Sou cristão e minha visão é totalmente diferente... Não vejo nenhum conflito com a Bíblia em Deus criar toda a vida através de um único ser, acho até mais grandioso. Na minha humilde opinião, não acreditar nessa hipótese é limitar o poder de Deus. Mesmo assim, amo o canal e a obra do pastor Yago e respeito posições diferentes... Deus abençoe...
Que vídeo maravilhoso!!!!! Super bem feito e editado! Assistindo com minhas filhas de 10 e 13 anos, e elas ficaram impressionadas! Muito obrigada, Yago e Gabriel Tuller!
Os criadores foram muito felizes ao fazer essa "réplica". Mesmo não sendo necessário para crermos em sua existência, é maravilhoso ter acesso a algo tão bem construído. Conteúdo maravilhoso! 👏🏻👏🏻👏🏻
Já vejo daqui uns anos Yago "cabeludinho" Martins. De cabelos grisalhos/brancos. Ao estilo Tio Nico ( Augustos Nicodemus ). Bem que ambos poderiam ir no Vilela fazer um podcast juntos.
Que vídeo incrível e de altíssima qualidade informativa e teológica, Yago! Deus continue te abençoando e capacitando para produzir conteúdos como esse. Visitei a arca de Noé em Kentucky no ano de 2024 também e me senti deslumbrada com tanta beleza. Impossível sair de lá sem ser impactado!
Se o dilúvio global realmente aconteceu, nem me preocupo em embasar ele com ciência. É uma questão de fé. Fé de que o planeta e a arca em si foram sustentados por Deus, e é o que basta.
Pois é... como ursos polares, bichos-preguiça e lesmas enfrentaram desertos e oceanos para chegar na arca? Basta incluir a mágica religiosa pra das sentido a qualquer coisa.
Fico tentando imaginar Noé e sua família construindo algo tão grandioso, com pouca mão de obra, e sem nenhum equipamento que pudesse auxiliar nesta tarefa.
No minuto 22:06, temos a melhor representação grafica da forma real da Arca que é a grega! Pois a arca, como o nome já diz, não era uma embarcação, como essa construção turística visitada pelo pr. Yago. Era sim, uma "caixa" enorme, que apenas tinha a função não de navegar e sim flutuar.
Bênção! Uma vez eu vi um documentário sobre relatos de pessoas que teriam encontrado a arca... esqueci o nome. Mas eu também creio que ela não chegaria até os dias de hoje intactas... De qualquer forma, se está na bíblia, eu não duvido. Pela fé, se Deus quis que o relato tivesse chegado até nós, realmente aconteceu.
Uma coisa que observo no vídeo se existem tantas relatos de dilúvio em torno do mundo, o que torna o das religiões abramicas mais correta? Os das outras religiões não teriam o mesmo peso?
Boas perguntas. O que diferencia o relato bíblico dos outros relatos de dilúvios da antiguidade (e até alguns mais "recentes" como os dos povos Tupi - sim, tem relato de dilúvio por aqui também), é o fato de que há uma exatidão no relato que é falta em outros (tipo de construção, características da embarcação, temporalidade do dilúvio), enquanto outros relatos concentram-se em perspectivas mais alegóricas (não sei se esse é o termo mais adequado). Fato é que o único relato que possui características suficientes para que haja reprodução daquilo que foi relatado (ao menos no que tange à embarcação), é o relato bíblico. Logo, infere-se que ele tem mais basena realidade do que os outros. Daí entra discussões relativas à qual relato é mais antigo, se os relatos diversos são deteriorções do original, etc. Há de se lembrar que o relato seguinte é Babel, onde as "línguas foram confundidas" o que pode ter gerado, também, modificações no relato original que pode ser o do Gênesis bíblico.
A existência de tantas culturas que relatam um dilúvio depõe a favor da existência do próprio dilúvio, e não em qual dos relatos é mais fidedigno. Para encontrar qual relato é mais fidedigno, existem outras formas, a mais simples é crendo em Jesus, e como ele testemunhava sobre a inerrância da Bíblia (na época, ainda apenas o A. Testamento), crer no relato da Bíblia como o mais fidedigno. Mas há outras formas. Um dos relatos de dilúvio mais famosos fora da Bíblia é a Epopeia de Gilgamesh, mas diferente da arca descrita na Bíblia, que teria condições de flutuabilidade (a partir de conhecimentos científicos muito recentes), a arca de Gilgamesh não. No dilúvio Bíblico, não foi apenas chuva, mas também águas subterrâneas que jorraram, enquanto em Gilgamesh apenas chuva. Na Bíblia, choveu por 40 dias e noites, enquanto em Gilgamesh por apenas 6 dias (pouco tempo para um dilúvio).
Para quem critica o fato de ter estas peculiaridades no RUclips, meu conselho: curtam, vcs estão fazendo parte da história onde a religião predominante tem este tipo de extravagância, se esta plataforma estiver na ativa alguns deístas muçulmanos vão fazer vídeos explicando como foi plausível Mohammad ter voado com um cavalo.
