Buenas Ideias Esse Euclides da Cunha era muito ESCROTO em... o Eduardo Bueno não comentou como ele tratava essa moça, ela tinha só 12 anos quando foi casada com ele e teve de ir morar com o Marido. Na série do History Channel “guia politicamente incorreto da historia do brasil” é abordado o caso com testemunhas e revelações inéditas. Inclusive e relatado que Euclides deixou um recém nascido morrer de inanição. Você pode não ter visto a série, ela de fato tem momentos ruins e outros bons. E na parte sobre Euclides é um dos episódios mais esclarecedores.
@@rodrigodasilva6644 porque alagaram canudos? Na visão dos generais a neófita republica estava em risco e o nome de Euclides cresceu demais a ponto de ser considerado para a presidencia... ele era uma afronta à republica e uma desmoralização impossível de suportar pro exército que ainda colhia os louros sanguinolentos do Paraguay ... imagine ...rs o exército grita temos uma rebelião vamos desbaratá-la vai lá e mata todo mundo e quando volta à civilização para serem ovacionados são denunciados por um crime sórdido ... com certeza o exercito matou ele ...
Eu me casei muito jovem em 1982 e parei de estudar. Voltei pra escola em1997 junto com meus filhos adolescentes, eu no ensino médio e eles no fundamental. No colégio o professor indicou a leitura de ''Os Sertões'' de Euclides da Cunha para o meu grupo de estudos, por eu ser a mais ''madura'' da turma. Fizemos um teatrinho representando a batalha de Canudos, e um aluno teve a ''brilhante'' ideia de levar a garrucha do avô dele pra sala de aula...deu o maior B.O. com a diretora. Mas deu tudo certo e a apresentação foi 10. Ainda tenho o livro...me deu vontade de relê-lo....
meu avô paterno foi professor no colégio Lafayete do Rio de Janeiro e colega de Dilermando. E ele contava sempre esta história, avôs repetem histórias sempre na hora do jantar: O Sr. Dilermando me disse, uma vez na sala dos professores em um intervalo de aulas, sincero e pesaroso: Professor Tomás, eu sempre serei o assassino de Euclides da Cunha.
Impossível imaginar a tristeza de Dilermando, pois é mais do que óbvio que ele jamais desejou carregar essas duas mortes. Dentre todos os envolvidos, ele talvez tenha sido a maior vítima.
@@cacorivaro vítima não; porque ele entrou em um relacionamento, ao qual existia pai, mãe e filhos. No mínimo os filhos é que foram as vítimas. Qualquer um em sã consciência sabe, envolver se com mulher ou homem comprometidos, não é escolha sensata.
@@aragornelessar3746, o arranjo entre Sianinha e Euclides já era estabelecido, posto que Dilermando não foi o primeiro. Se ambos acordam na "terceirização matrimonial", não deveria haver ciúme póstumo. Incauto e insensato, sim e vítima, também.
Sou de São José do Rio Pardo aonde o Euclides da Cunha construiu uma ponte metálica sobre o Rio Pardo . Todo ano em Agosto é celebrado a semana Euclidiana . Todas as escolas da cidade ensinam para os alunos a história do Euclides da Cunha . Legal ver um canal contando a sua história
Já fui várias vezes a São José, inclusive como professor do Ciclo de Estudos, durante as Semanas Euclidianas. Permita-me indicar os vídeos "[REACT] A dupla tragédia de Euclides da Cunha" e "A verdade sobre Euclides da Cunha".
O cara escolhe mal pra caralho , escolhe mal a mulher, depois escolhe mal o revólver , um 32 , ele deveria ter escolhido um revólver de calibre mais grosso que aonde aceita arregaça tudo .
Moro em Lorena SP, Euclides da Cunha morou aqui e seus filhos estudaram no Colégio São Joaquim e com muito orgulho hoje meus 2 netos estudam lá. Lorena tem uma História muito bonita!!!
A minha avó conheceu o Dilermando quando ela era bem criança na cidade de Rio Grande, no RS, muito depois dos acontecimentos. Ela dizia que ele era muito bonito.
zeilton Almeida, generalizações são preconceituosas ou, também podemos dizer: homens não gostam de mulheres boas, gostam das bonitas e vagabundas, não?
zeilton Almeida, primeiramente, os adjetivos devem concordar com o substantivo (que eles qualificam), então, você deve dizer/escrever: "homens bonitoS e vagabundoS. E, não, não fiquei bravinha, não! Para teu governo, não me casei; achei melhor ter um filho, sem marido. Criei sozinha, mesmo. É, hoje um homem muito bom: tem um filho, uma companheira, é formado e trabalhador. Sabe ler e escrever muito bem! Ah! Só mais uma: "jeito" é com jota e não com "g", como você escreveu. Você, além de escrever muito mal, TENTA desqualificar quem não está ao alcance do seu escroto.
Estou lendo a Biografia do Marechal Rondon, de Larry Rohter. De acordo com o livro, a história da morte de Euclides e de seu filho foi bem diferente da do canal (pela primeira vez notei controvérsias). Relata um final ainda mais trágico do Euclides, citando que antes dele morrer ainda conseguiu proferir as palavras: "Odeio-te... honra... intrigas... perdão... calúnias..." E o desenrolar da história também é bem diferente citando ainda que graças a Rondon (um grande amigo de Euclides desde a academia militar da praia vermelha) o filho mais velho de Euclides e afilhado de Rondon foi levado para uma de suas expedições justamente para evitar o que o Euclides Jr. veio a fazer depois. Agora me interessei ainda mais por esse causo. Mas antes, vou ler "Os Sertões".
Comprei o livro tentei ler, mas só depois de vinte anos guardado chegou a hora e fiquei fascinado, como sou do sertão da Bahia e viajando pelas cidades descritas é que a descrição precisa de Euclides, da Terra do Homem e da Luta, Obra-prima, sem dever nada a literatura mundial. Parabéns pelo vídeo.
