Você denunciaria um parente golpista? | De Tédio a Gente Não Morre

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 29 сен 2024
  • Ao saber que a irmã tinha participado das invasões em Brasília no dia 8 de janeiro, um servidor público decidiu denunciá-la ao Ministério da Justiça. Ele espera que ela seja presa e indiciada. Parece radical, mas pode ser um pedido de socorro diante da radicalização que acontece não país. Qual o papel do governo para deter o extremismo que toma conta do Brasil.
    ___
    DE TÉDIO A GENTE NÃO MORRE
    Quinta-feira, às 18h15, no RUclips
    📼 / meioemvideo
    ___
    MEIO
    O Meio é uma newsletter gratuita de notícias, sai de segunda a sexta-feira e chega de manhã cedo ao seu e-mail.
    A leitura demora menos de oito minutos. E todas os fatos essenciais do dia estão ali, concisos para você. Da política ao que estreia na Netflix.
    Assine e fique bem informado! bit.ly/3IJYgbi
    Agora em Podcast: www.buzzsprout...
    #Meio | #Bolsonarismo | #Golpista I #Familia

Комментарии • 486

  • @warmagedoom
    @warmagedoom Год назад +90

    Eu me afastei de muitos colegas, de alguns colegas da faculdade ,parentes de primeiro grau inclusive, mudei de emprego pois estava ficando doente, não aguentava mais tanta insanidade e centenas de fake news o dia todo, chegou um mmto que não queria nem fazer as refeições com a equipe. Mas acho que esse processo vai ser longo, pois precisa partir deles, sair, abandonar as redes sociais fechadas, a bolha( sim, todos vivemos em bolhas, é preciso se policiar), mas as bolhas deles é doentia, maldosa, vil. Eu de fato espero que possamos voltar para uma possível nova ou pelo menos aceitável vida em coletivo novamente. Enfim, é e será algo que todos sairão machucados. Parabéns pelo canal.

    • @Jr24CBR
      @Jr24CBR Год назад +1

      Exato , podem dizer o que for , mas nunca vimos pessoas doentes deste jeito igual este fdr f3z na mente destes doentes

    • @RafaelSouza-oo2uq
      @RafaelSouza-oo2uq Год назад +9

      Eu acho que vai além do que vc mencionou. Não basta a pessoa refletir e entender que ela se tornou parte do problema, e as Big Techs que a fizeram se tornar parte do problema? Microsoft, Google, Facebook, Twitter, Instagram, todas elas precisam se responsabilizar, multa por violação à Lei do Estado Democrático de Direito por exemplo.
      Enquanto aqueles ambientes que frequentamos todos os dias, por horas, não forem regulados, nada vai mudar.

    • @nogritoooooooooooo3559
      @nogritoooooooooooo3559 Год назад +1

      Sinceramente eu não aceito amizade com quem viu o bolsonalha cometendo crimes durante 4 anos e apoia esse verme

  • @lina7a1
    @lina7a1 Год назад +2

    E muito triste ver amigos e família com um ótimo nível de educação se deixando levar por esta seita neo facista! Estou sem vontade e energia de interagir com estas pessoas. 😢 Mariliz você é uma estrela por dividir estes assunto conosco 🙏🏻💗

  • @barbous1001
    @barbous1001 Год назад +2

    Eu não acho que esses radicais tenham qualquer tipo de salvação. Eles vão ver que foram abandonados e vão encontrar outro para adorar.

  • @gerusacarvalho9415
    @gerusacarvalho9415 Год назад +5

    Oi Mariliz. Não consigo olhar com empatia como vc olhou pra essa irmã denunciada pelo irmão. Talvez porque conviva intimamente com um bolsominion que, apesar disso, é uma pessoa muito querida. Porém ele nunca escondeu que apoia os valores conservadores e até uma boa dose de preconceito contra pobres e minorias. Demos azar de nos apaixonar num tempo em que as posições políticas não eram tão decisivas nas escolhas de parceiros. Penso o oposto dele em muita coisa e aqui em casa evitamos falar sobre política. Qdo mando uma notícia que comprova que ele consome fake News , ele me ignora. Não tenho esperança que ele reveja seus posicionamentos porque ele tem uma ideologia pequeno-burguesa, bem classe média que até dia desses era alienada do campo político. Ele não tem dúvida sobre a ideologia bolsonarista e onde não tem dúvida não tem lugar pra diálogo. Só lamento por ele.

    • @mar.d.8818
      @mar.d.8818 Год назад

      Amiga, você merece coisa melhor.

  • @sirleymatiasmachado1625
    @sirleymatiasmachado1625 Год назад

    E uma decisao muito difícil.as eu digo de cara, que nunca faria isso com um irmão...Eu deixaria que ela recebesse a merecida punição por outras mãos. E muito forte praim.

  • @cristinecoelho6451
    @cristinecoelho6451 Год назад

    Necessidade de pertencimento está no centro desta grande cooptação.

  • @silviaodorizi4900
    @silviaodorizi4900 Год назад

    Sim porque o vivemos nestes últimos 6 anos é resultado do apoio destas pessoas sem noção, desumanos, sem coração.

  • @claudioteixeira9598
    @claudioteixeira9598 Год назад +2

    Eu tenho um bolsominion de estimação que de vez em quando pertubo, só pra me distrair

  • @sirleymatiasmachado1625
    @sirleymatiasmachado1625 Год назад

    Ele não devia. Com certeza ela teria sido punida por outros caminhos...Nós não podemos esquecer que somos humanos antes de qualquer outra coisa. E claro que ele deveria ser punida, mas não pelas mãos do próprio irmão. Eu acho que ele afastou a irmã para sempre da sua vida..

  • @charlesdp
    @charlesdp Год назад +66

    Lamento e me solidarizo com todas as pessoas que, como eu, tiveram que romper com familiares e amigos. Ao menos não estamos sozinhos.

