mestre Aderbal Nogueira que preciosidade maravilhosa esses vídeos, é um Grande documentário maravilhoso da história do nosso Sertão do nosso país parabéns mestre Aderbal Nogueira
Grande debate! Como o cangaço permanece vivo no nosso imaginário e dia a dia! É o tema com mais exploração e farto apêndice literário do Brasil! Parabéns Aderbal!
Eu gostaria de ter participado deste debate! Muitas perguntas minha iria por fogo no debate. Por exemplo: Onde foi parar as munições novas que estavam com os cangaceiros? A perícia determinaria a origem e pra quem o governo distribuiu essas munições! Durval Rosa disse que levou munições novas com pontas vermelhas,que muitos não sabem, é do tipo traçante, para serem usadas a noite e foram entregues para lampião,este fato está gravado em vídeo. No debate eu chegaria a conclusão que a ação em Angicos não teve comando para agir,atiraram sem ordem, João Bezerra perdeu mão no local,os volantes fizeram o que bem entenderam. Os disparos pra cima de Amoroso mostra isso! O principal motivo para matar lampião e seus comparsas, era somente pelo dinheiro e as munições que estava em posse de lampião,mais nada.
Eu vi uma entrevista de um ex volante que ele fala que mandou todos os pertences dos cangaceiros serem guardados numa casa e que colocou 2 volantes pra tomar conta. A noite ele e outro foram lá e levaram tudo.
@@danieloliveira7238 Foi João Bezerra E.Chico Ferreira Levaram Tudo De Lampião Elem De Ser covarde e Froxo ..E Preverço Matou Ate Um Cachorro De Lampião no Dia Da Chassina De Anjicos pra Quer Esse Covarde Matar.O Cachorro o Bichinho inocente Cem Defesa.Nenhuma .Covarde Esse João Bezerra
João Bezerra era corrupto todos sabem disso , os proprios soldados da volante de angicos confirmaram em varios depoimentos que Bezerra , chico ferreira ficaram com todo dinheiro .
GENTE AINDA HA ESSES DEBATES? E ABERTO AO PUBLICO. ESTOU ENCANTADO COM TANTA NOVIDADES. ESTUDIOSO ASSÍDUO DA HISTORIA BRASILEIRA NÃO TINHA CONHECIMENTO DESSA PARTE DE NOSSA HISTORIA.
Amigo esses debates e eventos existem a décadas. O primeiro que eu gravei foi em 1993, antes disso já ocorriam fazia tempo. Todos os anos pelo menos 3 a 4 eventos acontecem e são todos abertos ao público. Temas que mais se debatem, Angico, Mossoró, Barra do Mendes, Fazenda Patos e os grandes combates. Esse ano devido a pandemia todos foram cancelados.
Aderbal bom dia. Nossa cada um fala uma coisa, a verdade um dia parece? Não estou dizendo que estão mentindo mas é mistério. Palestra excelente .Obrigada por nos mostrar.🌵🌵👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Pois é rrss, cada um com sua visão. Um tenho a minha e concordo com alguns pensamentos e discordo de outros. Para mim Angico não tem mais mistérios e eu já tenho minha convicção formada. Valeu
E quando se refere às cabeças serem colocadas em latas de querosene, será que não seriam latas vazias? apenas usadas até o destino onde seria feito um processo de conservação?
Aderbal, a fala do filho do Bezerra me deixou triste quando ele engrandece o pai por prender com cuidado um coronel. Isso em 2009. Impressionante como o coronelismo ainda é parte integrante da vida de certos brasileiros.
Bezerra nunca foi covarde. Evitava combater Lampião porque jogava cartas com o bandido e gostava dele. Combatia outros grupos. Conhecia bem Lampião, mas, em Angicos, não teve escolha, porque o Presidente Getulio Vargas queria acabar com o cangaceirismo e pediu a cabeça de Lucena, que por sua vez, pediu a cabeça de João Bezerra...O telegrama de Lucena , que Bezerra leu para Durval era verdadeiro: "Tenente Bezerra: O gado está no curral. Vaqueiros você e Pedro de Cândido. Ou me dão conta do gado ou me entregam o gado ou a cabeça de vocês dois". Por mais que Lucena prezasse Bezerra, o assunto agora era a sobrevivência dele, Lucena, daí que nessa hora não teve amizade. O filho de Bezerra diz, é claro, que não houve o bilhete com a advertência, mas houve sim.
Estranho o João Bezerra não conhecer o "bandido" mais famoso da região, e o comandante condecoradíssimo não ter nem uma foto do homem que ele caçava. Muitíssimo estranho.
Realmente. Seria interessante ver uma análise dos vieses cognitivos dos argumentos e interpretações ofertados pelos pesquisadores. O que é absolutamente normal e não um demérito ao serviço por eles prestado. Mas devemos lembrar que há mais de uma possibilidade lógica aceitável. Uma análise lógica ou probabilística de relatos nem sempre favorece apenas uma só possibilidade.
Sera q não avia um soniforo ou calmante so em uma parte da comida ao ponto de sor os que morreram consumiram ficando assim lerdos e não deram para fugir nem para combater?
Eu acredito nisto de calmante eu ja abordava está questão a muito tempo imagina atrás ninguém sabia o que era sonífero mais ficar claro que eles estavam lerdos e cada um tem um organismo tanto que eles queria dormir mesmo ja 5 horas no nordeste ninguém dorme está hora imagina cangaceiro
Me corrija se eu estiver errada. Paulo Gastão afirma q não tem marca de bala nas pedras em Angicos. Em um dos vídeos de Robério Santos , ele afirma e nos mostra marcas q seriam de balas.
E daí que havia amizade entre Lucena e Bezerra ? Lucena se viu em "papos de aranha" com a ordem de Getulio de acabar de vez com o cangaceirismo e reparitu a responsabilidade com Bezerra. Nessa ora era desespero e não amizade.
Professor se João Bezerra fornecia balas pra lampiao e até jogava cartas em algumas ocasiões, como em angico dpois do ataque o soldado santos que teve que reconhecer o corpo?
pra mim isso nao foi combate, os caras estão dormindo e é atacado.vou dizer porque,O lampião combateu milhares de volantes,e esses, eram mais um a perder a batalha.
Estudio Digital A verdadeiro, mas lampião também pegou muitas volantes e vilas do sertão de surpresa, usando da mesma artimanha. Isso faz parte da guerra de guerrilha, a surpresa.
Urubus comem carne envenenada sim Sr. Gastão! Meu pai coloclu Aldrin numa casa de saúva; elas voaram no mesmo dia como tanajuras. Uma cachorrinha as comeu e morreu. Os urubus comeram a cachorra e morreram muitos! Eu mesmo os vi.
Aqui na cavalaria de São Paulo tem essa submetralhadora "usada"em Angico,segundo o instrutor de tiro na época,o Sr. 1°Sargento PM Orestes,esse modelo é igual e no mesmo calibre 7,63mm usada no combate a lâmpiao. Calibre mais fraco que o .380, de pouco impacto e próprio para curtas distâncias,com precisão no máximo de 50 metros e olhe lá...! É uma submetralhadora com carregador disposto na horizontal. Eu na instrução de tiro,tive a oportunidade de disparar uma rajada. Estaria mais pra uma pistola de tamanho maior com rajada! Este calibre é de origem alemã. Na época já tinham submetralhadoras mais potente em calibres .45 e 9mm. Eram submetralhadoras, porque usavam munições de pistolas! Metralhadoras usam munições comuns em fuzis!!!
