Acho que as pessoas sempre foram chatas (em certos casos vale utilizar a palavra insuportável) a internet só fez com que eles ficassem mais em evidência.
Eu tenho muita concordância com tudo o que o professor Pondé fala e, ao início do vídeo, não foi diferente. Todos aqueles pensamentos óbvios de "é, o professor realmente tem razão, ELES são assim melindrosos" (ELES = os outros). Porém, refletindo um pouco mais, me percebi um tipo de ressentidinho. E é importante pensar assim, porque eu também corro o risco de ser um melindroso se eu ficar exposto a esse tipo de mimização e problematização de tudo, o tempo todo. Tendo a me incomodar com as opiniões divergentes dos assuntos mais imbecis, até mesmo por coisas como o futebol. Enfim, obrigado pelo conteúdo, me ajudou a crescer de alguma forma.
Desde que eu concorde com a pessoa, terei opinião, caso contrário, sou "burro" conivente com o erro e mereço ser humilhado etc.Talvez a pessoa seja mais "legal" e diga que eu tenho que estudar mais, aí sigo seu conselho e "estudo mais", mas contínuo com mesma opinião, aí a pessoa diz: vc estudou para ser burro? Ou seja, volto no início da frase: desde que eu estude o que ela estudou, o que ela leu, o que ela entendeu e tenha a mesma opinião, aí sim estarei certo!! Tem que concordar para ser aceito no grupo. Tipo: se o grupo fuma maconha ou bebe, mas eu não, sou careta!!
sim, Apolo. As pessoas tem que se posicionar sobre isso, sobre aquilo. Se concordar com isso, não poderá concordar com aquilo.....e por ai vai. Tenho ficado muito desconfortável com isso.
Esse é o grande inconveniente da cultura fast-food: na exigência de velocidade e quantidade perde-se qualidade de tudo. O pensamento é precário, as relações são precárias. Entendo que é preciso acompanhar o ritmo veloz, mas nem por isso acomodar-se na superfície.
Concordo. Vejo isso quando alguns filósofos e historiadores falam de forma irônica sobre a arte da Astrologia, sem ter estudado todos os livros, sem ter aprofundado o assunto por anos e anos de estudo e ainda confundindo Astrologia com horóscopo de revista. Para opinar, temos que saber né?
admiro sua facilidade de falar tao bem sobre um tema em tao pouco tempo, com inteligencia, sofisticaçao e delicadesa, falando a verdade sem ser indelicado com ninguem. Quanto ao direito de opinar, nao consiste no direito, porq este pressupoe ter conhecimento. todavia se socrates disse so sei nada sei, quem somos pra querer sair dando opiniao em tudo?
Concordo. Muitas pessoas ficam ofendidas por nada, por uma simples questão de opinião. Em qualquer debate nossas opiniões são postas a prova, é uma espécie de jogo no final das contas. É de bom alvitre ter esportiva, saber "ganhar" e "perder". Eu gosto de opinar sobre tudo, afinal não sou nenhum formador de opinião, não tenho a menor responsabilidade em ter alguma certeza do que falo, apesar de buscar a verdade, pois opino por diversão, pela simples vontade de me expressar e quem sabe entrar em algum debate no qual eu possa testar minhas idéias e talvez evoluir e aprender.É um prazer poder desenvolver idéias, mesmo que relativamente primárias ou equivocadas.
Entendo que devemos opinar até o ponto no qual as consequências não são negativas para nós mesmos.A partir desse marco, nos tornamos escravos das nossas próprias opiniões.Onde as nossas credibilidade e auto credibilidade começam a ruir.
Opinar todos podemos, opinar consistentemente, apenas com estudo, embasamento, uso de lógica, esforços reflexivos ou filosóficos, mas ainda sim, a opinião em si é um aglomerado geral do que o indivíduo pensa como um todo, todo esforço pensativo que ele desenvolve compõe sua opinião, dentre ela, dissecada, haverá conhecimento verdadeiro, ou seja, o que é factual, e haverá ponto de vista sobre o fato.
