Seria bom uma série de vídeo aulas sobre instalação residencial de baixa tensão, Falando sobre o princípio de funcionamento da eletricidade. Parabéns pelo seu trabalho.
Nobre, vc tem alguma vídeo aula q fale sobre o motor MONOFÁSICO q tem apenas um capacitor de polipropileno, q funciona como de partida e de funcionamento ao mesmo tempo??? (Obs.: Esse tipo de motor não tem ch.centrífuga). Esse tipo de capacitor tbm, além de melhorar o torque do motor na partida, tbm tem a função de correção do fator de potência do mesmo??? Parabéns p excelente aula!
Olá, Professor. O Rendimento em porcentagem é 0,39 = 39%. Está certo meu raciocínio, pois converti HP em CV e considerei V=110Vac, raiz de 3= 1,73 e apliquei a fórmula do rendimento percentual.
Pode-se dizer que o capacitor de partida coloca-se a Tensão v(t) em fase com a corrente i(t) num sistema indutivo, no caso, o motor monofásico.Também esses motores são fracos para partir sozinhos. Muito boas essas aulas de motores elétricos. Parabéns !
Ótima observação. Tem um detalhe interessante também. Vc consegue dimensionar o Capacitor para adiantar a corrente da bobina auxiliar em 90o da corrente da bobina principal (fica adiantada também da tensão). Nesse caso, o motor consegue campo girante perfeito, porém perde o torque de partida. Por isso temos aqueles com dois capacitores: uma para operar na partida e outro para operar em regime. Obrigado pela contribuição.
this is a very good youtube channel, but at least put english subtitles to allow worldwide non portuguese speaker students to learn or maybe you could double each portuguese video in an english one by adding the english videos playlist in this youtube channel.
Muito legal, excelente vídeo! Fiquei me questionando quanto aos motores dos ventiladores de teto, faz tempo que não instalo mas parece que a chave de reversão fica com "as pontas" uma em cada polo do capacitor e o "centro" da chave no fase, seria um enrolamento auxiliar duplo com o capacitor auxiliar fechando a série no meio? Obrigado!
Obrigado Rodrigo. Me parece que é isso mesmo. O motor de ventilador de teto é este mostrado no vídeo apenas trocando o posicionamento do estator com o rotor. No ventilador o rotor fica do lado externo e o estator fica no lado interno da carcaça. Daí as ligações são as mesmas.
Fiz o cálculo do rendimento. Da uma olhada aí, e se estiver correto responde uma dúvida que vem ao final 😅: Potência no eixo da máquina: 2HP= 2*745=1490 Então: Pot. Eixo/ ( V*I*FP) = 1490/(110V*28,6A*0,7) = 0,67 = 67% de rendimento. Acertei? Agora como prêmio responde essa ( por favor ): Vi no seu vídeo que marcou as bobinas como 1-3; 2-4; 5-6. E esse seu fechamento é repetido em apostilas e outros canais. Porém fazendo uma busca rápida no Google ou olhando placas de motores monofásicos os fechamentos para a menor tesão ( por exemplo ) são: Ímpares fechados e recebendo uma alimentação L1 ( 1-3-5 ) e pares fechados e recebendo outra alimentação L2 ( 2-4-6 ). O que tornaria essa marcação de bobinas que você usou ( e que todo mundo usa ) errada. Afinal fechariam bobinas em curto. Impossibilitando o funcionamento do motor. Pela minha análise as bobinas estariam separadas assim : 1-2;3-4;5-6. Dessa forma a informação das placas fariam sentido. Pois fechando os ímpares e alimentando e fechando os pares e alimentando teríamos todas as bobinas em paralelo. Detalhe: a bobina final 5-6 é padrão tanto nas placas como nos ensinados. E a alteração dela apenas alteraria a rotação. Já nas demais existe um dos lados errados. Ou os teóricos ou os fabricantes e suas placas dos motores.😅 Me ajuda entender onde está o erro. Obrigado! Excelente vídeo! 🎉🎉🎉🎉🎉
Esses motores também são encontrados em equipamentos de linha branca como o ar condicionado tanto o compressor como os motores de turbinas que ajudam na dissipação do calor dos radiadores desses equipamentos.
