A inveja feminina do falo, simboliza a inveja da posição masculina que é privilegiada dentro da nossa sociedade patriarcal. Freud percebeu isso muito claramente, e nos presenteou com suas percepções revolucionárias. Parabéns, seu vídeo é ótimo.
Sou caloura da psicologia e posso dizer que estou mais avançada que o desenvolvimento da minha disciplina, história da psicanálise, graças a seu canal. Grata!
7 лет назад+2
Que bom. Fico igualmente grato por acompanhar nosso trabalho!
Estou me graduando em psicologia e sou uma estudiosa de Freud. Gostei muito do vídeo, concordo qdo Freud nos trás essa "inveja" do falo masculino. Essa inveja pode ser comparada com a nossa cultura patriarcal, que sempre deu ao homem uma posição de poder e a mulher foi privada dessa posição. Portanto acredito nessa dualidade entre "pênis" e "poder". Eu mesma sempre invejei a posição dos homens em nossa sociedade e tenho certeza que não estou sozinha. Então Freud não viajou na maionese..kkk como vc mesmo disse, ele teve embasamento para chegar nessa conclusão.
8 лет назад+2
Rrss! Obrigado por sua participação minha cara! Tenha uma ótima semana!
Curti, muito o vídeo!! bem esclarecedor...agora vou tirar um 10 na prova !! :-)
9 лет назад+1
+Ana Carla Santos Espero que sim! Rrss!!! Mas por garantia te recomendo que leia o texto do Freud direto na fonte, você pode ter uma interpretação mais ampla do assunto! Tenha um ótimo fim de semana!
A minha também. Português é uma língua difícil =/ Se houver algum vídeo explicativo sobre narcisismo primário e narcisismo secundário gostaria q me indicasse. Sua maneira d explicar é mt clara! Gostei muito! Muitooo obrigada! :)
8 лет назад+1
+Mariana Lepinsky Fico muito agradecido, eu tenho um sobre narcisismo sim. Mas terei que te passar o link amanhã do meu pc porque agora estou no celular, não consigo colocar aqui, mas amanhã lhe envio. Caso eu esqueça, me cobre por favor.
estou no 7°semestre de psicologia e estou adorando seus vídeos,comecei a gravar tbm
8 лет назад
Muito agradecido minha cara, fico feliz, precisamos de mais conteúdo, preferencialmente conteúdo de qualidade e acessível ao máximo de publico possível.
Muito bom seu canal, PARABÉNS! Também sou estudante de psicologia, e FREUDIANA!! hehe Então me identifiquei bastante. um abraço, thais
9 лет назад+3
+Thais Santiago Obrigado pelo carinho minha cara Thais, que bom que encontrou identificação com o canal, seja bem vinda, o canal é nosso, faça bom uso, e sempre que queira participar, é bem vinda a comentar. Um Abraço! João Vitor Wrobleski.
Somos, em certo aspecto, literais reincarnações de nossos pais, mae e pai, creio que trazemos interiormente , não só esse potencial de gerar homem e mulher, como também uma imagem clara de como seria ser o outro, e o equilibrio é ter paz com essas duas "imagens", não divinozando uma, não demonizando outra e daí toda a coisa "polemica" de abraçar a sua propria realidade , carregar sua carga e cumprir a sua missão sem contraír "distúrbios".
gostaria que voce esclarecesse a respeito da formação de um psicanalista. Obrigado
7 лет назад+1
Olá. A formação se da junto a uma associação psicanalitica, através de teoria, processo de analise e prática. É preciso ser formado em alguma graduação para poder realizar a formação em psicanálise.
