Fui diagnóstica aos 39 anos, há menos de 2 meses, em razão do atraso de fala do meu filho. Sempre fui uma criança precoce. Falei cedo, andei cedo, usei o banheiro cedo, fui alfabetizada cedo, entrei na faculdade muito cedo. Como sempre fui precoce nunca houve preocupação. Contudo, tenho muitas questões sensoriais (o que só fui descobrir há menos de 4 meses, cresci sendo chamada de fresca - somente não tenho questões sensoriais com som), escuto a mesma música e assisto ao mesmo filme várias vezes para tornar o ambiente previsível e, assim, mais aconchegante para mim, sofro de ansiedade, tenho seletividade alimentar, um comportamento (que hj vejo) rígido, hiperfoco em estudar e não gosto de receber pessoas na minha casa, nem de ir na casa de outras pessoas, além de outras característica. Como possuo minha capacidade cognitiva e intelectual (possuo altas habilidades e superdotação) preservados, somados a uma consciência social (a única coisa que possuo fora do espectro) sempre passei despercebida pela vida. Meu irmão, que diferente de mim, tem grande prejuízo social, acredito eu, também seja autista. Se não fosse o atraso de fala do meu filho eu nunca teria descoberto minha condição e não faria parte da estatística.
@@pcchl3648 Minha primeira graduação foi em Direito. Me formei aos 20 anos (o curso de Direito possui duração de 5 anos - nunca pulei turmas na escola).
Nossa... seu comentário foi muito importante para mim. Tenho alguns "sintomas" muito semelhantes aos seus e a outros autistas, mas por ser mt comunicativa uma amiga psicóloga disse que não posso ser autista... mas uma coisa que você disse, me identifico muito: por mais que eu me relacione com as pessoas, não gosto de receber visitas na minha casa. Outra coisa minha: assim como simpatizo com alguém, logo já me enjoo dela, fico de saco cheio só de ouvir a voz (nao acontece com todo mundo, tenho amigos, mas acontece com frequencia). Obrigada pelo seu comentário, vou procurar um especialista.
Mayra, não sei se essa mensagem chegará até você... Há 3 anos quando nos chegou a informação de que nosso menino estava no espectro, ele estava com 1 ano e 9 meses... Seus vídeos me ajudaram imensamente. Hoje, prestes a completar 5 anos ele lê, soma, subtrai e tem facilidade em tantas outras coisas que fica difícil até de listar. Faz acompanhamento de fono, T.O., psicopedagoga e frequenta o Pré II. Só escrevo para te agradecer. Você presta um serviço maravilhoso às pessoas.
Não acho que está aumentando. O problema é que antes ninguém sabia o que era. Fui professora do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental nas década de 1980/1990 e tive muitos alunos que hoje seriam diagnosticados como autistas.
Eu estou com 62 anos e faz pouco tempo que cheguei a conclusão que sou autista. Com 6 anos fui devolvido aos meus pais do colégio como criança esquisita. Minha sorte que no ano seguinte a professora foi transferida e no lugar dela uma outra professora mais paciente resolveu me dar uma chance e eu aprendi na mesma velocidade dos demais e o grande problema é que éramos em 5 irmãos e meus irmãos nunca apanhavam dos meus pais e era raro eu passar um dia sem levar umas varadas. Cresci brincando sozinho e tinha muita habilidade em confeccionar brinquedos e desenhava com algumas facilidades. Pra namorar era super travado. Eu não me preocupava em saber se iria encontrar alguém que me amasse de verdade, a minha preocupação era saber se eu iria encontrar alguém que tivesse paciência comigo. Quis ser militar da Aeronáutica e tinha grandes limitações de reflexos nós exercícios. Mas com minhas habilidades em desenho, eu consegui trabalhar como designer gráfico durante 25 anos no processo de desenvolvimento de embalagem em uma multinacional. Tinha uma sala só pra mim e aquele espaço era tudo de mais aconchegante pra mim e eu chegava a ficar irritado pelo fato de ter que me ausentar nas férias. Isso nunca me fez sentir infeliz, sempre fui muito feliz graças à Deus. Hj tenho dois netos diagnosticado com autismo e me identifico inteiramente com eles.
Parabéns ,vc mostrou que é forte e determinado, assim poderá ajudar seus netos q precisaram muitod alguém q os entendam, q os ame e aceite os como são 😍😍😍😍😍😍😍😍😍
Graça e Paz irmãos e irmãs meu testemunho eu tinha muitos problemas e um deles era hiperlexia e autismo eram enfermidades que Satanás cegava meu entendimento pra eu não compreender o significado das palavras não querer abraçar se incomodar com cheiros e me afastar das pessoas por não saber compreendê-la e depois que busquei a Jesus ele me curou de todas minha maior felicidade é está escrita no livro da vida e selado com o sangue de Jesus pra sempre fica perto desse ser incrivelmente fiel e amoroso que cuida de mim sempre Jesus maravilhoso! Glória a Deus! Aleluia!
Graças à Lucifer sou autista, e com isso tenho inteligência acima dos normatípicos, além de múltiplas capacidades e inteligência infernal, que atinge um QI dos diabos de 130, e com certeza irei para o inferno ao morrer por ser extremamente mais inteligênte do que você e por sofrer como se já estivesse no inferno com os graves problemas que enfrento pela minha condição. Oh, demônio, não era para você me dar alegrias e felicidades na vida terrena já que me presenteastes com tuas infernais características autistas?!? Já tomei elixires e remédios preparados pelos anjos e por Jesus pessoalmente mas não adiantaram de nada. Meu autismo infernal não cura! Sou um autista do inferno sem cura e serei pela vida eterna, AMÉM!!!! Vade retro, santa Thalita!!!!
Eu tambem falava. Com 2 anos eu construia ótimas frases. Com 3 ja sabia ler, Com 4 ja sabia, ler, contar dinheiro e olhar horas. É que o povo retirou a sindrome de asperger do transtorno autista para ser politicamente correto. É que no caso seu filho assim como eu quando criança temos sindrome de asperger. Aprende as coisas que acha interessante cedo. Nâo se preocupe.
De repente ele é autista MESMO (que incrível, encontrar uma criança realmente autista e não vítima de falsos diagnósticos de psicólogos picaretas), e muito inteligente. Eu com dez a doze anos de idade tentava conversar com meus pais e tios sobre astrofísica, a estrutura dos buracos negros e suas antíteses, os quasares (que todos sabem que emitem energia sem cessar em oposição aos buracos negros cuja massa é tão poderosa e cuja gravidade não deixa nem um pingo de luz ou energia, nada escapar), explicar para eles porque a entropia era mais poderosa do que a negentropia no Universo, e por isso o estado de mornidão que os cientistas doutrora previam para o Universo, que diziam que se tornar completamente frio aos poucos (eles acreditavam que assim seria o fim de tudo). Meus pais nem sabiam das estrelas duplas ou das anâs vermelhas (atualmente temos Betegelse prestes a se tornar uma supernova!!! Vamos ver essa estrela mais brilhante do que a lua no céu noturno, e até no céu diurno, mas claro, nada acontecerá com a Terra, já que a distância de é entre 600 e 800 anos-luz). Puxa, que bom que vocês podem conversar com ele sobre esses assuntos inteligentes!!! Eu também sendo inteligente, aos 12 anos explicava a amigos e parentes o livro "Os pecados da Civilização", do premio Nobel Konrad Lorenz, etólogo (sim, etólogo, e não ecólogo) e filósofo do Instituto Max Planck da Alemanha. Eles adoravam me ouvir. Fiz amizade com o prof. Harald Sioli, diretor emérito do INPE e do Max Planck Institute, uma das mais prestigiadas entidades científicas do mundo, e trocávamos correspondência, além de nos encontrarmos aqui no Brasil de vez em quando, eu ainda adolescente. Infelizmente nem meus pais entendiam o que eu falava, nem ninguém, só alguns professores como o Sioli, e como um professor do Instituto Oceanográfico com quem também fiz amizade e frequentava a casa, além do prof. Willlen Flousser, filósofo e teórico da teoria da comunicação, com estes eu trocava ideias e apresentava teorias, mas foram poucas amizades e possibilidades de trocas de ideias. Assim não pude ser cientista (nem haviam faculdades no Brasil na época (anos 1960 e 70) que permitissem que eu desenvolvesse meu QI superior a 131 (cheguei a fazer um teste aos 18 anos que deu 140, mas melhor esquecer, 131 já era suficiente,- e tenho sindrome de asperger, portanto sou autista tipo1!). Não percam tempol Levem seu filho para países do primeiro mundo ou ele perderá suas qualidades incríveis! Sabe, se seu filho é assim inteligente como voce nunca viu igual, mande-o estudar nos EUA, Inglaterra, França preferencialmente, ou na Itália, Espanha, Austrália, Nova Zelândia e outros países de cultura alta e facilidades para aprendizados.
OI! Tudo bem, Rayanne? Deixa eu te contar, recente lancei o livro “Meu Filho tem Autismo. E agora?” O mesmo além de expor muitas leituras, cursos e conversas com os terapeutas, aborda a trajetória minha e do meu esposo para auxiliar nosso filho a atingir seu máximo potencial. Trato temas essenciais referente a infância de crianças que são autistas a exemplo desenvolvimento da fala, sono, retirada das fraldas, sugestões de técnicas de estimulação, brincadeiras e muito mais. Tudo isso por um valor que não simboliza nem de perto o ganho que você terá no desenvolvimento de seu filho. A partir de R$24,90 você adquire seu exemplar, basta clicar no link:
*Minha esposa e eu estamos fazendo o curso da Débora que tem nos ajudando muito com nosso filho que é autista, estamos melhorando muito no desenvolvimento dele.*
Nunca imaginei isso na minha vida depois que comecei a estudar autismo chorei muito 😢 fiquei tão mal que não consegui trabalhar pq já tive depressão silenciosa no passado e foi um gatilho isso abalou o meu psicológico 😞 ontem
Oi Mayra, sou pai do Otávio, graças a você e ao Thiago eu iniciei o tratamento do meu filho com 1 ano e 7 meses, hoje ele tem 3 anos e seis meses, poucos atrasos, e muitas atividades, eternamente grato a vocês que me trouxeram um norte quando angustiado percebi os sintomas de autismo no meu filho.
@@rafaelagarrido6372, primeiro procurar um neuropediatra e contar os sintomas percebidos, após isto procurar uma clínica especializada em tratamento infantil do autismo. Lá os profissionais irão avaliar a criança e emitir laudos para amparar o diagnóstico e iniciar o tratamento.
Onde trabalho, temos várias crianças autistas.É preciso aprender mais sobre o tema. Fico olhando as mães, tão ansiosas, e em busca de mais informações como eu. Hoje chego a conclusão (sem avaliação médica ) que posso ser autista. É tão bom ver quando uma mãe/família está satisfeita com os avanços do filho. Informação é tudo. Grata a você e a todos os pais, avós, parentes em geral deste canal, que com seus depoimentos me ajudam a melhorar o meu trabalho.
Fui estudante do ensino do EJA médio aos 58 terminei o médio com muito orgulho sim vamos lá eu antes pensava que tinha tea.o transtorno do autismo leve ficava com pensamento quem tinha múltiplas entidade fui ao médico que o meu caso não era o autismo era mas nervosismo por querer fazer tudo rápido ele passou uns medicamento e estou me sentindo bem graças a Deus muito agradecido por Deus escutar as minhas súplicas e me devolver ha minha saúde só acredito nele ❤
Explica bem demais, me lembro dos primeiros vídeos, quando o canal era bem pequeno. Só tenho gratidão por tanto empenho em compartilhar tanto saber de maneira e com tanta profundidade e conhecimento. Bjus Mayra.
