Largar o emprego para só estudar é uma boa?
HTML-код
- Опубликовано: 15 ноя 2024
- Abrimos 5 vagas para a mentoria exclusiva da 123 Passei. Vou montar seu plano de estudos e te acompanhar por 90 dias 👇🏼
go.123passei.c...
👇🏼 Mapas Mentais perfeitos para o seu concurso! Domine as revisões e pare de perder tempo 👇🏼
📑 go.123passei.c...
Conheça também 👇🏼
📷 Instagram ➔ / hugoconcursos
🎤 Podcast Nota de Corte ➔ anchor.fm/nota...
📚 Meu canal sobre Sociedade e Filosofia ➔ / @filosofiainfinita
Contato para parcerias 👇🏼
📧 hfconcursos@gmail.com
Minha esposa tinha um emprego péssimo, escala 6x1, atendimento ao público, 2h de transporte, 8h de trabalho e 1h de almoço, fora horas extras. Passei em um concurso e falei para ela pedir demissão. Hoje ela consegue estudar o dia inteiro, cuidar da saúde e da aparência e eu jamais vou pressiona-la para passar logo, quero que seja no tempo dela. Desejo que todos aqui conquistem sua aprovação e mudem de vida ❤
sucesso pra ela!
@giovannidantas
Parabéns pela atitude! 👏👏 São poucos os que valorizam suas mulheres assim.
@@themis5543 Se a mulher merecer, for trabalhadora e companheira, ela encontrará um igual. É preciso escolher bem nossos(as) companheiros(as) também.
Um detalhe: a ansiedade é muito maior se vc “só estuda”
Estou assim neste momento.
Inclusive hoje bateu uma deprê.
Fiz apenas uma matéria é já estou a 3 meses estudando domingo a domingo.
Não saio, não bebe, não uso droga é não faz porra nenhuma kkk😅.
Realmente...a ansiedade vai a mil !!
É a pior coisa do mundo. A minha veio junto com a depressão. Eu não desejo isso a ninguém. Essa experiência valeu pra que eu não recomende a hipótese de "só estudar" a ninguém.
@@PALADINO1995não faça isso consigo. Tirar um tempo pra você, pelo menos no final de semana, não vai faz mal nenhum. Pelo contrário, vai te ajudar a aliviar um pouco a pressão e ter menos crise de ansiedade. Eu já passei em 2 concursos desde que mudei meu raciocínio e minha forma de ver a vida. O tempo passa, a vida passa. Viva o hoje também! Isso não é pecado nenhum.
@@Mayatcmneu também colega pior coisa do mundo . Estou doente psicologicamente até hoje desse negócio de "só estudar" e no final não consegui minha aprovação depois de tantas renúncias .
Compensa se vc tem um família bem estruturada que acredita e incentiva a correr atrás dos objetivos é bem melhor que um empreguinho que te suga até a alma
análise perfeita! quem tem seu emprego, fique nele, valorize, pior coisa é ser liso, e a pressão interna de não ter nada! e dificilmente alguemm consegue estudar mais de 6 horas por dia com qualidade, melhor ter seu emprego e estudar 3/4 horas por dia com qualidade. E um ponto fundamental como dito no video, se voce não trabalha, as horas que você não está estudando, está se martirizando, mesmo que tenha completado seu cronograma diário de estudo.
Vontade de largar o emprego e focar só nos estudos, mas aí eu lembro que sou sozinho e se eu não trabalhar vou passar fome de baixo da ponte 😂😂😂
@@marcuspaulo7267 pois é, a maioria não podem ter essas escolhas
Larguei meu emprego de engenheiro tem uns 6 meses onde eu estava por 2 anos, vendi meu carro e tô dedicado exclusivamente pra agente da pf, tô fazendo 8 horas de estudo por dia! Em 2021 fiquei por 3 pontos na prf, espero que dessa vez seja diferente! Se Deus quiser.
@@venanciopabloo tá no caminho, só n esquece do taf kkk
@@WINTERISCOMINGSfiz 56/60 no taf da pmmg em 2021 e mandei bem no taf da ppmg também! preparação para os estudos tem que caminhar junto com treinos! fica a dica galera!
Um dos piores problemas de "só estudar" é a "síndrome do tempo infinito". Achamos, erroneamente, que sempre dá "para deixar para depois" aquele pdf, aquela vídeo aula, aquele simulado, haja vista o fato de termos "todo o tempo do mundo", e ficamos procrastinando, empurrando o estudo com a barriga. Por outro lado, quem trabalha e estuda, bem como o grande Hugo pontuou, tende a valorizar mais o tempo, pelo fato deste ser mais "escasso". Já estive dos 2 lados da moeda e hoje entendo que "temos que escolher o nosso difícil". Só estudar é difícil, mas também trabalhar e estudar é difícil.
Isso é muito da realidade de quem estuda pra concurso desempregado. Parabéns, Hugo, pela honestidade com que falou do assunto.
Eu tb "só" estudo e digo pra vocês, fiquem nos seus empregos kkk e pra dar uma satisfação, eu estou correndo atrás de emprego. Basicamente estou como vc foi, Hugo, sem emprego, mas não por opção minha. É isso, não é fácil ficar só dentro de casa, é muita pressão e fora que todo mundo acha que você está sempre disponível pra fazer qualquer coisa a qualquer hora.
Eu não recomendo, passei no concurso quando estava só estudando, mas a pressão que eu fazia comigo era absurda, acho que até perdi um pouco do juízo durante a caminhada, por isso não recomendo. é melhor você trabalhar e tirar uma horinha para estudar, do que ficar em casa só estudando. Eu estudava e chorava, estudava e chorava. Não recomendo! hahaha
eu larguei, estou há 3 anos estudando pra concurso e só o que adquiri foi depressão, baixa auto-estima, me sinto beeem pra baixo. O estudo que deveria render não rende mais, nâo por preguiça ou procrastinação mas por causa desses sentimentos ruins, a matéria não fica na cabeça. Diria pra não sair do emprego.
Estou na mesma situação e também me sinto assim
Estude sobre neurociência da aprendizagem.
Já fiquei desempregado 18 meses, ate que consegui um emprego. Sò Deus sabe como é dificil.
Conselho que dou: nao larguem o trabalho.
A questão é que quem trabalha puxado, escala 6x1 por exemplo, não tem tempo nem energia para estudar. A questão para quem só estuda é ter rotina, cronograma! Levar o estudo como seu trabalho diário, ter lazer, praticar atividade física, dormir bem, cuidar da mente e do espírito. Tem que desenvolver esse controle emocional para lembrar todos os dias do propósito escolhido e lembrar o porquê das renúncias.
Só estudar sem trabalhar é muito difícil... É melhor tentar conciliar... Já passei por isso.... Aparece muitas coisas pra atrapalhar quem tá em casa só estudando... Aí aumenta a frustração e a ansiedade... É terrível.... Pra ficar só estudando é preciso ter um ambiente controlado e a cooperação de todos em casa... É difícil... Bem difícil....
