Persio Arida, Edmar Bacha e Pedro Malan - 30 anos do Plano Real: memória, aprendizados e desafios

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 сен 2024
  • O Plano Real, que completou 30 anos em 1º de julho de 2024, foi uma construção intelectual, econômica e política que só teve êxito devido a uma dupla capacidade do então ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso (1993-1994): ser ao mesmo tempo intelectual e político. Ao derrotar a inflação que assolava o país desde o início dos anos 1980, FHC foi eleito presidente da República em 1994 e, durante seus dois mandatos (1995-2002), realizou reformas e implementou políticas que consolidaram o real e levaram à modernização da economia brasileira, que, no entanto, precisa de um novo impulso para que o país atinja seu potencial.
    “Estas duas qualidades não costumam coincidir em uma só pessoa. Como intelectual, ele reuniu um time de economistas que vinha de anos de trabalho em conjunto na PUC do Rio de Janeiro e elaborou um plano totalmente original, algo que nunca tinha sido feito em outro país. FHC entendeu a proposta, com toda a sua complexidade, e decidiu bancá-la”, explicou Persio Arida, um dos pais do real.
    Este vídeo é um pequeno resumo do debate "30 anos do Plano Real: memória, aprendizados e desafios", promovido recentemente pela Fundação FHC.
    O conteúdo completo está disponível no nosso site: tinyurl.com/ms...

Комментарии • 2