    • @simonesp4348
      @simonesp4348 Год назад +13

      É triste! Mais triste, é perceber que pessoas que cresceram com vc, mesmo pai e mãe, na mesma casa, com falas e atos tão contraditórios aos meus! E não estou aqui dizendo, que eu sou a certa! É que para mim, defender o indefensável, não importa a ideologia, é um absurdo! Ver irmãs, irmão e cunhada destilando ódio e tendo golpistas como heróis da Pátria, é demais para mim! Ficaram surdos para qualquer argumento! Fiquei depressiva, mas qdo decidi me afastar, melhorei! Cada qual com seu caminho!

    • @aidebraunger9269
      @aidebraunger9269 Год назад +3

      Também me solidarizo com todos que romperam com irmãos ou familiares. No meu caso me afastei de uma irmã, e não acho que haverá volta. Só não tive mais rompimentos porque procurei me isolar de algumas relações e ignorar. Muito triste e decepcionante.

  • @carmenluchetta9339
    @carmenluchetta9339 Год назад +65

    Penso que o ex presidente extraiu o pior de dentro dessas pessoas. Todo o ódio que estava lá dentro, adormecido, veio a tona. Não sei como reverter isso. Triste demais.

    • @Jr24CBR
      @Jr24CBR Год назад

      Ai vc vai na parte da bíblia onde diz que ate mesmo os escolhidos seriam enganados? Tai, sera facil a apresentação desatanas na cabeça destes gado marcados com a tatuagem do demo 👿🐂🤡

    • @gmantov
      @gmantov Год назад +1

      Sim, Bolsonaro trouxe aquele Tio reaça que só abria a boca pra falar barbaridades na ceia de Natal e olhe lá, para rede nacional de tv.
      Meu pai sempre foi um racista, homofóbico, preconceituoso, e saudoso da ditadura desde que me conheço por gente. Mas era raro ver ele expressar isso abertamente. Desde que ele abraçou o Bolsonarismo, ele nao consegue mais falar de outra coisa.

    • @angelamariadepaulaandrade8935
      @angelamariadepaulaandrade8935 Год назад +7

      Nao tem como reverter mesmo principalmente porque ele usou os palanques do fanatismo religioso... Os mitos de Roma existem há mais de 2000anos e produzem essa massa que se acha perto da perfeição.😪👀

    • @louisenyrio
      @louisenyrio Год назад +2

      Graças a estas movimentações absurdas movidas pelo fanatismo e ódio muita gente repensou seu voto. Mas muitas mostraram o q sepre foram. Simplesmente não era permitido. Daí quando se abre a brecha vemos quem as pessoas realmente são... Não se tornaram, já eram assim. Não e ntregaria, mas com certeza procuraria ajuda psicologica para minha irmã.

    • @taniavelazquez2599
      @taniavelazquez2599 Год назад

      @@louisenyrio você não pode marcar ajuda psiquiátrica e psicológica para sua irmã. Só ela pode buscar, se aceitar ajuda. Geralmente não aceitam.

  • @margotvieira_adv
    @margotvieira_adv Год назад +21

    Denunciei minha mãe em vários canais, não foi pra BSB porque estava doente. Passa o dia postando M no Facebook.

  • @marciafortunato7807
    @marciafortunato7807 Год назад +24

    Já na campanha de Bolsonaro, batia de frente com meus três irmãos e uma irmã, conforme o tempo passava, as relações foram afetadas, nos afastamos e depois fui cancela por eles. Sempre fomos de partidos diferentes e nunca brigamos por conta disso, mas agora foi diferente, eles se tornaram intransigentes. Eles acham que a situação do povo Yanomami é mentira da esquerda, só pra ter uma ideia do nível deles. Lamentável, mas não existe a menor possibilidade de uma reaproximação, guardo com carinho as boas lembranças com eles, foi tudo que me restou.

  • @jkbsb1504
    @jkbsb1504 Год назад +25

    A melhor forma que encontrei de lidar com isso foi o DISTANCIAMENTO.
    Partindo do princípio; o que os olhos não veem e os ouvidos não escutam, o coração não sente...
    Me afastei das redes sociais e das pessoas radicalizadas.
    A vida é muito curta e preciosa. Quero ao meu lado apenas pessoas "do bem"... de gente preconceituosa, racista, classista e homofóbica prefiro manter distância.

    • @robet478
      @robet478 Год назад +1

      Muda de planeta

  • @rosangela4934
    @rosangela4934 Год назад +10

    Eu não reconheço minhas 2 irmãs Mariluz
    São tão estudadas. Mas envolvidas também com as igrejas que apoiam Bolsonaro.
    Dependendo da situação, acho que faria o mesmo.
    Não consigo ver salvação das minhas irmãs.

  • @elianemariadasilvasilva2355
    @elianemariadasilvasilva2355 Год назад +17

    Faria o mesmo, meus parentes radicais foram até o bloqueio da Dutra, e pararam por aí. Tenho um ex amigo que perdeu todos os amigos e brigou com os irmãos esse precisa de um tratamento no caps.

  • @naracristinabandeiracosta6400
    @naracristinabandeiracosta6400 Год назад +16

    Depende do nível de demência do parente!

  • @danielvortisto6324
    @danielvortisto6324 Год назад +14

    Isso é tristíssimo. Algo similar aconteceu comigo. Perdi contato com familiares durante estes anos. Moro longe mas não foi a distância que nos separou. Ela simplesmente facilitou ignorá-los, removê-los da minha convivência, uma vez que não frequento festas de aniversário, chás de panela, casamentos, chás de fralda, velórios e enterros. Sem sombra de dúvida, uma vez que eles expressam ou desejar ou não se importar com o extermínio de todas as pessoas gays como eu, eu os denunciaria sim caso eles cometessem crimes dos quais eu tivesse prova.

  • @mariaizabelmontenegro415
    @mariaizabelmontenegro415 Год назад +31

    Mariliz o “de tédio a gente não morre” tá cada dia melhor 😊 adoro. Você traz humanidade para o olhar do dia a dia.

  • @diegoc3454
    @diegoc3454 Год назад +12

    Precisamos tomar cuidado pra não começar a tratar como inimputáveis...

  • @Daniela22022
    @Daniela22022 Год назад +18

    Eu tive que me afastar do meu melhor amigo, que tinha há 30 anos, um irmão para mim. Mas se tornou uma relação em que eu me sentia muito mal, parecia que se eu continuasse com essa convivência seria uma agressão contra mim mesma. Claro que estou aberta a reatar uma relação, mas infelizmente não no estado mental em que ele se encontra agora. É muito triste para mim.