Na verdade aonde que eu saiba compressor de ar condicionado usa capacitor permanente e não de partida, tenho um compressor aqui e tenho 100% de certeza que estou falando, e a ventoinha também usa capacitor permanente e em alguns casos é até motor de polo sombreado nas ventoinhas.
Professor Marco Aurelio, me tire uma dúvida: no bobinamento do enrolamento do motor monofásico, temos a bobina auxiliar sobrepondo um pouco a principal em dois pontos. No caso dos motores trifásico, temos as bobinas das fases R, S, T se sobrepondo também. Porque isso acontece?
Olá Josaphat. No nosso desenho fiz uma simplificação do modelo real para uma melhor compreensão. Vc está certo, em motores reais as bobinas se sobrepõem. Lebre que são isoladas com verniz isolantes. A ideia do funcionamento é exatamente a mesma, porém, com a sobreposição aproveita-se mais os "espaços" do estator. No desenho do vídeo para um enrolamento real cada um seguimento da bobina principal e da bobina auxiliar fariam uma meia lua completa no estator. Entendeu?
Estou amando a aula. Calculei o rendimento pela potência dada que é de 2 hp = 2 x 745,5 w = 1490 w no eixo. Mas a corrente requerida pela máquina a 220 V é de 14,3 A, o que dá uma potência absorvida pela máquina de 14,3 x 220 = 3146 W. O rendimento é a potência no eixo / pela potência elétrica fornecida = 1490 W/ 3146 W = 47%. Acertei?
Olá José. No vídeo em laboratório ruclips.net/video/S9It1Sl-w04/видео.html faço um experimento "montando" um motor monofásico. Nele mostro como é produzido o campo girante sem capacitor. Ao final coloco um capacitor e mostro como o torque aumenta consideravelmente. O que o capacitor faz é adiantar a corrente da bobina auxiliar de 90o da principal, produzindo um campo girante "perfeito".
Neste vídeo explico o princípio, é o trifásico, mas o conceito é o mesmo, pois parte do campo magnético girante. ruclips.net/video/CaQdfZYFgQ8/видео.html Para o aprofundamento: ruclips.net/video/Zmo8LvJuZ9A/видео.html
No caso do motor weg 3cv 2polos alta rotacao . Ele suporta apenas 220v e tem apenas um capacitor permanente . Resumindo, parte com dificuldade ou nem consegue partir( erro de projeto)" calculo basico de dimensionamento de capacitor sujere 177uf Daria pra adaptar chave centrifuga ou alterar o valor do capacitor?
Olá Marcos. Veja, você pode dimensionar o capacitor para torque elevado na partida (normalmente o calculo básico que encontramos na internet) ou dimensionar para operar após a partida com carga leve (aí capacitor permanente). Neste ultimo são motores de maior rendimento e silenciosos. Porém, perdem capacidade de partida com carga mecânica. Sua aplicação é normalmente em bombas e banheiras de hidromassagem. Não acredito ser erro de projeto não. Agora, adaptar uma chave centrífuga e dimensionar o motor para a partida, em tese, é possível. Porém, primeiro, tem que verificar se tem espeço para a chave. Segundo, as bobinas neste motor não suportam alta corrente de partida. Pode até funcionar por um tempo, mas sua vida útil vai cair consideravelmente.
@@CampoGirante espaço físico não há. Chave eletrônica no lugar da centrifuga pesquisei e é pouco confiável(dá pau NF e pode queimar o bobinado). A última saída seria montar um painel de comando dimensionado para fazer a função mas teria que avaliar o custo disso
No motor do vídeo isso não pode ocorrer devido que os terminais 1 e 3 correspondem aos terminais de uma mesma bobina assim como o 2 e 4, ou seja, curto-circuito, supondo o esquema que você falou, a única bobina ligada seria a auxiliar, isso se você se confundiu e colou um 5 à mais . Porém esse esquema de numeração pode ocorrer, vai depender da nomenclatura do fabricante, qual terminal se refere a qual número... Em outro fabricante pode acontecer de os terminais 1 e 3 não serem da mesma bobina e assim por diante...
