Claro que está. Ele é um proletário. Mas ele também está longe de ser uma pessoa sem estudo. Um "cientista" ficar de papo de centrista é uma escolha pela direita...
@@fernandobentolila5778 Ele nunca teve papo de centrista mano. Sempre se posicionou de acordo com as convicções dele e muitas vezes guiado pela ciência (sem aspas). Não pensou duas vezes em declarar desprezo ao Bolsonaro mesmo ele tendo mil críticas ao PT (algumas delas por causa de questões ambientais por sinal). Não é só porque ele não é comunista que ele é isentão ou centrista.
O argumento dele perde a validade a partir do momento que: a) o Capitalismo abre um precedente muito maior para o "fator filho da puta" que a mobilização socialista; b) o Socialismo, por contar com a mobilização popular, é mais capaz de se auto-regular a respeito de qualquer um que interfira no sistema (pelo menos, muito mais que o Capitalismo).
Pirula é um cara interessante, é alguém que argumenta e respeita o debate. Escuta e formula o seu questionamento com honestidade. É interessante ver a participação dele. Por mais debates assim.
Queria que fosse assim na Direita também, mas o que eu vejo aqui do meu lado é só briga, dedo na cara, hipocrisia e mentira. Tá pobre de influenciadores bons na Direita.
Meu Deus...nunca ouvi um socialista falar tantas mentiras em um vídeo só !!! Desse jeito ele vai superar o Lula nas mentiras rapaz !! Os Regimes socialistas pelo mundo não caíram por conta do imperialismo...e sim porque eram insustentaveis...os Regimes ruíram de podre !! Se auto implodiram. Micro e macro economicamente !!
Eu assisti as lives, e acho o questionamento do Pirula honesto. Na verdade foi o meu questionamento durante muitos anos também. Por isso que furar a bolha é tão importante, e o Ian explicou muito bem. PS: Eu não acho que a ideia foi um tentativa de refutação, mas mais uma duvida mesmo.
Concordo também, mas ele tem esse discurso de que não vai dar certo por que o serumano pipipi... Eu já vi ele falando isso em outros lugares.. Aqui tem o Ian pra fazer o contraponto. Mas se ele fala isso no Flow acabou, virou um argumento fuderoso.
As pessoas que tão atacando o Pirula não entendem que o questionamento dele é um questionamento que MUITA gente tem antes de se aproximar da esquerda radical. Uma das coisas que mais me irrita e mais desanima em achar que o socialismo pode crescer é a rapaziada emocionada da esquerda radical que ataca qualquer trabalhador que tenha preconceitos com comunismo, como se todo mundo tivesse obrigação de saber de tudo e não pudesse nem perguntar.
A galera esquece que o que a gente mais vê é propagação da ideologia dominante e anti comunismo, então obviamente vão existir dúvidas, preconceitos, e a nossa função é exatamente esclarecer estes pontos.
O problema que esse questionamento é não pressupor que oportunistas já pioram um sistema com problemas, o capitalismo. É um dúvida honesta, entretanto falta conhecimento dos mecanismo do socialismo real.
impressionante o ian, um cara tão novo, quando fala todo mundo para pra ouvir. a didática desse cara é impressionante. sou fan demais e me espelho nisso.
Isso é antes de tudo leitura, pessoas que falam assim como ele leêm bastante e isso traz uma segurança danada na hora de argumentar. Porém além disso o cara é caristmático e a didática dele de fato é impressionante, certamente será um bom professor (rs)!
Eu acho massa que um cara como o Pirula pode fazer tanto um comunista quanto um liberal tremer na base, e com isso fazer com que o debate tenha essa grande qualidade! Sou um anarco de coração e te admiro demais Ian! Teu trampo é de utilidade pública!
eu já era fã do Ian, agora sou mais ainda. eu já era fá do Pirulla, agora sou mais ainda. o Bláblá só fortalece unindo esse time aí. Tava faltando política try-hard no Science Vlogs. Vamo unir agora o Ian com aquele lá formado em história, colunista, podcaster, youtuber e professor
Você conhece o Icles do História FM? Sabrina Fernandes já foi lá falar sobre socialismo. Não sei o que ele é, mas trata de história de forma responsável.
@@TheOvelha1998 Nerdcast eu duvido muito, e só olhar os Nerdcast antigos, não se pode achar que jovem nerd se posicionou politicamente que ele vai dá ideias pro comunistas
Essa duvida do pirula com relação ao suporte popular ao governo é real uma das coisas mais importantes de se delinear. Lembro de um video com pessoas de 40 e poucos anos na russia falando que sentiam saudades da união soviética, que não tinha crime, não tinha gente ruim etc. A primeira coisa que me veio foram todos os tiozões defendendo a ditadura militar no brasil em termos similares. É importante acredito focar nesse instinto de "pulga atrás da orelha"
É o mesmo fenômeno. Na época da eleição de 2018 o Nerdologia lançou um vídeo falando sobre esse fenômeno de romantizaçăo do passado e citou a União Soviética como exemplo. Meu entendimento na época foi que o vídeo era um alerta contra a iminente eleição do coiso, porque o saudosismo da ditadura foi uma das coisas que contribuiu pra ela.
A educação revolucionária não é simétrica a educação liberal, pois o liberalismo é sobre enganar e tornar ignorante. A educação revolucionária é sobre fazer entender e com isso libertar. Portanto não é a mesma coisa.
O ser humano não é um ser irracional, que nasce programado pra repetir o comportamento dos pais. As pessoas não têm o dever de ser massa de manobra de ninguém. Isso chama-se liberdade de pensamento. O contrário disso chama-se totalitarismo. O fascismo, o nazismo e o comunismo, ou socialismo, são apenas formas de totalitarismo. O resto é ilusão de professores de história, ingênuos, ou espertalhões. Governo dos trabalhadores é conversa pra enganar otário. Nenhum país do mundo , em época nenhuma, teve um governo dos trabalhadores.
É muito positivo e prazeroso enriquecer os conhecimentos e os debates com gente como o Pirula, que está aberto a um debate verdadeiro e respeitoso. Ouvir opiniões contrárias e/ou questionamentos externos só enriquecem o debate e preenchem as lacunas que talvez nós mesmos não tenhamos visto.
o cara citou MAo tse tung, como "exemplo de administração e poder": !!!! KKKKKKkkkkkkkkkkjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjkkkkkkhjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@ShawnSenjão, para de distorcer as falas do cara. Ele citou Mao como exemplo interessante o método q ele colocava em pratica de como administrar uma situação em que haja um infiltrado em seu governo tentando destruir a experiência socialista.
É o que acontece em qualquer discussão onde todos os participantes tem o mesmo viés ideológico, não condiz necessariamente com a índole individual de cada um
@@vitormatheusfc até onde eu sei o Pirula não é marxista leninista até mesmo já o vi defender o modelo capitalista várias vezes, então seria simplório reduzir eles ao mesmo viés ideológico.
Sinceramente, fico muito feliz com o nível dessa conversa. As indagações do Pirula são absolutamente legítimas e as respostas do Ian são cirurgicamente didáticas. E, isso tudo, realizado em um ambiente onde há respeitabilidade entre as partes. Parabéns!
Eu acho importante responder perguntas desse tipo,ainda mais feita de modo tão honesto como o Pirula fez.Quando o cara é desonesto,pau nele,mas quando o sujeito está aberto ao diálogo,tem que responder com carinho e Boa vontade.
O ser humano não é um ser irracional, que nasce programado pra repetir o comportamento dos pais. As pessoas não têm o dever de ser massa de manobra de ninguém. Isso chama-se liberdade de pensamento. O contrário disso chama-se totalitarismo. O fascismo, o nazismo e o comunismo, ou socialismo, são apenas formas de totalitarismo. O resto é ilusão de professores de história, ingênuos, ou espertalhões. Governo dos trabalhadores é conversa pra enganar otário. Nenhum país do mundo , em época nenhuma, teve um governo dos trabalhadores.
@@joseCOSTA-ki1xt olha que doente mental,kkkk. Vai ficar dando ctrl+v nesse texto em todo comentário? Achou que lacrou nisso aí? Porque tá uma bosta, meu irmão tentando resumir um dos meus livros faria melhor.
Um dos aspectos que caracteriza a inteligência de uma pessoa é a capacidade de perceber os seus erros e ceder numa discussão. Quando o pirula critica o argumento do Ian sugerindo que pode ser uma falácia, o Ian reage com inteligência admitindo . Isso você não veria em nenhum bolsonarista por exemplo.
SÓ PERGUNTA FODA! Assim é gratificante vê alguem não atacando mas sim tentando realmente tirar as dúvidas que tem com o Comunistmo, confesso que mesmo acompanhando bastante vários canais comunistas e lendo bastante, não me considero ainda comunista tenho diversas perguntas, mas o Pirula parece que leu minha mente a cada pergunta pois essas eram minhas dúvidas também! Muito bom o debate realmente muito esclarecedor
Os questionamentos do Pirulla me lembraram um pouco da live que o História Cabeluda fez com o Caio Gomes (O Físico Turista) em que o próprio Caio fala que é bem difícil pra um cientista enxergar como válidas algumas nuances do pensamento comunista devido aos anos dentro da academia e por sempre tentar encaixar algum método científico nisso. Sinceramente achei os pontos levantados pelo Pirulla bem pertinentes e a explicação do Ian foi boa
a maioria da galera ta do lado do pirula nessa questão, qqlr pessoa que tem um principio de formação cientifica consegue ver a importancia da forma que o pirula trouxe as questões.
não é que é clickbait, mas uma estratégia pro algoritmo espalhar mais o vídeo. Pode não ser a melhor opção, mas a Soberana é exatamente sobre jogar com as redes sociais.
não existe a menor necessidade de a gente agir como uma torcida organizada. estamos em um tipo de "maioria" aqui e a tentação é grande, mas temos que segurar a onda. o questionamento é válido, a discussão é relevante e é isso.
Ian e Pirula juntos tem muita coisa boa pra sair dessa união/debate. Pirula trás muitos questionamentos que pode mudar muito mais a cabeça dos indecisos e dos que foram doutrinados no capitalismo!
@@brunovaz5134 Cara, a questão é muito importante sim, falo porque eu fazia esses questionamentos, e meu amigo que começou agora seu processo de radicalização, tb teve o mesmo questionamento. Me parece que é uma pergunta bem racional de ser feita.
@@brunovaz5134 elas foram interessantes porque não tiveram algum espantalho, foram questionamentos verdadeiros e que ao meu ver muitos que estão passando pelo processo de radicalização tbm tem.
Ian chegou na hora certa eu tava vendo um vídeo do história cabeluda e tava querendo ver um corte seu e o último postado foi o de ontem assim que apareceu a notificação já sai clicando♥️
Mas se esse fator for considerado em qualquer circunstâncias, fica difícil fazer qualquer coisa. Independente dos problemas que surjam no caminho, o importante é seguir em frente.
Não podemos negar, é CORAJOSO o Pirula ter ido à esse encontro. Percebe-se o quão importante e necessário os comunistas são. É apenas ignorância mesmo. O cara é gente boa. E a atitude e criticas que ele faz aos comunistas são boas, à medida que permite o contato dele, Pirula, ao COMUNISMO(ideologicamente). Parabéns para todos vcs, inclusive ao PIRULA
Pra mim o melhor sistema é o que te dá liberdade! Liberdade de escolha, de trabalhar, de empreendeder... o melhor sistema é o q te dá qualidade de vida... só olhar os exemplos ao redor do mundo então!
Sim com certeza, um sistema que te dá liberdade, liberdade para passar fome, liberdade para trabalhar 12 horas por dia e ganhar um salário mínimo, liberdade para ser manipulado ao ponto de defender seus opressores, realmente você tem liberdade para criar seu negócio, mas porque você nasceu em uma família de classe média baixa ou classe média, mas e as pessoas que nasceram por exemplo em uma família que mora em uma comunidade, elas passam fome porque não souberam empreender ou trabalhar direito?
