A dois anos atrás falei para minha esposa que o Brasil carecia de historiadores voltados à cultura Youruba. Pois vários cultos realizados na Nigéria não coincidiam com os nossos, devido a vários fatores. Pois bem, o senhor apareceu exatamente com aquilo que eu ansiava, minha avó dizia que se jogamos uma ideia ao universo, alguém que se identifica a aplica. Muito obrigado por compartilhar o seu conhecimento!
Saudações a todos. Especialmente para aqueles do Candomblé Angola, quero esclarecer que consultei 18 dicionários de línguas Bantu, além do Kimbundo e do Kikongo, mais o Umbundo, Xhosa, Lingala etc. Somente em língua Gindo encontrei a palavra "kiumba", que quer dizer "buraco" ou "cova". Nos demais essa palavra não consta. No entanto, há mais de 500 línguas Bantu, sendo que em algumas delas pode haver a palavra "kiumba" como "alma penada".
Hola babå Mario lo suyo es tremendo!!! el compromiso y la lealtad como lleva la práctica religioso la verdad gracias x compartir tanto conocimiento y muchos religiosos recibían estos conocimiento siempre para hacer el biem ....🙌👏👏👏👏🙏🙏🙏🙏
Babá, primeiramente obrigado pelo conteúdo! Eu me senti extremamente raso quando li este comentário rs, pois estou fazendo um trabalho inicial de confirmar algumas das palavras que utilizamos dentro do Axé. É algo bem raso mesmo, mas agora percebo que é ainda menor rs, pois deveria consultar muito mais fontes. Mas meu comentário é por conta de uma dúvida e mesmo pra saber se posso confiar nesse livro como fonte. Achei no "Novo dicionário Banto do Brasil (Nei Lopes) (2ª edição) a possível atribuição do termo quiumba ter derivado do quicongo "kíniumba", que significaria espírito. E que o termo quiunga teria derivado talvez de "kimuanga" do quimbundo, significando malefício. A minha pergunta é se posso considerar isso como sendo correto, uma vez que estou utilizando para banto somente este livro. Desde já, lhe agradeço imensamente Babá!
Que aula maravilhosa! Como sempre! Acredito que hollywood tenha tido bastante responsabilidade em atribuir que 'todo o espírito é um problema na nossa vida', porque é isso que eles mostram o tempo todo né? E sobre o que mencionou sobre kiumba, não consigo deixar de identificar certo racismo... Egúngún é sempre maravilhoso!
Boa tarde senhor Mário, volto a falar novamente, que já frequentei várias casas! E nunca vi alguém explicar algo como o senhor Mário explicar aqui para todos nós.. Desde já agradeço pelos ensinamentos que o senhor traz aqui para todos nós...
Que olodumare continue abençoando sua caminhada e o sei saber, pq com toda correria do dia a dia, não temos tempo pra buscar todo esse conhecimento, e o senhor resume e nos passa toda essa bagagem de saber e nos tira da ignorância e do achismo...... e de pais de santo que não explicam o pq das coisas.... obrigado gratidão asé saravá.....
Te admiro, por questões óbvias, por ser filho de Ogun. E mais ainda por seus ensinamentos! Grandes ensinamentos! Dirijo, mais uma vez, todo meu respeito ao Sr! Obrigado por compartilhar conhecimentos! Eu absorvo!
3 года назад+1
Muito obrigado! Ogun ye, mo ye! Ogun a gbe wa o, laelae!
Bença, Babá Mario. Obrigado por mais uma excelente aula!!! Sobre a palavra Kiumba, ja ouvi de um sacerdote do culto tradicional yoruba que isto seria uma manifestação física de más energias em um local e que seria nocivo as pessoas. Ele me exemplificou como uma rachadura em uma parede, ou um mofo..que poderiam causar alergias ou baixas imunológicas. No momento que ele explicou só não me atentei a perguntar a origem semântica, pois como o senhor bem disse, parece ser uma palavra de algum idioma bantu. Grande abs e obrigado mais uma vez.
BOA! Babá sua benção só tenho a aprender com o senhor, estou muito satisfeito com suas aulas . Vieste no meu caminho não é atoa . sua benção. Gilson...
Sou mas uma seguidora do seu canal,pois amo seus ensinamentos pois és muito sábio,muita gratidão,muito axé ,desculpa pois não lhe cumprimentei,mutuba,mutuba,foi a ansiedade de agradecer....sou uma Abiá idosa pq com50 anos de iniciada fiz as obrigações, mas admiro muito a sua divina sabedoria....mutuba,e muito axé pra o sr.
@ axé babá Mário,q minha mãe Osun lhe de muita sabedoria ,muito axé e q por muitos anos esteje junto de todos nós ensinando a caminhar....Bom Fim de semana.
