Pessoal, uma informação importante.....(RESSALVA SOBRE VIGAS ROTULADAS COM PILARES) Até é possível ROTULAR VIGA COM PILAR, desde que garanta a capacidade de plastificação do apoio e faça a verificação, e controle das fissuras. Neste caso é necessário projetar uma armadura para combater a fissuração e também fazer a verificação da flecha Um exemplo, são as vigas gigantescas do museu do MASP, onde um colega engenheiro antigo teve acesso aos projetos e explicando que, foi zerado os momentos fletores nos apoios.
Ótima didática 👏🏻 a gente passa por mecânica dos sólidos, resistência dos materiais, concreto armado e os professores só jogam os assuntos e não traz exemplos na prática, a forma de ensinar engenharia nas faculdades precisa ser repensada!! Parabéns 👏🏻👏🏻
Pois é, ao assitir esses vídeos tão didáticos me vem uma indignação sem tamanho. Anos em uma universidade, onde simplesmente não é sequer passado o básico para se entender como as estruturas se comportam na realidade. A gente aprende a fazer cálculos de momentos e cargas, mas não sabe como usar esse monte informações.
Bom dia. Conforme coloquei em comentário no vídeo anterior, novamente ficamos só com á teoria. Esta teoria mostrada no vídeo de hoje eu não tenho nada a reclamar dos professores que tive. Na universidade fizemos diagramas, cálculos, esboços, redistribuição de cargas, pórticos, usamos software como o EBERiCK entre outras atividades lúdicas em sala. O que eu gostaria de ver realmente na "PRÁTICA" era a amarração, dobragem, amarração e acoplagem da armadura entre a viga e pilar, perante uma situação de engastamento, semi engastamento e rotulado, mesmo que em laboratório em escala. Mas fosse mostrado na "PRÁTICA" estas situações. Mesmo assim grato pelo vídeo.
Então, concordo com você.... Agora, repito, vou deixar o vídeo abaixo, que foi uma LIVE de todos estes conceitos....mostrando COMO MONTAR A ESTRUTURA ENGASTADA..... Assista a primeira parte desta live que falo sim sobre a prática.... ruclips.net/video/tixCh5BAJPI/видео.html
Muito show suas explicações, a faculdade parece uma escolinha de pre ensino perante seus vídeos com explicações especificas, detalhadas e super simples!! muito obrigado pelo conteúdo!
Bom dia!! Sou estudante de eng.civil do 9 semestre. O meu professor, nunca falou sobre esse assunto de diferenciar as vinculações da estrutura. Muito obrigado, por nos ensinar essa diferença.
Infelizmente isso não é abordado na faculdade.... Eu mesmo, apesar de cursar Unicamp, nunca me deparei com aulas assim.... É assim que aprende...no dia-a-dia.....na prática.... Divulgue o vídeo para os amigos estudantes.... Abraço
O vídeo que mostra como montar as estruturas engastadas está neste vídeo abaixo....uma LIVE completa sobre o assunto... Você que realmente quer se aprofundar..... ruclips.net/video/tixCh5BAJPI/видео.html Pessoal, uma informação importante.....(RESSALVA SOBRE VIGAS ROTULADAS COM PILARES) Até é possível ROTULAR VIGA COM PILAR, desde que garanta a capacidade de plastificação do apoio e faça a verificação, e controle das fissuras. Neste caso é necessário projetar uma armadura para combater a fissuração e também fazer a verificação da flecha Um exemplo, são as vigas gigantescas do museu do MASP, onde um colega engenheiro antigo teve acesso aos projetos e explicando que, foi zerado os momentos fletores nos apoios.
Mas a norma permite o engenheiro cálculo a viga a princípio ou bi apoiada ou contínua, e depois considerar um momento negativo perfeito e aplicar nas condições de rigidez da estrutura da aquele vínculo, para saber o real momento negativo. Assim, usar os coeficientes de rigidez da viga e a do pilar sup e inf, nao esquecendo o L/2 do pilar, aplicado no momento para saber o real momento para topo e base para o pilar.
Boa explicação, poderia fazer um vídeo falando sobre os deslocamentos da estrutura global? se tem algum critério a ser observado ou um valor máximo a considerar?
Queria ver o exemplo da armadura para o engastamento e semi-engastamento, como no caso foi somente demonstrado o apoiado, sem transferencia de momento ao pilar!
