Quer ficar por dentro de todas as novidades e conteúdos especiais? É só clicar no link abaixo e seguir o canal da Aquário Turbinado no Telegram. Lá eu compartilho conteúdos especiais e toda as atualizações do canal para você não perder nada e aprender cada vez mais. Canal TELEGRAM: t.me/AquarioTurbinado
Parabéns pelo video! Sou fabricante de luminárias pra aquario, e nunca vi um video tão bem explicado como este, se permitir passarei este link para os nossos consumidores, assim eles entenderão como de fato isso funciona, o que me alegrou é que explicamos exatamente desta forma a eles.. parabéns!! Deus abençoe!
Olá, Fico feliz que o vídeo tenha chamado sua atenção. você tem algum material para me enviar sobre suas luminárias? De repente podemos marcar uma entrevista ou algo para divulgar.
@@aquananoluminarias8367 Possuo dois de 20 litros com iluminação de fixação traseira e um aquário de 90 litros (80 cm de largura), com iluminação LED em refletor suspenso (5 lampadas de 900 lumens).
Meu amigo você acabou de ganhar um inscrito ,ainda bem que tem pessoas como você,dando uma aula , sobre iluminação no aquário,coisa que as lojas não fala parabéns, um grande abraço.
Olha meu caro cidadão de sei lá donde, esbarrei neste vídeo agora porque meu problema atual é a tal da iluminação do aquário. Tive aquário quando criança e estou voltando ao aquarismo depois de uma era de trevas. Depois de 3 minutos de vídeo fui movido a fazer um elogio aqui porque esse vídeo é tudo o que eu precisava neste momento tenebroso da minha vida de aquarista. Show de bola, ''mano''. Já sou fã do canal e agora vou continuar assistindo o vídeo porque qualidade de informação e boa comunicação não faltam. Parabéns pelo canal e TMJ!
Muito obrigado Alfredo, infelizmente fiquei um pouco fora do canal, mas seu comentário me deu energias para voltar a gravar conteúdo! Forte abraço e boa sorte com o aquário.
Olá, tinha um aquário marinho e possuo uma luminária maxspct 15.000 k de 70 W. Quero montá-lo como plantado agora, posso utilizar a mesma luminária ou vou ter que trocá-la? Medidas do aquário 50 x 50 x 50.
Vídeo muito bem explicado e direto ao ponto com conceitos realmente fundamentais, mas gostaria de tirar uma dúvida, em uma luminária para aquário, vc acha que tendo mais leds Full spectrom do que vermelho teria um bom aproveitamento, ou melhor substituir pelo vermelho? Eu sei que e meio complexo dar um resposta ideal, mas queria tirar essa dúvida porq minha luminária tem quase todos de cor Full ao invés de vermelho
Monstruoso o video! Expliclou muita coisa que du não sabia, muito obrigado pelo conhecimento compartilhado amigo. Só uma perguntinha pra ver se eu entendi: é melhor eu comprar uma lampada de 10000 k do que uma de 6500 k ?
O ideal é uma luminária desenvolvida para aquários, mas se estiver indo atrás de uma solução de baixo custo para um aquário de baixa demanda, 6.500k para cima.
Excelente vídeo. Estou com um aquário de 60 litros (50 cm de comprimento x 30 cm de largura x 40 cm de altura) com plantas consideradas simples (Elódea, Valisnéria, Musgo de Java e um pouco de Salvinia na superfície). Comecei a usar uma luz led caseira de 10W e 580 lumens há pouco mais de 2 meses. Nessa mesma época eu trouxe essas Salvinias, que começaram a se multiplicar numa taxa não tão rápida quanto as pessoas geralmente comentam que acontece. Elas foram se mantendo bem até que de uns 20 dias pra cá, começaram a morrer, ficando com as folhas marrons e se desfazendo. Algumas pessoas comentaram que é pouca quantidade de lumens para elas e me recomendaram uma luz com pelo menos 1.200 lumens. Eu estou pensando em adquirir uma Soma X7 mas não sei a quantidade de lumens dela. Vi em vídeos que ela é bem forte e tem leds brancos e azuis. É uma boa escolha para manter minhas Salvinias vivas?
Olá Thiago, para as plantas ficarem vivas, além de Luz, você precisa de fertilização líquida. Salvinias são plantas de superficie, ou seja, dificilmente elas irão sofrer por falta de luz, mas sim por falta de nutrientes, elas puxam muitos nutrientes da água. Você já utiliza fertilização líquida no seu aquário? ruclips.net/video/NSPp76VnS5Q/видео.html Nesse vídeo explicamos um pouco como funciona.
@@aquarioturbinado estava aguardando você mencionar fertilização para eu poder falar sobre a segunda parte do problema (de modo que meu primeiro comentário não ficasse tão longo hehehe). Sim, eu utilizo fertilização líquida. Um belo dia decidi descobrir como estavam os níveis de nutrientes no meu aquário porque eu sempre perco plantas simples como essas que mencionei (exceto o musgo que é muito resistente). Descobri que meu fosfato estava ZERADO. Comecei a dosar fosfato de modo que saísse de 0 para 1 ppm (mg/L) e foi aí que minhas Salvinias começaram a morrer. É evidente que coloquei a culpa no fosfato. Mas ocorre que depois fiz um teste de ferro que também deu zerado, e utilizei isso como 'proxy' que me indicaria que todos os micronutrientes também estavam zerados. Daí comecei a dosar micronutrientes também. E por último dosei potássio, porque também imaginei que fósforo zero também indicaria potássio zero. Não ponho nitrogênio porque meu aquário tem muito nitrato. É um mistério essa perda de Salvinias. A luz de 580 lumens não pega toda a superfície da água, ela é quase focal, e de fato as Salvinias começaram a morrer do lado mais 'escuro', digamos assim. Só que de repente começou a morrer tudo. Então tá mais fácil ser luz fraca e incompleta na superfície do aquário, certo? Nutrientes já estão disponíveis. Inclusive meus níveis de fósforo não caíram durante uma semana (!). Estou mesmo pensando em adquirir uma luminária Soma X7 para que a luz desta vez incida sobre toda a superfície. O problema é que apesar dela ter 15W de potência (ou seja, mais potente que a minha atual de 10W) eu não sei qual a quantidade de lumens dela. Não tem esse dado. Só sei que tem leds brancos e azuis e aparenta ser uma luz bem forte mesmo.
Top o vídeo irmão! Mais um inscrito. Só um detalhe que eu acho que seria válido, eu achei o áudio um pouco baixo, e mesmo aumentando o volume eu achei meio baixo. O resto tá tooooop
Meu aquário tem 67 litros lowtech mas tô sentindo minhas plantas como anubias com as folhas pintadas de preto e as criptocoriny estão amarronzadas, estou usando três refletores de 10w está pouco ? Uso fertilizante liquido mas não uso co2
Achei que eu ia escutar um "Gil Gomes, aqui e agora!" no final do vídeo! kkkkk.... Brincadeiras à parte, ficou muito bom o vídeo! Esclareceu várias dúvidas! Parabéns! Mais um inscrito!
