ficar sem esperança de continuar na área. Acabei prestando concurso ao exército Brasileiro e me formei Aspirante a Oficial, depois de passar por uns bocados nas fileiras do exército decidi voltar para a área de desenvolvimento, hoje faz um ano e seis meses que atuo novamente como desenvolvedor backend.

  • @FoxForGate
    @FoxForGate Год назад +1

    trabalhava como operador em uma empresa de cobrança, e percebendo que havia processos que eram feitos manualmente e podiam ser automatizado, fiz um bot para automatizar, assim meu diretor me recomendou para trabalhar com a equipe de TI, agora tenho um senior sendfo meu mentor, estou aprendendo muita coisa, consegui uma grande oportunidade

  • @emanuelfq
    @emanuelfq Год назад +5

    O Melhor vídeo para pessoas que estão entrando na área:
    Detalhado e super honesto!

  • @vieira-nerd
    @vieira-nerd Год назад +3

    Na metade do ano de 2019 (OBS: Ano em iria terminar a faculdade de ADS, mais não foi possível por conta da pandemia) entrei para uma empresa como suporte/treinamento de usabilidade de sistema, nessa empresa trabalhei por 1 ano, após esse periodo a empresa detentora do sistema desvinculou da empresa onde eu trabalhava, com isso eu fui desligado da empresa, após ser desligado fiquei 4 meses sem trabalhar, com isso foquei meus estudos nas tecnologias que essa empresa utiliza e no final de 2020 ainda em meio a pandemia consegui concluir a faculdade. Passando esses 4 meses a mesma empresa onde eu trabalha abriram vagas para desenvolvedores jr a propria empresa entrou em contato comigo e fui contratado novamente e atuo nela a 2 anos como dev jr.
    Conselho que dou para quem está buscando uma vaga é pesquisar e estudar as tecnologias que as empresas estão pedindo e se candidatar as vagas sem medo q vcs vão conseguir.

  • @rafaelabrahao1237
    @rafaelabrahao1237 Год назад +16

    Aos 39 anos de idade fiz uma transição de carreira e fui contratado como JR.
    Esse mês eu vou comemorar meu primeiro ano de carreira... e vou ser sincero, não é fácil (pelo menos pra mim)...
    Mas eu me esforço diariamente para conseguir ser um profissional mais completo... ganhar cada vez mais bagagem e poder trilhar a minha carreira.
    Quando ao chat gpt... quero ver ele lidar com as 500 mudanças que um projeto sofre ao longo da sua criação...
    São muitas áreas envolvidas... a galera de negócios quer de um jeito, o time de sustentação diz que não tem como ser assim, o time de engenharia e arquitetura informa que tem que seguir um determinado modelo que praticamente inviabiliza o que foi pedido antes...

  • @felipefrontend
    @felipefrontend Год назад +1

    10:54 ... o mesmo que teu falo com a galera novata. Concordo mil%

  • @tiagoaguiar91
    @tiagoaguiar91 Год назад +2

    Como foi o caminho tradicional que muita seguiu. Fiz um estágio pela faculdade e fui efetivado como jr. Na época não haviam tantas empresas com mente aberta focada no que a pessoa pode entregar na prática ao invés de apenas ter um diploma. Claro que não descarto a experiência da faculdade, mas só quero dizer hoje há mais portas de entrada. A próprias empresas tem programas de capacitação pra contratar. Eu acho impensável algo assim anos atrás.

  • @fabriciogalo3952
    @fabriciogalo3952 Год назад +7

    Eu entrei na faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, só Deus sabe o quanto eu me matei de estudar, passei madrugadas em claro só estudando, mais cada segundo valeu a pena, os professores da faculdade me indicaram para vagas de estágio, pq eu m destaquei entre a turma, tive minha primeira oportunidade em um estágio em uma empresa bem grande, com 1 ano de faculdade já estava estagiando, e durante 1 ano nesse estágio eu aprendi muito, fui efetivado, e depois recebi uma nova oportunidade, estou a 1 ano formado e estou muito feliz com meu trabalho atualmente, realizando todos meus sonhos profissionais e pessoais

    •  Год назад +2

      Faculdade virou requisito meio que obrigatório hoje em dia. Perdi umas 3 oportunidades esse início do ano só por esse impedimento.

