📜 Referências, como sempre, na descrição do vídeo! 👕 Insider: creators.insiderstore.com.br/EstranhaHistoria Use o cupom ESTRANHA para desconto em todos os produtos.
Doutor, você poderia fazer um vídeo sobre: como 4 palavras diferentes se tornaram INFERNO nas bíblias atuais, as palavras são: geena, sheol tártaro e hades 😊
@@henriquecaldeira Doctor, Você esclareceu muita coisa naquela vídeo sobre a existência de Jesus, "real ou fake?", rs. Fiquei surpreso quando você usou "é altamente provável", "um fato altamente provável". As pessoas costumam pensar "fato + altamente provável?", não assimilam isso e voltam a tecer críticas sobre algum evento do passado. Muitas nem sabem que existe arqueologia bíblica, História mesmo (acham que é Historiador com viés da própria religião). Continuo achando o melhor vídeo sobre essas questões. Esse vídeo de hoje não ajudou muito. Na verdade, isso já foi bem explicado para ter necessidade de criar novamente um, mas não tão esclarecedor como aquele. Como cada um faz o que quer da vida, caso decida aceitar ser parte da Turma, reflita se esse crescimento profissional vai compensar a rendição intelectual (sabe que começa com posições discretas e em pouco tempo vai estar defendendo aquela vertente histórica, ou pior, acreditar na construtivismo como o fundamento de tudo, um princípio que até substitui o da p. da não-contradição. É muito raro historiador sair da UFMG sem acreditar nisso. Aliás, coitada da Biologia. Dawkins não imaginou que uma ideologia estragaria as ciências como a Igreja segundo sua visão. Hoje li comentários sobre ele ter virado cristão fanático. Obviamente é mentira, mas o cientista era útil e até famoso por defender tanto a ciência. E não é que ele realmente defende? Quantos desses existem no Brasil? Basta perguntar questões obviamente sem fundamento, exceto "o "contexto" (antigamente era chamado de relativismo). Por favor, libertas quae sera tamen!
pô cara, sou ateu a muitos anos mas gosto muito de estudar as religiões, esses seus vídeos sobre a Bíblia e o cristianismo num geral são excelentes!! parabéns mano!
Me ajuda gente esse vai ser nosso pior ano, sei que nao é o lugar mas o desespero tomou conta gente, todos que lerem imploro ajuda, gravei toda situação sou pai viuvo de 2 filhos passando fome, emprego, cesta basica, qualquer ajuda compartilha pelo menos😢
Para quem quiser ter interesse a mais sobre o assunto, tem um artigo (em inglês) na Wikipédia chamado "List of biblical figures identified in extra-biblical sources" contendo uma lista (enorme) de personagens bíblicos citados em "outras fontes" e cheio de referências, fica a dica aí.
Comentei mais cedo no vídeo passado mas nao custa nada deixar o pedido aqui também, por um vídeo explicando a história do Ramsés II (acho que é o II), que também chamam de Ozymandias, porque é uma história que vejo ser referenciada em obras contemporâneas tipo Breaking Bad e Watchmen (Evangelion tbm se a gente for considerar a iconografia da cabeça de uma estátua gigante caída de lado) por exemplo, e gostaria de entender melhor sobre. Claro que dá pra eu só pesquisar no google etc mas como sou fã do canal também curtiria saber disso através de você, caso ache que tenha algo relevante a compartilhar sobre. Obrigado Henrique!
Henrique, gosto muito de seus vídeos!! Também sou historiadora e percebo o tempo todo o quanto eles são fundados. Eles quase que são uma versão em vídeo de um artigo científico. Parabéns!!!
É muito difícil encontrar informações sobre essa região, muitas guerras aconteceram e muitas coisas foram perdidas ou destruídas, seja por ações humanas ou pelo o próprio tempo.
Sr Henrique sou admirador do seu conheçimento, de seu cuidado em expor fatos sobre a história, e justamente por isso me vejo na oportunidade de lhe pedir que o sr pequise sobre um livro de título TEATRUN RERUM BRASILIENSIS, ao que parece teria sido de autoria de Maurício de nassau, desde já agradeço 👏👏👍👍
Galera a Estela de Mesha tem no MAB (Museu de Arqueologia Bíblica) lá no UNASP. Recomendo a visita, porque tem MUITAS coisas e uma que mais me chamou atenção foi a pedra do período Babilônico.
Acho que esses escritos de cada povo, um falando sobre os outros, se parece com uma espécie de "jornal" sobre a política da época e acontecimentos marcantes
O melhor professor de história! Meu tema favorito Manow, principalmente quando ele trás essa história sobre á bíblia e tbm do Egito. Hypando e curtindo sempre Tmj.😎👍🏽
Seus videos são incriveis, muito informativos e divertido de se ver (pelo menos para mim), eles me inspiram a buscar mais conhecimentos sobre os antigos!!
O vídeo é muito interessante (mais uma vez) e provoca uma conversa extremamente interessante porque a dificuldade de encontrar registros históricos em documentos mais antigos é fato, todavia o entendimento heterogêneo e heterodoxo entre ambos os campos é fundamental para a mossa existência.
Corretíssimo seus comentários, até porque tudo pode ter acontecido,ou não como está escrito,o importante é ter uma noção de como era a vida dos antepassados, mas podemos imaginar apartir desses fragmentos e criar a nossa própria imaginação.
