Roda Viva | Samuel Pessôa | 05/06/2017

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 27 окт 2024

Комментарии • 79

  • @luizfelicio2599
    @luizfelicio2599 3 года назад +1

    É da maior importância entender minimamente sobre economia.
    Principalmente em relação à economia nacional.

  • @HFOXH
    @HFOXH 7 лет назад +2

    EXCELENTE PROGRAMA! Parabéns Roda Viva.

  • @felipeoliveira-dd9cq
    @felipeoliveira-dd9cq 7 лет назад +3

    Que aula, vou até baixar!

  • @AllysonSSoares
    @AllysonSSoares 7 лет назад +3

    Poderiam ser mais 4h de entrevista.

  • @ivanmoreiralopes8235
    @ivanmoreiralopes8235 7 лет назад +4

    Se tem um teto de 5000 reais para o aposentado da iniciativa privada porque não existe teto para os do setor público? Que em vários casos chegam a receber 4 pensões ao mesmo tempo....

  • @89681eric
    @89681eric 7 лет назад +3

    Excelente entrevista,quem sabe,sabe.

  • @pedrovitorsousamiranda592
    @pedrovitorsousamiranda592 2 года назад

    olha eu aqui
    Fim de ano
    Assistindo essa grande entrevista
    Grande RUclips

  • @YAMAZAK1
    @YAMAZAK1 7 лет назад +3

    "Porque paramos de falar da Dívida pública? É por que ela diminuiu? Não, continua aumentando, mas está claro para as pessoas que já encaminhamos uma solução para esse problema... já tiramos esse bode da sala, agora vamos olhar os outros"
    Samuel Pessôa, muito didático e com um exemplo simples explica como funciona política econômica.
    Entretanto, quando sai um pouco disso e fala de política e geopolítica, comete os erros de 99% dos economistas que analisam o mundo apenas por um ângulo. Simplificar o brexit e a eleição do Trump apenas como uma questão xenofóbica e ser ignorante sobre o tema.

  • @cdemetrio28
    @cdemetrio28 7 лет назад +11

    RODA VIVA, parabéns !!
    Excelente entrevista e muito esclarecedora....

  • @RushDouglas
    @RushDouglas 7 лет назад +14

    Concordo que gastar 14% do PIB com a previdência seja demais, mas ninguém fala de quantos % gastamos com a folha de pessoa da máquina pública de brasília. São mais de 9 bilhões por ano de clips de papel a super salários dos ''vossa senhorias''

    • @melhorespodcortes
      @melhorespodcortes 7 лет назад +1

      Douglas Gomes temos que acabar com os privilégios dos políticos e dos funcionários públicos que ganham dinheiro em cima da população mais pobre

    • @RushDouglas
      @RushDouglas 7 лет назад

      Fato.

    • @ericoleiva78
      @ericoleiva78 7 лет назад

      Isso não e discute! Oligarquias, corporações! Corrupção, não menos importante, mas não creio que seja o mais relevante! Moro 70.000,00 por mês! Não seria lógico 30.000 e 40.000 com 1000 a mais para 40 professores?
      Capitalismo capenga, terceiro mundo plantador de soja e cana, moedor de pedra! Empregos de tratorista na safra e cortador de carne em frigorífico! E o louvor ao mercado rentista dos liberalóides psicopatas ou muito mal intencionados e bem pagos!
      EUA não permitiu reforma agrária no Brasil via milicos! Queijo, fruta e verdura barata para todo brasileiro, menos favelas, menos fome, economia dinâmica! Escolhas erradas sempre a favor das oligarquias!
      Viva a Venezuela que colocou essa gente para correr e agora tem o caminho livre para decidir o que é melhor para a sua maioria! E o Brasil segue em suas conciliações em cima do muro nunca na vanguarda de nada e maioria ganhando merreca!
      Péssimo programa, propaganda pró Temer!

    • @rafaelcapuano8280
      @rafaelcapuano8280 5 лет назад

      só uma casta muito pequena, a maioria ganha mal mesmo.

