Ainda tem o seguinte, que ninguém pensa: enquanto seu cérebro tá focado 50% no concurso A e 50% no concurso B, tem uma outra pessoa por ai focada 100% no concurso A ou no B. Somem 1+2, e adivinhem quem tem mais chance de passar?
Eu estava estudando pra carreira administrativa desde o início de 2020, foquei em um concurso de Conselho Profissional que ia sair em Salvador em 2021, com apenas uma vaga. A prova veio, eu a fiz, mas passei em 4º lugar. Logo em seguida, no final de 2021, saiu o concurso do TJM MG, eu me empolguei para fazê-la, me inscrevi e tudo, mas as matérias eram todas novas para mim... seria um grande desafio! 2 semanas depois, se não me engano, saiu o edital pra Assistente em Administração da UFMG. Tbm fiquei tentada a fazer, mas a data da prova era bem próxima da do TJM. Então tive que pesar as duas coisas: O TJM pagava muito mais e a carga de trabalho era bem menor, mas eu sabia todo o conteúdo da UFMG, pois estudava pra administrativo há mais tempo. Final da história, tive que abrir mão de um, e escolhi abandonar o do TJM. Foquei na UFMG, e hoje estou aqui ocupando meu cargo haha passei em 2º lugar, fui convocada 9 dias depois que saiu o resultado. Foi a melhor decisão que tomei! ❤
Eu acho que esse assunto é algo bem pessoal, são vários fatores que vão determinar se vale ou não a pena conciliar concursos de áreas diferentes. Em regra, se vc tá no início e não é uma pessoa que aprende rápido, realmente então é melhor focar em apenas um, agora se vc tem tempo de sobra, é uma pessoa que aprende rápido, vai demorar para acontecer a prova, então nesse caso vale a pena conciliar. O fator tempo já dedicado ao estudo e domínio de certas matérias também contam. Analise todas as variáveis de forma racional e tome uma decisão.
Os melhores concursos para conciliar são os da área da Justiça do Trabalho. São 24 TRTs, um saindo atrás do outro. O conhecimento específico de um serve para os outros. Eu uso o QConcursos, e lá vi o perfil de uma moça que passou em 5 TRTs para o cargo de Analista. Depois de ver isso, decidi que era esse caminho que eu iria trilhar.
@@Pedro-gy4ht é só fazer os da sua região. Já diminuem muito as despesas. Eu mesmo, vou ficar só aqui pelo Nordeste. Fora que dá para diminuir as despesas se hospedando em hostel em vez de em hotel. Levar o que comer para viagem, para economizar (como já fiz). Quando se quer realmente algo, a pessoa consegue. É ter determinação, coragem e planejamento. Jesus disse: "Tudo é possível àquele que crê". Então passe a crer mais em você mesmo e continue jogando duro. Boa sorte na sua jornada, parceiro. 🙋🏻
@@HugodeFreitas o TRT BA já tem comissão formada, e deve estar próximo também, levando em conta que o último certamente foi realizado em 2013. Ano que vem vai vencer o prazo de valide de mais 4 (TRT PE, TRT SE, TRT CE e TRT RN). A desembargadora do TRT RN confirmou o concurso para o ano que vem. As oportunidades estão vindo a tona, é só se planejar, estudar e partir para cima.
Cada um com sua realidade, fiz duas provas no mesmo dia um para nível superior e outro para nível médio as duas tinham redação, resultado: fui aprovado no de nível médio tirando 85 na redação e reprovado no de nível superior na redação por tirar 10/100. Se tivesse 100 focado no de nível superior o resultado seria o mesmo! Ou seja, para mim conciliar valeu a pena, agora posso focar no meu objetivo mais tranquilo
Mas as provas que você fez eram do mesmo órgão né?! O que o vídeo está falando é a conciliação do estudo em áreas totalmente diferentes. Ex: estudar para tribunal junto com carreiras policiais.
Esse vídeo veio na hora certa! Estou estudando para o MP-SP e estou bastante focado. Já fechei quase 60% do edital e sinto que estou evoluindo muito bem. Mas é aquela coisa, todos os dias saem novos editais, novas possibilidades e você fica tentando a fazer justamente porque você quer ver resultados logo. Você fica naquela sede de querer logo ser um servidor público e querer mudar de vida. Quando, na verdade, não funciona assim, o concurso é sempre um plano de médio e longo prazo. Quem tenta fazer tudo, acaba não conseguindo fazer nada. Quem estuda para tudo, acaba não se especializando ou avançando em nada. E quem tenta todos os concursos do mundo, não será aprovado em nenhum, só vai desperdiçar energia e tempo (que é o nosso bem mais valioso) Obrigado Hugo, por esse vídeo e por esse maravilhoso tapa na cara (as vezes o que a gente precisa é isso mesmo) rs
Isso é bem verdade, a tendência é o especialista naquela área específica passar. Eu só passei em área de controle quando estudei só para essa área, e só passei em TRT depois de focar em tribunais federais. Na regra se vc tentar conciliar, vai perder para o especialista que está na área à mais tempo. Acho que dá pra conciliar, desde que sejam concursos com matérias básicas semelhantes e desde que vc já tenha pelo menos fechado um edital e esteja só no nível de revisar e fazer questões.
É bem isso, quando virei concurseiro mirei em 2 concursos, perito criminal ambiental e engenheiro ambiental, nesses 3 meses que foquei nos 2 concursos cheguei a conclusão, focar em apenas 1 concurso e apenas uma área, resumo, se eu tivesse focado só no de engenheiro ambiental eu teria conseguido, como foquei em dois apenas peguei lista de espera no de engenheiro;
Hugo,não tem como render conciliando,o cansaço é imenso,nunca nem tentei mas já vi inúmeros casos de fracasso e arrependimento depois,Fernando Mesquita sempre fala disso também,que conciliar te atrasa,mesmo que demore 4 anos para sua aprovação,tente até conseguir nessa área,vale a pena!
