⚡ APOIE o canal entrando para o Clube de Escrita Criativa bit.ly/3ZMjWcM ⚡ 📚 Outras formas de ajudar a manter o canal funcionando: ◼ Assine a newsletter Lambrequim - bit.ly/lambrequim ◼ Visite o site Oficina de Escrita - bit.ly/ode-escrita ◼ Conheça meu trabalho autoral - bit.ly/mylle-livros 📚 Siga @myllepampuch nas redes
Eu sou mãe de uma escritora e posso dizer que pelo o que ela me fala, aconselho você a escrever seu livro primeiro e depois de um bom tempo voltar para revisar. Ela usa essas três técnicas : 1- Escrever como se fosse só para você (sem se importar com erros de ortografia nem nada do tipo) 2- Depois de vários dias revisar os capítulos (corrigindo os erros) 3- Revisar de novo depois de mais alguns dias. ( Como já vai ter passado dias seu olhar crítico vai ter mudado e isso vai ajudar bastante) E para escrever suas ideias ela usa isso: 1- Escrever como vai ser o mundo 2- Escrever os nomes dos personagens 3- As características 4- Explicar como vai funcionar o universo 5- Escrever o tema da estória ( tipo,colocar como vai ser a estória, como os personagens vai se relacionar e etc.) É basicamente isso que ela faz. Espero ter ajudado..
O exercício 04 é, ao mesmo tempo, uma armadilha. Você vai reler e, ao invés de dar continuidade a sua narrativa, vai gastar todo o tempo em que poderia estar escrevendo apenas corrigindo o que já foi escrito. Minha dica é deixar para reler um tempo depois, não no dia seguinte. Assim você pode ter um olhar menos contaminado sobre o que escreveu e algumas dúvidas de estilo podem já ter se diluído, o que impedirá que você caia na tentação de corrigir todos os parágrafo. Outra dica é passar um tempo maior convivendo com a história que você imaginou. Repare que quando você vai contar a alguém uma história que você conhece bem, você a conta com mais facilidade. O mesmo se reflete na escrita, pois é mais fácil escrever o que se sabe, pois você pode focar apenas em descrever e narrar, do que escrever ao mesmo tempo em que imagina a história. Reserve um espaço do caderno apenas para registrar as ideias que forem surgindo e descrever os personagens e as linhas principais da trama. Só parta para escrever de fato quando você já souber o que vai contar. Bom, pelo menos é o que funcionou pra mim.
Mas o que ela quis dizer, para reler o que escreveu, para não acabar esquecendo sobre o que escreveu, para que seu capítulo próximo tenha a ver com seu anterior, pois as vezes acontece de você esquecer o que já tinha escrito, e o próximo capítulo acaba não tendo nada a ver com o anterior, por isso ela diz para reler, para depois dar continuidade, eu faço sempre assim eu releio primeiro e depois escrevo o capítulo novo, para ver se realmente minhas novas ideias condizem com o que eu já havia escrito.
Sou beste-seller da Amazon, sobretudo, é de importância tão extrema quanto os momentos de sono. - Você precisa correlacionar sua mente para o que está escrito. Os detalhes, as novas ideias surgindo para cada oração terminada; escreva a próxima página depois de trocar palavras repetidas. Precisamos de hábitos, necessita-se de exercícios, para isso, é necessário a releitura até duas vezes, sem pressa. Talvez não seja contundente o desperdício do tempo, a mente humana, melhor que seja, não consegue armazenar perfeitamente os detalhes menores. Reescrever é escrever. Publiquei três livros no ano passado, isso é, para cada página formada, precisou de várias reformulações, igualmente quando entramos pequenas frases conexas com que sentimento no trecho de uma música, ou poemas, voltar é corrigir as falhar, andar no estado perfeito, é reaver os erros e separar-lo. Mantive rotina de duas mil palavras por dia, rendeu três obras, infinitamente pequena, a soma das três dão 405 páginas, infelizmente, o compromisso da publicação é sempre mais caro por mais páginas que a história tem. Hoje, escrevo duas a três páginas por mês, de modo mais lento, porém, necessário. As dez páginas por dia foram necessárias para meu desenvolvimento como escritor a ponto de render fãs esperando novas publicações. Nunca escreva em explosões, retornar a frase 1 é mais que necessário. Apague, refaça até que o ponto seja forte para deixar você sair dele. Conserte os erros, as vírgulas, incoerências - você jamais terá paciência de reler inteiramente seu livro e corrigí-lo. Não pude corrigir meu primeiro por conta diss. Construa histórias curtas de até 200 páginas ou 220, no máximo. Por quê? 170 páginas custa em média 5 mil reais.
Tenho 14 anos, em 2019/2020 eu me dispus a ler um livro de verdade, "tartarugas até lá em baixo", de John Green, depois passei a consumir os outros livros de minha irmã, comecei a comprar mais, ler mais, até que tive a vontade de escrever um livro também. A ideia de criar um universo inteiro me deixa fascinada, sempre gostei de coisas que mexessem com a minha criatividade, por isso comecei a desenhar, a bordar, a pintar, a crochetar e a modelar. Não sou uma expert em nenhuma dessas coisas(tirando desenhar, que eu tenho uma experiência maior), o contrário disso, faço apenas por diversão, nunca considerei viver disso, entretanto, escrever é algo que sinto que preciso melhorar, pela primeira vez senti que posso viver fazendo isso, e que nunca me cansaria. Pedi para meus pais comprarem um curso da domestika que estava em promoção, mas eles não podem me dar, talvez mesmo que pudessem, não fossem querer me dar, eles acham que todo hobby tem que virar dinheiro, e vivem dizendo que eu abandono as coisas, por eu não fazer a mesma coisa sempre. Vou estudar sozinha, praticando como conseguir, apesar de nunca ter gostado de português na escola, tenho aprendido um pouco mais sobre a da Língua portuguesa, e procurando sinônimos de algumas palavras quando sinto que preciso mudar a palavra que usei para me expressar melhor(obrigada google). Quem tiver algum conselho, estou aberta a tudo, obrigada quem leu até aqui
Olá Debie que legal seu comentário!. também sou escritora e amo escrever. sucesso para ti 👏🏽 que você consiga evoluir aos poucos. Vai escrevendo sem pressa e organizando sua escrita algum dia você conseguirá publicar seu livro . Eu iniciei na escrita com 12 anos fui juntando minhas poesias e em 2019 aos 22 anos lancei meu livro de poesias chamado janela da alma. Qualquer coisa tô aqui.