  • @marcosaurelio7617
    @marcosaurelio7617 7 лет назад +5

    Não importa a ideologia, como o entrevistado falou, "quem ficou rico apostou em escola, trabalhou muito e poupou muito". Vamos continuar sendo medíocres!

  • @grokzc.o.d.5936
    @grokzc.o.d.5936 7 лет назад +2

    Não convidaram um jornalista sequer para contrapor os argumentos do Pessoa? Quando todo mundo concorda fica chato.

  • @nicealcantara1938
    @nicealcantara1938 7 лет назад +4

    O problema é muito maior que a aparência, é vários são os fatores, dentre eles apontam para o Estado Brasileiro. (culpa direta, omissão, corrupção, falta de investimento em educação e etc)

  • @AndersonSilva-tt6qx
    @AndersonSilva-tt6qx 7 лет назад +4

    isolando o Aécio como se ele não fosse do PSDB... E como se o PSDB também não estivesse envolvido em tanta sujeira quanto o PT. É cada seletividade que vemos... talvez por isso sejamos um país tão cheio de problemas.

  • @fredericoferreira8957
    @fredericoferreira8957 7 лет назад +1

    Coloquem o vídeo em hd.

  • @MrCassiusSalles
    @MrCassiusSalles 7 лет назад +1

    Acho muito complicado, pra não dizer triste, quando alguém com tamanho conhecimento e esclarecimento quanto o entrevistado afirma que "não há como não passar pelo aumento de impostos". Penso em uma pessoa "normal", em termos de ética e honestidade falando. Se essa pessoa tem problema de orçamento em casa e quer resolver (veja, foco no verbo "querer"), a primeira coisa é buscar cortar todo o desnecessário (cinema, bar, TV paga, segundo carro, até escola particular, etc). Não deu ainda? Faz um bico e/ou procura um outro emprego com renda maior. Ou seja, corta o supérfluo e/ou busca produzir mais. O professor acha mesmo que aumento de imposto se encaixa em qual opção? Porque, de fato, o governo não produz nada e muito menos vejo falando em corte dos imensos gastos supérfluos para manter Brasília no status atual.

  • @robertonatalino9330
    @robertonatalino9330 7 лет назад +3

    Imposto e roubo...

  • @motlin
    @motlin 7 лет назад +3

    Nova Matriz Econômica = "puxadinho"....

  • @GleissonGoreon
    @GleissonGoreon 7 лет назад +1

    Olha eu ali em 1:11:29. O Goreon.

  • @camilomar3719
    @camilomar3719 7 лет назад +1

    Incrível como economista nenhuma fala em redução tributária.

    • @joaomarques7905
      @joaomarques7905 4 года назад +1

      Não tem porque falar nisso porque o que define a carga tributária é o tamanho do Estado, o gasto público.

    • @arthur21santos
      @arthur21santos 2 года назад

      E também não falam em diminuir o estado.

  • @meganessa89
    @meganessa89 7 лет назад +28

    PT quase acaba com esse país, pra mim PT nunca mais.

  • @francoabl
    @francoabl 7 лет назад +15

    A reforma trabalhista, deve deixar a negociação entre empregado e empresa, livre e estabelecer apenas algumas diretrizes, por que existem tantas ações trabalhistas vigaristas, e isso tem que acabar. Quem produz ganha, quem não produz , não ganha, simple assim. ...... E na reforma previdenciária, é preciso equiparar os direitos de aposentadoria de todos, eliminando abusos de aposentadorias de Políticos , Funcionários públicos e Militares com as do Cidadão comum, todos trabalham e não é justo o cidadão trabalhar como escravo do governo. CHEGA .

    • @ericoleiva78
      @ericoleiva78 7 лет назад

      a quem interessa sindicatos fracos?

    • @ericoleiva78
      @ericoleiva78 7 лет назад +1

      Se trabalhamos meio ano para pagar o Estado e um dia no ano para pagar os sindicatos, parece-me que o foco está errado! Se sindicato não fosse importante não teria nos EUA, na Alemanha, na França!
      Liberalismo na ponta do trabalhador e monarquia na ponta do Romero Jucá, ae fica complicado! Que tal tirarmos 40000 dos 70000 mensais do Moro e pagarmos 1000 a mais para 40 professores! Garanto que não vai passar fome com 30000
      Terceirização em massa, ninguém paga previdência, 13, férias, não me parecem tão óbvios assim os benefícios dessa reforma!