E João Bezerra , ele disse que atirou em Corisco por que o cangaceiro partiu para cima deles atirando , sendo que Corisco estava fora de combate com ferimentos nos daí se percebe que a história não está sendo contada como realmente foi
Angico tem mais cara de massacre do que combate e se pensarmos em como lampião combateu nas quase duas décadas, a genialidade tática, as forças que ele combatia, a maneira que ele montava o esquema de defesa quando dormia, é de se pensar, pra mim, que houve uma grande traição de pessoas próximas dele. Pois como os soldados chegaram tão perto sem serem notados? Acha que lampião iria relaxar na defesa depois de anos matando volante? Um dia ele iria morrer e podia ser combatendo, mas daquele jeito, como um inexperiente, quase nem viu como morreu. Acreditar que foi pura tática dos volantes sem que houvesse um complô contra lampião para chegarem tão próximo dele, sem ninguém perceber a aproximação e com tantas outras evidências de equívocos como por exemplo veneno eu não acredito. Falar que Bezerra não pegou nenhuma moeda, difícil.
Muito bom PARABÉNS, continuo achando muito estranho esse combate de angico!!! Não sei se estou certo, mas parece que ainda não sabemos por certo, quem atirou e matou Lampeao!! Será que houve medo de assumir???? Mas foi excelente palestra, todos foram de alto gabarito.Excelente
Pesquisadores do Cangaço no Cariri entrevistam senhor que presenciou Lampião em 1927 na serra do Diamante no município de Aurora Pesquisadores José Cícero(Aurora), Sousa Neto(Barro) e o Sr. Elias Saraiva dos Santos
Os pesquisadores do cangaço José Cícero(Aurora) e Sousa Neto(Barro) visitaram no último domingo(15) o senhor Elias Saraiva dos Santos de 97 anos - uma das últimas pessoas ainda vivas que tiveram contato como Lampião, quando da sua passagem pela região, mais precisamente pelo riacho das Antas e no acampamento do bando na serra do Diamante no município de Aurora no ano de 1927. Seu Elias Saraiva hoje residente na cidade de Milagres (CE) nasceu e cresceu no sítio Diamante de Aurora e, juntamente com seu pai esteve por várias vezes na presença de Lampião e todo o seu bando, quando este por mais de uma semana ficou arranchado no sopé da famosa serra. E de lá derivou para o serrote do Cantins e fazenda Ipueiras quando do primeiro encontro com Izaías Arruda, Zé Cardoso, Massilon Leite com vistas a planejar a invasão e saque da cidade de Mossoró- RN. Na época com a idade de 10, disse ele que chegou a levar comida da sua casa para o rei do cangaço no esconderijo do Diamante. Algumas vezes na companhia do seu pai, outras, sozinho. Lembra inclusive, do dia que levou algumas pamonhas feitas por sua mãe - uma oferta segundo ele para o bandoleiro. Ao receber a encomenda, recordar ainda hoje que Lampião sorridente pôs a mão sobre sua cabeça e disse algo o elogiando pela sua esperteza de menino. Decerto, num claro gesto de agradecimento pelo seu trabalho e tantas idas e vindas pelas veredas da caatinga, entre a sua casa e o local onde Virgulino ficara acoitado com seus comandados. Lembra igualmente que ele(Lampião) metera a mão no bornal que levava a tira colo e, em seguida colocou na sua mão umas moedas dizendo que era para pagar o presente da sua genitora. De maneira que até hoje ainda tem Lampião como uma pessoa simpática e respeitadora. Era corrido o ano de 1927, época que historicamente ficou marcada por uma série de acontecimentos relacionados a invasão de Mossoró, seguido do episódio relativo a suposta tentativa de envenenamento do bando Lampiônico, que redundou no cerco, tiroteio e incêndio da fazenda Ipueiras de Aurora. A famosa traição do coronel Izaías ao seu amigo Lampião. Trama ao que tudo indica, arquiteta pelo coronel Arruda e Zé Cardoso, tendo como pano de fundo o major Moisés Leite de Figueiredo - comandante das volantes que desde o malogro de Mossosó e, dentro do Ceará, ficará no encalço do bandoleiro. A trama para a suposta traição: O plano A seria, primeiro a suposta infiltração de alguns elementos(jagunços do coronel) e soldados disfarçados no bando de Lampião. Desconfiado, Lampião junto com os seus não concordaram com a idéia. Veio então, depois o plano B o oferecimento da comida envenenada que ficou a cargo de Miguel Saraiva, tido em alguns escritos lampiônicos como vaqueiro de Zé Cardoso. Na verdade ele era um dos proprietários da região do Diamante e, por conseguinte, amigos do coronel Izaías Arruda e de Zé Cardoso da Ipueiras e Cantins. Depois Coxá. Tipi, Monte Alegre, Izaíras e Taveira... Mas não era vaqueiro de profissão. Há quem diga inclusive, que conhecera Lampião e privou da sua consideração e confiança primeiro que os donos da Ipueiras. Sendo, portanto, apontado como o homem que primeiro em Aurora fez a ponte que levara o rei do cangaço sob os interesse de Massilon Leite ao célebre coronel, nascendo daí por uma série de outros interesses dos potentados da época, a terrível trama com vistas a invadir a cidade norte-rio-grandense. Conhecera Massilon um pouco antes, em face da amizade daquele com os cangaceiros da terra, moradores do riacho das Antas, Coxá lá pelas imediações do Diamente. Sendo Massilon Leite, como se sabe, um dos principais artífices da empreitada com vistas a invasão de Mossoró. Antes mesmo de Lampião beirar as terras da Ipueiras, alguns cangaceiros do riacho das Antes dentre os quais Zé de Lúcio, José Cocô, Zé de Roque e Antonio Soares já haviam incursionado nos bandos de Massilon, Décio Holanda do Pereiro e do Próprio Izaías Arruda, na época sob o comando do seu vaqueiro e conhecido homem de confiança de Missão Velho. Seu Elias Saraiva - era filho de Zeca dos Santos - e este primo carnal de Miguel Saraiva. A fazenda Ipueiras - foi palco de um dos episódios mais emblemáticos e notórios da história de Lampião, quando da sua incursão pelo Cariri cearense. O que culminou com a polêmica traição do coronel Izaías Arruda a Lampião. Fato ocorrido no começo da tarde do dia 7 de julho de 1927. Estando, portanto, por uma série de fatores, intimamente ligada ao acontecimento de Mossoró. Sousa Neto com o novo livro de JC, Seu Elias Saraiva(ao centro) e José Cícero(Aurora) Certa feita, disse Seu Elias que estando Lampião com parte do seu bando na região de Cuncas no município do Barro onde participariam de um grande almoço oferecido por um rico fazendeiro do lugar, chega a notícias que o cangaceiro “Bom de veras” que vinha ao encontro de Lampião, acabara de assassinar um cidadão de bem nas proximidades da vila de Rosário. Simplesmente porque o tal cidadão, resistira em entregar seu cavalo ao cangaceiro. A pessoas assassinada era também compadre do dono da fazenda. Ao saber da notícia Lampião ficou indignado. E mesmo com fome ordenou para que todo o bando se preparasse para partir. Ninguém comeria mais nada para que todos pagassem pela desfeita de “Bom de veras”. - Não quero cabra covarde e nem malvado no meu bando, - dissera o bandoleiro e logo, em seguida partiu contrariado, deixando as terras do Barro para trás. Foi um conversa das mais proveitosas com o decano do Milagres o Sr. Elias Saraiva. Sobretudo para aqueles que sempre estão dispostos a aprender um pouco mais acerca da nossa verdadeira história. Além de prestar uma palpitante entrevista o Sr. Elias ainda se deixou fotografar ao lado dos dois pesquisadores. Informações preciosíssimas que, inclusive, serão utilizadas no livro “Lampião em Aurora - Antes e depois de Mossoró” que está sendo finalizado pelo professor e pesquisador José Cícero. ...................................... Da Redação do Blog de Aurora e do site Cariri de Fato(jc) Fotos: Karlos Marx LEIA MAIS EM: WWW.cariricangaco.com
Roque Júnior Sim amigo os ânimos se exaltam, mas existe o respeito entre todos. Imagine a minha situação ali no meio dessas feras? Feras essas que na verdade lutam pela mesma causa, a história. Sou fã, amigo e discípulo de todos os 4 que estavam debatendo.