Posso ter interpretado totalmente equivocadamente seu comentário, mas supondo que li corretamente: Pensando assim, eu poderia argumentar a mesma coisa de ateus babãos usando 100% do seu raciocínio fazendo uma teoria sostificada onde um peixe "magicamente" se torna um humano, desqualificando qualquer racionalidade e razoabilidade pelo puro e simples fato de eles serem ateus de internet mimados que acreditam no papai Big Bang, mas não, eu não argumento assim porque, primeiro, a razão do mundo não é dos ateus e sim, de todas as ciências, inclusive a Teologia e Apologética e porque eu entendo que embora algumas coisas possam parecer conflitantes com meu egozinho, minha mente está cativa à Palavra de Deus, e ela me orienta a buscar a verdade... e neste caso, Jesus é a verdade segundo ela. Agora, cabe a mim entender, baseado em estudos e fatos se a verdade é de fato a verdade, e está é a Teologia, coisa que você aparentemente chama de "mero uso raro de raciocínio dos cristãos".
Como a população humana se recuperou tão rápido? Genealogias em Gênesis colocam a Torre de Babel cerca de 110 a 150 anos após o Dilúvio [ Gn 10:25 , 11:10-19 ]. Como a população mundial se recuperou tão rápido para tornar sua construção (e a cidade ao redor dela) possível? Da mesma forma, haveria muito poucas pessoas por perto para construir Stonehenge e as Pirâmides, reconstruir as civilizações Suméria e do Vale do Indo, povoar as Américas, etc.
Na tradição abraâmica , a Arca de Noé era um gigantesco recipiente de madeira no qual Noé supostamente salvou todos os tipos de animais da Terra de um suposto grande dilúvio . Este mito aparece na Torá e no Alcorão ; provavelmente representa apenas uma de várias recontagens de recontagens de recontagens da mesma história geral do dilúvio da Mesopotâmia , como exemplificado pela história de Utnapishtim, o Rei de Shurrupak, na Epopéia de Gilgamesh .Qualquer crente na Bíblia (por exemplo, um criacionista ) que queira argumentar que a narrativa da Arca de Noé é uma história científica/histórica precisa dar uma resposta clara a todas as perguntas descritas abaixo - sem invocar um ato de Deus .
Olá Yago. Vc poderia comentar sobre o livro "(Mis)interpreting Genesis: How the Creation Museum Misunderstands the Ancient Near Eastern Context of the Bible"? Ele apresentou alguns pontos que fizeram eu alterar minha visão sobre a leitura de Gênesis e da bíblia. Seria interessante um estudioso como vc comentando. Agradeço, Deus abençoe.👏
Olá, Pastor! Tudo na paz de Cristo Jesus? Tenho 17 anos e sou um jovem cristão que ama as Escrituras e quer se aprofundar mais nelas. Tenho aprendido muito com seus ensinamentos, e admiro o senhor como um verdadeiro exemplo de homem de Deus e estudioso da Palavra. Sua dedicação e amor pelas Escrituras são uma inspiração para minha caminhada cristã e para meu desejo de conhecer mais sobre Deus. Pastor, gostaria de pedir sua ajuda em algo. Estes são os livros que já tenho na minha biblioteca: História do Cristianismo - Bruce Shelley Teologia do Livro de Apocalipse - Richard Bauckham Teologia Sistemática - Eurico Bergstén Teologia Sistemática - Stanley Horton Bíblia de Estudo NAA Bíblia Jeffrey de Estudos Proféticos Quais livros o senhor acha que ainda faltam para eu completar minha coleção e me aprofundar mais em história, escatologia e teologia sistemática? Suas sugestões seriam valiosas para mim. Que Deus continue abençoando o senhor e sua família.
Pastor, o dilúvio foi global ou local? O texto diz que o evento foi sobre toda a terra, mas imagino que Moisés fala isto sobre o prisma do observador, ou seja, toda a terra que ele conhecia. Ainda em Gênesis é dito que houve falta de alimento em toda terra, mas parece se referir apenas ao mundo conhecido.
Eu sou dos que crem que o dilúvio foi em no mundo enteiro, prova disso, é que no deserto do Sahara e na cordilheira dos Andes foram encontrados fósseis marinhos. Além do mais o lago Titi Caca na Bolívia 🇧🇴, que está a mais de 3.000 m. de altura, é um lago de água salgada, como seria possível??? Então as águas do dilúvio cobriram todo o planeta. Um abraço fraterno desde o Uruguai 🇺🇾. Deus os abençoe.
A construção da Arca supostamente levou pelo menos 70 anos,ou possivelmente até 120. A Bíblia traduz que ela foi construída de "madeira de gofer" e tinha 300 côvados de comprimento por 50 côvados de largura por 30 côvados de profundidade ( Gênesis 6:14-15 ). Isso levanta a questão: o que é um côvado? Côvados eram uma forma de medida usada pelos antigos egípcios. Existem dois tipos de côvados, um côvado padrão e um côvado real. Um côvado padrão tem aproximadamente 18" ou um pé e meio, mas um côvado real tem cerca de 22" ou um pé e dez polegadas. Essencialmente, um côvado era a medida entre o cotovelo de um homem e seu pulso, ou até a ponta de seus dedos.