Poder psicológico do emprego, do estágio ou de qualquer outra atividade: isso é real demais.
Quando eu estudava e trabalhava em shopping de domingo a domingo, tinha meu maior CR na faculdade, fazia curso e atividade física regular.
Hoje, só por conta dos estudos, a procrastinação impera e isso é terrível. Sei que a cada um sabe de si e se conhece, mas se estiver cogitando largar o trabalho, pense duas vezes!
O único cara que parece humano, no meio desses coachs de concurso. Esse lance do papel social do trabalho é verdade, do dinheiro, ver pessoas aprender a se portar em uma hierarquia empresarial, Pesa muito!
Já tive que morar na casa dos outros pq não tinha nem onde morar, mas graças a Deus deu certo, desde então passei em mais 4 concursos federais. A mão do senhor me sustentou!
A questão é que quem trabalha puxado, escala 6x1 por exemplo, não tem tempo nem energia para estudar. A questão para quem só estuda é ter rotina, cronograma! Levar o estudo como seu trabalho diário, ter lazer, praticar atividade física, dormir bem, cuidar da mente e do espírito. Tem que desenvolver esse controle emocional para lembrar todos os dias do propósito escolhido e lembrar o porquê das renúncias.
Pra mim, foi uma péssima ideia. No ano que 2023 eu decidi ficar só estudando, após fechar meu escritorio de advocacia em dezembro de 2022. Em Janeiro eu comecei com um gás fora do normal, mas à medida que o tempo passava, eu com 26 anos dependendo da minha mae que tem mais 3 filhos e paga aluguel, foi a piora coisa da minha vida. Eu queria ser produtiva o tempo inteiro, porque eu sentia que se nao fosse, seria uma péssima pessoa e precisava mostrar pra minha mae que eu merecia aquilo. Por mais que eu nao saisse pra absolutamente nada e ate comecei a comer menos pra dar menos gasto, estudava 12 / 14 horas por dia. Isso me causou uma exaustao fisica, emocional e mental absurda. Acabava que eu entrei em um ciclo vicioso e entrei em depressão apos alguns meses. Cheguei a um ponto em que eu nao conseguia nem levantar da cama e só chorava, de tao cansada e frustrada. Eu tinha crise de ansiedade todo santo dia, nao conseguia estudar, me sentia uma inútil que dependia da mae aoa 26 anos. Eu, que sempre ajudei em todas as contas de casa. Foi horrível. Eu nao desejo isso a ninguém. Agora trabalhando (residente jurídica na DPESP), tenho uma rotina ja programada e estudo quase 5 horas por dia, treino, como saudavel, trabalho e consigo pelo menos ir no cinema uma vez ao mês, tomar um sorvete quando quero e pago minhas viagens para concurso e meu cursinho, que sao bem caros.
Aprendi que o imediatismo é horrível. Estudar é longo prazo.
Gata relaxa, tem marmanjo que depende do pai e da mãe aos 40 anos de idade.
Estou a 10 meses só estudando para concurso e é realmente assim, mesmo estudando o dia todo quando chega a noite eu me sinto culpada por fazer qualquer outra coisa que não seja estudar. Mesmo tendo tido bons resultados é bem angustiante, me sinto perdida e inútil. Sem falar que a espera pela convocação causa muita ansiedade também, pois pode demorar muitos meses e até anos.
É uma sensação horrível :(
Eu indicaria começar a guardar dinheiro e fazer uma reserva de pelo menos 6 meses. Depois pede demissão. Porém tem que estudar de verdade, sem moleza.
trabalhei em farmácia por um tempo (escala 6x1) e até tentei conciliar, mas além do trabalho ainda tinha cursos e reuniões, então tava impossível estudar. qualquer trabalho já cansa demais, mas a escala 6x1 é especialmente exploradora. como entrei no emprego alguns meses antes de uma sequência de provas e tive apoio familiar, resolvi largar e felizmente deu certo. aprovado em 3 concursos e prestes a fazer o último do ano agora. mas tive muito privilégio de poder ficar 2 anos só me dedicando aos estudos.
Obrigado pelo vídeo, estava desmotivado com o trabalho, mas o que vc falou esclareceu muito, me lembrou de como era antes do trabalho.
A realidade que ele viveu é de quem mora com os pais, era comida na mesa e roupa lavada. Quem não mora mais, tem a casa inteira pra cuidar, e aí vira trabalho x estudo x casa, é mais desgastante ainda. Quem consegue conversar com a esposa, ou marido e tirar esse tempo, vale a pena. Casa desgasta demais.
Meu marido me ofereceu a oportunidade de largar o emprego e só estudar. Quatro meses depois passei em um concurso municipal, estou aguardando nomeação. Continuo estudando para concursos melhores. O que não me permite me acomodar é manter uma rotina e ter em mente que não quero ser um peso por muito tempo. O que eu tenho é um previlégio que não posso desperdiçar
olha, eu particularmente, nem me planejando financeiramente eu faria isso, porque o concurso público é muito incerto, ja vi gente estudando demaisss e no meio do percurso cancelam o concurso e outras coisas que podem atrasar demais a nomeação, e sem contar que o dinheiro vai acabando e mil outras coisas podem acontecer , investiria num bom material e boas video aulas ,pagaria mentoria , o que fosse , mas largar o trabalho por mais estressante que seja não deve ser a primeira opção, ainda mais se voce esta relativamente estável onde voce está , tenha paciencia invista em material de boa qualidade aprende a fazer concessões e abrir mão de alguns compromissos.
Qual material você indica? eu estudo sozinho garimpando conteúdo, mas sinto que é um desperdicio de tempo e potencial..
Eu também @@lucaslima.raw_
Fiquei uns 4 anos sem trabalhar e isolado estudando. Você falou a pura verdade. Parecia um selvagem e detestava ver gente 😂😂😂😂😂😂
Vou deixar aqui a minha experiência depois de ser servidor municipal na area da educação por 7 anos, eu me acomodei eu no meu caso nao tenho filhos, porem na area da educação é um desgaste mental muito grande eu não conseguia estudar depois do trabalho , em 2022 eu estava estudando para a policia civil do estado de SP, e terminando a minha faculdade, eu não passei por 5 questões, então eu precisava tomar uma decisão, meu maior medo era deixar de ajudar a minha mãe porque eu sempre a ajudei desde os 14 anos ,financeiramente, graças a deus não pagamos aluguel, e temos uma vida ate que estàvel, então eu decidi sentar e conversar com ela, porque se eu quisse passar em qualquer outro concurso concorrido eu precisava me dedicar, então como todos sabem quando se exonera você sai sem nada, eu vendi meu carro e me mantenho estudando eu passei ate que em uma colocação boa no concurso da policia de 2023 foi uma das provas mais dificil para o cargo, eu fiz 60 de 80, eu fiquei muito feliz, infelizmente eu acabei caindo na dissertativa, e isso me trouxe um sentimento de incapacidade, mas eu comecei a enxergar de outra maneira, percebi que se eu me dedicasse a outros cargos eu poderia entrar foi ai que comecei a estudar para o TJ da capital eu prestei eu fiz 70 pontos para Capital, estava uma prova extremamente dificil tambem, mas de alguma forma deus me deu outra oportunidade de tentar novamente e eu espero mesmo que eu consiga, porque é um caminho dificil, mas eu não vou recurar eu vou ate o fim.
