PQP que choque de realidade e um soco de incentivo que você me deu, fui obrigado a comentar seu vídeo excelente através do canal da minha filha kkk, tenho 29 anos, com 2 pós graduações e engenheiro de software ativo em alguns dos bancões existentes. E agora já basta, partiu ESTUDAR inglês e buscar ter uma realidade tão aguardada e sonhado por mim, Obrigado!
Eu aprendi inglês em casa assistindo vídeo no RUclips, não vídeos de cursos, mas sim de nativos falando, filmes, músicas, séries, observação de pronúncia. Já tentei fazer cursinho mas nunca me adaptei. Hoje estou lendo a Bíblia em inglês, e convivo diariamente com o idioma principalmente por vídeos, tenho um bom nível de leitura, estou melhorando muito na escuta e pronúncia, o mais difícil para mim é formar as frases ao falar.
@@arianaaires2616 acredito que para ler a bíblia você já tem que ter um certo nível, básico no mínimo. Porém escolha uma versão fácil de ler, tem algumas que são muito complicadas. Também escolha uma bíblia bilingue, que tem ao lado a versão em português, não é a tradução exata mas você pode comparar.
@@ellenbuenomeireles2580 Basic? You've got to be kidding 😂. You need kind of B2~C1 level. As I said bible has a lot of Archaic expressions. You need a large vocabulary kind of 10 thousand words or more to understand 80%~90% of the content.
Passei 6 meses na Flórida em 2023 e o q mais me chocou foi a quantidade de brasileiros que vivem nos EUA há anos e não falam nada de inglês ou falam muito pouco ou falam muito errado pensando que são fluentes. Brasileiros não aprendem inglês porque não tem humildade pra entender que um idioma não se aprende do dia pra noite, são muitas regras, muitas expressões e vocabulários infinitos que só serão absorvidos em anos, com muito estudo, paciência e persistência. Preferem acreditar em vendedores de sonhos q contam na internet como aprenderam inglês em 8 meses, 6 meses, 3 meses, 2 semanas. A verdade é que há muitos “professores de ingles” na internet que são no máximo nível intermediário fingindo que são fluentes.
@@josealbanofernandesfernand5135infelizmente eh mt comum! Fala-se apenas o básico , ainda mais hj em dia q tem um monte de app. Atualmente, vc entra em uma reunião online e já tá sendo traduzido quase q simultaneamente
Tenho 27 anos, e durante todo esse tempo não sei onde eu estava. De alguns anos pra cá tenho me dedicado em aprender coisas novas, ver vídeos úteis igual a este, e inclusive aprender um novo idioma. Uma coisa que digo com hoje toda a certeza, e que antes eu não dava a mínima é: aprendam, adquiram conhecimento o máximo que puderem, pois os mesmos jovens que cresceram junto a mim na infância, hoje tem vidas completamente diferentes da minha. O caminho tomado muda completamente uma vida, a realidade do indivíduo. O conhecimento é poderoso, libertador.
@skyrx89 o que ele falou faz todo sentido. Quando a pessoa não tem o conhecimento sobre algo, ela acaba sendo refém de pessoas, situações etc. Além disso pessoas que lêem ganham melhora na fala, raciocínio melhor, senso crítico apurado... Enfim, só vejo benefícios. Continue assim, um abraço!
@@leandro_ferrero Uma pena que isso dito para o público brasileiro soa como ofensa. Claro com raríssimas exceções. Pois o brasileiro médio só pensa em encher a cara na sexta, sábado e domingo, e ainda, chega no trabalho na segunda com a cara toda inchada da ressaca do fim de semana.
@@SuperMateus25 o que mais vejo é isso. O tempo está voando e as pessoas estão cagando pra isso. É religioso, sempre na sexta, sábado e domingo. A desculpa? "Ah, trabalho a semana toda, mereço relaxar". Quando o indivíduo se vê já está com 50 anos e não conquistou nada. Eu particularmente trocaria (e faço isso) todos esses finais de semana a me dedicar (mesmo se eu falhar) do que conviver com a amargura dia após dia da minha vida de saber que eu passei por uma existência inteira sem ao menos ter conquistado algo.
Esse vídeo é ouro!! São poucos os vídeos que possuem um conteúdo tão verídico, e capaz de abrir os olhos de muita gente. Simplesmente incrível! Excelente vídeo.
Cliquei no video achando que seria mais um daqueles carecas estressadinhoss e acabei me impressionando com sua lucidez sabedoria. Ao contrario das views baixas, teu conteudo tem bastante valor
*Eu aprendi, italiano, espanhol, inglês através das músicas. Já o francês e o russo e alemão, foi ouvindo músicas, e através dos filmes. Nunca fiz curso. Meus amigos acreditem em vocês é possível aprender sim.* Observação: Sou classe baixa e moro em comunidade do RJ.
Aprender com séries, beleza!, mas quem diz que aprendeu e ficou fluente apenas com música, ou está omitindo algo, ou não tem muita noção, porque música NUNCA vai te dar o suficiente no que diz respeito a vocabulário, além disso, como são palavras ritmadas, você não tem o listening adequado para entender uma conversação, então, não, não se aprende idioma somente com música!
John te conheci agora nesse vídeo. No momento moro em Liverpool e experimentei na pele isso que você disse. O maior conflito não é estudar (pra quem tem esse hábito), e sim, se adaptar... mudar a mente. Aí eu senti o peso da cultura brasileira; da educação que ensina apenas a responder questões e nunca saber formular perguntas. Excelente vídeo. Tô te seguindo
que video foda! sou carioca também e posso dizer a cultura aqui é fortemente focada no prazer, parece que o pessoal só vive pra fazer seu churrasco no fim de semana e curtir uma praia e nada mais além disso, é a verdade nua e crua.
Caraca teu conhecimento é top eu nunca entendi pq os países da América Latina não tem essa cultura de aprenderem inglês desde a infância como a Europa e alguns países asiáticos, mas você falou tudo as pessoas tem que começarem a mudar essa mentalidade, eu sempre quis aprender inglês mas eu vim de uma família humilde do nordeste não tinha esse acesso diário a internet, então eu achava que precisava de um cursinho para aprender, como não tinha dinheiro, não fazia. Mas hoje eu vejo que sozinha eu tenho aprendido bem mais, comecei com 30 anos hoje tenho 31 e já tive uma pequena evolução e acredito que vou ficar fluente pq eu tenho muita vontade e já implanto isso na cabeça do meu filho que ele também tem que aprender e que inglês é muito importante
Eu gosto de inglês desde criança. Eu não percebi mas cada fase da minha vida eu estava aprendendo coisas q nunca mais ia esquecer. Cores, números, alguns objetos mais comuns.. daí na adolescência peguei aquela convivência através das músicas e foi um salto. Eu ainda sem perceber estava aprendendo, mas não era meu foco, ainda. Eu pensava, um dia eu pego pra aprender de verdade pois me conhecendo sabia que ia mergulhar de cabeça. Assim foi.. não me lembro a data certa, há um tempinho q não conto, mas acredito que 1 ano e meio atrás eu falei pra mim mesma, passou da hora, vou fazer! Nesse período eu foquei muito e eu amava estudar.. que sensação quando um dia estava aleatoriamente passando no YT e finalmente assisto um vídeo inteiro em inglês e percebo que to entendendo mesmo, simultaneamente, pensando em inglês. Foi incrível! Daí pra frente foi só alegria. Tudo tinha outro ângulo, tipo um mundo novo mesmo. Passaram mais lindos meses quando eu me dei conta que quanto mais aprendia, mais tempo eu precisava pra absorver..eu não tinha como continuar avançando somente com o esforço do começo, eu precisava sair da zona de conforto e aí o processo começou a não ser tão gostosinho assim.. comecei a falar sobre outras coisas, ficava tão nervosa que o coração parecia q ia sair pela boca mas eu continuava falando e todas as vezes eu aprendia alguma parada nova ou algo que estava sofrendo pra memorizar e essas conversas eram ótimas no final.. Me sentia completamente confortável e as palavras saíam naturalmente.. é mto boa essa sensação. Hj eu ainda me pego pensando pq não comecei antes, foi uma das melhores escolhas que eu fiz na vida.
Eu sempre fui visto como esquisito pelo meus amigos e familia por querer aprender um novo idioma, tanto que ate desanimei. Eu ficava pensando o que tinha de errado cmg, mas seu video me fez refletir bastante sobre. Em dezembro eu voltei a praticar meu ingles com livros e series, e seu video me deixou ainda mais motivado. Muito obrigado
Merece o like só pela informação,sinceridade,direto é sempre bom ter pessoas lúcida com visões diferentes. Tenho 24 anos aprendi inglês através de jogos,filmes e séries,prática da pronúncia e fala principalmente frases e hoje repasso o pouquinho de conhecimento que tenho para quem quer realmente aprender.