    • @conjadeesquerda
      @conjadeesquerda Год назад +7

      Acho uma bela atitude sua em querer reatar Daniela. Passo pela mesma situação, venho de uma cidade onde 80% dos meus conhecidos e amigos votaram no inominável e cerca de uns 40% se radicalizaram.
      Se eu tenho vontade de reatar esses laços de 20, 30 anos? Não. Pra mim, o bolsonarismo só serviu para descortinar o que essas pessoas sempre foram mas tinham um pouco de vergonha de assumir.
      E sinceramente, não quero ao meu lado alguém que ache ok, falar que seres humanos devem ser pesados em arrobas. Que um filho só é gay por que faltou palmadas ou que um filho não se casaria com uma mulher preta pq deu educação. De vdd, sendo amigo, parente, irmão, se pensa assim, eu quero distância.

  • @elili5838
    @elili5838 Год назад +11

    É uma situação difícil e é inacreditável que muitas pessoas passem por isso... eu aqui na florida passei duplamente, com o Trump e boxto... me afastei dos próximos amigos aqui porque eram trumpistas e boxtotários... e no final me sinto bem, minha família próxima é toda pt, e aqui a minha família é democrata então menos mal... não sei qual será o caminho são muitos e "desprogramar" esta gente vai ser bem difícil 🤔

  • @eliarabueno7680
    @eliarabueno7680 Год назад +12

    Gente! Que tristeza esses relatos! Eu tbm me afastei , atritei muito com irmãos. Temos que tomar o maior cuidado com o que falamos para não exceder na discussão, dificílimo o diálogo. Praticamente inexistente.Terrível!

  • @mbarros3078
    @mbarros3078 Год назад +14

    É preciso deixar bem clara a diferença entre perseguir alguém por sua opinião e ser visceralmente contra o crime. Se um parente efetivamente cometer um crime -- principalmente um crime tão grave como tentar derrubar um governo democraticamente eleito -- sim, é preciso tomar uma atitude. Provavelmente eu tentaria convencer a pessoa a contratar um advogado e se entregar.

    • @jairomyckalcides9391
      @jairomyckalcides9391 Год назад

      principalmente um crime tão grave como tentar derrubar um governo democraticamente eleito --(democraticamente eleito? ta brincando.......

  • @deborahbranco5844
    @deborahbranco5844 Год назад +13

    Ah, sim ! Sem dúvida. Não aceito coisas erradas, ainda mais atentar contra a nossa Democracia. Porém, isso não temos na família. São todos equilibrados, éticos responsáveis e com bom senso. Ainda bem !! 👍😉

  • @melomelo8579
    @melomelo8579 Год назад +12

    Ainda bem que moro na Bahia aqui golpistas não se cria

    • @aparecidahigino
      @aparecidahigino Год назад +1

      Graças a Deus, eu moro no Ceará. Não conheço ninguém próximo que seja bolsonarista.

    • @elizabethlima4471
      @elizabethlima4471 Год назад +1

      Fiquei com inveja de vcs, irmãos do Nordeste. Aqui em SP tem mais bolsominion que formiga, socorro!

    • @gmantov
      @gmantov Год назад

      Sou do interior de SP e bolsonarista cresce feito bolor em todos os cantos.

  • @fasttrack2003
    @fasttrack2003 Год назад +26

    "Para mim, jornalismo sempre foi oposição, independentemente da ideologia do governo; hoje é resistência" Mariliz Pereira Jorge

    • @MrParedex
      @MrParedex Год назад

      Hahahaha e hoje ela é governista. Mente muito essa Mariliz

    • @sergiosbruana2336
      @sergiosbruana2336 Год назад +2

      @@MrParedexhoje todo mundo que pensa racionalmente é antibolsnarista.

    • @fasttrack2003
      @fasttrack2003 Год назад

      @@sergiosbruana2336 e fica quieto com as besteiras do Lula?

  • @CarlaVP
    @CarlaVP Год назад +9

    Minha família sempre teve um enorme carinho por um tio agregado. Mesmo após a separação do casal, no final da década de 90, ele ainda era considerado da família e seu falecimento foi sentido por todos.
    Em minha última passagem por minha terra natal nas comemorações de fim de ano, ouvi o relato de que uma outra tia, mais velha, disse que ele não era nada do que pensamos e que inclusive era comunista.
    Escutei e preferi me calar, porque se eles chegam ao ponto de apagar tudo que foi bom em nome dessa idolatria doentia, não sou eu, sempre muito criticada nos bastidores, que vou convencer alguém. Ao mesmo tempo, faço questão de expor minha opinião nas redes sociais. Fui deletada, mas também deletei muita gente e deixei de seguir outras tantas. Hoje praticamente nenhum familiar vê o que posto, porque essas pessoas não vão reconhecer que erraram. Isso significaria atestar que foram cúmplices de muitas mortes, e para dormir em paz elas vão até o fim.

  • @marianadilascio7692
    @marianadilascio7692 Год назад +9

    Minha mãe ficou desse jeito. Amarga, raivosa, radical, preconceituosa... Isso me deixa muito triste.

    • @fraufuchs9555
      @fraufuchs9555 Год назад +2

      Já percebi que até certos jornalistas também. Claro que eles fazem de maneira mais comedida, mas o ódio fica claro quando eles começam a colocar apelidos deprrssiativos nas pessoas, sabe? Ao invés de se ater a argumentar com fatos e dados, precisam sempre depreciar as outras pessoas.

  • @roselisilva5048
    @roselisilva5048 Год назад +5

    Eu denunciará com certeza!!

  • @augustopuga5216
    @augustopuga5216 Год назад +7

    Na verdade existe um problema de colapso coletivo mental, que somente trabalho terapêutico e educação midiática pode apoiar e reeducar os insanos .
    Cuidemos da próxima geração, no âmbito escolar.