@@CangacoAderbalNogueira eu vi ele cantando só as músicas composta pelos cangaceiros mas eu vi uma música em um docomentario composta pela volante q diz, vou m encontrar c Ze serena com Moreno ....
Colocaram o filho para defender o pai aí e complicado,ele pulou a parte do combinado que fez com Pedro cândido, oferecendo o cargo de Sub delegado para ele entregar lampião,.
O Antônio isso é verdade todo mundo 🌎 sabe viu oxe mais não e só Alagoas não hein vamos com calma blz Abraço . Alagoana que fala ... sei muito bem das coisas mais em outros estados tem piores isso e fato
Alcino morreu por conta da raiva das "MENTIRAS E MISTÉRIOS DE ANGUCOS"se nota a euforia dele au ver outros historiadores mentindo a esse respeito, ninguém sabe o que aconteceu naquele dia e se alguém soubesse já morreu !!!!!!
VI TANTOS COMENTÁRIOS ; PARECE QUE : ESTAS PESSOAS , SABEM MAIS QUE OS PESQUISADORES , COMO , SR. AMAURY . SÃO COMENTÁRIOS , EM CIMA DE : OUVIR DIZER ; DISSE QUE FOI ASSIM , ... SEGUEM OS ARGUMENTOS SEM FUNDAMENTOS ; PROVAS . AMAURY FEZ MAIS DE 7 MIL ENTREVISTAS , COM MAIS DE 60 ANOS , NO CANGAÇO . FICO COM OS DADOS DO SR. AMAURY .
Milico Audaz Isso é uma questão de interpretação de Paulo Gastão. Eu também não sou um conhecedor desse tipo de detalhe, para mim as marcas em Angico não identificam nada, mas para um especialista pode ser marca de bala e eles podem até identificar qual o calibre.
Candeeiro disse que atirou, Sereno disse que atirou, não lembro se foi Panta , mas um volante disse que Elétrico atirava, inclusive, em outra entrevista, Paulo Brito disse que ouviu do pai que Elétrico matou Adrião.
Cariri falou a verdade porque já sereno fala no depoimento com toda convicção naquela infeliz data e afirmando que Lampião viu o furo no selo das garrafas de paizano
pra mim só tem uma versão, João Bezerra tinha contato com lampião e marcou de se encontrar e deixou as volantes em pontos estratégicos pra atacar, resumindo lampião foi lavado pra emboscada
Se houve combate em Anjico, então pq só morreu cangaceiros? Com certeza se tivesse tido combate teriam sindo mortos volantes tbm, por tanto não morreu nenhum.Tanto q nos combates q Lampião enfrentou, morreram vários policiais pq eles tavam preparados e no Anjicos eles não estavam preparados para combater. Por isso só morreram cangaceiros.E Por isso digo q ouve sim um massacre
@@vaquejadameunordestesantos2432 Lampião morreu em Angico do jeito que a história conta. Lampião não era imortal e isso um dia iria acontecer, aconteceu em Angico. Quando publicar o vídeo "Angico 80 Anos" você verá e terá certeza disso também. Obs: Eu durante mais de 20 anos também tive duvidas, não não tenho mais nenhuma... E morreu de bala e não de veneno, tão pouco fugiu.
a coruja gaba o toco, deveria ter um filho de cangaceiro ai no debate também e com o poder e dinheiro equivalente ao do filho do volante, para um bom entendedor meia palavra basta!
O historiador falou que não tem marcas de bala,acho que ele nunca foi na grota do angico.tem marcas sim ,vários foram lá e mostraram.ze sereno disse que foram envenenados,também não é verdade pode até ter sido sonífero!!
@@tiagosanches8421 Após Angico e as entregas alguns Cangaceiros permaneceram nos matos, alguns dos que se entregaram guiaram as volantes na busca dos que não se apresentaram as forças.
A pergunta que eu sempre me faço : como com tanta bala voando e os cangaceiros vestidos iguais as volantes ,não morreu um só volante pelo fogo amigo? A não ser Adriano ,que foi morto pór elétrico.isso que é estranho
Bizerra segunda que eu li vendia armas i munição. A lampião .quando Lucena descobriu força bizerra a acabar com o lampião ou então séria morto..isso eu li não sou eu que tou falando
Por que nao fizeram isso quando os donos da história, os cangaceiros, estavam vivo????? Mentirosos são aqueles que nao viveram e querem contar a história à sua maneira.
@@CangacoAderbalNogueira Com certeza! Mas esse debate é traiçoeiro. Por que não chamaram Sila de mentirosa na cara dela? Candieiro, Vinte Cinco... também?
@@CangacoAderbalNogueira Sou militar também e acho que deveria ter um militar aí para explicar para voces como é atirar com cada arma usada em Angico. O cara não sabe nada sobre metralhadora e fica falando besteira...
@@conexaonordeste7627 nessa mesa não tinha nenhum militar, mas em outras já tiveram sim, inclusive expecialista do exército já deram palestras sobre as armas no cangaço. São décadas de debates em vários locais no Brasil e já tivemos muitos militares palestrando.