Uma curiosidade sobre a história de Euclides da Cunha que possivelmente muita gente sabe è que a Rede Globe fez uma série em 1990 chamada desejo que nada mais era que baseada nas história dele escrita por nada mais nada menos que Glória Pérez. No papel de Euclides da cunha ; Tarcísio Meira, a esposa era interpretada por Vera Fischer lindíssima na época com os cabelos pintados de Negro e o tal amante loiro era o Guilherme Fontes
Os Sertões foi um divisor de águas em relação a tudo que já li. É uma leitura densa, necessária e maravilhosa! Realmente a morte do Euclides da Cunha poderia ter sido evitada, mas enfim... Só que foram 3 mortes nessa história, tem o irmão do Dilermando que também foi uma vítima. Abraços, obrigada pelo vídeo!❤
kkkkkkk....Rapaz, vc é muito hilário. Deve dar um trabalho tremendo à sua filha e a esposa. Tenho que admitir, vc fala e descreve com inteligência e mais, tem um "time", um compasso que beira a genialidade. Só me resta da-lhe parabéns. Falei "beira", tangencia. Não fique se achando o melhor e continue assim.
O problema do Euclides da Cunha, foi não ser sábio na escolha de uma esposa. O problema do Dilermando, foi se envolver com uma mulher casada e não ter escutado os conselhos que recebeu. O problema da Ana, foi arrastar um cavalo morto pelo resto da vida, por uma culpa do adultério cometido. Que dor insuportável.
É minha terceira empreitada de ler Os Sertões. Na duas primeiras eu não consegui vencer as duas primeiras partes (A TERRA e o Homem). Decidido a terminar, recomecei o livro há um mês e desa vez não perdi o ímpeto. Valeu a pena. O livro é muito instigante, se a gente encara o texto desafiador, cheio de termos há muito não usados. É emocionante a partir da descrição da família do António Conselheiro, e sua guerra com outra família. A parir daí a historia te prende, e flui. Mas é uma empreitada de respeito encarar essa leitura. Só perdeu em dificuldade para a Divina Comédia, para minha baixa capacidade como leitor. Vale a pena.
Peninha , um grande e forte abraço , que você continue por muitos anos nos contando as passagens históricas que formararam e formam o modo de pensar e agir dos viventes desse enorme pedaço de chão Brasileiro, de um admirador COLORADO, te desejo vida longa !!!!
Cara tu é incrivel! Qusndo começei a ler Os sertões quasr desistia, brasileira que não e culta,rsrs, mas como sou nordestina e vizinha de Mont Santo, muito me convenceu, por que , difícil compreender a linguagem. Enfim apresentamos um seminaário escolar magnífico, ( ensino médio). Que final drástico do autor, honrra eu considero uma palavra" terrorista, ", humanidade encomoda-se muito, com tudo que não encomoda ao próprio ser. Obrigada, pela segunda opção de leitura.
Eduardo não há dúvidas de minha parte que esse canal já deveria a existir a mais tempo porquê aqui prolifera a sabedoria e cultura que todos nós brasileiros deveríamos ter como base da nossa cultura !vc está de parabéns por ser essa grande e excepcional profissional da cultura histórica desse país e um mestre do saber.
10 месяцев назад+2
Estou assistindo a minissérie Desejo, de Glória Perez! É fantásticamente trágica!
Com esse historiador, colhi mais informações sobre a vida e a tragédia de Euclides da Cunha. Como ele disse, "Os Sertões" é um livro pesado, árido, cansativo de se ler. Comecei a ler, mas não tive paciência pra continuar lendo. Parei pelo caminho. Numa livraria, encontrei uma revista colorida com um bom resumo sobre Euclides da Cunha e seu famoso livro. Dei-me por satisfeito. Ficou de bom tamanho.
Prezado Francisco, permita-me indicar-lhe o vídeo "[REACT] O triste fim dos Euclides", aqui mesmo no You Tube, com algumas retificações pertinentes ao vídeo do Peninha. Aproveito para também indicar "A verdade sobre Euclides da Cunha". Obrigado pela atenção.
Os sertões é um livro obrigatório, uma obra-prima. Todo brasileiro deveria ler para compreender o que é o Brasil do interior, profundo, distante, miserável e insondável para a maioria dos brasileiros. A partir da leitura de Os sertões temos uma visão real da luta pela posse da terra que ainda hoje produz conflitos sangrentos vitimando famílias inteiras no norte e em menor escala, no nordeste
Bueno você é o cara! Fonte de iluminação e deleite, a História, é exposta por você de forma ludica e humorada. Obrigado pelo oásis de inteligência e informação nesta galáxia árida de burrice, torpeza e depletação mental ampla e generalizada.
Me obriguei a comentar antes de assistir o final do vídeo. Peninha foi perfeito quando disse que isso tudo foi causado por essa idiotice que é a defesa da honra. Perfeito.
5 лет назад+5
Fiquei boquiaberto! Não conhecia esta história! Muito obrigado por compartilhar.