@@Leo-qw9zm comecei há 5 meses estudar para TRT,já sei que na próxima leva estarei tentando ainda kkkk tudo é um processo,2026 estarei novamente na fila 🥲
Graças à Deus alguém sensato, tô igual louca fazendo um bico aqui outro ali para comprar seu curso e do Mateus do 123 passei para INSS. Aí pensei Deus nunca fiz concurso, não tenho material como vou fazer 2/3 concursos se nunca fiz um? Vou conseguir comprar seu curso, vou focar apenas em 1. Deus proverá. Amei essa luz, eu estava precisando ouvir isso.
Aprendi isso da pior forma. Tentei conciliar 2 concursos (um deles pagava mais de 8k de remuneração) + vestibular. Resultado: passei apenas no vestibular. E o concurso de 8k de remuneração, a prova tava absurdamente fácil; se tivesse focado nele, hoje estaria de boa...
Qual o nível de diferença entre o concurso e vestibular? Tô estudando pro Enem e tô com medo de fazer concurso, pois já gastei muito dinheiro com cursos voltado para o Enem
Para minha área que é da educação aproveito tudo, de todos os 26 estados + DF, sempre as mesmas disciplinas. E tbm consigo aproveitar para o concurso efetivo do IBGE, mesmo conteudo.
Foi numa dessas que me ferrei... concurseira iniciante, comecei querendo atirar para todos os lados. Ah, eu quero residência! Mas também quero tentar esse concurso! E aquele! E aquele outro! Resumindo: fiz a prova de um dos concursos e acertei apenas 14 das 30 questões. Errei feio, errei rude. Agora, vou focar total e completamente em um concurso que não é da minha área, mas que tem uma remuneração excelente e que é na minha cidade. Terei que esquecer os demais 🥴 Nessa pressa de querer conciliar tudo para ser aprovada logo, acabei não estudando nada...
Primeiro concurso que fiz na vida, 10 anos sem estudar, soube do concurso pós edital, 40 mil pessoas inscritas, muitos escolheram estudar pra 2 provas que iria ter no mesmo dia enquanto eu foquei só em uma mesmo os editais sendo 85% a 90% parecidos. RESULTADO minha posição foi 59 e fui convocado recentemente. Por isso concordo mas discordo ao mesmo tempo, tem situações que dá pra conciliar, por exemplo você ta focado em um TRT, ai você acabou de fazer TRT voando, as materias de TRT são iguais INSS exceto tirar os direitos do trabalho e processual e colocar previdenciário, acho bem simples essa decisão de fazer INSS pra quem quer é tranquilo, ou até mesmo o contrario estudar pra INSS e logo depois sair o TRT do seu estado, ai é sonho.
Eu tava assim, então, msm formada em Direito meu foco estava em concurso de ensino médio para faculdades, até q eu vi q era perda de tempo pq meu sonho é Defensoria. Agora meu foco é 100% DPE, não tenho edital aberto, mas tá para acontecer PGM e vou tentar pq tenho base por causa do Direito e a base do concurso é quase a mesma.
Para quem trabalha e o tempo de estudo é curto, então, melhor forcar os estudos em um só concurso. Mesmo para quem tem tempo, é o que o nosso anfitrião aí disse, na hora de conciliar ninguém estuda efetivamente. Agora, para o futuro, a médio e longo prazo é transformar os conteúdos mais frequentes em livros de cabeceira e manter uma rotina de contato com a matéria.
Acredito estar no nível intermédiário (60% do básico na area fiscal) e stava pensando em conciliar 3 editais semelhantes mas com medo de perder o foco. Daí vem você com esse vídeo! Isso deve ser providência divina! :) kk... Renunciando imediatamente a dois editais!
No desespero pra conseguir um emprego, muitas pessoas tentam conciliar o inconciliavel, querem fazer provas distintas achando que assim serão aprovadas mais rapidamente. Acontece justamente o contrário.
O que eu faço pra me concentrar nos estudos mergulhar nos estudos, diante da guerra que está acontecendo, diante dos noticiários, diante das eleições,das polêmicas, etc, diante do mundo chamando atenção e os estudos ficando de lado.
Realmente você tem toda a razão, fiz pc sp. Como fiquei por 1,25. E a matéria do INSS é composta das básicas, como pc-sp. Retirei processo penal e penal e as leis extravagantes do meu ciclo de estudo. E agora acrescentei as leis específicas do INSS. Com isso não perco tempo e ainda me mantenho firme com as básicas. Pra cima, essa vaga vai ser minha.
Eu estudo para o INSS desde o ano passado, esse ano saiu o concurso para o MP-SC com um edital bem enxuto (Port., RLM, Dir. Const., Dir. Adm., Adm. e legislação específica), como já tinha uma base na maioria dessas matérias e tempo na minha rotina para estudar, resolvi fazer a prova. Ainda não saiu o resultado, mas fui razoavelmente bem na prova (44/60 - FGV). Hoje voltei a me dedicar 100% no INSS e acho que o melhor caminho é realmente focar em uma área específica (policial, tribunais, administrativo...) e seguir nela. Depois, adquirindo uma boa base nas matérias básicas daquela área, você vai escolhendo os concursos relacionados para fazer. Não adianta ficar seguindo a manada e fazer tudo que está saindo só pq é uma "grande oportunidade" como os cursinhos adoram te vender. O teu caminho você precisa decidir.
