@@MOPCLinguistica Achei que iria me ajudar a desenvolver minhas habilidades linguísticas. Por ser tão aglutinativo. Mas acabei me deparando com muitos outros fenômenos linguísticos que não compreendia antes. Além disso achei uma bolsa de estudo so pra estudar a língua :). O que achei mais difícil nessa língua e ainda acho são o número incontáveis de expressões idiomáticas e a prefixação verbal que marca telicidade ou perfectividade.
Seu nome deveria ser sinônimo de "gênio maluco" kkkkkkk. Geralmente as pessoas aprendem uma nova língua pra se mudar e não o contrário, kkkkk poliglota é foda.
Oii será que teria como eu entrar em contato contigo, por favor? planejo me mudar para a Hungria ano que vem e quero muito aprender esse idioma ou ter alguma noção antes de ir.
No curso de Filosofia, meu professor de Latim era filólogo. Aprender a história da formação de um idioma é uma jornada maravilhosa. E é a melhor maneira para atrair minha atenção. Estou no início do Húngaro. Dou aulas de Inglês também falando da formação da língua e com abordagem em fonética desde o início das aulas. Parabéns pelo canal. Deus o abençoe.
Muuito obrigada por esse vídeo! Estou começando a estudar Hungaro com um curso promovido pela UECE, Universidade Estadual do Ceará, e quis saber mais sobre essa lingua.
❤ A lingua q acho mais bonita é a mais fodástica de todas, inglês. ❤ Na minha mente a lingua inglesa é representada pela Britney Spears, falou de lingua inglesa imediatamente eu lembro da Britney 😅❤
Muito interessante. Uma grande riqueza saber sobre tantos idiomas. Tem vídeo no canal falando de sua carreira nos estudos e como usa na sua profissão? Poderia fazer um. Seria inspirador. Apesar de muito diferente, é bacana ver a aula. Desmistifica a língua. Tem as suas lógicas.
O impressionante e fascinante dessas linguas consiste na facilidade e praticidade em se criar palavras ou em expressar termos onde usaríamos varias palavras, vejam um exemplo: ehetetlenekké ( em algo que nao pode ser comido), essa palavra está no caso translativo. Estava praticando meu húngaro com um arquivo da Wikipedia sobre Halloween e como o artigo e imenso, pus no Google tradutor , que em geral traduz bem e fiquei impressionado com o caráter sintético desse idioma.
Dissecando essa palavra, temos : ¨E¨ raíz do verbo eszik (comer) ehetet está no modo potencial , het =poder (ou hat, dependendo da vogal que vem antes, já que em húngaro e muitas outras línguas fino-úgricas, o conceito de harmonia vocálica está bem destacado), tlen é um sufixo de negaçao como ´ton¨ em finlandês ou ¨less ¨( como na palavra inglesa ´careless¨ por ex.) e por fim chegamos à desinência do caso translativo(que expressa uma mudança de estado= virar algo , se transformar em , mudar com os sufixos kké ou vá, ve. O verbete sobre a gramática húngara da wikipedia em espanhol está muito bom : es.wikipedia.org/wiki/Gram%C3%A1tica_del_h%C3%BAngaro
@@metalnordeste8998 É uma língua que usa uma lógica de associação muito simples, tipo o hebraico. No hebraico é muito comum formar palavras juntando outras palavras e letras que representam um conceito parecido com o que você ta tentando dizer. Por exemplo a palavra casamento é a junção da palavra "homem" e "mulher"
Maurício, amigo, obrigado por esse vídeo bacana e esclarecedor! Eu já tinha pesquisado a origem do húngaro antes. Eu cheguei também até àquelas duas línguas dos Urais, o khanty e o mansi. Mas tem uns caras estudiosos que acreditam que o húngaro fosse "o sumério" que evoluiu e que se misturou com algumas línguas túrquicas. Eu acho o húngaro realmente uma língua bastante tribal. Eu contei 17 casos na tabela que vc apresentou. E ainda tem gente que considera o alemão a língua mais difícil. rsrsrs Aprender o húngaro é gostar mais de gulache do que de feijoada! rsrsrs