    • @diegocosta6092
      @diegocosta6092 Год назад +1

      Fabricio, irmão eu queria muito cursar ADS mas até o momento eu tenho 0 experiência com programação, eu tenho um conhecimento bem básico que aprendi na internet mas nunca coloquei em prática sabe? Eu queria saber o que se tu acha possível, entrar em ADS com 0 de experiência em programação ou é melhor estudar antes? Aqui na cidade tem um curso muito bom de programação, ele dura 1 ano, pensando se entro nele antes de iniciar a facul mas o foda é que iria me atrasar um pouco, por ser caro, teria que deixar a facul pra quando finalizasse o curso…

    • @fabriciogalo3952
      @fabriciogalo3952 Год назад +1

      @@diegocosta6092 mano, não perca tempo, pode começar o curso de ADS sim, mais vai ter que se dedicar e estudar por fora pra incrementar o seu aprendizado, eu mesmo sai do ensino médio e entrei de cara no curso de ADS

  • @gustavolimaoprogramador
    @gustavolimaoprogramador Год назад +1

    Entrei no meu primeiro trabalho em programação em 2021, faço curso de ciência da computação e no meio da pandemia resolvi arrumar um serviço na area, assim, consegui ser contratado bem rapido, mas ao logo fui percebendo que não tinha preparo nenhum, hoje sou programador Pleno e aprendi tudo na raça e na marra, o importante é sempre nunca desisti e sempre se esforçar.

  • @josehenriquearaujo6287
    @josehenriquearaujo6287 Год назад +1

    A minha primeira oportunidade foi em 2014, eu estava cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FATEC MOCOCA, e então no segundo período da faculdade foi oferecido para nós alunos um curso particular de Oracle SQL e PL/SQL, durante o curso eu fiz networking e amizades que levo comigo até hoje, e então fui indicado para uma vaga numa empresa da cidade de tecnologia. Na época eu trabalhava na faculdade ganhando mais de um salário para trabalhar 4 horas por dia e tive que decidir entre largar este e ir para a empresa e trabalhar 8 horas por dia para receber meio salário, foi uma decisão difícil e sou grato a empresa por ter me dado a oportunidade, e em um ano fui efetivado e aprendi um monte de coisas e de lá pra cá eu consegui uma ascensão profissional muito grande!

  • @elirweb
    @elirweb Год назад +4

    Eu comeci em 2011 com o meu primeiro estagio foi em uma agência web, foi muito bom apreendi muita coisa, mas no começo como vocês mencionaram não foi nada fácil, eu tive que estudar muito ser autodidata, fazer muito curso por fora. Mas eu fiz muita entrevista web, já cheguei até pensar em desistir da profissão, a mensagem que eu quero passar para todos que querem entrar na area de T.I é não desistir estar sempre estudando que uma hora entra

  • @EvertonLima-h3d
    @EvertonLima-h3d 9 месяцев назад

    vocês são pessoas, maravilhosas, obrigado por facilitar o mundo da tecnologia, sempre com simplicidade e conteúdo super rico, parabéns!!!!

  • @leonardosantana5759
    @leonardosantana5759 Год назад +1

    Comecei como estagiário e hoje, com 2 anos de experiência, já consegui aumento de salário e estou tirando 8,7k por mês. Em nenhuma outra área eu conseguiria isso com apenas 24 anos

  • @celiojunior4473
    @celiojunior4473 Год назад +9

    Eu consegui meu primeiro trabalho como junior seguindo o fluxo padrão, Estagiario, Trainee, Junior, comecei em uma empresa de Dev, que não foi la a mais saldável que ja trabalhei, me promoveram pra trainee no final do estagio e depois quando iam me promover pra júnior eu encontrei uma outra empresa que me oferecia condições bem melhores de trabalho e escolhi aceitar e me tornei junior nesta outra empresa. Hoje estou como Dev Pleno em uma ótima empresa, mas precisei de paciência, estudo e mais do que 6 meses de curso

    • @micaelalgarrao6043
      @micaelalgarrao6043 Год назад

      Conseguiu sem facul?