Acho que isso é válido para tudo na vida. Se você faz múltiplas coisas, dificilmente vc fica foda em todas elas. Aí fica igual a um pato, nada, anda, corre, voa, mas não faz nenhuma delas direito!
Uma grande dúvida que muita gente tem, e eu também, é se da pra conciliar PF com PRF, ja vi bons argumentos falando que é possível, e que não é possível
Totalmente real, muita gente não tem um alvo fixo, um ´´cargo dos sonhos´´ definido, ai fica pulando de galho em galho, querendo conciliar 2~3 editais estuda mais de 15 disciplinas ao mesmo tempo de forma horrível, acaba não sabendo nada de nenhuma, uma das coisas mais difíceis no mundo dos concursos sem duvidas é segurar a onda e focar em um cargo só ou no máximo na mesma área e ir deixando os editais passar batido enquanto você esta focado só na mesma coisa...
Sou de Minas. Tem TJ, TRT e AL em eminência. Está muito tentador. Porém, estou com INSS em foco desde 2018 (parei para fazer mestrado, mas já tinha fechado o edital, portanto, só voltei para aquilo que não é novidade). Contudo, não vou tentar conciliar, mesmo tendo estudado todo o Previdenciário. INSS tem quase que fechar a prova para passar. O tempo que vou perder conciliando, gasto aprimorando. Caso contrário, chego mais ou menos em ambos. Até vou fazer as provas, mas vou para simular mesmo. Ganhar experiência real.
Eu so fiz a conciliação da pcdf com tjdft porque escolhi escrivão que tinha mais matérias básicas, que vai em tribunal. Super concordo de ficar em uma área, fora de dispersar o estudo o psicológico também fica péssimo. Aumenta as materias que tem pra fechar, que não são poucas, e depois acaba com psicológico quando não consegue ir bem em nenhuma
Estou nesse momento de entender que não dá pra fazer todos os concursos, que tem que escolher e focar. Quem quer abraçar o mundo não consegue segurar nada. Mas ainda tento conciliar acrescentando algumas específicas quando já tenho uma boa base.
Isso não é verdade. Porque o nível dos concursos é muito alto e muitas vezes você deixa de aproveitar várias oportunidades boas porque tá "focado" em algum concurso mega difícil. Eu mesmo passei nos concursos que fiz por fazer e o que eu foquei anos acabei não passando porque existem vários fatores na prova que podem ferrar a gente. Mas é estratégia de cada um.
Hugo, me tira uma dúvida. Eu estudo há um tempo, comecei durante a pandemia, eu optei por começar em uma área onde a concorrência e o edital eram mais complexos, pois assim criaria uma boa base para estudos e conseguiria fazer outros concursos que se avizinhassem, todos na área administrativa, uma vez que meu curso superior, como o seu, é mais específico e de certames mais restritos e os concursos para a área administrativa como técnicos e afins, são muito mais frequentes e mais interessantes. Hoje estou me preparando para a área administrativa de um órgão do DF e também de um conselho federal, também administrativo, só variando algumas coisas da legislação específica de cada órgão, mas estudando as mesmas bases, administrativo, constitucional e um pouco de gestão pública, comum a todos estes concursos. Você acha, sinceramente, que está errado tentar conciliar para o administrativo em órgãos que ofereçam tais cargos na esfera federal?
Poxa,Hugo. Parece que adivinhou. Estudo para o CBMMG,mas saiu GCM aqui de Ipatinga(primeiro concurso,pois foi criada ano passado) e TODAS as matérias do edital eu já havia estudado tempos atrás. Edital do CBMMG está autorizado há 2 meses,provavelmente sai mês que vem(agosto) e prova da GCM é em dezembro. ESTOU COM UMA DÚVIDA GIGANTE SE FOCO APENAS NO CBMMG OU SE ESTUDO PARA OS DOIS. Lembrando que tomo posse na prefeitura de minha cidade dia 26 agora e são apenas 6 hrs/dia seg a sex.
Estudo Para Bancos e o unico que consigo Conciliar e com Professor(letras-Eu)..Eu Estudo Bancario,Ingles,Portugues,Matematica e etc..Direito não faz parte o Meu Curso nem Tributario o que tiver Grandes Materias eu saio.. Banco é Focado em Banco Policial é Focado em Policial Inss é Focado no Inss Tribunal e Focado em Tribunal Fiscal e focado no Fiscal
Queria muito continuar estudando para o enem ate passar em med. Mas preciso de emprego e por isso quero o mais garantido, no caso, concurso. Tem como eu estudar os 2 ao mesmo tempo? Ja que o concurso é nível médio e o ENEM é justamente nível médio
fiz uma tabela com uma lista de matérias e os órgãos/cargo, aí fui lendo o conteúdo a ser cobrado conforme edital anterior e fazendo X. 😊 Meu medo é que o título da matéria seja o mesmo, mas o conteúdo exato não, mas listar absolutamente tudo soa trabalho demais haha help...
infelizmente é verdade. Exemplo. oab .. E úma carta de reserva. pq ? a chance da pessoa passar é pelo menos exercer uma atividade um.emorego . largar para tentar concurso .é a mesma coisa .passa na OAB garante liberdade emocional. e aí entra para vida real .😅no caso dos bacharéis
Eu fiz isso uma vez só. Foi a pior coisa que fiz. Fiquei muito estressado, as disciplinas eram muito diferentes. Tive que aprendê-las em pouco tempo. Foi muito ruim.
Bom dia, galera! Vocês sabem alguma novidade da reforma administrativa? Em que fase está? Dependo disso para iniciar a minha jornada nos concursos. Valeu!😆
Nossa tô pensando se escolho INSS ou IBGE. Já estudo pro INSS há alguns messes más passei para o censo estou trabalhando e olhando pra outro cargo lá dentro do IBGE Socorroo kkk
Eu estou conciliando 2, um é meu objetivo (que não tem edital ainda, mas vai acontecer) o outro é o concurso da GMC da cidade, que só farei testar meu desempenho e técnicas.