"Uma boa disciplina, da qual molecada parece não ter tido jamais notícia, é esta: Nunca critique uma ideia antes de tê-la EXPLICADO por completo. Faça isso, e um dia perceberá que criticar é desnecessário: idiotice explicada é idiotice desmascara." - Olavo de Carvalho
Vídeo interessante. Realmente as pessoas hoje em dia se ofendem por qualquer coisa. Há pessoas que gostam de tentar impor as suas opiniões, nem que para isso elas tenham que fingir que não existe nada que possa refutá-las; mesmo elas sabendo que suas opiniões e argumentos são refutáveis. Tentar fazer a sua opinião virar LEI, esse é um dos grandes problemas do mundo atual. Hoje temos um narcisismo que diz que tudo deve se adequar ao que eu penso; aí não fica complicado não, fica IMPOSSÍVEL. Se eu entendo do assunto, sou sábio, tolerante, e estou disposto a ouvir com atenção e respeito o próximo, sem criar qualquer tipo de GUERRA DE PALAVRAS INÚTIL; se o objetivo da TROCA DE OPINIÕES for a construção legítima, honesta e limpa, de algo melhor para todos, ou ao menos para o maior número possível de pessoas, temos então uma conversa saudável em pauta, por assim dizer. Continue com bons vídeos. Parabéns.
Sempre aprendi que quando se da uma opiniao, de verdade, voce tem que estudar um pouco sobre o assunto, buscando informacao de favorecimento e nao concordancia sobre ele. Dai, voce procura construir a sua opiniao. O temos muito na midia e realmente achismo.
Acredito que a relevância de uma opinião está pertinente nas praticas de respeito, ética e moral. Sendo assim um diálogo argumentativo, isto é, troca de opiniões, caso exceda o nível de ignorância passa a ser uma discussão, tornando seu patamar irrelevante. O princípio básico para a fundamentação de uma opinião é a faculdade da compreensão, razão e o esclarecimento segundo Kant.
Isso vale para os RUclipsrs, que pensam que podem opinar sobre qualquer assunto. Triste para os adolescentes de hoje em dia, ter esses "formadores" de opinião como referencia. #DontMakeStupidPersonsFamous
"Há dois tipos de gênio. O primeiro soa como um trovão, mas de fraqueza e inconsistência tal que não chega a cair no chão. O segundo nada aparenta a primeira vista e custa a cair, mas ao verter-se atinge um ponto certeiro e se torna duradouro a ponto de causar transformação" parafraseando Kierkegaard
Hoje compartilhei este seu vídeo, gostei muito... Este ainda não tinha visto (como tantos que ainda estou conhecendo). Obrigado, serviu para que eu pudesse dar meu pitaco de opinião numa mídia social... posso achar que venho a ser o tal esquisito que você citou neste vídeo. Um grande abraço Pondé!!!
Dei uma opinião sobre a reforma trabalhista em um grupo de colegas advogados. Me arrependi amargamente. Acho que atingi um ponto na vida, onde o melhor é me calar.😊
Opinião ao meu ver, é baseada principalmente em suas convicções. Tá cheio de gente por ai falando um monta de baboseira sem pensar dizendo que é "minha opinião". Quando ao pessoal chato do mimimi eles sempre existiram. Lembrou uma frase: É preferível ficar quieto e te acharem um idiota a abrir a boca e não deixar dúvida nenhuma. É o que vemos nas redes hoje...
Eu penso assim: Que todos tem direito de dar sua opinião sobre algo, mas não existe apenas o direito, pois junto com o direito vem também os deveres. Além de que também, creio que não é só porque as pessoas tem o direito a expressar sua opinião que vai deixar de lado toda a ética mínima que todo ser humano deve ter.
A maior ferramenta onde vc vai, conseguir opinar e saber de algo é praticando frequentemente, a leitura de livros que por um lado mostre aquilo que venha a ser fictício ou real.😌📚!!
Lembrando que opinião está ligada principalmente ao orgulho, e é por isso que todo mundo acha qua a opinião dele é melhor, ou fica magoado quando ouve uma opinião contrária. Acredito que dê pra aproveitar todas as opiniões, é só uma questão de filtrar aquilo que lhe interessa, tipo alguém que dá uma opinião sobre algo que nem era o assunto. Agente pode pelo menos rir disso. Mas um concelho que dou, é, se vc não sabe nada a respeito do assunto, e melhor ficar quieto.
Demais!!! Sim! Elas estão ficando bastante chatas. Destaque para: "quando a quantidade é muito grande, a curva tende à irrelevância"! Parabéns! Grandes conceitos, poucas palavras.