Da para refutar muitas coisas só nessa fala do Ian. "A linha da União soviética era a linha da autodeterminação dos povos, então cada povo tinha o direito de se autodeterminar e se autogerir. Todas as diferenças locais eram respeitas, todas as línguas e culturas eram preservadas. Porque isso era importante pra eles, porque na epoca do império russo, o império russo estava apagando as diferenças locais. Na ucrânia a língua ucraniana estava sendo suprimida. E ai, a ideia era, todos os territórios da União Soviética tem o direito de autodeterminação e, olha só que interessante, tem o direito de sair da União soviética se quiserem. É que nenhum saiu, porque? porque não valia pena sair. Só que teve um território que decidiu não entrar, a Iuguslavia (...) a Igoslavaia era de maioria eslaca e eles pediram para não entrar na União Soviética e o pedido foi respeitado, e outros países do leste também não quiseram entrar, então não entraram, porque eles tinham o direito de se autodeterminar. Tem pessoas que dizem que a Uniao Societica colonizou a Ucrania e colonizou o Cazaqusitao, isso não é verdade. "
Por isso eu não me assumo como comunista, numa dessa eu teria ficado quieto. Gostei do questionamento do Pirulla e da resposta do Ian. Ele ter perguntado isso e o Ian ter sabido responder deixou a conversa mais interessante do que se o Ian estivesse falando a vontade. A diferença de quem tira informação do c* e de quem usa exemplos e citações pra corroborar seus argumentos é imensa. Parabéns pro Ian pelo domínio do assunto, fala muito bem o menino!
Procure a organização do PCB mais próxima da sua região e comece a militar, não são todos os comunistas que sabem tudo, cada militante tem uma função e também aprende o necessário, vem organizar!
@@Yuri-zj7jjna vdd nao, os dois concordaram que nao tem como concluir que a educação é boa SÓ pq a população diz que gosta, precisa-se de outros dados
Esse pessoal não representa a comunidade, a gente tem que ser acolhedor. A Laura brinca que tem que tirar da teta do liberalismo e colocar na do Marx skk, precisamos ser normais
Pois é… essa galera indignada e que não aceita uma pergunta normal que é a que muitas pessoas têm só acabam afastando os outros. Depois vem falar em fazer trabalho de base.
O Pirula disse que também nos EUA a educação tem o dedo do Estado e educam os alunos para a defesa dos valores nacionais, para o empreendedorismo, trabalhar cada vez mais, pagar seus impostos e no Natal dar um chocolate ao primeiro sem abrigo que encontrar na rua. Só que EUA é um país desenvolvido, graças ao Imperialismo, graças às invasões de décadas que exploram cada vez mais território do planeta para manter o seu capital. Experimenta pensar que os EUA começam a tornar-se um país pobre, como Cuba, bloqueado economicamente, com poucos recursos, será que a população iria defender o país ? Acredita que sim ? Eu não. Educar quando se está de barriga cheia é fácil, o que é dificil é o inverso. Enquanto que em Cuba, a população compreende que apesar do país ser pobre, o que tem, é para todos ! Que é graças ao seu sistema politico que educou o seu povo, apesar de terem passado por muitas dificuldades, fome inclusivé, na década de 90 do séc. passado, eles percebem que não foi o seu sistema politico nem os governantes que os colocaram naquela posição, mas o bloqueio.
O que acontece é que nos EUA eles só conhecem aquele sistema, o mesmo que a educação por lá diz ser o melhor. Em Cuba eles conhecem as duas realidades, Cuba já foi capitalista antes da revolução, e o povo sabe muito bem como era, eis a razão do apoio ao regime, Cuba era um cassino-puteiro-fazendão dos EUA! Fica fácil para o povo escolher, sem viés algum, pura realidade histórica. Abraços amigos 🌹🤗
@@antoniosilvinho3377 Meu querido, entenda. Não sou eu que estou falando, não é a minha opinião sobre Cuba. Pelo que eu escrevi vc poderia notar que essa era a perspectiva dos EUA para com Cuba: tanto na metáfora como de fato. Ficou claro agora! Boa tarde camarada...Hasta la Vitória 🌹👍
Esse Pirula adora dar pitaco aonde não entende nada. Curiosamente , ele adora refutar quando algo não vai aos interesses do império. Achei hilário quando esse "tudólogo" resolveu refutar logo quem? Dr. Lair Ribeiro sobre a química do PH do estômago... A resposta do Dr. Lair (que claro, não foi direcionada a ele e sim um corte retirado de um curso que ele dava para médicos) foi simples, elegante e humilhante...
Acho que não, pelo que eu conheço do Pirula ele não iria em um passe de mágica se tornar um defensor do socialismo. Ele mesmo se define como uma pessoa extremamente cética com tudo. E não acho legal a galera querer forçar a barra e criar expectativas sobre isso
você tem conhecimento o suficiente pra dizer que ele é um monstro no conhecimento historico ? ou só esta olhando ele falar sem saber a veracidade e concordando ?
@@douglassilva4999 Qualquer coisa que eu disser aqui não fará diferença nenhuma para você, certo? Mas se ele não é um monstro, é um fenômeno no que se refere a capacidade comunicativa e, conhecimento. No meu caso é claro, fica fácil ludibriar até pq tenho quase 50 anos com pelo menos uns 15 anos lendo a respeito desses assuntos. Faz diferença pra vc? Creio que não. Você acredita no que escrevi? Para mim tanto faz. Um abraço, amigo.
@@flavio2989 Não existe mentira no comunismo, apenas a "verdade comunista" 15 anos lendo não faz muita diferença se você estiver lendo em algum lugar que assumidamente defende oq vc apoia e não é neutro. No mundo em que vivemos a pessoa não precisa falar a verdade , ela só precisa fazer parecer verdade. Se você tem tanto apresso assim se pergunte primeiramente pq nenhum comunista vai morar em Cuba,Venezuela se esses lugares são o paraiso pq não ir morar no paraiso ?
Dr. Pirulla e Ruas são brabos, fazem questionamentos muito pertinentes Ian, vc tem que "voltar pra base", reunir com os seus camaradas, estudar profundamente esse podcast e aprender a responder de forma resoluta esses questionamentos, tanto do dr pirula, quanto do Ruas. A minha impressão foi que tanto o Pirulla, quanto o Ruas não ficaram muito satisfeitos com as respostas que receberam. E percebo que vc evitou dar um de história cabeluda para não cair numa arapuca de criar um novo "no socialismo não ode ter piscina em casa", oq é correto da sua parte A questão do dr. Pirulla e do Ruas foi a mesma: "o fdp com o poder da máquina estatal na mão ou o velho decrépito, ranzinza, infeliz e fdp com todo o poder do estado, quiçá do mundo, nas mãos". Acho que o principal, que deve ficar claro para os dois, que parece que eles estão desconsiderando, é que esse não é um problema do comunismo, é um problema do ser humano e existe em igual medida no mundo capitalista burguês, vide os encontros de biolionários velhos para discutirem os rumos do mundo, vide os velhos dos estados unidos tomando a decisão de apagarem do mapa a cidade x ou a cidade y etc. O que deve ficar claro é que por mais que sejam problemas reais e graves, não são problemas do comunismo, são problemas do ser humano e que o comunismo tem mais ferramentas para combater esse mal do que o estado burguês teria. Como o estado burguês está na mão de quem detém o poder econômico e como a lógica capitalista é do rico ter mais poder e por isso ficar cada vez mais rico, o capitalismo está muito mais vulnerável a esse mal que eles levantaram do que o socialismo. Eu vejo que o medo dos dois está muito calcado na narrativa ocidental contemporânea de que o capitalismo é o regime natural - logo funcionará a priori - e o socialismo é antinatural e que depende da boa vontade de 100% das pessoas o tempo inteiro para ele dar certo, oq sabemos que não é o caso. Faltou desconstruir da cabeça dos dois, que o estado burguês já tem tudo aquilo que eles mais temem no socialismo, mas que não tem a contrapartida do socialismo, que são mecanismos para garantir direitos básicos a todas as pessoas Como foi uma resposta no freestyle, acho q vc se saiu muito bem como sempre. Mas acho saudável se preparar pra quando quiserem aproveitar isso futuramente para questionar as experiências socialistas. Quando eu assisti eu confesso que os dois me fizeram dar um passo atrás. Uma boa resposta teria feito os dois terem dado um passo a frente em direção ao comunismo e fortalecer mais o movimento
Eu concordo praticamente com muita coisa que você disse e foi exatamente essa a reflexão que eu tive vendo o vídeo. O problema de qualquer sistema posto no mundo é o ser humano. Porém tem um fator importante, considerando que vivemos num sistema capitalista e tivemos provas de que governos socialistas não funcionaram plenamente dentro de um mundo capitalista por N motivos que fossem, há muito mais embasamento para a gente dizer que se tivéssemos dois universos idênticos, inserindo um país se aproveitando do sistema capitalista vigente em um mundo e um país socialista noutro mundo (porém no mesmo local), há muito mais indícios de que o país capitalista seja mais bem sucedido do que o país socialista. Vide China, China não é plenamente Socialista, mas ela se aproveita do sistema capitalista para crescer e por isso "deu certo" (apesar de já estarem mostrando que sua forma de governo pode gerar uma crise econômica interna), outros países/nações que cresceram utilizando um sistema socialista de forma mais plena ou não existem mais, ou migraram para o capitalismo ou estão em crise. E mesmo que países capitalistas estejam em crise, você tem um espaço amostral muito maior que corrobora que países capitalistas obtém mais sucesso no sistema mundial que vivemos, enquanto no socialismo não se tem. Talvez se fosse um mundo invertido, onde o socialismo fosse majoritário no mundo, tivéssemos um espaço amostral que corroborasse para dizer tanto que ele não funciona de fato ou que ele pode funcionar em sua maioria.
Sempre gostei do Pirula, mas ele ta ai ouvindo esse ''freestyle'' histórico e dos fatos pra defender um modelo que não trouxe BEM ESTAR a nenhuma nação do MUNDO até hoje, seja pelas múltiplas experiências em diversos países em diferentes contextos. O malabarismo argumentativo é tanto, que achar que CUBA é um exemplo... muito simples, vai morar lá, se é esse paraíso descrito não tem porquê ninguém fugir de lá, todos meses, todos anos CUBANOS vão embora pedindo asilo em outros países, e não se vê nenhum cidadão de qualquer país indo pra lá, ou até mesmo os que saíram indo pra lá. Toda experiência socialista a história se repete, pobreza e cidadãos que tentam ''fugir'' do seu país.. É encarar a realidade, o capitalismo está bem longe de ser o melhor sistema, mas acho que é o único que permite que a DEMOCRACIA continue existindo, e através dela conseguimos ajustar o sistema. O Capitalismo de MARX no século XIX é bem diferente do capitalismo hoje, o trabalhador era explorado até a exaustão e hoje já existe movimentos na ponta dos países capitalistas mais desenvolvidos para o trabalhador trabalhar 4 dias apenas, estudos em empresas ''capitalistas'' mostram que isso não representa queda de produtividade alguma e melhora consideravelmente o bem estar mental. A miséria ainda existe, mas está BEM longe da dó século XIX ou a de 30 anos atrás, a expectativa de vida aumenta ano após ano, os avanços tecnológicos acontecem, não da pra dizer que o sistema é RUIM, o que temos que ver é como o ESTADO vai agir dentro dele pra garantir o melhor do capitalismo e contrabalancear os seus problemas. Não existe modelo PERFEITO, e muito menos o SOCIALISMO é o mais próximo disso, temos que ser realistas e melhorar o sistema que temos, que nos trouxe UMA qualidade de vida 10000x melhor que nossos tataravós, e que consegue admitir a DEMOCRACIA dentro dele, essa a maior conquista de um povo.
Não sou de esquerda e até gosto do Ian e sua didática, mas o socialismo já foi refutado faz tempo e por grandes nomes da Economia e Filosofia (não por leigos), sem falar as experiências desastrosas. Nem a China quer o modelo de socialismo do século passado.