Sim, não há nenhum problema, contudo, como comentei no vídeo você tem a questão do espectro de luz, refletores ajudam muito em aquários plantados e são uma solução com um custo benefício bem atrativo, contudo, o espectro de luz deles está mais focado para uma cor agradável aos nossos olhos do que para plantas, mas você conseguirá ótimos resultados com um refletor sim. Minha recomendação é deixar uma margem de segurança, uns 20% a mais nos lumens caso os chineses estejam deixando alguns na fábrica hahaha e cuidado com temperatura, alguns refletores podem esquentar bem e dar problemas se mal instalados. Forte abraços
PAR, essa é a variável recomendada, contudo, grande parte das luminárias não compartilha essa informação. A combinação PAR e espectro é o fundamental para uma boa iluminação.
Para um aquário pequeno sim, você vai conseguir uma iluminação lega, para um grande recomendo um investimento um pouco maior, uma luminária profissional, ou uma solução mais barata como refletores, no final tudo se resume a temperatura da cor e potência (lumens).
tenho um aquario de 300 litros tem 3 lampadas de calha de 60 cm e tava pouco, hoje coloquei uma lampada de led azul adicional, tomara que melhores minhas plantas
Não tenho conhecimento de uma distância mínima ou máxima, mas o que penso é: a distância mínima você determina de tal forma que permita alimentar e trabalhar no aquário sem precisar remover a luminária toda hora, já a distância máxima vai depender da sua intensidade luminosa, pois, quanto mais afastada do espelho d'água menos luz chega no fundo do aquário e nas plantas, mas a proporção exata não sei, vou pesquisar.
Olá. Tenho algumas duvidas a respeito de luminarias led: uma luminaria led tem a vida útil de aproximadamente 50000 horas? Assim como dizem a maioria da vida util do próprio led? O led mantém a sua mesma eficiência de iluminação ao da sua vida útil?
Se forem leds de qualidade e com controlador de potência correto sim, luminárias sem projeto consistente não conseguem garantir esse mesmo tempo de vida e performance
@@aquarioturbinadoobrigado pela resposta. Se puder me responder mais essa: estou tentando montar um projeto de um medium ou high-tech, no entanto, a $ tá meio limitada. Encontrei o pessoal da Aquanano luminárias que monta o projeto baseado em barras de led e faz o controle por uma controladora wi fi. Tem alguma experiência com o produto deles ou já ouviu alguém comentar sobre, etc. Poderia me ajudar?
@@viniciusdaigaro4186 nunca usei, mas minha opinião sobre as barras de Led não não das melhores... eu esperaria um pouco mais e compraria uma luminaria melhor, luminaria, principalmente em high demand faz toda a diferença, aquanano paraesse tipo de aquario não recomendo, sem contar que o design dela acho bem feio para um aquário high demand
Fiquei com uma dúvida. No caso eu tenho um aquário de 200 litros. 50 cm de altura. Nele eu tenho plantado cabomba, higrophila polisperma, samambaia d'água microsorum pteropus e sagitária subulata. Qual regra se aplica daí? Vc pode me ajudar?
Você tem um aquário Low Tech, então não precisa de muita iluminação. Algo em torno de 20 - 30 lumens é um bom ponto de partida. lembrando que mesmo aquários low tech precisam de fertilização líquida para o melhor desenvolvimento das plantas. ruclips.net/video/XzUGZvzaJu8/видео.html
Nas limunárias e lampadas em geral aparece como fluxo luminoso. Exemplo: p2.trrsf.com/image/fget/cf/940/0/images.terra.com/2019/07/10/0e6c2181-4f5a-434c-bef9-c483e79bfbdf.jpg
Com um aquário de 260 litros, e visto que você quer cultivar um carpete, o que significa alta demanda de luz, pois, o carpete está na camada mais funda do aquário... você precisaria de pelo menos uns 10.000 lumens. Fica complicado indicar para você a luminária ideal, pois, para essas dimensões uma profissional vai ser bem cara, vale a pena, mas vai custar caro. Para fazer uma DIY o projeto tem de levar em consideração Fonte de alimentação, LED CHIP 6,5K - 10K (10 - 20W). Pensando em distribuição de luz pelo aquário eu recomendaria a compra de pelo menos 6 LED CHIP (pt.aliexpress.com/item/32809691438.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.68f877ccZi2Uau&algo_pvid=e3e60f8c-9c4b-459c-b92b-7c50c4dd759a&algo_expid=e3e60f8c-9c4b-459c-b92b-7c50c4dd759a-16&btsid=7f5f9b41-781a-4991-893d-10377f5ae4e9&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_3,searchweb201603_53) O link é apenas um exemplo, tenha em mente que você também precisará dimensionar um dissipador de calor e coolers para resfriar sua iluminação.
Tenho um aquário, em torno de 180 litros, com duas lâmpadas T8 de 30 w, sendo uma branca e outra azul. Tenho plantas com densidade média. Tenho percebido que as plantas de tom mais avermelhadas estão tendendo à ficar meio desbotada (esbranquiçada, esverdeadas). Pelo que li, muitas plantas vermelhas adquirem essa cor como uma forma de proteção contra o excesso de luz refletindo a cor vermelha. Eu pergunto, será que pelo fato de não ter a luz vermelha as plantas não estão digamos "precisando se defender", de forma que não estão produzindo o pigmento avermelhado. Será que se eu mudar para uma lâmpada vermelha as plantas irão ficar mais vermelhas? Parabéns pelo vídeo!!
Uma coisa é a cor da planta e outra é a percepção do olho, pelo fato de você ter luz azul em uma maior quantidade, pode ser que as plantas deem a sensação de estar meio "roxas" isso se dá ao fato de pouca luz vermelha para refletir, e é essa luz refletida que nossos olhos capta e processa a cor. Como mencionei no vídeo, mais importante que a potência das lampadas é a intensidade luminosa das mesmas. Geralmente plantas vermelhas tendem a perder a vitalidade quando a luz é pouco, e em geral podem ficar até mesmo verde. Isso é um mecanismo de defesa delas, elas ficam verde, pois, assim absorvem mais luz e se mantem vivas, as plantas vermelhas, precisam de mais luz para manter a cor vemelha. Minha recomendação é procurar as informações técnicas do fabricante e garantir que seu aquário tem ao menos 7.200 luméns de intensidade luminosa, com essa configuração suas plantas vermelhas vão ficar TOP!!! Ahhh não se esqueça de garantir que sua água tem os níveis de nutrientes e CO2, plantas vermelhas são muito exirgentes, e por isso, bonitas. aquabase.com.br/wordpress/plantas-vermelhas-nutrientes-ou-iluminacao/
Minha luminaria é nourplus e tem led verde , azul , vermelho e branco. Eu coloquei o branco em 70% , vermelho 50% , azul 30% e verde só 20 %. Ta errado ? Tenho q aumentar o azul? Meu aquario é plantado de 162 litros
depende da potência de cada LED, da quantidade de cada LED. Mudar a configuração dos LEDs impacta no espectro fotossintético, via de regra eu sempre daria um reforço no vermelho e no Azul, mas ai tem de ver as recomendações do fabricante para melhor controle da sua luminária. Muitos fabricantes liberam a função de dimerização das luminárias para os usuários, mas não compartilham configurações recomendadas... é como dar um carro de formula 1 sem dar se quer o manual de instruções... kkkkk
Muito boa dica , então pelo que eu entendi não preciso de leds vermelhos e azul mais sim de uma branco que me forneça a maior temperatura de cor possível, ex 6500K . ?
Sim e não, uma lampada adequada com 6500K ou acima e intensidade luminosa adequada já faz milagres, contudo, ter reforço de azul, vermelho, UV e IR da um belo boost no crescimento.