    • @celiojunior4473
      @celiojunior4473 Год назад +1

      @@micaelalgarrao6043 Não, estava fazendo engenharia da computação. A faculdade pode ter muita coisa obsoleta sendo ensinada, mas ajuda a dar os primeiros passos, como por exemplo conseguir um estagio.

  • @fannyhsouza4814
    @fannyhsouza4814 Год назад +25

    Estou começando agora,e com tantas pessoas falando que não existem vagas que é uma profissão que não terá lugar para o Dev Júnior,desmotiva muito,vem os pensamentos de se é aquilo mesmo que vai seguir,então muito obrigada pelos vídeos de vocês,me ajudam muito a continuar estudando e seguir firme no que eu quero❤

    • @JotaCMateriaisdeconstrucao
      @JotaCMateriaisdeconstrucao Год назад

      Qual e sua idade?? Ta começando com qual linguagem de programação? Voce quer atuar em qual area de atuação profissional Específica?

    • @fannyhsouza4814
      @fannyhsouza4814 Год назад +5

      @@JotaCMateriaisdeconstrucao tenho 21 anos,estou começando com desenvolvimento web,faço um curso de Dev Full-Stack,a primeira linguagem que estão nos passando é o Java script

    • @ir4nbala
      @ir4nbala Год назад

      Tenta plataformas como fiverr ou upwork caso não consiga algum trampo. Mercado exige muito e só com html e css vc já consegue algum trampo lá.

    • @TheAlexkidx
      @TheAlexkidx Год назад +1

      Faça uma pesquisa por vc mesma, compare os resultados da mesma vaga jr e pl, e depois avalie se o que pede nas vagas de jr são o que vc está aprendendo ou de acordo com a grade do curso que está fazendo, se é o que eles irão ensinar. Sem querer te desanimar, mas parece que falta especialização do rh que vai contratar ti tbm.

    • @vivians1495
      @vivians1495 Год назад +1

      ta dificil mesmo! mas não desista se é isso q vc realmente quer, a área de TI é ampla e vc pode escolher trabalhar com outras coisas além de desenvolvimento. Aproveite q vc é jovem, faça uma faculdade, aprenda inglês (pelo menos nível técnico) tenha em mente q se manter atualizada vai ser sempre necessário, mas tbm q NINGUÉM sabe de tudo, keep going TI precisa de mais mulheres.

  • @janainaoliveira1706
    @janainaoliveira1706 Год назад +13

    Minha primeira experiência foi muito muito difícil em época que não existia trabalho remoto e eu moro no interior e há poucas empresas de tecnologia. Mas eu consegui por "indicação", um rapaz entrou pra trabalhar com meu namorado na época e a irmã dele enviou meu currículo pro dono. Ele acreditou em mim e fiquei 5 anos lá. Sai do zero até um nível pleno-senior. Sou muito grata por ele dar oportunidade mas eu realmente me esforcei muitooo e entreguei muitoo valor em toda a minha jornada. No momento estou a procura de vaga sênior porém os recrutadores te rebaixa o tempo inteiro alegando que "vc não é sênior pois não sabe a tecnologia X e Y" . Não desisti no começo, não é agora que vou desistir. 🙏

    • @vivians1495
      @vivians1495 Год назад +2

      finalmente um comentário de uma mulher! isso aí não desista! o mais difícil vc já passou q foi a primeira experiência. Eu ainda tô em busca da minha.

    • @janainaoliveira1706
      @janainaoliveira1706 Год назад +2

      @@vivians1495 isso aí, pode demorar mas acredita que vc é capaz e vai conseguir a primeira oportunidade.

  • @hugopitanga5885
    @hugopitanga5885 Год назад +2

    Minha primeira real oportunidade eu conseguir pelo linkedin e não foi uma indicação, estou trabalhando na Fengbrasil até hj e tenho muito a agradecer, mas não foi de um dia pro outro ja estava na procura a pelo menos um ano fazendo inumeras entrevista e omo foi dito aqui no video me aprimorando cada vez mais nos erros cometidos nas entrevistas anteriores mas tenho que ressaltar que a empresa tb foi um ponto chave eles realmente estavam procurando um jr e estavam disposto a ensinar.