Sua Benção Babá Mario. Virei fã, tô há dias maratonando seu canal, e tá mudando tantos conceitos na minha mente, muito obrigado pelo seu trabalho, MT necessário. Gostaria de pedir que colocasse no seu roteiro (se não já tiver claro) videos sobre Odus/omo odu, e eventualmente videos focados em Orisas, principalmente sobre os que participam do panteão cultuado no Brasil (como oq o senhor fez sobre Ogun). Parabéns!
Boa noite, Mário. A explicação é claríssima. Gosto muito da tua didática com base no Yourubà. Uma língua que desejo aprender, iniciar os estudos. Àsé de Ogum.
Sou grato por esse canal e suas palestras.sou um SIMPATIZANTE não iniciado da Cultura e religião dos nossos ancestrais que aqui chegaram escravizados e construíram essa Grande Nação . Quanto mais Eu assisto os seus ensinamentos, mais Eu constato a grande desinformação que existe entre muitos irmãos de fé e alguns sacerdotes e sacerdotisas que conheço, mas, como recém- chegado a esse universo, tento reter o que é positivo e ignorar o que pra mim , difere do que venho aprendendo nessa caminhada. Obrigado por compartilhar esses preciosos ensinamentos. Kolofé!
Em conversa com um Kongoles radicado no Brasil e morador aqui em minha cidade, ele me disse que o fato de chamarmos aqui no Brasil espíritos malvados e ou zombeteiros devido numa época antiga a cidade de Kiumba no Kongo ter sido um local atrasado, bagunçado e desordenado política e socialmente. Por isso ao se deparar com um espírito desse nível passou-se a identifica-los como kiumbas.
4 года назад
Muito obrigado pela colaboração. Ajudou muito a compreensão.
olá Mário, muito boas as suas explicações. ficam claros muitos dogmas que temos (e levamos a sério) sem questionarmos as origens. Estou aprendendo muito com você. Abraço!!
Excelente aula Babá Mario! Será que o motivo de tal deformação no sentido original do termo não está ligado à influência cristã e sua forma negativa de ver e lidat com a morte? Axé!!!
Irretocável, como sempre! Talvez essa construção errônea seja resultado, além do desconhecimento linguístico, de um problema latente nas sociedades ocidentais que podemos chamar de "síndrome da transferência de responsabilidade". Estou com dor de cabeça? Deve ser "carrego"! Bebi demais? Com certeza é influência de "espírito"! Lamentável.
Professor muito esclarecedor, tenho uma dúvida no culto yoruba como funciona a essa questão de proteção contra Oku? Nas religiões de matriz africana usa-se o contra egun. Ou não tem significância?
3 года назад+1
Não há o uso de "contra-Egun" ou semelhante. Ainda mais, como expliquei no vídeo, eles não temem "alma penada".
Babá Mario, gostaria de saber se o senhor poderia me indicar alguma literatura que fale sobre os "Ajoguns" (não sei a forma correta de escrever). E também, se possível, gostaria de saber se esses seres são considerados divindades dentro da Tradição Iorubá. Obrigado, Axé!!!
4 года назад+1
No vídeo sobre os nomes de Èșù eu explico detalhadamente sobre os Ajogun.
Obrigado Baba!!! Sou zelador de uma casa de angola, e vivo grande dilema a respeito!!! Bate folhas tem essas discussões debaixo de 500 chaves, eu realmente não sei o que fazer a respeito...
Povo de Matriz Africana de MG, não tem conhecimento sobre egum, eles assentam no angola, Vumbe.... Nao gostei da experiência, devido fundamento, roubar crânio é crime, Eu não viveria em paz Com isso....
Não sei se procede, mas no intuito de tentar colaborar, relato que o antigo Cacique de Umbanda da minha esposa, que também é awofakan (Ifá); dizia, que a palavra Quiumba/Kiumba era originária do dialeto umbundu/kimbundo (não tenho certeza se a grafia está correta) e significaria: O espírito da Noite ou o espírito que se move a Noite!
3 года назад
Nei Lopes, grande autor e pesquisador, diz que é provável que venha do quicongo Kiniiumba, que quer dizer espírito, mas não se refere a nada "noturno".
Olá, caro Mário. Te saúdo pelos vídeos de excelente qualidade. Sou de Angola. Na língua kimbundu, e talvez noutras, dado que há vocábulos semelhantes em alguns idiomas, kiumba significa efectivamente "alma"...penada :) Então, aí procede. Um kandandu com amizade e respeito.
4 года назад+1
Quero esclarecer que consultei 18 dicionários de línguas Bantu, além do Kimbundo e do Kikongo, mais o umbundo, xhosa, lingala etc. Somente em língua Gindo encontrei a palavra "kiumba", que quer dizer "buraco" ou "cova". Nos demais essa palavra não consta.