Ótima explicação!!!! Ficou claro pra mim. Só continuei em dúvida a respeito do nó...em estruturas de concreto armada devemos classificar o nó, como indeslocavel?
Oi helber me tire uma dúvida sempre ouvi falar em plastificação e como vc disse tem que ser bem avaliado e ter um aval de um calculista , queria saber se tal precaução se deve ao mesmo conceito que acontece no gráfico tensão deformação onde o aço sai do regime elástico e vai para o plástico deformando muito sem aumentar a carga até a ruptura será por essa razão que se tem tanto cuidado ao dimensionar ? Grato
Posso fazer uma viga rotulada de 15x30 (concreto usinado) com ferragem 12x27 (3 ferros 10mm no positivo, + 2 ferros de 10 - 5cm acima e mais 2 ferros de 10 no porta estribo) para um vão livre de 8 metros? Tratase de uma cobertura de garagem com laje H8 de EPS.
Ola Entendi parcialmente a explanaçao, ou seja, vi que a viga rotulada nos apoios deve ser mais robusta que a viga engastada; já no encastamento é o contrário, a viga fica mais esbelta e os apoios (pilares) mais robustos, a fim de combater os momentos.. Agora do ponto de vista da montagem, da concretagem e do entrelaçamento das ferragens, há alguma diferença na execução?
Fala um pouco sobre as dimensões dos apoios , como por exemplo uma situação em que tenhamos uma viga de 60 cm de altura apoiada na direção de menor inércia dos pilares como por exemplo numa seção de 20 cm (Pilar 20x40) , seria interessante um semi engaste ou seria possível engastar ( devido a pouca rigidez dos apoios ) , fica um pouco confuso esses conceitos na prática Obs: é recomendável ter pilares com maior rigidez na direção de grandes vãos mas as vezes a arquitetura nos faz cair em uma situação como esta
Exatamente... Esta parte a qual mencionou é bem mais complexa e aí vai depender dos cálculos e das inúmeras situações da obra... Seria interessante mostrar no próprio programa este dimensionamento, para facilitar melhor a compreensão.... Em breve farei vídeo a respeito....
Helber, resumindo: - rótulas apenas nos pré moldados onde temos as peças separadas sendo ancoradas através de eixos de vergalhão. - engaste sempre no concreto armado. Falou-se em concreto armado automaticamente estamos falando de engaste...correto???
Olá! Tenho uma grande duvida e curiosidade. Em um sobrado da década de 70, no banheiro do piso superior o encanamento de saída, ralo e vaso sanitário foi feito totalmente embutido na laje , mas ao fazer a reforma, no ralo do box, notei que existe algum tipo de terra no meio da laje (como se fosse um recheio), achei que era infiltração na lateral da caixa que tinha prejudicado a laje, mas esse banheiro não é usado a uns 4 anos e mesmo assim a camada do contrapiso e o "teto" da laje dos banheiros no andar térreo estão bem firmes, enquanto que no centro, no que parece ser a passagem dessas tubulações, existe essa "terra", é marrom bem escuro, cavei com um punção que tinha a mão, e no entanto não encontrei parede firme nessa camada. Era feito assim antigamente? outra duvida, preciso vedar essa camada ao redor da caixa, pois não foi possível prolongar um tubo pvc da tampa do ralo até a caixa. posso passar camadas de massa impermeabilizante ( cimento polimérico com resina) nesse vão entre a saída da tampa do ralo até a caixa sifonada? ( formando um tubo impermeável), ou posso aplicar outros tipos de materiais que possam solucionar isso, pois infelizmente não poderá ser feita essa ligação com tubo de pvc ( como deveria ser). Agradeço a atenção!
Professor,posso somar os momentos mínimos+ momentos de 2 ordem dos pilares + o momento de engaste perfeito produzido pelas vigas nos pilares para eu poder ter o momento total sobre eles? No caso de cálculo de Pilates
Mt bom , vim ver como é montado mas n entendi o engaste o que é. No caso é juntar o viga com o pilar travando eles juntos? Aí tem que reforçar o pilar? Só entendi que o pilar tem que ser forte mas o que acontece pra ele ser assim n entendi
Boa aula..mais na prática temos q usar rótulas para aliviar os pilares o cliente de um sobrado, não aceita pilares com 10 ferros de meia polegada, se o vizinho fez igual com 4 ferros, tem inúmeros casos que se não aplicar rotulas os pilares ficam com tx exagerada de armadura...e não pode-se aumentar sua dimensão por causa da arquitetura, tem q saber manipular a Estrutura para buscar o custo benefício e fazer nosso papel de Engenheiro..