Muito bom esse vídeo, como tantos outros nesse canal. Parabéns! Sobre Euclides da Cunha eu fiz um comentário em um vídeo da procuradora e advogada Luiz Eluf, que escreveu um livro baseado no diário da Anna Assis, que provou-se ser falso, conforme andei pesquisando: "Vários estudiosos de caligrafia dizem que o tal diário não foi escrito por Anna de Assis. Além disso, porque contar no livro somente a versão que pode (ou não) ser dela e não contar a versão da família dele? Não é justo colocar esses fatos como sendo certeza! Outra coisa, como pode uma mulher, sentir prazer durante anos com a pessoa que (culpado ou não-culpado) tirou a vida do seu filho? Além disso, há a suspeita de que outro filho de Anna e Euclides, morto em uma emboscada, tenha sido morto a mando de Dilermando.Em minha visão, Anna era uma pessoa fria e totalmente indiferente aos filhos. Para o juiz cearense Manuel Clístenes de Façanha e Gonçalves, , Euclides foi vítima de homicídio doloso. A versão que ficou para a história foi a de Dilermando. E ele nunca contou exatamente como se deram os tiros. Disse que primeiro atingiu Euclides no pulso, depois afirmou ter sido no peito. Como o escritor sairia da casa, com a vértebra fraturada? - questiona.Além disso, as únicas testemunhas era Dilermano, Anna e o irmão Dinorá. "
Triste mesmo. Li Os Sertões já adulta, conseguindo entendendo suas 3 partes. Sempre admirei Euclides da Cunha. Mais tarde, assisti à novela que relatou a vida íntima dele
O primeiro contato que tive com esse caso foi através da minissérie Desejo, da rede Globo. Tudo muito romantiszado, nao tinha a dimensão da tragédia. Tampouco sabia a respeito do livro escrito pela filha de Dilermando. Excelente vídeo, sua narrativa é o máximo!
Prezado Peninha (se me permite). Há algum tempo eu li livros seus. Simplesmente adorei. E, passou a ser minha referência para indicação a amigos. Entre eles está o Roberto Filgueiras, que num churrasco, quando eu estava elogiando os seus livros, ele me disse que tomava chopp contigo. Daí, conheci seu apelido, por sinal, muito bem escolhido. Evidentemente, não é sobre isso que quero falar.Quero agradecer a você pelo conteúdo do seu canal. Como aprendo. Como gosto de ouví-lo narrar a História do nosso Brasil. Também há tempo que lamento não ter tido professores de História com a sua didática e capacidade de narrar. Tenho 71 anos. Na minha época, não sei se sabe, as datas eram muito mais importantes que os fatos. E, com isto a nossa história que vai até antes do homo sapiens, despertou em mim um enorme prazer. Como deveria ter sido no meu tempo de estudante. Parabéns, Eduardo. Você está prestando um serviço (grátis) para milhares de brasileiros. E, que não pare!
Peninha, esperava muito por esse episódio!!! Parabéns!!! "A tragédia da Piedade!!!" Primeiro caso de homicídio passional do Brasil!!! Parabéns mesmo pelo trabalho a ti e toda a equipe!!!
...a televisão fez uma série com os maiores atores da televisão brasileira na década de 1990: Tarcísio Meira como Euclides e a espetacular atriz Vera Fischer como Saninha!!!
"Roa unha, roa unha, para ouvir a história da morte de Euclides da Cunha" Que rima pooobre.Kkkkkkk Mas a história realmente foi muito bem narrada! Valeu professor!
@@tonicomanoel Teve nada.Só teve melhor pontaria. Matou um grande literato que poderia ter produzido muito mais. Por outro lado,Euclides poderia deixar a puta da Ana e arrumar outra mulher...pqp .
@@josefmedeiros557 Concordo, Euclides foi um trouxa. O coitado devia estar transtornado...Tentar matar um campeão de tiro, militar, jovem e em forma, com uma arma calibre 22?
Que história trágica. Me fez lembrar da história do Pedro I, o Cru, de Portugal, que se casou com Inês de Castro depois de morta (assassina por conspiradores em conluio com rei), tornando-a rainha e obrigando seus súditos a beijar a mão da nova rainha-cadáver.
Silvia Restani, sim. Eu uso com frequência essa frase para quando a situação já não cabe mais solução, está acabada com o pior fim. A história deste episódio de Pedro, o Cru é bem trágica por uma fato ao mesmo tempo que igualmente romântica.
Acho fascinante essa passagem da História. A maior prova do quanto podemos fazer literais loucuras, em nome do amor. Camões relata o caso magistralmente.
Bem explicado! Os sertões é um livro difícil de ler, pois a primeira parte detalha muito a paisagem do ambiente. Chega a contar quantos espinhos tem um cactos. Já comecei a ler e desisti. Vou tentar de novo.
Meu Deus, se eu pudesse construir um Brasil dos Sonhos o Eduardo Bueno seria o Professor de História Supremo de Todo Mundo, cargo este onde seriam transmitidas essas maravilhosas aulas para TODOS os alunos do país à partir dos 12 anos! O que foi? Não custa nada sonhar! ♥️
"Os Sertões" foi com certeza o livro mais chato que eu fui obrigado a ler aos 13 anos. Ainda tenratrei lê-lo novamente, depois que terminar minha lista.
Herick Caland Tem os dois, mas é uma obra literária. Llosa leu Os Sertões e ficou fascinado com a história e a narrativa. Na visão dele Canudos é um arquétipo de luta que representa os povos da América Latina e para escrever ele estudou essa guerra na aldeia de Antonio Conselheiro...
Tem que ler com um dicionário ao lado e muita paciência! Tem que ter conhecimento histórico também. Leia O Certão Vai Virar Mar, de Moacyr Scliar, é uma espécie de Leitura com enredo.
@@lucianarabelo4626 Eu quis dizer que, com base no livro Paraíso Perdido, de Adelino Brandão, cujos familiares participaram da Guerra de Canudos, se pode saber que, o que diz Eduardo Bueno, no vídeo, é verdade.
Ja tinha ouvido essa historia outra vezes mas ainda não tinha entendido tin tin por tin tin. Vendo este vídeo, só pensava na Anna Sharp, escritora e pesquisadora, neta de Dilermando e Anna, que em poucas entrevistas falou do seu encontro com a avo ( Anna de Assis). Sste encontro foi decisivo por ela interessar-se por questões e fatos misteriosos... Que historia de faroeste Caboclo... Grata Eduardo por mais uma de tantas que ando aprendendo com você. Parabéns. Liebe Grüsse aus Berlin, da filha de um Botafoguense garrinchense
Muito bom seu vídeo,cara.Euclides realmente era um brilhante escritor. Tenho um volume de Contrastes e Confrontos.volume esse que reúne vários artigos dele. Ali você pode constatar como ele era um dos maiores estetas da literatura brasileira.