  • @sonianogueira7406
    @sonianogueira7406 Год назад +6

    Mariliz, sua intenção do " talvez" é muito importante, é uma iniciativa maravilhosa.
    Porém, isso é impossível. "Talvez ela não se tornasse radical" se ela tivesse apoio, eles não querem apoio, não querem nem ver ou ouvir a verdade, é um mundo estranho o deles.
    Ontem, mesmo depois de tanta repercussão do indígenas, fui atacada com xingamento, ódio, mentiras ...no Facebook.
    Simplesmente eles não acreditam que o B e Cia fizeram isso com esses que são originários da terra.
    Não é de forma alguma simples.

  • @felipevalfer
    @felipevalfer Год назад +8

    Meus parentes não foram a Brasília, mas por todos esses anos ajudaram a fomentar o sentimento. Eu denunciaria, ainda depois das notícias mentirosas sobre a pandemia e a vacina

  • @joedsonpaulo135
    @joedsonpaulo135 Год назад +12

    Mariliz, querida, tomei o café contigo nesse vídeo e tbm com lágrimas nos olhos, inclusive por reconhecer tantas situações semelhantes. No meu caso, o meu círculo mais próximo de relações era o da Igreja e ali estavam pelo menos 90% dos meus antigos amigos. Já antes das eleições de 2018 perdi a maioria deles e, agora, em 2022, os poucos que ainda restavam e se mostraram mais radicalizados tbm se foram. A impressão que tenho é que se foram para sempre msm. Nem sei se estou disposto a me reaproximar (essa é a diferença qd se tratam de amigos e não de familiares!). Espero um tempo de cura, mas, sinceramente, sou bem pessimista qt aos meus casos: não acho que a viverei completamente. 🙋🏽‍♂️🙏🏽🙏🏽😔🥺😓😭😭💔

  • @heliapascoaldias3959
    @heliapascoaldias3959 Год назад +8

    Sim, as pessoas chegaram em um nível de loucura, de dissociação da realidade tão grande que exigem medidas radicais para conter as atitudes insanas.

  • @wecanova
    @wecanova Год назад +37

    Tenho caso e sei que muitos dos meus amigos também estão com esse problema. Essa fase da nossa histórias foi uma das mais macabras que conheci. Só não foi pior, porque o fascismo dessa vez não conseguiu se concretizar.

  • @Altemarbitencourt
    @Altemarbitencourt Год назад +7

    Boa Noite a todos! Excelente , muito bom o debate! Parabéns pelo vídeo e obrigado por suas reflexões!!! Eu em particular deixei de lado algumas pessoas justamente para não gerar o stress todo de tentar argumentar e perguntar sobre o óbvio! O Ex , Graças a Deus, Presidente foi muito inteligente nesse aspecto em focar mais nos crentes fanáticos, nada contra pois respeito e apoio a todas as religiões, pois essa parcela de crentes não pensa! Não reflete e sai por aceitando aquilo que seus bispos, pastores mandam que eles aceitam! Quando analisamos o discurso desses fanáticos vemos isso! Quem conhece o passado e toda atitude do ex presidente já sabe que ele Nunca trabalhou! Nada fez de útil em sua vida inútil!!! Suas palavras, seus gestos em relação aos diferentes , em relação as mulheres! Eu sinceramente não tenho mais paciência e tolerância para argumentar com qualquer pessoa que ainda o defenda e acredite nele!! Exemplo , Agora com a comprovação da tentativa de genocídio contra os índios conheço pessoas que dizem que isso é " Armação do PT "!!!! Não tenho dó! nem pena dos golpistas e acredito que devam ser usados como exemplo nas punições!! Não bastasse o Golpe contra a Dilma ainda queriam provocar um outro golpe que com toda a certeza iria provocar o caos sem precedentes no Brasil!!!!

  • @goncalvescorreia_adv
    @goncalvescorreia_adv Год назад +6

    Sempre maravilhosa. Estou em tratamento psiquiátrico desde outubro de 2019, fora algumas questões pessoais da doença o extremismo em que se tornou minha família e meu "grupo de amigos" tem constantemente minado minha sanidade, a opção tem sito pelo afastamento, mas, é triste ver no que nosso país e essas pessoas se tornaram, na verdade elas já eram assim, não é? Só arranjaram alguém com essa coragem louca para verbalizar aqui que já sentiam.

  • @martadejave1009
    @martadejave1009 Год назад +15

    Meu pai morreu de covid sem falar comigo, minha relação com ele é com minhas irmãs ficou abalada por causa do Bolsonaro, qdo ele estava para ser entubado mandou mensagem para elas, mas não pra mim. Eu mandei uma mensagem pra ele, ele ouviu mas não me respondeu.

    • @claudiagermano90
      @claudiagermano90 Год назад +4

      Meus sentimentos ♥️. Muito triste seu relato. Força 🙌

    • @lidiaoliveira194
      @lidiaoliveira194 Год назад +3

      Olá, por favor, não internalize isso. Essas pessoas foram capturadas por uma seita. Se sinta sã e a cada dia vá melhorando, até se fortalecer.

    • @martadejave1009
      @martadejave1009 Год назад

      @@claudiagermano90 muito obrigada Cláudia. 😌

    • @martadejave1009
      @martadejave1009 Год назад

      @@lidiaoliveira194 obrigada Lídia 🙏

    • @martarochapaulucci3150
      @martarochapaulucci3150 Год назад +1

      Sinto muito pelo seu pai, e como falou a colega aí em cima, não guarde isso, lembre dele antes de tudo isso, Deus sabe de todas as coisas, e o que vai em seu coração, e seu pai onde estiver está ou estará pedindo seu perdão. Força e fé, fique bem! 🙏🏻🙏🏻

  • @josecostabarros5436
    @josecostabarros5436 Год назад +5

    O inominável conseguiu separar muitas famílias. Demonizou muita gente.

  • @ricardobarbosa1367
    @ricardobarbosa1367 Год назад +6

    Tenho dois irmãos , que infelizmente são bolsnaristas , embora nossas relações tenham esfriado, nos respeitamos. Espero que com o passar do tempo, eles consigam sair dessa alienação delirante.

  • @AHoraeAVezdaPoesia
    @AHoraeAVezdaPoesia Год назад +4

    O Christian Dunker levantou uma hipótese interessante de como tirar alguém do transe negacionista. Está no vídeo "Os bolsominions estão fora da realidade?", recomendo.