Olá Bom Dia, ao falarmos da crítica pela teoria da dissolução do Complexo de Édipo e as novas constelações familiares, penso que. Por se tratar de funções materna e paterna não sendo exatamente o pai e a mãe ou um podendo exercer a função do outro dento de um contexto, a criança também poderá investir o seu afeto a outros presentes na dinâmica familiar, a um tio, um avô, ou até além. o que acha? Grato... Abraços
8 лет назад+2
Olá meu caro, sim de fato, não apenas isso, como possivelmente esse tio, ou outro familiar também estará exercendo uma parte da função materna e paterna, somente não com a mesma intensidade de quem convive mais com a criança. Obrigado pela participação!
faço serviço social e estou no 6°período, gosto muito do meu curso, porém confesso que minha paixão é psicologia, estou viciada no seus vídeos, preciso fazer terapia, para desvincular esse meu vício?? hahaha, beijo
8 лет назад+1
RRRSSS!!! Obrigado pela participação e pelo carinho minha cara Luiza. E nada a impede de futuramente após formada, fazer uma pós graduação na área de psicologia. Até mesmo porque sua área é muito próxima da nossa, possivelmente você chegue a trabalhar em uma mesma equipe que um(a) psicolog(a)o. Com certeza o fato de você estudar essa área irá lhe auxiliar muito em uma futura atuação. Beijos minha cara Luiza!
+Filosofia Da Psique (Wrobleski, J.V.) então faço estágio no caps de Uberaba e é muito amor! Sempre procuro relacionar minhas atividade na área de psico! obrigada pela dica, beeijo.
o q isso influenciaria no ciume tipo possessivo na vida adulta?
8 лет назад+3
Olá minha cara Luciana, quando o complexo se dissolve de maneira tida socialmente como satisfatória, o sujeito compreende que não é proprietário do seu objeto de amor, nisso consiste a castração. Já quando isso não ocorre de maneira tão enfática, pode manter no sujeito essa ideia de propriedade sobre o objeto de amor e o que sou dono eu domino. Sempre que se tem uma noção de propriedade, "Meu namorado, minha namorada" ocorre uma dominância. O sujeito é sujeito e objeto, sujeito do seu próprio inconsciente e objeto do nosso amor, o ciume consiste em eliminar o sujeito e torna-lo apenas objeto. Sem vontades, sem opiniões, sem decisões. Agradeço sua participação!
Parabéns pela clareza e pelo conteúdo.... só não entendi o jaleco rsrsrs
8 лет назад+1
+juliana Ribeiro Ah! Sabe como é, tava sobrando no guarda-roupa sem nada para fazer, eu olhei para ele, ele olhou para mim.... RRRSSSS!!!! Na verdade na psicologia usamos jaleco para as aulas em laboratório, quando mexemos com cadáveres e peças anatômicas, por isso eu já o tinha, gosto da aparência dele, ai decidi usar no começo nos primeiros vídeos, agora parei porque ultimamente está muito calor para usar jaleco aqui na minha região! Rrss!!! Agradeço imensamente a participação!
Muito legal. Muito obrigada pela contribuição. Apenas um adendo: no texto de abertura está escrito: tratasse. O correto é: trata-se. bjks ♡
8 лет назад+2
+Mariana Lepinsky Rrss!!! Minha ortografia sempre foi falha. Na nova abertura já foi retirado, fiz outro texto. Muito agradecido pelo carinho e pela participação.
Meus parabéns pelo canal, acho muito boas suas explicações! Mas tem uma coisa que acho desnecessária... É o uso de um jaleco. Não fica bem... Abraço. Continue com seus vídeos esclarecedores.
8 лет назад
+Silvia Gaspar Muito agradecido pela participação e pelo carinho. Abraço!
Muito obg! Mas uma duvida, qual a atitude dos pais faria com que o processo de castraçao nao ocorresse de forma satisfatoria prejudicando o individuo na fase adulta???
8 лет назад+1
+Luciana Oliveira Olá minha cara! Atos como a entrada de uma lei fraca, quando pais colocam excesso de regras, o que faz com que não dêem conta de mantê-las. Além de discurso incoerente com os atos, falar uma coisa e fazer outra. São atos que podem prejudicar muito o desenvolvimento de uma criança. E claro, ai entramos nas questões ilegais, como abusos e agressões. Obrigado pela participação.
O complexo de édipo não teria uma relação direta com a homossexualidade, coreto? Pois já li que em certo momento o complexo pode se resolver direcionando o individuo para a homo ou hetero sexualidade.