Como eu disse, depende muito do cálculo e da situação envolvida.. Eu já em algumas situações rótulas, mas plastificando os apoios e controlando as fissuras e a flecha gerada...
Não tem jeito de fazer uma boa obra sem o engenheiro, mas a execução depende de um bom mestre de obras . Agora o que tem de curioso na praça metido a engenheiro não tá escrito viu.
Obrigado professor por abordar estas questões com clareza e línguagem de fácil intendimento..tem algum video no canal que ensina demência momentos máximo negati6 ?
Você que realmente quer se aprofundar..... Tem uma live completa sobre isso que fiz recentemente, NA PRÁTICA.... ruclips.net/video/tixCh5BAJPI/видео.html
Uma correção simples de português: EXCEÇÕES, e não "excessões". As dúvidas sobre o uso de ç ou ss são muito comuns na língua portuguesa, provavelmente devido ao fato de suas sonoridades serem iguais. No caso da palavra exceção, especificamente, é possível que a confusão ocorra por conta da semelhança com a grafia da palavra "excesso". Exceção é o que se excetua, que se exclui. Excesso indica quantidade exagerada de algo; aquilo que sobra. Na lingua portuguesa, não existem as palavras "excessão" ou "excessões".
Pessoal, uma informação importante.....(RESSALVA SOBRE VIGAS ROTULADAS COM PILARES)
Até é possível ROTULAR VIGA COM PILAR, desde que garanta a capacidade de plastificação do apoio e faça a verificação, e controle das fissuras.
Neste caso é necessário projetar uma armadura para combater a fissuração e também fazer a verificação da flecha
Um exemplo, são as vigas gigantescas do museu do MASP, onde um colega engenheiro antigo teve acesso aos projetos e explicando que, foi zerado os momentos fletores nos apoios.
Ótima didática 👏🏻 a gente passa por mecânica dos sólidos, resistência dos materiais, concreto armado e os professores só jogam os assuntos e não traz exemplos na prática, a forma de ensinar engenharia nas faculdades precisa ser repensada!! Parabéns 👏🏻👏🏻
Valeu João..🙏🙏🙏
Pois é, ao assitir esses vídeos tão didáticos me vem uma indignação sem tamanho.
Anos em uma universidade, onde simplesmente não é sequer passado o básico para se entender como as estruturas se comportam na realidade.
A gente aprende a fazer cálculos de momentos e cargas, mas não sabe como usar esse monte informações.
Aprendi mais em seu canal do que em 3 anos de engenharia civil!!! Parabéns e obrigado pelas informações claras e objetivas!
Tamo junto 🙏
ótimas explicações, principalmente quanto as exceções, parabéns professor
Muito obrigado
parabéns pela explicação
Boa noite Mestre Helber!
Tirou mtas dúvidas, obrigado.
Até o próximo vídeo.
Fique com Deus.
Depois de tanto tempo uma explicação bem dada parabens
Parabéns, pela sua dedicação sou formado em Eng civil a alguns meses.tenho a vontade de fazer uma pós de Engenheiro calculista. Show de explicação.
Valeu brother👊👊👊👊
Arrebentou meu caro só não entende quem não quer
Muito top sua explicação
excelente explicação..
DEUS te abençoe por repassar seus conhecimentos
Amém
Muito bem explicado meu amigo Helber você é um profissional e tanto Parabéns pelo seu canal
Bom dia.
Conforme coloquei em comentário no vídeo anterior, novamente ficamos só com á teoria.
Esta teoria mostrada no vídeo de hoje eu não tenho nada a reclamar dos professores que tive. Na universidade fizemos diagramas, cálculos, esboços, redistribuição de cargas, pórticos, usamos software como o EBERiCK entre outras atividades lúdicas em sala.
O que eu gostaria de ver realmente na "PRÁTICA" era a amarração, dobragem, amarração e acoplagem da armadura entre a viga e pilar, perante uma situação de engastamento, semi engastamento e rotulado, mesmo que em laboratório em escala. Mas fosse mostrado na "PRÁTICA" estas situações.
Mesmo assim grato pelo vídeo.
Então, concordo com você....
Agora, repito, vou deixar o vídeo abaixo, que foi uma LIVE de todos estes conceitos....mostrando COMO MONTAR A ESTRUTURA ENGASTADA.....