@@fazendap8715 desculpa me intrometer, mas como não vi resposta, resolvi ajudar. Quer dizer ter estereotipais e distúrbios (sensoriais e etc) típicos de quem é autista. É porque como são muitos, então é chamado “transtorno do espectro autista”. Por isso que a Dra. fala que existem autistas bem diferentes de outros, com demandas diversas.
@@fran-h2j obrigada por responder, mas é um.assunto bem.complexo né. Como.saber em.qual.grau está? Vou tentar agendar um neuropediatra. Porque muitas vezes achamos que está td certo mas lá na frente.
Mayara muito obrigada por tudo! Na Época em que nenhum profissional me dava ouvidos vc foi uma das pessoas que me ajudaram a ñ desistir da busca por um diagnóstico.Com 8 anos conseguimos através de uma Avaliação neuropsicologica chegar ao Diagnóstico do Antigo Asperger e hoje autismo leve + TDA.Fui muita luta,muito choro e graças à Deus minha filha hoje tem vencido dia após dia o transtorno que qualquer grau de Autismo causa na vida do Autista e de sua família.
@Claudia Eduardo sugiro ver os canais da dra Ana Beatriz Barbosa sobre TDAH, ela é psiquiatra e tem TDAH, eu também tenho TDAH e tudo que sei sobre, principalmente através dela, me ajuda bastante...
Não tá aumentando sempra teve as pessoas não tinha conhecimento era visto com dezinterece até na família foi babá cuidei de artista os país levavam ao pissicriatra empia de remédios nao levavam mem um lugar mem escola meu neto é aldists não foi dificil cuidar dele é lindo faz tudo mormal amamos muito
As pessoas me explica uma coisa várias e várias vezes e eu não entendo, e também me esqueço com facilidade, tô com 19 anos no 2° do ensino médio ainda. N sei o que é isso
Achei seu canal hoje, e amei sua explicação. Meu filho Miguel, está em terapias e ainda não tem diagnóstico fechado. Desconfiamos que ele também tem autismo... ele fez 3 aninhos em Janeiro.. começou a falar algumas palavrinhas com 1 ano e 7 meses e de repente parou, e hoje aí da não fala.Isso me fez procurar ajuda. Hoje ele é acompanhado pelo Neuro, fono, psicóloga e Terapeuta ocupacional... Tudo ainda é novidade pra mim, visto que já tenho uma filha de 9 e outra de 4 aninhos. Cada dia é um aprendizado. Miguel é meu tudo. Esse ano começou na escolinha, e acredito que vai desenvolver muito... peço a Deus que eu saiba ensiná-lo e dê sabedoria para continuar cuidando dele! Meu tudo❤
Fiz esse canal para aprender com vocês a lidar com meu filho autista toda ajuda e bem vinda principalmente concelhos e tudo muito novo pra gente não sabemos lidar com a situação e precisamos de ajuda
Meu foi diagnóstico com autismo nivel 2 ...em 2019 agora ele tem 7 anos e faz terapia ate. Hj ..comecou as terapia com 2anos e 6 meses..hj com sete ja. Perdeu a. Maiorias das características.. melhorou muito mesmo
ter filho autista e ter um herói. mais quando os pais não tem condições financeiras pra fazer todo tratamento. o coração ficar aflito. mais DEUS CUIDA🙏❤
Meu irmão tem síndrome de Asperger(vertente do Autismo). Eu que dei o diagnóstico, pois li no meu livro da faculdade!! 1 ano depois o médico falou que é Síndrome de Asperger. Ele foi em vários médicos, desde pequeno, e fez infinitos exames e os médicos não chegavam a um resultado e quando eu li sobre, já sabia que era.
Meu filho hoje de 3 anos ,foi diagnosticado tem 6 meses, nunca imaginei ele ser autista eu e toda família achávamos que ele era parecido com meu marido minha sogra sempre falava nossa ele é muito parecido com Papai dele quando pequeno, eu só busquei ajuda porque ele não falava, muita dificuldade eu sempre percebi desde 1 ano ,como ele iria entrar na escola fiquei preocupada e busquei ajuda de fono e ela encaminhou ao neuropediatra e na consulta ele diagnosticou e já começamos os exames, ressonância ,Bera e terapias fono,piscologo,TO. E numa consulta com Neuro e piscologa dele eu informei sobre o que nos achávamos e eles disseram provavelmente seu marido é um autista escondido , pois tem muito adultos autista por aí, com grau leve como eles.
na minha casa foi a mesma coisa, meu marido sempre reclamou de como ele era, se sentia estranho e eu sempre brincava que ele era autista pq ele era muito "fresco", quando nosso filho nasceu minha sogra sempre falava, como ele era parecido com o pai, em tudo, com uqase 3 anos eu questionei para o pediatra pq ele não fala direito, tinha alguns atrasos leves e não comia nada, não dormia e tinha uns trejeitos estranho e ela levantou a questão do autismo, ai que o pai dele aceitou que ele tinha algo tbm, e de ambos é leve
Aqui do mesmo jeito, as pessoas falam que o pai da minha nenê é doido.kkkkk ai agora descobrir que minha bebê é autista..acho que ele é tambem, mais ele não aceita.
Tenho 26 anos, sempre soube que eu era diferente, além do autismo tenho TDAH, mas é praticamente imperceptível de se perceber para as pessoas. No meu trabalho me comunico muito bem, mas não consigo desenrolar uma conversa com uma pessoa frente a frente. Não consigo aprender matérias simples como matemática e português por conta do TDAH, porém toco 8 instrumentos, faço ilustrações, escultura, domino alguns idiomas como inglês, aprendo qualquer função rapidamente, pois o foco do autismo me ajuda nisso. Alguma coisa em nos autistas me chama muita atenção e me faz pensar muito, como conseguimos aprender tanto de coisas muito difíceis e coisas fáceis não?!...como eu consigo dominar a anatomia humana e não consigo decorar uma tabuada? Eis uma pessoa com Autismo e TDAH..rsrs..esse sou eu
Boa aula Mayra, quando há muitos trabalhava na APAE e fazíamos na devolutiva o diagnóstico da criança os pais queriam matar a equipe (eu era só o neurologista)..Mas pouco se sabia sobre essa condição e muitos acabavam (não por nós)impregnados de antipsicóticos.Depois graças a Deus iniciou se uma abordagem psicopedagogica.Muito bom Mayra
Na minha área de trabalho da para perceber nitidamente o aumento de crianças autistas. Minha filha tem 32 anos e o diagnóstico dela demorou demais, pois ela não tem alguns traços típicos de autismo
Eu sou mãe de uma criança com autismo,q já tem 10anos,logo no começo é devido ser meu primeiro filho sempre fiz tudo pra ele,agora faz 3 anos q estou tentando q ele faça tudo sozinho, mas tem dia q é de boa e outros bem exaustivo,ele fica se batendo e confeço quero muito ajuda e não sei como e com quem falar
Obrigada por existir em nossas vidas! Meu filho é prematuro, tive uma gestação difícil, de risco e pré eclampisia. Ao descobrir que ele é autista ,sempre liguei ao tipo de gestação que tive, mas profissionais me disseram que não 😔
Eu tenho 3 filhos duas meninas e 1 menino os 3 estão em investigação mais pelo que eu aprendi aqui no canal provavelmente os 3 são autistas os dois mais velhos tem menos sintomas já a bebê de 2 anos tem muita esteriótipias e já sabe juntar as sílabas ela e muito inteligente com hiperfoco em letras cores e números.todas as 3 gestações foram de autorisco
Luciene, o neuro confirmou o diagnóstico do seu filho? O meu filho nasceu de 29 semanas, por conta de uma eclampsia. Ele está com dois anos com alguns atrasos no desenvolvimento, por exemplo, tem muito medo de andar, fala algumas palavras, mas não forma frases e têm algumas manias, porém nunca sei até quando é algo normal ou não :/
Tenho só um filho ele tem autismo mais ñ mim culpo só quero de filho ele pra poder cudar melhor amo meu filho não iporta o que vão dizer ele é serumano igual a todos acho até divertido ele é muito engraçado 🌟meu presente de Deus ❤⭐
Mayra, primeiramente obrigada pelo seu conteudo, moro na Italia e tenho um filho de 8 anos com diagnostico de Autismo, partimos de grave, hoje estamos em leve-moderado. Trabalhamos com ele desde que ele havia 2 anos e meio, nao tinha idade ainda para o diagnostico atraves de testes como ADOS e PEP, mas ja mostrava sinais claros como falta de contato ocular e ecolalia. Conseguimos muitos bons resultados atè agora. Ele esta na segunda serie e acompanha o programa da escola, tem uma professora de suporte, mas consegue fazer quase tudo aquilo que fazem os coleguinhas de classe. Mas enfim te escrevo porque aqui sempre vivemos um dilema, pois o peuqeno nasceu com a Sindrome de Klinefelter e desde sempre por isso tivemos muita dificuldade com os diagnosticos. Cada medico dà um parecer diferente, alguns negavam o autismo (que hoje è muito claro) mas hoje soubemos que existem possiveis relaçoes entre os dois 'problemas' (Klinefelter-Autismo). Voce tem alguma experiencia/ fonte de informaçao a esse respeito? Desde jà obrigada
tenho um casal de amigos que o primeiro dos 3 filhos é autista em grau severo, mesmo com acompanhamento médico chega dar medo na gente ver o comportamento dele e imaginar como poderá ser seu futuro, porque pais envelhecem e devido a severidade do autismo do menino é impossível imaginá-lo vivendo normalmente como um adulto independente, eu acredito que ele precisará de cuidados por toda sua vida. já em idade escolar ele não fala, não interage com as pessoas, é violento, tudo que ele faz é correr pela casa, jogar seu próprio corpo nos móveis e pessoas. só Deus pra ter misericórdia ...
Mas as pessoas "caminham" dentro do espectro, viu? Com as terapias adequadas, pode acontecer de um grau 3 caminhar para um grau 2 de suporte, no futuro.
Desconfio que meu filho é autista, pois ele apresenta um a dificuldade enorme em socializar-se, além de ter apresentado vários aspectos enquanto se desenvolvia. Hoje ele tem 17 anos, mas quando criança, andava na ponta dos pé, gostava muito de leitura e números, bastante inteligente, seletividade alimentar, assistia a mesma coisa inúmeras vezes, entre outros. Levei ao psicólogo e neuro, mas nenhum deles sugeriu autismo. mesmo assim, tenho impressão que ele tem.
Olá querida, tudo bem? Sugiro que se ainda há dúvidas que procure outro médico especialista, como neurologista ou psiquiatra para orientá-la nesse momento! Um beijo enorme
Minha princesa tem 3 anos e 6 meses, descobre atraso neuropiscomotor e autismo desde 1 anos e 10 meses. Gravidez difícil, pré eclampis, nasceu prematura.
A neuro que diagnosticou meu filho de 02 anos e 4 meses me falou que muito provavelmente que um dos fatores do autismo dele seria a diferença da idade entre eu e meu esposo .Eu tenho 31 e ele 54.
Mas acontecem que antigamente não existia a pílula e as mulheres mais velhas engravidavam e homens mais velhos faziam filhos e todos nasciam normais. Meus bisavós eram mais velhos e minha bisavó já entrava na menopausa após os 50 anos e teve a minha avó.
@@fazendap8715 muitos adultos com mais de 20/30 anos estão sendo diagnosticado depois de adulto pq hoje em dia se conhece o autismo melhor, muitos ao levarem os filhos tbm acabam vendo que tbm são autistas.
Olá Iara, tudo bem? Deixarei uma playlist para você caso queira entender um pouco mais sobre o tema ruclips.net/video/NNaiwC6tnQQ/видео.html. Um abraço! 😍
Meu filho tem 20 anos 💙foi diagnosticado aos 3 anos autismo moderado gostaria muito de saber a causa mais ainda não é nada confirmado 🤔mais uma verdade acontece o autismo infantil é complicado mais na fase adulta melhora muito só é questão de tempo , paciência e amor
Tenho um filho de 20 anos de idade com TEA (autismo), dislexia e discalculia. Meu outro filho tem 05 anos de idade com TEA (autismo). Já, o meu filho de 09 anos de idade, até o presente momento não apresentou nenhum espectro. Sou mãe e pedagoga com licenciatura plena.