My brother aprendi o inglês porque fiz disso um hábito diário desde 2005. Leitura, escrita, conversação, vídeos e contatos com os americanos ao longo dos anos. Hoje eu acho muito fácil entender porque acredito que minha mente desbloqueou para certas expressões. Mas é claro ainda continuo praticando phrasal verb e algumas girias. Mas é isso aí. Valeu pelas dicas!!!
Soy de Colombia, hablo inglés y ahora estoy aprendiendo Portugués. Creo que acá sucede lo mismo, también tenemos una cultura muy hedonista enfocada en el placer instantáneo y eso no permite que nos enfoquemos en aprender cosas nuevas realmente importantes. El sistema educativo en general sólo te prepara para obedecer, pero no para pensar de forma crítica. Creo que es un problema muy común en latinoamérica y que sólo puede ser resuelto por cuenta propia, las personas que logran adquirir un conocimiento real por iniciativa propia son aquellas que realmente logran sobresalir. Muy buen video y muy interesante lo que se expone aquí, ¡saludos!
Hi, Im Mark. First of all , I mean the first impression that I had when I just opened this video . I made an judgement about you, for you way to dressing. I was totally wrong . I’m Brazilian naturalized American. I’m here in US since 2001. I agreed with you in many points . So keep doing your video, i believe you honestly is helping many others to understand , so make sense all you said in the bottom line. Congrats 👏🏼👍🏼
Acho que isso explica do porque muita gente nesse país não sai de um serviço operacional e outros conseguem evoluir na vida. Realmente, puxando na memória com quem ja convivi e trabalhei, vejo as pessoas incluindo eu segue ordens.
Cara seu vídeo me rendeu duas excelentes conversas com meus amigos, esse vídeo é excelente, espero q faça mais vídeos nesse formato, trabalho incrível parabéns
Acho que agora vc abriu meus olhos. Como eu tenho facilidade de aprendizado, não me esforço tanto, mais pra aprender realmente, tenho que estudar mais, não é so entender aquela aula, é a imersão e pratica diária. Vlw
Finalmente alguém teve coragem de mandar a real. Começo pessoas que fizeram 15 anos de curso de inglês e não sabe pedir uma comida em um restaurante. As escolas estão interessadas em alunos e não em estudantes, e os alunos tb não interessados em ter um resultado real.
Parabéns meu querido amigo !! Tú só falou verdades aqui !!! Sou nascido em Belém do Pará, e digo a todos que nossa cultura é muito parecida com a sua , carioca !!! É verdade, tudo esta relacionado com crenças e cultura !!!!
Vídeo perfeito! Me mudo para os Estados Unidos daqui para agosto pois vou fazer o intercâmbio de au pair e vou entendendo que não sou fluente. Mas o meu nível é intermediário e ainda sim estudo todos os dias com conversação e novos vocabulários, isso já me ajudou bastante, mas tenho me preparado desde o ano passado para isso e compreendo perfeitamente o que você está nos passando!
O livro que o John citou é "Emburrecimento Programado - O currículo oculto da escolarização" John Taylor Gatto. Recomendo. Esse livro mostra que as escolas ensinam exatamente o que pretendem, e o fazem muito bem: elas são um mecanismo de engenharia social.
Muito bom! Aprendi um bom nível de inglês sozinho e sem tempo. Você falou nesse vídeo muita que eu nem sabia que tinha vontade de dizer sobre a apatia do brasileiro.
Gratidão imensa por esse vídeo. Estou aprendendo inglês sozinha e o que você falou, fez totalmente sentido. Eu preciso ter mais foco é disciplina,e com certeza sairei do básico.
Dentro dessa realidade,nunca vi a necessidade de estudar o inglês ou qualquer outro idioma,hoje não aceito estar vivendo dessa forma,eu e meu marido tomamos a decisão de virada de chave total em nossas realidades e estilo de vida. Se eu pudesse dar um conselho hoje e mim mesma seria" Não deixe seu celebro te sabotar, saía da zona de conforto,se dedique mais, faça mais". Obrigado pelo seus conteúdos.
Comecei aprender Inglês sozinho desde criança. Quando cresci, comecei um desses cursos tradicionais e virei chacota na roda de amigos, todo mundo falava que era coisa de otário e que eu só ia jogar dinheiro fora. Depois de já ter um bom nível de Inglês, fiz um curso online com professores nativos e finalmente fiquei fluente. Todo mundo ficou espantado! Me perguntam como eu fiz pra aprender, já que pra eles não tinha como um brasileiro aprender... Hoje esses mesmos que tiravam sarro de mim tudo estão gastando dinheiro com esses professores charlatões da Internet querendo aprender oque eles debochavam lá atrás.
Mestre, teria como você fazer um video mostrando por onde começar a aprender inglês sozinho? Esse video foi o que eu precisava para começar a aprender o novo idioma.
Sou carioca, fui criado no morro do Vidigal, mas atualmente moro na Bahia. E vou te falar mano.. a única coisa que muda é o sotaque. Tentar se "desligar" da cultura que é algo que está impregnado no cérebro, realmente é quase inconcebível pra nossa sociedade. Não são todos que terão a capacidade de sozinhos conseguir ou pelo menos tentar reprogramar o cérebro. Acho que conhecer um pouco de neurociência ajuda bastante como vc disse. Esse lance de fazer algo que é totalmente desconfortável me pegou bastante, inclusive o de abrir algum desses apps de comunicação pra tentar praticar um novo idioma que eu desejo dominar com uma pessoa desconhecida, me da até arrepios, é um medo imbecil, admito, mas totalmente fora da minha zona de conforto. E é ai que entra a neurociência, preciso entender pq meu cérebro tá me sabotando em me expor pra algo que quero aprender. Vou tentar encontrar esses livros que vc mencionou. Obrigado pelas dicas e conselhos. Tu é o cara, meu cria !!!
Eu estudo por mim mesmo, atualmente me encontro no level intermediário B2 em questão de entendimento e leitura, agora, fala e escrita devo estar no A2, ainda estou trabalhando para melhorar... a questão é nunca desistir, estudar todos os dias, ter um plano de estudos, e ter objetivos concretos para alcançar, por isso cada dia eu tento superar meus limites, se Deus permitir estarei no Nivel C1 até final do ano, ou ate mesmo próximo do C2
@@Rotashistorias Não desanima não cara,imagina eu cheguei neste nível estudando 95% de graça, dependendo de ONGs e projetos sociais. Atualmente trabalho de telemarketing Bilíngue. Meu trabalho é a materialização de um sonho.
Não há coisa melhor na vida do que poder dormir o tempo suficiente e de qualidade, isso é o que eu quero, por isso vou pra cima (academia, trabalho, faculdade, esportes)
Já tem 6 meses que eu estudo inglês, tendo contato com a língua todos os dias. Nesses ultimos meses desenvolvi uma rotina que basicamente tenho que todo dia ler os cards do meu anki em voz alta, depois adicionar mais cards, 1hora e meia de comprehensible input, e mais ou menos 2 horas estudando programação. Isso são meus "compromissos diários", além disso também consumo bastante conteúdo em ingles por memes nas redes sociais, assisto vídeos de entreterimento em ingles no youtube. E quando tenho bastante tempo livre eu assisto algum filme/série em ingles. Minha pronuncia é boa, mas acho que tenho que fazer como vc falou "se arriscar" tenho que tacar a cara na internet para falar com gringos em ingles, isso é o unico ponto que devo melhorar
Eu tou estudando inglês a 6 meses tbm n tenho rotina definida de estudo mais tenho todos dias consumindo conteúdo inglês e tenho cria hábito de ouvir falar compreender e expressar em inglês
O que eu achei dificil é achar um aplicativo ou site onde as pessoas querem realmente conversar. Eu estive em 2 aplicativos que originalmente forarm criados para conversa de idiomas mas quando a gente entra, os caras ( conversei com poucas mulheres), eles querem falar putari@, principalmente se vc diz que é brasileira). Vou procurar um site pago que tenha um valor consideravel voltado para idiomas pq os que eu usei grátis, deu nisso que relatei acima.
Vídeo excepcional, meus parabéns. Você basicamente evidenciou a realidade do Brasil de uma forma incrivelmente acertiva. Bora dobrar a aposta! Abraço e obrigado 👊🏻
27:28 eu já estava motivado a aprender inglês desde de Dezembro do ano passado, mas pode ter certeza que esse vídeo me ajudou muito a não pensar em desistir. A pronúncia do TH e o os verbos irregularidades no passado simples tá sendo bem chatinho pra mim mas todo dia eu acordo empenhado a aprender e claro estudando de forma ativa e não passiva.