Um tema que eu gostaria de saber o quanto há de evidência histórica é essa questão do sacrifício de crianças. Pelo que eu entendi, a bíblia diz que os moabitas venceram a batalha após o rei de Moab sacrificar o próprio filho, mas a estela de Mesha não cita isso. Isso me fez lembrar dos relatos bíblicos de que os amonitas sacrificavam crianças a Moloch, ou os relatos romanos de que os cartagineses também sacrificavam crianças. Tem evidências disso, ou pode ser uma espécie de propaganda negativa?
Um pouco dos dois. O sacrifício humano era bem atestado entre os semitas, principalmente entre fenícios. Tem em Cartago um achado com vários esqueletos de crianças que podem ter sido vítimas de sacrifícios. Para os romanos do século III A.C o sacrifício humano já era algo banido e rejeitado, e era algo que eles combatiam, a ponto de perseguir pesadamente o druidismo. Por isso também era útil como propaganda para justificar uma guerra, ou para motivar os soldados. Por curiosidade, o último sacrifício humano feito por romanos é atestado no século II A.C e ocorreu quando dois escravos gregos foram enterrados vivos em pé para tentar, em um ritual, afastar Aníbal, foi feito por particulares, e Tito Lívio descreve como um exemplo do desespero que tal situação levou os romanos. Mais tarde, a legislação contra sacrifícios humanos foi endurecida.
Henrique, sou nova aqui no canal e estou maratonando os seu vídeos! Obrigada por compartilhar tanto conhecimento! 🙏 Poderia, por favor, falar sobre a genealogia na Bíblia? Obrigada mais uma vez e parabéns pelo conteúdo de qualidade que nos estimula a estudar! ❤
Outro ponto que era legal falar é referente a Isaías se não me engano versículo 14, que fala da queda do rei da Babilônia e que atualmente é narrado como a figura do rei sendo lúcifer e até traduzida em algumas da versões da bíblia como lúcifer, mas na verdade é uma referência do planeta vênus.
Cara, que vídeo massa, de verdade, parabéns. Visão muito sóbria também a respeito da interpretação dessas informações, no que diz respeito a veracidade da bíblia e etc. Você poderia fazer algum vídeo falando sobre a historicidade dos eventos citados em Êxodo? O que tem de confirmado da suposta passagem dos hebreus como escravos do império Egípcio? Pfvr, aguardo d+ por esse vídeo.
Vídeo muito bom, se tiver como fala sobre os possíveis indícios extra bíblicos sobre personagens como Abraão e Moisés, também seria interessante uma análise da historicidade de Daniel e das profecias dele em relação ao surgimento do Messias, se ele acertou os grandes reinos que vieram depois de Nabucodonosor, isso comparando com entre as interpretações principais.
Seu trabalho trouxe luz pra compreensão sobre o que é a Bíblia. Gostaria de saber sobre a Rainha Ester. Se ela existiu, tinha outro nome, ou é a penas uma lenda. Eu sempre acreditei que ela existiu. Ao descobrir que no livro dela não existe a palavra Deus eu fiquei pensando: o livro dela não tem "Deus", como eles teriam coragem de colocar co cânon bíblico se ela não é real? Enfim. Dúvidas. Outra coisa é sobre a doutrina da Igreja: pré-existência da alma e o que chamamos hoje de reencarnação. Os cristãos antigos acreditavam nisso, ou seja, alguma corrente cristã? Ou é uma coisa nova codificada por Kardec? Obrigado.
Origines ensina pré-existência . Assim como a kabalah. Recomendo tu se informa com Samuel benin. O material é teologico e espiritual. Não recomendo tu ver caso não seja introduzido pelo espirito santo.
Meu consagrado, ótimo vídeo! Eu gostaria, se possível, que você fizesse uma análise de algumas coisas, ao meu ver surpreendentes, que Flávio Josefo faz no seu livro "História dos Hebreus". Um dos que mais me chama a atenção é o relato da história do poste de pedra pré-diluviano que resistiu ao dilúvio, se encontrava até a época na região da Síria e transmitia os conceitos tecnológicos pré-diluvianos. Também outra coisa que chama a minha atenção são os relatos da época em que os seres humanos falavam a mesma língua. Esses relatos têm algum paralelo?
Professor, gostaria de saber mais sobre o José do Egito histórico... suas evidencias, contexto, a fome de sete anos e etc. Grato desde já! Grande admiração pelo seu trabalho!
Além de que a história tanto pela escrita como pelo roteiro, parece mais uma cola para unir o Patriarca Jacó e a tradição do Êxodo. No livro o Reino Esquecido Arqueologia do Israel Norte o autor dá uma breve análise desse conceito.
Se Moab, um reino pequeno, conseguiu mesmo vencer uma coalizão de três reinos no seu entorno, é improvável que não tenha recebido apoio de uma das potências da época: o Egito e a Assíria. Lembrando que não muito depois os assírios destruíram completamente o reino de Israel em 722 A. C. O deus Quemosh deve ter tido ajuda do deus Assur contra o deus Javé...mas não seria político mencionar isso na estela...
Um vídeo excelente. Poderia falar sobre a babilônia e o livro de Daniel? Durante muito tempo a babilônia e seus reis foram considerados lendas até o século 19.
