Santo Agostinho realmente é incrível, inspirado e, sem sombra de dúvida amado por Deus. Mas 800 anos após ele tivemos outro teólogo maravilhoso, a quem honramos e amamos que é Santo Tomás de Aquino, tido como o mais santo dos sábios e o mais sábio dos santos.
Santo Agostinho, intercede por esses seus irmãos. Para que, assim como ocorreu contigo, eles também tenham sede da Verdade! Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós!
Santo Agostinho é demais.. estou lendo confissões e tem horas que você dá pausa na leitura devido a devoção profunda e envolvente dele. Franklin Ferreira escrevendo sobre Agostinho é inevitável a compra. Combinação perfeita!
Santo Agostinho e Tomás de Aquino são grandes doutores da igreja católica, na igreja são poucos que consegue esse feito. Mas tem vários doutores na igreja e nem se compara a Santo Agostinho.
@@F3LP3SPMentira. Frase dele: “Maria concebeu Cristo, virgem; deu-O à luz virgem; e virgem permaneceu" Só aí temos dois dogmas, considerando que Santo Agostinho não era nestoriano e considerava que Jesus era 100% Deus e 100% homem.
01:04:20 Quando Lutero estava vivo, a chamada "idade média", a era da Cristandade, das catedrais, dos mosteiros e da escolástica, já havia sido interrompida por peste negra, ataques piratas, mouros, jubileus e bizantinos, príncipes cheios de vaidade e luxúria (os quais financiaram Lutero), etc.
@bitesizeenglish3716: Não sei dizer, mas certamente as teses doutrinárias dos chamados REFORMADOS ou CALVINISTAS contém desvios ÓBVIOS nesse sentido, conforme se pode constatar pela leitura do livro "Institutas da Religião Cristã".
Realmente fiquei com uma dúvida sincera na afirmação do Franklin no minuto 33:02, pois quando ele afirma que "o mal é ordenado por Deus" por dedução lógica Deus é o criador do mal então. Não compreendi essa afirmação. Talvez a ordenação seja no sentido de trazer ordem às coisas?
@hebernunes3343: Pois saiba que É ISSO MESMO, ou seja, na doutrina Calvinista (defendida pelo entrevistado do vídeo) DEUS É O AUTOR DE ABSOLUTAMENTE TUDO, seja bem ou mal. Isso está deste modo escrito no livro "Institutas da Religião Cristã" e na Confissão Calvinista de Fé de Westminster. Para o CALVINISMO, todo ladrão, todo homicida, todo malfeitor age como "INSTRUMENTO DA DIVINA PROVIDÊNCIA". Portanto, quando você ouvir notícias de que um ladrão invadiu uma casa e matou o pai ou a mãe de filhos, tenha em mente que para o CALVINISMO trata-se de ação de um "INSTRUMENTO DA DIVINA PROVIDÊNCIA" executando os juízos "ORDENADOS PELO PRÓPRIO DEUS".
Uma loucura. O mal é a falta do bem. Logo Calvino e todos os demais rebeldes do passado estavam errados. Hoje o erro deles é fortemente usado pelo dono do mal para fragmentar cada vez mais a Igreja de Cristo.
@@taisk.deo.borges3471 A doutrina calvinista, registrada no livro "Institutas da Religião Cristã", afirma que TUDO na existência está decretado ou predestinado por Deus, seja o bem, seja o mal. E o escritor francês dá o seguinte exemplo naquele livro: *"OS LADRÕES, OS HOMICIDAS E OS DEMAIS MALFEITORES SÃO INSTRUMENTOS DA DIVINA PROVIDÊNCIA OS QUAIS O PRÓPRIO DEUS SE UTILIZA PARA EXECUTAR OS JUÍZOS QUE ELE MESMO DETERMINOU".* Encaixando isso na prática de nosso TRÁGICO dia a dia, aquele bebê que os terroristas do Hamas COZINHARAM em forno de micro-ondas teria sido resultado de decreto predestinatório, estando o terrorista agindo na qualidade de "INSTRUMENTO DA DIVINA PROVIDÊNCIA". E eu suponho que os religiosos calvinistas, na hipótese de terem suas casas invadidas por ladrões que agridem e matam suas famílias, certamente hão de lembrar desse "ensinamento" de João Calvino e estar, portanto, cientes de que SUAS RESIDÊNCIAS FORAM VISITADAS POR UM INSTRUMENTO DA DIVINA PROVIDÊNCIA QUE EXECUTOU OS JUÍZOS ORDENADOS POR DEUS.
Pelo contexto, oque ele quis dizer é que o mal é absoluto, ou seja, não há esta relativização da moral que vemos hoje. Não há meio termo. E oque ele afirma é que Deus, pela revelação nas Sagradas Escrituras, revela o mal ou pecado como esta coisa que está em informidade com sua natureza e vontade. Não é possível, por exemplo, afirmar que devido à determinada situação mentir pode ser algo "bom", como não sendo mal devido ao contexto. Mentir sempre será mal, sempre será condenado pelo Senhor, a despeito da situação. Acredito que seja isto oque o Franklin disse. Espero que tenho ajudado. Deus abençoe!
