⥊ Anarquia: Oi! 0: Good (if not good, then not zero) 1: Ethics 2: Problem-Solution 3: Consent 4: Emotion/Will 5: To Testify/To Meet 6: Why/Who/When/How/Where/What 7: Information 8: Stability 9: Sanity/Seriousness 10: Network (Good Network, because zero) 11: Justice 13: Death 16: Tower 20: Judgement 21: Solving Problems with Ethics 22: Resistance 23: Resilience 30: Good Wave 32: Discernment 33: Privacy 40: Good Force 44: Free Love 50: Good Expression 55: War 57: Counter-Terrorism 60: Good Reason 70: Good Information 80: Good Stability 90: Good Seriousness 95: Only One Global Fiat Currency 96: Blockchain 97: Anarchy 98: Vegan 99: Revolution 100: Liberation 444: Direct Digital Democracy 555: Diplomacy 1000: Possible Conversation Method using numbers to convey meaning For ex.: 6022: Good Reason to Resist.
O problema do anarquismo é na questão da autoridade, que há uma confusão por parte da ideologia, ignorando que a autoridade faz parte da própria natureza humana. Autoridade política é necessária para compor uma comunidade e estabelecer a justiça e as leis para o bom funcionamento. É como imaginar família, escola, condomínio ou empresa sem autoridade. Se autoridade em ambientes sociais e privadas existiram, porque autoridade pública não existiria? E também há a questão da ordem, que é o principal problema do Brasil. Toda nação, comunidade, precisa haver ordem para ter sucesso, e a ordem não pode ser algo abstrato do próprio indivíduo ou de uma vontade coletiva. E principalmente porque a vontade de um povo pode ser errada, se fosse assim, países que mal tratam as mulheres, como Índia e Arábia Saudita devem deixar as mulheres serem mal tratadas e não podemos fazer nada, pois é algo característico do povo. Tem uma frase que diz que “anarquismo é como uma partida de futebol sem juiz”. Mas como seria possível em um campeonato de nível internacional? Imagina a Libertadores sem a CONMEBOL ou a Liga dos Campeões sem a UEFA? Imagina clubes que tem atritos por questões de guerra, por exemplo, Alemanha e Polónia, se entenderem sem a presença de autoridade? Então, por mim, o anarquismo é inviável porque não analisa a ética humana, a moral, o bem e a razão como elementos essenciais para a formação da sociedade.
Agradeço o comentário e a abertura para o diálogo. Vamos lá. No geral, há vários equívocos a respeito da compreensão sobre o que é anarquismo na sua elaboração aqui. 1) O problema do anarquismo é com o autoritarismo e com a centralização do poder e não com a autoridade em si. Sobre a frase "o anarquismo é como uma partida de futebol sem árbitro". Ainda que seja uma alegoria ruim porque a dinâmica social ou da sociedade não é como um jogo. Podemos dizer que há jogos de futebol (não profissionais, é claro) em que não existem árbitros e funcionam. Quem já jogou bola na rua sabe demais disso. 2) É verdade que os anarquistas do século 19 acreditavam em uma "natureza" humana. Para alguns, haveria uma natureza supostamente anti-autoritária nos mínimos atos de insubordinação. Bom, praticamente ninguém mais (entre pesquisadores sérios e honestos) nas Ciências Humanas acredita em essência ou natureza humana. 3) Ainda que existisse, o que importa aqui é cultura, o que nos distingue dos demais animais. Todos os modos de organização social são culturais (feudalismo, escravismo, capitalismo, etc.), não naturais.
@@tiagodebus7225 não há do que se desculpar. É uma questão paradigmática dentro das ciências humanas. "Natureza" remete à ideia de não interferência no biológico. O próprio ser humano (e não simplemente a espécie homo sapiens sapiens) é produtor e produto complexo de uma interferência.
olá, trecho utilizado não é um documentário sobre o edgard leuenroth, no próprio centro de memória sindical traz de onde vem as imagens. Sinto muito comentar, mas é um trabalho que conhecemos a origem e achamos importante os produtores visuais serem comentados.
imagina, agradeço o comentário. posso dar os créditos na descrição aqui do vídeo. ou, caso considerem necessário, retirar o trecho onde aparece documentário. desculpe-me pelo engano, o lugar de onde extraí vinha com este título.