@ Eu havia escutado essa palavra lá, mas realmente pode ser fruto de corruptela via prática religiosa sincretista (sem intento pejorativo, de modo algum). Curiosamente, tenho aqui um dicionário de kimbundu, e kiumba é um vocábulo desse idioma, sim, mas surge como significando "prodigalidade" ou "superfluidade". Em umbundu o vocábulo para "alma penada" seria ocilunlu".
4 года назад
Você teria a referência, por favor? Os que tenho não possuem a palavra. Muito grato!
@ O autor é Agostinho da Silva Milagres. Como o kimbundu é infelizmente um idioma em sério risco de passar a língua morta, apesar de ainda se escutar em canções, é sempre mais difícil encontrar quem possa confirmar. Mas estou a pensar em algumas pessoas mais velhas e vou tentar perguntar. As línguas nacionais mais faladas actualmente em território angolano são o umbundu e o kikongo. Abraço
Ótimo vídeo. Muito bem explicado. Tenho uma dúvida: Se qualquer divindade "come comida", porque matam animais na hora? Não tem como um espírito comer algo sólido, só se com a morte do animal, alguma substância espiritual é liberada e com isso eles se "alimentam". Seria isso?
4 года назад+3
Rodrigo, você sempre volta com os mesmos questionamentos. Não adianta você querer entender a tradição afro pensando como branco europeu, judaico-cristão. Você tem que pensar como pagão, como preto, como africano, como escravizado! Tudo é uma questão de Àṣẹ.
Zangbeto seria um bom tema ks. Principalmente se tem fundamento entidades capaz de fazer aquilo.
4 года назад+1
Em alguns aspectos os cultos são parecidos, apenas isso, porém os Zangbeto são da tradição de outros povos, que habitam o atual Benin. Não tem nada ver com o povo yorùbá.
4 года назад+2
Zangbeto pertence à tradição dos povos que habitam o atual Benin, não tem a ver com a tradição yorùbá.
Parabéns pelo vídeo! Se puder, eu gostaria que falasse um pouco sobre as manifestações de egungun e sobre os zangbeto. Há de fato alguém humano ali dentro dos trajes ou não? Desculpa se for uma pergunta inconveniente.
4 года назад+4
Egúngún há alguém sob a roupa. Zangbeto é da tradição de Vodun do Benin, que desconheço.
@ qnd tiver palestra ou algo por aqui, terei o maior prazer te assitir. Além de aprender muito, tento que minha esposa assista tbm, vira e mexe mando um video
Sobre o termo "kiumba", ela advém duma língua o tronco linguístico bantu, o kimbundo, o seu significado é "prodigalidade; superflui dade".
2 года назад+1
Desculpe-me, mas como escrevi e falei, consultei 18 dicionários de língua bantu, inclusive três de língua kimbundo e em nenhum há o termo. Qual a referência, por favor?
@ babá, tudo bem? O dicionário está disponível na internet em pdf, chama-se "Kimbundo - Português Português - Kimbundo Versão Básica". O autor é o Agostinho da Silva Milagres.
Estou estudando yoruba. Aqui no Rio grande do Sul, quando falo isso sobre a palavra Egun traduzida do yoruba eles dizem que eu estou inventando. Adupe baba
Eu sou um pouco iguinorante mais eu tive uma visão com um passaro negro que estava grudado na minha cabeça muito difícil di tirar esse passaro de mi na minha mente sen eu entender veio esse nome que aque espirito de passaro vem desse lugar egum.
Eu fui em uma gira de esquerda pela primeira vez, lá eu incorporei alguém que COM CERTEZA não era um exu-mirim (por que não gostava de doce e nem de fumar), nem Exu (ela falou que queria uma saia bem bonita) e tbm não parecia uma pombo-gira (a incorporação foi facil demais na minha opinião, ainda mais pq foi minha primeira), mas tinha comportamentos """infantis""" Esse alguém não tinha caracteristicas nem de Egum e nem de Kiumba, ela ficou "zoando" o Seu Tranca Rua (Sabe de passar correndo perto, ele tentar pegar mas não consguir... Esse tipo de zoeira), ela cuidou bem da minha irmã, eu fiquei consciente o tempo todo. Quando as pessoas deram uma pausa na gira, ela virou para minha mãe e disse mais ou menos: "Tia, sabia que ela ama você... Ela tenta mudar, ela tenta... mas ela tbm se frusta... Se ela está mal eu tbm fico mal" (e começou a chorar). Depois que saí da gira ela continou encostada em mim, só que eu estava no comando digamos assim e no outro dia ela tbm ficou cmg........... Já me disseram que Kiumbas são ardilosos e que temos que tomar cuidado... Mas será que ela é um? Preciso muito que alguem me responda ;-; PS: Teve um momento que eu incorporei e depois me sentei para beber água, até que Seu Tranca Rua me pegou pela mão e disse: Deixa a Pombinha dançar". Ela dançava totalmente diferente das outras, mas ela tbm rodava.......... É por isso que estou confusaaaaaa! TBM teve a sogra da tia da minha irmã que estava incorporada e que conversou com a senhorita que estava encostada em mim ;-;
3 года назад+2
Isso deve ser respondido pelo Sacerdote responsável pela Gira em que esteve.