  • @ralphwbms
    @ralphwbms Год назад +11

    Minha dica a quem trabalha/quer trabalhar com TI: aprenda a aprender de forma eficaz e eficiente (qualidade de compreensão e retenção da informação).
    Essa é a habilidade à qual sempre me dediquei bastante e hoje vejo que foi meu maior diferencial. Já estou há 19 anos na área e já mudei de industria e tech stacks 3x, além de ter desempenhado diversas funções. Já fui programador, analista de sistemas, arquiteto de soluções, tech lead e agora engenheiro de software morando na Europa. Aprender a aprender foi, sem dúvida, o melhor investimento que já fiz. Me permitiu não apenas a conseguir falar inglês em 3 anos, mas também foi essencial para minha reciclagem profissional para atingir o padrão europeu.
    Dica: vejam o curso Learning How to Learn que tem na Coursera da Dra. Barbara Oakley.

    • @gabigo1012
      @gabigo1012 Год назад

      Boa noite, Com a sua experiencia, vc recomendaria aprender programação por onde hoje em dia?
      estou estudando front-end e n sei para onde ir depois do básico q aprendi com o Gustavo Guanabara (html, css e js)
      não consigo achar nada (nem pago) pra continuar

  • @Moraidos
    @Moraidos Год назад +1

    Eu parei de programar por 1 mês por desanimo por não conseguir oportunidades, comecei a mandar currículo pra vagas diversas, desde atendente de telemarketing até repositor de estoque de mercado...

  • @CanalDoJM7087
    @CanalDoJM7087 Год назад +3

    Eu sou deficiente físico é depois de 5 anos de terminar a faculdade consegui o meu primeiro emprego como desenvolvedor junhor, foi bem difícil e estressante nos primeiros meses, principalmente porque o setor da empresa que eu entrei foi o de sistemas legados, foi bem difícil mesmo mas aprendi muito principalmente refatora códigos.

  • @ricardoasselta8929
    @ricardoasselta8929 Год назад +3

    Esse vídeo me despertou uma dúvida: Como é o dia a dia de um programador?
    Muito querem entrar na área por conta dos bons salários e acham que, se tem facilidade com tecnologia, escrever códigos, já podem ser programadores. Mas não sabem como é o dia a dia, Rotina de reuniões, fazer documentações, registro de horas no Jira ou correlatos, problemas que costumam surgir, dificuldades, rotinas em regal, rotinas de trabalho, de estudos, para júniors, plenos e sêniors.
    Acho que isso ajuda a preparar melhor os que estão entrando, para se preparar melhor para o que vem e para passar mais fácil em entrevistas, por parecerem mais preparados também.
    Acho que esse conteúdo daria um bom vídeo, que teria links para vários videos de vocês e que vocês poderiam indicar em vários videos também.

  • @willamescampos789
    @willamescampos789 Год назад +1

    Comecei com um estágio da faculdade através de um colega que se formou já. Entrei no estágio e fiquei 2 anos, fui efetivado e desde então sou dev backend Jr. Apliquei pra outra vaga uns meses depois e agora sou PJ para duas empresas. Próxima meta é ganhar em dólar ou euro

  • @douglasbueno23
    @douglasbueno23 Год назад +2

    Em 2020 devido a pandemia acabei ficando desempregado, já era formado em análise de sistemas desde 2011, porém nunca tinha atuado
    Fiz o bootcamp da DIO, uma start up de aprendizado focado pra tecnologia , no final os melhores tinham uma entrevista coma empresa que patrocinou o bootcamp, no caso era a NTTDATA, e aqui estou fazem 2 anos e meio

  • @pedrolobo9835
    @pedrolobo9835 Год назад +9

    Parabéns pelo vídeo. Muito esclarecedor! E mesmo para quem usa o ChatGPT para qualquer coisa, é preciso ter conhecimento para saber se a resposta faz sentido.

  • @amandaaguiar5175
    @amandaaguiar5175 Год назад +4

    Esse vídeo foi fantástico e muito esclarecedor.
    Estou concluindo meu segundo curso mas já comecei a me candidatar pra vagas dev backend. Procurando meu lugar entre os juninhos.

    • @ltxlinux357
      @ltxlinux357 Год назад

      qual curso vc fez? qual tá fazendo agora?