Eu fiz isso agora. Do final do ano passado pra cá, acabei de ser aprovado na polícia penal da bahia
Essa questão é bem complicado!
Moro com os pais ainda e estudo, a pressão de "só" estudar é enorme.
Trabalho com o pai na oficina e é correria.
Largar o emprego para estudar é inviável,a não ser que tenha alguém para "segurar a onda para vc",porém quando vc abre mão do trampo para estudar vc joga automaticamente toneladas de pressão nas costas,já que vc não trabalha vc fica com a "obrigação " de passar.
Infelizmente fui demitida… nao aguento mais passar por isso.
E uma energia enorme que colocamos qnd conseguimos um emprego, mts expectativas, achamos q nossa vida vai começar a andar e do nada a demissao vem. Nesse momento estudarei apenas para concurso😢
alcançar a sonhada aprovação gera um desgaste mental enorme. Passei pelo mesmo drama de "só estudar" enquanto estava desempregado por não conseguir um emprego. Confesso que olhando para trás não sei como suportei essa pressão. É muito difícil. Desejo muita força a todos que estão nessa situação.
Eu estou ficando doente com meu emprego atual, me planejei financeiramente e tenho apoio da minha mãe que me deu a maior força, mesmo assim sei que não será fácil com 35 anos voltar pra casa da minha mãe. Porém meu emprego tem horários tão incertos e uma rotina tão puxada que tem dias que não consigo render nos estudos. Nesse cenário resolvi arriscar e ficar 1 ano só estudando. Cada escolha 1 renúncia…
parabéns, vc fez certo!
É isso!! Bora!!
Você vai conseguir, acredite!!!
Parece que esse vídeo foi feito pra mim. Estou sem emprego desde o início do ano, sou apaixonado por motos e faço parte de um clube. Eles saem pra viajar todo final de semana, eu não tenho dinheiro pra abastecer a moto, comer fora, não posso bancar esse role. Sempre preciso dizer que não posso ir, que tô estudando, eu já não frequento mais os churras de final de semana, não saio pra role com eles. A rotina é estudar e fazer atividades físicas, de verdade em quando dar uma voltinha na moto, mas não muito pra economizar combustível. Já são 10 meses nessa, é difícil estudar o dia inteiro. É difícil antes e depois do concurso, muita ansiedade, muita cobrança indireta, muitos sonhos e vontade de viver a vida, mas agora é só estudar e somente estudar.
@@vince660 boa sorte irmão de coração, vai dar tudo certo 🙏🙏🙏🙏
Fiz isso. Sai, inclusive, de um cargo público (policial militar). Não me arrependo, mas realmente e bem difícil. Tem que sair já sabendo que vai parar de viver e só sobreviver até a próxima posse.
Tem 6 meses que sai. Estou aprovado em 5 no concurso de TJA do TJ SC, mas lá e só CR então não e ctza de que serei chamado
Engana-se quem acha que se tiver o tempo todo livre, vai estudar 8-10h. Como a pessoa tem o tempo livre, ela se dar ao luxo de gastar, por exemplo, 5h do seu dia com besteiras (netflix, redes sociais, jogos, etc). E quando vc é homem, vc sente o desprezo da sociedade quando vc é desempregado. Homem que é homem sente a necessidade de trabalhar, de ser independente financeiramente. Outra coisa, se a pessoa consegue estudar 10h, está estudando sem qualidade.
ja fiquei desempregado 18 meses, só Deus sabe como é
engana-se vc meu caro, vai de cada um, eu sem emprego e morando só, ninguém para me cobrar nada, levanto 3:30 da madrugada e estudo no mínimo até meio dia, direto, sem pausas, sempre acabo estendendo, fazendo 10 horas, e depois posso ter meus momentos com besteiras como forma de recompensa, quem tem disciplina deve sim ficar em casa, agora quem não tem boa sorte na forma que encontrar. "estudando sem qualidade", não limite os outros por si, quando a pessoa tem um objetivo consegue sim, sem ter o trabalho para me atrabalhar tenho os pensamentos livres para estudar, quem consegue trabalhar 8:00 horas para enriquecer outra pessoa consegue estudar 8:00 horas para melhorar sua própria vida, se não consegue não pode reclamar da própria sorte. Mude suas crenças limitantes! Eu demorei muito para começar por causa desses conselhos errados, achava que não ia conseguir estudar tantas horas e hoje vejo acontecer, talvez de falte ariscar, deixar de ser inseguro, digo por experiência própria, não é fácil, mas é possível
@@micolinomax9440eu amei o seu comentário! Comigo acontece exatamente assim também!!! Cada um é de um jeito. Tudo é questão de disciplina, foco é planejamento.
Por experiência própria não recomendo sair do trabalho para estudar, a pressão dobra seu psicológico fica abalado, só eu sei que estou passando, fora que é muito incerto aprovação, espero um dia pode dizer valeu a pena.
Sabios conselhos hugo. Ano passado sai do estágio com alta chance de efetivação para estudar. Estou aguentando firme, estudando bastante, mas esses fatores pesam bastante: falta de dinheiro para coisas pessoais, pressão social do desemprego e culpa por ser um peso para quem sustenta.
Na maioria dos casos não recomendo largar o emprego não, a menos que aguente a pressão e tenha quem te banque.
Jamais peça demissão para estudar! Faça como eu, estude no trabalho.
kkkkk
siiim, to nessa haahhaha
Tua estratégia é a melhor! 😎😁✌️
Simmm hahaha
Eu fazia isso. Levava livro p/ farmácia que eu trabalhava, deixava folhas de resumo embaixo do balcão. Depois passei no Detran e trabalhava em escritório. Pra q??😂😂😂 Meu chefe não gostava de mim, pq ele me via estudando e eu trabalhava muito pouco ( mas isso não vem ao caso.kk). Mas ele não podia fazer nada, pq eu era estatutária. E foi assim que eu passei.❤
E vou te falar: quem não estuda não gosta de quem estuda. Hj tenho alguns subordinados ao meu comando e quando eu vejo alguém estudando EU DEIXO, pq eu quero que as pessoas tb prosperem.
@@juniorsouza8125 kkkk faço isso tbm
Estou na mesma situação em que você já esteve. Atualmente, estou desempregada, e meu marido e meus pais são quem me ajudam. Realmente, não ter dinheiro para nada é muito ruim. Também sinto a mesma culpa que você quando estou estudando para concursos. Espero que, no final, tudo dê certo ou pelo menos que eu consiga um emprego. Seus vídeos nos ajudam a perceber que não estamos sozinhos nisso.