Torne-se membro do canal Buenas Ideias - bit.ly/membroBI
Buenas Ideias Esse Euclides da Cunha era muito ESCROTO em... o Eduardo Bueno não comentou como ele tratava essa moça, ela tinha só 12 anos quando foi casada com ele e teve de ir morar com o Marido. Na série do History Channel “guia politicamente incorreto da historia do brasil” é abordado o caso com testemunhas e revelações inéditas. Inclusive e relatado que Euclides deixou um recém nascido morrer de inanição. Você pode não ter visto a série, ela de fato tem momentos ruins e outros bons. E na parte sobre Euclides é um dos episódios mais esclarecedores.
Eduardo, e aquele episódio que o Euclides da Cunha matou de inanição um filho recém da Saninha com o Dilermando? Procede?
Muito bom o vídeo! O samba enredo Os Sertões da Em Cima da hora é maravilhoso!
@@robsonventura1435 Qual é a tua fonte? Também acho história oficial muito mal contada. O amante tinha o corpo fechado?
@@rodrigodasilva6644 porque alagaram canudos? Na visão dos generais a neófita republica estava em risco e o nome de Euclides cresceu demais a ponto de ser considerado para a presidencia... ele era uma afronta à republica e uma desmoralização impossível de suportar pro exército que ainda colhia os louros sanguinolentos do Paraguay ... imagine ...rs o exército grita temos uma rebelião vamos desbaratá-la vai lá e mata todo mundo e quando volta à civilização para serem ovacionados são denunciados por um crime sórdido ... com certeza o exercito matou ele ...
Eu me casei muito jovem em 1982 e parei de estudar. Voltei pra escola em1997 junto com meus filhos adolescentes, eu no ensino médio e eles no fundamental. No colégio o professor indicou a leitura de ''Os Sertões'' de Euclides da Cunha para o meu grupo de estudos, por eu ser a mais ''madura'' da turma. Fizemos um teatrinho representando a batalha de Canudos, e um aluno teve a ''brilhante'' ideia de levar a garrucha do avô dele pra sala de aula...deu o maior B.O. com a diretora. Mas deu tudo certo e a apresentação foi 10. Ainda tenho o livro...me deu vontade de relê-lo....
meu avô paterno foi professor no colégio Lafayete do Rio de Janeiro e colega de Dilermando.
E ele contava sempre esta história, avôs repetem histórias sempre na hora do jantar:
O Sr. Dilermando me disse, uma vez na sala dos professores em um intervalo de aulas, sincero e pesaroso: Professor Tomás, eu sempre serei o assassino de Euclides da Cunha.
Impossível imaginar a tristeza de Dilermando, pois é mais do que óbvio que ele jamais desejou carregar essas duas mortes. Dentre todos os envolvidos, ele talvez tenha sido a maior vítima.
@@cacorivaro vítima não; porque ele entrou em um relacionamento, ao qual existia pai, mãe e filhos.
No mínimo os filhos é que foram as vítimas.
Qualquer um em sã consciência sabe, envolver se com mulher ou homem comprometidos, não é escolha sensata.
@@aragornelessar3746, o arranjo entre Sianinha e Euclides já era estabelecido, posto que Dilermando não foi o primeiro. Se ambos acordam na "terceirização matrimonial", não deveria haver ciúme póstumo. Incauto e insensato, sim e vítima, também.
@@cacorivaro não concordo em nada que você disse.
É tudo sem sentido.
Uma narrativa, no mínimo, insana.
@@aragornelessar3746 é um direito seu. Meu comentário é só um comentário, não pretendo convencer ninguém de coisa alguma.
Ninguém que tem a coragem - eu tive, na adolescência - de ler Os Sertões, passa incólume ao seu impacto. É obrigação de brasileiro lê-lo.
Tô criando coragem.
Tentei, mas achei a linguagem mto difícil, mto rebuscada. Um dia ainda consigo.
É nada. Livro chato pra caramba, escrito intencionalmente para dificultar a leitura.
Bom comentário e principalmente, bom incentivo para ler esse clássico.
Que tal uma versao Portugues basico? Para funkeiros, sertanejos universitario...
Como membro honorário deste canal, senti-me profundamente honrado em dar o primeiríssimo laique neste maravilhoso vídeo.
E, em retribuição, tenha um like nosso. Abraços, Equipe Buenas Ideias
l a i q u e
Esse é brasileiro mesmo....laique!
@@fabioteixeirabarros 😂😂😂😂😂😂
@@rafaelguerra4748 😂😂😂😂
Quem leva chifre é perdoa o traidor ou a traidora é candidato a ser traído mais de uma vez pela mesma pessoa .
Realmente Os Sertões é de difícil leitura, mas vale muito a pena. Um clássico, não só em língua portuguesa, eu diria, mundial.
Sou de São José do Rio Pardo aonde o Euclides da Cunha construiu uma ponte metálica sobre o Rio Pardo . Todo ano em Agosto é celebrado a semana Euclidiana . Todas as escolas da cidade ensinam para os alunos a história do Euclides da Cunha . Legal ver um canal contando a sua história
Já fui várias vezes a São José, inclusive como professor do Ciclo de Estudos, durante as Semanas Euclidianas. Permita-me indicar os vídeos "[REACT] A dupla tragédia de Euclides da Cunha" e "A verdade sobre Euclides da Cunha".
Moro em São José também. Aqui tem a cabana que ele ficava na construção da ponte, e um sepultamento que dizer estar os restos dele na beira rio.