Na verdade os motores monofásicos conseguem operar apenas com a bobina principal, porém, não conseguem partir. Dá vc dimensiona o capacitor e a bobona auxiliar apenas para a partida, economia e manutenção mesmo. Assim que parte, ela é desligada e não corre o risco de queimar, gerando menos manutenção. ps.: existem máquinas com capacitor permanente, sem chave centrifuga, o que acaba encarecendo por a bobina auxiliar e o capacitor ficam operando o tempo todo. Lembre que bobina é cobre e cobre é caro.
Olá, obrigado por complementar a informação. Vi seu comentário em outro vídeo e para aproveitar vou complementar aqui também. Eu tenho um motor universal que demonstro em laboratório seu funcionamento em CC e em CA. Este motor retirei de um tanquinho. Quero dizer que sim, existe aplicações mais convencionais, comum de se encontrar, mas aplicações de motores são diversas.
Olá Carlos. O motor continuará em funcionamento, mas levará a queima da bobina auxiliar. A bobina auxiliar é feita apenas para suportar a corrente de partida, por curto período de tempo. Mantendo a bobina auxiliar, a corrente continuara circulando e irá queima-la.
Olá Milton, boa ideia, posso fazer um vídeo sim. Mas já te adianto aqui, o Alternador do carro nada mais é que um Gerador "Síncrono" Trifásico (isso mesmo) com velocidade mecânica no eixo variável (em função da velocidade do carro). A diferença é que na sua saída tem um retificador e um regulador de tensão. Para adiantar os estudos veja o vídeo: ruclips.net/video/U5EVl0anDxg/видео.html O que muda aí é a forma de construir, mas o princípio é este.
Prática - MOTOR MONOFÁSICO ruclips.net/video/S9It1Sl-w04/видео.html
Seria bom uma série de vídeo aulas sobre instalação residencial de baixa tensão, Falando sobre o princípio de funcionamento da eletricidade. Parabéns pelo seu trabalho.
Por enquanto não é o foco do canal .
Este professor Marcos Aurélio é uma benção, agora sim entendi motor monofásico com capacitor de partida!!!.... parabéns mestre!!!...
Muito boa sua aula Deus abençoe sempre
Parabéns pela explicação.
Obrigado
Excelente aula prof. Marco Aurélio!
Resolução do exercício proposto
VA=110x28.6 = 3146
W=3146x0.7 =2202.2
ƞ = (2*750)/2202.2*100= 68%
Isso mesmo. Só uso 1HP = 746 W
ÓTIMA EXPLICAÇÃO. ME AJUDOU A ESCLARECER DUVIDAS SOBRE CAPACITOR CAPACITOR EM MOTOR MONOFÁSICO. OBRIGADO
Disponha!
Boa noite professor blz ficou ótimo sua explicação sobre bobinas de trabalho e bobinas auxiliar de motor monofasico você tá de parabéns blz
Valeu obrigado
Uma palavra para definir esse canal, "EXCELÊNCIA ".
Obrigado.
Aula excelente! Parabéns!
Obrigado MArcio
A melhor explicação no assunto
Muito obrigado
Mais uma ótima aula, Professor!
muito obrigado pela sua dedicação.
abraço.
Obrigado parceiro.
Aula muito boa. Parabéns.
Esta bem espricado muito agradecido😊
aulas muito boas, parabéns pelo trabalho.
Obrigado João. 👍
obrigado, mais uma excelente aula...
Bons estudos! 👍
Vídeo aula #top parabéns faz um video das ligações dos capacitores de partida e permanente nos motores monofásicos com dois capacitores valeu
Farei em breve
Nobre, vc tem alguma vídeo aula q fale sobre o motor MONOFÁSICO q tem apenas um capacitor de polipropileno, q funciona como de partida e de funcionamento ao mesmo tempo??? (Obs.: Esse tipo de motor não tem ch.centrífuga).
Esse tipo de capacitor tbm, além de melhorar o torque do motor na partida, tbm tem a função de correção do fator de potência do mesmo???
Parabéns p excelente aula!
Olá, Professor. O Rendimento em porcentagem é 0,39 = 39%. Está certo meu raciocínio, pois converti HP em CV e considerei V=110Vac, raiz de 3= 1,73 e apliquei a fórmula do rendimento percentual.