Ficar só estudando é uma decisão muito pessoal. Comigo deu certo. No início de 2020 sai do meu serviço e me dediquei apenas a estudar para concursos, tinha apenas a grana da rescisão e não existia plano B, confesso que foi loucura da minha parte, porém foi o melhor período que tive de estudos, sendo que foi ai que aprendi a estudar, conseguindo fazer entre 6 e 8 horas líquidas de estudo de segunda a sexta. Meados de 2021 consegui minha primeira aprovação no interior do meu Estado. Continuei estudando e meados de 2024 fui nomeado como procurador de uma capital. Confesso que ficar só nos estudos é meio desesperador, ainda mais quando você vê sua grana acabando, mas é isso ai, as vezes temos que arriscar em nossas vidas para alcançarmos grandes conquistas. Abraço a todos e bons estudos.
Eu não larguei meu emprego. Eu fui demitida há 1 mês apenas. Tentei olhar pelo lado bom "Pelo menos terei mais tempo para estudar pra concurso". Mas, a realidade é muito mais dura... Esse vídeo definiu 100% a realidade de quem "só estuda". Espero que essa fase passe logo pq o fator psicológico pesa demais mesmo...
Gente isso é reaaal
Eu pedi demissão por questões psicológicas faz um mês , estou estudando muito mais, porém estou ficando louuccaaaaaa
Tenho meu marido que faz tudo por mim, mas ficar sozinha o dia todo está me matando
Entenda que o estudo é solitário mesmo! Não tem o que fazer.
@@hidan1997 verdade! 🥹
Larguei o emprego para estudar, mas foi por conta de saúde msm, pois trabalhava em mercado e pegava muito peso ao nível extremo e decidir largar para focar nos estudos ( sendo que eu já conciliava os estudos mesmo trabalhando) e eu me organizei muito para isso também, mas graças a Deus obtive êxito em 2 concursos e estou na ativa, hoje busco outros ainda melhores.
Mas a realidade vai de cada um, cada um sabe da sua realidade, siga o caminhos dos seus corações.
Pra cima 🚀🚀🚀🚀
Boa, mano! Relato maravilhoso. Eu tô nessa, espero passar logo.
@@eduardoezequiel8147 é isso irmão! Já deu certo 🙌🏽🙌🏽
Depende do emprego. Condições ideais ninguém tem. E enquanto você trabalha, você não esquece da onde você tem que sair hehe.
Boa tarde pessoal! Obrigada pelo vídeo! Eu não posso ficar sem trabalhar ,pois tenho filhos, além disso faço faculdade publica ,mas tenho gastos. Então, vou aqui seguindo aqui com apenas três horas de estudos por dia. Boa sorte para todos nós.
Fora que, até pra manter os estudos, inscrição e material, você precisa de dinheiro ...😢😅
Concordo totalmente com o Hugo, estou há um ano desempregada e comecei a estudar para concurso no final de 2023. No começo do ano eu pensei em só estudar para concurso e nunca mais enviar currículo de novo, mas não passei em nada até agora. Preciso urgente voltar para o CLT porque a reserva de dinheiro acabou e não dá para viver dependendo da família. Além disso, quando é aprovado, dependendo do concurso, não te chamam imediatamente. Não tem jeito é preciso adequar a rotina de trabalho aos estudos para concursos.
Ta doido furada danada isso... aí vc não passa no concurso que vc quer e fica com 2 traumas que não te deixam fazer mais nada, a reprovação e ficar sem dinheiro/sem serviço... depois a depressão vem forte.. melhor trabalhar e arrumar um tempo e ir estudando devagar com calma.
você sem dinheiro pro básico, pro mínimo vc não vai ter nem concetração para estudar, eu estou atrás de emprego faz 5 meses, nem o dinheiro da internet pra pagar eu tenho a minha mãe que paga, plataformas de concurso com questões, meus amigos que me dão o acesso, é uma situação bem chata
Larguei meu emprego faz 3 anos é até agora NÃO passei em NADA. MUITO tempo DURANTE o dia significa FRACASSO
Minha dica : Não faça isso
Não è fácil, e outra coisa, se vc fica muito tempo fora do mercado de trabalho, para voltar è uma novela.
Minha experiência: formada desde 2016, consegui emprego na área, mas ganhando muito mal. Queria ser concursada, mas eu deixei a preguiça falar mais alto e em 2017 eu não estudei nada. Em 2018 eu resolvi estudar, mesmo trabalhando. Moro no RJ, levava 2h pra e mais 2h pra voltar do trabalho. Estudei freneticamente pro concurso da Petrobras (era meu sonho na época) que abriu no começo de 2018, mas não passei, aí senti que precisaria e preparar pré-edital. Fui estudando e trabalhando, mas eu sentia que os estudos ficavam em segundo plano. Fiquei desempregada no começo de 2019, quase em depressão pq faria 30 anos e não tinha conquistado nada. Aí pensei: já que estou desempregada, vou estudar. Então comecei a estudar direitinho, mas só com meus materiais da facul e pegando conteúdo na internet, porém, sem deixar de fazer entrevistas. Em 2020, poucos dias antes da pandemia consegui emprego "na área" (sou Engenheira, mas oferecem um cargo de assistente), só que me demitiram pouco depois por causa do lockdown. Desanimei de estudar de novo, pq ficava frustrada de ter conseguido trabalhar e ter sido demitida. Então a pandemia, ficar trancada, tudo isso não me ajudava a estudar, pq a ansiedade ficava a mil. Poucos meses depois, consegui outro emprego, temporário, e de novo, cargo de auxiliar, salário ridículo. Acabou o contrato, minha mãe faleceu no dia seguinte, 31/12/2020. Então eu vi que era hora de me dedicar. Morava só e eu meu pai, e vi que eu deveria fazer todos os afazeres domésticos da casa, então estudava o dia todo, sem trabalhar fora, e de noite fazia comida e limpava casa. Fiquei assim 2021 todo e vieram 2 aprovações: UFF e Polícia Civil do Rio de Janeiro. Eu ficava em casa o dia todo, meu pai só com salário mínimo do INSS. Não saía de casa, zero vida social, dinheiro só pra comida e internet. Meu pai não cobrava pra trabalhar, mas tbm não apoiava não, me interrompia toda hora, recebia parente em casa em qq hora, fazia barulho, tava nem aí pro meu esforço. Estudei mais e em 2022 outra aprovação. Em 2023 fiz o curso de formação da polícia e fui aprovada, posse no começo desse ano. Minha vida é outra agora: moro sozinha, pago aluguel, as contas da casa, vou em restaurante, como tudo que quero, faço academia, levo a família pra almoçar fora. Porém, o estrago emocional foi grande, mesmo trabalhando em plantão e ficando muitos dias em casa eu vejo que fico ainda acelerada e ansiosa, reflexo de ter me dedicado aos estudos, inclusive à faculdade tbm, que foi muito puxada. Então, é isso, valeu a pena, mas cada um deve avaliar sua realidade.
@@Aline-dd5dz Puxa, Aline, que trajetória! Me deu uma sensação boa no coração ao ler sua história. Meus parabéns e que você consiga resolver essa sua questão de ansiedade.