Tanto Bertrand Russel como Geroge Orwel, eram esperançosos e entusiastas do socialismo, eles visitaram e estudaram o regime da URSS e fizeram duras críticas. Precisamos criar algo novo, o socialismo não da mais. Enquanto não entendermos isso, dificilmente vamos conseguir um avanço para criar uma alternativa ao sistema capitalista.
Eu consegui entender o socialismo por causa do Ian... mas eu entendi que é um sistema muito complexo pois sim teria que envolver alienação( educação). O que acontece em Cuba, Coreia do Norte, China e Rússia é uma educação alienante e não falo de forma pejorativa, mas só o fato de ter que utilizar esse método já causa certa revolta nas pessoas. O bolsonarismo entende isso muito bem quando aliena as pessoas ao ponto delas odiarem e repudiarem qualquer outra fonte de informação.
Primeiro, vc pensa q ele é um merda. Dps de ver seus vídeos, fica alienado. Qd começa a estudar, começa a sentir pena pq o coitado se acha comunista, mas nem entende a superação do capitalismo.
na verdade, não é que vc primeiro pensa que ele é maluco, é que deliberadamente tem paginas de direita que fazem cortes tendenciosos para criar essa narrativa. Nenhum desses influencers de direta consegue chegar a 10% do poder argumentativo do Ian pq o cara é formado e estuda o que fala além do ambito academico. Quem é de direita faz um centopéia humana de discurso
A respeito dos camaradas bravos com o Pirula, é só lembrar oq Marx escreveu no manifesto: [...]"Essa organização dos proletários em classe e, assim, em partido político, é rompida a cada instante pela concorrência entre os próprios operários. Mas renasce sempre mais forte, sempre mais sólida, sempre mais poderosa."
"Mas renasce sempre mais forte, sempre mais sólida, sempre mais poderosa" Fonte: Arial Como Marx chegou na conclusão de que atritos internos fortalecem a organização ao invés de deteriora-la se quando escreveu sequer existiam experiências suficientes ou base de dados para considerar como evidências da validade dessa premissa? Como isso não seria apenas um apelo romântico completamente insustentável?
mais forte e mais pobre, a ilusão de poder sobre a própria produção é ridícula, se todos são donos e conscientes, haverá sempre um que não assumirá a responsabilidade e será funcionário e sempre o que ira assumir e será patrão...
@@marcelomoreira7695 marcelinho moreira refuta Marx, o MARX É A FONTE, o cara fez um estudo em 2 mil fodendo páginas e gastou a vida dele inteira estudando o capitalismo, wtf.
@@otutordefisicabasica2192 Como assim "O marx é a fonte"? E todos os intelectuais da época que eram de oposição ao marx não estidavam também. Parece cristão com a bíblia. Se tá escrito é real
Claro que ele vai preferir a do Sul já que os EUA jogaram trilhões de dólares para bombar uma economia artificialmente a do Sul e sabotou de todas as formas possíveis e imagináveis a do Norte. É a mesma coisa que você pegar dois carros, um recém saído de uma revisão geral e o outro bombardeado por um Mig na Ucrânia e perguntar qual carro você prefere.
Cuba sem Android, sem carros, sem internet boa, vivendo na década de 60 e com toda informação fornecida pelo estado a o amigo ainda diz que eles são atualizados com o mundo é estão assim por opção
Seu comentário comprova que a média de QI do Brasil é realmente 83. O que o Pirula trouxe de um modo informal é a subjetividade humana, nós humanos somos irracionais e subjetivos. E o Pirula põe que todo sistema que você crie tem que levar em consideração o fator filha da puta. O problema é que não dá para criar um sistema no qual os filhas da puta não sejam filhas da puta ou que você consegue controlar os filhas da puta pq não estamos falando de uma pessoa ou uma minoria que é contra uma maioria e sim que TODOS os humanos são subjetivos e podem em algum determinado momento serem filhos da puta. Ou seja, o mao Tse Tung por exemplo que matou os pássaros lá pq ele não gostava deles. E causou grande parte do problema de fome na china por conta dos grilos, o mao Tse Tung foi um filha da puta e ele era literalmente o comandante supremo do Partido comunista da China. Então no sistema que vivemos hoje que basicamente não foi criado ele só é o que somos já existe filhas da puta, imagina em um sistema criado aonde o estado é um monopólio no exemplo do socialismo aonde pessoas que são subjetivas tem um poder quase supremo, inclusive é por isso que nunca existiu comunismo porque já no socialismo a subjetividade humana acaba com qualquer plano apartir do momento que você da super poderes gigantescos para pessoas. E seguindo a lógica de que apenas os piores chegam no poder. Temos inerentemente um filho da puta com um poder quase imperial. Enquanto que no capitalismo existe diversos filhos da puta pequenos mas nenhum com poder de controlar um país inteiro.
Queria saber qual Cuba o rapaz aí fala, nasci aqui e todo dia é uma luta pra consseguir qualquer coisa a mais, um chocolate aqui é quase um tráfico carne também, mercados paralelos para vendas de qualquer coisa luxo, tento sair daqui a tempos e um dia eu faço
TRADUZINDO : A doutrinação do regime cubano é tão boa que todo mundo apoia um pais inteiro viver na pobreza. no minuto 6:20 " o fascismo tem essa roupagem de radicalidade, ai quando a esquerda radical não está lá o fascismo cresce e floresce." Ou seja radicalismo é bom se for do nosso lado !!!!?????????????? é isso mesmo que eu ouvi
Ian, acho que seria ótimo se você fizesse um vídeo falando sobre a história do MST. Seria uma grande utilidade pública, pois temos muitas mentiras ditas por Bozonaro e sua corja. Continue com o ótimo trabalho camarada.
Eles falam que uma terra é improdutiva e invade a terra. Pouco importa se ela é produtiva ou não já que invadiram fazendas com otimo historico de produção, tem mais haver com a localização. Eles também destroem laboratorios de pesquisas. Qualquer um que negue essas duas não sabe nada sobre MST tampouco tem cacife para falar do MST.
Mesmo sendo extremamente cético quanto a nossa ideologia é clara a diferença de uma pessoa mais honesta como o Pirula pros usuais discordantes,, eu cruzei com essa live por um acaso no dia e acabei ficando até o final só pela diferença do nível dos participantes.
Eu conheci dois velhinhos cubanos quando eu era criança, década de 1990. Eles piravam no Fidel. Então, se servir como testemunho, eu conheci quem esteve debaixo do Fulgêncio Batista e do Fidel Castro, e eles nem conseguiam pensar no primeiro, enquanto eram só elogios ao segundo.
Pirulla foi bastante gentil. O que ele queria perguntar é sobre porque a URSS foi tão frágil. A China também é outro lance, mais forte mas só se torna forte quando há uma boa dose de descentralização e ultracapitalismo.
Nunca que a Direita falou que não tem ideologia. A ideologia da Direita, principalmente com o movimento liberal ( mais recentemente ), tem pretenção de que o indivíduo ascenda financeiramente, não com políticas simplesmente assistencialistas, mas dando meios para a pessoa andar com as próprias pernas. Dar assistências financeiras pequenas, faz com que a pessoa se acomode e não vá atrás do seu, e por ser pouco dinheiro, ela sempre estará na mesma situação a de eterno. Desse modo, garante sua maior independência do Estado... não totalmente, pois não é para ser confundido com anarcocapitalismo. O Estado é importante para garantir o mínimo, que seria saúde, seguranca, e educação, por meio de impostos simples, sem a bagaceira que são os impostos aqui no Brasil, por exemplo, que foi feito para ninguém entender como realmente funciona, e os políticos nos roubarem " a rodo". E a verdadeira Direita Conservadora, de novo ( atualmente ), ela não presa necessariamente pela tradicional família brasileira, preceitos de igreja, e afins... mas presa sim por mudanças na sociedade de maneira graduais, sem revoluções, sem ter a necessidade de guerra...
Boa noite Ian, Pirula, Carlos Ruas e Milio. Um apontamento importante pra essa questão levantada pelo Pirula! O Pirula levantou o seguinte: "Se a educação do povo estadunidense é condicionada pela ideologia do Estado norte-americano, e parte considerável do povo de lá valida o Estado e a organização econômica e política dos EUA, eu não posso afirmar o mesmo para o caso do Estado de Cuba e o apoio majoritário da sua população para a Revolução de 1959 e a respectiva organização econômica e política, já que a educação de lá também é condicionada?". Acho muito boa pergunta do Pirula. Vamos lá: esse tipo de hipótese levantada pressupõe que as formações econômico-sociais historicamente determinadas partem dos mesmo parâmetros, e se a "forma" delas é igual, logo o conteúdo também - e aqui no caso nem a forma é exatamente a mesma. É preciso adicionar o elemento de historicidade de cada uma das sociedades, seus Estados e projetos educacionais. Por exemplo: a educação dos EUA (historicamente determinada) desenvolveu sua primeira literatura 'historiográfica' romântica e canônica sobre a revolução nacional de independência das Treze Colônias, em 1776, e sobre a organização dos entes da federação até a Guerra Civil americana no século XIX que na prática construía um Apartheid racial dentro do país. A Independência dos EUA contra a Inglaterra fundou um Estado escravocrata, que tinha importado durante todo o período colonial um total de 300 mil negros africanos para trabalhar e sustentar o regime até então. Essas pessoas foram incorporadas pela sociedade norte-americana e, mesmo após a Independência, os Pais Fundadores do pais eram em sua grande maioria escravocratas que defendiam esse tipo de trabalho e condições de vida para boa parte da sua própria "população" - no caso, nem mesmo constitucionalmente os negros eram cidadãos. Durante o século XIX vemos várias mostras do liberalismo (nos EUA, na Inglaterra e nos demais países já ocidentais) em defesa da escravidão negra transatlântica ou da escravidão negra nas Américas, mas não por anacronismo, e sim por uma lógica interna do liberalismo que é, antes de tudo, a defesa da propriedade privada dos meios de produção (e com ela, a defesa do "livre" comércio). Esse núcleo duro é o que vai fundamentar a defesa dessa escravidão, e vai fazer monarquistas liberais ingleses visualizarem a experiência republicana nos EUA como mais autoritária do que a própria monarquia inglesa: pelo trato resguardado a população negra norte-americana - livro bom sobre isso é a Contra-História do Liberalismo do Domenico Losurdo. Pois bem, hoje os negros compõem aproximadamente 12% do povo dos Estados Unidos, historicamente tiveram que aceitar as leis Jim Crow até 1965, e outras situações derivadas do maior Estado racial das Américas no século XIX. Como conclusão parcial temos: o projeto educacional dos EUA invariavelmente "doutrinou/condicionou/enviesou" a população a olhar para os seus marcos de fundação com orgulho, e como necessidades inerentes a sua própria história - inclusive para a população negra, e inclusive o apagamento ou "enviesamento" contido na "eleição" dos Pais Fundadores como grandes lideranças do passado. E como foi em Cuba? Bom, a história cubana é radicalmente distinta. Para não ficar muito extenso, cito alguns fatos fundamentais. Após a libertação da Espanha em 1898 - mediada pelos EUA - Cuba passa da dependência para a Espanha para a dependência econômica aos EUA. Já em 1901 - ou seja, apenas 3 anos após a independência formal - o Congresso dos Estados Unidos literalmente aprovou uma emenda constitucional a Constituição de Cuba. Imaginem se o Congresso Nacional da Argentina aprovasse uma emenda à Constituição Brasileira a título de aproximação. E, como somos marxistas, sabemos que não é apenas uma emenda constitucional, um papel com letra morta. Se um movimento desse acontecesse é porque as condições materiais de Cuba na esfera econômica e militar eram inexistentes pra impedir algo do tipo. Continuando. Um elemento muito interesse da Revolução Cubana de 1959 é o nacionalismo cubano, que forjou-se intrinsecamente relacionado a um antiamericanismo latente - era algo histórico desde o início do século XX até porque Cuba foi ocupada militarmente algumas vezes pelos EUA bem antes da década de 1950, e da divisão geopolítica global entre EUA e URSS do pós-2a Guerra - livro bom sobre esse elemento específico do nacionalismo cubano é o do Luis Fernando Ayerbe, da coleção da Emília Viotti, As revoluções do século 20. Esse era o cenário de Cuba: um país em que as Forças Armadas dos EUA podiam ocupar o país a qualquer momento, que a estrutura fundiária colocava mais de 57% das terras nas mãos de menos de 3% dos grandes proprietários de terras e 126 mil trabalhadores ocupavam apenas 15% dos territórios restantes, e com problemas estruturais de desemprego, fome e miséria também causados pelos EUA - os Estados Unidos fizeram a sua reforma agrária em 1861 através do Homestead Act, enquanto sufocava virulentamente todas os projetos de reforma agrária na América Latina a partir da década de 1950, a exemplo do golpe patrocinado pelos EUA na Guatemala que assassinou o presidente local, Jacobo Arbenz. Após a Revolução a educação vai ser um dos pilares de defesa do regime que vai permitir uma fixação do preço do arroz por 7 anos ininterruptos sem alterações durante a década de 1970, a erradicação progressiva da mendicância, do desemprego, e do analfabetismo. Alguns dados desses aparecem no livro "A Ilha" do Fernando de Morais. Por outro lado, como bem citou o Ian: a União Soviética teve mais desafios de ordem étnico-linguística já que o antigo território herdado do Império Russo era multiétnico. Cuba, por outro lado, apesar de ter uma população que pode ser considerada em sua íntegra como latina, possui uma população que eles próprios consideram "negra" minoritária, e poucas variações étnicas dentro do país. Mas vamos nos ater a essa comparação que fiz: projeto educacional capitalista dos EUA x população negra dos EUA e projeto educacional socialista de Cuba x população de Cuba. Qual é mais alinhado com as necessidades da totalidade da sua população? Qual é mais favorável e alinhado a criação de uma organização social na qual as condições de vida, trabalho, e acesso as riquezas do povo trabalhador historicamente determinado: antes das Revoluções (de 1776 ou 1959) ou depois das Revoluções? Muito bom o bate-bola desse vídeo. É bem legal essa pergunta do Pirula vir de um biólogo e é muito claro porque ela vem de um. Isso porque na biologia o isolamento de variáveis segue outros parâmetros, métodos, mas o mais importante é que trabalha com um objeto de pesquisa totalmente diferente: os animais não-humanos. Como o nosso objeto de pesquisa é necessariamente historicamente determinado e a sua cultura produzida não pode ser comparada a dos animais, devemos recorrer inevitavelmente aos dados concretos da realidade material da história de independência cubana; da história de independência dos EUA; das condições raciais dos EUA; das condições raciais de Cuba; aos elementos medidores do grau de soberania de cada país antes e depois dos respectivos processos de fundação nacional - e com seus respectivos reflexos as condições de vida internas em cada país - para assim poder elencar qual projeto foge a regra da "filhadaputagem" e qual segue a regra da "filhadaputagem". Ou seja, qual é enviesado para atender a uma minoria economicamente poderosa, e qual é enviesado para atender um projeto de sociedade mais condizente com a criação de novas relações de propriedade, poder e cultura - o socialismo. Pirula e Ian, um grande abraço. Muito bom ver essa galera reunida. Saudações fraternas comunistas, tamo junto!