Pode-se dizer que o capacitor de partida coloca-se a Tensão v(t) em fase com a corrente i(t) num sistema indutivo, no caso, o motor monofásico.Também esses motores são fracos para partir sozinhos.
Muito boas essas aulas de motores elétricos. Parabéns !
Ótima observação. Tem um detalhe interessante também. Vc consegue dimensionar o Capacitor para adiantar a corrente da bobina auxiliar em 90o da corrente da bobina principal (fica adiantada também da tensão). Nesse caso, o motor consegue campo girante perfeito, porém perde o torque de partida. Por isso temos aqueles com dois capacitores: uma para operar na partida e outro para operar em regime.
Obrigado pela contribuição.
@@CampoGirante Tem aqueles capacitores permanentes mesmo,
Top demais show Parabéns 👏👏👏
Muito obrigado ✌
Muito bom!
Obrigado Jester
this is a very good youtube channel, but at least put english subtitles to allow worldwide non portuguese speaker students to learn or maybe you could double each portuguese video in an english one by adding the english videos playlist in this youtube channel.
It is part of the plans to launch the channel in English. However, there is still little engagement, which is not very motivating
Excelente!!!
Obrigado
Professor, qual a relação do valor do capacitor com o funcionamento e a velocidade de rotação do motor?
Faz um video de cálculo para capacitor de partida e permanente para motor monofásico valeu abraço
Muito legal, excelente vídeo! Fiquei me questionando quanto aos motores dos ventiladores de teto, faz tempo que não instalo mas parece que a chave de reversão fica com "as pontas" uma em cada polo do capacitor e o "centro" da chave no fase, seria um enrolamento auxiliar duplo com o capacitor auxiliar fechando a série no meio? Obrigado!
Obrigado Rodrigo. Me parece que é isso mesmo. O motor de ventilador de teto é este mostrado no vídeo apenas trocando o posicionamento do estator com o rotor. No ventilador o rotor fica do lado externo e o estator fica no lado interno da carcaça. Daí as ligações são as mesmas.
@@CampoGirante Legal, obrigado!
Isso mesmo, nobre!
@@CampoGirante Exatamente...muitos pensam q o rotor fica na parte interior e o estator na parte exterior.
ola professor, qual aplicativo o senhor utilizava nessas aulas?
Muito bom os seu vídeos professor
Obrigado Rabelo.
Muito top 👍
Muito obrigado
até eu q sou néscio no assunto entendi o esquema!
Fiz o cálculo do rendimento. Da uma olhada aí, e se estiver correto responde uma dúvida que vem ao final 😅:
Potência no eixo da máquina:
2HP= 2*745=1490
Então: Pot. Eixo/ ( V*I*FP) = 1490/(110V*28,6A*0,7) = 0,67 = 67% de rendimento.
Acertei?
Agora como prêmio responde essa ( por favor ):
Vi no seu vídeo que marcou as bobinas como 1-3; 2-4; 5-6.
E esse seu fechamento é repetido em apostilas e outros canais. Porém fazendo uma busca rápida no Google ou olhando placas de motores monofásicos os fechamentos para a menor tesão ( por exemplo ) são:
Ímpares fechados e recebendo uma alimentação L1 ( 1-3-5 ) e pares fechados e recebendo outra alimentação L2 ( 2-4-6 ).
O que tornaria essa marcação de bobinas que você usou ( e que todo mundo usa ) errada. Afinal fechariam bobinas em curto. Impossibilitando o funcionamento do motor.
Pela minha análise as bobinas estariam separadas assim : 1-2;3-4;5-6.
Dessa forma a informação das placas fariam sentido. Pois fechando os ímpares e alimentando e fechando os pares e alimentando teríamos todas as bobinas em paralelo.
Detalhe: a bobina final 5-6 é padrão tanto nas placas como nos ensinados. E a alteração dela apenas alteraria a rotação. Já nas demais existe um dos lados errados. Ou os teóricos ou os fabricantes e suas placas dos motores.😅
Me ajuda entender onde está o erro. Obrigado!
Excelente vídeo! 🎉🎉🎉🎉🎉
Esses motores também são encontrados em equipamentos de linha branca como o ar condicionado tanto o compressor como os motores de turbinas que ajudam na dissipação do calor dos radiadores desses equipamentos.