Quem assistiu o doc 80 anos de angico, prestou atenção em Durval? bicho, Durval tinha 16 anos na época, Pedro não, mais Durval entregou sem muita pressão, não só por medo, entregou e detalhou porque quis, preste atenção na euforia com que ele relata a morte de eletrico, sempre usando "Nós" fomos atras de Eletrico, existia sim uma pressão dos dois lados (cangaceiro/volante)pela fidelidade da sociedade, Durval entregou por alguma magoa, rancor, mais medo? acho que pouco, Se existe um divisor de aguas em angico e no cangaço, talvez pelo seu fim precoce, esse se chama Durval. Quando ele diz, "vc acha que eu vou morrer por cangaceiro?", ou seja, a certeza da morte dos cangaceiros teoricamente ele tb nao tinha, mais arriscou, mesmo sabendo que poderia morrer depois por trai-los, a causa ai nao foi somente pressão da volante, existiu sim um sentimento de vingança que fluiu bem mais que o medo da retaliação dos cangaceiros...
Não amigo, ou ele dizia ou morria. Morria ele o irmão e talvez outros de sua família. Podemos ouvir o que ele disse, mas não podemos sentir o que ele sentiu. Ele não foi traidor, ele tinha que escolher e escolheu o melhor para sua vida, será que ele iria preferir ser torturado? Não foi fácil a escolha, mas era a única.
@@CangacoAderbalNogueira Aderbal...sinceramente, o que sobrou dessa época foram poucas imagens e muitos relatos, isso foi um marco no sertão, não acredito que isso tenha sido um regresso, ou compactuando pra tal, homens com pouco estudo, muita coragem, andando na caatinga com muito dinheiro, "amizades" com o auto escalão do governo, virou um alvo fácil, é perceptível e notório na fala de Durval, a satisfação dele para com a morte dos cangaceiros...eu acredito piamente que Durval foi um traidor, e associou a "pressão agressiva" da volante com o argumento de "ou entrega ou morre", um álibi pós desfecho. A própria Sila, com quem ele diz ter convivido com a família dela, disse tempos depois, "não sei sei se foi Pedro, não sei se foi Durval", pode ter certeza de que ela, acreditou nisso TB, posso até estar errado, eu Acredito em todo relato de Durval, pois quem estava lá era ele, o q eu não acredito é no real motivo.
@@CangacoAderbalNogueira mais o importante mesmo é todo conteúdo...espero q as pessoas saibam valorizar o doc 80 anos de Ângico, pois aquele material tem um valor imensurável....
É!! Papai Bezerra é herói, corajoso, incorruptível E tem o filhote dele aqui pra babar papai Bezerra. Corajoso é? Foi lutar bebo prá criar coragem e tucaiar na calada da noite. Os coiteiros falavam que ele fornecia armas prá Lampião.
Ze sereno fala que tinha veneno NAS GARRAFA DE CONHAQUE MAS ELE NUNCA FALOU QUE ELES BEBEU ele fala que deixaram as garrafas lá é bebeu apenas duas garrafa de pinga
Para que se discutir sobre o porque cruz para um e não para outro?... Não cansa essa ideia de herói?!... Lampião é e sempre será Lampião. No mais, cangaceiros de forma alguma estiveram ou estarão abaixo de coronéis, políticos ou soldados.
mestre Aderbal Nogueira que preciosidade maravilhosa esses vídeos, é um Grande documentário maravilhoso da história do nosso Sertão do nosso país parabéns mestre Aderbal Nogueira
É Emocionante Ouvir Gigantes Pesquisadores !! Obrigado Grande Aderbal !! por esses Tesouros Nacionais em Video !!!
Grande debate! Como o cangaço permanece vivo no nosso imaginário e dia a dia! É o tema com mais exploração e farto apêndice literário do Brasil! Parabéns Aderbal!
Aderbal que programa que vídeo não tinha visto ainda parabéns sou fan.
Eu gostaria de ter participado deste debate!
Muitas perguntas minha iria por fogo no debate.
Por exemplo:
Onde foi parar as munições novas que estavam com os cangaceiros?
A perícia determinaria a origem e pra quem o governo distribuiu essas munições!
Durval Rosa disse que levou munições novas com pontas vermelhas,que muitos não sabem, é do tipo traçante, para serem usadas a noite e foram entregues para lampião,este fato está gravado em vídeo.
No debate eu chegaria a conclusão que a ação em Angicos não teve comando para agir,atiraram sem ordem, João Bezerra perdeu mão no local,os volantes fizeram o que bem entenderam.
Os disparos pra cima de Amoroso mostra isso!
O principal motivo para matar lampião e seus comparsas, era somente pelo dinheiro e as munições que estava em posse de lampião,mais nada.
Queria saber se lampião ficou sabendo da morte de Zé baiano e Benjamim Abraão?
É um tema que aguça nossa curiosidade, esse debate foi muito esclarecedor. Muito bom!
Falar que João Bezerra não ficou com nada dos cangaceiros, quem acredita nisso?
João deveria ser um santo, são tantas qualidades. As volantes diferenciava dos cangaceiros só pelo fato da farda.
Eu vi uma entrevista de um ex volante que ele fala que mandou todos os pertences dos cangaceiros serem guardados numa casa e que colocou 2 volantes pra tomar conta. A noite ele e outro foram lá e levaram tudo.
@@danieloliveira7238 Foi João Bezerra E.Chico Ferreira Levaram Tudo De Lampião Elem De Ser covarde e Froxo ..E Preverço Matou Ate Um Cachorro De Lampião no Dia Da Chassina De Anjicos pra Quer Esse Covarde Matar.O Cachorro o Bichinho inocente Cem Defesa.Nenhuma .Covarde Esse João Bezerra
Ficaram Com tudo De Lampião ele.É Chico Ferreira Dois Covardes
João Bezerra era corrupto todos sabem disso , os proprios soldados da volante de angicos confirmaram em varios depoimentos que Bezerra , chico ferreira ficaram com todo dinheiro .
GENTE AINDA HA ESSES DEBATES? E ABERTO AO PUBLICO. ESTOU ENCANTADO COM TANTA NOVIDADES. ESTUDIOSO ASSÍDUO DA HISTORIA BRASILEIRA NÃO TINHA CONHECIMENTO DESSA PARTE DE NOSSA HISTORIA.
Amigo esses debates e eventos existem a décadas. O primeiro que eu gravei foi em 1993, antes disso já ocorriam fazia tempo. Todos os anos pelo menos 3 a 4 eventos acontecem e são todos abertos ao público. Temas que mais se debatem, Angico, Mossoró, Barra do Mendes, Fazenda Patos e os grandes combates. Esse ano devido a pandemia todos foram cancelados.
Mestre Aderbal, qd terá um debate desses novamente no ES?
Senti um ciúme a hora que ele disse que o pai combateu quase igual o Zé Rufino kkkk
Aderbal bom dia. Nossa cada um fala uma coisa, a verdade um dia parece? Não estou dizendo que estão mentindo mas é mistério. Palestra excelente .Obrigada por nos mostrar.🌵🌵👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Pois é rrss, cada um com sua visão. Um tenho a minha e concordo com alguns pensamentos e discordo de outros. Para mim Angico não tem mais mistérios e eu já tenho minha convicção formada. Valeu
Que aula parabéns a todos agente viaja nessas histórias.
muito bom seus videos aderbal.tamos na espera de muitos outros.parabens pelo seu trabalho
Primeiro Candeeiro levantou, estava deitado, e sentou. No segundo tiro ele levantou e depois, com a fuzilaria correu para se defender.
Alguma coisa estranha aconteceu em angico na madrugada do dia: 28 de julho de 1938.