  • @MarcusVinicius-hk1wv
    @MarcusVinicius-hk1wv Год назад +2

    Esse vídeo saiu num dia ótimo, não haveria dia melhor pra mim, logo hoje por volta de meio dia, vi alguns twiiter de programadores na área, que me deixou bastante desmotivado.. Principalmente a respeito de programadores Jr aprendendo Javascript

  • @BestRebolation
    @BestRebolation Год назад +2

    Excelente video. Conversa esclarecedora que todos que queiram comecar deveriam ver

  • @crz2366
    @crz2366 Год назад

    17:05
    Isso é muito real. Gosto da área, e sempre quis seguir nela. Estou cursando ADS, mas não tive oportunidade de trabalhar na área de TI até 2021. Muita coisa eu sabia na teoria, mas por não ter tido a experiência, acabava ficando de lado ou esquecendo.
    Estou trabalhando com suporte desde 2021, em uma empresa que ainda não é grande, e graças a Deus foi uma oportunidade única. Foram pacientes, me ensinaram, me deram oportunidade. Tenho aprendido muitas coisas, pude finalmente adquirir experiência dentro da área de TI, foi o ponto de largada, e me motiva a me aprimorar, aprender mais coisas, e ir aos poucos, conforme oportuno, expandindo e sendo mais útil, evoluindo. É muito bacana também participar do crescimento da empresa. Aos poucos fui assumindo mais coisas a se fazer (responsabilidades, como disseram), e sei que ainda continuarei, e é satisfatório poder aprender e pôr em prática tudo isso.

  • @sergioaraujo9886
    @sergioaraujo9886 Год назад +1

    Programação não é fácil e nem difícil. É uma excelente oportunidade de criar qualquer coisa no plano das ideias, num ambiente digital e virtual, imitando Deus na natureza. Que maravilha é ter a possibilidade de criar uma solução para um dado problema aplicando as técnicas e tecnologias disponíveis. Toda pessoa criativa é naturalmente um programador, só que nem todas sabem disso ainda.

  • @JulioCesar-ly2zm
    @JulioCesar-ly2zm Год назад

    Pessoal do canal, obrigado pelo papo amigo de verdade me elucidou mais ainda sobre o assunto

  • @osvaldotcf
    @osvaldotcf Год назад +2

    Vai!
    A questão não é substituir, é que a produtividade do programador vai subir muito e desta forma suplantar a necessidade.

  • @igoroliveira1599
    @igoroliveira1599 Год назад +4

    Minha primeira oportunidade foi puramente sorte. É só dessa forma que se consegue ingressar na área: dando a sorte de está na logar certo e na hora certa. Infelizmente é algo que nem todos possuem.

  • @juninhovit
    @juninhovit Год назад +5

    O chat GPT não vai tomar a vaga diretamente mas pensa assim um dev faz 10 X de produção com a ajuda do GPT fará 30 o que elimina vagas q poderiam abrir sem falar no low code que também irá eliminar vaga indiretamente

  • @gabrielcostadev
    @gabrielcostadev Год назад +2

    Vou começar esse ano o tecnologo em Desenvolvimento e Análise de Sistemas, mas já tô estudando por conta própria, pq sei q a graduação não vai me fazer aprender aquilo q necessito pro mercado de trabalho. Tô estudando os principais conceitos de JavaScript para depois partir pra algum Framework/Biblioteca, estou evitando "engolir" muito conteúdo e acabar não praticando, estou indo com calma, então acredito q até o fim do ano estou em algum estágio ou emprego.

  • @andremesquita5587
    @andremesquita5587 Год назад

    Estava do lado de uma máquina de injeção plástica quando recebi uma ligação agendando uma entrevista de emprego para atuar como técnico de configuração (fazer entregas de documentos e código fonte para o cliente, e cuidar do versionamento de tudo), sendo que eu ja estava quase 3 anos formado! Atuei quase 2 anos nessa função até ter uma oportunidade para programar na equipe. Madruguei uma semana inteira até aprender e entender como funcionava o código. Se vc quer, se qualifique e peça ajuda a Deus! Uma hora vc consegue, e quando a oportunidade aparecer agarre com unhas e dentes. Hj estou atuando como senior.