Tenho um aquario de 72 litros, e duas lampadas led tubulares que no total tem 3200 lumens, e já comprei o substrato fertil da ocean tech (plant grow soil) e fertilizantes: NPK,micro, c02 e ferro. Posso colocar alguma especie de palnta vermelha? Ele tem 60x30x40. Agora o aquario esta com cyanobacteris iluminacao de 3000 lumens;-; sem nada de mais, os produtos já estao chegando e vou tentar eliminar as cyanobaterias. O pior é que atualmente a lampada que vou tirar é 4500 k que é uma merda sksk
Poderia me ajudar pfv Meu aquário de 200 litros medida 100×40×50 não tem substrato fertil e nem cO2 apenas cascalho de rio fino. Coloquei umas 4 plantas low tech e estou colocando um tampa de flourish execel diariamente. Coloquei duas lâmpadas Led básica. Mas notei que não estão crescendo e duas já perdi. Qual lâmpada ideal para o meu aquário?
Luminaria a 15cm do topo do aquário. Perca por coluna de água: 95.12 porcento Cálculo de 1 ponto. Fraca : lumnes < 1075 Moderada : 1075 < lumens < 2150 Clara : 2150 < lumens < 3225 Intensa : 3225 < lumens Total de Lumens (Baixa/Fraca - 2 pontos) : 2150 lumens (500 Lux no fundo do aquário) Total de Lumens (Média Moderada - 2 pontos) : 4300 lumens (1000 Lux no fundo do aquário) Total de Lumens (Forte/Clara - 2 pontos) : 6450 lumens (1500 Lux no fundo do aquário) Espero ter ajudado.
Estou planejando um vídeo para cálculo mais detalhado de iluminação com planilha para auxiliar a seleção, poderia compartilha a fonte que utilizou para essa classificação?
Boa noite Marcos. Minhas lâmpadas T8 tubulares acabaram de queimar. Elas não são de Led, uma é branca e outra é rosa. Eu posso trocar por T8 de Led brancas?
Sim, tendo uma temperatura adequada e intensidade luminosa apropriada tudo certo, mas tente analisar o spectro de luz para ver se um reforço azul e vermelho será necessário.
3.000k tem forte predominância de amarelo no espectro, sendo que as plantas tem seu pico de utilização nas frequências do azul e do vermelho, acredito que uma iluminação de 3.000K não irá fornecer energia suficiente para a fotossíntese. horticulturelightinggroup.com/blogs/news/guide-to-customizing-light-spectrum-for-horticulture
Parabéns pelo vídeo... Com relação aos lúmens se ultrapassar esses parâmetros seria prejudicial as plantas? Ou quanto maior a quantidade de lúmens melhor?
Opa, desculpa a demora, mas entro vez ou outra no canal. Quando você excede a intensidade luz em planta emersas fica evidente o aparecimento de queimaduras e danos as folhas. No link abaixo você encontra um vídeo sobre o efeito da distância e intensidade de luz no cultivo interno de alface, é bem interessante e ajuda a ter uma base dos efeitos da luz.ruclips.net/video/dQlOJ1zvoPI/видео.html Em plantas subaquáticas, como a água age dissipando boa parte da luz, você precisaria estar muito acima para causar danos visuais, o mais comum é o surgimento de algas, pois, essas sempre surgem quando temos luz ou nutrientes em excesso. Caso você tenha uma luz intensa e não queira algas, um timer pode te ajudar, pois, você poderá reduzir o tempo de exposição a luz. Quando se fala em luz, sempre trabalhamos com as variáveis Intensidade e tempo de exposição. Para algas, você adiciona ainda a variável nutrientes.
Marcos Bom dia, primeiramente parabéns pelo excelente video... Estou com uma dúvida estou com aquário 300l plantado tenho muita planta e tb carpete, fazendo cálculo que vc passou preciso de 18000 lúmens, atualmente não estou podendo comprar uma luminária pós é muito cara, achei aqui holofote 100w 9000 lúmens 2 dele me atenderia, gostaria de saber se com holofote vou obter sucesso? Abraço, até mais querido!
Olá Diego, Tudo bem? Em teoria sim, você teria sucesso e sem problema nenhum, plantas não olha se sua luminária é cara e bonita, elas querem o que interessam luméns! A grande questão é que eu procuraria dividir esses holofortes em outros menores, para garantir uma boa distribuição de luz ao longo do aquário ao invés de dois pontos de luz extrema e regiões de sombra... nesse caso eu optaria por 4 de 4500 luméns, se não for possível, não tem problema, só garanta que os holofortes estão a uma atura adequada de tal forma que os dois fornecem luz para o aquário por inteiro, a grande vantagem aqui é que a água é uma boa difusora de raios luminosos, então vai ajudar a distribuir a luz. Um ponto de atenção é a refrigeração desses holofortes, 100W vai gerar calor, certifique-se de dar vazão nesse calor de tal forma que não superaqueça a água do aquário =D Depois me procura no insta (@aquarioturbinado) e compartilha uma foto desse aquário? Abraços
@@aquarioturbinado Tranquilo Marcos e vc ? Cara seu vídeo foi muito bom, vc explica muito bem, gostei muito o melhor vídeo do RUclips, não encontrei nada ao nível do seu, te agradeço muito pela atenção e em ter me respondido, por incrível que pareça eu não tenho Instagram mais se me passar um e-mail seu será um privilégio enviar as fotos do meu plantado assim que ficar pronto, eu tenho mais uma dúvida os holofotes vão ser de LED já ouvir dizer que para aquário plantado LED não funciona verdade ou mentira? ah sobre calor das lâmpadas irei colocar 2 cooler para jogar o calor pra fora, abraço e até mais! OBS: Seu canal vai crescer muito pode ter certeza, vc é muito didático, excelente o melhor do RUclips, nunca desista de gravar vídeos para nós e passar um pouco do seu conhecimento, SUCESSO!
Isso vai depender de aquário para cada aquário, plantas diferentes precisam de fotoperíodos diferentes, a velocidade de absorvição de nutrientes pode variar de acordo com os parâmetros da aguá... o ideal é começar com um período tradicional como 8h e ir variando, se gerar algas cabe analisar se a dosagem de nutrientes está correta ou reduzir o foto período, se as plantas não estiverem se desenvolvendo adequadamente os nutrientes pode estar escassos ou você precisa aumentar o período de exposição a luz... como disse, varia de aquário para aquário, só observando e ajustando.
Cara eu to uzando 3 lampadas de led sem bulbo de 6500k 806lm cada q dao 19500k kkkkk sera q ta bao? Minhas plantas sao hygrophilas polisperma ou tbm conhecida como hygrophila ana ou dwarf?
Você nunca deve somar ou multiplicar a temperatura de cor, pois, trata-se de frequência, logo a temperatura de cor do seu é 6.500 Kelvin (visto que suas lâmpadas tem essa temperatura de cor), e está gerando 2.400 lm. Esses 2.400 lm são recomendados para um aquário com cerca de: 60 litros com plantas que necessitam de grande intensidade luminosa; 80 litros com plantas que necessitam de média intensidade luminosa; 120 litros com plantas que necessitam de grande intensidade luminosa. Ai me diz você em qual o volume do seu aquário. A hygrophilas polisperma, precisa de iluminação de média para alta intensidade, se o aquário for entre 80 - 120 litros tá no limite, se for maior, a iluminação está fraca...