E quando se refere às cabeças serem colocadas em latas de querosene, será que não seriam latas vazias? apenas usadas até o destino onde seria feito um processo de conservação?
Aderbal, a fala do filho do Bezerra me deixou triste quando ele engrandece o pai por prender com cuidado um coronel. Isso em 2009. Impressionante como o coronelismo ainda é parte integrante da vida de certos brasileiros.
Vou assistir novamente, não lembro desse detalhe.
Mais muito presente hoje em 2020
Pra prender rico tem que tratar bem né.....
Angicos sempre vai continuar com dúvidas ! Na verdade não dá pra entender o dia 28 de julho de 1938.
Bezerra nunca foi covarde. Evitava combater Lampião porque jogava cartas com o bandido e gostava dele. Combatia outros grupos. Conhecia bem Lampião, mas, em Angicos, não teve escolha, porque o Presidente Getulio Vargas queria acabar com o cangaceirismo e pediu a cabeça de Lucena, que por sua vez, pediu a cabeça de João Bezerra...O telegrama de Lucena , que Bezerra leu para Durval era verdadeiro: "Tenente Bezerra: O gado está no curral. Vaqueiros você e Pedro de Cândido. Ou me dão conta do gado ou me entregam o gado ou a cabeça de vocês dois". Por mais que Lucena prezasse Bezerra, o assunto agora era a sobrevivência dele, Lucena, daí que nessa hora não teve amizade. O filho de Bezerra diz, é claro, que não houve o bilhete com a advertência, mas houve sim.
Estranho o João Bezerra não conhecer o "bandido" mais famoso da região, e o comandante condecoradíssimo não ter nem uma foto do homem que ele caçava. Muitíssimo estranho.
O citado sargento Orestes, é um estudioso em armas e munições e conflitos históricos.
Dr. Amaury, a arma poderia ser avariada após o abate de Virgulino, durante a refrega ou até na euforia pós combate.
Realmente. Seria interessante ver uma análise dos vieses cognitivos dos argumentos e interpretações ofertados pelos pesquisadores. O que é absolutamente normal e não um demérito ao serviço por eles prestado.
Mas devemos lembrar que há mais de uma possibilidade lógica aceitável.
Uma análise lógica ou probabilística de relatos nem sempre favorece apenas uma só possibilidade.
Chega da gosto de ver e rever.os pesquisadores e bem dms falando sobre o tema.
Sera q não avia um soniforo ou calmante so em uma parte da comida ao ponto de sor os que morreram consumiram ficando assim lerdos e não deram para fugir nem para combater?
Tem tudo a ver.
Eu acredito nisto de calmante eu ja abordava está questão a muito tempo imagina atrás ninguém sabia o que era sonífero mais ficar claro que eles estavam lerdos e cada um tem um organismo tanto que eles queria dormir mesmo ja 5 horas no nordeste ninguém dorme está hora imagina cangaceiro
Me corrija se eu estiver errada. Paulo Gastão afirma q não tem marca de bala nas pedras em Angicos. Em um dos vídeos de Robério Santos , ele afirma e nos mostra marcas q seriam de balas.
Eu nunca fiz nenhuma pesquisa sobre marcas de tiros, não tenho como afirmar os locais dessas marcas. Só sei que ouve muita bala lá
E daí que havia amizade entre Lucena e Bezerra ? Lucena se viu em "papos de aranha" com a ordem de Getulio de acabar de vez com o cangaceirismo e reparitu a responsabilidade com Bezerra. Nessa ora era desespero e não amizade.
Professor se João Bezerra fornecia balas pra lampiao e até jogava cartas em algumas ocasiões, como em angico dpois do ataque o soldado santos que teve que reconhecer o corpo?
pra mim isso nao foi combate, os caras estão dormindo e é atacado.vou dizer porque,O lampião combateu milhares de volantes,e esses, eram mais um a perder a batalha.
Estudio Digital A verdadeiro, mas lampião também pegou muitas volantes e vilas do sertão de surpresa, usando da mesma artimanha. Isso faz parte da guerra de guerrilha, a surpresa.
Foi combate. Emboscada é técnica de guerrilha, sim senhor. Os cangaceiros também emboscavam...
Massacre com certeza estavam na maioria dormindo
Tá na chuva é pra se molhar. Lampião vacilou e pagou com a vida.
Tou vendo agora esta relíquia.
Urubus comem carne envenenada sim Sr. Gastão!
Meu pai coloclu Aldrin numa casa de saúva; elas voaram no mesmo dia como tanajuras.
Uma cachorrinha as comeu e morreu. Os urubus comeram a cachorra e morreram muitos!
Eu mesmo os vi.
Aqui na cavalaria de São Paulo tem essa submetralhadora "usada"em Angico,segundo o instrutor de tiro na época,o Sr. 1°Sargento PM Orestes,esse modelo é igual e no mesmo calibre 7,63mm usada no combate a lâmpiao.
Calibre mais fraco que o .380, de pouco impacto e próprio para curtas distâncias,com precisão no máximo de 50 metros e olhe lá...!
É uma submetralhadora com carregador disposto na horizontal.
Eu na instrução de tiro,tive a oportunidade de disparar uma rajada.
Estaria mais pra uma pistola de tamanho maior com rajada!
Este calibre é de origem alemã.
Na época já tinham submetralhadoras mais potente em calibres .45 e 9mm.
Eram submetralhadoras, porque usavam munições de pistolas!
Metralhadoras usam munições comuns em fuzis!!!
E João Bezerra , ele disse que atirou em Corisco por que o cangaceiro partiu para cima deles atirando , sendo que Corisco estava fora de combate com ferimentos nos daí se percebe que a história não está sendo contada como realmente foi
Quem atirou em corisco foi zé rufino , não João bezerra
Grande Aderbal!
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Vou assistir em duas vezes.
Excelente o debate Aderbal, esclarecedor por demais, me traduza se puder a palavra do historiador quando se reporta a ' plantar bambu'. ?
Um termo usado na guerra do Vietnã.
@@CangacoAderbalNogueira que significa o quê???? O termo faz analogia à alguma coisa!!!!
@@tiagosanches8421 A resistência dos Vietcongs aos americanos, Prof Amaury pertenceu ao partido comunista no Brasil.
Angico tem mais cara de massacre do que combate e se pensarmos em como lampião combateu nas quase duas décadas, a genialidade tática, as forças que ele combatia, a maneira que ele montava o esquema de defesa quando dormia, é de se pensar, pra mim, que houve uma grande traição de pessoas próximas dele. Pois como os soldados chegaram tão perto sem serem notados? Acha que lampião iria relaxar na defesa depois de anos matando volante? Um dia ele iria morrer e podia ser combatendo, mas daquele jeito, como um inexperiente, quase nem viu como morreu. Acreditar que foi pura tática dos volantes sem que houvesse um complô contra lampião para chegarem tão próximo dele, sem ninguém perceber a aproximação e com tantas outras evidências de equívocos como por exemplo veneno eu não acredito. Falar que Bezerra não pegou nenhuma moeda, difícil.