Sei que a pergunta foi sobre os critérios de validação do método. Mas é aí que está: o nosso objeto de investigação é praticamente incomparável com aquele de outras ciências - como a biológica - daí, a nossa necessidade constante de levantar os dados concretos que permitem a qualificação - política, econômica, cultural e militar, e não necessariamente de juízo de valor - de qual processo (aqui nesse caso, o educacional), em forma, igual ao outro, é, em conteúdo, radicalmente distinto e - sob a nossa análise - mais adequado ao nosso objetivo central: criar uma ciência com autoridade, mas submetida aos interesses da maioria da população - aquela que trabalha - e com essa ciência, todo o resto que exige a construção dessa sociedade. Espero ter acrescentado ao debate. Vi os vídeos do Pirula sobre biologia ainda em 2012, os cartoons do Carlos Ruas nessa época também. O trabalho do Ian em 2022. Grande abraço a vocês. Tamo junto!
A frase que o Ian falou "No socialismo o poder ta na mao das pessoas ", nao faz nenhum sentido", não faz nenhum sentido. No socialismo, o estado sabe o que voce precisa e do que voce quer e se nao for isso, vai ser isso. No capitalismo o estado sabe o que voce quer, se nao for isso para voce, espera nao ser isso para a maioria e vota em precisa que altere isso. Acredito no anarcocapitalismo, se ao nao for do jeito que voce quer, troca de "condominio" micro socidade cada um com as suas próprias regras
O questionamento do Pirula é válido. Tem gente aí atacando o cara desnecessariamente ao meu ver, ele tá longe de ser o problema.
Claro que está. Ele é um proletário. Mas ele também está longe de ser uma pessoa sem estudo. Um "cientista" ficar de papo de centrista é uma escolha pela direita...
@@fernandobentolila5778 Ele nunca teve papo de centrista mano. Sempre se posicionou de acordo com as convicções dele e muitas vezes guiado pela ciência (sem aspas). Não pensou duas vezes em declarar desprezo ao Bolsonaro mesmo ele tendo mil críticas ao PT (algumas delas por causa de questões ambientais por sinal). Não é só porque ele não é comunista que ele é isentão ou centrista.
@@fernandobentolila5778 cientista sem aspas, amigão
@@JovemEverton a aspa foi proposital..
O argumento dele perde a validade a partir do momento que:
a) o Capitalismo abre um precedente muito maior para o "fator filho da puta" que a mobilização socialista;
b) o Socialismo, por contar com a mobilização popular, é mais capaz de se auto-regular a respeito de qualquer um que interfira no sistema (pelo menos, muito mais que o Capitalismo).
Pirula é um cara interessante, é alguém que argumenta e respeita o debate. Escuta e formula o seu questionamento com honestidade. É interessante ver a participação dele. Por mais debates assim.
Honestidade e humildade são tudo em debates e isso o Pirulla tem de sobra.
Concordo! N ficou tipo 'toma lá dá cá' só pra se sobressair nas respostas, é muito irritante um debate e nada construtivo. Foi ótimo!❤
Queria que fosse assim na Direita também, mas o que eu vejo aqui do meu lado é só briga, dedo na cara, hipocrisia e mentira. Tá pobre de influenciadores bons na Direita.
@@macc52os dois são de esquerda, não tem muito oq se debater😂 ele só fez uma pergunta
E outra coisa, diante dos comentários dele, ele mostra que tá interessado, quer aprender, não fica limitado a uma única opinião, enfim...
Melhor quarteto da internet...... Melhor papo
“Não existe imparcialidade. Todos são orientados por uma base ideológica. A questão é: sua base ideológica é inclusiva ou excludente?" FREIRE, Paulo.
Meu amigo, sua citação de Freire me deixou arrepiado!
@@Jpedro-ui6to Freire é o teórico brasileiro mais citado internacionalmente
Que agonia dessas aspas não fechadas
Meu Deus...nunca ouvi um socialista falar tantas mentiras em um vídeo só !!! Desse jeito ele vai superar o Lula nas mentiras rapaz !! Os Regimes socialistas pelo mundo não caíram por conta do imperialismo...e sim porque eram insustentaveis...os Regimes ruíram de podre !! Se auto implodiram. Micro e macro economicamente !!
aaaaaa fecha as aspas por favooor, tem gente morrendo aqui, criança de colo correndo aaaaaa
Eu assisti as lives, e acho o questionamento do Pirula honesto. Na verdade foi o meu questionamento durante muitos anos também. Por isso que furar a bolha é tão importante, e o Ian explicou muito bem.
PS: Eu não acho que a ideia foi um tentativa de refutação, mas mais uma duvida mesmo.
Concordo também, mas ele tem esse discurso de que não vai dar certo por que o serumano pipipi... Eu já vi ele falando isso em outros lugares.. Aqui tem o Ian pra fazer o contraponto. Mas se ele fala isso no Flow acabou, virou um argumento fuderoso.
Verdade mano
@@fernandobentolila5778 Eu pensava muito assim também, é bom demais ter pessoas como o Ian furando a bolha assim
O uso da refutação acho foi mais um click-bait da parte do canal. Não acho que Ian levou a mal esse questionamento.
o cara fala que cuba é uma maravilha pqp
Ian Neves é muito fiel e cirúrgico na sua análise. Vive fora do país, incluso em Cuba, 7 anos.Vídeo excelente!
As pessoas que tão atacando o Pirula não entendem que o questionamento dele é um questionamento que MUITA gente tem antes de se aproximar da esquerda radical. Uma das coisas que mais me irrita e mais desanima em achar que o socialismo pode crescer é a rapaziada emocionada da esquerda radical que ataca qualquer trabalhador que tenha preconceitos com comunismo, como se todo mundo tivesse obrigação de saber de tudo e não pudesse nem perguntar.
A galera esquece que o que a gente mais vê é propagação da ideologia dominante e anti comunismo, então obviamente vão existir dúvidas, preconceitos, e a nossa função é exatamente esclarecer estes pontos.
Por isso que esses comunistas de universidades nunca chegarão ao chão de fabrica.
@@RaayValentim exato, esperam que todo mundo já nasça com consciência de classe e lendo Marx kkkkk
na realidade a gente vem sendo atacado de tantos lados ha tanto tempo, que a gente fica arisco.. mas é importante não perder a ternura né
O problema que esse questionamento é não pressupor que oportunistas já pioram um sistema com problemas, o capitalismo. É um dúvida honesta, entretanto falta conhecimento dos mecanismo do socialismo real.
impressionante o ian, um cara tão novo, quando fala todo mundo para pra ouvir. a didática desse cara é impressionante.
sou fan demais e me espelho nisso.
"daria um ótimo professor"
Ele tem uma puta memória pra guardar informações e dados (conhecimento) e passa-las adiante. Admirável essa habilidade!
Isso é antes de tudo leitura, pessoas que falam assim como ele leêm bastante e isso traz uma segurança danada na hora de argumentar. Porém além disso o cara é caristmático e a didática dele de fato é impressionante, certamente será um bom professor (rs)!
@@eduu_arq ele era professor só que foi demitido na pandemia 🤡
Imagina esse professor??
Eu acho massa que um cara como o Pirula pode fazer tanto um comunista quanto um liberal tremer na base, e com isso fazer com que o debate tenha essa grande qualidade! Sou um anarco de coração e te admiro demais Ian! Teu trampo é de utilidade pública!
Sinto que o Pirula tem dúvidas honestas e que já já vai estar do nosso lado
Tenhamos calma, camaradas
São perguntas válidas. Mas ele já meteu essas em outros lugares que não tinha um Ian pra responder.
Exatamente Alexandre
@@fernandobentolila5778 verdade.
KKKKKKKKKKK o jeito q seis falam é mto engraçado cara
@@fernandobentolila5778 deve ser pq ele tem esse dúvida a algum tempo
eu já era fã do Ian, agora sou mais ainda.
eu já era fá do Pirulla, agora sou mais ainda.
o Bláblá só fortalece unindo esse time aí.
Tava faltando política try-hard no Science Vlogs.
Vamo unir agora o Ian com aquele lá formado em história, colunista, podcaster, youtuber e professor
Será que teremos NERDCAST sobre experiências socialistas algum dia???
Você conhece o Icles do História FM? Sabrina Fernandes já foi lá falar sobre socialismo. Não sei o que ele é, mas trata de história de forma responsável.
@@TheOvelha1998 Nerdcast eu duvido muito, e só olhar os Nerdcast antigos, não se pode achar que jovem nerd se posicionou politicamente que ele vai dá ideias pro comunistas
@@TheOvelha1998 Bluehand por exemplo virou comunista tretou com Flavio Augusto e nunca mais foi chamado
@@TheOvelha1998 tenho um pouco de dúvida, porque a Magalu comprou o Nerdcast... Talvez um programa light
E bom ver um cara que nem ele, respeitando e fazendo questionamentos válidos
Essa duvida do pirula com relação ao suporte popular ao governo é real uma das coisas mais importantes de se delinear. Lembro de um video com pessoas de 40 e poucos anos na russia falando que sentiam saudades da união soviética, que não tinha crime, não tinha gente ruim etc. A primeira coisa que me veio foram todos os tiozões defendendo a ditadura militar no brasil em termos similares. É importante acredito focar nesse instinto de "pulga atrás da orelha"
Eu acho q tbm depende muito no que as próprias pessoas falam, o que elas defendem atualmente e a classe social em que se encontram.