Oi Debie, eu tambem escrevo, mas de forma amadora. Escrevo desde criança e sempre tive facilidade em contar histórias, eu até tinha algumas obras famosinhas no wattpad, só que eu apaguei por vergonha porque estava terrível. Eu nunca fiz nenhum curso, na verdade eu nem acho muito necessário, escrever está na alma sabe? Tudo vem conforme a prática, eu gosto muito de assistir e ouvir alguns escritores e também usar um site que se chama sinônimos. Eu acho a escrita algo muito pessoal sabe? Talvez, se você fosse pagar algum curso, não ia dar muito certo, porque cada escritor tem um mecanismo. Exemplo, alguns planejam a história e outros não, se eles mudam, eles não conseguem escrever. É isso, boa noite.
@@manuzinha402 concorda com você... Eu quando fui tentar seguir todas as regras de escrita, acabei me sabotando tendo bloqueio. Sigo como CoraCoralina," se eu fosse ligar para todas as regras, jamais teria escrito meu livro" . Eu penso na escrita, nos meus livros como uma forma de me expressar, é algo meu, e se eu já não me sinto a vontade fazendo, porque estou me importando de mais com regras, ou com o que os outros irão pensar. Já não é mais eu, e já deixei de ser eu. Coisas que faço, sempre anoto o que gosto e não gosto nos livros, séries ou filmes. Para não cometer tais erros, nos meus textos. Eu simplesmente escrevo, não me preocupo com regras inicialmente. Depois vou moldando aos poucos. Eu escrevo meus sonhos, por mais sem sentido que seja. Eu também gosto de anotar situação que no dia a dia me causam irritação, ou incômodo. Depois escrevo várias cenas diferentes para este conflito. Escrever pra é como um parque de diversões, agora estou aprendendo a desenhar de forma mais profissional.
Dicas para rotina de escrita: (• Processo criativo individual) Lembre-se: é uma evolução gradual. • Objetivo(qual o seu?) Exercícios: 1- escreva após acordar( não perca muito tempo) 2- determine o tempo de escrita(limite) 3- registre o seu rendimento( evolução) 4- ler o que escreveu no dia anterior(revisão)/ pra quem está criando também. 5- limpar a mente( usar o hábito como forma organização). Obs*: esse é um hábito gradual( dia após dia, errando e acertando).
Nunca imaginei que escrever um livro seria tão complicado, estou a um mês ainda não comecei a escrever de fato, estou criando a estrutura e o universo que será de fantasia, mas a cada dia que passa e a cada ideia nova que tenho para o livro surge um quentinho no coração tão gostoso que agora não me vejo mais sem a escrita.
Valeu por vir me contar isso, Bruno! As ideias são assim mesmo, borbulhantes, e muitas vezes nos cansamos de ficar muito tempo trabalhando uma mesma história, mas posso te garantir: quando o trabalho chega ao fim, vale muito a pena!
CELULAR Depois de muito tarde dormir Acordar como um zumbi Já pensando em curtir Uma postagem que vi Conversar sem falar Tudo se diz ao digitar Namorar sem se tocar Sem nos olhos olhar Sem nada sentir A vida real perdeu a graça Só importa aquela na tela O celular virou pulmão, coração, cérebro e rim Sem ele não dá pra respirar Nem dirigir Sem o GPS não se sai de casa Não se sabe por onde ir Não vou dizer que não facilita Mas muita coisa está sendo perdida Às vezes nos esquecemos Como é nossa própria escrita Ter uma opinião é proibido Todos têm que concordar Se você pensa diferente Comentários vão surgir uma enxurrada de críticas haverá Ali todo mundo é valente Gostam de ofender e xingar Fazem bulling permanente Não ligam se alguém vão magoar Essa é a nova vida Onde um mundo cheio de curtidas É o que se espera alcançar. Jéssica Beija-flor
Eu me apaixonei pela leitura e escrita a uns anos atrás e queria muito melhorar, mas MDS me pra mim é MUITO DIFÍCIL ter uma rotina (por conta do meu TDAH e eu mesma kkkk), mas vou tentar, espero que você que está lendo isso tbm consiga :) nunca desista
Este vídeo estava a semanas separado, comigo me dizendo que iria ver apenas quando estivesse com o tempo mais livre. Então hoje, depois de ter uma ideia de história, lembrei desse vídeo e fui correndo procurar. E realmente, finalmente posso sentir que conseguirei seguir em frente com essa minha ideia e não desanimar no caminho. Agradeço por compartilhar conosco.