Deu um BOOM! na minha cabeça agora... Meu caçula foi diagnosticado com autismo aos 15 anos, eu já desconfiava antes. Minha gravidez foi conturbada, meu marido e eu temos uma diferença de idade considerável e principalmente na família dele tem várias pessoas (ele mesmo tbm) com sintomas de autismo. TD se encaixa agora... O Matheus hj tem 18 anos, é super inteligente e ama computação...super carinhoso e empático ❤️ o porto seguro dele é sempre o irmão, José (19)
Também não acho,que esteja aumentando. Sempre houve,mas naõ haviam especialistas em diagnosticar o autismo. Sabiam apenas diagnosticar crianças com Dow.
Oi! Adorei suas explicações, e já me inscrevi. Faz um vídeo falando sobre como agir quando a criança não quer comer NADAAAA... Sei que é um processo, meu filho já faz várias terapias, mas ainda passo sufoco com este assunto, pq ele apresenta muita restrição alimentar, e às vezes, não quer comer nem os alimentos que gosta... Ele tem 4 anos.
Mayra, por favoooor, grava um vídeo falando sobre "dieta pra autistas", sua opinião e embasamento científico. Tenho pesquisado a respeito, e vejo profissionais defendendo, outros que dizem q não tem comprovação científica, como por exemplo a retirada do gluten da dieta da criança pode melhorar o desenvolvimento dela. Dá uma luz aí pra gente rsrsrsr ... Parabéns e obrigadaaa pelo trabalho lindo que vc faz, e tanto ajuda mamães (e papais) como eu, que querem fazer o melhor pro desenvolvimento dos nossos pequenos dentro do Espectro.
Vivo com autismo faz 7 anos, no início fiz de tudo, todas essas dietas, cortei glúten, lactose, conservantes. Foi a pior coisa que fiz, não resolveu! A única coisa que aconteceu é que meu filho desenvolveu alergias à esses alimentos. Hoje ele está melhor e come de tudo, o ideal de início é levar em um alergologista, ver alergias, leve também a um nutricionista para que tenha uma dieta saudável, balanceada. Pois qualquer ser humano que se alimenta mal, que o intestino não funciona bem, fica irritado e não dorme bem. O que melhora são as terapias, única científica mente comprovado, se a criança for muito agitada como o meu que tem autismo e TDAH diminua bastante o açúcar, pois não faz bem p ninguém muito menos p eles.
@@diaadiacomoautismo9602 obrigado pelo fedback. Levei ele a nutri esse mês e ela não cortou o gluten, inclusive mandou retornar pq eu tinha parado, mas, mesmo assim, to dando bem pouco, até q eu leve ele ao alergologista e faça os exames, pq meu marido é celíaco, e minha filha mais velha se comer macarrão passa mal. Graças a Deus, meu pequeno até o momento não tem nenhuma seletividade alimentar, como absolutamente tudo. E eu sou bem chata rsrsrsr comida com pouquíssimo sal, nunca comeu açucar (que nao fosse natural do alimento), tb nunca comeu nada industrializado, refrigerante entao .... nem a mais velha de 9 anos bebe ;) A questao de dormir, aqui pra gente tb é tranquila, ele dorme bem e a noite toda.
EU ACREDITO NA DIETA SEM GLÚTEN E SEM LEITE E DERIVADOS MELHORA QUALQUER PROBLEMA PARA QUALQUER UM. MAS NUNCA É SÓ ISTO , TAMBÉM CADA PESSOA TERÁ A SUA INTOLERÂNCIA. POR EX. MILHO., CARNE VERMELHA. FRUTOS DO MAR. DEPENDE DO TIPO DE SANGUE. NÃO SOU AUTISTA MAS TENHO QUE COMER CARNE. E TEM ALGUNS QUE NÃO PODEM. UM BOM NUTROLOGO É O IDEAL
Quero morrer não aguento mas esses comportamentos repetitivos, todo dia é a mesma coisa, não consigo socializar e nem interagir, não consigo me desenvolver 😭
A idade dos pais, adolescentes podem ter maiores riscos, e diferença de idade entre o casal á partir de 10 anos. A mulher tem 20 anos, o homem 30 anos, a mulher tem 30 anos e o homem 50 anos, são fatores de risco que favorecem o autismo ? Não vejo esse assunto sendo abordado no Brasil, no exterior falam muito sobre isso ! Faz um vídeo explicando sobre isso Dr. Mayra por gentileza !
Olá, tudo bem? Para auxiliar em sua dúvida, separei estes conteúdos e informações: 👉 instagram.com/p/CqlfxmZPaQG/ 👉 instagram.com/p/Cq2wlxlIu1r/ 👉 ruclips.net/video/NNaiwC6tnQQ/видео.html 👉 instagram.com/p/CvIgpqSISg_/?img_index=1 👉 www.nature.com/articles/s41380-023-02046-7 👉 instagram.com/p/CvIgpqSISg_/?img_index=1
A melhor explicação que já ouvi! Muito obrigada! Foi muito esclarecedor para mim. Gostaria que fosse esclarecedor para alguns profissionais na minha cidade que batem na tecla que existe aquelas regras padrão para uma criança ser diagnosticada com autismo. Estou na luta com minha filha há mais de 1 ano, são características óbvias.
Oi Nayara! Vou explicar o que acontece com meu filho, talvez haja semelhança com o caso da sua criança. Levei meu filho em dois especialistas que me explicaram que, pra dizer que alguém está dentro do espectro, é preciso estar presente 3 pilares: dificuldade na interação social, na comunicação social, interesses restritos/repetidos, as chamadas esteriotipias. Como o espectro é muito amplo, algumas pessoas podem ter essas características de forma mais acentuadas que outras, e assim estar dentro do espectro. Meu filho de 3 anos ainda não tem diagnóstico fechado, pq falta a questão do contato social que está presente nele de forma bem positiva ( em relação a isso, o que percebo de "negativo" é que ele não sustenta muito o olhar quando conversamos com ele, por ser muito agitado (ele foi identificado com TDAH).;O primeiro médico que levei, passou a terapia ABA e disse para avaliarmos ele ao longo do tratamento de 6 em 6 meses. Que aos 6 anos o diagnóstico pode vir pois o nível de interação que se espera nessa idade é outro .. enquanto isso vamos vivendo nas "bordas da bolha". O médico ao analisar meu filho no consultório chegou a dizer que ele bateu na "trave", ou seja faltou justamente essa questão da falha na interação, que não está presente. Levei em outra neuro que já foi mais cautelosa no diagnóstico, disse que nem TDAH pode dizer que meu filho tem por diversos fatores, principalmente pela questão tbm da idade, por ter apenas 3 anos. O que ela me disse foi que sugeria uma avaliação neuropsicologica para investigar melhor, já que o diagnóstico de autismo grau 1 é o mais difícil de se alcançar. Assim, meu filho por ter traços autistas e ter de 20 a 30% de chances de ter Autismo, já começou as terapias e será tratado com TEA até que o diagnóstico seja descartado ou confirmado. Fiz uma avaliação com ele através da plataforma TEam e depois o levei na consulta com o médico responsável pela avaliação online. Se quiser saber mais sobre ela, é só pesquisar no Google ou no Instagram @drjoniel
@@Maced0Larisssaa Muito obrigada! Vou já pesquisar. É muito difícil nao ter um norte. Minha filha tem as características bem parecidas com as que vc mencionou do seu filho. Espero que logo podemos conseguir o melhor para nossos pequenos cresçam sem mtos atrasos.
Eu acho que sou autista, não consigo socializar, não consigo interagir, só vivo em casa fazendo sempre as mesmas coisas, tenho dificuldade em olhar nos olhos de algumas pessoas, não sou independente dependo dos meus pais literalmente para tudo. Tenho 19 anos e ainda estou no 2° ano do ensino médio, tenho dificuldade em aprender e qualquer coisa me distrai, esqueço as coisas com facilidade.
Esses videos seu estão sendo muito importante pra mim. Há pouco tempo diagnosticamos o tipo de Autismo leve em meu filho de 2 anos , esses videos estão nos ajudando muito além do acompanhamento dos profissionais ( fonoaudióloga , pisicologo , neuro , dentre outros) , ajuda como devemos tratar nosso pequeno tesouro ❤ Nosso Miguel
Muitos médicos que persuadiam autismo e questões genéticas já estão demonstrando que há vários fatores ambientais ligados ao autismo, tanto da mãe na gestação quando exposição a tóxicos do bebê, por exemplo. Antigamente aquelas mulheres que tinham 10 ou mais filhos quase sempre tinham filhos perto dos 40. E ainda assim a incidência era bem menor. Colocar a culpa só nos genes é considerar que genética é destino, é esse conceito é ultrapassado pelo pouco que eu sei.
Um estudo sobre as gestações ,medicações na gestação, partos dificeis à espera de um parto normal em que a gestante e o bebê sofrem além das horas deveriam ser considerados. Na verdade só há suposições sem conclusões sobre genética. De repente você tem.um autista na família e NUNCA houve nas gerações passadas.
Então, a história de "falar que tudo é genética", sem APONTAR de fato os GENES, pode ser algum "escapismo", ou possivelmente (mais provável), não tenha REAL CORRELAÇÃO, quando a correlação é clara, você consegue mapear os genes e a sua expressão e todo o mecanismo envolvido. Vejo maior probabilidade de correlação com a poluição atual, agrotóxicos (e também muitas vacinas NOVAS) do que "só dos genes", lembrando que OS GENES atuam em correlação com o ambiente, certas moléculas atuando sobre alguns genes podem induzir ao câncer, não são "só" estes genes causando a alteração, mas também as moléculas (muitas vezes artificiais) causando um mal funcionamento dos genes.
Que bom que vim aqui . Sempre acreditei que era consequência daquilo que a gente comia sei lá . Tantas coisas industrializadas , micro plásticos etc... mas realmente faz sentido o que você disse .
Parabéns pela explicação Mayra! Acredito que tenha relação com o parto na gestação do meu 2° filho, tive que tomar medicamento para segurar o bebê e o parto foi induzido, e o parto do meu 3° filho ele nasceu com sofrimento fetal, os 2 são autistas.
Oi Jô! Eu também tive que tomar medicamentos pois apresentei sangramento aos 3 meses de gestação aparentemente sem motivo. Marquei cesárea com 38 semanas pq já não conseguia respirar direito pelo tamanho do bb e da barriga 😓
@@vanessaaquino1906Boa noite Vanessa! Eu tomei porque tive dilatação no 7° mês o meu 2° filho nasceu com 39 semanas e o terceiro 41, imagina o tamanho da barriga rsrsr realmente fica difícil de respirar.