@@diacronico. no descritivo do centro de memória tem de onde foi tirado sim, o título eles atribuíram, mas não é um documentário sobre o edgard. Obrigada pelo retorno e por compreender. Um abraço
Rapaz, essa camiseta é antiga e lendária. Da época em que fazia graduação. Infelizmente não temos mais a arte. Valeu pelo comentário. Abraços libertários!
Qual o nome que vc falou no minuto 4:25 depois do mikhail não consegui pegar o nome exato to fazendo um trabalho de sociologia se poder me ajudar agradeço
@@diacronico. Não sei se constou pra vc meus elogios e agradecimentos. "Tempos safados' foi extremamente promíscuo no conteúdo. Promiscuidade no bom sentido logicamente. Depois me manda Anarquia Polissêmica: práticas discursivas de objetivação e de subjetivação no anarquismo
Eae men, se houvesse anarquismo no BR msm sendo contra soberania etc o Brasil em forma no território continuaria intacto ou se dividiria?! Pq q eu saiba todos são contra separatismo
Mais considerações que existem a milênios entre a humanidade e que surge em outra linguagem ao longo das épocas e as pessoas consideram inovação kkkk, assim como o socialismo e propriedade privada e posse, as pessoas saem desses princípios para tentarem retornar à eles de outras maneiras ao longo das épocas, os tornando mais complexos e impraticáveis a cada época, porque o fundamento da implementação não está sendo abordado em quaisquer considerações que sejam feitas pelos ideólogos, intelectuais e pela massa social que serve a defesa dessas idéias, parece que o colapso das sociedades humanas fica cada vez mais inevitável, vocês parecem confusos e que não sabem muito bem o que querem.
Isso é uma verdade parcial, Daniel. Ainda que muitos "proudhonianos" tenham seguido, posteriormente, uma linha política que, atualmente, poderíamos identificar como mais próxima à direita, Bakunin foi um leitor de Proudhon e extraiu muitas ideias desse "mestre", como a noção de federalismo/descentralização (autonomia das federações).
Olá, boa noite! Desejo que as coisas estejam bem aí. De modo geral, eu olho com admiração as pessoas, Penso que todo indivíduo está tentando ser melhor naquilo que faz, e faz aquilo que é o melhor para si, natural vc fazer aquilo vc. Ficou ruim demais esse vídeo, que bagunça! Ridículo tua analogia do início: O Anarquismo não é igual a um "QUARTO UM BAGUNÇADO DE UM ADOLECENTE". Você bota o capitalismo como sendo o mau da humanidade, e não diz nada sobre Anarquismo. O Conceito do Anarquismo é puro, simples e verdadeiro, fundamentado na LIBERDADE. A Liberdade requer sacrifício e dor. A maioria dos seres humanos apenas pesam que querem liberdade, mas na verdade, eles anseiam pela escravidão social, materialismo. ANARQUISMO "Representa a libertação da mente humana e do domínio da religião. Libertação do corpo humano do domínio da propriedade. Libertação das algemas e da contenção do governo. Anarquismo representa a Ordem Social baseada na liberdade de grupos de indivíduos. A verdadeira liberdade que o homem anseia é ficar CONFORTÁVEL. emma goldman
Tenho impressão que vc não compreendeu o vídeo, Anderson. A analogia do início do vídeo era para mostrar justamente o contrário do que o senso comum pensa a respeito da "anarquia" do anarquismo. Como escreveu Proudhon (citado no vídeo), "a anarquia é a ordem". Anarquismo não é baderna, nem desorganização e nem essa abstração ingênua de que é possível se libertar de tudo. Nenhum anarquista prega "liberdade total e irrestrita", até porque liberdade é algo relacional. O vídeo que vc assistiu (ou começou a assistir e não terminou) é, sim, um resumo e por isso falta profundidade. Porém está fundamentado em bibliografia especializada. Recomendo a leitura caso queira se aprofundar. Abraços libertários!