  • @dannyfortes5231
    @dannyfortes5231 Год назад +5

    Eles estão agindo como seita.

    • @gmantov
      @gmantov Год назад

      é uma seita. E como uma seita, eles nao admitam que seja chamada assim. Minha ex namorada começou um lento declinio pra dentro da seita até chegar um ponto em que foi exigido dela que se relacionasse só alguém de dentro, como alias toda seita faz. Ela tentou que eu abraçasse o bolsonarismo, mas como me recusei, ela terminou. Vai com Deus.

  • @andreluizpereira3469
    @andreluizpereira3469 Год назад +4

    Sim, claro!
    Fui alijado da família já em 2016, e acho que "infelizmente" foi a melhor que aconteceu eu na minha vida.
    São meu ex-irmãos, ex-sobrinhos que, ao longo dos anos já se mostravam arrogantes, de mau-caráter e extremamente maledicentes. Levo uma vida de muito trabalho e dedico parte do meu tempo autristicamente, algo dispare dos costumes desses ex.
    Não me fazem a mínima falta. A fila andou e su rodeado de pessoas de boa índole.

  • @helianicysantos2646
    @helianicysantos2646 Год назад +4

    Estou há 5 anos afastada de 99% dos familiares e sem uma verdadeira reflexão dos apartados não consigo me aproximar deles...é tóxico

  • @annamotta9636
    @annamotta9636 Год назад +7

    Graças a Deus em minha família apesar da divergência política não brigamos porque não discutimos política, nos respeitamos, embora fique uma interrogação relativo ao que se passa e acontece com essas pessoas , ao tempo em que tenho a resposta ignorância política, desconhecimento da História, mas também ninguém foi para as portas dos quarteis, nem participou de quebra, quebra

  • @IsabelCristina-tn3xb
    @IsabelCristina-tn3xb Год назад +5

    Não sei. Pois não ia ter dinheiro para pagar advogado. Ia mofar lá.

  • @sonianogueira7406
    @sonianogueira7406 Год назад +4

    Sim, consigo perceber pq sou casada com um deles.
    Como Marcelo, eu não reconheço mais o homem com quem me casei há 43 anos.

  • @antonioalmoxarifade
    @antonioalmoxarifade Год назад +6

    Infelizmente tb passo por isso!
    TODA a minha família é BOLSONARISTA DOENTE, e eu sou o "ovelha vermelha".
    Nas festas da família, me deixam de lado como se fosse um doente, e meu Natal deste ano (2022) foi o PIOR de todos, pois sentia, na pele, o quanto estava destacado perto de todos da minha família, e minha irmã é a pior de todas, a mais radical e "doente".
    A tristeza é grande? Sim, mas estou começando a me afastar, gradativamente, de todos, e se tiver que denunciar, caso acontecesse, o faria com prazer, e sem remorso!

    • @gmantov
      @gmantov Год назад +3

      Sei como se sente pois minha situação é muito parecida. A muitos anos os eventos em família eram uma tortura pra mim e nao via a hora de ir embora. Mas este último ano resolvi engolir minha culpa e não participar. Serio, passei a ceia de natal sozinho, mas em paz.

    • @antonioalmoxarifade
      @antonioalmoxarifade Год назад +2

      @@gmantov
      Pois é meu amigo. Este ano (se eu ainda estiver aqui, e farei o possível para tal...rs) eu farei isso tb. Ficarei com a família da minha esposa que é exatamente o contrário da minha: Animada e progressista, menos uma das irmãs dela que é militar, mas é a minoria, então ela nem fala nada...rs
      Abração meu amigo. Saúde e força!!!

  • @elidarosa640
    @elidarosa640 Год назад +4

    Tristeza e medo.
    Eles se tornaram odientos e perigosos.

  • @antoniocarlosfelix84
    @antoniocarlosfelix84 Год назад +4

    Sensata sempre, sem aplicar a falsa isonomia e imparcialidade. Tb poderia dar testemunho similar, onde o pai dos meus primos não participou do natal/reveillon somente porque eu estaria presente e por ter uma posição política diferente, apesar de eu achar que também vem a tona outros conflitos e razões que fortalecem para escalar ainda mais essa distância. Realmente, sempre me questionei sobre como as pessoas que vc considera boas, amigáveis, companheiras, e q hj chegam aos limites da raiva e do ódio. Inicialmente procurei amenizar, fugindo de todo o assunto que significava trazer à tona uma faceta política. Tive muita paciência, acreditem.... mas a gota d'água foi quando essa pessoa devolveu um presente/lembrança de Natal que tinha mandado para ele. Eu fiquei tão irritado, q queimei o presente devolvido, pois queria através do simbolismo do fogo expurga a energia.... a tempos não troco uma palavra com ele, só que agora não quero!

  • @BRuas9080
    @BRuas9080 Год назад +3

    Sim. Felizmente isto não foi necessário. Anos terríveis. Me afastei de muita gente, amigos, colegas de faculdade, primos. Minha tolerância com fascista é ZERO!!! Sou grato por ter esposa, filhos, pais e irmãos, isto é, toda minha família próxima, que compartilham comigo a mesma ojeriza pelo bolsonarismo.

  • @AnaCaruso9
    @AnaCaruso9 Год назад +4

    Mari, volto a repetir: denúncia ou não denúncia a questão é que são pessoas psicologicamente doentes. Como eu disse no comentario do outro video, da mesma forma que vc próprio não deve "tratar" um parente esquizofrenico porque não tem competencia profissional para isso, o mesmo vale para muitas dessas pessoas. A questão é muitos dos delirios dessas pessoas estão embasados em aspectos sombrios da nossa cultura e dessa forma fica dificil "desautorizar".
    De qualquer forma, analisando de forma bastante pragmatica eu diria: tratamento psicologico para as que realmente foram cooptadas pela grande frustração que pegou o "cidadão medio" que ficou obsoleto dentro do seu proprio tempo, e denuncia pra aqueles cujo o mal-caratismo so estava esperando uma brecha para sair por ai fazendo o que sempre quis, mas o civilidade não deixou.
    Como perceber a diferença? Não faço idéia. Mas talvez o foco seja muito mais esse.