Moral da história: Não troque tiros com um campeão de tiro
Victor Hugo está certo
Justo... rsrsrsrsrsrs
O cara escolhe mal pra caralho , escolhe mal a mulher, depois escolhe mal o revólver , um 32 , ele deveria ter escolhido um revólver de calibre mais grosso que aonde aceita arregaça tudo .
moral da história: não defenda a moral
Moral da história: ao dar 5 tiros num cara, certifique-se de que ele morra.
Moro em Lorena SP, Euclides da Cunha morou aqui e seus filhos estudaram no Colégio São Joaquim e com muito orgulho hoje meus 2 netos estudam lá. Lorena tem uma História muito bonita!!!
A minha avó conheceu o Dilermando quando ela era bem criança na cidade de Rio Grande, no RS, muito depois dos acontecimentos. Ela dizia que ele era muito bonito.
Acrescentou muito kkkkk
Bonito e gato com 7 vidas!! Pelo visto!!
Mulher não gosto de homem bom elas gostam de homens bonito e vagabundo !
zeilton Almeida, generalizações são preconceituosas ou, também podemos dizer: homens não gostam de mulheres boas, gostam das bonitas e vagabundas, não?
zeilton Almeida, primeiramente, os adjetivos devem concordar com o substantivo (que eles qualificam), então, você deve dizer/escrever: "homens bonitoS e vagabundoS. E, não, não fiquei bravinha, não! Para teu governo, não me casei; achei melhor ter um filho, sem marido. Criei sozinha, mesmo. É, hoje um homem muito bom: tem um filho, uma companheira, é formado e trabalhador. Sabe ler e escrever muito bem! Ah! Só mais uma: "jeito" é com jota e não com "g", como você escreveu. Você, além de escrever muito mal, TENTA desqualificar quem não está ao alcance do seu escroto.
Faltou falar sobre as obras de Euclides da Cunha como engenheiro. Que não foram poucas
Os meus pais são de Euclides da Cunha Bahia, cidade que recebeu o nome em homenagem a ele, pois ficou lá enquanto cobriu a Guerra de Canudos.
Estou lendo a Biografia do Marechal Rondon, de Larry Rohter. De acordo com o livro, a história da morte de Euclides e de seu filho foi bem diferente da do canal (pela primeira vez notei controvérsias). Relata um final ainda mais trágico do Euclides, citando que antes dele morrer ainda conseguiu proferir as palavras: "Odeio-te... honra... intrigas... perdão... calúnias..." E o desenrolar da história também é bem diferente citando ainda que graças a Rondon (um grande amigo de Euclides desde a academia militar da praia vermelha) o filho mais velho de Euclides e afilhado de Rondon foi levado para uma de suas expedições justamente para evitar o que o Euclides Jr. veio a fazer depois. Agora me interessei ainda mais por esse causo. Mas antes, vou ler "Os Sertões".
@Literatura, Rock e etc. Que legal! Vou conferir! Mto obrigado pela dica! Grande abraço!
Peninha conta história do assassinato de João Pessoa por João Dantas. Que faz parte da maravilhosa história da Paraíba
Eu quero ver isso.como faço?
Poooor FAAAVOR
Só hoje eu descobri como é a bandeira do estado da Paraíba, fiquei muito surpreso
@@matheusbarbosa3836 sim tem muita polêmica até hoje na Paraíba por causa da bandeira
A morte de João Pessoa , salvo engano , foi também um crime passional .
Esse episódio já e fartamente conhecido e muito triste mas não é mais terrível do que vemos hoje em dia no mundo.
Comprei o livro tentei ler, mas só depois de vinte anos guardado chegou a hora e fiquei fascinado, como sou do sertão da Bahia e viajando pelas cidades descritas é que a descrição precisa de Euclides, da Terra do Homem e da Luta, Obra-prima, sem dever nada a literatura mundial. Parabéns pelo vídeo.
Infelizmente, um like é muito pouco para expressar a admiração por esse trabalho.
Parabéns!!
Moro em Euclides da Cunha - BA, muito interessante conhecer essa história!
Tem a cidade chamada de Euclides da Cunha também no interior do estado de São Paulo.
Meus tios tbm moram aí
Moro no sertao da bahia aqui em Euclides da cunha... SERTÃO
Tem uma rua na minha cidade chamada Euclides da Cunha.
Uma curiosidade sobre a história de Euclides da Cunha que possivelmente muita gente sabe è que a Rede Globe fez uma série em 1990 chamada desejo que nada mais era que baseada nas história dele escrita por nada mais nada menos que Glória Pérez. No papel de Euclides da cunha ; Tarcísio Meira, a esposa era interpretada por Vera Fischer lindíssima na época com os cabelos pintados de Negro e o tal amante loiro era o Guilherme Fontes
Os Sertões foi um divisor de águas em relação a tudo que já li. É uma leitura densa, necessária e maravilhosa! Realmente a morte do Euclides da Cunha poderia ter sido evitada, mas enfim... Só que foram 3 mortes nessa história, tem o irmão do Dilermando que também foi uma vítima. Abraços, obrigada pelo vídeo!❤
"Hey Joe" ficou supimpa hahahaha!
kkkkkkk....Rapaz, vc é muito hilário. Deve dar um trabalho tremendo à sua filha e a esposa. Tenho que admitir, vc fala e descreve com inteligência e mais, tem um "time", um compasso que beira a genialidade. Só me resta da-lhe parabéns. Falei "beira", tangencia. Não fique se achando o melhor e continue assim.
O problema do Euclides da Cunha, foi não ser sábio na escolha de uma esposa. O problema do Dilermando, foi se envolver com uma mulher casada e não ter escutado os conselhos que recebeu. O problema da Ana, foi arrastar um cavalo morto pelo resto da vida, por uma culpa do adultério cometido. Que dor insuportável.