@@MOPCLinguistica O doutor Sandor Nagy escreve em "O Berço Esquecido da Cultura Húngara", que os tais "cazares" eram judeus de origem suméria que passaram a viver na região onde hoje seria a Ucrânia e a parte mais norte do Cáucaso. Ele ainda cita "Os códigos de Arpad". Segundo esse doutor Sandor Nagy, os cazares tinham os húngaros como seus associados mais próximos também. Ele chega a afirmar que enquanto encontraram 200 palavras que estão próximas e ligadas a uma origem "fino-úgrica" no húngaro, encontraram cerca de 2000 palavras relacionadas com o sumério. O cara é mesmo persistente nessa questão. Ele diz que os cazares são descendentes dos hunos e que os hunos e os húngaros seriam descendentes dos sumérios. E ele conclui ainda dizendo que existe um relato tradicional antigo, pré-cristão e de origem húngara, que diz que os húngaros são descendentes do rei babilônico NIMROD. A lenda afirma que NIMROD tinha dois filhos: MAGOR E HUNOR. E o Sandor Nagy ainda explica que o húngaro moderno partilha muitos termos com o sumério e o "hurrita", tal como também com o "elamita". Eu não estou aqui querendo discutir com vc e nem pretendo ser "o todo-sabidão". Apenas compartilho com vc que essa língua húngara é mesmo um enigma. E eu gosto de seus vídeos, já assisti a uma grande parte deles. Eu moro em Zurique, na Suíça e sou um carioca de 53 anos. Eu gostaria de ver vc talvez mais a frente, fazendo um vídeo comparativo entre essas línguas dos Urais, o khanty e o mansi, com o húngaro. Pode ser? Talvez vc conseguisse esclarecer mais sobre se é mesmo correto o que se afirma hoje sobre a origem do húngaro.
Em 13:11 estes 20 segundos olhando uma tela vermelho massa de tomate foi realmente uma experiência mística! Mas o melhor é a explicação que vem depois: tāo sintaxicamente complexa que dá realmente a sensação de estar ouvindo húngaro!
Eu tenho antepassados húngaros distantes, e estando na Hungria, fiquei fascinado pelo povo e pela língua. Não a estudo seriamente, mas gosto de dar uma olhada na gramática. Quase certeza que TE e MI devem ser empréstimos embora pronomes raramente se emprestem. Porém, o inglês emprestou o THEY do Escandinavo.
Entre em contato para aprender inglês alemão, russo e outros idiomas comigo pela internet = mopctranslations@gmail.com faça um período de avaliação gratuita do Sistema MOPC de Mentoria em idiomas e peça acesso ao meu Dicionario Temático Multilingue Apoie o Canal no APOIA-SE: apoia.se/mopclinguistica PIX = mopctranslations arroba gmail ponto com Banco do Brasil - Agência 3021-X - conta corrente - 20383-1 - Santos, São Paulo TWITTER @MOPCarvalho Facebook MOPC Linguística facebook.com/MOPCLinguistica
Parabéns, grande Maurício! Para não variar, temos um baita vídeo sobre uma língua peculiaríssima. O mesmo digo pelo Romani. Um forte abraço e que 2021 seja um ano de multiplicação de vídeos, contribuições e inscritos!
Ótimo vídeo ! O Roberto Justus fala húngaro . Como vc disse no vídeo , eles são os magiares , e isso se reflete em algumas línguas , como no turco por exemplo , onde Hungria é : "Macaristan" - "TERRA DOS MAGIARES"pronuncia (madjaristan). Ao ver a mulher falando húngaro no vídeo , lembra muito o finlandês .
Moça, só dois detalhes: a palavra correta é sieviete e é letão, não é lituano. Em lituano mulher se diz: žmona e moteris A palabra polonesa também está errada, se escreve kobieta, com um t e não dois.
Eu estudei e digo, realmente é complexo. Felizmente tem coisas que lembram vocabulário e gramática indo européia. Fora que a harmonia vocálica não é tão difícil de pegar
@@metalnordeste8998 Não conhecia essa língua uralica, pesquisei aqui, ela tem 4 casos a mais que o magyar que tem 18 casos ela tem 23. Como de costume das línguas uralicas, muito obrigado já somei aqui no meu conhecimento.