Ficou muito bom!!! Instrutivo e engraçado. A participação da Ana foi a cereja do bolo kkk
A gente riu demais. Quase não conseguimos gravar 🤣
@@diacronico. Eu imagino kkk
Amei.
Recusar a centralização de poder é um aspecto fundamental do anarquismo. Obrigado pelo vídeo. Ótimo conteúdo no RUclips.
Seja bem-vindo, Roberto. Valeu pelo comentário!
muito bom seu vídeo.parabéns
Fiquei muito feliz de conhecer seu canal, você têm um didática incrível, parabéns!
Valeu, Gustavo. Seja sempre bem-vindo.
Muito boa qualidade e explicação!
valeu, thiagão. seja sempre bem-vindo
Incrível, cara!!! Condensou e resumiu as bases do Anarquismo sem esvaziar a ideologia!!!
O número de vezes que já recomendei esse vídeo....
Acabei de indicar à um ex-aluno que se radicalizou e não se acha entre os comunas
Que massa, mano. Videozinho despretensioso e que já rodou bastante.
⥊ Anarquia: Oi!
0: Good (if not good, then not zero)
1: Ethics
2: Problem-Solution
3: Consent
4: Emotion/Will
5: To Testify/To Meet
6: Why/Who/When/How/Where/What
7: Information
8: Stability
9: Sanity/Seriousness
10: Network (Good Network, because zero)
11: Justice
13: Death
16: Tower
20: Judgement
21: Solving Problems with Ethics
22: Resistance
23: Resilience
30: Good Wave
32: Discernment
33: Privacy
40: Good Force
44: Free Love
50: Good Expression
55: War
57: Counter-Terrorism
60: Good Reason
70: Good Information
80: Good Stability
90: Good Seriousness
95: Only One Global Fiat Currency
96: Blockchain
97: Anarchy
98: Vegan
99: Revolution
100: Liberation
444: Direct Digital Democracy
555: Diplomacy
1000: Possible Conversation Method using numbers to convey meaning
For ex.: 6022: Good Reason to Resist.
01
Valeu demais Munís!!
Vídeo maravilhoso!
Ótima explicação!
grato pela visita e feedback, isabela!
Enquete
Qual é mais digno e admirado
Elon Musk ou Ailton krenak?
O problema do anarquismo é na questão da autoridade, que há uma confusão por parte da ideologia, ignorando que a autoridade faz parte da própria natureza humana. Autoridade política é necessária para compor uma comunidade e estabelecer a justiça e as leis para o bom funcionamento. É como imaginar família, escola, condomínio ou empresa sem autoridade. Se autoridade em ambientes sociais e privadas existiram, porque autoridade pública não existiria?
E também há a questão da ordem, que é o principal problema do Brasil.
Toda nação, comunidade, precisa haver ordem para ter sucesso, e a ordem não pode ser algo abstrato do próprio indivíduo ou de uma vontade coletiva. E principalmente porque a vontade de um povo pode ser errada, se fosse assim, países que mal tratam as mulheres, como Índia e Arábia Saudita devem deixar as mulheres serem mal tratadas e não podemos fazer nada, pois é algo característico do povo.
Tem uma frase que diz que “anarquismo é como uma partida de futebol sem juiz”. Mas como seria possível em um campeonato de nível internacional? Imagina a Libertadores sem a CONMEBOL ou a Liga dos Campeões sem a UEFA? Imagina clubes que tem atritos por questões de guerra, por exemplo, Alemanha e Polónia, se entenderem sem a presença de autoridade?
Então, por mim, o anarquismo é inviável porque não analisa a ética humana, a moral, o bem e a razão como elementos essenciais para a formação da sociedade.