Vou conciliar analista da receita e técnico inss, motivo? Matérias iguais e tempo de prova distante de um concurso pro outro pois analista provável será em dezembro e inss janeiro ou fevereiro.
Gente alguém poderia me ajudar por favor preciso de algum material pra estudar pra TRT infelizmente não estou com dinheiro pra pagar um curso porém tenho muita garra pra estudar quem poder me ajudar Deus abençoe
Com certeza. Por isso que vale a pena pensar com carinho em estudar para TRTs. Conhecimento específico serve para 24 tribunais diferentes, a área tem uma banca tradicional, que é a FCC. Aí sim. Conciliar estudo de vários TRTs as chances de aprovação são maiores que 50%, pode ter certeza.
Esse "fear of missing out" também existe nas pessoas em relação às redes sociais. Desativei Twitter e Instagram e que maravilha estar fora e não jogar fora meu precioso tempo!!! Menos tempo de tela, mais tempo de vida e de estudos.
@@geraldo_rocha não faz falta. Acho q pelo fato de eu não gostar de expor minha vida e não ter interesse em ver a "vida perfeita" que as pessoas fingem ter. Não faz falta, acredite!
Mas se no caso, o indivíduo estar desempregado e tem um edital aberto, so que antes estava estudando pra outro, vale a pena focar no que o edital estar aberto ?
Você vai conciliar o concurso com a sua existência, só isso já é muita coisa!
Boa 🤣
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@HugodeFreitas eu posso fazer mais de um concurso ao mesmo tempo? EBSERH e DPE?
Brilhante kk
profundo hahahah
mas real...
Ainda tem o seguinte, que ninguém pensa: enquanto seu cérebro tá focado 50% no concurso A e 50% no concurso B, tem uma outra pessoa por ai focada 100% no concurso A ou no B. Somem 1+2, e adivinhem quem tem mais chance de passar?
Eu estava estudando pra carreira administrativa desde o início de 2020, foquei em um concurso de Conselho Profissional que ia sair em Salvador em 2021, com apenas uma vaga.
A prova veio, eu a fiz, mas passei em 4º lugar. Logo em seguida, no final de 2021, saiu o concurso do TJM MG, eu me empolguei para fazê-la, me inscrevi e tudo, mas as matérias eram todas novas para mim... seria um grande desafio!
2 semanas depois, se não me engano, saiu o edital pra Assistente em Administração da UFMG. Tbm fiquei tentada a fazer, mas a data da prova era bem próxima da do TJM. Então tive que pesar as duas coisas: O TJM pagava muito mais e a carga de trabalho era bem menor, mas eu sabia todo o conteúdo da UFMG, pois estudava pra administrativo há mais tempo.
Final da história, tive que abrir mão de um, e escolhi abandonar o do TJM. Foquei na UFMG, e hoje estou aqui ocupando meu cargo haha passei em 2º lugar, fui convocada 9 dias depois que saiu o resultado.
Foi a melhor decisão que tomei! ❤
Foram quantas vagas?
@@fransouza7057 Da UFMG? 3 vagas, mas já nomearam praticamente todos da lista, acho que umas 15 pessoas ou mais
@@julianafonseca5034 Nossaaa, então o MPMG vai nomear além das vagas disponíveis para BH, pois foram só 28 vagas já contando para cotas, pcd e ampla.
Nesse exato momento estava pensando será que dar certo conciliar? Aí vem hugooo e recebaaaaa kkkkk
Nossa, estava aqui estudando e querendo conciliar inss com pm e do nada vejo o vídeo dele falando disso…
@@ayannesilva7220eu também kk
Eu acho que esse assunto é algo bem pessoal, são vários fatores que vão determinar se vale ou não a pena conciliar concursos de áreas diferentes. Em regra, se vc tá no início e não é uma pessoa que aprende rápido, realmente então é melhor focar em apenas um, agora se vc tem tempo de sobra, é uma pessoa que aprende rápido, vai demorar para acontecer a prova, então nesse caso vale a pena conciliar. O fator tempo já dedicado ao estudo e domínio de certas matérias também contam. Analise todas as variáveis de forma racional e tome uma decisão.
Os melhores concursos para conciliar são os da área da Justiça do Trabalho. São 24 TRTs, um saindo atrás do outro. O conhecimento específico de um serve para os outros. Eu uso o QConcursos, e lá vi o perfil de uma moça que passou em 5 TRTs para o cargo de Analista. Depois de ver isso, decidi que era esse caminho que eu iria trilhar.
TRT está sinistro mesmo. Só nos útimos 2 meses já saiu TRT-RS, PR e MT. E já estão confirmados TRT-PI e TRT-AP/PA. 90% das disciplinas idênticas.
E pra quem tem dinheiro pra ficar viajando de estado pra estado .. ne ..
@@Pedro-gy4ht é só fazer os da sua região. Já diminuem muito as despesas. Eu mesmo, vou ficar só aqui pelo Nordeste. Fora que dá para diminuir as despesas se hospedando em hostel em vez de em hotel. Levar o que comer para viagem, para economizar (como já fiz). Quando se quer realmente algo, a pessoa consegue. É ter determinação, coragem e planejamento. Jesus disse: "Tudo é possível àquele que crê". Então passe a crer mais em você mesmo e continue jogando duro. Boa sorte na sua jornada, parceiro. 🙋🏻
@@HugodeFreitas o TRT BA já tem comissão formada, e deve estar próximo também, levando em conta que o último certamente foi realizado em 2013. Ano que vem vai vencer o prazo de valide de mais 4 (TRT PE, TRT SE, TRT CE e TRT RN). A desembargadora do TRT RN confirmou o concurso para o ano que vem. As oportunidades estão vindo a tona, é só se planejar, estudar e partir para cima.