As únicas coisas que não levo a sério são comentários. Só gosto de ver as tretas dos trolls XD se degladeando em palavras que não causam nenhum efeito físico ao menos que vc acredite que as palavras tenham poderes mágicos XD
A internet e as redes sociais promoveram a manifestação massiva de opiniões, o que tem seu lado positivo e negativo. Sendo ao meu ver o negativo bem maior que é a quantidade de opiniões ignorantes, sem base, sem conhecimento. As pessoas amam opinar o que desconhecem, ao invés, de aprender e estudar antes, para depois fundamentar opinião. Como disse Umberto Eco "A internet deu voz aos imbecis"
Ah, o tão valorizado repertório. Eu aprendi a levar um saquinho sempre que passeio com meu cachorro para recolher as opiniões que ele deixa pela calçada. Faço o mesmo com as minhas e torço para não me deparar com a dos outros pelo caminho, independente do tal "repertório".
Mortimer J Adler escreveu um livro muito interessante chamado "Como Pensar Sobre as Grandes Ideias", onde ele lista - salvo engano - 23 ideias (de uma lista original de mais de 200) e logo nas primeiras está a opinião. Ele considerava a opinião uma grande ideia pois a diferenciava de forma clara de um achismo: tem opinião quem tem conhecimento sobre o assunto, e tem achismo quem simplesmente fala de orelhada. Agora, dizer que todos têm o direito a uma opinião é uma coisa estranha, como dizer que cada um tem direito a um gosto pessoal. O direito está limitado a se expressar livremente, não importando se o que se tenha a dizer é algo certo ou errado, bom ou errado, consistente ou falacioso, opinião de fato ou achismo oportuno.
Depois que a Internet deu voz pra todos os imbecis,o mundo nunca mais foi o mesmo.Xingar os outros pelo computador se tornou tão rotineiro quanto fazer as suas necessidades fisiológicas.
Isso das pessoas se ofenderem quando não gostam de algo q ouviram (leram! ) , tem sido muito ultimamente, dizer que é "mimimi".A mais nova expressão de frase-feita! rs
Se as pessoas desejam opinarem sobre qualquer assunto, que opinem! É certo afirmar que há muitas bobagens na maioria das opiniões, mas, sempre terá alguém com respostas interessantes que vale apena prestar atenção.
Bom dia, professor Pondé! Primeiramente, gostaria de dizer que sou seu fã, e adoro suas participações no Jornal da Cultura. Desculpe incomodar, mas o que o senhor acha de pessoas que em pleno Séc. XXI acreditam que a Terra é plana e que a NASA mente sobre o formato do planeta? Abs.
e quando consideram uma opinião ofensiva e dizem que aquilo não é opinião, mas ódio? opinião não pode ser também odiosa? o que caracteriza e o que descaracteriza uma opinião?
Con esta distinción entre la opinión y el conocimiento fundado, inicia Platón su filosofía. Distingue lo que él llama «doxa», opinión (la palabra «doxa» la encuentran ustedes en la bien conocida de «paradoxa», paradoja, que es la opinión que se aparta de la opinión corriente) y frente a la opinión, que es el saber que tenemos sin haberlo buscado, pone Platón la «episteme» , la ciencia, que es el saber que tenemos porque lo hemos buscado. Y entonces la filosofía ya no significa «amor a la sabiduría», ni significa tampoco el saber en general, cualquier saber, sino que significa ese saber especial que tenemos, que adquirimos después de haberlo buscado, y de haberlo buscado metódicamente, por medio de un método, es decir, siguiendo determinados caminos, aplicando determinadas funciones mentales a la averiguación. Para Platón, el método de la filosofía, en el sentido del saber reflexivo que encontramos después de haberlo buscado, intencionadamente es la dialéctica. Es decir, que cuando no sabemos nada; o lo que sabemos lo sabemos sin haberlo buscado, como la opinión o sea un saber que no vale nada; cuando nada sabemos y queremos saber; cuando queremos acceder o llegar a esa «episteme», a ese saber racional y reflexivo, tenemos que aplicar un método para encontrarlo, y ese método Platón lo llama dialéctica. La dialéctica consiste en suponer que lo que queremos averiguar es tal cosa o tal otra; es decir, anticipar el saber que buscamos, pero inmediatamente negar y discutir esa tesis o esa afirmación que hemos hecho y depurarla en discusión. El llama, pues, dialéctica a ese método de la autodiscusión, porque es una especie de diálogo consigo mismo y así, suponiendo que las cosas son esto o lo otro y luego discutiendo esa suposición, para substituirla por otra mejor, acabamos poco a poco por llegar al conocimiento que resiste a todas las críticas y a todas las discusiones; y cuando llegamos a un conocimiento que resiste a las discusiones dialogadas, o dialéctica, entonces tenemos el saber filosófico, la sabiduría auténtica, la «episteme», como la llama Platón, la ciencia. Con Platón, pues, la palabra filosofía, adquiere el sentido de saber racional, saber reflexivo, saber adquirido mediante el método dialéctico. Manuel García Morente
Hoje todo mundo opina sobre tudo, mesmo sendo extremamente ignorante e para piorar a maioria das opiniões não são resultados de reflexões ou estudos: ou são idolatrias ou são discurso de ódio ou são vitimismo puro e descarado. É raro encontrar opiniões que são criticas construtivas ou antíteses de qualidade.