  • @brasilidade61
    @brasilidade61 Год назад +4

    Perdi meu melhor amigo.
    Tenho a impressão que não sei quem ele é.
    Talvez nunca soube.

  • @Mariasjc
    @Mariasjc Год назад +3

    Fiz uma força danada para manter a amizade com meus irmãos.Proibi o assunto de política entre nós. Dei um " chega pra lá" feio em algumas ocasiões ,tipo "apaguei todas as suas msg sem ler.Não fale em política comigo" e consegui preservar as relações, com irmãos, porque "amigos" abandonei mesmo.Tenho 71 anos

  • @almirnerijr
    @almirnerijr Год назад +3

    Tenho parentes minions, velhos amigos que ficaram imbecis, mas não me arrependo desses conflitos, não vejo cenário para que eu possa ajudá-los a voltar à vida normal, então prefiro isolá-los mesmo. Não consigo não tratá-los como burros.

  • @susanavieira9681
    @susanavieira9681 Год назад +6

    Mariliz… cada dia fico mais fã de vocês todos. Você tem razão. Todos nós estamos vivendo a transformação de pessoas queridas em pessoas que não reconhecemos, e isso DÓI. Muito. Recebi um filme feito por uma cineasta americana sobre o processo de destruição do pai dela - recomendo muito, é lindo, interessante e bem feito. Está no RUclips : The Brainwashing of my Dad. Não podemos perder a esperança… nem deixar de fazer a coisa certa.

    • @silviaamarfreitas7697
      @silviaamarfreitas7697 Год назад

      Se possível gostaria de ter o título desse filme em português . Desde já agradeço pela atenção.

    • @silviaamarfreitas7697
      @silviaamarfreitas7697 Год назад

      O título será: Não podemos perder a esperança ?

  • @joshuanaferreira1464
    @joshuanaferreira1464 Год назад +2

    Rompi com pessoas que amava tanto.......hoje não quero nem vé las......é doloroso.....parece uma onda do MAL....

  • @shirleibarrios2493
    @shirleibarrios2493 Год назад +5

    Denunciaria simm pelo bem dela ou dele. Se você passa a mão na cabeça não vai ajudar em nada.

    • @mauriciosousaalmeida2392
      @mauriciosousaalmeida2392 Год назад

      muito nobre denunciar um parente que ataca a democracia, mas ... Vc iria visitar esse parente na prisão? Se esse parente pedisse dinheiro para bancar a segurança dele no presídio vc daria? E se o seu parente fosse violentado ou morto na prisão vc iria atrás de justiça com o mesmo empenho com que vc denunciou?
      Como o proprio Xandao disse "prisão não é colônia de férias" e esse negócio de ressocialização é só pra inglês ver

  • @andreiarcmenezes8864
    @andreiarcmenezes8864 Год назад +3

    Me desculpe Mariliz, mas essa desculpa de virar golpista por causa de ninho vazio não me convence, pois tem muito grupo de gente boa realizando coisas maravilhosas. Porque essa gente não se junta com esses grupos? Acho que na verdade nos juntamos com os nossos afins...Gente de bem se junta para se divertir ou ajudar o próximo e golpista se junta para odiar e destruir.

  • @mariadora1482
    @mariadora1482 Год назад +7

    Nossa realidade atual é triste

  • @1961f1
    @1961f1 Год назад +4

    Marilis, lembro-me de, alguns anos atrás, de uma polêmica de um pai (ou mãe, faz tempo) ter denunciado seu filho viciado em drogas à polícia. Entrevistado(a), disse que não sabia o que fazer para ajudar o filho e que temia por sua vida (traficantes normalmente morrem cedo...). Foi um ato desesperado de amor. Compreendo que meu xará "Marcelo" poderia ser encaixado num caso semelhante quando diz que não mais reconhecia a própria irmã, que a viu realizando crimes graves sem se dar conta e sabendo que alguns foram cooptados a crimes como colocar bomba em caminhão tanque. Compreendo o meu xará e imagino o dilema que ele vive.

  • @NetojoseDF
    @NetojoseDF Год назад +4

    Sim denunciaria com certeza

  • @anailsemichels3273
    @anailsemichels3273 Год назад +8

    Agradeço a leitura e a consideração que você hoje fez ao meu comentário anterior. E, por me deixar feliz, tomo a liberdade de sugerir a leitura de mais um livro da obra de Freud: “Mal Estar da Civilização” - importante livro para compreender as vicissitudes da cultura em que estamos inseridos e que permeia toda nossa existência. Abraço.

  • @shirleibarrios2493
    @shirleibarrios2493 Год назад +4

    Mariliz você está muito linda com essa cor de roupa ♥️

  • @josecristianopraxedeslopes4857
    @josecristianopraxedeslopes4857 Год назад +2

    Doloroso, muito doloroso, vermos famílias separadas por pensamentos de violência, intolerância,..., onde erramos ?

  • @antoniocarloscardosoamaral1094
    @antoniocarloscardosoamaral1094 Год назад +4

    Tem assunto e motivo para um maravilhoso livro

  • @eueueu168
    @eueueu168 Год назад +3

    Se estivessem envolvidos em crimes é claro que sim.

  • @karlamichelemaia6045
    @karlamichelemaia6045 Год назад +2

    Talvez na prática repensasse. Só sabemos na hora, na experiência. Confesso que fiquei com medo de ter alguém da minha família. Acho que não teve porque o Acre é muito longe. Fiquei com medo de terem financiado, contudo, lembrei que são muito amarrados pra isso😂

  • @H.Molina1908
    @H.Molina1908 Год назад +2

    Sim, inclusive desisti de amigos e parentes, até mesmo porque na realidade não sei quem são essas pessoas. Crescer dói, mas é necessário.
    Veja que recalque tem cura, já caráter é mais difícil consertar.🌹🌟🕊.A pergunta que fica: Como pessoas com noções éticas mínimas podem defender o indefensável....?