É o mesmo fenômeno. Na época da eleição de 2018 o Nerdologia lançou um vídeo falando sobre esse fenômeno de romantizaçăo do passado e citou a União Soviética como exemplo. Meu entendimento na época foi que o vídeo era um alerta contra a iminente eleição do coiso, porque o saudosismo da ditadura foi uma das coisas que contribuiu pra ela.
Concordo com esse argumento.
A educação revolucionária não é simétrica a educação liberal, pois o liberalismo é sobre enganar e tornar ignorante. A educação revolucionária é sobre fazer entender e com isso libertar. Portanto não é a mesma coisa.
O ser humano não é um ser irracional, que nasce programado pra repetir o comportamento dos pais. As pessoas não têm o dever de ser massa de manobra de ninguém. Isso chama-se liberdade de pensamento. O contrário disso chama-se totalitarismo. O fascismo, o nazismo e o comunismo, ou socialismo, são apenas formas de totalitarismo. O resto é ilusão de professores de história, ingênuos, ou espertalhões. Governo dos trabalhadores é conversa pra enganar otário. Nenhum país do mundo , em época nenhuma, teve um governo dos trabalhadores.
O melhor dessa Live (blablalogia) É q as questões são reais. São questionamentos inteligentes.
Questionamentos inteligentes:" mas vai existir gente filha da puta no socialismo, eai?"😂
É muito positivo e prazeroso enriquecer os conhecimentos e os debates com gente como o Pirula, que está aberto a um debate verdadeiro e respeitoso. Ouvir opiniões contrárias e/ou questionamentos externos só enriquecem o debate e preenchem as lacunas que talvez nós mesmos não tenhamos visto.
O Pirula fez uma pergunta mt necessária
Eu tinha essa dúvida tbm
O Ian é mt didático, genial
Ele é muito mentiroso, isso sim. 😅😅😅
Revisionista histórico radical.
@@klynsmannveras1452 Disse o libertário, que acha q capitalismo existe sem Estado 🤣🤣🤣
Geral elogiou ele no Petry e no Vilela, mas essa disparada foi a melhor participação do Ian fora da bolha, eu achei muito válido os questionamentos.
Eu preferi mil vezes no petri e no villela
Ele tá fora da bolha mas não tão fora da bolha, são todos professores, pessoas inteligentíssimas e tals
Que bolha? Só tem gente de esquerda nessa conversa, maior bolha que ele foi até agora, isso sim
o cara citou MAo tse tung, como "exemplo de administração e poder": !!!!
KKKKKKkkkkkkkkkkjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjkkkkkkhjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@ShawnSenjão, para de distorcer as falas do cara. Ele citou Mao como exemplo interessante o método q ele colocava em pratica de como administrar uma situação em que haja um infiltrado em seu governo tentando destruir a experiência socialista.
Ver pessoas educadas falando, em um debate civilizado e gratificante.
É o que acontece em qualquer discussão onde todos os participantes tem o mesmo viés ideológico, não condiz necessariamente com a índole individual de cada um
@@vitormatheusfc até onde eu sei o Pirula não é marxista leninista até mesmo já o vi defender o modelo capitalista várias vezes, então seria simplório reduzir eles ao mesmo viés ideológico.
@@vitormatheusfc Olha, até onde eu sei, só o Ian é de esquerda radical no vídeo cara.
@@AzuraCaetano Não é pq um cara é flamenguista roxo e o outro só assiste jogo de vez em quando que eles torcem pra times diferentes, sacou?
@@vitormatheusfc Ideologia e Futebol é completamente diferente
Sinceramente, fico muito feliz com o nível dessa conversa. As indagações do Pirula são absolutamente legítimas e as respostas do Ian são cirurgicamente didáticas. E, isso tudo, realizado em um ambiente onde há respeitabilidade entre as partes. Parabéns!
40 segundos de introdução do pirula e o Ian de cara fechada até ele falar do "fator fdp" aí desarma o Ian na hora kkkkk
Cara, o Pirula faz um questionamento pertinente. O Ian foi bem didatico. Debate com pessoas inteligentes e educadas faz a gente pensar mais.
Eu acho importante responder perguntas desse tipo,ainda mais feita de modo tão honesto como o Pirula fez.Quando o cara é desonesto,pau nele,mas quando o sujeito está aberto ao diálogo,tem que responder com carinho e Boa vontade.
O foda é quando voce responde na maior boa vontade e o liberal te solta um
"bla bla bla... vai ler um livro de economia."
@@caiodecastro7956 Aí vc pode e deve ser arrogante com ele,principalmente se for ancap.
Mas o Ian esquivou
Edit: e o pirulla continuou com a mesma opinião
O ser humano não é um ser irracional, que nasce programado pra repetir o comportamento dos pais. As pessoas não têm o dever de ser massa de manobra de ninguém. Isso chama-se liberdade de pensamento. O contrário disso chama-se totalitarismo. O fascismo, o nazismo e o comunismo, ou socialismo, são apenas formas de totalitarismo. O resto é ilusão de professores de história, ingênuos, ou espertalhões. Governo dos trabalhadores é conversa pra enganar otário. Nenhum país do mundo , em época nenhuma, teve um governo dos trabalhadores.
@@joseCOSTA-ki1xt olha que doente mental,kkkk. Vai ficar dando ctrl+v nesse texto em todo comentário?
Achou que lacrou nisso aí?
Porque tá uma bosta, meu irmão tentando resumir um dos meus livros faria melhor.
Um dos aspectos que caracteriza a inteligência de uma pessoa é a capacidade de perceber os seus erros e ceder numa discussão. Quando o pirula critica o argumento do Ian sugerindo que pode ser uma falácia, o Ian reage com inteligência admitindo . Isso você não veria em nenhum bolsonarista por exemplo.
De forma alguma uma pessoa da direita admitiria um erro ou falta de conhecimento.
SÓ PERGUNTA FODA! Assim é gratificante vê alguem não atacando mas sim tentando realmente tirar as dúvidas que tem com o Comunistmo, confesso que mesmo acompanhando bastante vários canais comunistas e lendo bastante, não me considero ainda comunista tenho diversas perguntas, mas o Pirula parece que leu minha mente a cada pergunta pois essas eram minhas dúvidas também! Muito bom o debate realmente muito esclarecedor
Eu adoro q o Pirula tenta, mas ele não consegue fazer uma pergunta rápida. Hahhahaahaha
Tem que garantir os pirulas de duração.
Esse é o cagüete de quem tem uma visão de mundo totalmente academicista.
kkkkk... Sim!
Ele quer ter certeza q as pessoas entendem a pergunta lkkkkk
é o pique acadêmico, banca de TCC e afins é nesse naipe de perguntas milimetricamente explícita kkkkk
Os questionamentos do Pirulla me lembraram um pouco da live que o História Cabeluda fez com o Caio Gomes (O Físico Turista) em que o próprio Caio fala que é bem difícil pra um cientista enxergar como válidas algumas nuances do pensamento comunista devido aos anos dentro da academia e por sempre tentar encaixar algum método científico nisso.
Sinceramente achei os pontos levantados pelo Pirulla bem pertinentes e a explicação do Ian foi boa
Porque marxismo é pseudo ciência
Pirula é extremamente foda...... Gosto demais dos argumentos desse cara, muito inteligente quem o escuta
O Pirula seria um quadro precioso camaradas!
O cara extrapolou dele ser comunista pra ele ser do PCB ou UP kkkk
SERIA!!! No máximo, um MENCHEVIQUE!! E isso, não necessitamos no nosso campo!!
@@ccvigasPP se ficar fragmentando todo mundo que tem suas dúvidas, o movimento nunca irá crescer.
@@ccvigasPP Você parece ainda viver na União Soviética! 😂
As ideias e categorias de análise não são mais essas...
Mano, o cara só fez uma pergunta. Ele foi muito de boa o tempo todo.
É só um clickbait, meu bacano. Eles com certeza tão de boa.
Amg, é clikbaite se acalme, eles sabem q isso é pra poder alcançar mais pessoas, vai com calma
a maioria da galera ta do lado do pirula nessa questão, qqlr pessoa que tem um principio de formação cientifica consegue ver a importancia da forma que o pirula trouxe as questões.
não é que é clickbait, mas uma estratégia pro algoritmo espalhar mais o vídeo. Pode não ser a melhor opção, mas a Soberana é exatamente sobre jogar com as redes sociais.
@@NitCash mas.. mas isso é clickbait.. você descreveu um clickbait..
não existe a menor necessidade de a gente agir como uma torcida organizada. estamos em um tipo de "maioria" aqui e a tentação é grande, mas temos que segurar a onda. o questionamento é válido, a discussão é relevante e é isso.
eu amei a reação do Ian quando o pirula falou "é o fator filho da puta", eu rachei também. Otimo vídeo!
Daqui a pouco tem até Ian no Nerdcast
@@leandroooo231 acho que não, os dois são bem capitalistas...
@@gustavobalan2249 Eu posso sonhar, não posso? kkkk
@@leandroooo231 "o sonho das pessoas não tem fim" - barba negra
Melhor personagem de OP, quem discorda é capitalista
Ian e Pirula juntos tem muita coisa boa pra sair dessa união/debate. Pirula trás muitos questionamentos que pode mudar muito mais a cabeça dos indecisos e dos que foram doutrinados no capitalismo!
Pirula ė muito bom. Nada como um cientista debatendo coisas que as pessoas entendem como dogma, seja de esquerda ou de direita.
Isso sim é questionamento de qualidade e o Ian é incrível pra responder qualquer dúvida.
não gostei das questões dele. ele tem todo o direito de perguntar, mas não foram questões interessantes.
@@brunovaz5134 A meu ver, foram fundamentais. Eu e mais tantos outros aqui nos comentários possuem as mesmas questões.
@@brunovaz5134 Cara, a questão é muito importante sim, falo porque eu fazia esses questionamentos, e meu amigo que começou agora seu processo de radicalização, tb teve o mesmo questionamento. Me parece que é uma pergunta bem racional de ser feita.
@@brunovaz5134 elas foram interessantes porque não tiveram algum espantalho, foram questionamentos verdadeiros e que ao meu ver muitos que estão passando pelo processo de radicalização tbm tem.
Importante pra quem tá começando né, pq eu teria outras questões.
Gostei da conversa. Vale lembrar também que a geografia do país tem extrema importância para o “sucesso” independente do viés do governo.
Esse é um dos melhores debates já feitos sobre o tema. Quem dera todos fossem assim.
Ian chegou na hora certa eu tava vendo um vídeo do história cabeluda e tava querendo ver um corte seu e o último postado foi o de ontem assim que apareceu a notificação já sai clicando♥️
ft bonita essa 👀
Mas se esse fator for considerado em qualquer circunstâncias, fica difícil fazer qualquer coisa. Independente dos problemas que surjam no caminho, o importante é seguir em frente.
Não podemos negar, é CORAJOSO o Pirula ter ido à esse encontro. Percebe-se o quão importante e necessário os comunistas são. É apenas ignorância mesmo. O cara é gente boa. E a atitude e criticas que ele faz aos comunistas são boas, à medida que permite o contato dele, Pirula, ao COMUNISMO(ideologicamente). Parabéns para todos vcs, inclusive ao PIRULA
Pirulla é um cara inteligente e com questões pertinentes. Muito bom esse bate papo bora procurar ele inteiro pra assistir.
Pra mim o melhor sistema é o que te dá liberdade! Liberdade de escolha, de trabalhar, de empreendeder... o melhor sistema é o q te dá qualidade de vida... só olhar os exemplos ao redor do mundo então!