    • @ericoleiva78
      @ericoleiva78 7 лет назад +1

      Com os ataques que sindicatos sofrem de todos os lados, como baderneiros,vagabundos, deixar a contribuição como opcional e com o grau de despolitização da maioria da população, tal medida significará na prática a extinção dos sindicatos! Sem contar que com a possível terceirização em massa, alta rotatividade dos trabalhadores, as dificuldades para organização aumentará! Não conheço nenhum PJ sindicalizado!
      Em um país que precisa a cada dia mais de manifestações e organização, não me parece racional a extinção dos sindicatos! No entanto, concordo que essa proliferação deve ser estancada! Pensemos outra forma de fazer isso! Não joguemos a criança da bacia com a água suja!
      A minha impressão é que o setor dos empregadores querem a cada dia trabalhadores mais isolados e mais submissos às condições de trabalho impostas (pensando por exemplo numa linha de fábrica, um frigorifico, trabalho de baixa qualificação e baixos salários)! De todas pessoas que conheço que ganharam questões trabalhistas, nenhuma me pareceu injusta!
      Se o empregador está sufocado e o trabalhador sufocado, o setor público, pelo contrário, esta muito folgado! A meu ver a reforma tributária e a reforma administrativa são mais relevantes! Tocaria em quem está nadando enquanto a maioria está se ferrando! Trabalhista é apenas para aumentar a taxa de lucros precarizando o trabalho e vulnerabilizando o trabalhador! Como já assumimos que seremos para sempre exportadores de soja, carne e minério, temos de proteger os trabalhadores destes setores, já que são setores bem lucrativos, vide JBS!

  • @jeffersonevangelistadejesu5600
    @jeffersonevangelistadejesu5600 3 года назад

    Temer não consegui aprovar a reforma da previdencia

  • @aldogracas5414
    @aldogracas5414 7 лет назад

    Eu não concordei com tudo que ele falou. Não acho que as reformas sejam a melhor solução. As medidas parecem ser feitas para beneficiar seus amigos empresários. E como ele pode ser contra a tarifação sobre dividendos e sobre herança? Isso existe em muitos países como EUA.

  • @meufalx3771
    @meufalx3771 7 лет назад

    Foi esse homodoxo que foi chamado de mentiroso em um debate sobre a Pec 241e não pôde dizer nada contra.

  • @pirata00001
    @pirata00001 7 лет назад +8

    Esse cara parece não ver o óbvio ululante: as reformas são necessárias mas os projetos, desde o início, estão cheio de problemas e incongruências. Há quem não aceite que só uma parte da sociedade pague o preço das reformas.

    • @pirata00001
      @pirata00001 7 лет назад

      Pois então que não se faça a reforma até que ela seja correta do ponto de vista da equidade. Sob pena de pagarmos todos juntos o preço.

    • @pirata00001
      @pirata00001 7 лет назад

      A opção existe... não é questão matemática e sim política. A resistência dos grupos de interesse é forte mas essa perspectiva que vc citou é ainda mais forte. As corporações esperneiam e se impõem porque a perspectiva de um colapso não é tão iminente quanto se quer fazer pensar, e porque a classe responsável por "resolver o problema através de um acordo" não tem interesse e não sabe se comunicar com seus eleitores. Depois de meses estudando e pensando sobre o assunto, prefiro que não se faça a reforma até que ela seja correta do ponto de vista da equidade

    • @pirata00001
      @pirata00001 7 лет назад

      A disputa é entre sacrificar muito a presente as futuras gerações dos mais pobres, ou sacrificar um pouco as futuras gerações de todos. Dito de outro modo, o objetivo da disputa, ao menos de quem se recusa a aceitar essa reforma como está, é simplesmente que a presente geração de privilegiados abra mão de algumas regalias. Porque os mais pobres têm que ser patrióticos nesse momento, ao passo que quem recebe privilégios nababescos é tratada como vítima? Você já deve ter ouvida a máxima de que a corda sempre arrebenta pro lado mais fraco, e pelo jeito acha isso natural. Pois não é.