O que observo hoje em dia é que as pessoas sabem tanto de seus direitos que não sobra espaço para noção de suas obrigações.
Adjaime Carrijo Neto... corretíssimo o seu comentário.
perfeita colocação!
onde se adquire direitos se adquire deveres na mesma proporção porém, o brasileiro só quer o bônus.
Adjaime Carrijo Neto faço de suas palavras as minhas!
mitou.
Me lembrei da Glória Pires. "Não sou capaz de opinar!"
😂
Eliziane Dias pelo menos foi sincera, não é? Kkkkkk
Kkkkk
🤣🤣🤣🤣 muito bom.
KKK' Melhor meme
Acho que as pessoas sempre foram chatas (em certos casos vale utilizar a palavra insuportável) a internet só fez com que eles ficassem mais em evidência.
😂😂😂👏👏👏
Eu tenho muita concordância com tudo o que o professor Pondé fala e, ao início do vídeo, não foi diferente. Todos aqueles pensamentos óbvios de "é, o professor realmente tem razão, ELES são assim melindrosos" (ELES = os outros).
Porém, refletindo um pouco mais, me percebi um tipo de ressentidinho. E é importante pensar assim, porque eu também corro o risco de ser um melindroso se eu ficar exposto a esse tipo de mimização e problematização de tudo, o tempo todo. Tendo a me incomodar com as opiniões divergentes dos assuntos mais imbecis, até mesmo por coisas como o futebol. Enfim, obrigado pelo conteúdo, me ajudou a crescer de alguma forma.
Se existe um conselho que posso dar é o seguinte: jamais se deixe paralisar pela opinião dos outros.
Concordo Luiz!!! O importante é não se importar com o que os outros dizem. Saiba o que realmente vale a pena!
Idem
Desde que eu concorde com a pessoa, terei opinião, caso contrário, sou "burro" conivente com o erro e mereço ser humilhado etc.Talvez a pessoa seja mais "legal" e diga que eu tenho que estudar mais, aí sigo seu conselho e "estudo mais", mas contínuo com mesma opinião, aí a pessoa diz: vc estudou para ser burro? Ou seja, volto no início da frase: desde que eu estude o que ela estudou, o que ela leu, o que ela entendeu e tenha a mesma opinião, aí sim estarei certo!! Tem que concordar para ser aceito no grupo. Tipo: se o grupo fuma maconha ou bebe, mas eu não, sou careta!!
Caraca eu acho sensacional as finalizações do pondé
Ficar ofendido = poder.
o contraditório é maravilhoso.
a opinião(doxa) é aquela coisa entre a ignorância e o conhecimento. É a certeza aparente das coisas e não a verdadeira realidade das mesmas.
Hj em dia vale mais sua credibilidade do que a própria informação da opinião em si.
Essa obrigação de ter que ter opinião formada sobre tudo é chato demais. Com a explosão digital isso tem se tornado cada vez mais costumas...
sim, Apolo. As pessoas tem que se posicionar sobre isso, sobre aquilo. Se concordar com isso, não poderá concordar com aquilo.....e por ai vai. Tenho ficado muito desconfortável com isso.