Sim com certeza, um sistema que te dá liberdade, liberdade para passar fome, liberdade para trabalhar 12 horas por dia e ganhar um salário mínimo, liberdade para ser manipulado ao ponto de defender seus opressores, realmente você tem liberdade para criar seu negócio, mas porque você nasceu em uma família de classe média baixa ou classe média, mas e as pessoas que nasceram por exemplo em uma família que mora em uma comunidade, elas passam fome porque não souberam empreender ou trabalhar direito?
Deliciosa conversa! Parabéns!! Mas, o Pirulla não tentou refutar, ele refutou! 18:08
impressionante que discordo da maioria dos vídeos, mas sempre assisto kkk abraço
Eu tb
@@BrunoCosta-ip1hy jsksis
@@matheusgomessoares6180 oxi kk
eu comecei assim, agora sou comunista kkkk
Tudo a seu tempo, será sempre muito bem-vindo 💚
Como é bom ouvir uma troca de idéia sagaz. Nos dias de hoje isso é raro.
Da para refutar muitas coisas só nessa fala do Ian.
"A linha da União soviética era a linha da autodeterminação dos povos, então cada povo tinha o direito de se autodeterminar e se autogerir. Todas as diferenças locais eram respeitas, todas as línguas e culturas eram preservadas. Porque isso era importante pra eles, porque na epoca do império russo, o império russo estava apagando as diferenças locais. Na ucrânia a língua ucraniana estava sendo suprimida. E ai, a ideia era, todos os territórios da União Soviética tem o direito de autodeterminação e, olha só que interessante, tem o direito de sair da União soviética se quiserem. É que nenhum saiu, porque? porque não valia pena sair. Só que teve um território que decidiu não entrar, a Iuguslavia (...) a Igoslavaia era de maioria eslaca e eles pediram para não entrar na União Soviética e o pedido foi respeitado, e outros países do leste também não quiseram entrar, então não entraram, porque eles tinham o direito de se autodeterminar. Tem pessoas que dizem que a Uniao Societica colonizou a Ucrania e colonizou o Cazaqusitao, isso não é verdade. "
Por isso eu não me assumo como comunista, numa dessa eu teria ficado quieto.
Gostei do questionamento do Pirulla e da resposta do Ian. Ele ter perguntado isso e o Ian ter sabido responder deixou a conversa mais interessante do que se o Ian estivesse falando a vontade.
A diferença de quem tira informação do c* e de quem usa exemplos e citações pra corroborar seus argumentos é imensa.
Parabéns pro Ian pelo domínio do assunto, fala muito bem o menino!
9:25 os filhos do Fidel tudo no eua
Alguém já viu a foto dos filhos do Fidel segurando dólares
Procure a organização do PCB mais próxima da sua região e comece a militar, não são todos os comunistas que sabem tudo, cada militante tem uma função e também aprende o necessário, vem organizar!
Resposta do Ian: vc está certo pirulla
@@Yuri-zj7jjna vdd nao, os dois concordaram que nao tem como concluir que a educação é boa SÓ pq a população diz que gosta, precisa-se de outros dados
@@backspacepunk7084 exato, concordaram
O fato de ter gente atacando o Pirula meio que é uma evidência pro próprio argumento dele.
Refutar quem, se o pirulla nao apresentou argumentos contrários? Apenas fez perguntas muito bem elaboradas, e o ian nees respondeu muito bem
Pq q ta cheio de gente nesses comentarios toda ofendidinha por causa do questionamento do pirula? Continuem assim q vão longe, confia
Pois é, tem muita gente chatinha no mundo
Esse pessoal não representa a comunidade, a gente tem que ser acolhedor. A Laura brinca que tem que tirar da teta do liberalismo e colocar na do Marx skk, precisamos ser normais
Essa é uma autocrítica à comunidade, estamos tóxicos, ou pelo menos tóxicos o suficiente pra se sobressair
Doutrinados, mentalidade dogmatica ja foi estabelecida
Pois é… essa galera indignada e que não aceita uma pergunta normal que é a que muitas pessoas têm só acabam afastando os outros. Depois vem falar em fazer trabalho de base.
Ian mano parabéns, vc tem uma paciência e uma coragem sem igual 👏👏👏👏
O Pirula disse que também nos EUA a educação tem o dedo do Estado e educam os alunos para a defesa dos valores nacionais, para o empreendedorismo, trabalhar cada vez mais, pagar seus impostos e no Natal dar um chocolate ao primeiro sem abrigo que encontrar na rua.
Só que EUA é um país desenvolvido, graças ao Imperialismo, graças às invasões de décadas que exploram cada vez mais território do planeta para manter o seu capital.
Experimenta pensar que os EUA começam a tornar-se um país pobre, como Cuba, bloqueado economicamente, com poucos recursos, será que a população iria defender o país ? Acredita que sim ? Eu não. Educar quando se está de barriga cheia é fácil, o que é dificil é o inverso.
Enquanto que em Cuba, a população compreende que apesar do país ser pobre, o que tem, é para todos ! Que é graças ao seu sistema politico que educou o seu povo, apesar de terem passado por muitas dificuldades, fome inclusivé, na década de 90 do séc. passado, eles percebem que não foi o seu sistema politico nem os governantes que os colocaram naquela posição, mas o bloqueio.
O que acontece é que nos EUA eles só conhecem aquele sistema, o mesmo que a educação por lá diz ser o melhor.
Em Cuba eles conhecem as duas realidades,
Cuba já foi capitalista antes da revolução, e o povo sabe muito bem como era, eis a razão do apoio ao regime,
Cuba era um cassino-puteiro-fazendão dos EUA! Fica fácil para o povo escolher, sem viés algum, pura realidade histórica.
Abraços amigos 🌹🤗
@@antoniosilvinho3377 Meu querido, entenda. Não sou eu que estou falando, não é a minha opinião sobre Cuba. Pelo que eu escrevi vc poderia notar que essa era a perspectiva dos EUA para com Cuba: tanto na metáfora como de fato.
Ficou claro agora! Boa tarde camarada...Hasta la Vitória 🌹👍
As pessoas aqui não estão acostumadas com questionamentos. Falam da arrogância do Pirula mas são arrogantes quando o criticam sem argumentar o porquê.
Em que momento estão dizendo q ele foi arrogante?
@@rivelinoj tem gente nos comentários, precisamos ser contra esse toxicidade mesmo, ou ninguém vai topar falar conosco
Verdade .. tem mesmo .. eu tô vendo 4 neste vídeo … muito bem descritos
Essa é uma conversa de altíssimo nível, tá?! Muito bom!
Pra quem ta num nivel bem raso…. sim
Pessoas como o Pirula são necessárias para lapidar melhor as coisas.
Esse Pirula adora dar pitaco aonde não entende nada. Curiosamente , ele adora refutar quando algo não vai aos interesses do império. Achei hilário quando esse "tudólogo" resolveu refutar logo quem? Dr. Lair Ribeiro sobre a química do PH do estômago... A resposta do Dr. Lair (que claro, não foi direcionada a ele e sim um corte retirado de um curso que ele dava para médicos) foi simples, elegante e humilhante...
Enquanto existir humanos a contradição é a regra 😁
A "doutrina" Ian Neves nunca falha, logo logo ele estará do nosso lado.
Acho que não, pelo que eu conheço do Pirula ele não iria em um passe de mágica se tornar um defensor do socialismo. Ele mesmo se define como uma pessoa extremamente cética com tudo. E não acho legal a galera querer forçar a barra e criar expectativas sobre isso
Não viaja.
@@eduardolourenco4212 o mesmo para o Ruas
Pirula tem um cérebro ele não é que nem vocês
😂 caramba, precisei assistir 4 vídeos seguidos do canal pra só depois fazer inscrição. Mas valeu pra ter certeza da qualidade.
É muito bom ver o Ian falando com tanta paixão sobre essas coisas
o cara citou MAo tse tung, como "exemplo de administração e poder": !!!!
KKKKKKkkkkkkkkkkjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjkkkkkk
Paixão e desonestidade em vários em aspectos
Ian Neves é um monstro! Tanto na comunicação mas no conhecimento histórico.
Monstro mesmo, defende ditador, genocídio, carnificina...
você tem conhecimento o suficiente pra dizer que ele é um monstro no conhecimento historico ? ou só esta olhando ele falar sem saber a veracidade e concordando ?
@@douglassilva4999 Qualquer coisa que eu disser aqui não fará diferença nenhuma para você, certo?
Mas se ele não é um monstro, é um fenômeno no que se refere a capacidade comunicativa e, conhecimento.
No meu caso é claro, fica fácil ludibriar até pq tenho quase 50 anos com pelo menos uns 15 anos lendo a respeito desses assuntos.
Faz diferença pra vc? Creio que não.
Você acredita no que escrevi? Para mim tanto faz.
Um abraço, amigo.
@@flavio2989 Não existe mentira no comunismo, apenas a "verdade comunista" 15 anos lendo não faz muita diferença se você estiver lendo em algum lugar que assumidamente defende oq vc apoia e não é neutro. No mundo em que vivemos a pessoa não precisa falar a verdade , ela só precisa fazer parecer verdade. Se você tem tanto apresso assim se pergunte primeiramente pq nenhum comunista vai morar em Cuba,Venezuela se esses lugares são o paraiso pq não ir morar no paraiso ?
Excelente análise. Nada como os fatos históricos pra rebater as falácias da ideologia burguesa.
Dr. Pirulla e Ruas são brabos, fazem questionamentos muito pertinentes
Ian, vc tem que "voltar pra base", reunir com os seus camaradas, estudar profundamente esse podcast e aprender a responder de forma resoluta esses questionamentos, tanto do dr pirula, quanto do Ruas. A minha impressão foi que tanto o Pirulla, quanto o Ruas não ficaram muito satisfeitos com as respostas que receberam. E percebo que vc evitou dar um de história cabeluda para não cair numa arapuca de criar um novo "no socialismo não ode ter piscina em casa", oq é correto da sua parte
A questão do dr. Pirulla e do Ruas foi a mesma: "o fdp com o poder da máquina estatal na mão ou o velho decrépito, ranzinza, infeliz e fdp com todo o poder do estado, quiçá do mundo, nas mãos".
Acho que o principal, que deve ficar claro para os dois, que parece que eles estão desconsiderando, é que esse não é um problema do comunismo, é um problema do ser humano e existe em igual medida no mundo capitalista burguês, vide os encontros de biolionários velhos para discutirem os rumos do mundo, vide os velhos dos estados unidos tomando a decisão de apagarem do mapa a cidade x ou a cidade y etc. O que deve ficar claro é que por mais que sejam problemas reais e graves, não são problemas do comunismo, são problemas do ser humano e que o comunismo tem mais ferramentas para combater esse mal do que o estado burguês teria. Como o estado burguês está na mão de quem detém o poder econômico e como a lógica capitalista é do rico ter mais poder e por isso ficar cada vez mais rico, o capitalismo está muito mais vulnerável a esse mal que eles levantaram do que o socialismo. Eu vejo que o medo dos dois está muito calcado na narrativa ocidental contemporânea de que o capitalismo é o regime natural - logo funcionará a priori - e o socialismo é antinatural e que depende da boa vontade de 100% das pessoas o tempo inteiro para ele dar certo, oq sabemos que não é o caso. Faltou desconstruir da cabeça dos dois, que o estado burguês já tem tudo aquilo que eles mais temem no socialismo, mas que não tem a contrapartida do socialismo, que são mecanismos para garantir direitos básicos a todas as pessoas
Como foi uma resposta no freestyle, acho q vc se saiu muito bem como sempre. Mas acho saudável se preparar pra quando quiserem aproveitar isso futuramente para questionar as experiências socialistas. Quando eu assisti eu confesso que os dois me fizeram dar um passo atrás. Uma boa resposta teria feito os dois terem dado um passo a frente em direção ao comunismo e fortalecer mais o movimento
Texto perfeito!
Eu concordo praticamente com muita coisa que você disse e foi exatamente essa a reflexão que eu tive vendo o vídeo. O problema de qualquer sistema posto no mundo é o ser humano.