@@julianhoyos7780 Disponha, amigo. Se fala na Russia (estou escrevendo pelo telefone e o teclado está em espanhol, por isso a falta de muitos acentos e cedilha/til). Consegui encontrar um ou 2 manuais de aprendizagem desse idioma e é caso pra todos os lados!
@Alex Turner tem as línguas tungusicas que ficam no norte sa Sibéria na Rússia próximo da Mongólia e Coreia que se assemelham na fonética com as línguas turquicas mas são de uma família isolada, o Even é Evenki e outras menores, mas nunca vi algum exemplo gramatical na net. Tem grupo menores uralicos no norte sa Sibéria que talvez possa ser o que você esteja a falar que no caso também desconheço. Se achar me avisa rsrs
Alguem sabe me falar se essa lingua falada pelo cigano que está sentado na mesa, nesse trecho desse filme é hungaro? Fiquei curioso, aqui está o trecho: ruclips.net/video/2DR-GudI9Js/видео.html
Não entendi a necessidade de pregação ideológica de direita em um vídeo sobre linguística. Será realmente científico tratar os regimes de "ditaduras marxistas"? Esta terminologia encontra apoio real em estudos acadêmicos ou revela somente um preconceito de um autor pouco informado sobre política e com mente manipulada pela mídia de direita? É triste perceber como na internet mesmo os vídeos que se apresentam como conhecimento verdadeiro precisem apelar para bajulação da direita... Isso nos faz pensar até que ponto o próprio conhecimento linguístico apresentado tenha realmente validade ou é somente um monte de especulações em busca de monetização sem esforço. Só por isso não terá minha inscrição e nem receberá like
Quer dizer que ser contra o Marxismo é ser de direita e "pouco informado" com "preconceito"? E Mikahil Bakhunin, acaso era de direita e pouco informado? Rejeitar uma ideologia diretamente responsável por milhões de mortes e pelas piores ditaduras da história nada mais 'e que a obrigação moral mínima de qualquer ser humano. Quem cala, consente.
@@MOPCLinguistica linguagem e comunicação. Usar um termo padrão claramente identificado com a pregação da ideologia dominante de direita não é um deslize ingênuo. Se você realmente conhece de linguagem deveria ter percebido que poderia usar inúmeros termos mais isentos e adequados a linguagem científica. Se escolheu se expressar desta forma tão "padronizada" revelou pouca reflexão sobre o assunto ou um desejo reprimido de proselitismo político.
@@musicafuncional5027 Meu desejo não é reprimido, tenho um desejo confesso de proselitismo politico, contra ideologias autoritárias e desumanas como o Marxismo, o Fascismo, o Islamismo e quaisquer outras ditaduras.
@@musicafuncional5027 mas existem vários esquerdistas que falam contra esse negócio de ' olhar os fatos sem viés ', logo, ele não é obrigado a tratar a situação dos paises vítimas de marxismo de outra maneira. Aposto que se ele chamasse algum país com um histórico de direita de ' ditadura de direita ' vc iria bater palmas. E outra, é totalmente válido questionar o conhecimento dele sobre linguística, assim como é válido questionar o conhecimento de qualquer um, de qualquer área. Mas o que você fez foi questionar o conhecimento deles sobre linguística simplesmente por conta de um termo, isso realmente mostra uma certa infantilidade e cegueira militante. Uma coisa é questionar o conhecimento dele sobre linguística por conta de, por exemplo, falar que a família Guarani é uma família linguística indo-europeia, outra coisa é questionar o conhecimento dele sobre linguística pelo fato de ele ter falado 'ditaduras marxistas', isso realmente é uma coisa que jamais passaria pela cabeça de qualquer pessoa honesta, mas militante não precisa ser honesto só precisa militar, independentemente do que esteja pronunciando.
Me mudei pra Hungria um ano e meio atrás apenas pra estudar essa língua. Adorei o vídeo, Espetacular.
E porque justamente o Hungaro?
@@MOPCLinguistica Achei que iria me ajudar a desenvolver minhas habilidades linguísticas. Por ser tão aglutinativo. Mas acabei me deparando com muitos outros fenômenos linguísticos que não compreendia antes. Além disso achei uma bolsa de estudo so pra estudar a língua :). O que achei mais difícil nessa língua e ainda acho são o número incontáveis de expressões idiomáticas e a prefixação verbal que marca telicidade ou perfectividade.
