SIM! ISSO É REAL! A fantástica Vila de Blagaj na Bósnia e Herzegovina | Blagaj BÓSNIA 2024

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 сен 2024
  • BLAGAJ BÓSNIA E HERZEGOVINA - O QUE CONHECER NA BÓSNIA E HERZEGOVINA - ROTEIRO BLAGAJ
    Imagine um monastério de quase 500 anos construído às margens de um rio que nasce sobre uma fenda na montanha. Imaginou? Pois é, esse lugar existe e fica na Bósnia e Herzegovina. Estou falando de Vrelo Bune, conjunto natural e arquitetônico localizado na pequena Vila de Blagaj, um dos destinos turísticos mais bonitos do país.
    A vila de BLAGAJ tem pouco mais de 2 mil habitantes, é cortada por um rio e é cercada por altas montanhas.
    Praticamente toda a vila gira em torno do Buna, um dos principais afluentes do histórico rio Neretva. De águas azul-turquesa e extremamente frias, a nascente do rio Buna fica dentro da caverna na montanha e é uma das maiores da Europa, produzindo aproximadamente 43 mil litros de água por segundo.
    O rio Buna é um dos rios mais curtos da Bósnia. São apenas 9 quilômetros quando se junta ao rio Neretva que atravessa Mostar.
    O ponto alto da vila é o Monastério também chamado de CASA DERVISH, VRELO BUNE, TEKIJA BLAGAJ OU BLAGAJ TEKKE.
    A palavra tekke é usada para descrever um edifício projetado especificamente para reuniões sufis.
    O Monastério é um lugar para retiro espiritual, que servia para abrigo ou estudo de seguidores do Sufismo, uma corrente mística do Islamismo. Mesmo sendo reparada em diversas ocasiões, é preservada em sua arquitetura original até hoje.
    Embora a história da Casa Dervish seja um pouco obscura, os historiadores dizem que a primeira casa foi construída em meados de 1400, mas foi destruída e reconstruída na década de 1520.
    Existem várias salas diferentes que compõem a atual Casa dos Dervixes, incluindo uma cozinha, casa de hóspedes ( musafirhana ), hammam, uma sala de oração ( semahana ), túmulos, e um pátio.
    A entrada do complexo é de 10 marcos (cerca de 5 euros), mas vale a pena!
    Ao passar pelo caminho que te lega até o monastério, você notará 7 sinais. Esses sinais correspondem aos sete principios que precisam estar em todos os tekke bósnios: casa, escada, água (água parada e cachoeira), rocha, nascente, sepultura (tumba) e caverna. Esses sete fatores estão relacionados à ordem cosmológica.
    Antes de entrar no tekke, os hóspedes são convidados a se vestir respeitosamente e tirar os sapatos na entrada da casa. Porém, não se preocupe em levar um conjunto extra de roupas - a casa oferece bandagens e lenços de cortesia na entrada para cobrir cabelos (para mulheres) e joelhos.
    Infelizmente não conseguimos visitar o Forte de Blagaj por causa da chuva.
    O antigo FORTE DE BLAGAJ, também conhecido como Cidade Velha, foi construído em uma alta colina de difícil acesso, a uma altitude de 310 metros acima do nível do mar e 266 metros acima da nascente do rio Buna.
    Investigações na segunda metade do século XX revelaram que a área da Cidade Velha de Blagaj era habitada continuamente desde a Idade do Ferro (3.000 a.C - 1.000 a.C) até 1835. Já o forte foi construído pelos bizantinos.
    Visitar Blagaj é uma experiência rica e diversificada, que oferece uma combinação perfeita de natureza deslumbrante, história fascinante e uma rica cultura. Seja explorando a impressionante nascente do rio Buna, visitando o sereno mosteiro dervixe, ou simplesmente desfrutando da deliciosa culinária local, Blagaj promete uma visita memorável e única.
    E você? Gostou de conhecer Blagaj com a gente? Deixe nos comentários suas impressçõe!
    Obrigada por assistir.
    Tchau!

Комментарии • 18