Porém tem um fator importante, considerando que vivemos num sistema capitalista e tivemos provas de que governos socialistas não funcionaram plenamente dentro de um mundo capitalista por N motivos que fossem, há muito mais embasamento para a gente dizer que se tivéssemos dois universos idênticos, inserindo um país se aproveitando do sistema capitalista vigente em um mundo e um país socialista noutro mundo (porém no mesmo local), há muito mais indícios de que o país capitalista seja mais bem sucedido do que o país socialista. Vide China, China não é plenamente Socialista, mas ela se aproveita do sistema capitalista para crescer e por isso "deu certo" (apesar de já estarem mostrando que sua forma de governo pode gerar uma crise econômica interna), outros países/nações que cresceram utilizando um sistema socialista de forma mais plena ou não existem mais, ou migraram para o capitalismo ou estão em crise.
E mesmo que países capitalistas estejam em crise, você tem um espaço amostral muito maior que corrobora que países capitalistas obtém mais sucesso no sistema mundial que vivemos, enquanto no socialismo não se tem. Talvez se fosse um mundo invertido, onde o socialismo fosse majoritário no mundo, tivéssemos um espaço amostral que corroborasse para dizer tanto que ele não funciona de fato ou que ele pode funcionar em sua maioria.
Estes cortes estão incríveis.
Meu Deus, como esses caras conseguem acreditar nisso. É completamente inviável além de não ser nem de perto desejável
Explicação fantástica!
Já dizia o sábio, toda unanimidade é burra. Ouvir opinião contrária te faz refletir e sair da caixinha.
Sempre gostei do Pirula, mas ele ta ai ouvindo esse ''freestyle'' histórico e dos fatos pra defender um modelo que não trouxe BEM ESTAR a nenhuma nação do MUNDO até hoje, seja pelas múltiplas experiências em diversos países em diferentes contextos. O malabarismo argumentativo é tanto, que achar que CUBA é um exemplo... muito simples, vai morar lá, se é esse paraíso descrito não tem porquê ninguém fugir de lá, todos meses, todos anos CUBANOS vão embora pedindo asilo em outros países, e não se vê nenhum cidadão de qualquer país indo pra lá, ou até mesmo os que saíram indo pra lá. Toda experiência socialista a história se repete, pobreza e cidadãos que tentam ''fugir'' do seu país.. É encarar a realidade, o capitalismo está bem longe de ser o melhor sistema, mas acho que é o único que permite que a DEMOCRACIA continue existindo, e através dela conseguimos ajustar o sistema. O Capitalismo de MARX no século XIX é bem diferente do capitalismo hoje, o trabalhador era explorado até a exaustão e hoje já existe movimentos na ponta dos países capitalistas mais desenvolvidos para o trabalhador trabalhar 4 dias apenas, estudos em empresas ''capitalistas'' mostram que isso não representa queda de produtividade alguma e melhora consideravelmente o bem estar mental. A miséria ainda existe, mas está BEM longe da dó século XIX ou a de 30 anos atrás, a expectativa de vida aumenta ano após ano, os avanços tecnológicos acontecem, não da pra dizer que o sistema é RUIM, o que temos que ver é como o ESTADO vai agir dentro dele pra garantir o melhor do capitalismo e contrabalancear os seus problemas. Não existe modelo PERFEITO, e muito menos o SOCIALISMO é o mais próximo disso, temos que ser realistas e melhorar o sistema que temos, que nos trouxe UMA qualidade de vida 10000x melhor que nossos tataravós, e que consegue admitir a DEMOCRACIA dentro dele, essa a maior conquista de um povo.
Cara, esse papo ficou mto bom!!
Pirula enriqueceu o debate e o Ian respondeu dúvidas q eu tinha e não sabia muito bem formular
Não sou de esquerda e até gosto do Ian e sua didática, mas o socialismo já foi refutado faz tempo e por grandes nomes da Economia e Filosofia (não por leigos), sem falar as experiências desastrosas. Nem a China quer o modelo de socialismo do século passado.
Carlos Ruas, Ian e Pirulla é minha nova definição de rolê aleatório
Tanto Bertrand Russel como Geroge Orwel, eram esperançosos e entusiastas do socialismo, eles visitaram e estudaram o regime da URSS e fizeram duras críticas.
Precisamos criar algo novo, o socialismo não da mais. Enquanto não entendermos isso, dificilmente vamos conseguir um avanço para criar uma alternativa ao sistema capitalista.
você já leu Marx? Pergunta genuína
Eu consegui entender o socialismo por causa do Ian... mas eu entendi que é um sistema muito complexo pois sim teria que envolver alienação( educação). O que acontece em Cuba, Coreia do Norte, China e Rússia é uma educação alienante e não falo de forma pejorativa, mas só o fato de ter que utilizar esse método já causa certa revolta nas pessoas. O bolsonarismo entende isso muito bem quando aliena as pessoas ao ponto delas odiarem e repudiarem qualquer outra fonte de informação.
Primeiro você pensa que o Ian é maluco, depois vê os vídeos dele e se sente um merda por não ter conhecido uma pessoa tão incrível quanto essa
Primeiro, vc pensa q ele é um merda. Dps de ver seus vídeos, fica alienado. Qd começa a estudar, começa a sentir pena pq o coitado se acha comunista, mas nem entende a superação do capitalismo.
na verdade, não é que vc primeiro pensa que ele é maluco, é que deliberadamente tem paginas de direita que fazem cortes tendenciosos para criar essa narrativa. Nenhum desses influencers de direta consegue chegar a 10% do poder argumentativo do Ian pq o cara é formado e estuda o que fala além do ambito academico. Quem é de direita faz um centopéia humana de discurso
@@TheYncognithus acho que quem não entende a situação do capitalismo é você, cara. Mas te entendo, não é facil para alguns
@@regis2480 exatamente
Primeiro você pensa que o Ian é maluco, depois você assiste os vídeos dele e tem certeza.
Isso sim é um debate de verdade. Pirula, Ian e todos parabéns !
A respeito dos camaradas bravos com o Pirula, é só lembrar oq Marx escreveu no manifesto: [...]"Essa organização dos proletários em classe e, assim, em partido político, é rompida a cada instante pela concorrência entre os próprios operários. Mas renasce sempre mais forte, sempre mais sólida, sempre mais poderosa."
"Mas renasce sempre mais forte, sempre mais sólida, sempre mais poderosa"
Fonte: Arial
Como Marx chegou na conclusão de que atritos internos fortalecem a organização ao invés de deteriora-la se quando escreveu sequer existiam experiências suficientes ou base de dados para considerar como evidências da validade dessa premissa? Como isso não seria apenas um apelo romântico completamente insustentável?
mais forte e mais pobre, a ilusão de poder sobre a própria produção é ridícula, se todos são donos e conscientes, haverá sempre um que não assumirá a responsabilidade e será funcionário e sempre o que ira assumir e será patrão...
@@marcelomoreira7695 marcelinho moreira refuta Marx, o MARX É A FONTE, o cara fez um estudo em 2 mil fodendo páginas e gastou a vida dele inteira estudando o capitalismo, wtf.
Você acha que essa galera que está criticando leu Marx?
@@otutordefisicabasica2192 Como assim "O marx é a fonte"? E todos os intelectuais da época que eram de oposição ao marx não estidavam também. Parece cristão com a bíblia. Se tá escrito é real
Questionamento: se no socialismo, todos devem ser classe média, porque as pessoas do governo são ricas? Isso não faz sentido na minha cabeça.
Pergunta p Ian, qual Korea ele prefere viver?! Pergunta aí tb na situação da Alemanha oriental e ocidental p qual lado as pessoas correram?! E pq?!
Como resposta vais ter negacionismo da realidade
Claro que ele vai preferir a do Sul já que os EUA jogaram trilhões de dólares para bombar uma economia artificialmente a do Sul e sabotou de todas as formas possíveis e imagináveis a do Norte. É a mesma coisa que você pegar dois carros, um recém saído de uma revisão geral e o outro bombardeado por um Mig na Ucrânia e perguntar qual carro você prefere.
os argumentos do Pirula eh um exercício pra saber rebater as críticas ao comunismo. Acho válido todos os questionamentos.
Cuba sem Android, sem carros, sem internet boa, vivendo na década de 60 e com toda informação fornecida pelo estado a o amigo ainda diz que eles são atualizados com o mundo é estão assim por opção
Pirulq mandou muito bem. Ótimos questionamentos.
A questão do Pirula é a questão de muitos! E o Ian, como sempre, é um cara muito simpático e didático nessa explicação.
lkkkkkkkkkkkkk o cara citou MAo tse tung, como "exemplo de administração e poder": !!!!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJKKKKKKKK
Seu comentário comprova que a média de QI do Brasil é realmente 83. O que o Pirula trouxe de um modo informal é a subjetividade humana, nós humanos somos irracionais e subjetivos. E o Pirula põe que todo sistema que você crie tem que levar em consideração o fator filha da puta. O problema é que não dá para criar um sistema no qual os filhas da puta não sejam filhas da puta ou que você consegue controlar os filhas da puta pq não estamos falando de uma pessoa ou uma minoria que é contra uma maioria e sim que TODOS os humanos são subjetivos e podem em algum determinado momento serem filhos da puta. Ou seja, o mao Tse Tung por exemplo que matou os pássaros lá pq ele não gostava deles. E causou grande parte do problema de fome na china por conta dos grilos, o mao Tse Tung foi um filha da puta e ele era literalmente o comandante supremo do Partido comunista da China. Então no sistema que vivemos hoje que basicamente não foi criado ele só é o que somos já existe filhas da puta, imagina em um sistema criado aonde o estado é um monopólio no exemplo do socialismo aonde pessoas que são subjetivas tem um poder quase supremo, inclusive é por isso que nunca existiu comunismo porque já no socialismo a subjetividade humana acaba com qualquer plano apartir do momento que você da super poderes gigantescos para pessoas. E seguindo a lógica de que apenas os piores chegam no poder. Temos inerentemente um filho da puta com um poder quase imperial. Enquanto que no capitalismo existe diversos filhos da puta pequenos mas nenhum com poder de controlar um país inteiro.
@@ShawnSenj sem contar que a resposta dele foi: puts vdd pirula, depois de enrolar e desviar o assunto kkk
@@Yuri-zj7jj o ian tava certo até citar o personagem da historia que mais matou, pior (muito pior) que hitler
Pensamento mais conservador impossível do Pirula 🙏👏👏👏
Queria saber qual Cuba o rapaz aí fala, nasci aqui e todo dia é uma luta pra consseguir qualquer coisa a mais, um chocolate aqui é quase um tráfico carne também, mercados paralelos para vendas de qualquer coisa luxo, tento sair daqui a tempos e um dia eu faço
Nando Ferraz nascido em Cuba vivendo em condições difíceis e fluente em português
Ian dando cuba como exemplo, sempre isso. Sempre isso. E Cubanos e mais cubanos fugindo de Cuba.
É isso. Este puto burro não faz ideia do que diz , mas como fala rapido, com voz firme e alto parece que sabe do que fala
Kkkkkkkkkkk
Nada po, eu juro , queria saber se realmente ele acredita no que ele fala kkkk .Até atletas olímpicos fogem, quanto mais o resto da população.
Incrível a capacidade de retórica para defender o indefensável com argumentos completamente ilógico.
TRADUZINDO : A doutrinação do regime cubano é tão boa que todo mundo apoia um pais inteiro viver na pobreza. no minuto 6:20 " o fascismo tem essa roupagem de radicalidade, ai quando a esquerda radical não está lá o fascismo cresce e floresce." Ou seja radicalismo é bom se for do nosso lado !!!!?????????????? é isso mesmo que eu ouvi
Ian, acho que seria ótimo se você fizesse um vídeo falando sobre a história do MST.
Seria uma grande utilidade pública, pois temos muitas mentiras ditas por Bozonaro e sua corja.
Continue com o ótimo trabalho camarada.
Mas ele vai ter que falar das lavouras destruídas e rebanhos assassinados também.
Eles falam que uma terra é improdutiva e invade a terra. Pouco importa se ela é produtiva ou não já que invadiram fazendas com otimo historico de produção, tem mais haver com a localização.
Eles também destroem laboratorios de pesquisas.