Boa noite. Inicialmente parabenizo pelo vídeo. Um dos mais didáticos e completos que já vi. Aproveito, tenho uma dúvida. Altera, de alguma forma, a qualidade da iluminação e, via de consequência, o desenvolvimento das plantas se, ao invés de colocar uma luminária de 20w (que daria, aproximadamente, 1600 lumens), colocar duas de 10w?
Olá Marcos, tudo bem? Cara, se as duas luminárias fornecerem 800 lumens cada uma, você não tem problema nenhum, é só posicionar elas de tal forma que fornecam iluminação para os pontos que você quer. A questão aqui é que você vai ter dois equipamentos ao invés de um, muita gente procura evitar para não poluir o aquário e não ficar com muitos terminais conectados em réguas ou bejamins na tomada, mas no que dis respeito as plantas o que importa mesmo é o fluxo luminos (lumens), para realização da fotossintese. Da uma olhada nesse site, ele explica a questão de "rendimento luminoso" para escolha de lampadas de um modo geral. www.ledplanet.com.br/lumens-e-watts-como-comprar-lampadas-economicas-led/ "Nesse caso, a unidade que mede sua eficiência luminosa, ou rendimento luminoso, é expresso em lm/w, ou seja, lúmens/watts. Esse valor indica quantos lúmens uma lâmpada produz a cada watt de energia que ela consome. O ideal é sempre identificar esse número e optar pela lâmpada que emitir maior quantidade de lúmens consumindo a menor quantidade de energia." Quanto maior a relação lumens/watt melhor a lâmpada. Espero te ajudado =D
Fala meu amigo. Pode me ajudar, Meu Aquario pega a luz do dia, mas não bate sol. Só a quaridade do dia mesmo.. Os lumens devem ser menores por esse motivo ou não tem nada a ver? Meu Aquario é low tech de 30L e possui 1350 lumens de iluminação
Opa Priscilla, Pode manter a iluminação como está, única coisa é monitorar para ver se começa a surgir algumas algas verdes. Sem medir a intesidade luminosa que ele recebe do dia é dificil dizer para baixar ou não, o melhor é ir acompanhando e ajustando. Ponto importante, sua luminária está bem forte para um Low Tech de 30 litros, abaixar pode ser uma boa, mas não pela luz do dia e sim pelo fluxo luminoso mesmo.
A quantidade de Lumens e a temperatura de cor depende muito das plantas do seu aquário. Por exemplo, o ideal para a cannabis seria entorno de 32k lumens full spectrum. por m2.
Então, esse vídeo vai passar por uma atualização, é antigo. Na verdade planta não precisa nem de lumens, mas sim de PAR (Radiação Fotosinteticamente Ativa), ou seja, radiaçãoq eu realmente é utilizada no processo fotossintético da planta. Quanto a cannabis... desconheço qualquer parâmetro dessa planta.
Tenho um aquario plantado, 30L, mas sinto que as plantas estão sem vida e sem cor, aparentemente por falta de luz, tenho uma lâmpada de Led em casa, 15W , 1400lm e 6500k temp de cor, seria demais para elas?
1400lm para 30 litros é um pouco forte, mas não daria problemas sérios, no máximo um pouco de alga que você pode controlar reduzindo o tempo de exposição a luz (Um timer ajuda a tornar isso automático). Recomendo que de uma olhada e fertilização, a ausência de luz é o mais grave, mas suas plantas precisam estar bem nutridas também, afinal de contas, a luz será usada justamente para a absorvição de nutrientes.
estranho, esses valores de lumiens difere bastante de outras doutrinas... alta demanda costumamos ver entre 40-60 lumens por litro, fora as de altissima demanda que chegam até 90 lumens...
Bem observado. Na época que criei esse vídeo utilizei como referência as indicações da TROPICA (tropica.com/en/guide/make-your-aquarium-a-success/light/), contudo, com o passar do tempo o conceito de Lumens por litro está caindo em desuso, na realidade a variável mais importante é o PAR (Radiação Fotossinteticamente Ative), na região em que a planta está posicionada, é um conceito mais complexo e muitos fabricantes ainda não compartilham mapa de PAR, mas um dia chegamos lá, para referência mais atualizada recomendo o vídeo a seguir: ruclips.net/video/ym31zcYFhPQ/видео.html
Quer ficar por dentro de todas as novidades e conteúdos especiais?
É só clicar no link abaixo e seguir o canal da Aquário Turbinado no Telegram.
Lá eu compartilho conteúdos especiais e toda as atualizações do canal para você não perder nada e aprender cada vez mais.
Canal TELEGRAM: t.me/AquarioTurbinado
Oi boa tarde, vcs tem watsap ?
Melhor vídeo sobre iluminação de aquários que eu assisti até hoje! E olha que não foram poucos!
Valeuuu e em breve teremos um vídeo de atualização
@@aquarioturbinado então vou aguardar pra comprar minha luminária depois dele!
Melhor video sobre iluminação que eu ja vi. Parabéns!
Excelente trabalho ! Parabéns
Obrigado pelo video
Parabéns pelo video! Sou fabricante de luminárias pra aquario, e nunca vi um video tão bem explicado como este, se permitir passarei este link para os nossos consumidores, assim eles entenderão como de fato isso funciona, o que me alegrou é que explicamos exatamente desta forma a eles.. parabéns!! Deus abençoe!
Olá,
Fico feliz que o vídeo tenha chamado sua atenção. você tem algum material para me enviar sobre suas luminárias? De repente podemos marcar uma entrevista ou algo para divulgar.
@@aquarioturbinado Opa, sim amigo! vc tem algum aquário? se sim quais medidas? possui tampa de madeira para fixação das barras?
@@aquananoluminarias8367 Possuo dois de 20 litros com iluminação de fixação traseira e um aquário de 90 litros (80 cm de largura), com iluminação LED em refletor suspenso (5 lampadas de 900 lumens).
Por favor, criem um grupo no telegra sobre iluminação pra gente falar sobre o assunto!
Meu amigo você acabou de ganhar um inscrito ,ainda bem que tem pessoas como você,dando uma aula , sobre iluminação no aquário,coisa que as lojas não fala parabéns, um grande abraço.
caracas que aulão, obrigado por tanto conhecimento gratuito xD
Video incrível! Obrigado. Aprendi tudo o que eu precisava saber sobre iluminação vendo esse vídeo.
Que bom que ajudou =D
Melhor vídeo sobre luminárias do RUclips. Esclareceu inúmeras dúvidas. Obrigado!
Nós que agradecemos!
Vídeo perfeito parabéns,eu tinha noção zero de iluminação,aprendi muito 👏
Nossa, melhor vídeo, explicação perfeita, melhor impossível
Que bom que ajudou
Que video top valew
Perfeito sua explanação a melhor que já assisti parabéns!
Valeuuuu
Cara vc é mto bom ensinando, parabéns.
Muito obrigado
Já vi vários vídeos mas esse é o primeiro que vai direto ao ponto sem deixar dúvidas. Já está aqui nos meus favoritos pra futuras consultas. ✌🏼
Valeuu!
Vídeo perfeito !! Obgda! Estou iniciando e aprendi muito com seu vídeo !!😸
Eu que agradeço =D
Olha meu caro cidadão de sei lá donde, esbarrei neste vídeo agora porque meu problema atual é a tal da iluminação do aquário. Tive aquário quando criança e estou voltando ao aquarismo depois de uma era de trevas. Depois de 3 minutos de vídeo fui movido a fazer um elogio aqui porque esse vídeo é tudo o que eu precisava neste momento tenebroso da minha vida de aquarista. Show de bola, ''mano''. Já sou fã do canal e agora vou continuar assistindo o vídeo porque qualidade de informação e boa comunicação não faltam. Parabéns pelo canal e TMJ!