Uma dúvida! Existe o conceito na Religião Tradicional Yoruba de espíritos dos mortos que podem interferir negativamente na vida dos vivos? Obrigado pela explicação!
A dois anos atrás falei para minha esposa que o Brasil carecia de historiadores voltados à cultura Youruba. Pois vários cultos realizados na Nigéria não coincidiam com os nossos, devido a vários fatores. Pois bem, o senhor apareceu exatamente com aquilo que eu ansiava, minha avó dizia que se jogamos uma ideia ao universo, alguém que se identifica a aplica. Muito obrigado por compartilhar o seu conhecimento!
Seja bem-vindo.
@🤟🎩🎩🎩🎩🎩🎩🎩🎩🎩🎩🎩🎩🗡😈😈🔱🔱
Saudações a todos.
Especialmente para aqueles do Candomblé Angola, quero esclarecer que consultei 18 dicionários de línguas Bantu, além do Kimbundo e do Kikongo, mais o Umbundo, Xhosa, Lingala etc. Somente em língua Gindo encontrei a palavra "kiumba", que quer dizer "buraco" ou "cova".
Nos demais essa palavra não consta.
No entanto, há mais de 500 línguas Bantu, sendo que em algumas delas pode haver a palavra "kiumba" como "alma penada".
Hola babå Mario lo suyo es tremendo!!! el compromiso y la lealtad como lleva la práctica religioso la verdad gracias x compartir tanto conocimiento y muchos religiosos recibían estos conocimiento siempre para hacer el biem ....🙌👏👏👏👏🙏🙏🙏🙏
Muchas gracias!
Em algumas tradições bantu-cubanas o termo "kiyumba" é utilizado como sinônimo de crâneo.
@@Punk77q, entendo, mas em qual língua?
Babá, primeiramente obrigado pelo conteúdo!
Eu me senti extremamente raso quando li este comentário rs, pois estou fazendo um trabalho inicial de confirmar algumas das palavras que utilizamos dentro do Axé. É algo bem raso mesmo, mas agora percebo que é ainda menor rs, pois deveria consultar muito mais fontes.
Mas meu comentário é por conta de uma dúvida e mesmo pra saber se posso confiar nesse livro como fonte.
Achei no "Novo dicionário Banto do Brasil (Nei Lopes) (2ª edição) a possível atribuição do termo quiumba ter derivado do quicongo "kíniumba", que significaria espírito. E que o termo quiunga teria derivado talvez de "kimuanga" do quimbundo, significando malefício.
A minha pergunta é se posso considerar isso como sendo correto, uma vez que estou utilizando para banto somente este livro.
Desde já, lhe agradeço imensamente Babá!
Não há melhor canal no youtube sobre religiões afro-brasileiras e as religiões tradicionais yorubá. Parabéns, babá!
Muito obrigado pela mensagem.
Axé!
Parabéns!!! Muito importante e interessante essas explicações! Grata!
Eu que agradeço!
Os ensinamentos são muito perfeitos pois eu sempre queria questionar coisas e nunca sabia a resposta, agora eu sei
Muito obrigado!
Que aula maravilhosa! Como sempre!
Acredito que hollywood tenha tido bastante responsabilidade em atribuir que 'todo o espírito é um problema na nossa vida', porque é isso que eles mostram o tempo todo né? E sobre o que mencionou sobre kiumba, não consigo deixar de identificar certo racismo...
Egúngún é sempre maravilhoso!
Corretíssimo!
Boa tarde senhor Mário, volto a falar novamente, que já frequentei várias casas!
E nunca vi alguém explicar algo como o senhor Mário explicar aqui para todos nós..
Desde já agradeço pelos ensinamentos que o senhor traz aqui para todos nós...
Eu que agradeço!
@🔱😈😈😈🗡🗡🗡🎩🎩
@🎩🗡🗡😈🔱🔱🔱👹
Que olodumare continue abençoando sua caminhada e o sei saber, pq com toda correria do dia a dia, não temos tempo pra buscar todo esse conhecimento, e o senhor resume e nos passa toda essa bagagem de saber e nos tira da ignorância e do achismo...... e de pais de santo que não explicam o pq das coisas.... obrigado gratidão asé saravá.....
Muito obrigado pelas palavras!
Axé
Obrigada
Eu que agradeço!
Gratidao pelo esclarecimento 🙌
Eu que agradeço.