Sempre brilhando! Quem muito acha é porque ta perdido
"Nunca discuta, não convencerá ninguém. As opiniões são como os pregos; quanto mais se martelam, mais se enterram".
(Alexandre Dumas Filho).
Esse é o grande inconveniente da cultura fast-food: na exigência de velocidade e quantidade perde-se qualidade de tudo. O pensamento é precário, as relações são precárias. Entendo que é preciso acompanhar o ritmo veloz, mas nem por isso acomodar-se na superfície.
Equilibrado como sempre, por isso é sempre relevante. Honestidade intelectual é artigo raro. parabéns, professor!
Muito bom bater neste ponto entre opinião e conhecimento.
"Quando a quantidade é muito grande a curva tende a relevância " resumiu meu conceito sobre a nossa sociedade em geral atualmente 😂😂😂😂 adorei!!!
Kkkkkkk
Concordo. Vejo isso quando alguns filósofos e historiadores falam de forma irônica sobre a arte da Astrologia, sem ter estudado todos os livros, sem ter aprofundado o assunto por anos e anos de estudo e ainda confundindo Astrologia com horóscopo de revista.
Para opinar, temos que saber né?
admiro sua facilidade de falar tao bem sobre um tema em tao pouco tempo, com inteligencia, sofisticaçao e delicadesa, falando a verdade sem ser indelicado com ninguem. Quanto ao direito de opinar, nao consiste no direito, porq este pressupoe ter conhecimento. todavia se socrates disse so sei nada sei, quem somos pra querer sair dando opiniao em tudo?
Pondé, é excelente! Que privilégio deve ser ter aula com esse cara!!!
Nada melhor que começar o dia ouvindo Pondé!
Pondé....
Vc é Inteligentinho.....
Vc Pode👏👏👏
Conviver.
Opinião no Brasil é que nem peido, todo mundo dá!
Na minha opinião você é demais!!! Por mais vídeos assim!!!!
Minimi dos chatos se encaixa bem nos inteligentinhos kkkkkk
Top Pondé!!!!!!
Concordo. Muitas pessoas ficam ofendidas por nada, por uma simples questão de opinião. Em qualquer debate nossas opiniões são postas a prova, é uma espécie de jogo no final das contas. É de bom alvitre ter esportiva, saber "ganhar" e "perder". Eu gosto de opinar sobre tudo, afinal não sou nenhum formador de opinião, não tenho a menor responsabilidade em ter alguma certeza do que falo, apesar de buscar a verdade, pois opino por diversão, pela simples vontade de me expressar e quem sabe entrar em algum debate no qual eu possa testar minhas idéias e talvez evoluir e aprender.É um prazer poder desenvolver idéias, mesmo que relativamente primárias ou equivocadas.
Gostei da sua opinião. Na minha opinião você disse tudo.
Este vídeo devia permanecer fixo na área de comentários aqui do RUclips ou de qualquer rede social.
Ponde, sensato como sempre. Concordo, as pessoas estão ficando muuuuuito chatas
BELA PERCEPÇÃO PROFESSOR ! NO JAPÃO COM SUAS EXPERIENCIAS OS IDOSOS DÃO DIVERSAS OPINIÃO 100 POR CENTO APROVEITÁVEL.
Entendo que devemos opinar até o ponto no qual as consequências não são negativas para nós mesmos.A partir desse marco, nos tornamos escravos das nossas próprias opiniões.Onde as nossas credibilidade e auto credibilidade começam a ruir.
Opinar todos podemos, opinar consistentemente, apenas com estudo, embasamento, uso de lógica, esforços reflexivos ou filosóficos, mas ainda sim, a opinião em si é um aglomerado geral do que o indivíduo pensa como um todo, todo esforço pensativo que ele desenvolve compõe sua opinião, dentre ela, dissecada, haverá conhecimento verdadeiro, ou seja, o que é factual, e haverá ponto de vista sobre o fato.
Pra mim, acho que a diferença entre opinião e conhecimento absoluto é a refutabilidade. O conhecimento é irrefutável; se for, é porque é desconhecido.
Sua opinião se limita até o ponto em que se prova que sua proposta está errada
Exatamente,o que mais se vê por aí é gente opinando sobre tudo,fazendo de seus comentários opiniões.