Sabe dizer sobre o trt bahia se sai? E quando? Por favor.
Você precisa "casar" com o concurso, casamento sério.
E não, nesse casamento não dá pra rolar traição nem em pensamento.
Cada um com sua realidade, fiz duas provas no mesmo dia um para nível superior e outro para nível médio as duas tinham redação, resultado: fui aprovado no de nível médio tirando 85 na redação e reprovado no de nível superior na redação por tirar 10/100. Se tivesse 100 focado no de nível superior o resultado seria o mesmo! Ou seja, para mim conciliar valeu a pena, agora posso focar no meu objetivo mais tranquilo
Mas as provas que você fez eram do mesmo órgão né?! O que o vídeo está falando é a conciliação do estudo em áreas totalmente diferentes. Ex: estudar para tribunal junto com carreiras policiais.
Esse vídeo veio na hora certa!
Estou estudando para o MP-SP e estou bastante focado. Já fechei quase 60% do edital e sinto que estou evoluindo muito bem. Mas é aquela coisa, todos os dias saem novos editais, novas possibilidades e você fica tentando a fazer justamente porque você quer ver resultados logo. Você fica naquela sede de querer logo ser um servidor público e querer mudar de vida. Quando, na verdade, não funciona assim, o concurso é sempre um plano de médio e longo prazo.
Quem tenta fazer tudo, acaba não conseguindo fazer nada. Quem estuda para tudo, acaba não se especializando ou avançando em nada. E quem tenta todos os concursos do mundo, não será aprovado em nenhum, só vai desperdiçar energia e tempo (que é o nosso bem mais valioso)
Obrigado Hugo, por esse vídeo e por esse maravilhoso tapa na cara (as vezes o que a gente precisa é isso mesmo) rs
Isso é bem verdade, a tendência é o especialista naquela área específica passar. Eu só passei em área de controle quando estudei só para essa área, e só passei em TRT depois de focar em tribunais federais. Na regra se vc tentar conciliar, vai perder para o especialista que está na área à mais tempo. Acho que dá pra conciliar, desde que sejam concursos com matérias básicas semelhantes e desde que vc já tenha pelo menos fechado um edital e esteja só no nível de revisar e fazer questões.
É bem isso, quando virei concurseiro mirei em 2 concursos, perito criminal ambiental e engenheiro ambiental, nesses 3 meses que foquei nos 2 concursos cheguei a conclusão, focar em apenas 1 concurso e apenas uma área, resumo, se eu tivesse focado só no de engenheiro ambiental eu teria conseguido, como foquei em dois apenas peguei lista de espera no de engenheiro;
ficou muito longe do corte?
Hugo,não tem como render conciliando,o cansaço é imenso,nunca nem tentei mas já vi inúmeros casos de fracasso e arrependimento depois,Fernando Mesquita sempre fala disso também,que conciliar te atrasa,mesmo que demore 4 anos para sua aprovação,tente até conseguir nessa área,vale a pena!
@@Leo-qw9zm comecei há 5 meses estudar para TRT,já sei que na próxima leva estarei tentando ainda kkkk tudo é um processo,2026 estarei novamente na fila 🥲
@@Leo-qw9zm tomara que dê nesse,mas caso não dê aqui no TRT 4 vamos aguardar o 12 kkk,deve sair em 2024,o importante é não desistir
Tem como render sim...
Confia!
@@deialencinnaconseguiu?
Graças à Deus alguém sensato, tô igual louca fazendo um bico aqui outro ali para comprar seu curso e do Mateus do 123 passei para INSS. Aí pensei Deus nunca fiz concurso, não tenho material como vou fazer 2/3 concursos se nunca fiz um? Vou conseguir comprar seu curso, vou focar apenas em 1. Deus proverá. Amei essa luz, eu estava precisando ouvir isso.
Manda um email pra mim hfconcursos@gmail.com que vou te dar de presente
@@HugodeFreitas PRA MIM?? VOCÊ VAI ME DÁ O CURSO SÉRIO ISSO? GENTE É PRA MIM QUE HUGO FALOU??NÃO ACREDITO...DEUS É DEMAIS.
Aprendi isso da pior forma. Tentei conciliar 2 concursos (um deles pagava mais de 8k de remuneração) + vestibular. Resultado: passei apenas no vestibular. E o concurso de 8k de remuneração, a prova tava absurdamente fácil; se tivesse focado nele, hoje estaria de boa...
Qual concurso?
Qual o nível de diferença entre o concurso e vestibular? Tô estudando pro Enem e tô com medo de fazer concurso, pois já gastei muito dinheiro com cursos voltado para o Enem
Para minha área que é da educação aproveito tudo, de todos os 26 estados + DF, sempre as mesmas disciplinas. E tbm consigo aproveitar para o concurso efetivo do IBGE, mesmo conteudo.
Foi numa dessas que me ferrei... concurseira iniciante, comecei querendo atirar para todos os lados.
Ah, eu quero residência! Mas também quero tentar esse concurso! E aquele! E aquele outro!
Resumindo: fiz a prova de um dos concursos e acertei apenas 14 das 30 questões. Errei feio, errei rude. Agora, vou focar total e completamente em um concurso que não é da minha área, mas que tem uma remuneração excelente e que é na minha cidade. Terei que esquecer os demais 🥴
Nessa pressa de querer conciliar tudo para ser aprovada logo, acabei não estudando nada...