Sim Carlos, obrigado pela contribuição.
Na verdade aonde que eu saiba compressor de ar condicionado usa capacitor permanente e não de partida, tenho um compressor aqui e tenho 100% de certeza que estou falando, e a ventoinha também usa capacitor permanente e em alguns casos é até motor de polo sombreado nas ventoinhas.
Professor Marco Aurelio, me tire uma dúvida: no bobinamento do enrolamento do motor monofásico, temos a bobina auxiliar sobrepondo um pouco a principal em dois pontos. No caso dos motores trifásico, temos as bobinas das fases R, S, T se sobrepondo também. Porque isso acontece?
Olá Josaphat.
No nosso desenho fiz uma simplificação do modelo real para uma melhor compreensão.
Vc está certo, em motores reais as bobinas se sobrepõem. Lebre que são isoladas com verniz isolantes.
A ideia do funcionamento é exatamente a mesma, porém, com a sobreposição aproveita-se mais os "espaços" do estator.
No desenho do vídeo para um enrolamento real cada um seguimento da bobina principal e da bobina auxiliar fariam uma meia lua completa no estator.
Entendeu?
Valeu!
Aula boa
Estou amando a aula. Calculei o rendimento pela potência dada que é de 2 hp = 2 x 745,5 w = 1490 w no eixo. Mas a corrente requerida pela máquina a 220 V é de 14,3 A, o que dá uma potência absorvida pela máquina de 14,3 x 220 = 3146 W. O rendimento é a potência no eixo / pela potência elétrica fornecida = 1490 W/ 3146 W = 47%. Acertei?
Olá Robson. A potência de entrada é: 220*14.3*0.7 = 2202.2 W. vc esqueceu do fator de potência. Neta = Peixo/Pentrada. Neta = 1490/2202.2 = 68%
Gostei muito
O capacitor aumenta o torque de partida. Como o capacitor faz isso e qual a sua representação matemática?
Olá José. No vídeo em laboratório ruclips.net/video/S9It1Sl-w04/видео.html faço um experimento "montando" um motor monofásico. Nele mostro como é produzido o campo girante sem capacitor. Ao final coloco um capacitor e mostro como o torque aumenta consideravelmente. O que o capacitor faz é adiantar a corrente da bobina auxiliar de 90o da principal, produzindo um campo girante "perfeito".
Professor, fala de máquinas de relutância variável, por favooor.
Olá Lulle, obrigado pelo interesse.
Faz parte dos planos, tenho que terminar uma sequência, mas vou falar sim.
@@CampoGirante muito obrigada professor
Em qual aula eu entendo melhor sobre as barras condutores e o rotor e como B gera uma força eletromagnética que proporciona o torque?
Neste vídeo explico o princípio, é o trifásico, mas o conceito é o mesmo, pois parte do campo magnético girante.
ruclips.net/video/CaQdfZYFgQ8/видео.html
Para o aprofundamento:
ruclips.net/video/Zmo8LvJuZ9A/видео.html
Olá amigo, estou usando sua explicação para fazer meu TCC, você tem alguma referencia desse conteúdo para buscar mais sobre?
Muito bom que esteja aproveitando. Minha referência principal é o livro do Chapman, fundamentos de máquinas elétricas, 2013
Veja aqui tb ruclips.net/video/b25iYp6mBq4/видео.html
@@CampoGirante Muito bom esse livro, estou usando esse autor também... Muito obrigado 🤝🤝
Quando o motor monofásico usa capacitor permanente e capacitor de partida,como se calcula pra encontrar os valores dos mesmos?
No caso do motor weg 3cv 2polos alta rotacao . Ele suporta apenas 220v e tem apenas um capacitor permanente . Resumindo, parte com dificuldade ou nem consegue partir( erro de projeto)" calculo basico de dimensionamento de capacitor sujere 177uf
Daria pra adaptar chave centrifuga ou alterar o valor do capacitor?