Te admiro, por questões óbvias, por ser filho de Ogun. E mais ainda por seus ensinamentos! Grandes ensinamentos! Dirijo, mais uma vez, todo meu respeito ao Sr! Obrigado por compartilhar conhecimentos! Eu absorvo!
Muito obrigado!
Ogun ye, mo ye!
Ogun a gbe wa o, laelae!
Como sempre explicação simples, isto importante p um Brasil q poucos c compressão
Muito obrigado.
Bença, Babá Mario. Obrigado por mais uma excelente aula!!! Sobre a palavra Kiumba, ja ouvi de um sacerdote do culto tradicional yoruba que isto seria uma manifestação física de más energias em um local e que seria nocivo as pessoas. Ele me exemplificou como uma rachadura em uma parede, ou um mofo..que poderiam causar alergias ou baixas imunológicas. No momento que ele explicou só não me atentei a perguntar a origem semântica, pois como o senhor bem disse, parece ser uma palavra de algum idioma bantu. Grande abs e obrigado mais uma vez.
EU que agradeço.
Parabenizá-lo pela aula e a desmitificacao de ideias errôneas.
Àṣẹ o!
Obrigado por mais um ótimo video Bàbá Mario. Observando os e absorvendo o máximo possível. 👍
Muito obrigado!
Axé!
BOA! Babá sua benção só tenho a aprender com o senhor, estou muito satisfeito com suas aulas . Vieste no meu caminho não é atoa . sua benção. Gilson...
Axé, Gilson!
BOA TARDE, agradecida por seus ensinamentos.
Eu que agradeço.
Fantástico Bàbá Mário. Muito conhecimento a ser explorado.
Muito obrigado!
Sou mas uma seguidora do seu canal,pois amo seus ensinamentos pois és muito sábio,muita gratidão,muito axé ,desculpa pois não lhe cumprimentei,mutuba,mutuba,foi a ansiedade de agradecer....sou uma Abiá idosa pq com50 anos de iniciada fiz as obrigações, mas admiro muito a sua divina sabedoria....mutuba,e muito axé pra o sr.
Iba'ṣẹ!
Seja bem vinda!
@ axé babá Mário,q minha mãe Osun lhe de muita sabedoria ,muito axé e q por muitos anos esteje junto de todos nós ensinando a caminhar....Bom Fim de semana.
Àṣẹ o!
Para nós!
Obrigado mais uma vez!!! Aprendo muito aqui!!!
🙏🏽🙏🏽🙏🏽
Axé.
Excelente...muito bom.. gratidão
Eu que agradeço!
Sua Benção Babá Mario. Virei fã, tô há dias maratonando seu canal, e tá mudando tantos conceitos na minha mente, muito obrigado pelo seu trabalho, MT necessário. Gostaria de pedir que colocasse no seu roteiro (se não já tiver claro) videos sobre Odus/omo odu, e eventualmente videos focados em Orisas, principalmente sobre os que participam do panteão cultuado no Brasil (como oq o senhor fez sobre Ogun). Parabéns!
Muito obrigado.
Valeu pela sugestão.
Muito obrigado por transmitir tantos conhecimentos....
Eu que agradeço.
Excelente 🙏
Obrigado 🙌
Boa noite, Mário. A explicação é claríssima. Gosto muito da tua didática com base no Yourubà. Uma língua que desejo aprender, iniciar os estudos. Àsé de Ogum.
Axéééé!
Mais uma aula elucidativa e cheia de informações, para quem tiver dúvidas poder buscar! Obrigado, Bàbá! Axé!
Muito obrigado.
Axé para nós!
Essa aula é de grande fundamento para quem levou anos e anos despachado Egum dentro de casas de Candomblé Jeje.Mary
Triste!
Palestra muito boa as vezes é isso que faz toda a diferença
Obrigado!
parabéns Baba
Muito obrigado!
Parabéns irmão por buscar conhecimento na raiz para nos passar, pois muita coisa se perdeu ou foi alterada axé.
Muito obrigado.
boa noite pai, mais uma vez aprendendo com suas aulas, magnifico , bom para quem entenda muita coisa dentro da nossa relegiao ,
Muito obrigado!
Mas claro do que essa explanação impossível.
Obrigado.
Não deixe de curtir nosso Canal e os vídeos, bem como divulgá-lo.
Babá Mário ótima explanação! Gratidão!!!
Eu que agradeço.
Grata pelas explicações!
Eu que agradeço.
É, um divisor de águas ! Esclarecimentos, conhecimento ilumina sempre o espírito e a alma. Gratidão !
Eu que agradeço!