5 лет назад
Não, não tem relação conhecida. A psicanálise ainda não tem clareza do que direciona o sujeito para orientação homossexual, pois o que a psicanálise tem plena clareza desde Freud é que o natural é a bissexualidade. Todos nascemos dados a bissexualidade e posteriormente somos incumbidos socialmente a heterossexualidade, agora o motivo que leva a uma parte da população não se manter bissexual e nem ir para a heterossexualidade imposta pela sociedade, ainda não é claro.
É possível analisar a transsexualidade a partir do complexo de édipo? A criança com pênis identificar-se com a mae e desejar roubar o pai para si,perpetuando esse sentimento na fase adulta e assumindo a identidade feminina ? Sou transgenero e me interesso por esse assunto
6 лет назад+1
Caio Oliveira Olá, então até onde temos noticias pela teoria psicanalítica, não há comprovação de uma ligação direta entre o complexo de édipo e a homossexualidade, heterossexualidade ou transgenero. Exitem pessoas que defender esse posicionamento, mas não é de comum acordo entre teóricos da psicanálise. Existem muitas discordâncias sobre o gênero da escolha objetal da criança, quase todos os psicanalistas concordam que essa escolha se dá com relação a uma figura de afeto da infância, mas dai por diante, existem teorias como a do próprio Freud que define a tomada da mãe e a castração quando menino ou a renuncia quando menina, entre outras dezenas. Posso te falar a partir da minha perspectiva, que é uma leitura freudiana, com atualizações. O complexo de Édipo para minha leitura se dá igualmente para meninos e meninas, já que inicialmente não é clara a diferença de gênero para a criança. Ela toma por objeto seu símbolo de maior afeto, ignorando ser pai ou mãe, a criança toma por objeto a função materna, que pode ser o pai se esse é quem dá maior atenção a criança. Ela vai rivalizar com a função paterna, que deseja afasta-la do seu primeiro objeto de amor, quando a castração ocorre essa criança é obrigada a admitir que nunca terá para si esse objeto de amor, sendo conduzida a escolher outros objetos com base nesse primeiro. Ou seja, não faz diferença se é homem ou mulher, porque ela vai escolher com base em quem cumpriu a função materna. Se é um homem que cumpriu a função materna de um menino e esse menino é heterossexual , na fase adulta ele irá escolher mulheres que se assemelhem em personalidade e atitudes ao homem que cumpriu sua função materna. Enquanto a identificação tende a ocorrer com quem cumpriu a função paterna, pois é desse modo que conseguirá conquistar a função materna. Mas isso tudo dis respeito a personalidade, posições em relação a vida, escapa de questões de gênero, pois é transpassado por muito mais coisas, que para a criança são muito mais importantes. Mas existem dezenas de leituras diferentes. A minha em parte contradiz o próprio Freud, então...
existe a possibilidade de não ter acontecido a dissolução por não ter havido função materna ou paterna?
6 лет назад
Olá, nesse caso, possivelmente se origina uma estrutura psicótica. Falta da função materna é difícil, pois a criança morre, nenhum ser humano é capaz de sobreviver sem função materna, mas a função paterna pode não se demonstrar forte o bastante para ocorrer essa dissolução, nesse caso, o sujeito não se forma com clareza e tornasse uma confusão entre sujeito e mundo, que pode dar origem a estruturação psicótica ao invés da neurótica.
Vitor você explica muito bem.....mas é muito complexo isso....e em qual idade isso ocorre?
5 лет назад
Então minha cara Ana Paula, as idades não são fixas, mas estima-se que o alge do Édipo, ocorra por volta dos cinco anos e que no menino isso se conclua com a dissolução até os sete a oito anos. Alguns psicanalistas afirmam que na menina, devido aos jogos de troca do objeto entre pai e mãe, pode perdurar até a pré-adolescência por volta dos doze anos.
+João Vitor Wrobleski usou a psicologia pra escolher a música da intro dos vídeos? kkk sei q sim
9 лет назад
+Eloii Santos Devo confessar que escolhi uma que me agradou mais, Rrrrrssss!!! Mas não sei se ela permanecerá por muito tempo, estou pensando em fazer outra abertura, até mesmo porque nesta ficou um erro de ortografia. Agradeço muito a participação. Tenha um ótimo meio para fim de semana.