"Uma boa disciplina, da qual molecada parece não ter tido jamais notícia, é esta: Nunca critique uma ideia antes de tê-la EXPLICADO por completo. Faça isso, e um dia perceberá que criticar é desnecessário: idiotice explicada é idiotice desmascara."
- Olavo de Carvalho
olavo de carvalho não é aquele que fala que a terra é plana?
+Mistcal Game Test (Benchmark) de onde você tirou isso criatura ? kkkkkkkk+
@@Mistcal não...
@@ednaldobaracho1971 eu achava que era mimimi do Olavo quando ele falava que inventavam muita fake news sobre ele... parece que me equivoquei
Vídeo interessante. Realmente as pessoas hoje em dia se ofendem por qualquer coisa. Há pessoas que gostam de tentar impor as suas opiniões, nem que para isso elas tenham que fingir que não existe nada que possa refutá-las; mesmo elas sabendo que suas opiniões e argumentos são refutáveis.
Tentar fazer a sua opinião virar LEI, esse é um dos grandes problemas do mundo atual. Hoje temos um narcisismo que diz que tudo deve se adequar ao que eu penso; aí não fica complicado não, fica IMPOSSÍVEL.
Se eu entendo do assunto, sou sábio, tolerante, e estou disposto a ouvir com atenção e respeito o próximo, sem criar qualquer tipo de GUERRA DE PALAVRAS INÚTIL; se o objetivo da TROCA DE OPINIÕES for a construção legítima, honesta e limpa, de algo melhor para todos, ou ao menos para o maior número possível de pessoas, temos então uma conversa saudável em pauta, por assim dizer. Continue com bons vídeos. Parabéns.
Sempre aprendi que quando se da uma opiniao, de verdade, voce tem que estudar um pouco sobre o assunto, buscando informacao de favorecimento e nao concordancia sobre ele. Dai, voce procura construir a sua opiniao. O temos muito na midia e realmente achismo.
Ótimo vídeo, Prof. Luiz F. Pondé!
Gostei muito desse tema. Parabéns pela ótima explanação.
Acredito que a relevância de uma opinião está pertinente nas praticas de respeito, ética e moral. Sendo assim um diálogo argumentativo, isto é, troca de opiniões, caso exceda o nível de ignorância passa a ser uma discussão, tornando seu patamar irrelevante.
O princípio básico para a fundamentação de uma opinião é a faculdade da compreensão, razão e o esclarecimento segundo Kant.
Só falou verdades!
Ótimo video, Pondé.
Bem esclarecedor e um convite à reflexão.
Isso vale para os RUclipsrs, que pensam que podem opinar sobre qualquer assunto. Triste para os adolescentes de hoje em dia, ter esses "formadores" de opinião como referencia.
#DontMakeStupidPersonsFamous
Verdade!
Está ficando chato de conviver com seus semelhantes, é um tal de melindrar se com tudo.
"Há dois tipos de gênio. O primeiro soa como um trovão, mas de fraqueza e inconsistência tal que não chega a cair no chão. O segundo nada aparenta a primeira vista e custa a cair, mas ao verter-se atinge um ponto certeiro e se torna duradouro a ponto de causar transformação" parafraseando Kierkegaard
Hoje compartilhei este seu vídeo, gostei muito... Este ainda não tinha visto (como tantos que ainda estou conhecendo). Obrigado, serviu para que eu pudesse dar meu pitaco de opinião numa mídia social... posso achar que venho a ser o tal esquisito que você citou neste vídeo.
Um grande abraço Pondé!!!
Excelente!
Dei uma opinião sobre a reforma trabalhista em um grupo de colegas advogados. Me arrependi amargamente. Acho que atingi um ponto na vida, onde o melhor é me calar.😊
As mídias sociais e tradicionais, dão vazão à todos os tipos de opinião . Usemos nossos filtros do que é relevante e no mais , deixa o povo falar.
Excelente Professor! !!
Opinião ao meu ver, é baseada principalmente em suas convicções. Tá cheio de gente por ai falando um monta de baboseira sem pensar dizendo que é "minha opinião". Quando ao pessoal chato do mimimi eles sempre existiram. Lembrou uma frase: É preferível ficar quieto e te acharem um idiota a abrir a boca e não deixar dúvida nenhuma. É o que vemos nas redes hoje...