Henrique, você poderia fazer algum video sobre personagens biblicos que tenham evidencias textuais ou arqueológicas fora da bíblia. Sem ser Jesus, pois você já tem um vídeo sobre
Olá professor? tenho uma pergunta: E se diferentes povos relatam um mesmo personagem que é claramente mitológico? Como vocês historiadores fazem para discernir e evitar confusão com relação a isso? Só existe essa maneira de comprovar a historicidade de certos personagens com documentos de diferentes povos ou existe outras para evitar misturar seres mitológicos e separar de pessoas reais de fato? Era essa a pergunta porque já vi muitos religiosos extrapolarem nessas questões! Se puder responder mesmo que seja rápido fico grato!
Gostaria de saber se existe algum documento que cite Paulo, como segundo a bíblia ele viajou muito, e foi muito importante para o cristianismo, seria muito interessante saber.
Se a Biblia fosse qualquer outro livro ,dariam muito mais valor, pois seria tratada como uma Relíquia, que trata de costumes e Culturas de Povos que viveram ha mais de 3000 anos atrás..
Há um tempo vi alguém comentando que a história de José do Egito era bem tardia. Seria interessante saber se há registros históricos ou não. Não apenas em relação a existência de José e de seu governo no Egito, mas também entender qual o contexto da época em que a história foi escrita.
A questão tbm é que os registro foram apagadas da história, você acha que uma potência como o Egito iria deixar registrado tudo que o Egito sofreu com as pragas e tbm como Egito foi salvo por um hebreu ? Lógico que não, eles apagaram todos os registros possíveis dessa época,
É sempre interessante observar os vídeos do canal relacionados às religiões abraâmicas e, em seguida, ler os comentários para notar uma certa "raiva" frequentemente direcionada contra uma religião que, inevitavelmente, acaba englobando outras duas no processo. É, sem dúvida, lamentável que movimentos e pessoas ao longo da história tenham contribuído para gerar esse tipo de sentimento.
Eu acho que é muito dificil pensar no islamismo ou no judaismo como referência no Brasil, quando 90% das pessoas se declaravam catolicos nos anos 1990. Se você fala dos livros biblicos ou da historia dos povos ali citados, invariavelmente se pensa no cristianismo, na forma como ele influenciou (ou se impôs) em nossa sociedade, e nas suas contradições enquanto instituição. Em paises mais diversos talvez seja diferente.
Como é interessante quando a gente tira as lentes religiosas e analisa os textos como deveríamos. Quando Henrique cita "um golpe", vejo que é isso mesmo. As narrativas foram criadas pelos escribas e sacerdotes, e eels colocaram que deus ungiu, que fulano era maldito etc, mas pode ser bem o contrário e nada ter passado de briga política
No antigo testamento só vai aparecer alguma historicidade a partir do livro de Juízes. Ironicamente os livros mais famosos não são históricos e os mais anônimos são kkkk
Recomendação de vídeo: a religião ou os deus do reino de Israel e se a evidências suficiente que aponta para um politeísmo entre os israelitas ou talvez melhor dizendo uma espécie de Henoteísmo israelita
Henrique, tenho uma indagação sincera: Se o templo de Jerusalém foi destruido depois do ano 70 pq os primeiros cristãos bíblicos não mencionam a sua destruição como prova da profecia de Jesus? Não seria um bom indício da veracidade do seu ministério?
Os primeiros cristãos eram romanos e divulgavam os evangelhos sinóticos que descrevem a destruição do templo através das falas de Jesus. Os evangelhos sinóticos são datados após 70 exatamente por conta da destruição do templo.
Porque os livros da Bíblia não foram escritos nessa época, são anteriores. No máximo, tem se hipótese dos livros de João terem sido escritos depois da destruição... E só
Poderia falar também de um documento que cita uma pedra da Babilônia com nome de Isaías, o Rodrigo silva disse em um podcast que ele que encontrou essa pedra. E também o ponto que fala de um faraó que morreu, com seu exército em uma inundação e que o Rodrigo silva também diz que esse ponto é referente a Moisés e o mito do mar vermelho. Parabéns pelo canal e obrigado pelo conhecimento que espalha para todos. Dando uma visão literal e histórica de muitas citações bíblicas, que hoje são interpretadas de formas espirituais e de várias narrativas diferentes dependendo do orador, para casos que são acontecimentos totalmente diferentes dos narrados atualmente.
Falou de rei acabe e Jezabel e agora me despertou uma curiosidade, se tem algum registro ou menção a Elias historicamente além da bíblia? Ja q ele era segundo a bíblia um profeta de deus muito relacionado a esses personagens(diga-se de passagem q o mais interessante pra mim)
Fala Henrique. 2 perguntas: A história, ou o conhecimento histórico das religiões que temos hj, consegue dizer como que religiões, como cristianismo, judaismo, hinduísmo, conseguem atravessar tantas eras, milenios? Se no conhecimento histórico/arqueológico atual Moisés não existiu, o que dizem os estudiosos sobre o surgimento do judaísmo, das praticas, costumes dos hebreus, e das "revoltas" dos egípcios com os hebreus?
professor, ouvi um boato de que os pães na antiguidade eram de certa forma alucinógenos, por conter um fungo no trigo, cujo o mesmo se utiliza pra produzir lsd
O fato de que a maioria dessas confirmações são do livro de Reis, será que podemos dizer que as demais narrações, em seus fatos mais básicos, desse livro (e talvez dos subsequentes) possuem uma historicidade considerável?