Eu não entendi o que leva o menino a pensar que precisa ser castrado para obter o amor da mãe. No meu pensar faria mais sentido ele desejar ser igual ao pai que é o objeto de desejo da mãe, não?
5 лет назад
Eu não digo isso no vídeo. Se disse em algum momento, por favor, deixe o minuto no qual afirmo que o menino acredita que precisa ser castrado, que preciso fazer uma nota de correção. O menino não quer ser castrado, justamente por isso, ele renúncia a ter a mãe, para manter o falo.
Agora sobre a crítica pelo que eu já escutei, ela tem um cerne na questão a que se refere a 'inveja do pênis' que soa machista. Quando a negação da teoria é que quando negamos tanto é porque coisa tem, as vezes mais intenso pra uns e menos pra outros. Abraços.
é normal também o garoto ter inveja de pênis adulto nesse estágio de desenvolvimento?
6 лет назад+1
Sim meu caro, é comum, inclusive, mesmo sendo uma memória recalcada pela maioria, muitos meninos tem desejo de serem possuídos por homens adultos nessa idade, mesmo que mais tarde se declarem heterossexuais e não manifestem desejos homossexuais, (e uso homossexuias, não homoafetivas, pois todos temos algum nível de homoafetividade.)
interessante, a parte da inveja eu me lembro quando criança, de querer ter um corpo adulto. Sempre procurei, mas só conseguia encontrar essa experiência associada ao desenvolvimento feminino. Agora a outra parte não tenho experiência, pelo menos não lembro, desejo de ser possuído em qual sentido?
Não concordo com o Freud nesse aspecto, mas obg pelas informações rs
6 лет назад+1
Tiago de Lima Vitorio Obrigado por assistir e participar meu caro. Não precisamos concordar, apenas buscar compreender a visão dele, se ele está certo ou não, ai é outra questão. Depende muito da nossa propria visão de mundo. Tenha uma boa noite!
E quando a mulher procura um homem parecido com sua mãe?
6 лет назад
Então, nesse momento entramos em um conflito com Freud, eu afirmo que nesse caso a genitora dela, quem exerceu a função materna dela com maior intensidade, já Freud, possivelmente te diria que ela teve uma dissolução do complexo de édipo mal resolvida.
Vc como estudante sabe mt mais q mt profissional formado . Sua didática é 10
Parabéns q Deus te abençoe
Muito obrigado!
A inveja feminina do falo, simboliza a inveja da posição masculina que é privilegiada dentro da nossa sociedade patriarcal. Freud percebeu isso muito claramente, e nos presenteou com suas percepções revolucionárias. Parabéns, seu vídeo é ótimo.
Muito obrigado!
Excelente! Como você explica bem! Ótimo professor!
Muito agradecido minha cara Agni, contente com sua participação!
estou no 10 semestrestre , porém quando te ouço parece que estou no primeiro semestre, aprendo muito com VC , parabéns
Muito obrigado pelo carinho meu caro!
Sou caloura da psicologia e posso dizer que estou mais avançada que o desenvolvimento da minha disciplina, história da psicanálise, graças a seu canal. Grata!
Que bom. Fico igualmente grato por acompanhar nosso trabalho!
Nossa ... Que explicação maravilhosa🌷🌷🌷
Muito obrigado!
obrigada pelo vídeo estava procurando a dissolução a algum tempo e finalmente tive dúvidas esclarecidas, grata.
+Amanda Paiva Lemos Que bom que foi esclarecedor para você minha cara Amanda. Obrigado pela participação.
ótimo vídeo,você tem uma ótima didática meus parabéns !!!
Muito obrigado meu caro Kaio! Tenha uma ótima semana!
[=
Maravilhoso seu trabalho!!!! Tem me ajudado muito. Parabéns!!!
Muito obrigado!
Muito obrigada pelos teus vídeos. estou amando.
Fico contente!
Parabéns! Muito boas as explicações, têm me ajudado bastante!
Fico contente, tenha um bom fim de semana!
MUITO OBRIGADA PELA AULA. AJUDOU MUITO. PARABÉNS PELO TRABALHO.
