Diferença entre Exu da Quimbanda e Umbanda | Filha de Oyá

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 23 янв 2025

Комментарии • 41

  • @epona.arteemagia
    @epona.arteemagia 2 дня назад +17

    Olá Carol!
    Eu faço parte de uma casa de candomblé e temos o culto à quimbanda. Reconheço que de fato algumas pessoas trabalham como você descreveu, mas as pessoas têm que saber que nem todo quimbandeiro é promíscuo interferindo no livre arbítrio das pessoas. Trabalham na quimbanda comigo seu João Caveira e dona Tata Mulambo e eu que ouse fazer amarração ou qualquer trabalho que cause problemas ao meu próximo. E eles estão em evolução sim...e eles precisam me fazer andar na linha para que nós (eu e os exus) consigamos evoluir.

    • @larissarayanne7990
      @larissarayanne7990 2 дня назад

      Boa noite, moça! Interessante demais o seu relato. Pq se a gente for puxar pra história, a verdadeira quimbanda veio da África, do povo bantu, lá de Angola. Os chamados quimbundos, a verdadeira quimbanda é cura e evolução, tudo isso que você falou. Mas essa quimbanda que alguns "terreiros" aqui do Brasil fazem é um verdadeiro escárnio. Derramamento de sangue desenfreado, trabalhos negativos, amarração, comércio e egoísmo, eles não estão nem aí se vão prejudicar alguém, é uma bagunça espiritual e moral sem limites. Na minha visão isso é uma falta de respeito com o povo africano e com os quimbundos, nem dá pra chamar isso de quimbanda.

  • @alinepalmieri
    @alinepalmieri 2 дня назад +3

    Obrigada Carol, estava procurando um video umbandista falando sobre essas diferenças. E de fato, nunca entraria na Quimbanda, as diferenças são enormes, diferente do que muitos pensam. E Carol, eu acompanho o seu canal a mais de 5 anos! Admiro muito o seu trabalho aqui no RUclips, abraços. ❤

  • @DiélleDiélle-f4z
    @DiélleDiélle-f4z День назад

    É tão bom te ver! Gratidão! ❤

  • @targaspersonalcoach6891
    @targaspersonalcoach6891 День назад +2

    Carol, tem um video do Pai Marcio Kaim que foi publicado por volta do meio do ano passado com o mesmo tema que é bem legal e complementa bem seu video (e vice-versa). Recomento você e a todos assistirem

  • @gabrielaraujo5062
    @gabrielaraujo5062 2 дня назад +5

    Apesar de não concordar com algumas informações, respeito a sua visão, Carol. Abraços!
    E deixo aqui de recomendação o canal do Mestre Jesley Alves, conteúdo muito bom e rico sobre Umbanda e Quimbanda Tradicional.

  • @Maísa2024
    @Maísa2024 2 часа назад

    Acreditando ou não, a lei de causa e efeito é um fato. Se nao recebe aqui, recebe após o desencarne, em outras vidas. O que as pessoas acreditam e utilizam pra satisfazer seus egos não irá mudar essa realidade. Eu mesma já fiz merd@ por amor no passado, e olha que nem foi com intenção negativa, muito pelo contrário, e recebi, gente! No meu ponto de vista, por tudo que eu já vi, experienciei e até conheci, a conta chega sim, mesmo que a pessoa só pague quando estiver no umbral.
    Agora, se na quimbanda eles acreditam que não existe lei do retorno somente em vida e na vida atual, aí tudo bem. É outra coisa.
    Eu admiro e respeito as entidades de todas as linhas e vertentes! Só acho que se quer fazer, esteja preparado pra receber (mesmo que você não acredite que irá receber, ainda assim, esteja prepado) nem que seja no umbral.
    Gratidão pelo vídeo 🖤

  • @ElianaLeandro-rn9my
    @ElianaLeandro-rn9my День назад

    Ola carol feliz 2025 sabedoria saude protecao e prosperidade paz e luz axe ❤️😊

  • @matheusoliveira6653
    @matheusoliveira6653 11 часов назад +1

    O Exu trabalha na lei de causa e efeito. Na própria quimbanda eles falam que quem faz maldade acaba recebendo de volta também aquela energia. Não existe ação sem reação, tanto para o bem como para o mal. A diferença é que na quimbanda ele não vai negar em fazer a maldade quando alguém pedir.
    O pior é que as pessoas mesmo sabendo disso acabam fazendo maldade e não sabem aproveitar a força da energia dos trabalhos de quimbanda para ajudar as pessoas...