    • @Guizambaldi
      @Guizambaldi 7 лет назад +1

      A reforma não pega só nos mais pobres. Pega em várias parcelas da população. Só não pega muito lá em cima. Mesmo assim acho razoável e progressista essa reforma.

  • @zecarlossilva6007
    @zecarlossilva6007 7 лет назад

    o bom de ouvir Economista e que ele diz uma coisa você faz outra que geralmente dá certo o graduação inútil.

  • @ericoleiva78
    @ericoleiva78 7 лет назад

    Eu acho, me parece, ... típico de quem não sabe do que está falando! Confiança em investimentos do onipresente mercado!

  • @thomass.g.7240
    @thomass.g.7240 7 лет назад +1

    lula 2018

  • @ProfPauloFalcao
    @ProfPauloFalcao 7 лет назад +3

    #Lula2018!!!

  • @jusantossantos6744
    @jusantossantos6744 7 лет назад

    Só quero que quando alguém como no caso, esse professor, sendo tão qualificado, quando diz que o melhor período em que o Brasil teve o melhor desenvolvimento, que foi na década de 80, ele NÃO CITOU QUEM ESTAVA GOVERNANDO! PORQUE? Esse é o problema das TVs ! Não falam a VERDADE! VIVA OS MILITARES! E ELES VÃO VOLTAR!

    • @TarsilaACL
      @TarsilaACL 7 лет назад +4

      juliane aparecida dos santos santos Você nunca ouviu falar da década perdida? Hiperinflação? Os anos 80 são um trauma pq os militares confiaram uma equipe econômica desenvolvimentista, a mesma escola do governo da Dilma e em quem o Bolsonaro confia (Delfim Neto). ACORDA

    • @vanessacumplido3087
      @vanessacumplido3087 7 лет назад

      juliane aparecida dos santos santos v

    • @anapaula.Ss-JP2013
      @anapaula.Ss-JP2013 6 лет назад

      NA REALIDADE O PROF. SAMUEL AFIRMOU QUE OS ANOS 80 FOI O PIOR MOMENTO ECONÔMICO QUE JÁ TIVEMOS - HIPERINFLAÇÃO! E QUE SE IGUALA AO PERÍODO DA ÚLTIMA GESTÃO DA DILMA ROUSSEF... Mesma visão, mesmas crenças, mesmas atitudes, mesmos resultados!

  • @zecarlossilva6007
    @zecarlossilva6007 7 лет назад

    que canalhice 14% ser insano só na sua cabeça.

  • @ProfPauloFalcao
    @ProfPauloFalcao 7 лет назад +1

    É tão evidente que esse cara esta Recebendo $$$... pra falar essas coisas....
    O Cara não Fala Racional!!!
    E Sim Defendendo uma ideia!!!
    O Momento Político Não Permite N A D A ! ! ! !

    • @lucasc6509
      @lucasc6509 7 лет назад +6

      eu acho que quem tá recebendo dinheiro aqui é você. o samuel tem trabalhos publicados na área de macroeconometria. você tem também?

    • @pedrobr6841
      @pedrobr6841 7 лет назад

      ProfPauloFalcao eles não relacionam nem para a população mais deficitária a questão desses graves acontecimentos políticos e uma economia instável por conta da imoralidade política.Sim,vamos falar só de reformas e mais reformas(O RESTO NÃO VEM AO CASO)...

    • @pedrobr6841
      @pedrobr6841 7 лет назад

      Lucas C kkkk o cargo que ele exerce não que dizer nada meu caro intelectual, pois até Presidente da República é gravado cometendo corrupção.
      Posição profissional só é importante quando se faz uma análise específica e aprofundada sobre os assuntos da economia e política.Coisa que não vi acontecer...

    • @Guizambaldi
      @Guizambaldi 7 лет назад +2

      Se o Samuel Pessoa não faz análise econômica, então desisto...vou desistir do doutorado em economia, pq eu tenho certeza que eu sou muito pior que ele.