Profecia do mar vermelho esta se cumprindo,sem duvidas é o livro mais antigo que tem ,e mais conhecido,se todos aplicassem a humildade que jesus deixou ,estariamos em um mundo sem guerra , é algo que realmente nos alegra e nos da esperança em meio perversidades,porque Deus tem futuro para com os seus
Tenho interesse em dois assuntos n sei se já teve vídeo: Período de Salomão, já ouvi falar q não tem registros ou indícios fora da bíblia. E paradeiro da arca que ficava no templo? Foi derretida? Foi escondida?
Lembro de você falar em um vídeo (desculpa, não lembro qual) que os personagens que começam a ter mais indícios de historicidade (ou algo nessa linha) seriam a partir de David. O que se tem sobre a existência de David?
Quando o professor fala Bíblia sendo utilizada como um dos documentos históricos ele não diz Bíblia Almeida “por exemplo” mas sim os documentos “originais” de onde vieram as traduções.
Gostaria de sugerir um vídeo, falando sobre as evidências da guerra de Troia. Existem evidências de que ela realmente aconteceu? Acho que existe um paralelo entre essa questão e a historicidade da bíblia
Podemos dizer que só se notícia as vitórias 😂 Igual o que se faz hoje. Mas é importante ressaltar que esses fatos após a eleição de Saul como Rei, são eventos bem cotidianos, não tinha porque serem falsos
📜 Referências, como sempre, na descrição do vídeo!
👕 Insider: creators.insiderstore.com.br/EstranhaHistoria
Use o cupom ESTRANHA para desconto em todos os produtos.
Doutor, você poderia fazer um vídeo sobre: como 4 palavras diferentes se tornaram INFERNO nas bíblias atuais, as palavras são: geena, sheol tártaro e hades 😊
@@henriquecaldeira Doctor, Você esclareceu muita coisa naquela vídeo sobre a existência de Jesus, "real ou fake?", rs. Fiquei surpreso quando você usou "é altamente provável", "um fato altamente provável". As pessoas costumam pensar "fato + altamente provável?", não assimilam isso e voltam a tecer críticas sobre algum evento do passado. Muitas nem sabem que existe arqueologia bíblica, História mesmo (acham que é Historiador com viés da própria religião). Continuo achando o melhor vídeo sobre essas questões. Esse vídeo de hoje não ajudou muito. Na verdade, isso já foi bem explicado para ter necessidade de criar novamente um, mas não tão esclarecedor como aquele. Como cada um faz o que quer da vida, caso decida aceitar ser parte da Turma, reflita se esse crescimento profissional vai compensar a rendição intelectual (sabe que começa com posições discretas e em pouco tempo vai estar defendendo aquela vertente histórica, ou pior, acreditar na construtivismo como o fundamento de tudo, um princípio que até substitui o da p. da não-contradição. É muito raro historiador sair da UFMG sem acreditar nisso. Aliás, coitada da Biologia. Dawkins não imaginou que uma ideologia estragaria as ciências como a Igreja segundo sua visão. Hoje li comentários sobre ele ter virado cristão fanático. Obviamente é mentira, mas o cientista era útil e até famoso por defender tanto a ciência. E não é que ele realmente defende? Quantos desses existem no Brasil? Basta perguntar questões obviamente sem fundamento, exceto "o "contexto" (antigamente era chamado de relativismo). Por favor, libertas quae sera tamen!
pô cara, sou ateu a muitos anos mas gosto muito de estudar as religiões, esses seus vídeos sobre a Bíblia e o cristianismo num geral são excelentes!! parabéns mano!
Como amante da história, receber uma notificação desse canal é a melhor coisa que existe.
Me ajuda gente esse vai ser nosso pior ano, sei que nao é o lugar mas o desespero tomou conta gente, todos que lerem imploro ajuda, gravei toda situação sou pai viuvo de 2 filhos passando fome, emprego, cesta basica, qualquer ajuda compartilha pelo menos😢
Para quem quiser ter interesse a mais sobre o assunto, tem um artigo (em inglês) na Wikipédia chamado "List of biblical figures identified in extra-biblical sources" contendo uma lista (enorme) de personagens bíblicos citados em "outras fontes" e cheio de referências, fica a dica aí.
Caraca, muito obrigado
oh valeeu
Obrigado
Tbm tem um vídeo do UsefulCharts sobre esse assunto e é muito bom
Deus lhe abençoe
Comentei mais cedo no vídeo passado mas nao custa nada deixar o pedido aqui também, por um vídeo explicando a história do Ramsés II (acho que é o II), que também chamam de Ozymandias, porque é uma história que vejo ser referenciada em obras contemporâneas tipo Breaking Bad e Watchmen (Evangelion tbm se a gente for considerar a iconografia da cabeça de uma estátua gigante caída de lado) por exemplo, e gostaria de entender melhor sobre. Claro que dá pra eu só pesquisar no google etc mas como sou fã do canal também curtiria saber disso através de você, caso ache que tenha algo relevante a compartilhar sobre. Obrigado Henrique!