Boa tarde Vanessa e Jô. Eu tive descolamento de placenta com 7 semanas tive que tomar ultragestan. E depois durante toda a gestação sentia dor e fala com a médica e ela mandava tomar Buscopan aí troquei para outro médico porque ela não iria poder fazer o parto . Eu também fala com esse médico e ele mandava tomar Buscopan. Até que com 33 semanas e 6 dias eu não parava de sentir dor durante o dia mais pensava que era contração de treinamento só que de madrugada umas 4:30 da manhã eu fui ao banheiro e saiu o tampão. Ligamos para o médico e ele falou que não iria fazer o parto porque era prematuro e mandou procurar uma unidade pública, então fomos chegando lá me deram o toque e já estava com 4 cm , mandaram esperar mais um pouco para internar depois de uma hora mais um toque 6 cm então internaram . Deixei todos os exames e ultrassonografia com a enfermeira. Então fui para sala de pré parto, foi muito rápido logo já estava com 8 cm em seguida com 10cm. Meu filho nasceu depois de muita força de parto normal, só sei que eu fazia força e parecia que ele não descia , sei disso porque já tinha tido 2 filhos antes desse . Quando ele saiu junto eu urinei na médica e ela me colocou uma sonda . Ele não chorou ,depois de um tempo eu perguntando o que estava acontecendo ele deu um chorinho muito fraquinho e me entregaram ele sem nem uma reação ele só respirava então perguntei se poderia amamentar e falaram que depois de uma hora quando passou esse tempo tentei fazer ele mamar e nada ele nem abria os olhos nem abria a boca ele estava sem reação alguma . A minha acompanhante falou com os médicos várias vezes que a criança não estava
@@jaianelourodasilva9156 Hoje ele foi diagnosticado com autismo , diz o médico que foi por causa de oxigênio no cérebro. Ele entrou em sofrimento fetal. Ele hoje não fala , tem um sensorial muito forte . Ele não como fruta nenhuma , comida ele engole não mastiga. Coloca tudo na boca , não socializar com crianças. Não tem medo do perigo , se ele estiver Emcima de alguma coisa alto ele se pula entre várias outras coisas. E uma sensação horrível, porque o médico disse se não tive faltado o oxigênio no cérebro dele ele hoje não teria o autismo. Tudo bem que para mim isso é só um detalhe porque ele e meu filho e eu o amo de qualquer forma. Ele faz tratamento hoje com todas as terapias e acredito que ele vai superar e fazê difícil.
Minha mãe sempre disse que sou autista mas não quis me levar a uma avaliação pq combinou com minha avó que só levaria se eu fosse pra escola e elas vissem que eu não estava aprendendo nada. Acabou que eu entrei na escola com 3 anos, aprendi a ler com 6, pulei duas séries logo em seguida é sempre fui autodidata. Elas desistiram da ideia de me levar mas eu sei que sou pq me encaixo em vários aspectos e sofri muito quando me tornei adolescente por não me encaixar nos padrões de comportamento da minha geração
No meu caso foi complicação na gestação e no parto,a minha filha já foi genética minha ,minha filha é autista moderado muito inteligente,o que me preocupa mais é a esteorotipia,a sensibilidade sensorial e a comunicação ( comunicação ela melhorou muito )
Comigo também foi assim 😔 tive parto difícil um sangramento na gravidez a minha e autista moderado não fala tem bastante esteriotepia comunicação dela e bem ruim mi usa de ferramenta tem 2 anos e 5 mês
Tenho uma bebê de 1 ano e 7 meses e desde os 5 meses vinha observando o comportamento dela.... sempre inquieta.... todos os brinquedos que dá para ela não prende sua atenção. Algumas vezes ela batia a cabeça na parede, ela começou a andar com 9 meses.... é muito inteligente, esperta, carinhosa e amorosa.... ela não fala, não escuta quando a chamamos, gosta de ficar pulando, na minha sala tirei tudo para que ela não se machucasse pois sobe no rack para se pendurar na TV que fica na parede. As vezes sai da sala e vai direto para perto do fogão mexer nas panelas e muitas das vezes estão quente, se põe ela para sentar ela não consegue ficar um minuto sentada ..... já aconteceu de colocarmos ela na cadeirinha para almoçar e ela levantar inúmeras vezes. Ela iniciou na creche e a professora de educação especial a observou e nos chamou para conversar ela está fazendo o relatório da minha bebê e ao que parece ela tem características de um autista.... na creche observei que as tias não tem paciência com ela pois as outras crianças já se adaptaram e ela não. Ela gosta de brincar sozinha e dorme muito pouco tbm na creche e todos os dias quando busco a tia da sala reclama dela que ela quando acorda, acorda chorando ou passa por cima das outras crianças, diz que em casa é uma só e é mais fácil e lá são mais de 15 crianças então é difícil enfim. Estou aguardando o relatório para que eu possa levar para a Neuropediatra.... amo de mais minha bebê agradeço a Deus todos os dias por ter me dado a permissão de ser mãe dela.
Sei bem como vc se sente minha filha tem 8 anos e sinto que a escola também não tem paciência com ela o ano já tá acabando já vão transferir ela pra uma escola especial ainda esse ano parece que não gostao dela que não vê a hora de se livrar da minha pequena ela tem tdah
Tem uma família que vi na TV no Espírito Santo que os 5 filhos são autistas. Posso.dizer que nem o seu caso é nem os 5 irmãos autistas é devido a genética. São outros fatores. Que as mentes dos cientistas não perceberam.
Muito obrigada Dra pelas explicações! Tenho muita vontade de fazer seu curso para pais. Foi através de um vídeo seu que descobri que meu filho estava dentro do Espectro.
A família do meu marido tem vários casos de autismo. Um médico amigo da minha filha disse a ela que é altamente genético. Resultado: ela desistiu completamente da idéia de ter filhos.
Maravilhosa explicação!Tem um sobrinho ou seja ,temos na família um anjo azul💙... É impressionante,a troca e a interação com ele..No início,um pouco complicado mas com o tempo, nós nos doamos muito para entende-lo... Está sendo maravilhoso e temos muito pela frente! Amamos o nosso Dani azul💙🙏😘
@@patriciasantos299 o autismo dele é moderado,grau 2,ou seja,requer atencao em quase todas as atividades do dia a dia!tbm ñ é verbal.faz acompanhado desde os 2 anos.
@@mayragaiato me ajuda o meu é autista, tem 2 anos e 6 meses, só come literalmente iogurte e amburg a carne que vai em lanche, só isso nada mais. Ele comia papinha e tomava Aptamil e deixou tudo da noite para o dia. E até então só aceita isso. Celetivo ao extremo. Me ajuda por favor, socorro, não sei o que fazer. Não bebê água direito também. Será que tem como mudar essa situação??? Por favor me ajuda, tem um vídeo algo de orientação??? Socorro 😭
Muitos comentários falando que não está aumentando e sim tendo mais visibilidade. Está aumentando sim!
Fui diagnóstica aos 39 anos, há menos de 2 meses, em razão do atraso de fala do meu filho. Sempre fui uma criança precoce. Falei cedo, andei cedo, usei o banheiro cedo, fui alfabetizada cedo, entrei na faculdade muito cedo. Como sempre fui precoce nunca houve preocupação. Contudo, tenho muitas questões sensoriais (o que só fui descobrir há menos de 4 meses, cresci sendo chamada de fresca - somente não tenho questões sensoriais com som), escuto a mesma música e assisto ao mesmo filme várias vezes para tornar o ambiente previsível e, assim, mais aconchegante para mim, sofro de ansiedade, tenho seletividade alimentar, um comportamento (que hj vejo) rígido, hiperfoco em estudar e não gosto de receber pessoas na minha casa, nem de ir na casa de outras pessoas, além de outras característica. Como possuo minha capacidade cognitiva e intelectual (possuo altas habilidades e superdotação) preservados, somados a uma consciência social (a única coisa que possuo fora do espectro) sempre passei despercebida pela vida. Meu irmão, que diferente de mim, tem grande prejuízo social, acredito eu, também seja autista. Se não fosse o atraso de fala do meu filho eu nunca teria descoberto minha condição e não faria parte da estatística.
Vc se formou em q e com qual idade?
@@pcchl3648 Minha primeira graduação foi em Direito. Me formei aos 20 anos (o curso de Direito possui duração de 5 anos - nunca pulei turmas na escola).
Vc se formou em direito com 20 anos. Massa. PARABÉNS. Vc trabalha na área jurídica?
Nossa... seu comentário foi muito importante para mim. Tenho alguns "sintomas" muito semelhantes aos seus e a outros autistas, mas por ser mt comunicativa uma amiga psicóloga disse que não posso ser autista... mas uma coisa que você disse, me identifico muito: por mais que eu me relacione com as pessoas, não gosto de receber visitas na minha casa. Outra coisa minha: assim como simpatizo com alguém, logo já me enjoo dela, fico de saco cheio só de ouvir a voz (nao acontece com todo mundo, tenho amigos, mas acontece com frequencia).
Obrigada pelo seu comentário, vou procurar um especialista.
@@pcchl3648 Trabalho com planejamento e auditoria tributária, conciliando o Direito, a Contabilidade e a Atuária.
Mayra, não sei se essa mensagem chegará até você...
Há 3 anos quando nos chegou a informação de que nosso menino estava no espectro, ele estava com 1 ano e 9 meses... Seus vídeos me ajudaram imensamente.
Hoje, prestes a completar 5 anos ele lê, soma, subtrai e tem facilidade em tantas outras coisas que fica difícil até de listar.
Faz acompanhamento de fono, T.O., psicopedagoga e frequenta o Pré II.
Só escrevo para te agradecer. Você presta um serviço maravilhoso às pessoas.
Qual a idade de vcs pai e mãe?
Pois no vídeo mostrou que pode estar relacionado a idade dos pais
Como pode essa mulher dizer que o autismo tem causa genética se não existia antes de 1964?
@@fabrodaniel claro q existia só não era diagnosticado.
@@fabrodaniel pq existia hospitais de “loucos” como diziam no passado , eu acredito que seja isso !
Não acho que está aumentando. O problema é que antes ninguém sabia o que era. Fui professora do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental nas década de 1980/1990 e tive muitos alunos que hoje seriam diagnosticados como autistas.
Pois só na sala do meu filho esse ano tem 5 crianças com autismo.
Exatamente não está aumentando e sim tendo mais visibilidade
Eu mesmo tenho 31anos e na minha infância sempre fui taxado de preguiçoso agora sei que é dislexia
Verdade
Verdade
Eu estou com 62 anos e faz pouco tempo que cheguei a conclusão que sou autista. Com 6 anos fui devolvido aos meus pais do colégio como criança esquisita. Minha sorte que no ano seguinte a professora foi transferida e no lugar dela uma outra professora mais paciente resolveu me dar uma chance e eu aprendi na mesma velocidade dos demais e o grande problema é que éramos em 5 irmãos e meus irmãos nunca apanhavam dos meus pais e era raro eu passar um dia sem levar umas varadas. Cresci brincando sozinho e tinha muita habilidade em confeccionar brinquedos e desenhava com algumas facilidades. Pra namorar era super travado. Eu não me preocupava em saber se iria encontrar alguém que me amasse de verdade, a minha preocupação era saber se eu iria encontrar alguém que tivesse paciência comigo. Quis ser militar da Aeronáutica e tinha grandes limitações de reflexos nós exercícios. Mas com minhas habilidades em desenho, eu consegui trabalhar como designer gráfico durante 25 anos no processo de desenvolvimento de embalagem em uma multinacional. Tinha uma sala só pra mim e aquele espaço era tudo de mais aconchegante pra mim e eu chegava a ficar irritado pelo fato de ter que me ausentar nas férias. Isso nunca me fez sentir infeliz, sempre fui muito feliz graças à Deus. Hj tenho dois netos diagnosticado com autismo e me identifico inteiramente com eles.
Amei o seu relato Seu Eraldo 👏👏👏👏👏👏👏
Que relato !!! Gostei muito de conhecer um pouco da sua história, parabéns pelos seus netos, tenho certeza de que vão ser muito felizes 💙
Parabéns ,vc mostrou que é forte e determinado, assim poderá ajudar seus netos q precisaram muitod alguém q os entendam, q os ame e aceite os como são 😍😍😍😍😍😍😍😍😍
Feliz pelo senhor que superou e supera todos oa desafios que a vida apresenta. Grata pela exposição do relato que muito tem valor.