  • @dan-chi2920
    @dan-chi2920 Год назад +5

    Eu pensava o msm sobre o GPT3.5, c um pé atrás, mas mudou c o GPT4, agr é preocupante, ñ diria q de cara substitui, claro q ñ, mas essa versão ta em outro patamar, e vai continuar sendo evoluída, ent mt coisa pode mudar sim, mts novas ferramentas absurdas serão desenvolvidas em cima, ent a demanda pode pelo menos ter uma queda no futuro.

    • @Andre-iy2ob
      @Andre-iy2ob Год назад +2

      Pse. 4 meses atrás isso nem sequer existia. Deu 2 meses depois do lançamento, e a versão 4.0 já é muito melhor. Se em meses isso acontece, quem dirá daqui 1 ou 2 anos, que é o tempo de uma pessoa aprender programação?

    •  Год назад

      Eu acho fantástica e necessária essa ferramenta. Seria lindo um dia ver somente robôs trabalhando por conta própria para nós. Porém como isso é um sonho e a realidade é implacável, nós programadores viramos uma espécie em extinção.

    • @3745mmm
      @3745mmm Год назад

      Oii, vcê acha que dura quanto tempo até a demanda começar a reduzir?

  • @luizjr.5671
    @luizjr.5671 Год назад +4

    Terminei curso ADS, o curso todo fiz pelo celular pq não tinha Pc aí veio a pandemia piorou a situação. Terminei a facu no começo do ano passado e continuei estudando por conta própria e antes de terminar a faculdade já mandava currículo corria atrás e tudo e não consegui nada na área. Recebi tanto "NÃO" que me desmotivou e prometi que se eu não arrumasse algo até fim de 2022, iria deixar área de TI de canto e infelizmente não consegui nada, então parei de estudar tecnologias e tals, e voltei pra área que tenho experiência. Sinto que 90% das empresas não querem Jr e quando querem pedem coisas que nem o pleno da própria empresa sabe. Posso estar errado mas sinto isso pela minha visão. Fico muito feliz quando uma pessoa do meu grupo que estudou comigo consegue entrar na área pq sinceramente eu e mais alguns não conseguimos. Quem sabe mais pra frente eu volte a estudar mesmo com a idade que tô kkkk e tentar de novo, mas depois de dar tanto soco em ponta de faca desmotiva voltar pra área. Espero que quem continua tentando consigo de vdd !!! E agora essa nova tecnologia não vai ajudar muito os Jrs e os que querem entrar no mercado sem experiência!!! Espero que esteja errado !!!

    • @paulooliveira2297
      @paulooliveira2297 Год назад +2

      Tô passando pela mesma experiência. Estudei igual um cachorro, finalizei minha faculdade de Ads final do ano passado, e estudei por fora da faculdade todo santo dia, a ponto de ficar embaralhando as palavras no final do dia . Não me serviu de nada, a vontade é vender o Pc e ir pra outra área . Fora que já trabalhei 6 anos como implantador .

    • @3745mmm
      @3745mmm Год назад +1

      Eitaa, estou pensando em migrar do meu curso de Farmácia para T.i. Sempre ouço falar que tem muita oportunidade e salários bem altos, mas agora com o relato de vocês estou preocupada. Queria saber se vocês chegaram a estágiar durante o curso?

    • @micaelalgarrao6043
      @micaelalgarrao6043 Год назад

      N se entristeça amigo, realmente ta difícil de entrar no mercado, tente outro trabalho no momento, e vá estudando por fora msm e procurando inovar construindo projetos na sua cidade msm.

    • @micaelalgarrao6043
      @micaelalgarrao6043 Год назад +1

      ​​@@paulooliveira2297 passei mak no " embaralhar as palavras" kkkkkkkkkkkkkkk, te entendo...mas o que ocasionou isso foi uma serie de coisas como: vendedores de curso inflando o mercado, as empresas cortando funcionários (mão de obra não qualificada) devido a pandemia, e talvez o GPT, creio q as empresas pensam em reduzir o numero de funcionários futuramente devido as versões futuras que estarão por vir a ele.