@@janainarochaalmeida8099Obrigada pelo carinho e que Deus abençoe você e a todos que estão buscando melhorar de vida pelos estudos.
Puta história de superação, meus parabéns colega.
@@Aline-dd5dz Amém e obrigada pela atenção!
Bela história uma verdadeira guerreira vc é 👏👏
Boa tarde. Entendo seu ponto de vista. A pressão é muito maior nas costas quando não tem emprego. Mas eu estou no mesmo barco de não conseguir emprego. Enviei currículo em um monte de lugar e a resposta é a mesma : depois eu ligo etc. Estou focado em até os 30 resolver a vida, mas em todas as áreas física e emocional, sei que a pressão da família atrapalha mas não posso deixar de sonhar com meu cargo de pge ou delta ou advogado do Estado. Estou me organizando faltam 62 dias para a minha prova e estou dando tudo que posso. A vida de concurso é demorada mas a glória é eterna. É a melhor escolha!
Eu me sinto um merda por não trabalhar, mas sei q estudo mais descansado. A autocobrança é grande pq afinal vc "não faz nada, só estuda". Então acaba nem tendo muito lazer.
Eu tbm me sinto assim... Tenho tanta esperança de conseguir passar
Eu. Era assim fiz um processo seletivo contrato de 2 anos para agente administrativo 2055 reais em 2019 em 2022 fui chamado só que nesse período acho que em 2020 fiz concurso para APM do IBGE no meio da pandemia estudei estudei fiquei em 6 lugar e era 9 vagas sai do cargo ADM e entrei no IBGE 1ano e 5 meses e durante esse período eu continuei estudando como trabalhava home office e por vezes 4 horas ajudava muito, então em 2023 fiz um concurso para fiscal passei em 3 lugar demorou 8 meses para me chamar e quando chamou sai do IBGE e fui exercer a função de fiscal cheguei trabalhei o primeiro dia não gostei do cargo do ambiente de trabalho e fiquei com aquilo na cabeça no dia seguinte pedi exoneração chorei no dia, mas disse para mim mesmo que conseguiria algo melhor e durante 7 meses continuei estudando apenas estudando sem trabalho era uma pressão por parte de mãe e pai horrível, mas me mantive calmo e Sabia que se eu continuasse no ritmo uma nova aprovação viria e foi o que aconteceu passei para secretário de escola2600 meu salário e menor em relação ao cargo de fiscal, mas a paz que tenho nesse cargo que ocupo atualmente não tem preço sem contar as 2 férias no ano, porém chego em casa cansado e estudo bem pouco, mas ainda sim sigo estudando e agora para alcançar o topo.
Então não se sinta um merda o simples fato de você está estudando já e fazer algo você deu o primeiro passo agora e persistir sem olhar para o lado.
E ainda tem outro ponto: o cara larga emprego, tem reserva, consegue estudar e ainda passa dentro das vagas. Mas a administração só nomeia dois ou quatro anos depois.
É um movimento muito arriscado esse de tirar o controle da sua vida das suas mãos e dar ele na mão de outras pessoas.
Se vc está trabalhando, a menos que seja caso extremo (tenha uma ótima reserva e está numa escala 6x1 da impossível), vc não deve abandonar seu emprego. Você precisa de paz pra estudar, sem pessoas próximas te perturbando o tempo todo e pressionando. Além da pressão própria e as outras razões que o Hugo elencou. Se for o caso, reduza um pouco o alvo, passe num concurso menos difícil e quando estabilizar a rotina volte para onde vc quer ir.
Por muito tempo só estudei, engordei 15 kg não tinha vaidade, adquiri a mania de falar sozinha que ainda não saiu de mim 😅 hoje o tempo é corrido, mas tenho liberdade, vou na academia, compro o que eu quero, é puxado sim, mas não dá pra desistir.
Trabalhava em uma startup de tecnologia da informaçao que mexeu bastante com minha saúde mental, principalmente por ser uma pessoa ansiosa. Após acompanhar uma enxurrada de demissões de funcionários dedicados, entendi que não adianta o quanto você se importe com a empresa, ela está ali somente pra sugar o que puder da sua força de trabalho. Um passo em falso e irá custar sua cabeça.
Chegou a um ponto em que eu não estava aguentando mais e pedi demissão. E, mesmo sem perspectiva de como seria o meu futuro, tinha a certeza de que nunca mais na minha vida iria trabalhar em uma empresa privada.
Foi uma decisão repentina para todos, inclusive familiares. Fui bastante privilegiado por ter pais que me apoiaram tanto financeiramente como emocionalmente. Também nunca deixei de fazer nada do que quis porque tinha minhas reservas do tempo que já havia passado trabalhando. Hoje já me encontro em processo admissional e me sinto feliz por ter feito essa escolha.
Vou relatar para vocês o meu caso: Em 2019, em novembro, mais ou menos, eu comecei a investir em LCI, renda fixa, e em 2022 foi a gota d'água, eu não aguentava mais o meu emprego tóxico. Mas não queria abrir mão dos meus direitos, ainda mais sendo tão explorada, eu tinha dores na nuca, tremedeiras e crises de choro todos os dias por ter que ir para aquele lugar, onde trabalhei por 6 anos. Depois de 6 meses me "cozinhando", eles me demitiram. Então, com a recisão, mais o meu investimento e mais o seguro desemprego, eu tinha uma perspectiva de ficar em casa, me curando de todo aquele pavor emocional que eu passei. Mas eu sentia que não poderia ficar 3 ou 4 anos só assistindo série e lendo livros, então decidi fazer a faculdade de ciências contábeis. E fiz um curso bem caro, (ainda estou fazendo) de inteligência emocional, para aprender a lidar com esses ambientes tóxicos, e me conhecer melhor. Foi então, que eu decidi estudar para concursos. Tenho 36 anos, quando eu tinha 20 e poucos eu prestei 10 concursos, mas rodei em todos, obviamente eu não sabia estudar, sou grata a todos os canais que dão dicas valiosíssimas de como estudar corretamente, assertivamente. Meu dinheiro só vai durar até novembro do ano que vem (2025). Estou desesperada para passar inicialmente nos correios, pois no anterior eu fui reprovada, e também no MPU. Mas confesso que por mais que eu consiga estudar sempre 6 ou 7h diárias, sem folga, a pressão psicológica é "soda", porque o sentimento de impotência e de saber que talvez eu esteja fadada a trabalhar pra sempre na iniciativa privada, me aterroriza! Meu conselho: Só larguem os estudos se tiverem um bom pé-de-meia e se tiverem dispostos a encarar isso de verdade, e sempre ter em mente que por mais que você dê o seu melhor, talvez não seja suficiente. E não se arrepender, é vida que segue! O que importa é que você tentou de todas as maneiras, e depois só vai ter que continuar tentando, tendo que trabalhar ao mesmo tempo. Claro, sempre tendo um autoconhecimento e entendendo qual é o seu limite!