Ótimo relato bela história de vida
Graça e Paz irmãos e irmãs meu testemunho eu tinha muitos problemas e um deles era hiperlexia e autismo eram enfermidades que Satanás cegava meu entendimento pra eu não compreender o significado das palavras não querer abraçar se incomodar com cheiros e me afastar das pessoas por não saber compreendê-la e depois que busquei a Jesus ele me curou de todas minha maior felicidade é está escrita no livro da vida e selado com o sangue de Jesus pra sempre fica perto desse ser incrivelmente fiel e amoroso que cuida de mim sempre Jesus maravilhoso! Glória a Deus! Aleluia!
Glória a Deus Aleluia 🙏🙏 o
Graças à Lucifer sou autista, e com isso tenho inteligência acima dos normatípicos, além de múltiplas capacidades e inteligência infernal, que atinge um QI dos diabos de 130, e com certeza irei para o inferno ao morrer por ser extremamente mais inteligênte do que você e por sofrer como se já estivesse no inferno com os graves problemas que enfrento pela minha condição. Oh, demônio, não era para você me dar alegrias e felicidades na vida terrena já que me presenteastes com tuas infernais características autistas?!?
Já tomei elixires e remédios preparados pelos anjos e por Jesus pessoalmente mas não adiantaram de nada. Meu autismo infernal não cura! Sou um autista do inferno sem cura e serei pela vida eterna, AMÉM!!!! Vade retro, santa Thalita!!!!
Meu filho já foi na primeira consulta c o neuro,mas ele fala por demais, diferente de muitas crianças q não falam, inteligente como nunca vi na vida
Eu tambem falava. Com 2 anos eu construia ótimas frases. Com 3 ja sabia ler, Com 4 ja sabia, ler, contar dinheiro e olhar horas. É que o povo retirou a sindrome de asperger do transtorno autista para ser politicamente correto. É que no caso seu filho assim como eu quando criança temos sindrome de asperger. Aprende as coisas que acha interessante cedo.
Nâo se preocupe.
De repente ele é autista MESMO (que incrível, encontrar uma criança realmente autista e não vítima de falsos diagnósticos de psicólogos picaretas), e muito inteligente. Eu com dez a doze anos de idade tentava conversar com meus pais e tios sobre astrofísica, a estrutura dos buracos negros e suas antíteses, os quasares (que todos sabem que emitem energia sem cessar em oposição aos buracos negros cuja massa é tão poderosa e cuja gravidade não deixa nem um pingo de luz ou energia, nada escapar), explicar para eles porque a entropia era mais poderosa do que a negentropia no Universo, e por isso o estado de mornidão que os cientistas doutrora previam para o Universo, que diziam que se tornar completamente frio aos poucos (eles acreditavam que assim seria o fim de tudo). Meus pais nem sabiam das estrelas duplas ou das anâs vermelhas (atualmente temos Betegelse prestes a se tornar uma supernova!!! Vamos ver essa estrela mais brilhante do que a lua no céu noturno, e até no céu diurno, mas claro, nada acontecerá com a Terra, já que a distância de é entre 600 e 800 anos-luz). Puxa, que bom que vocês podem conversar com ele sobre esses assuntos inteligentes!!! Eu também sendo inteligente, aos 12 anos explicava a amigos e parentes o livro "Os pecados da Civilização", do premio Nobel Konrad Lorenz, etólogo (sim, etólogo, e não ecólogo) e filósofo do Instituto Max Planck da Alemanha. Eles adoravam me ouvir. Fiz amizade com o prof. Harald Sioli, diretor emérito do INPE e do Max Planck Institute, uma das mais prestigiadas entidades científicas do mundo, e trocávamos correspondência, além de nos encontrarmos aqui no Brasil de vez em quando, eu ainda adolescente. Infelizmente nem meus pais entendiam o que eu falava, nem ninguém, só alguns professores como o Sioli, e como um professor do Instituto Oceanográfico com quem também fiz amizade e frequentava a casa, além do prof. Willlen Flousser, filósofo e teórico da teoria da comunicação, com estes eu trocava ideias e apresentava teorias, mas foram poucas amizades e possibilidades de trocas de ideias. Assim não pude ser cientista (nem haviam faculdades no Brasil na época (anos 1960 e 70) que permitissem que eu desenvolvesse meu QI superior a 131 (cheguei a fazer um teste aos 18 anos que deu 140, mas melhor esquecer, 131 já era suficiente,- e tenho sindrome de asperger, portanto sou autista tipo1!). Não percam tempol Levem seu filho para países do primeiro mundo ou ele perderá suas qualidades incríveis!
Sabe, se seu filho é assim inteligente como voce nunca viu igual, mande-o estudar nos EUA, Inglaterra, França preferencialmente, ou na Itália, Espanha, Austrália, Nova Zelândia e outros países de cultura alta e facilidades para aprendizados.
OI! Tudo bem, Rayanne?
Deixa eu te contar, recente lancei o livro “Meu Filho tem Autismo. E agora?” O mesmo além de expor muitas leituras, cursos e conversas com os terapeutas, aborda a trajetória minha e do meu esposo para auxiliar nosso filho a atingir seu máximo potencial. Trato temas essenciais referente a infância de crianças que são autistas a exemplo desenvolvimento da fala, sono, retirada das fraldas, sugestões de técnicas de estimulação, brincadeiras e muito mais. Tudo isso por um valor que não simboliza nem de perto o ganho que você terá no desenvolvimento de seu filho. A partir de R$24,90 você adquire seu exemplar, basta clicar no link:
*Minha esposa e eu estamos fazendo o curso da Débora que tem nos ajudando muito com nosso filho que é autista, estamos melhorando muito no desenvolvimento dele.*
Que Debora é essa?
???
Essa ruclips.net/video/fkpt_N9F9uU/видео.html
Nossa, ela é ótima🥰🥰 tem pouco mais de um mês que estou no curso mas já tem me ajudado demais.
Boa noite
É a primeira vez que assisto seus vídeos e quero parabenizar seu modo claro e leve de explicar o conteúdo ..❤
Nunca imaginei isso na minha vida depois que comecei a estudar autismo chorei muito 😢 fiquei tão mal que não consegui trabalhar pq já tive depressão silenciosa no passado e foi um gatilho isso abalou o meu psicológico 😞 ontem
Oi Mayra, sou pai do Otávio, graças a você e ao Thiago eu iniciei o tratamento do meu filho com 1 ano e 7 meses, hoje ele tem 3 anos e seis meses, poucos atrasos, e muitas atividades, eternamente grato a vocês que me trouxeram um norte quando angustiado percebi os sintomas de autismo no meu filho.
Olá, por onde você começou o tratamento? Qual médico o avaliou?
@@rafaelagarrido6372, primeiro procurar um neuropediatra e contar os sintomas percebidos, após isto procurar uma clínica especializada em tratamento infantil do autismo. Lá os profissionais irão avaliar a criança e emitir laudos para amparar o diagnóstico e iniciar o tratamento.
Fui diagnosticada nesse mês, tenho 14, eu sempre achei q fosse diferente, agr eu sei q Realmente sou e estou orgulhosa de mim mesma
Olá, eu tenho algumas dúvidas sobre o TEA. Você se importaria de me dizer a sua experiência?
Sim, diferente não é ruim🥰
Onde trabalho, temos várias crianças autistas.É preciso aprender mais sobre o tema.
Fico olhando as mães, tão ansiosas, e em busca de mais informações como eu. Hoje chego a conclusão (sem avaliação médica ) que posso ser autista. É tão bom ver quando uma mãe/família está satisfeita com os avanços do filho. Informação é tudo. Grata a você e a todos os pais, avós, parentes em geral deste canal, que com seus depoimentos me ajudam a melhorar o meu trabalho.
Eu tenho um irmão autista e seus vídeos me ajudam muito mesmo, eu recomendo para outras pessoas que convivem com agente, abrigada mesmo
Ainda não sou mãe, mas adoro acompanhar tudo em seu canal principalmente relacionado as crianças. Obrigado por tantas informações nítidas
Vem aumentando sim, n é só visibilidade.Tá aumentando mesmo.
Meu atual namorado é autista nível 1. Tenho assistido seus vídeos p entendê-lo melhor e melhor nos relacionarmos. Tens sido de grande ajuda. Obrigada.
Vaza
@@xxxxxxxxxxxxxxxxcTú é maluco?
@@Felipe8784 Normal não sou
Parabéns pela sua atitude, estudando vc vai entende-,lo melhor
Corajosa
Trabalho na área da saúde, e de 2019 acontece uma explosão no número de crianças altistas. Caso de saúde pública que deve ser estudado e pesquisado.
Sou avó materna, esse é o segundo vídeo que assisto, minha neta mora distante da cidade que moro, estou gostando. Obrigada
❤️
Fui estudante do ensino do EJA médio aos 58 terminei o médio com muito orgulho sim vamos lá eu antes pensava que
tinha tea.o transtorno do autismo leve ficava com pensamento quem tinha múltiplas entidade fui ao médico que o meu caso não era o autismo era mas nervosismo por querer fazer tudo rápido ele passou uns medicamento e estou me sentindo bem graças a Deus
muito agradecido por Deus escutar as minhas súplicas e me devolver ha minha saúde só acredito nele ❤
💙💙💙
Explica bem demais, me lembro dos primeiros vídeos, quando o canal era bem pequeno.
Só tenho gratidão por tanto empenho em compartilhar tanto saber de maneira e com tanta profundidade e conhecimento. Bjus Mayra.
Obrigada 😍😍😍
Muito esclarecedor!
TENHO UM SOBRINHO AUTISTA E EU O AMO MUITO! 💖
Eu quando crianças fiz muita terapia, hoje entendi que meus pais não sabia o que eu tinha e hoje sei que estou no espectro
O que é estar no espectro?
@@fazendap8715 desculpa me intrometer, mas como não vi resposta, resolvi ajudar. Quer dizer ter estereotipais e distúrbios (sensoriais e etc) típicos de quem é autista. É porque como são muitos, então é chamado “transtorno do espectro autista”. Por isso que a Dra. fala que existem autistas bem diferentes de outros, com demandas diversas.
@@fran-h2j obrigada por responder, mas é um.assunto bem.complexo né. Como.saber em.qual.grau está? Vou tentar agendar um neuropediatra. Porque muitas vezes achamos que está td certo mas lá na frente.
E porque a maioria dos artistas andam nas pontas dos pés. Também teria a ver com esse tal.espectro? Fran?
Autista.
Mayara muito obrigada por tudo! Na Época em que nenhum profissional me dava ouvidos vc foi uma das pessoas que me ajudaram a ñ desistir da busca por um diagnóstico.Com 8 anos conseguimos através de uma Avaliação neuropsicologica chegar ao Diagnóstico do Antigo Asperger e hoje autismo leve + TDA.Fui muita luta,muito choro e graças à Deus minha filha hoje tem vencido dia após dia o transtorno que qualquer grau de Autismo causa na vida do Autista e de sua família.
@Claudia Eduardo sugiro ver os canais da dra Ana Beatriz Barbosa sobre TDAH, ela é psiquiatra e tem TDAH, eu também tenho TDAH e tudo que sei sobre, principalmente através dela, me ajuda bastante...
Não tá aumentando sempra teve as pessoas não tinha conhecimento era visto com dezinterece até na família foi babá cuidei de artista os país levavam ao pissicriatra empia de remédios nao levavam mem um lugar mem escola meu neto é aldists não foi dificil cuidar dele é lindo faz tudo mormal amamos muito
As pessoas me explica uma coisa várias e várias vezes e eu não entendo, e também me esqueço com facilidade, tô com 19 anos no 2° do ensino médio ainda. N sei o que é isso
Achei seu canal hoje, e amei sua explicação. Meu filho Miguel, está em terapias e ainda não tem diagnóstico fechado. Desconfiamos que ele também tem autismo... ele fez 3 aninhos em Janeiro.. começou a falar algumas palavrinhas com 1 ano e 7 meses e de repente parou, e hoje aí da não fala.Isso me fez procurar ajuda. Hoje ele é acompanhado pelo Neuro, fono, psicóloga e Terapeuta ocupacional... Tudo ainda é novidade pra mim, visto que já tenho uma filha de 9 e outra de 4 aninhos. Cada dia é um aprendizado. Miguel é meu tudo. Esse ano começou na escolinha, e acredito que vai desenvolver muito... peço a Deus que eu saiba ensiná-lo e dê sabedoria para continuar cuidando dele! Meu tudo❤
Meu filho também parou de falar co 2 anos
Ele voltou a fala ??