Amigo assista 80 Anos Angico aqui no canal e o bate papo sobre Angico. Acho que talvez responda suas dúvidas.
ruclips.net/video/c5nxaMHADJk/видео.html
ruclips.net/video/kKi3It4_Mys/видео.html
O maior fogo não foi o da serra grande onde quase 300 volante e 70 cangaceiro fizeram cerco diferente de angico Aniceto o grupo dele não deu um tiro
Muito bom PARABÉNS, continuo achando muito estranho esse combate de angico!!! Não sei se estou certo, mas parece que ainda não sabemos por certo, quem atirou e matou Lampeao!! Será que houve medo de assumir???? Mas foi excelente palestra, todos foram de alto gabarito.Excelente
Quer dizer que pra prender um coronel ele precisa ficar 3 dias em companhia dele, mas se fosse um pobre levava ate de baixo de ponta pé?
Eu sempre achei que aquele chapéu que está no Museu de Maceió não era o de Lampião!
Você conhecia Lampião? E o chapéu dele?
Aderbal, desculpe minha ignorância, mas porque o professor Amaury, pedem p plantar bambu?
Pesquisadores do Cangaço no Cariri entrevistam senhor que presenciou Lampião em 1927 na serra do Diamante no município de Aurora
Pesquisadores José Cícero(Aurora), Sousa Neto(Barro) e o Sr. Elias Saraiva dos Santos
Os pesquisadores do cangaço José Cícero(Aurora) e Sousa Neto(Barro) visitaram no último domingo(15) o senhor Elias Saraiva dos Santos de 97 anos - uma das últimas pessoas ainda vivas que tiveram contato como Lampião, quando da sua passagem pela região, mais precisamente pelo riacho das Antas e no acampamento do bando na serra do Diamante no município de Aurora no ano de 1927.
Seu Elias Saraiva hoje residente na cidade de Milagres (CE) nasceu e cresceu no sítio Diamante de Aurora e, juntamente com seu pai esteve por várias vezes na presença de Lampião e todo o seu bando, quando este por mais de uma semana ficou arranchado no sopé da famosa serra. E de lá derivou para o serrote do Cantins e fazenda Ipueiras quando do primeiro encontro com Izaías Arruda, Zé Cardoso, Massilon Leite com vistas a planejar a invasão e saque da cidade de Mossoró- RN.
Na época com a idade de 10, disse ele que chegou a levar comida da sua casa para o rei do cangaço no esconderijo do Diamante. Algumas vezes na companhia do seu pai, outras, sozinho. Lembra inclusive, do dia que levou algumas pamonhas feitas por sua mãe - uma oferta segundo ele para o bandoleiro. Ao receber a encomenda, recordar ainda hoje que Lampião sorridente pôs a mão sobre sua cabeça e disse algo o elogiando pela sua esperteza de menino. Decerto, num claro gesto de agradecimento pelo seu trabalho e tantas idas e vindas pelas veredas da caatinga, entre a sua casa e o local onde Virgulino ficara acoitado com seus comandados. Lembra igualmente que ele(Lampião) metera a mão no bornal que levava a tira colo e, em seguida colocou na sua mão umas moedas dizendo que era para pagar o presente da sua genitora. De maneira que até hoje ainda tem Lampião como uma pessoa simpática e respeitadora.
Era corrido o ano de 1927, época que historicamente ficou marcada por uma série de acontecimentos relacionados a invasão de Mossoró, seguido do episódio relativo a suposta tentativa de envenenamento do bando Lampiônico, que redundou no cerco, tiroteio e incêndio da fazenda Ipueiras de Aurora. A famosa traição do coronel Izaías ao seu amigo Lampião. Trama ao que tudo indica, arquiteta pelo coronel Arruda e Zé Cardoso, tendo como pano de fundo o major Moisés Leite de Figueiredo - comandante das volantes que desde o malogro de Mossosó e, dentro do Ceará, ficará no encalço do bandoleiro.
A trama para a suposta traição:
O plano A seria, primeiro a suposta infiltração de alguns elementos(jagunços do coronel) e soldados disfarçados no bando de Lampião. Desconfiado, Lampião junto com os seus não concordaram com a idéia. Veio então, depois o plano B o oferecimento da comida envenenada que ficou a cargo de Miguel Saraiva, tido em alguns escritos lampiônicos como vaqueiro de Zé Cardoso. Na verdade ele era um dos proprietários da região do Diamante e, por conseguinte, amigos do coronel Izaías Arruda e de Zé Cardoso da Ipueiras e Cantins. Depois Coxá. Tipi, Monte Alegre, Izaíras e Taveira... Mas não era vaqueiro de profissão.
Há quem diga inclusive, que conhecera Lampião e privou da sua consideração e confiança primeiro que os donos da Ipueiras. Sendo, portanto, apontado como o homem que primeiro em Aurora fez a ponte que levara o rei do cangaço sob os interesse de Massilon Leite ao célebre coronel, nascendo daí por uma série de outros interesses dos potentados da época, a terrível trama com vistas a invadir a cidade norte-rio-grandense.
Conhecera Massilon um pouco antes, em face da amizade daquele com os cangaceiros da terra, moradores do riacho das Antas, Coxá lá pelas imediações do Diamente. Sendo Massilon Leite, como se sabe, um dos principais artífices da empreitada com vistas a invasão de Mossoró.
Antes mesmo de Lampião beirar as terras da Ipueiras, alguns cangaceiros do riacho das Antes dentre os quais Zé de Lúcio, José Cocô, Zé de Roque e Antonio Soares já haviam incursionado nos bandos de Massilon, Décio Holanda do Pereiro e do Próprio Izaías Arruda, na época sob o comando do seu vaqueiro e conhecido homem de confiança de Missão Velho.
Seu Elias Saraiva - era filho de Zeca dos Santos - e este primo carnal de Miguel Saraiva.
A fazenda Ipueiras - foi palco de um dos episódios mais emblemáticos e notórios da história de Lampião, quando da sua incursão pelo Cariri cearense. O que culminou com a polêmica traição do coronel Izaías Arruda a Lampião. Fato ocorrido no começo da tarde do dia 7 de julho de 1927. Estando, portanto, por uma série de fatores, intimamente ligada ao acontecimento de Mossoró.
Sousa Neto com o novo livro de JC, Seu Elias Saraiva(ao centro) e José Cícero(Aurora)
Certa feita, disse Seu Elias que estando Lampião com parte do seu bando na região de Cuncas no município do Barro onde participariam de um grande almoço oferecido por um rico fazendeiro do lugar, chega a notícias que o cangaceiro “Bom de veras” que vinha ao encontro de Lampião, acabara de assassinar um cidadão de bem nas proximidades da vila de Rosário. Simplesmente porque o tal cidadão, resistira em entregar seu cavalo ao cangaceiro. A pessoas assassinada era também compadre do dono da fazenda. Ao saber da notícia Lampião ficou indignado. E mesmo com fome ordenou para que todo o bando se preparasse para partir. Ninguém comeria mais nada para que todos pagassem pela desfeita de “Bom de veras”. - Não quero cabra covarde e nem malvado no meu bando, - dissera o bandoleiro e logo, em seguida partiu contrariado, deixando as terras do Barro para trás.