  • @anneinsane8902
    @anneinsane8902 2 дня назад +26

    Como quimbandeira gostaria de compartilhar o que eu aprendi. Aprendemos que a maior diferença entre Exu de Quimbanda e de Umbanda é que os de umbanda trabalham para a lei maior e os de Quimbanda trabalham na lei da justiça. As “maldades” que podem ser feitas por eles são somente na lei da justiça, de quem deve paga. Nenhuma maldade é feita “de graça” nunca.

    • @anneinsane8902
      @anneinsane8902 2 дня назад +4

      Mas no geral se preza pela evolução espiritual sim, é o objetivo maior, junto com a obtenção de conhecimento.

    • @CORTEDEFOGO
      @CORTEDEFOGO 2 дня назад

      Maldade de corrige fazendo outra maldade? Muito bem pela ignorância! É assim que o crime organizado pensa.

    • @CORTEDEFOGO
      @CORTEDEFOGO 2 дня назад

      ​@@anneinsane8902Pior é a covardia de matar animais indefesos. Mas a Lei de Causa e Efeito sabe cobrar de cada um o que lhe compete.

    • @lucianelima7330
      @lucianelima7330 День назад +3

      Então me explica porque eles fazem amarração? No meu ver é maldade smi

    • @CORTEDEFOGO
      @CORTEDEFOGO День назад +2

      @@anneinsane8902 Evolução tirando o livre arbítrio?

  • @denilsonnascimento8541
    @denilsonnascimento8541 6 часов назад

    Meus guias gostam de ficar longe de religiões, porque já são evoluídos, já serviram muito e agora só trabalham com propósito e missão de vida de seres em ascenção espiritual! Só para evoluídos😂

  • @elienesilva1821
    @elienesilva1821 3 часа назад

    Comparação: vamos supor q vc precisa muito de um dinheiro, a quem vc prefere pedir emprestado? Para o banco ou agiota? O Exu da wuimbanda é o agiota e da umbanda o de banco, as escolhas sao suas e as consequências tb, se vc paga certo ok, se não paga sofre as consequências.

  • @wladimirmontalvao9728
    @wladimirmontalvao9728 День назад +2

    Não acredito que sejam EXUS falangeiros de Linha . Não acredito nem que sejam EXUS

  • @guilhermeramos7645
    @guilhermeramos7645 2 дня назад +3

    Exus ou qualquer entidade da Umbanda tem força pra desfazer os trabalhos negativos dos Exus da Quimbanda?

    • @gabrielaraujo5062
      @gabrielaraujo5062 2 дня назад +5

      Tem sim. Uns trabalhos podem ser mais complexos de se desfazer, mas dá. Tem muito Preto-velho e Caboclo que deixa os Compadres no chinelo.

    • @CORTEDEFOGO
      @CORTEDEFOGO 2 дня назад

      Tem força e muito mais!

    • @larissarayanne7990
      @larissarayanne7990 2 дня назад

      Tem muito mais força do que esses quiumbas travestidos de Exus, sim! Pode ter certeza.

    • @FalaJoi
      @FalaJoi 16 часов назад

      @@gabrielaraujo5062 na Kimbanda também tem Preto Velho, Caboclo, Baiano.