Dica de olho em concurso de prefeitura, sempre faça. Por má que o salário possa ser baixo ajuda muito com o psicológico. Falo por mim que passei em um de prefeitura. Me sinto tranquilo em estudar a longo prazo pois trabalho apenas 7h por dia, sei que todo mês o dinheiro cai na conta e nunca vou perder o emprego. Nunca consegui estudar em pré-edital de forma consistente e pela primeira vez estou conseguindo, faz apenas um mês e meio mas comparado com antes em que não conseguia estudar três dias consecutivos é uma vitória. Te garanto que vale a pena
Sem falar que o trabalho é leve, embaixo de ar condicionado e sentado além de nao ter pressão psicológica
@@Tiago-n5p Sim, eu penso nisso também. Mas aqui na minha cidade é difícil aparecer algum concurso para Prefeitura, os que saem nas cidades vizinhas pagam 2 mil e pouco por aí, aí não compensa para mim, a princípio, pois teria que pagar aluguel. Por isso que vou fazer o dos correios que está para sair a qualquer momento, seguindo essa sua linha de raciocínio também, pois assim terei uma grana entrando, e ficarei mais descansada, e continuarei focando no concurso do MPU. Mas, se eu não passar nesse dos correios, vou ter que arriscar para qualquer concurso menor que aparecer, mesmo tendo que pagar aluguel, e viver uma vida mais limitada financeiramente. Obrigada pela dica!!
Parece que você me descreveu kkkkkkkkk rindo de nervoso! Galera o segredo é não desistir, não ter preguiça de recalcular as rotas, criar uma rotina mesmo não trabalhando, se ARRUME faz total diferença no dia e coloque Deus a frente das coisas, nossa vez vai chegar 🙏🏽
Quando a gente trabalha da mais motivação por conta da raiva que a gente passa todo dia
Verdade.
Kkkkkkkkkk
Com certeza, teve um dia que passei tanta raiva no trabalho que cheguei em casa e estudei 5 horas direto, e nem percebi, as vezes o ódio impulsiona mais que o prazer de ser aprovado. Kkkkkk
O que o Hugo fala aos 3:09 sobre não ter dinheiro pra nada é real! E a primeira coisa que me veio em mente foi justamente a pizza. Rsrsrs. Eu não tinha dinheiro nem pra fazer um lanche no intervalo de estudos na biblioteca. Levava uma banana de casa dentro da bolsa e pronto. Fiquei anos sem comer uma pizza. Às vezes eu ia no mercadinho atrás da minha casa e comprava aquele sacão de fandangos que dava pra 3 lanches, e colocava na nota de meu pai. Fiquei uns 5 anos sem comprar nenhuma roupa, uma camiseta sequer. Minhas roupas estavam todas velhas e já apertadas pq engordei muito durante os anos de estudos. Engordei 13kg mais precisamente! Ir bater ponto em salão aos sábados pra fazer barba, cabelo e bigode, esqueçam! Eu fiquei totalmente baranga. Mas o esforço valeu a pena, gente. Se eu pudesse voltaria no tempo e faria tudo de novo! Não desistam! Só não passa quem desiste! A hora de vcs irá chegar. Tenham fé, paciência e persistência, que a aprovação de vcs virá. Só não desistam!
Eu acho que o futuro dos concursos públicos é sombrio, estão nascendo muitos gurus de concurso na internet com muitos seguidores, vendendo cursos e incentivando muitas pessoas a fazer, o que esquecem é que as vagas são limitas, sai um concurso com 100 vagas e o guru vai dizer pra 100 mil pessoas fazerem aquele concurso, isso não vai dar certo. Meu conselho, como alguém que já passou, é faça concursos que não estão na mira do marketing, correios, inss, pf administrativo, esa, espcex? esquece isso, a nota de corte vai ser 90% por conta do marketing absurdo nessas provas, procure provas que não estão na mira do marketing, foi assim que eu passei.
Concordo plenamente.. Daqui a 6 dias vou fazer a prova de um concurso que estou me preparando há meses.. Na semana passada aconteceu de tudo.. Fiquei doente, minha namorada me largou... Essa semana eu conseguiria pegar para ficar em casa, mas mesmo assim eu preferi vir para o serviço, caso o contrário seria bem provável que eu nem fosse fazer a prova, de tão mal psicologicamente. Prefiro manter as 4 horas de estudo de sempre e tentar preservar minha sanidade, pelo menos aqui eu penso em outras coisas, outros b.os, muda o ambiente
E aí, meu amigo? Conseguiu?
@@eduardoezequiel8147 Cara, eu fiz 35/40 (87,5%) da prova, estou na expectativa, é um cargo municipal, mas o salário é bem atrativo. A classificação sai daqui uns 10 dias
Vendo algumas entrevistas de aprovados vejo que a maioria só estudava, mas trabalhando tbm dá pra passar ! a questão é vai demorar bem mais e tem que ser um estudo bem especializado
Vai chegar um dia que nem só estudando vai dar pra passar, e esse dia se aproxima!
@@celsomarques6759 verdade viu cada dia que passa vai ficando mais difícil.
Nossa cara esse vídeo saiu numa hora certa, bem legal assistir. Precisava ouvir isso de alguém, valeu Hugo. Vídeo top
Não recomenda largar emprego, gosto muito da sinceridade dele a dura realidade de muitos...
Muito bom o vídeo. Eu não trabalho há mais de 5 anos. Pq me casei, tive duas gravidez seguidas. Hj tenho dois filhos ainda pequenos, o primogênito é autista, por isso, minha agenda gira em torno da agenda dele. E ele tem faz muita terapia, graças a Deus.
Enfim, moro num lugar ruim de conseguir emprego, ainda mais nas minhas condições especiais.
Eu já tive momentos de muito descontrole emocional. Mas hj eu passo 6 horas por dia estudando de segunda a sexta, final de semana com as crianças em tempo integral, com mais afazeres domésticos do que nunca para dar conta, nessas circunstâncias, eu estudo entre 2 e 3 horas. E eu tenho que bancar a valente para me isolar e estudar kkkk.
Meu desafio agora, é pq nossa situação financeira tá complicada demais, contas básicas super atrasadas. O salario do meu marido não dá nem pra metade de nossas despesas. Dá vontade de arrumar um emprego qualquer, mas não vale a pena. Pq aí meu sonho de dar uma vida melhor para minha família ia morrer.
*Sou militar e estou nessa aflição, minha rotina é muito pesada, tenho 30K de reserva de emergência que seria suficiente pra me bancar estudando por 2 anos mas não sei se faz sentido sair pra fica só estudando*
Sei exatamente como é isso. Eu era militar temporário da FAB e já estava estudando há 5 anos para concursos, "não passava em nada", em 2021 passei com muita luta para Agente Socioeducativo e desisti no curso de formação por enxergar que o sistema é péssimo e inseguro. Dia 01/07/24 deixei a FAB e dia 28/07/24 fiz o concurso do Detran aqui do meu estado e estou na reserva. Posso te dizer com toda a certeza que ter deixado as fileiras da força me ajudou porque eu já tinha experiência e qualidade, mas me faltava tempo. Então, ao sair, eu passei das 2,3 horas de estudos para 6,7,8 horas de estudos com qualidade. Se você tem uma família que tem condições de te bancar até você passar, é melhor pular fora e só estudar. Agora, se você tem que manter uma família, é melhor continuar na força, juntar o quanto pode de dinheiro e estudar o máximo que conseguir para passar no concurso dos seus sonhos ou em outro concurso.