Procurar alguém para conversar é bacana, mas não considero a coisa mais importante ao aprender um idioma. Tem muita gente que fica nessa ânsia de querer falar, conversar logo no idioma, mas sem entender praticamente nada, por isso, para mim, a habilidade principal é o listening...ouvir,ouvir e ouvir, mesmo sem entender tudo. Se você sair do Brasil, entendendo plenamente o idioma sendo falado, será uma questão de tempo pra você começar a falar, porque o passo mais importante e que concome mais tempo, já foi dado e, sim, o RUclips é uma das ferramentas pra isso.
i want to step up my game on English as well. I'm in the intermediate plateau currently and i feel like talking to native speakers would fill that gap. but i still dont know where i could to this. i feel like i need to get more conversational in the language. this video gave me good insights on language learning. thanks 🙏
There are many good apps that you can find foreigners to talk, but the app that I've been using is the Tandem. You can simply go in subredits and start of discuss with the people about subjects that you like.
Pls whenever you’re trying to improve your speaking skills, always use the contractions , never ever try to speak without using the contractions because here in USA nobody will speak separately. They’ll speak in 2X and you won’t get’em if you’re use to speaking separately word by word . That’s my biggest struggle here so far
Obrigado john, já vinha fazendo isso, agora deu uma desanimada, mas com isso que vc disse só mostra que minha dopamina tá desregulada, então só vou continuar fazendo e colocando mais empenho, dia 86 tendo contato com inglês quase q metade do dia!
É isso. Quando comecei a estudar programacao, me forcei a ler os artigos em inglês pra aprender junto. Levava 1hora pra ler e entender um mero parágrafo de 5 linhas, revia um vídeo de 10min em inglês com legenda em inglês varias vezes, mas hoje em dia esse esforço compensou muito, leio/entendo sem sofrer nada atualmente. O segredo é imergir na língua.
@@r2yvs755 Eu fiz isso com o meu aprendizado de francês, eu fazia muitas traduções, o tempo todo, mas ao mesmo tempo eu também estudei bastante a gramática e pratiquei bastante a pronúncia e escuta. Dois anos depois estou fluente no francês. Obs: Eu só traduzia oque eu precisava falar com alguém. Exemplo: eu ia no mercado e já fazia a tradução do que possivelmente eu iria precisar falar e eu repitia esse mesmo processo em todos os lugares em que eu precisava falar com alguém. Tem muitas pessoas que falam que não vale a pena fazer tradução em um aprendizado de idioma, mas na minha opinião a tradução é importante sim, pois as vezes apenas por não compreender uma palavra a gente deixa de entender uma mensagem simples e ai que entra a tradução. Depois de um tempo você não precisará mais fazer tradução, pois vc alcançará um nível em que o seu cérebro vai automaticamente decifrar as palavras que você não entendeu por meio do contexto.
@@r2yvs755 Anota as palavras que tu não sabe, se estiver no pc, anota no bloco de notas, se usa o celular, anota em um caderno, é simples assim, mesmo que você não entenda nada quando estiver lendo textos em inglês, leia mesmo assim.
@@r2yvs755 boa pergunta. Pra entender um paragrafo em 5 min ele provavelmente consultava dictionary no maximo, pois com tradutor traduzindo cada palavra por vez ao inves do contexto, seria mais rapido
@@r2yvs755sei q n Perguntou para mim mas, Eu ia traduzindo palavra por palavra ate q uma hora de tanto aparecer e traduzir uma certa palavra O Significado Ficaria preso na Minha cabeça, Se esta preocupado Que Fazer Vai ficar aquele translate mental, terá so no começo Depois irá Sumir
Gostei bastante do vídeo e concordo com vários apontamentos. No fundo, a educação brasileira ainda preserva muito do chamado "Modelo Bancário", aquele em que os professores são vistos como detentores do conhecimento e alunos como aqueles que estão ali apenas para receber. Creio que isso seja a base para o seu argumento de que as pessoas entendem a educação como algo passivo. Aprender ou não um conhecimento novo depende profundamente da proatividade do estudante. Acho que o que falta para as pessoas entenderem isso é ver que existes diferentes ferramentas que podem auxiliar na aprendizagem e que o aprendizado depende do empenho dos estudantes em utilizar essas ferramentas em favor próprio. Por exemplo, um livro didático não vai fazer você aprimorar seus conhecimento em nada, a não ser que você se aproprie das ferramentas fornecidas por esse livro para aprender algo. Utilizo o Duolingo como uma ferramenta diária para ter contato com outras línguas, mas mantenho em mente suas limitações e busco me aprimorar em outros aspectos por meio de outras ferramentas. Fiz cursos de inglês por vários anos até chegar a um nível avançado de conhecimento da língua, mas tive em mente desde o início que para aprender efetivamente era necessário que eu fizesse minha parte. Além das aulas, tarefas e trabalhos, estive em muito contato com música, vídeos da influenciadores nativos e cinema. Uma dica que posso compartilhar: Se tiverem tempo, escolham uma minisérie de interesse e assistam ela no seu idioma. Quando surgir mais um tempinho, assistam a mesma série no idioma que estão aprendendo com legendas no seu idioma de origem. Por fim, assistam a mesma série com o idioma e legenda na língua estudada. Isso me ajudou muito a pegar o ritmo da fala e novos vocabulários, visto que já sei o enredo e sei o que vai acontecer. A mesma dica vale para livros.
Cara que vídeo top, mas também é um tapa na nossa cara, pois tudo que você falou, é verdade kkkkk já tento aprender inglês a algum tempo, mas o prazer momentâneo, me derruba.
Cara, eu faço isso na prática resolvendo caça-palavras e estudando textos, aprendo e ponho em prática, estudando textos e livros em inglês, japonês e espanhol.
Se tiver esforço e dedicação,com certeza aprende.. Eu fico em contato direto com inglês,faço uma pausa curta pra descansar,mas logo volto pros meus estudos,escrevo muito em inglês,assisto muitos filmes sem dublagens,todo em inglês e legendado em inglês,ouço minhas músicas favoritas em inglês,faço severas revisões de tudo que estudo pro meu cérebro não cair no esquecimento,ouço muito e escrevo muito em inglês,eu passo a madrugada inteira estudando,e em tão pouco tendo que comecei a estudar inglês,eu já consigo falar e entender o inglês falado facilmente,não tenho dificuldade nenhuma com inglês,não precisei tanto ficar refém da gramática,só no que ouço e escrevo em inglês com dedicação em excesso foi o suficiente pra eu ter evoluído muito mais rápido aprendendo a gramática e a pronúncia dentro mesmo em contextos e estruturas prontas.. Quando uma pessoa quer mesmo de verdade,ela vai além dos limites pra alcançar o que quer,e assim eu fiz,e já estou estudando outras línguas como árabe,francês, holandês e mandarim.
Concordo totalmente com tudo o que você disse. Um dos melhores vídeos que assisti no início deste ano, muito inspirador, espero que Deus lhe abençoe imensamente (sou católica, não sei a religião do Jonatha, então não sei se ele compartilha da mesma religião), independentemente de qualquer religião, você é uma pessoa admirável, espero que continue fazendo estes vídeos pois nos ajudam demais. Você está nadando contra a "corrente hedonista" do nosso país e eu desejo todo sucesso possível para poder inspirar outras pessoas! God bless you!
O que influência um país a crescer é a geração de valor. Ter um país de trabalhadores ou "alunos" pode dar boas impressões no curto prazo, mas somente a geração de mais valor/riqueza pode dar tanto à pessoa quanto à nação um futuro melhor. Muito interessante essa visão do vídeo, pois talvez o Brasil seja tão excessivamente "aluno" que não sobra muitos daqueles que irão gerar algo a mais, portanto o país e a pessoa não conseguem gerar tanta riqueza quanto já tem gerado, se não for até menos.