Fico muito feliz em saber que o vídeo te incentivou a continuar escrevendo! Eu que agradeço o seu comentário e a sua companhia nessa jornada que é criar histórias :)
Olá, eu tbm tenho 17 ano 😊 E nunca, em seis anos, não consegui terminar um livro se quer, então presumo que o problema não esteja em ter ou não experiências. Ser escritor é um processo muito longo e demorada, mas para outras pessoas esse processo é mais curto, contudo, para qualquer escritor, escrever é difícil. Então, leia bastante, faça o que está no vídeo, pratique e pratique, uma hora ficaremos melhores. Não disse "chegar la", pq não existe, nesse ramo, o "la". Sempre temos que procurar evoluir, nunca parar. O meu processo está sendo doloroso, já escrevi 3 vezes o msm livro, pq nunca está bom, sempre posso melhorar. Sem contar nas inúmeras vezes que reesquevi alguma frase, ou mudei alguma palavra, pq escrever é isso, evolução por meio de "como posso fazer melhor?", então nunca desista!!
@@KetlynADutra Obrigada! É realmente um processo longo, cheguei escrever uma história de 30 páginas quando tinha 14 anos 🤭, não ficou legal. E no momento estou planejando escrever um livro, já escolhi os nomes dos personagens, lugares, resumi o início, meio e fim. Falta agora reunir tudo isso em um lugar só, espero que eu consiga e desejo o mesmo para você também.
1:23 super concordo com o lance da rotina sem graça e repetitiva. O momento que mais me sentia inspirada/disposta para escrever era no meio das aulas online
Esse vídeo, foi o motivo que me fez lembrar que eu tenho capacidade e controle da escrita, todo nós podemos escrever o quanto quisermos com um pouco de disciplina, obrigado.
Este vídeo apresenta ótimas dicas para aqueles que buscam desenvolver a escrita diária. Adorei as sugestões de exercícios simples e criativos, uma dica interessante tambem: - Escreva cartas fictícias de seus personagens - Descreva Imagens - Escreva uma descrição de algo que você vê fora da janela - Escreva uma história curta baseada em um sonho ou fantasia - Escreva uma reflexão sobre um evento ou experiência recente Estes exercícios ajudam a flexionar a mente e a criar novas ideias e até inspirar a continuar um livro que você estava estagnado! Recomendo dar uma olhada e incluir alguns destes exercícios na rotina diária de escrita, boa sorte escritores!
Stephen King não é um escritor, ele é um contador de histórias. Qualquer um pode contar uma história por escrito, mas nem todos podem escrever um romance literário.
Esse vídeo é maravilhoso! Foge dos clichês de dicas de escrita "inalcançáveis" e fala de um jeito prático e próximo da realidade como criar o hábito de escrever. Obrigada pelo conteúdo!
Estou com 23 anos , não leio livros , mas atualmente estou querendo ter hábito de escreve e ler , já saí do período escola vejo que esqueci como se escreve palavras simples .
Usei a dica de apenas escrever sem me preocupar com as regras gramaticais, apenas colocar minhas ideias. 1 mês depois eu corrigi e apareceu outras ideias no meio dela, e fui corrigido. Ficou muito top!!!
Eu comecei a escrever seriamente este ano e, sinceramente, ñ é tão fácil como achei q fosse, principalmente por conta do meu jeito de escrever. No entanto, estou adorando a experiência e cada vez mais me apaixono pela escrita, pois além de um hobby, tbm é uma forma de me expressar e tirar minha mente da realidade. Só preciso criar uma rotina senão ñ termino minha história nunca 🤭
Gostaria de começar a escrever. Tenho buscado boas leituras, orientações e luz para empreender nesta tarefa. Sem pretensões maiores do que a de escrever melhor, falar melhor, pensar melhor e me colocar melhor diante do mundo. Obrigada.
Muito bom, de fato um vídeo necessário para escritores iniciantes como eu, tenho uma história de distopia mas me faltava apenas colocar a mão na massa.
Muito legal e apropriado todas essas dicas de como se prender ao hábito diário da escrita. No meu caso particular, estou escrevendo diariamente à muitos anos. No dia de Natal deste ano de 2023 comemorarei Uma Década de escrita diária. E tudo começou quando usei a noite de Natal, quando trabalhava de vigia noturno, numa escola infantil que ainda estava sendo construída. Foi o início de um projeto que pretendo jamais parar, enquanto estiver vivo. Um grande abraço à todos e feliz escrita.
Tenho tab tipo 1,e qnd comeco entrar em mania pai eterno escrevo ate o dedo fcr amassado do lado.uff pai eterno ,gst de escrever em lugares calmo e tranquilo ou ao ar livre,na madrugada etc 😁 ótimo vídeo 🙏❤❤❤❤
Nossa muito bom mesmo. Essa escrita quando acordamos é excelente e funciona comigo. Geralmente eu escuto músicas ou saio para fora de casa para os pensamentos fluírem ao longo do dia. Achei perfeito seus exercícios! Parabéns pelo canal, novo aqui ❤️🙏🏽
Que vídeo lindo! Começando hoje o desafio. Tenho escrito quase todos os dias, mas as vezes me enrolo e deixo de escrever por alguns. Aos poucos vou construindo esse hábito. Obrigado pelo vídeo
Eu gosto de escrever ouvindo música e no notebook. Eu escrevo um cena que me vem na cabeça, e dps seleciono as cenas e copio e colo. Desse jeito, eu organizo o que quero mostrar para o leitor no capítulo. Assim e releio e melhoro.
Eu não consigo definir o quão perfeito esse vídeo é ! Muito bem feito, dinâmico, direto ao ponto. Mostra ações práticas, e não aprnas um monte de falação
Depois de criado o hábito de escrever eu posso estudar a norma culta para melhorar a minha escrita?, porque eu não conseguir aprender isso na escola, e sei que querendo ou não saber isso é fundamental para ter uma boa escrita. Até agora esse foi um dos melhores vídeos que já assistir sobre escrita! A melhor dica foi escrever sem se preocupar com gramática já que é ela que me impede de escrever a maior parte do tempo.