Olá Irmãos! Desculpa a discordância, mas se Deus é o Criador e Ele o é! Qual é o problema dos homens em crer que o Deus Todo Poderoso, Criador de todas as coisas e Criador dos céus e da terra também tenha criado o mal ??!! Ora, ora, Isaias 45:7 diz que o Senhor Deus é Quem criou todas as coisas, inclusive o próprio mal. E assim sendo eu pergunto: Por que causa o Senhor Deus criara o mal ?! Ora, irmãos, acaso Deus nos criou para o amarmos ou obedecermos no automático em um mundo irreal onde só existe a possibilidade da amarmos, obedecermos e "escolhermos" unicamente a Deus ???!!! Ora, pois, para que serviria então o tal livre arbítrio - se só nos existisse a possibilidade de ter/obedecer a Deus???!!! Acaso o livre arbítrio poderia ser livre arbítrio - sem ter uma segunda opção para podermos ESCOLHER ???!!! Ora, o mal só existe em função do livre arbítrio, porque deveras Deus não criou criaturas escravas a sua vontade! Mas o mal que Deus criou era apenas uma CIÊNCIA, um conhecimento, de tal forma que era a única forma de a criação ter sua opção em desobedecer a Deus, do contrário, o livre arbítrio seria inválido, sem utilidade, sem nenhuma verdade em si. E o mal - como ciência não era um ser vivo, mas uma ciência, e quem deu vida a ele (mal) foram os anjos e os homens. E assim então, ele passou a viver em ambos! Porém, jamais com a aprovação divina, tanto que veio-nos a morte, a dor, o sofrimento e todas as coisas que acontecem neste mundo dos homens. Tudo isso por causa do livri arbítrio e da liberdade que Deus proveu à sua criação! Pois não somos suas marionetes! E discordo também do palestrante quando diz que o mal sempre pertencerá a Criação! Jamais! Depois da criação esperimentar o mal, e Deus a expiar do mesmo, removendo-o por completo do seu interior - sede meninos na malícia e adultos no entendimento - então sim, o mal será extinto, lembrando que, ele fora apenas uma ciência e não um ser vivo. E o tal será para sempre extinto, expurgado, "morto" e isso para sempre, pois após a mesma criação ter tido toda a sua liberdade de o experimentar, e ver por si mesmo, e com os seus olhos e vida que Deus sempre teve a Razão, em lhe dizer que ela não deveria te-lo conhecido (o mal) então, após o Senhor com sua misericórdia removê-lo por completo atraves da obra expiadora do Filho de Deus, tornando assim a própria criação conhecedora do mal, livre do mesmo e cheia agora do Bem do Senhor, após pelo seu livre arbítrio terem, escolhido o Bem do Senhor, então agora, ela do mal, para sempre estará livre. E o mal - por fim - extinto, e isso para sempre, pois Cristo Jesus é o Sumo Sacerdote Eterno, segundo a ordem de Melquisedeque, e é o Pão da Vida, e Sua Obra Redentora é eterna e para sempre, E só o Senhor e Seu Bem é que eternamente reinarão, a saber, como diz São Paulo: Agora pois permanecem a fé, a esperança e o amor, esses três, mas o maior deles é o AMOR! Deus é Amor! Amém!
Teoria.... teoria.... muita sabedoria humana, Na pratica pou o ou nenhum poder conforme Mc 16.15 Que pena! Viva santo Agostinho!!!! Viva o catolicismo romano!
Agostinho foi quem inventou a mentira da rebelião de Lúcifer. E isso aconteceu para prejudicar o bispo Lúcifer da Sardenha. Essa mentira é baseada na tradução da Vulgata feita por Jerônimo. Então, não só de coisas boas foi a história de Agostinho.
Li " Confissoes de Agostinho " algum tempo atrás , e fiquei incomodado. Não tenho muito conhecimento intelectual , mas percebi em Agostinho uma interpretaçâo baseada na filosofia grega , enquanto que isso é condenado pelo apostolo Paulo. É provável que isso seja fruto de meu pouco conhecimento , mas foi o que senti ao ler Agostinho.
Sim, por isso devemos tomar cuidado ao ler os pais da igreja. Há muitos elementos filosóficos gregos nos escritos dos pais, levando a grotescas heresias.
O irmão falou bonito, mas falou errado. A doutrina Calvinista nunca disse que Deus força o homem contra sua própria vontade. Calvino ensinou que o homem só pode querer se Deus o fizer querer. É o que Paulo diz aos Felipenses. Deus nunca buscou atrair pela sua "beleza" e não há nenhum texto bíblico que corrobore sua narrativa.
Só o termo padre , já é uma é desobediencia a Deus, pois padre significa pai espiitual, e jesus disse que a ninguem chameis por pai ( espiritual ), pois um só é o vosso pai. Ou seja, jesus esta dizendo pra não dar o titulo de padre ou pai a ninguem. Só de usar este titulo já é sesobediencia, entao, como posso confiar em alguem que uso esse termo? Sem falar da funcao de monge. Onde na biblia existe monasterio? Em nenhum lugar, mas ele se diz monge. Lutero foi monge, mas ao se converter largou tudo e pregou fortemente contra os monges e monasterios, e se agostinho fosse convertido nunca aceitaria ser chamado de padre, e nunca viveria como monge.