Quem realmente aprende algo, seja idiomas ou qualquer outra coisa, são os autodidatas ou aqueles que realmente têm interesse no assunto. Muitos brasileiros, especialmente em nível universitário, esperam tudo mastigado e reclamam que o professor não abordou tudo em sala de aula. Mas o ensino superior não é como a escola: na faculdade, o professor tem pouco tempo para ensinar toda a ementa e, por isso, distribui o cronograma no início do semestre e foca nos tópicos mais importantes. Cabe ao aluno buscar a bibliografia, estudar e usar as aulas para tirar dúvidas e fazer exercícios. Por isso, poucos se formam. Turmas que começam com 50 alunos terminam com menos de 10. Minha prima, por exemplo, fez engenharia em uma federal; de uma turma cheia, só 13 se formaram. No meu curso de TI, começamos com duas turmas lotadas e só 8 se formaram, contando comigo. Claro, existem questões como tempo e família, mas, no fim, a dedicação faz a diferença. Com idiomas, acontece algo similar. Só aprende quem realmente gosta e se dedica. Muitos dizem: "Queria aprender inglês, mas não tenho tempo", mas têm tempo para baladas todo fim de semana. A maioria dos profissionais brasileiros - médicos, engenheiros, executivos - não fala inglês, apesar de fazerem cursos caros. Fazem porque "precisam", mas saem sem saber formar uma frase ou entender uma conversa. Por isso, muitos cursos incluem "Inglês Técnico", que só ensina a identificar palavras-chave em textos da área, sem falar ou escrever. Agora imagine alguém de TI sem saber inglês! Minha mãe, por exemplo, quer aprender por causa de músicas. Já concluiu BRASAS, IBEU e CNA, mas ainda não entende nada nem sabe ler. 😅
Comecei um curso em escola tradicional de inglês, fiz até o intermediário (B2, com certificado e tudo), e o resto tô aprendendo sozinho. E ti digo uma coisa, quando fui ver o meu nível de fato, era ainda B1, e corri atrás de melhorar. Hoje estou num nível C1, minha leitura e compreensão é muita boa, gramática e regras estou melhorando gradativamente, o que me pega ainda é listening(me considero B2), mas no geral não morreria de fome se fosse morar fora. Gosto de aprender lendo mangás, livros, seriados, filmes e lendo futebol ou F1. Em suma, aprender inglês é uma maratona, e não uma corrida de 100 metros.
Notas: Como aprender? Reposta: Entenda, memorise, pratique, e faca conexões Cada um dos passos acima aumenta o grau de importância do conhecimento. Quanto mais importante, maior a chance do cerebro levar aquilo pra memoria de longo prazo, isto é, a sua memoria logica. Lembrando que o cebero só consolida o conhecimento no sono REM(fase dos sonhos), entao dormir e primordial. Pra fazer conexoes, basta ser curioso(a). Faca perguntas em relacao a aquilo. Exemplo: *Atmosfera* Perguntas que poderia fazer: - por que a atmosfera tem varias camadas? - por que a camada mesosfera tem esse nome - de onde vem o "estrato" se estratosfera? Viver o conhecimento é voce inconscientemente fazer esses questionamentos.
Eu me identifico e gosto do inglês, desde que eu era adolescente. Comecei a estudar de verdade no início de 2023 e de lá pra cá eu nunca mantive uma constância de estudos, porém venho me expondo muito ao inglês. Utilizo um aplicativo que particularmente eu gosto muito que é o Tandem, então, eu converso diariamente com gringos de todas as partes do mundo pra conseguir compreender diversos sotaques e falo pra vocês, eu consigo entender e conversar coisas do dia a dia com um nativo e isso já é uma conquista muito grande, porém, quero sim, chegar a fluência de falar e entender como um nativo e sei que isso só depende de mim e de meu esforço!! Não desistam, tudo é possível"
Não dá a resposta do tema do vídeo no começo porque a maioria saem por já saberem a resposta, da a resposta no meio pro final do vídeo vai aumentar tua retenção. E sobre o assunto muito obrigada por falar a verdade por ter me feito entender que sem a prática eu não vou conseguir chegar a fluência, continue assim.
@arianaaires2616 meu foco vai ser imersão com legendas, anotando as palavras que não sei o significado e encaixando-as numa frase para adicionar no anki. Mais de 1h de listening por dia + anki nos primeiros meses e com o próprio desenrolar dos estudos vou vendo onde preciso focar mais.
@Hsgm7 essa estratégia é muito boa, vou seguir essa forma de estudo, já q tenho q ser ativa e não passiva no inglês, se não jamais aprendo falar no inglês kk
@@arianaaires2616 um mês assim eu tive uma evolução absurda (com listening diário). Consigo assistir vídeos com legenda em inglês e compreender razoavelmente bem. Acredito que até o final do ano dá pra ficar fluente sim. São mais ou menos 4hrs de imersão diária pra ficar fluente em 365 dias (fora os flashcards), isso pra quem tá no 0, no meu caso acho que vai ser mais tranquilo.
PQP que choque de realidade e um soco de incentivo que você me deu, fui obrigado a comentar seu vídeo excelente através do canal da minha filha kkk, tenho 29 anos, com 2 pós graduações e engenheiro de software ativo em alguns dos bancões existentes. E agora já basta, partiu ESTUDAR inglês e buscar ter uma realidade tão aguardada e sonhado por mim, Obrigado!
Eu aprendi inglês em casa assistindo vídeo no RUclips, não vídeos de cursos, mas sim de nativos falando, filmes, músicas, séries, observação de pronúncia. Já tentei fazer cursinho mas nunca me adaptei. Hoje estou lendo a Bíblia em inglês, e convivo diariamente com o idioma principalmente por vídeos, tenho um bom nível de leitura, estou melhorando muito na escuta e pronúncia, o mais difícil para mim é formar as frases ao falar.
Aí q incrível, queria começar com a bíblia, poderia me dá umas dicas?
Como que você fez?
@@arianaaires2616 Bible is very hard book because there are lot of arcaic expressions
@@arianaaires2616 acredito que para ler a bíblia você já tem que ter um certo nível, básico no mínimo. Porém escolha uma versão fácil de ler, tem algumas que são muito complicadas. Também escolha uma bíblia bilingue, que tem ao lado a versão em português, não é a tradução exata mas você pode comparar.
@@ellenbuenomeireles2580 Basic? You've got to be kidding 😂. You need kind of B2~C1 level. As I said bible has a lot of Archaic expressions. You need a large vocabulary kind of 10 thousand words or more to understand 80%~90% of the content.
Passei 6 meses na Flórida em 2023 e o q mais me chocou foi a quantidade de brasileiros que vivem nos EUA há anos e não falam nada de inglês ou falam muito pouco ou falam muito errado pensando que são fluentes.
Brasileiros não aprendem inglês porque não tem humildade pra entender que um idioma não se aprende do dia pra noite, são muitas regras, muitas expressões e vocabulários infinitos que só serão absorvidos em anos, com muito estudo, paciência e persistência. Preferem acreditar em vendedores de sonhos q contam na internet como aprenderam inglês em 8 meses, 6 meses, 3 meses, 2 semanas. A verdade é que há muitos “professores de ingles” na internet que são no máximo nível intermediário fingindo que são fluentes.
Nossa😮 tô chocada 😮😮😮
Verdade! Meu irmão mora nos EUA faz uns 4 anos. Ele disse que tem brasileiros que vivem a mais de 20 anos lá, e não falam inglês. Complicado!
@@alessandroalves6044 Se não estudar, o inglês não vai cair do céu, mesmo morando lá, quem não estuda, não aprende.
@@alessandroalves6044 nao entendi essa🤔🤔...morar lá e nao falar o idioma local é inacreditável, como pode sobreviver????
@@josealbanofernandesfernand5135infelizmente eh mt comum! Fala-se apenas o básico , ainda mais hj em dia q tem um monte de app. Atualmente, vc entra em uma reunião online e já tá sendo traduzido quase q simultaneamente
Tenho 27 anos, e durante todo esse tempo não sei onde eu estava. De alguns anos pra cá tenho me dedicado em aprender coisas novas, ver vídeos úteis igual a este, e inclusive aprender um novo idioma. Uma coisa que digo com hoje toda a certeza, e que antes eu não dava a mínima é: aprendam, adquiram conhecimento o máximo que puderem, pois os mesmos jovens que cresceram junto a mim na infância, hoje tem vidas completamente diferentes da minha. O caminho tomado muda completamente uma vida, a realidade do indivíduo. O conhecimento é poderoso, libertador.
Obrigado pela dica, moço. Tenho 14 anos e concordo com você, o conhecimento é realmente libertador.
@skyrx89 o que ele falou faz todo sentido. Quando a pessoa não tem o conhecimento sobre algo, ela acaba sendo refém de pessoas, situações etc. Além disso pessoas que lêem ganham melhora na fala, raciocínio melhor, senso crítico apurado... Enfim, só vejo benefícios. Continue assim, um abraço!