Eu penso assim: Que todos tem direito de dar sua opinião sobre algo, mas não existe apenas o direito, pois junto com o direito vem também os deveres. Além de que também, creio que não é só porque as pessoas tem o direito a expressar sua opinião que vai deixar de lado toda a ética mínima que todo ser humano deve ter.
A partir de que ponto podemos opinar sobre algo?
fale sobre a meritocracia
Adorei: "Direito à irrelevância"! Eu tb acho q as pessoas estão cada dia mais chatas.
A maior ferramenta onde vc vai, conseguir opinar e saber de algo é praticando frequentemente, a leitura de livros que por um lado mostre aquilo que venha a ser fictício ou real.😌📚!!
Os filósofos verdadeiros são raros.
Lembrando que opinião está ligada principalmente ao orgulho, e é por isso que todo mundo acha qua a opinião dele é melhor, ou fica magoado quando ouve uma opinião contrária. Acredito que dê pra aproveitar todas as opiniões, é só uma questão de filtrar aquilo que lhe interessa, tipo alguém que dá uma opinião sobre algo que nem era o assunto. Agente pode pelo menos rir disso. Mas um concelho que dou, é, se vc não sabe nada a respeito do assunto, e melhor ficar quieto.
Demais!!! Sim! Elas estão ficando bastante chatas. Destaque para: "quando a quantidade é muito grande, a curva tende à irrelevância"! Parabéns! Grandes conceitos, poucas palavras.
As únicas coisas que não levo a sério são comentários. Só gosto de ver as tretas dos trolls XD se degladeando em palavras que não causam nenhum efeito físico ao menos que vc acredite que as palavras tenham poderes mágicos XD
Pensar custa mais que falar. E muito. :-) Muito mesmo.
Perfeito!
eu to ofendido na minha opinião! apaga o post! kkkkkkkk brincadeira! muito bom!
Concordo com a opinião do final ;)
Cara gosto muito das suas idéias
Tento me posicionar como uma pessoa melhor, e vc tem contribuído bem
Essa frase é fantástica " o direito a irrelevância é de todos" vamos ser irrelevantes e comentar
A internet e as redes sociais promoveram a manifestação massiva de opiniões, o que tem seu lado positivo e negativo. Sendo ao meu ver o negativo bem maior que é a quantidade de opiniões ignorantes, sem base, sem conhecimento. As pessoas amam opinar o que desconhecem, ao invés, de aprender e estudar antes, para depois fundamentar opinião.
Como disse Umberto Eco "A internet deu voz aos imbecis"
Ah, o tão valorizado repertório. Eu aprendi a levar um saquinho sempre que passeio com meu cachorro para recolher as opiniões que ele deixa pela calçada. Faço o mesmo com as minhas e torço para não me deparar com a dos outros pelo caminho, independente do tal "repertório".
Essa luz na sua cabeça mostra que o senhor é iluminado hahahahahah
Luiz Felipe Pondé faz um vídeo sobre o falecido Dr. Enéas
Bacana Pondé.
Mortimer J Adler escreveu um livro muito interessante chamado "Como Pensar Sobre as Grandes Ideias", onde ele lista - salvo engano - 23 ideias (de uma lista original de mais de 200) e logo nas primeiras está a opinião.
Ele considerava a opinião uma grande ideia pois a diferenciava de forma clara de um achismo: tem opinião quem tem conhecimento sobre o assunto, e tem achismo quem simplesmente fala de orelhada. Agora, dizer que todos têm o direito a uma opinião é uma coisa estranha, como dizer que cada um tem direito a um gosto pessoal. O direito está limitado a se expressar livremente, não importando se o que se tenha a dizer é algo certo ou errado, bom ou errado, consistente ou falacioso, opinião de fato ou achismo oportuno.
Depois que a Internet deu voz pra todos os imbecis,o mundo nunca mais foi o mesmo.Xingar os outros pelo computador se tornou tão rotineiro quanto fazer as suas necessidades fisiológicas.
Mais uma mitagem do pondé
Isso das pessoas se ofenderem quando não gostam de algo q ouviram (leram! ) , tem sido muito ultimamente, dizer que é "mimimi".A mais nova expressão de frase-feita! rs
Se as pessoas desejam opinarem sobre qualquer assunto, que opinem! É certo afirmar que há muitas bobagens na maioria das opiniões, mas, sempre terá alguém com respostas interessantes que vale apena prestar atenção.