Muito obrigado Alfredo, infelizmente fiquei um pouco fora do canal, mas seu comentário me deu energias para voltar a gravar conteúdo! Forte abraço e boa sorte com o aquário.
Igualmente como vc. Voltando depois de uma longa era do gelo. Rs. Abraços e boa sorte a nós!
Que vídeo sençacional!!!
Valeuuuu
Que aula meu amigo, que aula! 👏👏👏
Sou iniciante, e seu vídeo é perfeito, bem esclarecedor. Parabéns
Muito obrigado
Olá, tinha um aquário marinho e possuo uma luminária maxspct 15.000 k de 70 W. Quero montá-lo como plantado agora, posso utilizar a mesma luminária ou vou ter que trocá-la?
Medidas do aquário 50 x 50 x 50.
Muito bem explicado.
Parabéns pelo conteúdo, ajudou bastante.
Que bom que ajudou, valeuuu!
Vídeo muito bem explicado e direto ao ponto com conceitos realmente fundamentais, mas gostaria de tirar uma dúvida, em uma luminária para aquário, vc acha que tendo mais leds Full spectrom do que vermelho teria um bom aproveitamento, ou melhor substituir pelo vermelho? Eu sei que e meio complexo dar um resposta ideal, mas queria tirar essa dúvida porq minha luminária tem quase todos de cor Full ao invés de vermelho
Reforço de full spectro, mas cuidado para não ficar um aquário estranho por falta de luz branca.
@@aquarioturbinado obrigado, eu tenho a mesma quantidade de brancos e Full spectrom
Excelente vídeo, muito bem explicado!!!
Obrigado 😃
Vídeo excelente! Verdadeira aula!
Muito obrigado, em breve sai uma atualização com novos conceitos! =D
Monstruoso o video! Expliclou muita coisa que du não sabia, muito obrigado pelo conhecimento compartilhado amigo.
Só uma perguntinha pra ver se eu entendi: é melhor eu comprar uma lampada de 10000 k do que uma de 6500 k ?
O ideal é uma luminária desenvolvida para aquários, mas se estiver indo atrás de uma solução de baixo custo para um aquário de baixa demanda, 6.500k para cima.
Ajudou demais, tirou várias dúvidas
Excelente vídeo. Estou com um aquário de 60 litros (50 cm de comprimento x 30 cm de largura x 40 cm de altura) com plantas consideradas simples (Elódea, Valisnéria, Musgo de Java e um pouco de Salvinia na superfície). Comecei a usar uma luz led caseira de 10W e 580 lumens há pouco mais de 2 meses. Nessa mesma época eu trouxe essas Salvinias, que começaram a se multiplicar numa taxa não tão rápida quanto as pessoas geralmente comentam que acontece. Elas foram se mantendo bem até que de uns 20 dias pra cá, começaram a morrer, ficando com as folhas marrons e se desfazendo. Algumas pessoas comentaram que é pouca quantidade de lumens para elas e me recomendaram uma luz com pelo menos 1.200 lumens. Eu estou pensando em adquirir uma Soma X7 mas não sei a quantidade de lumens dela. Vi em vídeos que ela é bem forte e tem leds brancos e azuis. É uma boa escolha para manter minhas Salvinias vivas?
Olá Thiago, para as plantas ficarem vivas, além de Luz, você precisa de fertilização líquida. Salvinias são plantas de superficie, ou seja, dificilmente elas irão sofrer por falta de luz, mas sim por falta de nutrientes, elas puxam muitos nutrientes da água. Você já utiliza fertilização líquida no seu aquário?
ruclips.net/video/NSPp76VnS5Q/видео.html
Nesse vídeo explicamos um pouco como funciona.
@@aquarioturbinado estava aguardando você mencionar fertilização para eu poder falar sobre a segunda parte do problema (de modo que meu primeiro comentário não ficasse tão longo hehehe). Sim, eu utilizo fertilização líquida. Um belo dia decidi descobrir como estavam os níveis de nutrientes no meu aquário porque eu sempre perco plantas simples como essas que mencionei (exceto o musgo que é muito resistente). Descobri que meu fosfato estava ZERADO. Comecei a dosar fosfato de modo que saísse de 0 para 1 ppm (mg/L) e foi aí que minhas Salvinias começaram a morrer. É evidente que coloquei a culpa no fosfato. Mas ocorre que depois fiz um teste de ferro que também deu zerado, e utilizei isso como 'proxy' que me indicaria que todos os micronutrientes também estavam zerados. Daí comecei a dosar micronutrientes também. E por último dosei potássio, porque também imaginei que fósforo zero também indicaria potássio zero. Não ponho nitrogênio porque meu aquário tem muito nitrato. É um mistério essa perda de Salvinias. A luz de 580 lumens não pega toda a superfície da água, ela é quase focal, e de fato as Salvinias começaram a morrer do lado mais 'escuro', digamos assim. Só que de repente começou a morrer tudo. Então tá mais fácil ser luz fraca e incompleta na superfície do aquário, certo? Nutrientes já estão disponíveis. Inclusive meus níveis de fósforo não caíram durante uma semana (!). Estou mesmo pensando em adquirir uma luminária Soma X7 para que a luz desta vez incida sobre toda a superfície. O problema é que apesar dela ter 15W de potência (ou seja, mais potente que a minha atual de 10W) eu não sei qual a quantidade de lumens dela. Não tem esse dado. Só sei que tem leds brancos e azuis e aparenta ser uma luz bem forte mesmo.
Parabéns, excelente material, perfeito!!
Valeu!!!
Ótimo conteúdo, já tô seguindo!
Sucesso!
Top o vídeo irmão! Mais um inscrito. Só um detalhe que eu acho que seria válido, eu achei o áudio um pouco baixo, e mesmo aumentando o volume eu achei meio baixo. O resto tá tooooop
Obrigado pelas dicas!
Os vídeos novos do canal o áudio já está melhor, mas vou ver aqui de repente regravar um vídeo desse tema.
Meu aquário tem 67 litros lowtech mas tô sentindo minhas plantas como anubias com as folhas pintadas de preto e as criptocoriny estão amarronzadas, estou usando três refletores de 10w está pouco ? Uso fertilizante liquido mas não uso co2
Muito bom o vídeo, valeu
Eu que agradeço
Achei que eu ia escutar um "Gil Gomes, aqui e agora!" no final do vídeo! kkkkk.... Brincadeiras à parte, ficou muito bom o vídeo! Esclareceu várias dúvidas! Parabéns! Mais um inscrito!
Que isso, eu que agradeço pelo elogia e antes que eu me esqueça...
Gil Gomes, aqui e agora! No Aquário turbinado.
hahahaha
Perfeito!! Vídeo e didática impecável.
Parabéns…inscrito👍🏼👍🏼👍🏼
Muito obrigado 👍
Posso usar refletor usando esses calculos ?
Sim, não há nenhum problema, contudo, como comentei no vídeo você tem a questão do espectro de luz, refletores ajudam muito em aquários plantados e são uma solução com um custo benefício bem atrativo, contudo, o espectro de luz deles está mais focado para uma cor agradável aos nossos olhos do que para plantas, mas você conseguirá ótimos resultados com um refletor sim.