Hugo, quando puder fala sobre o edital da ALMG. Abração
Já concilie área bancária com o IF (Instituto Federal) e vou dizer, só me ferrei!!
Que homem lindo da porra MDS
Tô amando que ele até printou ahahahha meu primeiro comentário no canal e já fui notado 😂
Primeiro concurso que fiz na vida, 10 anos sem estudar, soube do concurso pós edital, 40 mil pessoas inscritas, muitos escolheram estudar pra 2 provas que iria ter no mesmo dia enquanto eu foquei só em uma mesmo os editais sendo 85% a 90% parecidos. RESULTADO minha posição foi 59 e fui convocado recentemente.
Por isso concordo mas discordo ao mesmo tempo, tem situações que dá pra conciliar, por exemplo você ta focado em um TRT, ai você acabou de fazer TRT voando, as materias de TRT são iguais INSS exceto tirar os direitos do trabalho e processual e colocar previdenciário, acho bem simples essa decisão de fazer INSS pra quem quer é tranquilo, ou até mesmo o contrario estudar pra INSS e logo depois sair o TRT do seu estado, ai é sonho.
Eu tava assim, então, msm formada em Direito meu foco estava em concurso de ensino médio para faculdades, até q eu vi q era perda de tempo pq meu sonho é Defensoria. Agora meu foco é 100% DPE, não tenho edital aberto, mas tá para acontecer PGM e vou tentar pq tenho base por causa do Direito e a base do concurso é quase a mesma.
Para quem trabalha e o tempo de estudo é curto, então, melhor forcar os estudos em um só concurso. Mesmo para quem tem tempo, é o que o nosso anfitrião aí disse, na hora de conciliar ninguém estuda efetivamente. Agora, para o futuro, a médio e longo prazo é transformar os conteúdos mais frequentes em livros de cabeceira e manter uma rotina de contato com a matéria.
Acredito estar no nível intermédiário (60% do básico na area fiscal) e stava pensando em conciliar 3 editais semelhantes mas com medo de perder o foco. Daí vem você com esse vídeo! Isso deve ser providência divina! :) kk... Renunciando imediatamente a dois editais!
Gratidão pelo esclarecimento ❤
No desespero pra conseguir um emprego, muitas pessoas tentam conciliar o inconciliavel, querem fazer provas distintas achando que assim serão aprovadas mais rapidamente.
Acontece justamente o contrário.
As vezes quando vc faz várias provas da mesma área, mas de bancas diferentes, pode ser um problema tb.
Professor Daniel Sena excelente!!! Sigo seu canal aqui no YT o Quinta Constitucional.
Tem que, no mínimo, conciliar áreas afins... e conciliar dois editais já é difícil demais, mas é possível!
Bom Dia, Melhor vídeo que eu assisti.Muito obrigada Hugo.Sou aluna do 123 passei.
Obg Hugo☺️👏🏻
Sensato demais, valeu Hugo.
O que eu faço pra me concentrar nos estudos mergulhar nos estudos, diante da guerra que está acontecendo, diante dos noticiários, diante das eleições,das polêmicas, etc, diante do mundo chamando atenção e os estudos ficando de lado.
Ritalina
Obrigado por esse vídeo esclareceu oque eu já sabia mas não queria admitir
Eu só me arrebentei nessa "brincadeira". Acabei passando em nada.
É isso mesmo... Tenho a curiosidade de saber se quem defende conciliar editais passou nos dois e pôde escolher... Esse argumento me convenceria.
Conciliei Banco do Brasil e TJSP, tomei pau nos 2. Nunca mais na minha vida eu faço isso.
Realmente você tem toda a razão, fiz pc sp. Como fiquei por 1,25. E a matéria do INSS é composta das básicas, como pc-sp. Retirei processo penal e penal e as leis extravagantes do meu ciclo de estudo. E agora acrescentei as leis específicas do INSS. Com isso não perco tempo e ainda me mantenho firme com as básicas. Pra cima, essa vaga vai ser minha.
Obrigada, eu precisava ouvir isso hahhaha
Eu estudo para o INSS desde o ano passado, esse ano saiu o concurso para o MP-SC com um edital bem enxuto (Port., RLM, Dir. Const., Dir. Adm., Adm. e legislação específica), como já tinha uma base na maioria dessas matérias e tempo na minha rotina para estudar, resolvi fazer a prova. Ainda não saiu o resultado, mas fui razoavelmente bem na prova (44/60 - FGV). Hoje voltei a me dedicar 100% no INSS e acho que o melhor caminho é realmente focar em uma área específica (policial, tribunais, administrativo...) e seguir nela. Depois, adquirindo uma boa base nas matérias básicas daquela área, você vai escolhendo os concursos relacionados para fazer. Não adianta ficar seguindo a manada e fazer tudo que está saindo só pq é uma "grande oportunidade" como os cursinhos adoram te vender. O teu caminho você precisa decidir.
Quando a gente está estudando ja no avançado a gente tem medo de não revisar e perder, enfim
Acho que isso é válido para tudo na vida. Se você faz múltiplas coisas, dificilmente vc fica foda em todas elas. Aí fica igual a um pato, nada, anda, corre, voa, mas não faz nenhuma delas direito!
Estava pensando em conciliar TJMG E ALMG, aí chega seu vídeo. Muito obrigada. Deus abençoe
Sou de fazer um só , e pronto se for pra passar passa. nada de misturar conteúdo, é dar o gás em um só ,aquele que vc quer de fato.