Sou grato por esse canal e suas palestras.sou um SIMPATIZANTE não iniciado da Cultura e religião dos nossos ancestrais que aqui chegaram escravizados e construíram essa Grande Nação . Quanto mais Eu assisto os seus ensinamentos, mais Eu constato a grande desinformação que existe entre muitos irmãos de fé e alguns sacerdotes e sacerdotisas que conheço, mas, como recém- chegado a esse universo, tento reter o que é positivo e ignorar o que pra mim , difere do que venho aprendendo nessa caminhada. Obrigado por compartilhar esses preciosos ensinamentos. Kolofé!
Muito obrigado pelo carinho e apreço.
Axé!
Muito obrigado por partilhar seu conhecimento, a melhor explicação que vi sobre o assunto até o momento!!!
Muito obrigado.
Bom dia e obrigado por mais este vídeo esclarecedor.
Àṣẹ o!
Siempre Agradecid a x Su hermosa y clara enseñanzas.
Podría Decirnos q ofrendas podría Yo aser para Egúmgúm....!?
(ancedtralidades!)
Acarajé, mingau de milho.
Ótima explicação, Bàbá! Gratidão! Axé!
Àṣẹ wa!
Obrigado,Babá Mário,pela aula!Como sempre nos trazendo esclarecimentos!
Eu que agradeço!
Perfeito!
Axé!
Parabéns pela explicação 👍
Muito obrigado.
Parabéns...como sempre uma ótima explicação!!!
Muito obrigado!
Excelente.
Muito obrigado.
Gratidão baba , por nos tira da ignorância '!!🙌
Àṣẹ!
Admiro muito o seu trabalho , dês do primeiro vídeo que assisti sobre o padê
Muito obrigado!
Parabéns pelos vídeos...ótima elucidação!
Muito obrigado!
Gratidão e muito mais Gratidão.👏👏👏👏
Eu que agradeço!
Motumbá !!!
Obrigado!!!
Iba'se!
Em conversa com um Kongoles radicado no Brasil e morador aqui em minha cidade, ele me disse que o fato de chamarmos aqui no Brasil espíritos malvados e ou zombeteiros devido numa época antiga a cidade de Kiumba no Kongo ter sido um local atrasado, bagunçado e desordenado política e socialmente.
Por isso ao se deparar com um espírito desse nível passou-se a identifica-los como kiumbas.
Muito obrigado pela colaboração. Ajudou muito a compreensão.
Iboru Iboya ibosheshe💚💛
Ogbo ato o!
Ótimo vídeo..aprendi algo novo..muito bom..parabéns!!
Muito obrigado!
olá Mário,
muito boas as suas explicações.
ficam claros muitos dogmas que temos (e levamos a sério) sem questionarmos as origens.
Estou aprendendo muito com você.
Abraço!!
Seja bem vindo!
Àṣẹ o!
@ nos vemos na segunda.
Abraço
Aula incrível! Só gratidão pela elucidação 👏🙏
Muito obrigado!
Gostei muito!!!
Axé!
Excelente explanação, Bàbá!
Muito Axé!!
O Sr. Poderia falar sobre origem e símbologia de raspar a cabeça para o orixá, e a visão de cada culto.
Ok. Obrigado pela sugestão.
Parabéns !! Seus ensinamentos acabam com vários tabus e conceções errôneas referente a religião
Muito obrigado!
Legal 👍❤💎
🙌🏾
Excelente aula Babá Mario!
Será que o motivo de tal deformação no sentido original do termo não está ligado à influência cristã e sua forma negativa de ver e lidat com a morte?
Axé!!!
Muito obrigado!
Sim, está corretíssimo!
Àṣẹ o!
Gratidão
Àṣẹ!
Irretocável, como sempre!
Talvez essa construção errônea seja resultado, além do desconhecimento linguístico, de um problema latente nas sociedades ocidentais que podemos chamar de "síndrome da transferência de responsabilidade". Estou com dor de cabeça? Deve ser "carrego"! Bebi demais? Com certeza é influência de "espírito"! Lamentável.
Muito obrigado, meu amor, pelo comentário!
Àṣẹ o!
Professor muito esclarecedor, tenho uma dúvida no culto yoruba como funciona a essa questão de proteção contra Oku? Nas religiões de matriz africana usa-se o contra egun. Ou não tem significância?
Não há o uso de "contra-Egun" ou semelhante.
Ainda mais, como expliquei no vídeo, eles não temem "alma penada".
Babá Mario, gostaria de saber se o senhor poderia me indicar alguma literatura que fale sobre os "Ajoguns" (não sei a forma correta de escrever). E também, se possível, gostaria de saber se esses seres são considerados divindades dentro da Tradição Iorubá. Obrigado, Axé!!!
No vídeo sobre os nomes de Èșù eu explico detalhadamente sobre os Ajogun.
Bom dia! Excelente video. Consegue indicar fontes ou explicar sobre ALUVAIÁ, caso exista? Obrigado pelas explicações!
Aluvaiá pertence à tradição Bantu.