Minha recomendação é deixar uma margem de segurança, uns 20% a mais nos lumens caso os chineses estejam deixando alguns na fábrica hahaha e cuidado com temperatura, alguns refletores podem esquentar bem e dar problemas se mal instalados.
Forte abraços
Marcos! Tu és um monstro. Excelente vídeo.
Obrigado pelo elogio
Se o lumen não é mais o principal parâmetro, oque eu tenho que olhar para uma boa iluminação para cultivar carpete?
PAR, essa é a variável recomendada, contudo, grande parte das luminárias não compartilha essa informação. A combinação PAR e espectro é o fundamental para uma boa iluminação.
Muito bom trabalho .
Obrigado 👍
Parabéns👏👏👏 vc é foda👏👏
Valeu Ronaldo!
Abraços
O que vc acha daquelas fitas de led... Será que dá pra usar??
Para um aquário pequeno sim, você vai conseguir uma iluminação lega, para um grande recomendo um investimento um pouco maior, uma luminária profissional, ou uma solução mais barata como refletores, no final tudo se resume a temperatura da cor e potência (lumens).
Melhor video do you tube
A melhor explicação do youtube! Parabens!
Valeu!!!
tenho um aquario de 300 litros tem 3 lampadas de calha de 60 cm e tava pouco, hoje coloquei uma lampada de led azul adicional, tomara que melhores minhas plantas
Bacana
Queria saber sobre a distancia dos Leds pra lamina d'água?
Não tenho conhecimento de uma distância mínima ou máxima, mas o que penso é: a distância mínima você determina de tal forma que permita alimentar e trabalhar no aquário sem precisar remover a luminária toda hora, já a distância máxima vai depender da sua intensidade luminosa, pois, quanto mais afastada do espelho d'água menos luz chega no fundo do aquário e nas plantas, mas a proporção exata não sei, vou pesquisar.
Olá. Tenho algumas duvidas a respeito de luminarias led: uma luminaria led tem a vida útil de aproximadamente 50000 horas? Assim como dizem a maioria da vida util do próprio led? O led mantém a sua mesma eficiência de iluminação ao da sua vida útil?
Se forem leds de qualidade e com controlador de potência correto sim, luminárias sem projeto consistente não conseguem garantir esse mesmo tempo de vida e performance
@@aquarioturbinadoobrigado pela resposta. Se puder me responder mais essa: estou tentando montar um projeto de um medium ou high-tech, no entanto, a $ tá meio limitada. Encontrei o pessoal da Aquanano luminárias que monta o projeto baseado em barras de led e faz o controle por uma controladora wi fi. Tem alguma experiência com o produto deles ou já ouviu alguém comentar sobre, etc. Poderia me ajudar?
@@viniciusdaigaro4186 nunca usei, mas minha opinião sobre as barras de Led não não das melhores... eu esperaria um pouco mais e compraria uma luminaria melhor, luminaria, principalmente em high demand faz toda a diferença, aquanano paraesse tipo de aquario não recomendo, sem contar que o design dela acho bem feio para um aquário high demand
Parabéns pelo vídeo.
Opa mestre. que material legal. consigo entrar em contato contigo ?
Facebook ou Insta disponíveis na descrição do vídeo =D
Fiquei com uma dúvida. No caso eu tenho um aquário de 200 litros. 50 cm de altura. Nele eu tenho plantado cabomba, higrophila polisperma, samambaia d'água microsorum pteropus e sagitária subulata. Qual regra se aplica daí? Vc pode me ajudar?
Você tem um aquário Low Tech, então não precisa de muita iluminação. Algo em torno de 20 - 30 lumens é um bom ponto de partida. lembrando que mesmo aquários low tech precisam de fertilização líquida para o melhor desenvolvimento das plantas.
ruclips.net/video/XzUGZvzaJu8/видео.html
Aonde vejo lumens na led não aparece esse nome tem alguma abreviação?
Nas limunárias e lampadas em geral aparece como fluxo luminoso.
Exemplo: p2.trrsf.com/image/fget/cf/940/0/images.terra.com/2019/07/10/0e6c2181-4f5a-434c-bef9-c483e79bfbdf.jpg
Parabéns Marcos por sua ajuda, grande abraço.
Precisando é só chamar!
Parabéns pelo vídeo, pretendo montar um plantado com carpetes , meu aquário tem 130x40x50 qual seria os leds ideal e a quantidade obrigado.
Com um aquário de 260 litros, e visto que você quer cultivar um carpete, o que significa alta demanda de luz, pois, o carpete está na camada mais funda do aquário... você precisaria de pelo menos uns 10.000 lumens.
Fica complicado indicar para você a luminária ideal, pois, para essas dimensões uma profissional vai ser bem cara, vale a pena, mas vai custar caro.
Para fazer uma DIY o projeto tem de levar em consideração Fonte de alimentação, LED CHIP 6,5K - 10K (10 - 20W).
Pensando em distribuição de luz pelo aquário eu recomendaria a compra de pelo menos 6 LED CHIP
(pt.aliexpress.com/item/32809691438.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.68f877ccZi2Uau&algo_pvid=e3e60f8c-9c4b-459c-b92b-7c50c4dd759a&algo_expid=e3e60f8c-9c4b-459c-b92b-7c50c4dd759a-16&btsid=7f5f9b41-781a-4991-893d-10377f5ae4e9&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_3,searchweb201603_53)
O link é apenas um exemplo, tenha em mente que você também precisará dimensionar um dissipador de calor e coolers para resfriar sua iluminação.
Excelente conteúdo, excelente explicação.
Valeu!
Muitto top o vídeo!!
Valeu!!!!
Parabéns pelo vídeo! Consegui entender alguns conceitos! Mais um inscrito
Tenho um aquário, em torno de 180 litros, com duas lâmpadas T8 de 30 w, sendo uma branca e outra azul. Tenho plantas com densidade média. Tenho percebido que as plantas de tom mais avermelhadas estão tendendo à ficar meio desbotada (esbranquiçada, esverdeadas). Pelo que li, muitas plantas vermelhas adquirem essa cor como uma forma de proteção contra o excesso de luz refletindo a cor vermelha. Eu pergunto, será que pelo fato de não ter a luz vermelha as plantas não estão digamos "precisando se defender", de forma que não estão produzindo o pigmento avermelhado. Será que se eu mudar para uma lâmpada vermelha as plantas irão ficar mais vermelhas? Parabéns pelo vídeo!!
Uma coisa é a cor da planta e outra é a percepção do olho, pelo fato de você ter luz azul em uma maior quantidade, pode ser que as plantas deem a sensação de estar meio "roxas" isso se dá ao fato de pouca luz vermelha para refletir, e é essa luz refletida que nossos olhos capta e processa a cor.
Como mencionei no vídeo, mais importante que a potência das lampadas é a intensidade luminosa das mesmas. Geralmente plantas vermelhas tendem a perder a vitalidade quando a luz é pouco, e em geral podem ficar até mesmo verde. Isso é um mecanismo de defesa delas, elas ficam verde, pois, assim absorvem mais luz e se mantem vivas, as plantas vermelhas, precisam de mais luz para manter a cor vemelha.
Minha recomendação é procurar as informações técnicas do fabricante e garantir que seu aquário tem ao menos 7.200 luméns de intensidade luminosa, com essa configuração suas plantas vermelhas vão ficar TOP!!!