No fim do vídeo você diz que é uma experiência poderosa, pois você se sente dentro do relato bíblico, mas você não curte muito as quem traz experiências vindas de viagens a Israel. Não seria algo parecido e vindo de um lugar ainda mais fidedígno, Yago?
Curiosidade bíblica: Seria sensacional se a arca verdadeira fosse encontrada!!! Uma arca tão grande, onde será que ela está? Será que congelada mesmo ali no monte Ararat Turquia?
A arca de Noé é o tipo de assunto sobre o qual as pessoas contariam histórias. Algumas pessoas podem ser motivadas por piedade deslocada para inventar histórias. Algumas foram motivadas por dinheiro. Outras podem elaborar uma história simplesmente para chamar a atenção. Como a história da arca é tão famosa, algumas pessoas podem concluir que encontraram a arca com base em evidências ambíguas. Por exemplo, elas podem interpretar mal uma fotografia borrada ou uma forma vista através da névoa, ou podem concluir que qualquer madeira que encontrarem é da arca, embora a madeira tenha sido transportada para Ararat em tempos históricos para a construção de cruzes e cabanas.
O termo "processo evolucionário" é complicado. Prefiro utilizar "diversificação", afinal evolução evoca esse mecanismo que transforma uma espécie em outra. Sobre a questão do alcance do dilúvio, se nós considerarmos a geografia da terra à época como a Pangeia e que o dilúvio foi o cataclismo que alterou a crosta terrestre, a discussão se é local ou global perde o sentido.
Olha, eu sei que sou especialista do famoso nada. Porém, eu sinto que os relatos/histórias do início de Gênesis são figurativos ou, alguns podem dizer, mitologia. Contos que explicam a origem de determinadas características da realidade presente do autor, como a origem de todas as línguas, a origem do universo, do planeta, dos animais, do ser humano e até a origem dos grandes fenômenos naturais e do arco-íris. Cheguei nessa conclusão justamente por ouvir histórias de várias mitologias, de várias culturas diferentes. A estrutura textual é muito semelhante, explicando as origens de fenômenos e características das regiões percebidas pelos povos. Dessa forma se torna muito difícil pra eu criar um argumento válido para demonstrar o porquê da minha fé na bíblia e na minha descrença nas tais mitologias. Não digo que a palavra do Senhor é falha ou enganosa, só estou inclinado a acreditar que seja uma revelação figurativa e/ou bem simplificada das origens de nosso mundo. Alguém me ajuda nessa reflexão aí, seria falta de fé ou eu tenho um ponto?
Tudo é ponto de vista né? Pra mim o fato de outras culturas relatarem narrativas semelhantes reforça que de fato isso aconteceu, a ponto de não só a Bíblia estar dizendo, mas podendo ter outras referências externas a ela.
@@JohnAndradeGuitar Pode ser, mas nesse ponto há uma inconsistência. Não são todas as civilizações antigas que têm relato de dilúvio, alguns povos na África e na América, por exemplo, não apresentam essa história. Uma alternativa para a presença em várias culturas seria justamente as inundações ou enchentes locais, algo muito comum na história da humanidade e que ainda acontece, inclusive esse ano vimos um terrível episódio no RS. Mas obrigado pela observação! Edit: Os não crentes/não cristãos ainda podem apelar para o argumento que os muitos relatos de dilúvio podem levantar dúvida em qual religião/mitologia acreditar.
O relato da criação, a arca e o livro de Jó são as histórias do antigo testamento que eu mais já duvidei da literalidade. Sobre a criação, acho que é o menos de problemático de não acreditar que é literal, pois a principal lição ali é: Deus criou todas as coisas e a humanidade caiu em Adão. Já Noé o que eu tendo a acreditar é que foi uma coisa local que deve ter acontecido, mas daí os detalhes tbm não temos. Jó me parece problemático não ser literal, pois é citado por outros autores bíblicos, se não estou enganado.
@@manoel_neto Bem pontuado! Eu tenho alguns problemas com a torre de babel tbm. Mas nenhum deles (Noé, Babel ou o relato da criação) me faz questionar minha fé em Deus ou em Jesus. Obrigado pela adição!
Teria sido possível encontrar material suficiente para construir a Arca de Noé? Quando outro supernavio antigo foi construído, o Great Michael (concluído na Escócia em 1511), foi dito que ele consumiu "todas as madeiras de Fife". Fife era um condado na Escócia famoso por sua construção naval. A madeira do Great Michael teve que ser comprada e importada não apenas de outras partes da Escócia, mas também da França, do Mar Báltico e de um grande número de navios de carga da Noruega. No entanto, com 73 metros, ele tinha apenas cerca de metade do comprimento da Arca de Noé. Claramente, um navio com o dobro do comprimento do Great Michael, e maior em todas as outras dimensões, teria exigido muitas vezes mais madeira. NUNCA FOI CLARAMENTE DECLARADO EXATAMENTE ONDE A ARCA DE NOÉ TERIA SIDO CONSTRUÍDA, MAS TERIA SIDO EM ALGUM LUGAR NA MESOPOTÂMIA, PROVAVELMENTE AO LONGO DOS RIOS TIGRE OU EUFRATES. ESTA ÁREA É AGORA O IRAQUE, QUE NUNCA FOI CONHECIDO POR SUA ABUNDÂNCIA DE MADEIRA PARA CONSTRUÇÃO NAVAL.