Uma grande dúvida que muita gente tem, e eu também, é se da pra conciliar PF com PRF, ja vi bons argumentos falando que é possível, e que não é possível
Totalmente real, muita gente não tem um alvo fixo, um ´´cargo dos sonhos´´ definido, ai fica pulando de galho em galho, querendo conciliar 2~3 editais estuda mais de 15 disciplinas ao mesmo tempo de forma horrível, acaba não sabendo nada de nenhuma, uma das coisas mais difíceis no mundo dos concursos sem duvidas é segurar a onda e focar em um cargo só ou no máximo na mesma área e ir deixando os editais passar batido enquanto você esta focado só na mesma coisa...
Caraca, estou iniciando e esse vídeo mudou minha visão
Comecei agora a estudar pra concursos na área de engenharia. O que percebi, é que os editais são bem parecidos entre si. O que muda são as bancas
Sou formando me eng Ambiental. Vai sair vairos, MMA, CNU, IBAMA, ICMBIO, ANA CAMARA DE FORTALEZA, ANTT.
video muito bom.
Sou de Minas. Tem TJ, TRT e AL em eminência. Está muito tentador.
Porém, estou com INSS em foco desde 2018 (parei para fazer mestrado, mas já tinha fechado o edital, portanto, só voltei para aquilo que não é novidade). Contudo, não vou tentar conciliar, mesmo tendo estudado todo o Previdenciário. INSS tem quase que fechar a prova para passar. O tempo que vou perder conciliando, gasto aprimorando. Caso contrário, chego mais ou menos em ambos.
Até vou fazer as provas, mas vou para simular mesmo. Ganhar experiência real.
Já tentei conciliar editais muito diferentes e me dei mal, não dá mesmo. Sou concursado hoje, mas poderia ter mais aprovações com mais foco.
Sou iniciante e iria focar em 4 concursos administrativos, mas agora vou focar em um só pelo seu video kkkkk
Mal tô conseguindo conciliar a faculdade com o concurso do INSS 🤦🏼♀️ imagina mais um concurso 😅🙃
eu estudo português, rlm,informática, e Administrativo sempre
Eu so fiz a conciliação da pcdf com tjdft porque escolhi escrivão que tinha mais matérias básicas, que vai em tribunal. Super concordo de ficar em uma área, fora de dispersar o estudo o psicológico também fica péssimo. Aumenta as materias que tem pra fechar, que não são poucas, e depois acaba com psicológico quando não consegue ir bem em nenhuma
Estou nesse momento de entender que não dá pra fazer todos os concursos, que tem que escolher e focar. Quem quer abraçar o mundo não consegue segurar nada. Mas ainda tento conciliar acrescentando algumas específicas quando já tenho uma boa base.
Isso não é verdade. Porque o nível dos concursos é muito alto e muitas vezes você deixa de aproveitar várias oportunidades boas porque tá "focado" em algum concurso mega difícil. Eu mesmo passei nos concursos que fiz por fazer e o que eu foquei anos acabei não passando porque existem vários fatores na prova que podem ferrar a gente. Mas é estratégia de cada um.
Hugo, me tira uma dúvida. Eu estudo há um tempo, comecei durante a pandemia, eu optei por começar em uma área onde a concorrência e o edital eram mais complexos, pois assim criaria uma boa base para estudos e conseguiria fazer outros concursos que se avizinhassem, todos na área administrativa, uma vez que meu curso superior, como o seu, é mais específico e de certames mais restritos e os concursos para a área administrativa como técnicos e afins, são muito mais frequentes e mais interessantes. Hoje estou me preparando para a área administrativa de um órgão do DF e também de um conselho federal, também administrativo, só variando algumas coisas da legislação específica de cada órgão, mas estudando as mesmas bases, administrativo, constitucional e um pouco de gestão pública, comum a todos estes concursos. Você acha, sinceramente, que está errado tentar conciliar para o administrativo em órgãos que ofereçam tais cargos na esfera federal?
Eu já cometi demais esse erro e levei muito pau. Hoje aprendi e tenho foco.
Galera fala muito sobre conciliar INSS e IBGE efetivo. O que vcs acham??
Estudo pro INSS, mas penso no IBGE tbm
São quantidades de matérias muito diferentes, é melhor focar em apenas um.
Continue nos dois senhora, continue...
Exatamente isso Hugo, eu ia encarar o TJMG, mas aí saiu ALMG mais atrativo, mais vagas, matéria mais enxuta, ah já era TJMG vou focar na ALMG 👏🏽
Só tem um porém vou tentar cargo de ensino médio e superior
hUGÃO AUMENTA UMPOUCO O AUDIO 😉
Dependendo da técnica que vc vai usar pode dá certo .
Vdd, vc está estudando por exemplo direto administrativo para as carreiras policiais e vai fazer pra outras carreiras deu ruim.
Poxa,Hugo. Parece que adivinhou. Estudo para o CBMMG,mas saiu GCM aqui de Ipatinga(primeiro concurso,pois foi criada ano passado) e TODAS as matérias do edital eu já havia estudado tempos atrás. Edital do CBMMG está autorizado há 2 meses,provavelmente sai mês que vem(agosto) e prova da GCM é em dezembro. ESTOU COM UMA DÚVIDA GIGANTE SE FOCO APENAS NO CBMMG OU SE ESTUDO PARA OS DOIS. Lembrando que tomo posse na prefeitura de minha cidade dia 26 agora e são apenas 6 hrs/dia seg a sex.
Eu estou conciliando a pf adm com o inss, os dois são da mesma área e só acrescentei seguridade social no plano...
Estou equivocado?
Estudo Para Bancos e o unico que consigo Conciliar e com Professor(letras-Eu)..Eu Estudo Bancario,Ingles,Portugues,Matematica e etc..Direito não faz parte o Meu Curso nem Tributario o que tiver Grandes Materias eu saio..