Resumo: busque comer cimento
@@leandro_ferrero Uma pena que isso dito para o público brasileiro soa como ofensa. Claro com raríssimas exceções. Pois o brasileiro médio só pensa em encher a cara na sexta, sábado e domingo, e ainda, chega no trabalho na segunda com a cara toda inchada da ressaca do fim de semana.
@@SuperMateus25 o que mais vejo é isso. O tempo está voando e as pessoas estão cagando pra isso. É religioso, sempre na sexta, sábado e domingo. A desculpa? "Ah, trabalho a semana toda, mereço relaxar". Quando o indivíduo se vê já está com 50 anos e não conquistou nada. Eu particularmente trocaria (e faço isso) todos esses finais de semana a me dedicar (mesmo se eu falhar) do que conviver com a amargura dia após dia da minha vida de saber que eu passei por uma existência inteira sem ao menos ter conquistado algo.
Esse vídeo é ouro!! São poucos os vídeos que possuem um conteúdo tão verídico, e capaz de abrir os olhos de muita gente. Simplesmente incrível! Excelente vídeo.
Cliquei no video achando que seria mais um daqueles carecas estressadinhoss e acabei me impressionando com sua lucidez sabedoria.
Ao contrario das views baixas, teu conteudo tem bastante valor
*Eu aprendi, italiano, espanhol, inglês através das músicas. Já o francês e o russo e alemão, foi ouvindo músicas, e através dos filmes. Nunca fiz curso. Meus amigos acreditem em vocês é possível aprender sim.*
Observação: Sou classe baixa e moro em comunidade do RJ.
voce muito provavelmente tem genes favoraveis para aprender idiomas.
Tenho que aprender TB c séries e músicas, pq gosto de assistir séries
Aprender com séries, beleza!, mas quem diz que aprendeu e ficou fluente apenas com música, ou está omitindo algo, ou não tem muita noção, porque música NUNCA vai te dar o suficiente no que diz respeito a vocabulário, além disso, como são palavras ritmadas, você não tem o listening adequado para entender uma conversação, então, não, não se aprende idioma somente com música!
@@Luiz17071990 isso é verdade
@@Luiz17071990Em momento nenhum ele disse que foi somente com a música, mas, se você não está se referindo a ele, então entendo perfeitamente.
25:58 "Eu quero ser diferente, e vou ser diferente"
Uma frase que está no interior de todo aquele que busca melhorar. Cultivem! Cultivem! meus amigos.
Quero ser essa pessoa, apesar de ser difícil 😢
@@arianaaires2616 interrompa essa sua ansiedade, a evolução não é do dia pra noite
👏
John te conheci agora nesse vídeo. No momento moro em Liverpool e experimentei na pele isso que você disse. O maior conflito não é estudar (pra quem tem esse hábito), e sim, se adaptar... mudar a mente. Aí eu senti o peso da cultura brasileira; da educação que ensina apenas a responder questões e nunca saber formular perguntas.
Excelente vídeo. Tô te seguindo
que video foda! sou carioca também e posso dizer a cultura aqui é fortemente focada no prazer, parece que o pessoal só vive pra fazer seu churrasco no fim de semana e curtir uma praia e nada mais além disso, é a verdade nua e crua.
Parece historia de filme.
Rj é horrível, pretendo ir embora desse hospício o mais rápido possível
Aprendizado depende de cada um e de sua mentalidade, seja autodidata, busque o conhecimento e seja focado em concluí seus objetivos.
Caraca teu conhecimento é top eu nunca entendi pq os países da América Latina não tem essa cultura de aprenderem inglês desde a infância como a Europa e alguns países asiáticos, mas você falou tudo as pessoas tem que começarem a mudar essa mentalidade, eu sempre quis aprender inglês mas eu vim de uma família humilde do nordeste não tinha esse acesso diário a internet, então eu achava que precisava de um cursinho para aprender, como não tinha dinheiro, não fazia. Mas hoje eu vejo que sozinha eu tenho aprendido bem mais, comecei com 30 anos hoje tenho 31 e já tive uma pequena evolução e acredito que vou ficar fluente pq eu tenho muita vontade e já implanto isso na cabeça do meu filho que ele também tem que aprender e que inglês é muito importante
obrigado pelas dicas amigo, acho q estou indo bem, faço mta coisa do que foi dito. Abras.
Eu gosto de inglês desde criança. Eu não percebi mas cada fase da minha vida eu estava aprendendo coisas q nunca mais ia esquecer. Cores, números, alguns objetos mais comuns.. daí na adolescência peguei aquela convivência através das músicas e foi um salto. Eu ainda sem perceber estava aprendendo, mas não era meu foco, ainda. Eu pensava, um dia eu pego pra aprender de verdade pois me conhecendo sabia que ia mergulhar de cabeça. Assim foi.. não me lembro a data certa, há um tempinho q não conto, mas acredito que 1 ano e meio atrás eu falei pra mim mesma, passou da hora, vou fazer! Nesse período eu foquei muito e eu amava estudar.. que sensação quando um dia estava aleatoriamente passando no YT e finalmente assisto um vídeo inteiro em inglês e percebo que to entendendo mesmo, simultaneamente, pensando em inglês. Foi incrível! Daí pra frente foi só alegria. Tudo tinha outro ângulo, tipo um mundo novo mesmo. Passaram mais lindos meses quando eu me dei conta que quanto mais aprendia, mais tempo eu precisava pra absorver..eu não tinha como continuar avançando somente com o esforço do começo, eu precisava sair da zona de conforto e aí o processo começou a não ser tão gostosinho assim.. comecei a falar sobre outras coisas, ficava tão nervosa que o coração parecia q ia sair pela boca mas eu continuava falando e todas as vezes eu aprendia alguma parada nova ou algo que estava sofrendo pra memorizar e essas conversas eram ótimas no final.. Me sentia completamente confortável e as palavras saíam naturalmente.. é mto boa essa sensação. Hj eu ainda me pego pensando pq não comecei antes, foi uma das melhores escolhas que eu fiz na vida.
FINALMENTE alguém com insights mais profundos sobre esse tema, espero que esse video viralize
Tudo que vc falou serve pra vários pontos da vida, não somente pra idiomas.. muito obrigado por esse vídeo! +1 inscrito
Eu sempre fui visto como esquisito pelo meus amigos e familia por querer aprender um novo idioma, tanto que ate desanimei. Eu ficava pensando o que tinha de errado cmg, mas seu video me fez refletir bastante sobre. Em dezembro eu voltei a praticar meu ingles com livros e series, e seu video me deixou ainda mais motivado. Muito obrigado
vc falou de forma profunda e n superficial
Está totalmente certo, a cultura brasileira sobre esses prazeres acabam com os mesmos. Parabéns pelo vídeo, ficou muito bom!
Isso e no mundo todo. Redes sociais...
Merece o like só pela informação,sinceridade,direto é sempre bom ter pessoas lúcida com visões diferentes.
Tenho 24 anos aprendi inglês através de jogos,filmes e séries,prática da pronúncia e fala principalmente frases e hoje repasso o pouquinho de conhecimento que tenho para quem quer realmente aprender.
Obrigado por compartilhar seu conteúdo! Foi de grande valia ouvir suas palavras! As vezes precisamos de uma sacode!
Ótimo vídeo, quando você falou de aluno e estudante já me veio o professor Pier Luigi na mente na hora.
My brother aprendi o inglês porque fiz disso um hábito diário desde 2005. Leitura, escrita, conversação, vídeos e contatos com os americanos ao longo dos anos. Hoje eu acho muito fácil entender porque acredito que minha mente desbloqueou para certas expressões. Mas é claro ainda continuo praticando phrasal verb e algumas girias. Mas é isso aí. Valeu pelas dicas!!!
kkkkk eu aprendi 100 phrases verb mesma assim ainda topo uns assitindo filme
Soy de Colombia, hablo inglés y ahora estoy aprendiendo Portugués. Creo que acá sucede lo mismo, también tenemos una cultura muy hedonista enfocada en el placer instantáneo y eso no permite que nos enfoquemos en aprender cosas nuevas realmente importantes. El sistema educativo en general sólo te prepara para obedecer, pero no para pensar de forma crítica. Creo que es un problema muy común en latinoamérica y que sólo puede ser resuelto por cuenta propia, las personas que logran adquirir un conocimiento real por iniciativa propia son aquellas que realmente logran sobresalir. Muy buen video y muy interesante lo que se expone aquí, ¡saludos!
Olá, parabéns, tenho 50 anos, e nunca vi alguém falar algo tão verdadeiro qnto o sistema, obg😂
Obrigada pela Sensatez e Dedicação Professor…🙏🏿❤️
Hi, Im Mark.