Esqueceu de uma parte: as pessoas que passam e ficam meses esperando uma nomeação (em tese não precisa estudar mais) e ao mesmo tempo não consegue emprego
Custos para mudar de cidade/cursos de formação etc tem que ter uma boa reserva ou um bom financiador kkkkkkkkkk
Não sei se para todos os órgãos, mas há uma possibilidade de pagamento de 50% da remuneração durante o curso de formação.
Estou passando por isso,sem emprego,passei em 1 lugar no concurso da minha cidade, era so uma vaga,o concurso homologou em.junho, ja faz 3 meses e ate agora nada de convocarem....concurso e para os fortes viu, aja paciencia
Me encontro com esse pensamento. Meu trabalho é bem maçante, sou advogado associado, mas não tiro mais que 2.5k. Hoje tenho 4h de estudo, acordando as 3h30. Já cogitei vender um carrinho que tenho e considerar que consigo (sobre)viver com a quantia por dois anos, mas é o "salto de fé". Não sei se renderia tanto mais ficando em casa só estudando, mas também dá aquela impressão do "e se eu conseguir umas 10h de estudo?". Obrigado pelo vídeo!
Se eu puder falar algo irmão, de alguém que passou por isso, não faça. Porque a gente nunca sabe o dia de amanhã... Minha namorada me emprestou um dinheirinho que tinha guardado pra eu poder sair do emprego ruim e focar nos estudos, tudo parecia perfeito. Só que aí vem a realidade: a administração do tempo quando você tem "muito tempo" livre é terrível, sua cabeça começa a jogar contra você... Ainda por cima tive problemas de saúde e precisei gastar o dinheiro. Hoje, com um emprego tirando mais ou menos o mesmo que você, estou conseguindo minhas 3 horinhas diárias de estudo. Não é muito quando parece um dia só, mas quem sabe daqui um tempo essas 3 horinhas não façam diferença... Sucesso aí!
@@gabrieldesouza7397 com certeza essas 3 horas significarão muito, tenho certeza! A escassez (de tempo ou de outras coisas) muda a forma como colocamos significado em tudo. Obrigado!!
Já larguei o trabalho pra estudar, não recomendo...
Não tem como deixar de trabalhar só para estudar. Até porque se o concurso é o objetivo que tu busca pra mudar sua vida. logo, o trabalho atual serve de motivação diária pra você se forçar a mudar, querer mudar de vida. Se só ficar em casa e seus pais o banquem, você acaba perdendo essa motivação de fazer tudo o que está ao seu alcance pra passar.
Também penso assim, o meu maior motivador pra estudar é lembrar o quanto eu não aguento mais a exploração até o talo que é a iniciativa privada, parece que quanto pior ta o trabalho, mais eu me esforço nos estudos, sem falar é claro das contas a pagar.
É verdade! A pessoa acaba amolecendo nos estudos, porque tem tudo na boquinha. Aquele emprego ruim vai ser sua motivação diária de passar num concurso.
Acho que voce foi (como sempre) bastante sincero de acordo com a vivência que teve. Eu tambem concordo e me arrependo de ter saído do meu emprego, pelo menos as pessoas se metiam menos na minha vida ate pq eu nem tinha tempo de ver ninguém
Quem não conhece o seu Propósito, sempre irá desvalorizar a sua renúncia.
@@mp_153 Você poderia me explicar melhor?????
Falou bem.
Depende do emprego. Quando eu comecei a estudar para concursos trabalhava o dia inteiro e não conseguia estudar. Então, sai e fui trabalhar só a tarde, claro, ganhando bem menos, mas foi ótimo para as minhas aprovações. Estudava de manhã e à noite e no trabalho era a hora do descanso
A ansiedade e a pressão atrapalha muito quando só estudamos...
A questão do emprego (ter ou não) é bem pesada. Moro com meus pais e infelizmente não trabalho porque não consigo uma colocação. A parte que pega real é todos acharem que tu não está fazendo nada, que finge que estuda. Mas ainda dá para ficar pior, porque já fiz alguns concursos e não consegui passar em nenhum, o que para mim é ruim porque já pensam: "se estuda tanto porque não passa?" Ajuda não tenho, incentivo também não (não que precise tanto, mas às vezes é bom). Me cobro muito por resultados e sinto uma pressão por parte da família também. Na verdade ninguém põe fé que isso tem futuro, ou que tu vai passar. A questão de não ter dinheiro também é pesada, por ter que depender do dinheiro dos outros para tudo. E essa questão de ter o próprio dinheiro interfere muito na confiança da pessoa tipo, não dá para comprar ou pagar qualquer coisa e sei lá, tu fica meio "assim"de pedir para coisas "supérfluas". Ter um emprego também afeta na autoestima, e quando você só estuda não consegue relaxar para ver um filme, pois toda hora a cobrança por "estar perdendo horas de estudo" vem à cabeça e não dá para relaxar (pelo menos comigo é assim). É solitária, difícil, frustrante e às vezes decepcionante a vida de quem estuda. Mas temos que escolher qual o difícil que vamos lidar, pois trabalhar em empresas também não é fácil, pois vejo o que eles passam. Sigo estudando, e procuro me manter firme, pois sei que minha aprovação vai chegar. Mas só quem está neste caminho sabe como é! Acredito não ser a única a passar por isso, mas só é aprovado quem estuda, então sigo neste caminho. (Obs: falo da minha realidade hoje e não de outras pessoas).
Não é a única não, eu também passo por isso, acham que você fica vagabundando, e aí vem a cobrança interna de você e externa das pessoas, por achar que não faz nada, mas continuemos firmes, que chegaremos lá, e àquelas que nos julgam hoje acredite, vão ser as primeiras a dar tapinhas nas nossas costas, falando que sempre acreditou, então só continue não ligue pras pessoas.
No meu caso, minha faculdade e estágio terminaram juntos. E eu escolhi não ficar empregada logo em seguida para iniciar meus estudos no concurso. A realidade está sendo, ter 24h livre para mim e eu estudando de forma não regular. Ainda não peguei no tranco do jeito que deveria estar sendo. Desde o início deste ano, nessa. Enfim, já estou decidida a buscar um emprego e voltar a estudar e trabalhar.
É ruim ficar em casa por muitas horas e ainda mais não levando tanto a sério o estudo, chegou ao ponto de eu estar com pensamentos sombrios. Trabalhar edifica o homem, isso é um fato.