@@conceicaocoelho5482ele voltou a fala ???
Fiz esse canal para aprender com vocês a lidar com meu filho autista toda ajuda e bem vinda principalmente concelhos e tudo muito novo pra gente não sabemos lidar com a situação e precisamos de ajuda
Tive eclampsia e minha filha demorou MT pra nascer tem autismo leve e esta melhorando MT primcipalmente depois da escola
Meu foi diagnóstico com autismo nivel 2 ...em 2019 agora ele tem 7 anos e faz terapia ate. Hj ..comecou as terapia com 2anos e 6 meses..hj com sete ja. Perdeu a. Maiorias das características.. melhorou muito mesmo
ter filho autista e ter um herói.
mais quando os pais não tem condições financeiras pra fazer todo tratamento.
o coração ficar aflito.
mais DEUS CUIDA🙏❤
Verdade
Muito obrigada Dra.Nayara pela explicação de autismo.
😢😢difícil pra mim Deus, mas tenho fé vou suportar 😊
Meu filho tem 11 anos, diagnóstico desde 5 anos! O seu desenvolvimento foi dado a nossa dedicação, terapias, comprometimento de todos!
Com qual especialista ele foi diagnosticado?
@@Mari-xl9kj eu moro em Uruguaiana RS e consegui uma neuropediatra em Itaqui, cidade vizinha. ...amamos a Dra Laurize Hendgs
Qual especialistas são indicados para fazer o diagnóstico de autismo em adultos?
Meu irmão tem síndrome de Asperger(vertente do Autismo). Eu que dei o diagnóstico, pois li no meu livro da faculdade!! 1 ano depois o médico falou que é Síndrome de Asperger. Ele foi em vários médicos, desde pequeno, e fez infinitos exames e os médicos não chegavam a um resultado e quando eu li sobre, já sabia que era.
Qual é a idade?
@@HectorMartinez-sh9sl ele tem 34 anos.
Meu filho hoje de 3 anos ,foi diagnosticado tem 6 meses, nunca imaginei ele ser autista eu e toda família achávamos que ele era parecido com meu marido minha sogra sempre falava nossa ele é muito parecido com Papai dele quando pequeno, eu só busquei ajuda porque ele não falava, muita dificuldade eu sempre percebi desde 1 ano ,como ele iria entrar na escola fiquei preocupada e busquei ajuda de fono e ela encaminhou ao neuropediatra e na consulta ele diagnosticou e já começamos os exames, ressonância ,Bera e terapias fono,piscologo,TO.
E numa consulta com Neuro e piscologa dele eu informei sobre o que nos achávamos e eles disseram provavelmente seu marido é um autista escondido , pois tem muito adultos autista por aí, com grau leve como eles.
Vdd
na minha casa foi a mesma coisa, meu marido sempre reclamou de como ele era, se sentia estranho e eu sempre brincava que ele era autista pq ele era muito "fresco", quando nosso filho nasceu minha sogra sempre falava, como ele era parecido com o pai, em tudo, com uqase 3 anos eu questionei para o pediatra pq ele não fala direito, tinha alguns atrasos leves e não comia nada, não dormia e tinha uns trejeitos estranho e ela levantou a questão do autismo, ai que o pai dele aceitou que ele tinha algo tbm, e de ambos é leve
Seu bb começou falar dps da fono??
Aqui do mesmo jeito, as pessoas falam que o pai da minha nenê é doido.kkkkk ai agora descobrir que minha bebê é autista..acho que ele é tambem, mais ele não aceita.
Queria saber se sou autista, mas sou tão burro que não sei como as coisas funcionam, se não tivesse meus pais, provavelmente eu estaria morto. 💀
Tenho 26 anos, sempre soube que eu era diferente, além do autismo tenho TDAH, mas é praticamente imperceptível de se perceber para as pessoas. No meu trabalho me comunico muito bem, mas não consigo desenrolar uma conversa com uma pessoa frente a frente. Não consigo aprender matérias simples como matemática e português por conta do TDAH, porém toco 8 instrumentos, faço ilustrações, escultura, domino alguns idiomas como inglês, aprendo qualquer função rapidamente, pois o foco do autismo me ajuda nisso. Alguma coisa em nos autistas me chama muita atenção e me faz pensar muito, como conseguimos aprender tanto de coisas muito difíceis e coisas fáceis não?!...como eu consigo dominar a anatomia humana e não consigo decorar uma tabuada? Eis uma pessoa com Autismo e TDAH..rsrs..esse sou eu
Fiquei muito interessada na sua história.
Eu não tenho essas facilidades... importante ver que: cada caso é um caso.
Boa aula Mayra, quando há muitos trabalhava na APAE e fazíamos na devolutiva o diagnóstico da criança os pais queriam matar a equipe (eu era só o neurologista)..Mas pouco se sabia sobre essa condição e muitos acabavam (não por nós)impregnados de antipsicóticos.Depois graças a Deus iniciou se uma abordagem psicopedagogica.Muito bom Mayra
Vc é simplesmente fantástica nas suas explicações! Sabe com uma leveza transmitir o conteúdo,❤️❤️❤️
Você é uma baita profissional, explica de um modo fácil de entender.
Muito obrigada pelo carinho 🥰
Na minha área de trabalho da para perceber nitidamente o aumento de crianças autistas. Minha filha tem 32 anos e o diagnóstico dela demorou demais, pois ela não tem alguns traços típicos de autismo
Meu filho é autista graça graça Deus ele foi diagnóstico cedo e logo começamos a tratar e hj ele nos agradece
🥰
Acho que sou um autista e não fui diagnosticado, estou sofrendo muitooo
Eu só queria morrer
What @@HectorMartinez-sh9sl
Eu sou mãe de dois autistas. Seus vídeos ajudam muito!
Eu sou mãe de uma criança com autismo,q já tem 10anos,logo no começo é devido ser meu primeiro filho sempre fiz tudo pra ele,agora faz 3 anos q estou tentando q ele faça tudo sozinho, mas tem dia q é de boa e outros bem exaustivo,ele fica se batendo e confeço quero muito ajuda e não sei como e com quem falar
Eles são adolescente?
Obrigada por existir em nossas vidas!
Meu filho é prematuro, tive uma gestação difícil, de risco e pré eclampisia. Ao descobrir que ele é autista ,sempre liguei ao tipo de gestação que tive, mas profissionais me disseram que não 😔
Lu, conte sempre comigo 😍😍😍
@@mayragaiato muitíssimo obrigado querida!
Eu tenho 3 filhos duas meninas e 1 menino os 3 estão em investigação mais pelo que eu aprendi aqui no canal provavelmente os 3 são autistas os dois mais velhos tem menos sintomas já a bebê de 2 anos tem muita esteriótipias e já sabe juntar as sílabas ela e muito inteligente com hiperfoco em letras cores e números.todas as 3 gestações foram de autorisco
Luciene, o neuro confirmou o diagnóstico do seu filho? O meu filho nasceu de 29 semanas, por conta de uma eclampsia. Ele está com dois anos com alguns atrasos no desenvolvimento, por exemplo, tem muito medo de andar, fala algumas palavras, mas não forma frases e têm algumas manias, porém nunca sei até quando é algo normal ou não :/
@@marcelagomesguimaraesolive4157 sim. O neuro o diagnosticou na primeira consulta
Tenho só um filho ele tem autismo mais ñ mim culpo só quero de filho ele pra poder cudar melhor amo meu filho não iporta o que vão dizer ele é serumano igual a todos acho até divertido ele é muito engraçado 🌟meu presente de Deus ❤⭐
Tambem tenho só um filho....autista...meu anjo azul...meu presente de Deus...companheiro pra vida toda ! Amo !!!!
Mayra, primeiramente obrigada pelo seu conteudo, moro na Italia e tenho um filho de 8 anos com diagnostico de Autismo, partimos de grave, hoje estamos em leve-moderado. Trabalhamos com ele desde que ele havia 2 anos e meio, nao tinha idade ainda para o diagnostico atraves de testes como ADOS e PEP, mas ja mostrava sinais claros como falta de contato ocular e ecolalia. Conseguimos muitos bons resultados atè agora. Ele esta na segunda serie e acompanha o programa da escola, tem uma professora de suporte, mas consegue fazer quase tudo aquilo que fazem os coleguinhas de classe.
Mas enfim te escrevo porque aqui sempre vivemos um dilema, pois o peuqeno nasceu com a Sindrome de Klinefelter e desde sempre por isso tivemos muita dificuldade com os diagnosticos. Cada medico dà um parecer diferente, alguns negavam o autismo (que hoje è muito claro) mas hoje soubemos que existem possiveis relaçoes entre os dois 'problemas' (Klinefelter-Autismo). Voce tem alguma experiencia/ fonte de informaçao a esse respeito? Desde jà obrigada
tenho um casal de amigos que o primeiro dos 3 filhos é autista em grau severo, mesmo com acompanhamento médico chega dar medo na gente ver o comportamento dele e imaginar como poderá ser seu futuro, porque pais envelhecem e devido a severidade do autismo do menino é impossível imaginá-lo vivendo normalmente como um adulto independente, eu acredito que ele precisará de cuidados por toda sua vida. já em idade escolar ele não fala, não interage com as pessoas, é violento, tudo que ele faz é correr pela casa, jogar seu próprio corpo nos móveis e pessoas. só Deus pra ter misericórdia ...
Que tristeza
O meu filho tem 4 anos de idade e tem o mesmo comportamento do seu filho. Não levei ele na consulta com o neuro ainda.
Geralmente crianças assim não vivem por décadas, conheci casos assim e me perguntava a mesma coisa. Eles geralmente tem imunidade baixa
Nesse caso aí ele tem irmãos
Mas as pessoas "caminham" dentro do espectro, viu? Com as terapias adequadas, pode acontecer de um grau 3 caminhar para um grau 2 de suporte, no futuro.
Desconfio que meu filho é autista, pois ele apresenta um a dificuldade enorme em socializar-se, além de ter apresentado vários aspectos enquanto se desenvolvia. Hoje ele tem 17 anos, mas quando criança, andava na ponta dos pé, gostava muito de leitura e números, bastante inteligente, seletividade alimentar, assistia a mesma coisa inúmeras vezes, entre outros. Levei ao psicólogo e neuro, mas nenhum deles sugeriu autismo. mesmo assim, tenho impressão que ele tem.
Olá querida, tudo bem? Sugiro que se ainda há dúvidas que procure outro médico especialista, como neurologista ou psiquiatra para orientá-la nesse momento! Um beijo enorme
Como ele age? Tenho 19 anos e me sinto uma criança que ainda está apredendo a andar, porém eu não consigo sair do lugar.
Minha princesa tem 3 anos e 6 meses, descobre atraso neuropiscomotor e autismo desde 1 anos e 10 meses. Gravidez difícil, pré eclampis, nasceu prematura.
A neuro que diagnosticou meu filho de 02 anos e 4 meses me falou que muito provavelmente que um dos fatores do autismo dele seria a diferença da idade entre eu e meu esposo .Eu tenho 31 e ele 54.
Eu tinha 28 meu esposo 33 .
@@Bear1991-t1j entendi mas não compreendi.
Não é bem a diferença de idade, mas a idade dele em si que está muito associada ao desenvolvimento do autismo através de mutações genéticas.