First of all , I mean the first impression that I had when I just opened this video . I made an judgement about you, for you way to dressing. I was totally wrong . I’m Brazilian naturalized American. I’m here in US since 2001. I agreed with you in many points . So keep doing your video, i believe you honestly is helping many others to understand , so make sense all you said in the bottom line.
Congrats 👏🏼👍🏼
Wow man, I managed to understand everything, I'm studying English every day and I see that I'm improving. 😮
excelente vídeo meu amigo!!
Acho que isso explica do porque muita gente nesse país não sai de um serviço operacional e outros conseguem evoluir na vida. Realmente, puxando na memória com quem ja convivi e trabalhei, vejo as pessoas incluindo eu segue ordens.
Cara seu vídeo me rendeu duas excelentes conversas com meus amigos, esse vídeo é excelente, espero q faça mais vídeos nesse formato, trabalho incrível parabéns
Fera!! Análise perfeita. Quem quer esforço é desafios como rotina? Não vai chegar em lugar nenhum. Idioma, cultura então....
Acho que agora vc abriu meus olhos. Como eu tenho facilidade de aprendizado, não me esforço tanto, mais pra aprender realmente, tenho que estudar mais, não é so entender aquela aula, é a imersão e pratica diária. Vlw
Finalmente alguém teve coragem de mandar a real. Começo pessoas que fizeram 15 anos de curso de inglês e não sabe pedir uma comida em um restaurante. As escolas estão interessadas em alunos e não em estudantes, e os alunos tb não interessados em ter um resultado real.
Tive um professor em uma escola de inglês q falava q não existia fluência estudando 2h na semana
A escola n iria fazer milagres
Parabéns meu querido amigo !!
Tú só falou verdades aqui !!!
Sou nascido em Belém do Pará, e digo a todos que nossa cultura é muito parecida com a sua , carioca !!!
É verdade, tudo esta relacionado com crenças e cultura !!!!
Vídeo perfeito! Me mudo para os Estados Unidos daqui para agosto pois vou fazer o intercâmbio de au pair e vou entendendo que não sou fluente. Mas o meu nível é intermediário e ainda sim estudo todos os dias com conversação e novos vocabulários, isso já me ajudou bastante, mas tenho me preparado desde o ano passado para isso e compreendo perfeitamente o que você está nos passando!
O livro que o John citou é "Emburrecimento Programado - O currículo oculto da escolarização" John Taylor Gatto. Recomendo. Esse livro mostra que as escolas ensinam exatamente o que pretendem, e o fazem muito bem: elas são um mecanismo de engenharia social.
Sou professor de inglês e concordo com tudo o que vc falou. Parabéns pela análise.
Finalmente um influencer de verdade... Só disse verdades.
Muito bom! Aprendi um bom nível de inglês sozinho e sem tempo. Você falou nesse vídeo muita que eu nem sabia que tinha vontade de dizer sobre a apatia do brasileiro.
Concordo com você...como Prof. Luigi que era um verdadeiro " influencer " não existe mais.
Que Deus o Tenha em Sua Glória.
Video maravilho, obrigada por trazer informações tão importantes.
Gratidão imensa por esse vídeo. Estou aprendendo inglês sozinha e o que você falou, fez totalmente sentido. Eu preciso ter mais foco é disciplina,e com certeza sairei do básico.
video brabo mano, estou aprendendo inglês e esse video me motivou a voltar, só falou vdd
Que vídeo necessário. Parabéns pelo trabalho.
Dentro dessa realidade,nunca vi a necessidade de estudar o inglês ou qualquer outro idioma,hoje não aceito estar vivendo dessa forma,eu e meu marido tomamos a decisão de virada de chave total em nossas realidades e estilo de vida.
Se eu pudesse dar um conselho hoje e mim mesma seria" Não deixe seu celebro te sabotar, saía da zona de conforto,se dedique mais, faça mais". Obrigado pelo seus conteúdos.
E nao è rosana? Zona de conforto sem conforto. È isso q o brasil oferece
Poxa! 28:00min. De fato e conhecimento profundo. Sensacional, Parabéns!! 👏👏👏
Cara parabéns! Gostei demais do que você falou no video. A mais pura verdade...!
Comecei aprender Inglês sozinho desde criança. Quando cresci, comecei um desses cursos tradicionais e virei chacota na roda de amigos, todo mundo falava que era coisa de otário e que eu só ia jogar dinheiro fora. Depois de já ter um bom nível de Inglês, fiz um curso online com professores nativos e finalmente fiquei fluente. Todo mundo ficou espantado! Me perguntam como eu fiz pra aprender, já que pra eles não tinha como um brasileiro aprender... Hoje esses mesmos que tiravam sarro de mim tudo estão gastando dinheiro com esses professores charlatões da Internet querendo aprender oque eles debochavam lá atrás.
Um vídeo realmente muito bom! Obrigado por dizer tantas verdades.
melhor conteúdo que vi sobre sair da zona de conforto.
Mestre, teria como você fazer um video mostrando por onde começar a aprender inglês sozinho? Esse video foi o que eu precisava para começar a aprender o novo idioma.
É só ir atrás.
Sou carioca, fui criado no morro do Vidigal, mas atualmente moro na Bahia. E vou te falar mano.. a única coisa que muda é o sotaque. Tentar se "desligar" da cultura que é algo que está impregnado no cérebro, realmente é quase inconcebível pra nossa sociedade. Não são todos que terão a capacidade de sozinhos conseguir ou pelo menos tentar reprogramar o cérebro. Acho que conhecer um pouco de neurociência ajuda bastante como vc disse. Esse lance de fazer algo que é totalmente desconfortável me pegou bastante, inclusive o de abrir algum desses apps de comunicação pra tentar praticar um novo idioma que eu desejo dominar com uma pessoa desconhecida, me da até arrepios, é um medo imbecil, admito, mas totalmente fora da minha zona de conforto. E é ai que entra a neurociência, preciso entender pq meu cérebro tá me sabotando em me expor pra algo que quero aprender. Vou tentar encontrar esses livros que vc mencionou. Obrigado pelas dicas e conselhos. Tu é o cara, meu cria !!!
O Rio de janeiro 🏖️ terá mais mortes de idosos 👴🏻👵🏻 do que nascimentos a partir do ano de 2028
Eu me sinto assim pra aprender novo idioma😢como vc descreveu😢😢😢😢😢
Video muito bom! 28 min de fatos. Parabéns 👏
É bom ver pessoas do rj aqui. Sempre tive a sensação de estar sozinho nesse fim de mundo.
Eu estudo por mim mesmo, atualmente me encontro no level intermediário B2 em questão de entendimento e leitura, agora, fala e escrita devo estar no A2, ainda estou trabalhando para melhorar... a questão é nunca desistir, estudar todos os dias, ter um plano de estudos, e ter objetivos concretos para alcançar, por isso cada dia eu tento superar meus limites, se Deus permitir estarei no Nivel C1 até final do ano, ou ate mesmo próximo do C2
Estou exatamente no mesmo nível que vc e vou persistir para chegar no C1 também.
@MillenaAbreu boa jornada pra você, vamos conseguir, com esforço e dedicação vamos alcançar:)
@@Rotashistorias Não desanima não cara,imagina eu cheguei neste nível estudando 95% de graça, dependendo de ONGs e projetos sociais. Atualmente trabalho de telemarketing Bilíngue. Meu trabalho é a materialização de um sonho.
@@MillenaAbreu wow, interessante, parabéns, continue caminhando.
@Viasemfim2024 Obrigada
Não há coisa melhor na vida do que poder dormir o tempo suficiente e de qualidade, isso é o que eu quero, por isso vou pra cima (academia, trabalho, faculdade, esportes)
Este vídeo vai muito além.
PARABÉNS
Já tem 6 meses que eu estudo inglês, tendo contato com a língua todos os dias. Nesses ultimos meses desenvolvi uma rotina que basicamente tenho que todo dia ler os cards do meu anki em voz alta, depois adicionar mais cards, 1hora e meia de comprehensible input, e mais ou menos 2 horas estudando programação. Isso são meus "compromissos diários", além disso também consumo bastante conteúdo em ingles por memes nas redes sociais, assisto vídeos de entreterimento em ingles no youtube. E quando tenho bastante tempo livre eu assisto algum filme/série em ingles. Minha pronuncia é boa, mas acho que tenho que fazer como vc falou "se arriscar" tenho que tacar a cara na internet para falar com gringos em ingles, isso é o unico ponto que devo melhorar
Eu tou estudando inglês a 6 meses tbm n tenho rotina definida de estudo mais tenho todos dias consumindo conteúdo inglês e tenho cria hábito de ouvir falar compreender e expressar em inglês
O que eu achei dificil é achar um aplicativo ou site onde as pessoas querem realmente conversar. Eu estive em 2 aplicativos que originalmente forarm criados para conversa de idiomas mas quando a gente entra, os caras ( conversei com poucas mulheres), eles querem falar putari@, principalmente se vc diz que é brasileira). Vou procurar um site pago que tenha um valor consideravel voltado para idiomas pq os que eu usei grátis, deu nisso que relatei acima.