Seu nome deveria ser sinônimo de "gênio maluco" kkkkkkk. Geralmente as pessoas aprendem uma nova língua pra se mudar e não o contrário, kkkkk poliglota é foda.
Oii será que teria como eu entrar em contato contigo, por favor? planejo me mudar para a Hungria ano que vem e quero muito aprender esse idioma ou ter alguma noção antes de ir.
Pq ??
No curso de Filosofia, meu professor de Latim era filólogo. Aprender a história da formação de um idioma é uma jornada maravilhosa. E é a melhor maneira para atrair minha atenção. Estou no início do Húngaro. Dou aulas de Inglês também falando da formação da língua e com abordagem em fonética desde o início das aulas.
Parabéns pelo canal.
Deus o abençoe.
Muuito obrigada por esse vídeo!
Estou começando a estudar Hungaro com um curso promovido pela UECE, Universidade Estadual do Ceará, e quis saber mais sobre essa lingua.
Sziasztok ! Magyar diák vagyok! Szeretem a magyar nyelvet és szerintem is nagyon szép ez a nyelv !
Köszönöm a videót!
❤ A lingua q acho mais bonita é a mais fodástica de todas, inglês. ❤ Na minha mente a lingua inglesa é representada pela Britney Spears, falou de lingua inglesa imediatamente eu lembro da Britney 😅❤
Vídeo aulas de Húngaro em Português: ruclips.net/p/PL70i_vDlSr4B0J5hGK5WeNZBfCkHzJG_o
Ótimo vídeo Marcelo.
Sobre as línguas urálicas, tem ainda de fazer um vídeo geral, tal como o das línguas túrquicas.
Muito interessante. Uma grande riqueza saber sobre tantos idiomas. Tem vídeo no canal falando de sua carreira nos estudos e como usa na sua profissão? Poderia fazer um. Seria inspirador.
Apesar de muito diferente, é bacana ver a aula. Desmistifica a língua. Tem as suas lógicas.
Obrigado ,tem alguns videos sobre minha carreira = ruclips.net/video/T2rVOObss7s/видео.html / ruclips.net/video/hGNrfOb3OkY/видео.html
O impressionante e fascinante dessas linguas consiste na facilidade e praticidade em se criar palavras ou em expressar termos onde usaríamos varias palavras, vejam um exemplo: ehetetlenekké ( em algo que nao pode ser comido), essa palavra está no caso translativo.
Estava praticando meu húngaro com um arquivo da Wikipedia sobre Halloween e como o artigo e imenso, pus no Google tradutor , que em geral traduz bem e fiquei impressionado com o caráter sintético desse idioma.
Dissecando essa palavra, temos : ¨E¨ raíz do verbo eszik (comer) ehetet está no modo potencial , het =poder (ou hat, dependendo da vogal que vem antes, já que em húngaro e muitas outras línguas fino-úgricas, o conceito de harmonia vocálica está bem destacado), tlen é um sufixo de negaçao como ´ton¨ em finlandês ou ¨less ¨( como na palavra inglesa ´careless¨ por ex.) e por fim chegamos à desinência do caso translativo(que expressa uma mudança de estado= virar algo , se transformar em , mudar com os sufixos kké ou vá, ve.
O verbete sobre a gramática húngara da wikipedia em espanhol está muito bom : es.wikipedia.org/wiki/Gram%C3%A1tica_del_h%C3%BAngaro
@@metalnordeste8998 É uma língua que usa uma lógica de associação muito simples, tipo o hebraico. No hebraico é muito comum formar palavras juntando outras palavras e letras que representam um conceito parecido com o que você ta tentando dizer. Por exemplo a palavra casamento é a junção da palavra "homem" e "mulher"
Professor grava vários vídeos ensinando hungaro,tem pouco conteúdo no RUclips, acho muito bonita essa língua, e queria aprender pelo menos o básico 👍👍
infelizmente esse video inclui mais do que tudo que eu sei se hungaro...
@@MOPCLinguisticaespremeu a sabedoria do professor Marcelo. O resultado foi ótimo. Trabalho excelente.