Mas acontecem que antigamente não existia a pílula e as mulheres mais velhas engravidavam e homens mais velhos faziam filhos e todos nasciam normais. Meus bisavós eram mais velhos e minha bisavó já entrava na menopausa após os 50 anos e teve a minha avó.
Mayra, aumentou também porque a informação está levando pessoas a se identificarem com o transtorno.
Concordo 👍
Não entendi
@@fazendap8715 muitos adultos com mais de 20/30 anos estão sendo diagnosticado depois de adulto pq hoje em dia se conhece o autismo melhor, muitos ao levarem os filhos tbm acabam vendo que tbm são autistas.
@@tainakalfeld2028 Minha filha vai fazer 8 anos , nunca levei ao especialista, mas tem atraso na fala, vou levar ela na fono.
@@rosineiderocha4020 o meu filho eu levei ao neurologista pela recomendação do pediatra, o neuro passou fono, psicólogo e terapia ocupacional.
Tenho um filho autista de 26 . É o chamado autismo leve. Eu amo muito meu filho ❤️
Como ele age? Qual é a personalidade dele?
Tenho 19 anos e tenho muita suspeita
Ótimas explicações para a gente conhecer mais e entender melhor o TEA. Só assim podemos contribuir para o desenvolvimento das crianças.
Olá Iara, tudo bem? Deixarei uma playlist para você caso queira entender um pouco mais sobre o tema ruclips.net/video/NNaiwC6tnQQ/видео.html. Um abraço! 😍
Meu filho tem 20 anos 💙foi diagnosticado aos 3 anos autismo moderado gostaria muito de saber a causa mais ainda não é nada confirmado 🤔mais uma verdade acontece o autismo infantil é complicado mais na fase adulta melhora muito só é questão de tempo , paciência e amor
Obrigado eu sou autista é estou aprendendo muito com você 🥰
🥰
Muito obrigado por compartilhar tanto conhecimento, cada vez mais aprendo com vocês.
Que bom que gostou, fico feliz em ajudar =)
Tenho um filho de 20 anos de idade com TEA (autismo), dislexia e discalculia. Meu outro filho tem 05 anos de idade com TEA (autismo). Já, o meu filho de 09 anos de idade, até o presente momento não apresentou nenhum espectro. Sou mãe e pedagoga com licenciatura plena.
Muito obrigado por compartilhar conhecimento conosco! Seus vídeos são sempre esclarecedores!
Deu um BOOM! na minha cabeça agora... Meu caçula foi diagnosticado com autismo aos 15 anos, eu já desconfiava antes. Minha gravidez foi conturbada, meu marido e eu temos uma diferença de idade considerável e principalmente na família dele tem várias pessoas (ele mesmo tbm) com sintomas de autismo. TD se encaixa agora...
O Matheus hj tem 18 anos, é super inteligente e ama computação...super carinhoso e empático ❤️ o porto seguro dele é sempre o irmão, José (19)
Ele é sociável e consegue interagir?
Ele é sociável e consegue interagir?
Ele é sociável e consegue interagir?
Ele é sociável e consegue interagir?
Também não acho,que esteja aumentando.
Sempre houve,mas naõ haviam especialistas em diagnosticar o autismo.
Sabiam apenas diagnosticar crianças com Dow.
Oi! Adorei suas explicações, e já me inscrevi. Faz um vídeo falando sobre como agir quando a criança não quer comer NADAAAA...
Sei que é um processo, meu filho já faz várias terapias, mas ainda passo sufoco com este assunto, pq ele apresenta muita restrição alimentar, e às vezes, não quer comer nem os alimentos que gosta...
Ele tem 4 anos.
Meu neto só come arroz e frutas. Me preocupo muito.
Há alguns anos não havia diagnóstico para o autismo leve. Por isso muitos adultos têm e nem sabe...
Mayra, por favoooor, grava um vídeo falando sobre "dieta pra autistas", sua opinião e embasamento científico. Tenho pesquisado a respeito, e vejo profissionais defendendo, outros que dizem q não tem comprovação científica, como por exemplo a retirada do gluten da dieta da criança pode melhorar o desenvolvimento dela. Dá uma luz aí pra gente rsrsrsr ... Parabéns e obrigadaaa pelo trabalho lindo que vc faz, e tanto ajuda mamães (e papais) como eu, que querem fazer o melhor pro desenvolvimento dos nossos pequenos dentro do Espectro.
Vivo com autismo faz 7 anos, no início fiz de tudo, todas essas dietas, cortei glúten, lactose, conservantes. Foi a pior coisa que fiz, não resolveu! A única coisa que aconteceu é que meu filho desenvolveu alergias à esses alimentos. Hoje ele está melhor e come de tudo, o ideal de início é levar em um alergologista, ver alergias, leve também a um nutricionista para que tenha uma dieta saudável, balanceada. Pois qualquer ser humano que se alimenta mal, que o intestino não funciona bem, fica irritado e não dorme bem. O que melhora são as terapias, única científica mente comprovado, se a criança for muito agitada como o meu que tem autismo e TDAH diminua bastante o açúcar, pois não faz bem p ninguém muito menos p eles.
@@diaadiacomoautismo9602 obrigado pelo fedback. Levei ele a nutri esse mês e ela não cortou o gluten, inclusive mandou retornar pq eu tinha parado, mas, mesmo assim, to dando bem pouco, até q eu leve ele ao alergologista e faça os exames, pq meu marido é celíaco, e minha filha mais velha se comer macarrão passa mal. Graças a Deus, meu pequeno até o momento não tem nenhuma seletividade alimentar, como absolutamente tudo. E eu sou bem chata rsrsrsr comida com pouquíssimo sal, nunca comeu açucar (que nao fosse natural do alimento), tb nunca comeu nada industrializado, refrigerante entao .... nem a mais velha de 9 anos bebe ;) A questao de dormir, aqui pra gente tb é tranquila, ele dorme bem e a noite toda.
Eu acredito tbm que a base de uma alimentação nao inflamatória seria ideal, baixar o indice glicêmico seria bem interessante...eu penso assim tbm
EU ACREDITO NA DIETA SEM GLÚTEN E SEM LEITE E DERIVADOS MELHORA QUALQUER PROBLEMA PARA QUALQUER UM. MAS NUNCA É SÓ ISTO , TAMBÉM CADA PESSOA TERÁ A SUA INTOLERÂNCIA. POR EX. MILHO., CARNE VERMELHA. FRUTOS DO MAR. DEPENDE DO TIPO DE SANGUE. NÃO SOU AUTISTA MAS TENHO QUE COMER CARNE. E TEM ALGUNS QUE NÃO PODEM. UM BOM NUTROLOGO É O IDEAL
Quero morrer não aguento mas esses comportamentos repetitivos, todo dia é a mesma coisa, não consigo socializar e nem interagir, não consigo me desenvolver 😭
Explanação clara e esclarecedora.
Então diga aí, qual é o motivo do AUMENTO do autismo no mundo?
A idade dos pais, adolescentes podem ter maiores riscos, e diferença de idade entre o casal á partir de 10 anos. A mulher tem 20 anos, o homem 30 anos, a mulher tem 30 anos e o homem 50 anos, são fatores de risco que favorecem o autismo ?
Não vejo esse assunto sendo abordado no Brasil, no exterior falam muito sobre isso !
Faz um vídeo explicando sobre isso Dr. Mayra por gentileza !
Olá, tudo bem? Para auxiliar em sua dúvida, separei estes conteúdos e informações:
👉 instagram.com/p/CqlfxmZPaQG/
👉 instagram.com/p/Cq2wlxlIu1r/
👉 ruclips.net/video/NNaiwC6tnQQ/видео.html
👉 instagram.com/p/CvIgpqSISg_/?img_index=1
👉 www.nature.com/articles/s41380-023-02046-7
👉 instagram.com/p/CvIgpqSISg_/?img_index=1
Eu tive uma gravidez muito difícil por conta de depressão, fiz uso de medicação durante tda gravidez acho por isso minha filha tem autismo
As farmacêuticas agradecem ! Se vc analisar bem ,todos tem autismo e de uma forma ou de outra vc acaba tendo que ser medicado.
Vendo seus vídeos pra poder ajudar meu filho.❤
Olá querida, tudo bem? Fico muito feliz em ajudar, conte comigo e minha equipe! Um beijo grande em você e sua família 🥰
A melhor explicação que já ouvi! Muito obrigada! Foi muito esclarecedor para mim. Gostaria que fosse esclarecedor para alguns profissionais na minha cidade que batem na tecla que existe aquelas regras padrão para uma criança ser diagnosticada com autismo. Estou na luta com minha filha há mais de 1 ano, são características óbvias.
Oi Nayara! Vou explicar o que acontece com meu filho, talvez haja semelhança com o caso da sua criança.
Levei meu filho em dois especialistas que me explicaram que, pra dizer que alguém está dentro do espectro, é preciso estar presente 3 pilares: dificuldade na interação social, na comunicação social, interesses restritos/repetidos, as chamadas esteriotipias. Como o espectro é muito amplo, algumas pessoas podem ter essas características de forma mais acentuadas que outras, e assim estar dentro do espectro. Meu filho de 3 anos ainda não tem diagnóstico fechado, pq falta a questão do contato social que está presente nele de forma bem positiva ( em relação a isso, o que percebo de "negativo" é que ele não sustenta muito o olhar quando conversamos com ele, por ser muito agitado (ele foi identificado com TDAH).;O primeiro médico que levei, passou a terapia ABA e disse para avaliarmos ele ao longo do tratamento de 6 em 6 meses. Que aos 6 anos o diagnóstico pode vir pois o nível de interação que se espera nessa idade é outro .. enquanto isso vamos vivendo nas "bordas da bolha".
O médico ao analisar meu filho no consultório chegou a dizer que ele bateu na "trave", ou seja faltou justamente essa questão da falha na interação, que não está presente. Levei em outra neuro que já foi mais cautelosa no diagnóstico, disse que nem TDAH pode dizer que meu filho tem por diversos fatores, principalmente pela questão tbm da idade, por ter apenas 3 anos. O que ela me disse foi que sugeria uma avaliação neuropsicologica para investigar melhor, já que o diagnóstico de autismo grau 1 é o mais difícil de se alcançar.
Assim, meu filho por ter traços autistas e ter de 20 a 30% de chances de ter Autismo, já começou as terapias e será tratado com TEA até que o diagnóstico seja descartado ou confirmado.
Fiz uma avaliação com ele através da plataforma TEam e depois o levei na consulta com o médico responsável pela avaliação online. Se quiser saber mais sobre ela, é só pesquisar no Google ou no Instagram @drjoniel
@@Maced0Larisssaa Muito obrigada! Vou já pesquisar. É muito difícil nao ter um norte. Minha filha tem as características bem parecidas com as que vc mencionou do seu filho. Espero que logo podemos conseguir o melhor para nossos pequenos cresçam sem mtos atrasos.
Eu acho que sou autista, não consigo socializar, não consigo interagir, só vivo em casa fazendo sempre as mesmas coisas, tenho dificuldade em olhar nos olhos de algumas pessoas, não sou independente dependo dos meus pais literalmente para tudo. Tenho 19 anos e ainda estou no 2° ano do ensino médio, tenho dificuldade em aprender e qualquer coisa me distrai, esqueço as coisas com facilidade.
Tudo que eu queria era me livrar de tudo isso logo 😭🔫
Melhor explicação que vi. Muito obrigada
Muito obrigada querida 🥰
Melhor explicação que vi!! Obrigada por compartilhar seu conhecimento.👏
Está aumentando muito mesmo
Parabéns Mayara pelo conteúdo... você deixa muito claro para nós pais....
Só com muito jejum e oração!!
Você é muito boa para explicar, Mayra! Obrigada e parabéns!
Esses videos seu estão sendo muito importante pra mim.