Seu conteúdo sobre concurso eh impecável, o melhor!! sempre certeiro, penso assim também. Tenho um conhecido que resolveu sair do emprego para estudar e ele se sente pressionado a maior parte do tempo. Eh bem isso que você falou
O que você passou eu estou passando agora. Me identifiquei e parabéns a sua atual esposa pois quando estavas desempregado, é raro ter uma mulher ao lado.
Eu enxergo os estudos como trabalho/esporte, sempre tento melhorar a minha performance. Pra quem "só estuda" procure fazer outras atividades lúdicas como fazer algum esporte, etc. A questão do dinheiro, conheço muita gente que trabalha e não tem educação financeira, e aí já viu, né? kkk
Rapaz. Se não tiver familiar para ajudar, tem que ter uma reserva financeira bem gorda para isso
Eu estava sendo vítima de assédio moral no trabalho, então decidi sair para estudar a fim de prestar concurso público. Entretanto, eu guardei uma reserva com o objetivo de não ficar totalmente liso. Infelizmente, não passei em nenhum concurso, o dinheiro acabou e agora vou tentar arrumar outro emprego.
@@danilofrazao9242 Faz parte, meu amigo. Força!
É assi memsmo, cara. Você vai conseguir, persista!
Você acaba virando o "Náufrago" só que sem tá de fato numa ilha 😂 seria cômico se não fosse trágico
Não faça isso, eu fiz e me arrependi, pq meu emocional ficou louco
A questão é quem sem trabalho, como é que vamos bancar as despesas que são intrínsecas a um concurso?? ( Inscrição, cursos preparatórios etc).
@@suanyfroz1592 "largar para estudar". Logo, você teria um trabalho antes, é só guardar um dinheiro enquanto trabalha e depois largar. Você teria o dinheiro guardado para custear isso.
@@ricardocagliamigo, muito fácil falar. A vida não é tão simples assim. Mas, vai de cada um. Pra mim, não funcionou.
@@Mayatcmn Hm, o que "não funcionou"? Não conseguiu guardar dinheiro enquanto trabalhava? Pois foi só isso o que eu disse, agora que isso vai garantir que você vai ser aprovada num concurso aí já não saiu da minha boca.
@@ricardocagli não funcionou o fato de juntar dinheiro, enquanto trabalhava pra poder me custear, pra poder "só estudar".
Juntei cerca de 5 mil reais (foi pouco, mas foi o que eu consegui, considerando várias despesas com meu escritório e etc), isso ai durou uns 4 meses apenas. Cada viagem que a gente faz, inscrição, curso, impressão, gastos pra sobrevivência mínima, sai absurdamente caro.
Eu fui pra Belo Horizonte em Abril e gastei 1.200 reais (isso pegando Airbnb barato), fui pra São Paulo esse mês e gastei mais 1.200, fora todas as despesas ao longo do mês.
Se a pessoa conseguir passar em 5 meses de estudo e já ser nomeada (porque a gente só para de estudar quando é nomeado e não porque foi aprovado), tudo nesse prazo, tá de parabéns. Foi isso o que eu quis dizer.
Eu estava estudando e trabalhando, descobriram que eu estudava e me deram um pé na bunda, me restaram 4 parcelas do seguro desemprego, eu dei um gás absurdo nos estudos e passei em um cargo de nível médio.
Nesse período em que eu fiquei desempregado estudar estava muito mais difícil do que quando eu trabalhava, eu me cobrava muito mais.
Falou tudo! a pressão de so ter estudo para fazer da vida pesa muito! e não ter dinheiro para pagar um sorvete que seja é complicado demais!
Rapaz. Eu sei do emprego e hj estudo menos que antes kkkkkkkkk
Muito necessário este vídeo. Expôs uma realidade.
Passei por tudo o que você falou. Contudo, atualmente alcancei um nivel de maturidade nos estudos muito bom, graças a Deus. Sai há pouco tempo de um estagio de pós graduação. Mesmo com a carga horária de 6 horas por dia, fica muito cansativo trabalhar e estudar. Chegava fim de semana eu estava esgotada. Havia dias que não conseguia bater a meta de estudos planejada em função do cansaço. Então optei por voltar a me dedicar apenas aos estudos. Minha vida financeira está mais restrita, mas no meu caso, hoje consigo passar o dia todo estudando. O único lugar que eu me enxergo mesmo é no serviço público. Uma dica para quem está se dedicando aos concursos é estudar na bibioteca, assim você vai para um ambiente propicio e se dedica 100% sem interferencias alheias. Boa sorte para nós!
Eu estou só estudando, pedi pra sair ( fui demitida na verdade) consigo acordar mais cedo e focar por mais tempo , para a mente eu sinto que é muito melhor assim .
Eu já pensei nisso, mas largar tudo, mesmo tendo uma reserva, não é bom. Concurso requer investimento (inscrição, material, viagem e hospedagem, alimentação - isso se faz concurso fora da sua área geográfica e até mesmo na sua região). Eu não largo! Não tem ninguém que dependa de mim, mesmo assim não deixo meu trabalho para apenas estudar. Fiquei assim na pandemia, tinha o tempo livre, mesmo assim não consegui bons resultados. Eu passei em alguns concursos, estou no CR, mas ainda não fui nomeado. Não vale a pena, a não ser que você já esteja na iminência de passar numa boa posição. Passar nem sempre é garantia de que você é chamado logo, pois depende do órgão nomear. Melhor ficar com emprego e estudar, do que ficar sem emprego estudando sem garantia da nomeação. Por mais que o trabalho e a rotina seja estressante, massante, plo menos você tem uma renda para suprir suas necessidades.
Cada caso é um caso, más já saí do emprego pra " só estudar " e não deu certo...
Cara é bom e ruim ao mesmo tempo, o bom é não ter a pressão de um subemprego na sua cabeça,mas não ter um centavo te deixa meio indigno kkk Porém até agora não deixei de me arrumar, o meu marido paga as contas e compra as coisas da minha necessidade básica, então talvez por isso não seja tão pesado.Mas a parte ruim é estar na mão de alguém né, eu sou totalmente dependente dele,isso as vezes me causa bastante angustia,mas no meu emprego eu sofria pressão de ser mandada embora o tempo todo, então sinceramente pra mim só estudar está sendo melhor.
Já fiz isso e não gostei, sinceramente? Eu rendo muito mais estudando e trabalhando, parece que na hora de estudar só tenho aquele tempo e rendo 1000x mais, acredito que só faria isso se fosse o caso de passar em uma prova subjetiva ou oral, pois estou estudando para magistratura.
Na minha visão o melhor dos mundos é você trabalhar em um local agradavel que te permita estudar tranquilamente. Ate o ano passado trabalhava em uma empresa que apesar dos problemas eu cinseguia conciliar perfeitamente os estudos. Foi eu mudar de empresa que as coisas mudaram. Ambiente tóxico, pressao psicológica e nunca mais consegui ter uma rotina de estudos adequada. A minha sorte que juntei uma boa grana ao longo dos anos e por meio de investimentos terei uma renda passiva de mais de 1 salário mínimo, não é muito mas é o suficiente pra ajudar nas contas de casa e eliminar a pressao de ficar so pelo estudo.