Obrigado Baba!!! Sou zelador de uma casa de angola, e vivo grande dilema a respeito!!! Bate folhas tem essas discussões debaixo de 500 chaves, eu realmente não sei o que fazer a respeito...
Eu que agradeço.
Mokuiu!
@
Mukuiu n' Zambe
Sua Benção!!
Povo de Matriz Africana de MG, não tem conhecimento sobre egum, eles assentam no angola, Vumbe.... Nao gostei da experiência, devido fundamento, roubar crânio é crime, Eu não viveria em paz Com isso....
Será se o entendimento de egun como coisa ruim, espírito ruim, não foi construído aqui por influência do espiritismo?
Pode-se dizer que sim.
Não sei se procede, mas no intuito de tentar colaborar, relato que o antigo Cacique de Umbanda da minha esposa, que também é awofakan (Ifá); dizia, que a palavra Quiumba/Kiumba era originária do dialeto umbundu/kimbundo (não tenho certeza se a grafia está correta) e significaria: O espírito da Noite ou o espírito que se move a Noite!
Nei Lopes, grande autor e pesquisador, diz que é provável que venha do quicongo Kiniiumba, que quer dizer espírito, mas não se refere a nada "noturno".
Sempre achei que Egun fosse alma penada...🤦🏾♀️ Obrigado pelos esclarecimentos. 👏🏾
Eu que agradeço!
Olá, caro Mário. Te saúdo pelos vídeos de excelente qualidade. Sou de Angola. Na língua kimbundu, e talvez noutras, dado que há vocábulos semelhantes em alguns idiomas, kiumba significa efectivamente "alma"...penada :) Então, aí procede. Um kandandu com amizade e respeito.
Quero esclarecer que consultei 18 dicionários de línguas Bantu, além do Kimbundo e do Kikongo, mais o umbundo, xhosa, lingala etc. Somente em língua Gindo encontrei a palavra "kiumba", que quer dizer "buraco" ou "cova".
Nos demais essa palavra não consta.
@ Eu havia escutado essa palavra lá, mas realmente pode ser fruto de corruptela via prática religiosa sincretista (sem intento pejorativo, de modo algum). Curiosamente, tenho aqui um dicionário de kimbundu, e kiumba é um vocábulo desse idioma, sim, mas surge como significando "prodigalidade" ou "superfluidade". Em umbundu o vocábulo para "alma penada" seria ocilunlu".
Você teria a referência, por favor?
Os que tenho não possuem a palavra.
Muito grato!
@ O autor é Agostinho da Silva Milagres. Como o kimbundu é infelizmente um idioma em sério risco de passar a língua morta, apesar de ainda se escutar em canções, é sempre mais difícil encontrar quem possa confirmar. Mas estou a pensar em algumas pessoas mais velhas e vou tentar perguntar. As línguas nacionais mais faladas actualmente em território angolano são o umbundu e o kikongo. Abraço
Ótimo vídeo. Muito bem explicado. Tenho uma dúvida: Se qualquer divindade "come comida", porque matam animais na hora? Não tem como um espírito comer algo sólido, só se com a morte do animal, alguma substância espiritual é liberada e com isso eles se "alimentam". Seria isso?
Rodrigo, você sempre volta com os mesmos questionamentos.
Não adianta você querer entender a tradição afro pensando como branco europeu, judaico-cristão.
Você tem que pensar como pagão, como preto, como africano, como escravizado!
Tudo é uma questão de Àṣẹ.
Babá, mais uma limpada em nossos conceitos como sempre. O culto a Zangbeto(não sei se é assim que se escreve) é parecido com o culto de Egungun ?
Zangbeto seria um bom tema ks. Principalmente se tem fundamento entidades capaz de fazer aquilo.
Em alguns aspectos os cultos são parecidos, apenas isso, porém os Zangbeto são da tradição de outros povos, que habitam o atual Benin. Não tem nada ver com o povo yorùbá.
Zangbeto pertence à tradição dos povos que habitam o atual Benin, não tem a ver com a tradição yorùbá.
Axé Babá, obrigado por mais essa.
Àṣẹ o!
Excelente didática Pai Mário, professor nato!
Poderia me tirar uma dúvida?
Porque no Candomble Exu é escravo?
Obrigado.
Fruto do racismo estrutural.
Parabéns pelo vídeo! Se puder, eu gostaria que falasse um pouco sobre as manifestações de egungun e sobre os zangbeto. Há de fato alguém humano ali dentro dos trajes ou não? Desculpa se for uma pergunta inconveniente.
Egúngún há alguém sob a roupa.
Zangbeto é da tradição de Vodun do Benin, que desconheço.
Muito obrigada pelo esclarecimento. Axé!
@ minha dúvida foi sanada por aqui. Muito obrigado.
Gostaria de explicação sobre os babá egum
É o Egúngún que expliquei.