Agradeço o comentário e a abertura para o diálogo. Vamos lá. No geral, há vários equívocos a respeito da compreensão sobre o que é anarquismo na sua elaboração aqui. 1) O problema do anarquismo é com o autoritarismo e com a centralização do poder e não com a autoridade em si. Sobre a frase "o anarquismo é como uma partida de futebol sem árbitro". Ainda que seja uma alegoria ruim porque a dinâmica social ou da sociedade não é como um jogo. Podemos dizer que há jogos de futebol (não profissionais, é claro) em que não existem árbitros e funcionam. Quem já jogou bola na rua sabe demais disso. 2) É verdade que os anarquistas do século 19 acreditavam em uma "natureza" humana. Para alguns, haveria uma natureza supostamente anti-autoritária nos mínimos atos de insubordinação. Bom, praticamente ninguém mais (entre pesquisadores sérios e honestos) nas Ciências Humanas acredita em essência ou natureza humana. 3) Ainda que existisse, o que importa aqui é cultura, o que nos distingue dos demais animais. Todos os modos de organização social são culturais (feudalismo, escravismo, capitalismo, etc.), não naturais.
Desculpe, mas nao consigo compreender a nao existencia da natureza humana.
@@tiagodebus7225 não há do que se desculpar. É uma questão paradigmática dentro das ciências humanas. "Natureza" remete à ideia de não interferência no biológico. O próprio ser humano (e não simplemente a espécie homo sapiens sapiens) é produtor e produto complexo de uma interferência.
olá, trecho utilizado não é um documentário sobre o edgard leuenroth, no próprio centro de memória sindical traz de onde vem as imagens. Sinto muito comentar, mas é um trabalho que conhecemos a origem e achamos importante os produtores visuais serem comentados.
imagina, agradeço o comentário. posso dar os créditos na descrição aqui do vídeo. ou, caso considerem necessário, retirar o trecho onde aparece documentário. desculpe-me pelo engano, o lugar de onde extraí vinha com este título.
@@diacronico. no descritivo do centro de memória tem de onde foi tirado sim, o título eles atribuíram, mas não é um documentário sobre o edgard. Obrigada pelo retorno e por compreender. Um abraço
E verdade simples assim 🤔😮
Parabéns pelo video, bem didático
E onde vc que conseguiu essa camisa ? Queria uma igual 😂😂
Rapaz, essa camiseta é antiga e lendária. Da época em que fazia graduação. Infelizmente não temos mais a arte. Valeu pelo comentário. Abraços libertários!
Pooo, queria essa blusa também!
Muito bom ficou legal e engraçado kk
Obrigado, Sara. Seja bem-vinda ao canal!
Livro do Bakunin na mesa ao lado... 😃📚👏🏻
Aqui a gente faz questão de mostrar as fontes, Andressa :D
q incrível, amei essa aula, me ajudou demais kkk, obrigado pelo vídeo 🌻💫
Agradeço o feedback, Alícia. Seja sempre bem-vinda!
Qual o nome que vc falou no minuto 4:25 depois do mikhail não consegui pegar o nome exato to fazendo um trabalho de sociologia se poder me ajudar agradeço
James Guillaume! Há um livro dele inclusive sobre a Internacional que narra o evento em que ele, Bakunin e outros foram expulsos da associação.
Bom trabalho!
@@diacronico. obrigado
E faça a benesse de nunca desativar 'Tempos Safados," é uma ordem vii 😎😉
Satisfação vc por aqui, meu amigo. Quanto tempo! Pode deixar que o blog ficará lá como arquivo. Abração
@@diacronico. Não sei se constou pra vc meus elogios e agradecimentos. "Tempos safados' foi extremamente promíscuo no conteúdo. Promiscuidade no bom sentido logicamente. Depois me manda Anarquia Polissêmica: práticas discursivas de objetivação e de subjetivação no anarquismo
@@diacronico. tô aqui já um tempinho 😎
Se já quiser mandar a Max Stirner de mestrado fique A la vontê 😎
Qual é seu e-mail, mano?
Salve! Você sabe os nomes das pessoas que aparecem em 2:29? Abraço.
Vou ficar te devendo essa, Ramón. Abraços
@@diacronico. Valeu
Bão!
grato pela visita e feedback, arthur. abraço!