Assista a primeira parte desta live que falo sim sobre a prática....
ruclips.net/video/tixCh5BAJPI/видео.html
Ninguém nunca me explicou isso.
Hoje, aprendi em definitivo....
O que não aprendi em 5 anos de faculdade, em 10 minutos você explicou...
Parabéns.
Essa é a intenção do canal!!!
Trazer a realidade o que a faculdade não ensina!
Olá engearia na prática muito bom obrigado do vídeo 👍👍
Show helber parabens pela explicacao amigo👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Muito bem explicado gostei parabéns pelo trabalho
Muito bom obrigado pela as dicas .Deus lhe abençoe
Amêm
Excelente a explicação!
Muito bom. Parabéns.
Trabalho espetacular, parabéns virei fã
Valeu Thiago.🙏
Conceitos muito bem definidos. Ótimo.
Você me ensinou muito com esse vídeo, obrigado!!
Que bom que ajudou
Muito show suas explicações, a faculdade parece uma escolinha de pre ensino perante seus vídeos com explicações especificas, detalhadas e super simples!! muito obrigado pelo conteúdo!
Valeu brother 👍
Show de conhecimento meu caro amigo
Grande parça...
Valeu brother...
Tamo junto.
Top essa vídeo aula
Tamo junto De Paula.
Este canal é demais!🇦🇴
Bom dia!!
Sou estudante de eng.civil do 9 semestre.
O meu professor, nunca falou sobre esse assunto de diferenciar as vinculações da estrutura.
Muito obrigado, por nos ensinar essa diferença.
Infelizmente isso não é abordado na faculdade....
Eu mesmo, apesar de cursar Unicamp, nunca me deparei com aulas assim....
É assim que aprende...no dia-a-dia.....na prática....
Divulgue o vídeo para os amigos estudantes....
Abraço
Engenharia na Prática vou divulgar sim, muito obrigado por essa aula !
Excelente!
Muito bom, muito bom mesmo.
Excelente teoria 👏🏽👏🏽👏🏽
Que aula!!!
Boa aula.muito bom
Muito bommm essas aulas e esses videos
Muito bom.
O vídeo que mostra como montar as estruturas engastadas está neste vídeo abaixo....uma LIVE completa sobre o assunto...
Você que realmente quer se aprofundar.....
ruclips.net/video/tixCh5BAJPI/видео.html
Pessoal, uma informação importante.....(RESSALVA SOBRE VIGAS ROTULADAS COM PILARES)
Até é possível ROTULAR VIGA COM PILAR, desde que garanta a capacidade de plastificação do apoio e faça a verificação, e controle das fissuras.
Neste caso é necessário projetar uma armadura para combater a fissuração e também fazer a verificação da flecha
Um exemplo, são as vigas gigantescas do museu do MASP, onde um colega engenheiro antigo teve acesso aos projetos e explicando que, foi zerado os momentos fletores nos apoios.
Mas a norma permite o engenheiro cálculo a viga a princípio ou bi apoiada ou contínua, e depois considerar um momento negativo perfeito e aplicar nas condições de rigidez da estrutura da aquele vínculo, para saber o real momento negativo. Assim, usar os coeficientes de rigidez da viga e a do pilar sup e inf, nao esquecendo o L/2 do pilar, aplicado no momento para saber o real momento para topo e base para o pilar.
Você é FODA! Adoro seu vídeos!
Faz um vídeo mostrando a diferença na prática de apoios de 1,2 e 3 gênero
Vou trazer um exemplo prático sobre esta parte...
parabens
Agora entendi
Faz alusão as rótulas do joelho
As engastadas é uma estrutura só e a rotulada trabalha separadamente
Aí são condições diferentes
Professor, ótima explicação, já pensou em montar umas lives ou até mesmo um curso de concreto armado?
Boa explicação, poderia fazer um vídeo falando sobre os deslocamentos da estrutura global? se tem algum critério a ser observado ou um valor máximo a considerar?
Tenho um vídeo que abordar sobre esta parte, falando do Gama Z...que está atrelado ao assunto sugerido...
Muito bom
Que aula
😉
Queria ver o exemplo da armadura para o engastamento e semi-engastamento, como no caso foi somente demonstrado o apoiado, sem transferencia de momento ao pilar!
Ótima explicação!!!! Ficou claro pra mim. Só continuei em dúvida a respeito do nó...em estruturas de concreto armada devemos classificar o nó, como indeslocavel?