  • @newpakaas
    @newpakaas Год назад +2

    Oi Mariliz, escutei teus relatos, bom, os da audiência. Estive pensando no tanto que tivemos sorte e habilidade na minha família para não rachar. Eu diria que minha família é uma família ilustrada. Todos temos uma formação universitária de alto grau de complexidade, com formações superiores do tipo PhD, MD, etc. Houve uma advertência da minha parte, em 2018, sobre tudo o que ocorreu depois. Clarividencia? Observaçao? Em fim. Eu moro fora do Brasil a mais de 26 anos. Virei o "comunista", e fui questionado de muitas formas. Pra não estender, te digo que conseguimos fazer de conta durante 3 anos, que a política nao existia. Os sobrinhos se encontravam, as férias continuaram a existir. Mas foi muito estranho ver gente tão experiente, inteligente, formada, entrar nesse túnel. E lembrei dos vários livros que já li sobre a espiral de violência e negação na qual entrou o povo alemão, da mão de Adolf. Nao é tao dificil. Felizmente, de um ano a esta data, pouco a pouco e sem discursos de marco zero, os opinioes foram mudando. Por minha parte, optei por continuar a expressar-me como sempre fiz, e não exigir pedidos de desculpa nem alegatos de mea-culpa. Acho que aquele que entende, tem a obrigação de entender. A minha mão ficou sempre aberta para todos eles.

  • @DenisRodrigues
    @DenisRodrigues Год назад +2

    Depende do crime. Por estar no acampamento, não. É grave, mas eu não faria a denúncia. Se tivesse participado do quebra a quebra, sim.

  • @luizkardec1174
    @luizkardec1174 Год назад +2

    Mariliz, você se denunciaria como golpista? Pergunto porque você é golpista. Você e sua turma agiram como golpistas durante 4 anos e consumaram o fato em 30out22. Não satisfeitos continuam agindo como golpistas, mas agora, para tirar da presidência quem vocês usaram para a volta do PSDB e tornar inelegível a ameaça que o ex-presidente representa aos seus interesses inconfessáveis. Acuse-os de serem o que você é e de fazer o que você faz e pense no pior adjetivo que mais a insultaria - é você.

  • @murtaniel
    @murtaniel Год назад +2

    Jamais, que coisa mais perversa de se fazer. Existe excludente justamente porque não é moralmente aceitável sair delatando família pro Estado

  • @JeanOkada
    @JeanOkada Год назад +2

    Me identifiquei muito com os relatos tristes que li aqui. Uma parte da minha família é bolsonarista também. Não chegaram a ficar na frente dos quartéis ou ir pra Brasília, felizmente. Mas não foi o Bolsonaro que suscitou neles esses pensamentos distorcidos, eles sempre foram assim. Sempre foram da turma do "bandido bom é bandido morto", "pobre é tudo vagabundo", "direitos humanos pra humanos direitos", etc. O Bolsonaro foi apenas um símbolo que juntou todas essas pessoas. Antes do Bolsonaro, durante muitos anos tentei dialogar, questionar, às vezes até bater de frente; nada disso teve efeito. Com a chegada do bolsonarismo tudo veio abaixo e eles mergulharam na escuridão de vez. Foi aí que eu desisti de tentar recuperá-los. Vivi angustiado por muito tempo, em silêncio, e aos poucos fui me desligando emocionalmente deles. Hoje só converso com eles o absolutamente básico e necessário. É o melhor que consigo fazer.

  • @gustavosella9025
    @gustavosella9025 Год назад +2

    Essa pedra - da comunicação do novo governo - foi cantada aqui no Meio. Ministro das Comunicaçôes e SeCom sem gente pelo menos habituada às redes. Ficou praticamente na mão dos eleitores, militantes ou não.

  • @ronaldobarbosa7
    @ronaldobarbosa7 Год назад +3

    Ótimo vídeo, chega a ser acolhedor. Na minha família também houve brigas, separações, um misto de tudo que há de ruim na sociedade. Atualmente alguns familiares pediram desculpas mas no 08/01 voltaram a acender a chama do golpismo, por fim estamos tentando reunir a família, evitando o assunto.

  • @joseantoniosouza303
    @joseantoniosouza303 Год назад +2

    Levando em conta que ele(a) representa um perigo para minha integridade fisica( como foram para toas as vítimas da covid e para os yanomami!) e após observar todas as consequências, SIM!

  • @joycecamargo431
    @joycecamargo431 Год назад +2

    Sinto até inveja dos que relatam haver alguma ou algumas pessoas da família nesse estado de seita, porque no meu caso, sou a excessão. Conseguem imaginar ter os pais, os 3 irmãos, todos os sobrinhos e tios e a maioria dos primos lobotizados? Minha satisfação é que eu e meus 3 filhos adultos, formamos o grupo familiar suficiente. Já fiz meu luto. Os momentos bons estão nas fotos do tempo passado. São a história do que se deu em tempos idos.

  • @claudiaroveri907
    @claudiaroveri907 Год назад +2

    Ver esse vídeo e o vídeo passado foi assustador pra mim. Assustador porque foi muito parecido com o que eu passei com um parente alcoolatra. Essa sensação de abandono, desânimo e tristeza é igual. Essas pessoas são igualmente viciadas e precisam de tratamento, mas não só elas, seus familiares também. Mais uma das inúmeras heranças nefastas do governo Bolsonaro.

  • @giseladilly6630
    @giseladilly6630 Год назад +2

    A unica maneira que encontrei de conviver com parente próximo bolsobarista, é não discutir sobre politica. É um exercicio muito difícil, mas estamos conseguindo. Quando pela forca dos acontecimentos tocamos n assunto, ja desviamos pois falamos um com o outro, vamos mudar de assunto para manter a paz e amizade. O amor familiar, o laço consanguinio tem me dado força para superar essa grande divergencia.

  • @camivalerim
    @camivalerim Год назад +2

    Eu denunciei meu primo que mora no Chile, mas vive postando fakes pro pessoal aqui do Brasil. Ele postou no instagram aquela montagem de um representante de uma comunidade com boné do CPX, como se fosse um infiltrado nos atos terroristas. Saiu até reportagem na BBC falando dessa fake. Enviei pra ele a reportagem e informei que eu estava mandando os prints da postagem dele para o responsável, para que ele mesmo decida se quer processar ele ou não.