Já faz um tempo desde seu comentário, mas tem um curso gratuito no instituto Bradesco muito interessante e legal para você ter um ponto de partida de aprender isso. É "Comunicação Escrita", pode pular a parte mais burocrática ou relacionada ao ambiente administrativo e ter uma ideia do que e da ordem de estudo da língua, depois pode pegar o youtube mesmo. E é bom intercalar as coisas, escrever ao acordar e depois ou no dia seguinte você pode encontrar outro momento para se dedicar a ver teus erros ou o que tu ficou em duvida enqunto escrevia. Pelo menos é assim que tenho feito :)
Eu tenho um enorme problema, no qual eu consigo fazer contos pequenos, tipo de 10 páginas, já fiz um conto que gostei demais, e mesmo não sendo perfeito é minha maior motivação para continuar escrevendo, só que eu quero partir para algo maior, a ansiedade faz isso comigo, mas não é um maior tipo um conto grande, e sim um romance, e tudo que eu faço não passa de 10 páginas antes que eu apague tudo. Já faz meses que não produzo algo, porque sou ambicioso, mas não tenho o suficiente para isso, talvez seja meu orgulho, porque sinto que tenho que fazer algo grande logo, mesmo tendo pouquíssimo tempo de prática, e meu perfeccionismo atrelado a isso, faz eu ficar imóvel e não produzir nada, e pensar se sou realmente isso tudo.
⚡ APOIE o canal entrando para o Clube de Escrita Criativa bit.ly/3ZMjWcM ⚡
📚
Outras formas de ajudar a manter o canal funcionando:
◼ Assine a newsletter Lambrequim - bit.ly/lambrequim
◼ Visite o site Oficina de Escrita - bit.ly/ode-escrita
◼ Conheça meu trabalho autoral - bit.ly/mylle-livros
📚
Siga @myllepampuch nas redes
Eu sou mãe de uma escritora e posso dizer que pelo o que ela me fala, aconselho você a escrever seu livro primeiro e depois de um bom tempo voltar para revisar. Ela usa essas três técnicas :
1- Escrever como se fosse só para você (sem se importar com erros de ortografia nem nada do tipo)
2- Depois de vários dias revisar os capítulos (corrigindo os erros)
3- Revisar de novo depois de mais alguns dias. ( Como já vai ter passado dias seu olhar crítico vai ter mudado e isso vai ajudar bastante)
E para escrever suas ideias ela usa isso:
1- Escrever como vai ser o mundo
2- Escrever os nomes dos personagens
3- As características
4- Explicar como vai funcionar o universo
5- Escrever o tema da estória ( tipo,colocar como vai ser a estória, como os personagens vai se relacionar e etc.)
É basicamente isso que ela faz. Espero ter ajudado..
Obrigada, me ajudou demais!
Excelente ! 😘👏👏👏👏👏
Objetivo passar na redação do ENEM❤
O exercício 04 é, ao mesmo tempo, uma armadilha. Você vai reler e, ao invés de dar continuidade a sua narrativa, vai gastar todo o tempo em que poderia estar escrevendo apenas corrigindo o que já foi escrito. Minha dica é deixar para reler um tempo depois, não no dia seguinte. Assim você pode ter um olhar menos contaminado sobre o que escreveu e algumas dúvidas de estilo podem já ter se diluído, o que impedirá que você caia na tentação de corrigir todos os parágrafo. Outra dica é passar um tempo maior convivendo com a história que você imaginou. Repare que quando você vai contar a alguém uma história que você conhece bem, você a conta com mais facilidade. O mesmo se reflete na escrita, pois é mais fácil escrever o que se sabe, pois você pode focar apenas em descrever e narrar, do que escrever ao mesmo tempo em que imagina a história. Reserve um espaço do caderno apenas para registrar as ideias que forem surgindo e descrever os personagens e as linhas principais da trama. Só parta para escrever de fato quando você já souber o que vai contar. Bom, pelo menos é o que funcionou pra mim.
Mas o que ela quis dizer, para reler o que escreveu, para não acabar esquecendo sobre o que escreveu, para que seu capítulo próximo tenha a ver com seu anterior, pois as vezes acontece de você esquecer o que já tinha escrito, e o próximo capítulo acaba não tendo nada a ver com o anterior, por isso ela diz para reler, para depois dar continuidade, eu faço sempre assim eu releio primeiro e depois escrevo o capítulo novo, para ver se realmente minhas novas ideias condizem com o que eu já havia escrito.
Sou beste-seller da Amazon, sobretudo, é de importância tão extrema quanto os momentos de sono. - Você precisa correlacionar sua mente para o que está escrito. Os detalhes, as novas ideias surgindo para cada oração terminada; escreva a próxima página depois de trocar palavras repetidas.
Precisamos de hábitos, necessita-se de exercícios, para isso, é necessário a releitura até duas vezes, sem pressa. Talvez não seja contundente o desperdício do tempo, a mente humana, melhor que seja, não consegue armazenar perfeitamente os detalhes menores.
Reescrever é escrever. Publiquei três livros no ano passado, isso é, para cada página formada, precisou de várias reformulações, igualmente quando entramos pequenas frases conexas com que sentimento no trecho de uma música, ou poemas, voltar é corrigir as falhar, andar no estado perfeito, é reaver os erros e separar-lo.
Mantive rotina de duas mil palavras por dia, rendeu três obras, infinitamente pequena, a soma das três dão 405 páginas, infelizmente, o compromisso da publicação é sempre mais caro por mais páginas que a história tem.