@taisk.deo.borges3471 veja, nesse sentido o termo pai não aplicada a um título como ocorre com os padres, onde recebem este título, e em função disso, o título de receptor de confessor de pecados, ou seja, vc não mais confessa o seu pecado ao seu pai espiritual que somente é Deus, mas ao padre, que recebeu o título de pai espiritual, e é exatamente isso que é condenado. Agora, vc tratar alguém como filho ou pai pela intimidade que tem com aquela pessoa e ela lhe ensinou os caminhos do Senhor é uma coisa, mesmo assim, os apóstolos não eram chamados de padres ou pais, mas.de apóstolos, e os pastores de pastores, nunca porém de pai ou padre., pois um só é nosso pai..
Irmão, creio que tanto o dr. Franklin Ferreira, como tantos outros que admiramos a obra do bispo Agostinho, não o idolatram tanto a ponto de não enxergarem suas posições polêmicas. No entanto, não podemos negar sua contribuição valiosa para a construção do pensamento cristão!
@@olgahenriquedemelo4437 Procura estudar a história da tal dita igreja, só que não deixe de fora os judeus, foi o que irmão acima quis dizer ! Procura uma fonte fora do cristianismo que lhe explique Romanos, sem os dogmas da igreja católica sem a influência desses homens .... entendo os planos Deus com apenas um povo, tenha olhos abertos ok rsrsrs
@@olgahenriquedemelo4437 Desculpe, mas os admiradores do padre Agostinho (assim como os admiradores de João Calvino) NÃO MEDEM ESFORÇOS PARA OCULTAR TODOS OS EQUÍVOCOS DOUTRINÁRIOS DE UM E DE OUTRO. Veja que neste vídeo o entrevistado NÃO MENCIONOU o fato de o padre Agostinho ser adepto da tese do PURGATÓRIO.
Vc está equivocado, Franklin. Uma pessoa que introduziu no cristianismo a ideologia do carma ou da predestinação para a condenação, uma afronta ao caráter de Deus, e recepcionada por seu seguidor mais conhecido, Calvino, não pode ser o maior legado intelectual do cristianismo. É que vocês calvinistas tem que se segurar nele, senão o edifício de vocês desaba.
Reclame com apóstolo Paulo. Alguns foram predestinados para a condenação eterna, são vasos de desonra. Arminianismo é heresia e afronta à soberania de Deus.
@@F3LP3SPacho que vc não entendeu muito bem. Leia Paulo sem as lentes de Calvino , mas antes ore e peça entendimento ao Espírito Santo , pois somente Dele podemos compreender as verdades bíblicas. Predestinação dos salvos e não predestinação para a salvação.
@ Paulo não tem nada a ver com a interpretação errada de adoção pelos calvinistas. Não há predestinação para que uns tenham sido adotados para a salvação e outros não. Nós não somos filhos adotivos. Nós somos filhos por geração. Para Paulo adoção significa a redenção do nosso corpo. “E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo” (Romanos 8.23).
Desculpe o ilustre entrevistado deste vídeo, mas isso de atribuir a Deus o que apelida(m) de "BELEZA" ou "O SER MAIS BELO QUE HÁ" não guarda absolutamente nenhuma consonância com a Bíblia, com a Palavra de Deus. Mais belo por quê? O que significa essa "beleza" de Deus? Qual seria essa "forma" vista pelo padre Agostinho em Deus a qual ele rotulou como "BELA"? A que "essência", a que "simetria" de Deus o padre Agostinho teria se referido e que o entrevistado ratificou neste vídeo? Que significa isso de *"simetria"* de Deus? Lê-se na própria Bíblia que DEUS É MUI GRANDE E NÓS NÃO O PODEMOS COMPREENDER. Lê-se nela também que a respeito de Deus ou daquilo por Ele preparado para os que o amam "O OLHO HUMANO NÃO VIU, O OUVIDO NÃO OUVIU E NÃO SUBIU AO CORAÇÃO DO HOMEM". Por outro lado, no contexto ou na órbita do CRISTIANISMO BÍBLICO não há lugar para "INTELECTUALIDADES" como virtude ao cristianismo pertinente ou para ele "imprescindível". Em realidade, como a Bíblia se encarrega de EVIDENCIAR, o maior "legado" que o cristão pode deixar (digamos assim) é o ESPIRITUAL. Não custa lembrar que a Palavra de Deus, ela mesma, declara solenemente que "AS COISAS ESPIRITUAIS SE DISCERNEM ESPIRITUALMENTE", ou seja, olvide-se suposta "intelectualidade". Sem qualquer intenção de tentar deslustrar a boa imagem do padre Agostinho, espero que o entrevistado do vídeo, nesse seu livro enfocado e recém-lançado, tenha deixado expresso que entre as heranças do citado personagem está o fato de ele crer na existência do PURGATÓRIO, conforme abundantes registros literários, incluindo aqueles do padre Martinho Lutero no livro "OBRAS SELECIONADAS".