Qualquer um que negue essas duas não sabe nada sobre MST tampouco tem cacife para falar do MST.
"CAMARADAS"lkkkkkkkkkkkkk o cara citou MAo tse tung, como "exemplo de administração e poder": !!!!
KKKKKKkkkkkkkkkkjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjkkkkkk
A corja do PT não resolveu em 14 anos?
Mesmo sendo extremamente cético quanto a nossa ideologia é clara a diferença de uma pessoa mais honesta como o Pirula pros usuais discordantes,, eu cruzei com essa live por um acaso no dia e acabei ficando até o final só pela diferença do nível dos participantes.
Eu conheci dois velhinhos cubanos quando eu era criança, década de 1990. Eles piravam no Fidel. Então, se servir como testemunho, eu conheci quem esteve debaixo do Fulgêncio Batista e do Fidel Castro, e eles nem conseguiam pensar no primeiro, enquanto eram só elogios ao segundo.
Eram meus avós eles eram gays
Que bom que o Pirulla não perdeu o senso crítico.
Pirulla foi bastante gentil. O que ele queria perguntar é sobre porque a URSS foi tão frágil.
A China também é outro lance, mais forte mas só se torna forte quando há uma boa dose de descentralização e ultracapitalismo.
Nunca que a Direita falou que não tem ideologia. A ideologia da Direita, principalmente com o movimento liberal ( mais recentemente ), tem pretenção de que o indivíduo ascenda financeiramente, não com políticas simplesmente assistencialistas, mas dando meios para a pessoa andar com as próprias pernas. Dar assistências financeiras pequenas, faz com que a pessoa se acomode e não vá atrás do seu, e por ser pouco dinheiro, ela sempre estará na mesma situação a de eterno. Desse modo, garante sua maior independência do Estado... não totalmente, pois não é para ser confundido com anarcocapitalismo. O Estado é importante para garantir o mínimo, que seria saúde, seguranca, e educação, por meio de impostos simples, sem a bagaceira que são os impostos aqui no Brasil, por exemplo, que foi feito para ninguém entender como realmente funciona, e os políticos nos roubarem " a rodo". E a verdadeira Direita Conservadora, de novo ( atualmente ), ela não presa necessariamente pela tradicional família brasileira, preceitos de igreja, e afins... mas presa sim por mudanças na sociedade de maneira graduais, sem revoluções, sem ter a necessidade de guerra...
Que vídeo bom! Obrigada, camarada Ian.
Boa noite Ian, Pirula, Carlos Ruas e Milio. Um apontamento importante pra essa questão levantada pelo Pirula! O Pirula levantou o seguinte: "Se a educação do povo estadunidense é condicionada pela ideologia do Estado norte-americano, e parte considerável do povo de lá valida o Estado e a organização econômica e política dos EUA, eu não posso afirmar o mesmo para o caso do Estado de Cuba e o apoio majoritário da sua população para a Revolução de 1959 e a respectiva organização econômica e política, já que a educação de lá também é condicionada?". Acho muito boa pergunta do Pirula. Vamos lá: esse tipo de hipótese levantada pressupõe que as formações econômico-sociais historicamente determinadas partem dos mesmo parâmetros, e se a "forma" delas é igual, logo o conteúdo também - e aqui no caso nem a forma é exatamente a mesma. É preciso adicionar o elemento de historicidade de cada uma das sociedades, seus Estados e projetos educacionais. Por exemplo: a educação dos EUA (historicamente determinada) desenvolveu sua primeira literatura 'historiográfica' romântica e canônica sobre a revolução nacional de independência das Treze Colônias, em 1776, e sobre a organização dos entes da federação até a Guerra Civil americana no século XIX que na prática construía um Apartheid racial dentro do país. A Independência dos EUA contra a Inglaterra fundou um Estado escravocrata, que tinha importado durante todo o período colonial um total de 300 mil negros africanos para trabalhar e sustentar o regime até então. Essas pessoas foram incorporadas pela sociedade norte-americana e, mesmo após a Independência, os Pais Fundadores do pais eram em sua grande maioria escravocratas que defendiam esse tipo de trabalho e condições de vida para boa parte da sua própria "população" - no caso, nem mesmo constitucionalmente os negros eram cidadãos. Durante o século XIX vemos várias mostras do liberalismo (nos EUA, na Inglaterra e nos demais países já ocidentais) em defesa da escravidão negra transatlântica ou da escravidão negra nas Américas, mas não por anacronismo, e sim por uma lógica interna do liberalismo que é, antes de tudo, a defesa da propriedade privada dos meios de produção (e com ela, a defesa do "livre" comércio). Esse núcleo duro é o que vai fundamentar a defesa dessa escravidão, e vai fazer monarquistas liberais ingleses visualizarem a experiência republicana nos EUA como mais autoritária do que a própria monarquia inglesa: pelo trato resguardado a população negra norte-americana - livro bom sobre isso é a Contra-História do Liberalismo do Domenico Losurdo. Pois bem, hoje os negros compõem aproximadamente 12% do povo dos Estados Unidos, historicamente tiveram que aceitar as leis Jim Crow até 1965, e outras situações derivadas do maior Estado racial das Américas no século XIX. Como conclusão parcial temos: o projeto educacional dos EUA invariavelmente "doutrinou/condicionou/enviesou" a população a olhar para os seus marcos de fundação com orgulho, e como necessidades inerentes a sua própria história - inclusive para a população negra, e inclusive o apagamento ou "enviesamento" contido na "eleição" dos Pais Fundadores como grandes lideranças do passado. E como foi em Cuba? Bom, a história cubana é radicalmente distinta. Para não ficar muito extenso, cito alguns fatos fundamentais. Após a libertação da Espanha em 1898 - mediada pelos EUA - Cuba passa da dependência para a Espanha para a dependência econômica aos EUA. Já em 1901 - ou seja, apenas 3 anos após a independência formal - o Congresso dos Estados Unidos literalmente aprovou uma emenda constitucional a Constituição de Cuba. Imaginem se o Congresso Nacional da Argentina aprovasse uma emenda à Constituição Brasileira a título de aproximação. E, como somos marxistas, sabemos que não é apenas uma emenda constitucional, um papel com letra morta. Se um movimento desse acontecesse é porque as condições materiais de Cuba na esfera econômica e militar eram inexistentes pra impedir algo do tipo. Continuando. Um elemento muito interesse da Revolução Cubana de 1959 é o nacionalismo cubano, que forjou-se intrinsecamente relacionado a um antiamericanismo latente - era algo histórico desde o início do século XX até porque Cuba foi ocupada militarmente algumas vezes pelos EUA bem antes da década de 1950, e da divisão geopolítica global entre EUA e URSS do pós-2a Guerra - livro bom sobre esse elemento específico do nacionalismo cubano é o do Luis Fernando Ayerbe, da coleção da Emília Viotti, As revoluções do século 20. Esse era o cenário de Cuba: um país em que as Forças Armadas dos EUA podiam ocupar o país a qualquer momento, que a estrutura fundiária colocava mais de 57% das terras nas mãos de menos de 3% dos grandes proprietários de terras e 126 mil trabalhadores ocupavam apenas 15% dos territórios restantes, e com problemas estruturais de desemprego, fome e miséria também causados pelos EUA - os Estados Unidos fizeram a sua reforma agrária em 1861 através do Homestead Act, enquanto sufocava virulentamente todas os projetos de reforma agrária na América Latina a partir da década de 1950, a exemplo do golpe patrocinado pelos EUA na Guatemala que assassinou o presidente local, Jacobo Arbenz. Após a Revolução a educação vai ser um dos pilares de defesa do regime que vai permitir uma fixação do preço do arroz por 7 anos ininterruptos sem alterações durante a década de 1970, a erradicação progressiva da mendicância, do desemprego, e do analfabetismo. Alguns dados desses aparecem no livro "A Ilha" do Fernando de Morais. Por outro lado, como bem citou o Ian: a União Soviética teve mais desafios de ordem étnico-linguística já que o antigo território herdado do Império Russo era multiétnico. Cuba, por outro lado, apesar de ter uma população que pode ser considerada em sua íntegra como latina, possui uma população que eles próprios consideram "negra" minoritária, e poucas variações étnicas dentro do país. Mas vamos nos ater a essa comparação que fiz: projeto educacional capitalista dos EUA x população negra dos EUA e projeto educacional socialista de Cuba x população de Cuba. Qual é mais alinhado com as necessidades da totalidade da sua população? Qual é mais favorável e alinhado a criação de uma organização social na qual as condições de vida, trabalho, e acesso as riquezas do povo trabalhador historicamente determinado: antes das Revoluções (de 1776 ou 1959) ou depois das Revoluções? Muito bom o bate-bola desse vídeo. É bem legal essa pergunta do Pirula vir de um biólogo e é muito claro porque ela vem de um. Isso porque na biologia o isolamento de variáveis segue outros parâmetros, métodos, mas o mais importante é que trabalha com um objeto de pesquisa totalmente diferente: os animais não-humanos. Como o nosso objeto de pesquisa é necessariamente historicamente determinado e a sua cultura produzida não pode ser comparada a dos animais, devemos recorrer inevitavelmente aos dados concretos da realidade material da história de independência cubana; da história de independência dos EUA; das condições raciais dos EUA; das condições raciais de Cuba; aos elementos medidores do grau de soberania de cada país antes e depois dos respectivos processos de fundação nacional - e com seus respectivos reflexos as condições de vida internas em cada país - para assim poder elencar qual projeto foge a regra da "filhadaputagem" e qual segue a regra da "filhadaputagem". Ou seja, qual é enviesado para atender a uma minoria economicamente poderosa, e qual é enviesado para atender um projeto de sociedade mais condizente com a criação de novas relações de propriedade, poder e cultura - o socialismo. Pirula e Ian, um grande abraço. Muito bom ver essa galera reunida. Saudações fraternas comunistas, tamo junto!
Sei que a pergunta foi sobre os critérios de validação do método. Mas é aí que está: o nosso objeto de investigação é praticamente incomparável com aquele de outras ciências - como a biológica - daí, a nossa necessidade constante de levantar os dados concretos que permitem a qualificação - política, econômica, cultural e militar, e não necessariamente de juízo de valor - de qual processo (aqui nesse caso, o educacional), em forma, igual ao outro, é, em conteúdo, radicalmente distinto e - sob a nossa análise - mais adequado ao nosso objetivo central: criar uma ciência com autoridade, mas submetida aos interesses da maioria da população - aquela que trabalha - e com essa ciência, todo o resto que exige a construção dessa sociedade. Espero ter acrescentado ao debate. Vi os vídeos do Pirula sobre biologia ainda em 2012, os cartoons do Carlos Ruas nessa época também. O trabalho do Ian em 2022. Grande abraço a vocês. Tamo junto!
Blocão de texto, me responde pra eu ler depois
@@laislyra5512 Ta na mão!
Nada mais maravilho que um debate profundo sobre comunismo na plataforma que mais representa o modelo capitalista
Kkkkkkk e não é, Marx explica isso, acho que Freud também, e eu: liberdade de expressão que só existe nos países capitalistas.kkkkkkkkk
Para o Pirulla eu passo pano!!! Ele faz a diferença nesse internet de meu Deus há muito tempo !!!!
Ele parte de uma parada que se assemelha muito com a anarquia, anarquistas não acreditam que a transição aconteça da forma que o marxismo diz
A linha e mais ou menos que sempre terá um filho da puta
O Pirula sempre com bons questionamentos
A frase que o Ian falou "No socialismo o poder ta na mao das pessoas ", nao faz nenhum sentido", não faz nenhum sentido. No socialismo, o estado sabe o que voce precisa e do que voce quer e se nao for isso, vai ser isso.
No capitalismo o estado sabe o que voce quer, se nao for isso para voce, espera nao ser isso para a maioria e vota em precisa que altere isso.
Acredito no anarcocapitalismo, se ao nao for do jeito que voce quer, troca de "condominio" micro socidade cada um com as suas próprias regras
Cuba é tão bem sucedida que as pessoas fogem assim que tem a oportunidade.
Ótimo questionamento do pirulla