Noé levou um período de possivelmente até 100 anos pra construir a arca, em um lugar com amplos recursos, não da nem pra comparar Fife, um pequeno condado em um país que é um pouco maior que o RJ, com a Mesopotâmia, que liga a Ásia, África e Europa, com acesso aos cedros do Líbano, às florestas da Ásia Menor, Armênia e do crescente fértil, Noé teve tempo e recursos suficientes pra empreender o projeto que lhe foi dado.
Ele se expressou errado mas acredito que seria um processo de variação. É tipo uma pessoa negra ter filhos com uma pessoa branca é quase certeza que vai ter um moreno uma hora ou outra
@@Henrike406 De fato, mas isso leva milhões de anos; o Yago generalizou que cristãos acreditam em microevoluçãs, mas isso não é fato, é uma crença comum, mas muitos cristãos genuínos acreditam na evolução como a ciência compreende.
Como conciliar é a perfunra q mtos fazem então segue a frase de John Newton: atribuirei todas as aparentes incoerências da Bíblia a minha propria ignorância.
Entro no RUclips pra ouvir e tirar as músicas pro Natal, pra passar pro resto da banda, e tô aqui vendo vídeo de arca...
Sou igual 😅
Foco, varão! kkk
Foi buscar cobre e encontrou ouro
Ganhou a musiquinha da arca. Kkkkkk
Sou cristão e minha visão é totalmente diferente... Não vejo nenhum conflito com a Bíblia em Deus criar toda a vida através de um único ser, acho até mais grandioso. Na minha humilde opinião, não acreditar nessa hipótese é limitar o poder de Deus. Mesmo assim, amo o canal e a obra do pastor Yago e respeito posições diferentes... Deus abençoe...
Tá aí um dos poucos lugares no mundo que queria visitar. Emocionante se sentir dentro da Arca original. Lindo documentário!
Que vídeo maravilhoso!!!!! Super bem feito e editado! Assistindo com minhas filhas de 10 e 13 anos, e elas ficaram impressionadas! Muito obrigada, Yago e Gabriel Tuller!
Os criadores foram muito felizes ao fazer essa "réplica". Mesmo não sendo necessário para crermos em sua existência, é maravilhoso ter acesso a algo tão bem construído. Conteúdo maravilhoso! 👏🏻👏🏻👏🏻
Nas explicações dos textos está um agudo estourado
Já vejo daqui uns anos Yago "cabeludinho" Martins. De cabelos grisalhos/brancos. Ao estilo Tio Nico ( Augustos Nicodemus ). Bem que ambos poderiam ir no Vilela fazer um podcast juntos.
Tem que encher o saco do Vilela.
Desde que não seja pra ir lá fazer fofoca. Assim como ele gravou vários vídeos falando mal de outras igrejas.
@@Aryaldojs Apontar heresias é o nosso dever.
O Yago já foi no Vilela, mas não com o Nicodemus
@@AryaldojsDevemos apontar as heresias.
Vídeo bom demais. Didático. Bíblico. Inspirador. Grata. (A interpretação musical um show a parte. Kkk)
Certamente esse foi o lugar mais incrível que visitei nos EUA. A Arca e o museu da criação. Ficam a 30 minutos um da outro.
Meus filhos, 5 e 3 anos, amaram esse video! Depois de Moisés, historia de Noé é a preferida deles hahahah
Os professores de Ciência vão ter trabalho pra tirar essa ideia da mente deles.
Video bom cara, batendo 30C aqui na minha cidade e eu chorando com essa mensagem final
Que vídeo incrível e de altíssima qualidade informativa e teológica, Yago! Deus continue te abençoando e capacitando para produzir conteúdos como esse. Visitei a arca de Noé em Kentucky no ano de 2024 também e me senti deslumbrada com tanta beleza. Impossível sair de lá sem ser impactado!
Ótimo vídeo, nunca imaginei que num dia fossem reproduzir a arca.
Que finalização linda deste video muita lindo,amo jesus a biblia fala de jesus do início ao fim
No minuto 27:33 quando ele diz que "Jesus é nossa terra seca" meu lado sombrio penteca se manifestou hahahahaha😅😅
hahahaha Terra seca é tu, infeliz! Jesus é terra santaaaaaaaaaaaaa!!!! EEETA GLOOOORIIIIIIAAAAAA ❤🔥🔥😂
Belíssimo vídeo!!! Uma benção todas essas informações que agregam nosso conhecimento e fortalecem cada vez mais nossa fé.
100% no ritmo!