Paz meu irmão, gostaria de tentar explicar suas dúvidas se for possível. Então, o salmista diz que Deus é fonte de prazer e alegria (Sl 16;11) , e essa alegria flui de quem ele é, pois tudo que é bom procede dele (Tg 1:17), além disso Deus criou todas as coisas pra sua glória(Sl 19:1; Is 43:10) , ou seja, Deus criou tudo pra mostrar quem ele é. Tudo que existe de bom na criação só é bom porque parece com ele, ele é o parâmetro de bondade. Portanto se você é uma pessoa que sente prazer no que é bom, na verdade sente prazer em Deus. Agora sobre o entendimento, acho que você tem uma compreensão errada sobre o que significa ser espiritual. Espiritual não exclui o entendimento, se você ler toda a passagem que você citou (1Cor 2:10-16) vai perceber que o Espírito guia nosso entendimento, nos faz conhecer os pensamentos de Deus. Nós interpretamos verdades espirituais, nosso culto é um culto RACIONAL. “Quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo?” Nós, porém, temos a mente de Cristo.(1Cor 2:16)
@@igorsilva6156 Supondo que este seu comentário haja sido dirigido a mim, como autor do primeiro comentário, gostaria apenas de registrar que você se equivoca inteiramente. Eu, absolutamente, não "sugeri" que ESPIRITUALIDADE seja "supressora" do entendimento (via de regra, errado) do ser humano. Claro que não! Eu não escrevi isso no comentário. A propósito, eu, naquele comentário não citei a passagem bíblica a que você se referiu. Reafirmo ser ÓBVIO que "intelectualidades" quaisquer (supostas) não significam ESPIRITUALIDADE. Deus não pode ser compreendido pelo CORROMPIDO intelecto do ser humano ("AS COISAS ESPIRITUAIS SE DISCERNEM ESPIRITUALMENTE"), impregnado de vaidades, voltado para o ventre, para projeção pessoal etc. Isso soa e ressoa ainda mais forte em se tratando de seguidores da doutrina CALVINISTA, como é o caso do entrevistado desse vídeo, segundo a qual (doutrina) NÃO MAIS EXISTEM DONS ESPIRITUAIS EM NOSSO TEMPO, tal como se lê textualmente no livro "Institutas da Religião Cristã". Ou você não estaria ciente de que no ambiente CALVINISTA não existem dons espirituais, porque eles próprios optaram "doutrinariamente" por excluí-los? Por último, e a propósito da mencionada "intelectualidade"(sic), volto a perguntar se a tese do PURGATÓRIO, defendida pelo padre Agostinho, teria sido produto de ESPIRITUALIDADE ou de INTELECTUALIDADE?
@@joserubensmedeiros1610 Deus pode ser conhecido apesar do pecado habitar em nós por conta da transformação da mente oferecida pelo Espírito Santo. E sim, calvino errou, agostinho errou, lutero errou, mas isso não significa jogar tudo que escreveram no lixo. Vamos analisar o que eles escreveram à luz das escrituras e reter o que é bom. Não sei por que você está falando tanto sobre os erros deles sendo que ninguém no vídeo está os defendendo. O próprio Franklin na live fala de um dos erros de Agostinho sobre a justificação vir pela igreja católica, erro esse que depois foi corrigido por Calvino e John Owen.
Santo Agostinho realmente é incrível, inspirado e, sem sombra de dúvida amado por Deus. Mas 800 anos após ele tivemos outro teólogo maravilhoso, a quem honramos e amamos que é Santo Tomás de Aquino, tido como o mais santo dos sábios e o mais sábio dos santos.
Santo Agostinho me fez voltar a ser católica
Santo Agostinho, intercede por esses seus irmãos. Para que, assim como ocorreu contigo, eles também tenham sede da Verdade!
Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós!
Padre Antonio Vieira também foi um fantástico orador e pensador 😊
Não foi não...
Excelente. Motivou meu interesse em estudar e pesquisar sobre Agostinho
Santo Agostinho, rogai por nós! 🙏🏻
Santo Agostinho é demais.. estou lendo confissões e tem horas que você dá pausa na leitura devido a devoção profunda e envolvente dele. Franklin Ferreira escrevendo sobre Agostinho é inevitável a compra. Combinação perfeita!
Santo Agostinho é realmente incrível
00:51:10
Santo Agostinho foi um Santo Católico Apostólico Romano. É impossível alguém em boa fé negar isso.
Santo Agostinho e Tomás de Aquino são grandes doutores da igreja católica, na igreja são poucos que consegue esse feito. Mas tem vários doutores na igreja e nem se compara a Santo Agostinho.
Excelente!
Abençoado Franklin!
Sigamos o exemplo de Santo Agostinho.
Podcast, como sempre, extraordinário ... Irmãos usados por Deus
A Deus toda Gloria.
Excelente obra Professor👏👏❤
Uma boa distribuidora Plenitude.
Podcast incrível!!
Agostinho. 💙
JESUS É O CAMINHO A VERDADE E A VIDA. SUA SALVAÇÃO VALEU UM DEUS CRUCIFICADO PROVA DE AMOR MAIOR NÃO HÁ, BUSQUE A DEUS ENQUANTO SE PODE ENCONTRAR.
O melhor e o mais edificante podcast do País!!!
Muito edificante!