Hoje, escrevo duas a três páginas por mês, de modo mais lento, porém, necessário. As dez páginas por dia foram necessárias para meu desenvolvimento como escritor a ponto de render fãs esperando novas publicações.
Nunca escreva em explosões, retornar a frase 1 é mais que necessário. Apague, refaça até que o ponto seja forte para deixar você sair dele. Conserte os erros, as vírgulas, incoerências - você jamais terá paciência de reler inteiramente seu livro e corrigí-lo. Não pude corrigir meu primeiro por conta diss. Construa histórias curtas de até 200 páginas ou 220, no máximo. Por quê? 170 páginas custa em média 5 mil reais.
@@j.kbecker.2101 Concordo plenamente com você
@@GuerreiroRyan você entendeu, ele fala muito e ainda reescreveu.. ... ....
@@j.kbecker.2101 pode disponibilizar o link das suas obras?🤗
Tenho 14 anos, em 2019/2020 eu me dispus a ler um livro de verdade, "tartarugas até lá em baixo", de John Green, depois passei a consumir os outros livros de minha irmã, comecei a comprar mais, ler mais, até que tive a vontade de escrever um livro também.
A ideia de criar um universo inteiro me deixa fascinada, sempre gostei de coisas que mexessem com a minha criatividade, por isso comecei a desenhar, a bordar, a pintar, a crochetar e a modelar. Não sou uma expert em nenhuma dessas coisas(tirando desenhar, que eu tenho uma experiência maior), o contrário disso, faço apenas por diversão, nunca considerei viver disso, entretanto, escrever é algo que sinto que preciso melhorar, pela primeira vez senti que posso viver fazendo isso, e que nunca me cansaria.
Pedi para meus pais comprarem um curso da domestika que estava em promoção, mas eles não podem me dar, talvez mesmo que pudessem, não fossem querer me dar, eles acham que todo hobby tem que virar dinheiro, e vivem dizendo que eu abandono as coisas, por eu não fazer a mesma coisa sempre.
Vou estudar sozinha, praticando como conseguir, apesar de nunca ter gostado de português na escola, tenho aprendido um pouco mais sobre a da Língua portuguesa, e procurando sinônimos de algumas palavras quando sinto que preciso mudar a palavra que usei para me expressar melhor(obrigada google).
Quem tiver algum conselho, estou aberta a tudo, obrigada quem leu até aqui
Olá Debie que legal seu comentário!. também sou escritora e amo escrever. sucesso para ti 👏🏽 que você consiga evoluir aos poucos. Vai escrevendo sem pressa e organizando sua escrita algum dia você conseguirá publicar seu livro . Eu iniciei na escrita com 12 anos fui juntando minhas poesias e em 2019 aos 22 anos lancei meu livro de poesias chamado janela da alma. Qualquer coisa tô aqui.
Oi Debie, eu tambem escrevo, mas de forma amadora. Escrevo desde criança e sempre tive facilidade em contar histórias, eu até tinha algumas obras famosinhas no wattpad, só que eu apaguei por vergonha porque estava terrível. Eu nunca fiz nenhum curso, na verdade eu nem acho muito necessário, escrever está na alma sabe? Tudo vem conforme a prática, eu gosto muito de assistir e ouvir alguns escritores e também usar um site que se chama sinônimos.
Eu acho a escrita algo muito pessoal sabe? Talvez, se você fosse pagar algum curso, não ia dar muito certo, porque cada escritor tem um mecanismo. Exemplo, alguns planejam a história e outros não, se eles mudam, eles não conseguem escrever.
É isso, boa noite.
Não pare.
@@manuzinha402 concorda com você... Eu quando fui tentar seguir todas as regras de escrita, acabei me sabotando tendo bloqueio. Sigo como CoraCoralina," se eu fosse ligar para todas as regras, jamais teria escrito meu livro" .
Eu penso na escrita, nos meus livros como uma forma de me expressar, é algo meu, e se eu já não me sinto a vontade fazendo, porque estou me importando de mais com regras, ou com o que os outros irão pensar. Já não é mais eu, e já deixei de ser eu.
Coisas que faço, sempre anoto o que gosto e não gosto nos livros, séries ou filmes. Para não cometer tais erros, nos meus textos.
Eu simplesmente escrevo, não me preocupo com regras inicialmente. Depois vou moldando aos poucos.
Eu escrevo meus sonhos, por mais sem sentido que seja. Eu também gosto de anotar situação que no dia a dia me causam irritação, ou incômodo. Depois escrevo várias cenas diferentes para este conflito.
Escrever pra é como um parque de diversões, agora estou aprendendo a desenhar de forma mais profissional.
@@CortejoParaDeus Sim, escrever deve ser para nós um desejo profundo que nos dá prazer ao fazer, não uma obrigação.
Dicas para rotina de escrita:
(• Processo criativo individual)
Lembre-se: é uma evolução gradual.
• Objetivo(qual o seu?)
Exercícios:
1- escreva após acordar( não perca muito tempo)
2- determine o tempo de escrita(limite)
3- registre o seu rendimento( evolução)
4- ler o que escreveu no dia anterior(revisão)/ pra quem está criando também.
5- limpar a mente( usar o hábito como forma organização).
Obs*: esse é um hábito gradual( dia após dia, errando e acertando).
Nunca imaginei que escrever um livro seria tão complicado, estou a um mês ainda não comecei a escrever de fato, estou criando a estrutura e o universo que será de fantasia, mas a cada dia que passa e a cada ideia nova que tenho para o livro surge um quentinho no coração tão gostoso que agora não me vejo mais sem a escrita.