Eu gostaria de ver esse vídeo tbm
Na verdade, quando trazem o personagem histórico Ozymandias, a referência é o poema famosíssimo em língua inglesa de Percy Shelley.
Professor, só queria dizer o quanto admiro o seu trabalho e a sua forma de se comunicar. Você é dez.
"Cada um com seu ponto de vista". Mais um video perfeito professor. Obrigada
Visão macabra ,tem gente que acha que ped... é transtorno, cada um com seu ponto fé vista? Pqp
@@neymart909 Isso não anula o fato de ser um ponto de vista. Há estudos que embasam, não que eu concorde com tal proposição.
Henrique, gosto muito de seus vídeos!! Também sou historiadora e percebo o tempo todo o quanto eles são fundados. Eles quase que são uma versão em vídeo de um artigo científico. Parabéns!!!
É muito difícil encontrar informações sobre essa região, muitas guerras aconteceram e muitas coisas foram perdidas ou destruídas, seja por ações humanas ou pelo o próprio tempo.
Sr Henrique sou admirador do seu conheçimento, de seu cuidado em expor fatos sobre a história, e justamente por isso me vejo na oportunidade de lhe pedir que o sr pequise sobre um livro de título TEATRUN RERUM BRASILIENSIS, ao que parece teria sido de autoria de Maurício de nassau, desde já agradeço 👏👏👍👍
Galera a Estela de Mesha tem no MAB (Museu de Arqueologia Bíblica) lá no UNASP. Recomendo a visita, porque tem MUITAS coisas e uma que mais me chamou atenção foi a pedra do período Babilônico.
Em ambos, há a crença de acontecimentos muito mais atrelado aos seres de outra dimensão que as próprias pulsões humanas.
Adoro história leio muito sobre é algo que amo sempre mostrar como coisas antigas ainda repercutiu hoje em dia
Henrique além de amar história + religião desde sempre, com seu charme na narração fica tudo perfeito 😊
Acho que esses escritos de cada povo, um falando sobre os outros, se parece com uma espécie de "jornal" sobre a política da época e acontecimentos marcantes
Henrique, você poderia fazer algum vídeo sobre como surgiu a ideia de purgatório.
quando Jesus falou sobre berço de Abraão e Hades, aí vem tradição pra lá e pra ca
Nossa, sim.
up
Esse cara manda muito bem! Sabe muito
O melhor professor de história! Meu tema favorito Manow, principalmente quando ele trás essa história sobre á bíblia e tbm do Egito. Hypando e curtindo sempre Tmj.😎👍🏽
Eu sou cristão sou inscrito nesse canal e por favor não pare🙏
mano bizarro vc comer cristãos
Então o senhor assume ser canibal?
Brincadeira. rs
Ele come cristãos 😊
😂@@FeliPe-nz4in
@@FeliPe-nz4in Só se ele for católico
Seus videos são incriveis, muito informativos e divertido de se ver (pelo menos para mim), eles me inspiram a buscar mais conhecimentos sobre os antigos!!
Estou viciado nos vídeos desse canal. Parabéns pela qualidade Henrique 👏👏👏👏
DWD é David. Principalmente escrito em modo construto "Byt Dwd" (Beit David - Casa de Davi)
O vídeo é muito interessante (mais uma vez) e provoca uma conversa extremamente interessante porque a dificuldade de encontrar registros históricos em documentos mais antigos é fato, todavia o entendimento heterogêneo e heterodoxo entre ambos os campos é fundamental para a mossa existência.
Corretíssimo seus comentários, até porque tudo pode ter acontecido,ou não como está escrito,o importante é ter uma noção de como era a vida dos antepassados, mas podemos imaginar apartir desses fragmentos e criar a nossa própria imaginação.
Cara, esse canal é maravilhoso!! Meus parabéns 👏🏽
Muito bom!!!
Um tema que eu gostaria de saber o quanto há de evidência histórica é essa questão do sacrifício de crianças. Pelo que eu entendi, a bíblia diz que os moabitas venceram a batalha após o rei de Moab sacrificar o próprio filho, mas a estela de Mesha não cita isso. Isso me fez lembrar dos relatos bíblicos de que os amonitas sacrificavam crianças a Moloch, ou os relatos romanos de que os cartagineses também sacrificavam crianças. Tem evidências disso, ou pode ser uma espécie de propaganda negativa?
Um pouco dos dois. O sacrifício humano era bem atestado entre os semitas, principalmente entre fenícios. Tem em Cartago um achado com vários esqueletos de crianças que podem ter sido vítimas de sacrifícios. Para os romanos do século III A.C o sacrifício humano já era algo banido e rejeitado, e era algo que eles combatiam, a ponto de perseguir pesadamente o druidismo. Por isso também era útil como propaganda para justificar uma guerra, ou para motivar os soldados. Por curiosidade, o último sacrifício humano feito por romanos é atestado no século II A.C e ocorreu quando dois escravos gregos foram enterrados vivos em pé para tentar, em um ritual, afastar Aníbal, foi feito por particulares, e Tito Lívio descreve como um exemplo do desespero que tal situação levou os romanos. Mais tarde, a legislação contra sacrifícios humanos foi endurecida.