Banco é Focado em Banco
Policial é Focado em Policial
Inss é Focado no Inss
Tribunal e Focado em Tribunal
Fiscal e focado no Fiscal
Queria muito continuar estudando para o enem ate passar em med. Mas preciso de emprego e por isso quero o mais garantido, no caso, concurso. Tem como eu estudar os 2 ao mesmo tempo? Ja que o concurso é nível médio e o ENEM é justamente nível médio
@@Rock47777 não tem como
Eu era assim, agora estou focado em 1.
Dica valiosíssima, fiz isso de conciliar editais e não deu certo, acho que agora eu aprendi kkkk
Agora tô no INSS e depois irei fazer pra minha área Serviço Social...onde surgir... serei concursada.
Tentando conciliar um concurso do executivo Municipal com o de teibunal. Parei de estudar o executivo para focar no da justiça.
fiz uma tabela com uma lista de matérias e os órgãos/cargo, aí fui lendo o conteúdo a ser cobrado conforme edital anterior e fazendo X. 😊 Meu medo é que o título da matéria seja o mesmo, mas o conteúdo exato não, mas listar absolutamente tudo soa trabalho demais haha help...
infelizmente é verdade. Exemplo. oab .. E úma carta de reserva. pq ? a chance da pessoa passar é pelo menos exercer uma atividade um.emorego . largar para tentar concurso .é a mesma coisa .passa na OAB garante liberdade emocional. e aí entra para vida real .😅no caso dos bacharéis
Até pf e prf que são as 2 carreiras policiais é difícil conseguir estudar para as 2 que dirá outros.
Eu fiz isso uma vez só. Foi a pior coisa que fiz. Fiquei muito estressado, as disciplinas eram muito diferentes. Tive que aprendê-las em pouco tempo. Foi muito ruim.
Bom dia, galera! Vocês sabem alguma novidade da reforma administrativa? Em que fase está? Dependo disso para iniciar a minha jornada nos concursos. Valeu!😆
esta morta
@@mauriciojose2038 se o Bolsonaro for reeleito essa reforma vem com tudo. Agora por causa da eleição a reforma está adormecida.
@@danielorlando7546 mas ele não vai ser eleito.. Mas se for duvido passar essa reforma
Dar pra conciliar sim, ainda mais se o edital for praticamente igual. Ademais, apenas nivele por alto na hora de conciliar.
Claro que os editais tem que ser iguais ou quase isso...
Nossa tô pensando se escolho INSS ou IBGE. Já estudo pro INSS há alguns messes más passei para o censo estou trabalhando e olhando pra outro cargo lá dentro do IBGE Socorroo kkk
Up!
Estou nessa situação em conciliar o concurso para Analista do Senado com o concurso para Analista da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Eu estou conciliando 2, um é meu objetivo (que não tem edital ainda, mas vai acontecer) o outro é o concurso da GMC da cidade, que só farei testar meu desempenho e técnicas.
Esse da GMC eu só estou estudando as específicas no sábado e domingo, já que não é meu foco.
Vou conciliar o bb com a prefeitura da minha cidade, pq pro bb ja tenho uma otima base pois venho do banrisul
Vou conciliar analista da receita e técnico inss, motivo? Matérias iguais e tempo de prova distante de um concurso pro outro pois analista provável será em dezembro e inss janeiro ou fevereiro.
Gente alguém poderia me ajudar por favor preciso de algum material pra estudar pra TRT infelizmente não estou com dinheiro pra pagar um curso porém tenho muita garra pra estudar quem poder me ajudar Deus abençoe
Eu estou focando só em 1 concurso, na época q está estudando para 2 concursos fiquei perdida e com conteúdo atrasado
Será que dá para conciliar dois concursos de uma mesma área...
To focada so no inss.. Mas o medo é quando falam que vai ser o maior concurso da história.
E quando o concurso que você escolhe demora muito a sair?
Ruim é quando você foca em um...e se ferra mesmo assim.😅
Só funciona se for da mesma banca e área
Com certeza. Por isso que vale a pena pensar com carinho em estudar para TRTs. Conhecimento específico serve para 24 tribunais diferentes, a área tem uma banca tradicional, que é a FCC. Aí sim. Conciliar estudo de vários TRTs as chances de aprovação são maiores que 50%, pode ter certeza.
Nunca pensei em minha longa vida ver tamanha loucura condensada em tão poucas palavras.
Esse "fear of missing out" também existe nas pessoas em relação às redes sociais. Desativei Twitter e Instagram e que maravilha estar fora e não jogar fora meu precioso tempo!!! Menos tempo de tela, mais tempo de vida e de estudos.
Quando a abstinência de besteirol bater forte a senhora irá voltar para as redes sociais.
Melhor coisa que vc fez.
@@vanessagomesv verdade!
@@geraldo_rocha não faz falta. Acho q pelo fato de eu não gostar de expor minha vida e não ter interesse em ver a "vida perfeita" que as pessoas fingem ter. Não faz falta, acredite!
@@KellSaraiva perfeito 👏👏👏
Eu concílio dois editais porém os dois na área policial
Estudar para INSS e Banco nível médio é uma boa?
Eu não consigo bater 1 edital imagina conciliar 02 ou mais kkkkkkk .
Mas se no caso, o indivíduo estar desempregado e tem um edital aberto, so que antes estava estudando pra outro, vale a pena focar no que o edital estar aberto ?
To tentando ver como vou conciliar trt 8, tj mg e inss hahaha
Bem pontuado conheço gente q passou em dois, mas acho complicado
E se for concurso de prefeitura?
a pior furada que me meti....conciliar os estudos ... escolha um !
Verdade 😢
Se o edital for bem parecido mas bancas sao diferentes, voce acha que nao compensa fazer ?