Valeu por vir me contar isso, Bruno! As ideias são assim mesmo, borbulhantes, e muitas vezes nos cansamos de ficar muito tempo trabalhando uma mesma história, mas posso te garantir: quando o trabalho chega ao fim, vale muito a pena!
Eai escreveu?
O celular tablet laptop transformaram minha letra em garranchos terríveis,mas ela ja foi bela em tempos remotos.
CELULAR
Depois de muito tarde dormir
Acordar como um zumbi
Já pensando em curtir
Uma postagem que vi
Conversar sem falar
Tudo se diz ao digitar
Namorar sem se tocar
Sem nos olhos olhar
Sem nada sentir
A vida real perdeu a graça
Só importa aquela na tela
O celular virou pulmão, coração, cérebro e rim
Sem ele não dá pra respirar
Nem dirigir
Sem o GPS não se sai de casa
Não se sabe por onde ir
Não vou dizer que não facilita
Mas muita coisa está sendo perdida
Às vezes nos esquecemos
Como é nossa própria escrita
Ter uma opinião é proibido
Todos têm que concordar
Se você pensa diferente
Comentários vão surgir
uma enxurrada de críticas haverá
Ali todo mundo é valente
Gostam de ofender e xingar
Fazem bulling permanente
Não ligam se alguém vão magoar
Essa é a nova vida
Onde um mundo cheio de curtidas
É o que se espera alcançar.
Jéssica Beija-flor
Ficou linda essa poesia, parabéns!
@@fadinhaeterea obrigada
@@jessica.poetisa ficou muito bom😀😀
@@Mari.Araujo_ obrigada
Menina,vc arrasou, parabéns!
Eu me apaixonei pela leitura e escrita a uns anos atrás e queria muito melhorar, mas MDS me pra mim é MUITO DIFÍCIL ter uma rotina (por conta do meu TDAH e eu mesma kkkk), mas vou tentar, espero que você que está lendo isso tbm consiga :) nunca desista
oi querida, obg, e se vc se dedicar tenho certeza que consegue também! não fui diagnosticada ainda, mas tb acho que tenho tdah kkkk sei bem como é.
Comecei a escrever mesmo com 14 anos e hoje, com 17, tô no 6° livro 🖤 Me encontrei na escrita
Eu estou querendo escrever um livro também e tenho 14 anos, espero ter o msm resultado que vc 😄😄
Que legal 👏🏽😍
@@Mari.Araujo_ boa sorte Mari 👏🏽
Tem no watpad? Posta lá pra nós leitores
Que pfttoooo!! Qual o nome dos livros??
Este vídeo estava a semanas separado, comigo me dizendo que iria ver apenas quando estivesse com o tempo mais livre. Então hoje, depois de ter uma ideia de história, lembrei desse vídeo e fui correndo procurar. E realmente, finalmente posso sentir que conseguirei seguir em frente com essa minha ideia e não desanimar no caminho. Agradeço por compartilhar conosco.
Fico muito feliz em saber que o vídeo te incentivou a continuar escrevendo! Eu que agradeço o seu comentário e a sua companhia nessa jornada que é criar histórias :)
Vídeo extremamente necessário. Me trouxe inspiração para voltar a escrever minhas histórias. Grata pela sua postagem 💙
Tenho 15 anos, em setembro meu livro será publicado. Amo escrever, apenas uma aspirante, mas estou desposta a melhorar mais ainda.
Tenho 17 anos,e já fiz várias tentativas fracassadas de escrever um livro, definitivamente não é nada fácil.
Acredito que preciso de mais experiência.
Olá, eu tbm tenho 17 ano 😊
E nunca, em seis anos, não consegui terminar um livro se quer, então presumo que o problema não esteja em ter ou não experiências. Ser escritor é um processo muito longo e demorada, mas para outras pessoas esse processo é mais curto, contudo, para qualquer escritor, escrever é difícil. Então, leia bastante, faça o que está no vídeo, pratique e pratique, uma hora ficaremos melhores. Não disse "chegar la", pq não existe, nesse ramo, o "la". Sempre temos que procurar evoluir, nunca parar.
O meu processo está sendo doloroso, já escrevi 3 vezes o msm livro, pq nunca está bom, sempre posso melhorar. Sem contar nas inúmeras vezes que reesquevi alguma frase, ou mudei alguma palavra, pq escrever é isso, evolução por meio de "como posso fazer melhor?", então nunca desista!!
@@KetlynADutra Obrigada!
É realmente um processo longo, cheguei escrever uma história de 30 páginas quando tinha 14 anos 🤭, não ficou legal.
E no momento estou planejando escrever um livro, já escolhi os nomes dos personagens, lugares, resumi o início, meio e fim.
Falta agora reunir tudo isso em um lugar só, espero que eu consiga e desejo o mesmo para você também.
Eu escrevo apenas textos até ganhar a experiência para publicar um livro
Viva muito e você conseguirá. Os meus textos tem muito das minhas experiências de vida. Você precisa sair, observar pessoas, interagir... Boa sorte
@@KetlynADutra eu tenho 17 anos e Sou Copywriter, e já escrevi mais de 5 projetos(Criativos, anúncios) e o problema e falta de Hábito e Disciplina.
Contar a história é o que me motiva. Acho que nunca serei um escritor, mas sei que serei um bom contador de histórias.
Cara você ser um bom escritor se você se dedicar e eu realmente gostaria de ouvir uma de suas histórias
1:23 super concordo com o lance da rotina sem graça e repetitiva. O momento que mais me sentia inspirada/disposta para escrever era no meio das aulas online
Esse vídeo, foi o motivo que me fez lembrar que eu tenho capacidade e controle da escrita, todo nós podemos escrever o quanto quisermos com um pouco de disciplina, obrigado.