Boa noite Mário eu sei que o tema não seria esse o Sr faz iniciação na quimbanda
Não discuto sobre quimbanda na Internet, pois esse assunto é exclusivo para os membros de meu Templo.
Mário, vc só se encontra em SP msm? Sou fã do seu trabalho espiritual, assisto todos videos do canal
Sim, sou de São Paulo.
@ qnd tiver palestra ou algo por aqui, terei o maior prazer te assitir. Além de aprender muito, tento que minha esposa assista tbm, vira e mexe mando um video
@@brauliofrazao2026, ok. Obrigado.
Sobre o termo "kiumba", ela advém duma língua o tronco linguístico bantu, o kimbundo, o seu significado é "prodigalidade; superflui
dade".
Desculpe-me, mas como escrevi e falei, consultei 18 dicionários de língua bantu, inclusive três de língua kimbundo e em nenhum há o termo. Qual a referência, por favor?
@ babá, tudo bem? O dicionário está disponível na internet em pdf, chama-se "Kimbundo - Português
Português - Kimbundo
Versão Básica". O autor é o Agostinho da Silva Milagres.
Bàbá, gratidão pelo vídeo, sempre muito sábio e com fundamentos claros e lógicos!
Muito obrigado.
Então seria todas entidades de Umbanda, Eguns ?
Não, pois como expliquei Egungun não é espírito de morto.
🙏✨
Axé!
Estou estudando yoruba. Aqui no Rio grande do Sul, quando falo isso sobre a palavra Egun traduzida do yoruba eles dizem que eu estou inventando. Adupe baba
Ko tope o!
Ase o!
Eu sou um pouco iguinorante mais eu tive uma visão com um passaro negro que estava grudado na minha cabeça muito difícil di tirar esse passaro de mi na minha mente sen eu entender veio esse nome que aque espirito de passaro vem desse lugar egum.
Axé!
Babá, você não explicou qual seria o nome deses espíritos o entidades, que seriam os que perturbam, o seria somente elenini e adjogun
Sim, expliquei nesse e em outros vídeos: Ajogun.
Elenini é algo que nós mesmos criamos.
@ tem algum vídeo seu falando de elenini
@@452mil9, não, pois esse assunto é banal. No Brasil, há alguns meses, ganhou destaque.
Eu fui em uma gira de esquerda pela primeira vez, lá eu incorporei alguém que COM CERTEZA não era um exu-mirim (por que não gostava de doce e nem de fumar), nem Exu (ela falou que queria uma saia bem bonita) e tbm não parecia uma pombo-gira (a incorporação foi facil demais na minha opinião, ainda mais pq foi minha primeira), mas tinha comportamentos """infantis"""
Esse alguém não tinha caracteristicas nem de Egum e nem de Kiumba, ela ficou "zoando" o Seu Tranca Rua (Sabe de passar correndo perto, ele tentar pegar mas não consguir... Esse tipo de zoeira), ela cuidou bem da minha irmã, eu fiquei consciente o tempo todo.
Quando as pessoas deram uma pausa na gira, ela virou para minha mãe e disse mais ou menos: "Tia, sabia que ela ama você... Ela tenta mudar, ela tenta... mas ela tbm se frusta... Se ela está mal eu tbm fico mal" (e começou a chorar). Depois que saí da gira ela continou encostada em mim, só que eu estava no comando digamos assim e no outro dia ela tbm ficou cmg...........
Já me disseram que Kiumbas são ardilosos e que temos que tomar cuidado... Mas será que ela é um? Preciso muito que alguem me responda ;-;
PS: Teve um momento que eu incorporei e depois me sentei para beber água, até que Seu Tranca Rua me pegou pela mão e disse: Deixa a Pombinha dançar".
Ela dançava totalmente diferente das outras, mas ela tbm rodava.......... É por isso que estou confusaaaaaa! TBM teve a sogra da tia da minha irmã que estava incorporada e que conversou com a senhorita que estava encostada em mim ;-;
Isso deve ser respondido pelo Sacerdote responsável pela Gira em que esteve.
@ Okei, obg
@@KikoMoonie disponha.
Uma dúvida! Existe o conceito na Religião Tradicional Yoruba de espíritos dos mortos que podem interferir negativamente na vida dos vivos? Obrigado pela explicação!
Não, não há.
Eu sabia que era um espírito das trevas , que prejudicam pessoas
Não é, como explico no vídeo; no entanto, acabou tendo seu conceito modificado.
Eguns são demônio tá?
Não, não são, tá!?
Egum é espírito de morto o egum faz mal pra gente
Não, você está completamente enganada. Assista ao vídeo, pelo menos.
Se não concordar, refute-me, mas do mesmo nível em que eu falei.
Excelente. ..
Obrigado"
Obrigado
Axé!