Que aula incrível!! Um presente de Natal para todos nós 🎉
Amei. Deus abençoe vc e sua família Pr Yago....Vc lembra muito meu filho caçula
Se o dilúvio global realmente aconteceu, nem me preocupo em embasar ele com ciência. É uma questão de fé. Fé de que o planeta e a arca em si foram sustentados por Deus, e é o que basta.
Pois é... como ursos polares, bichos-preguiça e lesmas enfrentaram desertos e oceanos para chegar na arca? Basta incluir a mágica religiosa pra das sentido a qualquer coisa.
20:39 Quem catalogou?
eu entendi algo como "lugosi", mas pesquisei e não encontrei
Milagre é milagre.
Que maravilhoso! ♥
Que belo vídeo, obrigada, Pastor
27:00 Bom demais!!
16:45 penso eu q Noé e sua família poderiam ter desmontado a arca pra usar a madeira, n faz sentido eles simplesmente terem deixado lá.
Gostei demais. Reportagem e ensino excelente.
Não sabia da existência dessa réplica, que incrível!!
Que legal
Queria muito ir aí
Pergunta para o pergunte ao pastor:
O que vc acha do livro "história dos hebreus" do Flávio Josefo?
Up
Up
Que trabalho maravilhoso!! Parabéns, e Glória a Deus!!!
Que vídeo legal, Yago. Parabéns a você e toda equipe. Que Deus continue abençoando vocês 🙏🏻
Sensacional! Muito obrigada por compartilhar essa experiência!
Maravilhoso!❤
Emocionante 😮😮
Que vídeo sensacional!! Parabéns pela produção Yago! Que Deus abençoe seu ministério aqui no RUclips.
Documentário excelente, você está de parabéns, que Deus te abençoe sempre!
Muito legal a música de abertura e fechamento... 😂😂😂
Pra não perder o costume...❤
Fico tentando imaginar Noé e sua família construindo algo tão grandioso, com pouca mão de obra, e sem nenhum equipamento que pudesse auxiliar nesta tarefa.
Sensacional Pastor 👏🏻👏🏻👏🏻
Que conteúdo maravilhoso
Excelente exposição!! Bom tempo investido
Kkk eu colocava muito este louvou para os meus filhos ver e ouvir ❤
Que trabalho incrível o Yago faz!!!!
Que vídeo maravilhoso!!!
Que material meus amigos!
Que vídeo maravilhoso sobre um tema com tantas visões, deixou bem claro todas as ideias, muito bom 👏🏼
Pr Yago, tô passando aqui só pra dizer que Entrei numa Academia mto Motivado por Vc... 😂😂😂
Que conteúdo!! Amo esse tipo de vídeo.
No minuto 22:06, temos a melhor representação grafica da forma real da Arca que é a grega! Pois a arca, como o nome já diz, não era uma embarcação, como essa construção turística visitada pelo pr. Yago. Era sim, uma "caixa" enorme, que apenas tinha a função não de navegar e sim flutuar.
Mas essa representação da arca (que ele visitou) não é de um barco navegável. Ela é um caixote mesmo, com formato para flutuar só.
Bênção!
Uma vez eu vi um documentário sobre relatos de pessoas que teriam encontrado a arca... esqueci o nome.
Mas eu também creio que ela não chegaria até os dias de hoje intactas...
De qualquer forma, se está na bíblia, eu não duvido. Pela fé, se Deus quis que o relato tivesse chegado até nós, realmente aconteceu.
Cara, que massa. Espero poder ver pessoalmente um dia.
A música da Aline no começo me quebrou 😅
Baita vídeo!! Compartilhei muito ❤
Yago, se tá ferrado cara, pra que fazer um video desses?! Agora eu vou ficar esperando por mais videos tão bom quanto esses, tá de parabens
Que vídeo absurdo pastoooor!!! Felizaço de ver um baita vídeo desse!! ❤
Otimo video!
Deixo este comentário para ajudar no engajamento do vídeo e do canal
Yago, por favor, nunca pare de cantar na introdução dos vídeos 😂
foi um sermão esse vlog. Amei!
Uau ❤😂 Deus abençoe!
Tem um canal chamado inteligentista que tem um documentário maravilhoso chamado " o dilúvio de Noé foi real " vale a pena
Esse video é muito bom
Douglas é top
Uma coisa que observo no vídeo se existem tantas relatos de dilúvio em torno do mundo, o que torna o das religiões abramicas mais correta? Os das outras religiões não teriam o mesmo peso?
Boas perguntas. O que diferencia o relato bíblico dos outros relatos de dilúvios da antiguidade (e até alguns mais "recentes" como os dos povos Tupi - sim, tem relato de dilúvio por aqui também), é o fato de que há uma exatidão no relato que é falta em outros (tipo de construção, características da embarcação, temporalidade do dilúvio), enquanto outros relatos concentram-se em perspectivas mais alegóricas (não sei se esse é o termo mais adequado). Fato é que o único relato que possui características suficientes para que haja reprodução daquilo que foi relatado (ao menos no que tange à embarcação), é o relato bíblico. Logo, infere-se que ele tem mais basena realidade do que os outros. Daí entra discussões relativas à qual relato é mais antigo, se os relatos diversos são deteriorções do original, etc. Há de se lembrar que o relato seguinte é Babel, onde as "línguas foram confundidas" o que pode ter gerado, também, modificações no relato original que pode ser o do Gênesis bíblico.