  • @TheMHSBrasil
    @TheMHSBrasil Год назад +2

    Parabéns pelo vídeo. Excelente

  • @amarosavary220
    @amarosavary220 Год назад +2

    Esse troço não tem cura ou a percentagem de remissão é muito pequena .
    Mais fácil parar de beber e fumar .
    É bom demais …

  • @lidiagreco1961
    @lidiagreco1961 Год назад +2

    O pai de .meu filho e exmarido ficou uma pessoa insuportavel pra os filhos e quem o conhece o fanatismo e o odio a Lula parece que virou outra pessoa,eramos amicos mas a gente não fala a 4 anos,não faço diferença com ninguem fascista não tem vez conmigo.

  • @marialeianogueira6765
    @marialeianogueira6765 Год назад +2

    Eu considero uma cegueira coletiva e um egoismo dessas pessoas sem precedentes tenho 67 anos e sou sozinha

  • @jorgepenha1981
    @jorgepenha1981 Год назад +2

    Muito revelador este vídeo. Acho que eu faria isto.

  • @luciamariasilvapedrosa114
    @luciamariasilvapedrosa114 Год назад +2

    Mim afastei da família,os denuncio sem pena se for preciso

  • @marinakiilerich7927
    @marinakiilerich7927 Год назад +2

    Sim, eu denunciaria um parente que fosse criminoso

  • @lazarobilac3858
    @lazarobilac3858 Год назад +2

    Vamos em frente já vencemos os piores momentos, mas não esqueçamos, a luta continua.

  • @mariaildasavo7466
    @mariaildasavo7466 Год назад +3

    Com toda CERTEZA!

  • @martarochapaulucci3150
    @martarochapaulucci3150 Год назад +3

    Com certeza denunciaria! Parabéns para esse rapaz!

    • @mauriciosousaalmeida2392
      @mauriciosousaalmeida2392 Год назад

      muito nobre denunciar um parente que ataca a democracia, mas ... Vc iria visitar esse parente na prisão? Se esse parente pedisse dinheiro para bancar a segurança dele no presídio vc daria? E se o seu parente fosse violentado ou morto na prisão vc iria atrás de justiça com o mesmo empenho com que vc denunciou?
      Como o proprio Xandao disse "prisão não é colônia de férias" e esse negócio de ressocialização é só pra inglês ver

  • @vateqatar3937
    @vateqatar3937 Год назад +2

    NÃO, um só não, denunciei dois.

  • @giselealmendro9953
    @giselealmendro9953 Год назад +25

    Estou muito impressionada com a coragem do Marcelo. Espero que ele consiga lidar com a culpa que talvez ele sinta depois. Digo isto porque eu, no lugar dele, me sentiria culpada. Achando que talvez tenha feito mais mal do que bem, ou exagerado, enfim ... E que ele consiga lidar com a culpa que, muito provavelmente, parentes, amigos e até desconhecidos vão incutir nele. Eu, do lado de cá, aplaudo de pé a coragem de alguém que ousou fazer o certo.
    Marcelo, obrigada por nos inspirar com seu exemplo.

    • @selmacsrvalho8183
      @selmacsrvalho8183 Год назад +6

      Ele fez isso pra que a irmã seja curada portanto não deve se se tirar culpado

    • @Jr24CBR
      @Jr24CBR Год назад +6

      Culpa devem sentir quem deu golpe e praticou crime contra o pais

    • @Jr24CBR
      @Jr24CBR Год назад

      @@ricardocima engraçado que sua seita nasceu em que ano mesmo? O pt ao menos pede e luta p igualdade , ao contrário de vc que lutar achando que existe o seu umbigo , se toca otario

    • @caiokikkawa1241
      @caiokikkawa1241 Год назад

      @@ricardocima Ricardo não se trata de esquerda ou direita e sim ser a favor da democracia,contra o fascismo e a tentativa de golpe de Estado.

    • @duhsbo
      @duhsbo Год назад +7

      @@ricardocima nojo é esse seu comentário. Não são dois extremos. É muito evidente que um lado propaga o ódio irracional contra a esquerda e fica criando mentiras. Faça um favor de procurar a entender as pautas VERDADEIRAS da esquerda, e não vai encontrar nada do que as fake news falam. A esquerda defende mais direitos trabalhistas, tratar os povos indígenas com. Dignidade, respeitar as pessoas gays e trans, e respeitar as religiões negras. Tudo isso é motivo de tanto ódio?

  • @SemAnistia_CadeiaNeles
    @SemAnistia_CadeiaNeles Год назад +3

    Eu denunciaria. Muito triste. Muito mesmo. Mas, sim.

  • @suelyrocha7377
    @suelyrocha7377 Год назад +1

    Eu também mantenho uma distância respeitável dos meus parentes.

  • @vitorrosa2940
    @vitorrosa2940 Год назад +1

    Adorei o trabalho dessa pessoa...assisti esse é o segundo q vi... O último eu divulguei!!!

  • @aparecidahigino
    @aparecidahigino Год назад +1

    Eu não quero reverter o afastamento de bolsonaristas da minha família. Quero ampliar a distância.

  • @margotvieira_adv
    @margotvieira_adv Год назад +2

    Tive um casamento terminado por conta desse delírio coletivo que começou em 2013. O imvecil está lá seguindo o exército no Instagram. E eu casada com um amante dos livros.

    • @caiokikkawa1241
      @caiokikkawa1241 Год назад

      Margot parabéns pela mudança saí as armas entra a cultura,que o exemplo seja seguido pelas demais pessoas que vivem em um mundo de doídos.

  • @lunaclete2048
    @lunaclete2048 Год назад +1

    Olá Mariliz, vendo esses depoimentos me sinto uma privilegiada. Minha tia e família de Brasília são Bolsonaristas, mas fizemos um pacto de amor. Ninguém fala de política no nosso grupo. Damos sobretudo valor ao amor que nos une. Ela dava umas escorregadas mas logo um puxao de orelha resolvia. Morro de medo de perguntar se alguém por lá está com tornozeleira, vou saber agora em junho na sua festa dos 80.
    Abraços e fiquei triste com sua saida do Twitter, mas super te entendo. Eu só leio e curto o que gosto. Em tempo, sou assinante do Meio e adoro. Abraços.