Gostei muito! 🎉
Que aula 👏👏👏🙏🙏🙏
Excelente 👏🏽👏🏽👏🏽
Uau!!! Muito top!!!
Ótma live. Já quero o livro rs
Muito bom mesmo!!!
Muito top!!!
Santo Agostinho. Leiam “As confissões de Santo Agostinho.”
Viva "reformados" , lembrei do filme de volta ao futuro.
Viva Santo Agostinho " De volta ao Catolicismo Romano "
SANTO Agostinho, grande Bispo da Igreja Católica. Viva Cristo Rei Salve Maria Santíssima
Por que esta raiva?
?????@@poesiasdoalto
Ele não reconhecia os dogmas marianos
@@F3LP3SPMentira. Frase dele: “Maria concebeu Cristo, virgem; deu-O à luz virgem; e virgem permaneceu" Só aí temos dois dogmas, considerando que Santo Agostinho não era nestoriano e considerava que Jesus era 100% Deus e 100% homem.
"Eu não acreditaria no Evangelho", diz Santo Agostinho, "se não me movesse a isso a autoridade da Igreja Católica."
Meu Deus. Tomás de Aquino foi muito além. Ta precisando ler
01:04:20
Quando Lutero estava vivo, a chamada "idade média", a era da Cristandade, das catedrais, dos mosteiros e da escolástica, já havia sido interrompida por peste negra, ataques piratas, mouros, jubileus e bizantinos, príncipes cheios de vaidade e luxúria (os quais financiaram Lutero), etc.
Santo Agostinho rogai por nós, para q sejamos dignos das promessas de Cristo
OLÁ PESSOAL !
Graças a Deus ele era católico!
Deus abençoe vocês!
Maravilha...por favor me mande o livro autografado!!!
Eu queria pessoas formadas no apóstolo Paulo 🤔
Desde quando é que o intelecto humano é superior ao Espírito Santo?
🤔
@bitesizeenglish3716: Não sei dizer, mas certamente as teses doutrinárias dos chamados REFORMADOS ou CALVINISTAS contém desvios ÓBVIOS nesse sentido, conforme se pode constatar pela leitura do livro "Institutas da Religião Cristã".
Esqueceram de falar que Santo Agostinho Católico é devoto da Virgem Maria ❤
Essa parte é incoveniente 😅
Os protestantes jamais vão falar a história completa.
Salve Maria Santíssima e Viva Cristo Rei ❤
Realmente fiquei com uma dúvida sincera na afirmação do Franklin no minuto 33:02, pois quando ele afirma que "o mal é ordenado por Deus" por dedução lógica Deus é o criador do mal então. Não compreendi essa afirmação. Talvez a ordenação seja no sentido de trazer ordem às coisas?
Creio que seja no sentido de permissão.
@hebernunes3343: Pois saiba que É ISSO MESMO, ou seja, na doutrina Calvinista (defendida pelo entrevistado do vídeo) DEUS É O AUTOR DE ABSOLUTAMENTE TUDO, seja bem ou mal. Isso está deste modo escrito no livro "Institutas da Religião Cristã" e na Confissão Calvinista de Fé de Westminster.
Para o CALVINISMO, todo ladrão, todo homicida, todo malfeitor age como "INSTRUMENTO DA DIVINA PROVIDÊNCIA". Portanto, quando você ouvir notícias de que um ladrão invadiu uma casa e matou o pai ou a mãe de filhos, tenha em mente que para o CALVINISMO trata-se de ação de um "INSTRUMENTO DA DIVINA PROVIDÊNCIA" executando os juízos "ORDENADOS PELO PRÓPRIO DEUS".
Uma loucura. O mal é a falta do bem. Logo Calvino e todos os demais rebeldes do passado estavam errados. Hoje o erro deles é fortemente usado pelo dono do mal para fragmentar cada vez mais a Igreja de Cristo.
@@taisk.deo.borges3471 A doutrina calvinista, registrada no livro "Institutas da Religião Cristã", afirma que TUDO na existência está decretado ou predestinado por Deus, seja o bem, seja o mal. E o escritor francês dá o seguinte exemplo naquele livro:
*"OS LADRÕES, OS HOMICIDAS E OS DEMAIS MALFEITORES SÃO INSTRUMENTOS DA DIVINA PROVIDÊNCIA OS QUAIS O PRÓPRIO DEUS SE UTILIZA PARA EXECUTAR OS JUÍZOS QUE ELE MESMO DETERMINOU".*
Encaixando isso na prática de nosso TRÁGICO dia a dia, aquele bebê que os terroristas do Hamas COZINHARAM em forno de micro-ondas teria sido resultado de decreto predestinatório, estando o terrorista agindo na qualidade de "INSTRUMENTO DA DIVINA PROVIDÊNCIA".
E eu suponho que os religiosos calvinistas, na hipótese de terem suas casas invadidas por ladrões que agridem e matam suas famílias, certamente hão de lembrar desse "ensinamento" de João Calvino e estar, portanto, cientes de que SUAS RESIDÊNCIAS FORAM VISITADAS POR UM INSTRUMENTO DA DIVINA PROVIDÊNCIA QUE EXECUTOU OS JUÍZOS ORDENADOS POR DEUS.