Foi um conversa das mais proveitosas com o decano do Milagres o Sr. Elias Saraiva. Sobretudo para aqueles que sempre estão dispostos a aprender um pouco mais acerca da nossa verdadeira história.
Além de prestar uma palpitante entrevista o Sr. Elias ainda se deixou fotografar ao lado dos dois pesquisadores. Informações preciosíssimas que, inclusive, serão utilizadas no livro “Lampião em Aurora - Antes e depois de Mossoró” que está sendo finalizado pelo professor e pesquisador José Cícero.
......................................
Da Redação do Blog de Aurora e do site Cariri de Fato(jc)
Fotos: Karlos Marx
LEIA MAIS EM:
WWW.cariricangaco.com
Rapaz, teve um momento no debate q a coisa quase esquentou. kkk... Muito bom!
Roque Júnior Sim amigo os ânimos se exaltam, mas existe o respeito entre todos. Imagine a minha situação ali no meio dessas feras? Feras essas que na verdade lutam pela mesma causa, a história. Sou fã, amigo e discípulo de todos os 4 que estavam debatendo.
ja chego dando o like pq sei que é bom.mas amastarde vejo com calma.vlw Aderbal
2009 , 1 ano da morte de pai Adhemar
Qual a música q a volante cantava?
Veja o vídeo com Tenente João Gomes de Lira aqui no canal que em um deles ele canta.
@@CangacoAderbalNogueira eu vi ele cantando só as músicas composta pelos cangaceiros mas eu vi uma música em um docomentario composta pela volante q diz, vou m encontrar c Ze serena com Moreno ....
@@paulomatos6562 foi essa? ruclips.net/video/KkCWoXV5IRc/видео.html
ze sereno disse que tinha veneno para justificar a derrota dos cangaceiros na realidade eu acho que ele mentiu.
ele nçao disse que tinha, ele suspeitou. Inclusive no dia do ataque ele chegou a falar com lampião.
Colocaram o filho para defender o pai aí e complicado,ele pulou a parte do combinado que fez com Pedro cândido, oferecendo o cargo de Sub delegado para ele entregar lampião,.
Naquele tempo os volantes mataram muitos coiteros, ou fala ou morre, não tinha frescura não.
Alagoas só tem santo,PC Farias Fernando colo,coronel cavalcante
Renan Calheiros
O Antônio isso é verdade todo mundo 🌎 sabe viu oxe mais não e só Alagoas não hein vamos com calma blz Abraço . Alagoana que fala ... sei muito bem das coisas mais em outros estados tem piores isso e fato
ADERBAL com cabelo preto, maneiro!
O tempo voa rrsss
Caro Aderbal, Paulo Gastão era Mossoroense?
Muito bom, gosto muito 😍👏👏👏👏
Afinal o que significa "vamos plantar bambu"?
Uma referência ao comunismo
@Guarani Pora rrsss. Tem um significado para Amaury. Uma coisa ligada a política, prefiro não salientar, desculpe.
Alcino morreu por conta da raiva das "MENTIRAS E MISTÉRIOS DE ANGUCOS"se nota a euforia dele au ver outros historiadores mentindo a esse respeito, ninguém sabe o que aconteceu naquele dia e se alguém soubesse já morreu !!!!!!
VI TANTOS COMENTÁRIOS ; PARECE QUE : ESTAS PESSOAS , SABEM MAIS QUE OS PESQUISADORES , COMO , SR. AMAURY .
SÃO COMENTÁRIOS , EM CIMA DE : OUVIR DIZER ; DISSE QUE FOI ASSIM , ... SEGUEM
OS ARGUMENTOS SEM FUNDAMENTOS ; PROVAS .
AMAURY FEZ MAIS DE 7 MIL ENTREVISTAS , COM MAIS DE 60 ANOS , NO CANGAÇO . FICO COM OS DADOS DO SR. AMAURY .
No tempo de aprox. 10:28 essea homem que fala, diz que em Angicos nao tinha marca de bala.
Milico Audaz Isso é uma questão de interpretação de Paulo Gastão. Eu também não sou um conhecedor desse tipo de detalhe, para mim as marcas em Angico não identificam nada, mas para um especialista pode ser marca de bala e eles podem até identificar qual o calibre.
Mas tem marcas de balas nas pedras onde a volante fez ponto. Como não teve combate?
Candeeiro disse que atirou, Sereno disse que atirou, não lembro se foi Panta , mas um volante disse que Elétrico atirava, inclusive, em outra entrevista, Paulo Brito disse que ouviu do pai que Elétrico matou Adrião.
Amaury ainda é vivo?alguém sabe?
Rubens Esteves sim, mora em SP
Aonde foi a palestra sou do crato
João bezerra não tinha capacidade de matar lampião nunca e lampião não foi morto nunca
Cariri falou a verdade porque já sereno fala no depoimento com toda convicção naquela infeliz data e afirmando que Lampião viu o furo no selo das garrafas de paizano
pra mim só tem uma versão, João Bezerra tinha contato com lampião e marcou de se encontrar e deixou as volantes em pontos estratégicos pra atacar, resumindo lampião foi lavado pra emboscada
Se houve combate em Anjico, então pq só morreu cangaceiros? Com certeza se tivesse tido combate teriam sindo mortos volantes tbm, por tanto não morreu nenhum.Tanto q nos combates q Lampião enfrentou, morreram vários policiais pq eles tavam preparados e no Anjicos eles não estavam preparados para combater. Por isso só morreram cangaceiros.E Por isso digo q ouve sim um massacre
Amigo existe o fator surpresa, que foi muitas vezes usado por lampião também.
Aderbal Nogueira , isso é verdade
Lampião não foi morto em angico
Eles poderiam corta qualquer cabeça e fala que era dos cangaceiros
@@vaquejadameunordestesantos2432 Lampião morreu em Angico do jeito que a história conta. Lampião não era imortal e isso um dia iria acontecer, aconteceu em Angico. Quando publicar o vídeo "Angico 80 Anos" você verá e terá certeza disso também. Obs: Eu durante mais de 20 anos também tive duvidas, não não tenho mais nenhuma... E morreu de bala e não de veneno, tão pouco fugiu.
O cara dizer que bizerra não ficou com nada de lampião e brincadeira
a coruja gaba o toco, deveria ter um filho de cangaceiro ai no debate também e com o poder e dinheiro equivalente ao do filho do volante, para um bom entendedor meia palavra basta!
Boa tarde estou começando estudar o cangaço e gostei do quê vc escreveu. Parabéns
O historiador falou que não tem marcas de bala,acho que ele nunca foi na grota do angico.tem marcas sim ,vários foram lá e mostraram.ze sereno disse que foram envenenados,também não é verdade pode até ter sido sonífero!!
Ja começa a palestra dando comida de rapo?
Parabéns aderbal vc é um grande homem
Nunca ninguem desconfiou de nenhum cangaceiro dedo duro em troca de anistia?
Rodrigo Fiusa Cangaceiro entregou Cangaceiro. Isso é fato e alguns até guiaram as volantes.
@@CangacoAderbalNogueira quais? Vc se refere aos coiteros ou aos cangaceiros mesmo?