Ô, pá, eles hão de serem hamitas.
até hj isso acontece, se não tem tantas informações e porque tem peixe grande envolvido
isso é usado pra desumanizar o adversário e aumentar o ódio da populacao por ele
na enorme maioria das vezes é mentira
@@chrisbernardo277 pois é. mais gente morreu em fogueira em topo de favela do que na Idade Média inteira.
Gosto muito das suas abordagens.
Henrique, sou nova aqui no canal e estou maratonando os seu vídeos! Obrigada por compartilhar tanto conhecimento! 🙏
Poderia, por favor, falar sobre a genealogia na Bíblia?
Obrigada mais uma vez e parabéns pelo conteúdo de qualidade que nos estimula a estudar! ❤
Estamos aqui! Mais um vídeo de excelente produção!!
O que a sabemos sobre o êxodo? Desde a chegada dos judeus com José do Egito até a saída com Moisés?
Excelente vídeo!
Temas sensacionais. Virei seu fã. Parabéns pelo trabalho cativante. Gostaria de mais videos desse assunto.
Outro ponto que era legal falar é referente a Isaías se não me engano versículo 14, que fala da queda do rei da Babilônia e que atualmente é narrado como a figura do rei sendo lúcifer e até traduzida em algumas da versões da bíblia como lúcifer, mas na verdade é uma referência do planeta vênus.
Ele já fez vídeo sobre isso, só pesquisar no canal dele
Cara, que vídeo massa, de verdade, parabéns. Visão muito sóbria também a respeito da interpretação dessas informações, no que diz respeito a veracidade da bíblia e etc.
Você poderia fazer algum vídeo falando sobre a historicidade dos eventos citados em Êxodo? O que tem de confirmado da suposta passagem dos hebreus como escravos do império Egípcio? Pfvr, aguardo d+ por esse vídeo.
Comenta sobre o êxodo, já vi muitos comentarem sobre evidências no fundo do mar Vermelho e a omissão dessas provas... Mas nunca botei muita fé.
Ele se baseia em fatos e documentos históricos. Passagem de Moisés pelo Mar morto, como cita o êxodo, é mitologia.
Vídeo muito bom, se tiver como fala sobre os possíveis indícios extra bíblicos sobre personagens como Abraão e Moisés, também seria interessante uma análise da historicidade de Daniel e das profecias dele em relação ao surgimento do Messias, se ele acertou os grandes reinos que vieram depois de Nabucodonosor, isso comparando com entre as interpretações principais.
mt bom esse video, parabéns pelo conteudo!
Muito bom 🎉🎉🎉
Seu trabalho trouxe luz pra compreensão sobre o que é a Bíblia. Gostaria de saber sobre a Rainha Ester. Se ela existiu, tinha outro nome, ou é a penas uma lenda. Eu sempre acreditei que ela existiu. Ao descobrir que no livro dela não existe a palavra Deus eu fiquei pensando: o livro dela não tem "Deus", como eles teriam coragem de colocar co cânon bíblico se ela não é real? Enfim. Dúvidas. Outra coisa é sobre a doutrina da Igreja: pré-existência da alma e o que chamamos hoje de reencarnação. Os cristãos antigos acreditavam nisso, ou seja, alguma corrente cristã? Ou é uma coisa nova codificada por Kardec? Obrigado.
Origines ensina pré-existência .
Assim como a kabalah.
Recomendo tu se informa com Samuel benin. O material é teologico e espiritual. Não recomendo tu ver caso não seja introduzido pelo espirito santo.
Mais um ótimo vídeo do canal estranha história.
Mateus 11:28
28"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês.
Esse tema valia uma série em...
Adoro o seu canal! Parabéns pelos vídeos
Meu consagrado, ótimo vídeo! Eu gostaria, se possível, que você fizesse uma análise de algumas coisas, ao meu ver surpreendentes, que Flávio Josefo faz no seu livro "História dos Hebreus". Um dos que mais me chama a atenção é o relato da história do poste de pedra pré-diluviano que resistiu ao dilúvio, se encontrava até a época na região da Síria e transmitia os conceitos tecnológicos pré-diluvianos. Também outra coisa que chama a minha atenção são os relatos da época em que os seres humanos falavam a mesma língua. Esses relatos têm algum paralelo?
Professor, gostaria de saber mais sobre o José do Egito histórico... suas evidencias, contexto, a fome de sete anos e etc. Grato desde já! Grande admiração pelo seu trabalho!
Não há evidência alguma sobre isso amigo. Abraços.
@@viniciusmatos3512 isso mesmo, personagem totalmente mitológico, como a grande maioria né.
Além de que a história tanto pela escrita como pelo roteiro, parece mais uma cola para unir o Patriarca Jacó e a tradição do Êxodo. No livro o Reino Esquecido Arqueologia do Israel Norte o autor dá uma breve análise desse conceito.
Se Moab, um reino pequeno, conseguiu mesmo vencer uma coalizão de três reinos no seu entorno, é improvável que não tenha recebido apoio de uma das potências da época: o Egito e a Assíria. Lembrando que não muito depois os assírios destruíram completamente o reino de Israel em 722 A. C.
O deus Quemosh deve ter tido ajuda do deus Assur contra o deus Javé...mas não seria político mencionar isso na estela...
Faz sentido. Pouquíssimo improvável um reino que pagava tributos a décadas e décadas do nada derrotar 3 reinos. Deve ter ajuda de um reino maior
Um vídeo excelente. Poderia falar sobre a babilônia e o livro de Daniel? Durante muito tempo a babilônia e seus reis foram considerados lendas até o século 19.