Pelo contexto, oque ele quis dizer é que o mal é absoluto, ou seja, não há esta relativização da moral que vemos hoje. Não há meio termo. E oque ele afirma é que Deus, pela revelação nas Sagradas Escrituras, revela o mal ou pecado como esta coisa que está em informidade com sua natureza e vontade. Não é possível, por exemplo, afirmar que devido à determinada situação mentir pode ser algo "bom", como não sendo mal devido ao contexto. Mentir sempre será mal, sempre será condenado pelo Senhor, a despeito da situação.
Acredito que seja isto oque o Franklin disse. Espero que tenho ajudado. Deus abençoe!
❤❤🇧🇷🇧🇷❤️❤️
Olá Irmãos!
Desculpa a discordância, mas se Deus é o Criador e Ele o é!
Qual é o problema dos homens em crer que o Deus Todo Poderoso, Criador de todas as coisas e Criador dos céus e da terra também tenha criado o mal ??!!
Ora, ora, Isaias 45:7 diz que o Senhor Deus é Quem criou todas as coisas, inclusive o próprio mal.
E assim sendo eu pergunto: Por que causa o Senhor Deus criara o mal ?!
Ora, irmãos, acaso Deus nos criou para o amarmos ou obedecermos no automático em um mundo irreal onde só existe a possibilidade da amarmos, obedecermos e "escolhermos" unicamente a Deus ???!!!
Ora, pois, para que serviria então o tal livre arbítrio - se só nos existisse a possibilidade de ter/obedecer a Deus???!!!
Acaso o livre arbítrio poderia ser livre arbítrio - sem ter uma segunda opção para podermos ESCOLHER ???!!!
Ora, o mal só existe em função do livre arbítrio, porque deveras Deus não criou criaturas escravas a sua vontade!
Mas o mal que Deus criou era apenas uma CIÊNCIA, um conhecimento, de tal forma que era a única forma de a criação ter sua opção em desobedecer a Deus, do contrário, o livre arbítrio seria inválido, sem utilidade, sem nenhuma verdade em si.
E o mal - como ciência não era um ser vivo, mas uma ciência, e quem deu vida a ele (mal) foram os anjos e os homens.
E assim então, ele passou a viver em ambos!
Porém, jamais com a aprovação divina, tanto que veio-nos a morte, a dor, o sofrimento e todas as coisas que acontecem neste mundo dos homens.
Tudo isso por causa do livri arbítrio e da liberdade que Deus proveu à sua criação!
Pois não somos suas marionetes!
E discordo também do palestrante quando diz que o mal sempre pertencerá a Criação!
Jamais!
Depois da criação esperimentar o mal, e Deus a expiar do mesmo, removendo-o por completo do seu interior - sede meninos na malícia e adultos no entendimento - então sim, o mal será extinto, lembrando que, ele fora apenas uma ciência e não um ser vivo.
E o tal será para sempre extinto, expurgado, "morto" e isso para sempre, pois após a mesma criação ter tido toda a sua liberdade de o experimentar, e ver por si mesmo, e com os seus olhos e vida que Deus sempre teve a Razão, em lhe dizer que ela não deveria te-lo conhecido (o mal) então, após o Senhor com sua misericórdia removê-lo por completo atraves da obra expiadora do Filho de Deus, tornando assim a própria criação conhecedora do mal, livre do mesmo e cheia agora do Bem do Senhor, após pelo seu livre arbítrio terem, escolhido o Bem do Senhor, então agora, ela do mal, para sempre estará livre.
E o mal - por fim - extinto, e isso para sempre, pois Cristo Jesus é o Sumo Sacerdote Eterno, segundo a ordem de Melquisedeque, e é o Pão da Vida, e Sua Obra Redentora é eterna e para sempre,
E só o Senhor e Seu Bem é que eternamente reinarão, a saber, como diz São Paulo: Agora pois permanecem a fé, a esperança e o amor, esses três, mas o maior deles é o AMOR!
Deus é Amor!
Amém!
👍👏👏
Teoria.... teoria.... muita sabedoria humana,
Na pratica pou o ou nenhum poder conforme Mc 16.15
Que pena!
Viva santo Agostinho!!!!
Viva o catolicismo romano!
Essa abra é uma ampliação da sua obra de A a Z?
A pergunta de milhões pq Deus não matou o Diabo no início de tudo já que sabia do caos que ele iria criar para todos na terra?
Onde conseguir esse livro?
Não se deve falar superficialmente de Santo Agostinho, ele era católico fervoroso.
Agostinho foi quem inventou a mentira da rebelião de Lúcifer.
E isso aconteceu para prejudicar o bispo Lúcifer da Sardenha.
Essa mentira é baseada na tradução da Vulgata feita por Jerônimo.
Então, não só de coisas boas foi a história de Agostinho.
Li " Confissoes de Agostinho " algum tempo atrás , e fiquei incomodado. Não tenho muito conhecimento intelectual , mas percebi em Agostinho uma interpretaçâo baseada na filosofia grega , enquanto que isso é condenado pelo apostolo Paulo. É provável que isso seja fruto de meu pouco conhecimento , mas foi o que senti ao ler Agostinho.