Eu que agradeço a participação!
Estou me graduando em psicologia e sou uma estudiosa de Freud. Gostei muito do vídeo, concordo qdo Freud nos trás essa "inveja" do falo masculino. Essa inveja pode ser comparada com a nossa cultura patriarcal, que sempre deu ao homem uma posição de poder e a mulher foi privada dessa posição. Portanto acredito nessa dualidade entre "pênis" e "poder". Eu mesma sempre invejei a posição dos homens em nossa sociedade e tenho certeza que não estou sozinha. Então Freud não viajou na maionese..kkk como vc mesmo disse, ele teve embasamento para chegar nessa conclusão.
Rrss! Obrigado por sua participação minha cara! Tenha uma ótima semana!
Parabéns que Deus ti abençoe pelo excelente qualidade do seu canal, eu também sou graduando em Psicologia...
fernando frias rabello Obrigado pela participação!
👍❤
Curti, muito o vídeo!! bem esclarecedor...agora vou tirar um 10 na prova !! :-)
+Ana Carla Santos Espero que sim! Rrss!!! Mas por garantia te recomendo que leia o texto do Freud direto na fonte, você pode ter uma interpretação mais ampla do assunto! Tenha um ótimo fim de semana!
meu amigo que trabalho bonito que vem sendo feito por vc parabens
+Ademir Barbosa Muito obrigado meu caro, muito obrigado mesmo!
A minha também. Português é uma língua difícil =/
Se houver algum vídeo explicativo sobre narcisismo primário e narcisismo secundário gostaria q me indicasse. Sua maneira d explicar é mt clara! Gostei muito!
Muitooo obrigada! :)
+Mariana Lepinsky Fico muito agradecido, eu tenho um sobre narcisismo sim. Mas terei que te passar o link amanhã do meu pc porque agora estou no celular, não consigo colocar aqui, mas amanhã lhe envio. Caso eu esqueça, me cobre por favor.
Muito obrigada!!!
Eu te lembro rs
Obrigada pela atenção!
+Mariana Lepinsky Olá minha cara Mariana, da uma olhada se este vídeo sobre o narcisismo lhe ajuda:
ruclips.net/video/zVgb9I_7LX0/видео.html
Excelente vídeo ! parabéns.
Muito obrigado minha cara. Tenha um bom domingo!
estou no 7°semestre de psicologia e estou adorando seus vídeos,comecei a gravar tbm
Muito agradecido minha cara, fico feliz, precisamos de mais conteúdo, preferencialmente conteúdo de qualidade e acessível ao máximo de publico possível.
Fico muito grato pela sua participação!
muito massaaaaaa esse canal. parabéns.
Muito obrigado meu caro!
Excelente explicação!
Muito obrigado!
Excelente!
Muito agradecido!
Muito bom seu canal, PARABÉNS!
Também sou estudante de psicologia, e FREUDIANA!! hehe
Então me identifiquei bastante.
um abraço,
thais
+Thais Santiago Obrigado pelo carinho minha cara Thais, que bom que encontrou identificação com o canal, seja bem vinda, o canal é nosso, faça bom uso, e sempre que queira participar, é bem vinda a comentar.
Um Abraço!
João Vitor Wrobleski.
Minha" ex" ,certa vez, narrou algo semelhante, com um pedaço de cano de pvc ,espero que tenha sido de 3/4 .
Abraços professor.
Gostei muito da aula.
Parabéns pelo canal! muito boa a ideia de divulgar mais as Ideias do Freud.
+Jairo Alves Grato meu caro! Grande abraço!
Video muito bom.. Me ajudando muito a estudar para a temida prova... :)
Obrigado pela participação minha cara, espero que saia-se muito bem em sua avaliação!
Obrigada... Já assisti mais uns 5800 videos seus, rsrs
Baita vídeo João!!
+Ariel Ribeiro Muito obrigado meu caro!