É minha terceira empreitada de ler Os Sertões. Na duas primeiras eu não consegui vencer as duas primeiras partes (A TERRA e o Homem). Decidido a terminar, recomecei o livro há um mês e desa vez não perdi o ímpeto. Valeu a pena. O livro é muito instigante, se a gente encara o texto desafiador, cheio de termos há muito não usados. É emocionante a partir da descrição da família do António Conselheiro, e sua guerra com outra família. A parir daí a historia te prende, e flui. Mas é uma empreitada de respeito encarar essa leitura. Só perdeu em dificuldade para a Divina Comédia, para minha baixa capacidade como leitor. Vale a pena.
Peninha , um grande e forte abraço , que você continue por muitos anos nos contando as passagens históricas que formararam e formam o modo de pensar e agir dos viventes desse enorme pedaço de chão Brasileiro, de um admirador COLORADO, te desejo vida longa !!!!
Cara tu é incrivel! Qusndo começei a ler Os sertões quasr desistia, brasileira que não e culta,rsrs, mas como sou nordestina e vizinha de Mont Santo, muito me convenceu, por que , difícil compreender a linguagem. Enfim apresentamos um seminaário escolar magnífico, ( ensino médio). Que final drástico do autor, honrra eu considero uma palavra" terrorista, ", humanidade encomoda-se muito, com tudo que não encomoda ao próprio ser. Obrigada, pela segunda opção de leitura.
Eu já conhecia essa história, mas o Peninha a conta de forma sensacional. Um dos melhores vídeos do canal.
Comecei a ler o livro ainda criança. Mas não consegui ir até o fim. Espero um dia. Conseguir. Os Sertões.
Eduardo não há dúvidas de minha parte que esse canal já deveria a existir a mais tempo porquê aqui prolifera a sabedoria e cultura que todos nós brasileiros deveríamos ter como base da nossa cultura !vc está de parabéns por ser essa grande e excepcional profissional da cultura histórica desse país e um mestre do saber.
Estou assistindo a minissérie Desejo, de Glória Perez! É fantásticamente trágica!
A Física e a Biologia são Ciência ... a História: por Excelência
Q história digna de um escritor
Estou lendo Os Sertões, é maravilhoso! Você vive o livro e se sente la naquele momento!!
Com esse historiador, colhi mais informações sobre a vida e a tragédia de Euclides da Cunha. Como ele disse, "Os Sertões" é um livro pesado, árido, cansativo de se ler. Comecei a ler, mas não tive paciência pra continuar lendo. Parei pelo caminho. Numa livraria, encontrei uma revista colorida com um bom resumo sobre Euclides da Cunha e seu famoso livro. Dei-me por satisfeito. Ficou de bom tamanho.
Prezado Francisco, permita-me indicar-lhe o vídeo "[REACT] O triste fim dos Euclides", aqui mesmo no You Tube, com algumas retificações pertinentes ao vídeo do Peninha. Aproveito para também indicar "A verdade sobre Euclides da Cunha". Obrigado pela atenção.
Sim! Eu já li "Sertões" três vezes. Adoro o modelo "Ciência Naturalista" francês. Você foi grande! Fez e excelente trabalho nesse assunto.
Os sertões é um livro obrigatório, uma obra-prima. Todo brasileiro deveria ler para compreender o que é o Brasil do interior, profundo, distante, miserável e insondável para a maioria dos brasileiros. A partir da leitura de Os sertões temos uma visão real da luta pela posse da terra que ainda hoje produz conflitos sangrentos vitimando famílias inteiras no norte e em menor escala, no nordeste
Nossa, morei até meus 14 anos em Piedade e não sabia dessa história
Que história trágica Mestre , desse grande escritor brasileiro
O Peninha é um grande professor de História do Brasil . Assisti a peça "Não vai cair no Brasil".
Parabéns por resgatar esses fatos históricos !
História incrível, fiquei com vontade de saber mais sobre a vida dele.
Assiste a série Desejo, tem no RUclips! Uma obra prima, que descreve com detalhes a história!
Lembrando que existe a minissérie da Globo: DESEJO, de 1990, que retrata este caso.
E a Vera Fischer tava uma tetéia na época...
Nunca assitir, nem se quer tinha ouvido falar.
Na época achei muito boa. Acho que vou rever.
Muito boa!! Vou rever!
Eu vi e revi
Bueno você é o cara! Fonte de iluminação e deleite, a História, é exposta por você de forma ludica e humorada. Obrigado pelo oásis de inteligência e informação nesta galáxia árida de burrice, torpeza e depletação mental ampla e generalizada.
Eu assisti a mini série quando criança, se não me engano de título "Desejos", obra fantástica... Vale a pena conferir
Eu assisti à série. Impactante. Dá para sentir todo o sofrimento de todos os envolvidos.
@@Rose20363 a série a história é sensacional
@@nandozequim demais.
Me obriguei a comentar antes de assistir o final do vídeo. Peninha foi perfeito quando disse que isso tudo foi causado por essa idiotice que é a defesa da honra. Perfeito.
Fiquei boquiaberto! Não conhecia esta história!
Muito obrigado por compartilhar.
Historia fascinante, porem bastante tragica...
Vou ler .TB na adolescência tive que ler.uma obra de gênio.inesquecivel."sistólica e diastólica." Como ele narra.