@@Jaquelinemelo112 Hello talk é ótimo. Conheci muita gente bacana lá
Tamo junto John👊🏽
Vídeo excepcional, meus parabéns. Você basicamente evidenciou a realidade do Brasil de uma forma incrivelmente acertiva. Bora dobrar a aposta! Abraço e obrigado 👊🏻
27:28 eu já estava motivado a aprender inglês desde de Dezembro do ano passado, mas pode ter certeza que esse vídeo me ajudou muito a não pensar em desistir. A pronúncia do TH e o os verbos irregularidades no passado simples tá sendo bem chatinho pra mim mas todo dia eu acordo empenhado a aprender e claro estudando de forma ativa e não passiva.
Nossa… como é gostoso ouvir gente inteligente falando 😍
Achei o meu lugar no YT
mais um inscrito, aguardo ansiosamente pelas suas aulas de inglês!
Muito obrigado pelo video e pelas dicas! Vou tentar melhorar e acabar com os meus vícios a partir de hoje. 👍
tenho os livros do Professor Pier, são incríveis, e vale a pena assistir todo vídeo dele no RUclips!
Procurar alguém para conversar é bacana, mas não considero a coisa mais importante ao aprender um idioma. Tem muita gente que fica nessa ânsia de querer falar, conversar logo no idioma, mas sem entender praticamente nada, por isso, para mim, a habilidade principal é o listening...ouvir,ouvir e ouvir, mesmo sem entender tudo. Se você sair do Brasil, entendendo plenamente o idioma sendo falado, será uma questão de tempo pra você começar a falar, porque o passo mais importante e que concome mais tempo, já foi dado e, sim, o RUclips é uma das ferramentas pra isso.
i want to step up my game on English as well. I'm in the intermediate plateau currently and i feel like talking to native speakers would fill that gap. but i still dont know where i could to this. i feel like i need to get more conversational in the language.
this video gave me good insights on language learning. thanks 🙏
There are many good apps that you can find foreigners to talk, but the app that I've been using is the Tandem. You can simply go in subredits and start of discuss with the people about subjects that you like.
Watch videos in English will be good too, cause you can discuss with people too about many subjects.
Pls whenever you’re trying to improve your speaking skills, always use the contractions , never ever try to speak without using the contractions because here in USA nobody will speak separately.
They’ll speak in 2X and you won’t get’em if you’re use to speaking separately word by word .
That’s my biggest struggle here so far
a maioria das pessoas nao aprendem as coisas pq passam mais tempo perguntando como aprender do que realmente aprendendo.
Obrigado john, já vinha fazendo isso, agora deu uma desanimada, mas com isso que vc disse só mostra que minha dopamina tá desregulada, então só vou continuar fazendo e colocando mais empenho, dia 86 tendo contato com inglês quase q metade do dia!
É isso. Quando comecei a estudar programacao, me forcei a ler os artigos em inglês pra aprender junto. Levava 1hora pra ler e entender um mero parágrafo de 5 linhas, revia um vídeo de 10min em inglês com legenda em inglês varias vezes, mas hoje em dia esse esforço compensou muito, leio/entendo sem sofrer nada atualmente. O segredo é imergir na língua.
vc ficava traduzindo tudo direto? até aprender na marra?
@@r2yvs755 Eu fiz isso com o meu aprendizado de francês, eu fazia muitas traduções, o tempo todo, mas ao mesmo tempo eu também estudei bastante a gramática e pratiquei bastante a pronúncia e escuta. Dois anos depois estou fluente no francês. Obs: Eu só traduzia oque eu precisava falar com alguém. Exemplo: eu ia no mercado e já fazia a tradução do que possivelmente eu iria precisar falar e eu repitia esse mesmo processo em todos os lugares em que eu precisava falar com alguém. Tem muitas pessoas que falam que não vale a pena fazer tradução em um aprendizado de idioma, mas na minha opinião a tradução é importante sim, pois as vezes apenas por não compreender uma palavra a gente deixa de entender uma mensagem simples e ai que entra a tradução.
Depois de um tempo você não precisará mais fazer tradução, pois vc alcançará um nível em que o seu cérebro vai automaticamente decifrar as palavras que você não entendeu por meio do contexto.
@@r2yvs755 Anota as palavras que tu não sabe, se estiver no pc, anota no bloco de notas, se usa o celular, anota em um caderno, é simples assim, mesmo que você não entenda nada quando estiver lendo textos em inglês, leia mesmo assim.
@@r2yvs755 boa pergunta. Pra entender um paragrafo em 5 min ele provavelmente consultava dictionary no maximo, pois com tradutor traduzindo cada palavra por vez ao inves do contexto, seria mais rapido
@@r2yvs755sei q n Perguntou para mim mas, Eu ia traduzindo palavra por palavra ate q uma hora de tanto aparecer e traduzir uma certa palavra O Significado Ficaria preso na Minha cabeça, Se esta preocupado Que Fazer Vai ficar aquele translate mental, terá so no começo Depois irá Sumir
Mandou a real, man, parabéns. 👏🏾
Gostei bastante do vídeo e concordo com vários apontamentos. No fundo, a educação brasileira ainda preserva muito do chamado "Modelo Bancário", aquele em que os professores são vistos como detentores do conhecimento e alunos como aqueles que estão ali apenas para receber. Creio que isso seja a base para o seu argumento de que as pessoas entendem a educação como algo passivo. Aprender ou não um conhecimento novo depende profundamente da proatividade do estudante.
Acho que o que falta para as pessoas entenderem isso é ver que existes diferentes ferramentas que podem auxiliar na aprendizagem e que o aprendizado depende do empenho dos estudantes em utilizar essas ferramentas em favor próprio. Por exemplo, um livro didático não vai fazer você aprimorar seus conhecimento em nada, a não ser que você se aproprie das ferramentas fornecidas por esse livro para aprender algo. Utilizo o Duolingo como uma ferramenta diária para ter contato com outras línguas, mas mantenho em mente suas limitações e busco me aprimorar em outros aspectos por meio de outras ferramentas.
Fiz cursos de inglês por vários anos até chegar a um nível avançado de conhecimento da língua, mas tive em mente desde o início que para aprender efetivamente era necessário que eu fizesse minha parte. Além das aulas, tarefas e trabalhos, estive em muito contato com música, vídeos da influenciadores nativos e cinema.
Uma dica que posso compartilhar: Se tiverem tempo, escolham uma minisérie de interesse e assistam ela no seu idioma. Quando surgir mais um tempinho, assistam a mesma série no idioma que estão aprendendo com legendas no seu idioma de origem. Por fim, assistam a mesma série com o idioma e legenda na língua estudada. Isso me ajudou muito a pegar o ritmo da fala e novos vocabulários, visto que já sei o enredo e sei o que vai acontecer. A mesma dica vale para livros.
Tapa na cara de muitos que sempre procuram o atalho e prazeres momentâneos na dieta passagem na vida!!! Vídeo excelente, parabéns teacher
I totally agree with you! Concordo com você em gênero, número e grau! Não tiro uma vírgula de tudo que você disse.
Cara que vídeo top, mas também é um tapa na nossa cara, pois tudo que você falou, é verdade kkkkk já tento aprender inglês a algum tempo, mas o prazer momentâneo, me derruba.
Vim do futuro pra dizer que aquelas paradinhas deram resultado 😅, parabéns excelente trabalho, vou maratonar
Ganhou um inscrito!!
Tudo o que você falou é verdade e tem fundamento. Estudo este idioma como autodidata há anos. Yeah! I understood your message. Thanks.
Muito bom, concordo totalmente.
Excepcional!
Conteúdo de valor gostei, do 6 ano até agora nunca tive tamanha visão de como aprender ingles, curto rápido e eficaz de entender good!
Cara, eu faço isso na prática resolvendo caça-palavras e estudando textos, aprendo e ponho em prática, estudando textos e livros em inglês, japonês e espanhol.
Encontrei seu canal neste vídeo.
Poderia fazer um vídeo indicando os livros que você leu sobre neurociência e aprendizado?