A existência de tantas culturas que relatam um dilúvio depõe a favor da existência do próprio dilúvio, e não em qual dos relatos é mais fidedigno. Para encontrar qual relato é mais fidedigno, existem outras formas, a mais simples é crendo em Jesus, e como ele testemunhava sobre a inerrância da Bíblia (na época, ainda apenas o A. Testamento), crer no relato da Bíblia como o mais fidedigno. Mas há outras formas. Um dos relatos de dilúvio mais famosos fora da Bíblia é a Epopeia de Gilgamesh, mas diferente da arca descrita na Bíblia, que teria condições de flutuabilidade (a partir de conhecimentos científicos muito recentes), a arca de Gilgamesh não. No dilúvio Bíblico, não foi apenas chuva, mas também águas subterrâneas que jorraram, enquanto em Gilgamesh apenas chuva. Na Bíblia, choveu por 40 dias e noites, enquanto em Gilgamesh por apenas 6 dias (pouco tempo para um dilúvio).
Alguns videos do Adauto de Lourenço possui diversas explicações e possibilidades pra explicar às indagações que possam haver.
Para quem critica o fato de ter estas peculiaridades no RUclips, meu conselho: curtam, vcs estão fazendo parte da história onde a religião predominante tem este tipo de extravagância, se esta plataforma estiver na ativa alguns deístas muçulmanos vão fazer vídeos explicando como foi plausível Mohammad ter voado com um cavalo.
Posso ter interpretado totalmente equivocadamente seu comentário, mas supondo que li corretamente:
Pensando assim, eu poderia argumentar a mesma coisa de ateus babãos usando 100% do seu raciocínio fazendo uma teoria sostificada onde um peixe "magicamente" se torna um humano, desqualificando qualquer racionalidade e razoabilidade pelo puro e simples fato de eles serem ateus de internet mimados que acreditam no papai Big Bang, mas não, eu não argumento assim porque, primeiro, a razão do mundo não é dos ateus e sim, de todas as ciências, inclusive a Teologia e Apologética e porque eu entendo que embora algumas coisas possam parecer conflitantes com meu egozinho, minha mente está cativa à Palavra de Deus, e ela me orienta a buscar a verdade... e neste caso, Jesus é a verdade segundo ela. Agora, cabe a mim entender, baseado em estudos e fatos se a verdade é de fato a verdade, e está é a Teologia, coisa que você aparentemente chama de "mero uso raro de raciocínio dos cristãos".
Muito bom!!!
Como a população humana se recuperou tão rápido? Genealogias em Gênesis colocam a Torre de Babel cerca de 110 a 150 anos após o Dilúvio [ Gn 10:25 , 11:10-19 ]. Como a população mundial se recuperou tão rápido para tornar sua construção (e a cidade ao redor dela) possível? Da mesma forma, haveria muito poucas pessoas por perto para construir Stonehenge e as Pirâmides, reconstruir as civilizações Suméria e do Vale do Indo, povoar as Américas, etc.
Que vídeo interessante!
Sonho em conhecer esse lugar.
Oi Pastor, eu tenho muita vontade de ir nesse lugar
Muito bom !
Muito bom este vídeo, obg por ele!
Na tradição abraâmica , a Arca de Noé era um gigantesco recipiente de madeira no qual Noé supostamente salvou todos os tipos de animais da Terra de um suposto grande dilúvio . Este mito aparece na Torá e no Alcorão ; provavelmente representa apenas uma de várias recontagens de recontagens de recontagens da mesma história geral do dilúvio da Mesopotâmia , como exemplificado pela história de Utnapishtim, o Rei de Shurrupak, na Epopéia de Gilgamesh .Qualquer crente na Bíblia (por exemplo, um criacionista ) que queira argumentar que a narrativa da Arca de Noé é uma história científica/histórica precisa dar uma resposta clara a todas as perguntas descritas abaixo - sem invocar um ato de Deus .
Olá Yago. Vc poderia comentar sobre o livro "(Mis)interpreting Genesis: How the Creation Museum Misunderstands the Ancient Near Eastern Context of the Bible"? Ele apresentou alguns pontos que fizeram eu alterar minha visão sobre a leitura de Gênesis e da bíblia. Seria interessante um estudioso como vc comentando. Agradeço, Deus abençoe.👏
Olá, Pastor! Tudo na paz de Cristo Jesus?
Tenho 17 anos e sou um jovem cristão que ama as Escrituras e quer se aprofundar mais nelas. Tenho aprendido muito com seus ensinamentos, e admiro o senhor como um verdadeiro exemplo de homem de Deus e estudioso da Palavra. Sua dedicação e amor pelas Escrituras são uma inspiração para minha caminhada cristã e para meu desejo de conhecer mais sobre Deus.