Ahhh não se esqueça de garantir que sua água tem os níveis de nutrientes e CO2, plantas vermelhas são muito exirgentes, e por isso, bonitas.
aquabase.com.br/wordpress/plantas-vermelhas-nutrientes-ou-iluminacao/
Minha luminaria é nourplus e tem led verde , azul , vermelho e branco.
Eu coloquei o branco em 70% , vermelho 50% , azul 30% e verde só 20 %. Ta errado ? Tenho q aumentar o azul?
Meu aquario é plantado de 162 litros
depende da potência de cada LED, da quantidade de cada LED. Mudar a configuração dos LEDs impacta no espectro fotossintético, via de regra eu sempre daria um reforço no vermelho e no Azul, mas ai tem de ver as recomendações do fabricante para melhor controle da sua luminária. Muitos fabricantes liberam a função de dimerização das luminárias para os usuários, mas não compartilham configurações recomendadas... é como dar um carro de formula 1 sem dar se quer o manual de instruções... kkkkk
Muito bom, esclareceu bastante, obrigada!
Cara, que aula! Muito obrigado e parabéns!
Valeuu!
Muito esclarecedor, obrigado!
E que agradeço! =D
Gostei muito. Realmente, muito obrigado!!!
Disponha!
Que aula, top
Valeu!!!
Muito boa dica , então pelo que eu entendi não preciso de leds vermelhos e azul mais sim de uma branco que me forneça a maior temperatura de cor possível, ex 6500K . ?
Sim e não, uma lampada adequada com 6500K ou acima e intensidade luminosa adequada já faz milagres, contudo, ter reforço de azul, vermelho, UV e IR da um belo boost no crescimento.
Tenho um aquario de 72 litros, e duas lampadas led tubulares que no total tem 3200 lumens, e já comprei o substrato fertil da ocean tech (plant grow soil) e fertilizantes: NPK,micro, c02 e ferro. Posso colocar alguma especie de palnta vermelha? Ele tem 60x30x40. Agora o aquario esta com cyanobacteris iluminacao de 3000 lumens;-; sem nada de mais, os produtos já estao chegando e vou tentar eliminar as cyanobaterias. O pior é que atualmente a lampada que vou tirar é 4500 k que é uma merda sksk
Nota 10.
Valeuuuuu
Plantas que não exigem luz forte, como musgo de java e anúbia nana, por exemplo, podem ser prejudicadas se eu colocar uma luz forte no meu aquário???
Não diretamente, mas essas plantas buscamos colocar em regiões de sombra em formações rochosas e troncos para evitar "queimaduras"
Poderia me ajudar pfv
Meu aquário de 200 litros medida 100×40×50 não tem substrato fertil e nem cO2 apenas cascalho de rio fino.
Coloquei umas 4 plantas low tech e estou colocando um tampa de flourish execel diariamente. Coloquei duas lâmpadas Led básica. Mas notei que não estão crescendo e duas já perdi. Qual lâmpada ideal para o meu aquário?
Luminaria a 15cm do topo do aquário.
Perca por coluna de água: 95.12 porcento
Cálculo de 1 ponto.
Fraca : lumnes < 1075
Moderada : 1075 < lumens < 2150
Clara : 2150 < lumens < 3225
Intensa : 3225 < lumens
Total de Lumens (Baixa/Fraca - 2 pontos) : 2150 lumens (500 Lux no fundo do aquário)
Total de Lumens (Média Moderada - 2 pontos) : 4300 lumens (1000 Lux no fundo do aquário)
Total de Lumens (Forte/Clara - 2 pontos) : 6450 lumens (1500 Lux no fundo do aquário)
Espero ter ajudado.
Estou planejando um vídeo para cálculo mais detalhado de iluminação com planilha para auxiliar a seleção, poderia compartilha a fonte que utilizou para essa classificação?
Boa tarde tenho um aquario com carpetes japam e muitas plantas dê 270L quantos lumens eu preciso pára elé aquário 120 ×50 55
Aquário de 330 litros... carpete e muitas plantas recomendo 40 lumens por litro, o que vai dar uns 13.200 lm.
Boa noite Marcos. Minhas lâmpadas T8 tubulares acabaram de queimar. Elas não são de Led, uma é branca e outra é rosa. Eu posso trocar por T8 de Led brancas?
Sim, tendo uma temperatura adequada e intensidade luminosa apropriada tudo certo, mas tente analisar o spectro de luz para ver se um reforço azul e vermelho será necessário.
Teria algum problema utilizar uma iluminação com 3000k?
3.000k tem forte predominância de amarelo no espectro, sendo que as plantas tem seu pico de utilização nas frequências do azul e do vermelho, acredito que uma iluminação de 3.000K não irá fornecer energia suficiente para a fotossíntese.
horticulturelightinggroup.com/blogs/news/guide-to-customizing-light-spectrum-for-horticulture
LIKE e INSCRITO !!!
Valeu
Parabéns pelo vídeo... Com relação aos lúmens se ultrapassar esses parâmetros seria prejudicial as plantas? Ou quanto maior a quantidade de lúmens melhor?
Opa, desculpa a demora, mas entro vez ou outra no canal. Quando você excede a intensidade luz em planta emersas fica evidente o aparecimento de queimaduras e danos as folhas.
No link abaixo você encontra um vídeo sobre o efeito da distância e intensidade de luz no cultivo interno de alface, é bem interessante e ajuda a ter uma base dos efeitos da luz.ruclips.net/video/dQlOJ1zvoPI/видео.html
Em plantas subaquáticas, como a água age dissipando boa parte da luz, você precisaria estar muito acima para causar danos visuais, o mais comum é o surgimento de algas, pois, essas sempre surgem quando temos luz ou nutrientes em excesso.
Caso você tenha uma luz intensa e não queira algas, um timer pode te ajudar, pois, você poderá reduzir o tempo de exposição a luz.
Quando se fala em luz, sempre trabalhamos com as variáveis Intensidade e tempo de exposição.
Para algas, você adiciona ainda a variável nutrientes.
Marcos Bom dia, primeiramente parabéns pelo excelente video...
Estou com uma dúvida estou com aquário 300l plantado tenho muita planta e tb carpete, fazendo cálculo que vc passou preciso de 18000 lúmens, atualmente não estou podendo comprar uma luminária pós é muito cara, achei aqui holofote 100w 9000 lúmens 2 dele me atenderia, gostaria de saber se com holofote vou obter sucesso? Abraço, até mais querido!
Olá Diego,
Tudo bem?
Em teoria sim, você teria sucesso e sem problema nenhum, plantas não olha se sua luminária é cara e bonita, elas querem o que interessam luméns!
A grande questão é que eu procuraria dividir esses holofortes em outros menores, para garantir uma boa distribuição de luz ao longo do aquário ao invés de dois pontos de luz extrema e regiões de sombra... nesse caso eu optaria por 4 de 4500 luméns, se não for possível, não tem problema, só garanta que os holofortes estão a uma atura adequada de tal forma que os dois fornecem luz para o aquário por inteiro, a grande vantagem aqui é que a água é uma boa difusora de raios luminosos, então vai ajudar a distribuir a luz.
Um ponto de atenção é a refrigeração desses holofortes, 100W vai gerar calor, certifique-se de dar vazão nesse calor de tal forma que não superaqueça a água do aquário =D
Depois me procura no insta (@aquarioturbinado) e compartilha uma foto desse aquário?