Parabéns. Vejo muito seu canal.😊
Ótimo vídeo.
Estive pesquisando o assunto por esses dias
Henrique, você poderia fazer algum video sobre personagens biblicos que tenham evidencias textuais ou arqueológicas fora da bíblia. Sem ser Jesus, pois você já tem um vídeo sobre
Otimo vidio amei bomdia
Henrique, excelente vídeo. Quanto Sacrificio de Crianças citada na Bíblia como sendo prática de povos cananeus existe referências fora das Escrituras?
Olá professor? tenho uma pergunta: E se diferentes povos relatam um mesmo personagem que é claramente mitológico? Como vocês historiadores fazem para discernir e evitar confusão com relação a isso? Só existe essa maneira de comprovar a historicidade de certos personagens com documentos de diferentes povos ou existe outras para evitar misturar seres mitológicos e separar de pessoas reais de fato? Era essa a pergunta porque já vi muitos religiosos extrapolarem nessas questões! Se puder responder mesmo que seja rápido fico grato!
Faz um vídeo sobre a plausibilidade do Êxodo por favor ❤
Impossível ele fazer esse vídeo. Não é plausível ter acontecido.
iria gostar muito se vc fizesse um vídeo explicando se maria mãe de jesus tinha outros filhos ou não
Gostaria de saber se existe algum documento que cite Paulo, como segundo a bíblia ele viajou muito, e foi muito importante para o cristianismo, seria muito interessante saber.
Se a Biblia fosse qualquer outro livro ,dariam muito mais valor, pois seria tratada como uma Relíquia, que trata de costumes e Culturas de Povos que viveram ha mais de 3000 anos atrás..
Há um tempo vi alguém comentando que a história de José do Egito era bem tardia. Seria interessante saber se há registros históricos ou não. Não apenas em relação a existência de José e de seu governo no Egito, mas também entender qual o contexto da época em que a história foi escrita.
Não há registro histórico algum fora da bíblia sobre José ou sobre o Exôdo.
@@viniciusmatos3512Na verdade há sim, nós temos a árvore genealógica de Arão q se extende até os dias de hj e de Moisés tbm.
É porque todos os livros de Genesis foram escritos por Moisés, a própria Bíblia fala isso.
A questão tbm é que os registro foram apagadas da história, você acha que uma potência como o Egito iria deixar registrado tudo que o Egito sofreu com as pragas e tbm como Egito foi salvo por um hebreu ? Lógico que não, eles apagaram todos os registros possíveis dessa época,
É sempre interessante observar os vídeos do canal relacionados às religiões abraâmicas e, em seguida, ler os comentários para notar uma certa "raiva" frequentemente direcionada contra uma religião que, inevitavelmente, acaba englobando outras duas no processo. É, sem dúvida, lamentável que movimentos e pessoas ao longo da história tenham contribuído para gerar esse tipo de sentimento.
Eu acho que é muito dificil pensar no islamismo ou no judaismo como referência no Brasil, quando 90% das pessoas se declaravam catolicos nos anos 1990. Se você fala dos livros biblicos ou da historia dos povos ali citados, invariavelmente se pensa no cristianismo, na forma como ele influenciou (ou se impôs) em nossa sociedade, e nas suas contradições enquanto instituição.
Em paises mais diversos talvez seja diferente.
Vídeo muito interessante
Henrique, explique cada reino depois, eu não sabia nadaa😢
8:28 "Na bibliam"
Henrique revivendo o caso locativo?
V
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK brabo
Boa ! Jc ❤
Sei que o título e a Thumb são apenas provocativos mas fazer essa pergunta entrega muito sobre quem está perguntando.
Vídeos sobre o Êxodo são sempre interessantes, to no aguardo 😊
Como é interessante quando a gente tira as lentes religiosas e analisa os textos como deveríamos. Quando Henrique cita "um golpe", vejo que é isso mesmo. As narrativas foram criadas pelos escribas e sacerdotes, e eels colocaram que deus ungiu, que fulano era maldito etc, mas pode ser bem o contrário e nada ter passado de briga política
Faz um video sobre os annuanaki
Doutor estranha, uma dúvida pertinente: esse ventilador aí é porreta? tô precisando comprar um novo e vi esse modelo na Amazon.
Uma história bíblica que acho interessante mas ainda assim muito vaga é sobre Gog e Magog..
Vlw
No antigo testamento só vai aparecer alguma historicidade a partir do livro de Juízes. Ironicamente os livros mais famosos não são históricos e os mais anônimos são kkkk
Juízes ainda é bem nebuloso. Samuel pra frente que já é mais histórico. O mais confiável de todos é Crônicas.
Desprezível
@@samuelbaltazar555Os livros dos macabeus também têm bastante plausibilidade histórica
Recomendação de vídeo: a religião ou os deus do reino de Israel e se a evidências suficiente que aponta para um politeísmo entre os israelitas ou talvez melhor dizendo uma espécie de Henoteísmo israelita
Parece que existe Senaqueribe falando sobre Ezequias..Acho que vi em Algum lugar..
