Estação Ferroviaria de Mandaguari-PR + locomotivas SD40 escoteiras da rumo. data 11/08/2024

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 сен 2024
  • Estação ferroviaria de Mandaguari-PR, a estação Mandaguari foi uma das poucas aqui do Norte do Paraná a estar preservada, muitas estações da região norte foram depredadas e demolidas, isso aconteceu muito aqui no Norte do Paraná tanto pelo fato do fim dos trens de passageiros, fim da demanda em determinadas estações, obras de mobilidade urbana e tbm privatização da linha q era antes pertencente a RFFSA q era uma empresa estatal do governo federal q acabou em meados dos anos 90.
    A estação começou a ser construída em meados dos anos 40 mas só foi inaugurada em 1954 com a chegada do primeiro trem na região puxado pela locomotiva maria-fumaça 608, hj preservada no Parque do Ingá em Maringá desde os anos 70, a estação ao lado tem um armazém q era onde se guardava as mercadorias e encomendas da região e ferramentas dos trabalhadores da linha, só q o último trem de passageiros q passou por aqui foi nos anos 70 em 1976, a estação até 1981-1982 funcionava, em determinadas épocas do ano como final do ano, isso ali entre os anos 70, 80 e inicio dos 90 havia um trem turístico de passageiros pela região q era feita pelos funcionários da RFFSA daqui do Norte do Paraná, onde tinha trens turistico q faziam nas linhas de Cianorte-Maringá-Mandaguari-Apucarana algo q acabou. Ali por volta dos anos 2000 em 2002 a estação era rodoviária, até meados de 2006 o patio de manobras de Mandaguari cruzamento (LMI) ficava ali em frente a estação com 3 linhas de desvio onde foi transferido com a ajuda da prefeitura e da ALL para a Saida com Jandaia do Sul, em meados de 2017 a estação foi reformada onde está conservada até hj.
    As locomotivas do video apresentadas são 3 SD40 2 SD40-2 1 da rumo e outra da ALL e 1 SD40T-2 da rumo logistica.

Комментарии • 12

  • @JoaoSantosFagundes
    @JoaoSantosFagundes Месяц назад +1

    Cara vc tá na cidade do meu amigo

    • @DanielOrasmo
      @DanielOrasmo  Месяц назад +1

      Mandaguari-PR hehehe, eu tive lá esse final de semana, seu amigo é de Mandaguari mn, eu conheço um pouco a cidade, e é uma cidade bonita assim como as outras aqui do Norte do Paraná

    • @JoaoSantosFagundes
      @JoaoSantosFagundes Месяц назад

      @@DanielOrasmo é sim hehehe já fui na casa dele 😌

  • @1918BARsam
    @1918BARsam 26 дней назад +1

    Que bom que a linha está ativa, e com um movimento razoável de acordo com o brilho dos trilhos.
    Espalharam mentiras sobre a rentabilidade e segurança das ferrovias de bitola métrica só para abandonar vários trajetos Brasil afora.

    • @DanielOrasmo
      @DanielOrasmo  26 дней назад +2

      @@1918BARsam Mn aqui no PR Paraná só tem Bitola métrica, os trens aqui a máxima é 60 uns falam q vão até 70, aqui todo dia passa um trem, antes de mim chegar aí na estação estava passando uma composição só q ñ consegui filmar pq ñ deu tempo, e aqui tem bastante demanda, isso pq a região ela é agricola, possui muitas cooperativas e empresas do ramo, mas tbm leva combustível, cimento, fertilizantes dentre outros produtos, e aqui as locomotivas são as potentes w famosas ES43BBI q puxam as composições, muito obrigado por comentar fico muito feliz pelo comentário, fique com Deus, tm junto

    • @DanielOrasmo
      @DanielOrasmo  26 дней назад +1

      Eu tbm acho, isso pq as ferrovias q eles estão construindo na atualidade como a Norte Sul, Ferronorte, Transnordestina são todas de bitola larga com dormentes de concreto, super modernas, e por isso ñ acabam investindo muito na estreita, o problema foi q o país ñ investiu muito em ferrovias, se lá na decada de 40 e 50 quando chegou a bitola larga para cá, eles começassem a investir em ferrovias, rebitolar todas q tinham naquela época para 1 só, creio eu q nós teríamos uma mobilidade maior e com certeza mais km de ferrovia hj do q a realidade.

    • @1918BARsam
      @1918BARsam 26 дней назад +1

      @@DanielOrasmo sou de Minas, aqui temos a EFVM, ferrovia que é talvez a mais importante do país, em bitola métrica. Ao mesmo tempo, a concessionária VLI, desgraça que ficou com toda a malha de métrica em MG, abandonou centenas de quilômetros. Nem mesmo um trajeto entre cidades importantes e retificado nos anos 60 escapou, e está há cinco anos crescendo mato e sendo alvo de ladrões de trilhos. Os rumores agora é que vão abandonar a linha que sai de MG até Salvador, último trecho em operação na Bahia (porque já abandonaram os demais).

    • @1918BARsam
      @1918BARsam 26 дней назад +1

      @@DanielOrasmo a Norte Sul precisava ser em bitola larga mesmo para interligar a Carajás com a malha do sudeste. Mas na minha opinião é absurdo fazer a Transnordestina em bitola larga. Toda a malha do nordeste é métrica, e tirando a ineficiência da concessionária poderia muito bem estar operando todos os trechos. Tudo pra lavar dinheiro.

    • @DanielOrasmo
      @DanielOrasmo  26 дней назад +2

      @@1918BARsam Aqui no Sul é quase a mesma coisa o Rio Grande do Sul após aquelas fortes chuvas q ocorreu há meses atrás a rumo falou q ñ tem condições para consertar a malha do Sul, ela abandonou no início desse ano em janeiro de 2024 o trecho de Londrina a Ourinhos, Paraná posso dizer q é o estado do Sul mais privilegiado em questão ferroviaria com as locomotivas mais potentes q são as Dash9 BB40-9WM q operam desde Junho de 2012 e as ES43BBI q operam aqui desde Janeiro de 2016 e elas nunca desceram lá para o RS coisa q as SD40 fazem, as ferrovias aqui interligam polos economicos muito importantes como Maringá, Londrina, Apucarana, Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa, Curitiba e se eu ñ me engano a safra do Paraguai vem tudo para cá q ligam o Porto de Paranaguá o maior do país e o Porto de São Francisco do sul-SC. O q a rumo está fazendo am alguns lugares aqui da bitola métrica é um absurdo.