Maurício, amigo, obrigado por esse vídeo bacana e esclarecedor! Eu já tinha pesquisado a origem do húngaro antes. Eu cheguei também até àquelas duas línguas dos Urais, o khanty e o mansi. Mas tem uns caras estudiosos que acreditam que o húngaro fosse "o sumério" que evoluiu e que se misturou com algumas línguas túrquicas. Eu acho o húngaro realmente uma língua bastante tribal. Eu contei 17 casos na tabela que vc apresentou. E ainda tem gente que considera o alemão a língua mais difícil. rsrsrs Aprender o húngaro é gostar mais de gulache do que de feijoada! rsrsrs
Obviamente que o Hungaro nada tem a ver com o Sumeriano. Vem dos Urais como explicado no video.
@@MOPCLinguistica O doutor Sandor Nagy escreve em "O Berço Esquecido da Cultura Húngara", que os tais "cazares" eram judeus de origem suméria que passaram a viver na região onde hoje seria a Ucrânia e a parte mais norte do Cáucaso. Ele ainda cita "Os códigos de Arpad". Segundo esse doutor Sandor Nagy, os cazares tinham os húngaros como seus associados mais próximos também. Ele chega a afirmar que enquanto encontraram 200 palavras que estão próximas e ligadas a uma origem "fino-úgrica" no húngaro, encontraram cerca de 2000 palavras relacionadas com o sumério. O cara é mesmo persistente nessa questão. Ele diz que os cazares são descendentes dos hunos e que os hunos e os húngaros seriam descendentes dos sumérios. E ele conclui ainda dizendo que existe um relato tradicional antigo, pré-cristão e de origem húngara, que diz que os húngaros são descendentes do rei babilônico NIMROD. A lenda afirma que NIMROD tinha dois filhos: MAGOR E HUNOR. E o Sandor Nagy ainda explica que o húngaro moderno partilha muitos termos com o sumério e o "hurrita", tal como também com o "elamita". Eu não estou aqui querendo discutir com vc e nem pretendo ser "o todo-sabidão". Apenas compartilho com vc que essa língua húngara é mesmo um enigma. E eu gosto de seus vídeos, já assisti a uma grande parte deles. Eu moro em Zurique, na Suíça e sou um carioca de 53 anos. Eu gostaria de ver vc talvez mais a frente, fazendo um vídeo comparativo entre essas línguas dos Urais, o khanty e o mansi, com o húngaro. Pode ser? Talvez vc conseguisse esclarecer mais sobre se é mesmo correto o que se afirma hoje sobre a origem do húngaro.
Morri agora, ia pedir essa Maurício!!!!!!!!?
Também! Estava justamente vendo o de finlandês e pensando "bem que poderia ter um das línguas urálicas"
Beleza João Marcelo! Eu também estava esperando um vídeo sobre esse idioma!!!
25:22 Verbo Ser (LENNI)
Em 13:11 estes 20 segundos olhando uma tela vermelho massa de tomate foi realmente uma experiência mística! Mas o melhor é a explicação que vem depois: tāo sintaxicamente complexa que dá realmente a sensação de estar ouvindo húngaro!
Só o canal MOPC oferece essas experiências psicodélicas
Só quero elogiar o seu trabalho. Parabéns!
Eu tenho antepassados húngaros distantes, e estando na Hungria, fiquei fascinado pelo povo e pela língua. Não a estudo seriamente, mas gosto de dar uma olhada na gramática. Quase certeza que TE e MI devem ser empréstimos embora pronomes raramente se emprestem. Porém, o inglês emprestou o THEY do Escandinavo.
Entre em contato para aprender inglês alemão, russo e outros idiomas comigo pela internet = mopctranslations@gmail.com
faça um período de avaliação gratuita do Sistema MOPC de Mentoria em idiomas e peça acesso ao meu Dicionario Temático Multilingue
Apoie o Canal no APOIA-SE: apoia.se/mopclinguistica
PIX = mopctranslations arroba gmail ponto com
Banco do Brasil - Agência 3021-X - conta corrente - 20383-1 - Santos, São Paulo
TWITTER @MOPCarvalho
Facebook MOPC Linguística facebook.com/MOPCLinguistica
Parabéns pelo vídeo. conteúdo muito completo...