Você tem razão muito lúcido seu comentário parabéns
Perfeito! É isso mesmo
Sim, por isso devemos tomar cuidado ao ler os pais da igreja. Há muitos elementos filosóficos gregos nos escritos dos pais, levando a grotescas heresias.
DEUS me livre desse legado
O irmão falou bonito, mas falou errado. A doutrina Calvinista nunca disse que Deus força o homem contra sua própria vontade. Calvino ensinou que o homem só pode querer se Deus o fizer querer. É o que Paulo diz aos Felipenses.
Deus nunca buscou atrair pela sua "beleza" e não há nenhum texto bíblico que corrobore sua narrativa.
Segundo João Calvino, *"O PECADO É NECESSÁRIO, INEVITÁVEL e VOLUNTÁRIO".*
Que tal?
Só o termo padre , já é uma é desobediencia a Deus, pois padre significa pai espiitual, e jesus disse que a ninguem chameis por pai ( espiritual ), pois um só é o vosso pai. Ou seja, jesus esta dizendo pra não dar o titulo de padre ou pai a ninguem. Só de usar este titulo já é sesobediencia, entao, como posso confiar em alguem que uso esse termo? Sem falar da funcao de monge. Onde na biblia existe monasterio? Em nenhum lugar, mas ele se diz monge. Lutero foi monge, mas ao se converter largou tudo e pregou fortemente contra os monges e monasterios, e se agostinho fosse convertido nunca aceitaria ser chamado de padre, e nunca viveria como monge.
E como vc explica esse belo texto?: Pedro chamava Marcos de "meu filho" (1Pd 5, 13).
@taisk.deo.borges3471 veja, nesse sentido o termo pai não aplicada a um título como ocorre com os padres, onde recebem este título, e em função disso, o título de receptor de confessor de pecados, ou seja, vc não mais confessa o seu pecado ao seu pai espiritual que somente é Deus, mas ao padre, que recebeu o título de pai espiritual, e é exatamente isso que é condenado. Agora, vc tratar alguém como filho ou pai pela intimidade que tem com aquela pessoa e ela lhe ensinou os caminhos do Senhor é uma coisa, mesmo assim, os apóstolos não eram chamados de padres ou pais, mas.de apóstolos, e os pastores de pastores, nunca porém de pai ou padre., pois um só é nosso pai..
O maior legado, incluindo, o antisemitismo demoníaco...
Irmão, creio que tanto o dr. Franklin Ferreira, como tantos outros que admiramos a obra do bispo Agostinho, não o idolatram tanto a ponto de não enxergarem suas posições polêmicas. No entanto, não podemos negar sua contribuição valiosa para a construção do pensamento cristão!
@@olgahenriquedemelo4437 Procura estudar a história da tal dita igreja, só que não deixe de fora os judeus, foi o que irmão acima quis dizer ! Procura uma fonte fora do cristianismo que lhe explique Romanos, sem os dogmas da igreja católica sem a influência desses homens .... entendo os planos Deus com apenas um povo, tenha olhos abertos ok rsrsrs
Povo Judeu? E os gentios? Por favor, não compreendi.
@@victorigorandrade9910Pode me indicar livros?
@@olgahenriquedemelo4437 Desculpe, mas os admiradores do padre Agostinho (assim como os admiradores de João Calvino) NÃO MEDEM ESFORÇOS PARA OCULTAR TODOS OS EQUÍVOCOS DOUTRINÁRIOS DE UM E DE OUTRO.
Veja que neste vídeo o entrevistado NÃO MENCIONOU o fato de o padre Agostinho ser adepto da tese do PURGATÓRIO.
Vc está equivocado, Franklin. Uma pessoa que introduziu no cristianismo a ideologia do carma ou da predestinação para a condenação, uma afronta ao caráter de Deus, e recepcionada por seu seguidor mais conhecido, Calvino, não pode ser o maior legado intelectual do cristianismo. É que vocês calvinistas tem que se segurar nele, senão o edifício de vocês desaba.
Reclame com apóstolo Paulo. Alguns foram predestinados para a condenação eterna, são vasos de desonra. Arminianismo é heresia e afronta à soberania de Deus.
@@F3LP3SPacho que vc não entendeu muito bem. Leia Paulo sem as lentes de Calvino , mas antes ore e peça entendimento ao Espírito Santo , pois somente Dele podemos compreender as verdades bíblicas.
Predestinação dos salvos e não predestinação para a salvação.
@@nilsonjosecarneirodefreita7540 faço das suas as minhas palavras, apenas substituindo Calvino por Armínio.
@ Paulo não tem nada a ver com a interpretação errada de adoção pelos calvinistas. Não há predestinação para que uns tenham sido adotados para a salvação e outros não. Nós não somos filhos adotivos. Nós somos filhos por geração. Para Paulo adoção significa a redenção do nosso corpo. “E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo” (Romanos 8.23).
@@ivarassisdonascimento6893 exatamente
Desculpe o ilustre entrevistado deste vídeo, mas isso de atribuir a Deus o que apelida(m) de "BELEZA" ou "O SER MAIS BELO QUE HÁ" não guarda absolutamente nenhuma consonância com a Bíblia, com a Palavra de Deus.