Abraços
@@aquarioturbinado Tranquilo Marcos e vc ?
Cara seu vídeo foi muito bom, vc explica muito bem, gostei muito o melhor vídeo do RUclips, não encontrei nada ao nível do seu, te agradeço muito pela atenção e em ter me respondido, por incrível que pareça eu não tenho Instagram mais se me passar um e-mail seu será um privilégio enviar as fotos do meu plantado assim que ficar pronto, eu tenho mais uma dúvida os holofotes vão ser de LED já ouvir dizer que para aquário plantado LED não funciona verdade ou mentira? ah sobre calor das lâmpadas irei colocar 2 cooler para jogar o calor pra fora, abraço e até mais!
OBS: Seu canal vai crescer muito pode ter certeza, vc é muito didático, excelente o melhor do RUclips, nunca desista de gravar vídeos para nós e passar um pouco do seu conhecimento, SUCESSO!
Qual o foto período mais indicado ? Quantas horas as lâmpadas devidamente dimensionadas devem ficar acesas durante o dia ?
Isso vai depender de aquário para cada aquário, plantas diferentes precisam de fotoperíodos diferentes, a velocidade de absorvição de nutrientes pode variar de acordo com os parâmetros da aguá... o ideal é começar com um período tradicional como 8h e ir variando, se gerar algas cabe analisar se a dosagem de nutrientes está correta ou reduzir o foto período, se as plantas não estiverem se desenvolvendo adequadamente os nutrientes pode estar escassos ou você precisa aumentar o período de exposição a luz... como disse, varia de aquário para aquário, só observando e ajustando.
Cara eu to uzando 3 lampadas de led sem bulbo de 6500k 806lm cada q dao 19500k kkkkk sera q ta bao? Minhas plantas sao hygrophilas polisperma ou tbm conhecida como hygrophila ana ou dwarf?
Você nunca deve somar ou multiplicar a temperatura de cor, pois, trata-se de frequência, logo a temperatura de cor do seu é 6.500 Kelvin (visto que suas lâmpadas tem essa temperatura de cor), e está gerando 2.400 lm.
Esses 2.400 lm são recomendados para um aquário com cerca de:
60 litros com plantas que necessitam de grande intensidade luminosa;
80 litros com plantas que necessitam de média intensidade luminosa;
120 litros com plantas que necessitam de grande intensidade luminosa.
Ai me diz você em qual o volume do seu aquário.
A hygrophilas polisperma, precisa de iluminação de média para alta intensidade, se o aquário for entre 80 - 120 litros tá no limite, se for maior, a iluminação está fraca...
Excelente!!! Mais um inscrito!
Aeee, Valeu Sete Super =D
Boa noite.
Inicialmente parabenizo pelo vídeo. Um dos mais didáticos e completos que já vi.
Aproveito, tenho uma dúvida. Altera, de alguma forma, a qualidade da iluminação e, via de consequência, o desenvolvimento das plantas se, ao invés de colocar uma luminária de 20w (que daria, aproximadamente, 1600 lumens), colocar duas de 10w?
Olá Marcos, tudo bem?
Cara, se as duas luminárias fornecerem 800 lumens cada uma, você não tem problema nenhum, é só posicionar elas de tal forma que fornecam iluminação para os pontos que você quer. A questão aqui é que você vai ter dois equipamentos ao invés de um, muita gente procura evitar para não poluir o aquário e não ficar com muitos terminais conectados em réguas ou bejamins na tomada, mas no que dis respeito as plantas o que importa mesmo é o fluxo luminos (lumens), para realização da fotossintese.
Da uma olhada nesse site, ele explica a questão de "rendimento luminoso" para escolha de lampadas de um modo geral.
www.ledplanet.com.br/lumens-e-watts-como-comprar-lampadas-economicas-led/
"Nesse caso, a unidade que mede sua eficiência luminosa, ou rendimento luminoso, é expresso em lm/w, ou seja, lúmens/watts. Esse valor indica quantos lúmens uma lâmpada produz a cada watt de energia que ela consome. O ideal é sempre identificar esse número e optar pela lâmpada que emitir maior quantidade de lúmens consumindo a menor quantidade de energia."
Quanto maior a relação lumens/watt melhor a lâmpada.
Espero te ajudado =D
Fala meu amigo. Pode me ajudar, Meu Aquario pega a luz do dia, mas não bate sol. Só a quaridade do dia mesmo.. Os lumens devem ser menores por esse motivo ou não tem nada a ver? Meu Aquario é low tech de 30L e possui 1350 lumens de iluminação
Opa Priscilla, Pode manter a iluminação como está, única coisa é monitorar para ver se começa a surgir algumas algas verdes. Sem medir a intesidade luminosa que ele recebe do dia é dificil dizer para baixar ou não, o melhor é ir acompanhando e ajustando. Ponto importante, sua luminária está bem forte para um Low Tech de 30 litros, abaixar pode ser uma boa, mas não pela luz do dia e sim pelo fluxo luminoso mesmo.
Parabéns, posso usar lâmpadas de led ?
Sim, tudo depende da quantidade de lumens que seus leds irão fornecer ao sistema. =D
E esse cálculo de lumens é a soma de todo o sistema ou por lâmpada?
A quantidade de Lumens e a temperatura de cor depende muito das plantas do seu aquário. Por exemplo, o ideal para a cannabis seria entorno de 32k lumens full spectrum. por m2.
Exemplo a Cabomba caroliniana que exige bastante lumens.
Então, esse vídeo vai passar por uma atualização, é antigo. Na verdade planta não precisa nem de lumens, mas sim de PAR (Radiação Fotosinteticamente Ativa), ou seja, radiaçãoq eu realmente é utilizada no processo fotossintético da planta. Quanto a cannabis... desconheço qualquer parâmetro dessa planta.
Um adendo.... As lâmpadas até 3500k são as melhores para um plantado. Elas simulam com mais exatidão os spectruns do sol
Em cor... talvez, em espectro de luz (radiação), não...
Tenho um aquario plantado, 30L, mas sinto que as plantas estão sem vida e sem cor, aparentemente por falta de luz, tenho uma lâmpada de Led em casa, 15W , 1400lm e 6500k temp de cor, seria demais para elas?
1400lm para 30 litros é um pouco forte, mas não daria problemas sérios, no máximo um pouco de alga que você pode controlar reduzindo o tempo de exposição a luz (Um timer ajuda a tornar isso automático). Recomendo que de uma olhada e fertilização, a ausência de luz é o mais grave, mas suas plantas precisam estar bem nutridas também, afinal de contas, a luz será usada justamente para a absorvição de nutrientes.
estranho, esses valores de lumiens difere bastante de outras doutrinas... alta demanda costumamos ver entre 40-60 lumens por litro, fora as de altissima demanda que chegam até 90 lumens...
Bem observado.
Na época que criei esse vídeo utilizei como referência as indicações da TROPICA (tropica.com/en/guide/make-your-aquarium-a-success/light/), contudo, com o passar do tempo o conceito de Lumens por litro está caindo em desuso, na realidade a variável mais importante é o PAR (Radiação Fotossinteticamente Ative), na região em que a planta está posicionada, é um conceito mais complexo e muitos fabricantes ainda não compartilham mapa de PAR, mas um dia chegamos lá, para referência mais atualizada recomendo o vídeo a seguir: ruclips.net/video/ym31zcYFhPQ/видео.html