Parabéns, grande Maurício! Para não variar, temos um baita vídeo sobre uma língua peculiaríssima. O mesmo digo pelo Romani. Um forte abraço e que 2021 seja um ano de multiplicação de vídeos, contribuições e inscritos!
Muito bom vídeo. Obrigado por essa aula. Fala sobre a língua fenícia por favor!
Gostaria de aprender.
27:00 Verbo Matar (ÖLNI) Verbos definidos e indefinidos
27:00 Verbo Matar (ÖLNI)
Video sobre o vietnamita
O chat gpt me recomendou esse vídeo! 👏👏👏
15:30 Posposições ban e ben = em
Vídeo sensacional!!
Ótimo vídeo !
O Roberto Justus fala húngaro .
Como vc disse no vídeo , eles são os magiares , e isso se reflete em algumas línguas , como no turco por exemplo , onde Hungria é : "Macaristan" - "TERRA DOS MAGIARES"pronuncia (madjaristan). Ao ver a mulher falando húngaro no vídeo , lembra muito o finlandês .
22:18 Marcação de caso em Hungaro e Finlandês 😮
21:54 Marcaçâo de caso em Húngaro x Finlandês
17:00 Harmonia vocálica 😮
Não duvido que daqui a pouco apareça gente dizendo que a família tupi veio do húngaro
Concordo. Meu paw veio da sua bwmda 😅
Interessante.
Gostaria de também de ver um vídeo descrevendo sobre a língua espanhola
Obrigado!! ótimo idioma.
28:49 Asszony = Mulher (em húngaro), seviette (em lituano), kobietta (em polonês) .
Moça, só dois detalhes: a palavra correta é sieviete e é letão, não é lituano.
Em lituano mulher se diz: žmona e moteris
A palabra polonesa também está errada, se escreve kobieta, com um t e não dois.
14:35 Ház é parecido com House 😮
19:50 Marcação de caso
13:30 Gramática
Que legal
Dizem que é a lingua mais difícil de se aprender , confere??
Dentre as grandes linguas europeias, deve ser mesmo.
Eu estudei e digo, realmente é complexo. Felizmente tem coisas que lembram vocabulário e gramática indo européia. Fora que a harmonia vocálica não é tão difícil de pegar
@Alex Turner Ainda não, na realidade meu Húngaro tá bem enferrujado hoje em dia, hahaha
Nossa, achava que o húngaro era uma lingua isolada
Eu sempre ouvi dizer que a vogal A sem acento tem som de Ó. Já o Á com acento tem som do a português.
vc está correto, eu que pronunciei errado mesmo
RECOMECE EM 8:30 MINUTOS. ...
Vai ter vídeo de Galego Português?
Sim
11:45 Amostra de fala húngara
A pronúncia do apresentador da matéria é muito diferente da que eu ouvia quando criança.
minha pronuncia do hungaro estava errada na vogal "a", e e pronunciada /o/ mmesmo
Húngaro seja talvez o idioma com mais casos gramaticais no mundo
O Vepsio tem mais casos
@@metalnordeste8998 Não conhecia essa língua uralica, pesquisei aqui, ela tem 4 casos a mais que o magyar que tem 18 casos ela tem 23. Como de costume das línguas uralicas, muito obrigado já somei aqui no meu conhecimento.
@@julianhoyos7780 Disponha, amigo. Se fala na Russia (estou escrevendo pelo telefone e o teclado está em espanhol, por isso a falta de muitos acentos e cedilha/til). Consegui encontrar um ou 2 manuais de aprendizagem desse idioma e é caso pra todos os lados!
@Alex Turner como se chama ???
@Alex Turner tem as línguas tungusicas que ficam no norte sa Sibéria na Rússia próximo da Mongólia e Coreia que se assemelham na fonética com as línguas turquicas mas são de uma família isolada, o Even é Evenki e outras menores, mas nunca vi algum exemplo gramatical na net. Tem grupo menores uralicos no norte sa Sibéria que talvez possa ser o que você esteja a falar que no caso também desconheço. Se achar me avisa rsrs
22:31 Pronomes
8:43 Ortografia húngara 😮
21:25 Plurais irregulares
legal beleza
Alguem sabe me falar se essa lingua falada pelo cigano que está sentado na mesa, nesse trecho desse filme é hungaro? Fiquei curioso, aqui está o trecho: ruclips.net/video/2DR-GudI9Js/видео.html
No, it is definitely not hungarian. I couldn't understand a single word.