@@tiagosanches8421 Após Angico e as entregas alguns Cangaceiros permaneceram nos matos, alguns dos que se entregaram guiaram as volantes na busca dos que não se apresentaram as forças.
Paulo Brito mente muito!
A pergunta que eu sempre me faço : como com tanta bala voando e os cangaceiros vestidos iguais as volantes ,não morreu um só volante pelo fogo amigo? A não ser Adriano ,que foi morto pór elétrico.isso que é estranho
O Ten. Pompeu disse que Panta de Godoy, era muito mentiroso!
Não entendi nada o Amaury diz "Não esquecem vão plantar bambu". ( sera que ele queria dizer "Não esquecem vão no C.. ??"
Bizerra segunda que eu li vendia armas i munição. A lampião .quando Lucena descobriu força bizerra a acabar com o lampião ou então séria morto..isso eu li não sou eu que tou falando
Por que nao fizeram isso quando os donos da história, os cangaceiros, estavam vivo????? Mentirosos são aqueles que nao viveram e querem contar a história à sua maneira.
Já assistiu? ruclips.net/video/c5nxaMHADJk/видео.html
@@CangacoAderbalNogueira Com certeza! Mas esse debate é traiçoeiro. Por que não chamaram Sila de mentirosa na cara dela? Candieiro, Vinte Cinco... também?
@@CangacoAderbalNogueira Sou militar também e acho que deveria ter um militar aí para explicar para voces como é atirar com cada arma usada em Angico. O cara não sabe nada sobre metralhadora e fica falando besteira...
@@conexaonordeste7627 nessa mesa não tinha nenhum militar, mas em outras já tiveram sim, inclusive expecialista do exército já deram palestras sobre as armas no cangaço. São décadas de debates em vários locais no Brasil e já tivemos muitos militares palestrando.
@@conexaonordeste7627 Parabenizo o amigo pela profissão. São vocês que zelam pela nossa segurança
Quem marcou que foi 15 minutos e se estivesse trocado tiros os votantes teriam morrido
Encontro De Feras da Pesquisa Cangaceira !!
Meu pai morreu em 2008
Quem assistiu o doc 80 anos de angico, prestou atenção em Durval? bicho, Durval tinha 16 anos na época, Pedro não, mais Durval entregou sem muita pressão, não só por medo, entregou e detalhou porque quis, preste atenção na euforia com que ele relata a morte de eletrico, sempre usando "Nós" fomos atras de Eletrico, existia sim uma pressão dos dois lados (cangaceiro/volante)pela fidelidade da sociedade, Durval entregou por alguma magoa, rancor, mais medo? acho que pouco, Se existe um divisor de aguas em angico e no cangaço, talvez pelo seu fim precoce, esse se chama Durval.
Quando ele diz, "vc acha que eu vou morrer por cangaceiro?", ou seja, a certeza da morte dos cangaceiros teoricamente ele tb nao tinha, mais arriscou, mesmo sabendo que poderia morrer depois por trai-los, a causa ai nao foi somente pressão da volante, existiu sim um sentimento de vingança que fluiu bem mais que o medo da retaliação dos cangaceiros...
Não amigo, ou ele dizia ou morria. Morria ele o irmão e talvez outros de sua família. Podemos ouvir o que ele disse, mas não podemos sentir o que ele sentiu. Ele não foi traidor, ele tinha que escolher e escolheu o melhor para sua vida, será que ele iria preferir ser torturado? Não foi fácil a escolha, mas era a única.
@@CangacoAderbalNogueira Aderbal...sinceramente, o que sobrou dessa época foram poucas imagens e muitos relatos, isso foi um marco no sertão, não acredito que isso tenha sido um regresso, ou compactuando pra tal, homens com pouco estudo, muita coragem, andando na caatinga com muito dinheiro, "amizades" com o auto escalão do governo, virou um alvo fácil, é perceptível e notório na fala de Durval, a satisfação dele para com a morte dos cangaceiros...eu acredito piamente que Durval foi um traidor, e associou a "pressão agressiva" da volante com o argumento de "ou entrega ou morre", um álibi pós desfecho.
A própria Sila, com quem ele diz ter convivido com a família dela, disse tempos depois, "não sei sei se foi Pedro, não sei se foi Durval", pode ter certeza de que ela, acreditou nisso TB, posso até estar errado, eu Acredito em todo relato de Durval, pois quem estava lá era ele, o q eu não acredito é no real motivo.
@@underlovewaters tranquilo, cada um tem sua verdade e para mim nem Pedro nem Durval foram traidores.
@@CangacoAderbalNogueira mais o importante mesmo é todo conteúdo...espero q as pessoas saibam valorizar o doc 80 anos de Ângico, pois aquele material tem um valor imensurável....
Porque essas mentiras quem elis queriam proteger ?
Só se salva Aderbal, é muita falta de bom senso!
Seriam elis tão fiéis assim. não foi oq vimos na politica atual com toda essas delações.
Masscre sim e não combate!
Ambiente um pouco tenso kkkkkkkk.
So fera !!!
Virgulino Lampião selo de Bravura e Coragem ate o fim
Vai ser sempre o conto da carochinha
esse discurso do filho de joao bezerra e uma piada kkkkkkk.. o pai dele era nada mais nada menos dq um Deus........kkkkkk ......
Alguem sabe explicar essa colocação do Amauri onde fala??? "vamos plantar bambu"
Referência a guerra do Vietnã e ao comunismo.
@@CangacoAderbalNogueira obrigado pela pronta resposta!!
e lampeão não foi morto por metralhadora ,
É!!
Papai Bezerra é herói, corajoso, incorruptível
E tem o filhote dele aqui pra babar papai Bezerra.
Corajoso é? Foi lutar bebo prá criar coragem e tucaiar na calada da noite.
Os coiteiros falavam que ele fornecia armas prá Lampião.
Só respondendo lampião não era bandido se João bezerra não me parece ser tão onesto já que se ele matou lampião foi na covardia
fico com alçino joao bezerra e tao bom estrategista que so matou lampiao pelas costas kkk
Foi um combate mas virou um massacre
A HISTORIA E FEITA POR PSEUDOS VENCEDORES
Ze sereno fala que tinha veneno NAS GARRAFA DE CONHAQUE MAS ELE NUNCA FALOU QUE ELES BEBEU ele fala que deixaram as garrafas lá é bebeu apenas duas garrafa de pinga
Esse veneno não aconteceu.
Olha so ate o presidente Vargas queria as joias, mas mandar matar os sertanejos ele fez Campanha.
Passaram 1.000 anos é ninguém vai saber a verdade kkkk
Para que se discutir sobre o porque cruz para um e não para outro?...
Não cansa essa ideia de herói?!...
Lampião é e sempre será Lampião. No mais, cangaceiros de forma alguma estiveram ou estarão abaixo de coronéis, políticos ou soldados.
Rapaz, a treta aí é boa. Os cabras metem o pau na cara um do outro mesmo kkkk
aonde mataram lampiao foi em angico ou nao meu avo tava la era seu guilhermino
Aí fala verdade merece todo credito ok
Em angicos tem marcas de bala baaaalllllaa