Somos, em certo aspecto, literais reincarnações de nossos pais, mae e pai, creio que trazemos interiormente , não só esse potencial de gerar homem e mulher, como também uma imagem clara de como seria ser o outro, e o equilibrio é ter paz com essas duas "imagens", não divinozando uma, não demonizando outra e daí toda a coisa "polemica" de abraçar a sua propria realidade , carregar sua carga e cumprir a sua missão sem contraír "distúrbios".
gostaria que voce esclarecesse a respeito da formação de um psicanalista.
Obrigado
Olá. A formação se da junto a uma associação psicanalitica, através de teoria, processo de analise e prática. É preciso ser formado em alguma graduação para poder realizar a formação em psicanálise.
Olá Bom Dia, ao falarmos da crítica pela teoria da dissolução do Complexo de Édipo e as novas constelações familiares, penso que. Por se tratar de funções materna e paterna não sendo exatamente o pai e a mãe ou um podendo exercer a função do outro dento de um contexto, a criança também poderá investir o seu afeto a outros presentes na dinâmica familiar, a um tio, um avô, ou até além. o que acha? Grato... Abraços
Olá meu caro, sim de fato, não apenas isso, como possivelmente esse tio, ou outro familiar também estará exercendo uma parte da função materna e paterna, somente não com a mesma intensidade de quem convive mais com a criança.
Obrigado pela participação!
de nada parabens q Abencoi muito
Espero que tenha um ótimo final de semana! :)
gosto muito do seu canal!
Que bom, obrigado pela participação!
faço serviço social e estou no 6°período, gosto muito do meu curso, porém confesso que minha paixão é psicologia, estou viciada no seus vídeos, preciso fazer terapia, para desvincular esse meu vício?? hahaha, beijo
RRRSSS!!! Obrigado pela participação e pelo carinho minha cara Luiza. E nada a impede de futuramente após formada, fazer uma pós graduação na área de psicologia. Até mesmo porque sua área é muito próxima da nossa, possivelmente você chegue a trabalhar em uma mesma equipe que um(a) psicolog(a)o. Com certeza o fato de você estudar essa área irá lhe auxiliar muito em uma futura atuação.
Beijos minha cara Luiza!
+Filosofia Da Psique (Wrobleski, J.V.) então faço estágio no caps de Uberaba e é muito amor! Sempre procuro relacionar minhas atividade na área de psico! obrigada pela dica, beeijo.
o q isso influenciaria no ciume tipo possessivo na vida adulta?
Olá minha cara Luciana, quando o complexo se dissolve de maneira tida socialmente como satisfatória, o sujeito compreende que não é proprietário do seu objeto de amor, nisso consiste a castração. Já quando isso não ocorre de maneira tão enfática, pode manter no sujeito essa ideia de propriedade sobre o objeto de amor e o que sou dono eu domino. Sempre que se tem uma noção de propriedade, "Meu namorado, minha namorada" ocorre uma dominância.
O sujeito é sujeito e objeto, sujeito do seu próprio inconsciente e objeto do nosso amor, o ciume consiste em eliminar o sujeito e torna-lo apenas objeto. Sem vontades, sem opiniões, sem decisões.
Agradeço sua participação!
Parabéns pela clareza e pelo conteúdo.... só não entendi o jaleco rsrsrs
+juliana Ribeiro Ah! Sabe como é, tava sobrando no guarda-roupa sem nada para fazer, eu olhei para ele, ele olhou para mim.... RRRSSSS!!!! Na verdade na psicologia usamos jaleco para as aulas em laboratório, quando mexemos com cadáveres e peças anatômicas, por isso eu já o tinha, gosto da aparência dele, ai decidi usar no começo nos primeiros vídeos, agora parei porque ultimamente está muito calor para usar jaleco aqui na minha região! Rrss!!! Agradeço imensamente a participação!
Hahahah sei bem disso ! Sou formada em psicologia ;)
juliana Ribeiro
Rrss!!!
Muito legal. Muito obrigada pela contribuição.
Apenas um adendo: no texto de abertura está escrito: tratasse. O correto é: trata-se.
bjks ♡
+Mariana Lepinsky Rrss!!! Minha ortografia sempre foi falha. Na nova abertura já foi retirado, fiz outro texto. Muito agradecido pelo carinho e pela participação.