Muito bom o vídeo
Up
Sim, verdade, gostei das indicações dos 2 livros que ele deu no vídeo, vou comprar pra ler, muito interessante esse assunto.
@@trap7369 também achei interessantíssimo esse assunto.
Muito bom. Realista, é isso mesmo !
Se tiver esforço e dedicação,com certeza aprende..
Eu fico em contato direto com inglês,faço uma pausa curta pra descansar,mas logo volto pros meus estudos,escrevo muito em inglês,assisto muitos filmes sem dublagens,todo em inglês e legendado em inglês,ouço minhas músicas favoritas em inglês,faço severas revisões de tudo que estudo pro meu cérebro não cair no esquecimento,ouço muito e escrevo muito em inglês,eu passo a madrugada inteira estudando,e em tão pouco tendo que comecei a estudar inglês,eu já consigo falar e entender o inglês falado facilmente,não tenho dificuldade nenhuma com inglês,não precisei tanto ficar refém da gramática,só no que ouço e escrevo em inglês com dedicação em excesso foi o suficiente pra eu ter evoluído muito mais rápido aprendendo a gramática e a pronúncia dentro mesmo em contextos e estruturas prontas..
Quando uma pessoa quer mesmo de verdade,ela vai além dos limites pra alcançar o que quer,e assim eu fiz,e já estou estudando outras línguas como árabe,francês, holandês e mandarim.
Concordo totalmente com tudo o que você disse. Um dos melhores vídeos que assisti no início deste ano, muito inspirador, espero que Deus lhe abençoe imensamente (sou católica, não sei a religião do Jonatha, então não sei se ele compartilha da mesma religião), independentemente de qualquer religião, você é uma pessoa admirável, espero que continue fazendo estes vídeos pois nos ajudam demais. Você está nadando contra a "corrente hedonista" do nosso país e eu desejo todo sucesso possível para poder inspirar outras pessoas! God bless you!
Excelente!! Uma aula de vida!! Sou carioca e professora de escola pública no Rio e tudo que vc falou é verdade. Está um horror!
Que mentoria racional!
O que influência um país a crescer é a geração de valor. Ter um país de trabalhadores ou "alunos" pode dar boas impressões no curto prazo, mas somente a geração de mais valor/riqueza pode dar tanto à pessoa quanto à nação um futuro melhor. Muito interessante essa visão do vídeo, pois talvez o Brasil seja tão excessivamente "aluno" que não sobra muitos daqueles que irão gerar algo a mais, portanto o país e a pessoa não conseguem gerar tanta riqueza quanto já tem gerado, se não for até menos.
Virei fã, falou tudo
É verdade. Eu cresci no Canada, dou aula de inglês, mas sei q a maioria dos meus alunos não serão fluentes em inglês.
Quem realmente aprende algo, seja idiomas ou qualquer outra coisa, são os autodidatas ou aqueles que realmente têm interesse no assunto. Muitos brasileiros, especialmente em nível universitário, esperam tudo mastigado e reclamam que o professor não abordou tudo em sala de aula. Mas o ensino superior não é como a escola: na faculdade, o professor tem pouco tempo para ensinar toda a ementa e, por isso, distribui o cronograma no início do semestre e foca nos tópicos mais importantes. Cabe ao aluno buscar a bibliografia, estudar e usar as aulas para tirar dúvidas e fazer exercícios.
Por isso, poucos se formam. Turmas que começam com 50 alunos terminam com menos de 10. Minha prima, por exemplo, fez engenharia em uma federal; de uma turma cheia, só 13 se formaram. No meu curso de TI, começamos com duas turmas lotadas e só 8 se formaram, contando comigo. Claro, existem questões como tempo e família, mas, no fim, a dedicação faz a diferença.
Com idiomas, acontece algo similar. Só aprende quem realmente gosta e se dedica. Muitos dizem: "Queria aprender inglês, mas não tenho tempo", mas têm tempo para baladas todo fim de semana. A maioria dos profissionais brasileiros - médicos, engenheiros, executivos - não fala inglês, apesar de fazerem cursos caros. Fazem porque "precisam", mas saem sem saber formar uma frase ou entender uma conversa. Por isso, muitos cursos incluem "Inglês Técnico", que só ensina a identificar palavras-chave em textos da área, sem falar ou escrever.
Agora imagine alguém de TI sem saber inglês! Minha mãe, por exemplo, quer aprender por causa de músicas. Já concluiu BRASAS, IBEU e CNA, mas ainda não entende nada nem sabe ler. 😅
Comecei um curso em escola tradicional de inglês, fiz até o intermediário (B2, com certificado e tudo), e o resto tô aprendendo sozinho. E ti digo uma coisa, quando fui ver o meu nível de fato, era ainda B1, e corri atrás de melhorar. Hoje estou num nível C1, minha leitura e compreensão é muita boa, gramática e regras estou melhorando gradativamente, o que me pega ainda é listening(me considero B2), mas no geral não morreria de fome se fosse morar fora. Gosto de aprender lendo mangás, livros, seriados, filmes e lendo futebol ou F1. Em suma, aprender inglês é uma maratona, e não uma corrida de 100 metros.
Sou professor a 20 anos e concordo plenamente com você Jonathan.
Que vídeo foda!! Não esperava que esses 28 minutos iriam ser tão bom, parabéns pelo conteúdo
Notas:
Como aprender?
Reposta:
Entenda, memorise, pratique, e faca conexões
Cada um dos passos acima aumenta o grau de importância do conhecimento. Quanto mais importante, maior a chance do cerebro levar aquilo pra memoria de longo prazo, isto é, a sua memoria logica.
Lembrando que o cebero só consolida o conhecimento no sono REM(fase dos sonhos), entao dormir e primordial.
Pra fazer conexoes, basta ser curioso(a). Faca perguntas em relacao a aquilo.
Exemplo:
*Atmosfera*
Perguntas que poderia fazer:
- por que a atmosfera tem varias camadas?
- por que a camada mesosfera tem esse nome
- de onde vem o "estrato" se estratosfera?
Viver o conhecimento é voce inconscientemente fazer esses questionamentos.
Alguém realmente falou a verdade.Aleluia
Ah cara, vc começou bem e terminou falando de dopamina e auto ajuda.
Eu me identifico e gosto do inglês, desde que eu era adolescente. Comecei a estudar de verdade no início de 2023 e de lá pra cá eu nunca mantive uma constância de estudos, porém venho me expondo muito ao inglês. Utilizo um aplicativo que particularmente eu gosto muito que é o Tandem, então, eu converso diariamente com gringos de todas as partes do mundo pra conseguir compreender diversos sotaques e falo pra vocês, eu consigo entender e conversar coisas do dia a dia com um nativo e isso já é uma conquista muito grande, porém, quero sim, chegar a fluência de falar e entender como um nativo e sei que isso só depende de mim e de meu esforço!! Não desistam, tudo é possível"
Parabens. Vc è eccesso mesmo
Não dá a resposta do tema do vídeo no começo porque a maioria saem por já saberem a resposta, da a resposta no meio pro final do vídeo vai aumentar tua retenção. E sobre o assunto muito obrigada por falar a verdade por ter me feito entender que sem a prática eu não vou conseguir chegar a fluência, continue assim.
Ou seja, só de ter força de vontade de fazer e se forçar a continuar a pessoa já vai está se destacando, positivamente, de milhões...
Eu acho mt louco que tenho a mesma idade desse cara e parece que eu sou uma criança. Tanto fisicamente quanto mentalmente.
Hoje é dia 11/01/2025, dia 31/12/2025 eu estarei FLUENTE EM INGLÊS.
Podem me cobrar!
@@Hsgm7 faço as suas,as minhas palavras tbm, apesar de aver muito obstáculos ,acredito q conseguirei 😕
@arianaaires2616 meu foco vai ser imersão com legendas, anotando as palavras que não sei o significado e encaixando-as numa frase para adicionar no anki.
Mais de 1h de listening por dia + anki nos primeiros meses e com o próprio desenrolar dos estudos vou vendo onde preciso focar mais.
@Hsgm7 essa estratégia é muito boa, vou seguir essa forma de estudo, já q tenho q ser ativa e não passiva no inglês, se não jamais aprendo falar no inglês kk
@@arianaaires2616 um mês assim eu tive uma evolução absurda (com listening diário).
Consigo assistir vídeos com legenda em inglês e compreender razoavelmente bem. Acredito que até o final do ano dá pra ficar fluente sim.
São mais ou menos 4hrs de imersão diária pra ficar fluente em 365 dias (fora os flashcards), isso pra quem tá no 0, no meu caso acho que vai ser mais tranquilo.
Vai nada