Que aula boa, parabéns
Valeu, João! Seja sempre bem-vindo.
O que cabe no infinito?+
Eae men, se houvesse anarquismo no BR msm sendo contra soberania etc o Brasil em forma no território continuaria intacto ou se dividiria?! Pq q eu saiba todos são contra separatismo
Pois é. Se todos são contra, eu não tenho certeza disso. Mas, sim, uma das bases do anarquismo é o princípio federalista contra o Estado-nação.
@@diacronico. mas aí isso significa q sim ou não ? Oq aconteceria?!
Mais anarquismo!! 🏴
Viva o anarquismo
Seria a extrema direita ?
O que? O anarquismo? Se sim, é definitivamente algo bastante diferente.
Mais considerações que existem a milênios entre a humanidade e que surge em outra linguagem ao longo das épocas e as pessoas consideram inovação kkkk, assim como o socialismo e propriedade privada e posse, as pessoas saem desses princípios para tentarem retornar à eles de outras maneiras ao longo das épocas, os tornando mais complexos e impraticáveis a cada época, porque o fundamento da implementação não está sendo abordado em quaisquer considerações que sejam feitas pelos ideólogos, intelectuais e pela massa social que serve a defesa dessas idéias, parece que o colapso das sociedades humanas fica cada vez mais inevitável, vocês parecem confusos e que não sabem muito bem o que querem.
Desculpe-me, Alex. Passaram-se nove dias e não consegui formular uma resposta a seu comentário porque não faço ideia do que você quis dizer.
@@diacronico. Não tem problema!
Estás a falar do anarquismo de bukinin não do de jean Pierre bourdhon.O segundo teria vergonha dos anarquistas que seguiram o primeiro
Isso é uma verdade parcial, Daniel. Ainda que muitos "proudhonianos" tenham seguido, posteriormente, uma linha política que, atualmente, poderíamos identificar como mais próxima à direita, Bakunin foi um leitor de Proudhon e extraiu muitas ideias desse "mestre", como a noção de federalismo/descentralização (autonomia das federações).
Olá, boa noite! Desejo que as coisas estejam bem aí.
De modo geral, eu olho com admiração as pessoas,
Penso que todo indivíduo está tentando ser melhor naquilo que faz, e faz aquilo que é o melhor para si, natural vc fazer aquilo vc.
Ficou ruim demais esse vídeo, que bagunça! Ridículo tua analogia do início: O Anarquismo não é igual a um "QUARTO UM BAGUNÇADO DE UM ADOLECENTE".
Você bota o capitalismo como sendo o mau da humanidade, e não diz nada sobre Anarquismo.
O Conceito do Anarquismo é puro, simples e verdadeiro, fundamentado na LIBERDADE.
A Liberdade requer sacrifício e dor.
A maioria dos seres humanos apenas pesam que querem liberdade, mas na verdade, eles anseiam pela escravidão social, materialismo.
ANARQUISMO
"Representa a libertação da mente humana e do domínio da religião.
Libertação do corpo humano do domínio da propriedade.
Libertação das algemas e da contenção do governo.
Anarquismo representa a Ordem Social baseada na liberdade de grupos de indivíduos.
A verdadeira liberdade que o homem anseia é ficar CONFORTÁVEL.
emma goldman
Tenho impressão que vc não compreendeu o vídeo, Anderson. A analogia do início do vídeo era para mostrar justamente o contrário do que o senso comum pensa a respeito da "anarquia" do anarquismo. Como escreveu Proudhon (citado no vídeo), "a anarquia é a ordem". Anarquismo não é baderna, nem desorganização e nem essa abstração ingênua de que é possível se libertar de tudo. Nenhum anarquista prega "liberdade total e irrestrita", até porque liberdade é algo relacional.
O vídeo que vc assistiu (ou começou a assistir e não terminou) é, sim, um resumo e por isso falta profundidade. Porém está fundamentado em bibliografia especializada. Recomendo a leitura caso queira se aprofundar. Abraços libertários!