E como tratar um adulto que tem traços do complexo de Édipo/electra? Como continuar buscando o pai em relacionamentos etc...
Através da analise psicanalítica minha cara!
Meus parabéns pelo canal, acho muito boas suas explicações! Mas tem uma coisa que acho desnecessária... É o uso de um jaleco. Não fica bem... Abraço. Continue com seus vídeos esclarecedores.
+Silvia Gaspar Muito agradecido pela participação e pelo carinho. Abraço!
Seria mais elegante comentar sobre roupas no privado.
Cara não acredito que você contou uma coisa tão íntima que compartilhei com voce😤#brinks
Muito obg!
Mas uma duvida, qual a atitude dos pais faria com que o processo de castraçao nao ocorresse de forma satisfatoria prejudicando o individuo na fase adulta???
+Luciana Oliveira Olá minha cara! Atos como a entrada de uma lei fraca, quando pais colocam excesso de regras, o que faz com que não dêem conta de mantê-las. Além de discurso incoerente com os atos, falar uma coisa e fazer outra. São atos que podem prejudicar muito o desenvolvimento de uma criança. E claro, ai entramos nas questões ilegais, como abusos e agressões. Obrigado pela participação.
O complexo de édipo não teria uma relação direta com a homossexualidade, coreto?
Pois já li que em certo momento o complexo pode se resolver direcionando o individuo para a homo ou hetero sexualidade.
Não, não tem relação conhecida. A psicanálise ainda não tem clareza do que direciona o sujeito para orientação homossexual, pois o que a psicanálise tem plena clareza desde Freud é que o natural é a bissexualidade. Todos nascemos dados a bissexualidade e posteriormente somos incumbidos socialmente a heterossexualidade, agora o motivo que leva a uma parte da população não se manter bissexual e nem ir para a heterossexualidade imposta pela sociedade, ainda não é claro.
É possível analisar a transsexualidade a partir do complexo de édipo? A criança com pênis identificar-se com a mae e desejar roubar o pai para si,perpetuando esse sentimento na fase adulta e assumindo a identidade feminina ? Sou transgenero e me interesso por esse assunto
Caio Oliveira Olá, então até onde temos noticias pela teoria psicanalítica, não há comprovação de uma ligação direta entre o complexo de édipo e a homossexualidade, heterossexualidade ou transgenero. Exitem pessoas que defender esse posicionamento, mas não é de comum acordo entre teóricos da psicanálise. Existem muitas discordâncias sobre o gênero da escolha objetal da criança, quase todos os psicanalistas concordam que essa escolha se dá com relação a uma figura de afeto da infância, mas dai por diante, existem teorias como a do próprio Freud que define a tomada da mãe e a castração quando menino ou a renuncia quando menina, entre outras dezenas. Posso te falar a partir da minha perspectiva, que é uma leitura freudiana, com atualizações. O complexo de Édipo para minha leitura se dá igualmente para meninos e meninas, já que inicialmente não é clara a diferença de gênero para a criança. Ela toma por objeto seu símbolo de maior afeto, ignorando ser pai ou mãe, a criança toma por objeto a função materna, que pode ser o pai se esse é quem dá maior atenção a criança. Ela vai rivalizar com a função paterna, que deseja afasta-la do seu primeiro objeto de amor, quando a castração ocorre essa criança é obrigada a admitir que nunca terá para si esse objeto de amor, sendo conduzida a escolher outros objetos com base nesse primeiro. Ou seja, não faz diferença se é homem ou mulher, porque ela vai escolher com base em quem cumpriu a função materna. Se é um homem que cumpriu a função materna de um menino e esse menino é heterossexual , na fase adulta ele irá escolher mulheres que se assemelhem em personalidade e atitudes ao homem que cumpriu sua função materna. Enquanto a identificação tende a ocorrer com quem cumpriu a função paterna, pois é desse modo que conseguirá conquistar a função materna. Mas isso tudo dis respeito a personalidade, posições em relação a vida, escapa de questões de gênero, pois é transpassado por muito mais coisas, que para a criança são muito mais importantes.
Mas existem dezenas de leituras diferentes. A minha em parte contradiz o próprio Freud, então...