Olá Marcos. Veja, você pode dimensionar o capacitor para torque elevado na partida (normalmente o calculo básico que encontramos na internet) ou dimensionar para operar após a partida com carga leve (aí capacitor permanente). Neste ultimo são motores de maior rendimento e silenciosos. Porém, perdem capacidade de partida com carga mecânica. Sua aplicação é normalmente em bombas e banheiras de hidromassagem. Não acredito ser erro de projeto não.
Agora, adaptar uma chave centrífuga e dimensionar o motor para a partida, em tese, é possível. Porém, primeiro, tem que verificar se tem espeço para a chave. Segundo, as bobinas neste motor não suportam alta corrente de partida. Pode até funcionar por um tempo, mas sua vida útil vai cair consideravelmente.
@@CampoGirante espaço físico não há. Chave eletrônica no lugar da centrifuga pesquisei e é pouco confiável(dá pau NF e pode queimar o bobinado). A última saída seria montar um painel de comando dimensionado para fazer a função mas teria que avaliar o custo disso
porque que algus tem fechamento para 110 1.3.5 2.4.5.
No motor do vídeo isso não pode ocorrer devido que os terminais 1 e 3 correspondem aos terminais de uma mesma bobina assim como o 2 e 4, ou seja, curto-circuito, supondo o esquema que você falou, a única bobina ligada seria a auxiliar, isso se você se confundiu e colou um 5 à mais . Porém esse esquema de numeração pode ocorrer, vai depender da nomenclatura do fabricante, qual terminal se refere a qual número... Em outro fabricante pode acontecer de os terminais 1 e 3 não serem da mesma bobina e assim por diante...
Porque a chave centrífuga tem que ser desligada qndo chega 80%?
Na verdade os motores monofásicos conseguem operar apenas com a bobina principal, porém, não conseguem partir.
Dá vc dimensiona o capacitor e a bobona auxiliar apenas para a partida, economia e manutenção mesmo. Assim que parte, ela é desligada e não corre o risco de queimar, gerando menos manutenção.
ps.: existem máquinas com capacitor permanente, sem chave centrifuga, o que acaba encarecendo por a bobina auxiliar e o capacitor ficam operando o tempo todo. Lembre que bobina é cobre e cobre é caro.
@@CampoGirante legal, quando desliga a bobina auxiliar diminui o consumo então , consome menos corrente e isso?
👏👏👏👏👏
No caso máquina de lavar e tanquinho e ate ventilador usa capacitor permanente! Mas dahora o vídeo.
Olá, obrigado por complementar a informação. Vi seu comentário em outro vídeo e para aproveitar vou complementar aqui também. Eu tenho um motor universal que demonstro em laboratório seu funcionamento em CC e em CA. Este motor retirei de um tanquinho. Quero dizer que sim, existe aplicações mais convencionais, comum de se encontrar, mas aplicações de motores são diversas.
Up
Sim, eu só quero saber como que o motor continua rodando com a chave aberta? Queria saber isso..
Colega, tem um vídeo bem completo no canal. É uma análise gráfica. ruclips.net/video/T16mZBPJzVc/видео.html
O que ocorre se o platinado não abrir o circuito auxiliar?
Olá Carlos. O motor continuará em funcionamento, mas levará a queima da bobina auxiliar. A bobina auxiliar é feita apenas para suportar a corrente de partida, por curto período de tempo. Mantendo a bobina auxiliar, a corrente continuara circulando e irá queima-la.
Fala. Do aternador de carro
Olá Milton, boa ideia, posso fazer um vídeo sim. Mas já te adianto aqui, o Alternador do carro nada mais é que um Gerador "Síncrono" Trifásico (isso mesmo) com velocidade mecânica no eixo variável (em função da velocidade do carro). A diferença é que na sua saída tem um retificador e um regulador de tensão. Para adiantar os estudos veja o vídeo: ruclips.net/video/U5EVl0anDxg/видео.html O que muda aí é a forma de construir, mas o princípio é este.
18:32 - 20:00
Rendimento--> n = 2 HP / 220 * 14,3 * 0,7 = 0,68 ou 68% aproximadamente.
Isso mesmo. Sabendo que 1HP = 746W
rendimento de 0,68
É isso ai, show.
Se trocar a tensão de 127V para 220V será preciso trocar o capacitor?
Não. Veja que o capacitor fica na bobina auxiliar, que sempre estará na mesma tensão.