Muito bom. Adoraria assistir um vídeo sobre o idioma Rusyn :)
húngaro a brava!
24:50 Sufixos possessivos
Eu sempre ouvi dizer que o A sem acento tem som de Ó.
e vc esta certo, eu estava errado
9:15 Ortografia
Sensacional 👏👏👏 achei bem estranha mas interessante
2:38 Numerais uralianos.
Excelente vídeo!👏
E que idioma complicado o tal do húngaro.🤕
Oi Maurício, não sei se você viu esse caso mas seria uma boa você fazer um vídeo sobre. ruclips.net/video/38_lpji6XL0/видео.html
Ja tinha visto no canal do Ben Shapiro. Tão bizarro que não sei se vale a pena abordar
@@MOPCLinguistica Entendi, é melhor não se estressar mesmo 😂😂😂😂😂
Não entendi a necessidade de pregação ideológica de direita em um vídeo sobre linguística. Será realmente científico tratar os regimes de "ditaduras marxistas"? Esta terminologia encontra apoio real em estudos acadêmicos ou revela somente um preconceito de um autor pouco informado sobre política e com mente manipulada pela mídia de direita? É triste perceber como na internet mesmo os vídeos que se apresentam como conhecimento verdadeiro precisem apelar para bajulação da direita... Isso nos faz pensar até que ponto o próprio conhecimento linguístico apresentado tenha realmente validade ou é somente um monte de especulações em busca de monetização sem esforço. Só por isso não terá minha inscrição e nem receberá like
Quer dizer que ser contra o Marxismo é ser de direita e "pouco informado" com "preconceito"? E Mikahil Bakhunin, acaso era de direita e pouco informado? Rejeitar uma ideologia diretamente responsável por milhões de mortes e pelas piores ditaduras da história nada mais 'e que a obrigação moral mínima de qualquer ser humano. Quem cala, consente.
@@MOPCLinguistica linguagem e comunicação. Usar um termo padrão claramente identificado com a pregação da ideologia dominante de direita não é um deslize ingênuo. Se você realmente conhece de linguagem deveria ter percebido que poderia usar inúmeros termos mais isentos e adequados a linguagem científica. Se escolheu se expressar desta forma tão "padronizada" revelou pouca reflexão sobre o assunto ou um desejo reprimido de proselitismo político.
@@musicafuncional5027 Meu desejo não é reprimido, tenho um desejo confesso de proselitismo politico, contra ideologias autoritárias e desumanas como o Marxismo, o Fascismo, o Islamismo e quaisquer outras ditaduras.
@@musicafuncional5027 Não existe termo "isento" para ditaduras marxistas. Seria como eu não chamar o Irã de ditadura islâmica.
@@musicafuncional5027 mas existem vários esquerdistas que falam contra esse negócio de ' olhar os fatos sem viés ', logo, ele não é obrigado a tratar a situação dos paises vítimas de marxismo de outra maneira. Aposto que se ele chamasse algum país com um histórico de direita de ' ditadura de direita ' vc iria bater palmas.
E outra, é totalmente válido questionar o conhecimento dele sobre linguística, assim como é válido questionar o conhecimento de qualquer um, de qualquer área.
Mas o que você fez foi questionar o conhecimento deles sobre linguística simplesmente por conta de um termo, isso realmente mostra uma certa infantilidade e cegueira militante.
Uma coisa é questionar o conhecimento dele sobre linguística por conta de, por exemplo, falar que a família Guarani é uma família linguística indo-europeia, outra coisa é questionar o conhecimento dele sobre linguística pelo fato de ele ter falado 'ditaduras marxistas', isso realmente é uma coisa que jamais passaria pela cabeça de qualquer pessoa honesta, mas militante não precisa ser honesto só precisa militar, independentemente do que esteja pronunciando.
Parece uma mistura de romeno e russo
Nhé?