Pastor, gostaria de pedir sua ajuda em algo. Estes são os livros que já tenho na minha biblioteca:
História do Cristianismo - Bruce Shelley
Teologia do Livro de Apocalipse - Richard Bauckham
Teologia Sistemática - Eurico Bergstén
Teologia Sistemática - Stanley Horton
Bíblia de Estudo NAA
Bíblia Jeffrey de Estudos Proféticos
Quais livros o senhor acha que ainda faltam para eu completar minha coleção e me aprofundar mais em história, escatologia e teologia sistemática? Suas sugestões seriam valiosas para mim.
Que Deus continue abençoando o senhor e sua família.
Que vídeo meus amigos 🤌
Se o Dilúvio não foi global então o fim dos tempos também não é global.
benção de Deus
Muito bom o video
Pastor, o dilúvio foi global ou local? O texto diz que o evento foi sobre toda a terra, mas imagino que Moisés fala isto sobre o prisma do observador, ou seja, toda a terra que ele conhecia. Ainda em Gênesis é dito que houve falta de alimento em toda terra, mas parece se referir apenas ao mundo conhecido.
Eu sou dos que crem que o dilúvio foi em no mundo enteiro, prova disso, é que no deserto do Sahara e na cordilheira dos Andes foram encontrados fósseis marinhos. Além do mais o lago Titi Caca na Bolívia 🇧🇴, que está a mais de 3.000 m. de altura, é um lago de água salgada, como seria possível??? Então as águas do dilúvio cobriram todo o planeta. Um abraço fraterno desde o Uruguai 🇺🇾. Deus os abençoe.
Que role top!!
Na contingência das narrativas sobre o dilúvio a essência é uma só, houve um dilúvio.
A construção da Arca supostamente levou pelo menos 70 anos,ou possivelmente até 120. A Bíblia traduz que ela foi construída de "madeira de gofer" e tinha 300 côvados de comprimento por 50 côvados de largura por 30 côvados de profundidade ( Gênesis 6:14-15 ). Isso levanta a questão: o que é um côvado? Côvados eram uma forma de medida usada pelos antigos egípcios. Existem dois tipos de côvados, um côvado padrão e um côvado real. Um côvado padrão tem aproximadamente 18" ou um pé e meio, mas um côvado real tem cerca de 22" ou um pé e dez polegadas. Essencialmente, um côvado era a medida entre o cotovelo de um homem e seu pulso, ou até a ponta de seus dedos.
Boa ciência = concordar com bíblia
Mau ciência = discordar da bíblia
No fim do vídeo você diz que é uma experiência poderosa, pois você se sente dentro do relato bíblico, mas você não curte muito as quem traz experiências vindas de viagens a Israel. Não seria algo parecido e vindo de um lugar ainda mais fidedígno, Yago?
Curiosidade bíblica: Seria sensacional se a arca verdadeira fosse encontrada!!! Uma arca tão grande, onde será que ela está? Será que congelada mesmo ali no monte Ararat Turquia?
Vídeo Tooop!
A arca de Noé é o tipo de assunto sobre o qual as pessoas contariam histórias. Algumas pessoas podem ser motivadas por piedade deslocada para inventar histórias. Algumas foram motivadas por dinheiro. Outras podem elaborar uma história simplesmente para chamar a atenção. Como a história da arca é tão famosa, algumas pessoas podem concluir que encontraram a arca com base em evidências ambíguas. Por exemplo, elas podem interpretar mal uma fotografia borrada ou uma forma vista através da névoa, ou podem concluir que qualquer madeira que encontrarem é da arca, embora a madeira tenha sido transportada para Ararat em tempos históricos para a construção de cruzes e cabanas.
Gente, micro evolução é a evolução normal de Darwin, a diferença dessa visão pra visão darwiana é apenas o tempo.
Não existe diferença entre micro e macro evolução
@LastValar exatamente, é a mesma coisa
O termo "processo evolucionário" é complicado. Prefiro utilizar "diversificação", afinal evolução evoca esse mecanismo que transforma uma espécie em outra. Sobre a questão do alcance do dilúvio, se nós considerarmos a geografia da terra à época como a Pangeia e que o dilúvio foi o cataclismo que alterou a crosta terrestre, a discussão se é local ou global perde o sentido.
Adorei , e a ciência atestando o que já sabíamos. Glórias a Deus
A pangeia explica a reunião de todos os animais.
Olha, eu sei que sou especialista do famoso nada. Porém, eu sinto que os relatos/histórias do início de Gênesis são figurativos ou, alguns podem dizer, mitologia. Contos que explicam a origem de determinadas características da realidade presente do autor, como a origem de todas as línguas, a origem do universo, do planeta, dos animais, do ser humano e até a origem dos grandes fenômenos naturais e do arco-íris.
Cheguei nessa conclusão justamente por ouvir histórias de várias mitologias, de várias culturas diferentes. A estrutura textual é muito semelhante, explicando as origens de fenômenos e características das regiões percebidas pelos povos. Dessa forma se torna muito difícil pra eu criar um argumento válido para demonstrar o porquê da minha fé na bíblia e na minha descrença nas tais mitologias.