Pelo o que sei o nó fica fixo nos eixos X e Y, mas possibilita o giro em torno do nó.
@@edmarferreirajunior724 obrigado!
@@vantivitor9846 obrigado!!
Oi helber me tire uma dúvida sempre ouvi falar em plastificação e como vc disse tem que ser bem avaliado e ter um aval de um calculista , queria saber se tal precaução se deve ao mesmo conceito que acontece no gráfico tensão deformação onde o aço sai do regime elástico e vai para o plástico deformando muito sem aumentar a carga até a ruptura será por essa razão que se tem tanto cuidado ao dimensionar ? Grato
Show !!!
Posso fazer uma viga rotulada de 15x30 (concreto usinado) com ferragem 12x27 (3 ferros 10mm no positivo, + 2 ferros de 10 - 5cm acima e mais 2 ferros de 10 no porta estribo) para um vão livre de 8 metros?
Tratase de uma cobertura de garagem com laje H8 de EPS.
Ola
Entendi parcialmente a explanaçao, ou seja, vi que a viga rotulada nos apoios deve ser mais robusta que a viga engastada; já no encastamento é o contrário, a viga fica mais esbelta e os apoios (pilares) mais robustos, a fim de combater os momentos..
Agora do ponto de vista da montagem, da concretagem e do entrelaçamento das ferragens, há alguma diferença na execução?
Muito bom! Porém se mostrasse na prática com as vigas, seria muito melhor.. espero q se puder faça, pois nos ajudaria muito... abraço
Tem muitos vídeos aqui.
Só pesquisar 👍
@@engenharianapraticaoficial achei no canal, do jeito q eu queria!Muito obrigado meu amigo!!!
Na prática, olhando lá no concreto armado já posto, dá pra diferenciar um semi-engastado?
Beleza
Seria positivo ver como na prática se executa o engastamento ou o apoio simple viga pilar de betão.
Fala um pouco sobre as dimensões dos apoios , como por exemplo uma situação em que tenhamos uma viga de 60 cm de altura apoiada na direção de menor inércia dos pilares como por exemplo numa seção de 20 cm (Pilar 20x40) , seria interessante um semi engaste ou seria possível engastar ( devido a pouca rigidez dos apoios ) , fica um pouco confuso esses conceitos na prática
Obs: é recomendável ter pilares com maior rigidez na direção de grandes vãos mas as vezes a arquitetura nos faz cair em uma situação como esta
Exatamente...
Esta parte a qual mencionou é bem mais complexa e aí vai depender dos cálculos e das inúmeras situações da obra...
Seria interessante mostrar no próprio programa este dimensionamento, para facilitar melhor a compreensão....
Em breve farei vídeo a respeito....
To aqui
Helber, resumindo:
- rótulas apenas nos pré moldados onde temos as peças separadas sendo ancoradas através de eixos de vergalhão.
- engaste sempre no concreto armado.
Falou-se em concreto armado automaticamente estamos falando de engaste...correto???
O efeito do engastamento é o tal chamado efeito pórtico da estrutura como um todo? Parabéns pelo conteúdo 💖
Exato, na verdade o engastamento obriga a estrutura a trabalhar como um todo, uma inércia global...
😉😉😉
Muito boa sua aula. So acho que deveria muda a cor do quadro porque não da pra ver direito.
Valeu!
Olá! Tenho uma grande duvida e curiosidade. Em um sobrado da década de 70, no banheiro do piso superior o encanamento de saída, ralo e vaso sanitário foi feito totalmente embutido na laje , mas ao fazer a reforma, no ralo do box, notei que existe algum tipo de terra no meio da laje (como se fosse um recheio), achei que era infiltração na lateral da caixa que tinha prejudicado a laje, mas esse banheiro não é usado a uns 4 anos e mesmo assim a camada do contrapiso e o "teto" da laje dos banheiros no andar térreo estão bem firmes, enquanto que no centro, no que parece ser a passagem dessas tubulações, existe essa "terra", é marrom bem escuro, cavei com um punção que tinha a mão, e no entanto não encontrei parede firme nessa camada. Era feito assim antigamente? outra duvida, preciso vedar essa camada ao redor da caixa, pois não foi possível prolongar um tubo pvc da tampa do ralo até a caixa. posso passar camadas de massa impermeabilizante ( cimento polimérico com resina) nesse vão entre a saída da tampa do ralo até a caixa sifonada? ( formando um tubo impermeável), ou posso aplicar outros tipos de materiais que possam solucionar isso, pois infelizmente não poderá ser feita essa ligação com tubo de pvc ( como deveria ser). Agradeço a atenção!