Filosofia Da Psique entendi. Realmente bem complexo hehe valeu pela atenção. Gostei do seu canal abraço
existe a possibilidade de não ter acontecido a dissolução por não ter havido função materna ou paterna?
Olá, nesse caso, possivelmente se origina uma estrutura psicótica. Falta da função materna é difícil, pois a criança morre, nenhum ser humano é capaz de sobreviver sem função materna, mas a função paterna pode não se demonstrar forte o bastante para ocorrer essa dissolução, nesse caso, o sujeito não se forma com clareza e tornasse uma confusão entre sujeito e mundo, que pode dar origem a estruturação psicótica ao invés da neurótica.
Vitor você explica muito bem.....mas é muito complexo isso....e em qual idade isso ocorre?
Então minha cara Ana Paula, as idades não são fixas, mas estima-se que o alge do Édipo, ocorra por volta dos cinco anos e que no menino isso se conclua com a dissolução até os sete a oito anos. Alguns psicanalistas afirmam que na menina, devido aos jogos de troca do objeto entre pai e mãe, pode perdurar até a pré-adolescência por volta dos doze anos.
haa so lembrando
virei sua fan bejossss
+Amanda Bergamim Leite Muito obrigado minha querida!
+Amanda Bergamim Leite Beijos!
+João Vitor Wrobleski usou a psicologia pra escolher a música da intro dos vídeos? kkk sei q sim
+Eloii Santos Devo confessar que escolhi uma que me agradou mais, Rrrrrssss!!! Mas não sei se ela permanecerá por muito tempo, estou pensando em fazer outra abertura, até mesmo porque nesta ficou um erro de ortografia.
Agradeço muito a participação. Tenha um ótimo meio para fim de semana.
Eu não entendi o que leva o menino a pensar que precisa ser castrado para obter o amor da mãe. No meu pensar faria mais sentido ele desejar ser igual ao pai que é o objeto de desejo da mãe, não?
Eu não digo isso no vídeo. Se disse em algum momento, por favor, deixe o minuto no qual afirmo que o menino acredita que precisa ser castrado, que preciso fazer uma nota de correção. O menino não quer ser castrado, justamente por isso, ele renúncia a ter a mãe, para manter o falo.
Freud é mto doido
Rrsss!!!
Agora sobre a crítica pelo que eu já escutei, ela tem um cerne na questão a que se refere a 'inveja do pênis' que soa machista. Quando a negação da teoria é que quando negamos tanto é porque coisa tem, as vezes mais intenso pra uns e menos pra outros. Abraços.
Abraços meu caro!
bom
+Taisa Beatriz Obrigado!
Essa musica...
é normal também o garoto ter inveja de pênis adulto nesse estágio de desenvolvimento?
Sim meu caro, é comum, inclusive, mesmo sendo uma memória recalcada pela maioria, muitos meninos tem desejo de serem possuídos por homens adultos nessa idade, mesmo que mais tarde se declarem heterossexuais e não manifestem desejos homossexuais, (e uso homossexuias, não homoafetivas, pois todos temos algum nível de homoafetividade.)
interessante, a parte da inveja eu me lembro quando criança, de querer ter um corpo adulto. Sempre procurei, mas só conseguia encontrar essa experiência associada ao desenvolvimento feminino. Agora a outra parte não tenho experiência, pelo menos não lembro, desejo de ser possuído em qual sentido?
Kaio Marques No sentido de dominação.
legal ne
Rs. Obrigado pela participação!
Não concordo com o Freud nesse aspecto, mas obg pelas informações rs
Tiago de Lima Vitorio Obrigado por assistir e participar meu caro. Não precisamos concordar, apenas buscar compreender a visão dele, se ele está certo ou não, ai é outra questão. Depende muito da nossa propria visão de mundo. Tenha uma boa noite!
@ Vd.Obgd
E quando a mulher procura um homem parecido com sua mãe?
Então, nesse momento entramos em um conflito com Freud, eu afirmo que nesse caso a genitora dela, quem exerceu a função materna dela com maior intensidade, já Freud, possivelmente te diria que ela teve uma dissolução do complexo de édipo mal resolvida.