Há pouco tempo diagnosticamos o tipo de Autismo leve em meu filho de 2 anos , esses videos estão nos ajudando muito além do acompanhamento dos profissionais ( fonoaudióloga , pisicologo , neuro , dentre outros) , ajuda como devemos tratar nosso pequeno tesouro ❤ Nosso Miguel
Poderia ter um botão para dar like mais de uma vez.
Parabéns você explica de uma forma que não tem como não entender.
Que bom que gostou Fabi, obrigada! Um beijo enorme
@@mayragaiato Obrigada você por ajudar com seus videos maravilhosos 😘
Está aumentando sim.
Muitos médicos que persuadiam autismo e questões genéticas já estão demonstrando que há vários fatores ambientais ligados ao autismo, tanto da mãe na gestação quando exposição a tóxicos do bebê, por exemplo. Antigamente aquelas mulheres que tinham 10 ou mais filhos quase sempre tinham filhos perto dos 40. E ainda assim a incidência era bem menor. Colocar a culpa só nos genes é considerar que genética é destino, é esse conceito é ultrapassado pelo pouco que eu sei.
Sim
Sempre querem terceirizar a culpa
Um estudo sobre as gestações ,medicações na gestação, partos dificeis à espera de um parto normal em que a gestante e o bebê sofrem além das horas deveriam ser considerados. Na verdade só há suposições sem conclusões sobre genética. De repente você tem.um autista na família e NUNCA houve nas gerações passadas.
Então, a história de "falar que tudo é genética", sem APONTAR de fato os GENES, pode ser algum "escapismo", ou possivelmente (mais provável), não tenha REAL CORRELAÇÃO, quando a correlação é clara, você consegue mapear os genes e a sua expressão e todo o mecanismo envolvido.
Vejo maior probabilidade de correlação com a poluição atual, agrotóxicos (e também muitas vacinas NOVAS) do que "só dos genes", lembrando que OS GENES atuam em correlação com o ambiente, certas moléculas atuando sobre alguns genes podem induzir ao câncer, não são "só" estes genes causando a alteração, mas também as moléculas (muitas vezes artificiais) causando um mal funcionamento dos genes.
Boa tarde graça a seus vídeos descobrir que minha filha tem autismo e já estou correndo atrás de tratamento para ela .
Qual é a idade dela?
Meu esposo e autista mais eu amo muito ele 🥰
🥰🥰🥰
Excelente explicação. Parabéns 👏👏👏
Sem palavras para expressar minha admiração pelo teu trabalho! Só gratidão. 👏👏👏👏
Gratidão! 🥰
Obrigada pela primeira vez
Eu tenho um autista na minha casa , muito amor por ele
Que lindo!
😊
Que bom que vim aqui . Sempre acreditei que era consequência daquilo que a gente comia sei lá . Tantas coisas industrializadas , micro plásticos etc... mas realmente faz sentido o que você disse .
Parabéns pela explicação Mayra! Acredito que tenha relação com o parto na gestação do meu 2° filho, tive que tomar medicamento para segurar o bebê e o parto foi induzido, e o parto do meu 3° filho ele nasceu com sofrimento fetal, os 2 são autistas.
Oi Jô! Eu também tive que tomar medicamentos pois apresentei sangramento aos 3 meses de gestação aparentemente sem motivo. Marquei cesárea com 38 semanas pq já não conseguia respirar direito pelo tamanho do bb e da barriga 😓
@@vanessaaquino1906Boa noite Vanessa! Eu tomei porque tive dilatação no 7° mês o meu 2° filho nasceu com 39 semanas e o terceiro 41, imagina o tamanho da barriga rsrsr realmente fica difícil de respirar.
Boa tarde Vanessa e Jô. Eu tive descolamento de placenta com 7 semanas tive que tomar ultragestan. E depois durante toda a gestação sentia dor e fala com a médica e ela mandava tomar Buscopan aí troquei para outro médico porque ela não iria poder fazer o parto . Eu também fala com esse médico e ele mandava tomar Buscopan. Até que com 33 semanas e 6 dias eu não parava de sentir dor durante o dia mais pensava que era contração de treinamento só que de madrugada umas 4:30 da manhã eu fui ao banheiro e saiu o tampão. Ligamos para o médico e ele falou que não iria fazer o parto porque era prematuro e mandou procurar uma unidade pública, então fomos chegando lá me deram o toque e já estava com 4 cm , mandaram esperar mais um pouco para internar depois de uma hora mais um toque 6 cm então internaram . Deixei todos os exames e ultrassonografia com a enfermeira. Então fui para sala de pré parto, foi muito rápido logo já estava com 8 cm em seguida com 10cm. Meu filho nasceu depois de muita força de parto normal, só sei que eu fazia força e parecia que ele não descia , sei disso porque já tinha tido 2 filhos antes desse . Quando ele saiu junto eu urinei na médica e ela me colocou uma sonda . Ele não chorou ,depois de um tempo eu perguntando o que estava acontecendo ele deu um chorinho muito fraquinho e me entregaram ele sem nem uma reação ele só respirava então perguntei se poderia amamentar e falaram que depois de uma hora quando passou esse tempo tentei fazer ele mamar e nada ele nem abria os olhos nem abria a boca ele estava sem reação alguma . A minha acompanhante falou com os médicos várias vezes que a criança não estava
@@rosangelamacedo5205 como está seu bebê hoje?
@@jaianelourodasilva9156
Hoje ele foi diagnosticado com autismo , diz o médico que foi por causa de oxigênio no cérebro. Ele entrou em sofrimento fetal. Ele hoje não fala , tem um sensorial muito forte . Ele não como fruta nenhuma , comida ele engole não mastiga. Coloca tudo na boca , não socializar com crianças. Não tem medo do perigo , se ele estiver Emcima de alguma coisa alto ele se pula entre várias outras coisas. E uma sensação horrível, porque o médico disse se não tive faltado o oxigênio no cérebro dele ele hoje não teria o autismo. Tudo bem que para mim isso é só um detalhe porque ele e meu filho e eu o amo de qualquer forma. Ele faz tratamento hoje com todas as terapias e acredito que ele vai superar e fazê difícil.
Minha mãe sempre disse que sou autista mas não quis me levar a uma avaliação pq combinou com minha avó que só levaria se eu fosse pra escola e elas vissem que eu não estava aprendendo nada. Acabou que eu entrei na escola com 3 anos, aprendi a ler com 6, pulei duas séries logo em seguida é sempre fui autodidata. Elas desistiram da ideia de me levar mas eu sei que sou pq me encaixo em vários aspectos e sofri muito quando me tornei adolescente por não me encaixar nos padrões de comportamento da minha geração
Ser inteligente agora é anomalia (sim, no Brasil é anomalia, já se fosse no Japão seria algo NORMAL).
No meu caso foi complicação na gestação e no parto,a minha filha já foi genética minha ,minha filha é autista moderado muito inteligente,o que me preocupa mais é a esteorotipia,a sensibilidade sensorial e a comunicação ( comunicação ela melhorou muito )
Comigo também foi assim 😔 tive parto difícil um sangramento na gravidez a minha e autista moderado não fala tem bastante esteriotepia comunicação dela e bem ruim mi usa de ferramenta tem 2 anos e 5 mês
Tenho uma bebê de 1 ano e 7 meses e desde os 5 meses vinha observando o comportamento dela.... sempre inquieta.... todos os brinquedos que dá para ela não prende sua atenção. Algumas vezes ela batia a cabeça na parede, ela começou a andar com 9 meses.... é muito inteligente, esperta, carinhosa e amorosa.... ela não fala, não escuta quando a chamamos, gosta de ficar pulando, na minha sala tirei tudo para que ela não se machucasse pois sobe no rack para se pendurar na TV que fica na parede. As vezes sai da sala e vai direto para perto do fogão mexer nas panelas e muitas das vezes estão quente, se põe ela para sentar ela não consegue ficar um minuto sentada ..... já aconteceu de colocarmos ela na cadeirinha para almoçar e ela levantar inúmeras vezes. Ela iniciou na creche e a professora de educação especial a observou e nos chamou para conversar ela está fazendo o relatório da minha bebê e ao que parece ela tem características de um autista.... na creche observei que as tias não tem paciência com ela pois as outras crianças já se adaptaram e ela não. Ela gosta de brincar sozinha e dorme muito pouco tbm na creche e todos os dias quando busco a tia da sala reclama dela que ela quando acorda, acorda chorando ou passa por cima das outras crianças, diz que em casa é uma só e é mais fácil e lá são mais de 15 crianças então é difícil enfim. Estou aguardando o relatório para que eu possa levar para a Neuropediatra.... amo de mais minha bebê agradeço a Deus todos os dias por ter me dado a permissão de ser mãe dela.
E la ela se alimenta sozinha?
Mãe, é importante VC procurar outra creche pra sua bebê. Cuidado com professoras sem paciência.
Talvez ela tem TDAH . Os sintomas sâo parecidos.
Parece TDAH
Sei bem como vc se sente minha filha tem 8 anos e sinto que a escola também não tem paciência com ela o ano já tá acabando já vão transferir ela pra uma escola especial ainda esse ano parece que não gostao dela que não vê a hora de se livrar da minha pequena ela tem tdah
Informações importantíssimas gratidão Dra por compartilhar seus conhecimentos! 💖😘
Ótimo vídeo. Ótimo conteúdo. Parabéns pelo trabalho. Ganhou um inscrito.
Tenho gêmeas prematuras, somente uma é autista. Acho bem interessante somente uma ter desenvolvido autismo.
Verdade 🥰
Tem uma família que vi na TV no Espírito Santo que os 5 filhos são autistas. Posso.dizer que nem o seu caso é nem os 5 irmãos autistas é devido a genética. São outros fatores. Que as mentes dos cientistas não perceberam.
Podem ser semelhantes no fisico. Mas o cérebro é diferente…
Excelente explanação sobre o assunto parabéns 👏👏👏
Muito obrigada Dra pelas explicações! Tenho muita vontade de fazer seu curso para pais. Foi através de um vídeo seu que descobri que meu filho estava dentro do Espectro.
Eu acho que tô dentro também
Já tenho 19 anos e não consigo me desenvolver 😭
Todo tempos ouve autismo, só que não eram conhecidos, tenho 2 irmãos e 3 netos hoje diagnosticado com especto autista
A família do meu marido tem vários casos de autismo. Um médico amigo da minha filha disse a ela que é altamente genético. Resultado: ela desistiu completamente da idéia de ter filhos.
@@henriqueduarte1783 Qual sofrimento?
Maravilhosa explicação!Tem um sobrinho ou seja ,temos na família um anjo azul💙... É impressionante,a troca e a interação com ele..No início,um pouco complicado mas com o tempo, nós nos doamos muito para entende-lo... Está sendo maravilhoso e temos muito pela frente! Amamos o nosso Dani azul💙🙏😘
🥰🥰🥰
Descobrie o autismo do meu filho aos 2 anos ,hoje com 7 anos !
E como ele é hoje? Ele faz tudo sozinho?
@@patriciasantos299 o autismo dele é moderado,grau 2,ou seja,requer atencao em quase todas as atividades do dia a dia!tbm ñ é verbal.faz acompanhado desde os 2 anos.
estou fazendo o curso de bacharel em PSICOPEDAGOGIA, quero ajudar muito os TEA
Que vídeo maravilhoso e esclarecedor, obrigada e parabéns!!
😍😍😍 Obrigada minha querida!
@@mayragaiato me ajuda o meu é autista, tem 2 anos e 6 meses, só come literalmente iogurte e amburg a carne que vai em lanche, só isso nada mais. Ele comia papinha e tomava Aptamil e deixou tudo da noite para o dia. E até então só aceita isso. Celetivo ao extremo. Me ajuda por favor, socorro, não sei o que fazer. Não bebê água direito também. Será que tem como mudar essa situação??? Por favor me ajuda, tem um vídeo algo de orientação??? Socorro 😭
Sempre nos mantendo informados .
Muito obrigada 😊