Este vídeo apresenta ótimas dicas para aqueles que buscam desenvolver a escrita diária. Adorei as sugestões de exercícios simples e criativos, uma dica interessante tambem:
- Escreva cartas fictícias de seus personagens
- Descreva Imagens
- Escreva uma descrição de algo que você vê fora da janela
- Escreva uma história curta baseada em um sonho ou fantasia
- Escreva uma reflexão sobre um evento ou experiência recente
Estes exercícios ajudam a flexionar a mente e a criar novas ideias e até inspirar a continuar um livro que você estava estagnado!
Recomendo dar uma olhada e incluir alguns destes exercícios na rotina diária de escrita, boa sorte escritores!
Exercícios maravilhosos, King! Obrigada por compartilhar, é essa troca que fortalece o nosso trabalho com a escrita.
@@MyllePampuch Com certeza!!
Stephen King não é um escritor, ele é um contador de histórias. Qualquer um pode contar uma história por escrito, mas nem todos podem escrever um romance literário.
Olha, foi o conteúdo mais completo que eu achei até hoje sobre começar a escrever. Foda!
6 horas? EITA! ME IMPRESSIONOU, ESSE MANO MENCIONADO!
Esse vídeo é maravilhoso! Foge dos clichês de dicas de escrita "inalcançáveis" e fala de um jeito prático e próximo da realidade como criar o hábito de escrever. Obrigada pelo conteúdo!
Fico muito feliz em saber que o vídeo foi útil para você! Espero que você possa desenvolver o hábito da escrita no seu tempo, do seu jeito.
Estou com 23 anos , não leio livros , mas atualmente estou querendo ter hábito de escreve e ler , já saí do período escola vejo que esqueci como se escreve palavras simples .
Vai na leitura primeiro...Boa sorte !!!
Usei a dica de apenas escrever sem me preocupar com as regras gramaticais, apenas colocar minhas ideias. 1 mês depois eu corrigi e apareceu outras ideias no meio dela, e fui corrigido. Ficou muito top!!!
Sim , também comecei a fazer isso 👏 😊
Eu comecei a escrever seriamente este ano e, sinceramente, ñ é tão fácil como achei q fosse, principalmente por conta do meu jeito de escrever. No entanto, estou adorando a experiência e cada vez mais me apaixono pela escrita, pois além de um hobby, tbm é uma forma de me expressar e tirar minha mente da realidade. Só preciso criar uma rotina senão ñ termino minha história nunca 🤭
Excelente conteúdo!❤🎉😊 Já assinei e toquei o sininho! Grata por sua partilha!❤🎉❤
Engraçado como isso encaixa com qualquer área também,criar uma música exige o mesmo .❤
O layout do seu vídeo lembra muito o dos vídeos do Raoni Marqs. Uma ótima referência ❤
Gostaria de começar a escrever. Tenho buscado boas leituras, orientações e luz para empreender nesta tarefa. Sem pretensões maiores do que a de escrever melhor, falar melhor, pensar melhor e me colocar melhor diante do mundo. Obrigada.
Adorei o conteúdo, me ajudou muito, e também gostei da edição do vídeo. Desejo muito sucesso ao seu canal!
Muito bom, de fato um vídeo necessário para escritores iniciantes como eu, tenho uma história de distopia mas me faltava apenas colocar a mão na massa.
Muito legal e apropriado todas essas dicas de como se prender ao hábito diário da escrita. No meu caso particular, estou escrevendo diariamente à muitos anos. No dia de Natal deste ano de 2023 comemorarei Uma Década de escrita diária. E tudo começou quando usei a noite de Natal, quando trabalhava de vigia noturno, numa escola infantil que ainda estava sendo construída. Foi o início de um projeto que pretendo jamais parar, enquanto estiver vivo. Um grande abraço à todos e feliz escrita.
Eu escrevo em um blog. Funciona para mim.
Não sou de comentar em vídeos,mas menina teu canal foi um achado maravilhoso!!!
Tudo de bom pra ti 😘😘😘
Tenho tab tipo 1,e qnd comeco entrar em mania pai eterno escrevo ate o dedo fcr amassado do lado.uff pai eterno ,gst de escrever em lugares calmo e tranquilo ou ao ar livre,na madrugada etc 😁 ótimo vídeo 🙏❤❤❤❤
Nossa muito bom mesmo. Essa escrita quando acordamos é excelente e funciona comigo.
Geralmente eu escuto músicas ou saio para fora de casa para os pensamentos fluírem ao longo do dia. Achei perfeito seus exercícios! Parabéns pelo canal, novo aqui ❤️🙏🏽
Esse vídeo é muito bom!
Esse vídeo é incrível. Obrigada por compartilhar essas dicas, foi extremamente importante e muito bem explicado. Parabéns!
Nossa que exercícios bons eu particularmente goste muito de todos, obrigado pelo conteúdo.
Ajudou muito, muitíssimo obrigado
Que vídeo lindo! Começando hoje o desafio. Tenho escrito quase todos os dias, mas as vezes me enrolo e deixo de escrever por alguns. Aos poucos vou construindo esse hábito. Obrigado pelo vídeo
Dei like só pelo anúncio do Poladoful. Seu conteúdo também é legal.
👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
que edição impecável
Depois de tantas dicas legais sobre escrita, o canal ganhou mais uma inscrita :)
Olá obrigada pelo conteúdo.
Vou praticar suas dicas, daqui 30 dias eu volto para se ficou mais fácil.