    • @Maísa2024
      @Maísa2024 3 часа назад

      Kkkkk pois tem um Exu de uma casa de umbanda totalmente da luz que eu já fui que me falou que vai levar uma sacerdotisa da quimbanda pelas maldades e atrocidades que ela faz com inúmeras pessoas. E ela com certeza tem um monte de Exu da quimbanda que protege ela, além de claro, um monte de obsessor ao redor! Só daí você já vê se não tem força

  • @FalaJoi
    @FalaJoi 16 часов назад +5

    Sou iniciada em Kimbanda Congo, existe um Oráculo em que tudo se é consultado. Os trabalhos só são feitos à partir da autorização dos espíritos via Oráculo.
    Eu acho bem hipócrita Umbandistas que recriminam a Kimbanda mas também fazem trabalhos no off (até piores) que os da Kimbanda. Já vi sim Pai de Santo fazer amarração e ataques.
    A palavra Quimbanda/Kimbanda significa curador/curandeiro, utilizamos muito para curas, sejam elas epirituais/psicológicas e etc. Já vi mulher infértil engravidar após trabalho realizado na Kimbanda, câncer ser curado...
    Os trabalhos feitos na Kimbanda, seja ele qual for, é explicado ao cliente todos prós e contras e ai a escolha é de cada um, assim como as consequências também.
    As Kimbandas são mau vistas por pura falta de conhecimento e preconceito!

  • @rosemeiresires7094
    @rosemeiresires7094 2 дня назад

    Boa noite Carol muito axe pra vc e sua família

  • @AnaCranes
    @AnaCranes 2 дня назад

  • @antoniotubecosta
    @antoniotubecosta 2 дня назад

    Alguém pode explicar a diferença entre " linha da justica" e " lei maior", .....quando se fala em quem deve paga, me lembro da Santa Inquisição, torturas medievais....mulheres enforcadas por acusações de bruxaria.......

    • @leticiabraga9603
      @leticiabraga9603 7 часов назад +1

      O que eu entendo: a Lei Maior de Umbanda é algo voltado ao que a Umbanda prega: amor, caridade, humildade. Por exemplo, se você pedir a Exu um trabalho para separar fulana de ciclano, o Exu da Umbanda não vai fazer. Porque a Umbanda não é voltada para isso. Já na Quimbanda, o Exu trabalha na lei da Justiça. Como assim? Você pede a Exu na Quimbanda para separar fulana de ciclano, eles vão fazer. Mas você é total responsável por todas as consequências do que vier a acontecer depois. A justiça entra aí: você vai pagar pelo que pediu.
      "Ah mas foi o Exu quem fez." Ok, mas quem foi que pediu? Não foi você? Então, aceite e aguente as consequências. Exus de Quimbanda não são sacanas, eles vão fazer o que você pediu, desde que haja permissão e caminho para ser feito. E a partir daí, é tudo com você.

    • @Maísa2024
      @Maísa2024 3 часа назад

      ​​@@leticiabraga9603então nesse caso, "justiça" não significa somente os Exus fazerem quando o alvo merecer receber, mas também, o pedinte do trabalho receber a justiça (consequências dos seus atos) depois? Pq as vezes o alvo da magia nem era uma pessoa ruim. E tem gente que fala que eles só atuam na linha da justiça, no sentido de fazer só se a pessoa merecer. Por isso minha dúvida. Achei interessante sua explicação, por isso a pergunta

    • @leticiabraga9603
      @leticiabraga9603 3 часа назад

      @@Maísa2024 então, eu penso que não, sabe pq? O tal do livre arbítrio. O Exu não tá fazendo o trabalho "à toa", alguém o procurou, usou da sua possibilidade de escolha para fazer algo que pode prejudicar alguém (e também a si mesmo, claro). Mas o consulente, muitas vezes no calor da emoção, não pensa nas consequências, só querem fazer e pronto e acabou. Mas elas existem e vão chegar cedo ou tarde. A entidade sabe se o outro merece o trabalho ou não. Mas além do tal livre arbítrio, existe a barganha, a moeda de troca. Eu faço, mas quero tal coisa.
      Ex: eu faço a amarração e você me dá um anel de ouro, um colar de prata, um bicho (para imolação).
      Eu não sou da Quimbanda, respeito muito. Mas eu penso que seja assim (na minha cabeça faz um sentido danado).
      Caso tenha alguém da Quimbanda que possa fazer adendos, caso eu tenha me equivocado, estou pronta a entender mais.