Sei la ein..
"Dias difíceis esses q vivemos! "Mestre Yoda
Boa, bem assim mesmo
Bom dia, professor Pondé! Primeiramente, gostaria de dizer que sou seu fã, e adoro suas participações no Jornal da Cultura.
Desculpe incomodar, mas o que o senhor acha de pessoas que em pleno Séc. XXI acreditam que a Terra é plana e que a NASA mente sobre o formato do planeta? Abs.
Saccharosium Homo Sapiens, derrete com a chuva-
Que legal, um canal aberto para debater, vlw professor
Boa professor
Maravilhoso!
Gostei,
Mas quando é flagrante que a pessoa "opinou" somente com a intenção de ofender ou diminuir alguém.. aí é complicado né.
Manda um salve , pra Belém do PA , aí professor
Adoro você, Pondé! Você pode tudo!
e quando consideram uma opinião ofensiva e dizem que aquilo não é opinião, mas ódio? opinião não pode ser também odiosa? o que caracteriza e o que descaracteriza uma opinião?
Genial
36 pessoas chatas que se ofenderam por que ouviram a verdade sobre elas...kkkkkkkkkkkkk
faz um vídeo falando sobre motivação
Con esta distinción entre la opinión y el conocimiento fundado, inicia Platón su filosofía. Distingue lo que él llama «doxa», opinión (la palabra «doxa» la encuentran ustedes en la bien conocida de «paradoxa», paradoja, que es la opinión que se aparta de la opinión corriente) y frente a la opinión, que es el saber que tenemos sin haberlo buscado, pone Platón la «episteme» , la ciencia, que es el saber que tenemos porque lo hemos buscado. Y entonces la filosofía ya no significa «amor a la sabiduría», ni significa tampoco el saber en general, cualquier saber, sino que significa ese saber especial que tenemos, que adquirimos después de haberlo buscado, y de haberlo buscado metódicamente, por medio de un método, es decir, siguiendo determinados caminos, aplicando determinadas funciones mentales a la averiguación. Para Platón, el método de la filosofía, en el sentido del saber reflexivo que encontramos después de haberlo buscado, intencionadamente es la dialéctica. Es decir, que cuando no sabemos nada; o lo que sabemos lo sabemos sin haberlo buscado, como la opinión o sea un saber que no vale nada; cuando nada sabemos y queremos saber; cuando queremos acceder o llegar a esa «episteme», a ese saber racional y reflexivo, tenemos que aplicar un método para encontrarlo, y ese método Platón lo llama dialéctica. La dialéctica consiste en suponer que lo que queremos averiguar es tal cosa o tal otra; es decir, anticipar el saber que buscamos, pero inmediatamente negar y discutir esa tesis o esa afirmación que hemos hecho y depurarla en discusión.
El llama, pues, dialéctica a ese método de la autodiscusión, porque es una especie de diálogo consigo mismo y así, suponiendo que las cosas son esto o lo otro y luego discutiendo esa suposición, para substituirla por otra mejor, acabamos poco a poco por llegar al conocimiento que resiste a todas las críticas y a todas las discusiones; y cuando llegamos a un conocimiento que resiste a las discusiones dialogadas, o dialéctica, entonces tenemos el saber filosófico, la sabiduría auténtica, la «episteme», como la llama Platón, la ciencia.
Con Platón, pues, la palabra filosofía, adquiere el sentido de saber racional, saber reflexivo, saber adquirido mediante el método dialéctico.
Manuel García Morente
Prevejo a galerinha do Foicebook fazendo mimimi sobre esse vídeo.
O Sr. Poderia fazer um vídeo sobre altruísmo e alteridade por favor?
Eu sempre peco nessa questão.
a começar por vc
Eduardo Marinho?
Ponde, o que postar nas redes sociais?
Hoje todo mundo opina sobre tudo, mesmo sendo extremamente ignorante e para piorar a maioria das opiniões não são resultados de reflexões ou estudos: ou são idolatrias ou são discurso de ódio ou são vitimismo puro e descarado. É raro encontrar opiniões que são criticas construtivas ou antíteses de qualidade.
perfeito