Muito bom esse vídeo, como tantos outros nesse canal. Parabéns! Sobre Euclides da Cunha eu fiz um comentário em um vídeo da procuradora e advogada Luiz Eluf, que escreveu um livro baseado no diário da Anna Assis, que provou-se ser falso, conforme andei pesquisando: "Vários estudiosos de caligrafia dizem que o tal diário não foi escrito por Anna de Assis. Além disso, porque contar no livro somente a versão que pode (ou não) ser dela e não contar a versão da família dele? Não é justo colocar esses fatos como sendo certeza! Outra coisa, como pode uma mulher, sentir prazer durante anos com a pessoa que (culpado ou não-culpado) tirou a vida do seu filho? Além disso, há a suspeita de que outro filho de Anna e Euclides, morto em uma emboscada, tenha sido morto a mando de Dilermando.Em minha visão, Anna era uma pessoa fria e totalmente indiferente aos filhos. Para o juiz cearense Manuel Clístenes de Façanha e Gonçalves, , Euclides foi vítima de homicídio doloso. A versão que ficou para a história foi a de Dilermando. E ele nunca contou exatamente como se deram os tiros. Disse que primeiro atingiu Euclides no pulso, depois afirmou ter sido no peito. Como o escritor sairia da casa, com a vértebra fraturada? - questiona.Além disso, as únicas testemunhas era Dilermano, Anna e o irmão Dinorá.
"
Essa mulher era uma cretina, ela ainda continuo morando com o Dilermando, mesmo depois que este matou seu filho Quidinho, o Euclides da Cunha Filho.
Nossa...sem palavras...eu vi a entrevista da senhorinha la da bbc...essa é uma ferida que ainda vai levar muito tempo pra ser fechada
"Tem coisas que só acontecem com o Botafogo!" 😵😬
Sou Paulista e só posso te dizer.......Mané Garrincha foi uma dessas coisas....
Kkkkkkkk
🤣🤣🤣🤣 coitado do meu Botafogo
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Kkkkkkkk
Triste mesmo. Li Os Sertões já adulta, conseguindo entendendo suas 3 partes. Sempre admirei Euclides da Cunha. Mais tarde, assisti à novela que relatou a vida íntima dele
O primeiro contato que tive com esse caso foi através da minissérie Desejo, da rede Globo. Tudo muito romantiszado, nao tinha a dimensão da tragédia. Tampouco sabia a respeito do livro escrito pela filha de Dilermando. Excelente vídeo, sua narrativa é o máximo!
Lí Os Sertões bem jovem. Um clásico. Realmente essa tal de "honra" leva a insanidade. Obrigada por essa perola.
Grande Pena! Adoro estas estórias que passaram despercebidas aos estudantes de história.
Leitura densa e encantadora 😍
História Incrível, Eduardo Bueno é tão genial quanto Jimy Hendrix e Billy Roberts quando insere a música hey joe, perfeito.
Prezado Peninha (se me permite).
Há algum tempo eu li livros seus. Simplesmente adorei. E, passou a ser minha referência para indicação a amigos. Entre eles está o Roberto Filgueiras, que num churrasco, quando eu estava elogiando os seus livros, ele me disse que tomava chopp contigo. Daí, conheci seu apelido, por sinal, muito bem escolhido.
Evidentemente, não é sobre isso que quero falar.Quero agradecer a você pelo conteúdo do seu canal. Como aprendo. Como gosto de ouví-lo narrar a História do nosso Brasil.
Também há tempo que lamento não ter tido professores de História com a sua didática e capacidade de narrar.
Tenho 71 anos. Na minha época, não sei se sabe, as datas eram muito mais importantes que os fatos. E, com isto a nossa história que vai até antes do homo sapiens, despertou em mim um enorme prazer. Como deveria ter sido no meu tempo de estudante.
Parabéns, Eduardo. Você está prestando um serviço (grátis) para milhares de brasileiros.
E, que não pare!
Peninha, esperava muito por esse episódio!!! Parabéns!!! "A tragédia da Piedade!!!" Primeiro caso de homicídio passional do Brasil!!! Parabéns mesmo pelo trabalho a ti e toda a equipe!!!
Triste e bela história
Excelente Peninha ,conhecia essa história ,mas vc contou com maestria.forte abraço..👍
Lendo ele em 2023. Inicialmente me lembra das vezes que precisei carregar pedra pra obra... trabalho de muito esforço que rende pouco.
Esse episodio foi absolutamente maravilhoso
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 maravilhoso
...a televisão fez uma série com os maiores atores da televisão brasileira na década de 1990: Tarcísio Meira como Euclides e a espetacular atriz Vera Fischer como Saninha!!!
Uma tragédia que podia ter sido evitada. Nessas circunstâncias é preciso deixar o sangue esfriar para agir com lucidez.
"Roa unha, roa unha, para ouvir a história da morte de Euclides da Cunha" Que rima pooobre.Kkkkkkk
Mas a história realmente foi muito bem narrada! Valeu professor!
" Que rima pobre, Que rima pobre, essa frase só poderia vir da Patricinha esnobe"
Sertões, sertões, Dilermando tem mais culhões
Perfeito Tonico, Um Abraço...
@@tonicomanoel Teve nada.Só teve melhor pontaria.
Matou um grande literato que poderia ter produzido muito mais.
Por outro lado,Euclides poderia deixar a puta da Ana e arrumar outra mulher...pqp .
@@josefmedeiros557 Concordo, Euclides foi um trouxa. O coitado devia estar transtornado...Tentar matar um campeão de tiro, militar, jovem e em forma, com uma arma calibre 22?
O livro " os sertões" de Euclides da cunha um dos melhores romances brasileiros.
Tava olhando as Fotos d velório do Euclides da Cunha, podia fazer um episodio que envolvesse algo ligado a historia do serviço funerário no Brasil.
Né
up
Up
Vdd
Up
Acabei de ler! Recomendo. Um mergulho na brasilidade!
Ainda estou esperando um episódio que vai durar horas! Seria supimpa!!
Vc é o cara na História do Brasil , parabéns sou teu fam
Os sertões é um livro excelente. Recomendo!!!
Moro na Bahia! É minha cidade se chama Euclides da cunha em homenagem a esse cara!!
Que história trágica. Me fez lembrar da história do Pedro I, o Cru, de Portugal, que se casou com Inês de Castro depois de morta (assassina por conspiradores em conluio com rei), tornando-a rainha e obrigando seus súditos a beijar a mão da nova rainha-cadáver.
