Algum curso de vocês foca em criar aplicações e escalar com k8s ? Hoje trabalho como SRE, mas curto muito node então queria agregar os dois em algum curso.
Tá na descrição "Criando um multi step build" . Essa técnica é para diminuir o tamanho da imagem final. É algo bem comum no mundo Docker. Mas nada te impede de usar somente um passo. Simplesmente usando COPY . . e dando install e colocando o mesmo ENTRYPOINT. Só que isso vai carregar TUDO (README.md e qualquer outra porcaria que não seja código) o que tem na sua pasta (a não ser que tu especifique num arquivo dockerignore o que não pode ser copiado). Olhe com mais atenção. No primeiro step, você passa package*.json para dentro de app e instala, gerando a pasta node_modules . No segundo step, você só copia o nodule_modules do step 1 e passa para a imagem SOMENTE a pasta /src . Dessa forma, tu garante que só tem arquivo de código, ou seja, só arquivos para rodar a aplicação. Se tu usa NextJS no Front-End, é até comum usar em 3 steps: um pra npm install, um pra npm build e outro para copiar esses arquivos estáticos e rodar a aplicação. Ou pense num projeto que usa linguagem compilada, como GO. Você primeiro copiaria os arquivos no step 1; depois faria o build no step 2; e no step 3 só copiaria o arquivo final e colocaria pra rodar a aplicação. Assim, literalmente, tua imagem final será a imagem base (alpine, por exemplo, que é bem leve) + o binário.
Simplesmente o mago do K8S!!!! Sensacional
Ótimo conteúdo.
Grande Lucas! Esse cara manja muito!
Valeu demais! o/
Nossa! Quais as extensões que facilitam tanto a vida no terminal e no vscode no dockerfile e yaml do kubernetes? Queria muitooo
Algum curso de vocês foca em criar aplicações e escalar com k8s ? Hoje trabalho como SRE, mas curto muito node então queria agregar os dois em algum curso.
Muito bom!
Qual a extensão ou configuração para ver o tipo do lado do argumento?
inlay hints no vscode
Muuuuito bom!
Show
Pq usou duas imagens do nodejs na criação do Dockerfile?
Tá na descrição "Criando um multi step build" . Essa técnica é para diminuir o tamanho da imagem final. É algo bem comum no mundo Docker. Mas nada te impede de usar somente um passo. Simplesmente usando COPY . . e dando install e colocando o mesmo ENTRYPOINT. Só que isso vai carregar TUDO (README.md e qualquer outra porcaria que não seja código) o que tem na sua pasta (a não ser que tu especifique num arquivo dockerignore o que não pode ser copiado).
Olhe com mais atenção. No primeiro step, você passa package*.json para dentro de app e instala, gerando a pasta node_modules . No segundo step, você só copia o nodule_modules do step 1 e passa para a imagem SOMENTE a pasta /src . Dessa forma, tu garante que só tem arquivo de código, ou seja, só arquivos para rodar a aplicação.
Se tu usa NextJS no Front-End, é até comum usar em 3 steps: um pra npm install, um pra npm build e outro para copiar esses arquivos estáticos e rodar a aplicação. Ou pense num projeto que usa linguagem compilada, como GO. Você primeiro copiaria os arquivos no step 1; depois faria o build no step 2; e no step 3 só copiaria o arquivo final e colocaria pra rodar a aplicação. Assim, literalmente, tua imagem final será a imagem base (alpine, por exemplo, que é bem leve) + o binário.
@@cauadasilvachagasdossantos1866Comentário agragador, muito obrigado.