Tem uma dúvidal onde parar a emenda da viga aérea. Obs não tenho todas as tábuas pra encher de uma vez só
Professor,posso somar os momentos mínimos+ momentos de 2 ordem dos pilares + o momento de engaste perfeito produzido pelas vigas nos pilares para eu poder ter o momento total sobre eles? No caso de cálculo de Pilates
em concreto armado eu posso rotular viga com viga ?
Mt bom , vim ver como é montado mas n entendi o engaste o que é. No caso é juntar o viga com o pilar travando eles juntos? Aí tem que reforçar o pilar? Só entendi que o pilar tem que ser forte mas o que acontece pra ele ser assim n entendi
@@edmarferreirajunior724 obrigado por me tirar a dúvida em irmão
Eu tenho uma viga a ser feita 6mts é necessário colocar uma coluna no meio
Simples, resistência maior que que somas das forças exercidas, Tô vê do que que o meu científico em 1970 , foi bom !
Up
Meu amigo, estou fazendo uma obra e queria saber se eu posso fazer um viga flutuante de 8mt
Poder pode, precisa avaliar várias questões...
O engasgamento acontece muito em vigas contínuas, isso quando fazem
Nada é transferido para os pilares ? E as reações de apoio meu amigo..?
Sim colega.
👏👏👏👏👏👏🇧🇷
Boa aula..mais na prática temos q usar rótulas para aliviar os pilares o cliente de um sobrado, não aceita pilares com 10 ferros de meia polegada, se o vizinho fez igual com 4 ferros, tem inúmeros casos que se não aplicar rotulas os pilares ficam com tx exagerada de armadura...e não pode-se aumentar sua dimensão por causa da arquitetura, tem q saber manipular a Estrutura para buscar o custo benefício e fazer nosso papel de Engenheiro..
Como eu disse, depende muito do cálculo e da situação envolvida..
Eu já em algumas situações rótulas, mas plastificando os apoios e controlando as fissuras e a flecha gerada...
Não tem jeito de fazer uma boa obra sem o engenheiro, mas a execução depende de um bom mestre de obras . Agora o que tem de curioso na praça metido a engenheiro não tá escrito viu.
Uma viga invertida pode ser concretada por partes .laje depois a viga
Vamos falar disso em breve...
Só faltou falar como é executado na obra
Este vídeo mostra TUDO COMO É NA OBRA...
ruclips.net/video/tixCh5BAJPI/видео.html
Obrigado professor por abordar estas questões com clareza e línguagem de fácil intendimento..tem algum video no canal que ensina demência momentos máximo negati6 ?
6 professor de faculdades deram dislike kkkk
Kkkkk.
Isso faz parte....
😅😅😅😅😅
Como fica a armação na prática até agora não vi ninguém postar nada
Tem muitos vídeos no canal que explicam.
Faltou dizer como faz o semiengastamento.
No final é explicado como semi engastar....
Simples leis de Newton!
Video bom pra quem esta formando em engenharia pra quem e pedreiro nao entendi bosta nenhuma
Geralmente pra estrutura de 2 pavimentos eu uso 6 ferros de 1/2 em estribo 0,15×0,15.
Era bom mostra isso na prática
Você que realmente quer se aprofundar.....
Tem uma live completa sobre isso que fiz recentemente, NA PRÁTICA....
ruclips.net/video/tixCh5BAJPI/видео.html
Esse professor fala fala fala e nao explica na prática como executar uma ligação viga-pilar semi-engastada...!
Uma correção simples de português: EXCEÇÕES, e não "excessões". As dúvidas sobre o uso de ç ou ss são muito comuns na língua portuguesa, provavelmente devido ao fato de suas sonoridades serem iguais. No caso da palavra exceção, especificamente, é possível que a confusão ocorra por conta da semelhança com a grafia da palavra "excesso". Exceção é o que se excetua, que se exclui. Excesso indica quantidade exagerada de algo; aquilo que sobra. Na lingua portuguesa, não existem as palavras "excessão" ou "excessões".
Boa.
Arrebentou meu caro só não entende quem não quer
Isso aí parcero.....só não entende quem não quer!!