Desta história nasceu a frase: " AGORA INÊS É MORTA! "
Silvia Restani, sim. Eu uso com frequência essa frase para quando a situação já não cabe mais solução, está acabada com o pior fim.
A história deste episódio de Pedro, o Cru é bem trágica por uma fato ao mesmo tempo que igualmente romântica.
Acho fascinante essa passagem da História. A maior prova do quanto podemos fazer literais loucuras, em nome do amor. Camões relata o caso magistralmente.
Adoro esta história.
Dom pedro 1 foi o cancer do brasil
Buenas ideias....buenas ideias...um prazer para os jovens mas também para as veias...
Muito top .... Eu aprendi muito sobre nossa história com você 👏👏👏👏👏
Amei a historia
Bem explicado! Os sertões é um livro difícil de ler, pois a primeira parte detalha muito a paisagem do ambiente. Chega a contar quantos espinhos tem um cactos. Já comecei a ler e desisti. Vou tentar de novo.
Fantástico o livro e toda essa história
Meu Deus, se eu pudesse construir um Brasil dos Sonhos o Eduardo Bueno seria o Professor de História Supremo de Todo Mundo, cargo este onde seriam transmitidas essas maravilhosas aulas para TODOS os alunos do país à partir dos 12 anos! O que foi? Não custa nada sonhar! ♥️
Esse Eduardo Bueno é show.
Aos meandros dos fatos... Um grande homem, mas um simples homem inevitável.
Assisti a série na Globo. DESEJO.. muita boa. Com Tarcísio. Meira.e Vera Fischer.
"Os Sertões" foi com certeza o livro mais chato que eu fui obrigado a ler aos 13 anos. Ainda tenratrei lê-lo novamente, depois que terminar minha lista.
Andre Carneiro Tem um livro chamado "Gerra do Fim do Mundo" de Vargas Llosa. Foi inspirado no livro "Os Sertões", de Euclides. Excelente obra...
Honra existe.
Está na defesa da saúde e da vida humana.
Obrigado pelas dicas de leitura.
Amo escutar você contando história de vultos brasileiros.
Excelente narrativa.
A biografia do Euclides ainda é mais interessante do que Os Sertões, livro difícil da gota serena
Não é verdade! Os sertões é um livro genial, que jamais morrerá.
Então tente ler " A guera do fim do Mundo" de Vargas Llosa... Inspirada em Os Sertões, de Euclides :)
@@diegocruz1136 esse livro que você indicou, narra a história de Canudos de forma não ficção ou com ficção?
Herick Caland Tem os dois, mas é uma obra literária. Llosa leu Os Sertões e ficou fascinado com a história e a narrativa. Na visão dele Canudos é um arquétipo de luta que representa os povos da América Latina e para escrever ele estudou essa guerra na aldeia de Antonio Conselheiro...
Tem que ler com um dicionário ao lado e muita paciência! Tem que ter conhecimento histórico também.
Leia O Certão Vai Virar Mar, de Moacyr Scliar, é uma espécie de Leitura com enredo.
Já conhecia essa Tragedia, mas não com os detalhes, obrigado por nos brindar com mas esse maravilhoso video.
Que história fascinante!
Obrigado, peninha!
História muito bem cotada Eduardo Bueno!
Samuel, por favor, você precisa assistir a uma retificação a esse vídeo: "[REACT] O triste fim dos Euclides". Obrigado pela atenção.
Esse talarico é duro na queda! Impressionante, não tem pra herói de filme de ação nenhum...
Talarico morre ced... Oops, espere
@@eudesdpc Não quando o cara é campeão de tiro.
Como largar o celular, preciso continuar ouvindo a História por você.
De fato já li Os Sertões, por duas vezes. Depois disso, ainda li Paraíso Perdido, que é uma biografia de Euclides da Cunha.
@Paulo Gonçalves como assim?
@@lucianarabelo4626 Eu quis dizer que, com base no livro Paraíso Perdido, de Adelino Brandão, cujos familiares participaram da Guerra de Canudos, se pode saber que, o que diz Eduardo Bueno, no vídeo, é verdade.
Incrível muito legal sua narrativa só aprendendo
É foi realmente um casamento muito "a bala do" desde o início. Muitíssimo obrigado pelo vídeo. 04122019
Hahahaha que piada sacana
Ja tinha ouvido essa historia outra vezes mas ainda não tinha entendido tin tin por tin tin. Vendo este vídeo, só pensava na Anna Sharp, escritora e pesquisadora, neta de Dilermando e Anna, que em poucas entrevistas falou do seu encontro com a avo ( Anna de Assis). Sste encontro foi decisivo por ela interessar-se por questões e fatos misteriosos... Que historia de faroeste Caboclo... Grata Eduardo por mais uma de tantas que ando aprendendo com você. Parabéns. Liebe Grüsse aus Berlin, da filha de um Botafoguense garrinchense
Aqui em Petrópolis tem um bairro com o nome de Euclides da Cunha.
Aqui na minha cidade (Avaré-SP) tem uma rua chamada Euclides da Cunha.
Aqui em Macapá tem uma rua
Eu moro em uma cidade chamada Euclides da Cunha
Eu moro na cidade natal de Euclides da Cunha, Cantagalo onde tem um distrito chegando Euclidelândia em homenagem ao mesmo...
Melhor.. sou apaixonado pela história de Ana Emília Ribeiro. Morei no RJ. Meu pai fez ESG e fui várias vezes na Praia Vermelha.
Muito bom seu vídeo,cara.Euclides realmente era um brilhante escritor. Tenho um volume de Contrastes e Confrontos.volume esse que reúne vários artigos dele. Ali você pode constatar como ele era um dos maiores estetas da literatura brasileira.