  • @harveyross7
    @harveyross7 Год назад +2

    Se eu fizesse ADS, cursos por fora e inglês e fosse certo de eu arrumar um trampo até o fim do tecnólogo, vamos dizer daqui 3 anos eu já estivesse empregado, se fosse certeza com certeza eu entraria nesse mundo TI mesmo sendo totalmente leigo.. Mas pelos relatos de vários aí já com experiência e tendo dificuldades de conseguir um emprego.. acho q vou continuar focando na minha área mesmo

    • @3745mmm
      @3745mmm Год назад +1

      Também estou pensando em migrar de curso pra área de T.i. Certos comentários desanimam muitoo, mas também tem relatos bem positivos, então acho que é bem relativo, só arriscando pra saber se vai dar certo

  • @lucasfrancisconiflores4356
    @lucasfrancisconiflores4356 Год назад +4

    Parabéns pelo vídeo 👏
    Sobre o que tem sido minha primeira experiência como desenvolvedor: em 2022, com 28 anos, pouquíssima experiência na área (estava iniciando o curso de análise e desenvolvimento de sistemas, e tinha feito alguns bootcamps/cursos rápidos de desenvolvimento) e em transição de carreira, eu tive o privilégio de passar em um processo seletivo, para um projeto de trainamento interno de uma empresa que tinha foco em capacitar iniciantes na área de tecnologia (Front-end, Back-end, QA) para formar novas equipes dentro da empresa. Foram três meses de treinamento, com cursos e projetos para por o aprendizado em prática. A maioria dos que participaram do treinamento foram efetivados na empresa após três meses, e agora tem a oportunidade de atuar em projetos reais. Uma iniciativa de investir em pessoas, que seria muito legal ver replicado mais e mais por ai.

  • @verdadedita1878
    @verdadedita1878 Год назад +1

    Eu comecei estudar em março de 2021 como nunca... pois queria migrar do ramo de segurança para tecnologia que é o que realmente gosto, fiz vários cursos voltados para front-end html5,css3, bootstrap, wordpress, git, lógica de programação, agora estou no basico de Javascript e react pegando aos poucos já tenho algumas coisas simples no github ... em agosto de 2022 iniciei análise e desenvolvimento de sistemas... está tranquilo pois não entrei crú na faculdade, continuo estudando por cursos externos, ainda não consegui estágio, mas não vou desistir agora, pois jogar todo esse tempo fora não vale a pena.

  • @lucianorosadesousa6575
    @lucianorosadesousa6575 Год назад +1

    Vocês São Show!

  • @ifelipedeveloper
    @ifelipedeveloper Год назад

    Muito obrigado, comecei a estudar no início do ano passado. Estou no terceiro semestre e fico feliz quando aprendo com os mais experientes e se enturmar com os calouros. Quando você ajuda o próximo, sua vida da uma clareada.

  • @liratecinfo
    @liratecinfo Год назад +1

    Eu simplesmente, amo muito o trabalho de vocês!

    • @codigofontetv
      @codigofontetv  Год назад

      Muito obrigado pelo seu carinho conosco. Comentários como esse faz nosso dia bem melhor e nos dá um incentivo enorme.

  •  Год назад +2

    Vocês são demais, perfeita abordagem, concordo com 100% de tudo o que foi falado! Beeeem complicado hoje iniciar no mercado como dev junior!
    Abs!
    Cláudio Vaz.

  • @pym46490
    @pym46490 Год назад

    Me formei em engenharia civil, mas me apaixonei pela programação ao longo do caminho. Quando decidi mudar de área, comecei a fazer cursos para entender qual stack me agradava mais. Como não tinha experiência, tentei alguns processos seletivos que se iniciam com cursos e posteriormente tu concorre a uma vaga na empresa parceira (Let's Code, Capgemini). Pelo processo da Capgemini, comecei a estudar Java por meio dos cursos do programa, e no meio do caminho surgiu uma vaga em Java Jr em uma empresa que queria muito trabalhar. Arrisquei e foi assim que consegui minha primeira vaga! A minha sorte foi a empresa estar buscando por iniciantes, e estar disposta a nos ensinar. Hoje estou quase completando 1 ano nessa empresa, e sigo ansiosa pelo desenrolar da minha carreira nessa área!