Faz esse paralelo com sumérios e a Bíblia
Reino de MOAB..lembrei de Bloons. 🎈🎯🐵
Henrique, tenho uma indagação sincera: Se o templo de Jerusalém foi destruido depois do ano 70 pq os primeiros cristãos bíblicos não mencionam a sua destruição como prova da profecia de Jesus? Não seria um bom indício da veracidade do seu ministério?
Por que? É mencionado, sim.
@@christianvieirnão é mencionado,nem nos evangelhos e nem no livro de atos,onde vc tirou isso?
Os primeiros cristãos eram romanos e divulgavam os evangelhos sinóticos que descrevem a destruição do templo através das falas de Jesus. Os evangelhos sinóticos são datados após 70 exatamente por conta da destruição do templo.
A única coisa com teor de veracidade é o fato histórico da destruição de Jerusalém e do templo pelos romanos.
Porque os livros da Bíblia não foram escritos nessa época, são anteriores. No máximo, tem se hipótese dos livros de João terem sido escritos depois da destruição... E só
TIROU DEZ.
Poderia falar também de um documento que cita uma pedra da Babilônia com nome de Isaías, o Rodrigo silva disse em um podcast que ele que encontrou essa pedra.
E também o ponto que fala de um faraó que morreu, com seu exército em uma inundação e que o Rodrigo silva também diz que esse ponto é referente a Moisés e o mito do mar vermelho.
Parabéns pelo canal e obrigado pelo conhecimento que espalha para todos. Dando uma visão literal e histórica de muitas citações bíblicas, que hoje são interpretadas de formas espirituais e de várias narrativas diferentes dependendo do orador, para casos que são acontecimentos totalmente diferentes dos narrados atualmente.
otimo vídeo como sempre xD
Esse rapaz parece o Doutor Estranho 🦹🏻
Boa!!! 😂😂😂😂
É o Doutor Estranha
Falou de rei acabe e Jezabel e agora me despertou uma curiosidade, se tem algum registro ou menção a Elias historicamente além da bíblia? Ja q ele era segundo a bíblia um profeta de deus muito relacionado a esses personagens(diga-se de passagem q o mais interessante pra mim)
gostava dos vídeos longos
Fala Henrique. 2 perguntas:
A história, ou o conhecimento histórico das religiões que temos hj, consegue dizer como que religiões, como cristianismo, judaismo, hinduísmo, conseguem atravessar tantas eras, milenios?
Se no conhecimento histórico/arqueológico atual Moisés não existiu, o que dizem os estudiosos sobre o surgimento do judaísmo, das praticas, costumes dos hebreus, e das "revoltas" dos egípcios com os hebreus?
Muito bom
Há outras interpretações que contestam a veracidade da pedra de Tel Dan.
professor, ouvi um boato de que os pães na antiguidade eram de certa forma alucinógenos, por conter um fungo no trigo, cujo o mesmo se utiliza pra produzir lsd
O fato de que a maioria dessas confirmações são do livro de Reis, será que podemos dizer que as demais narrações, em seus fatos mais básicos, desse livro (e talvez dos subsequentes) possuem uma historicidade considerável?
talvez! o problema é data esses textos. Esse texto poderia ser escrito depois de mil anos depois da morte da figura histórica
@reinaldosantos6904 Mil anos depois da morte dos reis de Judá, os judeus não produziam mais literatura em hebraico só em aramaico.
É interessante também que o livro de reis cita outras fontes.
Profecia do mar vermelho esta se cumprindo,sem duvidas é o livro mais antigo que tem ,e mais conhecido,se todos aplicassem a humildade que jesus deixou ,estariamos em um mundo sem guerra , é algo que realmente nos alegra e nos da esperança em meio perversidades,porque Deus tem futuro para com os seus
Já passou por sua cabeça que no caso de Jeú, essa imagem é uma "charge"? Lembrando que em alguns casos o poder "precisa" ser validado....
Vi um vídeo que o monte Sinai na verdade seria na Arábia Saudita do outro lado do golfo de acaba
Tenho interesse em dois assuntos n sei se já teve vídeo:
Período de Salomão, já ouvi falar q não tem registros ou indícios fora da bíblia.
E paradeiro da arca que ficava no templo? Foi derretida? Foi escondida?
Lembro de você falar em um vídeo (desculpa, não lembro qual) que os personagens que começam a ter mais indícios de historicidade (ou algo nessa linha) seriam a partir de David. O que se tem sobre a existência de David?
Pode trazer os que contradizem a Biblia?
Quando o professor fala Bíblia sendo utilizada como um dos documentos históricos ele não diz Bíblia Almeida “por exemplo” mas sim os documentos “originais” de onde vieram as traduções.
Duvido você fazer um vídeo sobre Zoroastrismo e não iluminar a galera com o fogo sagrado do conteúdo!
Gostaria de sugerir um vídeo, falando sobre as evidências da guerra de Troia. Existem evidências de que ela realmente aconteceu? Acho que existe um paralelo entre essa questão e a historicidade da bíblia
*O REI SALOMÃO!!!*
*FAÇA SOBRE O REI SALMÃO!!!*
Existe um total de 0 Evidências de históricas de que Salomão tenha existido.
Podemos dizer que só se notícia as vitórias 😂
Igual o que se faz hoje. Mas é importante ressaltar que esses fatos após a eleição de Saul como Rei, são eventos bem cotidianos, não tinha porque serem falsos