Um beijo
Amei ❤ vou testar e quando finalizar volto pra contar a experiência
Mylle, eu te amo. Obrigado pelas dicas!!!!
Eu gosto de escrever ouvindo música e no notebook.
Eu escrevo um cena que me vem na cabeça, e dps seleciono as cenas e copio e colo. Desse jeito, eu organizo o que quero mostrar para o leitor no capítulo. Assim e releio e melhoro.
Conteúdo de qualidade e eficiência. Parabéns! Mais uma inscrita.
Acabei de conhecer o seu canal, parabéns, sua abordagem é muito clara e simples.
E a etapa de pesquisar e ler muito sobre o tema a ser escrito? É essencial
Mylle, por onde você edita seus vídeos? Porque eu amei esse formato de vídeo, ficou muito bom, parabéns. ❤
Adorei as dicas, obrigada.
Muito bom o vídeo. Parabéns!!
Amei o vídeo. Ensina muitas coisas necessárias para quem quer escrever uma boa história. Muito obrigado, me ajudou e me inspirou...
narrativa absurda do seu vídeo! adorei a forma como editou pprt
Excelente vídeo! Faz tempo que parei de escrever, mas quero muito retornar!🙏🏽👍🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽🙏🏽
Eu não consigo definir o quão perfeito esse vídeo é ! Muito bem feito, dinâmico, direto ao ponto. Mostra ações práticas, e não aprnas um monte de falação
Muito obrigado, eu precisava disso.
Fico muito feliz em saber que te incentivei a seguir em frente com a escrita :)
Eu amo esse video.
Nossa!! Muuuuuuito bom o vídeo!!!
Esse vídeo é bastante inspirador. Obrigado.
Amei este vídeoooo! Que riqueza encontrei hojeeee! Obrigadaaaa! Amo escrever!
Muito me felicita o seu comentário, Rosana! Escrever é muito bom mesmo, espero que o vídeo tenha te ajudar a cultivar esse hábito delicioso :)
Ótimas dicas E sugestões .
Obrigado pelas dicas❤
que vídeo bom
Gostei das dicas ❤👏👏👏
Amei a vinheta
Depois de criado o hábito de escrever eu posso estudar a norma culta para melhorar a minha escrita?, porque eu não conseguir aprender isso na escola, e sei que querendo ou não saber isso é fundamental para ter uma boa escrita.
Até agora esse foi um dos melhores vídeos que já assistir sobre escrita! A melhor dica foi escrever sem se preocupar com gramática já que é ela que me impede de escrever a maior parte do tempo.
Já faz um tempo desde seu comentário, mas tem um curso gratuito no instituto Bradesco muito interessante e legal para você ter um ponto de partida de aprender isso. É "Comunicação Escrita", pode pular a parte mais burocrática ou relacionada ao ambiente administrativo e ter uma ideia do que e da ordem de estudo da língua, depois pode pegar o youtube mesmo. E é bom intercalar as coisas, escrever ao acordar e depois ou no dia seguinte você pode encontrar outro momento para se dedicar a ver teus erros ou o que tu ficou em duvida enqunto escrevia. Pelo menos é assim que tenho feito :)
Myyyylle! ASensacional o vídeo! Perfeita edição, perfeitos os efeitos, perfeita a narração!!!!!!! Parabens!!!
EEEEE! Obrigada, Lu :)
Esse vídeo foi perfeito!!! 😭😭🤧👏👏👏 Obrg moça! Vou fazer meu melhor!!! Voltarei aqui pra dar um feedback!
Excelente!!! Estou começando a fazer pesquisas pro meu primeiro livro. As tuas dicas foram as melhores que vi até agora! Muito obrigada!
Vídeo maravilhoso, claro,gostoso de ouvir, trás dicas muito práticas e acessíveis! Gratidão!
יופי 👏👏👏👏
Vídeo excelente, amei!!!
Muito obrigada! Fico feliz, de verdade, que o vídeo foi útil para você.
muito bom! me encorajou
Adorei ✊🏽
Eu tenho um enorme problema, no qual eu consigo fazer contos pequenos, tipo de 10 páginas, já fiz um conto que gostei demais, e mesmo não sendo perfeito é minha maior motivação para continuar escrevendo, só que eu quero partir para algo maior, a ansiedade faz isso comigo, mas não é um maior tipo um conto grande, e sim um romance, e tudo que eu faço não passa de 10 páginas antes que eu apague tudo.
Já faz meses que não produzo algo, porque sou ambicioso, mas não tenho o suficiente para isso, talvez seja meu orgulho, porque sinto que tenho que fazer algo grande logo, mesmo tendo pouquíssimo tempo de prática, e meu perfeccionismo atrelado a isso, faz eu ficar imóvel e não produzir nada, e pensar se sou realmente isso tudo.
Adorei, foi no ponto!
Valeu! Fico feliz que você tenha gostado. Espero que o vídeo te ajude a escrever todos os dias.
Ótimo vídeo
Show! Estou tentando criar um conteúdo nesse sentido no meu canal também! Parabéns pelas palavras!
Adorei muito bom 😍💗👏👏👏
Vídeo maravilhoso demais, muito obrigada, Mylle
Conteúdo sensacional!
Muito bom!
que vídeo bom!!!
Gostei das dicas. Obrigado!
Estou acabando de escrever um conto de terror graças as dicas deste canal, então faço um agradecimento especial a Melly.
Gostei muito!
Adorei! Conteúdo sensacional.
Gostei. Obrigado.
Legal👏🏼👏🏼😄
Vídeo muito bom, parabéns!👏
vou tentar. obrigada.
que vídeo perfeito
Excelente
Gratidao
Boa! Muito obrigada pelas dicas 💖