Não digo que a palavra do Senhor é falha ou enganosa, só estou inclinado a acreditar que seja uma revelação figurativa e/ou bem simplificada das origens de nosso mundo.
Alguém me ajuda nessa reflexão aí, seria falta de fé ou eu tenho um ponto?
"eu sei que sou especialista do famoso nada"
Pronto
Tudo é ponto de vista né? Pra mim o fato de outras culturas relatarem narrativas semelhantes reforça que de fato isso aconteceu, a ponto de não só a Bíblia estar dizendo, mas podendo ter outras referências externas a ela.
@@JohnAndradeGuitar Pode ser, mas nesse ponto há uma inconsistência. Não são todas as civilizações antigas que têm relato de dilúvio, alguns povos na África e na América, por exemplo, não apresentam essa história. Uma alternativa para a presença em várias culturas seria justamente as inundações ou enchentes locais, algo muito comum na história da humanidade e que ainda acontece, inclusive esse ano vimos um terrível episódio no RS.
Mas obrigado pela observação!
Edit: Os não crentes/não cristãos ainda podem apelar para o argumento que os muitos relatos de dilúvio podem levantar dúvida em qual religião/mitologia acreditar.
O relato da criação, a arca e o livro de Jó são as histórias do antigo testamento que eu mais já duvidei da literalidade. Sobre a criação, acho que é o menos de problemático de não acreditar que é literal, pois a principal lição ali é: Deus criou todas as coisas e a humanidade caiu em Adão. Já Noé o que eu tendo a acreditar é que foi uma coisa local que deve ter acontecido, mas daí os detalhes tbm não temos. Jó me parece problemático não ser literal, pois é citado por outros autores bíblicos, se não estou enganado.
@@manoel_neto Bem pontuado! Eu tenho alguns problemas com a torre de babel tbm. Mas nenhum deles (Noé, Babel ou o relato da criação) me faz questionar minha fé em Deus ou em Jesus. Obrigado pela adição!
Teria sido possível encontrar material suficiente para construir a Arca de Noé? Quando outro supernavio antigo foi construído, o Great Michael (concluído na Escócia em 1511), foi dito que ele consumiu "todas as madeiras de Fife". Fife era um condado na Escócia famoso por sua construção naval. A madeira do Great Michael teve que ser comprada e importada não apenas de outras partes da Escócia, mas também da França, do Mar Báltico e de um grande número de navios de carga da Noruega. No entanto, com 73 metros, ele tinha apenas cerca de metade do comprimento da Arca de Noé. Claramente, um navio com o dobro do comprimento do Great Michael, e maior em todas as outras dimensões, teria exigido muitas vezes mais madeira. NUNCA FOI CLARAMENTE DECLARADO EXATAMENTE ONDE A ARCA DE NOÉ TERIA SIDO CONSTRUÍDA, MAS TERIA SIDO EM ALGUM LUGAR NA MESOPOTÂMIA, PROVAVELMENTE AO LONGO DOS RIOS TIGRE OU EUFRATES. ESTA ÁREA É AGORA O IRAQUE, QUE NUNCA FOI CONHECIDO POR SUA ABUNDÂNCIA DE MADEIRA PARA CONSTRUÇÃO NAVAL.
Noé levou um período de possivelmente até 100 anos pra construir a arca, em um lugar com amplos recursos, não da nem pra comparar Fife, um pequeno condado em um país que é um pouco maior que o RJ, com a Mesopotâmia, que liga a Ásia, África e Europa, com acesso aos cedros do Líbano, às florestas da Ásia Menor, Armênia e do crescente fértil, Noé teve tempo e recursos suficientes pra empreender o projeto que lhe foi dado.
Primeiro 🎉🎉🎉
E os seres humanos? Eles também participam desse "mine processo de evolução?"
Ele se expressou errado mas acredito que seria um processo de variação. É tipo uma pessoa negra ter filhos com uma pessoa branca é quase certeza que vai ter um moreno uma hora ou outra
As microevoluções também não seriam incompativeis com a visão de que essas coisas ocorreram há milhares e não milhões de anos?
Microevolução e macroevolução no final dá no mesmo, pequenas mudanças em cima de pequenas mudanças, no final resulta em grandes mudanças.
@@Henrike406 De fato, mas isso leva milhões de anos; o Yago generalizou que cristãos acreditam em microevoluçãs, mas isso não é fato, é uma crença comum, mas muitos cristãos genuínos acreditam na evolução como a ciência compreende.
Comentário número 1 pela primeira vez kkkk
Não creio que Deus seja incapaz de criar todas as espécies - de acordo com sua vontade - a partir de uma única espécie.
Deus não é incapaz, mas genesis diz claramente que não foi assim
Como conciliar é a perfunra q mtos fazem então segue a frase de John Newton: atribuirei todas as aparentes incoerências da Bíblia a minha propria ignorância.
Video bom ❤❤❤ Gosto do yago e às vezes nao gosto, e ta tudo bem 😅😅😅😅