Mais belo por quê? O que significa essa "beleza" de Deus? Qual seria essa "forma" vista pelo padre Agostinho em Deus a qual ele rotulou como "BELA"? A que "essência", a que "simetria" de Deus o padre Agostinho teria se referido e que o entrevistado ratificou neste vídeo?
Que significa isso de *"simetria"* de Deus?
Lê-se na própria Bíblia que DEUS É MUI GRANDE E NÓS NÃO O PODEMOS COMPREENDER.
Lê-se nela também que a respeito de Deus ou daquilo por Ele preparado para os que o amam "O OLHO HUMANO NÃO VIU, O OUVIDO NÃO OUVIU E NÃO SUBIU AO CORAÇÃO DO HOMEM".
Por outro lado, no contexto ou na órbita do CRISTIANISMO BÍBLICO não há lugar para "INTELECTUALIDADES" como virtude ao cristianismo pertinente ou para ele "imprescindível". Em realidade, como a Bíblia se encarrega de EVIDENCIAR, o maior "legado" que o cristão pode deixar (digamos assim) é o ESPIRITUAL. Não custa lembrar que a Palavra de Deus, ela mesma, declara solenemente que "AS COISAS ESPIRITUAIS SE DISCERNEM ESPIRITUALMENTE", ou seja, olvide-se suposta "intelectualidade".
Sem qualquer intenção de tentar deslustrar a boa imagem do padre Agostinho, espero que o entrevistado do vídeo, nesse seu livro enfocado e recém-lançado, tenha deixado expresso que entre as heranças do citado personagem está o fato de ele crer na existência do PURGATÓRIO, conforme abundantes registros literários, incluindo aqueles do padre Martinho Lutero no livro "OBRAS SELECIONADAS".
Vai orar
Tá aí uma pessoa que não deve ser chamada para muitas festas
Paz meu irmão, gostaria de tentar explicar suas dúvidas se for possível. Então, o salmista diz que Deus é fonte de prazer e alegria (Sl 16;11) , e essa alegria flui de quem ele é, pois tudo que é bom procede dele (Tg 1:17), além disso Deus criou todas as coisas pra sua glória(Sl 19:1; Is 43:10) , ou seja, Deus criou tudo pra mostrar quem ele é. Tudo que existe de bom na criação só é bom porque parece com ele, ele é o parâmetro de bondade. Portanto se você é uma pessoa que sente prazer no que é bom, na verdade sente prazer em Deus.
Agora sobre o entendimento, acho que você tem uma compreensão errada sobre o que significa ser espiritual. Espiritual não exclui o entendimento, se você ler toda a passagem que você citou (1Cor 2:10-16) vai perceber que o Espírito guia nosso entendimento, nos faz conhecer os pensamentos de Deus. Nós interpretamos verdades espirituais, nosso culto é um culto RACIONAL. “Quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo?” Nós, porém, temos a mente de Cristo.(1Cor 2:16)
@@igorsilva6156 Supondo que este seu comentário haja sido dirigido a mim, como autor do primeiro comentário, gostaria apenas de registrar que você se equivoca inteiramente.
Eu, absolutamente, não "sugeri" que ESPIRITUALIDADE seja "supressora" do entendimento (via de regra, errado) do ser humano. Claro que não!
Eu não escrevi isso no comentário. A propósito, eu, naquele comentário não citei a passagem bíblica a que você se referiu.
Reafirmo ser ÓBVIO que "intelectualidades" quaisquer (supostas) não significam ESPIRITUALIDADE. Deus não pode ser compreendido pelo CORROMPIDO intelecto do ser humano ("AS COISAS ESPIRITUAIS SE DISCERNEM ESPIRITUALMENTE"), impregnado de vaidades, voltado para o ventre, para projeção pessoal etc.
Isso soa e ressoa ainda mais forte em se tratando de seguidores da doutrina CALVINISTA, como é o caso do entrevistado desse vídeo, segundo a qual (doutrina) NÃO MAIS EXISTEM DONS ESPIRITUAIS EM NOSSO TEMPO, tal como se lê textualmente no livro "Institutas da Religião Cristã".
Ou você não estaria ciente de que no ambiente CALVINISTA não existem dons espirituais, porque eles próprios optaram "doutrinariamente" por excluí-los?
Por último, e a propósito da mencionada "intelectualidade"(sic), volto a perguntar se a tese do PURGATÓRIO, defendida pelo padre Agostinho, teria sido produto de ESPIRITUALIDADE ou de INTELECTUALIDADE?
@@joserubensmedeiros1610 Deus pode ser conhecido apesar do pecado habitar em nós por conta da transformação da mente oferecida pelo Espírito Santo. E sim, calvino errou, agostinho errou, lutero errou, mas isso não significa jogar tudo que escreveram no lixo. Vamos analisar o que eles escreveram à luz das escrituras e reter o que é bom. Não sei por que você está falando tanto sobre os erros deles sendo que ninguém no vídeo está os defendendo. O próprio Franklin na live fala de um dos erros de Agostinho sobre a justificação vir pela igreja católica, erro esse que depois foi corrigido por Calvino e John Owen.